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Pesquisa : Ciencias e Cognicao: revista cientifica multidisciplinar de estudos da cognicao - LILACS
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Id: biblio-1021253
Autor: Bellini-Leite, Samuel de Castro.
Título: Surfing uncertainty: predições situadas? / Surfing uncertainty: situated predictions?
Fonte: Ciênc. cogn;23(2):255-262, dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resenha crítica da obra de Andy Clark: "Surfing Uncertainty: Prediction, Action and the Embodied Mind". Publicado, em 2015, pela Oxford University Press.

Critic review of Andy Clark's book: "Surfing Uncertainty: Prediction, Action and the Embodied Mind". Published by Oxford University Press, 2015.
Descritores: Cérebro
-Biologia Computacional
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1021247
Autor: Nascimento, Elen Cristina Carvalho; Siqueira-Batista, Rodrigo.
Título: The brain and the robot: bioethical implications in transhumanism / O cérebro e o robô: implicações bioéticas no transhumanismo
Fonte: Ciênc. cogn;23(2):237-242, dez. 2018.
Idioma: en.
Resumo: This paper is a critical review of the book "O cérebro e o robô: inteligência artificial, biotecnologia e a nova ética" ("The brain and the robot: artificial intelligence, biotechnology and the new ethics"), by João de Fernandes Teixeira. Publisher: Editora Paulus, 2016

O presente texto é uma resenha crítica do livro "O cérebro e o robô: inteligência artificial, biotecnologia e a nova ética", de João de Fernandes Teixeira. Editora Paulus, 2016
Descritores: Bioética
Inteligência Artificial
Cérebro
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Id: biblio-1021241
Autor: Reis, Daniela Castro dos; Cavalcante, Lília Iêda Chaves.
Título: Autor de agressão sexual de criança/adolescente: uma caracterização da produção sobre o tema / Sex offender of children/adolescent victms: a characterization of the production on the theme
Fonte: Ciênc. cogn;23(2):263-276, dez. 2018. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Pesquisas com autores de agressão sexual de criança/adolescente estão se consolidando em diferentes áreas do conhecimento. O objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar a produção científica de autores de agressão sexual de criança/e adolescente na literatura nacional e internacional, entre 1984 e 2013. Dos 64 artigos selecionados no Portal CAPES, utilizado descritores e critérios de inclusão e exclusão, 56 foram confirmados pelos juízes. Os principais resultados demonstram que as publicações estão concentradas em revistas especializadas, apresentando uma produção crescente em vários países. Quanto às características da população são indivíduos custodiados em regime fechado, sendo a maioria homens entre 25-50 anos. No Brasil, a produção sobre a condição psicossocial dos autores de agressão sexual parece acompanhar o crescimento das estatísticas sobre sua incidência na infância ena adolescência e revela uma multiplicidade de tipos que definem essa população.

Research on sexual offenders of children/adolescents are consolidating increasingly diverse areas of knowledge. The aim of this study was to identify and characterize the scientific production of sexual offenders of children/adolescents in national and international literature, between 1984 and 2013. Of the 64 items selected in the Portal CAPES, used criteria for inclusion and exclusion and their descriptors, 56 were listed by the judges. The main results demonstrate that the publications are concentrated in English(international), with emphasis on specialized magazines, with a growing production in global terms. In Brazil, production is still very small but growing. As for the characteristics of the population are sentenced individuals, men, between the ages of 25-50 years.
Descritores: Abuso Sexual na Infância
Criança
Adolescente
Limites: Seres Humanos
Criança
Tipo de Publ: Revisão
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Id: biblio-1021239
Autor: Fernandes, Janaína da Silva Gonçalves; Klumpp, Carolina Ferreira Barros; Barbiéri, Elaine da Silva Ferretti; Andrade, Márcia Siqueira de; Franco, Maria Laura Puglisi Barbosa.
Título: Discalculia: revisão de literatura / Dyscalculia: literature review
Fonte: Ciênc. cogn;23(2):195-204, dez. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Descritores: Discalculia
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
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Id: biblio-1021233
Autor: Fonseca, Luísa Mocelin; Feltes, Heloísa Pedroso de Moraes.
Título: Descobertas nos estudos das afasias com imagens de Tensor de Difusão / Findings in studies of aphasia with Diffusion Tensor Images
Fonte: Ciênc. cogn;23(2):160-177, dez. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Haja vista que as pesquisas sobre o conectoma estão causando uma mudança de paradigma no campo da neurobiologia da linguagem, esta revisão concentra-se em descobertas das neurociências sobre o conectoma humano em relação às afasias pós-trauma ao utilizar imagens de tensor de difusão. Esta pesquisa é qualitativa, do tipo exploratória, caracterizando-se por uma revisão de literatura que compreendeu 16 artigos em língua inglesa publicados nos períodos de 2011 a 2016. Os resultados apontaram para a relação entre melhora da afasia e lateralização hemisférica; confirmaram o fascículo arqueado como uma importante via para a função da linguagem, não só na produção, como na compreensão; evidenciaram o papel funcional do fascículo uncinado no controle semântico e também indicaram a importância dos tractos temporais principalmente na compreensão da linguagem. Percebe-se que as pesquisas ainda possuem limitações principalmente quanto ao número de sujeitos investigados. Ainda faltam estudos sobre previsão de prognóstico das afasias, bem como de mecanismos de recuperação.

Considering that research into the connectome are causing a paradigm shift in the field of neurobiology of language, this review focuses on findings of neuroscience on the human connectome in relation to post stroke aphasia using diffusion tensor imaging. This research is qualitative, exploratory, characterizedby a literature review that included 16 articles in English published in the periods 2011 to 2016. The results pointed to the relationship between aphasia improvement and hemispheric lateralization; confirmed the arcuate fasciculusas an important pathway for the function of language, not only in language production but also in understanding; evidenced the functional role of uncinatefasciculus in semantic control and indicated the importance of temporal tracts mainly in language comprehension. It is noticed that the researches still have limitations mainly regarding the number of subjects investigated. There is still alack of studies on prediction of aphasia prognosis, as well as mechanisms of recovery
Descritores: Afasia
Conectoma
Tipo de Publ: Revisão
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Id: biblio-1021230
Autor: Goi, Mara Elisângela Jappe; Santos, Flávia Maria Teixeira dos.
Título: Contribuições de Jerome Bruner: aspectos psicológicos relacionados à resolução de problemas na formação de professores de ciências da natureza / Jerome Bruner Contributions': psychological aspects related to solving problems in the teachers Science Education training
Fonte: Ciênc. cogn;23(2):315-332, dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: A Resolução de Problemas se constitui em campo metodológico e psicológico do Ensino de Ciências. Enquanto metodologia de ensino permite o trabalho pedagogicamente orientado por situações instigantes, a construção de concepções cientificas adequadas e ao desenvolvimento de atitude científica nos contextos das aulas de Ciências da Natureza. Como campo psicológico, fundamentado principalmente nos trabalhos de Jerome Bruner, devido as suas orientações sobre o desenvolvimento da criança, em que parte da hipótese de que qualquer assunto pode ser ensinado com eficiência em qualquer fase do desenvolvimento do indivíduo examina três ideias fundamentais: o processo do desenvolvimento intelectual da criança, o ato de aprendizagem e a noção do currículo em espiral. Também argumenta que o ensino pode se constituir através da Resolução de Problemas e pode permitir a compreensão de que a ciência é um empreendimento humano focado na Resolução de problemas. Assim, este ensaio se propõe a apresentar e discutir aspectos da teoria de Jerome Bruner, com o objetivo de aprofundar seu aporte teórico e que esse possa ser utilizado em programas de formação inicial e continuada de professores

The Problems Solving is a methodological and psychological field of Science Teaching. While teaching methodology allows the work pedagogically guided by instigatessituations, the appropriate scientific concepts construction and the development of scientific attitude in the nature Sciences classes contexts. In psychological field, based mainly on the works of Jerome Bruner, due to his orientations on the development ofthe child, in part of the hypothesis that any subject can be taught effectively in anyphase of the development of the individual examines three fundamental ideas: theprocess the child's intellectual development, the act of learning, and the notion of the spiral curriculum. It also argues that teaching can be built through Problems Solvingand can allow the understanding that science is a human enterprise focused on problems solving. Thus, this essay proposes to introduce and discuss aspects of Jerome Bruner's theory, with the objective of deepening its theoretical contribution and that it can be used in initial and continuing teacher training programs
Descritores: Resolução de Problemas
Ciência
Ensino
-Docentes
Desenvolvimento Humano
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-1021229
Autor: Oliveira, Felipe Sales de; Bianconi, Maria Lucia.
Título: Um olhar sobre o compartilhamento e a apreensão dos conhecimentos sob a luz da Psicologia Social: a contribuição da Teoria das Representações Sociais / A look about the knowledge sharing and apprehension from the perspective of SocialPsychology: the contribution of Social Representations Theory
Fonte: Ciênc. cogn;23(2):307-314, dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Desde a origem da investigação filosófica, uma das grandes questões dos estudiosos é entender de que maneira os conceitos e ideias são formados em nossa mente e qual a correspondência entre essas ideias e a realidade. Já no século XX, a sociologia refez as mesmas perguntas, assumindo um enfoque diferente. A preocupação deixou de ser como o indivíduo conhece, passando a se interessar e a enxergar o indivíduo inserido dentro de um grupo, começando, então, a se preocupar sobre como o próprio grupo chega ao conhecimento. A psicologia social, por meio da Teoria das Representações Sociais introduzida por Moscovici, em 1961, fornece-nos uma perspectiva teórico-epistemológica sobre como se formam esses conceitos e nos ajuda a entender como, e dentro de quais circunstâncias, os seres humanos compartilham o conhecimento e, através disso, estabelecem sua realidade em comum

Since the origin of philosophical inquiry, one of the great questions ofresearchers is to understand how concepts and ideas are formed in our mindsand whatis the correspondence between these ideas and reality. In thetwentieth century, sociology re-addressed the same questions, taking a different approach. The concern stopped being as the individual knows, to be coming interested and seeing the individual inserted within a group, and then worrying about how the group itself get the knowledge. Social psychology, through the Theory of Social Representations, introduced by Moscovici in 1961, provides us a theoretical-epistemological perspective on how these conceptsare formed and helps us to understand how, and under what circumstances, persons share the knowledge and thereby establish their common reality
Descritores: Psicologia Social
Conhecimento
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-1021184
Autor: Andrade, Adriana Barbosa; Pelicice, Fernando Mayer.
Título: Concepções de método científico entre pós-graduandos em cursos de ecologia / Ideas of scientific method among students in ecology graduate courses
Fonte: Ciênc. cogn;23(2):290-306, dez. 2018. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Existe uma pluralidade de concepções sobre a natureza da ciência, porém o assunto usualmente se encontra afastado da realidade do cientista. Este estudo investigou concepções de Método Científico entre estudantes de pós-graduação em cursos de Ecologia em universidades brasileiras. Entrevistamos 115 discentes (mestrandos e doutorandos) com a pergunta "O que você entende por Método Científico?". As respostas foram analisadas a partir de um conjunto de noções (n = 13) estabelecidas a priori, que foram comparadas à quatro concepções clássicas de Método Científico: positivismo,falsificacionismo, revoluções científicas e anarquia científica. A maioria dos alunos (95,6%) expressou a crença de que o Método Científico é um método geral, um protocolo que produz conhecimento científico. Poucos alunos questionaram sua entidade ontológica ou apresentaram elementos que ilustram sua complexidade. Uma Análise de Correspondência revelou que as concepções dos discentes se alinham, majoritariamente, com o positivismo e o falsificacionismo. Dessa forma, nossos resultados indicam que ecólogos em formação adquirem, no geral, concepções restritas e limitadas do Método Científico, desconhecendo o recente debate epistemológico que investigou, criticou e reinterpretou muitos aspectos da natureza da ciência.

There are many conceptions about the nature of science, but scientists are usually unaware about them. This study investigated the conception of Scientific Method among students from ecology graduate courses in Brazilian universities. We interviewed 115 students (master and PhD) with the question "What do you understand by Scientific Method?". We analyzed their responsesbased on a set of notions (n = 13) established a priori, and compared with four classical conceptions of the Scientific Method: (i) positivism, (ii) falsificationism,(iii) scientific revolutions and (iv) scientific anarchism. Most students (95.6%) expressed the belief on the Scientific Method as a general method, a protocolable to produce scientific knowledge. Few students questioned its ontological nature or provided ideas about complexity. A Correspondence Analysis revealed that student's conceptions are mainly related to positivism and falsificationism. Thus, our results indicate that ecology graduate students have weak conceptions about the Scientific Method, ignoring the recent epistemological debate that criticized and reinterpreted many aspects about the nature of science
Descritores: Ecologia
Educação de Pós-Graduação
Metodologia
Limites: Adulto
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1021174
Autor: Matos, Larissa Araújo; Santos, Thamyris Maués dos; Silva, Simone Souza Costa.
Título: Resiliência familiar: percepção de mães em situação de pobreza / Family resilience: the perception of mothers in poverty
Fonte: Ciênc. cogn;23(2):178-194, dez. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do presente estudo foi compreender a percepção acerca da resiliência familiar sob o ponto de vista de mães em situação de pobreza. A coleta dos dados foi realizada em uma escola estadual, localizada na periferia da cidade de Belém do Pará. Participaram deste estudo 16 mães e/ou responsáveis por crianças de 1º ao 5º ano que responderam um instrumento sociodemográfico e participaram de uma entrevista coletiva utilizando a estratégia de Situações Estruturadas de Investigação (SEI). Os dados foram coletados e categorizados com base na análise de conteúdo e da literatura de resiliência familiar e para sua operacionalização contou-se com o auxílio do software Nvivo 10. Os dados mostraram que as famílias estão expostas a algumas situações ameaçadoras ao desenvolvimento, baixa escolaridade, baixa renda familiar, condições de moradia inadequadas, dentre outros. No entanto,apesar dos riscos associados à pobreza, observou-se fatores intrafamiliares protetivos, geradores de benefícios ao desenvolvimento humano dentre eles: visão otimista, espiritualidade, esperança, apoio social familiar e nos vizinhos, trabalho de equipe, apoio na resolução de conflitos, união familiar e recursos sociais e econômicos através de benefícios sociais como o bolsa família

This study aims to understand the familiar resilience perception of mothers living in poverty situation. The data collect phase took place in estate school localized in the outskirts of the city of Belém, estate of Pará, Brazil. Sixteen mothers and/or guardians responsible for children from first to fifth year answered a sociodemographic instrument and participated in a collective interview in which was applied the Structured Situation of Investigation (SSI).The data were categorized based in the content analyses and in the familiar resilience literature, being operationalized through the Nvivo 10 software. Theresults indicated that families are exposed to certain threatening situations tothe development such as low education level, low familiar income, inadequate housing conditions among others. However, despite the poverty associated risks, it was observed intrafamiliar protective factors that are beneficiary to the human development: optimistic perspective, spirituality, hope, social support from family and neighbors, team work, conflict resolution support, familiar union and socioeconomic resources obtained through social benefit's programas in the Bolsa Família
Descritores: Pobreza
Família
Mães
-Salário-Família
Pesquisa Qualitativa
Relações Familiares
Limites: Seres Humanos
Feminino
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1021156
Autor: Anunciação, Luis; Portugal, Anna Carolina de Almeida; Landeira-Fernandez, Jesus.
Título: A elegia da lembrança impossível: dor, memória e afeto em corredores de longa distância / Elegy for the Impossible Memory: pain, memory and affection in long-distance runners
Fonte: Ciênc. cogn;23(2):227-236, dez. 2018. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: A memória é uma função psicológica plástica e dinâmica. Além disso, há uma estreita ligação entre eventos mnêmicos e estados afetivos. Esse trabalho objetivou estudar o efeito do tempo e dos afetos positivos e negativos na evocação de uma memória de dor ocasionada por uma corrida de longa distância e de confirmar a estrutura fatorial da Escala de Afetos Positivos e Negativos (PANAS). Em 2016, 138 corredores de 21,1 e 42,2 km foram avaliados com a Escala Numérica de Dor (NRS) e a PANAS em dois momentos:imediatamente após completarem a corrida e 6 meses depois. Não houve diferença entre o relato imediato após a corrida e a evocação da magnitude dador (t(57) = ,136, p = ,446). Todos os participantes tiveram mais afetivos positivos do que negativos ao completar a corrida (t(135) = 32,19, p < ,001) e os afetos positivos contribuíram como preditores significativos e inversamente associados à recordação da dor (b = -,118, p = ,02). A PANAS apresentou ajustes adequados na Análise Fatorial Confirmatória (χ2(169) = 306; p < ,001; TLI = ,921;CFI = .929; RMSEA = ,081), mostrando-se apropriada para o uso em situações como essa. Os resultados oferecem mais evidências sobre a distorção que a memória apresenta e valida o PANAS para uso em situações similares à desta pesquisa

Memory is a dynamic and plastic psychological function. In addition, there is aclose connection between memory events and affective states. This study aimedto study the effect of time and positive and negative affects on the recall of pain memory caused by a long-distance run and to confirm the factorial structure ofthe Positive and Negative Affect Scale (PANAS). In 2016, 138 runners of 21.1 and 42.2 km were evaluated with the Numerical Pain Scale (NRS) and PANAS intwo moments: immediately after completing the race and 6 months later. There was no difference between the immediate post-race report and the recall ofpain magnitude (t(57) =.136, p = .446). All participants reported more positive than negative affect upon completing the activity (t(135) = 32.19, p < .001) and positive affects contributed as significant predictor and inversely associated with recall of pain (b = -, 118 , p = 0.02). The PANAS had adequate goodness-offit values in the Confirmatory Factor Analysis (χ2 (169) = 306; p < .001; TLI =.921; CFI = .929; RMSEA = .081), proving to be appropriate for use in suchsituations. The results provide more evidence about the distortion phenomenon that memory presents and validate the PANAS for use in similar situations to this research
Descritores: Dor
Psicologia
Psicometria
Corrida
Afeto
Memória
Limites: Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca



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