Base de dados : LILACS
Pesquisa : Interação em Psicologia - LILACS
Referências encontradas : 384 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 39 ir para página                         

  1 / 384 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-790893
Autor: Neves Filho, Hernando Borges; Carvalho Neto, Marcus Bentes de; Barros, Romariz da Silva; Costa, Juliane Rufino da.
Título: Insight em macacos-prego (Sapajus spp) com diferentes contextos de treino das habilidades pré-requisitos / Insight in Capuchin-monkeys (Sapajus spp) with different contexts of training of prerequisite abilities
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);18(3):333-350, set.-dez.2014. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Insight, na Psicologia Experimental, indica, tradicionalmente, a resolução súbita e espontânea de um determinado problema. O presente estudo verificou a ocorrência de resolução súbita em macacos-prego (Sapajus spp.) a partir do treino de habilidades pré-requisitos de uma tarefa. Adicionalmente o estudo avaliou se a manipulação do local de treino altera a topografia de solução do problema. Dois sujeitos foram treinados a: a) encaixar objetos e b) pescar objetos fora do alcance utilizando uma ferramenta. O treino das duas habilidades se deu de forma independente e em diferentes contextos. A tarefa final consistiiu em pescar um alimento fora do alcance encaixando um par de ferramentas nunca antes manuseado. Os dois sujeitos resolveram a tarefa, entretanto, nenhum apresentou um desempenho tipicamente de insight, na medida em que as resoluções foram pouco fluidas, com pausas entre suas etapas, e aparentemente sem direcionamento. Discute-se o papel do treino das habilidades pré-requisitos em ambientes diferenciados como um fator que dificulta a resolução da tarefa

Insight, in Experimental Psychology, traditionally refers a sudden and spontaneous solution of a specific problem. The present study aims to verify the occurrence of sudden problem resolution in capuchin monkeys (Sapajus spp.) based on explicit training of two pre-requisite repertoires. Additionally, we examined if the manipulation of the context of training alters the topography of the problem solution response. Two subjects were trained to: a) join objects, and b) to rake objects with a tool. The training of the two repertoires was independent and was carried out in different contexts. The final task consists in raking a piece of food with a joinable tool that was never seen before. The two subjects solved the task, but the topography of solution was not clearly compatible with insight interpretation. The solutions had pauses between steps, and the behavior was not goal directed. The negative effects of different contexts for the training of the pre-requisite repertoires are discussed
Descritores: Haplorrinos/psicologia
Resolução de Problemas
Limites: Animais
Masculino
Responsável: BR628.1 - Biblioteca Central


  2 / 384 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-790892
Autor: Hazin, Izabel; Garcia, Danielle; Gomes, Ediana Rosselly de Oliveira; Garcia, Bruna Balaban; Silva, Débora Sunaly Leite da.
Título: Neuropsicologia e oncologia pediátrica: um diálogo em emergência / Neuropsychology and oncology: an emerging dialogue
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);18(3):353-363, set.-dez.2014.
Idioma: pt.
Resumo: Dados do INCA estimam que anualmente cerca de 11.530 casos de neoplasias são diagnosticados em crianças e adolescentes. O aumento do número de sobreviventes vem crescendo, junto com as sequelas cognitivas decorrentes da doença e de seu tratamento. Nesse sentido, o presente artigo discute acerca da pertinência do estabelecimento de diálogo entre a neuropsicologia e a oncologia. O artigo aborda os dois subtipos de câncer mais comuns na infância e adolescência: os tumores de fossa posterior e a leucemia linfoide aguda. A discussão será ilustrada com resultados oriundos de dois estudos distintos realizados em serviços públicos de referência no tratamento do câncer pediátrico na Região Nordeste do Brasil

INCA data estimate that around 11.530 cases of neoplasias are diagnosed yearly among children and teenagers. On the other hand, the number of survivors of these diseases has been increasing, together with cognitive sequels related to the illness and its treatment. In this context, the present paper discusses the need of establishing a dialogue between neuropsychology and oncology. Two of the most common types of cancer occurring during childhood and adolescence are addressed: tumors of posterior fossa and acute lymphoblastic leukemia. Data issued from two empirical studies developed in North-East Brazilian region public health services for pediatric cancer treatment will illustrate the discussion mentioned above
Descritores: Neuropsicologia
Oncologia
Pediatria
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR628.1 - Biblioteca Central


