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Pesquisa : Arquivos Brasileiros de Psicologia (Rio J., 2003) - LILACS
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Id: biblio-913313
Autor: Pinheiro, Nadja Nara Barbosa.
Título: Impulso destrutivo e ambiente: Winnicott em diálogo com Freud / Destructive impulse and environment: Winnicott dialogues with Freud / Impulso destructivo y ambiente: el diálogo de Winnicott con Freud
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);70(1):291-304, jan./mar. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivando compreender a trajetória teórica que levou Winnicott, ao final de sua obra, a tecer um franco diálogo com a teoria freudiana, o artigo apresenta as elaborações do autor sobre os processos emocionais primitivos, os quais devem ser entendidos como emergentes a partir das negociações empreendidas entre o impulso original agressivo do bebê e os modos como o Ambiente o maneja e sustenta a possibilidade de que, no processo de diferenciação Eu/Não eu, a destrutividade signifique a criação dos mundos interno e externo, uma vez o Ambiente sobreviva à sua própria destruição. Destaca que, à função paradoxal destrutividade/criatividade, Winnicott conecta o entendimento de pulsão de morte, postulada por Freud, como princípio desagregador necessário ao devir psíquico. À (in)destrutividade do Ambiente, o autor recorre à proposta freudiana sobre a presença paterna como elemento imprescindível ao processo de singularização. Conclui indicando a existência de uma continuidade/descontínua entre as teorias dos autores

In order to understand the theoretical trajectory that led Winnicott to open a dialogue with Freud, the article presents Winnicott's thinking on primitive emotional development, that must be understood as emerging from the negotiations stablished between baby's aggressive original impulse and the ways Environment holds it and permits that the process of differentiation between Me and Not-Me occurs, if the Environment survive from its own destruction. The article depicts that Winnicott enlaces the paradox destructivity/creativity to Freud's concept of Death Drive understood as the disintegrating principle necessary to psychic becoming. The (un)destructiveness of the Environment the author links to Freudian notions on father's presence as essential element to singularization process. As a conclusion, it proposes that there is a continuous/not/ continuous link between the two theories

Con el objetivo de comprender la trayectoria teórica que llevó a Winnicott, al final de su obra, a tejer un franco diálogo con la teoría freudiana, el artículo presenta las elaboraciones del autor sobre los procesos emocionales primitivos, los cuales deben ser entendidos como emergentes a partir de las negociaciones emprendidas entre el impulso original agresivo del bebé y los modos como el Ambiente lo maneja y sostiene la posibilidad de que en el proceso de diferenciación Yo/No-yo, la destructividad signifique la creación de los mundos interno y externo, una vez el Ambiente sobreviva a su propia destrucción. Destaca que, a la función paradójica destructividad/creatividad, Winnicott conecta al entendimiento de pulsión de muerte, postulada por Freud, como principio desagregador necesario al devenir psíquico. A la (in)destructividad del Ambiente, el autor recurre a la propuesta freudiana sobre la presencia paterna como elemento imprescindible al proceso de singularización. Concluye indicando la existencia de una continuidad/discontinua entre las teorías de los autores
Descritores: Meio Ambiente
Teoria Freudiana
Comportamento do Lactente
Pais/psicologia
Psicanálise
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1194.1 - UFRJ - Biblioteca


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Id: biblio-913174
Autor: Casemiro, Fúlvio César; Martinez, Viviana Carola Velasco.
Título: Humor mórbido: defesa e tradução do horror na Shoah / Black humor: defense and translation of horror in the Shoah / Humor mórbido: defensa y traducción del horror en Shoah
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);70(1):276-290, jan./mar. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Analisamos o humor mórbido produzido pelas vítimas dos campos de concentração nazistas, durante a catástrofe social que foi a Shoah, do ponto de vista da defesa, proposta por Freud, com o engrandecimento do ego, a preservação da integridade narcísica do ego, e como forma ímpar de extrair prazer da própria dor. E do ponto de vista da tradução psíquica do sexual, a partir da Teoria da Sedução Generalizada de J. Laplanche. Trata-se tanto da tradução do excesso transmitido pelo algoz, violência extrema, como da retradução do próprio polimórfico perverso reativado nas vítimas. Discutimos o paradoxo que se instala, pois, se por um lado o humor mórbido teria uma função defensiva e tradutiva do excesso para quem o produz e para quem ri dele, por outro, pode representar um ato de agressão e revitimização de quem se ri

We analyze the black humor produced by the victims of the Nazi concentration camps during the social catastrophe that was the Shoah, from the point of view of the defense, proposed by Freud, with the enlargement of the ego, preserving his narcissistic integrity, and as an odd way to extract pleasure from pain itself. Also from the point of view of psychic translation of the sexual, with the Theory of Generalized Seduction of J. Laplanche. This concerns both the translation of excess transmitted by the executioner, extreme violence, as well as the retranslation of polymorphic perverse reactivated in the victims themselves. We discuss the paradox that is installed because if on one hand the black Humor would have a defensive and translational function of the excess to those who produce and who laughs with that, on the other hand, may represent an act of aggression and victimization of those who are laughed at

Analizamos el humor mórbido producido por las víctimas de los campos de concentración nazis, durante la catástrofe social que fue Shoah, desde el punto de vista de la defensa, propuesto por Freud, con el engrandecimento del ego, la preservación de la integridad narcisista del ego, y como forma impar de extraer placer del propio dolor. Y desde el punto de vista de la traducción psíquica de lo sexual, a partir de la Teoría de la Seducción Generalizada de J. Laplanche.. Se trata tanto de la traducción del exceso transmitido por el verdugo, violencia extrema, como de la retraducción del propio polimórfico perverso reactivado en las víctimas. Discutimos la paradoja que se instala, pues, si por un lado el humor mórbido tendría una función defensiva y traductora del exceso para quien lo produce y para quien se ríe con eso, por otro, puede representar un acto de agresión y revictimización de quien se ríe
Descritores: Holocausto
Psicanálise
Trauma Psicológico
Senso de Humor e Humor como Assunto/psicologia
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-913151
Autor: Gomes, Lauren Beltrão; Bossardi, Carina Nunes; Bolze, Simone Dill Azeredo; Bigras, Marc; Paquette, Daniel; Crepaldi, Maria Aparecida; Vieira, Mauro Luís.
Título: Pesquisas transculturais em psicologia do desenvolvimento: considerações teórico-metodológicas / Cross-cultural research in developmental psychology: theoretical and methodological considerations / Investigaciones transculturales en psicología del desarrollo: consideraciones teórico-metodológicas
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);70(1):260-275, jan./mar. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: A cultura e os contextos sociais são aspectos importantes na investigação de fenômenos concernentes ao desenvolvimento humano. Tem-se como objetivo apresentar considerações teórico-metodológicas, baseadas na experiência de uma pesquisa realizada por pesquisadores brasileiros e canadenses, acerca dos procedimentos adotados na produção científica envolvendo a Psicologia Transcultural e a Psicologia do Desenvolvimento, apontando desafios e possibilidades para superá-los. Salienta-se a importância da adequação da pesquisa para diferentes culturas e recomenda-se atentar para os seguintes procedimentos: definição do tema de pesquisa, escolha e adaptação dos instrumentos de medida, definição do construto, treinamento dos pesquisadores e estudo piloto. A indicação de critérios dessa natureza tem como objetivo aprimorar a sistematização e descrição de estudos transculturais na área da Psicologia do Desenvolvimento para que se possam produzir resultados consistentes e válidos

The culture and social contexts are important in the investigation of aspects related to human development. The objective was to present theoretical and methodological considerations, based on our experience related to a research carried out by Brazilian and Canadian researchers, on the procedures adopted in the scientific literature involving the Transcultural Psychology and Developmental Psychology, pointing challenges and possibilities of overcoming them. The importance of adequacy of research for different cultures was stressed and it is recommended be attentive to the following: definition of the research topic, choice of the measuring instrument, definition of the construct, instrument adaptation, training researchers and pilot study. Indication criteria of this nature aims to improve the systematization and description of cross-cultural studies in Developmental Psychology, in order to make possible to produce consistent and valid results

La cultura y los contextos sociales son aspectos importantes en la investigación de fenómenos concernientes al desarrollo humano. Se tiene como objetivo presentar consideraciones teórico-metodológicas, basadas en la experiencia de una investigación realizada por investigadores brasileños y canadienses, acerca de los procedimientos adoptados en la producción científica envolviendo la Psicología Transcultural y la Psicología del Desarrollo, apuntando desafíos y posibilidades. Se destaca la importancia de la adecuación de la investigación para diferentes culturas y se recomienda atentar para los siguientes procedimientos: definición del tema de investigación, elección y adaptación de los instrumentos de medida, definición del constructo, entrenamiento de los investigadores y estudio piloto. La indicación de criterios de esa naturaleza tiene como objetivo mejorar la sistematización y descripción de estudios transculturales en el área de la Psicología del Desarrollo para que se puedan producir resultados consistentes y válidos
Descritores: Comparação Transcultural
Competência Cultural/psicologia
Etnopsicologia
Avaliação de Programas e Instrumentos de Pesquisa
Psicologia do Desenvolvimento
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-913049
Autor: Ribeiro, Wilma Raquel Barbosa; Gondim, Sônia Maria Guedes; Pereira, Cícero Roberto.
Título: Personalidade e bem-estar subjetivo de trabalhadores: moderação da regulação emocional / Personality and subjective well-being of workers: moderation of emotional regulation / Personalidad y bienestar subjetivo de trabajadores: moderación de la regulación emocional
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);70(1):239-259, jan./mar. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Esta pesquisa objetivou testar o papel moderador de dois modos de regulação emocional - regulação ascendente de emoções positivas e regulação descendente de emoções negativas - na predição do bem-estar subjetivo (BES), tendo como variável antecedente traços de extroversão e neuroticismo. Participaram 310 trabalhadores selecionados de modo não aleatório. Na coleta de dados foram utilizados: o Inventário dos cinco grandes fatores, a Escala de bem-estar subjetivo, e o Perfil de regulação emocional. Efetuaram-se análises descritivas, de correlações e regressões múltiplas. Foram identificados efeitos moderadores da regulação ascendente de emoções positivas nas relações entre os dois traços de personalidade e o BES. A utilização de estratégias ascendentes beneficiou o BES de trabalhadores com traços de introversão e neuroticismo, de modo direto, aumentando o bem-estar subjetivo geral, ou indireto, diminuindo os níveis de afetos negativos

This research aimed to test the moderating role of two modes of emotional regulation - up-regulation of the positive emotions and down-regulation of the negative emotions - in predicting subjective well-being (SWB) having as antecedent variable two personality dimensions, extraversion and neuroticism. 310 workers were selected non-randomly. In data collection, it were used Big Five personality factors inventory, Subjective well-Being scale and Profile of emotional regulation. Descriptive statistics, correlation and multiple regression analyzes were performed. Moderating effects were identified in the up-regulation of positive emotions in the relations between the two personality traits and SWB. The use of upward strategies benefited the well-being of workers with traits of introversion and neuroticism, in a direct mode, increasing the SWB, or indirect, reducing the levels of negative affects

Esta investigación objetivó probar el papel moderador de dos modos de regulación emocional - regulación ascendente de emociones positivas y regulación descendente de emociones negativas - en la predicción del bienestar subjetivo (BES), teniendo como variable antecedente rasgos de extroversión y neuroticismo. Participaron 310 trabajadores seleccionados de modo no aleatorio. En la recolección de datos fueron utilizados: el Inventario de los cinco grandes factores, la Escala de bienestar subjetivo, y el Perfil de regulación emocional. Se realizaron análisis descriptivos, de correlaciones y regresiones múltiples. Se identificaron efectos moderadores de la regulación ascendente de emociones positivas en las relaciones entre los dos rasgos de personalidad y el BES. El uso de estrategias ascendentes benefició al BES de trabajadores con rasgos de introversión y neuroticismo, de modo directo, aumentando el bienestar subjetivo general, o indirecto, disminuyendo los niveles de afecto negativo
Descritores: Ajustamento Emocional
Satisfação no Emprego
Personalidade
Desempenho Profissional
Trabalhadores/psicologia
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-913030
Autor: Santos, Carine Valéria Mendes; Antúnez, Andrés Eduardo Aguirre.
Título: Paternidade afetivamente inscrita: modalidades de interação na relação pai-bebê / Fatherhood affectively imprinted: modalities of interaction in father-baby relations / Paternidad afectivamente inscrita: modalidades de interacción padre-bebé
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);70(1):224-238, jan./mar. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Considerando a emergência de uma nova paternidade, caracterizada pela atuação do pai como um cuidador da criança, este artigo discute o contexto de interação na relação entre dois pais e seus respectivos filhos(as). Dessa forma, a análise apresentada se baseia: nos registros de observações realizadas na casa das famílias durantes os 3 primeiros meses de idade do bebê; e nas transcrições das entrevistas realizadas no último mês de gestação e no terceiro mês de idade da criança. Por meio da análise do material e considerando a perspectiva psicossocial do estudo, elaborou-se a categoria paternidade afetivamente inscrita que expressa a correlação entre os cuidados providos pelos pais diante das demandas de seus bebês e suas posições em diferentes modalidades de interação. Ressalta-se, a coexistência de referenciais arcaicos e atuais no exercício da paternidade contemporânea e a necessidade de aprofundamento dos estudos em torno da relação pai-bebê

Fatherhood has changed in contemporary families as fathers participate more actively as caregivers for their own children. This paper discusses interactions between fathers and their children in this context. Research data was gathered by observation records held in the family house over the first 3 months after birth and interviews held in the last month of pregnancy and third month of the child's life. Data analysis was based on a psychosocial perspective. Results show a new category of the fatherhood affectively imprinted, which expresses interrelations between different kinds of care provided by fathers according to their babies demands and their positions in different modalities of interaction. It should be noted that archaic and current reference in the performance of contemporary fatherhood coexist and there is a need to develop more studies about the father-baby relationship

Teniendo en cuenta la aparición de una nueva paternidad, que se caracteriza por el papel del padre como cuidador del niño, este artículo analiza el contexto de interacción en la relación entre dos padres y sus hijos (as). De esta forma, el análisis presentado se basa: en los registros de observaciones realizadas en la casa de las familias durante los 3 primeros meses de edad del bebé; y en las transcripciones de las entrevistas realizadas en el último mes de gestación y en el tercer mes de edad del niño. Por medio del análisis del material y considerando la perspectiva psicosocial del estudio, se elaboró la categoría paternidad afectivamente inscrita que expresa la correlación entre los cuidados proporcionados por los padres ante las demandas de sus bebés y sus posiciones en diferentes modalidades de interacción. Se resalta la coexistencia de referenciales arcaicos y actuales en el ejercicio de la paternidad contemporánea y la necesidad de profundizar los estudios en torno a la relación padre-bebé
Descritores: Criança
Relações Pai-Filho
Paternidade
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1194.1 - UFRJ - Biblioteca


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Id: biblio-912928
Autor: Soares, Adriana Benevides; Leme, Vanessa Barbosa Romera; Gomes, Gil; Penha, Adriana Peçanha; Maia, Fátima Almeida; Lima, Claúdio Almeida; Valadas, Sandra; Almeida, Leandro S; Araújo, Alexandra M.
Título: Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior / Academic expectations of students in the first years of Higher Education / Expectativas académicas de estudiantes en los primeros años de enseñanza superior
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);70(1):206-223, jan./mar. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho analisa expectativas acadêmicas de universitários ao ingressar no Ensino Superior. Participaram do estudo 205 estudantes do primeiro e segundo ano do Ensino Superior. Os participantes responderam a um questionário sobre expectativas pessoais, relações interpessoais, expectativas acerca do curso, carreira, instituição de ensino e um questionário de dados sociodemográficos. Os dados foram submetidos a análises qualitativas, com recurso a análise de conteúdo. Os alunos descrevem suas expectativas em direção ao mercado de trabalho e aos ganhos pessoais e profissionais resultantes do fato de cursarem o Ensino Superior. Esses resultados reiteram estudos anteriores, indicando que alunos do primeiro ano apresentam altas expectativas em relação ao Ensino Superior. Discutem-se as implicações dos resultados para novas pesquisas e intervenções com universitários, especialmente aqueles com dificuldades de adaptação acadêmica

This study analyzed students' expectations in the transition to Higher Education. Participants were 205 students of the first and second year, enrolled in public and private Higher Education institutions. Students answered an open questionnaire composed of five questions about personal expectations, interpersonal relationships, expectations about the undergraduate program and career development, the institution where they were enrolled, and a social-demographic questionnaire. Content analysis was performed to analyze data. Students described their own expectations regarding the job market, and personal and occupational benefits from studying in Higher Education. These results support previous studies that have suggested that first-year students present high expectations about higher education. We discuss the implications of the results in future researches and intervention with students, especially the ones with difficulties in academic adaptation

Este trabajo analiza expectativas académicas de universitarios al ingresar en la Enseñanza Superior. Participaron del estudio 205 estudiantes del primer y segundo año de la Enseñanza Superior. Los participantes respondieron a un cuestionario sobre expectativas personales, recursos personales, relaciones interpersonal, expectativas acerca del curso, carrera, institución educativa y un cuestionario de datos sociodemográficos. Los datos se sometieron a análisis cualitativos, utilizando el análisis de contenido. Los estudiantes describen sus expectativas hacia el mercado de trabajo y a las ganancias personales y profesionales resultantes hecho de cursar la Enseñanza Superior. Estos resultados reiteran estudios anteriores indicando que alumnos del primer arimer aonales, recursos personales, las relaciones interpersonales, Se discuten las implicaciones de los resultados para nuevas investigaciones e intervenciones con universitarios, especialmente aquellos con dificultades de adaptación académica
Descritores: Desempenho Acadêmico
Sucesso Acadêmico
Escolha da Profissão
Educação Superior
Adulto Jovem
Limites: Seres Humanos
Adulto Jovem
Responsável: BR1194.1 - UFRJ - Biblioteca


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Id: biblio-912902
Autor: Lampert, Claudia Daiane Trentin; Scortegagna, Silvana Alba.
Título: Empatia em cuidadores de idosos por meio do Teste Pfister / Empathy in caregivers of the elderly through Pfister Test / Empatía en cuidadores de ancianos por medio del Test Pfister
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);70(1):193-205, jan./mar. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: As disposições empáticas são essenciais para a assistência qualificada dos idosos. Este estudo buscou verificar se cuidadores formais apresentavam esta habilidade, de acordo com o Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC), e examinar a associação deste instrumento com o Inventário de Empatia (IE). Participaram 10 mulheres, média de idade de 46,3 anos (DP = 9,5), cuidadoras em Instituições de Longa Permanência. Constatou-se a presença de empatia, sensibilidade afetiva com recursos de controle e manejo de ansiedade, e um funcionamento cognitivo e emocional mais maduro. Houve correlação negativa moderada entre o fator Altruísmo e o aspecto formal formação (r = -0,65, p = 0,04), correlação positiva moderada entre o fator Sensibilidade Afetiva e o aspecto formal estrutura (r = 0,63, p = 0,04). A avaliação da empatia com o uso do Pfister trouxe uma compreensão ampliada das características de personalidade das cuidadoras, e sua utilização para este fim foi assegurada

Empathic dispositions are essential to the qualified care of the elderly. This study was aimed at assessing if formal caregivers showed such ability, according to Pfister Colored Pyramid Test (CPT), and at examining the association of such instrument with the Empathy Inventory (EI).The subjects were 10 women with mean age of 46.3 years (SD = 9.5), caregivers in Long-Term Institutions. The presence of empathic skills, affective sensitivity with means for controlling and managing anxiety, and more mature emotional and cognitive functioning were shown. There was moderate negative correlation between Altruism factor and the formal aspect formation (r = - 0,65, p = 0.04), moderate positive correlation between Affective Sensitivity factor and the formal aspect structure (r = 0,63, p = 0.04). The assessment of empathy through Pfister testing has brought larger understanding of the caregivers' personality traits, and its use for that purpose has been ensured

Las disposiciones empáticas son esenciales para la asistencia cualificada de las personas mayores. Este estudio buscó verificar si los cuidadores formales presentaban esta habilidad, de acuerdo con la Prueba de las Pirámides Coloridas de Pfister (TPC), y examinar la asociación de este instrumento con el Inventario de Empatía (IE). Participaron 10 mujeres, promedio de edad de 46,3 años (DP = 9,5), cuidadoras en Instituciones de Larga Permanencia. Se constató la presencia de habilidades empáticas, sensibilidad afectiva con recursos de control y manejo de ansiedad, y un funcionamiento cognitivo y emocional más maduro. Se observó una correlación negativa moderada entre el factor Altruismo y el aspecto formal de la formación (r = -0,65, p = 0,04), correlación positiva moderada entre el factor Sensibilidad Afectiva y el aspecto formal estructural (r = 0,63, p = 0,04). La evaluación de la empatía con el uso del Pfister trajo una comprensión ampliada de las características de personalidad de las cuidadoras, y su utilización para este fin fue asegurada
Descritores: Idoso
Cuidadores
Empatia
Testes de Personalidade
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-912775
Autor: Silva, Fatima Marques; Mota, Catarina Pinheiro.
Título: Vinculação aos pais, adversidade na infância e desenvolvimento de psicopatologia / Attachment to parents, adverse childhood experiences and psychopathology / Vinculación a los padres, adversidad en la infancia y desarrollo de psicopatología
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);70(1):175-192, jan./mar. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo teve como principal objetivo analisar o papel da qualidade da vinculação aos pais na associação entre experiências adversas na infância e sintomatologia psicopatológica em adultos. A amostra foi constituída por 511 indivíduos com idades entre os 25 e os 50 anos de idade (M = 34,69; DP = 7,82). Para a recolha dos dados recorreu-se a questionários de autorrelato. Os resultados sugerem que a qualidade da vinculação aos pais e as experiências adversas na infância são relevantes na predição de sintomatologia psicopatológica (depressão, somatização e ansiedade). Os resultados serão analisados à luz da teoria da vinculação, considerando a importância das experiências adversas na infância na compreensão dos processos psicopatológicos na adultícia

The present study aims to analyze the role of quality of attachment to parents in the association between adverse childhood experiences and the psychopathological symptoms in adulthood. The sample was composed by 511 adults, aged 25 to 50 (M = 34.69; DP = 7.82). For data collection we resorted to the self-report questionnaires. Results suggest that the quality of attachment to parents and adverse childhood experiences are relevant in predicting psychopathological symptoms (depression, somatization and anxiety). The results will be discussed according to attachment theory, considering the importance of adverse childhood experiences in understanding the psychopathological processes in adulthood

Este estudio tuvo como objetivo analizar el papel de la calidad del apego a los padres en la relación entre las experiencias infantiles adversas y síntomas psicopatológicos en adultos. La muestra consistió en 511 individuos con edades comprendidas entre 25 y 50 años de edad (M = 34,69; DP = 7,82). Para la recolección de datos se utilizaron cuestionarios de autoinformes. El presente estudio tuvo como objetivo analizar el papel de la calidad de la vinculación a los padres en la asociación entre experiencias adversas en la infancia y sintomatología psicopatológica en adultos. La muestra fue constituida por 511 individuos con edades entre los 25 y los 50 años de edad (M = 34.69, DP = 7.82). Para la recogida de los datos se recurrió a cuestionarios de autoinformes. Los resultados sugieren que la calidad de la vinculación a los padres y las experiencias adversas en la infancia son relevantes en la predicción de sintomatología psicopatológica (depresión, somatización y ansiedad). Los resultados serán analizados a la luz de la teoría de la vinculación, teniendo en cuenta la importancia de las experiencias adversas en la infancia en la comprensión de los procesos psicopatológicos en la edad adulta
Descritores: Adultos Sobreviventes de Eventos Adversos na Infância
Psicopatologia
Transtorno Reativo de Vinculação na Infância
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-912524
Autor: Rodrigues, Luciana; Guareschi, Neuza Maria de Fátima.
Título: A performance do vínculo na Política de Assistência Social / The performance of the bond in the Social Assistance Policy / La performance del vínculo en la Política de Asistencia Social
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);70(1):161-174, jan./mar. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: O vínculo familiar e comunitário é meta que perpassa todas as normatizações da Política Nacional de Assistência Social. Frente a essa centralidade, o artigo investiga, a partir das proposições dos Estudos da Ciência, Tecnologia e Sociedade e da Teoria Ator-Rede, a produção do vínculo como objeto da Política através da descrição e análise dos diferentes atores envolvidos em seu documento de referência para a temática: o Caderno "Concepção de Convivência e Fortalecimento de Vínculos". Compreendemos que o vínculo não é um mero laço ou associação, mas um objeto imaterial que ganha existência porque constantemente sustentamos redes de práticas que o produzem. Através dessa descrição, visualizamos a performance de três versões de vínculo circunscritas a esfera do poder, do afeto e da ética. Três diferentes versões que oferecem distintos modos de intervenção aos profissionais da Assistência Social, bem como, geram diferentes experiências aos usuários dos serviços socioassistenciais

The family and community bond is a goal that pervades all the norms of the National Policy of Social Assistance. Faced with this centrality the article investigates, from the propositions of the Science, Technology and Studies, and the Actor-Network Theory, the production of the bond as object of the Policy through the description and analysis of the different actors involved in its reference document: the Notebook "Conception of Coexistence and Strengthening of Bonds". We understand that the bond is not a mere link or association, but an immaterial object that gains existence because we constantly sustain networks of practices that produce it. Through this description we visualize the performance of three bond versions circumscribed to the sphere of power, affection and ethics. Three different versions that offer different ways of intervention to the Social Assistance professionals, as well as, generate different experiences to the users of the social assistance services

El vínculo familiar y comunitario es meta que atraviesa todas las normalizaciones de la Política Nacional de Asistencia Social. Frente a esa centralidad, este artículo investiga, a partir de las proposiciones de los Estudios de la Ciencia, Tecnología y Sociedad y de la Teoría Actor-Red, la producción del vínculo como objeto de la Política a través de la descripción y análisis de los diferentes actores involucrados en su documento de referencia para la temática: el Cuaderno "Concepción de Convivencia y Fortalecimiento de Vínculos". Comprendemos que el vínculo no es un mero lazo o asociación, sino un objeto inmaterial que gana existencia porque constantemente sostenemos redes de prácticas que lo producen. A través de esta descripción visualizamos la performance de tres versiones de vínculo circunscritas a la esfera del poder, del afecto y de la ética. Tres diferentes versiones que ofrecen distintos modos de intervención a los profesionales de la Asistencia Social, así como, generan diferentes experiencias a los usuarios de los servicios socioasistenciales
Descritores: Apego ao Objeto
Políticas
Psicologia
Sistemas de Apoio Psicossocial
Serviço Social
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1194.1 - UFRJ - Biblioteca


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Id: biblio-912406
Autor: Macerata, Iacã Machado; Costa, Luis Artur; Silva, Rodrigo Lages e.
Título: Walytopias brutalistas: operações para uma clínica selvagem / Brutalists Walytopias: operations for a savage clinic / Walytopias brutalistas: operaciones para una clínica salvaje
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);70(1):146-160, jan./mar. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: O processo civilizatório tem se sustentado sob o pressuposto de que a constituição de Aparelhos de Estado são conquistas evolutivas do ponto de vista dos coletivos. Tal premissa desqualifica os modos de organização dos chamados "bárbaros" ou "selvagens", em seu funcionamento dispersivo, descentralizado e assimétrico. No que tange à emergência da clínica psicológica, especialmente na sua interface com as políticas públicas voltadas para as pessoas em situação de "risco" ou "vulnerabilidade social", vemos operar um princípio similar. Apresentamos nesse texto uma abordagem crítica dessa distinção hierárquica, tomando como inspiração alguns operadores artístico-poéticos enunciados por Waly Salomão e Hélio Oiticica, notadamente a chamada "polinização cruzada" e o "pan-cinema permanente", no intuito de apontar possibilidades para um encontro entre prática clínica psicológica e políticas públicas que esteja mais próximo de uma "clínica comum" do que de uma razão civilizatória

The civilizational process is based upon the assumption that the constitution of State's Apparatus is an evolution achievement of collectiveness. This premise underrates the organization way of the "barbarians" or "savages" in its dispersive, non-centralistic and asymmetrical forms. Concerning the psychological clinic moreover in its connections with the public policies for those in the so called "risk situation" or "social vulnerability", a similar perspective persists. We present in this text a critical approach to this hierarchical distinction, inspired by some artistic-poetical operators stated by WalySalomão and Hélio Oiticica, notably the "cross-pollination" and the "permanent pan-cinema", aiming to point options for an encounter between psychological clinic and public policies closer to a "common clinic" then to a civilizational rationality

El proceso civilizatorio se ha sostenido bajo el supuesto de que la constitución de Aparatos de Estado son conquistas evolutivas desde el punto de vista de los colectivos. Tal premisa descalifica los modos de organización de los llamados "bárbaros" o "salvajes", en su funcionamiento dispersivo, descentralizado y asimétrico. En lo que se refiere a la clínica psicológica, especialmente en su interfaz con las políticas públicas dirigidas a las personas en situación de "riesgo" o "vulnerabilidad social", vemos operar un principio similar. En este texto se presenta un enfoque crítico de esta distinción jerárquica, tomando como inspiración algunos operadores artístico-poéticos enunciados por Waly. Salomão y Hélio. Oticica, especialmente la llamada "polinización cruzada" y el "pan-cine permanente", con el fin de apuntar posibilidades para un encuentro entre práctica clínica psicológica y políticas públicas que esté más cerca de una "clínica común" que de una razón civilizatoria
Descritores: Arte
Psicologia Clínica
Políticas Públicas de Saúde
Populações Vulneráveis
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1194.1 - UFRJ - Biblioteca



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