Base de dados : LILACS
Pesquisa : SP3.056.112 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 418 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Longo]

página 1 de 42 ir para página                         

  1 / 418 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-512102
Autor: Bezerra da Silva, Rafaela; Lins, Carol Vasconcelos; Lima, Georgina Agnelo de.
Título: Análise do perfil dos endodontistas da região metropolitana do recife no mercado de trabalho / Analysis of the profile of endodontists of metropolitan region of recife marketing of work
Fonte: Odontol. clín.-cient;7(3):215-220, jul.-set.2008. graf.
Idioma: pt.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo de fazer um mapeamento do atual perfil dos Endodontistas da Região Metropolitana do Recife, no mercado de trabalho, onde se pretende também, avaliar as influências do atual cenário profissional e suas influências no exercício desta especialidade visto que na região há escassez de estudos sobre este tema. Desta forma, foram enviados 94 questionários aos endodontistas devidamente registrados no Conselho Regional de Odontologia (CRO-PE) como especialistas em Endodontia. Os resultados foram baseados numa amostra de 47 especialistas que responderam o questionário, número este que corresponde a 50% da amostra total. Os resultados revelam que 68,1% dos endodontistas são do gênero feminino, 51,1% tem idade acima de 40 anos. A renda familiar mensal de 63% dos entrevistados é de acima de cinco mil reais e a renda individual está entre dois e três mil reais. Destes profissionais 91,5% atuam como endodontistas e trabalham em consultório particular próprio em 72,3% dos casos. O tipo da clientela é composto por pacientes particulares e de convênios numa proporção de 52,6%. Concluindo 66% dos profissionais não se considera justamente remunerado e 74,5% são realizados profissionalmente com a Endodontia.

The present work has as objective to make a mapping of the current profile of the Endodontists of the Region Metropolitan of Recife, in the labor market, where it is also intended, to evaluate the influences of the current professional scene and its influences in the exercise of this specialty since in the region it has scarcity of studies on this subject. In such a way, 94 questionnaires to the endodontistas duly registered in the Regional Advice of Dentistry had been sent (CRO-PE) as specialists in Endodontics. The results had been on a sample of 47 specialists who had answered the questionnaire, nunber this that corresponds 50% of the total sample. The results disclose that 68.1% of the endodontists are of the feminine sort, 51.1% have age above of 40 years. The monthly familiar income of 63% of the interviewed ones is of above of five a thousand reals and the individual income is between two and three a thousand reals. Of these professionals 91,5% they act as endodontists and they work in proper particular doctor's office in 72,3% of the cases. The type of clientele is composed for particular patients and of accords in a ration of 52,6%. Concluding 665 of the professionals they are not considered exactly remunerated and 74.5% are carried through professionally with the Endodontics.
Responsável: BR310.1 - Biblioteca Professor Guilherme Simões Gomes


  2 / 418 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1122109
Autor: Sala, Gabriela Adriana.
Título: Segregación laboral de los adultos mayores de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires / Occupational segregation of the elderly in the City of Buenos Aires.
Fonte: Buenos Aires; GCBA. Dirección General de Estadística y Censos; oct. 2015. f: 7 l: 30 p. tab. (Población de Buenos Aires, 12, 22).
Idioma: es.
Resumo: Este artículo analiza los patrones de participación laboral de los hombres y mujeres porteños de 60 años y más, a partir de datos de la Encuesta Permanente de Hogares del año 2013. También propone estimar la segregación ocupacional de los trabajadores mayores residentes en la Ciudad Autónoma de Buenos Aires y en las regiones argentinas, a partir del índice de asociación global bajo un modelo log-lineal saturado. Detecta mayor nivel de segregación ocupacional entre los trabajadores mayores de la Patagonia y Cuyo y entre las mujeres mayores de la región Pampeana y el Gran Buenos Aires. También observa niveles incipientes de segregación laboral entre los porteños de mayor edad vinculados a las ocupaciones de los servicios de limpieza no domésticos, directivas de medianas empresas privadas, de la construcción y de la producción industrial y artesanal y entre las porteñas ocupadas en funciones directivas de pequeñas y microempresas, de la gestión administrativa y de los servicios domésticos. Postula que la menor segregación ocupacional de los adultos mayores porteños podría estar relacionada con la menor brecha educativa entre los trabajadores mayores y los más jóvenes, la mayor antigüedad del proceso de envejecimiento demográfico y el mayor peso relativo de los adultos mayores en la estructura del empleo de la CABA. (AU)
Responsável: AR494.1 - Centro de Documentación en Salud
AR494.1; CEDOS/CD 5


  3 / 418 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Monteiro, Janine Kieling
Texto completo
Id: biblio-1002838
Autor: Gottschalk, Luciane Leila Linden; Monteiro, Janine Kieling; Andretta, Ilana.
Título: Coaching cognitivo-comportamental: relato de uma intervenção breve de carreira na transição universidade-trabalho / Coaching cognitivo-comportamental: relato de una intervención breve de carrera en la transición universidad-trabajo / Cognitive-behavioural coaching: report of a brief career intervention in university-work transition
Fonte: Psicol. Estud. (Online);24:e39798, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Ao finalizar a graduação, os universitários costumam ter dúvidas sobre qual caminho seguir. Este período é caracterizado pela transição universidade-trabalho, fase em que são indicados programas de aconselhamento de carreira para facilitar a tomada de decisão. O Coaching Cognitivo-Comportamental (CCC) visa modificar crenças, mapear recursos, avaliar possibilidades, favorecendo a tomada de decisão e elaboração de um plano de ação. Baseando-se nos pressupostos do CCC, com o objetivo de promover o planejamento de carreira de universitários no processo de transição universidade-trabalho, estruturou-se uma intervenção que foi aplicada a 61 universitários concluintes de uma universidade privada do Rio Grande do Sul. O intuito deste artigo foi detalhar o protocolo das seis sessões desenvolvidas por meio de um relato da intervenção. O relato de experiência facilitará a replicação deste programa, favorecendo outros universitários.

RESUMEN Al finalizar la graduación, los universitarios suelen tener dudas sobre qué camino seguir. Este período se caracteriza por la transición universidad-trabajo, fase en la que se indican programas de asesoramiento de carrera para facilitar la toma de decisiones. El Coaching Cognitivo-Comportamental (CCC) pretende modificar creencias, mapear recursos, evaluar posibilidades, favoreciendo la toma de decisión y elaboración de un plan de acción. Con el objetivo de promover la planificación de carrera de universitarios concluyentes, se estructuró una intervención con 61 universitarios concluyentes de una universidad privada de Rio Grande do Sul. La intención de este artículo fue detallar el protocolo de seis sesiones desarrollado para este contexto a través de un contexto Relato de la intervención. El relato de experiencia facilitará la replicación de este programa, favoreciendo a otros universitarios.

ABSTRACT Upon graduation, university students often have doubts about which way to go. This period is characterized by the university-work transition, stage in which career counseling programs are indicated to facilitate decision making. The Cognitive-Behavioural Coaching (CBC) aims to modify beliefs, map resources, evaluate possibilities, favor the decision making and design a plan of action. In order to promote the career planning with undergraduate university students, an intervention was applied to 61 university students of a private university in the state of Rio Grande do Sul. The purpose of this study was to detail the protocol of six sessions developed for this context through an intervention report. The experience report will facilitate the replication of this program, favoring other university students.
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


  4 / 418 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Barbosa, Dulce Aparecida
Texto completo
Texto completo
Id: lil-797646
Autor: Souza e Souza, Luís Paulo; Soares Silva, Weslla Sinara; Campos Mota, Écila; de Freitas Santana, Jansen Maxwell; das Graças Siqueira Santos, Leila; de Oliveira Silva, Carla Silvana; Barbosa, Dulce Aparecida.
Título: Os desafios do recém-graduado em Enfermagem no mundo do trabalho / Los retos del recién graduado en Enfermería en el mundo del trabajo / The challenges of newly-graduated in Nursing in the world of work
Fonte: Rev. cuba. enferm;30(1):4-18, ene.-mar. 2014. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo objetivou compreender como enfermeiros recém-graduados vivenciam seu primeiro emprego. Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada com seis enfermeiros recém-graduados, em Montes Claros, Minas Gerais - Brasil. Utilizou-se entrevista para coleta dos dados, que foram gravadas e transcritas. Os dados foram trabalhados por meio da análise de conteúdo. O projeto foi submetido à apreciação e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, parecer número 01797/11. Quanto à caracterização dos entrevistados, os sujeitos identificados pela busca ativa na instituição de saúde foram graduados em duas diferentes instituições de Montes Claros. O ano de término da graduação dos pesquisados foi, na maioria, em 2009, totalizando 66,8 porcento (n=04). Observa-se que o período entre a conclusão do curso e o primeiro emprego não ultrapassou um (01) ano. Ao analisar e interpretar os dados da pesquisa, fez-se a identificação dos temas mais incidentes nos discursos que permitiu a identificação de categorias que evidenciaram os desafios enfrentados, os fatores que facilitaram as entrevistadas na sua transição e a percepção de sua formação na graduação com a realidade encontrada nas instituições de saúde. Essas categorias receberam as seguintes denominações: "Os desafios da liderança e gestão"; "Competência e habilidade técnica"; "Facilidades na transição para o mundo do trabalho"; "Formação versus realidade do profissional". O primeiro emprego representou situação de estresse e medo, sendo pontos facilitadores a formação acadêmica, realização de estágios extracurriculares e apoio dos membros da equipe. Como dificultadores, notou-se pouca idade e inexperiência, dissonância entre a teoria da graduação e a prática profissional. O primeiro emprego foi marcado por dificuldades, mas pôde ser momento para superação dos limites decorrentes da formação profissional(AU)

Introducción: el estudio pretende entender cómo los enfermeros graduados encuentran su primer empleo. Métodos: investigación cualitativa con seis enfermeras diplomadas en Montes Claros, Minas Gerais-Brasil. Las entrevistas se utilizaron para la recolección de datos, y fueron grabadas y transcritas. Los datos fueron procesados a través de análisis de contenido. El proyecto fue presentado y aprobado por el Comité de ética de la investigación, número de opinión 0179711. En cuanto a la caracterización de los encuestados, temas identificados por la búsqueda activa en instituciones de salud, fueron clasificados en dos instituciones diferentes de Montes Claros.Resultados: el ranking de encuestados fue, en su mayor parte, a fines del año 2009, 66,8 por ciento (n=04). Se observa que el período entre la conclusión del curso y el primer trabajo no pasaba de un año. Mediante el análisis y la interpretación de los datos de la investigación y la identificación de los temas más incidentes en los discursos de los entrevistados, se identificacaron categorías que muestran los desafíos que enfrentaron; y los factores que facilitaron su transición, la percepción de su educación durante la Licenciatura y la realidad que se encontraron en las instituciones de salud. Conclusiones: en el primer trabajo hubo una situación de estrés y miedo, siendo éstos puntos facilitadores de la educación, la formación y apoyo extracurriculares, llevado a cabo por los miembros del equipo. Notamos la juventud e inexperiencia de los entrevistados, la disonancia entre la teoría de la Licenciatura y la práctica profesional. El primer trabajo estuvo marcado por dificultades, pero podría ser el momento de superar los límites resultantes desde la formación profesional(AU)

The study aimed to understand how nurses graduates find their first job. This is qualitative research conducted with six nurses graduates, in Montes Claros, Minas Gerais-Brazil. Interview was used for data collection, which were taped and transcribed. The data were processed through content analysis. The project was submitted to and approved by the Research Ethics Committee, opinion number 0179711. Regarding the characterization of respondents, subjects identified by active search in health institutions were graded into two different institutions of Montes Claros. End of year ranking of surveyed was, for the most part, in 2009, a total of 66.8 percent (n=04). It is observed that the period between the conclusion of the course and the first job did not exceed one (01) year. By analyzing and interpreting the research data, the identification of themes more incidents in the speeches that allowed the identification of categories that showed the challenges faced, the factors that facilitated the interviewed on his transition and the perception of his education at the graduate with the reality encountered in the health institutions. These categories received the following designations: "the challenges of leadership and management"; "Competence and technical ability"; "Facilities in transition to the world of work"; "Training versus reality of professional". The first job was stressful situation and fear being points education facilitators, conducting extracurricular training and support team members. How to process, we noticed young age and inexperience, the dissonance between the undergraduate theory and professional practice. The first job was marked by difficulties, but it might be time to overcome the limits resulting from vocational training(AU)
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


  5 / 418 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-696109
Autor: Silva, Kenia Lara; Sena, Roseni Rosangela de; Grillo, Maria Jose Cabral; Gandra, Elen Cristiane; Silveira, Marilia Rezende da.
Título: Expansion of undergraduate courses in nursing: dilemmas and contradictions facing the labor market / La expansion de los cursos de pre-grado en enfermeria: dilemas y contradicciones sobre el mercado laboral / Expansão dos cursos de graduação em enfermagem: dilemas e contradições frente ao mercado de trabalho
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;47(5):1211-1218, out. 2013.
Idioma: en.
Resumo: We sought to analyze, from the perspective of professors and students, the reasons and consequences of the expansion of undergraduate courses in nursing, discussing the dilemmas and the contradictions confronting the labor market. It was a qualitative study with data obtained from focus groups, conducted in 18 undergraduate nursing courses in the state of Minas Gerais, during the period of February to October of 2011. The narratives were submitted to critical discourse analysis. The results indicated that the education of the nurse was permeated by insecurity as to the future integration into the labor market. The insecurity translates into dilemmas that referred to employability and the precariousness of the working conditions. In this context, employment in the family health strategy emerges as a mirage. One glimpses the need for a political agenda with the purpose of discussion about education, the labor market and the determinants of these processes.

En este estudio se buscó analizar, desde la perspectiva de los docentes y estudiantes, las razones y las consecuencias de la expansión de los cursos de pregrado en enfermería, discutiendo los dilemas y las contradicciones frente al mercado de trabajo. Estudio cualitativo con datos obtenidos de grupos focales, en 18 cursos de pregrado en enfermería en el Estado de Minas Gerais, en el período de febrero a octubre de 2011. Los relatos fueron sometidos al análisis crítico del discurso. Los resultados indican que la formación del enfermero está impregnada de incertidumbre en relación a la futura inserción al mercado laboral. La incertidumbre se refleja en los dilemas que se relacionan con el empleo y las condiciones de trabajo precarias. En este contexto, el empleo en la estrategia de salud de la familia aparece como un espejismo. Se considera necesario tener una agenda política que regule la discusión sobre la formación, el mercado laboral y los factores determinantes de estos procesos. .

Procurou-se analisar, na perspectiva dos docentes e discentes, as razões e as consequências da expansão dos cursos de graduação em enfermagem, discutindo os dilemas e as contradições frente ao mercado de trabalho. Estudo qualitativo com dados obtidos de grupos focais realizados em 18 cursos de graduação em enfermagem do Estado de Minas Gerais, no período de fevereiro a outubro de 2011. As narrativas foram submetidas à análise crítica do discurso. Os resultados indicam que a formação do enfermeiro está permeada por insegurança quanto à futura inserção no mercado de trabalho. A insegurança traduz-se em dilemas que se referem à empregabilidade e à precarização das condições de trabalho. Neste contexto, o emprego na estratégia de saúde da família desponta como uma miragem. Vislumbra-se a necessidade de uma agenda política que paute a discussão sobre a formação, o mercado de trabalho e os determinantes desses processos.
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


  6 / 418 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-964282
Autor: Colichi, Rosana Maria Barreto; Lima, Silvana Andrea Molina.
Título: Empreendedorismo na enfermagem: comparação com outras profissões da saúde / Entrepreneurship in Nursing compared to other health professions
Fonte: Rev. eletrônica enferm;20:1-11, 2018. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivou-se caracterizar as empresas de enfermagem e outras profissões da saúde, comparando indicadores relacionados ao empreendedorismo entre essas categorias profissionais. Estudo de abordagem quantitativa, caráter exploratório e descritivo. A coleta de dados foi realizada em junho e julho de 2017 nos sites da Junta Comercial do Estado de São Paulo, conselhos de classe e Ministério da Educação e Cultura. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva. Com baixo capital social e concentrada em grandes centros, a maioria das empresas foi aberta a partir de 2000, como sociedade limitada, microempresa ou empresa de pequeno porte. O número de empresas de enfermagem é muito inferior ao das relacionadas à fisioterapia, psicologia, nutrição e fonoaudiologia. A área de enfermagem revela as menores relações empresas/profissionais, empresas/cursos e empresas/vagas anuais. Os indicadores reforçam a necessidade da inserção de conteúdos de empreendedorismo nos cursos de graduação em enfermagem, visando preparo para novos mercados de trabalho.

This paper consists of a descriptive, exploratory study with a quantitative approach with the aim of comparing nursing companies and companies in other health professions, using indicators related to entrepreneurship. Data was collected in June and July 2017 from the Commercial Registry of Sao Paulo website, the board of professionals of each health category studied, and the Ministry of Education and Culture, then submitted to a descriptive statistical analysis. Most of the studied companies were founded from 2000 onwards, and constituted as limited liability companies, micro enterprises or small enterprises, with low capital. There are fewer nursing companies than there are physical therapy, psychology, nutrition and speech therapy companies. The nursing profession shows the less significant relationships between companies and professionals, courses, and annual job openings. The indicators reinforce the need for inserting entrepreneurship content in nursing undergraduate courses to better prepare students for new job markets.
Responsável: BR1854.9 - Faculdade de Enfermagem


  7 / 418 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Marques, Amelia Pasqual
Texto completo
Id: biblio-892034
Autor: Góes, Angela Baroni de; Araújo, Francisca Rêgo Oliveira de; Marques, Amélia Pasqual; Schmitt, Ana Carolina Basso.
Título: Overview of physical therapy graduation courses in Brazil: current scenario / Panorama dos cursos de graduação em fisioterapia no Brasil: realidade atual
Fonte: Fisioter. Mov. (Online);30(4):661-669, Oct.-Dec. 2017. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction: After the regulation of Physical Therapy (PT) in 1969, there were only six undergraduate courses in Brazil. In the 90s, higher education underwent major expansion in all professions and the same occurred to PT, with consequent increase in the number of professionals in the labor market and privatization of education. Objective: To describe the current situation of PT courses in Brazil offered by Higher Education Institutions (IES). Methods: The data for the region, academic organization, situation, period, school system, administrative category, vacancies, course hours and duration were obtained from the website of the Ministry of Education (MEC) and refer to the year of 2013. The descriptive analyzes of central tendency, dispersion and percentage were performed in Stata 9®. Results: From the total of 550 IES registered in the MEC, 281 (51%) were in the Southeast. Regarding the academic organization, 341 (62%) corresponded to universities and 483 (87.9%) of the IES were private. Of the courses, 521 (94.7%) are active, the predominant school system was the semiannual (91.5%) and 438 were part-time. The average vacancies authorized by the IES were 129 ± 102, with at least 44,900 vacancies available in the country. Of the courses, 75% had 4,000 hours of duration with the minimum of seven semesters and a maximum of fourteen. Conclusion: The data show a higher offer of PT courses in the private sector compared to the public. There was a progressive concentration of courses and vacancies in the Southeast, especially in São Paulo.

