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Pesquisa : Arquivos Brasileiros de Psicologia (Rio J., 2003) - LILACS
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Id: biblio-982207
Autor: Costa, Eduardo Moura da; Peres, Savio Passafaro.
Título: Princípios fenomenológicos da compreensão da esquizofrenia fundamentados em Vigotski / Phenomenological principles of the understanding of schizophrenia based on Vygotsky / Principios fenomenológicos de la comprensión de la esquizofrenia fundamentados en Vygotski
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);70(3):128-147, set./dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: A tradição filosófica iniciada por Edmund Husserl, a fenomenologia, e a teoria histórico-cultural, desenvolvida por Vigotski, rompem com a ideia da consciência cartesiana, como algo fechado. Ambas as concepções propiciam uma rica perspectiva de estudo das psicopatologias. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo é contrastar as descrições provenientes da fenomenologia com as tentativas de explicação desse fenômeno desenvolvidos por Vigotski. Uma das posições mais aceitas entre os fenomenológos contemporâneos compreende essa patologia como um distúrbio do self, decorrente de alterações da estrutura da temporalidade, da corporalidade e das relações sociais. Para Vigotski, a esquizofrenia decorre da desintegração da formação conceitual da consciência, ocasionando o prejuízo na percepção da realidade, dos outros e de si mesmo. Por fim, apontaremos alguns nexos possíveis por meio do contraste das duas abordagens sobre estados patogênicos típicos da esquizofrenia

The philosophical tradition initiated by Edmund Husserl, phenomenology, and the historical-cultural theory, developed by Vygotsky, break with the idea of consciousness as something closed. Both conceptions provide a rich perspective on the study of psychopathology. In this sense, the aim of the present article is to contrast the descriptions coming from phenomenology with the attempts of explanation of this phenomenon developed by Vygotsky. One of the most accepted positions among contemporary phenomenologists understands this pathology as a disturbance of the self, causing changes in temporality, corporality and social relations. For Vygotsky, schizophrenia stems from the disintegration of the conceptual formation of consciousness. As a result of this, there is a loss in the perception of reality, of others and of oneself. Finally, we will point out some possible links through the contrast of the two approaches to pathogenic states typical of schizophrenia

La tradición filosófica iniciada por Edmund Husserl, la fenomenología y la teoría histórico-cultural, desarrollada por Vygotsky, rompen con la idea de la conciencia cartesiana como algo cerrado. Ambas concepciones propician una rica perspectiva de estudio de las psicopatologías. En ese sentido, el objetivo del presente artículo es contrastar las descripciones provenientes de la fenomenología con los intentos de explicación de ese fenómeno desarrollados por Vigotsky. Una de las posiciones más aceptadas entre los fenomenólogos contemporáneos comprende esa patología como un desorden del self, resultante de alteraciones de la estructura de la temporalidad, de la corporalidad y de las relaciones sociales. Para Vigotski, la esquizofrenia deriva de la desintegración de la formación conceptual de la conciencia, ocasionando el perjuicio en la percepción de la realidad, de los demás y de sí mismo. Por último, apuntaremos algunos nexos posibles por medio del contraste de los dos enfoques sobre estados patógenos típicos de la esquizofrenia
Descritores: Psicologia/história
Esquizofrenia/patologia
Limites: Seres Humanos
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Lima, Maria Celina Peixoto
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Id: biblio-982034
Autor: Lima, Maria Celina Peixoto; Fontenele, Thalita Castello Branco; Gaspard, Jean-Luc.
Título: O sujeito autista como figura da segregação / The autist as a figure of segregation / El sujeto autista como figura de la segregación
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);70(3):113-127, set./dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Considerando a problemática clínico-política concernente ao autismo, nosso objetivo é discutir como o sujeito autista representa uma das figuras da segregação do nosso tempo. Partimos de uma contextualização sobre a nova racionalidade tecnocientífica da medicina contemporânea e seus efeitos sobre os critérios estatísticos de diagnóstico/classificação no campo da saúde mental, para, em seguida, situarmos as questões relativas ao que vem configurando uma batalha política acerca do tratamento do autismo. Assim, observamos que o autismo atualiza a noção de criança generalizada, com a qual Lacan se referia ao sujeito-objeto da ciência, aquele cuja verdade está nas mãos dos especialistas. Concluímos que a contribuição de Lacan permanece atual, e - se em 1967, ele desenvolveu suas ideias sobre a segregação como resposta à psiquiatria da criança - interrogamos o que ele teria dito hoje, 50 anos depois, com relação ao cenário atual, ordenado em torno das políticas de saúde mental infantil

Considering the clinical-political problematic related to autism, our objective is to discuss how the autistic subject represents one of the figures of the segregation of our time. We start from a contextualization about the new techno-scientific rationality of contemporary medicine and its effects on the diagnostic criteria/ classification in the field of mental health, and then we situate the questions related to what has been forming a political battle about the treatment of autism. Thus, we observe that autism actualizes the notion of generalized child, with which Lacan referred to the subject-object of science, the one whose truth is in the hands of specialists. We conclude that Lacan's contribution remains current, and - if in 1967 he developed his ideas about segregation in response to the child's psychiatry - we question what he would have said today, 50 years later, in relation to the current scenario of mental health policies

Considerando la problemática clínico-política concerniente al autismo, nuestro objetivo es discutir cómo el sujeto autista representa una de las figuras de la segregación de nuestro tiempo. Partimos de una contextualización sobre la nueva racionalidad tecnocientífica de la medicina contemporánea y sus efectos sobre los criterios estadísticos de diagnóstico/ clasificación en el campo de la salud mental, para luego situar las cuestiones relativas a lo que viene configurando una batalla política acerca del tratamiento del autismo. Así, observamos que el autismo actualiza la noción de niño generalizado, con la que Lacan se refería al sujeto-objeto de la ciencia, aquel cuya verdad está en las manos de los especialistas. Concluimos que la contribución de Lacan sigue siendo actual, y - se en 1967, desarrolló sus ideas sobre la segregación como respuesta a la psiquiatría del niño - interrogamos lo que él habría dicho hoy, 50 años después, con relación al escenario actual, ordenado en torno de las políticas de salud mental infantil
Descritores: Psicanálise
Transtorno Autístico
Saúde Pública
Saúde da Criança
Segregação Social/psicologia
Limites: Seres Humanos
Criança
Responsável: BR1194.1 - UFRJ - Biblioteca


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Id: biblio-982017
Autor: Guerra, Lívia Lira; Del Prette, Zilda Pereira.
Título: Habilidades sociais educativas de cuidadores de crianças institucionalizadas / Educative social skills of caregivers of institutionalized children / Habilidades sociales educativas de cuidadores de niños institucionalizados
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);70(3):98-112, set./dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo analisou possíveis relações entre o repertório de habilidades sociais educativas dos cuidadores e as habilidades sociais e problemas de comportamento de crianças em situação de acolhimento institucional. Participaram 36 crianças, de 6 a 12 anos, bem como 19 cuidadores responsáveis, que responderam sobre as crianças no Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR) e sobre si no Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette) e o Inventário de Habilidades Sociais Educativas (IHSE-Del-Prette). A amostra de crianças apresentou escores abaixo da norma para habilidades sociais e acima para problemas de comportamento; a de cuidadores apresentou escores normativos para habilidades sociais e abaixo da norma para habilidades sociais educativas. São discutidas possíveis implicações práticas e de pesquisa das habilidades sociais educativas de cuidadores sobre o desenvolvimento socioemocional de crianças institucionalizadas

This study analyzed issues related to the repertoire of educative social skills of caregivers and the social skills and behavioral problems of institutionalized children. Participants included 36 children aged 6 to 12 years, as well as 19 responsible caregivers, who evaluated children with the Social Skills Rating System (SSRS-BR) and their own repertoire with the Social Skills Inventory (IHS-Del-Prette) and with the Educative Social Skills Inventory (IHSE -Del-Prette). Children scored below the norm for social skills and above for behavior problems. Caregivers achieved normative scores for social skills, but scored below the norm for educative social skills. Discussion focuses on possible practical and research implications of the educative social skills of caregivers on the socioemotional development of institutionalized children

Este estudio analizó posibles relaciones entre el repertorio de habilidades sociales educativas de los cuidadores y las habilidades sociales y problemas de comportamiento de los niños en situación de acogida institucional. En el Inventario de Habilidades Sociales (IHS-Del-Prette) y en el Inventario de Habilidades Sociales (IHS-Del-Prette) y en el Inventario de Habilidades Sociales (IHS-Del-Prette), participaron 36 niños, de 6 a 12 años, así como 19 cuidadores responsables, que respondieron sobre los niños en el Sistema de Evaluación de Habilidades Sociales (SSRS-BR) Inventario de Habilidades Sociales Educativas (IHSE-Del-Prette). La muestra de niños presentó escores por debajo de la norma para habilidades sociales y para los problemas de comportamiento; la de cuidadores presentó escores normativos para habilidades sociales y por debajo de la norma para habilidades sociales educativas. Se discuten posibles implicaciones prácticas y de investigación de las habilidades sociales educativas de cuidadores sobre el desarrollo socioemocional de niños institucionalizados
Descritores: Desenvolvimento Infantil
Cuidadores/educação
Habilidades Sociais
Criança Acolhida
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-981913
Autor: Bolsoni-Silva, Alessandra Turini; Mariano, Marília.
Título: Comportamentos de professores e alunos: descrições e comparações / Behaviors of teachers and students: descriptions and comparisons / Comportamientos de profesores y alumnos: descripciones y comparaciones
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);70(3):80-97, set./dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Diante da escassez de estudos que operacionalizam e comparam os comportamentos que subsidiam as interações sociais entre docentes e alunos, objetivou-se descrever e comparar as práticas educativas de professores e os comportamentos das crianças. Foram controladas as variáveis relativas à escolaridade, sexo e indicadores clínicos para problemas de comportamentos. Participaram do estudo 283 crianças que foram avaliadas por 142 docentes, por meio de roteiro de entrevista e questionários. As interações sociais no ambiente escolar são influenciadas mutuamente e podem tanto promover a aquisição de habilidades sociais, como potencializar problemas de comportamento. Este estudo tende a auxiliar programas interventivos com docentes em prol do desenvolvimento infantil

In face of the lack of studies that operationalize and compare the behaviors that subsidize the social interactions between teachers and students, the objective of this study was to describe and compare educational practices of teachers and children's behaviors. Variables related to schooling, sex and clinical indicators to behavior problems were controlled. The study involved 283 children that were evaluated by 142 teachers through an interview script and questionnaires. Social interactions in the school environment are mutually influenced and can either promote the acquisition of social abilities or potentialize behavior problems. This study tends to assist interventionist programs with teachers in favor of child development

Delante de la escasez de estudios que hacen operativosy comparan los comportamientos que subsidian las interacciones sociales entre docentes y alumnos, se ha objetivado describir y comparar las prácticas educativas de profesores y los comportamientos de los niños. Fueron controladas las variables relativas a la escolaridad, sexo e indicadores clínicos para problemas de comportamientos. Han participado en el estudio 283 niños que fueron evaluados por 142 docentes por medio de un guión de entrevista y cuestionarios. Las interacciones sociales en el ambiente escolar son mutuamente influenciadas y pueden tanto promover la adquisición de capacidades sociales como potenciar problemas de comportamiento. Este estudio tiende a auxiliar programas de intervención con docentes en favor del desarrollo infantil
Descritores: Desenvolvimento Infantil
Habilidades Sociais
Comportamento Problema
Professores Escolares
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1194.1 - UFRJ - Biblioteca


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Id: biblio-981904
Autor: Feliciano, Stefan Bovolon; Moroz, Melania.
Título: Ensino de escrita de orações para alunos surdos por discriminações condicionais / Teaching deaf students to write sentences applying conditional discriminations / Enseñanza de escritura de oraciones para alumnos sordos por discriminaciones condicionales
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);70(3):66-79, set./dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo o ensino de escrita de orações, por meio de discriminações condicionais, para alunos surdos. O procedimento teve a oração como unidade de ensino, sendo aplicado com software educativo. Participaram três alunos surdos do Ensino Médio regular. Foram utilizados os estímulos: orações ditadas (A), imagens/cenas representativas das orações (B), orações impressas (C). O delineamento constou de pré-teste, ensino, pós-teste e teste de generalização. Avaliou-se o repertório de escrita de orações antes do ensino e após o ensino, e testou-se a escrita de orações de generalização. Comparando-se os resultados antes e após o ensino, verificou-se que ocorreu escrita generalizada, com aumento na frequência dos elementos componentes de uma oração (artigo, substantivo, verbo, preposições). Conclui-se que o procedimento de ensino possibilitou, a alunos surdos, aperfeiçoar o repertório de escrita de orações

