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Pesquisa : Boletim de Psicologia (todos os anos) - LILACS
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Id: lil-791628
Autor: Silva, Simone Araújo da; Herzberg, Eliana; Matos, Luís Alberto Lourenço de.
Título: Características da inserção da psicologia nas pesquisas clínico-qualitativas: uma revisão / Characteristics of insertion of psychology in clinical-qualitative researches: a review
Fonte: Bol. psicol;65(142):97-111, jan. 2015. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A Psicologia recentemente tem se apropriado do método clínico-qualitativo em pesquisas. O presente estudo objetivou caracterizar a inserção da Psicologia nas dissertações, teses e artigos que utilizam o método clínico-qualitativo, focalizando a autoria, o contexto, a amostra, os instrumentos para a coleta de dados, as técnicas de análise e o referencial teórico desses estudos. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura que abarcou as publicações nacionais de 2003 a 2013, nas bibliotecas virtuais PePSIC, SciELO, Bireme e Banco de Teses CAPES. Os resultados evidenciaram a necessidade de distinção do referido método de outras metodologias comumente utilizadas em Psicologia, bem como o crescimento de pesquisas com populações não clínicas em diversos contextos com o uso de técnicas projetivas e o raciocínio clínico para análise dos dados. A análise possibilitou um panorama da produção científica da inserção da Psicologia nas pesquisas clínico-qualitativas

Researches in Psychology have recently adopted the clinical-qualitative method. The current work aimed at characterizing Psychology's inclusion in dissertations, theses and articles which use that clinical-qualitative method, focusing on authorship, context, sample, instruments for data collection, analysis techniques and theoretical frame used in these studies. It is a systematic review of the literature based on Brazilian publications dated from 2003 until 2013, consulting the following virtual libraries: Pepsic, SciELO, Bireme and CAPES data basis of theses summaries. The results showed the need to differentiate between the aforesaid method and other methods commonly used in Psychology. In addition, a special reference was also made to the increasing number of researches with non-clinical populations in several contexts using projective techniques and clinical reasoning for data analysis. The analysis of the current work showed a panorama of the scientific production about the situation of Psychology in clinical-qualitative researches
Descritores: Psicologia
Pesquisa Qualitativa
Metodologia
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
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Id: lil-791627
Autor: Benitez, Priscila; Gomes, Máyra Laís de Carvalho; Schelini, Patrícia Waltz; Domeniconi, Camila.
Título: Evidência de validade do diagnóstico da leitura e escrita (DLE) em relação ao WISC-III em deficientes intelectuais / Evidence of validity of reading and writing diagnosis in relation do WISC-III in intellectual disabilities
Fonte: Bol. psicol;65(142):83-96, jan. 2015. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A aplicação de duas ou mais técnicas de avaliação pode contribuir para o estabelecimento de um diagnóstico, como o de deficiência intelectual (DI). O objetivo foi indicar possíveis relações entre o instrumento Diagnóstico de Leitura e Escrita (DLE), que avalia o desempenho em leitura e escrita, e os quocientes de inteligência e índices fatoriais do WISC-III em participantes com DI, para buscar evidências de validade para o primeiro. Os dois testes foram aplicados em 16 crianças diagnosticadas anteriormente com DI. Para esse objetivo foram correlacionadas as pontuações de cada prova do DLE com os QIs e Índices Fatoriais do WISC-III. Os resultados indicaram correlações moderadas ou baixas, com tendência a não serem significativas, entre as pontuações do DLE e do WISC-III. São discutidas as relações entre o comportamento de ler e escrever e as habilidades que integram a inteligência, avaliadas pelo WISC-III. São propostas sugestões para estudos futuros e apontadas as devidas limitações do presente trabalho

