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Pesquisa : Distúrbios da Comunicação - LILACS
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Id: biblio-910688
Autor: Pedruzzi, Cristiane Monteiro; Almeida, Cássia Heloíse Alcino.
Título: O jogo simbólico na intervenção fonoaudiológica de crianças com transtorno do espectro autístico / The symbolic game in speech-language intervention with children with autistic spectrum disorder / El juego simbólico en la intervención fonoaudiológica de niños con trastorno del espectro autístico
Fonte: Distúrb. comun;30(2):242-251, jun. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Verificar a proposta do jogo simbólico na intervenção fonoaudiológica com crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autístico. Método: Estudo de casos, com abordagem qualitativa. Foi realizada em duas instituições filantrópicas de uma capital de um estado do Nordeste, com fonoaudiólogos que atuam com crianças autistas. Os fonoaudiólogos, denominados como F1, F2, F3, F4 e F5, responderam a uma entrevista estruturada com treze questões. As entrevistas obtiveram, em média, duração de 30 minutos, e foram realizadas no ambiente de trabalho do profissional. As respostas dos participantes foram analisadas e descritas conforme análise de conteúdo. Resultados: Os profissionais, quatro do sexo feminino e um do sexo masculino, possuem entre dois e nove anos de atuação, apenas dois têm formação relacionada ao autismo e dois relataram atender a uma demanda de mais de vinte crianças por semana. A maioria dos profissionais atua de forma generalista, não havendo busca por formação relacionada ao autismo. Em relação à estimulação do jogo simbólico, apenas três relataram que ocorre desde o início da terapia. Relataram avanços relacionados ao comportamento das crianças, e justificaram que tais avanços também são relatados por pais e outros profissionais. Conclusão: Foi possível observar variáveis que influenciam diretamente na estimulação do jogo simbólico relacionadas à formação, tempo de atuação e carga horária exclusiva para atendimentos dos pacientes. Para alguns fonoaudiólogos que atuam na área, são necessárias abordagens que estimulem comportamentos funcionais e hábitos de vida diária, considerando o jogo simbólico como secundário para o desenvolvimento cognitivo e da linguagem.

Objective: To verify the proposal of the symbolic game in speech-language intervention with children diagnosed with Autistic Spectrum Disorder. Methodology: Case study with qualitative approach. It was performed at two philanthropic institutions in a capital of a Northeastern state, with speech pathologists working with autistic children. Speech-language pathologists, referred as F1, F2, F3, F4 and F5, answered a structured interview with thirteen questions. The interviews obtained, in average, duration of 30 minutes, and carried out in the work environment of the professional. Participants' responses were analyzed and described according to content analysis. Results: Professionals, four females and one male, have between two and nine years of service, only two have autism related training and two reported attending a demand of more than twenty children per week. Most of the professionals work in a general way, and there is no search for autism-related training. Regarding stimulation of symbolic play, only three reported that it occurs from the beginning of therapy. They reported advances related to the behavior of children, and justified that such advances are also reported by parents and other professionals. Conclusion: It was possible to observe variables that directly influence the stimulation of the symbolic game, related to the training, time of performance and exclusive hours for patient care. For some speech therapists working in the area, approaches that stimulate functional and adequate behaviors are necessary, considering the symbolic play as secondary to the cognitive and language development.

Objetivo: Verificar la propuesta del juego simbólico en la intervención fonoaudiológica con niños diagnosticados con Trastorno del Espectro Auténtico. Metodología: Estudio de casos con enfoque cualitativo. Se realizó en dos instituciones filantrópicas de una capital de un estado del Nordeste, con fonoaudiólogos que actúan con niños autistas. Los fonoaudiólogos, denominados F1, F2, F3, F4 y F5, respondieron a una entrevista estructurada con trece cuestiones. Las entrevistas tuvieron, en promedio, una duración de 30 minutos, realizadas en el ambiente de trabajo del profesional. Las respuestas de los participantes fueron analizadas y descritas según análisis de contenido. Resultados: Los profesionales, cuatro del sexo femenino y uno del sexo masculino, tienen entre dos y nueve años de actuación, apenas dos tienen formación relacionada al autismo y dos relataron atender a una demanda de más de veinte niños a la semana. La mayoría de los profesionales actúa de forma generalista, no buscando una formación relacionada al autismo. En cuanto a la estimulación del juego simbólico, sólo tres relataron que ocurre desde el inicio de la terapia. Informaron avances relacionados al comportamiento de los niños, y justificaron que tales avances también son relatados por padres y otros profesionales. Conclusión: Fue posible observar variables que influencian directamente en la estimulación del juego simbólico, relacionadas a la formación, tiempo de actuación y carga horaria exclusiva para atender a los pacientes. Para algunos fonoaudiólogos que actúan en el área son necesarios abordajes que estimulen comportamientos funcionales y hábitos de vida diaria; considerando el juego simbólico como secundario para el desarrollo cognitivo y del lenguaje.
Descritores: Transtorno Autístico
Criança
Cognição
Crescimento e Desenvolvimento
Fonoaudiologia
Limites: Seres Humanos
Criança
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-910684
Autor: Marconato, Eduarda; Santos, Flavia Rodrigues; Ferreira, Dayse Mayara Oliveira; Nascimento, Edinalva Neves.
Título: A teoria comportamental na prática fonoaudiológica: uma revisão de literatura / The behavioral theory in speech language and hearing sciences practice: a literature review / La teoría comportamental en la práctica fonoaudiológica: una revisión de la literatura
Fonte: Distúrb. comun;30(2):234-241, jun. 2018. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar na literatura brasileira produções científicas com contribuições da teoria comportamental para a atuação fonoaudiológica. Foi realizada revisão de literatura utilizando as bases de dados "Biblioteca Virtual em Saúde" (BVS) e "Scientific Eletronic Library" (SciELO). Os descritores utilizados para a localização dos artigos na língua portuguesa foram "Fonoaudiologia" e "Comportamento". A análise do artigo foi realizada, inicialmente, por meio da inspeção do título e do resumo. Em seguida, foi realizada a análise detalhada dos trabalhos utilizando-se um "Protocolo de Classificação de Artigos". Foram identificados 12 trabalhos correlacionando a Fonoaudiologia e a Abordagem Comportamental. Observou-se que houve crescimento das publicações no ano de 2007, porém, em 2008 voltou a cair e a se estabilizar nos próximos quatro anos. Em 2013 esta produção voltou a crescer acentuadamente. Dentre todas as especialidades da Fonoaudiologia, identificou-se a Linguagem como a predominante, seguida da Educacional, Audiologia, Voz e Fluência. Concluiu-se que a teoria comportamental está presente nas práticas fonoaudiológicas, sendo necessários novos estudos que investiguem as produções internacionais.

The aim of this study was to verify in the Brazilian literature scientific productions that contribute to behavioral theory for speech language and hearing pathology performance. The literature review was performed using the databases "Biblioteca Virtual em Saúde" (BVS) and "Scientific Eletronic Library" (SciELO). The descriptors used to locate the articles in Portuguese were "Fonoaudiologia" and "Comportamento". The first analysis of the articles was performed through the inspection of the title and the abstract. The detailed analysis of the articles was performed using a "Protocol for article classification". Twelve articles were identified correlating the speech language and hearing sciences and the behavioral approach. It was observed that there was growth of publications in the year of 2007, however, in 2008 it declined again and stabilized in the next four years. In 2013 this production has grown sharply again. Language was predominant, followed by Educational, Audiology, Voice and Fluency among all speech language and hearing sciences specialties. It was concluded that behavioral theory is present in speech language and hearing pathology performance and new studies are needed to investigate international productions.

El objetivo de este estudio fue verificar en la literatura brasileña producciones científicas con contribuciones de la teoría comportamental para la actuación fonoaudiológica. Se realizó una revisión de literatura utilizando las bases de datos "Biblioteca Virtual em Saúde" (BVS) y "Scientific Eletronic Library" (SciELO). Los descriptores utilizados para la localización de los artículos en la lengua portuguesa fueron "Fonoaudiologia" y "Comportamiento". Se realizo el análisis del artículo, inicialmente, por medio de la inspección del título y del resumen. A continuación se realizó el análisis detallado de los trabajos utilizando un "Protocolo de Clasificación de Artículos". Se identificaron doce trabajos correlacionando la Fonoaudiología y el Enfoque Comportamental. Se observó que hubo crecimiento de las publicaciones en el año 2007, pero en 2008 volvió a caer y a estabilizarse en los próximos cuatro años. En 2013 esta producción volvió a crecer acentuadamente. Entre todas las Especialidades de la Fonoaudiología se identificó el Lenguaje como la predominante, seguida de la Educativa, Audiológica, Voz y Fluidez. Se concluyó que la teoría comportamental está presente en las prácticas fonoaudiológicas, siendo necesarios nuevos estudios que investiguen las producciones internacionales.
Descritores: Teoria Psicológica
Comportamento
Bases de Dados Bibliográficas
Comunicação
Fonoaudiologia
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-910678
Autor: Nóro, Letícia; Alves, Yasmin; Simoni, Simone Nicolini de; Leonardi, Paola; Wietahn, Fernanda; Mota, Helena.
Título: O uso de verbos em pré-escolares com desenvolvimento típico de linguagem / El uso de verbos en pre-escolares con desarrollo típico del lenguaje / The production of verbs in preschool children with typical language development
Fonte: Distúrb. comun;30(2):225-233, jun. 2018. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar o uso dos verbos em crianças pré-escolares, com desenvolvimento linguístico típico, matriculadas na Educação Infantil da rede pública municipal de uma cidade do interior do RS. Métodos: a amostra foi composta por 48 crianças, 24 do sexo feminino e 24 do sexo masculino, com desenvolvimento linguístico típico e idades entre dois anos a cinco anos, divididas em oito grupos etários. Foram realizadas filmagens da fala espontânea de cada sujeito, e após, realizou-se a análise dos verbos, quanto ao tipo e ocorrência de todos os verbos produzidos por cada criança. Para análise estatística foram utilizados os testes de Kruskal-WalliseMann-Whitney, com nível de significância p<0.05. Resultados: não houve diferença no número de tipos verbais produzidos entre os sexos. Na comparação do número de tipos verbais produzidos entre as faixas etárias, houve diferença significativa em algumas faixas etárias, porém maiores valores na média da faixa de 4:7 a 4:11. Na totalidade da amostra foram produzidos 238 tipos verbais diferentes, sendo o verbo "ser" o de maior ocorrência. Conclusão: a quantidade de verbos produzidos não é influenciada pelo sexo das crianças. De modo geral, o uso de verbos aumenta conforme a idade, exceto nas faixas etárias de cinco anos, onde houve um pequeno decréscimo.

Objective: to analyze the use of verbs in pre-school children with typical linguistic development enrolled in the public Early Childhood Education in an inner city of RS. Methods: The sample consisted of 48 children, 24 females and 24 males, with typical linguistic development and ages between two and five years old; they were divided into eight age groups. Recordings were realized of the spontaneous speech of each subject. Afterwards, the verbs were analyzed by the type and occurrence for each child. For statistical analysis, the Kruskal-WalliseMann-Whitney tests were used, with significance level p<0.05. Results: There was no difference in the number of verbal types produced between the genders. Comparing the number of verbal types produced between the groups, there was a significant difference in some age groups, but higher values were found in the range of 4: 7 to 4: 11. A total of 238 different verbal types were produced in the sample, with the verb "to be" having the highest occurrence. Conclusion: the number of verbs produced is not influenced by the sex of the children. In general, the use of verbs increases with age, except in the five-year age group, where there was a small decrease.

Objetivo: analizar el uso de los verbos en niños preescolares, con desarrollo lingüístico típico, matriculados en la Educación Infantil de la red pública municipal de una ciudad del interior del RS. Métodos: la muestra fue de 48 niños, 24 del sexo femenino y 24 del sexo masculino, con desarrollo lingüístico típico y edades entre dos y cinco años, divididas en ocho grupos erarios. Se realizaron filmaciones del habla espontánea de cada sujeto, y después, se realizó un análisis de los verbos, en cuanto al tipo y ocurrencia de todos los verbos producidos por cada niño. Para el análisis estadístico fueron utilizados las pruebas de Kruskal-WalliseMann-Whitney, con nivel de significación p <0,05. Resultados: no hubo diferencia en el número de tipos verbales producidos entre los sexos. En la comparación del número de tipos verbales producidos entre los grupos de edad, hubo diferencia significativa en algunas franjas etarias, pero mayores valores en la media de la banda de 4:7 a 4:11. En la totalidad de la muestra fueron producidos 238 tipos verbales diferentes, siendo el verbo "ser" el de mayor ocurrencia. Conclusión: la cantidad de verbos producidos no es influenciada por el sexo de los niños. En general, el uso de verbos aumenta según la edad, excepto en las franjas de edad de cinco años, donde hubo un pequeño descenso.
Descritores: Vocabulário
Desenvolvimento Infantil
Pré-Escolar
Fonoaudiologia
Desenvolvimento da Linguagem
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-910827
Autor: Santos, Thais Rosa dos; Sebastião, Luciana Tavares; Buccini, Gabriela dos Santo.
Título: Práticas de amamentação entre mulheres trabalhadoras com creche no local de trabalho / Breastfeeding practice among women with childcare center in workplace / Práctica de lactancia materna entre mujeres con centro de cuidado infantil en el lugar de trabajo
Fonte: Distúrb. comun;30(2):288-297, jun. 2018. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Descrever e analisar as práticas de aleitamento materno exclusivo entre mulheres trabalhadoras com creche no local de trabalho. Métodos: O estudo foi realizado em um Centro de Convivência Infantil, vinculado a uma Instituição de Ensino Superior. Para coleta de dados utilizouse um questionário estruturado. Realizou-se análise múltipla de Cox para determinação dos fatores associados à duração do aleitamento materno exclusivo. Resultados: Participaram da pesquisa 46 mães de crianças com idade média de 2,6 anos. Aproximadamente metade das mães tinham 35 anos ou mais e 73,9% eram profissionais de saúde. A prevalência de aleitamento materno exclusivo até os seis meses foi 15,2%. Todas as mães tiveram 120 dias de licença maternidade e apenas 10,8% usufruíram o direito de pausas para amamentar. Baixo peso ao nascer, tipo de serviço de saúde em que a criança realizava acompanhamento, idade da mãe e a idade de introdução da mamadeira foram fatores associados à duração do aleitamento materno exclusivo. Conclusão: Apesar da licença de maternidade ter sido gozada de acordo com o previsto em lei, outros direitos trabalhistas para a proteção da amamentação não foram fruídos. Os fatores associados à duração do aleitamento materno exclusivo entre mulheres trabalhadoras com creche no local de trabalho são complexos e vão além do cumprimento de leis trabalhistas.

Objective: To describe and analyze exclusive breastfeeding practice among working women with a Childcare Center in the workplace. Methods: The study was conducted in a Childcare Center linked to an Educational Institution. A questionnaire was used to collect data. Cox analysis was used to determine the factors associated with the duration of exclusive breastfeeding. Results: The sample involved 46 mothers of children with an average age of 2.6 years. Approximately half of the mothers were 35 years or more, and 73.9% were health professionals. Exclusive breastfeeding prevalence at six months was 15.2%. All mothers had 120 days of maternity leave and only 10.8% enjoyed breastfeeding breaks. The low birth weight, type of follow-up health service, maternal age and child's age of bottle-feeding introduction were factors associated with duration of exclusive breastfeeding. Conclusion: Maternity leave has been enjoyed in accordance with the law, although other important rights for the protection of breastfeeding were not. Factors associated with the duration of exclusive breastfeeding among working women with Childcare in the workplace are complex and go beyond compliance with labor laws.

Objetivo: Describir y analizar las prácticas de la lactancia materna exclusiva entre las mujeres que trabajan y que tienen una guardería infantil en el lugar de trabajo. Métodos: El estudio se realizó en un Centro de Convivio Infantil vinculado a una Institución Universitaria. Para recompilar los datos se utilizó un cuestionario estructurado. Se realizó el análisis múltiple de Cox para determinar los factores asociados con la duración de la lactancia materna exclusiva. Resultados: Participaron de la investigación 46 madres del niños con edad media de 2,6 años. Aproximadamente la mitad de las madres tenia 35 años o más, y 73,9% eran profesionales de la salud. La prevalencia de la lactancia materna exclusiva hasta los seis meses fue del 15,2%. Todas las madres han disfrutado de 120 días de licencia de maternidad y sólo el 10,8% han disfrutado de pausas para la lactancia. El bajo peso al nacer, el tipo de servicios de salud de vigilancia del niño, la edad materna y la edad de introducción de la alimentación con biberón fueran factores que se asociaron con la duración de la lactancia materna exclusiva. Conclusión: Aunque la licencia de maternidad ha sido disfrutada de conformidad con la ley, otros derechos importantes para la protección de la lactancia materna no lo fueron. Los factores asociados con la duración de la lactancia materna exclusiva entre las mujeres que trabajan con guardería infantil en el lugar de trabajo son complejas y van más allá del cumplimiento de las leyes laborales.
Descritores: Mulheres Trabalhadoras
Aleitamento Materno
Saúde da Criança
Fonoaudiologia
Limites: Seres Humanos
Feminino
Lactente
Adulto
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-910812
Autor: Panes, Ana Carulina Spinardi; Corrêa, Camila de Castro; Maximino, Luciana Paula.
Título: Checklist para identificação de crianças de risco para alterações de linguagem oral: nova proposta / Checklist for identifying children with risk factors for oral language disorders: new proposal / Checklist para identificación de niños de riesgo para cambios de lenguaje oral: nueva propuesta
Fonte: Distúrb. comun;30(2):278-287, jun. 2018. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: INTRODUÇÃO: Um método de avaliação rápida e eficaz do desenvolvimento da linguagem oral é a utilização de checklists. OBJETIVO: O objetivo do estudo foi desenvolver um instrumento (checklist) para identificação precoce de crianças com risco para desenvolver alterações de linguagem oral ou que já apresentam sinais dessas alterações. MÉTODOS: O processo para a elaboração do checklist foi dividido nas seguintes etapas: etapa 1 - análise (preparação de uma versão prévia para ser analisada por fonoaudiólogos juízes), etapa 2 - revisão (adequação do checklist), etapa 3 - avaliação por usuários e juízes e etapa 4 - finalização. RESULTADOS: O checklist desenvolvido neste estudo foi denominado "Checklist para Identificação de Crianças com Risco ou Indícios Clínicos para Alteração de Linguagem- CICRICAL". O instrumento foi dividido em duas partes: a primeira contemplou os aspectos relacionados à presença de fatores de risco e a segunda os principais marcos do desenvolvimento linguístico. Na etapa 1, oito juízes analisaram a versão prévia do checklist e a maioria considerou que o instrumento possuía informações claras e conteúdo adequado ao objetivo pretendido. A partir da análise das respostas, o checklist foi reformulado (etapa 2), tendo sido inserido um Manual de Aplicação e algumas informações adicionais. A versão reformulada foi avaliada pelos mesmos fonoaudiólogos que analisaram a versão preliminar e também por profissionais da saúde e educação (etapas 3 e 4). CONCLUSÃO: O "Checklist para Identificação de Crianças com Risco ou Indícios Clínicos para Alteração de Linguagem - CICRICAL" desenvolvido foi considerado um instrumento pertinente, abrangente, claro e relevante.

