Base de dados : LILACS
Pesquisa : SP1.001.007.023 [Categoria DeCS]
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Id: biblio-831481
Autor: Mariot, Márcia Dornelles Machado.
Título: Implementação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil no município de Porto Alegre: percepções do tutor / Implementation of the strategy breastfeed and feed Brazil in the city of Porto Alegre: tutors perceptions.
Fonte: Porto Alegre; s.n; 2015. 70 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade federal do rio grande do sul. Escola de enfermagem. Programa de pós-graduação em enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Os benefícios do aleitamento materno (AM) para a mãe e o recém-nascido são inúmeros. Da mesma forma, a introdução oportuna da alimentação complementar saudável (ACS) durante a infância influenciará na formação de hábitos alimentares saudáveis que repercutirão na saúde na vida adulta. Em 2012, o MS lançou a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) que tem como objetivo qualificar as ações de promoção do AM e da alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos de idade e aprimorar as competências e habilidades dos profissionais para a promoção do AM e da ACS no seu cotidiano de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde. A operacionalização da EAAB envolve a formação de tutores, responsáveis por disseminar e dar continuidade aos objetivos e atividades da estratégia, acompanhando o trabalho das equipes das UBS de forma continua e regular. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório descritivo, que têm o objetivo de conhecer as percepções do tutor da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil com relação à implementação da estratégia no município de Porto Alegre. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi estruturada com 13 tutores. Foi realizada análise de conteúdo do tipo temática. O projeto foi aprovado e registrado na Comissão de Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (nº 797.088) e ao Comitê de Ética e Pesquisa e da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (nº 839.963) e com a aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, de acordo com a Resolução 466/2012. Da análise dos dados emergiram dois temas: 1- O processo de trabalho e as questões gerenciais e 2- A implementação da estratégia: avanços e desafios. (Continua)...

The benefits of breastfeeding (BF) for the mother and the newborn are countless. Similarly, the opportune introduction of healthy complementary feeding (HCF)during childhood will have influence onthe development of healthy eating habits which will have repercussions on their health in adulthood.In 2012, the MH launched the Strategy Feed and Breastfeed Brazil (EAAB) which aims to qualify the actions of the promotion of breastfeeding and healthy complementary eating for children under two years of age and to enhance the skills and abilities of professionalsfor the promotionof BF andof HCF in their daily work routine in Basic Health Units. The operationof EAABinvolves training tutors who are responsible for disseminating and maintaining the strategy's objectives and activities by continuously and regularly following the work of the Basic Health Unit teams. This is a qualitative study, of the descriptive exploratory type, which aims to better understand the perceptions that tutors have of the Strategy Feed and Breastfeed Brazil,regarding the implementation of the strategy in the city of Porto Alegre.Data was collected from semi structured interviews with 13 tutors. It was performedcontent analysis of the thematic type. The project was approved and booked inthe Research Committee of the Federal University of Nursing of Rio Grande do Sul(nº 797.088), to the Ethics and Research Committee and to the Municipality of Porto Alegre(nº 839.963), and it had the application of the Informed Consent Form, in accordance with Resolution 466/2012. From the data analysis two themes emerged: (1) the process of labor and the management issues and (2) the implementation...
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BR546.1


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Id: 795881
Autor: HARRIS, Matthew.
Título: Mais Médicos (More Doctors) Program: a view from England / Programa Mais Médicos: um ponto de vista desde a Inglaterra
Fonte: Ciênc. saúde coletiva;21(9):2919-2923
Idioma: en.
Resumo: The Programa Mais Medicos (PMM) is a national strategy to increase the numbers of Brazilian trained doctors entering primary care and is possibly the most significant human resource intervention in Latin America in recent years. From an English perspective, there are clearly opportunities to learn the PMM. First, PAHO's role in the PMM provides an exemplar for an overarching human resource migration and recruitment role throughout the EU. The role of the WHO in influencing and overseeing the recruitment of doctors throughout the EU could be an opportunity for improved distribution, avoiding a reliance on market forces. Secondly, a centrally-coordinated and governed process following well-established criteria and guidance laid out in law has helped to ensure that doctors are allocated to regions of the greatest need. Finally, the deployment of primary care doctors to ensure that the needs of the whole population are met, including in hard-to-reach areas. However, Brazil should not fall into the trap of doing much, and evaluating little. Brazil is in an exciting position to conduct robust before-after studies regarding the improvement in access, outcomes and equity that the ESF has already been credited with. Evaluation must include the impact of the PMM on Cuba.