  3 / 384 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-790891
Autor: Coutinho, L. G; Pisetta, M. A. M.
Título: Psicanálise e educação nos limites da palavra / Psychoanalysis and education in the limits of the word
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);18(3):365-371, set.-dez.2014.
Idioma: pt.
Resumo: O presente trabalho parte da constatação que as condições sociais que sustentam o laço educativo têm sofrido grandes transformações nas últimas décadas, trazendo questões tanto para os que ocupam o lugar de educadores quanto para os que se situam como alunos. Sustentando-nos na perspectiva psicanalítica e entendendo que a educação e a subjetivação humanas se dão numa dimensão de linguagem, as autoras discutem o estatuto da palavra nas práticas educativas atuais, supondo que os efeitos da fragilização da dimensão simbólica no laço educativo têm incidência particular sobre os adolescentes e se apresentam sob a forma de problemas de escolarização e diversas manifestações da violência nas escolas

This work starts from the observation that the social conditions that support the educational bond have undergone major changes in recent decades, both for bringing issues that take the place of educators and for those situated as students. Holding us in psychoanalytic perspective and understanding that education and human subjectivity are given in a dimension of language, the authors discuss the status of the word in current educational practices, assuming that the effects of the weakening of the symbolic dimension in the educational bond have particular impact on the teenagers and appear in the form of problems of schooling and various manifestations of violence in schools
Descritores: Educação
Psicanálise
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR628.1 - Biblioteca Central


  4 / 384 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-790890
Autor: Pereira, Ana Paula Almeida de.
Título: Desafios para a formação do neuropsicólogo clínico no Brasil / Challenges for the professional education of the clinical neuropsychologist in Brazil
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);18(3):373-379, set.-dez.2014.
Idioma: pt.
Resumo: A Neuropsicologia Clínica é um campo de trabalho recente no Brasil, no entanto, existe uma forte demanda no mercado por profissionais qualificados. Embora o Conselho Federal de Psicologia já tenha esboçado este campo como uma especialidade da formação em Psicologia, ainda não existe um consenso sobre como deve ser delineada a formação desse profissional. O presente artigo busca, através de uma análise histórica da área, delimitar esse campo de conhecimento para, então, observando os processos de formação do neuropsicólogo clínico em outros países mais avançados nesta discussão, traçar um breve perfil das competências, atitudes e comportamentos desse profissional. Finalmente, apontar os desafios que a formação do neuropsicólogo clinico representa no contexto brasileiro

Clinical Neuropsychology is a fairly recent field of work in Brazil, however, there is a growing demand for professionals within this specialty. Though the Federal Council of Psychology has already delineated this field as a possible specialty after professional graduate training, the requirements for such training are still unclear. The present article seeks to build this field's framework by pointing out the competencies attitudes and behaviors of the Clinical Neurospychologists and by investigating historical aspects and the training requirements established by other countries which are more advanced in the debate. Finally, the major challenges for providing training in clinical neuropsychology are pointed out
Descritores: Capacitação Profissional
Neuropsicologia
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR628.1 - Biblioteca Central


  5 / 384 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-790889
Autor: Oliveira, R. M.
Título: Abordagem cognitiva da compreensão leitora: implicações para a educação e prática clínica / Cognitive view of reading compreehension
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);18(3):381-390, set.-dez.2014.
Idioma: pt.
Resumo: A importância da compreensão leitora é indiscutível e as publicações nacionais sobre o tema ainda ocorrem em número modesto, tendo em vista o desempenho dos brasileiros em termos desta habilidade. Este artigo apresenta a abordagem cognitiva da compreensão leitora. Enquanto que esta abordagem considera a participação de funções cognitivas de baixo e alto nível neste processo, de forma semelhante a outras teorias, delas se diferencia pela ênfase nas funções executivas e pelo detalhamento do processo de compreensão. Além disso, considera o standard de coerência do leitor como modulador desse processo. O modelo é apresentado e discutido em termos de suas implicações para a prática clínica e para a educação

The importance of reading comprehension is indisputable. National publications on the subject still occur in very modest numbers, given the restriction shown by Brazilians in terms of this skill. This paper presents the cognitive view of reading comprehension. While this theory considers the participation of cognitive functions of lower and higher level in reading comprehension, similarly to other theoretical models, it is distinguished by an emphasis on the executive functions and by the attempt to detail the process of comprehension. It also considers the reader's standard of coherence as a modulator of this process. The model is presented and discussed in terms of its implications for clinical practice and education
Descritores: Competência Mental
Compreensão
Leitura
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR628.1 - Biblioteca Central


  6 / 384 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-790888
Autor: Hamdan, A. C; Ramos, A. A.
Título: Avaliação neuropsicológica na doença Alzheimer e demência frontotemporal: critérios nosológicos / Neuropsychological assessment in Alzheimer disease and frontotemporal dementia: nosological criteria
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);18(3):391-397, set.-dez.2014. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A Doença de Alzheimer (DA) e a Demência Frontotemporal (DFT) são manifestações frequentemente observadas na prática clínica em avaliação neuropsicológica no idoso. Contudo, a similaridade dessas manifestações impõe uma dificuldade para estabelecer quais são os critérios diagnósticos diferenciais. O objetivo deste artigo é descrever os principais critérios nosológicos para a DA e para a DFT. A neurofisiopatologia é um marcador evidente nessa distinção. Uma plena compreensão nosológica nos distintos quadros demências é importante para a avaliação neuropsicológica

Alzheimer's disease (AD) and Frontotemporal Dementia (FTD) are clinical symptoms often observed in practice in neuropsychological assessment in the elderly. However, the similarity of these events represents a difficulty to establish which would be the differential diagnostic criteria. The purpose of this article is to describe the main nosologic criteria for AD and FTD. The neuropathophysiology is a clear marker of this distinction. The nosological understanding of the different characteristics of dementia subtypes is important for neuropsychological assessment
Descritores: Avaliação Geriátrica
Doença de Alzheimer/psicologia
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR628.1 - Biblioteca Central


  7 / 384 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-790887
Autor: Suzano, J. C. C; Carvalho-Freitas, M. N. de; Brighenti, C. R. G; Vieira-Silva, M.
Título: A percepção dos gestores acerca do desempenho de trabalhadores com diferentes tipos de deficiência / The perception of managers on the performanceof employers with different types of disabilities
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);18(3):239-250, set.-dez.2014. tab, mapas.
Idioma: pt.
Resumo: Esta pesquisa pretende contribuir para o entendimento do processo de inserção de pessoas com deficiência (PcDs) no trabalho. O principal objetivo foi verificar se os gestores avaliam o desempenho das PcDs diferentemente, de acordo com o tipo de deficiência que possuem. Realizou-se um estudo descritivo e exploratório com amostra de 123 gestores de PcDs, que atuam em 14 empresas localizadas no Espírito Santo/Brasil. Os resultados mostraram que diferentes critérios de avaliação de desempenho são utilizados pelos gestores, por tipo de deficiência. Porém, na análise qualitativa, os gestores, quando atuavam diretamente com pessoas de diferentes tipos de deficiência, evidenciaram a existência de similaridades na avaliação do desempenho dessas pessoas...

This research intends to contribute to understanding about the process of insertion of people with disability (PwDs) in the workplace. The main objective was to verify whether the managers have different ways of seeing people with disabilities, considering the type of disability. It was conducted a cross-sectional descriptive study, with a sample of 123 managers of PwDs, working in 14 companies located in Espírito Santo/Brazil. The results showed that managers see the PwD differently, depending on the type of disability. However, in qualitative analysis, the managers demonstrated the existence of similarities in the assessment of performance of these people
Descritores: Avaliação de Desempenho Profissional
Mercado de Trabalho
Trabalhadores
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR628.1 - Biblioteca Central


  8 / 384 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-790910
Autor: Vasconcellos, Sílvio José L; Valentini, Felipe; Hauck Filho, Nelson; Hutz, Claudio S.
Título: Ordem do nascimento e abertura à experiência: comunicação breve / Birth order and openness to experience: brief communication
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);18(2):231-235, maio.-ago. 2014. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Ordem do nascimento é definida como a posição ocupada por uma pessoa conforme a sua idade entre seus irmãos e irmãs. Abertura à experiência é uma das cinco dimensões básicas da personalidade. O objetivo desta pesquisa foi investigar a relação entre ordem do nascimento e abertura à experiência em uma amostra de 472 estudantes universitários (média de idades = 24,6 anos; DP= 8,8). Os resultados indicaram efeitos distintos para homens e mulheres quanto à influência da ordem do nascimento. Os resultados são discutidos em termos de possíveis particularidades culturais e do delineamento metodológico empregado para a avaliação da personalidade

Birth order is defined as a person's rank by age among his or her siblings. Openness to experience is one of five major domains of personality. The purpose of this research was to investigate the relationship between birth order and openness to experience in a sample of 472 university students (mean age = 24.6 years; SD = 8.8). Results showed distinct effects for men and women regarding the influence of birth order. Authors discuss the results in light of possible cultural features and of the personality assessment method employed
Descritores: Ordem de Nascimento/psicologia
Personalidade
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR628.1 - Biblioteca Central


  9 / 384 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-790909
Autor: Viana, Glávia Rocha; Kohlsdorf, Marina.
Título: Qualidade de vida e enfrentamento em pacientes submetidos à hemodiálise / Quality of life and coping in patients undergoing hemodialysis
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);18(2):131-138, maio.-ago. 2014. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O tratamento dialítico afeta aspectos físicos psicológicos, familiares e sociais dos indivíduos. O objetivo deste trabalho foi analisar estratégias de enfrentamento utilizadas como forma de lidar com demandas do tratamento dialítico, assim como avaliara qualidade de vida dos pacientes.A amostra foi composta por 40 pessoas em tratamento dialítico.Os instrumentos utilizados foram Questionário de Qualidade de Vida-SF-36 e a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP). Os resultados obtidos indicaram importantes correlações entre aspectos emocionais, sociais e físicos em relação a estado geral de saúde, saúde mental e enfrentamento focalizado na emoção. Destaca-se a importância de intervenções psicossociais eficientes, que possam minimizar os custos comportamentais envolvidos no tratamento dialítico e melhorar a qualidade de vida dos pacientes

Hemodialysis treatment affects physical, psychological, family and social aspects of the individual. This paper's main goal was to analyze coping strategies used as a way to deal with demands in hemodialysis treatment, as well as evaluate patients' quality of life. The participants were 40 people in hemodialysis treatment. The instruments included were the Quality of Life Questionnaire (Portuguese version ­ SF 36) and the Ways of Coping Questionnaire (Portuguese version ­ EMEP). Results show relevant correlations between emotional, social, and physical aspects related to the general health state, mental health and emotion-focused coping. It is clear that efficient psychosocial interventions are needed, which may minimize behavioral costs involved in hemodialysis treatment and improve patients' quality of life
Descritores: Diálise Renal/psicologia
Pacientes/psicologia
Qualidade de Vida
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR628.1 - Biblioteca Central


  10 / 384 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-790908
Autor: Biscouto, Kátia Daniele; Schmidt, Andréia; Veiga, Dhayahana Inthamoussu.
Título: Seguimento de instruções não correspondentes em crianças de diferentes idades / Non-correspondent instructions following in children with different ages
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);18(2):139-153, maio.-ago. 2014. graf.
Idioma: pt.
Resumo: A manutenção de desempenhos controlados por instruções não correspondentes pode ser atribuída a diferentes variáveis. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito de uma história experimental de apresentação de instruções correspondentes sobre o comportamento subsequente de seguir instruções não correspondentes, em um procedimento de operante livre. Doze crianças (3 a 8 anos) participaram de um jogo de caça ao tesouro. As primeiras pistas do jogo (correspondentes) indicavam corretamente onde encontrar mais pistas; sem sinalização de alteração de condição, pistas não correspondentes passaram a ser apresentadas. Os participantes mantiveram-se seguindo instruções (correspondentes ou não). Gradualmente, porém, passaram a dispensar mais tempo buscando pistas em locais não indicados pelas instruções não correspondentes. Discutem-se possíveis variáveis relacionadas à manutenção do desempenho instruído

The maintenance of behavior controlled by non-correspondent instructions can be explained by a wide range of variables. The aim of the study was to verify the effect of an experimental history of correspondent instructions presentation on subsequent non-correspondent instructions-following behavior in a free-operant procedure. Twelve children from 3 to 8 years old participated in a game format task (a treasure hunt). First clues presented were correspondent (correspondently indicating where new clues were hidden); without signaling, non-correspondent instructions were presented. All participants kept following instructions (correspondent or not); however, they gradually spent more time searching for clues at places not described by non-correspondent instructions. Variables that possibly affected the maintenance of instruction-following behavior were discussed
Descritores: Instruções
Psicologia da Criança
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR628.1 - Biblioteca Central



página 1 de 39 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde