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Pesquisa : Interação em Psicologia - LILACS
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Id: lil-482717
Autor: Souza, Carlos Barbosa Alves de; Affonso, Luciana dos Reis.
Título: Pré-requisitos da linguagem: Padrões comportamentais na interação criança-acompanhante / Language prerequisites: Behavioral patterns in the infant-caregiver interaction
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);11(1), jan.-jun. 2007. graf.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq.
Resumo: A interação criança-acompanhante é considerada central no processo de aquisição da linguagem. Este estudo procurou identificar e analisar padrões comportamentais (e.g., estratégias de ensino maternas;aquisições cognitivas filiais) estabelecidos nas interações criança-acompanhante durante o primeiro ano de vida da criança. Participaram três crianças (uma menina e dois meninos), todas com dois mesesno início do estudo, geralmente acompanhadas pelas mães. Foram filmadas sessões semanais dasinterações criança-acompanhante. Os resultados mostraram que inicialmente os comportamentos maternos adaptar e apontar e o comportamento filial observar foram os mais emitidos. A partir doquinto mês nota-se que apontar, aquisições cognitivas e sons ocorreram com maior freqüência.Além disso, verificou-se que: 1) os módulos dinâmicos, chorar, rir e interação motora tiveram amaior freqüência; 2) a interação protolingüística mais emitida foi não-verbal do acompanhante; e 3)as estratégias de ensino, apontar, adaptar e fornecer feedback foram as que apresentaram maior freqüência. De maneira geral se observaram covariações entre os comportamentos do acompanhante eos da criança. Estes resultados são discutidos considerando a literatura sobre a interação mãe-criança,os dados anteriores desta linha de pesquisa e os possíveis papéis daqueles padrões comportamentais como pré-requisitos na aquisição da linguagem.

Infant-caregiver interaction is a fundamental aspect in language acquisition process. The objective of this study was to identify and analyze behavioral patterns (caregiver's teaching strategies; child cognitive acquisitions) established in infant-caregiver interactions during the first year of life. Twoboys and one girl participated, all two months of age at the start of the study, usually accompanied by their mothers. Weekly sessions of infant-caregiver interaction were filmed. Results showed that, initially, caregiver behaviors of adapting and pointing and infant behavior observing were most frequent. From the fifth month on, pointing, cognitive acquisitions and sounds were more frequent. It was also observed that 1) crying, laughing and motor interaction were most frequentin the dynamic modules; 2) the most frequent instance of protolinguistic interaction was non verbal of the caregiver; and 3)the most frequent teaching strategies were pointing, adapting and giving feedback. In general, co-variations between caregiver and infant behaviors were observed. Results are discussed in terms of the child-caregiver interaction literature, previous data from this line of investigation and possible roles of those behavioral patterns as prerequisites in language acquisition.
Descritores: Desenvolvimento da Linguagem
Linguagem Infantil
-Psicologia da Criança
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Lactente
Adulto
Responsável: BR628.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-790887
Autor: Suzano, J. C. C; Carvalho-Freitas, M. N. de; Brighenti, C. R. G; Vieira-Silva, M.
Título: A percepção dos gestores acerca do desempenho de trabalhadores com diferentes tipos de deficiência / The perception of managers on the performanceof employers with different types of disabilities
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);18(3):239-250, set.-dez.2014. tab, mapas.
Idioma: pt.
Resumo: Esta pesquisa pretende contribuir para o entendimento do processo de inserção de pessoas com deficiência (PcDs) no trabalho. O principal objetivo foi verificar se os gestores avaliam o desempenho das PcDs diferentemente, de acordo com o tipo de deficiência que possuem. Realizou-se um estudo descritivo e exploratório com amostra de 123 gestores de PcDs, que atuam em 14 empresas localizadas no Espírito Santo/Brasil. Os resultados mostraram que diferentes critérios de avaliação de desempenho são utilizados pelos gestores, por tipo de deficiência. Porém, na análise qualitativa, os gestores, quando atuavam diretamente com pessoas de diferentes tipos de deficiência, evidenciaram a existência de similaridades na avaliação do desempenho dessas pessoas...