The present study aims to teach writing to deaf students, through conditional discriminations. The teaching procedure was applied with educational software adapted for insertion of sign language videos, as well as of images, syllables, words, phrases and sentences for the deaf students and had sentences as teaching unit. Three deaf students of High School from São Paulo, Brazil, participated. Sentences with LIBRAS (A), images/scenes that represented the sentences (B), and printed sentences (C) were part of the teaching procedure. The repertoire before and after the teaching procedure and the writing generalization were evaluated. Comparing the previous performance with the one presented after the teaching procedure, it was verified that the students wrote sentences with grammatical elements (as article, noun, verb, preposition). The results showed that the procedure was effective to enlarge the writing repertoire of deaf students

El presente trabajo tuvo como objetivo la enseñanza de escritura de oraciones, por medio de discriminaciones condicionales, para alumnos sordos. El procedimiento tuvo la oración como unidad de enseñanza, se utilizó un software educativo para la aplicación. Participaron tres alumnos sordos de la escuela Secundaria regular. Se utilizaron los estímulos: oraciones dictadas (A), imágenes representativas de las oraciones (B), oraciones impresas (C). El delineamiento consistió de pre-test, enseñanza, post-test y prueba de generalización. Se evaluó el repertorio de escritura de oraciones de la enseñanza, y la escritura de generalización. En comparación con los resultados antes y después de la enseñanza, se verificó que se produjo una escritura con aumento en la frecuencia en el uso de los elementos componentes de una oración (artículo, sustantivo, verbo, preposiciones). Se concluye que el procedimiento de enseñanza posibilitó, a alumnos sordos, perfeccionar el repertorio de escritura de oraciones
Descritores: Redação
Surdez
Educação de Pessoas com Deficiência Auditiva
Limites: Seres Humanos
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Spinillo, Alina Galväo
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Id: biblio-981826
Autor: Lucen, Renata Nóbrega de; Spinillo, Alina Galvão.
Título: Alfabetização e consciência metatextual: conhecimento epilinguístico e metalinguístico em foco / Literacy and the development of metatextual awareness: epilinguistic and metalinguistic knowledge in focu / La alfabetización e la conciencias metatextual: el conocimiento epilingüístico e metalingüístico en el foco
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);70(3):51-65, set./dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo examina as relações entre alfabetização e a consciência metatextual, considerando que o desenvolvimento desta consciência envolve conhecimentos epilinguístico e metalinguístico. Crianças alfabetizadas e não alfabetizadas realizaram tarefas que avaliavam esses dois tipos de conhecimento em relação a histórias. Histórias completas e incompletas foram apresentadas, sendo as crianças solicitadas a emitir julgamentos acerca de suas partes constituintes, justificando seus julgamentos. Ambos os grupos tiveram desempenho semelhante na tarefa epilinguística, porém as crianças não alfabetizadas tiveram dificuldades na tarefa metalinguística, enquanto as crianças alfabetizadas tiveram um bom desempenho nas duas tarefas, sobretudo na metalinguística. Concluiu-se que, embora haja um conhecimento epilinguístico mesmo entre as crianças ainda não alfabetizadas, a alfabetização contribui para o desenvolvimento da consciência metatextual como um todo

This present study investigates the relationship between literacy and metatextual awareness. The study takes into account the fact that this type of awareness involves both epilinguistic and metalinguistic knowledge, so that seven-year-old literate and illiterate children were asked to solve tasks which evaluated these two types of knowledge in relation to narrative texts. Complete and incomplete stories were presented, and the children were asked to make judgments about their constituent parts, explaining the basis for their judgments. Both groups had similar performance in the epilinguístic task, but the illiterate children had difficulties in the metalinguistic task, while the literate children performed well in both tasks, especially in the metalinguistic one. Thus it was concluded that although there is an epilinguistic knowledge even among illiterate children, literacy contributes to the development of metatextual awareness as a whole

El presente estudio examina las relaciones entre alfabetización e la conciencia metatextual, considerando que el desarrollo de esta conciencia implica el conocimiento epilingüístico y metalingüístico. Niños alfabetizados e analfabetos realizan tareas que evaluaron esos dos tipos de conocimiento acerca de historias. Fueron presentadas historias completas e incompletas, solicitando a los niños hacer juicios acerca de sus partes constituyentes, justificando su juicio. Em la tarea epilinguistica, ambos grupos tuvieron desempeños similares, sin embargo, em la tarea metalinguística los niños analfabetos tuvieron dificultades, mientras que los niños alfabetizados tuvieron um buen desempeño em las dos tareas, especialmente em la de metalingüística. Se concluyó que, aunque haya un conocimiento epilingüístico incluso entre los niños aún analfabetos, la alfabetización contribuye en el desarrollo de la conciencia metatextual como un todo
Descritores: Criança
Educação Infantil
Compreensão
Alfabetização
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1194.1 - UFRJ - Biblioteca


