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Pesquisa : Distúrbios da Comunicação - LILACS
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Id: biblio-995152
Autor: Santhiago, Ricardo.
Título: "Onde não há pecado nem perdão": Evocações da voz na memória e na cultura / "Where there is no sin, no forgiveness": Evocations of voice in memory and culture / "Donde no hay pecado ni perdón": Evocaciones de la voz en la memoria y en la cultura
Fonte: Distúrb. comun;30(3):595-606, set. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: O ponto de partida desta comunicação é a ideia de que a produção vocal não consiste apenas em um fenômeno anatômico e fisiológico, mas também psicológico e social, dimensões para as quais os estudos fonoaudiológicos têm atentado. Objetivo: O texto visa apresentar e discutir três entrelaces possíveis entre essas dimensões: as interpretações sobre a voz construídas e veiculadas no cancioneiro da música popular brasileira; o papel da voz na prática da história oral e na literatura especializada sobre este método de pesquisa; as narrações de uma variedade de sujeitos sobre a presença e o significado da voz em suas vidas. Método: Foram levantadas canções que tratam da temática da voz e coligidos depoimentos em um projeto experimental em nível de graduação, interpretados em conformidade com princípios da hermenêutica em um texto de caráter ensaístico. Conclusão: Tanto o cancioneiro popular brasileiro quanto os depoimentos de sujeitos que utilizam a voz de maneira intensa demonstram enorme variedade e complexidade nas formas de compreender o papel assumido pela voz na vida dos indivíduos.

Introduction: The starting point for this communication is the idea that vocal production consists not only of an anatomical and physiological phenomenon, but also of a psychological and social one ­ dimensions which have been comprised by the Speech-Language Studies. Objective: The article aims to present and discuss three possible links between these dimensions: the visions about the voice aims to present and discuss three possible links between these dimensions: the visions about the voice engendered and circulated through Brazilian popular songs; the place occupied by the voice within the oral history practice and the specialized literature on this research method; the personal narratives by a variety of individuals about the presence and meaning of the voice in their lives. Methods: The work has collected several songs that approach the human voice as a theme, as well as testimonies recorded in an experimental project at the undergraduate level. They were interpreted in accordance with the principles of hermeneutics in an essay text. Conclusion: Both the Brazilian popular music and the testimonies given by persons who use the voice intensely demonstrate enormous variety and complexity in understanding the role of voice in the life of individuals engendered and circulated through Brazilian popular songs; the place occupied by the voice within the oral history practice and the specialized literature on this research method; the personal narratives by a variety of individuals about the presence and meaning of the voice in their lives. Methods: The work has collected several songs that approach the human voice as a theme, as well as testimonies recorded in an experimental project at the undergraduate level. They were interpreted in accordance with the principles of hermeneutics in an essay text. Conclusion: Both the Brazilian popular music and the testimonies given by persons who use the voice intensely demonstrate enormous variety and complexity in understanding the role of voice in the life of individuals.

Introducción: El punto de partida de esta comunicación es la idea de que la producción vocal no consiste sólo en un fenómeno anatómico y fisiológico, sino también psicológico y social, dimensiones para las cuales los estudios fonoaudiológicos han atentado. Objetivo: El texto visa presentar y discutir tres entrelazamientos posibles entre esas dimensiones: las interpretaciones sobre la voz construidas y transmitidas en el cancionero de la música popular brasileña; el papel de la voz en la práctica de la historia oral y en la literatura especializada sobre este método de investigación; las narraciones personales de una variedad de sujetos sobre la presencia y el significado de la voz en sus vidas. Método: Se levantaran canciones que tratan de la temática de la voz y se recogieron testimonios grabados en un proyecto experimental a nivel de graduación, interpretados de acuerdo con principios de la hermenéutica en un texto de carácter ensayístico. Conclusión: Tanto el cancionero popular brasileño como los testimonios de sujetos que utilizan la voz de manera intensa demuestran enorme variedad y complejidad en las formas de comprender el papel asumido por la voz en la vida de los individuos.
Descritores: Voz
Canto
Memória
Música
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-995149
Autor: Souza, Amália El Hatal de; Ferreira, Laís; Bertuol, Bianca; Simoni, Simone Nicolini de; Biaggio, Eliara Pinto Vieira.
Título: Potencial evocado auditivo de longa latência em crianças com desenvolvimento típico / Long-latency auditory potential in children with typical development / Potencial evocado auditivo de larga latencia en niños con desarrollo típico
Fonte: Distúrb. comun;30(3):585-594, set. 2018. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: O Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência é utilizado para avaliar o processamento cortical da informação acústica. Objetivo: Descrever e comparar os valores de latência e amplitude do Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência em crianças. Além disso, fornecer valores de referência. Material e Método: Estudo transversal e quantitativo, no qual foram avaliados 20 indivíduos com idade entre 5 e 9 anos e 11 meses, com desenvolvimento típico. Realizou-se tal potencial auditivo, com o equipamento Smart EP (Intelligent Hearing Systems), com estímulos verbais utilizando fones de inserção. Teste de Wilcoxon e teste de Mann-Whitney foram utilizados. Resultados: Não houve diferença estatisticamente significante em relação aos valores de latência e amplitude dos componentes deste potencial, considerando as variáveis orelha e gênero. Forneceram-se os valores de referência para latência e amplitude dos componentes deste potencial. Conclusão: A partir deste estudo foi possível propor valores de referência para os componentes deste potencial para a amostra estudada, considerando que não houve diferença estatisticamente significante para as variáveis estudadas.

Introduction: The Long Latency auditory evoked potential is used to evaluate the cortical processing of the acoustic information. Objective: To describe and compare the values of latency and amplitude of the Long Latency Evoked Potential in children. Also, to provide reference values. Material and Method: Quantitative and cross-sectional study. 20 individuals were evaluated with ages between 5:00 -9:11 with typical development. Evoked Potential was performed with the equipment Smart Ep (Intelligent Hearing Systems) with verbal stimuli using insert headphones. Wilcoxon test and Mann-Whitney test were used. Results: There were no statistical significant differences between latency values and components amplitude of this potential, considering variables of ear and gender. The following reference values for components latency and amplitude potential were obtained. Conclusion: By this study, it was possible to propose values of reference for the components of the potential into the sample, considering that no statistically significance difference was found in the variables studied.

Introducción: El Potencial Evocado Auditivo de Larga Latencia es usado para evaluar el procesamiento cortical de la información acústica. Objetivo: Describir y comparar los valores de latencia y amplitud del Potencial Evocado Auditivo de Larga Latencia en niños. Además, proporcionar valores de referencia. Material y método: Estudio transversal y cuantitativo, en el cual fueron evaluados 20 individuos con edad entre 5 a 9 años y 11 meses, con desarrollo típico. El potencial auditivo se evaluó con el equipo Smart EP(Intelligent Hearing Systems), con estímulos verbales utilizando auriculares de inserción. La prueba de Wilcoxon y la prueba de Mann-Whitneyfueron utilizadas. Resultados: No hubo diferencia estadísticamente significativa en relación a los valores de latencia y amplitud de los componentes de este potencial, considerando las variables oreja y género. Se han proporcionado los valores de referencia para la latencia y la amplitud de los componentes de este potencial. Conclusión: A partir de este estudio fue posible proponer valores de referencia para los componentes de este potencial para la muestra estudiada, considerando que no hubo diferencia estadísticamente significativa para las variables estudiadas.
Descritores: Criança
Potencial Evocado P300
Eletrofisiologia
Audição
Limites: Seres Humanos
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-995145
Autor: Fichino, Silvia Napole; Avelino, Vera Lucia Ferreira; Lewis, Doris Ruthy.
Título: Características demográficas e audiológicas da população pediátrica de um centro de referência em saúde auditiva de São Paulo / Demographic and audiological characteristics of a pediatric population in a hearing health care center in São Paulo / Características demográficas y audiológicas de la población pediátrica de un centro de referencia en salud auditiva de Sao Paulo
Fonte: Distúrb. comun;30(3):570-584, set. 2018. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: A criação de políticas públicas regulamentando ações na atenção básica de promoção à saúde auditiva, prevenção e identificação de problemas auditivos, garante a reabilitação, dando proteção às pessoas com deficiência. Objetivo: Caracterizar os dados demográficos e audiológicos dos usuários de um centro de referência em saúde auditiva, do município de São Paulo. Método: Trata-se de estudo de caráter descritivo e retrospectivo, desenvolvido no Centro Audição na Criança (CeAC/DERDIC/PUCSP). Foram analisados 857 prontuários de pacientes que compareceram para avaliação audiológica e concluíram o diagnóstico, entre agosto/2010 e junho/2015. Foram extraídos os seguintes dados dos prontuários: sexo, data de nascimento, zona de moradia, realização da triagem auditiva neonatal (TAN), indicadores de risco para deficiência auditiva na história da criança, origem do encaminhamento, idade na primeira consulta, idade na finalização do diagnóstico audiológico e resultado do mesmo. Resultados: 64,2% das crianças atendidas residem na região Sul de São Paulo; 2 meses foi a idade média no início do diagnóstico; 54,8% das queixas foi suspeita de perdas auditivas seguida da necessidade de diagnóstico por falha na TAN (29,6%); 57,8% das crianças realizaram a TAN; 50,2% finalizaram o diagnóstico com idade superior a um ano, seguida pelas crianças de 0 à 3 meses (18,4%); o diagnóstico encontrado nas crianças foi de 22,4% de perdas auditivas sensórioneurais bilateralmente, 17,7% de perdas condutivas. Conclusão: A maioria da população atendida se origina em queixas de perdas auditivas e não pela demanda proveniente das maternidades que realizam a TAN. Nota-se ainda que o referido centro atende a população de sua área de referência.

ntroduction: The creation of public policies regulating actions in primary care to promote hearing health care, prevention and identification of hearing loss, ensures rehabilitation, providing support and protection of persons with disabilities, in addition to health. Objective: To characterize demographic and audiological data of users of a hearing health care center, in São Paulo City. Method: This is a descriptive and retrospective observational study developed at the Hearing in Children Center (CeAC). There were analyzed 857 patients' recordings of those who concluded the audiological assessment, from August 2010 to June 2015. The following data were extracted from the recordings: gender, date of birth, dwelling area, newborn hearing screening (NHS) tests performed, risk indicators for hearing loss in the children's history, origin of the referral, age at the first visit, age at diagnosis, and results for hearing status Results: 64.2% of the children live in the South region of São Paulo city; 2 months old was the mean age at the beginning of the diagnosis; 54,8% of the complaints were of hearing loss followed by refers after NHS (29.6%); 57.8% of the children performed NHS; 50,2% of children completed the diagnosis in the age group over one year old; auditory status was found to be 22,4% for bilaterally sensorial hearing loss, 17,7% for conductive hearing loss. Conclusion: The principal reason for searching diagnosis was hearing loss, and not because of refers after NHS. The center assists specially the children who live in the area for which the center is responsible, according to the hearing health policies.

Introducción: La creación de políticas públicas regulando acciones en la atención básica de promoción a la salud auditiva, prevención e identificación de problemas auditivos, garantiza la rehabilitación, dando amparo a las personas con discapacidad. Objetivo: Caracterizar los datos demográficos y audiológicos de los usuarios de un centro de referencia en salud auditiva. Método: Se trata de un estudio de carácter descriptivo y retrospectivo, desarrollado en el Centro AudicióndelNiño (CeAC/DERDIC/PUCSP). Se analizaron 857 prontuarios de pacientes que comparecieron para evaluación audiológica y concluyeron el diagnóstico, entre agosto/2010 a junio/2015. Se tomaron los siguientes datos: sexo, fecha de nacimiento, zona de vivienda, realización de lo rastreo auditivo neonatal(TAN), indicadores de riesgo para deficiencia auditivaen la historia del niño, origen del encaminamiento, edad en la primera consulta, edad en la finalización del diagnóstico audiológico y su resultado. Resultados: 64,2% de los niños atendidos residen en la región Sur de São Paulo; 2 meses fue el promedio de edad al inicio del diagnóstico; 54,8% de las quejas fue sospecha de pérdida auditiva, seguida de la necesidad de diagnóstico por fallo en el rastreo (29,6%); 57,8% de los niños realizaron rastreo; 50,2% finalizó el diagnóstico con edad superior a un año, seguido por niños de 0 a 3 meses 18,4%; el diagnostico encontrado fue de 22,4% de pérdidas auditivas sensorioneuronales bilaterales, 17,7% de pérdidas conductivas. Conclusión: La mayoría de la población atendida se origina a partir de quejas de pérdidas auditivas y no por demanda proveniente de las maternidades que realizan el rastreo. Se observa además que el referido centro atiende a la población de su área de referencia.
Descritores: Política Pública
Características da População
Criança
Programas de Rastreamento
Diagnóstico Precoce
Perda Auditiva
Limites: Seres Humanos
Lactente
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-995131
Autor: Magrini, Amanda Monteiro; Momensohn-Santos, Teresa Maria.
Título: Perfil sóciodemográfico de idosos com perda auditiva no município de Belém-PA / Socio-demographic profile of elderly people with hearing loss in the city of Belém-PA / Perfil sociodemográfico de adultos mayorescon pérdida auditiva en el municipio de Belém-PA
Fonte: Distúrb. comun;30(3):561-569, set. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O crescimento da população de idosos é um fato, tornando-se assunto de interesse em vários estudos, pois o envelhecimento tem muitas implicações sobre a qualidade de vida destes indivíduos. O objetivo desta pesquisa é delinear características populacionais de idosos inscritos em um programa de concessão de órtese auditiva do sistema único de saúde. Método: estudo transversal com 150 sujeitos, questionados quanto às características sócio demográficas e estilo de vida, percepção da dificuldade auditiva, perguntas de auto referência com relação a tontura, audição e quedas e análise do exame audiométrico. Resultados: A média de idade foi de 72,7anos, sendo 63,5% do sexo feminino, 63,3% relataram sentir tontura, a percepção sobre há quanto tempo tem a dificuldade auditiva foi de mais de dois anos, 54,7% acham a audição regular e a perda auditiva foi tipo neurossensorial e grau moderado. Conclusão: o idoso precisa ser visto em sua totalidade com características populacionais, para que se possa criar políticas públicas que atendam às diversas necessidades decorrentes das diferenças regionais do pais.

The growth of the elderly population is a fact, becoming a subject of interest in several studies, since aging has many implications on the quality of life of these individuals. The objective of this research is to delineate the population characteristics of the elderly enrolled in a program of hearing aids of the single health system. Method: a cross-sectional study with 150 subjects, questioned about socio-demographic characteristics and lifestyle, perception of hearing difficulty, self-reference questions regarding dizziness, hearing and falls, and audiometric examination. Results: The mean age was 72.7 years, 63.5% were female, 63.3% reported feeling dizzy, the perception about how long the hearing impairment had been was for more than two years, 54.7% of hearing loss was sensorineural type and moderate degree. Conclusion: the elderly need to be seen in their entirety with population characteristics, so that public policies can be created that meet the diverse needs resulting from the regional differences of the country.

El crecimiento de la población de adultos mayores es un hecho y se convierte en un tema de interés en varios estudios, pues el envejecimiento tiene muchas implicaciones sobre la calidad de vida de los individuos. El objetivo de esta investigación es delinear características poblacionales de adultos mayores inscritos en un programa de concesión de prótesis auditiva del sistema único de salud. Método: Estudio transversal con 150 sujetos, cuestionados sobre las características socio demográficas y estilo de vida, percepción de la dificultad auditiva, preguntas de auto referencia con relación a mareos, audición y caídas y análisis del examen audiométrico. Resultados: la media de edad fue de 72,7 años, siendo el 63,5% del sexo femenino.El 63,3% relató sentir mareo, la percepción sobre cuánto tiempo tienen la dificultad auditiva fue de más de dos años, el 54,7% consideran la audición regular y la pérdida auditiva fue de tipo neurosensorial y degrado moderado. Conclusión: el adulto mayor necesita ser visto en su totalidad frente a las características poblacionales, para que se puedan crear políticas públicas queatiendan a las diversas necesidades derivadas de las diferencias regionales del país.
Descritores: Qualidade de Vida
Características da População
Idoso
Perda Auditiva
Limites: Seres Humanos
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-995069
Autor: Deperon, Tatiana Medeiros; Figueiredo, Renata de Souza Lima; Leal, Carolina Ferreira; Mendes, Beatriz de Castro Andrade; Novaes, Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby.
Título: Audibilidade e desenvolvimento de linguagem oral em crianças com deficiência de audição / Audibility and oral language development in children with hearing loss / Audibilidad y desarrollo del lenguaje oral en niños con discapacidad auditiva
Fonte: Distúrb. comun;30(3):551-560, set. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: 33º Encontro Internacional de Audiologia - EIA 2018, São Paulo, 15-17 mar 2018.
Resumo: Introdução: A audibilidade, medida pelo SII (Índice de Inteligibilidade de fala), tem se mostrado uma condição necessária para o desenvolvimento de linguagem, pois permite o acesso ao input linguístico. O desenvolvimento de vocabulário tem provado ser um bom indicador do desenvolvimento de linguagem. Objetivo: investigar as características audiológicas e de desenvolvimento de linguagem oral em crianças com deficiência auditiva usuárias de aparelho de amplificação sonora individual. Método: Foram avaliadas 65 crianças entre 6 e 17 anos, usuárias de aparelho de amplificação sonora individual, quanto ao desempenho de vocabulário receptivo (Peabody Picture Vocabulary Test - PPVT-4) e audibilidade (SII 65). Resultados: A audibilidade para sons de fala revelou que, 9% dos sujeitos tinham SII 65 menor que 37, 47% tinham SII 65 entre 38 e 57 e 43% maior que 58. A pontuação média de escore padrão no teste de vocabulário foi de 51,8 pontos. Ao relacionar a audibilidade com o vocabulário, a tendência linear de aumento no desempenho de vocabulário com o aumento da audibilidade não foi significativa. Conclusões: As características e heterogeneidade da população pareceram representar as diferentes condições dos sujeitos acompanhados em um serviço de saúde auditiva no Brasil. Para a população estudada, a audibilidade não determinou o desempenho do vocabulário, sendo condição necessária, mas não suficiente para o desenvolvimento e crescimento do vocabulário.

Introduction: Audibility, measured by SII, has been shown to be a necessary condition for language development, since it allows access to the linguistic input. Likewise, vocabulary development has been shown to be a good indicator of language development. Objective: To investigate the audiological characteristics and the development of oral language characteristics in hearing impaired children who are hearing aid users. Methods: Sixty-five children aged 6 to 17 years old, hearing aid users, and based in the state of São Paulo, were evaluated for their receptive vocabulary performance (Peabody Picture Vocabulary Test ­ 4) and their relation to audibility (SII 65). Results: Audibility for speech sounds assessed by the SII values revealed that 9% of the subjects had SII scores lower than 37, 47% had SII scores between 38 and 57, and 43% scored greater than 58. The overall mean of the standard score values in the receptive vocabulary test was 51.8. When relating audibility (SII 65) with vocabulary, the linear tendency of (i) the increase vocabulary performance with (ii) the increase of audibility was not significant. Conclusions: The characteristics and heterogeneity of the studied population sample seemed to represent different conditions of the subjects attended in an auditory health service in Brazil. Within the population analyzed, audibility did not determine vocabulary performance, being a critical but not sufficient factor to ensure adequate vocabulary development and growth.

Introducción: La audibilidad, medida por SII(Índice de Inteligibilidad del Habla), ha demostrado ser una condición necesaria para el desarrollo del lenguaje, ya que permite el acceso al input lingüístico. El desarrollo del vocabulario ha demostrado ser un buen indicador del desarrollo del lenguaje. Objetivo: investigar las característicasaudiológicasy del desarrollo del lenguaje oral en niños con discapacidad auditiva,usuarios de audífonos. Método: Sesenta y cinco niños entre 6 y 17 años, usuarios de audífonos fueron evaluados por su desempeño en vocabulario receptivo (Peabody Picture VocabularyTest-PPV- 4) y su audibilidad (SII 65) . Resultados: La audibilidad para los sonidos del habla reveló que el 9% de los sujetos tenían SII65 inferiores a 37, el 47% tenían SII65 entre 38 y 57, y el 43% mayor de 58. El promedio de la puntuación estándar en la prueba de vocabulario fue de 51.8. Al relacionar la audibilidad con el vocabulario, la tendencia lineal de aumento en el rendimiento del vocabulario con el aumento de la audibilidad no fue significativa. Conclusión: las características y la heterogeneidad de la población estudiada parecieron representar las diferentes condiciones de los sujetos atendidos en un servicio de salud auditiva en Brasil. En la población analizada, la audibilidad no determinó el rendimiento del vocabulario, siendo condición necesaria pero no suficiente para el desarrollo y crecimiento del vocabulario.
Descritores: Correção de Deficiência Auditiva
Pessoas com Deficiência Auditiva
Auxiliares de Audição
Perda Auditiva
Desenvolvimento da Linguagem
-Inteligibilidade da Fala
Limites: Seres Humanos
Criança
Adolescente
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-995064
Autor: Viacelli, Sandra Nunes Alves; Bovolini, Aline; Sperança, Simone; Faria, Sônia; Mello, Ricardo Oliveira; Nepomuceno, Pablo Felicio; Gonçalves, Fátima Aparecida; Pereira, Liliane Desgualdo.
Título: Percepção dos pais sobre os efeitos do treinamento auditivo acusticamente controlado em crianças / Perception of parents on the effects of acoustically controlled hearing training in children / La percepción de los padres sobre los efectos del entrenamiento auditivo acústicamente controlado en niños
Fonte: Distúrb. comun;30(3):542-550, set. 2018. tab, ilus.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: XXIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, São Paulo, 20-23 out 2016.
Resumo: O uso de questionários pode auxiliar para verificar a percepção de pais/responsáveis sobre as habilidades auditivas dos filhos. Objetivo: Comparar a percepção dos pais de escolares submetidos ao treinamento auditivo acusticamente controlado, nos momentos inicial e final, por meio do questionário Scale Auditory Behavior, denominado "escala SAB". Método: 18 crianças (66,6% meninos), após terem sido diagnosticadas com Transtorno do Processamento Auditivo Centra (TPAC) com idades entre 6 e 13 anos (média de 10,4 anos) foram submetidas ao treinamento auditivo, que durou 15 sessões de 45 minutos cada. Todos os participantes tiveram melhora na avaliação comportamental pós-intervenção. Os responsáveis foram submetidos à escala SAB antes e depois do treinamento auditivo. O questionário contém 12 questões sobre o comportamento auditivo, cuja pontuação total varia de 12 (escore mais baixo) a 60 pontos (escore mais alto). As questões foram agrupadas por domínio: atenção, audição, aprendizado e compreensão auditiva. As respostas do questionário foram analisadas por domínio, segundo a pontuação ponderada analisada em valor absoluto, em porcentagem de dificuldade e evolução desse comportamento. Resultados: Na percepção dos responsáveis através da escala SAB, a maior melhora foi percebida no domínio da audição, seguida dos comportamentos auditivos de atenção, aprendizado e compreensão auditiva. Conclusão: Os pais das crianças submetidas à intervenção perceberam evolução do comportamento auditivo de seus filhos, com melhora satisfatória predominantemente nos domínios audição e atenção. Os domínios de compreensão e aprendizagem não atingiram a mesma melhora dos anteriores. A avaliação da escala SAB pode servir como norteadora no âmbito escolar, se trabalhada com os professores ou cuidadores.

The use of questionnaires can help to verify the perception of parents / guardians about their children's hearing abilities. To compare the perception of the parents of schoolchildren submitted to acoustically controlled auditory training, in the initial and final moments, through a questionnaire called SAB Scale. Method: 18 children (66.6% boys) aged 6 to 13 years (mean of 10.4 years) underwent auditory training, 15 sessions of 45 minutes, after being diagnosed with Central Auditory Processing Disorder. This questionnaire contains 12 questions about auditory behavior which total score ranges from 12 (lowest score) to 60 points (highest score). These questions were grouped by domain: attention, hearing, learning, listening comprehension. Results: In the perception of parents / guardians through SAB scale, the greatest improvement was perceived in the field of hearing, followed by attention, learning and listening comprehension behaviors. Conclusion: The parents perceived evolution of the auditory behavior of their children with satisfactory improvement in the areas of hearing and attention. The understanding and learning domains did not reach the same improvement as before. The evaluation of the SAB scale serves as a guide in the school context if it is worked with teachers or caregivers.

El uso de cuestionarios puede ayudar a verificar la percepción de padres / tutores sobre la capacidad auditiva de sus hijos Objetivo. Comparar la percepción de los padres de escolares sometidos al entrenamiento auditivo acústicamente controlado, en los momentos de inicio y de final, mediante el uso del cuestionario Scale Auditory Behavior,denominado "escala SAB". Método: 18 niños (66,6% varones), después de diagnosticados con Trastorno de Procesamiento Auditivo Central (TPAC),de edades comprendidas entre los 6 y 13 años (promedio 10,4 años) fueron sometidos al entrenamiento auditivo que duró 15 sesiones de 45 minutos cada. Todos los participantes tuvieron una mejoría en la evaluación de la conducta posterior a la intervención. Los responsables fueron sometidos a la escala SAP antes y después del entrenamiento auditivo. El cuestionario contiene 12 preguntas sobre el comportamiento auditivo, cuya puntuación total oscila entre 12 (puntuación más baja) a 60 puntos (máxima puntuación). Las preguntas fueron agrupadas por dominios: atención, audición, aprendizaje, comprensión auditiva. Resultados: En la percepción de los padres / tutores a través de la escala SAB la principal mejora se observó en el dominio de la audición, seguida de los comportamientosauditivos de atención,aprendizaje y comprensión auditiva. Conclusiones: Los padres de los niños sometidos a la intervención se dieron cuenta de la progresión de la conducta auditiva de sus hijos con una mejoría satisfactoria predominantemente en los dominiosaudición y atención. Los dominios de comprensión aprendizaje no alcanzaron la misma mejora de las anteriores. La evaluación de la escala SAB puede servircomo una guía en la escuela si trabajada con los maestros o cuidadores.
Descritores: Pais
Percepção Auditiva
Audição
Transtornos da Audição
Doenças do Sistema Nervoso
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-995157
Autor: Correa, Soledad; Behlau, Mara.
Título: Equivalencia cultural de la versión chilena del Short Self-Regulation Questionnaire-SSRQ / Cross-cultural adaptation of the Chilean version of the Short Self-Regulation Questionnaire-SSRQ / Equivalência cultural da versão chilena do Short Self-Regulation Questionnaire-SSRQ
Fonte: Distúrb. comun;30(3):607-619, set. 2018. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: La habilidad de autorregulación debería considerarse dentro de la planificación del tratamiento vocal porque, además de ser el núcleo constructor del aprendizaje, es la habilidad de controlar voluntariamente los pensamientos y comportamientos, jugando un rol significativo en el dominio y generalización de nuevas habilidades, incluyendo las usadas en la terapia vocal. Objetivo: Realizar la equivalencia cultural al Español Chileno del Short Self-Regulation Questionnaire - SSRQ. Método: Fue realizada la traducción del SSRQ para el Español Chileno y luego la retro traducción para el inglés, etapa en la que los ítems traducidos fueron comparados con el instrumento original; un comité de fonoaudiólogos resolvió las discrepancias encontradas llegando a un consenso desde donde surgió el instrumento llamado Cuestionario Reducido de Autorregulación Chileno ­ CRAR-Ch. El CRAR-Ch fue aplicado inicilamente a 32 individuos. A cada ítem se le agregó la opción de respuesta "no aplicable" con el fin de identificar ítems incomprendidos lingüísticamente o inapropiados culturalmente para la población en cuestión. Fueron modificados los ítems confusos y el CRAR-Ch modificado fue aplicado a otras diez personas más, esta vez sin existir discrepancias. Resultados: Existe una equivalencia cultural del SSRQ para el Español Chileno, que recibe el nombre de CRAR-Ch. Este cuestionario mantiene la misma cantidad de ítems y opciones de respuesta del original; arrojando un índice total de la capacidad de autorregulación individual. Conclusión: Fue demostrada la equivalencia cultural y lingüística del Short Self-Regulation Questionnaire - SSRQ y su versión traducida al Español Chileno Cuestionario Reducido de Autorregulación Chileno ­ CRAR-Ch.

Introduction: The self-regulation hability should be considered within the planning of vocal treatment, because it is the ability to control voluntarily thoughts and behaviors, as well as being the core of learning, playing a significant role in the mastery and generalization of new skills, including those used in vocal therapy. Purpose: To realize the cultural equivalence to the Chilean Spanish of the Short Self-Regulation Questionnaire - SSRQ. Method: The translation of the SSRQ for Chilean Spanish was done and then the retrotranslation for English, in which the translated items were compared with the original instrument; a committee of speech language therapist resolved the discrepancies found, arriving at a consensus from which the instrument called Cuestionario Reducido de Autorregulación Chileno - CRAR-Ch emerged. The CRAR-Ch was applied to 32 individuals. For each item, the «not applicable¼ answer option was added in order to identify items that were misunderstood or inappropriate for the population in question. The confusing items were modified and the modified CRAR-Ch was applied to another ten people, without any discrepancies. Results:There is a cultural equivalence of SSRQ for Chilean Spanish, which is called CRAR-Ch. This questionnaire maintains the same number of items and response options as the original; yielding a total index of individual self-regulation capacity. Conclusion: Cultural and linguistic equivalence of the Short Self-Regulation Questionnaire - SSRQ and its translated version in Chilean Spanish Cuestionario Reducido de Autorregulación Chileno - CRAR-Ch, was demonstrated.

Introdução: A habilidade de auto-regulação deve ser considerada no planejamento do tratamento vocal porque, além de ser o núcleo da aprendizagem, é a capacidade de controlar voluntariamente pensamentos e comportamentos, , desempenhando um papel significativo no domínio e generalização de novas habilidades, incluindo as usadas na terapia vocal. Objetivo: Realizar a equivalência cultural para o Espanhol Chileno do Short Self Regulation Questionnaire - SSRQ. Método: A tradução do SSRQ foi feita para o Espanhol Chileno e depois a retrotradução para o inglês, etapa em que os itens traduzidos foram comparados com o instrumento original; um comitê de fonoaudiologos resolveu as discrepâncias encontradas, chegando a um consenso a partir do qual surgiu o instrumento chamado Cuestionario Reducido de Autorregulación Chileno - CRAR-Ch. O CRAR-Ch foi aplicado inicialmente em 32 indivíduos. Para cada item, a opção de resposta "não aplicável" foi adicionada para identificar itens não comprendidos linguísticamente ou inadequados culturalmente para a população em questão. Os itens confusos foram modificados e o CRAR-Ch atualizado foi aplicado a outras mais dez pessoas, sem achar discrepâncias. Resultados: Existe uma equivalência cultural do SSRQ para o Espanhol Chileno, que chama-se CRAR-Ch. Este questionário mantém o mesmo número de itens e opções de resposta que o original; produzindo um índice total de capacidade de auto-regulação individual. Conclusão: Foi demonstrada a equivalência cultural e linguística do Short Self Regulation Questionnare - SSRQ e da sua versão traduzida ao Espanhol Chileno Cuestionario Reducido de Autorregulación Chileno - CRAR-Ch.
Descritores: Voz
Distúrbios da Voz
Fonoaudiologia
-Serviços de Reabilitação
Limites: Seres Humanos
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  8 / 722 LILACS  
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Id: biblio-995045
Autor: Pazini, Eduarda; Marques, Pâmela Mariel; D'Agostini, Ayra Renata; Bertuol, Bianca; Kessler, Themis Maria; Garcia, Michele Vargas; Biaggio, Eliara Pinto Vieira.
Título: Treinamento auditivo computadorizado em uma adolescente portadora de neurofibromatose do tipo 2 / Computerized auditory training in an adolescent with neurofibromatosis type 2 / Entrenamiento auditivo computarizado en una adolescente portadora de neurofibromatosis tipo 2
Fonte: Distúrb. comun;30(3):534-541, set. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A neurofibromatose do tipo 2 é uma doença genética que afeta o Sistema Nervoso Central, principalmente a via auditiva, sendo alguns dos principais sintomas a perda auditiva neurossensorial, o baixo reconhecimento de fala, zumbido e disfunção vestibular. Relata-se neste estudo um processo de intervenção terapêutica por meio do Treinamento Auditivo Computadorizado em uma adolescente com diagnóstico médico de Neurofibromatose tipo 2. Tal intervenção contou com 16 sessões de TA, realizadas com um software específico. Para o estudo realizou-se a avaliação, pré e pós-treinamento, por meio dos resultados da avaliação audiológica básica, Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico e avaliação da consciência fonológica, além de analisar os relatos referentes ao processo terapêutico. Os testes comportamentais de processamento auditivo não foram realizados, pois a paciente apresenta acentuada dificuldade de compreensão de fala. Paciente apresentou melhora no reconhecimento de fala e na habilidade de consciência fonológica, apesar do exame eletrofisiológico da audição não demonstrar tais benefícios diretamente na via auditiva em nível de tronco encefálico, para o estímulo clique. Destaca-se o relato da paciente de melhora na compreensão de fala após tal intervenção. Desse modo, observaram-se os efeitos positivos do treinamento auditivo na melhora da percepção auditiva, influenciando positivamente. na vida diária da paciente.

Neurofibromatosis type 2 is a genetic disease that affects the Central Nervous System, mainly the auditory pathway, being some of the main symptoms: sensorineural hearing loss, low speech recognition, tinnitus and vestibular dysfunction. This study describes a process of therapeutic intervention through. Computerized Auditory Training in an adolescent with medical diagnosis of Neurofibromatosis type 2. This intervention was composed of 16 sessions of AT with a specific software. For this study, the pre and post-training evaluation was carried out through the results of basic audiological evaluation, Brainstem Evoked Response Audiometry and evaluation of phonological awareness, as well as analyzing the patient's reports regarding the therapeutic process. The auditory processing behavioral tests were not performed, since the patient presents difficulty in speech comprehension. Patient presented improvement in speech recognition and phonological awareness ability, although the electrophysiological test did not demonstrate such benefits directly in the auditory pathway at the brainstem level, for the click stimulus. Furthermore, the patient's report of improvement in speech comprehension after such intervention could also be highlighted. Thus, the positive effects of auditory training on the improvement of auditory perception could be observed, influencing positively the daily life of the patient.

La neurofibromatosis del tipo 2 es una enfermedad genética que afecta el Sistema Nervioso Central, principalmente la vía auditiva,siendo algunos de los principales síntomas la pérdida auditiva neurosensorial, el bajo reconocimiento de habla, zumbido e disfunción vestibular. En este estudio se relató un proceso de intervención terapéutica por medio de Entrenamiento Auditivo Computarizado en una adolescente diagnosticada con Neurofibromatosis tipo 2. La intervención contó con 16 sesiones de EA, realizadas con un software específico. Para el estudio se realizó la evaluación antes y después del entrenamiento, atreves de los resultados de la evaluación audiológica básica, Potenciales Evocados Auditivos del Tronco Encefálico y evaluación de la conciencia fonológica, además de analizar los relatos relacionados al proceso terapéutico. Los testes comportamentales de procesamiento auditivo no fueron realizados, pues la paciente presenta acentuada dificultad de comprensión de habla. La paciente presentó mejora en el reconocimiento de habla y en la habilidad de conciencia fonológica, por más que el examen electrofisiológico de la audición no tenga demostrado esos beneficios directamente en la vía auditiva en nivel de tronco encefálico, para el estímulo clic. Se destaca el relato de mejorapor la paciente en la comprensión de habla tras la intervención. De esa manera, se observaron los efectos positivos del entrenamiento auditivo en la mejora de la percepción auditiva, influyendo positivamente en la vida diaria de la paciente.
Descritores: Qualidade de Vida
Percepção Auditiva
Audiologia
Fonoaudiologia
Limites: Seres Humanos
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  9 / 722 LILACS  
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Id: biblio-995039
Autor: Oliveira, Daniela dos Santos de; Zamboni, Maiara; Quevedo, Lenita da Silva; Daroit, Luciane.
Título: A influência da música amplificada no perfil auditivo de estudantes de ensino médio / The influence of amplified music on the auditory profile of high school students / La influencia de la música amplificada en el perfil auditivo de estudiantes de secundaria
Fonte: Distúrb. comun;30(3):522-533, set. 2018. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Verificar o perfil auditivo de estudantes de Ensino Médio, usuários de música amplificada em dispositivos de escuta pessoal. Método: Foi aplicado questionário e concedidas informações sobre saúde auditiva, sendo realizada a avaliação audiológica composta por Audiometria Tonal Liminar, Imitanciometria e Emissões Otoacústicas Evocadas por Produto de Distorção. Resultados: A média de faixa etária dos 19 estudantes de Ensino Médio participantes foi 16,36 anos. Todos fazem uso de fone de ouvido, 31,6% usam o fone de ouvido de 1 a 3 anos e 42,1% utilizam-no de 1 a 3 horas por dia, 52,6% dos sujeitos fazem uso de 51 a 75% da potência do aparelho e 42,1% classificam o som que ouvem como alto. As médias de limiares auditivos de via aérea apresentaram-se dentro da normalidade, porém, observou-se leve rebaixamento na frequência de 6000 Hz em relação à frequência de 4000 Hz e 8000 Hz, em ambas as orelhas. Indivíduos com zumbido apresentaram as médias de sinal/ruído de emissões otoacústicas inferiores em praticamente todas as frequências, ocorrendo diferença estatisticamente significante na frequência de 5000 Hz na orelha direita. Conclusões: Observaram-se sinais indicativos de possíveis alterações em frequências altas, que são comumente afetadas pela exposição ao ruído e música amplificada. Mesmo reconhecendo que ouvem música alta e sabendo que a mesma prejudica a audição, grande parte dos indivíduos deste estudo não está ciente de que a alteração causada pela música amplificada é irreversível.

Objective: To verify the auditory profile of high school students, users of amplified music in personal listening devices. Methods: A questionnaire and information about hearing health was applied, and the audiological evaluation was performed composed of pure tone audiometry, immitanciometry and otoacoustic emissions evoked by distortion product. Results: The mean age of the 19 high school students participants was 16.36 years. Everyone makes use of headset. 31.6% use the headset for 1 to 3 years and 42.1% use it for 1 to 3 hours a day. 52.6% of them use 51 to 75% of the appliance's power and 42,1% classify the sound they hear as loud. The averages of hearing thresholds of the airway presented themselves within normality, however there was a slight decrease in the frequency of 6000 Hz in relation to the frequency of 4000 Hz and 8000 Hz, in both ears. Subjects with tinnitus presented lower sign/noise averages of otoacoustic emission in pratically all frequencies, occurring statistically significant difference on the frequency of 5000 Hz on the right ear. Conclusions: Signals were observed indicating possible changes in high frequencies that are commonly affected by exposure to noise and amplified music. While acknowledging that they hear loud music, and knowing it harms hearing, most individuals in this study are not aware that the change caused by amplified music is irreversible.

Objetivo: Verificar el perfil auditivo de estudiantes de enseñanza media, usuarios de música amplificada en dispositivos de escucha personal. Método: Fue aplicado cuestionario y concedidas informaciones acerca de la salud auditiva, siendo realizada la evaluación audiológica compuesta por Audiometría Tonal Liminar, Imitanciometría y Emisiones Otoacústicas Evocadas por Producto de Distorsion. Resultados: El promedio de edad de los 19 estudiantes de enseñanza media participantes fue 16,36 años. Todos usan los auriculares, 31,6% los usan de 1 a 3 años y 42,1% los utilizan de 1 a 3 horas por día, 52,6% de los sujetos hacen uso de 51% a 75% de la potencia del aparato y 42,1% clasifica el sonido que oye como alto. Los pormedios de umbrales auditivos de la vía aérea se presentaron dentro de la normalidad; sin embargo, se observó leve descenso en la frecuencia de 6000 Hz en relación a la frecuencias de 4000 Hz y 8000 Hz en ambas las orejas. Individuos con zumbido presentaron los promedios de señal/ruido de emisiones otoacústicas inferiores en prácticamente todas las frecuencias, ocurriendo diferencia estadísticamente significativa en la frecuencia de 5000 Hz en la oreja derecha. Conclusiones: Se observaron señales indicativos de posibles alteraciones en frecuencias altas, que son comúnmente afectadas por la exposición al ruido y la música amplificada. Aún reconociendo que oyen música alta y sabiendo que perjudica a la audición, gran parte de los indivíduos del estudio no tiene conciencia que la alteración causada por la música amplificada es irreversible.
Descritores: Estudantes
Audição
Perda Auditiva
Música
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


  10 / 722 LILACS  
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Id: biblio-995014
Autor: Romano, Nátali; Bellezo, Jéssica Fontoura; Chun, Regina Yu Shon.
Título: Impactos da gagueira nas atividades e participação de adolescentes e adultos / Stuttering impacts on activities and participation of teenagers and adults / Impactos de la tartamudez en las actividades y participación de adolescentes y adultos
Fonte: Distúrb. comun;30(3):510-521, set. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: A gagueira pode causar repercussões nas atividades e participação, nos aspectos sociais e pessoais de indivíduos com gagueira. Objetivo: Investigar a repercussão da gagueira e suas implicações nas atividades e participação de pré-adolescentes/adolescentes e adultos gagos, tomando a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde como base conceitual. Método: Estudo transversal qualitativo e quantitativo, com 40 participantes, 10 adultos e 10 pré-adolescentes/adolescentes gagos em acompanhamento fonoaudiológico (G1) e 10 adultos e 10 pré-adolescentes/adolescentes sem queixas de gagueira (G2). A coleta de dados englobou: i) questionário com o perfil dos participantes; ii) produção de uma narrativa oral para classificação do Perfil de Fluência da Fala e iii) entrevistas semiestruturadas. Resultados: Em relação ao Perfil de Fluência da Fala, todos participantes do G1 apresentaram alterações nos parâmetros estudados, diferente do observado no G2. Quanto aos domínios da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, os participantes do G1, especialmente adultos, relataram mais problemas em fatores ambientais, funções do corpo e atividades e participação do que o G2. Conclusão: Os resultados reiteram o impacto da gagueira na vida das pessoas com gagueira, baseados na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, o qual fornece subsídios para uma atenção integrada à saúde. A comparação entre grupos mostra percepções diferenciadas dos participantes quanto às suas falas, sendo que o G1 apresentou piores resultados, especialmente para o grupo de adultos.

Introduction: Stuttering may affect activities and participation of people who stutter, including social and personal aspects. Objective: To investigate the repercussion of stuttering and its implications on activities and participation of adolescents and adults who stutter, based on the International Classification of Functioning, Disability and Health. Method: A qualitative and quantitative cross-sectional study with 40 participants, 10 adults and 10 preadolescents/adolescents who stutter and are under speech-language pathology treatment (G1), and 10 adults and 10 preadolescents/adolescents that do not stutter (G2). The data collection included: i) questionnaire with participants profile; ii) production of an oral narrative for classification of the Speech Fluency Profile and iii) semi-structured interviews. Results: In Speech Fluency Profile, all G1 participants presented alterations in the studied parameters, distinct from the one observed for G2. For International Classification of Functioning, Disability and Health domains, G1 participants, especially adults, reported more problems in environmental factors, body functions and activities and participation than G2 participants. Conclusion: The results show the impact of stuttering on the life of people who stutter, based on scientific International Classification of Functioning, Disability and Health, which made possible a more comprehensive and global analysis of the participants profile. The comparison between groups shows distinct perceptions of speech by both groups, G1 had worse results than G2, especially for adults who stutter.

Introducción: La tartamudez puede producir repercusiones en las actividades y participación, en los aspectos sociales y personales de personas con tartamudez. Objetivo: Investigar la repercusión de la tartamudez y sus implicaciones en las actividades y participación de preadolescentes/adolescentes y adultos tartamudos, tomando la Clasificación Internacional de Funcionalidad, Discapacidad y Salud como base conceptual. Método: Estudio transversal, cualitativo-cuantitativo con 40 participantes, 10 adultos y 10 preadolescentes/adolescentes tartamudos en supervisión fonoaudiológico (G1), 10 adultos y 10 preadolescentes/adolescentes sin quejas de tartamudez (G2). La recolección de datos englobó: i) cuestionario del perfil de los participantes; ii) producción de narrativa oral para la clasificación del Perfil de la fluidez del Habla y iii) entrevistas semiestructuradas. Resultados: Respecto al perfil de la fluidez del habla, todos los participantes del G1 presentaron cambios en los parámetros estudiados, distinto de lo observado para el G2. En cuanto a la Clasificación Internacional dela Funcionalidad, Discapacidad y Salud, los participantes de G1, especialmente los adultos, relataron más problemas en factores ambientales, funciones del cuerpo y actividades y participación que los participantes del G2. Conclusión: Los resultados reiteran el impacto de la tartamudez en la vida de las personas con tartamudez, con base en la Clasificación Internacional de Funcionalidad, Discapacidad y Salud, lo que trae importantes subsidios para una atención integral de Salud. La comparación entre los grupos muestra percepciones diferenciadas por parte de los participantes respecto de su habla, siendo que el G1 presentó peores resultados, especialmente para el grupo de adultos.
Descritores: Qualidade de Vida
Gagueira
Atitude
Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde
Fonoaudiologia
Relações Interpessoais
Limites: Seres Humanos
Adolescente
Adulto
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri



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