This research intends to contribute to understanding about the process of insertion of people with disability (PwDs) in the workplace. The main objective was to verify whether the managers have different ways of seeing people with disabilities, considering the type of disability. It was conducted a cross-sectional descriptive study, with a sample of 123 managers of PwDs, working in 14 companies located in Espírito Santo/Brazil. The results showed that managers see the PwD differently, depending on the type of disability. However, in qualitative analysis, the managers demonstrated the existence of similarities in the assessment of performance of these people
Descritores: Avaliação de Desempenho Profissional
Mercado de Trabalho
Trabalhadores
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR628.1 - Biblioteca Central


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Lopes, Rita de Cássia Sobreira
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Id: biblio-1021341
Autor: Polli, Rodrigo Gabbi; Lopes, Rita de Cassia Sobreira.
Título: Do que o bebê precisa? A função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário / What does the baby need? the function of care in the perspective of nursery educators
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);21(2):157-166, maio-ago. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo investigar a função de cuidar na perspectiva das educadoras de berçário. Participaram desse estudo quinze educadoras de berçário de duas creches públicas federais de Porto Alegre/RS. As educadoras responderam a entrevistas e as suas respostas foram examinadas através de análise de conteúdo qualitativa. Os resultados evidenciaram que as educadoras consideram o bebê como foco do seu trabalho, estando o serviço da creche voltado para o atendimento das suas necessidades. Contudo, cuidar de bebês éuma tarefa emocionalmente exigente. Frente a isso, destaca-se a importância de se oferecer condições adequadas de trabalho para as educadoras e espaços de escuta para que elas possam realizar as suas funções

This study aimed to investigate the function of care in the perspective of nursery educators. 15 nursery educators from two federal public daycares in Porto Alegre/RS participated in this study. The educators responded to interviews and their answers were examined through qualitative content analysis. The results showed that the educators consider the baby as the focus of their work, with the daycare service oriented to meet the baby's needs. However, taking care of babies is an emotionally demanding task. In view of that, it is highlighted the importance to provide adequate working conditions for the educators and listening spaces so that they cancarry out their functions
Descritores: Cuidado da Criança/psicologia
Creches
Desenvolvimento Infantil
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adulto
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Id: biblio-1021324
Autor: Souza, Vera Lucia Trevisan de; Luz, Ana Flávia Silva.
Título: As interações em sala de aula no terceiro ano do ensino fundamental / Interactions in the classroom in third year of elementary school
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);21(2):137-146, maio-ago. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: A pesquisa ora relatada teve por objetivo investigar as relações entre os alunos e entre os alunos e professoras de classes do 3o ano do ensino fundamental, buscando identificar que tipos de interação favorecem ou não a convivência na escola. A demanda por compreender as interações em sala de aula surge da queixa das professoras de que, já no 3o ano, os alunos pareciam se desinteressar pelos conhecimentos formais, preferindo envolver-se em conversas ou brincadeiras, ainda que investissem em estratégias para chamar-lhes a atenção. Assumindo os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, que concebe o meio como fonte de desenvolvimento e as interações como produzidas no e pelo social, desenvolvemos uma pesquisa-intervenção como forma de aproximação do fenômeno investigado. Ao todo, foram realizados 18 encontros com cada turma, todos registrados em diários de campo e alguns gravados em áudio. Constatamos, como resultado que as interações mediadas pelas tentativas de controle do comportamento das crianças pelas professoras não favoreciam sua participação nas atividades propostas, mas, ao contrário, produziam atitudes que visavam transgredir a regra. De outro lado, quando os alunos percebiam a implicação da pesquisadora e professoras em envolvê-los, atendendo-os, por exemplo, em seus interesses de gênero de histórias e prática de contação, aumentava a participação e o envolvimento com as atividades

The research's object was to investigate the relations between students and between students and class teachers of the third ear of elementary school, trying to identify what types of inte- raction favor or not the coexistence in the school. The demand for understanding the interacti- ons in the classroom arises from the complaint of the teachers that in the third year students already seemed to be disinterested in formal knowledge, preferring to engage in conversations or jokes, even though they invested in strategies to draw attention to them. Based on the as-sumptions of Historical-Cultural Psychology, which conceives the medium as a source of de- velopment and interactions as produced in and by the social, we developed an intervention research as a way of approaching the investigated phenomenon. In total, 18 meetings were held with each class, all recorded in field journals and some recorded in audio. As a result, it was observed that the interactions mediated by the teachers' attempts to control children's behavior did not favor their participation in the proposed activities, but instead produced attitudes that aimed to transgress rules. On the other hand, when students perceived the involvement of the researcher and teachers in involving them, for example in their genre interests in stories and practice ofstorytelling, participation and involvement with activities increased
Descritores: Comportamento Infantil/psicologia
Ensino Fundamental e Médio
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adulto
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Id: biblio-1021297
Autor: Marchesini, Simone Dallegrave; Antunes, Maria Cristina.
Título: A percepção do corpo em pacientes bariátricos e a experiência do medo de reganho de pêso / Body perception and fear of weight regain in bariatric patients
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);21(2):127-136, maio-ago. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo analisou alterações na percepção corporal e medo do reganho de peso em 10 pacientes submetidos à cirurgia bariátrica de Fobi-Capella (Bypass Gástrico em Y de Roux) há no mínimo quatro anos, que tiveram reganho de pelo menos 20% do peso perdido. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada sobre: dados demográficos, hábitos alimenta-res, mudanças no estilo de vida e comportamentais, imagem corporal, preconceito vivenciados e reaquisição de peso. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Observou-se que o reganho de peso ocorreu de modo desapercebido pelo paciente, até que tenha sido sinalizado socialmente; o emagrecimento excessivo foi ma avaliado pelos pares; observou-se medo acentuado, por parte dos operados bariátricos, de voltar à obesidade mórbida; os participantes relataram alterações nas relações afetivas; a percepção da imagem corporal oscilou e era infiel à aparência externa

The present paper aims to discuss the perception of body image and the fear of weight regain in 10 patients who underwent Fobi-Capella bariatric surgery (Roux in Y gastric bypass), at least four years ago, and have regained 15% or more of the total loss of body weight. Semi structu-red interviews were applied and included questions about demographics data, dietary habits, lifestyle changes, behavioral changes, body image, prejudice experiences and weight regain. The recorded interviews had their content analyzed and transcribed. Results demonstrated that weight regain occurs unnoticed by the patient, until it has been signaled socially; the excessive weight loss didn't get approval by peers; the fear to return to morbid obesity was noticed; the changes on personal relationships were clear and there were oscillations in the reconstruction of body image with a poor and inconsistent new self-image
Descritores: Imagem Corporal/psicologia
Cirurgia Bariátrica/psicologia
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-1021294
Autor: Itagiba-Fonseca, Maria Cristina; Barroso, Sabrina Martins Barroso.
Título: Luto e enfrentamento em portadoras de esclerose múltipla: diálogo com a teoria de Kübler-Ross / Grief and coping in patients with multiple sclerosis: dialogue with Kübler-Ross
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);21(2):118-126, maio-ago. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crônica e progressiva, que causa perdas motoras, sensoriais e psicológicas. Objetivo: Compreender o processo de luto e enfrentamento de pessoas com esclerose múltipla, em diferentes períodos do diagnóstico, sob enfoque das proposições teóricas de Kübler-Ross sobre o processo de luto. Método: Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e foi feita a aplicação das pranchas um e 11 do Teste de Apercepção Temática a três mulheres, uma delas estava em investigação diagnóstica para EM, uma tinha diagnóstico de EM há um ano e a terceira havia sido diagnosticada com EM há cinco anos. Utilizou-se análise de conteúdo temática para organização dos dados e a teoria do luto de Kübler-Ross para analisá-los. Resultados: Diferenças na forma como cada participante lidava com a EM puderam ser observadas. As participantes com diferentes períodos de diagnóstico/investigação vivenciavam fases distintas do processo de luto e utilizavam diferentes tipos de estratégias de enfrentamento. Conclusões: O adoecimento conduz ao luto, que pode ser uma forma para realizar o enfrentamento e ressignificar a vida na nova condição

