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Id: lil-790063
Autor: Soldatelli Pagno Paim, Roberta; Lorenzini, Elisiane.
Título: Estratégias para prevenção da resistência bacteriana: contribuições para a segurança do paciente / Estrategias para prevención de resistencia bacteriana: contribuciones para la seguridad del paciente / Strategies for prevention of bacterial resistance: contributions to patient safety
Fonte: rev. cuid. (Bucaramanga. 2010);5(2):757-764, july.-dic. 2014. ilus, graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: A resistência bacteriana tem como consequências, o aumento da morbidade, mortalidade e da internação hospitalar, o prolongamento das doenças, a perda da produtividade, o aumento dos custos e maior risco de complicações. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, na perspectiva de uma revisão integrativa da literatura, realizada em janeiro de 2014. Resultados e Discussão: Foram selecionados oito artigos que relatavam estratégias de prevenção da resistência bacteriana em um recorte temporal de 2008 a 2014. O uso racional de antimicrobianos, a higienização adequada das mãos, a cultura de vigilância microbiológica, a educação continuada, a desinfecção de superfícies, uso de testes de suscetibilidade, o isolamento de contato, quando indicado e a manutenção de um banco de dados, são alguns dos métodos encontrados neste trabalho para prevenir a seleção de micro-organismos resistentes. Conclusões: A diminuição do lançamento de novos antimicrobianos pela indústria farmacêutica e a necessidade de novos antibióticos reforça ainda mais a importância da conscientização de toda a equipe multidisciplinar no processo de prevenção de resistência antimicrobiana.

Introducción: La resistencia bacteriana tiene como consecuencias, el aumento de morbilidad, mortalidad y de hospitalización, prolongación de enfermedades, pérdida de productividad, aumento de los costos y mayor riesgo de complicaciones. Materiales y Métodos: Este es un estudio descriptivo con un enfoque cualitativo, en la perspectiva de una revisión integradora de la literatura, realizada en enero del 2014. Resultados y Discusión: Fueron seleccionados ocho artículos que reportan estrategias de prevención de la resistencia bacteriana en un periodo de tiempo del 2008 a 2014. El uso racional de antimicrobianos, la higiene adecuada de las manos, la cultura de vigilancia microbiológica, la educación continuada, la desinfección de superficies, el uso de pruebas de susceptibilidad, aislamiento del contacto, cuando esté indicado y el mantenimiento de una base de datos, son algunos de los métodos encontrados en este trabajo para evitar la selección de microorganismos resistentes. Conclusiones: La disminución en la liberación de nuevos antimicrobianos por la industria farmacéutica y la necesidad de nuevos antibióticos refuerza la importancia de la concientización de todo el equipo multidisciplinario en el proceso de prevención de la resistencia antimicrobiana.

Introduction: Bacterial resistance has as consequences, increased morbidity, mortality and hospitalization, the prolongation of disease, loss of productivity, increased costs and greater risk of complications. Material and Methods: This is a descriptive study with a qualitative approach, from the perspective of a integrative review of literature, held in January 2014. Results and discussion: Were selected eight articles that reported bacterial resistance prevention strategies in a timeframe of 2008 to 2014. The rational use of antimicrobials, proper hand hygiene, microbiological surveillance culture, continuing education, disinfection of surfaces, use of susceptibility tests, contact isolation, when indicated and the maintenance of a database, are some of the methods found in this work to prevent the selection of resistant microorganisms. Conclusions: the decrease in the release of new antimicrobials by the pharmaceutical industry and the need for new antibiotics further strengthens the importance of the awareness of the entire multidisciplinary team in the process of prevention of antimicrobial resistance.
Responsável: CO646.9 - UDES - Universidad de Santander


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Id: biblio-974430
Autor: Silva, Daniel Gedder; Emery, Flavio da Silva.
Título: Strategies towards expansion of chemical space of natural product-based compounds to enable drug discovery
Fonte: Braz. J. Pharm. Sci. (Online);54(spe):e01004, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Natural products (NPs) are an excellent source of biologically active molecules that provide many biologically biased features that enable innovative designing of synthetic compounds. NPs are characterized by high content of sp3-hybridized carbon atoms; oxygen; spiro, bridged, and linked systems; and stereogenic centers, with high structural diversity. To date, several approaches have been implemented for mapping and navigating into the chemical space of NPs to explore the different aspects of chemical space. The approaches providing novel opportunities to synthesize NP-inspired compound libraries involve NP-based fragments and ring distortion strategies. These methodologies allow access to areas of chemical space that are less explored, and consequently help to overcome the limitations in the use of NPs in drug discovery, such as lack of accessibility and synthetic intractability. In this review, we describe how NPs have recently been used as a platform for the development of diverse compounds with high structural and stereochemical complexity. In addition, we show developed strategies aiming to reengineer NPs toward the expansion of NP-based chemical space by fragment-based approaches and chemical degradation to yield novel compounds to enable drug discovery
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1015687
Autor: Leal, Laura Adrian; Soares, Mirelle Inácio; Silva, Beatriz Regina da; Brito, Lana Joscasta de Souza; Bernardes, Andrea; Henriques, Silvia Helena.
Título: Competências profissionais para enfermeiros hospitalares: uma análise documental / Professional competencies for hospital nurses: a documentary analysis
Fonte: Rev. enferm. Cent.-Oeste Min;9:3249, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Analisar as competências profissionais requeridas para a atuação do enfermeiro hospitalar e aquelas implementadas durante a sua formação acadêmica. Método: Estudo documental, qualitativo, tendo como cenário uma instituição hospitalar pública e uma instituição de ensino superior, sendo fontes de evidências documentos legais das referidas instituições, os dados coletados de outubro de 2016 a janeiro de 2017. Foi utilizada a análise temática indutiva dos dados. Resultados: Permitiram identificar competências clínicas, como postura profissional e habilidades técnicas e gerenciais, como liderança e comunicação, em ambos os documentos, sendo algumas implementadas na formação acadêmica, porém não exigidas pela organização hospitalar, outras requeridas apenas pelo hospital e não desenvolvidas na formação acadêmica e, finalmente, algumas presentes nas duas instituições. Conclusões: Evidenciaram-se similaridades entre o requerido em uma instituição hospitalar e o ensinado na graduação, porém há a necessidade de centros formadores e gestores quanto a implementar estratégias para o desenvolvimento de competências clinicas e gerenciais.

Objective: To analyze the professional competencies required for the performance of hospital nurses and those implemented during their academic training. Method: Documentary-qualitative study; the scenarios were a public hospital institution and a higher education institution. The legal documents of those institutions were used as sources of evidence, whose data was collected from October 2016 to January 2017. Thematic inductive analysis was applied to the data. Results: The study allowed identifying clinical competencies such as professional attitude and technical and managerial competencies such as leadership and communication in both documents. Some competencies were implemented in academic training, but not required by the hospital organization; others, however, were required only by the hospital and not developed during training. Finally, some competencies were present in both institutions. Conclusions: Similarities were evidenced between the competencies required in the hospital and those taught in academic training. Nevertheless, there is a need for training centers and managers to implement strategies for the development of clinical and managerial competencies.

Objetivo: analizar las competencias profesionales requeridas para la actuación del enfermero hospitalario y aquellas implementadas durante su formación académica. Método: estudio documental, cualitativo, siendo los escenarios, una institución hospitalaria pública y una institución de enseñanza superior, teniendo como fuentes de evidencias documentos legales de dichas instituciones, siendo los datos recolectados de octubre de 2016 a enero de 2017. Se utilizó análisis temático inductivo de los datos. Resultados: permitieron identificar competencias clínicas, como postura profesional y habilidades técnicas, y gerenciales como liderazgo y comunicación, en ambos documentos, siendo algunas implementadas en la formación académica, pero no exigidas por la organización hospitalaria, otras requeridas sólo por el hospital y no desarrolladas en la formación académica y finalmente algunas presentes en las dos instituciones. Conclusiones: se evidenciaron semejanzas entre lo requerido en una institución hospitalaria y el enseñado en la graduación, pero hay la necesidad que centros formadores y gestores implementen estrategias para el desarrollo de competencias clínicas y gerenciales.
Responsável: BR1259.1 - DIBIB - Divisão de Biblioteca


