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Pesquisa : Distúrbios da Comunicação - LILACS
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Id: biblio-883315
Autor: Pedersen, Vagner José; Dragone, Maria Lúcia Suzigan.
Título: Peculiaridades do uso da voz por professores de educação física escolar: origem e função interativa / Peculiarities of the voice use by school physical education teachers: origin and interactive function / Peculiaridades del uso de la voz por profesores de educación física escolar: origen y función interactiva
Fonte: Distúrb. comun;30(1):201-207, mar. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: Professores de educação física têm a voz como recurso de trabalho com peculiaridades que os diferenciam de outros professores: uso vocal como incentivo à atividade física de seus alunos em meio a aspectos organizacionais e ambientais diferenciados dos encontrados em sala de aula. Há poucos estudos sobre a origem histórica do uso vocal desses profissionais. Objetivo: Discorrer sobre a origem militar da educação física como determinante do estilo vocal adotado por grande parte dos professores e das peculiaridades relacionadas ao uso da voz por esses profissionais. Método: Trata-se de um artigo de revisão bibliográfica envolvendo busca de textos teóricos e documentos oficiais sobre a origem da educação física, comunicação oral e voz do professor de educação física em livros, dissertações, teses e artigos científicos específicos das áreas da Educação e da Fonoaudiologia. Resultados: Os dados encontrados salientam a característica incentivadora da voz desse profissional que busca desencadear e manter o movimento corporal dos alunos, em meio à concorrência sonora das atividades práticas e ruidosas das aulas de educação física, na maioria das vezes em ambiente de grande amplitude, ou em locais improvisados com poucas condições apropriadas ao uso vocal. Discussão: Os dados alertam para uma prática profissional com uso vocal em forte intensidade. O não reconhecimento dos professores como profissionais da voz favorece o pouco cuidado e treinamento vocal. Conclusão: Reforça-se a ideia de que professores de educação física necessitam de formação para o adequado uso da voz, tanto na graduação como no decorrer do exercício profissional.

Introduction: Physical education teachers have the voice as work resource with peculiarities that distinguish them from other teachers: vocal use as an incentive to the physical activities of their students in the midst of organizational and environmental aspects differentiated from those found in the classroom. There are few studies about these professionals' vocal use origin. Objective: To discourse about the physical education military origin as determinant of the vocal manner adopted by the majority of teachers and the peculiarities related to these professionals' vocal use. Method: It is a bibliographical review article involving the search of theoretical texts on the origin of physical education, oral communication and voice of the physical education teacher in books, dissertations and theses specific to the areas of Education and Speech and Language Pathology. Results: The data found accentuate the encouraging characteristic of this professional voice that seeks to initiate and maintain the body movement of the students, in the midst of sound competition of the practical and noisy activities of the physical education classes, mostly in wide-open environments, or in improvised places with few suitable conditions for the vocal use. Discussion: The data alert to a professional practice with vocal use in high intensity. The nonrecognition of the teachers as voice professionals supports the little care and voice training. Conclusion: Reinforces the idea that physical education teachers must have training for the adequate voice usage, both in undergraduate and in the course of professional practice.

Introducción: Los maestros de educación física tienen la voz como recurso de trabajo con peculiaridades que los diferencian de otros maestros: el uso vocal como incentivo a la actividad física de sus alumnos en medio a aspectos organizacionales y ambientales diferentes de los que hay en la clase. Existen pocos estudios sobre el origen histórico del uso vocal de esos profesionales. Objetivo: Discurrir sobre el origen militar de la educación física como determinante del estilo vocal adoptado por grande parte de los maestros y sobre las peculiaridades relacionadas al uso de la voz por esos profesionales. Método: Se trata de un artículo de revisión bibliográfica que engloba la búsqueda de textos teóricos y documentos oficiales sobre el origen de la educación física, comunicación oral y voz del maestro de educación física, en libros, disertaciones, tesis y artículos científicos específicos de las áreas de Educación y Fonoaudiología. Resultados: Los datos encontrados evidencian la característica incentivadora de la voz de ese profesional, que busca estimular y mantener el movimiento corporal de los alumnos en una concurrencia sonora con las actividades prácticas y ruidosas de esas clases, frecuentemente en ambientes de gran amplitud u en locales improvisados con pocas condiciones apropiadas al uso vocal. Discusión: Los datos alertan sobre una práctica profesional con uso vocal en fuerte intensidad. El no reconocimiento de los maestros como profesionales de la voz favorece el poco cuidado y entrenamiento vocal. Conclusión: Se refuerza la idea de que maestros de educación física necesitan formación para el uso adecuado de la voz, tanto en la licenciatura como en el transcurrir del ejercicio profesional.
Descritores: Docentes
Educação Física e Treinamento
Voz
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-883312
Autor: Reis-Borges, Grasiela Cristina; Nascimento, Edinalva Neves; Borges, Daniel Martins.
Título: Impacto da Política Nacional de Humanização na Estratégia Saúde da Família e na Rede de Saúde / Impact of National Humanization Policy in the Family Health Strategy / Impacto de la Política Nacional de Humanización en la Estrategia Salud de la Familia en la Red de Salud
Fonte: Distúrb. comun;30(1):194-200, mar. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O modelo assistencial contemporâneo tem como foco principal o paciente em toda sua complexidade. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) faz parte da Rede de Saúde e preza pela visão holística no trabalho coletivo e, assim, a Política Nacional de Humanização (PNH) torna-se uma ferramenta de estruturação do trabalho na Saúde Pública. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo identificar as principais mudanças que a PNH influenciou na ESF e na Rede de Saúde, a fim de identificar as contribuições prestadas. Foi realizada Revisão Bibliográfica de Literatura, por meio da análise de artigos da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e documentos oficiais do Portal do Ministério da Saúde. Para a busca na BVS foram utilizados os descritores "Estratégia de Saúde da Família", "Política Nacional de Humanização" e "Atenção Básica". Foram selecionados 10 artigos pertinentes ao tema do estudo. Os resultados mostraram que sendo a PNH uma nova forma de se pensar em saúde, oferece ferramentas capazes de auxiliar nas ações e na tomada de decisão nos serviços de saúde. Concluiu-se que a ESF e a Rede de Saúde passam por uma continua transformação e que a PNH contribuiu com ferramentas de trabalho, qualificando a atenção prestada ao usuário, bem como proporcionando reflexão ética, política e compartilhada entre gestores, trabalhadores e usuários.

The contemporary model of care focuses primarily on the patient in all its complexity. The Family Health Strategy (ESF) is part of the Health network and price for the holistic view also on collective work and the National Humanization Policy (PNH) is a restructuring working tool in Public Health. In this sense, the present work aims to identify major changes influenced by PNH in the ESF in the health network to identify the contributions made. A Literature Bibliographic Review was performed in the Virtual Health Library (BVS), by analyzing articles, and official documents in the Ministry of Health Portal. To search the BVS were used the key words "Family Health Strategy," "National Humanization Policy" and "Primary Care". There were selected 10 articles relevant to the topic of study. The results showed that the PNH being a new way of thinking about health offers tools to assist in the actions and decision-making in health services. It was concluded that the ESF goes through a continuous transformation and that PNH contributed with working tools, by qualifying the attention given to the user, as well as providing ethical, political and shared reflection among managers, workers and users.

El modelo asistencial contemporáneo tiene como foco principal al paciente en toda su complejidad. La Estrategia de Salud de la Familia (ESF) forma parte de la Red de Salud y se distingue por la visión holística en el trabajo colectivo y, así, la Política Nacional de Humanización (PNH) se vuelve una herramienta de estructuración del trabajo en la Salud Pública. En este sentido el presente trabajo tiene como objetivo identificar los principales cambios que la PNH influenció en la ESF y en la Red de Salud, a fin de identificar las contribuciones prestadas. Se realizó Revisión Bibliográfica de Literatura, a través del análisis de artículos de la Biblioteca Virtual en Salud (BVS) y documentos oficiales del Portal del Ministerio de Salud. Para la búsqueda en la BVS se utilizaron los descriptores "Estrategia de Salud de la Familia", "Política Nacional de Humanización "y" Atención Básica". Se seleccionaron 10 artículos pertinentes al tema del estudio. Los resultados mostraron que siendo la PNH una nueva forma de pensar en salud, ofrece herramientas capaces de auxiliar en las acciones y en la toma de decisión en los servicios de salud. Se concluyó que la ESF pasa por una continua transformación y que la PNH contribuyó con herramientas de trabajo, calificando la atención prestada al usuario, así como proporcionando reflexión ética, política y compartida entre gestores, trabajadores y usuarios.
Descritores: Bases de Dados Bibliográficas
Estratégia Saúde da Família
Humanização da Assistência
Atenção Primária à Saúde
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-883306
Autor: Figueiredo, Luciana; Lima, Ivonaldo Leidson Barbosa; Silva, Hosana Silmara Eleuterio.
Título: Representações dos profissionais da educação acerca do fonoaudiólogo educacional / Representations of educational professionals for speech-language and hearing sciences practice in schools / Representación de los profesionales de educación sobre el fonoaudiólogo educacional
Fonte: Distúrb. comun;30(1):186-193, mar. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: A atuação fonoaudiológica educacional surgiu no início do século XX e passou por mudanças conceituais e práticas ao longo do tempo. Atualmente, tenta-se fortalecer práticas voltadas à promoção da saúde e busca da integralidade do cuidado na rede escolar, reduzindo perspectivas centradas em ações preventistas e curativas. Desse modo, este trabalho objetivou analisar as representações de profissionais da Educação acerca da atuação do fonoaudiólogo educacional. Esta pesquisa foi avaliada e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição de origem. Ela se caracteriza como qualitativa, longitudinal e etnográfica, na qual a coleta de dados foi realizada a partir da observação participante, entrevistas e escrita no diário de campo. Após a análise dos diários de campo, pode-se observar que o fonoaudiólogo educacional, para os profissionais da educação pesquisados, é considerado como o responsável pelo tratamento de estudantes com necessidades especiais e com distúrbios de aprendizagem na escola.

The speech-language and hearing sciences practice in schools emerged at the beginning of the 20th century and underwent conceptual and practical changes over time. Currently, efforts are being made to strengthen practices aimed at health promotion and the search for integral care in the school network, reducing perspectives focused on preventive and curative actions. In this way, this work aimed to analyze the representations of professionals of education about the performance of the speech-language and hearing sciences practice in schools. This research was evaluated and approved by the Research Ethics Committee of the institution of origin. It is characterized as qualitative, longitudinal and ethnographic, in which the data collection was carried out from participant observation, interviews and writing in the field diary. After the analysis of the field diaries, it can be observed that the speech-language and hearing sciences practice in schools for the professionals of education is considered to be responsible for the treatment of students with special needs and with learning disorders in the school.

La acción de la fonoaudiología en las escuelas surgió a principios del siglo XX y ha sido objeto de cambios conceptuales y prácticos a través del tiempo. En la actualidad, se intenta fortalecer las prácticas destinadas a promover la salud y la búsqueda de la atención integral para la red escolar, reduciendo las perspectivas centradas en acciones preventivas y curativas. Siendo así, este estudio tuvo como objetivo analizar las representaciones de profesionales de la Educación sobre la actuación del fonoaudiólogo educacional. Este estudio fue evaluado y aprobado por el Comité de Ética de la institución de origen. Se caracteriza por ser cualitativo, etnográfico y longitudinal, en el que la recogida de datos se realizó a partir de la observación participante, entrevistas y la escritura en el diario de campo. Tras el análisis de los diarios de campo, se pudo observar que el fonoaudiólogo educacional, para los profesionales de la educación encuestados es considerado como el responsable por el tratamiento de estudiantes con necesidades especiales y con dificultades de aprendizaje en la escuela.
Descritores: Educação
Serviços de Saúde Escolar
Fonoaudiologia
-Promoção da Saúde
Limites: Seres Humanos
Criança
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-883299
Autor: Nascimento, Camila Lima; Nakamura, Helenice Yemi.
Título: Fonoaudiologia no Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo / Speech, Language and Hearing Sciences in the SUS in São Paulo state / Fonoaudiología en el Sistema Único de Salud (SUS) del Estado de Sao Paulo
Fonte: Distúrb. comun;30(1):179-185, mar. 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O SUS é uma conquista do povo brasileiro e trouxe com a sua criação um novo paradigma de saúde, deslocando o olhar da doença para o sujeito e seu contexto, que levou à reorganização do sistema de saúde, e a uma reflexão sobre a formação dos profissionais da área. A Fonoaudiologia está em processo de construção da sua identidade para atuação no sistema público de saúde, uma vez que é uma profissão com regulamentação recente, por volta de 30 anos, ainda em expansão. Dessa forma, é de grande importância a discussão sobre o dimensionamento dos profissionais dessa categoria dentro do SUS. O Estado de São Paulo concentra o maior número de profissionais de Fonoaudiologia e de cursos de graduação na área. Neste panorama surge o interesse em pesquisar a distribuição de profissionais de Fonoaudiologia no SUS do Estado de São Paulo para compreender a inserção desta categoria no serviço público. Foram analisados dados secundários dos bancos de informações públicos do Ministério da Saúde e do IBGE relativos ao porte dos municípios paulistas e ao número de profissionais de Fonoaudiologia atuando no SUS em cada um deles. É possível observar que não há lógica na distribuição dos profissionais, havendo relação inversamente proporcional entre o porte dos municípios e o número de fonoaudiólogos atuando no sistema público de saúde. O dimensionamento de profissionais de Fonoaudiologia pode ser instrumento importante para melhora na organização da oferta destes profissionais para a população.

The SUS is an achievement of the Brazilian people and has brought a new paradigm of health, changing focus from the disease to the subject and its context, which led to reorganization of the health system and reflection on the training of professionals in the area. The Speech, Language and Hearing Sciences is in process of identifying construction to act in the public health system, since it is a profession with recent regulation, around 30 years, still expanding. In this way, it is important discussing about professional sizing within Brazilian Unified Health System. The São Paulo state concentrates the largest number of Speech, Language and Hearing professionals and undergraduate courses. In this panorama, the interest arises in researching the distribution of those professionals in the SUS of the São Paulo state to understand the inclusion of this category in the public health service. Secondary data were analyzed from the public information banks of the Brazilian Ministry of Health and Brazilian Institute of Geography and Statistics regarding the size of the cities in São Paulo and the number of Speech, Language and Hearing professionals working in SUS in each of them. It is possible to observe that there is no logical in professional distribution, with an inversely proportional relation between the size of the cities and the number of professionals working in the public health system. The professional sizing can be an important instrument for improving the organization of those professionals's offer to population.

El SUS es una conquista del pueblo brasilero y trajo con su creación un nuevo paradigma de salud, desplazando la visión de la enfermedad para el sujeto y su contexto, que resultó en una reorganización del sistema de salud y en una reflexión sobre la formación de profesionales. La Fonoaudiología está en proceso de construcción de su identidad para la actuación en el sistema público de salud, una vez que es una profesión con reglamentación reciente, mas o menos 30 año, y todavía en expansión. Así, es de gran valor la discusión sobre la importancia de los profesionales de esta área dentro del SUS. El estado de São Paulo concentra el mayor número de profesionales de Fonoaudiología y de cursos de graduación en esta área. En este panorama surge interés en investigar la distribución de profesionales de Fonoaudiología en el SUS del estado de São Paulo para comprehender la inserción de esta categoría en el servicio público. Fueron analizados datos secundarios de las bases de informaciones públicas del Ministerio de Salud y del IBGE (Instituto Brasilero de Geografía y Estadística) relacionados al porte de los municipios paulistas y al número de profesionales de Fonoaudiología actuando en el SUS en cada uno de estos. Es posible observar que no existe lógica en la distribución de los profesionales, habiendo relación inversamente proporcional entre el porte de los municipios y el número de fonoaudiólogos actuando en el sistema público de salud. La reflexión sobre la importancia de los profesionales de Fonoaudiología puede ser un instrumento importante para mejorar la organización de la oferta de estos profesionales para la población.
Descritores: Atenção à Saúde
Atenção Primária à Saúde
Fonoaudiologia
Sistema Único de Saúde
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-883292
Autor: Ferreira, Léslie Piccolotto; Nakamura, Helenice Yemi; Zampieri, Eliane; Constantini, Ana Carolina.
Título: Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho: proposta de uma ficha de notificação individual / Work-related Voice Disorder: proposal of an individual notification record / Trastornos de la Voz Relacionados con el Trabajo: propuesta de un formulario de notificación individual
Fonte: Distúrb. comun;30(1):170-178, mar. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: a exemplo de fonoaudiólogos de outras regiões do país, um grupo de fonoaudiólogas do Estado de São Paulo resolveu elaborar uma Ficha de Notificação Individual (FNI) que pudesse nortear a identificação de qualquer distúrbio de voz que tivesse sua relação com o contexto de trabalho. Objetivo: descrever o processo de elaboração da FNI, com detalhamento quanto ao seu preenchimento. Esta proposta poderá contribuir para maior visibilidade a todos os profissionais da saúde que possam ter a sua frente um trabalhador com alteração de voz. Ainda, poderá incentivar outros estados ou municípios do país para que se possa ter, em futuro próximo, um levantamento oficial do Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho.

A group of speech therapists from the State of São Paulo decided to prepare an Individual Notification Form (FNI) that could guide the identification of any voice disorder that is related to the work context. Objective: to describe the process of elaboration of the FNI, with details as to its completion. This purpose intends to give greater visibility to all the health professionals who will make the notification. Also, it may encourage other states or municipalities in the country to have, in the near future, an official survey of the Work-related Voice Disorder.

Introducción: siguiendo el ejemplo ocurrido en otras regiones, un grupo de fonoaudiólogas del estado de São Paulo decidió elaborar un formulario de notificación individual (FNI) que podrían orientar la identificación de cualquier trastorno de la voz que tuviese relación con el contexto laboral. Objetivo: describir el proceso de elaboración de la FNI, con detalles sobre cómo llenarlo. Esta propuesta podrá contribuir con mayor visibilidad para todos los profesionales de la salud que tengan delante de si un trabajador con trastorno de voz. También podrá incentivar a que en otros estados o municipios en el país se pueda tener, en un futuro próximo, una encuesta oficial de los Trastornos de Voz Relacionados con el Trabajo.
Descritores: Notificação de Doenças
Saúde do Trabalhador
Voz
Distúrbios da Voz
Limites: Seres Humanos
Adulto
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Ciasca, Sylvia Maria
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Id: biblio-882802
Autor: Sá, Tassiana Barbeiro Fragoso de; Lima, Ricardo Franco de; Mattar, Taís de Lima Ferreira; Ciasca, Sylvia Maria.
Título: Construção de um instrumento para avaliar a compreensão da linguagem oral de crianças de 2 a 6 anos / Construction of an instrument to assess oral language comprehension of children from 2 to 6 years / Construcción de un instrumento para evaluar la comprensión del lenguaje oral en niños de 2 a 6 años
Fonte: Distúrb. comun;30(1):158-169, mar. 2018. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Descrever a construção de um instrumento para avaliar a compreensão da linguagem oral de crianças de 2 a 6 anos e obter evidências de validade baseadas no conteúdo. Método: A pesquisa consistiu em: levantamento e caracterização de instrumentos nacionais e internacionais destinados à avaliação da compreensão da linguagem oral de crianças; elaboração do instrumento; e análise do instrumento por cinco juízes. A análise estatística envolveu cálculo da porcentagem de concordância, razão de validade de conteúdo e índice de validade de conteúdo. Resultados: Foram levantados 19 instrumentos que avaliam a compreensão da linguagem oral utilizando palavras isoladas, ordens simples ou complexas e textos. Posteriormente, foi elaborado instrumento composto por oito fases com oito itens cada. A tarefa consiste na manipulação de figuras pela criança, conforme as ordens do avaliador com nível crescente de dificuldade. A análise dos juízes indicou resultados satisfatórios para os índices calculados para o instrumento como um todo. Os itens com índice insatisfatório foram revisados para compor a versão final do instrumento. Conclusão: O estudo descreveu a primeira etapa do processo de construção do instrumento e foram obtidas evidências de validade baseadas no conteúdo. Estudos posteriores serão conduzidos para obtenção de outras fontes de evidência de validade.

Objective: This work aimed to describe the construction of an instrument to assess the oral language comprehension capability of 2 to 6-year-old children and get validity evidences based on content. Method: The research consisted in: gathering and characterizing existing national and international instruments used for the assessment of children oral language comprehension capability; elaborating a new instrument; and analysis of the instrument by five judges. Statistical analysis involved calculation of Percentage of Agreement, of Content Validity Ratio and of Content Validity Index. Results: Nineteen instruments were identified, which assess the oral language comprehension capability by using items formed by isolated words, simple and complex orders, and texts. It was subsequently developed an instrument consisting of eight stages containing eight items each. The task consists in the child manipulating figures in accordance with the orders of the evaluator with increasing level of difficulty. The judge's assessment indicated satisfactory results for the calculated indices for the instrument as a whole. Items with unsatisfactory rate were reviewed for inclusion in the final version of the instrument. Conclusion: This study described the first step of the construction process of the instrument. Validity evidences based on content were obtained. Further studies will be conducted to obtain other sources of content validity.

Objetivo: Describir la construcción de un instrumento para evaluar la comprensión del lenguaje oral en niños de 2 a 6 años y obtener evidencias de validez basadas en el contenido. Método: La pesquisa se consistió en: levantamiento y caracterización de instrumentos nacionales e internacionales destinados a la evaluación de la comprensión del lenguaje oral en niños; elaboración de un nuevo instrumento; y análisis del instrumento por cinco jueces. El análisis estadístico envolvió cálculo de porcentaje de concordancia, proporción de validez de contenido e índice de validez de contenido. Resultados: Fueran identificados 19 instrumentos que evalúan la comprensión del lenguaje oral, utilizando palabras aisladas, ordenes simples o complejas y textos. Posteriormente, fue elaborado un instrumento compuesto por ocho frases con ocho ítems cada. La tarea consiste en la manipulación de figuras por el niño según las órdenes del evaluador, con nivel creciente de dificultad. El análisis de los jueces indicó resultados satisfactorios en lo que se refiere a los índices calculados para el instrumento como un todo. Los ítems con índice insatisfactorio fueran revisados para componer la versión final del instrumento. Conclusión: El estudio describió la primera etapa del proceso de construcción del instrumento e fueran obtenidas evidencias de validez basadas en el contenido. Estudios posteriores serán conducidos para obtención de otras fuentes de evidencia de validez.
Descritores: Linguagem Infantil
Compreensão
Testes de Linguagem
Testes Neuropsicológicos
Psicometria
Limites: Seres Humanos
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-882795
Autor: Aguiar, Flávia Caroline Fontoura; Vale, Simone Lourenço; Vicente, Laélia Cristina Caseiro.
Título: Doença pulmonar obstrutiva crônica: análise da deglutição em pacientes hospitalizados / Chronic obstructive pulmonary disease: swallowing analysis in hospitalized patients / Enfermedad pulmonar obstructiva crónica: análisis de la deglución en pacientes hospitalizados
Fonte: Distúrb. comun;30(1):147-157, mar. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivos: investigar a ocorrência de disfagia e o risco de broncoaspiração em pacientes hospitalizados com doença pulmonar obstrutiva crônica, e verificar se há associação com as características sociodemográficas, clínicas, do sistema estomatognático e da dinâmica de deglutição. Métodos: estudo descritivo observacional e retrospectivo com coleta de dados no prontuário eletrônico. Foram avaliados 27 prontuários de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, internados em um hospital público de Minas Gerais no período de julho de 2012 a julho de 2015 e com avaliação de deglutição. Para verificar a presença de disfagia e o risco de broncoaspiração foi utilizado o protocolo The Mann Assessment of Swallowing Ability. Foram consideradas associações estatisticamente significantes aquelas cujo p-valor foi ≤ 0,05 e intervalo de confiança de 95%. Resultados: Dos 27 pacientes avaliados pela equipe de fonoaudiologia, 41,7% tinham disfagia, sendo a gravidade leve mais prevalente (82%) e 19% tinham risco de broncoaspiração. Não houve predomínio de alguma fase da deglutição alterada. Houve associação entre presença de disfagia e a cooperação do paciente, e o risco de aspiração com o tempo de trânsito oral. Conclusão: Os resultados mostraram relação entre disfagia e risco de aspiração em pacientes internados com doença pulmonar obstrutiva crônica, sugerindo a necessidade de investigação da dinâmica da deglutição durante a hospitalização.

Objective: To investigate the occurrence of dysphagia and the risk of bronchoaspiration in hospitalized patients with chronic obstructive pulmonary disease and to verify if there is any association between the severity of dysphagia and the risk of aspiration with sociodemographic aspects, clinical characteristics, stomatognathic system and swallowing dynamics. Methods: descriptive observational study using the retrospective type of electronic data collection. We evaluated 27 medical records of patients with chronic obstructive pulmonary disease admitted to a public hospital in Minas Gerais in the period from July 2012 to July 2015 and with swallowing assessment. To verify the presence of dysphagia and the risk of bronchoaspiration the protocol The Mann Assessment of Swallowing Ability was used. Statistically significant associations were those whose p-value was ≤ 0.05 and 95% confidence interval. Results: Between the 27 patients evaluated by the speech-language pathology team, 41.7% had dysphagia, with light severity being the majority (82%) and 19% had a risk of bronchoaspiration. There was no predominance of any phase of altered swallowing. There was an association between the presence of dysphagia and patient cooperation, and the risk of aspiration with oral transit time. Conclusion: The results showed a relationship between dysphagia and aspiration risk in hospitalized patients with chronic obstructive pulmonary disease, suggesting the need to investigate the dynamics of swallowing during hospitalization.

Objetivos: investigar la ocurrencia de disfagia y el riesgo de broncoaspiración en pacientes hospitalizados con enfermedad pulmonar obstructiva crónica y verificar si hay asociación con las características sociodemográficas, clínicas, del sistema estomatognático y la dinámica de la deglución. Métodos: Estudio observacional descriptivo de tipo retrospectivo con recogida de datos en registros médicos electrónicos. Se evaluaron 27 registros médicos de pacientes con enfermedad pulmonar obstructiva crónica, internados en un hospital público de Minas Gerais en el período de julio de 2012 a julio de 2015 y con evaluación de deglución. Para verificar la presencia de disfagia y el riesgo de broncoaspiración se utilizó el protocolo The Mann Assessment of Swallowing Ability. Se consideraron asociaciones estadísticamente significativas aquellas cuyo valor de p fue ≤ 0,05 e intervalo de confianza de 95%. Resultados: De los 27 pacientes evaluados por el equipo de fonoaudiología, el 41,7% tenían disfagia, siendo la gravedad leve más prevalente (82%) y el 19% tenían riesgo de broncoaspiración. No hubo predominio de cualquier fase de la deglución alterada. Hubo asociación entre la presencia de disfagia y la cooperación del paciente, y el riesgo de aspiración con el tiempo de tránsito oral. Conclusión: Los resultados mostraron relación entre disfagia y riesgo de aspiración en los pacientes hospitalizados con enfermedad pulmonar obstructiva crónica, lo que sugiere una necesidad de investigación sobre la dinámica de la deglución durante una hospitalización.
Descritores: Transtornos de Deglutição
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
-Hospitalização
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-882793
Autor: Corrêa, Camila de Castro; Costa, Danila Rodrigues; Berretin-Felix, Giédre.
Título: Websites em português sobre disfagia orofaríngea no idoso / Websites in Portuguese about oropharyngeal dysphagia in elderly / Websites portugués sobre disfagia orofaríngea en el adulto mayor
Fonte: Distúrb. comun;30(1):140-146, mar. 2018. ilus, graf.
Idioma: pt.
Resumo: INTRODUÇÃO: Recursos de Telessaúde são importantes para a transmissão do conhecimento sobre as disfagias orofaríngeas no idoso. OBJETIVO: Localizar, avaliar a qualidade e abrangência de websites em português sobre as disfagias orofaríngeas no idoso, voltados à população em geral. MÉTODOS: Foi utilizada a ferramenta de busca Google, com as palavras-chave "disfagia orofaríngea" AND "idoso" e ''orientação'' AND ''disfagia orofaríngea'' AND ''idoso''. Foram considerados como critérios de inclusão: sites e blogs em português que disponibilizassem informações e/ou orientações sobre disfagias orofaríngeas no idoso decorrente do envelhecimento e/ou de doenças neurológicas ou oncológicas. Os websites selecionados foram analisados quanto à qualidade por dois juízes, utilizando o protocolo Health On the Net Code (HON Code), quanto à abrangência (assuntos abordados), utilização figuras/vídeos e seu objetivo central. RESULTADOS: Dezenove websites foram selecionados, observando baixa pontuação do protocolo HON Code para os itens: atribuição (fonte das informações publicadas) (média 0,8) e atualizações (informações quanto às datas de atualização do assunto abordado) (média 0,6), apresentando a pontuação geral média de 7,87, além de observar restrita abrangência dos assuntos. Quanto à disponibilidade de ilustrações, observou que 90% dos websites não apresentaram figuras e 89% não apresentaram vídeos para facilitar a retenção do conteúdo. Quanto ao objetivo central do website, a disfagia foi o tema central em 6% dos websites. CONCLUSÃO: Os websites apresentaram uma qualidade parcial segundo os critérios éticos, com uma abrangência restrita, não apresentaram a disfagia orofaríngea como tema central, além da não utilização de ilustrações no decorrer do conteúdo. Desta forma, sugere-se o aperfeiçoamento dos websites já existentes sobre as disfagias orofaríngeas no idoso.

INTRODUCTION: Telehealth resources are important for the transmission of knowledge about oropharyngeal dysphagia in elderly. OBJECTIVE: To determine the quality and comprehensiveness of websites in Portuguese on oropharyngeal dysphagia in the elderly, aimed at the general population. METHODS: We used the Google search tool, with the keywords "oropharyngeal dysphagia" AND "elderly" and "orientation" AND "oropharyngeal dysphagia" AND "elderly". Inclusion criteria were: websites and blogs in Portuguese that provided information and/or guidelines on oropharyngeal dysphagia in the elderly due to aging and/or neurological or oncological diseases. The selected websites were analyzed for quality by two judges, using the Health On the Net Code (HON Code) protocol, regarding the coverage (subjects covered), use of pictures/videos and their central objective. RESULTS: Nineteen websites were selected, observing a low HON Code score for the attribution items (source of information published) (mean 0.8) and updates (information on the update dates of the subject addressed) (mean 0.6), presenting the average overall score of 7.87, in addition to observing a narrow range of subjects. Regarding the availability of illustrations, observed that 90% of the websites did not present figures and 89% did not present videos to facilitate content retention. As for the central objective of the website, dysphagia was the central theme in 6% of websites. CONCLUSION: The websites presented a partial quality according to the ethical criteria, with a restricted scope, did not present the oropharyngeal dysphagia as a central theme, besides the non use of illustrations during the content. Thus, it is suggested to improve the existing websites on oropharyngeal dysphagia in the elderly.

INTRODUCCIÓN: Recursos de Telessalud son importantes para la transmisión del conocimiento sobre las disfagias en el adulto mayor. OBJETIVO: Localizar y evaluar la calidad y alcance de websites en portugués sobre las disfagias orofaríngeas en adultos mayores, direccionas a la población en general. MÉTODOS: Se utilizó la herramienta de búsqueda Google, con las palabras clave "disfagia orofaríngea" AND "adulto mayor" y "orientación" AND "disfagia orofaríngea" AND "adulto mayor". Se consideraron como criterios de inclusión: websites y blogs en portugués con informaciones y/o orientaciones sobre disfagias orofaríngeas en el adulto mayor debido al envejecimiento y/o a enfermedades neurológicas u oncológicas. Los websites seleccionados fueron analizados cuanto a la calidad, por dos jueces, utilizando el protocolo Health On the Net Code (HON Code), cuanto a la exhaustividad de los temas contemplados, al uso de figuras /videos y a su objetivo central. RESULTADOS: Se seleccionaron 19 websites con baja puntuación del HON Code para: asignación (fuente de la información publicada) (promedio 0,8) y actualizaciones (información sobre las fechas de actualización del asunto abordado) (promedio 0,6), presentando la puntuación general promedio de 7,87, además de observar restringido alcance de los asuntos. En cuanto a la disponibilidad de ilustraciones, se observó que el 90% de los websites no presentan figuras y el 89% no presentó vídeos para facilitar la retención del contenido. En cuanto al objetivo central de los website, la disfagia fue el tema central en el 6%. CONCLUSIÓN: Los websites presentaron una calidad parcial según los criterios éticos, con un alcance restringido, no presentaron la disfagia orofaríngea como tema central, además de no utilizar ilustraciones en el transcurso del contenido. De esta forma, se sugiere el perfeccionamiento de los websites ya existentes sobre las disfagias orofaríngeas en adultos mayores.
Descritores: Idoso
Transtornos de Deglutição
Promoção da Saúde
Ferramenta de Busca
Limites: Seres Humanos
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-882791
Autor: Aoki, Milena Carla de Siqueira; Soria, Franciele Savaris; Gomes, Regina Helena Senff; Martins, Barbara Matylde Madalozzo; Santos, Rosane Sampaio; Brasolotto, Alcione Ghedini.
Título: Conteúdos didáticos nas intervenções de saúde vocal do professor: uma revisão integrativa / Education content in teachers'vocal health promotion: an integrated review / Contenidos didácticos en las intervenciones de salud vocal del profesor: una revisión integrativa
Fonte: Distúrb. comun;30(1):128-139, mar. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: OBJETIVO: Fazer uma revisão integrativa dos conteúdos didáticos abordados nas intervenções preventivas coletivas dentro da área de saúde vocal do professor. MÉTODO: Para a realização do estudo, os autores seguiram os critérios sugeridos pela Cochrane Handbook. O passo inicial foi a formulação de uma pergunta, seguida da localização e seleção criteriosa dos artigos. Em seguida, ocorreu a avaliação crítica de cada estudo, finalizando com a análise, interpretação e apresentação dos achados encontrados. No portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) foram consultadas as plataformas/bases de dados Bireme, Pubmed, SciELO, Cochrane, Scopus e Web Of Science, com a utilização dos descritores "voz e professor" e "voz e educador", em inglês, português e espanhol. REVISÃO DE LITERATURA: A primeira busca eletrônica contabilizou 530 trabalhos científicos, dos quais 20 foram eleitos por se tratar de práticas coletivas preventivas voltadas à saúde vocal do professor, as quais descreviam os conteúdos didáticos aplicados. CONCLUSÃO: A análise dos estudos demonstrou que existe grande variabilidade na metodologia e nos conteúdos didáticos abordados. Nos conteúdos teóricos, quase a totalidade das intervenções aborda o tema da higiene vocal. Nos conteúdos práticos, os temas aplicados foram heterogêneos.

OBJECTIVE: It is an integrated review aiming at knowing the educational content of collective and preventive actions on Teacher's vocal health. METHOD: To perform this study, authors followed suggested criteria from Cochrane Handbook, which starts with the definition of research question, following search and selection of papers, and critical analysis of each paper. This process ends with analysis, interpretation and explanation of the findings about the research question. Through the search engine of Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) portal, the Bireme, Pubmed, SciELO, Cochrane, Scopus and Web Of Science platforms / databases were consulted using the descriptors "voice and teacher", "voice and professor", in English, Portuguese and Spanish. The study reveals that there are a big variety of methods and educational contents used in actions on teacher's vocal health. LITERATURE REVIEW: The first electronic search recorded 530 scientific papers, of which 510 were excluded and 20 elected because they are preventive collective practices focused on teachers' vocal health, which described the educational content applied. CONCLUSION: The studies showed that there is great variability in the methodology and in the discussed educational content. In theoretical content, almost all interventions addressed the vocal hygiene issue. In the practical content, applied topics were heterogeneous.

OBJETIVO: Hacer una revisión integrativa de los contenidos didácticos abordados en las intervenciones preventivas colectivas dentro del área de la salud vocal del profesor. MÉTODO: Para la realización del estudio, los autores siguieron los criterios sugeridos por la Cochrane Handbook. El paso inicial fue la formulación de una pregunta, seguida de la localización y selección criteriosa de los artículos. En seguida, se produjo la evaluación crítica de cada estudio, finalizando con el análisis, interpretación y presentación de los hallazgos encontrados. En el portal de la Biblioteca Virtual en Salud (BVS) fueron consultadas las plataformas/bases de datos Bireme, Pubmed, SciELO, Cochrane, Scopus y Web Of Science, utilizando los descriptores "voz y profesor" y "voz y educador", en inglés, portugués y español. REVISIÓN DE LITERATURA: La primera búsqueda electrónica contabilizó 530 trabajos científicos, de los cuales 20 fueron elegidos por tratarse de prácticas colectivas preventivas dirigidas a la salud vocal del profesor, las cuales describían los contenidos didácticos aplicados. CONCLUSIÓN: El análisis de los estudios demostró que existe una gran variabilidad en la metodología y en los contenidos didácticos abordados. En los contenidos teóricos, casi la totalidad de las intervenciones trata del tema de la higiene vocal. En los contenidos prácticos los temas aplicados han sido heterogéneos.
Descritores: Bases de Dados Bibliográficas
Docentes
Promoção da Saúde
Voz
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-882784
Autor: Damasceno, Lilian Lobo; Silva, Marta Assumpção de Andrada e; Ghirardi, Ana Carolina de Assis Moura; Cunha, Maria Claudia.
Título: Relações entre autopercepção vocal e psiquismo em um grupo de adolescentes do sexo masculino na muda vocal / Relations between vocal self-perception and psyche in a group of male adolescents undergoing physiological voice change / Relaciones entre autopercepción vocal y psiquismo en un grupo de adolescentes del sexo masculino en la muda vocal
Fonte: Distúrb. comun;30(1):117-127, mar. 2018. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Analisar as relações entre autopercepção vocal e psiquismo em um grupo de adolescentes do sexo masculino na muda vocal. Método: Estudo qualitativo em que participaram seis adolescentes com idades entre 13 anos e 5 meses e 14 anos e 11 meses na fase de muda vocal, que frequentavam a 8ª série do ensino fundamental de uma escola da rede pública na cidade de São Paulo. Os procedimentos foram: avaliação perceptivo auditiva da voz, aplicação do instrumento Termos Descritivos para a Voz (TDV) para descrever a percepção dos sujeitos em relação à voz, antes e após intervenção grupal e descrição do grupo focal que abordou os seguintes temas: adolescência e mudanças pubertárias, processo de muda vocal e suas repercussões na imagem corporal e reverberações identitárias (orgânicas, subjetivas e sociais) decorrentes da adolescência. A análise do material consistiu na categorização de núcleos de sentido cujas ocorrências foram consideradas relevantes para o objetivo da pesquisa. Resultados: Predominaram sensações de estranhamento/incômodo sobre a vivência do adolescer, geradas pelas novas demandas afetivas e comportamentais. Os sujeitos relataram dificuldades de adaptação às mudanças corporais, salientando as alterações na qualidade vocal e seu impacto negativo nos interlocutores. Nos resultados do TDV predominam os aspectos psicossociais relativos a esse impacto. Os atributos vocais negativos aumentaram na aplicação pós-intervenção. Conclusão: Os resultados evidenciam que as mudanças no padrão da voz dos adolescentes pesquisados reverberam em seu funcionamento psíquico e geram impacto na autopercepção vocal dos mesmos, reafirmando assim o caráter biopsíquico inerente à voz humana.

Purpose: To analyze the relation between vocal self-perception and psyche in a group of male adolescents undergoing voice change. Method: Qualitative study involving six teenagers aged between 13 years and 5 months and 14 years and 11 months undergoing voice changes, 8th grade students of a public school in São Paulo. The procedures were: perceptive auditory vocal assessment, completion of the Descriptive Terms for Voice (TDV) to describe the subjects' perception of their voices before and after the intervention group and a description of the focus group that addressed the following issues: adolescence and pubertal changes, process of vocal changes and their impact on body image and identity reverberations (organic, subjective and social) arising from adolescence. The data were analyzed through categorization of meanings that were considered relevant for the purpose of this study. Results: There were predominant feelings of estrangement / discomfort concerning the experience of adolescence, generated by new affective and behavioral demands. The subjects reported difficulties in adapting to body changes, especially changes in vocal quality and its negative impact on their conversation partners. The results of the TDV show that the psychosocial aspects of this impact are predominant. The negative vocal attributes increased after intervention. Conclusion: The results show that changes in the adolescents' vocal pattern reverberate in their psychic functioning and generate impact in the vocal self-perception, thus reaffirming the biopsychic character that is inherent to the human voice.

Objetivo:Analizar las relaciones entre autopercepción vocal y psiquismo en un grupo de adolescentes del sexo masculino en la muda vocal. Método: Estudio cualitativo con seis adolescentes con edades entre 13 años y 5 meses y 14 años y 11 meses en la fase de muda vocal, que cursaban el 8º año de la enseñanza fundamental de una escuela de la red pública en São Paulo. Los procedimientos fueron: evaluación perceptivo auditiva de la voz, aplicación del instrumento Términos Descriptivos para a Voz (TDV) para describir la percepción de los sujetos con relación a la voz, antes y después de intervención grupal y descripción del grupo focal que trató de los temas: adolescencia y cambio en la pubertad, proceso de muda vocal y sus repercusiones en la imagen corporal y reverberaciones de identidad (orgánicas, subjetivas y sociales) de la adolescencia. El análisis del material se consistió en la categorización de núcleos de sentido cuyas incidencias fueron consideradas relevantes para el objetivo de la investigación. Resultados: Fueran predominantes las sensaciones de extrañeza/incómodo con la vivencia adolescente, generadas por las nuevas demandas afectivas y comportamentales. Los sujetos relataran dificultades de adaptación a los cambios corporales, destacando las alteraciones en la calidad vocal y su impacto negativo sobre los interlocutores. En los resultados del TDV predominaron los aspectos psicosociales concernientes a ese impacto. Los atributos vocales negativos aumentaron en la aplicación pos-intervención. Conclusión: Los resultados evidencian que los cambios en el padrón de voz de los adolescentes reverberan en su funcionamiento psíquico y generan impacto en su autopercepción vocal, reafirmando así el carácter biopsíquico inherente a la voz humana.
Descritores: Adolescente
Psicologia
Autoimagem
Fonoaudiologia
Voz
Limites: Seres Humanos
Masculino
Adolescente
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri



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