Multiple Sclerosis (MS) is a chronic and progressive disease that causes motor, sensory and psychological losses. Objective: To understand the process of grief and coping in people with multiple sclerosis, at different stages of diagnosis, based on Kübler-Ross' theoretical propositions of grief. Method: Semi-structured interview and application of pictures 1 and 11 of the Thematic Apperception Test to three women, one in diagnostic investigation for MS, one diagnosed with MS a year ago and the third has been diagnosed with MS for five years. We used thematic content analysis for data organization and the Kübler-Ross grief theory to analyze them. Results: Differences in the way each participant felt MS could be observed. The partici- pants at different stages of diagnosis/investigation experienced a different phase of the grief process and used different types of coping strategies. Conclusions: Illness leads to mourning, which can be a coping strategy to re-signify life in the new condition
Descritores: Pesar
Esclerose Múltipla/psicologia
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adulto
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Id: biblio-1021289
Autor: Santos, Mônica Nogueira dos; Menandro, Maria Cristina Smith.
Título: Atuação profissional junto aos adolescentes em medida socioeducativa de internação: um estudo com psicólogos / Professional practice with adolescents in socio-educational intership measure: a study with paychologists
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);21(2):107-117, maio-ago. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Verificar a forma pela qual o reordenamento do Sistema Socioeducativo refletiu na prática de psicólogos que atuam junto a adolescentes cumprindo medida socioeducativa de internação foi o objetivo desse estudo. Participaram sete psicólogos contratados pelo IASES. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que algumas mudanças nas práticas e preocupações estão em curso, mas são incipientes. O psicólogo ainda encontra muita dificuldade para estabelecer uma mudança significativa em sua prática e ainda, o redirecionamento preconizado pelo SINASE não aparece de forma clara em seus relatos. Ressalta-se a necessidade de uma mudança na identidade profissional, reconhecendo-se outras possibilidades de atuação para além do modelo clínico-privado

The aim of this study was to verify how the reordering of the Socio-Educational System reflected in the practice of psychology professionals who work with adolescents in social-educational internship measures. Seven professional psychologists who work for the freedom-deprived adolescents' assistance team participated in this study. Data were collected through semistructured interviews and submitted to content analysis. A change in these professionals' conceptions was noticeable, but this do not yet configure a new model of professional practice. The psychologist still faces many hardships to produce a significant change in their practice, and the redirection proposed by SINASE is not clear in their reports. It emphasizes the need fora change in professional identity, recognizing other possibilities of action beyond the clinical private model
Descritores: Comportamento do Adolescente
Psicologia do Adolescente
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-1021287
Autor: Comodo, Camila Negreiros; Dias, Talita Pereira.
Título: Habilidades sociais e competência social: analisando conceitos ao longo das obras de Del Prette e Del Prette / Social skills and social competence: analysing concepts over the works of Del Prette and Del Prette
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);21(2):97-106, maio-ago. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Considerando a diversidade conceitual do campo das Habilidades Sociais, tanto entre diferentes autores, como para um mesmo autor ao longo de suas obras, este estudo objetivou analisar as definições de habilidades sociais e competência social, a partir das obras de Del Prettee Del Prette. As definições dos conceitos foram selecionadas de livros e artigos teóricos desses autores, desde 1996 até 2012, e comparadas, em ordem cronológica. Com base nessas análises, observaram-se diferenças importantes em ambos os conceitos, ao longo das obras dos autores, produto de revisões, complementações e aprimoramentos de conhecimentos conceituais, empíricos e metodológicos que ocorreram ao longo do tempo

Considering the conceptual diversity of the field of Social Skills observed among different authors and in different works of the same author, this paper analyzed the definitions of social skills and social competence, based on the different works of Del Prette and Del Prette. Definitions of the concepts were selected from books and theoretical articles of those authors from 1996 to 2012, and comparisons were made in chronological order. Based on these analyses, important differences were observed in the definitions of social skills and social competence all over the works of the authors, which are product of revisions, additions and improvements of conceptual, empirical and methodological knowledge that occurred over the time
Descritores: Comportamento Social
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-1021278
Autor: Barros, Juliana Fernanda de; Abrão, Jorge Luís Ferreira.
Título: Modos de subjetivação e a fragmentação do saber sobre a criança / Modes of subjectivation and the fragmentation of the knowledge on the child
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);21(2):90-96, maio-ago. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Muito se especula a respeito da criança contemporânea em virtude da sua falta de limites e indisciplina. Alguns autores lançam a hipótese de que esse processo ocorre em decorrência da queda e falência do referencial patriarcal. Entretanto, em vez de atribuirmos as dificuldades e a indisciplina das crianças ao declínio da autoridade parental, podemos pensar na mutação e deslocamento que ela vem sofrendo em virtude da Ciência e do Estado, que passam a legislar como autoridade dentro do meio familiar. Diante do exposto, o presente trabalho visa refletir sobre a posição subjetiva ocupada pela criança na contemporaneidade, considerando a existência de um tempo no qual a criança ocupa o lugar de objeto e o discurso científico que produz a fragmentação de subjetividades

The contemporary child has been the target of intense speculation due to their indiscipline and absence of limits. Some authors assume that these conditions develop as a result of the weakening and failure of paternal reference. However, rather than associating the difficulties and the indiscipline of the child to the failure of parental authority, it is possible to consider how changed and misplaced these children have been in the face of the interference of Science and State in the family environment. In view of this, the current work aims to contemplate the subjective role the child plays nowadays by considering: (i) the existence of a time when they play the object role and (ii) the scientific discourse that produces the fragmentation of subjec- tivities
Descritores: Psicanálise
Psicologia da Criança
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-1021271
Autor: Chemello, M. R; Levandowski, D. C; Donelli, T. M. S.
Título: Ansiedade materna e maternidade: revisão crítica da literatura / Maternal anxiety and motherhood: systematic review of the literature
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);21(1):78-89, jan.-abr. 2017. ilus, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre ansiedade materna e maternidade, publicada entre janeiro/2009 e dezembro/2014. Foram examinados 43 artigos cujo foco de investigação era a ansiedade da mãe, a partir de consulta às bases de dados American Search Premier Complete, LILACS, MEDLINE, PsycINFO, SciELO e Web of Science. O material foi analisado a partir das categorias ano da publicação, idioma, área da publicação, delineamento, participantes, instrumentos, objetivos e principais resultados e conclusões. Verificousea necessidade de desenvolvimento de instrumentos de medida específicos para a ansiedade materna, adaptados à realidade brasileira, e a importância da sua identificação no período pré-natal, como medida preventiva e protetiva para a saúde mental das mães, o desenvolvimento dos bebês e a qualidade da relação da díade. Os resultados também sugerem a necessidade de novos estudos que possam avaliar diferentes intervenções e tratamentos para o manejo dessa condição

This article presents a systematic literature review about maternal anxiety and motherhood, considering the period between January 2009 to December 2014. Forthy-three scientific articles, focused on mother's anxiety, were included, derived from a search to the following data bases: American Search Premier Complete, LILACS, MEDLINE, PsycINFO, SciELO and Web of Science. The analysis was based on year of publication, language, area of publishing, design, participants, instruments, objectives and main results and conclusions. The need to develop instruments specifically targeted to assess maternal anxiety in Brazilian context was noted, and also the importance of its identification during the pregnancy, as a preventive and protective measure for the mothers mental health, the babies development and the quality of this dyadic relationship. The findings pointed to the need for further studies to evaluate different interventions and treatments to the management of this psychological condition
Descritores: Ansiedade/psicologia
Literatura de Revisão como Assunto
Comportamento Materno/psicologia
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR628.1 - Biblioteca Central



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