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Pesquisa : Barbarói (todos os anos) - LILACS
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Id: lil-696725
Autor: Prado Filho, Kleber; Teti, Marcela Montalvão.
Título: A cartografia como método para as ciências humanas e sociais / The cartography as a method for the humanities and social sciences
Fonte: Barbarói;(38):45-49, jun. 2013.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo busca recolher num diálogo entre Foucault e Deleuze elementos metodológicos que possibilitem realizar uma cartografia social. Não se trata aqui de "sistematizar o método cartográfico", mas de reunir apontamentos e indicações nesse diálogo, que sirvam de suporte para análises críticas, estudos e pesquisas, ao mesmo tempo em que sirvam como instrumentos de resistência. Diferentemente da cartografia tradicional, que traça mapas de territórios, relevo e distribuição populacional, uma cartografia social faz diagramas de relações, enfrentamentos e cruzamentos entre forças, agenciamentos, jogos de verdade, enunciações, jogos de objetivação e subjetivação, produções e estetizações de si mesmo, práticas de resistência e liberdade. Como método presta-se à análise e desmontagem de dispositivos, ação que consiste em desemaranhar suas enredadas linhas, além de instrumentalizar a resistência aos seus modos de objetivação e subjetivação. Tal como proposta por Foucault e Deleuze, a análise cartográfica configura-se como instrumento para uma história do presente, possibilitando a crítica do nosso tempo e daquilo que somos.(AU)

This article seeks to collect a dialogue between Foucault and Deleuze methods that will allow to perform a social cartography. This is not to "the systematic mapping method", but to gather notes and information in this dialogue, which serve as support for critical analysis, studies and research while serving as instruments of resistance. Unlike traditional cartography, which traces territories maps, topography and population distribution, social cartography is a relationship diagrams, and crosses between fighting forces, funding, games of truth, utterances games, objectivity and subjectivity, self-productions and self-estetizations, practices of resistance and freedom. As a method lends itself to analysis and removal of devices, an action that is to unravel their tangled lines, and resistance to equip their modes of objectification and subjectification.As proposed by Foucault and Deleuze cartographic analysis appears as an instrument of this story, allowing criticism of our time and what we are.(AU)
Descritores: Ciências Sociais
Metodologia
Ciências Humanas
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-603225
Autor: Gomes, Daniel de Oliveira.
Título: Blanchot ferido com fogo / Blanchot injured with fire
Fonte: Barbarói;(34):188-197, jun. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: O presente ensaio trabalha especificamente com a obra de um autor da filosofia e da literatura francesa pós-estruturalista, Maurice Blanchot. O artigo visa a produzir uma confabulação blanchotiana com a questão fascinante da fala, da literatura e dos sentidos do próprio autor, confessando um desespero e uma contaminação ardente e inevitável. Aproximando-o dos paradoxos do espaço literário, queremos demonstrar metodologicamente o hermetismo do autor e o modo com o qual ele sempre colocou a filosofia contra a própria filosofia. Até que ponto Blanchot veste uma infantilidade kafkiana em seu aberto compromisso com a escritura? Ler Blanchot só pode-se fazer ao gesto de um ferimento com fogo, a perda de memória que se sente ante a ameaça de um revolver carregado.(AU)

This essay deals specifically with Maurice Blanchot's philosophic and literary work. It aims to raise such a blachotianian confabulation into its fascinant question of word, literature and their meanings for Blanchot himself, avowing some flaming and unavoidable despair and contamination. At approaching Blanchot from these literary space paradoxes, we want to demonstrate methodologically the author's and the way by which he always has put philosophy against itself. We ask: At what point does Blanchot wears a kafkian infantility in his open commitment towards writing? So reading Blanchot is only possible with a sign like a fire-hurting, the loss of memory that one can feel under a gun pointed to his head.(AU)
Descritores: Filosofia
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-603222
Autor: D'Angelo, Rosanna M. Martins; Montañés, Maria Concepción Menéndez.
Título: Depresión y/o codependencia en mujeres: necesidad de un diagnóstico diferencial / Depression and/or codependency in women: the need for a differential diagnosis
Fonte: Barbarói;(34):125-145, jun. 2011. tab.
Idioma: es.
Resumo: El constructo codependencia procedente del campo de las adicciones y expandido al de la Psicología interpersonal, se refiere a un modo disfuncional de relacionarse donde el codependiente focaliza su vida en los demás con dejadez de sí mismo; responsabilizándose por sus conductas, intenta controlar, rescatar y salvar sus vidas. Actualmente, los trastornos mentales comunes como la ansiedad o la depresión ocupan el 40-50 por ciento de la atención psiquiátrica. Al igual que la codependencia, estos trastornos, causan discapacidad, pérdida de calidad de vida, sufrimiento, aislamiento social, estigmatización, sobremorbilidad física y/o mortalidad por comportamiento suicida. Existe una gran similitud en los síntomas de depresión y codependencia, siendo la mujer la más afectada. Este estudio, una revisión teórica - pesquisa bibliográfica realizada en la base PsycINFO sobre codependencia y depresión en mujeres, trata sobre la codependencia, quiénes la padecen, sus instrumentos de evaluación más utilizados así como las investigaciones que relacionan codependencia y depresión a mujeres. Se indaga sobre todo en los diagnósticos diferenciales existentes y utilizados para la depresión y la codependencia, así como en los tratamientos, poniendo en evidencia la necesidad de una intervención integral en la salud mental de la mujer.(AU)

The codependency construct from the field of addictions and expanded to that of interpersonal psychology, refers to a dysfunctional way of relating where the codependent focuses his life on others with neglect of himself taking responsibility for their behavior, trying to control, rescue and save their lives. Currently, common mental disorders such as anxiety or depression occupy 40-50 percent of psychiatric care. As co-dependency, these disorders cause disability, loss of quality of life, suffering, social isolation, stigma, physical overmorbility and / or mortality for suicidal behavior. There is a great similarity in the symptoms of depression and codependency, women being the most affected. This study, a revision of existing theory - a bibliographic study of the database PsycINFO about codependency and depression in women, focuses on codependency, those who suffer from it, the most widely used assessment instruments and the research linking codependency and depression in women. It investigates especially the existing differential diagnosis used for depression and codependency, as well as treatments, highlighting the need for comprehensive intervention in the mental health of women.(AU)
Descritores: Mulheres
Dependência Mimética
Depressão
Diagnóstico Diferencial
-Psicologia
Limites: Seres Humanos
Feminino
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-603218
Autor: Machado, Tássia Brenner; Bottoli, Cristiane.
Título: Como os professores percebem a violência intrafamiliar / As the teachers notice the violência intrafamily
Fonte: Barbarói;(34):38-59, jun. 2011. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Esta pesquisa, de cunho qualitativo, objetivou compreender a forma como os professores dos anos iniciais percebem a repercussão da violência intrafamiliar no desenvolvimento dos seus alunos. Foram entrevistadas três professoras que já fazem parte de um projeto de capacitação para lidar com a temática da violência intrafamiliar na escola e outras três que não participam. Todas elas, com mais de dois anos de experiência com anos iniciais, residentes em Santa Maria -RS. A coleta de dados deu-se através de uma entrevista semi-estruturada. Após utilizou-se, como procedimento, a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que as entrevistadas compreendem bem o conceito de violência e violência intrafamiliar, diferenciando-os. Quatro professoras relataram perceber a violência intrafamiliar na escola e duas não. Sobre o enfrentamento dessa situação, todas as entrevistadas responderam que sondariam a situação, comunicariam a escola e entrariam em contato com os conselhos tutelares. Quanto às influências no desenvolvimento infantil da criança, com relação aos pares, foi bastante enfatizada. Em relação à figura do professor, somente três entrevistadas trouxeram dados referentes a isso e, ainda, no tocante a participação ou não de projetos de capacitação, não houve diferenças significativas.(AU)

This qualitative research intended to understand how teachers at first years of school perceive the impact intrafamily violence has on their students' development. Six female teachers have been interviewed: three participate in a project which aims at enabling professionals to handle intrafamily violence issues in the school environment; the other three do not take part in the project. All six teachers have experience teaching the first years and reside in Santa Maria - RS, Brazil. Data were collected by means of a semi-structured interview. Afterwards, as a procedure, content analysis was carried out. The results obtained demonstrate that the interviewed teachers understand and distinguish the concepts of both violence and intrafamily violence. Four of the teachers reported having observed intrafamily violence at the school, whereas two have not. When concerning handling such situation, all interviewees responded they would investigate it, communicate it to the school and contact guardianship organizations. With regards to the facts that influence child development, the relation amongst peers was emphasized. Only three interviewees brought up data referring to the role teachers play in the teacher-student relation. Furthermore, no significant differences relating to the teachers' participation or nonparticipation in the project were found.(AU)
Descritores: Desenvolvimento Infantil
Violência Doméstica
Docentes
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-603217
Autor: Slomka, Luciane.
Título: Associação entre o nível de resiliência e o estado clínico de pacientes renais crônicos em hemodiálise / Association between the level of resilience and clinical status of patients chronic kidney disease
Fonte: Barbarói;(34):23-37, jun. 2011. graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre a resiliência e o estado clínico de pacientes renais crônicos em hemodiálise. Foi um estudo transversal, quantitativo, que analisou a distribuição dos níveis de resiliência e os relacionou com o estado clínico dos pacientes. Foram 60 pacientes de ambos os sexos, adultos, em hemodiálise há pelo menos três meses. O principal instrumento aplicado foi a escala de resiliência de Wagnild e Young(1993). O estado clínico foi mensurado através do Índice de Kt/V, taxa de hemoglobina e o indice de massa corporal. Percebeu-se uma leve tendência dos pacientes com escore de resiliência mais elevados a apresentarem índice de Kt/V mais próximo do ideal, indicando associação não significativa. O mesmo ocorreu em relação ao nível de resiliência e a taxa de hemoglobina. A associação entre a resiliência e o índice de massa corporal apresentou uma tendência maior em comparação às outras associações. Então, pacientes com o índice de massa corporal dentro do nível tomado como saudável apresentaram nível mais elevado de resiliência. Não houve associação significativa entre resiliência e o estado clínico dos pacientes avaliados, apesar dos resultados apontarem uma discreta tendência para isso.(AU)

The aim of this study was to evaluate the association between resilience and clinical status of patients with chronic renal failure on hemodialysis. It was a cross-sectional study, quantitative, which analyzed the distribution of levels of resilience and related to the clinical status of patients. There were 60 patients of both sexes, adults on hemodialysis for at least three months. The main instrument used was the scale resilience Wagnild and Young (1993). The clinical status was measured by the index Kt / V, hemoglobin and body mass index. It was noticed a slight tendency of patients with scores higher resilience to submit index Kt / V closer to the ideal, indicating no significant association. The same occurred in relation to the level of resilience and hemoglobin. The association between resilience and body mass index showed a greater tendency compared to other associations. Thus, patients with body mass index within the level taken as healthy had higher level of resilience. There was no significant association between resilience and clinical status of patients, although results indicate a slight tendency for this.(AU)
Descritores: Pacientes
Diálise Renal
Insuficiência Renal Crônica
Resiliência Psicológica
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-549066
Autor: Gaitán, Flavio; Maneiro, Maria.
Título: El plan jefes y jefas de hogar desocupados: sus efectos en la protesta de los movimientos de trabajadores desocupados / Social programs for unemployed workers in Argentina: its efects on the collective action
Fonte: Barbarói;(30):139-158, jan.-jul. 2009. ilus.
Idioma: es.
Resumo: El proceso de desindustrialización profundizado por el proyecto neoliberal implementado en la Argentina, dio como resultado una sociedad más desigual, en la cual el desempleo y la informalidad crecieron en forma descomunal. En ese marco, surgió un abanico de movimientos sociales referenciados en el derecho al trabajo. Tras la crisis de 2001, fue implementado el plan Jefes y Jefas de Hogar Desocupados, que pretendía ser una política social que abarcase el universo de los desempleados. En la práctica, no fue universal y fue implementado fundamentalmente a partir de los municipios y, en algún sentido, por organizaciones comunitarias, como los movimientos de trabajadores desocupados. El trabajo pretende presentar el alcance del plan Jefes y Jefas de Hogar Desocupados y el impacto de éste sobre estos movimientos sociales. Interesa analizar el modo en que es leído por parte delos diferentes actores y la dinámica que se establece como respuesta a su implementación.

The process of desindustrialización as a result of the neoliberal project in Argentina produced a more unequal society, with high unemployment rates. In that frame, arose a range of social movements around employment problems. After the 2001 crisis, was implemented programme for unemployed chiefs of family with the aim of being an universal social policy covering the whole universe of enemployed persons. In fact, the programe was not universalbut implemented, he was not universal and it was implemented by political leaders and, insome sense, by communitarian organizations, such us the movements of vacated workers. In that sense, the work tries to analize the impact of this programe on the social dynamic of unemployed movemts; particularly, how interact the different actors.
Descritores: Avaliação de Desempenho Profissional
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-972537
Autor: Lima, Lívia Barbosa; Feitosa, Amanda Layse Oliveira; Costa, Frederico Alves.
Título: Análise sobre ações coletivas: contribuições e limites teóricos na produção científica da psicologia social brasileira / Analysis about collective actions: theoretical contributions and limits in scientific production of brazilian social psychology / Analisis sobre acciones colectivas: aportaciones y limitaciones de las teorias na producción científica en psicología social brasileña
Fonte: Barbarói;(50):14-38, jul.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir o modo como pesquisadoras/es do campo da psicologia social têm analisado o tema da ação coletiva a partir das perspectivas teóricas que utilizam. Esta discussão permite-nos localizar as teorias que estão fundamentando investigações contemporâneas sobre movimentos sociais no contexto brasileiro e refletir sobre suas limitações e contribuições para a democratização da sociedade. Esse trabalho é fruto de uma pesquisa mais ampla, na qual construímos um mapeamento de pesquisadoras/es brasileiras/os que se identificam com a psicologia social e caracterizamos os artigos sobre temas políticos publicados por elas/es. Discutimos treze artigos categorizados na categoria temática ação coletiva, publicados a partir de 2003, escritos em português, produzidos por oito pesquisadoras/es presentes no mapeamento. Estes artigos tratam sobre obstáculos, possibilidades e repercussões da participação em diferentes movimentos sociais, utilizando teorias distintas. A partir da leitura dos artigos, construímos duas categorias analíticas que se referem a conceitos centrais utilizados nos estudos – gênero e identidade –, as quais orientam a discussão sobre contribuições e limitações das perspectivas teóricas para a compreensão do processo de democratização social. Todos os artigos compartilham a crítica à dicotomia entre indivíduo e sociedade, a concepção do político como não reduzido à esfera institucional e a articulação entre a produção do conhecimento e o enfrentamento a relações de dominação. Espera-se que este artigo contribua para a reflexão de estudantes e pesquisadoras/es sobre modos de análise das ações coletivas na psicologia social brasileira.

The aim of this article is to discuss the way that researchers from the social psychology field and/or political psychology have analysis the subject of collective action from the theoretical perspective that they use. This discuss able us to localize the theories that are grounding contemporary investigations about social movements in Brazilian context and to reflect about their limits and contributions to society democratization. This work result of a broader research, in which we constructed a mapping of Brazilian researchers who identify with social psychology, and we characterized articles about political themes published by them. We discuss thirteen articles that we categorize in the category collective action, that were publish from 2003, were write in Portuguese, made by eight researchers presents in the mapping. These articles treat about obstacles, possibilities and repercussions of participation in different social movements, using distinct theories. From reading the articles, we constructed two analytical categories that are refer to main concepts used in analyses – gender and identity –, which guide the discussion about contributions and limitations of theoretical perspectives for the understanding of process of social democratization. All articles share the critique of the dichotomy between individual and society, the conception of politics as not reduced to the institutional sphere and the articulation between the production of knowledge and the confrontation of relations of domination. It is expect that this article contribute to the reflexion of students and researchers about the analysis modes of the collective actions in Brazilian social psychology.

Este artículo objetiva discutir el modo como los investigadores del campo de la psicología social analizan el tema de la acción colectiva a partir de las teorías utilizadas. Esta discusión permite ubicar las teorías utilizadas en el contexto brasileño en las investigaciones sobre movimientos sociales, además de permitir la reflexión sobre sus limitaciones y las contribuciones para el proceso de construcción democrática de la sociedad. Este trabajo es un recorte de una investigación mayor en la cual mapeamos investigadores brasileños que se identifican con la psicología social y caracterizamos los artículos publicados por ellos sobre temas políticos. Analizamos los artículos de la categoría acción colectiva publicados desde 2003 en la lengua portuguesa. Fueran analizados trece artículos producidos por ocho investigadores elegidos en la investigacion mayor. Los trabajos tienen como tema los obstáculos, posibilidades y repercusiones de la participación en movimientos sociales, analizados utilizando teorías distintas. Construimos dos categorías de análisis referentes a los conceptos utilizados, son ellas: género e identidad. A partir de ellas debatimos las contribuciones y limitaciones de las teorías para el proceso de construcción democrática de la sociedad. Todos los artículos critican la dicotomía entre individuo y sociedad, la concepción de político además del ámbito institucional y la articulación entre producción de conocimiento y enfrentamiento de relaciones de dominación. Creemos que este artículo contribuye para la reflexión de estudiantes e investigadores sobre los modos de análisis del tema de la acción colectiva en la psicología social brasileña.
Descritores: Psicologia Social
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-972536
Autor: Freitas, Felipe Corral.
Título: Reformando a reforma e reestruturando o discurso: a perspectiva dos deputados do PT nas reformas da previdência dos governos FHC e Lula / Reformando la reforma y reestructurando el discurso: las perspectivas de los diputados del PT en las reformas de la previdencia de los gobiernos FHC y Lula / Reforming reform and restructuring the discorse: the perspective of the PT members in the social security reform of the government's of FHC and Lula
Fonte: Barbarói;(50):39-69, jul.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Conhecido por sua posição oposicionista ao governo FHC (PSDB), o PT e seus integrantes se colocaram contra a reforma da Previdência promovida pelo então governo do PSDB. No entanto, logo que se tornou governo, Lula (PT) não médio esforços para aprovar uma reforma nos mesmos moldes do governo antecessor. Neste sentido, o objetivo deste artigo é apresentar as propostas de reformas da Previdência dos governos FHC e Lula e identificar os argumentos dos deputados petistas proferidos durante as Seções do Grande Expediente da Câmara Federal no período que compreende a tramitação das reformas – entre 1995 e 1998 para a reforma do governo FHC, e em 2003 para a reforma do governo Lula –, com o intuito de verificar sua variação discursiva neste contexto entre as reformas, momento em que o partido inverte sua posição institucional. Para isso, serão utilizados os aspectos teóricos e metodológicos da teoria do discurso de Laclau Mouffe, tais como discurso, articulação e antagonismo, imprescindíveis para captura dos sentidos atribuídos as reformas pelos parlamentares do PT. Então, com a chegada do PT ao comando do Executivo Federal, as reformas marcam, de forma elucidativa, a variação do discurso dos integrantes do partido e, por isso, do próprio partido, tendo em vista ser uma das primeiras políticas implementadas pelo partido assim que se tornou governo.

Conocido por su posición oposicionista al gobierno FHC (PSDB), el PT y sus integrantes se colocaron contra la reforma de la Previdencia promovida por el entonces gobierno del PSDB. Sin embargo, tan pronto como se convirtió en gobierno, Lula (PT) no medio esfuerzos para aprobar una reforma en los mismos moldes del gobierno antecesor. En este sentido, el objetivo de este artículo es presentar las propuestas de reformas de la Previdencia de los gobiernos FHC y Lula e identificar los argumentos de los diputados petistas pronunciados durante las Secciones del Gran Expediente de la Cámara Federal en el período que comprende la tramitación de las reformas, entre 1995 y 1998 Para la reforma del gobierno FHC, y en 2003 para la reforma del gobierno de Lula, con el intuido de verificar su variación discursiva en este contexto entre las reformas, momento en que el partido invierte su posición institucional. Para ello, se utilizarán los aspectos teóricos y metodológicos de la teoría del discurso de Laclau y Mouffe, tales como discurso, articulación y antagonismo, imprescindibles para la captura de los sentidos atribuidos a las reformas por los parlamentarios del PT. En el caso de que el Gobierno de la República Bolivariana de las Naciones Unidas, en el marco de la Convención de las Naciones Unidas, Que se convirtió en gobierno.

Known for its opposition to the FHC (PSDB) government, the PT and its members opposed the Social Security reform promoted by the then PSDB government. However, as soon as it became government, Lula (PT) did not make average efforts to approve a reform in the same way as the predecessor government. In this sense, the objective of this article is to present the proposals of reforms of the Social Security of the governments FHC and Lula and to identify the arguments of the petistas deputies made during the Sections of the Great Expedient of the Federal House in the period that includes the process of the reforms - between 1995 and 1998 for the reform of the FHC government, and in 2003 for the reform of the Lula government - with the intuition of verifying its discursive variation in this context between the reforms, at which time the party reverses its institutional position. For that, the theoretical and methodological aspects of Laclau and Mouffe's discourse theory, such as discourse, articulation and antagonism, will be used to capture the meanings attributed to the reforms by the PT parliamentarians. Thus, with the arrival of the PT under the command of the Federal Executive, the reforms clearly mark the variation of the discourse of the members of the party and, therefore, of the party itself, in view of being one of the first policies implemented by the party. Which became government.
Descritores: Previdência Social
-Política
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-972535
Autor: Baron, Sadi; Etges, Virginia Elisabeta.
Título: Hidronegócio em questão: empoderamento dos atores regionais no contexto da descentralização da geração e gestão da energia elétrica / Hydrogen in question: empowering regional actors in the context of the decentralization of the generation and management of electrical energy
Fonte: Barbarói;(50):70-89, jul.-dez. 2017. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo apresenta uma reflexão sobre o modelo centralizado de produção de energia elétrica no Brasil, com destaque para a fonte hidrelétrica, realizada por meio da construção de barragens e usinas, que geram fortes impactos sociais e ambientais. Esse modelo, que opera de forma verticalizada, interligado de norte a sul, fez da energia elétrica uma mercadoria, uma commodity, que favorece o desenvolvimento do Hidronegócio. Dessa forma atende aos interesses de grandes grupos econômicos, empreiteiras, bancos, fornecedoras de equipamentos, grandes consumidores e empresas de consultoria que visam unicamente o aumento dos seus lucros. Para se contrapor a esse modelo, que concentra e exclui, é necessário que ocorra a desconcentração da geração de energia elétrica e o aproveitamento dos potenciais regionais, como a biomassa residual, possibilitando o empoderamento das comunidades, visando a promoção do desenvolvimento regional.

This paper presents a reflection on the centralized model of electric energy production in Brazil, with emphasis on the hydroelectric source, made through the construction of dams and power plants, which generate strong social and environmental impacts. This model, which operates vertically, interconnected from north to south, has made electric energy a commodity, that favors the development of the Hydropower. In this way, it serves the interests of large economic groups, contractors, banks, equipment suppliers, large consumers and consulting companies that only aim to increase their profits. In order to counteract this model, which concentrates and excludes, it is necessary to decentralize the electric energy generation and to promote the use of regional potentials, such as residual biomass, to enable the empowerment of the communities, aiming the promotion of regional development.
Descritores: Abastecimento de Energia
Desenvolvimento Regional
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Id: biblio-982632
Autor: Ulrich, Josiane Abrunhosa da Silva; Menezes, Ana Luisa Teixeira.
Título: Interfaces entre a produção de conhecimentos ameríndios e as relações de gênero com os Guarani / Interfaces between the production of Amerindian knowledge and gender relations with the Guarani people / Interfaces entre la producción de conocimientos amerindios y las relaciones de genero con los Guaraní
Fonte: Barbarói;(48):41-51, jul.-dez. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: O projeto “Aprendizagens interculturais com os Guarani e produção de conhecimentos ameríndios para a educação”, desenvolvido pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) que reúne professores, estudantes de pós-graduação e graduação tem possibilitado a discussão e fomento à pesquisa com interfaces transdisciplinares. Este tem procurado abordar a reflexão sobre os processos educativos interculturais que permitam visualizar outros modos de pensar as “infâncias”. A partir das discussões da equipe do projeto, do conhecimento acumulado em pesquisas tendo os Guarani como principais interlocutores e da revisão bibliográfica efetuada, a seguir desenvolvemos algumas considerações sobre as relações de gênero em coletivos Guarani. Pois ao contemplar a educação das infâncias no plural priorizando a linguagem que busca recuperar a ação do corpo que a inscreve no mundo e lhe atribui sentido, identificamos a abertura do eixo analítico relacionado às relações de gênero no projeto, visto a necessidade de uma melhor compreensão deste tema nas práticas educativas interculturais que objetivam desenvolver metodologias que contemplem as especificidades dos saberes ameríndios.

The project “Intercultural learning with the Guarani people and production of Amerindian knowledge for education”, developed by the University of Santa Cruz do Sul (Unisc), which brings together professors, graduate and undergraduate students has enabled the discussion and fostered the research with transdisciplinary interfaces. It has sought to address the reflection on the intercultural educational processes that allow to visualize other ways of thinking the "childhood”. Based on the discussions of the project team, the accumulated knowledge in surveys having the Guarani people as main interlocutors and the bibliographical review carried out, we have developed some considerations about the gender relations in the Guarani groups. When contemplating the education of childhood in the plural, prioritizing the language that seeks to recover the action of the body that inscribes it in the world and gives it meaning, we identify identified the opening of the analytical axis related to the gender relations in the project since the need for a better understanding of this theme in intercultural educational practices that aim to develop methodologies that contemplate the specificities of Amerindian knowledge.

El proyecto “Aprendizajes interculturales con los Guaranís y producción de conocimientos amerindios para la educación”, desarrollado por la Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) que reúne profesores, estudiantes de posgrado y graduación tiene posibilitado la discusión y fomento a la investigación con interfaces transdisciplinarias. Este tiene buscado abordar la reflexión sobre los procesos educativos interculturales que les permitan mirar y reflexionar otros modos de pensar las “infancias”. Desde las discusiones del equipo del proyecto, del conocimiento de las investigaciones que tiene los guaranís como principales interlocutores y de la revisión bibliográfica realizada, desarrollamos algunas consideraciones a respecto de las relaciones de género en colectivos guaranís. Puesto que contempla la educación de las infancias en el plural privilegiándose el lenguaje que busca recuperar la acción del cuerpo que le inscribe en el mundo y le asigna sentido, identificamos la apertura del eje analítico relacionado a las relaciones de género en el proyecto, a la necesidad de una mejor comprensión del tema en las prácticas educativas interculturales que objetivan desarrollar metodologías que tengan las especificidades de los saberes amerindios.
Descritores: Índios Sul-Americanos
-Relações Interpessoais
Limites: Seres Humanos
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