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Pesquisa : Ciencias e Cognicao: revista cientifica multidisciplinar de estudos da cognicao - LILACS
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Id: biblio-952781 LILACS-Express
Autor: Aranha, Gláucio.
Título: Cognição na Fronteira com as Ciências Exatas
Fonte: Ciênc. cogn;17(1):1-1, abr. 2012.
Idioma: pt.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-952780 LILACS-Express
Autor: Aranha, Maurício.
Título: Memória e representações mentais / Memory and mental representations
Fonte: Ciênc. cogn;15(2):1-1, 2010.
Idioma: pt.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-952779 LILACS-Express
Autor: Aranha, Glaucio.
Título: QUALIS e qualificações: apropriações e desvirtuamentos / QUALIS and qualification: appropriation and distortion
Fonte: Ciênc. cogn;15(1):1-1, 2010.
Idioma: pt.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-722051
Autor: Gouvêa, Luanna Gomes de; Suart, Rita de Cássia.
Título: Análise das Interações Dialógicas e Habilidades Cognitivas desenvolvidas durante a aplicação de um jogo didático no ensino de química / Analysis of Dialogical Interactions and Cognitive Skills developed during the application of a didactic game in chemistry teaching
Fonte: Ciênc. cogn;19(1):27-46, mar. 2014. ilus, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Dente as metodologias que buscam estimular a participação dos estudantes, tornando-os ativos na construção do conhecimento, podem-se destacar os jogos didáticos. Estes vêm sendo abordados em diversas pesquisas como ferramenta facilitadora da compreensão de conceitos químicos. Na maioria dos trabalhos envolvendo jogos para o ensino, os objetivos de construção do conhecimento ou aprendizado não são avaliados, o que desvaloriza a ferramenta como uma boa alternativa para o ensino-aprendizagem. No presente trabalho, buscou-se criar, aplicar e avaliar um jogo didático, analisando as interações dialógicas utilizadas pela professora durante sua mediação e as habilidades cognitivas apresentadas pelos estudantes durante a aplicação do jogo. Foram feitas análises em uma turma do ensino médio de uma escola pública em Lavras, MG. As aulas foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas. Os resultados mostram que houve manifestações de habilidades cognitivas de alta ordem pelos alunos, porém a maior parte das falas foi de baixa ordem. Uma justificativa para estes resultados está nas interações dialógicas da professora, a qual entregava conclusões prontas, sem possibilitar a utilização de habilidades cognitivas de ordem superior.

It is possible to highlight the educational gamesamong the methodologies that aims to stimulate the students participation, which make them actives in the construction of the knowledge. They are addressed in several researches as a tool that facilitates the discussion and the understanding of chemical concepts. In most studies involving educational games, the goals of construction knowledge and learning are not evaluated or are absent, which decrease it is value as a good alternative for teaching-learning process. For the present study, we aim to create, implement and evaluate an educational game, analyzing the dialogical interactions used by the teacher during their mediation and the cognitive skills showed by the students during the game application. Analyzes were performed on a class of a public igh school at Lavras, MG. The classes were audio recorded, transcribed and analyzed. The results shown demonstrations of high order cognitive skills by the students, but the majorities of the arguments were of low order. A justification for these results were found by analyzing the teacher's dialogic interactions, which delivered ready conclusions to the students, without enabling students to use the higher order cognitive skills.
Descritores: Cognição
Jogos e Brinquedos/psicologia
-Química/educação
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


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Id: lil-722050
Autor: Bonini-Rocha, Ana Clara; Oliveira, Lucas Fürstenau de; Rosat, Renata Menezes; Ribeiro, Maria Flávia Marques.
Título: Satisfação, Percepção de Aprendizagem e Desempenho em Vídeo aula e Aula Expositiva / Satisfaction, Perceived Learning and Performance in Video Lesson andLecture
Fonte: Ciênc. cogn;19(1):47-57, mar. 2014. ilus, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Educadores têm se perguntado sobre estratégias adequadas para interagir com uma geração de alunos que tem acesso a modernos meios de comunicação liderados pela Internet. Este estudo comparou dois grupos de alunos de graduação,um exposto a uma aula expositiva (AE, n=81) e o outro a uma vídeo-aula (VA, n=60), avaliando o desempenho (DES) em pré e pós-testes, satisfação(SAT) e percepção de aprendizagem (PA). Foram analisadas correlações entre SAT e PA e entre ambase o DES. Houve melhora de DES (teste de Wilcoxon)de ambos os grupos, sem diferença entre eles (testede Mann-Whitney); os alunos ficaram satisfeitos e expressaram boa percepção de aprendizagem(teste de Qui-Quadrado); houve correlação entre SAT e PA, e as correlações entre SAT e DES e entre PA e DES foram significativas, porém baixas (teste de correlação de Spearman). Conclui-se que VAe AE são adequadas e promovem aprendizado dos alunos que se sentiram satisfeitos e com a percepção de que aprenderam o conteúdo. Sugere seque as metodologias possam ser utilizadas pelo professor de forma complementar, ressaltando a importância da construção de diálogos que sintonizem metodologias clássicas de ensino, como a aula expositiva, com novas tecnologias, como a vídeo-aula, que possam ser utilizadas com fins educacionais.

Educators have been wondering about the mostappropriate strategies to interact with a generationof students who has access to modern means ofcommunication, led by the Internet. This studycompared two groups of undergraduate students,one exposed to a lecture (L, n=81) and the otherto a video lesson (VL, n=60) through performanceevaluation (PER) in pre- and post-tests, satisfaction(SAT) and perceived learning (PL). The correlationsbetween SAT and PL and between both and PER wereanalyzed. The data showed an improvement of PER(Wilcoxon test) in both groups, without differencebetween them (Mann-Whitney test); both groups ofstudents were satisfied and perceived good sense oflearning (Chi-Square test); there was a correlationbetween SAT and PL and the correlation between SATand DES and between DES and PA were significant,but low (Spearman test). In conclusion, L and VL areappropriate and promote learning and the studentsfelt satisfied and with the perception that theylearned the content of the subject. It is suggestedthat both methodologies can be used by the teacheras a reinforcement and in a complementary manner,emphasizing the importance of constructing dialogicbridges able to match classical teaching methodssuch as lecturing with new technologies, as the videolesson, that can be used for educational purposes.
Descritores: Recursos Audiovisuais
Aprendizagem
Percepção
Ensino
Limites: Adulto
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


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Id: lil-722049
Autor: Carvalho, Leonardo Lana de; Varenne, Franck; Bragra, Elayne de Moura.
Título: Ontologias para a Modelagem Multiagente de Sistemas Complexos em Ciências Cognitivas / Ontologies for Multiagent Modeling of Complex Systems in CognitiveSciences
Fonte: Ciênc. cogn;19(1):58-75, mar. 2014. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: As ciências cognitivas, como domínio interdisciplinar envolvendo disciplinas científicas (como a ciênciada computação, a linguística, a psicologia, as neurociências, a economia, etc.), filosóficas(filosofia da linguagem, filosofia da mente, filosofia analítica, etc.) e engenharias (notadamente aengenharia do conhecimento), possuem um vasto corpo teórico e prático, alguns mesmo conflitantes. Neste contexto interdisciplinar e voltado para amodelagem computacional, as ontologias cumprem um papel essencial na comunicação entre disciplinase também no processo de inovação de teorias, modelos e experimentos em ciências cognitivas. Este processo é enfatizado aqui. Um engajamentoontológico é defendido como marco de um realismo científico, o que leva a modelagem computacional àbusca de modelos mais realistas, mais próximos de uma perspectiva sistemas complexos da natureza e da cognição. Neste sentido a modelagem multiagente de sistemas complexos vem cumprindo um papel de destaque.

Cognitive sciences as an interdisciplinary field, involving scientific disciplines (such as computer science, linguistics, psychology, neuroscience, economics, etc.), philosophical disciplines philosophy of language, philosophy of mind, analytic philosophy, etc.) and engineering (notably knowledge engineering), have a vast theoretical and practical content, some even conflicting. In this interdisciplinary context and on computational modeling, ontologies play a crucial role in communication between disciplines and also in a process of innovation of theories, models and experiments in cognitive sciences. We propose a model for this process here. An ontological commitment is advocated as the framework of a scientific realism, which leads computational modeling to search for more realistic models, for a complex systems perspective of nature and cognition. In that way multiagent modeling of complex systems has been fulfilling an important role
Descritores: Inteligência Artificial
Cognição
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


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Id: lil-722048
Autor: Souza, Nelson Pinheiro Coelho de; Valente, José Alexandre da Silva.
Título: Aprendizagem completamente dirigida versus aprendizagem minimamente dirigida: uma solução conciliatória / Completely guided learning versus minimally guided learning: a conciliatorysolution
Fonte: Ciênc. cogn;19(1):76-85, mar. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: Qual metodologia de ensino produz umaaprendizagem mais eficiente: a metodologia ondea aprendizagem é completamente dirigida ou a metodologia onde a aprendizagem é minimamentedirigida, tal como ocorre com o ensino construtivista? Iniciamos este artigo apresentando três argumentoscontrários à aprendizagem minimamente dirigida. Demonstra-se, em seguida, que apesar desses trêsargumentos contrários a todo tipo de ensino no qual a aprendizagem seja minimamente dirigida, este tipo de ensino passa a ser, à medida que oestudante vai aumentando o seu nível de expertise, uma metodologia mais eficiente do que o ensino completamente dirigido. Este efeito é conhecido como Efeito Reverso da Expertise. Como este efeitoexplica o comprovado sucesso do uso da transição da “metodologia dos exemplos resolvidos” paraa “metodologia da resolução de problemas”, propomos, também em razão deste efeito, que será igualmente benéfico, para a aprendizagem, autilização de uma transição entre duas metodologias mais amplas: a transição gradual da aprendizagem completamente orientada para a aprendizagem minimamente orientada. A utilização desta transição gradual de metodologias, aqui proposta,possibilitará ao construtivismo realizar plenamente o seu potencial metodológico

Which teaching methodology produces a more efficient learning: the teaching methodology in which learning is completely guided or the methodology in which learning is minimally guided, as occurs in constructivism? We begin this article by presenting three arguments against minimally guided learning. It is shown then that in spite of these three arguments against all kinds of teaching in which learning is minimally guided, this type of teaching becomes, as the student increases his level of expertise, a more efficient methodology than the completely guided teaching. This effect is known as the Expertise Reversal Effect. As this effect explains the proven successful use of the transition from the “worked out examples methodology” to the “problem solving methodology”, we propose, also due to this effect, that it will be equally beneficial for learning, to use a transition between two broader methodologies: the gradual transition from completely guided learning to minimally guided learning. The use of this gradual transition of methodologies proposed here will enable constructivism to fully realize its methodological potential.
Descritores: Aprendizagem
Memória de Curto Prazo
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


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Id: lil-722047
Autor: Araújo, Simone Paixão; Carneiro, Maria Helena da Silva.
Título: Educação de jovens e adultos no ensino médio, uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Ciências / Youth and adults in high school, a literature review on the teachingof Science
Fonte: Ciênc. cogn;19(1):96-104, mar. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho é um estudo bibliográfico sobre o ensino de ciências na educação de jovens e adultos direcionada para o ensino fundamental e médio. Para tanto foi realizado um levantamento em revistas voltadas para a educação e para o ensino de ciências nos últimos dez anos. Evidenciou-se um reduzido número de artigos, sendo que a maior parte contempla a análise documental. O aumento da produção acadêmicaa partir do ano 2005 reflete a necessidade de ampliar os conhecimentos sobre a temática.Nossos estudos apontam que o ensino de Biologia deve ser priorizado tendo em vista que não foram identificados trabalhos nesta área

This work is a bibliographic study on science education of youth and adults targeted for elementary and high school. Thus this literature review was conducted using magazines aimed at the education and science education in the last ten years. The findings indicated a small number of articles, which for the most part contemplates the documentary analysis . The increase of production from the academic year 2005 reflects the need to expand the knowledge about the subject. Our studies indicate that the teaching of biology should be prioritized considering that works in this field were not identified.
Descritores: Adolescente
Educação
Adulto Jovem
Limites: Seres Humanos
Adulto Jovem
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


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Id: lil-722046
Autor: Assis, Elivane Amaral de Souza; Silva, Fabio Wellington Orlando da.
Título: O estudo das falácias no ensino de engenharia / The study of fallacies in engineering teaching
Fonte: Ciênc. cogn;19(1):105-114, mar. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho discute a inclusão do estudo de falácias no ensino de engenharia. A estratégia depesquisa adotada foi Estudo de Caso. Presumiuse a priori que os estudantes, por não terem recebido uma formação específica sobre falácias,não apresentariam habilidade para reconhecê-las ou interpretá-las, o que foi confirmado por meio de testes empíricos. Contudo, após acompanharum minicurso de poucas horas sobre o tema, mostraram-se capazes de reconhecer as falácias contidas nos textos que lhes foram apresentados,inclusive de áreas do conhecimento distintas das trabalhadas durante o minicurso.
Descritores: Engenharia/educação
Engenharia/ética
Filosofia
Limites: Seres Humanos
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Id: lil-722045
Autor: Giebelen, Edwin; Brennand, Edna G. de Góes.
Título: Educação a Distância e novas configurações cognitivas na formação do Administrador / Distance Education and new cognitive settings for Higher Educationin Management
Fonte: Ciênc. cogn;19(1):6-26, mar. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada no curso-piloto de Administração a Distância da Universidade Aberta do Brasil/ UAB, o primeiro oferecido através da parceria entre o Ministério da Educação (MEC), Banco do Brasil e Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior. Na pesquisa, identificaram-se as Arquiteturas Cognitivas construídas nos materiais didáticos no intuito de compreender como as pessoas aprendem na modalidade da Educação a Distância (EaD) e como o conhecimento está estruturado nos cursos nesta modalidade. Para isso, elaborou-se um modelo baseado nas dimensões básicas de Arquiteturas Cognitivas presentes na literatura acadêmica. As dimensões desse modelo foram identificadas à luz das teorias da cognição humana e da aprendizagem organizacional e aplicadas à análise das mídias utilizadas no Curso em questão. Os resultados apontam para a importância de quatro dimensões cognitivas e suas interdependências, com destaque para as mídias digitais como base de apoio à construção de conhecimento.
Descritores: Cognição
Educação a Distância
-Aprendizagem
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca



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