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Pesquisa : Distúrbios da Comunicação - LILACS
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Id: biblio-995069
Autor: Deperon, Tatiana Medeiros; Figueiredo, Renata de Souza Lima; Leal, Carolina Ferreira; Mendes, Beatriz de Castro Andrade; Novaes, Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby.
Título: Audibilidade e desenvolvimento de linguagem oral em crianças com deficiência de audição / Audibility and oral language development in children with hearing loss / Audibilidad y desarrollo del lenguaje oral en niños con discapacidad auditiva
Fonte: Distúrb. comun;30(3):551-560, set. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: 33º Encontro Internacional de Audiologia - EIA 2018, São Paulo, 15-17 mar 2018.
Resumo: Introdução: A audibilidade, medida pelo SII (Índice de Inteligibilidade de fala), tem se mostrado uma condição necessária para o desenvolvimento de linguagem, pois permite o acesso ao input linguístico. O desenvolvimento de vocabulário tem provado ser um bom indicador do desenvolvimento de linguagem. Objetivo: investigar as características audiológicas e de desenvolvimento de linguagem oral em crianças com deficiência auditiva usuárias de aparelho de amplificação sonora individual. Método: Foram avaliadas 65 crianças entre 6 e 17 anos, usuárias de aparelho de amplificação sonora individual, quanto ao desempenho de vocabulário receptivo (Peabody Picture Vocabulary Test - PPVT-4) e audibilidade (SII 65). Resultados: A audibilidade para sons de fala revelou que, 9% dos sujeitos tinham SII 65 menor que 37, 47% tinham SII 65 entre 38 e 57 e 43% maior que 58. A pontuação média de escore padrão no teste de vocabulário foi de 51,8 pontos. Ao relacionar a audibilidade com o vocabulário, a tendência linear de aumento no desempenho de vocabulário com o aumento da audibilidade não foi significativa. Conclusões: As características e heterogeneidade da população pareceram representar as diferentes condições dos sujeitos acompanhados em um serviço de saúde auditiva no Brasil. Para a população estudada, a audibilidade não determinou o desempenho do vocabulário, sendo condição necessária, mas não suficiente para o desenvolvimento e crescimento do vocabulário.

Introduction: Audibility, measured by SII, has been shown to be a necessary condition for language development, since it allows access to the linguistic input. Likewise, vocabulary development has been shown to be a good indicator of language development. Objective: To investigate the audiological characteristics and the development of oral language characteristics in hearing impaired children who are hearing aid users. Methods: Sixty-five children aged 6 to 17 years old, hearing aid users, and based in the state of São Paulo, were evaluated for their receptive vocabulary performance (Peabody Picture Vocabulary Test ­ 4) and their relation to audibility (SII 65). Results: Audibility for speech sounds assessed by the SII values revealed that 9% of the subjects had SII scores lower than 37, 47% had SII scores between 38 and 57, and 43% scored greater than 58. The overall mean of the standard score values in the receptive vocabulary test was 51.8. When relating audibility (SII 65) with vocabulary, the linear tendency of (i) the increase vocabulary performance with (ii) the increase of audibility was not significant. Conclusions: The characteristics and heterogeneity of the studied population sample seemed to represent different conditions of the subjects attended in an auditory health service in Brazil. Within the population analyzed, audibility did not determine vocabulary performance, being a critical but not sufficient factor to ensure adequate vocabulary development and growth.

Introducción: La audibilidad, medida por SII(Índice de Inteligibilidad del Habla), ha demostrado ser una condición necesaria para el desarrollo del lenguaje, ya que permite el acceso al input lingüístico. El desarrollo del vocabulario ha demostrado ser un buen indicador del desarrollo del lenguaje. Objetivo: investigar las característicasaudiológicasy del desarrollo del lenguaje oral en niños con discapacidad auditiva,usuarios de audífonos. Método: Sesenta y cinco niños entre 6 y 17 años, usuarios de audífonos fueron evaluados por su desempeño en vocabulario receptivo (Peabody Picture VocabularyTest-PPV- 4) y su audibilidad (SII 65) . Resultados: La audibilidad para los sonidos del habla reveló que el 9% de los sujetos tenían SII65 inferiores a 37, el 47% tenían SII65 entre 38 y 57, y el 43% mayor de 58. El promedio de la puntuación estándar en la prueba de vocabulario fue de 51.8. Al relacionar la audibilidad con el vocabulario, la tendencia lineal de aumento en el rendimiento del vocabulario con el aumento de la audibilidad no fue significativa. Conclusión: las características y la heterogeneidad de la población estudiada parecieron representar las diferentes condiciones de los sujetos atendidos en un servicio de salud auditiva en Brasil. En la población analizada, la audibilidad no determinó el rendimiento del vocabulario, siendo condición necesaria pero no suficiente para el desarrollo y crecimiento del vocabulario.
Descritores: Correção de Deficiência Auditiva
Pessoas com Deficiência Auditiva
Auxiliares de Audição
Perda Auditiva
Desenvolvimento da Linguagem
-Inteligibilidade da Fala
Limites: Seres Humanos
Criança
Adolescente
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-995064
Autor: Viacelli, Sandra Nunes Alves; Bovolini, Aline; Sperança, Simone; Faria, Sônia; Mello, Ricardo Oliveira; Nepomuceno, Pablo Felicio; Gonçalves, Fátima Aparecida; Pereira, Liliane Desgualdo.
Título: Percepção dos pais sobre os efeitos do treinamento auditivo acusticamente controlado em crianças / Perception of parents on the effects of acoustically controlled hearing training in children / La percepción de los padres sobre los efectos del entrenamiento auditivo acústicamente controlado en niños
Fonte: Distúrb. comun;30(3):542-550, set. 2018. tab, ilus.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: XXIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, São Paulo, 20-23 out 2016.
Resumo: O uso de questionários pode auxiliar para verificar a percepção de pais/responsáveis sobre as habilidades auditivas dos filhos. Objetivo: Comparar a percepção dos pais de escolares submetidos ao treinamento auditivo acusticamente controlado, nos momentos inicial e final, por meio do questionário Scale Auditory Behavior, denominado "escala SAB". Método: 18 crianças (66,6% meninos), após terem sido diagnosticadas com Transtorno do Processamento Auditivo Centra (TPAC) com idades entre 6 e 13 anos (média de 10,4 anos) foram submetidas ao treinamento auditivo, que durou 15 sessões de 45 minutos cada. Todos os participantes tiveram melhora na avaliação comportamental pós-intervenção. Os responsáveis foram submetidos à escala SAB antes e depois do treinamento auditivo. O questionário contém 12 questões sobre o comportamento auditivo, cuja pontuação total varia de 12 (escore mais baixo) a 60 pontos (escore mais alto). As questões foram agrupadas por domínio: atenção, audição, aprendizado e compreensão auditiva. As respostas do questionário foram analisadas por domínio, segundo a pontuação ponderada analisada em valor absoluto, em porcentagem de dificuldade e evolução desse comportamento. Resultados: Na percepção dos responsáveis através da escala SAB, a maior melhora foi percebida no domínio da audição, seguida dos comportamentos auditivos de atenção, aprendizado e compreensão auditiva. Conclusão: Os pais das crianças submetidas à intervenção perceberam evolução do comportamento auditivo de seus filhos, com melhora satisfatória predominantemente nos domínios audição e atenção. Os domínios de compreensão e aprendizagem não atingiram a mesma melhora dos anteriores. A avaliação da escala SAB pode servir como norteadora no âmbito escolar, se trabalhada com os professores ou cuidadores.

The use of questionnaires can help to verify the perception of parents / guardians about their children's hearing abilities. To compare the perception of the parents of schoolchildren submitted to acoustically controlled auditory training, in the initial and final moments, through a questionnaire called SAB Scale. Method: 18 children (66.6% boys) aged 6 to 13 years (mean of 10.4 years) underwent auditory training, 15 sessions of 45 minutes, after being diagnosed with Central Auditory Processing Disorder. This questionnaire contains 12 questions about auditory behavior which total score ranges from 12 (lowest score) to 60 points (highest score). These questions were grouped by domain: attention, hearing, learning, listening comprehension. Results: In the perception of parents / guardians through SAB scale, the greatest improvement was perceived in the field of hearing, followed by attention, learning and listening comprehension behaviors. Conclusion: The parents perceived evolution of the auditory behavior of their children with satisfactory improvement in the areas of hearing and attention. The understanding and learning domains did not reach the same improvement as before. The evaluation of the SAB scale serves as a guide in the school context if it is worked with teachers or caregivers.

El uso de cuestionarios puede ayudar a verificar la percepción de padres / tutores sobre la capacidad auditiva de sus hijos Objetivo. Comparar la percepción de los padres de escolares sometidos al entrenamiento auditivo acústicamente controlado, en los momentos de inicio y de final, mediante el uso del cuestionario Scale Auditory Behavior,denominado "escala SAB". Método: 18 niños (66,6% varones), después de diagnosticados con Trastorno de Procesamiento Auditivo Central (TPAC),de edades comprendidas entre los 6 y 13 años (promedio 10,4 años) fueron sometidos al entrenamiento auditivo que duró 15 sesiones de 45 minutos cada. Todos los participantes tuvieron una mejoría en la evaluación de la conducta posterior a la intervención. Los responsables fueron sometidos a la escala SAP antes y después del entrenamiento auditivo. El cuestionario contiene 12 preguntas sobre el comportamiento auditivo, cuya puntuación total oscila entre 12 (puntuación más baja) a 60 puntos (máxima puntuación). Las preguntas fueron agrupadas por dominios: atención, audición, aprendizaje, comprensión auditiva. Resultados: En la percepción de los padres / tutores a través de la escala SAB la principal mejora se observó en el dominio de la audición, seguida de los comportamientosauditivos de atención,aprendizaje y comprensión auditiva. Conclusiones: Los padres de los niños sometidos a la intervención se dieron cuenta de la progresión de la conducta auditiva de sus hijos con una mejoría satisfactoria predominantemente en los dominiosaudición y atención. Los dominios de comprensión aprendizaje no alcanzaron la misma mejora de las anteriores. La evaluación de la escala SAB puede servircomo una guía en la escuela si trabajada con los maestros o cuidadores.
Descritores: Pais
Percepção Auditiva
Audição
Transtornos da Audição
Doenças do Sistema Nervoso
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-994956
Autor: Cardoso, Diana Conceição da Rocha; Marino, Viviane Cristina de Castro; Guerra, Thais Alves; Pegoraro-Krook, Maria Inês; Dutka, Jeniffer de Cássia Rillo.
Título: Amostras de referência para identificação da oclusiva glotal / Reference speech samples for glotal stop identification / Muestras de referencia para la identificación dela oclusiva glótica
Fonte: Distúrb. comun;30(3):490-499, set. 2018. tab, ilus.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: IX Encontro Brasileiro de Motricidade Oral Orofacial, Bauru, 03-05 jun 2015.
Resumo: Objetivo: Estabelecer um banco de amostras de referência constituído por gravações de fala de indivíduos com história de fissura labiopalatina, julgadas, por múltiplos avaliadores, como representativas do uso da oclusiva glotal. Método: Três fonoaudiólogas experientes julgaram 480 frases compostas por sons oclusivos e fricativos, quanto à identificação da oclusiva glotal. As frases foram julgadas individualmente e aquelas que não apresentaram consenso inicial foram novamente julgadas de maneira simultânea pelas mesmas avaliadoras. As amostras julgadas com consenso pelas avaliadoras, com relação à presença ou ausência da oclusiva glotal durante a produção dos sons oclusivos e fricativos, foram selecionadas para estabelecer o banco de amostras de referência. Resultados: Os julgamentos realizados evidenciaram consenso das avaliadoras em 352 amostras. Destas, 120 frases eram representativas da produção adequada para os 12 sons de interesse e 232 eram representativas do uso da oclusiva glotal. Conclusão: Um banco de amostras de referência representativas da oclusiva glotal foi estabelecido a partir do consenso de avaliadores múltiplos. As amostras de referência poderão ser usadas em estudos futuros envolvendo treinamento de avaliadores e formação de fonoaudiólogos.

Objective: To establish anchor samples consisting of speech recordings of individuals with history of cleft lip and palate, rated by multiple evaluators as representative of the use of the glottal stop. Methods: A total of 480 phrases with plosive and fricative sounds were rated by three experienced speech language pathologist (SLPs) to identify use of glottal stops. The samples were rated individually and those without consensus regarding the use of glottal stops were rated simultaneously by the same evaluators. The samples rated with consensus by the evaluators, regarding the presence or absence of glottal stops during the production of plosive and fricative sounds, were selected to establish anchor samples representative of use of glottal stops. Results: A total of 352 samples were rated with consensus by all evaluators. Of these, 120 phrases were representative of the adequate place of production of plosive and fricative sounds and 232 were rated as representative of the use of the glottal stops. Conclusion: Anchor samples representative of presence and absence of glottal stops for plosive and fricative sounds were established with consensus between multiple evaluators. These anchor samples can be used in future studies involving training of evaluators and preparation of speech language pathologists.

Objetivo: Establecer un banco de muestras de referencia constituido por grabaciones de habla de individuos con historia de fisura labiopalatina, juzgadas por múltiples jueces, como representativas del uso de la oclusiva glótica. Método: Un total de 480 frases compuestas por sonidos oclusivos y fricativos fueron juzgados a respeto de la identificación de la oclusiva glótica, por tres fonoaudiólogas conexperiencia. Las frases fueron juzgadas individualmente y aquellas que no presentaron un consenso inicial fueron juzgadas nuevamente de manera simultánea por las mismas juezas. Las muestras juzgadas en consenso por las juezas, con relación a la presencia o ausencia del oclusiva glótica durante la producción de sonidos oclusivos y fricativos, fueron seleccionadas para establecer el banco de muestras de referencia. Resultados: Los juzgamientos realizados evidenciaron consenso de las juezas en 352 muestras. De estas, 120 frases eran representativas de la producción adecuada para los 12 sonidos de interés y 232 eran representativas del uso de la oclusiva glótica. Conclusión: Un banco de muestras de referencia representativas de la oclusiva glótica fue establecido a partir del consenso entre jueces múltiplos. Las muestras de referencia podrán ser usadas en futuros estudios envolviendo entrenamiento de jueces y preparo de fonoaudiólogos.
Descritores: Transtornos da Articulação
Medida da Produção da Fala
Fissura Palatina
-Glote
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-911026
Autor: Rosa, Bárbara Cristina da Silva; Silva, Jamylle Figueiredo; Santos, Mirelles; Lewis, Dóris Ruthy.
Título: Avaliação audiológica em criança com microcefalia pelo zika vírus: estudo de caso / Audiological evaluation in a child with microcephaly zika vírus: case study / Evaluación audiológica en niño con microcefalia por zika virus: estudio de caso
Fonte: Distúrb. comun;30(2):357-363, jun. 2018. tab, ilus.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Congresso Nacional de Otorrinolaringologia, São Paulo, 31 ago-2 set. 2017.
Resumo: Introdução: A microcefalia caracteriza-se pela medida do perímetro cefálico de um indivíduo com dois desvios-padrões abaixo da média populacional para sexo e idade. Sabe-se que crianças com microcefalia são consideradas de alto risco para perda auditiva. Portanto, é imprescindível a avaliação e monitoramento audiológico até o terceiro ano de vida. Dentro da bateria de exames, há atualmente novos estímulos, como o Ichirp, que se pode utilizar no Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico durante a avaliação. Objetivo: Descrever a avaliação audiológica de uma criança com microcefalia pelo Zika vírus. Método: Foi realizada uma bateria de exames audiológicos: meatoscopia, avaliação comportamental, imitânciometria e o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico, com os estímulos clique e Ichirp. Esses exames foram aplicados em uma criança de sete meses, diagnosticada com microcefalia pelo Zika vírus. Resultados: A criança apresentou exames audiológicos dentro dos padrões de normalidade, com exceção da audiometria de reforço visual. Conclusão: A avaliação audiológica foi dentro dos padrões de normalidade. Deve-se monitorar até o terceiro ano de vida, devido ao risco da perda progressiva. Foram observadas, no PEATE, melhor morfologia e maiores latências das ondas no estímulo Ichirp, quando comparadas ao clique.

Introduction: Microcephaly is characterized by measuring the head circumference of an individual with two standard deviations below the population mean for sex and age. It is known that children with microcephaly are considered at high risk for hearing loss. Therefore, it is essential to evaluate and monitor the hearing until the third year of life. Within the battery of exams, there are currently new stimuli, such as Ichirp, that can be used in the Auditory Evoked Brain Stem Potential during the evaluation. Objective: To describe the audiological evaluation of a child with microcephaly by the Zika virus. Method: A battery of audiological exams was performed: meatoscopy, behavioural evaluation, imitanciometry and the Auditory Evoked Potential of Brain Stem, with the click and Ichirp stimuli. These tests were applied on a sevenmonth-old child diagnosed with microcephaly by the Zika virus. Results: The child presented audiological tests within the normal range, with the exception of visual reinforcement audiometry. Conclusion: The audiological evaluation was within the norms of normality. It should be monitored until the third year of life due to the risk of progressive loss. In the BAEP, better morphology and higher wave latencies were observed in the Ichirp stimulus when compared to the click.

Introducción: La microcefalia se caracteriza por la medida del perímetro cefálico de un individuo con dos desviaciones estándar debajo del promedio de la población para sexo y edad. Se sabe que los niños con microcefalia se consideran de alto riesgo para la pérdida auditiva. Por lo tanto, es imprescindible la evaluación y monitoreo audiológico hasta el tercer año de vida. Dentro de la batería de exámenes, hay actualmente nuevos estímulos, como el Ichirp, que se puede utilizar en el Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico durante la evaluación. Objetivo: Describir la evaluación audiológica de un niño con microcefalia por el Zika virus. Método: Se realizó una batería de exámenes audiológicos: meatoscopia, evaluación comportamental, imitánciometría y el Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico, con los estímulos clic y Ichirp. Estos exámenes se aplicaron en un niño de siete meses, diagnosticado con microcefalia por el Zika virus. Resultados: El niño presentó exámenes audiológicos dentro de los patrones de normalidad, con la excepción de la audiometría de refuerzo visual. Conclusión: La evaluación audiológica fue dentro de los patrones de normalidad. Se debe monitorear hasta el tercer año de vida, debido al riesgo de la pérdida progresiva. Se observaron, en el PEATE, mejor morfología y mayores latencias de las ondas en el estímulo Ichirp, cuando comparadas al clic.
Descritores: Zika virus
Perda Auditiva
Microcefalia
Limites: Seres Humanos
Lactente
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-910737
Autor: Pinto, Fernanda Chequer de Alcântara; Schiefer, Ana Maria; Perissinoto, Jacy.
Título: A Anamnese Fonoaudiológica segundo os preceitos da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) / The speech-language pathology anamnesis according to the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) / La Anamnesis Fonoaudiológica según los preceptos de la Clasificación Internacional de Funcionalidad, Incapacidad y Salud (CIF)
Fonte: Distúrb. comun;30(2):252-265, jun. 2018. ilus, tab.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: XXIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia: avanços em diagnóstico e intervenção em Fonoaudiologia, São Paulo, 2016.
Resumo: Objetivo: identificar, por meio da anamnese fonoaudiológica, quais as categorias e componentes mais frequentes relacionados à funcionalidade segundo os princípios da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), em quadros de Transtornos de Linguagem e Fala. Métodos: pesquisa retrospectiva de acervo parcial de registros de entrevista fonoaudiológica de clínicaescola, correspondente a 1000 casos avaliados entre os anos de 2004 a 2013; após cálculo estatístico, constituiu-se uma amostra por conveniência de 110 protocolos. Analisaram-se os registros da anamnese de acordo com as 362 categorias do nível dois da CIF e considerou-se na seleção um corte, arbitrário, nas 30 primeiras categorias mais frequentes de cada domínio e entre todas elas, para o agrupamento. Para o tratamento estatístico adotou-se o Teorema do Limite Central e a Leis dos Grandes Números para o cálculo pré-amostral e o teste não-paramétrico Igualdade de Duas Proporções, na análise da frequência. Resultados: as categorias mais frequentes foram: b176 (funções mentais para a sequência de movimentos complexos), d310 (comunicar e receber mensagens orais), d330 (falar) e e410 (atitudes individuais de membros da família próxima). Os componentes mais frequentes foram função do corpo e atividades/participação, os menos frequentes, os fatores ambientais e estrutura do corpo. As queixas "aprendizagem e fala" e "dificuldades de aprendizagem" foram as que apresentaram mais categorias nos componentes. Conclusão: foi possível a identificação de categorias e componentes da CIF, relacionados à funcionalidade, recorrentes em relatos da anamnese fonoaudiológica. Deste modo, esse resultado amplia o olhar e o cuidado do fonoaudiólogo com a saúde do indivíduo.

Objective: To identify, through the speech-language pathology anamnesis, the most frequent categories and components related to functionality according to the International Classification of Functionality, Disability and Health (ICF), in Language and Speech Disorders. Methods: a retrospective research was conducted in a partial collection of speech-language interview records from a school clinic, corresponding to 1,000 real cases from 2004 to 2013; then, after statistical calculation, a convenience sample of 110 protocols was defined. The records of the anamnesis were analyzed according to 362 leveltwo categories of the ICF and an arbitrary cut was performed to select the 30 most frequent categories of each component and among all, for the grouping. The Central Limit Theorem and the Law of Large Numbers were used in the statistical treatment for the pre-sampling calculation and the Non-parametric Equality of Two Proportions test was used in the analysis of the frequency. Results: the most frequent categories were: b176 (mental function of sequencing complex movements), d310 (communicating with - receiving - spoken messages), d330 (speaking) and e410 (individual attitudes of immediate family members). Body functions and activities/participation were the most frequent components, while environmental factors and body structure were the less frequent ones. Meanwhile, "learning and speech" and "learning difficulties" were the complaints with more categories in the components. Conclusion: it was possible to identify recurrent ICF categories and components related to the functionality in the speech-language pathology anamnesis. Therefore, this result enhances the support and care of the speechlanguage pathologist with an individual's health.

Objectivo: identificar, por medio de la anamnesis fonoaudiológica, cuáles las categorías y los componentes más frecuentemente relacionados con la funcionalidad según los principios de la Clasificación Internacional de Funcionalidad, Incapacidad y Salud (CIF), en cuadros de Trastornos de Lenguaje y Habla. Métodos: investigación retrospectiva de acervo parcial de registros de entrevista fonoaudiológica de clínica-escuela, correspondiente a 1000 casos evaluados entre los años 2004 a 2013; después del cálculo estadístico, se constituyó una muestra por conveniencia de 110 protocolos. Se analizaron los registros de anamnesis de acuerdo con las 362 categorías del nivel 2 de la CIF y se consideró en la selección un corte, arbitrario, en las 30 primeras categorías más frecuentes de cada dominio y entre todas ellas, para la agrupación. Para el tratamiento estadístico se adoptó el Teorema del Límite Central y las Leyes de los Grandes Números para el calculo pre-muestreo y la prueba no paramétrica Igualdad de Dos proporciones, para el análisis de la frecuencia. Resultados: las categorías más frecuentes fueron: b176 (funciones mentales para una secuencia de movimientos complejos), d310 (comunicar y recibir mensajes orales), d330 (hablar) y e 410 (actitudes individuales de miembros de la familia cercana). Los componentes más frecuentes fueron función del cuerpo y actividades / participación, los menos frecuentes, factores ambientales y estructura del cuerpo. Las quejas "aprendizaje y habla" y "dificultades de aprendizaje" fueron las que presentaron más categorías en los componentes. Conclusión: fue posible una identificación de categorías y componentes del CIF, relacionados a la funcionalidad, recurrentes en relatos de la anamnesis fonoaudiológica. De este modo, el resultado amplia la mirada y el cuidado del fonoaudiólogo con la salud del individuo.
Descritores: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde
Fonoaudiologia
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem
Anamnese
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-1008106
Autor: Santos, Tamires Dias dos; Santos, Diogo Ribas dos; Londero, Angélica Dotto; Souza, Ana Paula Ramos de.
Título: Luto e Reidealização na Clínica da Infância: Estudo de um Caso / Mourning and Reidealization in the Childhood Clinic: Case Study / Luto y Reidealización en la Clínica de la Infancia: Estudio de un Caso
Fonte: Distúrb. comun;31(2):207-216, jun. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivos: analisar o processo de reidealização do filho com autismo na clínica singular da criança e sua família; observar os efeitos dessa clínica no desenvolvimento linguístico, cognitivo e psíquico infantil. Método: análise de caso clínico de criança de dois anos e onze meses com diagnóstico de autismo e de sua mãe. Realizou-se a avaliação psicológica através da APEGI e CARS antes e depois da intervenção, assim como avaliação de linguagem por meio dos Sinais Enunciativos de Aquisição da Linguagem e da observação clínica. Resultados: ficou evidente o processo de ressignificação da deficiência do filho por intermédio das dimensões de competência, estética e futuro, baseadas no desenvolvimento das potencialidades linguística, cognitiva e subjetiva do filho. Conclusão: a reidealização do filho com autismo ocorreu a partir da escuta da mãe e da descoberta das potencialidades linguística, cognitiva e subjetiva dele, o que repercutiu positivamente no desenvolvimento do menino.

Objectives: to analyze the process of reidealization of the child with autistic disorder in the singular clinic of the child and his family; to observe the effects of this clinic on children's linguistic, cognitive and psychic development. Method: Clinical case analysis of a two year and eleven month old child diagnosed with autistic disorder, and his mother. The psychological evaluation was performed through APEGI and CARS before and after the intervention, as well as language evaluation through the Signs of Acquisition of Language and clinical observation. Results: The process of re-signification of the child's disability through the dimensions of competence, aesthetic and future, was based on the development of the child's linguistic, cognitive and subjective potentialities. Conclusion: the reidealization of the child with autistic disorder occurred from listening to the mother and from her discovery of the child's linguistic, cognitive and subjective potentialities, which had a positive repercussion on the child's development.

Objetivos: analizar el proceso de reidealización del hijo con trastorno autístico en la clínica singular del bebé y su familia; observar los efectos de esta clínica en el desarrollo lingüístico, cognitivo y psíquico infantil. Método: Análisis de caso clínico de niño de dos años y once meses con diagnóstico de trastorno autístico, y su madre. Se realizó la evaluación psicológica a través de la APEGI y CARS antes y después de la intervención, así como evaluación de lenguaje por medio de los Signos Enunciativos de Adquisición del Lenguaje y de la observación clínica. Resultados: Se evidenció el proceso de resignificación de la discapacidad del hijo a través de las dimensiones de competencia, estética y futuro, basada en el desarrollo de las potencialidades lingüística, cognitiva y subjetiva del hijo. Conclusión: la reidealización del hijo con trastorno autístico ocurrió a partir de la escucha de la madre y del descubrimiento de ella de las potencialidades lingüísticas, cognitivas y subjetivas del hijo, lo que repercutió positivamente en el desarrollo del niño.
Descritores: Transtorno Autístico
Desenvolvimento Infantil
Cognição
Intervenção Médica Precoce
Desenvolvimento da Linguagem
Relações Mãe-Filho
Limites: Seres Humanos
Pré-Escolar
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-1008474
Autor: Silva, Andresa Santos; Bianchini, Esther Mandelbaum Gonçalves; Palladino, Ruth Ramalho Ruivo.
Título: Morfofisiologia dos exercícios orofaríngeos: revisão integrativa / Oropharyngeal exercises morphophisiology: an integrative review / Morfofisiología de los ejercicios orofaríngeos: revisión integrativa
Fonte: Distúrb. comun;31(2):328-338, jun. 2019. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: Dentre as possíveis abordagens terapêuticas fonoaudiológicas para as regiões orofacial e orofaríngea, a utilização de exercícios constitui-se em proposta frequente para trazer mudanças na musculatura envolvida e na funcionalidade dessas regiões. Entretanto, pouco se busca em relação à compreensão de como os exercícios funcionam para essa musculatura e principalmente quais as possíveis mudanças que podem ser observadas a partir de um programa de treinamento com exercícios. Objetivo: Realizar revisão integrativa da literatura científica referente à morfofisiologia dos exercícios orofaríngeos empregados na terapêutica fonoaudiológica. Método: Realizada busca nas bases de dados eletrônicas: Pubmed, Medline e Scielo, pela combinação dos seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCs): "fisiologia", "exercício"; "terapia miofuncional"; "disfagia" e "Fonoaudiologia" nas línguas portuguesa e inglesa, por descritores associados (e/and). A seleção dos estudos foi realizada por meio da leitura do título, resumo, para aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Resultados: No total, foram encontrados 890 estudos nas bases de dados. A partir dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 12 artigos, os quais foram analisados criteriosamente. Os artigos selecionados apresentaram quais músculos são ativados durante a prática dos exercícios, qual efetividade individual do exercício proposto e os casos em que essas terapêuticas são indicadas. Embora esses estudos tenham contribuído para a base de conhecimento atual, os mesmos possuem diferentes desenhos metodológicos. Conclusão: Parece existir reduzido número de estudos que abordem os efeitos promovidos pela terapia miofuncional orofacial nos músculos e funções orofaríngeas, sendo a maioria deles relacionados aos estudos da disfagia orofaríngea.

Introduction: Among the possible speech-language therapy approaches for the orofacial and oropharyngeal regions, the use of exercises constitutes a frequent proposal to bring about changes in the musculature involved and the functionality of these regions. However, little is sought in relation to the understanding of how the exercises work for this musculature and especially what the possible changes that can be observed from the exercise training program. Objective: To carry out an integrative review of the scientific literature referring to the morphophysiology of the exercises oropharyngeal used speech therapy. Method: the bibliographic survey was carried out in the electronic databases: Pubmed, MEDLINE and Scielo, using the Descriptors in Health Sciences (DeCs): "exercise"; "physiology"; "myofunctional therapy"; "dysphagia" and "Speech, Language and Hearing Sciences" in Portuguese and English. Inclusion and exclusion criteria were applied based on the title and the abstracts. Results: In total, 890 studies were found in the databases. Based on the inclusion and exclusion criteria, 12 articles were analyzed carefully. The selected articles presented which muscles are activated during exercise, which individual effectiveness of the proposed exercise and the cases in which these therapies are indicated. Although these studies have contributed to the current knowledge base, they have different methodological designs. Conclusion: There seems to be a small number of studies addressing the effects promoted by orofacial myofunctional therapy in muscles and oropharyngeal functions. Most of them are related to the studies of oropharyngeal dysphagia.

Introducción: Entre los posibles abordajes terapéuticos fonoaudiológicos para regiones orofacial y orofaríngea, la utilización de ejercicios se constituye en propuesta frecuente para traer cambios en la musculatura involucrada y en la funcionalidad de esas regiones. Poco se busca en relación con la comprensión de cómo los ejercicios funcionan para esa musculatura y principalmente cuáles son los posibles cambios que pueden ser observados a partir de un programa de entrenamiento con ejercicios. Objetivo: Realizar revisión integrativa de la literatura científica referente a la morfofisiología de los ejercicios orofaríngeos empleados en la terapia del habla. Método: el levantamiento bibliográfico fue realizado en las bases de datos electrónicos: Pubmed, MEDLINE y Scielo, mediante la combinación de los siguientes Descriptores en Ciencias de la Salud (DeCs): "fisiología", "ejercicio"; "terapia miofuncional"; "disfagia" y "fonoaudiología", en los idiomas portugués y inglés. Resultados: En total, se encontraron 890 estudios en las bases de datos. Criterios de inclusión y exclusión se aplicaron en el título y en los resúmenes, siendo seleccionados 12 artículos, los cuales fueron analizados. Los artículos seleccionados presentaron qué músculos se activan durante la práctica de los ejercicios, cuál es la efectividad individual del ejercicio propuesto y los casos en que esas terapias son indicadas. Aunque estos estudios han contribuido a la base de conocimiento actual, poseen diferentes diseños metodológicos. Conclusión: Parece existir un número reducido de estudios que abordan los efectos promovidos por la TMO en los músculos y funciones orofaríngeas, siendo la mayoría de ellos relacionados con los estudios de la disfagia orofaríngea.
Descritores: Orofaringe
Fisiologia
Terapia Miofuncional
Terapia por Exercício
Fonoaudiologia
-Bibliografia
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-1008442
Autor: Golinelli, Rayssa Thayana; Massi, Giselle; Krüger, Simone; Santos, Israel Bispo dos; Paisca, Adriele Barbosa; Berberian, Ana Paula; Tonocchi, Rita; Guarinello, Ana Cristina.
Título: Autopercepção de idosos a respeito de suas condições auditivas, de sua escuta e de suas estratégias de comunicação / Elderly people's self-perception about their hearing conditions, their listening and their communication strategies / Autopercepción de ancianos acerca de sus condiciones auditivas, de su escucha y de sus estrategias de comunicación
Fonte: Distúrb. comun;31(2):317-327, jun. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: Estudos recentes na área da Fonoaudiologia vêm considerando a velhice, para além de aspectos orgânicos, a partir da participação social e da autonomia da pessoa idosa. Nesse sentido, cabe ressaltar o papel da linguagem, concebida como atividade dialógica, na promoção do envelhecimento ativo, a qual depende da possibilidade de escutar e de ser escutado. Objetivo: Investigar a autopercepção de idosos a respeito de suas condições auditivas, de sua escuta e de suas estratégias de comunicação. Método: Tendo em vista a análise dialógica do discurso, foi realizada uma entrevista semiestruturada com sete idosos, com e sem perda auditiva, participantes de uma Oficina da Linguagem que ocorreu em uma Universidade localizada no Sul do Brasil, durante o ano de 2016. Resultados: Os enunciados produzidos pelos participantes evidenciam que os idosos fazem uso de estratégias para ouvir melhor, tais como aproximar-se do falante, olhar de frente e prestar atenção no outro. No que diz respeito à autopercepção da escuta, alguns idosos relacionam o fato de não ouvirem às experiências negativas na infância e aos seus anos na escola. Conclusão: A possibilidade ou dificuldade para escutar, na percepção dos participantes, distancia-se de explicações de caráter orgânico e indica a importância da valorização e do acolhimento à palavra singular do outro. Assim, essa percepção pode servir de referência a outros profissionais que trabalham com idosos, para que possam atuar, considerando cada idoso como único e suas produções discursivas como singulares. Essa mudança de olhar pode favorecer a autonomia, a qualidade de vida e a inserção social dessa parcela da população.

Introduction: Recent studies in the area of Speech Language Therapy have considered aging in addition to organic aspects, based on social participation and autonomy of the elderly person. In this sense, it is necessary to emphasize the role of language, conceived as a dialogic activity, in the promotion of active aging, which depends on the possibility of listening and being listened to. Objective: To investigate the self-perception of the elderly regarding their hearing conditions, their listening and their communication strategies. Method: Based on the dialogical analysis of the discourse, a semi-structured interview was conducted with seven elderly people, with and without hearing loss, participants of a Language Workshop that took place in a University located in Southern Brazil during the year 2016. Results: The statements produced by the participants show that the elderly use strategies for better listening, such as getting closer to the speaker, looking straight ahead and paying attention to the other. Regarding the self-perception of listening, some elderly people relate the fact that they do not listen to negative experiences in childhood and their years at school. Conclusion: The possibility or difficulty to listen, in the participants' perception, distances itself from explanations of organic character and indicates the importance of valorization and acceptance to the singular word of the other. Thus, this perception can serve as a reference to other professionals who work with the elderly, so that they can act, considering each elderly and their discursive productions as unique. This change of look can favor the autonomy, the quality of life and the social insertion of this part of the population.

Introducción: Estudios recientes en el área de la Fonoaudiología vienen considerando la vejez, además de aspectos orgánicos, a partir de la participación social y de la autonomía de la persona mayor. En este sentido, cabe resaltar el papel del lenguaje, concebido como actividad dialógica, en la promoción del envejecimiento activo, la cual depende de la posibilidad de escuchar y de ser escuchado. Objetivo: Investigar la autopercepción de ancianos acerca de sus condiciones auditivas, de su escucha y de sus estrategias de comunicación. Método: En vista del análisis dialógico del discurso, se realizó una entrevista semiestructurada con siete ancianos, con y sin pérdida auditiva, participantes de un Taller del Lenguaje que ocurrió en una Universidad ubicada en el Sur de Brasil, durante el año 2016. Resultados: Los enunciados producidos por los participantes evidencian que los ancianos hacen uso de estrategias para oír mejor, tales como acercarse al hablante, mirar de frente y prestar atención al otro. En lo que se refiere a la autopercepción de la escucha, algunos ancianos relacionan el hecho de no oír a las experiencias negativas en la infancia ya sus años en la escuela. Conclusión: La posibilidad o dificultad para escuchar, en la percepción de los participantes, se aleja de explicaciones de carácter orgánico e indica la importancia de la valorización y de la acogida a la palabra singular del otro. Así, esa percepción puede servir de referencia a otros profesionales que trabajan con ancianos, para que puedan actuar, considerando cada anciano como único y sus producciones discursivas como singulares. Este cambio de mirada puede favorecer la autonomía, la calidad de vida y la inserción social de esa parte de la población.
Descritores: Percepção Auditiva
Idoso
Comunicação
Fonoaudiologia
Audição
Linguagem
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
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Lima, Maria Cecília Marconi Pinheiro
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Id: biblio-1008397
Autor: Campache, Jaqueline Jerseli; Lima, Maria Cecília Marconi Pinheiro; Françozo, Maria de Fátima Campos.
Título: Adolescência e surdez: vivências e expectativas de mães ouvintes e de filhos surdos / Adolescence and deafness: experiences and expectations of hearing mothers and deaf children / Adolescentes e sordera: experiencias e expectativas de madres oyentes e los niños sordos
Fonte: Distúrb. comun;31(2):297-307, jun. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: A fase da adolescência é um marco na vida do indivíduo, pois é o momento em que muitas mudanças ocorrem. Nesta fase acontecem as transformações físicas tais como o desenvolvimento dos caracteres sexuais, modificações corpóreas e de estatura e transformações psicológicas, dentre outros. Surgem fatores e questões que repercutem no adolescente e na sua família, além da busca pela identidade e a maturidade e o final dessa fase é uma época em que várias decisões começam a ser tomadas para a vida futura. Objetivo: Compreender as vivências de mães ouvintes e de filhos surdos na adolescência, assim como as mudanças enfrentadas pela família nesta fase. Método: Para coletar os dados da pesquisa, utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado, que foi aplicado com 5 mães e 5 filhos adolescentes surdos que frequentam uma instituição pública de reabilitação. Resultado: Os resultados mostraram que o adolescente surdo tem comportamentos semelhantes a adolescentes ouvintes, de busca da afirmação de identidade, enfatizando, no entanto, a identidade surda. As mães referiram mudanças de interesses e comportamentos nos filhos e ressaltaram a preocupação com o futuro deles, destacando-se a profissão de intérprete de LIBRAS como possibilidade de escolha, principalmente pela habilidade comunicativa dos adolescentes. Estes, porém, apresentaram escolhas diferentes em relação ao futuro profissional. Em termos da comunicação, os adolescentes mencionaram facilidade em inserir a LIBRAS na vida cotidiana, diferindo das mães, que relataram dificuldades em razão das constantes variações da língua. Conclusão: Os adolescentes parecem ter uma boa adaptação em relação à surdez, à convivência familiar e social.

Introduction: The phase of the adolescence is a landmark in the life of a person; therefore, it is the time where many changes occur. In this phase, physical transformations happen such as the development of the sexual characters, corporal and stature modifications and psychological transformations, amongst others. Factors and questions appear that re-echo in the adolescent and in his/her family, beyond the search for identity and maturity and the end of this phase is a time where some decisions start being taken for the future life. Objective: To understand the living experience of hearing mothers and their deaf teenagers examining the changes faced during adolescence. Methods: The research had a qualitative approach and semi structured interviews were conducted with five mothers and their deaf teenager sons and daughters. They all attend a public rehabilitation service. Results: The results showed that deaf teenagers have similar behavior as the hearing ones. They search for their identity, emphasizing deaf identity. The mothers mentioned changes in their interests and the acquisition of typical teenager behaviors. They showed concern about their teenagers´ future, highlighting that they could study to be Sign Language interpreters, mainly because of their communicative ability in sign language. The teenagers, however, indicated different options related to their future professions. Conclusion: The teenagers seem to have a good adaptation related to the deafness, social and family living.

Introducción: La adolescencia es una señal en la vida del individuo, es el momento donde ocurren muchos cambios. En esta fase tales suceden las transformaciones físicas como el desarrollo de los caracteres sexuales, modificaciones corporales y de la estatura y de transformaciones psicológicas. Los factores y las preguntas aparecen ese re-eco en el adolescente y en su familia, más allá de la búsqueda para la identidad y la madurez y del final de esta fase es una época donde algunas decisiones comienzan a ser tomadas para la vida futura. Objetivo: Entender las experiencias de madres oyentes e los niños sordos en la adolescencia y tan bien como los cambios hechos frente en esta fase. Métodos: Fue utilizada entrevista semi structuralized aplicada con 5 madres y 5 niños adolescentes sordos que frecuentan una institución pública. Resultados: La persona sorda joven tiene comportamientos similares a los oyentes, de la búsqueda de la afirmación de la identidad, acentuando, la identidad sorda. Las madres se relacionan con los cambios de intereses y de comportamientos en los niños y tenían preocupación con el futuro de ellos, siendo distinguidas él profesión del intérprete de Lenguaje de Signos como posibilidad escogida, principalmente por la capacidad del comunicativa de los jóvenes. Éstos habían presentado diversas opciones en lo referente al futuro profesional. Conclusión: Los adolescentes se parecen tener una buena adaptación referente a la sordera, al convivencia familiar y social.
Descritores: Escolha da Profissão
Adolescente
Surdez
Individuação
Mães
-Relações Familiares
Relações Interpessoais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-1008394
Autor: Pereira, Stella Gonçalves; Carvalho, Amanda de Jesus Alvarenga; Escarce, Andrezza Gonzalez; Alves, Julie Mary Mourão; Goulart, Lúcia Maria Horta Figueiredo; Lemos, Stela Maris Aguiar.
Título: Triagem auditiva na educação infantil: associação com determinantes de saúde / Hearing trial in child education: association with health determinants / Tamizaje auditivo en la educación infantil: asociación con determinantes de salud
Fonte: Distúrb. comun;31(2):285-296, jun. 2019. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Descrever os resultados da triagem auditiva em escolares da educação infantil e verificar associação com aspectos socioeconômicos e histórico de saúde. Métodos: Amostra composta por 199 crianças. A coleta de dados consistiu na aplicação de questionário estruturado de caracterização da amostra do Critério de Classificação Econômica Brasil e realização de exame de Emissões Otoacústicas Evocadas Transientes. Resultados: A análise descritiva do perfil dos participantes revelou semelhança entre os sexos e média de idade de quatro anos e oito meses. No perfil auditivo observou-se que a maioria apresentou resultado "passa" no exame de emissões otoacústicas. Apesar de não apresentar resultado com significância estatística, a associação entre resultado das emissões otoacústicas e dados socioeconômicos revelou que a classificação do grau de escolaridade do chefe de família predominante foi analfabeto/ensino fundamental 1 incompleto, classificada no nível socioeconômico D/E do Critério de Classificação Econômica Brasil, a maioria possuía bolsa família e poucas crianças possuíam plano de saúde. A análisedos resultados "falha" das emissões otoacústicas e o histórico de saúde também não apresentaram resultado significante, mas revelou que das crianças que apresentaram este resultado, a maioria dos responsáveis respondeu que o escolar ouve bem, foi ao médico há menos de 12 meses, não faz uso de medicamentos e não realiza algum tipo de tratamento. Conclusões: A maioria das crianças apresentou resultado "passa" nas emissões otoacústicas e não houve associações com significância estatística entre a triagem auditiva escolar, os aspectos socioeconômicos e histórico de saúde.

Objective: To describe the results of hearing screening in preschool children and verify association with socioeconomic aspects and health history. Methods: composite sample of 199 children. Data collection consisted of the application of a structured questionnaire of characterization of the Brazil Classification Criteria sample and the Transient Evoked Otoacoustic Emissions Exam. Results: The descriptive analysis of the participants' profile revealed similarity between the sexes and mean age of four years and eight months. In the auditory profile, it was observed that the majority presented a "pass" result in the otoacoustic emissions exam. Although there was no statistically significant result, the association between the results of otoacoustic emissions and socioeconomic data showed that the classification of the level of schooling of the predominant head of household was illiterate/elementary school 1 incomplete, classified in the socioeconomic level D/E of the Brazil Economic Classification Criterion, most had a family grant and few children had a health plan. The analysis of the "failure" results of otoacoustic emissions and the health history also didn't present significant result but revealed that of the children who presented this result, the majority of those in charge answered that the student listens well, went to the doctor less than 12 months ago, doesn't use drugs and doesn't perform any kind of treatment. Conclusion: Most children presented a "pass" result in otoacoustic emissions and there were no associations with statistical significance between school auditory screening, socioeconomic aspects and health history.

Objetivo: Describir los resultados del tamizaje auditivo en escolares de la educación infantil y verificar asociación con aspectos socioeconómicos e histórico de salud. Metodos: Muestra compuesta por 199 niños. La recolección de datos consistió en aplicación de cuestionario estructurado de caracterización de muestra del Criterio de Clasificación Económica Brasil y realización examen de Emisiones Otoacústicas Evocadas Transientes. Resultados: El perfil de participantes reveló similitud entre los sexos y media de edad de cuatro años y ocho meses. En perfil auditivo se observó que mayoría presentó resultado "pasa" en examen de emisiones otoacústicas. A pesar de no presentar resultados con significancia estadística, la asociación entre resultado de las emisiones otoacústicas y datos socioeconómicos reveló clasificación del grado de escolaridad del jefe de familia fue analfabeto / enseñanza fundamental 1 incompleta, clasificadas en el nivel socioeconómico D / E del Criterio de escolaridad La clasificación Económica Brasil, la mayoría poseía beca familiar y pocos niños tenían plan de salud. El análisis de los resultados "falla" de las emisiones otoacústicas y el historial de salud tampoco presentaron un resultado significativo, pero reveló que de los niños que presentaron este resultado, la mayoría de los responsables respondió que el escolar oye bien, fue al médico hace menos de 12 meses, no hace uso de medicamentos y no realiza algún tipo de tratamiento. Conclusión: La mayoría de los niños presentaron resultado "pasa" en las emisiones otoacústicas y no hubo asociaciones con significancia estadística entre la clasificación auditiva escolar los aspectos socioeconómicos e histórico de salud.
Descritores: Classe Social
Perfil de Saúde
Educação Infantil
Triagem
Educação Pré-Escolar
Fonoaudiologia
Audição
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri



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