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Id: biblio-981810
Autor: Gerheim, Marcia Souza; Castro, Fernando Gastal.
Título: As tensões de ser professor no setor privado de ensino / Tensions of being a teacher in the private education sector / Las tensiones de ser professor em el sector privado de enseñanza
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);70(3):35-50, set./dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo analisa as tensões a respeito do que é ser professor em instituições privadas de ensino. Utilizamos a noção de injunção paradoxal de Castro e Gaulejac a fim de pensar atividade de trabalho, seus sentidos e suas incompatibilidades gerados pelos modos de gestão empresarial. Como referencial metodológico, baseamo-nos numa pesquisa de campo de viés fenomenológico e qualitativo, buscando compreender a situação de trabalho como sugerem Alvim e Castro. Os resultados alcançados revelam que ser professor neste contexto mostra-se tensionado por um lado, por possíveis capazes de dar sentido ao ensinar e, por outro, por exigências mercantis produtoras de forte desgaste e conflitos. Concluímos argumentando pela existência de um agravamento de experiências de mal-estar no trabalho, constituída pela situação paradoxal da atividade do docente que se encontra obrigado a ser, ao mesmo tempo e contraditoriamente, agente comercial-flexível e educador-pedagogo

This article analyses the tensions of being a teacher in private educational institutions. It uses Castro's and Gaulejac's notion of paradoxical injunction in order to think work activity, its meanings and the incompatibilities generated under the command of business-oriented management models. Its methodological reference is based on a field research of phenomenological and qualitative bias, seeking to understand the work situation as suggested by Alvim and Castro. The results reveal that being a teacher, in this context, is tensioned by the conflicts between the possible circumstances that give meaning to the work and the commercial demands that produce fret and conflict. We conclude by arguing that there is an aggravation of work malaise experiences, constituted by the paradoxical situation related to the activity of a teacher who has to be, at the same time and contradictorily, a commercial-flexible agent and a pedagogue-educator

Este artículo analiza las tensiones acerca de lo que es ser profesor en instituciones privadas de enseñanza. Utilizamos la noción de injunción paradójica de Castro y Gaulejac a fin de pensar actividad de trabajo, sus sentidos y sus incompatibilidades generadas por los modos de gestión empresarial. Como referencial metodológico, nos basamos en una investigación de campo de sesgo fenomenológico y cualitativo, buscando comprender la situación de trabajo como sugieren Alvim y Castro. Los resultados alcanzados revelan que ser profesor en este contexto se muestra tensado por un lado, por posibles capaz de dar sentido al enseñar y, por otro, por exigencias mercantiles productoras de fuerte desgaste y conflictos. Concluimos argumentando por la existencia de un agravamiento de experiencias de malestar en el trabajo, constituida por la situación paradójica de la actividad del docente que se encuentra obligado a ser, al mismo tiempo y contradictoriamente, agente comercial-flexible y educador-pedagogo
Descritores: Ensino
Trabalho
Setor Privado
Educação/organização & administração
Estresse Ocupacional
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1194.1 - UFRJ - Biblioteca


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Id: biblio-981638
Autor: Costa, Raul Max Lucas da; Danziato, Leonardo.
Título: A invenção dos Alcoólicos Anônimos: alcoolismo e subjetivação / The invention of Alcoholics Anonymous: alcoholism and subjectivation / La invención de los Alcohólicos Anónimos: alcoholismo y subjetivación
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);70(3):21-34, set./dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: O surgimento do alcoolismo como categoria médica no final século XIX foi contemporânea as intervenções médicas nas massas populacionais urbanas. Mais adiante, os Alcoólicos Anônimos (AA) surgem como uma irmandade com o propósito de tratar a "doença alcoólica" partindo de preceitos metódicos e espiritualistas. Este artigo objetiva discutir a constituição histórica e genealógica dos AA, destacando seus efeitos subjetivos em torno da categoria alcoolismo. Empreendemos um estudo bibliográfico utilizando a produção escrita dos AA, analisando os dados a partir da perspectiva foucaultiana. Constatamos que os AA individualizaram o diagnóstico de alcoolismo, até então concebido como uma doença social. Concluímos que os AA reformularam a concepção de doença alcoólica dando-lhe uma conotação subjetiva e inauguraram uma terapêutica pragmática cujo efeito foi uma nova construção identitária calcada em uma moral de vida

The emergence of alcoholism as a medical category in the late nineteenth century was contemporary to medical interventions in the urban masses. Later, Alcoholics Anonymous (AA) emerged as a brotherhood for the purpose of treating 'alcoholic disease' from methodical and spiritualistic precepts. This article aims to discuss the historical and genealogical constitution of AA, highlighting its subjective effects around the category alcoholism. We conducted a bibliographic study using the written production of AA, analyzing the data from the Foucaultian perspective. We found that AA individualized the diagnosis of alcoholism, which was previously conceived as a social disease. We conclude that AA reformulated the conception of alcoholic disease giving it a subjective connotation and inaugurated a pragmatic therapy whose effect was a new identity construction based on a moral of life

El surgimiento del alcoholismo como categoría médica alfinal del siglo XIX fue contemporáneo a las intervenciones médicas en las masas populares urbanas. Mas adelante, los Alcohólicos Anónimos (AA) surgen como una hermandad con el propósito de tratar la 'enfermedad alcohólica' partiendo de preceptos metódicos y espiritualistas. Este artículo tiene como objetivo discutir la constitución histórica y genealógica de los AA, destacando sus efectos subjetivos en torno de la categoría alcoholismo. Emprendemos un estudio bibliográfico utilizando la producción escrita de los AA, analizando los dados a partir de la perspectiva de Foucault. Constatamos que los AA individualizaron el diagnóstico de alcoholismo, hasta entonces considerado como una enfermedad social. Concluimos que los AA reformularon la concepción de enfermedad alcohólica dándole una connotación subjetiva y inauguraron una terapéutica pragmática cuyo efecto fue una nueva construcción de identidad fundamentado en una moral de vida
Descritores: Terapêutica
Alcoólicos Anônimos/história
Alcoolismo
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-981624
Autor: Dameda, Cristiane; Bonamigo, Irme Salete.
Título: Adolescentes, infração e drogas: cartografando tessituras de redes sociotécnicas / Adolescents, infraction and drugs: mapping sociotechnical networks textures / Adolescentes, infracción y drogas: cartografiando tesituras de redes sociotécnicas
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);70(3):5-20, set./dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: O uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas, o comércio proibido e outras ilegalidades relacionadas são considerados um sério problema na contemporaneidade, principalmente quando associados a adolescentes em situação de infração. As drogas são concebidas, neste estudo, como um ator da rede de vínculos dos adolescentes, mas também como parte de uma rede em expansão por meio da venda, compra e consumo que os vinculam ao tráfico. Este artigo é decorrente de uma pesquisa que identificou, a partir do método da cartografia e de noções da Teoria Ator-Rede, o consumo de drogas e o ato infracional como efeitos tecidos por uma rede de atores e que implicam a ação da droga, do sujeito, da família e de outros agentes nas relações que os enlaçam, permeadas pelos interesses que são construídos na busca de novas experiências. Trata-se da tessitura da cartografia dessa rede que produz e é produzida pelos vários atores a ela conectados

The abusive use of licit and illicit drugs, prohibited commerce and other related illegalities are considered a serious problem in the contemporaneity, especially when associated with adolescents in infraction situation. Drugs are conceived, in this study, as an actor in the adolescent bonding network, but also as part of an expanding network through the sale, purchase, and consumption which link them to traffic. This article is the result of a research that identified, from the cartography method and notions of the Theory Actor-Network, drug consumption and the infraction act as effects woven by a network of actors and involving the action of the drug, of the subject, of the family and of other agents in the relationships that enclose them, permeated by the interests that are constructed in search of new experiences. It is the texture of this network cartography that produces and is produced by the various actors connected to it

El uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas, el comercio prohibido y otras ilegalidades relacionadas son considerados serio problema en la contemporaneidad, principalmente cuando asociados a adolescentes en situación de infracción. Las drogas están concebidas en este estudio como un actor de la red de vínculos de los adolescentes, pero también como parte de una red en expansión a través de la venta, compra y consumo que los vinculan al tráfico. Este artículo es el resultado de una investigación que identificó, a partir del método de la cartografía y de nociones de la Teoría del Actor-Red, el consumo de drogas y el acto del infractor como efectos tejidos por una red de actores y que implican la acción de la droga, de la familia y de otros agentes en las relaciones que los enlazan, permeadas por los intereses que se construyen en la búsqueda de nuevas experiencias. Se trata de la tesitura de la cartografía de esa red que produce y es producida por los diversos actores a ella conectados
Descritores: Adolescente
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
Rede Social
Tráfico de Drogas
Limites: Seres Humanos
Adolescente
Responsável: BR1194.1 - UFRJ - Biblioteca


