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Id: lil-503788
Autor: Monceau, Gilles.
Título: Implicação, sobreimplicação e implicação profissional / Implication, over implication and professional implication
Fonte: Fractal rev. psicol;20(1):19-26, jan.-jun. 2008.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo busca discutir um dos conceitos básicos da Análise Institucional, a implicação. Para tanto, traz também outros conceitos que dela derivam e/ou modulam: sobreimplicação e implicação profissional. Trazendo exemplos presentes em diferentes espaços, na escola, na universidade, no hospital analisa a tendência da "universitarização" das profissões, onde os profissionais são convocados a trabalhar suas dificuldades práticas pelo discurso, ao modo do fazer universitário, como se a análise discursiva da prática permitisse fazer evoluir a própria prática.(AU)

This article debates one of the basic concepts of Institutional Analysis: implication. For that purpose, brings two other concepts that stem from it: over implication and professional implication. Both rather important for the implications analyses process. Pointing out that implication analyses is a collective work, the text board the devices that those analyses can construct. Bringing examples of different spaces, in the school, in the university, in the hospital, it is analysed the tendency to give a universitarian form to the professions, when professionals are called to work their practical difficulties, doing it through the discourse, as used in the universities, as if the discursive analyses of the practice allowed the evolution of their practice.(AU)
Descritores: Capacitação Profissional
Autogestão
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá


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Id: lil-503787
Autor: Sinding-Larsen, Henrik.
Título: Externality and materiality as themes in the history of the human sciences
Fonte: Fractal rev. psicol;20(1):9-17, jan.-jun. 2008.
Idioma: en.
Resumo: This article presents and discusses some attempts to overcome the "Cartesian" dualism of "mind versus matter" and "interior versus exterior", in particular the attempts of anthropologist Tim Ingold in his book "The Perception of the Environment" (2000). Central to Ingold's argument is a shift in focus from structure to process (temporality), from design to growth, from the organism in a context to organism and environment as co-evolutionary and co-constitutive entities. Ingold builds on ecological thinking (Bateson and Gibson) and phenomenology (Merleau-Ponty and Heidegger). This article characterises Ingold's position as a neo-romantic reaction to the "linguistic turn" in the human sciences and the "genetic turn" in biology and compares his position to historical romanticism.(AU)
Descritores: Filosofia/história
Ciências Humanas/história
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá


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Id: lil-660527
Autor: Costa, Eduardo Antonio de Pontes; Alberto, Maria de Fátima Pereira.
Título: Memórias e narrativas tecidas em uma experiência extensionista / Memories and narratives woven in an extensionist experience
Fonte: Fractal rev. psicol;24(3):667-678, set.-dez. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: O presente trabalho pretende colocar em análise o percurso metodológico construído por psicólogos-extensionistas em uma experiência de assessoria com educadores responsáveis por um projeto de educação popular. Tendo o método como objeto de reflexão, buscamos, nas noções de diálogo (Paulo Freire) e de experiência (Walter Benjamin), retomar alguns fragmentos de memórias para pensar o lugar que ocupávamos nesse projeto. Repensar a nossa assessoria por este prisma nos permite refletir sobre as formas de fazer extensão e pesquisa nos campos da psicologia e da educação, entendidos estes como os lugares dos experts que aplicam seu conhecimento para transformar uma determinada realidade.(AU)

The present work seeks to examine the methodological procedure built by extensionist psychologists in a consultancy experience with educators in charge of a popular education project. When we take the method as an object of reflection, we seek, based on the notions of dialog (Paulo Freire) and experience (Walter Benjamin), to employ some fragments of memories to reflect upon the role we played in this project. To reflect on our consultancy from this perspective enables up to reflect upon the forms of carrying out extension and research work in the fields of psychology and education, understood as the places of experts applying their knowledge to change a particular reality.(AU)
Descritores: Psicologia
Educação
Metodologia
-Vulnerabilidade Social
Limites: Seres Humanos
Criança
Adolescente
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá


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Id: lil-587730
Autor: Cantelmo, Claudia Aparecida; Cavalcante, Thainá Passos; Costa, Liana Fortunato.
Título: A menina mãe: incesto e maternidade / The girl mother: incest and maternity
Fonte: Fractal rev. psicol;23(1):137-154, abr. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Trata-se de um estudo de caso de uma adolescente de quinze anos, vítima de incesto perpetrado pelo padrasto, que teve como consequência sua gravidez e o nascimento de uma criança. O principal objetivo é discutir a reorganização familiar da adolescente, seu silêncio e o de sua família em relação ao abuso sexual. O contexto de pesquisa foi o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de uma cidade de periferia. O método utilizado foi a observação participante. A organização das informações possibilitou construir Zonas de Sentido que se constituem em indicadores de vulnerabilidade: sua relação com a violência sofrida; sua relação com a família; sua relação com a filha e sua relação com a escola. Nesse caso, o silêncio, o isolamento e a migração para outra cidade foram opções de proteção. O estudo da gravidez nesta circunstância requer uma compreensão particularizada em relação ao estudo de adolescentes grávidas em geral.(AU)

This article presents a case study of a fifteen-year-old teenager girl, a victim of incest perpetrated by her stepfather, who became pregnant and gave birth to a child. Our main purpose is to discuss the teenager´s familiar reorganization, the girl's and her family´s silence in relation to the sexual abuse. The Center of Social Assistance (CRAS) in a low-income suburb was the environment of research. The method was the participant observation. From the data obtained we identified four indicators of the adolescent´s vulnerability: her relation to the violence suffered, her relationship with her family, her relationship with her daughter, and her relationship with school. In this case, silence, isolation and the migration to another city were options for the family's self protection. The study of pregnancy in this circunstance requires a particular understanding on pregnant adolescents in general.(AU)
Descritores: Gravidez na Adolescência
Delitos Sexuais
Abuso Sexual na Infância
Incesto
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adolescente
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá


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Id: lil-548876
Autor: Santos, Abrahão de Oliveira; Nechio, Douglas Egidio Gomes.
Título: A paixão de fazer: saúde mental e dispositivo grupal / The passion for doing: mental health and group devicê
Fonte: Fractal rev. psicol;22(1):127-140, enero-abr. 2010.
Idioma: pt.
Resumo: No presente trabalho, foi explorada uma experiência de estágio com usuários de um Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II - no interior do estado de São Paulo. Trata-se de continuar a produção da reflexão da experiência de estágio e supervisão do projeto de saúde mental realizado nesse serviço do SUS. O interesse foi pensar os efeitos do dispositivo grupal e a produção de intervenções de produção de saúde e subjetividade, na esteira das ferramentas propostas por Nietzsche, Michel Foucault, Lourau, Gilles Deleuze e Canguilhem. Por essa via, o propósito foi realizar intervenções capazes de fazer frente às necessidades colocadas pela Reforma Psiquiátrica.(AU)

This work derives from a clinical work experience with users of Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II, a center for psychosocial assistance in the State of São Paulo, Brazil. It moves forward into the development of valuable views and insights into the clinical work and supervision activities for the mental health project carried out at this assistance service sponsored by the Unified Health System - SUS. The focal point of this work is to look into the effects of group device and production of interventions aimed at building a sounder health and subjectivity, mostly relying on the tools proposed by Nietzsche, Michel Foucault, Lourau, Gilles Deleuze, and Canguilhem. With this idea in mind, the work has focused its action on interventions that could effectively respond to the needs placed by Psychiatric Reform.(AU)
Descritores: Comportamento Social
Saúde Mental
Serviços de Saúde Mental
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
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Id: lil-548874
Autor: Oliveira-Menegotto, Lisiane Machado de; Martini, Fernanda de Oliveira; Lipp, Laura Kolberg.
Título: Inclusão de alunos com síndrome de Down: discursos dos professores / Inclusion of students with Down syndrome: teachers' speech
Fonte: Fractal rev. psicol;22(1):155-168, enero-abr. 2010.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo pretende discutir os discursos de professores da cidade de Novo Hamburgo/RS sobre a inclusão de alunos com síndrome de Down. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, contando com a participação de 19 professores de alunos com síndrome de Down de escolas regulares de Novo Hamburgo/RS. Eles foram entrevistados e seus discursos foram analisados a partir de análise de conteúdo qualitativa. Os resultados indicam que eles manifestaram sentimentos de desamparo, impotência e incompetência frente à inclusão, sobretudo, em decorrência da carência de espaços de discussão e formação sobre o assunto, apontando para possibilidades de intervenção da Psicologia.(AU)

This study wishes to examine the discourses of teachers from Novo Hamburgo city, Brazil, about the inclusive education of students with Down syndrome. This is a qualitative exploratory study and it had a participation of 19 teachers of students with Down syndrome in regular schools in Novo Hamburgo city, Brazil. They were interviewed and their discourses were analyzed according to the qualitative content analysis. The results indicate that they expressed feelings of helplessness, impotence and incompetence in dealing with inclusive education, particularly because of the scarcity of opportunities to study and discuss about it, pointing to possibilities of Psychology intervention.(AU)
Descritores: Inclusão Educacional
Síndrome de Down
Docentes
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
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Id: lil-548873
Autor: Barroso, Sabrina Martins.
Título: Avaliação psicológica: análise das publicações disponíveis na SciELO e BVS-Psi / Psychological assessment: analysis of publications in the databases SciELO and Bvs-Psi
Fonte: Fractal rev. psicol;22(1):141-154, enero-abr. 2010. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi analisar a produção nacional de artigos relacionados à avaliação psicológica. Realizou-se uma busca nas bases de dados SciELO e BVS-Psi, utilizando-se as palavras-chave avaliação psicológica, testes psicológicos e testagem psicológica. Foram selecionados 333 trabalhos, nos quais foram analisadas as categorias divulgação, discurso, temática, autoria e metodologia. Os resultados indicaram aumento nas publicações sobre o tema nos últimos anos, dificuldades para localizar artigos nas bases virtuais, predominância de trabalhos de natureza empírica, relacionados ao estudo dos instrumentos, especialmente dos testes psicológicos e maioria de artigos de autoria única e feminina.(AU)

The objective of this study was to analyze the article production related to psychological assessment. It was realized a search in electronic databases SciELO and BVS-Psi, using the keywords psychological assessment, psychological tests and psychological testing. 333 articles were selected, and were analyzed in the categories divulgation, speech, topics, authors and methodology. The results showed an increase in scientific production in recent years, difficulties in locating the articles in the databases online, predominance of empirical work, related to instruments, especially the psychological tests and majority of single authors and women authors.(AU)
Descritores: Testes Psicológicos
Pesos e Medidas
Bases de Dados Bibliográficas
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Vieira, Sarita Brazäo
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Id: lil-548872
Autor: Nascimento, Elvia Lane Araújo do; Vieira, Sarita Brazão; Cunha, Tânia Batista da.
Título: Riscos ocupacionais: das metodologias tradicionais à análise das situações de trabalho / Occupational risks: from traditional methodologies to analysis of labor situations
Fonte: Fractal rev. psicol;22(1):115-126, enero-abr. 2010.
Idioma: pt.
Resumo: Tem-se por objetivo discutir a abordagem dos riscos ocupacionais segundo dois enfoques: o tributário às metodologias tradicionais em segurança do trabalho, cujo enfoque de análise é o das normatizações determinadas por técnicos especializados na área e, outro, que propõe a participação dos trabalhadores. Como abordagem participativa, a referência é a Psicodinâmica do Trabalho e a Ergonomia. A revisão da literatura indica que, embora haja esforço em implantar políticas públicas e de gestão, via participação mais efetiva dos trabalhadores, observa-se, ainda, uma supremacia de metodologias tradicionais na análise dos riscos ocupacionais. Analisam-se suas causas reafirmando a necessidade de novos enquadres teórico-metodológicos.(AU)

The objective sought after is to discuss the occupational risks according to two aspects: the tributary one to traditional methodologies in labor security whose focus is the one of regulations set by qualified professionals in that field, and another one that suggests the participation of workers. As a participative approach, the reference is the Psychodinamic of Work and the Ergonomics. The revision of the literature points that although there is much effort for implementing management and public policies through a more effective participation of workers, a supremacy of traditional methodology in the occupational risk analysis is observed. Their causes are analyzed reassuring the need of new theoretical and methodological topics.(AU)
Descritores: Trabalho/psicologia
Riscos Ocupacionais
Saúde do Trabalhador
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Id: lil-548870
Autor: Almeida, Maria Clara de; Carijó, Filipe Herkenhoff; Kastrup, Virgínia.
Título: Por uma estética tátil: sobre a adaptação de obras de artes plásticas para deficientes visuais / Towards a tactile aesthetics: on the adaptation of works of plastic art for the visually disabled
Fonte: Fractal rev. psicol;22(1):85-100, enero-abr. 2010. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Analisamos três estratégias comuns para se fornecer acesso às artes plásticas para deficientes visuais: adaptação via alto-relevo, uso representacional de texturas e seleção de esculturas. Lançando mão de estudos de psicologia cognitiva sobre tato (como GIBSON, 1962; LEDERMAN, 1997; HATWELL; MARTINEZ-SAROCCHI, 2000) discutimos tanto a adequação destas estratégias ao tato quanto seu alcance estético. Mostramos que a maioria das "versões táteis" nada possui de tátil: ignorando as propriedades cognitivas e a dimensão expressiva do tato, acabam por reproduzir padrões visuais. Concluímos que o acesso às artes plásticas deve ser pensado em termos da invenção de uma estética verdadeiramente tátil.(AU)

Three common strategies for providing the visually disabled with access to plastic arts are analyzed: adapting works of art via raised-line techniques, using representational textures and selecting sculptures. We draw upon studies in the cognitive psychology of touch (such as GIBSON, 1962; LEDERMAN, 1997; HATWELL; MARTINEZ-SAROCCHI, 2000), in order to discuss both the adequacy of these strategies vis-à-vis the modality of touch and their aesthetic reach. We show that most "tactile versions" are by no means tactile: by ignoring both the cognitive properties and the expressive dimension of touch, they end up reproducing visual standards. We suggest that access to the plastic arts should be understood in terms of the invention of a truly tactile aesthetics.(AU)
Descritores: Arte
Transtornos da Visão
Estética
Percepção do Tato
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Id: lil-548869
Autor: Sisson, Nathalia; Winograd, Monah.
Título: A Ciência de Freud: introdução ao problema da cientificidade da psicanálise / Freud's science: an introduction to the issue of psychoanalisis' scientific status
Fonte: Fractal rev. psicol;22(1):67-84, enero-abr. 2010.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq/ Edital Ciências Humanas e Sociais.
Resumo: Apresenta-se primeiramente a concepção de Freud do que seria a Ciência e em que constituiria a atividade cientifica, utilizando-se textos freudianos nos quais ele trabalha esse tema. Considera-se as noções de Naturwissenchaft e Geistwissenchaft para contextualizar a discussão sobre a cientificidade da Psicanálise à época de Freud. Confronta-se então a Ciência, como entendida por Freud, com as concepções de Popper e Bachelard, oriundos da Epistemologia. Posteriormente, apresentamos diferentes posições de psicanalistas, como Lacan e Kernberg, quanto ao mesmo tema, para mostrar como a compreensão do que seja a Ciência determina os posicionamentos quanto à relação entre esta e a Psicanálise.(AU)

The article presents Freud's conception of Science and the scientific enterprise using Freudian texts in which the author writes specifically about the scientific issue regarding psychoanalysis. To broaden the discussion, the german notions of Naturwissenchaft and Geistwissenchaft are introduced so as to shed light on the notions from which and with which Freud was dealing with. After this contextualization, Freud's conception of science is confronted with the conceptions of Popper and Bachelard regarding science, as well as with other psychoanalysts ideas on this matter, such as Lacan and Kernberg, showing how their way of understanding science determines their position on the matter of Science and Psychoanalysis.(AU)
Descritores: Psicanálise
Ciência
Conhecimento
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá



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