Resumo Introdução: Após a regulamentação da Fisioterapia em 1969, existiam apenas seis cursos de graduação no país. Na década de 90, o ensino superior passou por grande expansão em todas as profissões e o mesmo ocorreu com a Fisioterapia e consequentemente o aumento do número de profissionais para o mercado de trabalho e privatização do ensino. Objetivo: descrever o panorama atual dos cursos de Fisioterapia no Brasil oferecidos pelas Instituições de Educação Superior (IES). Métodos: Os dados referentes à região, organização acadêmica, situação funcional, turno, regime letivo, categoria administrativa, vagas, carga horária e tempo de curso foram obtidos no portal do Ministério da Educação (MEC) e referem-se ao ano 2013. As análises descritivas de tendência central, dispersão e porcentagem foram realizadas no Stata 9 ® . Resultados: Do total de 550 IES cadastradas no MEC, 281 (51%) estavam na região Sudeste. Em relação à organização acadêmica, 341 (62%) correspondiam a Universidades, 483 (87,9%) das IES eram privadas. Estão em atividade 521 (94,7%) dos cursos, o regime letivo predominante foi o semestral (91,5%) e o turno de meio período estava presente em 438 IES. A média de vagas autorizadas por IES foi de 129±102, sendo disponíveis pelo menos 44.900 vagas no país. Dos cursos 75% tinham carga horária de 4.000 e com o mínimo de sete semestres e máximo de catorze. Conclusão: Os dados mostram a maior oferta de cursos em Fisioterapia no setor privado. Houve progressiva concentração de cursos e vagas na região sudeste, principalmente, no estado de São Paulo.
Responsável: BR495.1 - Biblioteca Central


  8 / 418 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1120107
Autor: Silva, Gustavo Dias da.
Título: Prioridade, foco e método: caminhos para aprovação em concursos públicos e residências na área de enfermagem / Priority, focus and method: paths for approval in public tenders and residencies in the nursing area / Prioridad, enfoque y método: caminos para ser aprobado en oposiciones públicas y residencias en el área de enfermería
Fonte: Online braz. j. nurs. (Online);16(4):376-378, 2017.
Idioma: en; es; pt.
Resumo: Ao término do curso de graduação em enfermagem, o primado de qualquer formando é exercer a profissão para o qual se preparou durante quatro ou cinco anos. Entretanto, muito frequentemente, os egressos deparam-se com um cenário desfavorável num mercado de trabalho saturado de profissionais formados em busca da primeira oportunidade e, consequentemente, cada vez mais exigente. Aliado a este panorama, somam-se a inexperiência e a insegurança, natural de quem acaba de se diplomar. Do outro lado, já inseridos no mercado de trabalho, muitos profissionais graduados, pós-graduados e experientes vivem, dia após dia, um outro tipo de insegurança - aquela gerada pela instabilidade das relações celetistas de trabalho, cada dia mais tênues. Apesar das perspectivas diferentes, vivenciadas em momentos diferentes da carreira profissional, o caminho para alcançar o objetivo da diferenciação na área de enfermagem é o mesmo: foco, dedicação, estudo, preparo e perseverança.

At the end of the undergraduate nursing course, the primacy of any trainee is to practice the profession for which he has been preparing for four or five years. However, very often, the graduates are faced with an unfavorable scenario in a job market saturated with professionals trained in search of the first opportunity and, consequently, this scenario is increasingly demanding. Along with this panorama, it is added the inexperience and the natural insecurity of those who have just graduated. On the other hand, many graduates, postgraduates, and experienced professionals who are already in the labor market, live, day after day, another type of insecurity ­ generated by the instability of the bargaining relations of work, increasingly tenuous. Despite the different perspectives, lived at different moments of the professional career, the way to reach the goal of differentiation in the nursing area is the same: focus, dedication, study, preparation, and perseverance.

Al terminar el curso de graduación en enfermería, la prioridad de cualquier formando es ejercer la profesión para la cual se preparó durante cuatro o cinco años. Sin embargo, frecuentemente, los egresados se deparan con un escenario desfavorable en un mercado de trabajo saturado de profesionales formados, buscando la primera oportunidad y consecuentemente, cada vez más exigente. Aliado a este panorama, se suman la inexperiencia y la inseguridad, natural de quien acaba de diplomarse. Del otro lado, ya inseridos en el mercado de trabajo, muchos profesionales graduados, posgraduados y con experiencias, viven día tras día, otro tipo de inseguridad- aquella generada por la inestabilidad de las relaciones "celetistas" de trabajo (Consolidación de las leyes de trabajo), cada día más tenues. A pesar de las diferentes perspectivas, vividas en momentos diferentes de la carrera profesional, el camino para alcanzar el objetivo de la diferenciación en el área de enfermería es el mismo: Enfoque, dedicación, estudio, preparación y perseverancia.
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


  9 / 418 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Meneghim, Marcelo de Castro
Texto completo
Id: lil-583667
Autor: Pereira, Antônio Carlos; Mialhe, Fábio Luiz; Pereira, Stela Márcia; Meneghim, Marcelo de Castro.
Título: O mercado de trabalho odontológico em saúde coletiva: possibilidades e discussões / The job market in public health dentistry: possibilities and discussions
Fonte: Arq. odontol;46(4):232-239, 2010.
Idioma: pt.
Resumo: Devido a uma aparente saturação do campo de trabalho privado, principalmente nos grandes centros, o trabalho na área de saúde bucal coletiva no setor público ou privado tem sido um nicho de mercado em plena expansão neste início de século. A partir do exposto, o presente artigo teve como objetivo discutir esses aspectos específicos, abordando as possibilidades para o profissional que se interessar em exercer sua profissão dentro deste campo de saberes e práticas.
Responsável: BR365.1 - BIB - Biblioteca


  10 / 418 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1100497
Autor: Santos, João Emanuel Ribeiro; Lucio, Lisley Galvão; Rosa, Ana Paula Teixeira; Silva, Elizete Mello da; Silva, Daniel Augusto da.
Título: Estudar e trabalhar: motivações e dificuldades de graduandos de Enfermagem / Studying and working: motivations and difficulties of Nursing undergraduates / Estudiar y trabajar: motivaciones y dificultades de graduados de enfermería
Fonte: Nursing (Säo Paulo);23(262):3677-3682, abr.2020.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Compreender as motivações e as dificuldades de graduandos em Enfermagem na realização do curso superior. Método: Trata-se de estudo transversal, de abordagem qualitativa, realizada com graduandos em Enfermagem no centro-oeste paulista, coleta de dados em 2018, por meio de entrevista com questionário semiestruturado elaborado pelos autores e dados analisados com Análise de Conteúdo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: A atividade remunerada concomitante aos estudos era exercida por 34 (58%) estudantes. As motivações para realização do ensino superior foram a afinidade com a área da saúde, incentivo familiar e perspectiva de futuro melhor. Sobre as dificuldades, o esgotamento físico, a falta de tempo, a dificuldade no financiamento próprio e a necessidade de morar longe da família. Conclusões: Nota-se a necessidade de determinação para não perder a motivação e o foco em alcançar as metas: boa renda salarial, qualificação e espaço no mercado de trabalho.(AU)

Objective: To understand the motivations and difficulties of undergraduate Nursing students in higher education. Method: This is a cross-sectional, qualitative study, conducted with undergraduate nursing students in the Midwest São Paulo, data collection in 2018, through interviews with semi-structured questionnaire prepared by the authors and data analyzed with Content Analysis. The research was approved by the Research Ethics Committee. Results: The paid activity concurrent with the studies was performed by 34 (58%) students. The motivations for the accomplishment of higher education were the affinity with the health area, family incentive and a better future perspective. About the difficulties, the physical exhaustion, the lack of time, the difficulty in own financing and the need to live away from the family. Conclusions: There is a need for determination not to lose motivation and focus on achieving the goals: good wage income, qualification and space in the job market.(AU)

Objetivo: Comprender las motivaciones y dificultades de los estudiantes de pregrado de enfermería en educación superior. Método: Este es un estudio transversal con un enfoque cualitativo, realizado con estudiantes de pregrado de enfermería en el Medio Oeste de São Paulo, recolección de datos en 2018, a través de entrevistas con cuestionarios semiestructurados preparados por los autores y datos analizados con Análisis de Contenido. La investigación fue aprobada por el Comité de Ética de Investigación. Resultados: La actividad remunerada concurrente con los estudios fue realizada por 34 (58%) estudiantes. Las motivaciones para el logro de la educación superior fueron la afinidad con el área de la salud, el incentivo familiar y una mejor perspectiva de futuro. Sobre las dificultades, el agotamiento físico, la falta de tiempo, la dificultad en el financiamiento propio y la necesidad de vivir lejos de la familia. Conclusiones: Existe la necesidad de determinación para no perder la motivación y enfocarse en lograr los objetivos: buenos ingresos salariales, calificación y espacio en el mercado laboral.(AU)
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería



página 1 de 42 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde