Base de dados : LILACS
Pesquisa : Estudos de Psicologia (Natal) - LILACS
Referências encontradas : 816 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 82 ir para página                         

  1 / 816 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-685460
Autor: Maheirie, Kátia; Zanella, Andréa Vieira.
Título: Juventude e política: cenários de visibilidade e invisibilidade / Youth and politics: visibility and invisibility scenarios
Fonte: Estud. psicol. (Natal);18(2):325-325, Apr.-June 2013.
Idioma: pt.
Descritores: Política
Adolescente
Editorial
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


  2 / 816 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-675808
Autor: Almondes, Katie; Torro, Nelson.
Título: Science and time: cognition and human development
Fonte: Estud. psicol. (Natal);18(1):107-107, jan.-mar. 2013.
Idioma: en.
Descritores: Fenômenos Psicológicos
Comportamento
Neurociências
Neurociência Cognitiva
-Psicologia
Brasil
Editorial
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


  3 / 816 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-675793
Autor: Almeida, Angela M O.
Título: On the II SIPS path
Fonte: Estud. psicol. (Natal);18(1):3-3, jan.-mar. 2013.
Idioma: en.
Descritores: Psicologia Social
-Brasil
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


  4 / 816 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-675792
Autor: Almondes, Katie; Lopes, Fívia.
Título: Editorial / Editorial
Fonte: Estud. psicol. (Natal);18(1):1-1, jan.-mar. 2013.
Idioma: pt.
Descritores: Editorial
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


  5 / 816 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-643687
Autor: Almondes, Katie; Lopes, Fívia.
Título: Editorial / Editorial
Fonte: Estud. psicol. (Natal);17(1):3-3, Jan.-Apr. 2012.
Idioma: en.
Descritores: Editorial
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


  6 / 816 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-476685
Autor: Guedes, Dilcio Dantas; Monteiro-Leitner, Julieta.
Título: Modelos de apego, homossexualidade masculina, e depressão: um relato de experiência / Models of attachment, homosexuality and depression: an intervention report
Fonte: Estud. psicol. (Natal);12(3):291-297, set.-dez. 2007. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Relatam-se casos clínicos de dois rapazes, que buscaram psicoterapia a partir de demandas afetivas e amorosas. Enfatizam-se a análise de seus modelos de apego e a queixa de depressão em relação a suas experiências homoafetivas. Partiu-se das suposições de que: (1) os modelos comportamentais de apego com os pais repetir-se-iam com os parceiros; e (2) o nível de segurança das relações amorosas mediaria inversamente o nível da depressão. Articularam-se dados da mensuração dos níveis de depressão pelo Inventário de Depressão Beck (BDI) e da Attachment Security and Secondary Strategies Interview (ASSSI). Os resultados indicaram que os modelos de apego aos pais parecem ter influenciado as representações de apego e experiências amorosas, que pareceram mediar os níveis da depressão (AU).

Case studies of two young men are reported. Their reason for seeking psychotherapy lies in their affection and romantic love problems, what led us to an effort to understand their models of attachment and depression complaints in regard to their homo-affective experiences. Authors assumed that: (1) attachment models experienced with their parents would be repeated with love partners, and (2) the level of steadiness in the romantic relationship would inversely mediate the level of depression. Depression data obtained by means of Beck Depression Inventory (BDI) were related to equivalent information generated by Attachment Security and Secondary Strategies Interview (ASSSI). Results showed that models of attachment to the parents seemed to have influenced the attachment representations' and love relationships, which seemed to have mediated the levels of depression (AU).
Descritores: Saúde Mental
Homossexualidade Masculina/psicologia
Depressão/psicologia
Apego ao Objeto
-Inventário de Personalidade
Psicoterapia
Brasil
Pesquisa Qualitativa
Limites: Seres Humanos
Masculino
Adulto
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


  7 / 816 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Alvarenga, Patricia
Lordelo, Eulina da Rocha
Texto completo
Id: lil-666010
Autor: Alvarenga, Patrícia; Dazzani, Maria Virgínia Machado; Alfaya, Cristiane Ajnamei dos Santos; Lordelo, Eulina da Rocha; Piccinini, César Augusto.
Título: Relações entre a saúde mental da gestante e o apego materno-fetal / Relations between pregnant women's mental health and maternal-fetal attachment
Fonte: Estud. psicol. (Natal);17(3):477-484, set.-dez. 2012. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo investigou as relações entre variáveis sociodemográficas, saúde mental da gestante e o apego materno-fetal no terceiro trimestre de gestação. Participaram do estudo 261 gestantes selecionadas através de amostragem por acessibilidade em quatro maternidades públicas. As gestantes responderam individualmente uma ficha de dados sociodemográficos, a Escala de Apego Materno-Fetal e o SRQ-20. A análise de regressão revelou que o número de filhos (4%) e a saúde mental materna (4,2%) explicaram parte da variância no apego materno-fetal. A escolaridade da mãe e do pai não esteve associada a essa variável. O modelo de regressão múltipla considerando os quatro fatores analisados, explicou 8,2% da variância nos escores de apego materno-fetal. Discutem-se as implicações dessas variáveis na formação do vínculo da mãe com o bebê durante a gestação.

This study investigated the relations among sociodemographic variables, pregnant women mental health, and maternal-fetal attachment in the third trimester of pregnancy. Participants were 261 pregnant women recruited from public maternity wards using a convenience sampling technique. Each pregnant woman completed a sociodemographic data form, the Maternal-Fetal Attachment Scale, and the SRQ-20. Regression analysis revealed that the number of children (4%) and mothers' mental health (4.2%) accounted for part of the variance in maternal-fetal attachment scores. Father's and mother's schooling was not associated with this variable. Taking the four analyzed factors into account, a multiple regression model accounted for 8.2% of the variance in the maternal-fetal attachment scores. The implications of these variables for mother-infant bonding during pregnancy are discussed.
Descritores: Saúde Mental
Relações Materno-Fetais/psicologia
Gestantes/psicologia
Apego ao Objeto
-Brasil
Pesquisa Qualitativa
Limites: Seres Humanos
Feminino
Gravidez
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


  8 / 816 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-666009
Autor: Oliveira, Márcia Regina de; Junges, José Roque.
Título: Saúde mental e espiritualidade/religiosidade: a visão de psicólogos / Mental health and spirituality/religiosity: psychologists' understandings
Fonte: Estud. psicol. (Natal);17(3):469-476, set.-dez. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: A espiritualidade está sendo sempre mais pesquisada em sua relação com a saúde mental. O objetivo da pesquisa é descrever como os psicólogos percebem em suas práticas a relação entre espiritualidade/religiosidade e a saúde mental. Trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa. A amostra foi composta por 2 grupos de profissionais graduados em Psicologia. Um grupo foi formado por 5 psicólogos do Centro de Atenção Psicossocial de São Leopoldo, o outro por 5 psicólogos de clínicas particulares, selecionados segundo o método da "bola de neve", pelo qual o primeiro é escolhido por conveniência, este indica outro e assim por diante. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e interpretados segundo a análise de conteúdo, identificando três categorias temáticas: 1) Saúde mental como equilíbrio e sentido da vida; 2) Espiritualidade/Religiosidade como experiência; 3) Clínica como autoconhecimento e como autonomia.

Spirituality has been more and more researched in its relations with mental health. The objective of the research is to describe how the psychologists realize in their practices the relationship between religiosity/spirituality and mental health. It is an exploratory study with qualitative approach. The sample has been composed by two groups of professionals of psychology. One group has been formed by all the 5 psychologist of the Public Mental Health Service of São Leopoldo and the other by 5 psychologists of private clinics, selected by the method named "snow ball" by which the first is chosen by convenience and this one indicate the second and so on. The dates have been collected by semi-structured interview and interpreted according the content analysis, identifying three subject matter categories: 1) Mental health as equilibrium and sense of life; 2) Spirituality/religiosity as experience; 3) Clinic as becoming aware of the self and autonomy.
Descritores: Psicopatologia
Qualidade de Vida/psicologia
Religião
Saúde Mental
Espiritualidade
-Psicologia
Brasil
Pesquisa Qualitativa
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


  9 / 816 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-666008
Autor: Barbosa, Altemir José Gonçalves; Lamas, Karen Cristina Alves.
Título: A orientação profissional como atividade transversal ao currículo escolar / Occupational guidance as a cross-curricular school activity
Fonte: Estud. psicol. (Natal);17(3):461-468, set.-dez. 2012. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A teorização e a prática em orientação profissional (OP) desenvolveram-se significativamente nas últimas décadas. Porém, parcela significativa das aplicações desse conhecimento na escola não tem acompanhado os desenvolvimentos atuais. Para analisar um projeto de OP transversal ao currículo escolar, avaliou-se a participação dos docentes e as implicações da OP no comportamento vocacional de alunos do segundo ano do ensino médio. Todos os professores foram convidados a participar. A avaliação do projeto foi feita por 69 alunos que responderam a um questionário e a uma escala de atitudes pré e pós-OP. Nem todos os docentes transversalizaram os temas propostos, mas a quantidade dos que fizeram isso aumentou significativamente. Quanto ao comportamento vocacional, constatou-se redução do número de dúvidas sobre profissões a seguir pós-OP. Houve manutenção das demais variáveis analisadas. A OP transversal ao currículo é uma atividade viável, capaz de promover o desenvolvimento dos adolescentes. Estudos adicionais são recomendados.

The theory and practice on occupational guidance (OG) have developed significantly in recent decades. However, a significant portion of the applications of this knowledge in school has not followed the current developments. In order to analyze the cross-curricular school OG project, the participation of teachers and the implications of the OG in the vocational behavior of the second year High School students were evaluated. All teachers were invited to participate. The project assessment was made by 69 students who answered a questionnaire and an attitude scale pre and post OG. Not all teachers transversalized the proposed themes, but the amount of who did this has increased significantly. As for the vocational behavior, a reduction in the number of uncertainties about what profession to follow was noted post-test. Other variables were maintained. The cross-curricular school OG is a viable activity, capable of promoting the development of adolescents. Further studies are recommended.
Descritores: Estudantes/psicologia
Orientação Vocacional
Escolha da Profissão
Ensino Fundamental e Médio
-Brasil
Inquéritos e Questionários
Adolescente
Pesquisa Qualitativa
Professores Escolares
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


  10 / 816 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-666007
Autor: Davoglio, Tárcia Rita; Gauer, Gabriel José Chittó; Jaeger, João Vitor Haeberle; Tolotti, Marina Davoglio.
Título: Personalidade e psicopatia: implicações diagnósticas na infância e adolescência / Personality and psychopathy: diagnostic implications in childhood and adolescence
Fonte: Estud. psicol. (Natal);17(3):453-460, set.-dez. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo de revisão de literatura examinou o construto da psicopatia associado ao desenvolvimento da personalidade em crianças e adolescentes, privilegiando as questões diagnósticas incipientes. Observou-se que a busca de uma terminologia mais apropriada para descrever as manifestações desviantes precoces, a construção e utilização de instrumentos de avaliação dirigidos à psicopatia em jovens, bem como a estabilidade dos sintomas ao longo do desenvolvimento, têm sido preocupações recorrentes nas pesquisas atuais. Pode-se afirmar que a presença de traços de psicopatia na infância e adolescência ainda suscita questionamentos, demandando por estudos empíricos que explorem aspectos evolutivos e a etiologia multifatorial do construto, preferencialmente, dentro da concepção geral dos transtornos de personalidade.

This literature review article examined the psychopathy construct associated to the development of personality in children and adolescents focusing on the incipient diagnostic issues. It was observed that the search for a more appropriate terminology for describing the early deviant manifestations, the building and using of instruments of evaluation directed to psychopathy in youngsters as well as the stability of the symptoms during growth have been recurrent issues in current researches. It can be affirmed that the presence of psychopathy traits in childhood and adolescence still raises doubts, requiring empirical studies which explore the evolutive aspects and the multifactorial etiology, preferentially within the general conception of personality disorders.
Descritores: Personalidade
Psicopatologia
Comportamento Social
Transtornos do Comportamento Social/psicologia
Criança
Adolescente
Transtorno da Personalidade Antissocial/psicologia
-Saúde Mental
Limites: Seres Humanos
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede



página 1 de 82 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde