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Id: biblio-975553 LILACS-Express
Autor: Mélega, Marisa Pelella.
Título: "A balada do Velho Marinheiro" do poeta S. Coleridge. Uma leitura crítica de Arthur Hyatt Williams / Coleridge's the Rime of the Ancient Mariner. A critical reading by Arthur H. Williams
Fonte: Ide (São Paulo);40(64):269-284, jul.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Trata-se de um texto extraído do capítulo 12 do livro Nevrosi e delinquenza, de Arthur H. Williams. Na leitura do mencionado poema, A. H. Williams depara-se com um criminoso, o Velho Marinheiro, e resolve investigar a biografia de Coleridge. Nessa biografia ele encontra vários elementos que o fazem identificar aspectos do Velho Marinheiro em Coleridge. Segundo A. H. Williams, com a criação desse poema, Coleridge teria elaborado ou sublimado sua tendência homicida.

This is a text from chapter twelve of Nevrosi e delinquenza, a book by Arthur H. Williams. When reading Coleridge's poem, A. H. Williams found a criminal, the ancient mariner; he then decides to investigate Coleridge's biography. In it he finds many an element leading him to identify some aspects of the ancient mariner in Coleridge. According to Williams, with the creation of this poem, Coleridge would have elaborated or sublimzed his homicide tendency.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-975552 LILACS-Express
Autor: Fernandes, Claudia Mascarenhas.
Título: A "mostração" e a constituição do sujeito na clínica com aqueles que ainda não falam / The "mostration" and the constitution in the clinical with those who do not speak yet
Fonte: Ide (São Paulo);40(64):257-266, jul.-dez. 2017. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A clínica com aqueles que não falam cresceu na prática clínica com a criança, mesmo que esta última questione os fundamentos da psicanálise ela mesma, principalmente quando se trata de crianças autistas. A imagem com o suporte da letra é um elemento indispensável para que essa clínica possa ser lida. Como a psicanálise pode usar a imagem em sua clínica? Na prática clínica, a imagem está realmente no campo do negativo?

The clinical practice with those who do not speak can be grounded in the field of psychoanalysis, even though it has been questioned in its fundamentals, when it refers to the child and more specifically, an autistic child. Not only can the clinical practice with infants be read by the psychoanalysis, but it can also be presented in its most radical form: the psychoanalysis as a practice of discourse without words. Imagery, with the support of the letter, is an indispensable element in psychoanalysis to make the readings in this clinical practice viable. How psychoanalysis can utilise the imagery in the clinical with those do no to speak? Il is the imagery really negative for the psychoanalysis practices? The setting of an autistic child may chance the conception of a psychoanalysis who only works with the words.
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Id: biblio-975551 LILACS-Express
Autor: Perrini, Cleuza Mara Lourenço.
Título: Associações estéticas como representação do mundo mental sem palavras / Aesthetic associations as a representation of the mental world without words
Fonte: Ide (São Paulo);40(64):247-256, jul.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: São as descontinuidades da vida que tentamos transpor, ou reconciliar, ou integrar, pela lembrança e, mais além, pelo mito e pela arte. Através desse processo dinâmico em ação, as associações estéticas passam a ser uma reconstrução da representação nos seus primórdios subjetivos como objeto nodal de interesse e não de uma mera reprodução. Se as associações estéticas, vividas no encontro analítico intersubjetivo, podem re-velar o íntimo interior, a criação não é um mero acontecido. Passa a ser uma experiência estética que pode ser entendida como uma primeira inscrição psíquica, transformando premências opressivas em criativas.

They are the discontinuities of life that we try to transpose, or reconcile, or integrate, by remembrance and, further, by myth and art. Through this dynamic process in action, aesthetic associations become a reconstruction of representation in its subjective beginnings as a nodal object of interest and not a mere reproduction. If aesthetic associations, experienced in the intersubjective analytic encounter, can reveal the innermost, creation is not a mere occurrence. It becomes an aesthetic experience that can be understood as a first psychic inscription transforming oppressive pressures into creative transformations.
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Id: biblio-975550 LILACS-Express
Autor: Ajzenberg, Raquel Plut.
Título: Travessia e memória: considerações sobre o trabalho potências da fragilidade / Crossing and memory: considerations about the paper powers fragility
Fonte: Ide (São Paulo);40(64):241-246, jul.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Nos apropriamos aqui, na intenção de comentá-lo, do título de trabalho de Tatiana Grinfeld, que, por meio de sua defesa de tese, fez uma exposição e um videoarte que mostram o enfrentamento da doença que a acometeu. Revelam-se as potências de um corpo que sofreu abalos e passou por situações traumáticas. Destacam-se questões sobre potência, vida e morte, tempo, memórias, bem como a busca de representação psíquica para tais experiências.

We consider here in the intention to comment on the title of Tatiana Grinfeld work, wich through a video-art and on her defense thesis expose the coping that her body went trought. They reveal the powers of a body that has suffered traumatic events. It highlights questions about power, life and death, time, memories, as well as the search for psychic representation for such experiences.
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Id: biblio-975549 LILACS-Express
Autor: Tognolli, Dora.
Título: Penetráveis: arte na clínica / Penetráveis: art in the clinical practice
Fonte: Ide (São Paulo);40(64):227-240, jul.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: A autora parte de um pequeno relato clínico que anuncia a interrupção de um processo de análise para problematizar a metapsicologia e os caminhos que as pulsões atravessam, do corpo à palavra, até atingirem a comunicação e a transferência a objetos disponíveis, entre os quais o analista. A busca de tratamento reativa restos perdidos no tempo, que colocam a paciente em estado de sofrimento e criam impasses diante de um novo circuito de representações. A produção artística de Hélio Oiticica dos anos 1960, intitulada Penetráveis, é utilizada como metáfora de experiências limites: os labirintos que Oiticica constrói dependem da participação ativa do espectador, na busca de novos caminhos de expressão. Atravessar os Penetráveis é tomado aqui como rito de passagem - transformação que passa pelo corpo e pelo simbólico. O texto trata de temas como o corpo, a sensorialidade, as barreiras, a experiência estética e o estranhamento que acompanham o processo analítico.

The author departs from a clinic narrative that announces the interruption of a analytic process in order to examine metapshychology and the path of instincts from the body to the speech, until they reach communications and the transference of available objects, among which is the analyst. The search of treatment reactivates reminiscences lost in time, which cause the patient to suffer and create impasses in face of a new circuit of representations. The artistic work of Hélio Oiticica in the 1960s named Penetráveis is used as a metaphor for border experiences: the labyrinths that Oiticica builds depend on the spectator's active participation, in the search of new ways of expressions. The crossing of the Penetráveis is compared to a rite of passage - a transformation of both the body and the symbolic. The text approaches subjects related to the body, sensitivity, barriers, esthetic experience and disruptions that are inherent to the analytical process.
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Autor: Majolo, Thiago Pereira.
Título: As três imagens no lago / The three images on the lake
Fonte: Ide (São Paulo);40(64):215-226, jul.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: O ensaio investiga três imagens que narciso encontra ao contemplar o lago e como elas se articulam para formar as noções de tempo e espaço psíquicos. Uso fragmentos clínicos com uma analisanda para compreender, na transferência, como essas três imagens dialogam, impondo perguntas importantes a que tentaremos responder. O ensaio é essencialmente sustentado pela teoria psicanalítica, mas procura na cultura, especialmente na literatura, forma de compreender as noções de temporalidades psíquicas com que nos deparamos na clínica.

The essay investigate the three images the Narcissus find out on the lake and how they articulate themselves to shape notions of psychics time and space. I use clinical fragments experienced with a patient to comprehend how, in transference, those three images dialogue, setting on important questions we will try to respond. The essay is supported mainly by psychoanalysis theory, but search in the general knowledge, especially in literature, ways to comprehend notions of psychic temporalities faced in the clinic.
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Id: biblio-975547 LILACS-Express
Autor: Guimarães, Luiz Moreno.
Título: O paradoxo do mesmo e do outro: análise de uma tirinha de Laerte / The paradox of the same and the other: analysis of Laerte's comic strip
Fonte: Ide (São Paulo);40(64):199-214, jul.-dez. 2017. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Pretende-se examinar uma tirinha de Laerte, que aborda o tema da repetição literal, evidenciando a singular posição da personagem. Para isso, propõe-se pensar a tira - em comparação com o filme Feitiço do tempo (1993) - como uma possível resposta a alguns dos problemas formulados tanto por Nietzsche, ao nomear o eterno retorno, como por Freud, ao analisar a compulsão de destino. De tal forma, o objetivo mais geral é contribuir para a investigação psicanalítica do destino, através de uma análise específica.

We aim to examine one of Laerte's strips, which addresses the theme of literal repetition, highlighting the singular position of the character. For this, we propose to think of the strip - comparing to the film Groundhog Day (1993) - as a possible answer to some of the problems formulated by both Nietzsche in naming the eternal return and Freud in analyzing the destiny compulsion. In such a way that our more general purpose is to contribute to the psychoanalytic investigation of destiny, through a specific analysis.
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Autor: Alvares, Jurenice Picado.
Título: A garota dinamarquesa: Lili Elbe / The danish girl: Lilie Elbe
Fonte: Ide (São Paulo);40(64):185-197, jul.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Proponho um exercício de leitura do filme A garota dinamarquesa (Hooper, 2015), examinando a comunicação de diferentes formas de expressão da arte, como a dramatúrgica, a cinematográfica, a estética (formas do vestuário) e a linguagem, sob o olhar da psicanálise, para a representação do amor através da aceitação e do compartilhamento da liberdade do outro. Trata-se de uma cinebiografia de Lili Elbe que, embora baseada em fatos reais, não deixa de ser uma construção sobre a trajetória da vida profissional e pessoal do pintor dinamarquês Einar Wegener, considerado o primeiro transgênero a se submeter à cirurgia de redesignação sexual, assumindo o nome de Lili Elbe. O filme retrata o relacionamento amoroso de Einar com sua esposa Gerda, o desvelamento e as implicações da identificação de Einar como mulher. Diferencia a transexualidade e a homossexualidade utilizando-se dos autores Gerald Bonnet e Leticia Glocer Fiorini.

My proposition is to analise a film The danish girl (Hooper, 2015), examining the different forms of art expression: dramaturgy, cinematography, esthetic (clothing) and language. To look the representation of love through the acceptance and sharing of other's freedom, under the psychoanalytical gaze. This is a biographic film of Lili Elbe which, although based on real events, is still a construction of the trajectory of the professional and personal life of the Danish painter Einar Wegener, considered the first transgender to undergo the sexual reassignment surgery, assuming the name of Lili Elbe. The film portrays Einar's loving relationship with his wife Gerda, the unvelling and implications of Einar's identification as a woman. It diferentiates the trans-sexuality from the homosexuality using the authors Gerald Bonnet and Leticia Glocer Fiorini.
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Id: biblio-975545 LILACS-Express
Autor: Zonana, Raya Angel.
Título: Entre a criança e o adulto, entre a floresta e a cidade / Between the child and the adult, between the forest and the town
Fonte: Ide (São Paulo);40(64):169-183, jul.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Uma pequena cidade da Dinamarca é o cenário de A caça (Vinterberg, 2012). Dentre as muitas vertentes que o filme sugere, o foco da autora, com um olhar psicanalítico, singular, recai sobre um objeto fundamental da psicanálise: a sexualidade infantil, que nasce nas delicadas trocas entre o adulto e a criança e perdura no inconsciente do adulto. O entorno sociocultural em que ocorrem essas trocas marca a estrutura psíquica do sujeito e, assim, da comunidade. A partir disso, a autora observa que o que existe de mais íntimo em cada ser, contém em si o estranho - Das Unheimliche (Freud, 1919).

A little Danish town is the set for The Hunt (Vinterberg, 2012). Among the many themes that the film suggests, the author focuses her particular psychoanalytical regard on a fundamental object of psychoanalysis: child sexuality, which emerges from the delicate exchanges between the adult and the child and persists in the adult's unconscious. The sociocultural environment in which these exchanges take place defines the psychological structure of the subject and, thus, of the community. With this in mind, the author observes that what exists of most intimate in each person contains in itself the uncanny - Das Unheimliche (Freud, 1919).
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Autor: Gonçalves, Camila Salles.
Título: Lola, corrupção e narcisismo social / Lola, corruption and social narcissism
Fonte: Ide (São Paulo);40(64):159-167, jul.-dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: A autora assinala alguns aspectos da arte cinematográfica que podem ser vistos, em seu modo peculiar, nesse filme de Fassbinder. Considera ser possível falar sobre o sentido do roteiro sem esquecer o modo artístico de apresentá-lo. Faz uma leitura da história por meio da utilização de conceitos psicanalíticos e filosóficos, de Fabio Herrmann e de Theodor Adorno, e comenta cenas considerando imagens que podem trazer uma visão original do tema corrupção.

The author points out some specific aspects of cinematographic art that can be seen in their peculiar faction in this Fassbinder film. She intends that it is possible to speak about the meaning of the script without forgetting the artistic way of presenting it. She makes a reading of the whole story through the use of psychoanalytic and philosophical concepts from Fabio Herrmann and Theodor Adorno and comments some scenes considering the images that can be taken in a original vision of the theme corruption.
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