INTRODUCTION: A quick and efficient evaluation method of oral language developmental is the use of checklists. OBJECTIVE: The aim of this study was to develop an instrument (checklist) for early identification of children with language development disorder or who have risk factors of developing it. METHODS: The process to checklist elaboration was divided in the following steps: stage 1 - analysis (preparation of a preliminary instrument to be analyzed by judges), stage 2 - review (adaptation of the instrument), stage 3 -evaluation by users and judges, and stage 4 - finalizing. RESULTS: The checklist developed in this study was named "Identification Checklist for Children with Clinical Risk or Evidence of Language Disorder­ ICCCRELD". In stage 1, eight speech language pathologists analyzed the previous version of the checklist and most of them considered the instrument's information clear and its content, appropriate. After analyzing all the answers, the checklist was reformulated (stage 2) and an Application Manual inserted, besides additional information. The same speech-language pathologists evaluated the reviewed version, and also the health and educational professionals (stages 3 and 4). CONCLUSION: The "Identification Checklist for Children with Clinical Risk or Evidence of Language Disorder ­ ICCCRELD" was developed and it was considered a relevant, wide range, clear and applicable instrument.

INTRODUCCIÓN: Un método de evaluación rápida y eficaz del desarrollo del lenguaje oral es el uso de checklists. OBJETIVO: El objetivo del estudio fue desarrollar un instrumento (checklist) para identificación precoz de niños con riesgo para desarrollar alteraciones de lenguaje oral o que ya presentan signos de alteraciones. MÉTODOS: El proceso para la elaboración del checklist fue dividido en las siguientes etapas: etapa 1 - análisis (preparación de una versión previa para ser analizada por fonoaudiólogos jueces), etapa 2 - revisión (adecuación del checklist), etapa 3 - evaluación por usuarios y jueces y etapa 4 - finalización. RESULTADOS: El checklist desarrollado en este estudio fue denominado "Checklist para Identificación de Niños con Riesgo o Indicios Clínicos para Cambio de lenguaje-CICRICAL". El instrumento fue dividido en dos partes: la primera contempló los aspectos relacionados con la presencia de factores de riesgo y la segunda los principales hitos del desarrollo lingüístico. En la etapa 1, ocho jueces analizaron la versión previa del checklist y la mayoría consideró que el instrumento poseía informaciones claras y contenido adecuado al objetivo pretendido. A partir del análisis de las respuestas, el checklist fue reformulado (etapa 2), habiéndose insertado un Manual de Aplicación y algunas informaciones. La versión reformulada fue evaluada por los mismos fonoaudiólogos jueces y también por profesionales de la salud y educación (etapas 3 y 4). CONCLUSIÓN: El "Checklist para Identificación de Niños con Riesgo o Indicios Clínicos para Cambio de Lenguaje - CICRICAL" fue desarrollado y considerado un instrumento pertinente, amplio, claro y relevante.
Descritores: Linguagem Infantil
Fatores de Risco
Lista de Checagem
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem
Limites: Seres Humanos
Lactente
Pré-Escolar
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-910803
Autor: Dias, Roberta Freitas; Lisboa, Carolina.
Título: Efeitos da estimulação de habilidades em consciência fonológica na reorganização do sistema fonológico: relato de caso / Effects of stimulating abilities on phonological awareness in the reorganization of the phonological system: case report / Efectos de la estimulación de habilidades en conciencia fonológica en la reorganización del sistema fonológico: relato de caso
Fonte: Distúrb. comun;30(2):266-277, jun. 2018. graf, ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Este estudo teve como objetivo apresentar e analisar os efeitos da estimulação da consciência fonológica na terapia dos desvios fonológicos, comparando três abordagens terapêuticas diferentes. Métodos: Participaram sete sujeitos, com 6 anos de idade, em média, com diagnóstico de desvio fonológico, divididos em três grupos, conforme a abordagem terapêutica recebida: terapia puramente fonológica, terapia com base na estimulação de habilidades em consciência fonológica e terapia fonológica associada à estimulação de habilidades em consciência fonológica. Eles foram avaliados, pré e pós-terapia, em relação ao inventário fonético, sistema fonológico, gravidade do desvio fonológico e desempenho em consciência fonológica. Os resultados obtidos foram analisados de maneira descritiva. Resultados: Constatou-se que todos os sujeitos, exceto o S7, reorganizaram seus sistemas fonológicos. Todos os sujeitos melhoraram seus escores nas tarefas silábicas, fonêmicas e no total de acertos (silábicas e fonêmicas). Os sujeitos que receberam terapia envolvendo a estimulação de habilidades em consciência fonológica, associada ou não à terapia fonológica, foram os que obtiveram maiores pontuações em consciência fonológica no pós-terapia. Conclusão: As abordagens terapêuticas apresentadas e analisadas neste estudo propiciaram a reorganização do sistema fonológico da maioria dos sujeitos tratados. Aquelas que envolveram a estimulação de habilidades em consciência fonológica promoveram um desenvolvimento maior desta habilidade.

Aim: This study aimed to present and analyze the effects of phonological awareness stimulation in the therapy of phonological disorders, comparing three different therapeutic approaches. Methods: Seven subjects, with a 6-year-old average, with diagnosis of phonological disorders, divided in three groups, participated in the study, according to the type of received therapy: purely phonological therapy, therapy based on stimulation of phonological awareness skills and phonological therapy associated with stimulation of phonological awareness skills. The subjects were evaluated before and after therapy, in relation to phonetic inventory, phonological system, phonological disorder severity and performance in phonological awareness. The obtained results were analyzed in a descriptive way. Results: It was observed that all subjects, except S7, reorganized their phonological systems. All subjects improved their scores in syllabic tasks, phonemic tasks and correct answers. The subjects who received therapy related to stimulation of phonological awareness skills, associated or not to phonological therapy, obtained the best scores in phonological awareness after therapy. Conclusion: The presented and analyzed approaches provided phonological system reorganization of most treated subjects. The approaches which concerned stimulation of phonological awareness skills promoted further development of this ability.

Objetivo: Este estudio tuvo como objetivo presentar y analizar los efectos de la estimulación de la conciencia fonológica en la terapia de los desvíos fonológicos, comparando tres abordajes terapéuticos diferentes. Procedimientos: Siete sujetos con 6 años de edad, en promedio, con diagnóstico de desvíos fonológicos se dividieron en tres grupos según el abordaje terapéutico recibido: terapia puramente fonológica, terapia basada en la estimulación de las habilidades de conciencia fonológica y terapia fonológica asociada con la estimulación de las habilidades de conciencia fonológica. Ellos fueron evaluados, pre y post terapia, en relación al inventario fonético, sistema fonológico, gravedad del desvío fonológico y desempeño en conciencia fonológica. Los resultados obtenidos fueron analizados de manera descriptiva. Resultados: Se constató que todos los sujetos, excepto el S7, reorganizaron sus sistemas fonológicos. Todos los sujetos mejoraron sus escores en las tareas silábicas, fonémicas y en el total de aciertos (silábicas y fonémicas). Los sujetos que recibieron terapia envolviendo la estimulación de habilidades en conciencia fonológica, asociado o no a la terapia fonológica, fueron los que obtuvieron mayores puntuaciones en conciencia fonológica en el post terapia. Conclusión: Los abordajes terapéuticos presentados y analizados en este estudio propiciaron la reorganización del sistema fonológico de la mayoría de los sujetos tratados. Aquellas que trabajaron la estimulación de habilidades en conciencia fonológica promovieron un desarrollo mayor de esta habilidad.
Descritores: Reabilitação dos Transtornos da Fala e da Linguagem
Distúrbios da Fala
Fonoterapia
-Fala
Criança
Limites: Seres Humanos
Criança
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-910737
Autor: Pinto, Fernanda Chequer de Alcântara; Schiefer, Ana Maria; Perissinoto, Jacy.
Título: A Anamnese Fonoaudiológica segundo os preceitos da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) / The speech-language pathology anamnesis according to the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) / La Anamnesis Fonoaudiológica según los preceptos de la Clasificación Internacional de Funcionalidad, Incapacidad y Salud (CIF)
Fonte: Distúrb. comun;30(2):252-265, jun. 2018. ilus, tab.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: XXIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia: avanços em diagnóstico e intervenção em Fonoaudiologia, São Paulo, 2016.
Resumo: Objetivo: identificar, por meio da anamnese fonoaudiológica, quais as categorias e componentes mais frequentes relacionados à funcionalidade segundo os princípios da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), em quadros de Transtornos de Linguagem e Fala. Métodos: pesquisa retrospectiva de acervo parcial de registros de entrevista fonoaudiológica de clínicaescola, correspondente a 1000 casos avaliados entre os anos de 2004 a 2013; após cálculo estatístico, constituiu-se uma amostra por conveniência de 110 protocolos. Analisaram-se os registros da anamnese de acordo com as 362 categorias do nível dois da CIF e considerou-se na seleção um corte, arbitrário, nas 30 primeiras categorias mais frequentes de cada domínio e entre todas elas, para o agrupamento. Para o tratamento estatístico adotou-se o Teorema do Limite Central e a Leis dos Grandes Números para o cálculo pré-amostral e o teste não-paramétrico Igualdade de Duas Proporções, na análise da frequência. Resultados: as categorias mais frequentes foram: b176 (funções mentais para a sequência de movimentos complexos), d310 (comunicar e receber mensagens orais), d330 (falar) e e410 (atitudes individuais de membros da família próxima). Os componentes mais frequentes foram função do corpo e atividades/participação, os menos frequentes, os fatores ambientais e estrutura do corpo. As queixas "aprendizagem e fala" e "dificuldades de aprendizagem" foram as que apresentaram mais categorias nos componentes. Conclusão: foi possível a identificação de categorias e componentes da CIF, relacionados à funcionalidade, recorrentes em relatos da anamnese fonoaudiológica. Deste modo, esse resultado amplia o olhar e o cuidado do fonoaudiólogo com a saúde do indivíduo.

Objective: To identify, through the speech-language pathology anamnesis, the most frequent categories and components related to functionality according to the International Classification of Functionality, Disability and Health (ICF), in Language and Speech Disorders. Methods: a retrospective research was conducted in a partial collection of speech-language interview records from a school clinic, corresponding to 1,000 real cases from 2004 to 2013; then, after statistical calculation, a convenience sample of 110 protocols was defined. The records of the anamnesis were analyzed according to 362 leveltwo categories of the ICF and an arbitrary cut was performed to select the 30 most frequent categories of each component and among all, for the grouping. The Central Limit Theorem and the Law of Large Numbers were used in the statistical treatment for the pre-sampling calculation and the Non-parametric Equality of Two Proportions test was used in the analysis of the frequency. Results: the most frequent categories were: b176 (mental function of sequencing complex movements), d310 (communicating with - receiving - spoken messages), d330 (speaking) and e410 (individual attitudes of immediate family members). Body functions and activities/participation were the most frequent components, while environmental factors and body structure were the less frequent ones. Meanwhile, "learning and speech" and "learning difficulties" were the complaints with more categories in the components. Conclusion: it was possible to identify recurrent ICF categories and components related to the functionality in the speech-language pathology anamnesis. Therefore, this result enhances the support and care of the speechlanguage pathologist with an individual's health.

Objectivo: identificar, por medio de la anamnesis fonoaudiológica, cuáles las categorías y los componentes más frecuentemente relacionados con la funcionalidad según los principios de la Clasificación Internacional de Funcionalidad, Incapacidad y Salud (CIF), en cuadros de Trastornos de Lenguaje y Habla. Métodos: investigación retrospectiva de acervo parcial de registros de entrevista fonoaudiológica de clínica-escuela, correspondiente a 1000 casos evaluados entre los años 2004 a 2013; después del cálculo estadístico, se constituyó una muestra por conveniencia de 110 protocolos. Se analizaron los registros de anamnesis de acuerdo con las 362 categorías del nivel 2 de la CIF y se consideró en la selección un corte, arbitrario, en las 30 primeras categorías más frecuentes de cada dominio y entre todas ellas, para la agrupación. Para el tratamiento estadístico se adoptó el Teorema del Límite Central y las Leyes de los Grandes Números para el calculo pre-muestreo y la prueba no paramétrica Igualdad de Dos proporciones, para el análisis de la frecuencia. Resultados: las categorías más frecuentes fueron: b176 (funciones mentales para una secuencia de movimientos complejos), d310 (comunicar y recibir mensajes orales), d330 (hablar) y e 410 (actitudes individuales de miembros de la familia cercana). Los componentes más frecuentes fueron función del cuerpo y actividades / participación, los menos frecuentes, factores ambientales y estructura del cuerpo. Las quejas "aprendizaje y habla" y "dificultades de aprendizaje" fueron las que presentaron más categorías en los componentes. Conclusión: fue posible una identificación de categorías y componentes del CIF, relacionados a la funcionalidad, recurrentes en relatos de la anamnesis fonoaudiológica. De este modo, el resultado amplia la mirada y el cuidado del fonoaudiólogo con la salud del individuo.
Descritores: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde
Fonoaudiologia
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem
Anamnese
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-911010
Autor: Cruz, Ana Carolina Almendra; Momensohn-Santos, Teresa Maria.
Título: Investigação sobre a influência do uso de aparelho de amplificação sonora individual na habilidade de resolução temporal de um grupo de idosos / Investigation on the influence of the use of individual sound amplification apparatus on the temporal resolution ability of a group of elderly people / Investigación sobre una influencia del uso de la amplificación sonora individual en la habilidad de resolución temporal de un grupo de adultos mayores
Fonte: Distúrb. comun;30(2):347-356, jun. 2018. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: A habilidade auditiva de resolução temporal é caracterizada pela percepção de silêncio entre sons apresentados em função do tempo. Os idosos ouvintes normais e usuários de aparelho de amplificação sonora individual (AASI) necessitam de intervalos de tempo maior que jovens ouvintes normais para perceber o intervalo de silêncio entre os sons. Objetivo: Investigar a influência do uso de aparelho de amplificação sonora individual na habilidade de resolução temporal de um grupo de idosos. Método: A amostra foi composta por 40 idosos portadores de perda auditiva neurossensorial, simétrica de grau leve, moderado e severo bilateralmente que receberam seu par de AASI por meio do programa de saúde auditiva. Foram aplicados os testes do mini exame do estado mental (MMSE), teste de detecção de intervalo de silêncio aleatório (RGDT) e questionário Internacional de Avaliação dos Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (QI-AASI). Os dados foram coletados com 15 e 90 dias de uso do AASI. Resultados: Comparando os resultados do teste RGDT antes e depois do uso de AASI observouse melhora no desempenho dos idosos. No entanto, as variáveis: sexo, idade, desempenho cognitivo e satisfação do uso de AASI não foram estatisticamente significantes para a melhora nos resultados do teste RGDT. Conclusão: O uso de AASI em idosos, por si só foi eficiente na melhora do desempenho da habilidade auditiva de resolução temporal.

Introduction: The temporal resolution auditory ability is characterized by the perception of silence between sounds presented as a function of time. Older normal listeners and users of individual sound amplification apparatus (AASI) need longer time intervals than normal young listeners to realize the silence interval between sounds. Objective: To investigate the influence of the use of individual sound amplification equipment on the temporal resolution ability of a group of elderly individuals. Method: The sample consisted of 40 elderly patients with mild, moderate and severe bilateral neurosensory hearing loss who received their hearing aid pair through the hearing health program. The mini mental state examination (MMSE), the RGDT test and the International Questionnaire for the Evaluation of Individual Sound Amplification Apparatus (IQ-AASI) were applied. The data were collected with 15 and 90 days of use of the hearing aid. Results: Comparing the results of the RGDT test before and after the use of AASI, it was observed an improvement in the performance of the elderly. However, the variables: gender, age, cognitive performance and satisfaction of the use of HAI were not statistically significant for the improvement in the results of the RGDT test. Conclusion: The use of hearing aids in the elderly was efficient by itself in improving the performance of temporal resolution hearing ability.

Introducción: La habilidad auditiva de resolución temporal se caracteriza por la percepción de silencio entre sonidos presentados en función del tiempo. Los adultos mayores oyentes normales y usuarios de aparatos de amplificación sonora individual (AASI) necesitan intervalos de tiempo mayor que los jóvenes oyentes normales para percibir el intervalo de silencio entre los sonidos. Objetivo: Investigar la influencia del uso de aparato de amplificación sonora individual en la habilidad de resolución temporal de un grupo de adultos mayores. Método: La muestra fue compuesta por 40 adultos mayores portadores de pérdida auditiva neurosensorial, simétrica de grado leve, moderado y severo bilateralmente que recibieron su par de AASI por medio del programa de salud auditiva. Se aplicaron las pruebas del mini examen de estado mental (MMSE), prueba de detección de intervalo de silencio aleatorio (RGDT) y Cuestionario Internacional de Evaluación de los Aparatos de Amplificación de Sonido Individual (QI-AASI). Los datos fueron recolectados con 15 y 90 días de uso del AASI. Resultados: Comparando los resultados de la prueba RGDT antes y después del uso de AASI se observó una mejora en el desempeño de los adultos mayores. Sin embargo, las variables: sexo, edad, desempeño cognitivo y satisfacción del uso de AASI no fueron estadísticamente significantes para la mejora en los resultados de la prueba RGDT. Conclusión: El uso de AASI en adultos mayores, por sí solo, fue eficiente en la mejora del desempeño de la capacidad auditiva de resolución temporal.
Descritores: Percepção Auditiva
Idoso
Audição
Auxiliares de Audição
Perda Auditiva
Limites: Seres Humanos
Meia-Idade
Idoso
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  9 / 705 LILACS  
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Id: biblio-911008
Autor: Ferraz, Pablo Rodrigo Rocha; Ferreira, Léslie Piccolotto; Souza, Guilherme Zaramella de; Giannini, Susana Pimentel Pinto; Martz, Maria Laura.
Título: Voz do ator: condições ambientais e de organização de trabalho / Actor's voice: environmental conditions and work organization / Voz del actor: condiciones ambientales y de organización del trabajo
Fonte: Distúrb. comun;30(2):326-346, jun. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: Frequentemente associamos a ocorrência de sintomas vocais a fatores presentes no ambiente ou na organização de trabalho dos diversos profissionais. Objetivo: após a adaptação de instrumento utilizado anteriormente com professores, analisar as condições de ambiente e de organização do trabalho em atores, associadas à referência a sintomas vocais. Método: atores com mínimo de dois anos de vivência teatral responderam questionário com foco nos aspectos do ambiente, organização do trabalho e funcionais da produção vocal. Os dados foram analisados de forma descritiva e inferencial (associação entre variáveis - teste do Qui-quadrado; p<0,05). Resultados: 100 atores, sendo 56% do sexo masculino, idade média de 30,8 anos (dp=8,6) e tempo de atuação profissional de 8,9 anos (dp=6,1). 49 sujeitos procuraram atividade complementar que também exigia demanda vocal por não conseguirem se manter financeiramente como ator. O principal sintoma vocal foi o pigarro (68), seguido por garganta seca (54) e voz grossa (45). Observou-se associação estatística significativa entre ritmo de trabalho estressante e o assédio moral com a voz fraca (respectivamente, p=0,030 e p=0,048). Atores que admitem interferência das questões de trabalho em sua saúde apresentaram essa relação como fator protetor para os sintomas tosse com secreção (OR=0,40; p=0,044), garganta seca (OR=0,42; p=0,042) e rouquidão (OR=0,30; p=0,011). Conclusão: poeira e ruído foram os principais fatores ambientais citados e esforço físico intenso e ritmo estressante dentre os relacionados à organização do trabalho. Os sintomas mais referidos foram pigarro, garganta seca, voz grossa e tosse seca, sendo que o pigarro foi diretamente associado ao ruído.

Introduction: The occurrence of vocal symptoms is often associated with factors present in the environment or in organization of work of various professionals. Objective: to analyze the environmental conditions and work organization in actors associated with vocal symptoms reference, after the adaptation of an instrument previously used with teachers. Method: actors with a minimum of two years of theatrical experience answered questionnaire regarding aspects of vocal production environment, work organization and functionality. Data were analyzed descriptively and inferentially (association between variables ­ Chi-squared-test; p <0.05). Results: 100 actors, 56% male, mean age of 30.8 years (SD = 8.6) and professional experience of 8.9 years (SD = 6.1). 49 subjects sought complementary activity that also demanded vocal demand for not being financially able to keep themselves as an actor. The main vocal symptom was clearing throat (68), followed by dry throat (54) and rough voice (45). Significant statistical association between stressful work and weak voice moral harassment (p = 0.030 and p = 0.048, respectively) was observed. Actors who admit interference of work matters in their health presented this relationship as a protective factor for secretion cough (OR = 0.40, p = 0.044), dry throat (OR = 0.42, p = 0.042) and hoarseness (OR = 0.30, p = 0.011) symptoms. Conclusion: dust and noise were the main environmental factors cited, intense physical effort and stressful rhythm among those related to work organization. The most commonly reported symptoms were throat clearing, dry throat, rough voice and dry cough, with clearing directly associated with noise.

Introducción: A menudo asociamos la aparición de síntomas vocales a factores presentes en el ambiente o en la organización del trabajo de los diversos profesionales. Objetivo: después de adaptar el instrumento utilizado anteriormente con profesores, analizar las condiciones del ambiente y de la organización del trabajo de actores, asociadas con la referencia a síntomas vocales. Método: actores con mínimo de dos años de vivencia teatral respondieron a un cuestionario con foco en los aspectos del ambiente, de la organización del trabajo y funcionales relativos a la producción vocal. Los datos fueron analizados de forma descriptiva e inferencial (asociación entre variables - prueba del Chi-cuadrado, p <0,05). Resultados: 100 actores, siendo 56% del sexo masculino, edad media de 30,8 años (dp=8,6) y tiempo de actuación profesional de 8,9 años (dp=6,1). 49 sujetos buscaron actividad complementaria que también exigía demanda vocal por no conseguir mantenerse financieramente como actor. El principal síntoma vocal fue el carraspeo (68), seguido garganta seca (54) y voz gruesa (45). Se observó asociación estadística significativa entre ritmo de trabajo estresante y el acoso moral con la voz débil (respectivamente, p=0,030 y p=0,048). Actores que admiten la interferencia de cuestiones de trabajo en su salud, presentan esa relación como factor de protección para los síntomas: tos con secreción (OR=0,40; p=0,044), garganta seca (OR=0,42; p=0,042) y ronquera (OR = 0,30, p=0,011). Conclusión: polvo y ruido fueron los principales factores ambientales citados y esfuerzo físico intenso y ritmo estresante entre los relacionados a la organización del trabajo. Los síntomas más referidos fueron carraspeo, garganta seca, voz gruesa y tos seca, siendo que el carraspeo fue directamente asociado al ruido.
Descritores: Arte
Voz
Distúrbios da Voz
Saúde do Trabalhador
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-910996
Autor: Cintra, Mayara dos Santos; Attianezi, Margareth; Guimarães, Michelle Ferreira; Azevedo, Elma Heitmann Mares.
Título: Desconforto do trato vocal e qualidade de vida em deglutição em idosos / Vocal tract discomfort and quality of life in swallowing in the elderly / Incomodidad del tracto vocal y calidad de vida en deglución de adultos mayores
Fonte: Distúrb. comun;30(2):316-325, jun. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: O processo do envelhecimento no ser humano se dá por alterações funcionais de forma progressiva e degenerativa, pelo enfraquecimento dos mecanismos de defesa e perda das reservas funcionais que atingem todo o organismo. Objetivo: Caracterizar o desconforto do trato vocal e a qualidade de vida relacionada à deglutição em indivíduos idosos. Métodos: Estudo transversal, realizado no setor de clínica médica e nos arredores do hospital Universitário. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o nº 1.943.445. Foram aplicados os questionários Escala de Desconforto do Trato Vocal e Qualidade de Vida relacionada à deglutição em dois grupos: idosos internados (n=200), acima de 60 anos, e idosos considerados saudáveis (n=200), acima de 60 anos, de ambos os sexos. Resultados: Nos idosos saudáveis houve prevalência do sexo feminino (50,50% n=101) e nos internados houve prevalência do sexo masculino (61,50% n=123). Os idosos internados apresentaram maior frequência e intensidade de sintomas sensoriais de desconforto do trato vocal. Em relação à qualidade de vida em deglutição, os menores escores foram para os domínios sono e fadiga. Houve correlação negativa e fraca entre os sintomas sensoriais de desconforto do trato vocal e qualidade de vida relacionada à deglutição. Conclusão: Os idosos internados apresentaram mais sintomas/sensações de desconforto do trato vocal com pior impacto na qualidade de vida em deglutição, quando comparados a idosos saudáveis.

Introduction: The process of aging in the human being is due to functional changes in a progressive and degenerative way, by the weakening of defense mechanisms and loss of functional reserves that affect the whole organism. Objective: To characterize the vocal tract discomfort and the quality of life related to swallowing in elderly individuals. Methods: Cross-sectional study, carried out in the medical clinic sector and in the vicinity of an University hospital. Approved by the Research Ethics Committee under No. 1,943,445. The questionnaires related to swallowing were analyzed in two groups: hospitalized elderly (n = 200), older than 60 years, and elderly considered healthy (n = 200), older than 60 years, of both genders. Results: In the healthy elderly, there was a prevalence of females (50,50% n=101) and in the hospitalized there was a prevalence of males (61,50% n=123).The hospitalized elderly presented higher frequency and intensity of sensory symptoms of vocal tract discomfort. Regarding the quality of life in swallowing, the lowest scores were for the domains sleep and fatigue. There was a negative and weak correlation between the sensorial symptoms of vocal tract discomfort and swallowing related to quality of life. Conclusion: The hospitalized elderly presented more symptoms / sensations of vocal tract discomfort with worse impact on swallowing quality of life when compared to healthy elderly.

Introdução: El proceso del envejecimiento en el ser humano se da por cambios funcionales de forma progresiva y degenerativa, por el debilitamiento de los mecanismos de defensa y pérdida de las reservas funcionales que alcanzan todo el organismo. Objetivo: Caracterizar la incomodidad del tracto vocal y la calidad de vida relacionada a la deglución en individuos adultos mayores. Métodos: Estudio transversal, realizado en el sector de clínica médica y en los alrededores, de un hospital universitario. Aprobado por el Comité de Ética en Investigación bajo el nº 1.943.445. Se utilizaron los cuestionarios Escala de Incomodidad del Trato Vocal y Calidad de Vida relacionada a la deglución en dos grupos: adultos mayores internados (n=200), con mas de 60 años, y adultos mayores considerados sanos (n=200), con mas de 60 años, de ambos los sexos. Resultados: En los ancianos sanos hubo prevalencia del sexo femenino (50,50% n=101) y en los internados hubo prevalencia del sexo masculino (61,50% n=123). Los adultos mayores internados presentaron mayor frecuencia e intensidad de síntomas sensoriales de incomodidad del tracto vocal. En cuanto a la calidad de vida en deglución, los menores escores fueron para los dominios sueño y fatiga. Se observó una correlación negativa y débil entre los síntomas sensoriales de incomodidad del tracto vocal y la calidad de vida relacionada con la deglución. Conclusión: Los adultos mayores internados presentaron más síntomas / sensaciones de incomodidad del tracto vocal con peor impacto en la calidad de vida en deglución cuando comparados a adultos mayores sanos.
Descritores: Qualidade de Vida
Envelhecimento
Transtornos de Deglutição
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Meia-Idade
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri



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