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Id: biblio-953941
Autor: Mélega, Marisa Pelella.
Título: A tirania do tempo real e o imperialismo da velocidade / The tyranny of real time and the imperialism of speed
Fonte: Ide (São Paulo);38(60):247-254, out. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo coloca em discussão a temporalidade que atravessa o ser humano, desde o nascimento até a morte, considerando a tecnologia que impõe uma velocidade que supera a condição sensorial e imaginativa da mente. Em outras palavras, baseando-se nas ideias de Bion, pretendemos considerar o confronto entre a protomente e a mente simbólica.

This paper discusses the temporality that impacts the human being, from birth to death, considering the technology that imposes a speed that surpasses the sensory and imaginative condition of the mind. In other words, based on Bion's ideas we will consider the confrontation between the proto-mind and the symbolic mind
Descritores: Psicanálise
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-953940
Autor: Junqueira Filho, Luiz Carlos Uchôa.
Título: Notas sobre a história da fotografia: o "estranho encontro" entre realidade e ficção / Notes on photography's history: the "strange meeting" amongst reality and fiction
Fonte: Ide (São Paulo);38(60):237-245, out. 2015. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Neste artigo, procuro retratar o "estranho encontro" entre a fotografia pictorialista e a fotografia direta, através da evolução artística de Alfred Stieglitz, um dos pais da fotografia moderna. De fato, ele não se intimidou em oscilar livremente entre a ficção e a realidade, o figurativismo e a abstração, o naturalismo e o intervencionismo, o material e o espiritual. Uma analogia é proposta com o "estranho encontro" entre uma dada personalidade e uma ideia nova.

In this paper, I intend to portray the "strange meeting" between pictorialist photography and straight photography, based on the artistic evolution of Alfred Stieglitz, one of the fathers of modern photography. Surely, he was not frightened in freely oscilate between fiction and reality, figurativism and abstraction, naturalism and interventionism, materialism and spirituality. An analogy is proposed between a given personality and a new idea.
Descritores: Fotografia
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Id: biblio-953939
Autor: Haudenschild, Teresa Rocha Leite.
Título: Modernismo, mulher e psicanálise: Adelheid Koch, Virgínia Bicudo, Lygia Amaral e Judith Andreucci: pioneiras da psicanálise em São Paulo / Modernism, women and psychoanalysis
Fonte: Ide (São Paulo);38(60):215-235, out. 2015. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A autora retraça o começo da história da psicanálise em São Paulo, entrelaçada à literatura desde 1926, quando Durval Marcondes publica um artigo no Klaxon sobre crítica literária baseada na psicanálise, e é elogiado por Freud, que em 1928 dispõe-se a ler o primeiro número da Revista Brasileira de Psicanálise (que também publica dois artigos sobre literatura). Em 1936, a pedido de Freud, Jones convida Adelheid Koch, membro associado do Berlin Psychoanalytic Institute, para vir ao Brasil analisar futuros analistas. A partir de entrevistas com Eleonore, filha de Adelheid, e com Virgínia Bicudo, Lygia Amaral e Judith Andreucci, a autora relata o início da formação psicanalítica, quando Virgínia torna-se a primeira candidata latino-americana, ao deitar-se no divã de Adelheid, em outubro de 1937. Essas pioneiras da psicanálise da SBPSP, mulheres destemidas, têm sempre, em suas vicissitudes, Durval Marcondes como companheiro inabalável.

The author traces the early history of psychoanalysis in São Paulo, and shows how it was interwoven with literature, when in 1926 Durval Marcondes publishes an article in "Klaxon" about literary criticism based on psychoanalysis, which is praised by Freud, who, in 1928, reads the first issue of the Revista Brasileira de Psicanálise (which also includes two articles on literature). In 1936 at Freud's request, Jones invites Adelheid Koch, an associate member of the Berlin Psychoanalytic Institute, to come to Brazil to analyse future analysts. Through interviews with Eleonore (Adelheid's daughter), Virgínia Bicudo, Lygia Amaral and Judith Andreucci, the author recounts the beginnings of psychoanalytical training, when Virginia lies on Adelheid's couch and becomes the first Latin American candidate in October 1937. These brave women, pioneers of the SBPSP, in their vicissitudes, always counted on Durval Marcondes as a steadfast companion.
Descritores: Psicanálise
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-953938
Autor: Saddi, Luciana.
Título: Cuspe, catarro, remela e caca de nariz / Spit, catarrh, rheum and snot of nose
Fonte: Ide (São Paulo);38(60):209-211, out. 2015.
Idioma: pt.
Descritores: Literatura
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Id: biblio-953937
Autor: Cruz, Juarez Guedes.
Título: Balada para uma encantadora de serpentes / Ballad for an enchanting snake
Fonte: Ide (São Paulo);38(60):207-208, out. 2015.
Idioma: pt.
Descritores: Literatura
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-953936
Autor: Niskier, Clarice.
Título: Reflexões de prazer e dor / Reflections of pleasure and pain
Fonte: Ide (São Paulo);38(60):187-203, out. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: Tema prazeroso, angustiante, doloroso, foi necessário começar com uma lista enorme de assuntos para dar conta da dificuldade de entrar no tema. Fantasias, ambivalências, repressões, libido, a origem do eu, a origem das relações sociais, políticas, familiares, os segredos envolvem tudo, as artes, os amores, os desejos, as relações humanas. São nossos cúmplices, nossos aliados e nossos inimigos. O texto analisa uma cena do filme O último tango em Paris, de Bertolucci, uma cena do filme O segredo dos seus olhos, de Juan José Campanella, e uma cena da peça Silêncio!, de Renata Mizrahi e Priscila Vidca. Tem como base o texto O último tango em Paris - áreas secretas, da psicanalista Amina Maggi. Segredos são paraísos ecológicos do planeta Eu. Reserva biológica da psique humana.

Bittersweet reflections A pleasurable, distressful and painful theme. It was necessary to begin with a huge list of issues to deal with the difficulty of approaching the topic. Fantasies; ambivalences; repressions; libido; the origin of the Self; the origin of the social, political and family relationships. Secrets involve everything: arts, love affairs, desire and human relationship. Secrets are our partners, our allies and our enemies. The text analyzes a scene from Bertolucci's movie Last tango in Paris, a scene from Juan José Campanella's movie The secret in their eyes and a scene from Renata Mizrahi and Priscila Vidca's play Silêncio. The basis of this work is the text O último tango em Paris - áreas secretas from the analyst Amina Maggi. Secrets are ecological paradises from the planet Self. Biological reserve from the human psyche.
Descritores: Psicanálise
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Id: biblio-953935
Autor: Scappaticci, Anne Lise S. Silveira.
Título: A autobiografia de Wilfred Bion: o segredo como fonte de si mesmo / The autobiography of Wilfred Bion: the secret as a source of the self
Fonte: Ide (São Paulo);38(60):175-185, out. 2015. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A autora apresenta trechos da primeira parte da Autobiografia de Wilfred Bion, fazendo conexões com outros autores, com o propósito de ilustrar a necessidade de conhecer e, também, de permanecermos numa área de desconhecimento, o segredo. A busca é pela expressividade e não por justificar-se a priori por meio do entendimento da obra. O psicanalista, assim como o poeta, arrisca, e tenta não resolver o conflito. Entretanto, a mente humana oscila sempre, sendo necessária no processo epistemológico de cada um para conhecer/desconhecer.

The author presents excerpts from the first part Wilfred Bion's Autobiography making connections with other authors in order to illustrate the need to know and also to remain in unawareness realm, the secret. The search is for expressiveness and not by justify oneself a priori through the search of understanding.
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Id: biblio-953934
Autor: Nunes Junior, Ario Borges.
Título: O valor do segredo na religião e na psicanálise / The value of secrecy in religion and psychoanalysis
Fonte: Ide (São Paulo);38(60):161-174, out. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo é abordar a questão do segredo sob a perspectiva religiosa e a psicanalítica. Em ambos os casos, a promessa de segredo de quem escuta entra como garantia. No entanto, o confronto entre as duas modalidades revela reações antagônicas em relação à resistência à verbalização. No âmbito religioso, o dispositivo da confissão, centrado no mandato de tudo dizer em relação aos pecados, enfoca a revelação, assim, a atenção fixa-se no congelamento da cena proibida, que parece se reafirmar na ficção pulsional. Em relação à regra fundamental, o conteúdo omitido desloca-se para um papel secundário e a atenção se volta para a recusa do analisando à associação livre, o que está, estreitamente, vinculado ao manejo transferencial e, de alguma forma, à lacuna inerente ao sentido da fala e à sua interpretação.

The aim of this study is to address the issue of secrecy under the religious and the psychoanalytic perspective. In both cases, the promise of the listener to keep the secret enters as a guarantee. However, the confrontation between the two modes reveals antagonistic reactions towards the resistance to verbalization. In the religious sphere, the tool of the confession, is centered in the mandate of revealing everything about the sins, focuses on the revelation, thus, the attention is fixed on the freezing of the forbidden scene which seems to reaffirm the instinctual fiction. Regarding the fundamental rule, the omitted content moves to a secondary role and the attention turns to the refusal of the analyzed to free association, which is, closely linked to the transference and management as well as, somehow, to the inherent gap to the sense of speech and its interpretation.
Descritores: Psicanálise
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Id: biblio-953933
Autor: Mandelbaum, Enrique.
Título: Notas sobre a Psicanálise em tempos de algoritmos / Notes on Psychoanalysis in times of algorithms
Fonte: Ide (São Paulo);38(60):145-159, out. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: Servimo-nos de uma crônica de Clarice Lispector, "Os segredos" (1973), para encontrar uma moldura em cujo interior possamos inaugurar uma reflexão pessoal sobre a clínica psicanalítica na cultura que privilegia a instantaneidade da comunicação eletrônica. E trazemos do texto de Freud, Psicologia das massas e análise do ego (1921), algumas ideias para a nossa reflexão sobre o estado de coisas em nossa contemporaneidade. Vinhetas clínicas, filmes e experiências pessoais oferecem o material para a problematização psicanalítica.

The author uses a chronicle of Clarice Lispector, "Os segredos" [The secrets] (1973) in order to meet a frame inside which he begins a personal reflection on the psychoanalytical clinic in a culture that privileges the instantaneity of the electronic communication. And he brings some ideas from Freud's Mass psychology and the analysis of the ego to his reflection on the state of affairs in our contemporaneity. Clinical vignettes, films and personal experiences offer the material to the psychoanalytical inquiry.
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Id: biblio-953932
Autor: Barros, José Fernando de Santana.
Título: O segredo de Macabéa / Macabéa's Secret
Fonte: Ide (São Paulo);38(60):139-144, out. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: A partir do romance de Clarice Lispector, A hora da estrela, o autor tenta estabelecer um paralelo e um diálogo fictício com algumas ideias psicanalíticas, notadamente as ideias de Fábio Herrmann, autor da Teoria dos Campos, e as de Isaías Melsohn, tais como aparecem em seu livro Psicanálise em nova chave. O objetivo é mostrar que o artista, muitas vezes com outras palavras, expressa aquelas ideias na construção de sua obra literária, expressão simbólica de sentimentos e emoções.

Making use of Clarice Lispector novel A hora da estrela, the author tries to establish a parallel and a fictitious dialogue with some psychoanalytical ideas, notedly Fábio Herrmann's ones, author of Theory of the Fields and the ones of Isaías Melsohn the way they appear on his book Psicanálise em nova chave. The aim is to show that the artist, most of the times with another words, expresses those ideas during construction of his literary work, which is simbolic expression of feelings and emotions.
Descritores: Psicanálise
-Teoria Psicanalítica
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