The use of two or more assessments techniques may contribute to establish one diagnosis, such as intellectual disabilities (ID). The purpose was to indicate possible relationships between the test Diagnóstico de Leitura e Escrita (DLE) (Reading and Writing Diagnosis), that assess the reading and writing performance, and the intelligence quotients (IQs) of the WISC-III in participants with ID, to find evidences of validity to the first test.. Both tests were applied in 16 children diagnosed with ID. To accomplish the objective, the scores of each task of the DLE and the IQs and Factor Indexes of WISC-III were correlated. Results indicated moderates or low correlations between the WISC-III results and DLE scores that tended to be not significant. Relationships between reading and writing behaviors and abilities that integrate intelligence, assessed by WISC-III, were discussed. Suggestions for future studies are proposed and indicated the limitations of this study
Descritores: Leitura
Escalas de Wechsler
Reprodutibilidade dos Testes
Escrita Manual
Deficiência Intelectual/psicologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-791626
Autor: Souza, Audrey Setton Lopes de; Zanetti, Sandra Aparecida Serra.
Título: Semelhanças e diferenças no desenho da figura humana como técnica projetiva entre meninos e meninas de 4 a 15 anos / Similarities and differences in human figure drawing as a projective technique between boys and grls from 4 to 15 years of age
Fonte: Bol. psicol;65(142):73-82, jan. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar, no desenho, parâmetros de análise que permitam destacar como se manifestam as características conflitivas típicas do desenvolvimento psicossexual de crianças em grupos específicos de faixa etária e etapa de desenvolvimento psíquico. Foram analisados 173 Desenhos da Figura Humana de crianças e adolescentes de ambos os sexos com idade variando de 4 a 15 anos. A análise dos desenhos permitiu dividi-los em seis grupos etários característicos. Em cada grupo foi possível identificar aspectos relevantes do desenho que permitiram alcançar as angústias predominantes nas diferentes etapas do desenvolvimento. Além disso, foram identificadas diferenças entre os desenhos de meninos e meninas. Estas observações permitem apontar a importância do desenho no diagnóstico e sua riqueza para discriminar as angústias predominantes em cada faixa etária

The purpose of this work is to identify through children's drawings, elements that can be used, as an analyses parameter to highlight how typical conflicting characteristics of psychosexual development, of specific groups of children, of specific age range and psychic development stage, emerge in their drawings. We analyzed the "Draw a Person Test" of 173 children and adolescents, of both sexes, ranging from 4 to 15 years of age. The analysis of their drawings allowed to divide them into six age groups. It was possible to identify in each group relevant drawing aspects which allowed us to recognize the predominant anxiety at different developmental stages. It was also possible to observe differences between boys' and girl's drawings. These observations allow to indicate the relevance of drawing in psychodiagnosis, and its potential to distinguish anxieties in each age stage
Descritores: Desenvolvimento Psicossexual
Técnicas Projetivas
-Desenhos/análise
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
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Id: lil-791625
Autor: Pereira, Ana Maria Teresa Benevides.
Título: Elaboração e validação do ISB: inventário para avaliação da síndrome de burnout / Production and validation of ISB: inventory for assessing the burnout syndrome
Fonte: Bol. psicol;65(142):59-71, jan. 2015. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Até o momento não há instrumento que estime a síndrome de burnout validado pelo SATEPSI, órgão oficial do Conselho Federal de Psicologia que autoriza o uso de instrumentos de avaliação psicológica no Brasil. A elaboração do ISB teve como objetivo preencher esta lacuna. Foram preparadas 95 afirmações avaliadas por oito juízes quanto à sua clareza e pertinência, para posterior aplicação em 604 trabalhadores brasileiros. As análises fatoriais reduziram esta primeira versão a 36 itens. O ISB ficou constituído por duas escalas de componentes antecedentes: Condições Organizacionais Positivas (8 itens; α=0,84) e Negativas (8 itens; α=0,78), mais as referentes à síndrome propriamente dita: Exaustão Emocional (5 itens; α=0,86), Desumanização (4 itens; α=0,74) Distanciamento Emocional (5 itens; α =0,80) e Realização Profissional (6 itens; α=0,92), demonstrando qualidades psicométricas aceitáveis. Análises de validação convergente, fatorial confirmatória, de estabilidade no tempo (teste-reteste), além da ampliação da amostra a outras regiões do país estão sendo realizadas

Until the present moment there is not a validated instrument that appraises the Burnout Syndrome by SATEPSI, an official organization of the Psychology Federal Council that authorizes the use of psychological assessment instruments in Brazil. ISB was created to fill this gap. 95 statements were evaluated by eight judges for their clarity and relevance to be later administered to 604 Brazilian workers. The factor analysis reduced this first version to 36 items. The ISB was composed of two scales of antecedent components: Positive Organizational Conditions (8 items, α=.84) and Negative (8 items, α=.78), plus those related to the syndrome itself: Emotional Exhaustion (5 items, α=.86), Dehumanization (4 items, α=.74), Emotional Withdraw (5 items, α=.80) and Professional Accomplish (6 items, α=.92), demonstrating acceptable psychometric qualities. Analyses of convergent validity, confirmatory factor, time stability (test-retest), in addition to expanding the sample to other regions of the country are being held
Descritores: Pesos e Medidas
Esgotamento Profissional/psicologia
Reprodutibilidade dos Testes
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Meia-Idade
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Id: lil-791624
Autor: Lima, Maria José; Macedo, Rosa Maria Stefanini de; Cerveny, Ceneide Maria de Oliveira.
Título: Novas demandas para o fazer do psicólogo clínico no encontro com o social / New demands for the work of the clinical psychologist regarding social issues
Fonte: Bol. psicol;65(142):45-58, jan. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: Motivado pelas reflexões construídas em pesquisa de dissertação, a qual se voltou para os psicólogos que vinham atuando em instituições e que atendiam famílias em situação de vulnerabilidade social, este artigo pretende tratar das questões que aí emergiram concernentes à necessidade apontada pelos participantes, da construção de novos recursos para atuação quando frente a frente com as questões da vida em situação de vulnerabilidade. Os questionamentos ali levantados, que punham em questão a designação e significação de seu trabalho, podem levar a uma nova configuração para a Psicologia Clínica, nesse caso considerada como Ação Social, aqui apresentada e analisada pelas lentes do Pensamento Sistêmico Novo-Paradigmático, por meio de reflexões e práticas de pesquisadores que o têm como referência

Motivated by reflections constructed during the dissertation research, which investigated psychologists who have been working in institutions dedicated to attend families in situations of social vulnerability, this article aims at addressing participants' questions, raised by this observation, concerning the need to create new resources for the psychologist's procedures when facing poverty and social exclusion issues. These questionings, which challenged the representation and significance of their work, can lead to a new setup for Clinical Psychology, considered in this case as Social Action; and are presented and analyzed here based on the reflections and practices of researchers who use as reference the New-Paradigmatic Systemic Thinking
Descritores: Psicologia Clínica
Família/psicologia
Vulnerabilidade Social
-Prática Profissional/tendências
Limites: Seres Humanos
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Id: lil-791623
Autor: Avoglia, Hilda Rosa Capelão; Garcia, Victória Pereira; Frizon, Valeska Carioca.
Título: Violência sexual: as marcas na representação da imagem corporal da criança vitimizada / Sexual violence: the wounds on the representation of the body image of the victimized child
Fonte: Bol. psicol;65(142):29-43, jan. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: A violência sexual contra a criança representa um dos maiores desafios da contemporaneidade, desencadeando dificuldades no desenvolvimento emocional, cognitivo e social, muitas vezes observadas a partir da representação mental que a criança faz de seu próprio corpo. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a imagem corporal de crianças vítimas de violência sexual a partir do Desenho da Figura Humana. Trata-se de um estudo baseado na análise dos dados oriundos de entrevistas e testes psicológicos registrados nos prontuários de quatro crianças atendidas em um centro de referência (CRAMI). O material foi analisado qualitativamente sob uma perspectiva psicanalítica. Os resultados indicaram que essas crianças apresentaram descontentamento e ansiedade em relação ao desenvolvimento de seu corpo. Apresentaram incapacidade para compreender o excesso de excitação vivido como traumático. O processo psicoterápico mostrou-se necessário para facilitar a elaboração da experiência e contribuir para o ajustamento social de tais crianças

