Base de dados : LILACS
Pesquisa : Fractal - LILACS
Referências encontradas : 508 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 51 ir para página                         

  1 / 508 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-770183
Autor: Martins, Bruno Sena.
Título: A reinvenção da deficiência: novas metáforas na natureza dos corpos / The reinvention of disability: new metaphors in the nature of bodies
Fonte: Fractal rev. psicol;27(3):264-271, sept.-dic. 2015.
Idioma: pt.
Projeto: ERC/FP7.
Resumo: O conceito de deficiência tem sido profundamente contestado nas últimas décadas, tanto política como epistemologicamente. Por um lado, está em causa o reconhecimento de que a filiação de determinadas diferenças sob a noção de deficiência constitui uma recente "invenção" da modernidade ocidental. Por outro, trata-se de pulsar as consequências dessa construção para as pessoas marcadas pelo estigma da deficiência. Estabelecendo um diálogo com importantes contribuições da teoria crítica, recrutando noções como "páticas de separação" (Michel Foucault), "materialização" (Judith Butler), "corpo múltiplo" (Annemarie Mol) e "sociologia das ausências" (Boaventura de Santos), o presente artigo procura entender como a noção de deficiência pode ser desmobilizada por leituras insurgentes das hierarquias da modernidade

The concept of disability has been profoundly challenged in the last decades, both politically and epistemologically. On the one hand, there is the recognition that affiliation of certain differences under the concept of disability is nothing but a recent "invention" of Western modernity. On the other hand, is the assumption of the consequences of that construction for the people labeled as disabled? We establish dialogue with important contributions of critical theory, addressing concepts as "dividing practices" (Michel Foucault), "materialization" (Judith Butler), "the body multiple " (Annemarie Mol) and "sociology of absences" (Boaventura de Sousa Santos), this article attempts understand how the notion of disability can be demobilized by insurgents readings of modernity and its hierarchies
Descritores: Pessoas com Deficiência
Corpo Humano
Estigma Social
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá


  2 / 508 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-548869
Autor: Sisson, Nathalia; Winograd, Monah.
Título: A Ciência de Freud: introdução ao problema da cientificidade da psicanálise / Freud's science: an introduction to the issue of psychoanalisis' scientific status
Fonte: Fractal rev. psicol;22(1):67-84, enero-abr. 2010.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq/ Edital Ciências Humanas e Sociais.
Resumo: Apresenta-se primeiramente a concepção de Freud do que seria a Ciência e em que constituiria a atividade cientifica, utilizando-se textos freudianos nos quais ele trabalha esse tema. Considera-se as noções de Naturwissenchaft e Geistwissenchaft para contextualizar a discussão sobre a cientificidade da Psicanálise à época de Freud. Confronta-se então a Ciência, como entendida por Freud, com as concepções de Popper e Bachelard, oriundos da Epistemologia. Posteriormente, apresentamos diferentes posições de psicanalistas, como Lacan e Kernberg, quanto ao mesmo tema, para mostrar como a compreensão do que seja a Ciência determina os posicionamentos quanto à relação entre esta e a Psicanálise.(AU)

The article presents Freud's conception of Science and the scientific enterprise using Freudian texts in which the author writes specifically about the scientific issue regarding psychoanalysis. To broaden the discussion, the german notions of Naturwissenchaft and Geistwissenchaft are introduced so as to shed light on the notions from which and with which Freud was dealing with. After this contextualization, Freud's conception of science is confronted with the conceptions of Popper and Bachelard regarding science, as well as with other psychoanalysts ideas on this matter, such as Lacan and Kernberg, showing how their way of understanding science determines their position on the matter of Science and Psychoanalysis.(AU)
Descritores: Psicanálise
Ciência
Conhecimento
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá


  3 / 508 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Tunes, Elizabeth
Texto completo
Id: biblio-892293
Autor: Prestes, Zoia Ribeiro; Tunes, Elizabeth; Pederiva, Patrícia Lima Martins; Terci, Carla.
Título: A emergência da reação estética da criança na atividade musical / The emergence of musical aesthetic reaction in children
Fonte: Fractal rev. psicol;30(1):46-57, jan.-abr. 2018. tab.
Idioma: pt.
Projeto: CNPQ.
Resumo: Resumo Com base na psicologia histórico-cultural, o presente projeto teve por objetivo estudar a emergência da reação estética na criança. Para tanto, foram realizadas sessões de audição musical dialogada com crianças na faixa etária dos sete aos doze anos de idade. Elas ouviam alguns trechos de composições musicais previamente escolhidos pelos pesquisadores e, em seguida, seu diálogo com eles foi gravado por meio de vídeos. Foram observadas suas reações (gestos, expressões e comentários), no decorrer da audição e, após, indagou-se se sentiram ou não alguma emoção e, em caso positivo, se conseguiam identificar quais foram as reações emocionais sentidas. Os dados obtidos foram analisados com vistas à descrição de suas reações e com base nos estudos da teoria histórico-cultural. Verificou-se, ao longo da análise dos resultados, que as sessões de audição musical dialogada mostram-se uma atividade adequada para o estudo da emergência da reação estético-musical na criança a partir de sete anos de idade.(AU)

Abstract Based on cultural-historical psychology, this project aimed to study the emergence of aesthetic response in children. Thus, we carried out music listening sessions with children aged seven to twelve. They heard snippets of musical compositions previously chosen by the researchers, and then, their dialogue with them was recorded on camera. Their reactions were observed (gestures, expressions and comments) in the course of the session. After that, they were asked whether or not they felt some emotion and, if so, whether they could identify which were the emotional reactions experienced. The data were analyzed in order to describe their reactions, based on the cultural-historical psychology. Analysing these results, it was found that music listening sessions carried out along with conversation are suitable for the study of the emergency of aesthetic response in children aged seven or more.(AU)
Descritores: Arte
Criança
Estética
Música
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá


  4 / 508 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1039911 LILACS-Express
Autor: Cé, João Pedro; Jalmusny, Yasmine; Hamann, Cristiano; Pizzinato, Adolfo.
Título: Quilombo do Sopapo: aproximação etnográfica de um núcleo de "Cultura Viva" / Quilombo Sopapo: ethnographic approach of "Living Culture" center
Fonte: Fractal rev. psicol;31(2):102-110, maio-ago. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este artigo apresenta elementos de uma pesquisa etnográfica realizada em um Ponto de Cultura na cidade de Porto Alegre/RS. Além de uma discussão sobre o termo "cultura" e suas implicações na análise do campo das Políticas Públicas, articulações com teorias advindas da Psicologia e de outras ciências humanas são elencadas para elaborar uma aproximação implicada. Apresenta-se uma experiência de campo e relatos de interlocutores(as), ilustrando processos vivenciados na etnografia. Destaca-se no estudo a análise conjuntural do Ponto de Cultura, seus aspectos institucionais e, especialmente, os atravessamentos destes no trabalho materializado na organização. A presente incursão etnográfica aponta para a existência de uma série de concepções de cultura popular e desenvolvimentos de trabalho em Políticas Públicas de Cultura. Além disto, observa-se, como fatores subjetivantes neste entremeio, a fruição cultural e o papel do ativismo como elemento identitário - matriz possibilitada pela política do "Cultura Viva".

Abstract This article presents elements of an ethnographic research carried out at a Culture Point in the city of Porto Alegre / RS. In addition of the discussion of the term "culture" and its implications in the analysis of the field of Public Policy, articulations with theories from Psychology and other human sciences are listed to elaborate an implied approximation. It presents a field experience and reports of interlocutors, illustrating processes experienced in ethnography. The study focuses on the conjunctural analysis of the Culture Point, its institutional aspects and, especially, the crossings of these in the materialized work in the organization. The present ethnographic incursion points to the existence of a series of conceptions of popular culture and work developments in Public Policies of Culture. In addition, we observe as subjective factors in this between the cultural fruition and the role of activism as an identity element - matrix made possible by the "Living Culture" policy.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  5 / 508 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1039910 LILACS-Express
Autor: Rougerie, Corinne; Romagnoli, Roberta Carvalho; Fortuna, Cinira Magali.
Título: L'accueil: regards croisés en France et au Brésil / O acolhimento: leituras cruzadas entre a França e o Brasil / Embracement: Cross readings between France and Brazil
Fonte: Fractal rev. psicol;31(2):53-59, maio-ago. 2019.
Idioma: fr.
Resumo: Résumé Cet article analyse l´accueil dans les services de santé et sociaux au Brésil et en France. L'accueil s'appuie sur des collectes d'informations qui amènent les personnes à livrer une part d'intimité de leur vie personnelle, de leur quotidien et de leur territoire. Il est souvent attribué à des agents peu ou surqualifiés mais des statuts d'agents administratifs ou d'animation de base. Dans les deux pays mis en regard, les équipes des secteurs de la Santé et du Social sont cloisonnées professionnellement entre service technique et service social. Les salariés sont alors divisés en fonction de leurs compétences professionnelles et de leur expertise. Les travailleurs ont des responsabilités différentes et la division n'est pas seulement liée à l'activité de travail, elle revêt aussi un caractère social reproduisant le clivage entre les classes sociales et leur hiérarchie professionnelle, dans une activité de travail peu valorisée.

Resumo Este artigo analisa o acolhimento em serviços de saúde e social no Brasil e na França. O acolhimento se apoia em coletas de informações que leva as pessoas a revelarem aspectos íntimos sobre a vida da família, sobre seu cotidiano e sobre os territórios nos quais estão inseridas. Na França esse procedimento é frequentemente atribuído aos agentes do trabalho com menor qualificação profissional, mas com status de agentes administrativos ou formados em animação. Nos dois países analisados, as equipes do setor de saúde e do setor social estão "presas" entre dimensões técnicas e dimensões sociais. Os trabalhadores são divididos em função de suas competências profissionais e também de suas especialidades. Esses trabalhadores têm responsabilidades diferentes e a divisão não é somente ligada ao trabalho, mas é revestida também de um caráter social, reproduzindo a clivagem entre as classes sociais e suas hierarquias no cotidiano de trabalho, em uma atividade pouco valorizada.

Abstract This article analyzes the user embracement in health and social services in Brazil and France. User embracement is based on information gathering that brings people to share intimacy with family life, their daily lives and the territory in which they live. It is often awarded to low or overqualified agents but on the status of basic administrative or animation agents. In both countries, the teams teams from the health and social sectors are professionally separated between technical and social services. Employees are then divided according to their professional skills and expertise. The workers have different responsibilities and the division is not only related to the activity of work, it also has a social character reproducing the cleavage between the social classes and their hierarchies in everyday work, in an activity that is not very valued.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  6 / 508 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1039909 LILACS-Express
Autor: Carretero, Gustavo Henrique.
Título: Transformações do capitalismo e formação do indivíduo: contribuições da Escola de Frankfurt na análise das eleições presidenciais nos EUA e Brasil / Capitalism's transformations and individual's formation: contributions of the Frankfurt School in the analysis of the presidential elections in the USA and Brazil
Fonte: Fractal rev. psicol;31(2):83-90, maio-ago. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O artigo teve como referencial teórico as contribuições dos autores da primeira geração da Escola de Frankfurt. Ele visa apresentar, em termos gerais, as alterações que ocorreram no capitalismo nos séculos XIX e XX e os impactos delas na formação do indivíduo - ainda percebidos na contemporaneidade. Para tanto, são apresentadas características do capitalismo liberal e monopolista, assim como da ideologia produzida por tais configurações desse sistema produtivo. A partir disso, é destacado como tais elementos incidem na formação do indivíduo e como há alterações em sua função social: da oposição para a adesão. Para tanto, são analisados alguns fenômenos psicossociais ocorridos nas últimas eleições presidenciais nos EUA e no Brasil. Se algumas proposições da primeira geração da Escola de Frankfurt se tornam anacrônicas, quanto aos meios, as contribuições a respeito da manipulação da massa se tornam extremamente atuais. A redução de indivíduos a algoritmos, passíveis de manipulação, demonstra a falência do modelo de individualidade burguês. Longe de ser uma referência nostálgica ao modelo liberal de indivíduo, o artigo visa demonstrar as contradições da formação do indivíduo na contemporaneidade.

Abstract This paper has as theoretical reference the contributions of the authors of the first generation of the Frankfurt School. It aims to present the changes occurred in capitalism in the XIX and XX centuries and their impact in individual's formation - still noticed nowadays. Therefore, characteristics of the liberal and monopoly capitalism are presented, as well as the ideology produced by such configurations of the production system. From this, it is highlighted as these elements affect the formation of the individual and how there are changes in its social function: opposition to adhesion. In order to do so, it has been analyzed some psychosocial phenomena that occurred in the last presidential elections in the USA and Brazil. If some propositions of the first generation of the Frankfurt School become anachronistic, as to the means, the contributions regarding mass manipulation become extremely actual. The reduction of individuals to algorithms demonstrates the bankruptcy of the model of bourgeois individuality. Far from being a nostalgic reference to the liberal model of individual, the article aims to demonstrate its contradictions in the contemporary world.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  7 / 508 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1039908 LILACS-Express
Autor: Facci, Marilda Gonçalves Dias.
Título: O adoecimento do professor frente à violência na escola / Teacher's illness due to violence in school
Fonte: Fractal rev. psicol;31(2):130-142, maio-ago. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A violência na escola tem sido um tema recorrente nos noticiários de jornais. Professores são agredidos por alunos; socos, pontapés, depredação do patrimônio público são desfilados na mídia, fazem parte do dia a dia das instituições de ensino e demandam o olhar da Psicologia. Neste contexto, o objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com professores sobre a questão do adoecimento do professor provocado pela violência na escola. Participaram do estudo 31 professores do ensino fundamental de uma cidade do norte do Paraná. As informações foram obtidas por meio de um questionário aplicado a 21 professores e de entrevistas com dez professores que se encontravam readaptados. Concluiu-se que, embora a violência física e verbal esteja presente na escola, os professores analisam que o adoecimento está vinculado ao acirramento das condições de trabalho vivenciado na atualidade, havendo, segundo os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, uma cisão entre sentido e significado na atividade docente.

Abstract Violence in the school is a recurring theme in newspapers. Teachers punched and kicked by students and damage to the school premises are constant news in the media. They are daily occurrences and should be focused by Psychology. Current paper presents results from a research work with teachers´ illnesses due to violence in the school. Thirty-one primary school teachers from the northern region of the state of Paraná, Brazil, participated. Data were harvested by a questionnaire sent to 21 teachers; interviews with ten readapted teachers were performed. Although physical and verbal violence is present in the school, teachers state that illnesses are linkedto the intensification of working conditions experienced on a daily basis. According to Historical and Cultural Psychology, there is a gap between feeling and meaning in the teaching activity.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  8 / 508 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1039907 LILACS-Express
Autor: Garcia, Candela Andrea Ramallo; Vieira, Lara Soutto Mayor; Santiago, Marisa Antunes; Gonçalves, Hebe Signorini.
Título: Meu corpo me pertence: interfaces entre psicologia, dança e gênero / My body belongs to me: interfaces between psychology, dance and gender
Fonte: Fractal rev. psicol;31(2):67-75, maio-ago. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este artigo nasce da inserção da equipe de psicologia numa oficina de dança do Centro de Referência de Mulheres da Maré - Carminha Rosa. Através da exploração e (re)conhecimento corporal proporcionado na oficina, percebemos a possibilidade de o corpo da mulher se desprender de uma identidade e se abrir para novos contornos e possibilidades de ser. Assim, o artigo objetiva pensar as interfaces entre psicologia e dança, refletindo sobre as possíveis contribuições destas às reflexões e produções no campo das políticas de gênero. Para tanto, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com participantes da oficina e análise dos relatos da equipe de psicologia que acompanhava a oficina. Ao explorar o corpo como ponto de ancoragem da atuação da psicologia e das lutas pela igualdade de gênero, o texto conclui que a conexão entre psicologia, corpo e gênero representa uma possibilidade promissora tanto no que se refere à liberdade subjetiva quanto à superação das formas de dominação de gênero e que ambas as perspectivas merecem ser mais bem exploradas.

Abstract This article springs from the introduction of the psychology team in a dance workshop of the Maré Women Reference Center - Carminha Rosa. Through exploration and body recognition provided in the workshop, we percieved the possibility to let go of an identity and open up to new dimensions and possibilities of being. Thus, the article aims to think the interfaces between psychology and dance, reflecting on the posible contributions of these reflections and productions in the area of gender policies. For that we have done semi-structured interviews with workshop participants and analysis of the psychology team reports that followed the workshop. By exploring the body as the anchoring point of psychology and gender equality struggles, the text concludes that the connection between psychology, body and gender represents a promising possibility both in terms of subjective freedom and overcoming forms of domination of gender perspective, and these perspectives deserve further exploration.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  9 / 508 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1039906 LILACS-Express
Autor: Ferreira, Renata Santos Leme; Amorim, Simone Cristina de; Firmino, Letícia Geraldo; Gambaro, Isabela Cristina Ortiz.
Título: Oficinas de Criatividade: atendimento à população de rua / Creativity Workshop: service to the homeless population
Fonte: Fractal rev. psicol;31(2):91-101, maio-ago. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O presente trabalho é um relato de experiência do estágio curricular de Oficina de Criatividade, realizado com população de rua. Esta modalidade de intervenção visa atender populações que normalmente estão à margem dos serviços tradicionais de psicologia. Utiliza técnicas expressivas como meio de acesso às experiências humanas e sua finalidade é favorecer a transformação das relações e ampliar o horizonte existencial de cada integrante. A perspectiva teórica adotada a respeito do trabalho com população de rua pressupõe o distanciamento da patologização dos comportamentos desviantes e moralmente estabelecidos e prioriza a valorização, a aproximação e o reconhecimento dos diferentes modos de ser e estar no mundo. A experiência aqui descrita atendeu a este propósito na medida em que os participantes puderam refletir e compartilhar seus saberes, histórias e cultura, sentindo-se valorizados para reconhecer ou construir e comunicar seu posicionamento crítico a respeito de certa institucionalização concreta e cultural dos serviços socioassistenciais e psicológicos direcionados a este público. Desde modo, entendemos que a Oficina de Criatividade favoreceu mútuas afetações entre pesquisador, pesquisado e instituição, num exercício de ressignificação sobre o fazer psicológico e seu potencial transformador.

Abstract This work is a traineeship experience report of Creativity Workshop, conducted with homeless people. This type of intervention needs to serve populations that are frequently beyond the traditional psychology services. Uses expressive techniques as a means to human experience and its purpose is to promote the transformation of relationships and expand the existential horizon of each participant. The theoretical perspective adopted about work with homeless people sought to distance from the pathologizing of different behavior and morally established and prioritize the valuation, approximation and recognition of different ways of being in the world. The experience described here has served this purpose insofar as the participants were able to reflect and share their knowledge, histories and culture, feeling appreciated recognizing or constructing and communicating their critical position regarding a certain concrete and cultural institutionalization of social welfare and psychological services directed to this public. Thus, we understand that the Creativity Workshop favored common affectations between researcher, researched and institution, in an exercise of ressignification about the psychological doing and its transforming potential.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  10 / 508 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1039905 LILACS-Express
Autor: Pauluk, Luiz Ricardo; Ballão, Cléa Maria.
Título: Considerações sobre o medo na História e na Psicanálise / The history of fear between Psychoanalysis and History
Fonte: Fractal rev. psicol;31(2):60-66, maio-ago. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este artigo propõe uma leitura psicanalítica de parte da obra do historiador francês Jean Delumeau, História do Medo no Ocidente, sobre o sentimento de medo do demônio no Ocidente. O principal objetivo deste trabalho é realizar uma discussão interdisciplinar entre a Psicanálise e a História a respeito do sentimento de medo e como as duas disciplinas o compreendem. Iniciaremos apresentando a teoria do medo a partir, principalmente, das considerações de Sigmund Freud em Inibições, Sintomas e Ansiedade, tomando o medo como fundado principalmente na angústia da castração. Em seguida, apresentaremos as contribuições da Nova História Cultural para a discussão do tema, a qual toma o medo como uma construção histórica e, por conta disso, deve ser compreendida dentro de seu contexto específico. Por fim, apresentaremos pontos em que ambas as teorias convergem e divergem, não buscando propriamente uma síntese das duas áreas, mas sim abordá-las como formas distintas de produção do conhecimento.

Abstract This paper proposes a psychoanalytic reading of the work of the French historian Jean Delumeau, History of Fear in the West, about the feeling of fear of the devil in the West. The main goal of this work is to perform an interdisciplinary discussion between Psychoanalysis and History about the feeling of fear and how the two disciplines understand it. We begin presenting the theory of fear mainly from considerations of Sigmund Freud in Inhibitions, Symptoms and Anxiety, taking the fear as based primarily in the anguish of castration. Then we present the contributions of the New Cultural History for discussion of the topic, which takes fear as a historical construction and, because of that, must be understood within their specific context. Finally, we present points where both theories converge and diverge, not properly looking for a synthesis of the two areas, but as different forms of knowledge production.
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 51 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde