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Pesquisa : Imaginário - LILACS
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Id: lil-645902
Autor: Dias, Ana Cristina Garcia; Leme, Maria Isabel da Silva; Koller, Silvia Helena.
Título: Ética na pesquisa com crianças / Ethical issues into the research with children / Ética en la investigación con niños
Fonte: Imaginário;13/14(17/18):493-506, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo discute questões éticas envolvidas na pesquisa psicológica com crianças, focalizando mais detidamente a obtenção do termo de consentimento livre e esclarecido em vista das especificidades desta população. Nesta perspectiva, são analisados os cuidados para a obtenção da autorização dos responsáveis e discutidos os limites impostos ao pesquisador nesta tarefa. Também são analisadas discussões anteriores sobre a autorização dos responsáveis, diferenças nas recomendações preconizadas por diferentes entidades e implicações para a pesquisa decorrentes da aplicação do termo

This essay discusses ethical issues involved in doing research with children, focusing more chosely informed consent, due to the specificities of this population. In this perspective, we analyze some precautions to obtain parent's consent, discussing at same time some restrictions imposed to the researcher at that task. We also analyze past discussions about informed consent, differences in the reccomendations about it made by different comities and implications for research resulting from obtaining consent.
Descritores: Ética em Pesquisa/educação
-Códigos de Ética/tendências
Comissão de Ética/normas
Comissão de Ética
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Albertini, Paulo
Id: lil-645901
Autor: Freitas, Laura Villares de; Albertini, Paulo.
Título: Um exercício de alteridade: aproximações e afastamentos entre Jung e Reich / An exercise in otherness: approaches and departures between Jung and Reich / Un ejercicio de alteridad: acercamientos y alejamientos entre Jung y Reich
Fonte: Imaginário;13/14(17/18):453-491, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: Nosso objetivo é apresentar o exercício que consistiu em identificar movimentos de aproximação e afastamento entre as abordagens teórico-práticas desenvolvidas por Carl Gustav Jung e Wilhelm Reich. No que diz respeito ao método, procuramos contextualizar os conceitos no conjunto da obra de cada autor, assim como respeitar as linguagens específicas. A fim de cumprirmos o objetivo proposto, elegemos três eixos norteadores: aspectos históricos, dimensão teórico-conceitual e formas de intervenção. Quanto ao primeiro, aspectos históricos, focalizamos os contextos de vida e obra dos dois autores, destacando também suas relações com Freud. Em relação à dimensão teórico-conceitual, cotejamos, sobretudo, as noções de ciência, inconsciente, autorregulação, sexualidade, desenvolvimento, saúde e doença. Finalmente, a interlocução sobre as formas de intervenção se deu frente às propostas voltadas para o contexto sociocultural, em especial nos campos da clínica, educação, política, religião e arte. Consideramos que este artigo, ensaio de um diálogo respeitoso entre os enfoques de Jung e Reich, pode contribuir para um mundo onde as diferenças, longe de impedirem o contato criativo, sejam vistas como uma valiosa oportunidade para rever e amadurecer posições.

Our aim here is to present the exercise of identifying movements of convergence and divergence in the theoretical and practical approaches developed by Carl Gustav Jung and Wilhelm Reich. As to the method, we attempt to contextualize the concepts considering the whole set of works of each author, as well as to respect their specific languages. In order to achieve our aim, we have elected three main guidelines: the historical aspects, the conceptual and theoretical dimension, and the forms of intervention. As to the first - the historical aspects -, we focus on the contexts of life and work of both authors, also underlining their relations to Freud. As to the second, we compare, mainly, the notions of science, unconsciousness, self-regulation, sexuality, development, health and disease. Finally, the consideration on the forms of intervention takes place by the light of the propositions linked to the social and cultural context, particularly in the fields of clinic paper, attempting to produce a respectful dialogue between the perspectives of Jung and Reich, may contribute to a world where the differences, far from preventing a creative contact, can be seen as a good opportunity to review and ripen our positions.
Descritores: Teoria Freudiana
Teoria Junguiana
Teoria Psicanalítica
Personalidade/classificação
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-645900
Autor: Santana, Carla da Silva; Kovács, Maria Júlia.
Título: Mosaico e pesquisas qualitativa: combinando fragmentos na tarefa de análise de dados / Mosaic and qualitative research: combining fragmentos in the analysis task given / Mosaico e investigación cualitativa: combinando fragmentos en la tarea del análisis dada
Fonte: Imaginário;13/14(17/18):439-452, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo discute a análise de dados na pesquisa qualitativa utilizando a metáfora do mosaico como possibilidade de trabalho com fragmentos de dados. Discute os lugares do referencial teórico, a relação sujeito-pesquisador e sujeito-pesquisado e a diversidade dos elementos envolvidos nesta relação. Fundamenta-se na teoria fenomenológica embora discuta o lugar do sujeito na teoria estruturalista

This study discuss of data in the qualitative research using the metaphor of a mosaic as possibility of work with fragmentos of data. It aproach the places of the referencial theoretical, the relation of citizen-researcher and citizen-searched and the diversity of the involved elements in this relation. It is based on the phenomenological theory even so argues the place of the citizen in the estruturalist theory
Descritores: 57808/etnologia
57808/métodos
Metáfora
Pesquisa Qualitativa
Relações Pesquisador-Sujeito/psicologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto Jovem
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-645899
Autor: Ferreira, Luiz Fabiano Seabra.
Título: Corridas de aventura: o mito do herói, a aventura e a representação mítica da natureza / Aventure races: the hero's myth, the adventure and the mythical representation of nature / Competencias de aventura: el mito del héroe, la aventura y la representación mítica de la naturaleza
Fonte: Imaginário;13/14(17/18):411-438, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: As corridas de aventura são eventos esportivos que possuem características peculiares e seus participantes evidenciam subjetividades distintas daquelas encontradas nos atletas participantes dos esportes tradicionais. Foi realizada uma pesquisa qualitativa amparada pela antropologia complexa com o objetivo de refletir sobre o mito do herói e a mitificação da natureza encontrados nos discursos dos participantes de corridas de aventura. A análise dos dados permitiu construir uma tela tecida com os discursos dos atletas e as teorias, formando uma espiral na qual a pesquisa de campo (entrevista semi-estruturada - análise de conteúdos) está entrelaçada à pesquisa teórica, constituindo uma totalidade. Os resultados evidenciam que a partir das vivências ocorridas no decorrer das corridas de aventura os atletas expõem simbolismos relacionados à mitificação da natureza, bem como a incorporação do mito do herói em diversos contextos encontrados nesses eventos esportivos

The adventure races are sporty events that own peculiar characteristics and your participants evidence distinct subjetivities from those found in the participants athletes of the traditional sports. It was acccomplished a qualitative reserarch aided by the complex anthropology with the goal of reflecting about hero's myth and for mythicizetion of nature found in the speeches of the participants of adventure races. The data analysis allowed to build a web woven with athletes' speeches and theories, forming a spiral in which the field research (interview semi-structured - contents analysis) is interlaced the theoretical research, constituting a totality. The results evidence that from the existences occurred during the adventure races the athletes expose smbolisms related to mythicizetion of nature, as well as the hero myth incorporation in several found contexts in these sporty events.
Descritores: Corrida/psicologia
Esportes/psicologia
Características Humanas
Mitologia/psicologia
Natureza
-Imagem Corporal
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Id: lil-645898
Autor: Paiva, José Osvaldo de.
Título: Rupigwara: a relação primeva do índio kawahib com o princípio da depredação / Rupigwara: the primeval relation of kawahib indian with the depredation of nature / Rupigwara: la relación primitiva del índio de kawahib con el princípio de la depredación
Fonte: Imaginário;13/14(17/18):383-409, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo apresenta um aspecto da cultura tradicional Kawahib, com o qual espera-se abrir espaço para novas reflexões aos que atuam em cursos de formação indígena. Foi realizada uma pesquisa etnográfica aplicando-se métodos qualitativos através da observação participante, a partir da qual procurou-se demonstrar a visão cosmogônica dos Kawahib sobre um universo dividido em metades, no qual nada é completo, resultando as metades sociais que se completam no casamento. Se para Kawahib há uma concepção de meio universo, também se abre a do meio-indivíduo, considerado como uma unidade consciência, denominada ga'ra'o. Desde assim considerado uma metade, o rupigwara. O conceito de rupigwara é o do corpo do sujeito no sonho, conscientes através do procedimentos da ae'Tokaia, como um local para efetuar seus procedimento da ae'Tokaia, como local para efetuar seus processos de realização de cura e aprendizagem, durante as suas visitas em 'outros mundos', por intermédios do seu rupigwara

This work presents an aspect of Kawahib culture. We hope to offer new ideas for those who want to work with indigenous education. We developed an ethnographical research project as we applied qualitative method through participatory observation, from which we show Kawahib's cosmogonist vision of the universe, whichis divided into halves, nothing being complete, in the same way that the social halves are constituted and completed thorough marriage. If for the Kawahib people there is a conception of half universe, the half-individual also opens itself, although this may be considered as a unity of consciousness, which is called ga'ra'o. This is a term applied both to the body and to the soul, even being just a half. This half can conquer the other half that is the rupigwara. The concept of rupigwara is that of the subject's body when in dream, under control; conscious and active needing to go through mbojipowahav process, to be tamed and set up. This resource is the archetype of the sharman Kawahib, who, with his couscious dream through the procedures of ae'Tokaia, which works as the local to effectuate the processes of achievement of cure and learning during his visits to the 'other worlds' through his rupigwara
Descritores: Fantasia
Grupos Populacionais
-Índios Sul-Americanos/etnologia
Índios Sul-Americanos/psicologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-645897
Autor: Marques, Deborah.
Título: Enthousiasmós - Entusiasmo / Enthousiasmós- Entusiasmo / Enthousiasmós - Enthusiasm
Fonte: Imaginário;13/14(17/18):365-382, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo pretende levantar algumas questões acerca do conceito de natureza humana. Este conceito esta voltado para a idéia de utilidade, implica em uma natureza cindida, natureza que deve controlar, dominar e sublimar seus instintos, desejos e paixôes. Isto afeta a economia fisio-psíquica do homem que trava uma batalha com sua própria natureza. A investigação do conceito de natureza humana passa e se aplica a arte, a filosofia, e a psicologia. A arte pensada como um impulso da natureza justifica seu fascínio e importância na existência humana, à criação artística pertence a natureza do homem; a filosofia enuncia o conceito de natureza humana; e a psicologia vai ser herdeira do paradigma filosófico. Acerca deste conceito devemos considerar estas ciências, e cabe à psicologia a tarefa de reivindicar o domínio do estudo da natureza humana

This paper aims to raise questions about the concept of human nature. The concept of human nature is associated with the idea of utility, and implies in a divided nature: a nature that must control, dominate, sublimate the desires and passions. This affects the human pshysio-psychological balance wich battles against its own nature are part of and apply to the fields of art, philosophy, and psychology. Understanding art as an impulse of nature justifies its fascination and relevance in the human existence, artistic creation belongs to the human nature: philosophy enunciates the concept of human nature; and psychology will inherit the philosophical paradigma. Althougt the concept of human nature is related with these sciences, psychlogy must claim to its domain the study of the human nature
Descritores: Arte
Características Humanas
Filosofia
-Existencialismo/psicologia
Teoria Psicanalítica
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-645896
Autor: Silva, Antonio Leandro da.
Título: Nietzsche e a arte como abrigo espiritual / Nietzsche y el arte como abrigo espiritual / Nietzsche and the art as a spiritual shelter
Fonte: Imaginário;13/14(17/18):347-363, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir a arte como abrigo espiritual para a vivência existencial de Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900), pois ela torna-se recorrrente ao autor enquanto fonte através da qual ele busca dar respostas às suas indagações metafísicas. A influência dessa espiritualidade manifesta-se atualmente em uma grande parcela da população brasileira que vem se declarando 'sem religião', (CENSO IBGE, 2000). Assim, na esteira do pensamento do criador da obra Assim falou Zaratustra (1881), buscar-se-á navegar na escola da suspeita do filósofo, objetivando encontrar uma compreensão sobre essa espiritualidade laica. Ademais analisar-se-á também como a sua postura, de esbarrar o instinto teológico - anunciando 'a morte de Deus' -, repercute hoje no mosaico social brasileiro

This article has a goal to argue about art as a spiritual shelter to the existing life of Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900), therefore it becomes recurrent the author while source through which he tries to give answers to this manifests currently in a great parcel of the brazilian population that has been declaring 'without religion', (CENSUS OF IBGE, 2000). In creator's thoughts path of the book Thus spoke Zaratustra (1881), it will be searched to browse inside the philosopher's suspicion school, objectifyind to find an understanding on this laical spirituality. Furthermore, it will aslo be analized as his posicion, of touching the theological instint - announcing 'God's deadth', it re-echoes nowadays in brazilian social mosaic
Descritores: Metafísica/história
Religião e Psicologia
Religião e Ciência
Espiritualidade
-Filosofia/história
Relações Metafísicas Mente-Corpo
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-645895
Autor: Madureira, José Rafael.
Título: A estética aplicada de François Delsarte: entre memórias e esquecimentos / François Delsarte's applied aesthetics: among memories and forgetfulness / La estética aplicada de François Delsarte: entre recuerdos y olvidos
Fonte: Imaginário;13/14(17/18):319-345, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: O propósito deste artigo é apresentar a tradução de alguns fragmentos autobiográficos de François Delsarte (1811-1871), reconhecido ela historiografia do espetáculo (ROPA, 1988; PORTE, 1992; RANDI, 1993) como protagonista da refundação teatral novecentista, em especial no campo da dança. Langlade e Langlade (1982) também apontam Delsarte como grande inspirador dos métodos ginásticos modernos, na Europa como nos Estados Unidos. Delsarte desenvolveu uma vasta teoria sobre a expressividade humana - suas fontes e mecanismos psicofísicos - que culminou num sistema de educação do gesto denominado Estética aplicada (esthétique appliquée) inicialmente destinado aos atores líricos e oradores e, algum tempo depois, revisitado pelo dançarino Ted Shawn (1891-1972), responsável pelo desencadeamento de uma nova tradição em dança

The purpose of this paper is to present the translation of some autobiographical fragments by François Delsarte (1811-1871), recognized by the historiography of theather (ROPA, 1988; PORTE, 1992; RANDI, 1993) as protagonist of the twentieth-century theather refoundation, specially in the field of dance. Langlade & Langlade (1982) also consider Delsarte the great inspirator of modern gymnastic methods, in Europe as well as in the United States. Delsarte has developed an extensive theory on human expressivity - its sources and psychophysical mechanisms - which has culminated on a gesture education system named Applied aesthetics (Esthétique appliquée). This system was initially intended for lyric actors and orators, but was later revisited by the dancer Ted Shawn (1891-1972), who was responsible for the beginning of a new tradition in dance
Descritores: Estética/psicologia
Expressão Facial
-Autobiografia como Assunto
Corpo Humano
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Id: lil-645894
Autor: Burgos, Nidia.
Título: Lo tradicional y lo moderno en los imaginarios sociales de la Argentina en las décadas 1960 y 1970: su proyección literaria en el 'Beso de la mujer araña' de Manuel Puig / O tradicional e o moderno nos imaginários sociais da Argentina nas décadas 1960 e 1970: sua projeção literária no 'Beijo da mulher aranha' de Manuel Puig / Tradition and the modernity in the social imaginaries of Argentina in the 60s and 70s: their literary projection in 'The spyder woman's kiss of Manuel Puig
Fonte: Imaginário;13/14(17/18):293-317, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Idioma: es.
Resumo: As maneiras coletivas de pensar, crer e imaginar dos jovens nas décadas de '60 e '70 promoveram como paradigmas figuras tão determinantes e opostas como a do 'guerrilheiro' e do 'hippie'. A análise daquelas representações coletivas nos permite esclarecer as causas e os métodos da adoção acrítica de metas estrangeiras, tanto das metrópoles centrais como modelo socialista cubano, produzindo no imaginário dos agentes daquelas décadas uma combinação híbrida entre aspectos modernos e reacionários, destruindo no gérmen a possibilidade de uma verdadeira libertação. Desde as nossas sociedades periféricas pretendemos alcançar as metas de desenvolvimento das sociedades capitalistas, porém sob um sistema socialista estatal. Se a ele agregamos o substrato autoritário da sociedade argentina, não deve causar-nos estranhamento o clima contraditório e violento em que se desenvolveu aquele período histórico, tal como ilustra 'O beijo da mulher aranha' (1976) de Manuel Puig, quem polemiza com o progressismo das décadas de 1960 e 1970 que procura uma libertação no âmbito político, ao mesmo tempo que esquece, marginaliza ou subestima uma libertação totalitária do humano que contemple o étnico, o religioso, o sócio-cultural e especialmente o sexual.

The collective ways of thinking, beliefs and imagining of the young people in the '60 and '70's promoted some paradigmatic figures, so determining and opposite figures as the 'guerilla' and the 'hippies'. The analysis of those collective representations allows us to clarify the causes and the methods of the acritical adoption of foreign objectives, both coming from the central metropolis and from the Cuban socialist model, producing in the actor's imaginary of those decades a hybrid combination between modern and reactionary aspects, destroying the possibility of a true liberation. From our peripheral societies we tried to reach the objectives of development of the capitalist societies, but under a socialist system. If we add the authoritarian substrate of the argentine society, it should not be odd for us the contradictory and violent climate in which that historical period developed, as illustrated by 'The spider woman's kiss' (1976) of Manuel Puig, who was critical of the progressivism of '60 and '70's that looks for a liberation in the political scope, while it forgets, marginalizes or underestimates a totalizing human liberation contemplating ethnic, religious, social and cultural aspects, and especially sex.
Descritores: Autoritarismo
Cidades
População Suburbana
-Filmes Cinematográficos
Sociedades
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Id: lil-645893
Autor: Caneppele, Alessandra.
Título: Watt de Beckett: o cômico e a privação da linguagem / Watt de Beckett: the comic and the deprivation of language / Watt de Beckett: el cómico e la privación del lenguaje
Fonte: Imaginário;13/14(17/18):273-292, jul.-dez. 2008-jan.-jun. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: Nesse trabalho primeiramente lemos Watt de Samuel Beckett como parábola de uma suposta temporalidade do cômico (riso amargo, riso amarelo e riso sem alegria) a qual aproximamos aos três lugares de comparação que segundo Freud propiciam o efeito cômico (o outro, o eu frente a um outro e o eu). Em um segundo momento, partindo de uma indicação de Lacan sobre o efeito cômico da fala dos sujeitos afásicos, investigamos a pertinência do reconhecimento de um semelhante deslocamento por esses três tempos/lugares afins ao cômico para a compreensão do percurso a ser percorrido pelo sujeito atingido pela privação da linguagem.

In this paper, first I read Beckett's novel Watt as a parable of a presumed timing of the comic (bitter laugh, hollow laugh and mirthless laugh) which I colligate with the trhree places of comparison that, according to Freud, promote the comical effect (the other, the ego opposite to another, and the ego). Second, beginning from a hint made by Lacan about acknowledgement of such a move in those three times / places belonging to the comic is pertinent to the understanding of the path that the individual suffering from language deprivation has to pass through.
Descritores: Afasia de Condução/psicologia
Afasia/psicologia
Senso de Humor e Humor como Assunto/psicologia
-Caricaturas como Assunto
Teoria Freudiana
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



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