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Id: biblio-877188
Autor: Paulino, Heloyse Hott; Souza, Patrícia; Codato, Lucimar Aparecida Britto; Muraguchi, Evelin Massae Ogatta; Higasi, Maura Sassahara; Casaroto, Priscila.
Título: Grupo de gestantes: uma estratégia de intervenção do PET-Saúde da Família / Group of expectant mothers/pregnant women: the family PET- Health intervention strategy
Fonte: Rev. ABENO;13(2):76-81, 2013. tab.
Idioma: pt.
Resumo: No ano de 2013, o grupo PET-Saúde da Família Universidade Estadual de Londrina atuou em conjunto com o Programa Rede Mãe Paranaense. Uma das atividades realizadas foi a identificação de fragilidades existentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) vinculadas ao projeto, obtidas por meio de interações com as equipes multiprofissionais de cada local. A partir desse diagnóstico, o grupo PET, com participação de estudantes de odontologia e enfermagem, juntamente com a equipe de saúde, estabeleceu estratégia de intervenção que pudesse dar respostas positivas para as demandas da UBS. Assim, o grupo trabalhou para a reimplantação do Grupo de Gestantes, com o propósito de contribuir com um melhor acolhimento, integralidade da atenção e interação com as futuras mães, acreditando que essa ação também poderia contribuir com a diminuição de demandas curativas para essa parcela da população e para os seu bebê (AU).

In 2013, the Londrina State University Family PET-Health group worked in partnership with the Mãe Paranaense (Mothers of Paraná) Program in order to identify the fragilities of the UBSs (Basic Health Units) involved in the Project through interactions with multi-professional teams from each location. From this diagnosis, the Pet group, with the participation of Dentistry and Nursing students, together with the health team, established an intervention strategy to provide positive answers to the UBS demands. Thus, the group worked with the reimplementation of the Expecting Mothers group to contribute to a better welcoming service, the integrality of the attention and the interaction with mothers-to-be, believing that this action could also contribute to the reduction of the curative demands in this part of the population and their babies (AU).
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: biblio-877184
Autor: Guidetti, Erika; Almeida, Magda Moura de.
Título: Organização da atenção em saúde bucal pelo Programa Saúde nas Escolas: levantamento de necessidades / Organization of children's oral health by health in schools: Needs assessment
Fonte: Rev. ABENO;13(2):69-75, 2013. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi realizar o levantamento de necessidades bucais em estudantes do município de Fortaleza no bairro Passaré. O estudo foi descritivo transversal em uma escola pública. A primeira etapa consistiu na instrução de higiene oral e escovação supervisionada com dentifrícios fluoretados em todos os alunos. Em seguida em um ambiente com luz natural foi realizado o exame clínico. De acordo com as características bucais, foi preenchida uma ficha com os seguintes códigos: 0 - sem necessidades, 1 - sangramento gengival, 2 - atividade de cárie até 3 cavidades/mancha branca, 3 - atividade de cárie até 4 cavidades ou mais e 4 - raiz residual. O processamento dos dados foi realizado em no software SPSS® 16. Foi examinado um total de 186 estudantes, distribuídos em 12 turmas, desde pré-escolares até escolares. De todos os estudantes, 55,4% apresentaram alguma alteração bucal. Dos pré-escolares, 43,4% possuíam atividade de cárie, sangramento ou raiz residual, enquanto nos escolares essa frequência foi de 57,6%. A prevalência encontrada nessa comunidade encontra-se abaixo da prevalência nacional e estadual. Inferindo provavelmente o bom trabalho preventivo dos cirurgiões dentistas deste território (AU).

The objective of this study was to survey the needs buccal of the students of Fortaleza in Passaré neighborhood. The study was cross-sectional in a public school. The first step consisted of oral hygiene instruction and supervised brushing with fluoridated toothpaste in all students. Then in an environment with natural light was conducted clinical examination. According to the characteristics of the oral cavity was filled in a form with the following codes: 0 - no needs, 1 - bleeding gums, 2 - caries activity up to 3 wells / white spot, 3 - caries activity up to 4 or more cavities and 4 - residual root. Data processing was performed in the SPSS ® 16. We examined a total of 186 students, divided into 12 classes, from pre-school to school. Of all students, 55.4% showed abnormalities mouth. Of preschool children, 43.4% had caries activity, bleeding or residual root while in school this frequency was 57.6%. The prevalence found in this community is below the national and state prevalence. Inferring probably good preventive work of dentists this territory (AU).
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Campos, Francisco Eduardo de
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Id: biblio-877099
Autor: Campos, Francisco Eduardo de; Brenelli, Sigisfredo Luís; Lobo, Luiz Carlos; Haddad, Ana Estela.
Título: O SUS como escola: a responsabilidade social com a atenção à saúde da população e com a aprendizagem dos futuros profissionais de saúde / The single health system (SUS) as a school: social responsibility towards the population's healthcare and the education of future health professionals
Fonte: Rev. bras. educ. méd;33(4), out.-dez. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: A geração de conhecimento, responsável pelo avanço biológico no campo da saúde e que foi a grande responsável pela revolução na ciência médica do século 20, não é suficiente para resolver as demandas da atenção primária e melhorar sua resolubilidade. Essa matriz gerada pelo conhecimento cartesiano precisa ser ampliada, e, assim, surge mais um desafio aos professores da área da saúde: valorizar, incentivar e aperfeiçoar a pesquisa clínica.
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-876864
Autor: Marsiglia, Regina Maria Giffoni(coord); Ianni, Áurea Maria Zollner(org); Silva, Joana Azevedo da(org); Seixas, Paulo Henrique D'angelo(org); Marsiglia, Regina Maria Giffoni(org).
Título: Os sujeitos do programa de saúde da família na cidade de São Paulo: uma década de programa de saúde da família na cidade de São Paulo (1996 - 2005) / The subjects of the family health program in São Paulo: a decade of family health program in the city of São Paulo (1996 - 2005).-1
Fonte: São Paulo; Cealag/Memnom; 2011. 283 p. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: INTRODUÇÃO: com a publicação deste trabalho, o ObservaRHSP consolida uma linha de investigação já em desenvolvimento que cuida para contribuir para a concepção, implantação, monitoramento e avaliação de políticas públicas, no caso especial, o fortalecimento da atenção básica à saúde e, nela, a estratégia de Saúde da Família e propõe-se a apresentar e fomentar a discussão de dados, informações e evidências que propiciem reflexões sobre os sujeitos dessa estratégia de atenção básica em saúde e apoiem a compreensão da conformação de identidades profissionais no interior de um projeto de relação Estado - Sociedade, a caracterização do perfil desses profissionais que, originalmente, em pequenos municípios, agora atuam em áreas metropolitanas, suas concepções, perspectivas e necessidades, cumprindo a função da instituição acadêmica de contribuir para a gestão, nos diferentes níveis do SUS. OBJETIVOS: discutir os principais resultados de dois diferentes e complementares estudos sobre os trabalhadores da Atenção Básica à Saúde, desenvolvidos em épocas e cenários diversos. MATERIAL E MÉTODOS: Esses estudos, dirigidos exclusivamente ao Programa de Saúde da Família ­PSF, recobriram uma década de funcionamento dessa estratégia de organização da atenção básica à saúde, na cidade de São Paulo, enfatizando a conformação de identidades profissionais e as correspondentes perspectivas, nos momentos indicados:- O Projeto Qualidade Integral em Saúde ­ Qualis, designação dada ao PSF implantado pela SES, em UBS da cidade de São Paulo, em convênio com instituições acadêmicas e de prestação de serviços de saúde, de 1996 a 2001. A pesquisa de avaliação do Qualis foi realizada entre 1999 e 2001, por Jatene et al. (1999).- O Programa de Saúde da Família ­ PSF, assumido, a partir de 2001, pela Secretaria Municipal de Saúde ­ SMS, como política municipal de saúde, e expandido para grande parte das regiões e da população da cidade. O estudo sobre os sujeitos do PSF municipal foi realizado pela Coordenação de Atenção Básica e PSF, da Secretaria Municipal de Saúde, em cooperação com a Unesco, em 2004 (Marsiglia et al., 2005). RESULTADOS: discute dados sobre os profissionais integrantes da equipe de Saúde da Família: médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde e profissionais da equipe de saúde bucal. CONCLUSÃO: Os valores ligados ao PSF, as avaliações positivas, ao lado dos desafios e das dificuldades da efetivação do programa estiveram presentes nas entrevistas com os membros das equipes nos dois estudos. A insuficiente capacitação inicial e a necessidade da educação permanente foi uma constante nas falas dos entrevistados nas duas pesquisas, apontando, assim, para um dos mais importantes desafios que o gestor municipal deve enfrentar para o bom desenvolvimento da estratégia e da atenção básica à saúde.
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-876700
Autor: Pinto, Ana Cecília Versiani Duarte; Cerqueira, Iram Alkmim; Néri, Felipe Ribeiro; Martins, Marisa Carvalho; Mendes, Patrícia Helena Costa; Maciel, Ana Paula Ferreira; Fagundes Neto, Mariano.
Título: Saúde do trabalhador: uma experiência de educação em saúde vivenciada pelo PET-Saúde Independência III - Montes Claros/M / Occupational health: a health education experience undergone by "Independência III PET-Saúde" - Montes Claros, MG
Fonte: Rev. ABENO;11(2):40-44, 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Atualmente, o Ministério da Saúde desenvolve políticas públicas e incentiva ações em saúde voltadas para grupos vulneráveis, dentre estes o gênero masculino e os trabalhadores. Tais grupos procuram pouco as unidades de atenção primária à saúde ficando mais predispostos a agravos de doenças possivelmente evitáveis. Nesse sentido, uma importante ferramenta utilizada na estratégia saúde da família é a educação em saúde, uma vez que a compreensão dos condicionantes do processo saúde-doença oferece subsídios para a adoção de hábitos saudáveis. O presente trabalho tem por objetivo descrever, através de um relato de experiência, uma atividade de educação em saúde, relacionada às Doenças Sexualmente Transmissíveis, voltada para um grupo de homens trabalhadores de uma empresa de construção civil. A ação foi realizada por acadêmicos e preceptores do PET-Saúde da Estratégia Saúde da Família Independência III do município de Montes Claros/MG. A atividade de educação em saúde foi avaliada satisfatoriamente tanto pelos trabalhadores, que destacaram positivamente o fato de a ação ter sido desenvolvida em ambiente de trabalho, como pelos acadêmicos, que tiveram a oportunidade de vivenciar o trabalho em equipe e intersetorial. Pode-se concluir que a atenção à saúde do trabalhador é uma importante estratégia para atingir a população masculina em idade produtiva, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida. Além disso, iniciativas como o PET-Saúde estão em consonância com a integralidade da assistência proposta pelo SUS, através de ações multidisciplinares que buscam a efetividade da atenção primária (AU).

The Ministry of Health is currently developing public policies and encouraging health-related measures targeting vulnerable groups that include males and workers. These groups rarely seek primary healthcare units, and this makes them more prone to an exacerbation of a potentially preventable disease. With this in mind, an important tool used in the Family Health Strategy is health education, since the understanding of the determinants of the health-disease process helps adopting healthy habits. This paper aims to describe a health education activity related to sexually transmitted diseases, through an experience report. It is focused on a group of male workers of a construction company. The action was taken by students and instructors of the "PET-Saúde of Independência III" Family Health Strategy Program. The activity of health education was evaluated satisfactorily both by workers, who highlighted the fact that action was taken in the workplace, and by students, who had the opportunity to experience the teamwork and inter-area work. It can be concluded that heightening awareness to occupational health is an important strategy for reaching the male population of working age, thus preventing disease and improving quality of life. In addition, initiatives like "PET-Saúde" are consistent with the integral care offered by SUS, through multidisciplinary actions seeking primary care effectiveness (AU).
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: biblio-876691
Autor: Fonsêca, Graciela Soares; Rodrigues, Ana Áurea Alécio de Oliveira.
Título: O Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) como indutor de inovações pedagógicas: a experiência do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia / The Education Program through Health Work as an inducer of pedagogical innovations: the Dentistry Course experience at the State University of Feira de Santana, Bahia
Fonte: Rev. ABENO;11(2):19-26, 2011. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A evolução das práticas odontológicas e as novas concepções sobre a efetividade da atenção em saúde bucal exigem profissionais críticos, capazes de trabalhar em equipe e de levar em conta a realidade social. A proposta é conceber cirurgiões-dentistas com perfil generalista, com sólida formação técnico-científica, humanística e ética, orientada para a promoção de saúde. Nesse propósito, mudanças estão sendo instituídas no ensino superior, buscando a integração com os serviços de saúde e com a comunidade, para favorecer o processo de ensino-aprendizagem. Cita-se o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, o PET-Saúde, como forte indutor de inovação pedagógica. O presente trabalho relata a experiência da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, salientando as mudanças geradas no Curso de Odontologia, no intuito de oferecer subsídios para que o programa seja implementado e aperfeiçoado em outras localidades do país. Observa-se que foram alcançados resultados significativos com a incorporação do PET-Saúde, evidenciando o potencial transformador, o que coopera para sua consolidação e expansão (AU).

The development of dental practices and the new concepts regarding the effectiveness of oral healthcare require professionals to be critical, able to work in teams and able to assimilate the social reality. What is proposed is to train dentists with a generalist profile, with solid technical and scientific skills, who are humanistic and ethical, and also focused on promoting health. With this in mind, changes are being implemented in higher education, seeking integration with health services and the community, in order to promote the teaching-learning process. In this context, the Education Program through Health Work is considered a strong inducer of pedagogical innovation. This paper describes the experience of the State University of Feira de Santana, Bahia, highlighting the changes made in the dentistry course, in order to provide input for supporting the implementation and improvement of the program in other parts of the country. It could be observed that significant results were achieved by incorporating the Education Program through Health Work, showing its transformational potential, which promotes its consolidation and expansion (AU).
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Id: biblio-876535
Autor: Frossard, Wanda Terezinha Garbelini; Codato, Lucimar Aparecida Britto; Higasi, Maura Sassahara; Oliveira, Márcia Maria Benevenuto de; Sangiorgio, João Paulo Menck.
Título: Odontologia no PET-Saúde: pesquisa e integração ensino, serviço e comunidade / Dentistry in the "PET-Saúde" Project: research and integration of teaching, service and community
Fonte: Rev. ABENO;11(1):51-54, 2011. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste trabalho é mostrar ações acadêmicas assertivas fora do âmbito da academia no curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) com a participação dos acadêmicos da área da saúde no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pet-saúde). Em 2010, o programa Pet-Saúde UEL aconteceu em três etapas: a territorialização da área de atuação, o estudo do referencial teórico sobre a prática do aleitamento materno e a participação dos estudantes na coleta de dados nacional sobre práticas alimentares no primeiro ano de vida. Em seguida, ocorreu a avaliação do programa e a divulgação dos trabalhos realizados em eventos científicos. Em relação ao inquérito realizado, verificou-se que: os índices de aleitamento materno exclusivo e aleitamento materno predominante estão próximos de 50%; o consumo de alimentos com açúcar é elevado para a faixa etária estudada e que o uso da chupeta e da mamadeira interfere no processo da amamentação em crianças menores de seis meses de idade, favorecendo o desmame precoce (p = 0,00). Além disso, concluiu-se que a participação dos estudantes do curso de odontologia da UEL no Projeto Pet-saúde tem favorecido transformações nos processos de geração de conhecimentos, contribuído para a prestação de serviços à população e possibilitado maior integração entre ensino-serviço e a comunidade (AU).

The aim of this study was to show the assertive academic actions performed outside the academic scope of the dentistry course at the State University of Londrina (UEL), with the participation of health field students enrolled in the Tutorial Education Program (PET) promoted by the Health and Education Ministry. In 2010, the "PET-Saúde UEL" program was conducted in three stages: marking off the work area, theoretical reference study on the breastfeeding practice, and participation of students in gathering national data on eating habits in the first year of life. Next, the program was evaluated and the studies presented in scientific events were disseminated. Regarding the survey, it was found that: the rates of exclusive and predominant breastfeeding are close to 50%, that the consumption of sugar-based foods is high for the age group studied, and that the use of pacifiers and bottles interferes with the process of breastfeeding in children under six months of age and favors early weaning (p =0.00). Furthermore, it was concluded that the participation of dentistry students in the "PET-Saúde UEL" project has promoted changes in the processes of broadening knowledge, contributing to public services and enabling greater integration between teaching, health service and community (AU).
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Id: biblio-876530
Autor: Silva, Alexandre Bezerra; Rodrigues, Maísa Paulino; Oliveira, Amanda Paulino de; Melo, Ricardo Henrique Viera de.
Título: Prevenção do câncer cervicouterino: uma ação realizada pelos enfermeiros da estratégia saúde da família? / Cervical cancer prevention: an action taken by nurses of the family health strategy?
Fonte: Rev. Ciênc. Plur;3(2):99-114, 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Analisar as intervenções de prevenção e promoção da saúde relacionadas a detecção precoce do câncer cervicouterino desenvolvidas pelos enfermeiros das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Assú/RN. Métodos: Realizou-se um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, junto a 11 enfermeiros, no mês de julho de 2016, representando 61% dos enfermeiros lotados na ESF selecionada. O material coletado, através de entrevistas abertas, foi submetido à análise de conteúdo temática proposta por Bardin. As falas produziram duas categorias de análise: práticas preventivas do câncer cervicouterino e práticas de educação/promoção da saúde. Resultados: Os resultados apontam que as ações relacionadas a prevenção e controle do câncer cervicouterino realizadas pelos enfermeiros, ainda são incipientes. O atendimento, às mulheres, ocorre por meio de demanda espontânea, não havendo o necessário rastreamento, visando evitar o câncer de colo uterino na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. As ações educativas são esporádicas e implementadas, principalmente, por ocasião das Campanhas promovidas pelo Ministério da Saúde, como por exemplo, o outubro Rosa. Conclusões: Fazse necessário que as ações dos enfermeiros da ESF, no que concerne a detecção precoce e rastreamento do câncer do colo do útero sejam redirecionadas e, ademais, que a educação em saúde possa ser implantada de forma a promover o empoderamento das mulheres com vistas ao autocuidado e a promoção da saúde (AU).

Objective: The prevention and health promotion interventions related to the early detection of cervical cancer developed by the nurses of the Family Health Strategy (ESF) teams in the city of Assú / RN were analyzed. Methods: A descriptive study with a qualitative approach was carried out, together with 11 nurses, in July 2016, representing 61% of nurses filled with ESF. The collected material, through open interviews, was submitted to the thematic content analysis proposed by Bardin. The statements produced two categories of analysis: cervical cancer preventive practices and health education / promotion practices. Results: The results indicate that the actions related to the prevention and control of cervical cancer by nurses are still incipient. The care given to women occurs through spontaneous demand, and there is no necessary screening, in order to avoid cervical cancer in the age range advocated by the Ministry of Health. Educational actions are sporadic and implemented mainly during the campaigns promoted by the Ministry of Health, for example, the October Rose. Conclusions: It is necessary that the actions of nurses of the ESF, in what concerns the early detection and screening of cervical cancer, should be redirected and, in addition, that health education can be deployed in order to promote the empowerment of women with a view to self-care and health promotion (AU).
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Id: biblio-876529
Autor: Guedes, Cintia Danielle Faustino da Silva; Souza, Thuanne Karla Carvalho de; Medeiros, Luan Nogueira Bezerra de; Silva, Deyvisson Ribeiro da; Araújo Neta, Belisana Pinto de Abreu; Santos, Maria Margarida dos; Costa, Alex-sandra Barbosa da.
Título: Percepções de gestantes sobre a promoção do parto normal no pré-natal / Perception of pregnant women about the promotion of normal birth in the prenatal
Fonte: Rev. Ciênc. Plur;3(2):87-98, 2017. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: O parto normal deve ser estimulado na assistência pré-natal. Objetivo: Conhecer a percepção de gestantes, de uma equipe da Estratégia de Saúde da Família de Parnamirim/RN, sobre a promoção do parto normal no pré-natal. Métodos: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e de abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas com 17 gestantes e analisadas pela análise de conteúdo. Resultados: As gestantes relataram que existem poucas atividades educativas de promoção ao parto no pré-natal; apontaram a necessidade de melhor comunicação por parte dos profissionais; demonstraram entender a importância da preparação na gravidez para o parto, mesmo as orientações e informações sendo falhas; e contribuíram com opiniões de métodos educativos para promoção do parto normal no pré-natal. Conclusões: Recomenda-se a realização de ações educativas em grupo e estratégias para o fortalecimento de vínculo entre a equipe e as gestantes, buscando uma melhor promoção ao parto normal e assistência pré-natal de qualidade (AU).

Introduction: Normal birth should be stimulated in prenatal care. Objective: To know the perception of pregnant women, from a team of the Family Health Strategy of Parnamirim/RN, on the promotion of normal prenatal delivery. Methods: This is an exploratory, descriptive and qualitative approach. Interviews were conducted with 17 pregnant women and analyzed by content analysis. Results: Pregnant women reported that there are few educational activities to promote prenatal delivery; pointed out the need for better communication by professionals; have demonstrated the importance of preparing pregnancy for childbirth, even when guidelines and information are flawed; and contributed with opinions of educational methods to promote normal prenatal delivery. Conclusions: It is recommended to carry out group educational actions and strategies to strengthen the bond between the team and the pregnant women, seeking a better promotion of normal delivery and quality prenatal care (AU).
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Moimaz, Suzely Adas Saliba
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Id: biblio-876487
Autor: Moimaz, Suzely Adas Saliba; Ramirez, Gleice Tibauje Vicente; Saliba, Tânia Adas; Saliba, Orlando; Garbin, Cléa Adas Saliba.
Título: Expectativa e prática materna do aleitamento exclusivo e a saúde bucal do bebê / Expectation and Practice of Exclusive Maternal Breastfeeding and Oral Health Baby
Fonte: Rev. Ciênc. Plur;3(2):30-41, 2017. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: O aleitamento materno exclusivo (AME) é fundamental para a saúde do bebê, entretanto o sucesso da sua prática nem sempre é alcançado, pois depende de diferentes determinantes. Objetivos: Verificar a expectativa das gestantes em relação ao AME e percepção sobre a importância do aleitamento e a sua relação com a saúde bucal do filho e posteriormente acompanhar a prática durante os seis primeiros meses de vida do bebê para realização de inquérito e exame bucal da mãe e do filho. Métodos: Foi realizado um estudo longitudinal com 74 pares de mães e bebês (n=148). No último trimestre de gestação, nas Unidades de Saúde da Família, as mulheres foram entrevistadas e visitadas nos domicílios, aos seis meses de idade do bebê. Resultados: Verificou-se que 95,95% das entrevistadas pretendiam amamentar seu filho; 74% queriam AME até o sexto mês de idade do bebê, entretanto, após seis meses, 63,51% das mães estavam amamentando e apenas 18% estavam em AME; 31,05% das mães tiveram dificuldades para amamentar. Com relação à saúde bucal 98,65% das gestantes pretendiam limpar a boca do bebê e levá-lo ao cirurgiãodentista; 36,49% levariam chupeta ao hospital e 29,73% achavam que amamentar não era importante para a saúde bucal do bebê. Após seis meses do nascimento do bebê; 63,51% limpavam a boca do bebê; 91,89% ainda não haviam levado seus bebês ao cirurgião-dentista e 25,68% levaram chupeta ao hospital. Em relação a saúde bucal, 32,72% das mães possuíam mancha branca. Do total de 74 bebês, 16 possuíam dentes aos seis meses de idade, três apresentavam manchas brancas e não estavam em AME. Conclusão: A expectativa de AME não se configurou totalmente na prática. A taxa de AME aos seis meses foi baixa, portanto a identificação das barreiras é importante para o estabelecimento de estratégias de promoção de saúde para superá-las (AU).

Introduction: The exclusive breastfeeding (EBF) is fundamental for the health of child, however the sucess of the practice isn't always accomplished, because it depends on different determinants. Objectives: Verify the expectations of pregnant women in relation to exclusive breastfeeding and the importance of breastfeeding and its relationship with the oral health of the child and then accompany the practice during the first six months of the baby's life for making inquiries and oral examination of the mother and baby. Methods: It was longitudinal study with 74 pairs of mothers and children (n=148). In the last trimester of pregnancy, in the Family Heath Units, the women were interviewed and visited in the homes, at six months old baby. Results: It was found that 95.95% of respondents wanted to breastfeed her child; 74% wanted EBF up to six months old baby, however, after six months, 63.51% of mothers were breastfeeding and only 18% were on EBF; 31.05% of the mothers had trouble breastfeeding. Regarding oral health 98.65% of the women wanted to clean the baby's mouth and take him to the dentist; 36.49% lead pacifier to the hospital and 29.73% felt that breastfeeding was not important to the oral health of the baby. After sixmonths of the baby's birth; 63.51% cleared the baby's mouth; 91.89% had not yet taken their babies to the dentist and 25.68% led pacifier to the hospital. Regarding oral health, 32.72% of the mothers had a white spot. Of the total of 74 babies, 16 had teeth at six months of age, three had white spots and were not in EBF. Conclusion: The expectation of exclusive breastfeeding is not has configured in practice and that maternal knowledge relating to oral health of children with breastfeeding is low. The exclusive breastfeeding rate at six months was low, so the identification of barriers is important for the establishment of health promotion strategies to overcome them (AU).
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos



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