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Pesquisa : Distúrbios da Comunicação - LILACS
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Id: biblio-911010
Autor: Cruz, Ana Carolina Almendra; Momensohn-Santos, Teresa Maria.
Título: Investigação sobre a influência do uso de aparelho de amplificação sonora individual na habilidade de resolução temporal de um grupo de idosos / Investigation on the influence of the use of individual sound amplification apparatus on the temporal resolution ability of a group of elderly people / Investigación sobre una influencia del uso de la amplificación sonora individual en la habilidad de resolución temporal de un grupo de adultos mayores
Fonte: Distúrb. comun;30(2):347-356, jun. 2018. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: A habilidade auditiva de resolução temporal é caracterizada pela percepção de silêncio entre sons apresentados em função do tempo. Os idosos ouvintes normais e usuários de aparelho de amplificação sonora individual (AASI) necessitam de intervalos de tempo maior que jovens ouvintes normais para perceber o intervalo de silêncio entre os sons. Objetivo: Investigar a influência do uso de aparelho de amplificação sonora individual na habilidade de resolução temporal de um grupo de idosos. Método: A amostra foi composta por 40 idosos portadores de perda auditiva neurossensorial, simétrica de grau leve, moderado e severo bilateralmente que receberam seu par de AASI por meio do programa de saúde auditiva. Foram aplicados os testes do mini exame do estado mental (MMSE), teste de detecção de intervalo de silêncio aleatório (RGDT) e questionário Internacional de Avaliação dos Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (QI-AASI). Os dados foram coletados com 15 e 90 dias de uso do AASI. Resultados: Comparando os resultados do teste RGDT antes e depois do uso de AASI observouse melhora no desempenho dos idosos. No entanto, as variáveis: sexo, idade, desempenho cognitivo e satisfação do uso de AASI não foram estatisticamente significantes para a melhora nos resultados do teste RGDT. Conclusão: O uso de AASI em idosos, por si só foi eficiente na melhora do desempenho da habilidade auditiva de resolução temporal.

Introduction: The temporal resolution auditory ability is characterized by the perception of silence between sounds presented as a function of time. Older normal listeners and users of individual sound amplification apparatus (AASI) need longer time intervals than normal young listeners to realize the silence interval between sounds. Objective: To investigate the influence of the use of individual sound amplification equipment on the temporal resolution ability of a group of elderly individuals. Method: The sample consisted of 40 elderly patients with mild, moderate and severe bilateral neurosensory hearing loss who received their hearing aid pair through the hearing health program. The mini mental state examination (MMSE), the RGDT test and the International Questionnaire for the Evaluation of Individual Sound Amplification Apparatus (IQ-AASI) were applied. The data were collected with 15 and 90 days of use of the hearing aid. Results: Comparing the results of the RGDT test before and after the use of AASI, it was observed an improvement in the performance of the elderly. However, the variables: gender, age, cognitive performance and satisfaction of the use of HAI were not statistically significant for the improvement in the results of the RGDT test. Conclusion: The use of hearing aids in the elderly was efficient by itself in improving the performance of temporal resolution hearing ability.

Introducción: La habilidad auditiva de resolución temporal se caracteriza por la percepción de silencio entre sonidos presentados en función del tiempo. Los adultos mayores oyentes normales y usuarios de aparatos de amplificación sonora individual (AASI) necesitan intervalos de tiempo mayor que los jóvenes oyentes normales para percibir el intervalo de silencio entre los sonidos. Objetivo: Investigar la influencia del uso de aparato de amplificación sonora individual en la habilidad de resolución temporal de un grupo de adultos mayores. Método: La muestra fue compuesta por 40 adultos mayores portadores de pérdida auditiva neurosensorial, simétrica de grado leve, moderado y severo bilateralmente que recibieron su par de AASI por medio del programa de salud auditiva. Se aplicaron las pruebas del mini examen de estado mental (MMSE), prueba de detección de intervalo de silencio aleatorio (RGDT) y Cuestionario Internacional de Evaluación de los Aparatos de Amplificación de Sonido Individual (QI-AASI). Los datos fueron recolectados con 15 y 90 días de uso del AASI. Resultados: Comparando los resultados de la prueba RGDT antes y después del uso de AASI se observó una mejora en el desempeño de los adultos mayores. Sin embargo, las variables: sexo, edad, desempeño cognitivo y satisfacción del uso de AASI no fueron estadísticamente significantes para la mejora en los resultados de la prueba RGDT. Conclusión: El uso de AASI en adultos mayores, por sí solo, fue eficiente en la mejora del desempeño de la capacidad auditiva de resolución temporal.
Descritores: Percepção Auditiva
Idoso
Audição
Auxiliares de Audição
Perda Auditiva
Limites: Seres Humanos
Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-911008
Autor: Ferraz, Pablo Rodrigo Rocha; Ferreira, Léslie Piccolotto; Souza, Guilherme Zaramella de; Giannini, Susana Pimentel Pinto; Martz, Maria Laura.
Título: Voz do ator: condições ambientais e de organização de trabalho / Actor's voice: environmental conditions and work organization / Voz del actor: condiciones ambientales y de organización del trabajo
Fonte: Distúrb. comun;30(2):326-346, jun. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: Frequentemente associamos a ocorrência de sintomas vocais a fatores presentes no ambiente ou na organização de trabalho dos diversos profissionais. Objetivo: após a adaptação de instrumento utilizado anteriormente com professores, analisar as condições de ambiente e de organização do trabalho em atores, associadas à referência a sintomas vocais. Método: atores com mínimo de dois anos de vivência teatral responderam questionário com foco nos aspectos do ambiente, organização do trabalho e funcionais da produção vocal. Os dados foram analisados de forma descritiva e inferencial (associação entre variáveis - teste do Qui-quadrado; p<0,05). Resultados: 100 atores, sendo 56% do sexo masculino, idade média de 30,8 anos (dp=8,6) e tempo de atuação profissional de 8,9 anos (dp=6,1). 49 sujeitos procuraram atividade complementar que também exigia demanda vocal por não conseguirem se manter financeiramente como ator. O principal sintoma vocal foi o pigarro (68), seguido por garganta seca (54) e voz grossa (45). Observou-se associação estatística significativa entre ritmo de trabalho estressante e o assédio moral com a voz fraca (respectivamente, p=0,030 e p=0,048). Atores que admitem interferência das questões de trabalho em sua saúde apresentaram essa relação como fator protetor para os sintomas tosse com secreção (OR=0,40; p=0,044), garganta seca (OR=0,42; p=0,042) e rouquidão (OR=0,30; p=0,011). Conclusão: poeira e ruído foram os principais fatores ambientais citados e esforço físico intenso e ritmo estressante dentre os relacionados à organização do trabalho. Os sintomas mais referidos foram pigarro, garganta seca, voz grossa e tosse seca, sendo que o pigarro foi diretamente associado ao ruído.

Introduction: The occurrence of vocal symptoms is often associated with factors present in the environment or in organization of work of various professionals. Objective: to analyze the environmental conditions and work organization in actors associated with vocal symptoms reference, after the adaptation of an instrument previously used with teachers. Method: actors with a minimum of two years of theatrical experience answered questionnaire regarding aspects of vocal production environment, work organization and functionality. Data were analyzed descriptively and inferentially (association between variables ­ Chi-squared-test; p <0.05). Results: 100 actors, 56% male, mean age of 30.8 years (SD = 8.6) and professional experience of 8.9 years (SD = 6.1). 49 subjects sought complementary activity that also demanded vocal demand for not being financially able to keep themselves as an actor. The main vocal symptom was clearing throat (68), followed by dry throat (54) and rough voice (45). Significant statistical association between stressful work and weak voice moral harassment (p = 0.030 and p = 0.048, respectively) was observed. Actors who admit interference of work matters in their health presented this relationship as a protective factor for secretion cough (OR = 0.40, p = 0.044), dry throat (OR = 0.42, p = 0.042) and hoarseness (OR = 0.30, p = 0.011) symptoms. Conclusion: dust and noise were the main environmental factors cited, intense physical effort and stressful rhythm among those related to work organization. The most commonly reported symptoms were throat clearing, dry throat, rough voice and dry cough, with clearing directly associated with noise.

Introducción: A menudo asociamos la aparición de síntomas vocales a factores presentes en el ambiente o en la organización del trabajo de los diversos profesionales. Objetivo: después de adaptar el instrumento utilizado anteriormente con profesores, analizar las condiciones del ambiente y de la organización del trabajo de actores, asociadas con la referencia a síntomas vocales. Método: actores con mínimo de dos años de vivencia teatral respondieron a un cuestionario con foco en los aspectos del ambiente, de la organización del trabajo y funcionales relativos a la producción vocal. Los datos fueron analizados de forma descriptiva e inferencial (asociación entre variables - prueba del Chi-cuadrado, p <0,05). Resultados: 100 actores, siendo 56% del sexo masculino, edad media de 30,8 años (dp=8,6) y tiempo de actuación profesional de 8,9 años (dp=6,1). 49 sujetos buscaron actividad complementaria que también exigía demanda vocal por no conseguir mantenerse financieramente como actor. El principal síntoma vocal fue el carraspeo (68), seguido garganta seca (54) y voz gruesa (45). Se observó asociación estadística significativa entre ritmo de trabajo estresante y el acoso moral con la voz débil (respectivamente, p=0,030 y p=0,048). Actores que admiten la interferencia de cuestiones de trabajo en su salud, presentan esa relación como factor de protección para los síntomas: tos con secreción (OR=0,40; p=0,044), garganta seca (OR=0,42; p=0,042) y ronquera (OR = 0,30, p=0,011). Conclusión: polvo y ruido fueron los principales factores ambientales citados y esfuerzo físico intenso y ritmo estresante entre los relacionados a la organización del trabajo. Los síntomas más referidos fueron carraspeo, garganta seca, voz gruesa y tos seca, siendo que el carraspeo fue directamente asociado al ruido.
Descritores: Arte
Voz
Distúrbios da Voz
Saúde do Trabalhador
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-910996
Autor: Cintra, Mayara dos Santos; Attianezi, Margareth; Guimarães, Michelle Ferreira; Azevedo, Elma Heitmann Mares.
Título: Desconforto do trato vocal e qualidade de vida em deglutição em idosos / Vocal tract discomfort and quality of life in swallowing in the elderly / Incomodidad del tracto vocal y calidad de vida en deglución de adultos mayores
Fonte: Distúrb. comun;30(2):316-325, jun. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: O processo do envelhecimento no ser humano se dá por alterações funcionais de forma progressiva e degenerativa, pelo enfraquecimento dos mecanismos de defesa e perda das reservas funcionais que atingem todo o organismo. Objetivo: Caracterizar o desconforto do trato vocal e a qualidade de vida relacionada à deglutição em indivíduos idosos. Métodos: Estudo transversal, realizado no setor de clínica médica e nos arredores do hospital Universitário. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o nº 1.943.445. Foram aplicados os questionários Escala de Desconforto do Trato Vocal e Qualidade de Vida relacionada à deglutição em dois grupos: idosos internados (n=200), acima de 60 anos, e idosos considerados saudáveis (n=200), acima de 60 anos, de ambos os sexos. Resultados: Nos idosos saudáveis houve prevalência do sexo feminino (50,50% n=101) e nos internados houve prevalência do sexo masculino (61,50% n=123). Os idosos internados apresentaram maior frequência e intensidade de sintomas sensoriais de desconforto do trato vocal. Em relação à qualidade de vida em deglutição, os menores escores foram para os domínios sono e fadiga. Houve correlação negativa e fraca entre os sintomas sensoriais de desconforto do trato vocal e qualidade de vida relacionada à deglutição. Conclusão: Os idosos internados apresentaram mais sintomas/sensações de desconforto do trato vocal com pior impacto na qualidade de vida em deglutição, quando comparados a idosos saudáveis.

Introduction: The process of aging in the human being is due to functional changes in a progressive and degenerative way, by the weakening of defense mechanisms and loss of functional reserves that affect the whole organism. Objective: To characterize the vocal tract discomfort and the quality of life related to swallowing in elderly individuals. Methods: Cross-sectional study, carried out in the medical clinic sector and in the vicinity of an University hospital. Approved by the Research Ethics Committee under No. 1,943,445. The questionnaires related to swallowing were analyzed in two groups: hospitalized elderly (n = 200), older than 60 years, and elderly considered healthy (n = 200), older than 60 years, of both genders. Results: In the healthy elderly, there was a prevalence of females (50,50% n=101) and in the hospitalized there was a prevalence of males (61,50% n=123).The hospitalized elderly presented higher frequency and intensity of sensory symptoms of vocal tract discomfort. Regarding the quality of life in swallowing, the lowest scores were for the domains sleep and fatigue. There was a negative and weak correlation between the sensorial symptoms of vocal tract discomfort and swallowing related to quality of life. Conclusion: The hospitalized elderly presented more symptoms / sensations of vocal tract discomfort with worse impact on swallowing quality of life when compared to healthy elderly.

Introdução: El proceso del envejecimiento en el ser humano se da por cambios funcionales de forma progresiva y degenerativa, por el debilitamiento de los mecanismos de defensa y pérdida de las reservas funcionales que alcanzan todo el organismo. Objetivo: Caracterizar la incomodidad del tracto vocal y la calidad de vida relacionada a la deglución en individuos adultos mayores. Métodos: Estudio transversal, realizado en el sector de clínica médica y en los alrededores, de un hospital universitario. Aprobado por el Comité de Ética en Investigación bajo el nº 1.943.445. Se utilizaron los cuestionarios Escala de Incomodidad del Trato Vocal y Calidad de Vida relacionada a la deglución en dos grupos: adultos mayores internados (n=200), con mas de 60 años, y adultos mayores considerados sanos (n=200), con mas de 60 años, de ambos los sexos. Resultados: En los ancianos sanos hubo prevalencia del sexo femenino (50,50% n=101) y en los internados hubo prevalencia del sexo masculino (61,50% n=123). Los adultos mayores internados presentaron mayor frecuencia e intensidad de síntomas sensoriales de incomodidad del tracto vocal. En cuanto a la calidad de vida en deglución, los menores escores fueron para los dominios sueño y fatiga. Se observó una correlación negativa y débil entre los síntomas sensoriales de incomodidad del tracto vocal y la calidad de vida relacionada con la deglución. Conclusión: Los adultos mayores internados presentaron más síntomas / sensaciones de incomodidad del tracto vocal con peor impacto en la calidad de vida en deglución cuando comparados a adultos mayores sanos.
Descritores: Qualidade de Vida
Envelhecimento
Transtornos de Deglutição
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Meia-Idade
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-910890
Autor: Azevêdo, Nilian Cerqueira; Melo, Adriana Medeiros; Canuto, Marisa Siqueira Brandão.
Título: Descrição dos casos disfágicos atendidos em um centro especializado em reabilitação em Alagoas / Dysphagia cases description at a specialized rehabilitation center in Alagoas / Descripción de los casos disfágicos en atendimiento en un centro especializado en rehabilitación de Alagoas
Fonte: Distúrb. comun;30(2):305-315, jun. 2018. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico e correlacionar os aspectos sociodemográficos e clínicos de pacientes disfágicos em atendimento fonoaudiológico de um Centro Especializado em Reabilitação de Alagoas. Métodos: Estudo transversal, descritivo e exploratório, com análise quantitativa a partir de prontuários dos pacientes em atendimento nos anos de 2015 e 2016. Os dados foram coletados em ficha estruturada, seguindo como referência o Protocolo Fonoaudiológico de Avaliação do Risco para Disfagia. Foi utilizado o teste de Qui-quadrado, considerando nível de significância de 5%. Resultados: Foram analisados 27 prontuários, sendo 40,74% de adultos, 55,56% do gênero masculino, 47,08% aposentados, 88,89% provenientes da capital, com baixa escolaridade (37,04%) e encaminhados por neurologistas (33,33%); 88,89% apresentavam disfagia de origem neurogênica, 55,56% de grau leve; 29,63% foram acometidos por Encefalopatia Crônica Não Progressiva e 18,52% Acidente Vascular Encefálico, apresentando sinais e sintomas disfágicos coexistentes, sendo 88,89% correspondendo a engasgos, 81,48% tosse, 62,96% escape oral e 55,56% deglutições múltiplas; 51,85% apresentaram complicadores associados à disfagia. 77,78% não utilizavam via alternativa de alimentação; 55,56% realizaram somente avaliação clínica para o diagnóstico da disfagia; 66,67% nunca realizaram terapia fonoaudiológica anteriormente e 59,10% conseguiram estabelecer a alimentação por via oral. Foi encontrada significância (p ≤ 0,0001) na relação da via de alimentação com o grau da disfagia. Conclusão: Foi possível evidenciar uma população com características heterogêneas, no que se refere aos achados sociodemográficos e clínicos, sendo possível traçar informações sobre as caraterísticas apresentadas por esses pacientes, contribuindo positivamente para a realização de ações mais diretivas e efetivas, proporcionando olhar especializado e direcionado a esta população.

Objectives: To describe the characteristics of dysphagia patients in speech therapy at a Specialized Rehabilitation Outpatient Program in Alagoas. Methods: A cross-sectional, descriptive and exploratory study was carried out, with quantitative descriptive analysis of medical records of patients in therapy in 2015 and 2016. Data were collected in a structured record, following as reference the Dysphagia Risk Evaluation Protocol (DREP). Chi-square test was used, considering 5% significance level. Results: 27 medical records were analyzed, 40,74% were adults, 55,56% were men, 47,08% were retired, 88,89% from the capital, with low schooling (37,04) and forwarded by neurologists (33,33%); 88,89% presented neurogenic dysphagia, 55,56% low-grade dysphagia; 29,63% were affected by chronic non progressive encephalopathy and 18,52% encephalic vascular accident, showing coexistent dysphagia signals and symptoms, being 88,89% cough and choking, 81,48% cough, 62,96% oral escape and 55,56% multiple swallowing; 51,85% showed complications associated with dysphagia; 77,78% did not use alternative feeding methods; 55,56% did only clinical evaluation for the dysphagia diagnosis; 66,67% never did speech therapy previously and 59,10% were able to establish oral feeding. It was found significance (p ≤ 0, 0001) between feeding method with dysphagia grade. Conclusion: It was possible to evidence a population with heterogeneous characteristics regarding socialdemographic and clinical findings, being possible to track information about characteristics showed by those patients, contributing positively to execute actions more directive and effective, providing a specialized and targeted looking to this population.

Objetivos: Describir el perfil epidemiológico y correlacionar los aspectos sociodemográficos y clínicos de los pacientes difásicos en atendimiento fonoaudiológico en un Centro Especializado en Rehabilitación de Alagoas. Métodos: Estudio trasversal, descriptivo y exploratorio, con análisis cuantitativa de las fichas clínicas de los pacientes en atendimiento en los años de 2015 y 2016. Los datos fueron recogidos en fichas estructuradas, según el Protocolo Fonoaudiológico de Evaluación del Riegos para la Disfagia. Fue utilizado el test Qui-quadrado, considerando el nivel del significancia del 5%. Resultados: Fueran analizados 27 fichas clínicas, donde 40,74% correspondía a adultos, 55,56% al género masculino, 47,08% a jubilados, 88,89% advenidos de la capital, con baja escolaridad (37,04%) y advenido por neurólogos (33,33%). Los 88,89% presentaba la disfagia de origen neurológica, 55,56% de grado leve; 29,63% acometidos por Encefalopatía Crónica no Evolutiva y 18,52% por Accidente Vascular Cerebral, presentando síntomas disfágicos coexistentes, donde 88,89% correspondía a atragantamiento, 81,48% tos, 62,96% escape oral y 55,56% degluciones múltiples; 51,85% presentan complicaciones asociadas a la disfagia; 77,78% no utilizan vía alternativa para alimentación; 55,56% realizaron la avaluación clínica para el diagnóstico de la disfagia; 66,67% nunca han realizado terapia fonoaudiológica anteriormente y 59,10% conseguirán restablecer la alimentación por la boca. Fue encontrada significancia (p≤ 0,0001) en la relación de la vía de la alimentación con el grado de la disfagia. Conclusión: Fue posible evidenciar una población con características heterogéneas, en lo que se refiere a los hallazgos sociodemográficos y clínicos. Es posible trazar informaciones sobre las características presentadas por esos pacientes, contribuyendo positivamente en la realización de acciones más directivas y efectivas, proporcionando atención especializada y dirigida a esta población.
Descritores: Sinais e Sintomas
Fatores Socioeconômicos
Fonoterapia
Transtornos de Deglutição
Epidemiologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-910883
Autor: Silva, Ana Paula Santos da; Gonçalves, Bruna Franciele da Trindade; Prolla, Ivo Roberto Dorneles; Mancopes, Renata.
Título: Sensibilidade e especificidade do V-VST na avaliação clínica de sujeitos com DPOC / Sensitivity and specificity of V-VST in the clinical evaluation of subjects with COPD / Sensibilidad y especificidad del V-VST en la evaluación clínica de sujetos con EPOC
Fonte: Distúrb. comun;30(2):298-304, jun. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: avaliar a sensibilidade e a especificidade do protocolo Volume-Viscosity Swallow Test (V-VST) para detectar a presença de disfagia em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) em relação à videofluoroscopia. Método: estudo transversal, descritivo, analítico, com amostra de conveniência de indivíduos de ambos os sexos, ingressantes no Programa Multiprofissional de Reabilitação Pulmonar. Os participantes realizaram avaliação fonoaudiológica clínica da deglutição através do protocolo V-VST e avaliação instrumental pela videofluoroscopia da deglutição, sendo através dos resultados dessas calculado o valor de sensibilidade e especificidade do V-VST. Resultados: foram avaliados 29 sujeitos com média de idade de 63,9±8,6 anos (intervalo de 40 a 78 anos), a maioria do gênero masculino (51,7%). A avaliação segundo o protocolo V-VST demonstrou que a maioria dos participantes tinha deglutição sem alterações (55,2%). A análise do V-VST apresentou baixa sensibilidade (39,10%) e baixa especificidade (33,30%) em relação à videofluoroscopia com valor preditivo positivo de 69,20%. Conclusão: A aplicação do protocolo V-VST para avaliação clínica da deglutição apresentou baixa sensibilidade e especificidade em relação à videofluoroscopia para identificar a presença de disfagia em sujeitos com DPOC.

Objective: to evaluate the sensitivity and specificity of the Volume-Viscosity Swallow Test (V-VST) protocol to detect the presence of dysphagia in patients with chronic obstructive pulmonary disease (COPD) in relation to the videofluoroscopy. Method: a cross-sectional, descriptive, analytical study with a convenience sample with individuals of both sexes, who entered in the Multiprofessional Program of Pulmonary Rehabilitation. Participants performed a speech-language clinical swallow evaluation using the V-VST protocol and an instrument performed by swallowing videofluoroscopy, and the results of these values calculated the sensitivity and specificity of the V-VST. Results: were evaluated 29 subjects with mean age of 63.9 ± 8.6 years (range 40-78 years), the majority of males (51.7%). Evaluation according to the V-VST protocol demonstrated that the majority of participants had swallowing without changes (55.2%). The V-VST analysis presented low sensitivity (39.10%) and low specificity (33.30%) in relation to videofluoroscopy with a positive predictive value of 69.20%. Conclusion: The application of the V-VST protocol for clinical evaluation of swallowing presented low sensitivity and specificity in relation to videofluoroscopy to identify the presence of dysphagia in subjects with COPD.

Objetivo: evaluar la sensibilidad y la especificidad del protocolo Volume-Viscosity Swallow Test (V-VST) para detectar la presencia de disfagia en pacientes con enfermedad pulmonar obstructiva crónica (EPOC) en relación a la videofluoroscopia. Método: estudio transversal, descriptivo, analítico con muestra de conveniencia de individuos de ambos sexos, ingresantes en el Programa Multiprofesional de Rehabilitación Pulmonar. Los participantes realizaron una evaluación fonoaudiológica clínica de la deglución a través del protocolo V-VST y evaluación instrumental por la videofluoroscopia de la deglución, siendo a través de los resultados de esas calculado el valor de sensibilidad y especificidad del V-VST. Resultados: fueron evaluados 29 sujetos con promedio de edad de 63,9 ± 8,6 años (intervalo de 40 a 78 años), la mayoría del género masculino (51,7%). La evaluación según el protocolo V-VST demostró que la mayoría de los participantes tenía deglución sin cambios (55,2%). El análisis del V-VST presentó baja sensibilidad (39,10%) y baja especificidad (33,30%) en relación a la videofluoroscopia con valor predictivo positivo del 69,20%. Conclusión: La aplicación del protocolo V-VST para evaluación clínica de la deglución presentó baja sensibilidad y especificidad en relación a la videofluoroscopia para identificar la presencia de disfagia en sujetos con EPOC.
Descritores: Fluoroscopia
Transtornos de Deglutição
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Limites: Seres Humanos
Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-911151
Autor: Lamenza, Alessandra Rabello de Oliveira; Castro, Jair de Carvalho e; Oliveira, Daniela Cecílio Capra Marques de.
Título: Análise da diferença entre os limiares auditivos comportamentais e os resultados obtidos através do exame potencial evocado auditivo de estado estável (PEAEE) em adultos jovens / Analysis of difference between the behavioral hearing thresholds and the results obtained through the auditory steady state response (ASSR) in young adults / Análisis de la diferencia entre los umbrales auditivos comportamentales y los resultados obtenidos a través del examen potencial evocado auditivo de estado estable (PEAEE) en adultos jóvenes
Fonte: Distúrb. comun;30(2):376-384, jun. 2018. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: A audição, sentido que nos permite receber a informação sonora, se apresenta como um dos facilitadores para uma interação social eficaz. Um déficit nessa função acarreta prejuízo no processo comunicativo, devendo ser diagnosticado e tratado precocemente. Atualmente dispomos de meios subjetivos e objetivos para avaliar o sistema auditivo. A audiometria tonal é a forma subjetiva mais aplicada para medir esse sentido. Entretanto, em populações impossibilitadas de responder subjetivamente, aplicam-se técnicas objetivas, como o Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável. Ambos pesquisam respostas auditivas do sujeito sob teste, utilizando técnicas distintas. Objetivo: Avaliar adultos jovens, sem queixas auditivas, pesquisando a sensibilidade auditiva e, a partir de indicadores estatísticos, calcular as médias das diferenças das respostas obtidas nesses procedimentos, verificando se há correlação entre eles. Método: Pesquisa de respostas auditivas via Audiometria Tonal e Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável, nas frequências de 500, 1000, 2000 e 4000 Hz, em 30 sujeitos normo-ouvintes. Resultados: Ao calcularmos a média das diferenças entre as frequências testadas nos dois procedimentos, elas variaram de 10,47 a 18,22, não havendo forte correlação em nenhuma delas, deixando dúvidas na frequência de 1000 Hz. Conclusão: Podemos dizer que as médias das diferenças entre os valores obtidos nos dois procedimentos foram razoavelmente elevadas, principalmente em 500 Hz e, em menor proporção, para 4 kHz. Os valores obtidos nos dois exames, embora não tenham apresentado forte correlação, apresentaram-se discretamente melhores para 500 Hz. Resultados de 1000 Hz não nos permitem afirmar, inclusive, se existe alguma correlação entre os testes.

Introduction: Hearing is the sense which allows us to receive auditory information; therefore it facilitates efficient social interaction. Any loss in this function damages the communicative process, so it must be diagnosed and treated as soon as possible. Nowadays, both objective and subjective hearing tests are available. Pure Tone Audiometry is the most widely used subjective way to evaluate this sense. However, for those who are unable to respond subjectively, we can try objective techniques like the Auditory Steady State Response. Both will search for patients' minimum hearing responses, applying different approaches. Objective: To evaluate normal-hearing young adults with no hearing complaints by analyzing their hearing sensibility and, based on statistical indicators, calculate the average of the differences between the results obtained in both procedures in order to verify the existence of correlation between them. Method: We studied the hearing responses from 30 normal-hearing subjects through Pure Tone Audiometry and Auditory Steady State Response at 500, 1000, 2000 and 4000 Hz. Results: When we calculated the average of the differences between the tested frequencies, they ranged from 10,47 to 18,22 with no strong correlation, except at 1000 Hz whose results were uncertain. Conclusion: We concluded that the average of the differences of hearing values obtained in Pure Tone Audiometry and Auditory Steady State Response were reasonably elevated mainly at 500 Hz, and at a lower level at 4000 Hz. Although the scores obtained in both tests had not shown strong correlation, they were slightly better at 500 Hz. The results for 1000 Hz are inconclusive regarding any existing correlation between these two tests.

Introducción: La audición, sentido que nos permite recibir la información sonora, se presenta como uno de los facilitadores para una interacción social eficaz. Un déficit en esta función acarrea perjuicio en el proceso comunicativo, lo que debe ser diagnosticado y tratado lo antes posible. Actualmente disponemos de medios subjetivos y objetivos para evaluar el sistema auditivo. La audiometría tonal es la forma subjetiva más aplicada para medir ese sentido. Sin embargo, en poblaciones imposibilitadas de responder subjetivamente, se aplican técnicas subjetivas como el Potencial Evocado Auditivo de Estado Estable. Ambas investigan las respuestas auditivas del sujeto bajo test, utilizando técnicas distintas. Objetivo: Evaluar a adultos jóvenes, sin quejas auditivas, investigando la sensibilidad auditiva y, a partir de los indicadores estadísticos, calcular los promedios de la diferencias de las respuestas obtenidas en esos procedimientos, y comprobar si existe correlación entre ellos. Método: Pesquisa de respuestas auditivas vía Audiometría Tonal y Potencial Evocado Auditivo de Estado Estable en las frecuencias de 500,1000, 2000 y 4000 Hz, en 30 sujetos oyentes normales. Resultados: Tras el cálculo del promedio de las diferencias entre las frecuencias testadas en los dos procedimientos, se pudo verificar una variación de 10,47 a 18,22, donde no se ha registrado fuerte correlación en ninguna de ellas, dejando duda en la frecuencia de 1000 Hz. Conclusión: Podemos decir que los promedios de las diferencias entre los valores obtenidos en los dos procedimientos fueron razonablemente elevados, sobre todo en 500 Hz y, en menor proporción, para 4kHz. Los valores que se obtuvieron en los dos exámenes, aunque no hayan presentado fuerte correlación, se presentaron discretamente mejores para 500 Hz. Resultados de 1000 Hz no nos permiten afirmar, incluso, si hay alguna correlación entre los testes.
Descritores: Audiometria de Resposta Evocada
Audiometria de Tons Puros
Limiar Auditivo
Audição
Relações Interpessoais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
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  7 / 698 LILACS  
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Id: biblio-911136
Autor: Alves , Wilson Antunes; Rei, Talita Gallas dos; Boscolo, Cibele Cristina; Donicht, Gabriele.
Título: Influência da prática musical em habilidades do processamento auditivo central: uma revisão sistemática / The influence of musical practice in central auditory processing skills: a systematic review / Influencia de la práctica musical en habilidades del procesamiento auditivo central: una revisión sistemática
Fonte: Distúrb. comun;30(2):364-375, jun. 2018. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Investigar o que a literatura revela sobre a influência da prática musical em habilidades do Processamento Auditivo Central (PAC), e se o tempo de exposição à música atua de alguma maneira nestas competências. Método: A coleta dos artigos foi realizada a partir das bases de dados PubMed, Science Direct e Lilacs, com a combinação de descritores indexados no Medical Subject Headings (MeSH). Critérios de seleção: Foram selecionados artigos em inglês e português, publicados entre os anos de 2010 e 2016, cujo título, ou resumo, ou corpo do trabalho, tivessem relação com o objetivo do presente estudo. Foram excluídos os artigos repetidos e os que não possuíam o resumo ou texto completo, artigos de revisão, dissertações e teses. Análise dos dados: Após a leitura dos artigos na íntegra, foram extraídos os seguintes dados: título, ano de publicação, país de origem, idade e características dos indivíduos da amostra, tipo de estudo, tempo de experiência dos músicos, objetivo da pesquisa, habilidades do PAC avaliadas, resultados encontrados e conclusão. Resultados: A pesquisa realizada gerou o total de 1445 artigos, sendo que 896 deles estavam contidos na Pubmed, 518 na base ScienceDirect e 31 na Lilacs. Ao final da análise, os juízes selecionaram 17 estudos. Conclusão: Os artigos mencionados demonstraram que a prática musical influencia positivamente as habilidades do PAC, não havendo um consenso quanto à atuação do tempo de exposição sobre essas competências, mas evidenciando um melhor resultado de indivíduos com maior experiência musical.

Objective: To investigate what the literature reveals about the influence of the musical practice on Central Auditory Processing (CAP) skills, and whether the time of exposure to music acts in some way in these skills. Method: The collection of the articles was carried out from the databases PubMed, Science Direct and Lilacs, with the combination of indexed descriptors in the Medical Subject Headings (MeSH). Selection criteria: Articles were selected in English and Portuguese, published between 2010 and 2016, whose title, or abstract, or work content, were related to the objective of the present study, that is to verify the influence of music in the CAP. The repeated articles and those that did not have the abstract or full text, revision articles, dissertations and theses were excluded. Data analysis: After reading the articles in full, the data were extracted: title, year of publication, country of origin, age and characteristics of the examples, type of study, musicians' experience time, research objective, CAP skills assessed, results found and conclusion. Results: The research carried out generated a total of 1445 articles, 896 of them were contained in Pubmed, 518 in the base ScienceDirect and 31 in Lilacs. At the end of the analysis the judges selected 17 studies. Conclusion: The articles mentioned demonstrate that the musical practice positively influences the abilities of the CAP. There was no consensus regarding the performance of the exposure time on these skills, but it was shown a better result for individuals with greater musical experience.

Objetivo: Investigar lo que la literatura revela sobre la influencia de la práctica musical en habilidades del Procesamiento Auditivo Central (PAC), y si el tiempo de exposición a la música actúa de alguna manera en estas competencias. Método: La recolección de los artículos se realizó a partir de las bases de datos PubMed, ScienceDirect y Lilacs, con la combinación de descriptores indexados en el Medical Subject Headings (MeSH). Criterios de selección: Se seleccionaron artículos en inglés y portugués, publicados entre los años de 2010 a 2016, cuyo título, resumen, cuerpo del trabajo, tuvieran relación con el objetivo del presente estudio. Se excluyeron los artículos repetidos, los que no poseían el resumen o texto completo, artículos de revisión, disertaciones y tesis. Análisis de los datos: Después de la lectura de los artículos en su totalidad, se extrajeron los siguientes datos: título, año de publicación, país de origen, edad y características de los individuos de la muestra, tipo de estudio, tiempo de experiencia de los músicos, objetivo de la investigación, habilidades del PAC evaluadas, resultados encontrados y conclusión. Resultados: La encuesta realizada generó el total de 1445 artículos, 896 de ellos estaban en la base Pubmed, 518 en ScienceDirect y 31 en Lilacs. Al final del análisis, los jueces seleccionaron 17 estudios. Conclusión: Los artículos mencionados demostraron que la práctica musical influye positivamente en las habilidades del PAC, no habiendo un consenso cuanto a la actuación del tiempo de exposición sobre esas competencias, pero evidenciando un mejor resultado de individuos con mayor experiencia musical.
Descritores: Córtex Auditivo
Percepção Auditiva
Bases de Dados Bibliográficas
Testes Auditivos
Música
Limites: Seres Humanos
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  8 / 698 LILACS  
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Id: biblio-911026
Autor: Rosa, Bárbara Cristina da Silva; Silva, Jamylle Figueiredo; Santos, Mirelles; Lewis, Dóris Ruthy.
Título: Avaliação audiológica em criança com microcefalia pelo zika vírus: estudo de caso / Audiological evaluation in a child with microcephaly zika vírus: case study / Evaluación audiológica en niño con microcefalia por zika virus: estudio de caso
Fonte: Distúrb. comun;30(2):357-363, jun. 2018. tab, ilus.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Congresso Nacional de Otorrinolaringologia, São Paulo, 31 ago-2 set. 2017.
Resumo: Introdução: A microcefalia caracteriza-se pela medida do perímetro cefálico de um indivíduo com dois desvios-padrões abaixo da média populacional para sexo e idade. Sabe-se que crianças com microcefalia são consideradas de alto risco para perda auditiva. Portanto, é imprescindível a avaliação e monitoramento audiológico até o terceiro ano de vida. Dentro da bateria de exames, há atualmente novos estímulos, como o Ichirp, que se pode utilizar no Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico durante a avaliação. Objetivo: Descrever a avaliação audiológica de uma criança com microcefalia pelo Zika vírus. Método: Foi realizada uma bateria de exames audiológicos: meatoscopia, avaliação comportamental, imitânciometria e o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico, com os estímulos clique e Ichirp. Esses exames foram aplicados em uma criança de sete meses, diagnosticada com microcefalia pelo Zika vírus. Resultados: A criança apresentou exames audiológicos dentro dos padrões de normalidade, com exceção da audiometria de reforço visual. Conclusão: A avaliação audiológica foi dentro dos padrões de normalidade. Deve-se monitorar até o terceiro ano de vida, devido ao risco da perda progressiva. Foram observadas, no PEATE, melhor morfologia e maiores latências das ondas no estímulo Ichirp, quando comparadas ao clique.

Introduction: Microcephaly is characterized by measuring the head circumference of an individual with two standard deviations below the population mean for sex and age. It is known that children with microcephaly are considered at high risk for hearing loss. Therefore, it is essential to evaluate and monitor the hearing until the third year of life. Within the battery of exams, there are currently new stimuli, such as Ichirp, that can be used in the Auditory Evoked Brain Stem Potential during the evaluation. Objective: To describe the audiological evaluation of a child with microcephaly by the Zika virus. Method: A battery of audiological exams was performed: meatoscopy, behavioural evaluation, imitanciometry and the Auditory Evoked Potential of Brain Stem, with the click and Ichirp stimuli. These tests were applied on a sevenmonth-old child diagnosed with microcephaly by the Zika virus. Results: The child presented audiological tests within the normal range, with the exception of visual reinforcement audiometry. Conclusion: The audiological evaluation was within the norms of normality. It should be monitored until the third year of life due to the risk of progressive loss. In the BAEP, better morphology and higher wave latencies were observed in the Ichirp stimulus when compared to the click.

Introducción: La microcefalia se caracteriza por la medida del perímetro cefálico de un individuo con dos desviaciones estándar debajo del promedio de la población para sexo y edad. Se sabe que los niños con microcefalia se consideran de alto riesgo para la pérdida auditiva. Por lo tanto, es imprescindible la evaluación y monitoreo audiológico hasta el tercer año de vida. Dentro de la batería de exámenes, hay actualmente nuevos estímulos, como el Ichirp, que se puede utilizar en el Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico durante la evaluación. Objetivo: Describir la evaluación audiológica de un niño con microcefalia por el Zika virus. Método: Se realizó una batería de exámenes audiológicos: meatoscopia, evaluación comportamental, imitánciometría y el Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico, con los estímulos clic y Ichirp. Estos exámenes se aplicaron en un niño de siete meses, diagnosticado con microcefalia por el Zika virus. Resultados: El niño presentó exámenes audiológicos dentro de los patrones de normalidad, con la excepción de la audiometría de refuerzo visual. Conclusión: La evaluación audiológica fue dentro de los patrones de normalidad. Se debe monitorear hasta el tercer año de vida, debido al riesgo de la pérdida progresiva. Se observaron, en el PEATE, mejor morfología y mayores latencias de las ondas en el estímulo Ichirp, cuando comparadas al clic.
Descritores: Zika virus
Perda Auditiva
Microcefalia
Limites: Seres Humanos
Lactente
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  9 / 698 LILACS  
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Id: biblio-911491
Autor: Mendes, Juliana; Massi, Giselle; Willig, Mariluci Hautsch; Ziesemer, Nadine de Biagi; Silva, Ana Paula Berberian Vieira da; Carvalho, Telma Pelaes de.
Título: Representações sociais da velhice e do cuidado enunciadas por acadêmicos de fonoaudiologia e de enfermagem / Social representations of old age and care enunciated by speech-language and nursing academics / Representaciones sociales de la vejez y del cuidado enunciadas por académicos de fonoaudiología y de enfermería
Fonte: Distúrb. comun;30(2):402-410, jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Analisar as representações sociais que estudantes de fonoaudiologia e de enfermagem têm sobre a velhice e sobre o cuidado ao idoso. Métodos: Pesquisa qualitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais. Participaram do estudo 25 acadêmicos, matriculados em duas universidades públicas e duas privadas, situadas no Sul do Brasil. Para a coleta das informações utilizou-se de entrevista semiestruturada, composta por questões abertas, que foram gravadas em mídia digital. Os dados da pesquisa foram organizados segundo o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: As representações sociais dos acadêmicos possibilitaram a organização de ideias centrais, ancoragens e do próprio Discurso do Sujeito Coletivo, indicando que, por um lado, os cuidados voltados aos idosos são fundamentados apenas no seu declínio físico, sendo o idoso destituído do seu poder de decisão e a velhice infantilizada. Por outro lado, as representações sociais dos estudantes, também, mostraram que a reciprocidade na relação entre cuidador e sujeito idoso pode dinamizar o processo de cuidar, ultrapassando estereótipos negativos sobre a velhice. Conclusões: A construção representacional sobre o cuidado voltado ao idoso, imbuída de estereótipos que resultam em um olhar negativo da velhice, merece atenção durante a formação de profissionais de saúde.

Objective: To analyze the social representations that nursing and speech-language students have about old age and elder care. Methods: Qualitative research, grounded in the Theory of Social Representations. Twenty-five (25) undergraduates from the health area, who attended two public and two private universities from a State located in the south of Brazil, participated in the study. A thematic interview with digitally -recorded open questions was used for data collection. The survey data was organized according to the Discourse of the Collective Subject method. Results: Undergraduates' social representations enabled the organization of central ideas, anchoring and the Discourse of the Collective Subject, evidencing that, on one hand, elderly healthcare is only based on elders' physical decay, in addition, they are denied power of decision, and old age is infantilized. On the other hand, undergraduates' social representations also show that the reciprocity in the relationship between care provider and elderly subject may revitalize the caring process, overcoming negative preconceptions on old age. Conclusions: Representational construction on elderly healthcare, filled with preconceptions resulting in a negative view of old age, deserves attention during health professionals' education.

Objetivo: Analizar las representaciones sociales que los estudiantes de fonoaudiología y de enfermería tienen sobre la vejez y sobre el cuidado al anciano. Métodos: Investigación cualitativa, fundamentada en la Teoría de las Representaciones Sociales. Participaron del estudio 25 académicos, matriculados en dos universidades públicas y dos privadas, ubicadas en el sur de Brasil. Para la recolección de las informaciones se utilizó de entrevista semiestructurada, compuesta por cuestiones abiertas, que fueron grabadas en medios digitales. Los datos de la investigación fueron organizados según el método del Discurso del Sujeto Colectivo. Resultados: Las representaciones sociales de los académicos posibilitaron la organización de ideas centrales, anclajes y del propio Discurso del Sujeto Colectivo, indicando que, por un lado, los cuidados dirigidos a los ancianos se fundamentan sólo en su declive físico, siendo el anciano destituido de su poder de decisión y la vejez infantilizada. Por otro lado, las representaciones sociales de los estudiantes, también, muestran que la reciprocidad en la relación entre cuidador y sujeto mayor puede dinamizar el proceso de cuidar, superando estereotipos negativos sobre la vejez. Conclusiones: La construcción representacional sobre el cuidado orientado al anciano, imbuida de estereotipos que resultan en una mirada negativa de la vejez, merece atención durante la formación de profesionales de salud.
Descritores: Envelhecimento
Educação em Enfermagem
Fonoaudiologia
Relações Interpessoais
Relações Enfermeiro-Paciente
Limites: Seres Humanos
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
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  10 / 698 LILACS  
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Id: biblio-911469
Autor: Piccino, Maria Thereza Raab Forastieri; Oliveira, Jerusa Roberta Massola de; Correa, Camila de Castro; Blasca, Wanderléia Quinhoneiro.
Título: Estudos em saúde auditiva envolvendo educação à distância e presencial / Hearing health studies involving distance education and presential education / Estudios en salud auditiva envolvendo educación a distancia y presencial
Fonte: Distúrb. comun;30(2):392-401, jun. 2018. graf, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi apresentar e analisar os estudos com Educação em Saúde Auditiva utilizando educação presencial e à distância. Para a seleção, foram utilizados os descritores: "Audição" AND "Educação à Distância"; "Audição" AND "Telemedicina"; "Educação em saúde" AND "Audição" AND "Telemedicina" e seus correspondentes em inglês em: PubMed, Bireme, Embase, Web of Science, Scielo e Scopus. Como critérios de inclusão, admitiram artigos em português, inglês ou espanhol com metodologias de ensino presencial ou à distância ou presencial e à distância sobre Educação em Saúde Auditiva. Os critérios de exclusão se referiam às revisões de literatura, e artigos que não apresentaram o foco da proposta. Para a análise, foram considerados os seguintes dados: ano de publicação, periódico científico, objetivo do estudo, métodos e resultados. Foram localizados 626 trabalhos de 1984 a 2015, porém, após os filtros estabelecidos, foram selecionados 12 artigos, dois da Pubmed, quatro originados da Scopus, um da Web of Science, quatro do Scielo e um da Embase, de 2004 a 2014. Este estudo apresentou 12 estudos com a temática Educação em Saúde Auditiva que envolvem educação presencial e à distância com enfoques variados. No geral, observou-se a eficácia em métodos de ensino à distância. Entretanto, ressalta-se a escassez de literatura, sendo que os estudos disponíveis são recentes.

The objective of this search was to present and analyze the studies related to the thematic Education for Hearing Health using presential education and distance education. For the selection were used the descriptors: "Hearing" AND "Distance Education"; "Hearing" AND "Telemedicine"; "Health education" AND "Audition" AND "Telemedicine" and its correspondents in English in: PubMed, Bireme, Embase, Web of Science, Scielo and Scopus. As inclusion criteria were considered articles in Portuguese, English or Spanish with methodologies of presential teaching or distance or presential and distance on Education Hearing Health. The exclusion criteria referred to literature reviews, and articles without the proposal focus. For the analysis, the following data were considered: the year of publication, scientific periodical, objective of the study, methods and results. A total of 626 papers were identified from 1984 to 2015, however, after the established filters, 12 articles were selected, two from Pubmed, four from Scopus, one from the Web of Science, four from the Scielo and one from Embase, from 2004 to 2014. This study presented 12 studies with the theme of Hearing Health Education that involve presential education and distance education with varied approaches, but in general the efficacy of distance teaching methods has been observed. However, there is a shortage of literature, the available studies are recent.

El objetivo desta búsqueda fue presentar y analizar los estudios con Educación en Salud Auditiva utilizando educación presencial y a distancia. Para la selección, se utilizaron los descriptores: "Audición" AND "Educación a Distancia"; "Audición" AND "Telemedicina"; "Educación en salud" AND "Audición" AND "Telemedicina" y sus correspondientes en inglés en: PubMed, Bireme, Embase, Web of Science, Scielo y Scopus. Como criterios de inclusión, fueron aceptados artículos en portugués, Inglés o Español con metodologías de enseñanza presencial o la distancia o presencial y la distancia en Salud Auditiva. Los criterios de exclusión se referían a las revisiones de literatura y artículos sin el enfoque de la propuesta. Para el análisis, se consideraron los siguientes datos: el año de publicación, periódico científico, objetivo del estudio, métodos y resultados. Se localizaron 626 trabajos de 1984 a 2015, sin embargo, después de los filtros establecidos, se seleccionaron 12 artículos, dos de Pubmed, cuatro originados Scopus, uno de la Web of Science, cuatro De Scielo y uno de Embase, de 2004 a 2014. Este estudio presentó 12 estudios con la temática Educación en Salud Auditiva que involucra educación presencial ya distancia con enfoques variados. En general se observó la eficacia en métodos de enseñanza a distancia. Sin embargo, se resalta la escasez de literatura, los estudios disponibles son recientes.
Descritores: Educação em Saúde
Telemedicina
Educação a Distância
Audição
-Bases de Dados Bibliográficas
Prevenção de Doenças
Promoção da Saúde
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri



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