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Id: biblio-1008624
Autor: Ferre, Adriana Aparecida de Oliveira(org); Oliveira, Adriana Gonçalves de(org); Alves, Candida Rosa(org); Borrego, Maria Claudete da Silva(org); Siebra, Geralda Ocilane Vieira(org); Rocha, Karina Santos(org); Bianco, Marcelle Martim(org); Andrade, Maria Ap. Riva de(org); Yamada, Merlina Miwako Sakai(org); Araújo, Silvana Duarte Pessoa(org); Garcia, Solange Martins(org); Kikuti, Viviane(org).
Título: Estratégias para o controle da Sífilis Congênita no município de Diadema-SP / Strategies for the control of congenital syphilis in Diadema-SP
Fonte: Boletim do Instituto de Saúde : BIS;19(supl):9-12, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho aborda as distintas estratégias construídas em rede por meio de cooperação horizontal adotadas pelo município de Diadema, para subsidiar as equipes mediante a complexidade que é ofertar a longitudinalidade do cuidado aos pacientes com suspeita /diagnóstico de sífilis. Dessa forma, o principal objetivo é apoiar, aperfeiçoar e padronizar a assistência ofertada pelas equipes da Atenção Básica com arranjos de baixo custo nas ações de prevenção, detecção, tratamento, monitoramento e combate à sífilis adquirida, em gestante e congênita, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. O progresso das estratégias utilizadas demonstrou impactos positivos a respeito do rastreamento e tratamento da sífilis no município, em médio prazo e custo relativamente baixo.
Responsável: BR1764.1 - Núcleo de Informação e Documentação


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Id: biblio-953374
Autor: Moura, Ana Débora Assis; Carneiro, Ana Karine Borges; Braga, Ana Vilma Leite; Bastos, Elaine Cristina da Silva Alves; Canto, Surama Valena Elarrat; Figueiredo, Tereza Wilma Silva; Garcia, Márcio Henrique de Oliveira; Lemos, Daniele Rocha Queiroz; Andino, Regina Duron.
Título: Estratégias e resultados da vacinação no enfrentamento da epidemia de sarampo no estado do Ceará, 2013-2015 / Estrategias y resultados de vacunación contra el brote de sarampión en el Estado de Ceará, Brasil, 2013-2015 / Vaccination strategies and results for tackling the measles outbreak in Ceará State, Brazil, 2013-2015
Fonte: Epidemiol. serv. saúde;27(1):e201634310, 2018. graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO O presente relato descreve a experiência e os resultados das estratégias de vacinação desenvolvidas no enfrentamento da epidemia de sarampo no estado do Ceará, no período de dezembro de 2013 a setembro de 2015. Foram realizadas as estratégias de vacinação de rotina, bloqueio vacinal, campanhas de vacinação, além do resgate de não vacinados a partir do monitoramento rápido de coberturas vacinais e varredura. Para descrição dos resultados, foram utilizados dados primários coletados durante as atividades de campo e dados secundários sobre vacinação na população de seis meses a 49 anos de idade, registrados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). Foi alcançada cobertura vacinal >95%. Contudo, cumpre destacar que essa cobertura é apenas administrativa e pode não representar a realidade, sendo necessária a implementação do sistema de informação nominal do Programa Nacional de Imunizações.

RESUMEN El presente relato describe la experiencia y los resultados de las estrategias de vacunación desarrolladas en el enfrentamiento de la epidemia de sarampión en el Estado de Ceará, Brasil, de diciembre de 2013 a septiembre de 2015. Se realizaron las estrategias de vacunación de rutina, bloqueo de vacunación, campañas de vacunación, además del rescate de no vacunados a partir del monitoreo rápido de coberturas de vacunas y barreduras. Para descripción de los resultados, se utilizaron datos primarios recogidos en las actividades de campo y datos secundarios sobre vacunación en la población de seis meses a 49 años de edad, disponibles en el Sistema de Información del Programa Nacional de Inmunizaciones. La cobertura de vacunas alcanzada (>95%) es sólo administrativa y puede no representar la realidad, siendo necesaria la implementación del sistema de información nominal del Programa Nacional de Inmunizaciones.

ABSTRACT This study describes the experience and results of the vaccination strategies developed for tackling the measles outbreak in Ceará State, Brazil, from December 2013 to September 2015. Strategies of routine vaccination, community immunity, and vaccination campaigns were conducted, along with searching of unvaccinated people, through rapid monitoring of immunization coverage and scanning. To describe the results, primary data collected in field activities and secondary data on vaccination in a population aged from six months to 49 years, available at the Information System of the National Immunization Program (IS-NIP), were used. The immunization coverage achieved was of >95%. However, this coverage is only administrative and may not represent reality, hence the importance of implementing the nominal information system of the National Immunization Program.
Responsável: BR275.1 - Biblioteca


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Pontes, Fernando Augusto Ramos
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Id: biblio-882880
Autor: Costa, Amanda Cristina Ribeiro da; Cavalcante, Lília Iêda Chaves; Pontes, Fernando Augusto Ramos.
Título: Metas e estratégias de socialização de pais e avós de crianças em acolhimento institucional / Goals and strategies of socialization of parents and grandparents of children in institutional care
Fonte: Gerais (Univ. Fed. Juiz Fora);8(1):94-110, jun. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: Estudos mostram que metas e estratégias de socialização são conhecimentos, valores e padrões de comportamento que cuidadores esperam que suas crianças apresentem quando adultas. O estudo objetivou conhecer as metas e estratégias de socialização de 30 pais e 30 avós de crianças em acolhimento institucional. A partir de entrevista semiestruturada, as respostas com frases ou palavras de mesmo sentido foram agrupadas e organizadas em categorias. Nos dois grupos, prevaleceram metas de socialização voltadas ao desenvolvimento pessoal, tais como "ser estudioso", "ter uma boa profissão". As estratégias mais mencionadas pelos participantes foram "estudar" e "ter amor e carinho da família". Foram observadas diferenças nas metas de socialização emitidas por pais e avós no que se refere à importância dada por eles às relações familiares para o desenvolvimento infantil, mesmo quando a criança, como é o caso da população pesquisada, foi afastada do convívio com os pais ou outro responsável como uma medida de proteção sociojurídica

Studies show that socialization goals and strategies are knowledge, values and behavior patterns that caregivers hope their children show in adulthood. The objective of this study was to compare socialization and strategies of 30 parents and grandparents of children in Institutional Care. From semi-structured interviews, the answers with phrases or words of the same meaning were grouped and organized into categories. In both groups, socialization goals geared to personal development such as "be studious", "have a good profession" prevailed. The most mentioned strategies by the participants were "to study" and "have family love and affection." Differences were observed in the socialization goals issued by parents and grandparents in terms of the importance given by them to family relationships as regards children's development, even when the child, as in the case of the surveyed population, was removed from living with parents or with another person responsible for him/her as a measure of protection
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-830852
Autor: Monteiro, Rosana Batista.
Título: Educação permanente em saúde e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das relações étnico-raciais e para ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana / Permanent health education and National Curriculum Guidelines to the education of ethnic-racial relations and teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture
Fonte: Saúde Soc;25(3):524-534, jul.-set. 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este texto é um ensaio sobre algumas contribuições que o curso de especialização em Saúde da Mulher Negra pode ter produzido para a abordagem dos conteúdos relacionados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, bem como em atenção à Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, com destaque para a educação permanente. A partir de breve contextualização sobre o debate no campo das relações raciais e ações afirmativas no Brasil passamos a apresentar a organização e funcionamento do curso, destacando seus objetivos, conteúdos, estratégias. Com foco nos profissionais da saúde, o curso contou com significativa presença de profissionais da educação básica pública, municipal e estadual, das cidades de São Luís e Pinheiro, no Maranhão, implicando a discussão do tema saúde da população negra (especialmente da mulher negra) no âmbito da escola. O curso propiciou a elaboração de projetos de pesquisa relacionados diretamente com o atendimento à saúde de mulheres negras e sua relação com processos formativos de profissionais da área da saúde, bem como educação escolar e saúde de mulheres negras. Pode-se concluir, ainda que provisoriamente, que o curso, na perspectiva da educação permanente, resultou em estratégia eficaz para o desenvolvimento de conteúdos relacionados às DCNERER e, especialmente, de viabilização de implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, realizadas ou desencadeadas nos serviços de saúde pelos cursistas.

