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Id: biblio-972537
Autor: Lima, Lívia Barbosa; Feitosa, Amanda Layse Oliveira; Costa, Frederico Alves.
Título: Análise sobre ações coletivas: contribuições e limites teóricos na produção científica da psicologia social brasileira / Analysis about collective actions: theoretical contributions and limits in scientific production of brazilian social psychology / Analisis sobre acciones colectivas: aportaciones y limitaciones de las teorias na producción científica en psicología social brasileña
Fonte: Barbarói;(50):14-38, jul.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir o modo como pesquisadoras/es do campo da psicologia social têm analisado o tema da ação coletiva a partir das perspectivas teóricas que utilizam. Esta discussão permite-nos localizar as teorias que estão fundamentando investigações contemporâneas sobre movimentos sociais no contexto brasileiro e refletir sobre suas limitações e contribuições para a democratização da sociedade. Esse trabalho é fruto de uma pesquisa mais ampla, na qual construímos um mapeamento de pesquisadoras/es brasileiras/os que se identificam com a psicologia social e caracterizamos os artigos sobre temas políticos publicados por elas/es. Discutimos treze artigos categorizados na categoria temática ação coletiva, publicados a partir de 2003, escritos em português, produzidos por oito pesquisadoras/es presentes no mapeamento. Estes artigos tratam sobre obstáculos, possibilidades e repercussões da participação em diferentes movimentos sociais, utilizando teorias distintas. A partir da leitura dos artigos, construímos duas categorias analíticas que se referem a conceitos centrais utilizados nos estudos – gênero e identidade –, as quais orientam a discussão sobre contribuições e limitações das perspectivas teóricas para a compreensão do processo de democratização social. Todos os artigos compartilham a crítica à dicotomia entre indivíduo e sociedade, a concepção do político como não reduzido à esfera institucional e a articulação entre a produção do conhecimento e o enfrentamento a relações de dominação. Espera-se que este artigo contribua para a reflexão de estudantes e pesquisadoras/es sobre modos de análise das ações coletivas na psicologia social brasileira.

The aim of this article is to discuss the way that researchers from the social psychology field and/or political psychology have analysis the subject of collective action from the theoretical perspective that they use. This discuss able us to localize the theories that are grounding contemporary investigations about social movements in Brazilian context and to reflect about their limits and contributions to society democratization. This work result of a broader research, in which we constructed a mapping of Brazilian researchers who identify with social psychology, and we characterized articles about political themes published by them. We discuss thirteen articles that we categorize in the category collective action, that were publish from 2003, were write in Portuguese, made by eight researchers presents in the mapping. These articles treat about obstacles, possibilities and repercussions of participation in different social movements, using distinct theories. From reading the articles, we constructed two analytical categories that are refer to main concepts used in analyses – gender and identity –, which guide the discussion about contributions and limitations of theoretical perspectives for the understanding of process of social democratization. All articles share the critique of the dichotomy between individual and society, the conception of politics as not reduced to the institutional sphere and the articulation between the production of knowledge and the confrontation of relations of domination. It is expect that this article contribute to the reflexion of students and researchers about the analysis modes of the collective actions in Brazilian social psychology.

Este artículo objetiva discutir el modo como los investigadores del campo de la psicología social analizan el tema de la acción colectiva a partir de las teorías utilizadas. Esta discusión permite ubicar las teorías utilizadas en el contexto brasileño en las investigaciones sobre movimientos sociales, además de permitir la reflexión sobre sus limitaciones y las contribuciones para el proceso de construcción democrática de la sociedad. Este trabajo es un recorte de una investigación mayor en la cual mapeamos investigadores brasileños que se identifican con la psicología social y caracterizamos los artículos publicados por ellos sobre temas políticos. Analizamos los artículos de la categoría acción colectiva publicados desde 2003 en la lengua portuguesa. Fueran analizados trece artículos producidos por ocho investigadores elegidos en la investigacion mayor. Los trabajos tienen como tema los obstáculos, posibilidades y repercusiones de la participación en movimientos sociales, analizados utilizando teorías distintas. Construimos dos categorías de análisis referentes a los conceptos utilizados, son ellas: género e identidad. A partir de ellas debatimos las contribuciones y limitaciones de las teorías para el proceso de construcción democrática de la sociedad. Todos los artículos critican la dicotomía entre individuo y sociedad, la concepción de político además del ámbito institucional y la articulación entre producción de conocimiento y enfrentamiento de relaciones de dominación. Creemos que este artículo contribuye para la reflexión de estudiantes e investigadores sobre los modos de análisis del tema de la acción colectiva en la psicología social brasileña.
Descritores: Psicologia Social
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-972536
Autor: Freitas, Felipe Corral.
Título: Reformando a reforma e reestruturando o discurso: a perspectiva dos deputados do PT nas reformas da previdência dos governos FHC e Lula / Reformando la reforma y reestructurando el discurso: las perspectivas de los diputados del PT en las reformas de la previdencia de los gobiernos FHC y Lula / Reforming reform and restructuring the discorse: the perspective of the PT members in the social security reform of the government's of FHC and Lula
Fonte: Barbarói;(50):39-69, jul.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Conhecido por sua posição oposicionista ao governo FHC (PSDB), o PT e seus integrantes se colocaram contra a reforma da Previdência promovida pelo então governo do PSDB. No entanto, logo que se tornou governo, Lula (PT) não médio esforços para aprovar uma reforma nos mesmos moldes do governo antecessor. Neste sentido, o objetivo deste artigo é apresentar as propostas de reformas da Previdência dos governos FHC e Lula e identificar os argumentos dos deputados petistas proferidos durante as Seções do Grande Expediente da Câmara Federal no período que compreende a tramitação das reformas – entre 1995 e 1998 para a reforma do governo FHC, e em 2003 para a reforma do governo Lula –, com o intuito de verificar sua variação discursiva neste contexto entre as reformas, momento em que o partido inverte sua posição institucional. Para isso, serão utilizados os aspectos teóricos e metodológicos da teoria do discurso de Laclau Mouffe, tais como discurso, articulação e antagonismo, imprescindíveis para captura dos sentidos atribuídos as reformas pelos parlamentares do PT. Então, com a chegada do PT ao comando do Executivo Federal, as reformas marcam, de forma elucidativa, a variação do discurso dos integrantes do partido e, por isso, do próprio partido, tendo em vista ser uma das primeiras políticas implementadas pelo partido assim que se tornou governo.

Conocido por su posición oposicionista al gobierno FHC (PSDB), el PT y sus integrantes se colocaron contra la reforma de la Previdencia promovida por el entonces gobierno del PSDB. Sin embargo, tan pronto como se convirtió en gobierno, Lula (PT) no medio esfuerzos para aprobar una reforma en los mismos moldes del gobierno antecesor. En este sentido, el objetivo de este artículo es presentar las propuestas de reformas de la Previdencia de los gobiernos FHC y Lula e identificar los argumentos de los diputados petistas pronunciados durante las Secciones del Gran Expediente de la Cámara Federal en el período que comprende la tramitación de las reformas, entre 1995 y 1998 Para la reforma del gobierno FHC, y en 2003 para la reforma del gobierno de Lula, con el intuido de verificar su variación discursiva en este contexto entre las reformas, momento en que el partido invierte su posición institucional. Para ello, se utilizarán los aspectos teóricos y metodológicos de la teoría del discurso de Laclau y Mouffe, tales como discurso, articulación y antagonismo, imprescindibles para la captura de los sentidos atribuidos a las reformas por los parlamentarios del PT. En el caso de que el Gobierno de la República Bolivariana de las Naciones Unidas, en el marco de la Convención de las Naciones Unidas, Que se convirtió en gobierno.

Known for its opposition to the FHC (PSDB) government, the PT and its members opposed the Social Security reform promoted by the then PSDB government. However, as soon as it became government, Lula (PT) did not make average efforts to approve a reform in the same way as the predecessor government. In this sense, the objective of this article is to present the proposals of reforms of the Social Security of the governments FHC and Lula and to identify the arguments of the petistas deputies made during the Sections of the Great Expedient of the Federal House in the period that includes the process of the reforms - between 1995 and 1998 for the reform of the FHC government, and in 2003 for the reform of the Lula government - with the intuition of verifying its discursive variation in this context between the reforms, at which time the party reverses its institutional position. For that, the theoretical and methodological aspects of Laclau and Mouffe's discourse theory, such as discourse, articulation and antagonism, will be used to capture the meanings attributed to the reforms by the PT parliamentarians. Thus, with the arrival of the PT under the command of the Federal Executive, the reforms clearly mark the variation of the discourse of the members of the party and, therefore, of the party itself, in view of being one of the first policies implemented by the party. Which became government.
Descritores: Previdência Social
-Política
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-972535
Autor: Baron, Sadi; Etges, Virginia Elisabeta.
Título: Hidronegócio em questão: empoderamento dos atores regionais no contexto da descentralização da geração e gestão da energia elétrica / Hydrogen in question: empowering regional actors in the context of the decentralization of the generation and management of electrical energy
Fonte: Barbarói;(50):70-89, jul.-dez. 2017. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo apresenta uma reflexão sobre o modelo centralizado de produção de energia elétrica no Brasil, com destaque para a fonte hidrelétrica, realizada por meio da construção de barragens e usinas, que geram fortes impactos sociais e ambientais. Esse modelo, que opera de forma verticalizada, interligado de norte a sul, fez da energia elétrica uma mercadoria, uma commodity, que favorece o desenvolvimento do Hidronegócio. Dessa forma atende aos interesses de grandes grupos econômicos, empreiteiras, bancos, fornecedoras de equipamentos, grandes consumidores e empresas de consultoria que visam unicamente o aumento dos seus lucros. Para se contrapor a esse modelo, que concentra e exclui, é necessário que ocorra a desconcentração da geração de energia elétrica e o aproveitamento dos potenciais regionais, como a biomassa residual, possibilitando o empoderamento das comunidades, visando a promoção do desenvolvimento regional.

This paper presents a reflection on the centralized model of electric energy production in Brazil, with emphasis on the hydroelectric source, made through the construction of dams and power plants, which generate strong social and environmental impacts. This model, which operates vertically, interconnected from north to south, has made electric energy a commodity, that favors the development of the Hydropower. In this way, it serves the interests of large economic groups, contractors, banks, equipment suppliers, large consumers and consulting companies that only aim to increase their profits. In order to counteract this model, which concentrates and excludes, it is necessary to decentralize the electric energy generation and to promote the use of regional potentials, such as residual biomass, to enable the empowerment of the communities, aiming the promotion of regional development.
Descritores: Abastecimento de Energia
Desenvolvimento Regional
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-972534
Autor: Silva, Luciana Codognoto da.
Título: O trabalho de mulheres na reciclagem: ambiguidades, fronteiras e representações / The work of women in recycling: ambiguities, borders and representations / El trabajo de mujeres en el reciclado: ambiguidades, fronteras y representaciones
Fonte: Barbarói;(50):90-106, jul.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Esta pesquisa visa destacar algumas das representações presentes no cotidiano de trabalho e vida de mulheres sócias da Associação de Reciclagem de Presidente Epitácio - ARPE, localizada no interior do Estado de São Paulo - SP. Utiliza-se a metodologia em história oral, com o emprego de entrevistas semiestruturadas, em paralelo às contribuições teóricas elencadas pelos estudos históricos, culturais e pós-coloniais. Evidenciou-se que, devido às escassas possibilidades de emprego em outros setores laborais do município, muitas mulheres acabaram sendo dirigidas para o trabalho com os recicláveis como forma de gerir o sustento de si e de suas famílias, demarcando, assim, um local de ambiguidades e de fronteiras entre a atuação e a participação feminina em uma atividade profissional considerada honesta, porém, ainda hoje, marginalizada por muitos na sociedade.

This research aims to highlight some of the representations present in the daily life and work of women members of the Presidente Epitácio Recycling Association - ARPE, located in the interior of the State of São Paulo - SP. The methodology is used in oral history, using semistructured interviews, in parallel with the theoretical contributions made by historical, cultural and postcolonial studies. It was evidenced that due to the scarce possibilities of employment in other labor sectors of the municipality, many women ended up being directed to work with recyclables as a way of managing the sustenance of themselves and their families, thus marking a place of ambiguities And borders between the performance of female participation in a professional activity considered honest, but still today, marginalized by many in society.

Esta investigación pretende destacar algunas de las representaciones presentes en el cotidiano de trabajo y vida de mujeres socias de la Asociación de Reciclaje de Presidente Epitácio - ARPE, ubicada en el interior del Estado de São Paulo - SP. Se utiliza la metodología en historia oral, con el empleo de entrevistas semiestructuradas, en paralelo a las contribuciones teóricas enumeradas por los estudios históricos, culturales y postcoloniales. Se evidenció que, debido a las escasas posibilidades de empleo en otros sectores laborales del municipio, muchas mujeres acabaron siendo dirigidas al trabajo con los reciclables como forma de gestionar el sustento de sí y de sus familias, demarcando así un lugar de ambigüedades Y de fronteras entre la actuación la participación femenina en una actividad profesional considerada honesta, pero aún hoy, marginada por muchos en la sociedad.
Descritores: Mulheres Trabalhadoras
-Reciclagem
Limites: Feminino
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Id: biblio-972533
Autor: Cunha, Kelita Rejanne Machado Gonçalves; Oliveira, Maria Claudia Santos Lopes de.
Título: Adolescências e judicialização da conduta juvenil / Adolescences and court-based intervention on juvenile conduct / Adolescencias y judicialización de la desviación juvenil
Fonte: Barbarói;(50):107-130, jul.-dez. 2017. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A recente retomada da proposição do rebaixamento da idade penal no parlamento brasileiro, em meio a um cenário de crise política e avanço de ideologias conservadoras, se articula com outros fatores, tais como a realização de megaeventos esportivos no Brasil – Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016), de forma a interferir no próprio caráter das leis. Assim mesmo, outro evento que fez aquecer o debate sobre a imputabilidade penal tanto no meio acadêmico, quanto no âmbito da sociedade foi a admissibilidade da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 171/93), em abril de 2015. É interesse desse estudo discutir as formulações legais que afirmam ou restringem direitos sociais dos adolescentes na sociedade capitalista contemporânea. Por outro lado, interessa também analisar as políticas públicas propostas para a aplicação dessas mesmas leis, ambas entranhadas por concepções de adolescência construídas historicamente, no sentido de pensar os efeitos judicializantes produzidos com a execução das leis. Neste percurso, apresenta as áreas em análise neste texto, quais sejam: o contexto histórico e os marcos legais para crianças e adolescentes no Brasil; os significados culturais e os valores sociais relacionados à adolescência em uma perspectiva semióticocultural, considerando a interdependência entre os movimentos de reforma dos marcos legais e fatores históricos, culturais e econômicos; e, por fim, analisa-se como a criminalização juvenil e a judicialização das relações humanas na contemporaneidade conferem primazia às ações coercitivas e correcionais, em detrimento das ações educacionais.

Brazilian Parliament has just revisited the bill to reducing the age of criminal responsibility, right in the middle of a political crisis, for the advancement of conservative ideologies. There is a larger picture, including the mega sporting events in Brazil – the World Cup (2014) and the Olympics (2016), where the very character of the law is at stake. As the Proposal for Amendment to the Constitution (PEC 171/93) was admitted in April 2015, it heated the debate on criminal responsibility both in academia and in society at large. This study is interested not only in the legal formulation affirming or restricting social rights of adolescents in contemporary capitalist society, but also in proposals of public policy for legal enforcement. Both initiatives are at odds with the historically built conceptions of adolescence. As a result, the judicial effects produced by the enforcement of legislation becomes under scrutiny. Along the way, the study covers the following areas: historical context and legal framework for children and adolescents in Brazil; cultural meanings and social values related to adolescence in a semiotic-cultural perspective, considering the interdependence among legal reform movements and historical, cultural and economic factors; and finally, there is a take on how juvenile criminalization and the judicialization of human relations in the contemporary world give primacy to coercive and corrective actions, tothe detriment of educational ones.

La reanudación de la propuesta de reducción de la edad penal en el parlamento brasileño, en medio de una crisis política y el avance de ideologías conservadoras, se articula con otros factores, tales como la realización de mega eventos deportivos en Brasil -el Mundial de Fútbol (2014) y los Juegos Olímpicos (2016)- con reflejos en el propio carácter de las leyes. La admisibilidad de la Propuesta de Enmienda Constitucional (PEC 171/93), en abril de 2015, ha intensificado el debate sobre la imputabilidad penal tanto en el medio académico, como en el ámbito de la sociedad. Es interés de este estudio discutir acerca de las formulaciones legales que afirman o restringen derechos sociales de los adolescentes en la sociedad capitalista contemporánea. De otra parte, interesa también analizar las políticas públicas propuestas para aplicación de esas mismas leyes, ambas entrañadas por concepciones de adolescencia construidas históricamente, en el sentido de pensar los efectos de judicialización producidos con la ejecución de las legislaciones. En este sentido, presenta las áreas en análisis en este texto, cuáles son: el contexto histórico y los marcos legales para niños y adolescentes en Brasil; los significados culturales y los valores sociales relacionados con la adolescencia en una perspectiva semiótica y cultural, considerando la interdependencia entre los movimientos de reforma de los marcos legales y factores históricos, culturales y económicos; y, por fin, se analiza cómo la criminalización juvenil y la judicialización de las relaciones humanas en la contemporaneidad hacen predominar las acciones coercitivas y correccionales, frente a las acciones educativas.
Descritores: Adolescente
-Delinquência Juvenil
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-972532
Autor: Valadão, Alberto Dias; Backes, José Licínio.
Título: A pedagogia da alternância em Rondônia: alguns apontamentos críticos a partir dos estudos culturais / Pedagogy of alternation in Rondonia: some critical notes from the cultural studies perspective / La pedagogía de la alternancia en Rondônia: algunos apuntes críticos a partir de los estudios culturales
Fonte: Barbarói;(50):131-153, jul.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: O propósito deste artigo é trazer alguns apontamentos críticos a partir dos Estudos Culturais sobre a Pedagogia da Alternância, que foi criada na França na década de 1920 e chegou a Rondônia no final da década de 1980. Os Estudos Culturais, campo epistemológico escolhido para este estudo, vê a cultura como prática produtiva envolvida em relações de poder, inclusive no sentido de fabricar meios de regular as condutas, ações e modos de ser e de pensar, sendo, portanto, as identidades e diferenças produzidas histórica e culturalmente. As entrevistas, observações e análises de documentos, como o Projeto Político Pedagógico e o Plano de Curso do Centro Familiar de Formação em Alternância (CEFFA) de Ji-Paraná (RO), onde se deu este trabalho, mostraram que essa prática pedagógica tem objetivado a produção de sujeitos cidadãos conscientes, autônomos, homogeneizados, privilegiando, para alcançar o seu intento, os conhecimentos chamados científicos e as normas internas criadas pelas famílias para regular e controlar as práticas e comportamentos dos sujeitos que ali estudam e trabalham.

The aim of this paper is to present some critical notes from the Cultural Studies perspective on Pedagogy of Alternation, which was conceived in France in the 1990s and arrived in Rondonia in the late 1980s. Cultural Studies, the epistemological field chosen in this study, regards culture as a productive practice involved in power relations, including the sense of producing means to regulate conducts, actions and ways of being and thinking; therefore, identities and differences are historically and culturally produced. The interviews, observations and analyses of documents such as the Political Pedagogical Project and the Course Plan of the Family Center for Education in Alternation (CEFFA) in Ji-Paraná (RO), where this investigation was carried out, evidenced that the goal of this pedagogical practice is to produce aware, autonomous, homogenized citizen subjects. In order to achieve this goal, it privileges the so-called scientific knowledges and the internal rules created by the families to both regulate and control the practices and behaviors of the subjects that study and work there.

El propósito de este artículo es mostrar algunos (des)apuntes críticos a partir de los Estudios Culturales sobre la Pedagogía de la Alternancia, que fue creada en Francia en la década de 1920 y que llego a Rondônia a finales de la década de 1980. Los Estudios Culturales, campo epistemológico escogido para este estudio, muestran la cultura como práctica productiva envuelta en relaciones de poder, inclusive en el sentido de fabricar medios para regular las conductas, acciones y modos de ser y de pensar, siendo, por lo tanto, las identidades y las diferencias producidas histórica y culturalmente. Las entrevistas, observaciones y análisis de documentos, como el Proyecto Político Pedagógico y el Plan de Curso del Centro Familiar de Formación en Alternancia (CEFFA) de JI-Paraná (RO), donde se dio este trabajo, mostraron que esta práctica pedagógica tiene como objetivo la producción de sujetos ciudadanos conscientes, autónomos, homogeneizados, privilegiando, para alcanzar su intento, los conocimientos llamados científicos y las normas internas creadas por las familias para regular y controlar las prácticas y comportamientos de los sujetos que allí estudian y trabajan.
Descritores: Educação
-Autonomia Pessoal
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-972531
Autor: Lemos, Flávia Cristina Silveira; Félix, Patrícia Furtado; Rodrigues, Robert Damasceno; Gasparetto, Daiane da Silva; Mendes, Larissa; Dias, Rachel Siqueira.
Título: UNICEF no Brasil e medicalização da infância, educação e família / UNICEF in Brazil and medicalization of childhood, education and family / UNICEF en Brasil y la medicalización de la infancia, la educación y la familia
Fonte: Barbarói;(50):154-173, jul.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo problematizar a medicalização nos corpos de crianças e adolescentes, no Brasil, por meio das práticas de gestão disciplinar e biopolítica do UNICEF, privilegiando a análise de saberes e poderes nos manuais prescritivos de condutas. A metodologia utilizada foi histórica genealógica, documental. Vale destacar que a medicalização tem efeitos de positividade na produção de saúde, de maneira que, em lugares e realidades onde praticamente não há cuidados básicos, não temos como negar a importância de práticas realizadas pelo UNICEF. Foucault alertava, ao tratar da medicalização, em países considerados em desenvolvimento, como seria bastante complicado fazer apenas uma crítica aos processos medicalizantes, sem realçar que eles quase não foram implantados em alguns países ou em regiões destes. No caso do Brasil, essa realidade é paradigmática; portanto, é oportuno ressaltar as disparidades desse caso e as implicações no campo dos direitos das crianças e adolescentes.

This paper presents results of research that aimed to discuss the medicalization in the bodies of children and adolescents in Brazil through the disciplinary practices of UNICEF management and biopolitics focused on the analysis of knowledge and power in prescriptive manuals of conduct. The methodology used outside historical genealogy, documentary. Note that the medicalization has positive effects on health and production in places and situations where there is practically no basic care we can not deny the importance of practices carried out by UNICEF. Foucault warned, when dealing with medicalization, as occurs in developing countries would be quite complicated to make only one criticism of medicalizing processes without highlighting that they have hardly been implemented in some countries or regions thereof. In the case of Brazil, this reality is paradigmatic; therefore, it is noteworthy disparities of this case and its implications in the field of the rights of children and adolescents.

Este trabajo presenta los resultados de una investigación que tuvo como objetivo discutir la medicalización de los cuerpos de los niños y adolescentes en Brasil a través de las prácticas disciplinarias de la dirección del UNICEF y de la biopolítica se centraron en el análisis del conocimiento y el poder en los manuales prescriptivos de conducta. La metodología utilizada fuera de genealogía histórica, documental. Tenga en cuenta que la medicalización tiene efectos positivos sobre la salud y la producción en lugares y situaciones en las que no hay prácticamente ninguna atención básica que no puede negar la importancia de las prácticas llevadas a cabo por UNICEF. Foucault advirtió, cuando se trata de la medicalización, como ocurre en los países en desarrollo sería muy complicado hacer una sola crítica a la medicalización de los procesos sin destacar que casi no se han aplicado en algunos países o regiones de los mismos. En el caso de Brasil, esta realidad es paradigmático; por lo tanto, es disparidades notables de este caso y sus implicaciones en el campo de los derechos de los niños y adolescentes.
Descritores: Medicalização
Nações Unidas
Educação
Família
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-972530
Autor: Guedes, Juliana da Silva; Fernandes, Luciana Aparecida; Silveira, Maria Alice; Sousa, Mariza Aparecida de; Melo, Maria de Fátima Aranha de Queiroz e; Dutra, Nathália dos Santos; Rogério, Yone Maria Andrade Paiva.
Título: (Re) construindo espaços e possibilidades com idosos em meio à inclusão digital / (Re) building spaces and possibilities with elderly amid the digital inclusion / (Re) construyendo espacios y posibilidades con ancianos en medio a la inclusión digital
Fonte: Barbarói;(50):174-189, jul.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Apresentamos este relato de experiência com o intuito de esboçar como transcorre a formaçãoe consolidação de um grupo de idosos participantes de oficinas de inclusão digital, Os idosos são oriundos de dois grupos: um grupo de convivência da terceira idade de um bairro de periferia da cidade e um outro composto por residentes de uma Instituição de Longa Permanência para idosos (ILPI). O trabalho tem como ponto central possibilitar uma troca de experiências entre os envolvidos, uma aproximação com as novas tecnologias de informação e comunicação através de atividades lúdicas. Através do trabalho realizado nas oficinas, pudemos testemunhar um resgate na identidade dos participantes, o rompimento de visões preconceituosas e estigmatizantes, tanto no que diz respeito à aprendizagem e uso das tecnologias digitais por idosos, quanto ao fato de vê-los, independentemente de serem institucionalizados ou não, coabitarem o mesmo espaço e se reconhecerem como integrantes de um grupo com identidade própria.

We present this case of experience in order to sketch unfolds as the formation and consolidation of a group of elderly participants of the digital inclusion workshops, The elderly come from two groups: a group of seniors living in a neighborhood in the outskirts of town and another composed of elderly residents in a long-stay institution. The work has as its central point allowing an exchange of experiences among stakeholders, an approach with the new technologies of information and communication through play activities. Through work in the workshops, we have witnessed a recovery in the identity of the participants, the disruption of prejudice and stigmatizing views, both with regard to learning and use of digital technologies by older people, as to the fact of seeing them, whether institutionalized or not cohabit the same space and recognize themselves as members of a group with its own identity.

Presentamos este caso de la experiencia con el fin de esbozar se despliega como la formación y consolidación de un grupo de participantes de mayor edad de los talleres de inclusión digital. Los ancianos vienen de dos grupos: uno de convivencia de la tercera edad de un barrio de la periferia de la ciudad y otro, compuesto por ancianos residentes en una Institución de Larga Permanencia. El trabajo tiene como punto central que permite un intercambio de experiencias entre las partes interesadas, un acercamiento con las nuevas tecnologías de la información y la comunicación a través de actividades lúdicas. A través del trabajo en los talleres, hemos sido testigos de una recuperación de la identidad de los participantes, la interrupción de las visitas los prejuicios y la estigmatización, tanto en relación con el aprendizaje y el uso de las tecnologías digitales en las personas mayores, en cuanto al hecho de verlos, si institucionalizada o no cohabitar el mismo espacio y reconocerse a sí mismos como miembros de un grupo con identidad propia.
Descritores: Idoso
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-972529
Autor: Gomes, Thayse Fernanda; Silva, Maria Helena Cariaga.
Título: Intervenção do assistente social na saúde mental: um relato de experiência / Intervention of the social worker in mental health: an account of experience
Fonte: Barbarói;(50):190-206, jul.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: O trabalho é produto da experiência da assistente social residente em saúde mental inserida no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II. O CAPS, é um serviço de atendimento a portadores de transtorno mental, por meio da criação de espaços de construção de relações sociais. A experiência teve como ponto de partida a observação durante o período de vivência na Unidade sobre atuação do profissional em Serviço Social, bem como o reflexo de sua atuação na prestação dos serviços ao usuário portador de transtorno mental. Por meio da intervenção profissional em acompanhar o cotidiano deste serviço e por meio do suporte teórico-metodológico que a residência proporciona, foi possível construir um olhar crítico sobre o fazer profissional do assistente social dentro do contexto da Saúde Mental e do SUS. Esse relato tem a finalidade de explanar a contribuição do Assistente Social na instituição e a importância do protagonismo da residente no serviço visando a qualidade de vida do usuário.

The work is a product of the experience of the social worker residing in mental health inserted in the Center for Psychosocial Care (CAPS) II. The CAPS, is a service of care for people with mental disorders, through the creation of spaces for building social relationships. The experience had as a starting point the observation during the period of experience in the Unit about the performance of the professional in Social Work, as well as the reflection of its performance in the provision of services to the user with mental disorder. Through professional intervention in accompanying the daily life of this service and through the theoretical and methodological support provided by the residence, it was possible to construct a critical view about the professional work of the social worker within the context of Mental Health and SUS. This report has the purpose of explaining the contribution of the Social Worker in the institution and the importance of the protagonism of the resident in the service aiming at the quality of life of the user.
Descritores: Serviço Social
Saúde Mental
-Serviços de Saúde Mental
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-972528
Autor: Coutinho, Lediane; Cordeiro, Aliciene Fusca Machado.
Título: Aspectos do trabalho e formação docente no serviço de atendimento educacional especializado da rede estadual de ensino de Santa Catarina / Aspects of teacher's work and education in specialized educational service of Santa Catarina's state schools / Aspectos del trabajo y formación de profesores en servicio educativo especializado em escuelas públicas del estado de Santa Catarina
Fonte: Barbarói;(50):207-225, jul.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo conhecer aspectos do trabalho e formação do professor do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE) na Rede Estadual de Ensino em Joinville/SC. Os procedimentos metodológicos envolveram a aplicação de questionários junto a dezesseis professoras atuantes no SAEDE em Joinville, sendo suas respostas analisadas por meio da Análise de Conteúdo (FRANCO, 2012). Os resultados evidenciaram que a formação continuada em serviço parece não ser favorecida nos espaços escolares em função das atuais condições de trabalho das docentes, que estão quase totalmente voltadas a atender estudantes. Entendeu-se que, para compreender aspectos do trabalho e formação dos professores do SAEDE é preciso conhecer e discutir a estrutura organizativa das escolas, bem como o contexto político, ideológico e econômico que as envolvem atuam como seus determinantes.

This paper aims to know aspects of the work and education of teachers working at Specialized Education Service (SAEDE) in state schools of Joinville/SC. The methodological procedures involved the application of questionnaires to sixteen teachers working in SEAS in state schools of Joinville, and their answers were analyzed through Content Analysis (FRANCO, 2012). Results showed that in-service education doesn't seem to be supported in the school context, due to the teachers' current working conditions, which are almost entirely dedicated to attend studentes. It was understood that, in order to comprehend aspects of SAEDE's teachers work and formation, it's necessary to know and discuss the school's organizational structure, as well as and the political, ideological and economic context that surround them and act as their determinants.

Este trabajo tiene como objetivo conocer los aspectos del trabajo y formación de profesores que trabajan en el Servicio Educativo Especializado (SAEDE) en escuelas públicas del estado de Santa Catarina en Joinville/SC. Los procedimientos metodológicos incluyeron el uso de cuestionarios a dieciséis maestros que trabajan en el SAEDE en Joinville, y sus respuestas fueron analizadas a través del análisis de contenido (FRANCO, 2012). Los resultados mostraron que la formación continuada formación en servicio no parece ser favorecida en los espacios de la escuela debido a las actuales condiciones de trabajo de los maestros, que están casi totalmente orientados a servir a los estudiantes. Se entendió que para comprender los aspectos del trabajo y formación de professores que trabajan em el SAEDE es necesario conocer y analizar la estructura organizativa de las escuelas, así como que el contexto político, ideológico y económico que rodea a estas escuelas y actúan como sus determinantes.
Descritores: Docentes
Educação Especial
-Educação Continuada
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central



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