Base de dados : LILACS
Pesquisa : SP1.001.002.008 [Categoria DeCS]
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Id: biblio-1048281
Autor: Barbosa, Taciana Lemos.
Título: Desafios na construção de uma Rede de Atenção Psicossocial no município de Manaus (AM): discursos e práticas de gestores e profissionais / Challenges in the construction of a Psychosocial Care Network in the city of Manaus (AM): speeches and practices of managers and professionals.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2019. 100 f p. fig, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Medicina Social para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Ao longo das duas últimas décadas ocorreu significativa reorientação da atenção ao indivíduo com transtorno mental, mediante a criação e ampliação de serviços de cuidado com a finalidade de substituir a lógica exclusivamente centrada na estrutura do hospital para um modelo de atenção psicossocial, diversificando as abordagens terapêuticas e criando novos espaços de atuação. O presente estudo tem por objetivo analisar os principais desafios no desenvolvimento e operacionalização de uma Rede de Atenção Psicossocial, no município de Manaus, conforme modelo preconizado pelas políticas de saúde mental. Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa, com uma abordagem exploratória e descritiva, desenvolvida no primeiro semestre de 2018. As unidades do estudo foram a Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e os Centros de Atenção Psicossocial. Os participantes da pesquisa foram os profissionais da saúde, dirigentes de serviços e representantes da gestão envolvidos na operacionalização da Rede de Atenção Psicossocial. A coleta de dados ocorreu por meio de um roteiro de entrevista semiestruturada, contendo cinco questionamentos que direcionam para a compreensão do objeto de pesquisa. Todas as entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra para posterior análise. Os dados obtidos foram apreciados pela análise temática de Bardin, com a definição das seguintes categorias analíticas: caracterização da rede de cuidados em Saúde Mental e dificuldades na operacionalização do trabalho em rede. A Rede de Atenção Psicossocial de Manaus foi caracterizada como de baixa conectividade utilizando-se de estratégias de integração pouco definidas, prevalecendo a rede de contatos pessoais de seus profissionais e como insuficiente, em virtude da baixa cobertura de serviços, os quais até então existentes, foram viabilizados mediante intervenção judicial. Quanto aos desafios apontados, destacou-se a dificuldade de diálogo entre as diferentes instâncias de gestão e a falta de integração das ações de saúde mental no âmbito da Atenção Primária à Saúde, com o foco das ações ainda mantido nos Centros de Atenção Psicossocial. Concluiu-se que a Rede de Atenção Psicossocial, em Manaus tem pontos de atenção dispersos, tentando atuar dentro das suas possibilidades, e não um trabalho em rede, fazendo-se necessário a definição de lideranças e a construção de um movimento mais coeso em prol da saúde mental do município com o fortalecimento do mecanismo de controle social

Over the last two decades there has been a significant reorientation regarding the attention to individuals with mental disorder, through the creation and expansion of care services with the purpose of replacing the logic exclusively focused on the hospital structure to a psychosocial care model, diversifying the therapeutic approaches and creating new action spaces. The present study aims to analyze the main challenges in the development and operationalization of a Psychosocial Care Network in the city of Manaus, according to the recommended model by mental health policies. It is a qualitative field research, with an exploratory and descriptive approach, developed in the first semester of 2018. The units of the study have been the State Healthcare Department, the Municipal Healthcare Department and the Psychosocial Care Centers. The research had participation of healthcare professionals, service managers and management representatives involved in the Psychosocial Care Network operationalization. The data collection has occurred through a semi-structured interview script, containing five questions that lead to the research object understanding. All interviews have been recorded and transcribed in full for further analysis. The obtained data has been evaluated by the Bardin thematic analysis, with the following analytical categories definition: characterization of the Mental Health care network and difficulties in the network work operationalization. The Psychosocial Attention Network of Manaus has been characterized as low connectivity using poorly defined integration strategies, prevailing the member's personal contacts network and as insufficient due to the low coverage of services, which the existent ones, have been made via judicial intervention. Regarding the challenges pointed out, highlights to the difficulty of dialogue between the different management bodies and the lack of integration of mental health actions in the scope of Primary Attention for Healthcare, with the focus of actions still maintained in the Psychosocial Care Centers. It is concluded that the Network of Psychosocial Attention in Manaus has scattered attention points, trying to act within its possibilities, instead of networking, making necessary to define leaderships and the building of a more cohesive movement for the municipality mental healthcare with the strengthening of the social control mechanism
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C
BR433.1; 616.89:614.39(811.3), B238, T1769


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Id: biblio-1025557
Autor: Perú. Ministerio de Salud; .Dirección General de Gestión del Riesgo de Desastres y Defensa Nacional en Salud.
Título: Plan del Ministerio de Salud que implementa la estrategia multisectorial de Barrio Seguro en el sector salud / Plan of the Ministry of Health that implements the multisectoral strategy of Barrio Seguro in the health sector.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud; 20191100. 56 p. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: El documento contiene un conjunto de previsiones y acciones que el estado adopta permanentemente para garantizar la estabilidad y el normal funcionamiento de la institucionalidad político jurídica.
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-698365
Autor: Souza, Telma de Almeida; Mattos, Flávio de Freitas.
Título: Representação social de adultos sobre tabagismo e suas implicações para a saúde: estudo realizado em comunidade rural - MG / The social representation of smoking among adults and its implications for health: study conducted in a rural community in the state of Minas Gerais
Fonte: Arq. odontol;48(3):159-165, Jul.-Sep. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Apreender a representação social de adultos de uma comunidade rural sobre o tabagismo e suas implicações para a saúde e, por conseguinte, fornecer subsídios para planejamento das ações dos serviçosde saúde. Materiais e Métodos: Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 15 adultos (fumantes, exfumantes e não-fumantes), entre 30 a 59 anos, moradores de uma região rural em Santa Bárbara-MG e usuários do serviço de saúde municipal, para uma análise utilizando a abordagem qualitativa dos dados. Resultados:Foi possível classificar e separar os discursos em três grandes temas: Iniciação do Tabagismo; Influência naQualidade de Vida e Cessação do Hábito. Os entrevistados consideraram importante que os profissionais desaúde tenham maior ação no apoio à cessação do tabagismo. Há concordância de que é necessário não apenasmanter as propagandas antitabaco nos maços e ampliar o número de áreas restritivas ao cigarro, bem comoa intensificação destas medidas. Conclusão: Deve-se aumentar as ações direcionadas aos jovens e à família,pois ambos interferem fundamentalmente na iniciação ao fumo. A criação de grupos de convivência podeauxiliar na cessação do hábito de fumar. Diminuir as formas de pressão social aos grupos em situação devulnerabilidade social pode ajudar na diminuição do número de fumantes.
Responsável: BR365.1 - BIB - Biblioteca


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: lil-774460
Autor: Brizuela Tornes, Gudelia; González Brizuela, Carlos Manuel; González Brizuela, Yasel.
Título: ¿Cómo contribuir desde el pase de visita a la formación integral del estudiante de medicina? / How to contribute from the doctor´s visit to the medicine student's comprehensive training?
Fonte: Medisan;20(1), ene.-ene. 2016.
Idioma: es.
Resumo: Se efectuó una revisión bibliográfica exhaustiva, con la finalidad de definir acciones para la ejecución del pase de visita, lo cual contribuirá al desarrollo integral del estudiante de medicina. Para ello se realizaron intercambios con profesores de experiencia y se valoró la importancia de la vinculación del estudio con el trabajo, así como del desarrollo de habilidades profesionales y valores. Se precisaron aspectos, tales como responsabilidad del profesor, participación de todos los integrantes, disciplina y principios éticos de la profesión, así como organización y forma de realizarlo.

An exhaustive literature review was carried out, with the purpose of defining actions for the implementation of the doctor's visit, which will contribute to the medicine student's comprehensive development. For this, exchanges with experienced professors were carried out and the importance of the link between study and work was evaluated, as well as of the development of professional skills and values. Aspects, such as the professor's responsibility, all the members' participation, discipline and ethical principles of the profession, as well as organization and the way to carry it out, were defined.
Responsável: CU418.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Santiago de Cuba


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Id: biblio-987981
Autor: Perú. Ministerio de Salud; .Dirección General de Gestión del Riesgo de Desastres y Defensa Nacional en Salud.
Título: Plan de contingencia de salud ante un sismo de gran magnitud en Lima Metropolitana y en las Regiones de Lima y Callao / Health contingency plan before an earthquake of great magnitude in Metropolitan Lima and in the Regions of Lima and Callao.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud; 20161200. 76 p. tab.
Idioma: es.
Resumo: El documento es un instrumento que determina las responsabilidades y acciones que se deben implementar para la alerta, coordinación, respuesta, movilización de recursos y asegurar la continuidad operativa de las organizaciones de salud responsables de la primera respuesta con la finalidad de asegurar y organizar la protección de la vida y salud de los habitantes de los distintos de Lima Metropolitana, y de las regiones Lima y Callao, ante un sismo de gran magnitud.
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-89554
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria Nacional de Programas Especiais de Saúde. Divisão Nacional de Saúde Mental.
Título: Relatórios dos encontros regionais de avaliação para implementação das ações de saúde mental e do seminário de avaliação das ações de saúde mental na rede básica de saúde / Report of the regional assessment meetings to implement mental health actions and of the assessment seminar on mental health at the basic health network.
Fonte: Manaus; Serviço de Saúde Federal; 1982. [134] p. [].
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Relatório do Encontro Regional de Avaliação para Implementação das Ações de Saúde Mental, Apresentado em: Seminário de Avaliação das Ações de Saúde Mental na Rede Básica de Saúde, Manaus, Manaus, set.-out. 1982.
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
BR599.1; 613.86(81)(047), B823r


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Texto completo SciELO Brasil
Zagonel, Ivete Palmira Sanson
Almeida, Márcio José de
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Id: biblio-954330
Autor: Coelho, Izabel Cristina Meister Martins; Mello, Rosiane Guetter; Rauli, Patricia Maria Forte; Zagonel, Ivete Palmira Sanson; Almeida, Marcio José de.
Título: Pró-Ensino no projeto Ensino, Saúde e Desenvolvimento - rede de saberes e práticas: avanços e desafios no Paraná e em Santa Catarina, Brasil / Pro-Enseñanza en el Proyecto Enseñanza, Salud y Desarrollo: red de saberes y prácticas: avances y desafíos en los estados de Paraná y Santa Catarina, Brasil / Pró-Ensino in the project "Teaching, Health and Development - network of knowledge and practices": advances and challenges in Paraná and Santa Catarina, Brazil
Fonte: Interface (Botucatu, Online);22(supl.1):1471-1479, 2018.
Idioma: pt.
Projeto: Capes; . Capes.
Resumo: O projeto Ensino, Saúde e Desenvolvimento: rede de saberes e práticas foi uma proposição conjunta inicialmente de professores e pesquisadores da Faculdades Pequeno Príncipe, da Universidade Estadual de Londrina, da Universidade Federal de Santa Catarina e posteriormente da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade Federal de Alagoas. O objetivo deste relato é uma autoavaliação, buscando analisar os resultados alcançados com um olhar crítico na busca de alternativas que levassem a maiores avanços. A avaliação foi dividida em tópicos: Contexto e problemática; A construção do projeto: seus a(u)tores e históricos envolvidos; Ousadia número 1: ensino, saúde e desenvolvimento; Ousadia número 2: rede de saberes e práticas; O desenvolvimento do projeto: avanços e recuos; Lições aprendidas; e Perspectivas. Os autores reconhecem a pertinência da iniciativa do Ministério da Saúde e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e se posicionam para a continuidade do Programa Pró-Ensino na Saúde.(AU)

El proyecto "Enseñanza, Salud y Desarrollo: red de saberes y prácticas" fue inicialmente una propuesta conjunta de profesores e investigadores de las Facultades Pequeno Príncipe, Universidad Estadual de Londrina y Universidad Federal de Santa Catarina y posteriormente de la Universidad Estadual de Maringá y de la Universidad Federal de Alagoas. El objetivo de este relato es una autoevaluación buscando analizar los resultados alcanzados con una mirada crítica en la búsqueda de alternativas que llevaran a mayores avances. La evaluación se dividió en tópicos: Contexto y problemática; La construcción del proyecto: sus autores y actores e historiales envueltos; Osadía Número 1: Enseñanza, salud y desarrollo; Osadía Número 2: Red de saberes y prácticas; El desarrollo del proyecto: avances y retrocesos; Lecciones aprendidas; Perspectivas. Los autores reconocen la pertinencia de la iniciativa del Ministerio de la Salud y de CAPES y se posicionan en favor de la continuidad del Programa "Pro-Enseñanza en la salud".(AU)

The project "Teaching, Health and Development: Network of Knowledge and Practices" was a joint proposal of teachers and researchers from Faculdades Pequeno Príncipe, Universidade Estadual de Londrina and Universidade Federal de Santa Catarina and, subsequently, from Universidade Estadual de Maringá and Universidade Federal de Alagoas. The objective of this report is a self-evaluation to analyze the results achieved with a critical eye in search of alternatives that could lead to greater advances. The evaluation was divided into topics: Context and problem; The construction of the Project: Its stakeholders and history; Boldness Number 1: Teaching, health and development; Boldness Number 2: Network of knowledge and practices; The development of the project: Advances and retreats; Lessons Learned; Perspectives. The authors acknowledge the relevance of the initiative of the Ministry of Health and CAPES and stand up for the continuity of the Program Pró-Ensino na Saúde.(AU)
Responsável: BR33.1 - Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação


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Id: biblio-1048000
Autor: Nunes, Cristiane Kenes; Silva, Aline Basso da; Kantorski, Luciane Prado; Coimbra, Valéria Cristina Christello; Olschowsky, Agnes.
Título: Cuidado intersetorial em saúde mental na infância e adolescência: para além da instituição saúde / Intersectoral care in mental health in childhood and adolescence: beyond the health institution / Cuidado intersetorial en salud mental en la infancia y adolescencia: más allá de la institución salud
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);12:232-237, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: discutir as vivências dos profissionais no cuidado em rede intersetorial voltado à criança e adolescente e suas articulações/trabalho no território. Método: pesquisa qualitativa, exploratório-descritivo, desenvolvida com 26 trabalhadores da rede intersetorial, em um município do Rio Grande do Sul, entre os meses de maio a junho de 2014. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas com os depoimentos gravados e, posteriormente, transcritos na íntegra. Resultados: o profissional possui uma vivência de rede intersetorial, entendendo que esta rede deve partir de premissas como a interdisciplinaridade e o trabalho em conjunto. Que a rede de cuidado deve transpor serviços de saúde, ampliando olhares para projetos sociais e de inclusão. Conclusão: o território pode ser incorporado como um espaço de cuidado, de relações sociais e de modos de vida, sendo espaço também de vínculos entre profissionais e usuários

Objective: to discuss the experiences of professionals of the intersectoral care network focused on children and adolescents and their connections / work in the territory. Method: This qualitative study exploratory-descriptive, that included 26 intersectoral network workers in a city of Rio Grande do Sul state, Brazil between the months of May and June 2014. Data collection was conducted through a semistructured interview during which the testimonies were recorded and subsequently transcribed in full. Results: The professional has an experience of intersectoral network, which is based on the premises of interdisciplinarity and working together. The care network must be more than just health services, including social and community spaces, social and inclusion projects. Conclusion: The territory can be understood as a space of care, social relations and ways of life, also offering space for links between professionals and users of services

Objetivo: discutir las experiencias de los profesionales acerca de la red de atención direccionada a los niños y adolescentes y sus articulaciones / trabajo en el territorio. Método: investigación cualitativa, exploratoriodescriptivo, desarrollada con 26 trabajadores de la red intersectorial entre los meses de mayo hasta junio de 2014 en una ciudad en Rio Grande do Sul. La recolección de datos fue realizada por medio de entrevista semiestructurado, con los testimonios grabados y posteriormente transcritos en su totalidad. Resultados: el profesional tiene una experiencia de red intersectorial, la comprensión de que la red de premisas como la interdisciplinariedad y el trabajo en conjunto. La red de cuidado debe pasar a los servicios de salud, la ampliación de las miradas para proyectos sociales e inclusión. Conclusión: El territorio puede ser incorporado como un espacio de atención, las relaciones sociales y formas de vida también el espacio y las relaciones entre los profesionales y los usuarios
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Id: biblio-1021063
Autor: Sevegnani, Palmira; Silva, Marcelo Moraes e; Figuerôa, Katiuscia Melo; Mezzadri, Fernando Marinho.
Título: A política pública para o esporte educacional no Brasil (2003-2016): Entre a setorialidade e a intersetorialidade / The public policy for educational sport in Brazil (2003-2016): Between sectorality and intersetoriality
Fonte: Licere (Online);22(02):429-451, junho.2019. ilus, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo mostrar como se formulou a política pública para o esporte educacional brasileiro no âmbito do governo federal entre os anos de 2003 e 2016. Para atingir tal propósito, foram analisados documentos oficiais referentes ao tema e, especialmente, ao Programa Segundo Tempo. A título de conclusão, o texto aponta que as principais ações relativas às políticas públicas para o esporte educacional brasileiro realizada no período passaram a incorporar princípios da intersetorialidade como modelo de gestão.

This article aims to show how public policy for brazilian educational sport was formulated within the federal government between 2003 and 2016. In order to achieve our purpose, official documents regarding the theme were analyzed, specially those related to the Second Time Program. As a conclusion, the text points out that the main actions related to public policies for the brazilian educational Sport carried out in that period began to incorporate principles of intersectoriality as a management model.
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: lil-707759
Autor: Castell-Florit Serrate, Pastor.
Título: Intersectorialidad en salud. Fundamentos y aplicaciones / The interdisciplinary health. Fundamentals and Applications.
Fonte: La Habana; Editorial Ciencias Médicas; 2010. 169 p. ilus.
Idioma: es.
Resumo: En esta publicación se refleja una nueva faceta de la intersectorialidad como componente de la práctica de la salud pública de la organización y desempeño de los sistemas de salud. Desde el surgimiento de la especie humana, y con ella del pensamiento, hemos asistido a la búsqueda continua de explicaciones a los múltiples y diversos fenómenos que rodean al hombre. Gracias a ello la humanidad ha podido defenderse, protegerse y desarrollarse. Ademá de presentar nuevos conceptos, componentes, enfoques, alternativas y tecnologías esto constituye una verdadera novedad en los temas relacionados con las experiencias en la práctica de la intersectorialidad en programas y servicios específicos del sistema de salud cubana, aspectos a ser consultados y considerados por investigadores, académicos, directivos, profesionales y actores en general a cargo de la generación de nuevos conocimientos y de su aplicación práctica con el propósito de contribuir a un sistema de salud más eficiente, humano, solidario, científico e intersectorial.
Responsável: CU2.1 - Centro de Gestión de la Información y el Conocimiento Dr. Luis Ernesto Giraldo
CU2.1; L4448; CU2.1; L4448



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