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Pesquisa : Cadernos de Psicologia (Belo Horizonte, 1984) - LILACS
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Id: lil-505637
Autor: Gouveia, Lígia; Camino, Cleonice; Ribeiro, J'aims; Rique, Júlio.
Título: Ansiedade, socialização, delinquência e trabalho em adolescentes / Anxiety, socialization, delinquency and work in adolescents
Fonte: Cad. psicol. (Belo Horizonte, 1984);13(1):15-33, 2003.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo focaliza o problema da delinqüência em um contexto em que os indivíduos passam por sérias carências econômicas e sociais. Seu objetivo principal é verificar se adolescentes com histórico de infração diferem de adolescentes não infratores em relação a dados sócio-biográficos, técnicas de socialização e nível de ansiedade. A amostra foi composta por 60 adolescentes de nível sócio-econômico baixo, sendo 30 adolescentes com histórico de infração e 30 adolescentes trabalhadores informais, todos do sexo masculino. Na coleta dos dados foram utilizados uma entrevista semi-estruturada e o Inventário de Ansiedade Traço-Estado de Charles Spielberger. Os resultados demonstram diferenças significativas entre os níveis de ansiedade dos dois grupos estudados. Verificou se também, algumas relações entre dados sócio-biográficos, tipo de socialização e níveis de ansiedade. Os autores concluem propondo que a discussão em tomo da educação e trabalho do adolescente seja intensificada.

This study focuses on the problem of delinquency in a context in which individuals suffer from serious economic and social needs. The main objective is to verify if adolescents with a history of legal violations differ from adolescents with no such history in relation to their socio-biographic data, socialization techniques and levels of anxiety. The sample was composed of 60 adolescents of lower socio-economic status, in which 30 had a history of legal violations and 30 adolescents were informal workers, all males. In the data collection a semi-structured interview schedule was used and the Trate-State Anxiety Inventory of Charles Spielberger. The results showed significant differences between the levels of anxiety of the two sample groups. Some relationship was also found between the socio-biographic data, the type of socialization and anxiety levels. The authors conclude proposing that the discussion with regard education and adolescent work in our society be intensified.
Descritores: Ansiedade
Delinquência Juvenil/psicologia
Pobreza
Socialização
Trabalho de Menores/psicologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Adolescente
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-505636
Autor: Galindo, Dolores.
Título: Redução de parceiros sexuais em AIDS: uma questão científica? / Reduction of sexual partners in AIDS: a scientific subject?
Fonte: Cad. psicol. (Belo Horizonte, 1984);13(1):35-59, 2003.
Idioma: pt.
Resumo: Esse texto visa trazer elementos para debater o uso de dados epidemiológicos como principal argumento de legitimidade para a adoção de políticas públicas na área de aids e, simultaneamente, mostrar como este uso constitui um obstáculo para efetivas situações de negociação de sentidos entre as pessoas envolvidas no debate sobre questões relevantes. Para tal tomamos como estudo de caso uma controvérsia sobre o uso da redução de parceiros sexuais como estratégia de prevenção no Brasil que teve lugar em 1999 quando do lançamento da campanha "DST: é preciso tratar, é preciso evitar". Foram usados como documentos de análise um fórum oficial de discussão sobre o tema e atas de reuniões na comissão nacional de aids.

This paper discusses the use of epidemiological data as main legitimacy argument for the adoption of public politics in the aids area and, simultaneously it shows as this use constitutes an obstacle for effective situations of negotiation of senses among the people involved in the debate about an given subject, in our case, the decision about the legitimacy of the sexual partners' reduction as prevention form.
Descritores: Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Estudos Epidemiológicos
Políticas Públicas de Saúde
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-505635
Autor: Aubert, Maria Inês.
Título: Tristeza do finito e anseio do infinito / Sadness of the finite and longing for the infinite
Fonte: Cad. psicol. (Belo Horizonte, 1984);13(1):61-68, 2003.
Idioma: pt.
Resumo: Este texto pretende enfocar a finitude humana vista, de acordo com Paul Ricouer, como uma tristeza do finito e de acordo com Kierkegaard, como o desespero humano. Nele, a autora aponta que é a vivência no cotidiano que acaba por levar o homem ao esquecimento de algo mais amplo. Esses aspectos são presenciados na prática clinica, onde as queixas sobre a finitude apontam como pano de fundo, a infinitude, conforme mostra um exemplo citado. O texto procura mostrar; ainda, como o ser humano tenta responder a essa busca do infinito, apontando a oração como a melhor maneira de proporcionar um re-ligare. É essa ligação com o Ser Infinito que abre a possibilidade de um acontecer do ser elevando o ser humano a uma outra condição, o que toma possível considerar a oração como uma cura para a tristeza do finito.

This text locus on human finitude, regarded according to Paul Ricoeur; as a finitude sadness and according to Kierkegaard, as the human despair. In it, the Author points out that the experience of daily life leads man to forget something much broader. These aspects are left in clinical practice, where the complaints of finitude points to the infinitude, as shown in the example. The text also shows how man tries to respond to this quest of the infinite, aiming prayer as the best way to provide a re-connection. It is this connection with the Infinite Being, enabling a happening of self, that rises man to another status, which enables to consider prayer as a cure for this finitude sadness
Descritores: Morte
Filosofia
Religião e Psicologia
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-505634
Autor: Barbosa, Rita de Cássia K.
Título: Comunicações e silêncios na situação psicanalítica: uma aproximação teórica a partir de Winnicott / Communication and silence in the psychoanalytical situation: a theoretical approach according to Winnicott
Fonte: Cad. psicol. (Belo Horizonte, 1984);13(1):69-82, 2003.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo faz uma leitura dos processos comunicativos e silenciosos na situação psicanalítica: a comunicação possível, a não-comunicação e a impossibilidade da mesma, relacionando-os ao desenvolvimento emocional, aos níveis de constituição do self e aos tipos de realldade em que se manifestam, de acordo com o pensamento winnicottiano. A origem dos tipos pré-verbal e não-verbal de comunicação e a distinção entre eles aparecem ligadas aos processos de simbolização, contribuindo para destacar o papel da corporeidade como condição de existência para a constituição do self e da comunicação verbal. O texto propõe-se a considerar a natureza destes processos a fim de aproximar a compreensão teórica das nuances, do coforido, da dramaticidade e das metáforas adequadas à experiência clinica.

This article makes an interpretation of the communicative and silent processes in the psychoanalytical situation: the possible communication, the non-communication and the impossible communication, relating them to the emotional development, to the levels of constitution of the self and to the types of reall1y in which they happen, according to the conceptions of Winnicott. The origins of the pre-verbal and non-verbal types of communication and the distinction between them are related to the processes of symbolization, contributing to emphasize the role of “corporeity" as a condition of existence for the constitution of the self and verbal communication. The objective of this text is to consider the nature of such processes in order to bring theoretical understanding closer to the nuances, cofors, dramatic aspects and metaphors suitable to the clinical experience.
Descritores: Comunicação
Comunicação não Verbal/psicologia
Psicanálise
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Sisto, Fermino Fernandes
Id: lil-505633
Autor: Sisto, Fermino Fernandes.
Título: Rejeição entre colegas e agressividade na infância / Peer rejection and aggressiveness in childhood
Fonte: Cad. psicol. (Belo Horizonte, 1984);13(1):83-98, 2003. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Para investigar se as crianças rejeitadas para estudar se percebem como mais agressivas, foram pesquisados 1281 estudantes. Na medida sociométrica eles indicaram três colegas de sua sala de aula com os quais gostariam de estudar e três com os quais não gostariam. A Escala de Agressividade para Crianças e Jovens forneceu medidas de agressividade em situação familiar, em situação escolar e geral. Os resultados indicaram que as meninas foram mais aceitas que os meninos e os meninos mais agressivos. As medidas de agressividade correlacionaram-se com idade, sendo as crianças mais velhas as mais agressivas. No geral, os estudantes mais aceitos declararam menos condutas agressivas em situação escolar e geral que os estudantes rejeitados. Essa tendência se manteve ao comparar grupos extremos de aceitação-rejeição. As correlações foram significativas e baixas, sugerindo que nem todas as crianças agressivas são rejeitadas.

To survey if the rejected children to study notice themselves as more aggressive, 1281 students were studied. In the sociometric measure the students indicated three classmates with which they would like to study and three with which they would not like. The Escala de Agressividade para Crianças e Jovens measured aggressiveness in family, school and general situation. The results indicated that the girls were more accept and the boys more aggressive. The aggressiveness measures were.
Descritores: Desejabilidade Social
Identidade de Gênero
Personalidade
Violência/psicologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-505632
Autor: Moreira, Maria Inês Badaró.
Título: O estágio de psicologia e a preparação para o cotidiano profissional / The period of training of psychology and the preparation for the daily professional
Fonte: Cad. psicol. (Belo Horizonte, 1984);13(1):99-112, 2003.
Idioma: pt.
Resumo: Relato de experiência de supervisão de estágio de triagem em clinica escola, reallzado por meio de plantão psicológico. Pretende destacar a formação dos profissionais de Psicologia e o processo ensino/aprendizagem durante este estágio. Destaca a entrada de psicólogos no âmbito da saúde pública a partir da década de 80, caracterizada por uma visão descontextuallzada e dissonante com a demanda encontrada. Apresenta as bases que sustentam esta prática, bem como os procedimentos que a caractetizam. Enfatiza as transformações ocorridas neste estágio com a implantação do plantão psicológico e como as conseqüências destas transformaram a dinâmica da formação de novos profissionais em psicologia. Por fim, assinala esta possibilidade como via em que os alunos conquistam uma forma mais autônoma de allnhavar os conceitos de diversas disciplinas básicas e técnicas em sua prática. Portanto inaugura na instituição um espaço de invenção e criação, espaço de análise e discussão da realldade trazida pelo cliente ao aproximar o aluno da realldade social pelo encontro com a clientela.

The present study analyse the consequences of the period of training of psychology for the daily professional of the future psychologist It detaches as analytical the period of training of Psicodiagnostico of the course of Psychology of the College of Sciences Social Human Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). The primordial approach is given to the formation of initial abilities, when defending as a place without walls, a space of intersection of the knowlegde/reallty with the reallty/knowlegde; a place compromised to the formation that allows the social reality to enter for the classroom, in the training, the corridors, the nuclei of research, all its environments. Alert on the distanciamento of the questions of mental health of the professional formation when underlining that these questions if keep treated as bordering regions in the Courses to Psychology. It warms that the changes in this sector cannot continue passing to the edges of its professional formation.
Descritores: Desenvolvimento de Pessoal
Prática (Psicologia)
Psicologia/recursos humanos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-505631
Autor: Bomfim, Elizabeth de Melo; Albergaria, Maria Teresa Antunes.
Título: Resgatando dados para a história da psicologia em Minas Gerais na década de 1950 / Retrieving data for the history of psychology in Minas Gerais in the 1950's
Fonte: Cad. psicol. (Belo Horizonte, 1984);13(1):113-122, 2003. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo apresenta elementos para o resgate da história da Psicologia em Minas Gerais na década de 1950. Elaborado com base nos dados existentes no acervo da, já extinta, Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João deI Rei, aborda os procedimentos adotados pelos salesianos empenhados na melhoria do ensino e na formação dos candidatos ao sacerdócio. A aquisição de um moderno laboratório de Psicologia, de procedência italiana, e a criação do "Instituto de Psicologia e Pedagogia" promoveram o desenvolvimento científico-educacional da região dos Campos das Vertentes de Minas Gerais e esboçaram diretrizes relevantes.

The article presents elements for the retrieval of the History of Psychology in Minas Gerais in the 1950's. Designed after data from the extincted Dom Bosco School for Philosophy Science and Literature in São João deI-Rei, it approaches the proceedings adopted by the Salesian Monks in order to improve the education and the formation of the applicants for priesthood. The acquisition of a modem psychology laboratory of italian provenance and the creation of the "Psychology and Pedagogy Institute" promoted the scientific and educational development of the region of Campos das Vertentes in Minas Gerais and outlined important tendencies for the works performed in the decades to come.
Descritores: Psicologia/história
-Brasil
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-505630
Autor: Ansara, Soraia.
Título: Memória coletiva e cidadania: resgatando a luta por direitos / Collective memory and citizenship: redeeming the notion of rights
Fonte: Cad. psicol. (Belo Horizonte, 1984);13(1):123-142, 2003.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem a finalidade de mostrar como a noção de direitos aparece como fio condutor da memória coletiva, num estudo realizado com três populações que sucederam a greve dos operários da Fábrica de Cimento Perus Portland, periferia da Zona Oeste de São Paulo, conhecida como a "Luta dos Queixadas". Pudemos identificar que a questão dos direitos aparece em todos os discursos, destacando-se, na memória dos entrevistados, a resistência baseada na luta por direitos sociais, o estilo de luta dos Queixadas e os princípios éticos que regeram essa luta e que permanecem como aprendizado e valores a serem seguidos. Além disso, cabe ressaltar que na memória coletiva de netos, sindicalistas atuais e lideranças comunitárias os Queixadas são fortes referenciais de organização e de luta e que a noção de direitos se sobrepõe a outros significados sociais.

The present article aims to show how the notion of rights comes out as a conductive wire from the collective memory, in a study ran with three populations that succeeded the strike of the workers from the Fábrica de Cimento Perus Portland, located in the suburb in the West Zone of Sao Paulo, known as the "Battle of the Queixadas”. We were able to identify that the rights issue comes out in all the speeches of the ones who were interviewed, being remarkable in their memories the resistance based on the struggle for social rights, the style of the battle of the Queixadas, and the ethical principIes that they fought for in this battle and that remain as a learning and as a value to be followed. Furthermore, it is worthy to note That in the collective memory of grandchildren, current union members and community leaderships, the Queixadas are a strong reference of organization and contest, and that the notion of rights prevails upon other social meanings.
Descritores: Direitos Humanos/psicologia
Memória
Política
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-505629
Autor: Reboredo, Lucília A.
Título: Psicologia social: curso e percurso / Social psychology: progression and trajectory
Fonte: Cad. psicol. (Belo Horizonte, 1984);13(1):143-152, 2003.
Idioma: pt.
Resumo: A psicologia social traçou vários percursos ao longo de sua história. Sob o ponto de vista teórico e ideológico pode-se dizer que percorreu caminhos e descaminhos na busca de uma definição epistemológica, da sua relação com a Psicologia e com a sociedade. Um olhar atento para os paradigmas da psicologia social americana, européia e latino-americana, evidencia o ânimo pela investigação e a preocupação com a intervenção. O estudo desses paradigmas possibilita conhecer os fatores que dificultam a definição epistemológica da psicologia social e, conseqüentemente, a sua consistência teórica e metodológica. Outro aspecto importante nos paradigmas citados é o posicionamento político/ideológico de seus respectivos autores. Nesse sentido é oportuno lembrar que a psicologia social sempre foi polêmica dado o seu caráter repressivo ou subversivo. O paradigma americano é identificado pelo compromisso com os mecanismos de gestão dos sistemas dominantes. A tendência libertária origina-se na ação de autores europeus e assume novas matizes na América Latina dada as conjunturas ditatoriais nesse continente a partir da década de 60. Diante da trajetória histórica da psicologia social e frente ao que se projeta para o futuro, deve-se refletir sobre a indagação: A psicologia social não será um epifenômeno que tende a desaparecer com a maturidade da Psicologia e das demais ciências sociais e humanas?

The social psychology took several trajectories throughout its history. Under the theoretical and ideological light, one can say it underwent straight and tortuous paths in the search for an epistemological definition concerning its relation with the Psychology and with the society. A careful look at the paradigms of the American, European and Latin-American social psychology indicates the enthusiasm for the investigation and concern about the intervention. The study of these paradigms allows one to know the factors which complicates the epistemological definition of the social psychology, and as a consequence, of its theoretical and methodological consistence. Another important aspect on the cited paradigms is the political/ ideological positioning of its respective authors. On that sense, it is suitable to remember that the social psychology has always been polemic due to its repressive or subversive character. The American paradigm is identified for its compromise with the mechanisms of management of the dominant systems. The libertarian trend begins with the action of European authors and undertakes new actions in Latin America due to the dictatorship framework that look place at this continent from the sixties on. In lace of the history trajectory of the social psychology and of what projects to the future, one should reflect on the question: Will not the social psychology be an epiphenomenon which lends to disappear along with the maturity of the Psychology and of the further social and human sciences?
Descritores: Psicologia Social/história
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-353531
Autor: Gomes Júnior, Nelson; Novo, Helerina Aparecida.
Título: Silvio Santos vem ai: a mídia e a fragmentação da violência / Here comes Silvio Santos: media and the fragmentation of violence
Fonte: Cad. psicol. (Belo Horizonte, 1984);12(1):97-112, dez. 2002.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste artigo é problematizar como os equipamentos midiáticos estão produzindo, cotidianamente, uma série de discursos e práticas sobre a violência de forma a-histórica e desarticulada de uma gama de atravessamentos políticos, econômicos e sociais. O estilo coloca em análise, ainda, como a produção da violência e seu trato têm produzido novas formas de pensar, sentir, agir e estar no mundo: novas subjetividades. O episódio utilizado para análise refere-se ao sequestro do empresário e apresentador de TV Silvio Santos, ocorrido em 30 de agosto de 2001 na cidade de São Paulo. O material selecionado para a pesquisa foi extraído dos jornais O Dia, do Rio de Janeiro, e O Estado de São Paulo no período compreendido entre 31 de agosto e 3 de setembro daquele ano
Descritores: Meios de Comunicação de Massa
Psicologia Social
Violência
-Fala
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



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