Abstract This text is an essay about the contributions that the Black Woman's Health specialization course as a strategy of Permanent Education can have produced to the approach of the contents related in the National Curriculum Guidelines to the Education of ethnic-racial relations and teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture as also attending to the National Policy for Integrated Health of the Black Population. From a brief background on the field of racial relations and affirmative actions in Brazil, we present the course organization and functioning, highlighting its objectives, contents, strategies. Focusing on health professionals, the course was attended by professionals from basic education, from the cities São Luis and Pinheiro, in the state of Maranhão, Brazil, implying the discussion of the theme black population (especially black women) health, in the context of health and school services. Although few participants have completed their papers, we observed that the course led to the development of research projects directly related to the black women health care and to health professionals' education and formative processes. It can be concluded, even temporarily, that the papers reveal that the course, from the perspective of lifelong learning, resulted in an effective strategy for studying the content related to DCNERER and the conditions of the attendance offered to black women in health services, and also the propositions of strategies and actions involved in the implementing process of National Policy for Integrated Health of the Black Population.
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-503328
Autor: Tejedor-Tejedor, Francisco Javier; González-González, Salvador Guillermo.
Título: Estrategias atencionales y rendimiento académico en estudiantes de secundaria / Attentional strategies and academic achievement in secondary education
Fonte: Rev. latinoam. psicol;40(1):123-132, mar. 2008.
Idioma: es.
Resumo: Este trabajo tenía como objetivos comprobar la relación entre variables atencionales y rendimiento académico en la Educación Secundaria Obligatoria y averiguar si el uso de estrategias atencionales varía en función de la edad, grado académico o género de los alumnos. Se aplicó la Escala de Estrategias de Aprendizaje (ACRA) a una muestra de 602 sujetos, y serecogieron sus notas finales en junio. Los resultados confirman que las variables atencionales exploración, subrayado lineal, fragmentación y atención, son las que parecen influir más en el rendimiento académico. El análisis correlacional señala un ligero decremento en el uso de lasestrategias atencionales a lo largo de esta etapa educativa; y las comparaciones por género,indican que las chicas las utilizan más frecuentemente.

The objective of this work was to verify the relation between attention variables and academic performance in Compulsory Secondary Education, and to find out if the use of thesestrategies varies with student's age, academic level or gender. Using a sample of 602 Compulsory Secondary Education students, the ACRA learning strategies scale was applied.Year-end marks were gathered in June. Results confirm that attention variables - exploration, lineal underline, fragmentation and attention - are those which more directly influence inacademic performance. Insofar as frequency of use of techniques and attention strategies are concerned, negative correlations with age could indicate a slight decrease in their use during this educational stage; gender comparisons would indicate girls use them more frequently thanboys.
Responsável: CO621.1 - Departamento de Biblioteca


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-830873
Autor: Mafra, Rogério Luís Pereira; Pereira, Ediléa Dutra; Varga, István van Deursen; Mafra, Welma Cristina Barbosa.
Título: Aspectos de gênero e vulnerabilidade ao HIV/aids entre usuários de dois dos Serviços de Atendimento Especializado em DST/aids de São Luís, Maranhão / Aspects of gender and vulnerability to HIV/AIDS among users of two of specialized services assistance in DST/AIDS of São Luís, Maranhão, Brazil
Fonte: Saúde Soc;25(3):641-651, jul.-set. 2016. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Foram pesquisados os fatores que contribuem para a vulnerabilidade de homens e mulheres que vivem com HIV/aids, usuários dos Serviços de Atendimento Especializado (SAE) em DST/aids, se examinando as diferenças sociodemográficas e epidemiológicas, além de seu acolhimento e acesso ao diagnóstico e tratamento. Realizou-se um estudo observacional, descritivo e de corte transversal, em que foram entrevistados 248 indivíduos, entre outubro e dezembro de 2007. Para análise, empregou-se o teste do qui-quadrado de Pearson e a análise multivariada através da técnica CHAID (nível de significância de 5%), observando-se as variações por sexo. Percebeu-se que alguns elementos de ordem individual, social e programática, incluindo questões de gênero, contribuíram de maneira significativa para a vulnerabilidade dos entrevistados. Observaram-se importantes diferenças entre homens e mulheres, considerando: emprego e renda, total de parcerias e uso de preservativo. A forma de acolhimento e acesso ao diagnóstico e tratamento nos SAE se apresentou como um elemento de incremento de vulnerabilidade, por não promover um atendimento integral aos usuários. Identificaram-se, ainda, aspectos de vulnerabilidade diferencial no grupo das mulheres em relação ao "uso do preservativo após o diagnóstico", associado ao tipo de parceria (fixa ou não) e ao "entendimento do que lhe diz o infectologista durante as consultas", o qual esteve relacionado diretamente ao tempo de atendimento no SAE. Nesse sentido, um caminho para a diminuição da vulnerabilidade perpassa pela busca da equidade de gênero e de etnia, com vista à melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Abstract We examine factors that contribute to the vulnerability of men and women living with HIV/AIDS, users of the Serviço de Atendimento Especializado em DST/AIDS (SAE), examining demographic and epidemiological differences as well as their reception and access to diagnosis and treatment. We conducted an observational, descriptive and cross-sectional study, in which 248 individuals were interviewed between October and December of 2007. We applied the chi-square test and multivariate analysis by CHAID technique (significance level of 5%). We established a classification by sex. We felt that some elements of an individual, programmatic and social level, including gender, contributed significantly to the vulnerability of the respondents. We observed substantial differences between men and women, considering: employment and income, total partners and condom use. The manner of shelter and access to diagnosis and treatment in the SAE is presented as an element of increased vulnerability, for not promoting a comprehensive service to the users. We identified aspects of differential vulnerability of women in the group over the "condom use after diagnosis", associated with the type of partnership (steady or not) and "understanding of what it is been saidduring the consultations", which was directly related to service time at SAE. In this sense, a way to reduce vulnerability pervades the pursuit of gender equity, ethnicity, to improve the quality of life.
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-830862
Autor: Varga, István van Deursen; Cardoso, Raimundo Luís Silva.
Título: Controle da hipertensão arterial sistêmica na população negra no Maranhão: problemas e desafios / Systemic hypertension control in black population in Maranhão, Brazil: problems and challenges
Fonte: Saúde Soc;25(3):664-671, jul.-set. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Apresentamos e discutimos as circunstâncias da construção e uma parte do impacto entre profissionais e gestores de serviços de saúde e entre movimentos sociais, no Maranhão, de um texto elaborado por integrantes do Núcleo de Extensão e Pesquisa com Populações e Comunidades Rurais, Negras Quilombolas e Indígenas (NuRuNI), do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PPGSA), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), sobre problemas identificados no controle da hipertensão arterial entre negros e sobre os desafios para a efetiva implementação e operacionalização da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra no estado. A necessidade de nossa mobilização para elaboração deste texto (cujo objetivo foi o de alertar autoridades e operadores do Sistema Único de Saúde, bem como militantes de movimentos sociais, sobre a importância e a gravidade desses problemas, uma vez que se trata da nosologia de maior prevalência no estado e no país, e das que acarretam maior número de sequelas e nosologias secundárias graves) e para intervenção no contexto das políticas de saúde no estado nos foi evidenciada em decorrência de aulas ministradas, sobre o assunto, durante o Curso de Especialização em Saúde da Mulher Negra, promovido pelo NuRuNI/PPGSA/UFMA, com apoio da Coordenação-Geral de Saúde das Mulheres, do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, com financiamento do Fundo Nacional de Saúde.

Abstract We present and discuss the circumstances of the construction and a part of the impact among professionals and managers of health services and social movements, in Maranhão, Brazil, of a text drawn up by members of the Núcleo de Extensão e Pesquisa com Populações e Comunidades Rurais, Negras Quilombolas e Indígenas [Research and Extension Center of Rural, Black Quilombolas, and Indigenous Populations and Communities] (NuRuNI), of the Programa de Pós-Gradução em Saúde e Ambiente [Graduate Program in Health and Environment] of the Federal University of Maranhão (UFMA), on problems identified in the control of hypertension among blacks, and the challenges for the effective implementation and operationalization of the National Policy of Integral Health of the Black Population in the state. The need for our mobilization for the elaboration of this text (which objective was to alert the authorities and operators of the Brazilian Unified Health System, as well as activists from social movements, on the importance and the seriousness of these problems, because it is the nosology of higher prevalence in the state and in the country, and that entail greater number of sequels and secondary serious nosologies) and for our intervention in the context of health policies in the state has been highlighted as a result of classes on the subject, during the Graduate Specialization in Black Women's Health, promoted by NuRuNi, with the support of the Coordenação-Geral de Saúde das Mulheres [General Coordination of Women's Health] of the Ministry of Health, with funding from the Fundo Nacional de Saúde [National Health Fund].
Responsável: BR1.1 - BIREME



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