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Pesquisa : Aval. Psicológica (todos os anos) - LILACS
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Id: biblio-963797
Autor: Rolando, Luiz Gustavo Ribeiro; Vasconcellos, Roberta Flávia Ribeiro Rolando; Luz, Maurício Roberto Motta Pinto da.
Título: Evidências de validade da versão adaptada para o português do questionário TPACK Survey for Meaningful Learning / Validity evidence of the adapted Portuguese version of the TPACK Survey for Meaningful Learning / Evidencias de validez de la versión adaptada para el portugués del cuestionario TPACK Survey for Meaningful Learning
Fonte: Aval. psicol;17(1):37-47, 2018. tab, il.
Idioma: pt.
Resumo: Ancorado no modelo teórico Technological Pedagogical Content Knowledge, o presente estudo apresenta os resultados do processo de adaptação transcultural e verificação das evidências de validade para o instrumento TPACK Survey for Meaningful Learning. Participaram 472 professores de Biologia do Estado do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos demonstraram que houve boa compreensão e aceitação das assertivas adaptadas. As análises estatísticas realizadas indicam que a versão brasileira apresenta evidências de validade e confiabilidade, possibilitando a disponibilização de um instrumento de avaliação inédito no contexto brasileiro, em relação a percepção do professor acerca das suas diferentes bases de conhecimento. (AU)

Anchored in the theoretical Technological Pedagogical Content Knowledge model, this study presents results of the transcultural adaptation process and verification of validity evidence for the TPACK Survey for Meaningful Learning. A total of 472 Biology professors from the state of Rio de Janeiro participated in the study. Results showed a good understanding and acceptance of the adapted assertions. Statistical analyses indicate that the Brazilian version presents validity and reliability evidence, making it possible to provide an unprecedented evaluation tool in the Brazilian context, in relation to the professors' perception of their different knowledge bases. (AU)

Basado en el modelo teórico Technological Pedagogical Content Knowledge, este estudio presenta los resultados de la adaptación transcultural y verificación de las evidencias de validez para el instrumento TPACK Survey for Meaningful Learning. Participaron 472 profesores de Biología del Estado de Río de Janeiro. Los resultados mostraron que existe buena comprensión y aceptación de las asertivas adaptadas. Los análisis estadísticos realizados indican que la versión brasileña presenta evidencias de validez y confiabilidad, posibilitando la disponibilidad de un instrumento de evaluación inédito en el contexto brasileño, con relación a la percepción del profesor sobre sus diferentes bases de conocimiento. (AU)
Descritores: Ensino/educação
Tradução
Biologia
Comparação Transcultural
Tecnologia Educacional
Docentes/educação
-Reprodutibilidade dos Testes
Análise Fatorial
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudos de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-963754
Autor: Dominguez-Lara, Sergio.
Título: Procrastinación en universitarios: evidencia preliminar del efecto de contextualización en asignaturas específicas / Procrastinação em universitários: evidências preliminares do efeito da contextualização em cursos específicos / Procrastination in college students: preliminary evidence of effect of the frameworking in specific subjects
Fonte: Aval. psicol;17(1):12-19, 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: La contextualización de tests psicológicos en cursos específicos es necesaria para obtener informaciones relevantes, y sustentar las intervenciones individuales o grupales, a diferencia de los instrumentos de evaluación general, que se concentran en la vida académica global. La procrastinación académica es relevante, y su evaluación es necesaria debido a sus consecuencias a mediano y corto plazo. Por lo tanto, el objetivo del presente informe metodológico fue comparar el resultado del análisis estructural, relación entre las dimensiones, la confiabilidad y las especificaciones erróneas de la Escala de Procrastinación Académica, evaluada en su forma general (muestra 1: 717 estudiantes, 74,3% mujeres), y demarcada en asignaturas específicas (muestra 2: 142 estudiantes; 72,5% mujeres). Los resultados indican que la forma específica tiene mayor respaldo psicométrico en el ajuste global, relación entre factores, y menor frecuencia de especificaciones erróneas. Sin embargo, los coeficientes de confiabilidad no difieren entre las versiones. Se discuten las implicancias de los resultados. (AU)

A contextualização de testes psicológicos em cursos específicos é necessária para obter informações relevantes para sustentar intervenções individuais ou grupais, diferente dos instrumentos de avaliação geral, concentrados na vida acadêmica global. A procrastinação acadêmica é relevante, e a sua avaliação é necessária por suas consequências a curto e médio prazo. Então, o objetivo do presente reporte metodológico foi comparar o resultado da análise estrutural, relação entre as dimensões, a confiabilidade e as especificações erradas da Escala de Procrastinação Acadêmica, avaliada em sua forma geral (amostra 1: 717 estudantes, 74.3% mulheres) e demarcada em assinaturas específicas (amostra 2: 142 estudantes, 72.5% mulheres). Os resultados indicam que a forma específica tem maior respaldo psicométrico, tanto no ajuste global, relação entre fatores, e menor frequência de especificações erradas. No entanto, os coeficientes de confiabilidade não diferem entre as versões. As implicâncias dos resultados são discutidas. (AU)

Contextualization of psychological tests in specific courses is necessary to obtain relevant information to sustain individual or group interventions, unlike general assessment instruments, concentrated in overall academic life. Academic procrastination is relevant, and its evaluation is necessary, due to its short- and medium-term consequences. The objective of the present methodological report was to compare the results of the structural analysis, relationship between dimensions, reliability and incorrect specifications of the Academic Procrastination Scale, evaluated in its general form (sample 1: 717 students, 74.3% women), and demarcated in specific signatures (sample 2: 142 students, 72.5% women). Results indicate that the specific form has greater psychometric backing, both in the overall fit, relationship between factors, and lower frequency of erroneous specifications. However, reliability coefficients do not differ between versions. Implications of the results are discussed. (AU)
Descritores: Estudantes/psicologia
Educação Superior
Procrastinação
-Reprodutibilidade dos Testes
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adolescente
Adulto
Tipo de Publ: Estudos de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-963752
Autor: Durgante, Helen Bedinoto; Dell'Aglio, Débora Dalbosco.
Título: Critérios metodológicos para a avaliação de programas de intervenção em psicologia / Methodological criteria for the evaluation of intervention programs in psychology / Criterios metodológicos para evaluación de programas de intervención en psicología
Fonte: Aval. psicol;17(1):155-162, 2018. il, tab.
Idioma: pt.
Resumo: A área de avaliação de programas de intervenção em Psicologia ainda é incipiente no Brasil, embora o processo de monitoramento e avaliação de programas seja fundamental para o aperfeiçoamento de práticas e alocação de recursos para fins de desenvolvimento social. Este artigo teórico visa discutir conceitos/definições na área de avaliação de programas, além de apresentar critérios científicos adotados para avaliação de eficácia e efetividade de programas de intervenção. São apresentados critérios metodológicos, de acordo com agências internacionais de referência, para intervenções de promoção de saúde e prevenção de doenças, assim como diferentes indicadores de resultados de programas de intervenção. O artigo destaca também critérios para avaliar estudos de viabilidade/piloto, como prática ainda pouco comum, tanto em contexto nacional quanto internacional. Por fim, é ressaltada a importância dos critérios científicos na elaboração, desenvolvimento e avaliação de programas de intervenção na área de saúde. (AU)

The evaluation area of intervention programs in Psychology is still incipient in Brazil, although the process of monitoring and evaluating programs is fundamental for the improvement of practices and allocation of resources for social development purposes. This theoretical article aims to discuss concepts/definitions in the area of program evaluation, besides presenting scientific criteria adopted to evaluate the efficacy and effectiveness of intervention programs. Methodological criteria are presented, according to international reference agencies, for interventions to promote health and disease prevention, as well as different indicators of the results of intervention programs. The article also outlines criteria to evaluate feasibility/pilot studies, as a practice still uncommon, both in the national and international context. Finally, the importance of scientific criteria in the elaboration, development and evaluation of intervention programs in the health area is emphasized. (AU)

En Brasil, el área de evaluación de programas de intervención en Psicología todavía es incipiente, aunque el proceso de monitoreo y evaluación de programas es fundamental para el perfeccionamiento de prácticas y asignación de recursos para fines de desarrollo social. Este artículo teórico busca discutir conceptos/definiciones en el área de evaluación de programas, además de presentar criterios científicos adoptados para evaluación de eficacia y efectividad de programas de intervención. Se presentan criterios metodológicos de acuerdo con agencias internacionales de referencia, para intervenciones de promoción en salud y prevención de enfermedades, así como diferentes indicadores de resultados de programas de intervención. El artículo destaca también criterios para evaluar estudios de viabilidad/piloto, como práctica todavía poco común, tanto en el contexto nacional como internacional. Por último, se resalta la importancia de los criterios científicos en la elaboración, desarrollo y evaluación de programas de intervención en el área de salud. (AU)
Descritores: Psicologia Clínica/métodos
Resultado do Tratamento
Guias de Prática Clínica como Assunto
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-963751
Autor: Carvalho, Ana Clara Mateus; Resende, Ana Cristina.
Título: Desempenho de crianças e adolescentes não pacientes no Zulliger SC / Performance of non-patient children and adolescents in Zulliger SC / El rendimiento de los niños y adolescentes no pacientes en Zulliger SC
Fonte: Aval. psicol;17(1):142-154, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta e compara o desempenho de crianças no Zulliger Sistema Compreensivo, ZSC, de acordo com a idade. Assim, 304 crianças, de ambos os sexos, de 7 a 14 anos, que frequentavam escolas públicas e particulares, foram avaliadas pelo ZSC, considerando 70 variáveis do teste. A análise dos dados utilizou estatística descritiva, ANOVA One-Way (teste post hoc de Tukey), teste de t Student e o teste d Cohen. Os resultados mostraram diferenças significativas que permitiram dividir a amostra em três grupos. Onze variáveis mostraram diferenças significativas entre os grupos com tamanhos de efeito entre moderado e grande. O aspecto mais evidente foi a evolução cognitiva ao longo do desenvolvimento, corroborando com a literatura. Os dados levantados demonstraram que o ZSC é um instrumento que pode ser válido para avaliação psicológica da faixa etária estudada. (AU)

This article presents and compares the performance of children in the Zulliger Comprehensive System (ZSC) according to age. A sample of 304 children of both sexes, from 7 to 14 years of age, attending public and private schools, were evaluated by ZSC, considering 70 variables of the test. Data analysis incorporated descriptive statistics, One-way ANOVA (Tukey post hoc test), t Student test and Cohen's test. The results showed significant differences that allowed sample division into three groups. Eleven variables showed significant differences between groups with moderate to large effect sizes. The most evident aspect was the developmental cognitive evolution, corroborating findings in the literature. The data showed that ZSC is a valid instrument for psychological evaluation of the studied age group. (AU)

Este artículo presenta y compara el desempeño de niños en el Zulliger Sistema Comprensivo, ZSC, de acuerdo a la edad. Por lo tanto, 304 niños de ambos sexos, de 7 a 14 años, que frecuentan escuelas públicas y privadas fueron evaluados por ZSC, teniendo en cuenta 70 variables del test. El análisis de datos utilizó estadística descriptiva, ANOVA One-way (Tukey test post hoc), test de t Student y el test de Cohen. Los resultados mostraron diferencias significativas que permitieron dividir la muestra en tres grupos. Once variables mostraron diferencias significativas entre los grupos de efectos moderados y los de gran tamaño. El aspecto más evidente fue la evolución cognitiva a lo largo del desarrollo, corroborando con la literatura. Los datos obtenidos mostraron que el ZSC es un instrumento válido para la evaluación psicológica del grupo de edad estudiado. (AU)
Descritores: Técnicas Projetivas
Cognição
Distribuição por Idade e Sexo
-Reprodutibilidade dos Testes
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Estudos de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-963749
Autor: Pereira, Anderson Siqueira; Dutra-Thomé, Luciana; Koller, Silvia Helena.
Título: Propriedades psicométricas da Escala Multidimensional de Expressão Social ­ Parte Motora (EMES-M) em uma amostra brasileira / Psychometric properties of the Multidimensional Social Expression Scale ­ Motor (EMES-M) in a Brazilian sample / Propiedades psicométricas de la Escala Multidimensional de Expresión Social ­ Parte Motora (EMES-M) en una muestra brasileña
Fonte: Aval. psicol;17(1):131-141, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo tem por objetivo descrever o processo de adaptação e validação da Escala Multidimensional de Expressão Social ­ parte Motora (EMES-M) para o contexto brasileiro. A expressão social motora consiste nas habilidades sociais, que são preditores de qualidade de vida e da qualidade das relações interpessoais. A amostra foi composta de 925 indivíduos de ambos os sexos, entre 18 e 35 anos. Foram realizadas análises fatoriais confirmatórias com um modelo de oito fatores teoricamente baseados. A escala apresentou propriedades psicométricas adequadas, com CFI 0,910, TLI de 0,904, RMSEA de 0,049 e consistência interna da escala total de 0,945. Também apresentou validade convergente, medida a partir de correlações com escalas que avaliam assertividade e ansiedade social. A partir dos resultados, conclui-se que a escala pode ser utilizada em contextos de pesquisa para avaliar as habilidades sociais. (AU)

The present article aims to describe the process of adaptation and validation of the Multidimensional Social Expression Scale ­ Motor Part (EMES-M) for the Brazilian context. Motor social expression consists of social skills, which are predictors of quality of life and interpersonal relationship quality. The sample consisted of 925 individuals of both sexes, between 18 and 35 years old. Confirmatory factor analyses were performed with a theoretically based eight-factor model. The scale had adequate psychometric properties, with CFI 0.910, TLI of 0.904, RMSEA of 0.049 and internal consistency of the total scale of 0.945. It also presented convergent validity, measured from correlations with scales that evaluate assertiveness and social anxiety. From the results, we conclude that the scale can be used in research contexts to evaluate social skills. (AU)

Este artículo tiene como objetivo describir el proceso de adaptación y validación de la Escala Multidimensional de Expresión Social - Parte Motora (EMES-M) en el contexto brasileño. La expresión social motora consiste en habilidades sociales que son predictores de la calidad de vida y la calidad de las relaciones interpersonales. La muestra fue compuesta por 925 individuos de ambos sexos, entre 18 y 35 años. Se realizaron análisis factoriales confirmatorios con un modelo de ocho factores fundamentados teóricamente. La escala mostró propiedades psicométricas adecuadas con CFI 0,910, TLI de 0,904, RMSEA de 0,049 y consistencia interna de la escala total de 0,945. También presentó validez convergente, medida a partir de correlaciones con escalas que evalúan asertividad y ansiedad social. De acuerdo a los resultados se puede decir que la escala es adecuada para ser utilizada en contextos de investigación para evaluar las habilidades sociales. (AU)
Descritores: Ansiedade
Qualidade de Vida
Assertividade
Habilidades Sociais
Relações Interpessoais
-Tradução
Reprodutibilidade dos Testes
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Tipo de Publ: Estudos de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-963748
Autor: Oliveira, Katya Luciane de; Santos, Acácia Aparecida Angeli dos; Inácio, Amanda Lays Monteiro.
Título: Tradução, adaptação e evidências de validade do Thinking Styles Inventory ­ Revised II (Tsi-R2) no Brasil / Translation, adaptation and validity evidence for the Thinking Styles Inventory ­ Revised II (TSI-R2) in Brazil / Traducción, adaptación y evidencias de validez Thinking Styles Inventory Estilos de Pensamiento ­ II Revisado (TSI-R2) en Brasil
Fonte: Aval. psicol;17(1):121-130, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi traduzir, adaptar e analisar evidências de validade de conteúdo para o Thinking Styles Inventory ­ Revised II (TSI-R2), para o contexto brasileiro. Os passos para a operacionalização dessa etapa da pesquisa foram: tradução, tradução reversa, síntese das versões traduzidas, avaliação por especialistas, avaliação pelo público-alvo e estudo piloto. A amostra para o levantamento de evidências de validade semântica foi de 40 alunos, com idade média de 10 anos e 8 meses (DP=2,3), sendo 75% do sexo feminino e 25% do sexo masculino. A amostra para o estudo piloto foi de 84 alunos, com idade média de 10 anos e 7 meses (DP=2,7), sendo que o sexo feminino representou 58,3% da amostra e o masculino 41,7%. Os alunos de ambas as amostras pertenciam ao ensino fundamental público do estado do Paraná. Foi utilizada a estatística descritiva para o tratamento dos dados e os resultados indicaram uma adequação da escala em relação a análise dos itens, sendo que a avaliação de juízes se mostrou positiva, permitindo alcançar índices de concordância considerados adequados. Por fim, foram discutidas as convergências e discrepâncias entre as versões traduzida/original e a adaptada para o contexto brasileiro. (AU)

The purpose of this study was to translate, adapt and analyze content validity evidence for the Thinking Styles Inventory-Revised II (TSI-R2) for the Brazilian context. The steps for this stage of the research were: translation, reverse translation, synthesis of translated versions, evaluation by specialists, evaluation by the target audience and pilot study. The collection sample for evidence of semantic validity was 40 students, mean age of 10 years and 8 months (SD=2.3), 75% female and 25% male. The sample for the pilot study was 84 students, with an average age of 10 years and 7 months (SD=2.7). Females represented 58.3% of the sample and males 41.7%. Both student samples attended public elementary schools in the state of Paraná. Descriptive statistics were used to treat the data and results indicated the scale's adequacy in relation to the items' analysis, and the judges' evaluation was positive, allowing agreement indexes considered appropriate. Finally, convergences and discrepancies between the translated/original and the adapted versions for the Brazilian context are discussed. (AU)

El objetivo del presente estudio fue traducir, adaptar y analizar evidencias de validez de contenido en el Thinking Styles Inventory ­ Revised II (TSI-R2), en el contexto brasileño. Las etapas de esta investigación fueron: traducción, traducción inversa, síntesis de versiones traducidas, evaluación por especialistas, evaluación del público objetivo y estudio piloto. La muestra para el levantamiento de evidencias de validez semántica estuvo compuesta por 40 alumnos, con una edad media de 10 años y 8 meses (DP=2,3) siendo 75% de sexo femenino y 25% de sexo masculino. La muestra para el estudio piloto fue de 84 alumnos, con promedio de 10 años y 7 meses (DP=2,7), siendo un 58,3% femenino y un 41,7% masculino. Los alumnos de ambas muestras eran de Enseñanza Primaria de escuelas públicas del estado de Paraná. Se utilizaron estadísticas descriptivas para el tratamiento de datos y los resultados indicaron una adecuación de la escala con relación al análisis de los ítems, y la evaluación de los jueces se mostró positiva, permitiendo alcanzar índices de concordancia adecuados. Finalmente, se discutieron las convergencias y discrepancias entre las versiones traducida/original y la adaptada para el contexto brasileño. (AU)
Descritores: Estudantes/psicologia
Cognição
Ensino Fundamental e Médio
Aprendizagem
-Tradução
Projetos Piloto
Reprodutibilidade dos Testes
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Estudos de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-963746
Autor: Holz, Maila Rossato; Kochhann, Renata; Salles, Jerusa Fumagalli de; Pimenta, Maria Alice de Mattos; Fonseca, Rochele Paz.
Título: A influência da idade e da escolaridade nas praxias construtivas do teste NEUPSILIN / The influence of age and schooling in the constructive praxis of the NEUPSILIN test / Influencia de la edad y la escolaridad en las praxias constructivas del test NEUPSILIN
Fonte: Aval. psicol;17(1):111-120, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Avaliação das praxias construtivas, embora tradicional, tem sido insuficientemente explorada no exame neurocognitivo. O objetivo foi verificar efeito de idade e escolaridade, assim como interação entre os itens de praxias construtivas no Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve ­ NEUPSILIN, obtendo-se normas de referência por desempenho. Participaram 613 adultos e idosos entre 19 até 90 anos. Realizou-se quatro tarefas, três de cópia (quadrado, margarida e cubo) e uma produção espontânea (relógio). Conduziu-se MANCOVA para avaliar efeito da idade e escolaridade nos grupos; post hoc Bonferroni para normas nos desenhos. Houve efeito de idade no quadrado e no relógio e efeito de escolaridade no relógio. Ocorreu interação entre idade e escolaridade no cubo e na margarida em que o desempenho aumentou nos grupos de maior escolaridade e diminuíram com aumento da idade. Percebe-se a influência da idade e escolaridade como variáveis relevantes para dados normativos de desempenho em praxias construtivas. (AU)

Constructive praxis evaluation, although traditional, has been insufficiently explored in the neurocognitive examination. The objective of this study was to verify the effect of age and schooling, as well as interaction between the items of constructive praxis in the Brief Neuropsychological Assessment Instrument (NEUPSILIN), obtaining performance benchmarks. A total of 613 adults and elderly between 19 and 90 years of age participated. There were four tasks: three copying (square, daisy and cube) and one spontaneous production (clock). MANCOVA was conducted to evaluate effects of age and schooling in the groups; post hoc Bonferroni for standards in drawings. Age had an effect on the drawings of the square and the clock, schooling had an effect on the drawings of the clock. There was interaction between age and schooling in the cube and daisy drawings, in which performance increased in the groups with higher schooling and decreased with increasing age. We can see the influence of age and schooling as relevant variables for normative performance data in constructive praxis. (AU)

La evaluación de las praxias constructivas, aunque tradicional, no ha sido suficientemente investigada en el examen neurocognitivo. El objetivo fue verificar la interacción entre edad y escolaridad, así como la interacción entre los ítems de praxias constructivas en el Instrumento de Evaluación Neuropsicológica Breve ­ NEUPSILIN, obteniéndose normas de referencia por rendimiento. Participaron 613 adultos y ancianos con edades entre 19 y 90 años. Fueron realizadas cuatro tareas, tres copias (cuadrado, margarita y cubo) y una producción espontánea (reloj). Se llevó a cabo MANCOVA para evaluar el efecto de edad y escolaridad en los grupos; post hoc Bonferroni para las normas en los dibujos. Hubo efecto de edad en el cuadrado y en el reloj; también hubo efecto de escolaridad en el reloj. Hubo interacción entre edad y escolaridad en el cubo y la margarita donde el rendimiento aumentó en los grupos con más escolaridad y disminuyó en los grupos de edad más avanzada. La influencia de edad y escolaridad parecen ser variables relevantes para datos normativos de rendimiento en praxias constructivas. (AU)
Descritores: Escolaridade
Testes de Estado Mental e Demência
Destreza Motora
-Reprodutibilidade dos Testes
Distribuição por Idade e Sexo
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudos de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-963744
Autor: Oliveira, Jamille Cavalcante de; Cardoso, Lucila Moraes.
Título: Meninos e meninas: influências culturais no método de Zulliger / Boys and girls: cultural influences in the Zulliger method / Niños y niñas: influencias culturales en el método de Zulliger
Fonte: Aval. psicol;17(1):101-110, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Neste estudo, objetivou-se comparar o desempenho no Zulliger pelo Sistema Compreensivo (ZSC) em função do sexo biológico em crianças cearenses. Participaram do estudo 68 crianças, pareadas quanto ao sexo e a idade, variando entre 6 e 11 anos. Foram administrados nas crianças os testes de Raven e ZSC em sessão individual. O ZSC identificou nas meninas maior capacidade em demonstrar necessidades afetivas e um funcionamento cognitivo imaturo e, nos meninos, possível meticulosidade, tendências a se refugiar na fantasia, emprego distorcido da verbalização e dificuldades nos relacionamentos interpessoais. O fato do ZSC distinguir as disparidades observadas de acordo com gênero sugere evidências de validade para o método. (AU)

The objective of this study was to compare the performance in the Zulliger Comprehensive System (ZCS) as a function of biological sex in children from Ceará. The study included 68 children, divided equally in sex and age, ranging from 6 to 11 years. The Raven and ZCS tests were administered to the children individually. The ZCS identified girls' ability to demonstrate affective needs and immature cognitive functioning and, in boys, possible meticulousness, tendencies to take refuge in fantasy, distorted use of verbalization and difficulties in interpersonal relationships. The fact that the ZCS distinguishes observed gender disparities suggests evidence of validity for the method. (AU)

El objetivo fue comparar el rendimiento del test de Zulliger (ZSC) por el Sistema Comprensivo, en función del sexo biológico de niños cearenses. Participaron del estudio 68 niños, pareados por sexo y edad, variando la misma de 6 a 11 años. Se administraron los tests de Raven y ZSC en sesiones individuales. El ZSC identificó en las niñas mayor capacidad en demostrar necesidades afectivas y un funcionamiento cognitivo inmaduro, y, en los niños, posible meticulosidad, tendencia a refugiarse en fantasías, uso distorsionado de la verbalización y dificultades en las relaciones interpersonales. El hecho del ZSC distinguir las disparidades observadas de acuerdo con el género, sugiere evidencias de validez para el método. (AU)
Descritores: Técnicas Projetivas
Caracteres Sexuais
Afeto
Relações Interpessoais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Estudos de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-963742
Autor: Sáez-Delgado, Fabiola; Bustos-Navarrete, Claudio; Díaz-Mujica, Alejandro.
Título: Autoeficacia cuestionario de autorregulación de estudio readiness / Questionário de autoeficácia para a autorregulação para estudar (readiness) / Self-efficacy questionnaire of the self-directed-learning readiness
Fonte: Aval. psicol;17(1):92-100, 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: La investigación ha demostrado la importancia de los instrumentos que miden la autoeficacia ligada a áreas de funcionamiento diferenciado, como el aprendizaje autorregulado. El objetivo de este trabajo fue proyectar y estudiar el comportamiento psicométrico del Cuestionario de Autoeficacia para la Autorregulación de la Disposición al Estudio. Se aplicó el instrumento, compuesto por nueve ítems, a una muestra por conveniencia de 695 estudiantes, en cinco universidades de la provincia de Concepción, CHILE. Mediante análisis factorial exploratorio, fue encontrada una estructura con un factor general (M=3.87; DE=0.65) y tres sub-factores, que fue demostrada en un análisis factorial confirmatorio. El instrumento muestra niveles adecuados de confiabilidad (α=0.84), una estructura latente con buen ajuste para los datos y correlaciones leves, pero estadísticamente significativas, con clasificaciones autoreferidas. Por lo tanto, el instrumento presenta propiedades psicométricas adecuadas para ser aplicadas en formato de auto-informe a distintos grupos de estudiantes. (AU)

A investigação tem demonstrado a importância dos instrumentos que medem a autoeficácia ligada às áreas de funcionamento diferencial, como a aprendizagem autorregulada. O objetivo deste trabalho é projetar e estudar o comportamento psicométrico do Questionário de Autoeficácia para a Autorregulação da Disposição para Estudar. O instrumento, composto por nove itens, foi aplicado em uma amostra por conveniência de 695 estudantes de cinco universidades da Província de Concepción, Chile. Por meio de análise fatorial exploratória, foi encontrada uma estrutura com um fator geral (M=3,87; DE=0,65) e três subfatores, a qual foi provada em uma análise fatorial confirmatória. O instrumento mostra níveis adequados de confiabilidade (α=0,84), uma estrutura latente com bom ajuste para os dados e as correlações leves, mas estatisticamente significativas, com classificações autorreferidas. Portanto, o instrumento apresenta propriedades psicométricas adequadas para serem aplicadas em formato de autorrelato, para diferentes grupos de alunos. (AU)

The investigation has demonstrated the importance of instruments that measure self-efficacy linked to areas of differential functioning, such as self-directed learning. The objective of this work is to design and study the psychometric behavior of the SelfEfficacy Questionnaire for Self-Directed-Learning. The instrument, composed of nine items, was applied to a convenience sample of 695 students from five universities in the province of Concepción, Chile. Through exploratory factor analysis, a structure with one general factor (M=3.87, SD=0.65) and three sub-factors was found, which was proved through confirmatory factor analysis. The instrument shows adequate levels of reliability (α=0.84), a latent structure with good fit for the data, and slight but statistically significant correlations with self-reported classifications. Therefore, the instrument has adequate psychometric properties to be applied in a self-report format for different groups of students. (AU)
Descritores: Estudantes/psicologia
Autoeficácia
Educação Superior
Aprendizagem
-Reprodutibilidade dos Testes
Análise Fatorial
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Estudos de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-963739
Autor: Nery, Vanessa de Fátima; Neiva, Elaine Rabelo; Franco, Kettyplyn Kamilla Sanches.
Título: Estrutura fatorial da escala de respostas comportamentais à mudança organizacional / Factor structure of the behavioral responses to organizational change scale / Estructura factorial de la escala de respuestas comportamentales al cambio organizacional
Fonte: Aval. psicol;17(1):79-91, 2018. tab, il.
Idioma: pt.
Resumo: As respostas comportamentais são fundamentais para o sucesso das mudanças organizacionais. O presente estudo descreve a busca por evidências de validade do construto da Escala de Respostas Comportamentais à Mudança Organizacional, instrumento que integra duas dimensões comportamentais ­ Comportamento de Apoio e Resistência ­ na mesma escala. A escala também foi construída em duas versões: com o referente no nível individual e com o referente no nível coletivo. Para isso, foram realizadas análises fatoriais exploratórias (N=239 e N=294) e análises fatoriais confirmatórias (N=400 e N=424) das duas versões da escala e os resultados são comparados para discutir a questão do nível de análise. Os resultados corroboraram a pertinência de solução bifatorial, com 11 itens, apesar da correlação entre os fatores. A análise fatorial confirmatória ratificou os resultados encontrados na AFE. Quanto à precisão do instrumento, por meio dos coeficientes alfa de Cronbach, foram verificados bons índices de consistência interna. (AU)

Behavioral responses are critical to success in organizational change. The present study describes the search for construct validity evidence for the Behavioral Responses to Organizational Change Scale, an instrument that integrates two behavioral dimensions ­ supportive behavior and resistance - on the same scale. The scale was also constructed in two versions: one with the referent at the individual level and one at the collective level. To this end, exploratory factor analyses (N=239 and N=294) and confirmatory factor analyzes (N=400 and N=424) of the scale's two versions were performed and results are compared to discuss the level of analysis question. The results corroborated the pertinence of a two-factor solution, with 11 items, despite the correlation between the factors. Confirmatory factor analysis ratified the results found in EFA. As to the instrument's accuracy, good indices of internal consistency were verified through Cronbach's alpha coefficients. (AU)

Las respuestas comportamentales son fundamentales para el éxito de los cambios organizacionales. Este estudio describe la búsqueda de evidencias de validez del constructo de la Escala de Respuestas Comportamentales con relación al Cambio Organizacional, instrumento que integra dos dimensiones del comportamiento ­ comportamiento de apoyo y resistencia ­ en la misma escala. La escala también fue realizada en dos versiones: con referencia al nivel individual y con referencia al nivel colectivo. Fueron realizados análisis factorial exploratorio (N=239 y N=294) y análisis factorial confirmatorio (N=400 y N=424) de las dos versiones de la escala. Los resultados son comparados, para discutir el tema de nivel de análisis y los mismos corroboraron la pertinencia de solución bifactorial, con 11 ítems, a pesar de la correlación entre los factores. El análisis factorial confirmatorio ratificó los resultados encontrados en la AFE. En cuanto a la precisión del instrumento, por medio de los coeficientes alfa de Cronbach, se verificaron buenos índices de consistencia interna. (AU)
Descritores: Inovação Organizacional
-Reprodutibilidade dos Testes
Análise Fatorial
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Estudos de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas



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