O Programa Mais Médicos (PMM) é uma estratégia nacional para aumentar o número de médicos brasileiros formados entrando na área de cuidados primários e é, sem dúvida, a intervenção de recursos humanos mais importante na América Latina nos últimos anos. De uma perspectiva inglesa, é evidente que existem oportunidades para aprender com o PMM. Em primeiro lugar, o papel da OPAS no PMM fornece um exemplo para um modelo de migração de recursos e recrutamento humano global em toda a UE. O papel da OMS em influenciar e fiscalizar o recrutamento de médicos em toda a UE poderia ser uma oportunidade para melhorar a distribuição, evitando a dependência nas forças de mercado. Em segundo lugar, um processo centralmente coordenada e governada de acordo com critérios bem estabelecidos e as orientações constantes da lei tem ajudado a garantir que os médicos sejam alocados em regiões de maior necessidade. Por fim, a implementação de médicos de cuidados primários garante que as necessidades de toda a população sejam atendidas, incluindo em áreas de difícil alcance. No entanto, o Brasil não deve cair na armadilha de avaliar pouco. O Brasil pode fazer estudos robustos sobre a melhoria do acesso pelos resultados e equidade com que a ESF já foi creditada. A avaliação deve incluir o impacto do PMM em Cuba.
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Id: 788842
Autor: Brasil. Ministério da Saúde; .Brasil. Secretaria de Vigilância em Saúde; .Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações.
Título: Plano de Erradicação da Poliomielite: estratégia no Brasil / Plan for the Eradication of Poliomyelitis: strategy in Brazil.
Fonte: Brasilia; s.n; dez. 2015. 71 p. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Segundo a resolução WHA41.28,da Assembleia Mundial da Saúde realizada em 1988, iniciou-se o programa global de erradicação da poliomielite. Vários progressos têm sido alcançados como a inexistência de casos pelo poliovírus selvagem tipo 2 desde 1999 e pelo poliovírus selvagem tipo3 desde 11 de novembro de 20121. Outro momento marcante para a erradicação global da poliomielite foi 68ª Assembleia Mundial da Saúde realizada no período de 18 a 26 de maio de 2015 em Genebra, que reuniu autoridades sanitárias de 194 países. Neste evento, foi definida a Resolução WHA68.3, na qual constam novos acordos sobre a erradicação global da poliomielite, reforçando que a erradicação só poderá ser alcançada por meio do compromisso global, que foi endossado pelos países membros2. Os acordos definidos na Resolução WHA68.3são frutos das conclusões da reunião do Grupo Consultor Estratégico de Especialistas (SAGE) da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada no período 21 a 23 de outubro de 2014. Destacaram que os preparativos para a retirada do componente tipo 2 da vacina poliomielite 1, 2 e 3 (atenuada), chamada de Vacina trivalente atenuada contra poliomielite soro tipos 1,2,3 (VOPt), encontram-se em processo e devem ser concluídos até abril de 2016. A partir desse período, todos os países deverão empreender esforços para a substituição da vacina trivalente pela vacina poliomielite 1 e 3 (atenuada), conhecida como Vacina atenuada bivalente soro tipo 1 e 3 contra poliomielite (VOPb), que continuará a proteger contra o poliovírus tipo 1 e 3. A partir dessa retirada, os fabricantes deixarão de fornecer a vacina trivalente e os países não poderão de utilizá-la em seus programas de imunização. Os paísesmembros incluindo o Brasil, na 68ª Assembleia Mundial de Saúde,endossaram o compromisso internacional de...
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Id: 765271
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Subsecretaria de Assuntos Administrativos. Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas. Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas.
Título: O trabalho como fonte de formação: um movimento em construção no Ministério da Saúde: agenda 2015 de desenvolvimento dos trabalhadores / The work as source of education: a movement in construction at the Ministry of Health: agenda 2015 for the development of workers / El trabajo como fuente de formación: un movimiento en construcción en el Ministerio de la Salud: agenda2015 de desarrollo de los trabajadores.
Fonte: Brasília; Ministério da Saúde; abr., 2015. 96 p. tab.
Idioma: pt.
Resumo: ara a consolidação do SUS, torna-se fundamental investir na formação e nodesenvolvimento de seus trabalhadores, aqui considerados como agentes das mudanças.Na construção de conhecimentos, habilidades e atitudes, as ações educativas devem sercompreendidas, para além do sentido clássico da aquisição de conhecimentos técnicocientíficos,como processo de produção de sujeitos críticos e reflexivos, de transformaçãoda realidade e de criação de novas formas de gestão dos processos de trabalho.Assim, o desenvolvimento dos trabalhadores do MS, nesta perspectiva, tem aEducação Permanente como referência estratégica, uma vez que esta se articula aosprincípios e às diretrizes do SUS e à integralidade da atenção em saúde. A EPS tem comoelementos essenciais a aprendizagem no trabalho, em que o aprender e o ensinar seincorporam ao cotidiano das organizações, possibilitando a transformação das práticasprofissionais (BRASIL, 2004; 2007a; 2014). Ela ressignifica-se e (re)constrói-se nos processosde trabalho: habilidades técnicas desenvolvem-se, novas tecnologias são produzidas,estratégias de enfrentamento dos nós críticos são construídas pelos diferentes atoresenvolvidos. Parte, portanto, do pressuposto da aprendizagem colaborativa e significativa...
Responsável: BR599.1 - Coordenação de Biblioteca


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Id: 762085
Autor: Organización Panamericana de la Salud. Gobierno de la República Oriental del Urugüay.
Título: Análisis sectorial de agua potable y saneamiento Urugüay / Sectoral analysis of drinking water and sanitation Uruguay.
Fonte: Montevideo; Organización Panamericana de la Salud; oct. 2001. 177 p. ilus.
Idioma: es.
Resumo: El sector de agua potable y saneamiento, en el ámbito de América Latina y el Caribe, cobra a partir de la primera cumbre de mandatarios iberoamericanos de Guadalajara, México, en 1991,una real importancia política en la Región. En esa reunión, se delegó a la Organización Panamericana de la Salud (OPS) la elaboración y proposición de un plan de inversiones en ambiente y salud que resolviera en el corto, mediano y largo plazo los problemas existentes en la Región en la materia, con el propósito de mejorar el nivel de calidad de vida de los habitantes de lamisma, sobre todo de los sectores más necesitados. En la segunda cumbre realizada en Madrid se aprobó el Plan Regional de Inversiones en Ambiente y Salud (PIAS), propuesto por la OPS, cuyo objetivo básico es inducir un proceso de reforma y modernización de los sectores de salud y ambiente en los países de la Región, concomitantemente a la ejecución de las inversiones. La iniciativa propuesta, trasladada al sector de agua potable y saneamiento, condiciona a las instituciones del sector, a implementar el desarrollo institucional, entendido como un procesoplanificado de cambio, en el cual las instituciones deben adaptarse al medio en que actúan a efectos de hacerlas más eficientes y consecuentemente que cumplan cabalmente con su misión.
Responsável: CU2.1 - Centro de Gestión de la Información y el Conocimiento Dr. Luis Ernesto Giraldo
CU2.1; L3228


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Id: 762080
Autor: Organización Panamericana de la Salud.
Título: Estrategia sobre legislación relacionada con la salud / Strategy related health legislation.
Fonte: Washington, D.C; Organización Panamericana de la Salud; 30 sept. 2015. 20 p. (CD54/14, Rev. 1).
Idioma: es.
Conferência: Apresentado em: Consejo Directivo, 54, Apresentado em: Sesión del Comité Regional de la OMS para las Américas, 67, Washington, D.C, 28 sept.- 2 out. 2015.
Resumo: Una estrategia sobre legislación relacionada con la salud para que las leyes y regulaciones relacionados con la salud de los países miembros de la OPS estén en conformidad con los más altos estándares internacionales, y proporcionar asesoramiento técnico de la OPS a los países que soliciten ayuda en el uso de sus poderes legislativos y de regulación de manera efectiva.
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1


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Id: 761890
Autor: Organización Panamericana de la Salud.
Título: Estrategia y plan de acción sobre el fortalecimiento del sistema de salud para abordar la violencia contra la mujer / Strategy and Action Plan on strengthening the health system to address violence against women.
Fonte: Washington, D.C; Organización Panamericana de la Salud; 30 sept. 2015. 35 p. ilus. (CD54/9, Rev. 2).
Idioma: es.
Conferência: Apresentado em: Consejo Directivo, 54, Apresentado em: Sesión del Comité Regional de la OMS para las Américas, 67, Washington, D.C, 28 sept.- 2 out. 2015.
Resumo: Una estrategia y plan de acción sobre el fortalecimiento de los sistemas de salud para enfrentar la violencia contra la mujer que promueve nuevos compromisos políticos y financieros, una mayor preparación para los proveedores de salud para atender a las víctimas de la violencia, y la mejora de la investigación y la programación de la prevención de la violencia.
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1


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Id: 757639
Autor: Pajuelo Herrera, Verónica Lorena.
Título: Percepción del paciente con tuberculosis sobre la calidad de atención que brinda el profesional de enfermería en la Estrategia Sanitaria de Prevención y Control de Tuberculosis Hospital de Barranca - 2013 / Perception of the patient with tuberculosis about the quality of care provided by the nursing professional in the Health Strategy of Prevention and Control of Tuberculosis Hospital of Barranca û 2013.
Fonte: Lima; s.n; 2013. 72 p. tab, graf.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Facultad de Medicina para obtenção do grau de Especialista.
Resumo: El objetivo fue determinar la percepción del paciente con tuberculosis sobre la calidad de atención que brinda el profesional de enfermería en el Hospital de Barranca, 2013. Material y Método: El estudio fue de nivel aplicativo, tipo cuantitativo, método descriptivo de corte transversal. La población estuvo conformada por 41 personas con tuberculosis. La técnica fue la entrevista y el instrumento una escala modificada tipo Likert aplicado previo consentimiento informado. Resultados: Del 100 por ciento (41), respecto a la calidad de atención que brinda el profesional de enfermería 63 por ciento (26) medianamente favorable, 20 por ciento (08) tienen una percepción favorable y un 17 por ciento (07) desfavorable. En la dimensión interpersonal 78 por ciento (32) tienen una percepción medianamente favorable y 22 por ciento (09) desfavorable; en la dimensión técnica 66 por ciento (27) tienen una percepción medianamente favorable, 22 por ciento (09) es favorable y 12 por ciento (05) desfavorable; en la dimensión de entorno 80 por ciento (33) tienen una percepción medianamente favorable, 15 por ciento (06) es favorable y 05 por ciento (02) desfavorable. Conclusiones: La mayoría de los pacientes con tuberculosis tienen una percepción medianamente favorable a favorable sobre la calidad de atención del profesional de Enfermería, referidos a que le agrada que la enfermera le de consuelo cuando está afligido porque su vida personal-familiar se ve afectada a causa de su enfermedad, lo favorable porque le agrada que la enfermera lo salude cordial y respetuosamente cuando llega a la consulta, le agrada que le proporcione los envases para su muestra de esputo mensualmente, y un porcentaje significativo lo considera desfavorable dado porque le incomoda que la enfermera no responda de manera cortés a sus preguntas, y que no le explique con un lenguaje fácil de entender acerca de los cuidados que debe tener en el hogar...

The objective was to determine the perception of the patient with tuberculosis on the quality of care provided by the nurse at the Hospital of Barranca, 2013. Material and Methods: The study was level application, quantitative, cross-sectional method. The population consisted of 41 people with tuberculosis. The interview technique was a standard instrument and modified Likert scale applied prior informed consent. Results: 100 per cent (41), regarding the quality of care provided by the nurse 63 per cent (26) fairly favorable, 20 per cent (08) have a favorable view and 17 per cent (7) unfavorable. In the interpersonal dimension 78 per cent (32) have a fairly favorable perception, and 22 per cent (09) is unfavorable; technical dimension in 66 per cent (27) have a fairly favorable perception, 22 per cent (09) is favorable and 12 per cent (05) unfavorable; setting the dimension of 80 per cent (33) have a fairly favorable perception, 15 per cent (06) is favorable, and 05 per cent (02) unfavorable. Conclusions: Most patients with tuberculosis have a fairly favorable to favorable perception about the quality of professional nursing care, referrals to the nurse pleases her consolation when afflicted because his personal-family life is affected to cause of their disease, favorable because the nurse likes warm and respectfully greet him when he comes to consultation, likes to provide containers for monthly sputum sample, and a significant percentage deemed unfavorable given that bothers you the nurse does not answer your questions in a courteous manner, and not explain it with an easy to understand language about the care that you need at home...
Responsável: PE13.1 - Oficina de Biblioteca, Hemeroteca y Centro de Documentación


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Id: 744953
Autor: Confederación Odontológica de la República Argentina.
Título: La CNP trabaja en torno al desarrollo de un plan de trabajo estratégico / The CNP works on the development of a strategic work planning
Fonte: Salud bucal(136):16-17, feb.-mar. 2014. ilus.
Idioma: es.
Responsável: AR29.1 - Biblioteca


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Id: 731544
Autor: Malta, Deborah Carvalho; Silva Júnior, Jarbas Barbosa da.
Título: Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Brasil após três anos de implantação, 2011-2013 / Strategic Action Plan to Combat Non-Communicable Diseases in Brazil after three years of implementation, 2011-2013 / Plan de Acciones Estratégicas para Enfrentar las Enfermedades Crónicas No Transmisibles en Brasil después de tres años de su implantación, 2011-2013
Fonte: Epidemiol. serv. saúde;23(3):317-325, abr.-jun. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: descrever o monitoramento das metas do terceiro ano de vigência do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, no período 2011-2013. Métodos: foram comparados indicadores das metas do Plano em 2010 (linha de base), com aqueles obtidos a partir de inquéritos populacionais (2013) e do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) (2011). Resultados: ocorreu redução (-3,8 por cento) na mortalidade prematura (30-69 anos) por DCNT entre 2010 e 2011; e redução entre 2010 e 2013 no consumo do tabaco (-19,8 por cento) e no consumo abusivo do álcool (-9,3 por cento); aumento no consumo de frutas e legumes (21 por cento), níveis de atividade física (12,3 por cento), obesidade (15,9 por cento) e cobertura de mamografia (6,3 por cento); e estabilidade na citologia oncótica. Conclusão: as metas avaliadas do plano de enfrentamento das DCNT foram alcançadas, exceto na contenção da obesidade; torna-se importante a manutenção do monitoramento e avanços na análise desagregada das metas do Plano.

Objective: to describe the monitoring of the targets of the second year of the Strategic Action Plan to Combat Chronic Non-Communicable Diseases (NCD), Brazil, 2011-2013. Methods: a comparison was made between the Plan's target indicators at baseline (2010) and those obtained from Brazilian Health Surveys in 2012 and from the National Mortality Information System for the latest available year (2011). Results: premature mortality (age 30-69) from NCDs decreased by -3.8 percent between 2011 and 2013 tobacco consumption decreased by -19.8 percent and abusive alcohol consumption decreased -9.3 percent. There were increases in fruit and vegetable consumption (21 percent), levels of physical activity (12.3 percent), obesity (15.9 percent), mammography coverage (6.3 percent). Cytology remained stable. Conclusion: the NCD Plan targets have been achieved, in most cases, except halting obesity and reducing alcohol consumption. It is important to maintain and advance monitoring using disaggregated analysis of the Plan's targets.

Objetivo: describir el monitoreo de las metas del tercer año de vigencia del Plan de Acciones Estratégicas para Enfrentar las Enfermedades Crónicas no Transmisibles (ECTN) en Brasil, en el período 2011-2013. Métodos: se compararon los indicadores de las metas del Plan en 2010 (línea de base), con los obtenidos a partir de encuestas poblacionales (2013) y del Sistema de Informaciones sobre Mortalidad (SIM) (2011). Resultados: hubo reducción (-3,8%) en la mortalidad prematura (30-69 años) por ECTN entre 2010 y 2011; y reducción entre 2010 y 2013 en el consumo de tabaco (-19,8%); aumento del consumo de frutas y legumbres (21%), niveles de actividad física (12,3%), obesidad (15,9%), cobertura de mamografía (6,3%); y en el consumo de alcohol (9,3%) y la estabilidad de la citología oncótica. Conclusion: las metas evaluadas del plan para enfrentar las ECTN se alcanzaron, excepto en la contención a la obesidad; es importante la manutención del monitoreo y avances en el análisis desagregado de las metas del Plan.
Responsável: BR275.1 - Biblioteca



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