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Id: biblio-981537
Autor: Honorato, Lorena Guimarães Ferreira; Souza, Anselmo Cordeiro de; Santos, Telma Suanne Rocha dos; Zukowsky-Tavares, Cristina.
Título: Violência na Infância e Adolescência: Perfil notificado na mesorregião do Baixo Amazonas / Violence in Childhood and Adolescence: Profile reported in the mesoregion of the Low Amazon / Violencia en la Infancia y Adolescencia: Perfil notificado en la mesorregión del Bajo Amazonas
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);70(2):266-284, maio/ago. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo pretende traçar um perfil da violência infantil notificada na região oeste do Estado do Pará, com ênfase na violência física e sexual. Trata-se de investigação descritiva, retrospectiva e quantitativa realizada por meio de análise documental, a partir das fichas de atendimentos as ocorrências de violência no Programa Pro Paz Integrado, nos anos de 2012 a 2015. Os dados apresentam-se em estatísticas descritivas. Dos 2.078 registros de violência notificados, 72% se deram em vítimas do sexo feminino, 31% das violências ocorridas na casa da vítima. A violência física foi a mais frequente (32%). A faixa etária mais atingida de 12 a 17 anos. Predominou o agressor intrafamiliar (17%) e as violências notificadas concentraram-se nas regiões periféricas (60%). Caracteriza-se um perfil prevalente de violências físicas, precedidas das sexuais, em vítimas do sexo feminino, adolescentes, de baixa renda e escolaridade, cor parda, religião católica, ocorridas na casa da vítima e com agressor intrafamiliar. Conclui-se a urgência desses resultados estarem inseridos na agenda de políticas locais de enfrentamento

The article aims to trace a profile of reported child violence in the western region of the State of Pará, with emphasis on physical and sexual violence. It is a descriptive, retrospective and quantitative research carried out through documentary analysis, from the records of attendance to the occurrences of violence in the Program Pro Paz Integrado, in the years 2012 to 2015. Data are presented in descriptive statistics. Of the 2,078 records of reported violence, 72% occurred in female victims, 31% of the violence occurred in the victim's home. Physical violence was the most frequent (32%). The most affected age group was 12 to 17 years. The intrafamily aggressor predominated (17%) and reported violence was concentrated in the peripheral regions (60%). The prevailing profile of victims is characterized by physical violence, preceded by sexual violence, female, adolescent, low income, low schooling, brown color, Catholic, and violence occurs in the victim's home and with intrafamily aggressor. It is concluded that these results are included in the agenda of local coping policies

El artículo pretende trazar un perfil de la violencia infantil notificada en la región oeste del Estado de Pará, con énfasis en la violencia física y sexual. Se trata de una investigación descriptiva, retrospectiva y cuantitativa realizada por medio de análisis documental, a partir de las fichas de atención a las ocurrencias de violencia en el Programa Pro Paz Integrado, en los años 2012 a 2015. Los datos se presentan en estadísticas descriptivas. De los 2.078 registros de violencia notificados, el 72% se dio en víctimas del sexo femenino, el 31% de las violencias ocurridas en la casa de la víctima. La violencia física fue la más frecuente (32%). El grupo de edad más afectado de 12 a 17 años. Predominó el agresor intrafamiliar (17%) y las violencias notificadas se concentraron en las regiones periféricas (60%). Se caracteriza un perfil prevalente de violencias físicas, precedidas de las sexuales, en víctimas del sexo femenino, adolescentes, de baja renta y escolaridad, color parda, religión católica, ocurridas en la casa de la víctima y con agresor intrafamiliar. Se concluye la urgencia de que estos resultados estén insertados en la agenda de políticas locales de enfrentamiento
Descritores: Violência
Abuso Sexual na Infância
Maus-Tratos Infantis
Adolescente
Promoção da Saúde
-Brasil
Limites: Seres Humanos
Criança
Adolescente
Responsável: BR1194.1 - UFRJ - Biblioteca



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