Child sexual abuse is one of the biggest challenges of contemporary society, triggering difficulties in emotional, cognitive and social development that are often observable in the mental representation that the child has of her own body. Therefore the research aimed to examine the body image of children, victims of sexual violence, using the Human Figure Drawing. This is a study based on data analysis observed in interviews and psychological tests that were part of reports of four children treated at the Regional Center of Attention to Maltreatment in Childhood (CRAMI). The material was analyzed qualitatively under a psychoanalytic perspective. The results indicated that these children are discontent and anxious about the development of their body. They manifested inability to understand the excess of excitement experienced as traumatic. The psychotherapeutic process proved to be necessary to facilitate the elaboration of the experience and contribute to the social adjustment of these children
Descritores: Imagem Corporal/psicologia
Abuso Sexual na Infância/psicologia
Maus-Tratos Infantis/psicologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
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Id: lil-791622
Autor: Andrade, Cláudia Braga de.
Título: Violências e juventudes: processos de subjetivação no contexto escolar / Youth and violence: subjectivity process on school ambiance
Fonte: Bol. psicol;65(142):15-28, jan. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo pretende analisar a manifestação da violência na juventude, especialmente, em relação aos casos de conflito entre grupo de jovens. Para tal, propõe uma reflexão sobre a complexidade do fenômeno da violência em seu aspecto semântico conceitual e sobre os impactos da reestruturação da figura do jovem na sociedade contemporânea, sustentando a hipótese de que a violência se tornou uma referência fundamental nas formas atuais de subjetivação. Por fim, o artigo discute as várias perspectivas da violência escolar, da abrangência do tema às tentativas de definir seu campo e faz uma análise crítica das medidas protetivas propostas para o seu enfrentamento

The article intends to analyze the exhibition of violence by youth, particularly that related to conflicts between youth groups. In order to attain this we propose a reflection about the complexity of the phenomenon of violence through its semantical concepts and also about the impacts caused by youth figure restructuring into the contemporary society, sustaining the hypothesis that violence has turned to be a fundamental reference on the current forms of subjectivity. Finally, the article discusses several perspectives of school violence, such as the amplitude of the subject, the attempts to define the field making a critical analysis of the protective measures proposed to solve it
Descritores: Problemas Sociais
Violência/psicologia
Limites: Seres Humanos
Adolescente
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Custódio, Eda Marconi
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Id: lil-791621
Autor: Gomes, Miria Benincasa; Rezende, Manuel Morgado; Custódio, Eda Marconi; Heleno, Maria Geralda Viana; Serafim, Antonio de Pádua; David, Vinícius Frayze.
Título: Adolescência, drogas e religiosidade no município de São Paulo - Brasil / Adolescence, drugs and religiosity in the municipality of Sao Paulo - Brazil
Fonte: Bol. psicol;65(142):1-13, jan. 2015. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar o uso de drogas em uma amostra representativa de 2.434 estudantes do Município de São Paulo, relacionando o consumo às religiões mais praticadas. Para isso aplicou-se o "Questionário sobre uso de drogas" para avaliar o consumo dessas substâncias. Os resultados revelaram que a maior parte da amostra é católica; os estudantes que menos consumiram drogas se intitulam protestantes. Os que se classificam como não tendo religião estão entre os que mais consomem drogas nesta amostra. Aqueles que se denominam praticantes, seja qual for a religião, tenderam a apresentar menor consumo de drogas

The Aim of this study was to evaluate drug use amongst a representative sample of 2,434 students in the municipality of Sao Paulo, linking consumption to the most practiced religions. For this, the "Survey on Drug Use" was implemented to assess the consumption of these substances. The results were: the majority of the sample is Catholic; students who consumed fewer drugs identify themselves Protestant; those who classify themselves as having no religion are amongst those who consumed most drugs in this sample; Those who call themselves practicing, whatever religion it may be, tended to exhibit lower drug use
Descritores: Religião
Drogas Ilícitas
Usuários de Drogas
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
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Alencar, Eunice M. L. Soriano de
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Id: biblio-839046
Autor: Prado, Renata Muniz; Alencar, Eunice M. L. Soriano de; Fleith, Denise de Souza.
Título: Diferenças de gênero em criatividade: análise das pesquisas brasileiras / Gender differences in creativity: an analysis of brazilian studies
Fonte: Bol. psicol;66(144):113-124, jan. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo teve como objetivo realizar o levantamento da produção científica brasileira sobre criatividade em interface com a variável gênero. Para tal fim, foi realizada uma busca de artigos publicados até o ano de 2016 nas bases de dados SciELO e PEPSIC. Foram analisados 30 artigos, resultantes da combinação dos descritores "criatividade" e "gênero". Analisaram-se as diferenças de gênero nas dimensões individuais e ambientais que interferem no processo criativo. Em número expressivo de estudos, não foram encontradas diferenças entre os gêneros. Contudo, observou-se distinção em relação aos fatores específicos, como fluência, originalidade, criatividade verbal e sensibilidade. O desempenho masculino tendeu a superar o feminino em habilidades cognitivas, ao passo que as médias femininas foram superiores em fatores não cognitivos. Entre as hipóteses para explicar tais diferenças, aponta-se o impacto de fatores socioculturais. Espera-se que este estudo contribua para ampliar a compreensão do papel do gênero no desenvolvimento e expressão da criatividade e para sinalizar a carência de pesquisas focalizando essa variável em investigações com amostras de indivíduos com produções criativas de destaque em campos diversos

This study examined the Brazilian scientific production on creativity associated to gender. Therefore, it was conducted a search on SciELO and PEPSIC databases directed to articles published until 2016. Thirty articles resultant from the combination of the descriptors "creativity" and "gender" were analyzed. The research gender differences in individual and environmental dimensions that affect the creative process. A significant number of studies indicated no differences between males and females. However, a difference was observed when specific factors such as fluency, originality, verbal creativity and sensitivity were considered. The male performance exhibited a tendency to overcome the feminine in cognitive abilities, while the female means results were superior in non-cognitive factors. The impact of sociocultural factors was emphasized among other hypotheses to explain the observed differences. It is expected that this study contributes to the understanding of the role of gender in the development and expression of creativity and to call attention to the lack of research focusing on this variable in samples of individuals with highly creative productions in diverse fields
Descritores: Psicologia
Criatividade
Educação
Identidade de Gênero
Limites: Seres Humanos
Feminino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-839045
Autor: Pierone, Juliana Martinez; Vizzotto, Marília Martins; Heleno, Maria Geralda Viana; Farhat, Cecília Aparecida Vaiano; Serafim, Antonio de Pádua.
Título: Qualidade de vida de usuários de parques públicos / Life quality of public parks users
Fonte: Bol. psicol;66(144):99-112, jan. 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Os objetivos deste estudo foram caracterizar uma amostra de freqüentadores de um parque público, avaliar qualidade de vida e comparar os resultados. Estudou-se uma amostra aleatória de 201 indivíduos do sexo feminino e masculino, em três faixas etárias, adolescentes, adultos e idosos. A pesquisa foi realizada num parque público e para a coleta de dados foram utilizados o WHOQOL - Bref, a Escala de Avaliação Socioeconômica - ABIPEME e um questionário para caracterização da população. As pessoas freqüentam o parque pela acessibilidade, beleza, segurança, limpeza, música, bem-estar e para fazerem amigos. Os idosos freqüentam o parque para prevenirem doenças ou para evitar o agravamento de doença estabelecida, o adulto para prevenir doenças e o jovem pelo prazer de estar no parque. Os resultados indicaram que possuir boa qualidade de vida não está relacionado apenas à condição econômica do indivíduo, mas inclui vários fatores como maior nível de escolaridade, oportunidades sociais e de lazer

The objective of this study was to describe a sample of regular visitors to a public park, evaluate their quality of life, and compare the results. Participated a random sample of 201 individuals of both genders, and three age groups: adolescents, adults, and elders. The research took place at a public park. The instruments used were the WHOQOL-Bref, and the Socioeconomic Evaluation Scale-ABIPEME, and a questionnaire for participants description. The reasons why people visit the park are its convenience, beauty, security, and cleanliness; there they listen to music, take care of their well-being, and make friends. The elders visit the park to prevent diseases or to prevent the aggravation of a disease they suffer from; adults to prevent diseases; and adolescents for the pleasure of being at the park. The results indicated that achieving a good quality of life is related not only to an individual's economic position, but also to other elements, such as a high level of education, social acquaintances and leisure hours
Descritores: Psicologia
Qualidade de Vida
Saúde Mental
Prevenção de Doenças
Áreas Verdes
Promoção da Saúde
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



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