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Pesquisa : Interação em Psicologia - LILACS
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Id: biblio-967198
Autor: Garcia Junior, Carlos Alberto Severo; Yasui, Silvio.
Título: Reflexões sobre a formação para o SUS e sua articulação com a pesquisa e a in(ter)venção nos cenários das práticas e dos serviços / Reflections on Public Health training and its articulation with research and in(ter)vention within the set of practices and services
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);22(3), 2018.
Idioma: pt.
Resumo: A partir da experiência dos autores em suas diferentes inserções no Sistema Único de Saúde (SUS), o artigo tem como objetivo refletir sobre alguns pontos da formação em saúde, consi­ derando suas fronteiras com a pesquisa e a intervenção nos cenários dos serviços. As propo­ sições de mudança e a insistência na permanência do modelo biomédico hegemônico coabitam o cotidiano dos atores envolvidos com a saúde pública, fazendo emergir a contradi­ ção entre os diferentes paradigmas que sustentam os modelos das práticas e fazeres de saú­ de. Desse modo, surge a importância estratégica da Universidade, com seus diferentes âmbitos de atuação (ensino, pesquisa e extensão), como indutora de uma formação crítica e voltada para as necessidades da população e produtora de conhecimentos por meio de ações/ ofertas de integração entre ensino-serviço-comunidade. Nestes tempos de ataque ao SUS, sua sustentação e defesa necessitam de reflexões e ações que produzam uma formação atenta à realidade da população e uma pesquisa como um dispositivo para produção de conhecimento que modifiquem os modos como trabalhadores, usuários e gestores usam, percebem e ope­ ram a saúde de um modelo biomédico para uma perspectiva que contemple diferentes dimen­ sões e a saúde como produção da vida.(AU)

Based on the authors' experiences working within the Brazilian National Health System (SUS) this paper aims to reflect on educational actions in health, considering its intersection with re­ search and intervention in the set of practices and services. In daily practices, the propositions of change and, at the same time, the insistence on the permanence of the hegemonic biomedi­ cal model are present, and contradictions among competing paradigms that support different models in the Public Health field arise. The strategic importance of the University surfaces with its various scopes of action (research, teaching and extension programs) as a place for le­ arning experiences based on critical thinking and directed to community needs. In addition, we expect that knowledge may be produced through integration strategies between teaching-he­ alth services-community. In times of funding cuts that jeopardize the SUS's future, supporting and defending universal health care require reflections and actions oriented towards educatio­ nal processes that take into account the reality of the population, and research methods that act as an apparatus to produce knowledge capable of changing the way health is perceived by workers, users and managers from a biomedical model towards a perspective that contempla­ tes various dimensions and understands health as the production of life.(AU)
Descritores: Sistema Único de Saúde
Educação em Saúde
Política de Pesquisa em Saúde
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
-Brasil
Programas Nacionais de Saúde
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-790920
Autor: Rosado, Juliana Szpoganicz; Jaeger, Maria Elisa; Dias, Ana Cristina Garcia.
Título: Padrões de uso e motivos para envolvimento nas redes sociais virtuais na adolescência / Patterns of use and reasons for involvement in virtual social networks in adolescentes
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);18(1):13-23, jan.-abr.2014. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho investigou se há diferenças no acesso à internet e uso das redes sociais entre alunos de escolas públicas e privadas e quais os motivos para se conectarem nas mesmas. Um questionário aplicado em quatros escolas buscou compreender a opinião dos jovens sobreo assunto. Os resultados apontaram diferenças no tempo de uso das redes sociais por estudantes de escolas públicas e privadas. Ademais, os alunos indicaram conectar-se nas redes sociais para falar, principalmente, com familiares e amigos já conhecidos. Entende-se que os adolescentes consideram as redes sociais um local de circulação de informações e que é necessária cautela para navegar neste universo cibernético...
Descritores: Adolescente
Rede Social
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adolescente
Responsável: BR628.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-790919
Autor: Nogueira, Eder Luiz; Nascimento, Adriano Roberto Afonso.
Título: Maternidade e identidade em mulheres que perderam filhos: aspectos psicossociais / Motherhood and identity in women who lost children: psichosocial aspects
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);18(1):25-36, jan.-abr.2014.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo dessa investigação foi compreender o processo de construção e de reconstrução da identidade, naqueles elementos relacionados à maternidade, de mulheres que perderam filhos. Foram entrevistadas sete mulheres com idades entre 39 e 56 anos, que perderam filhos/as por causas violentas ou acidentais. Dois procedimentos de análise foram utilizados: Análise de Conteúdo e Análise Fenomenológica Interpretativa. Foram identificadas nos relatos a percepção da maternidade ancorada em atributos tradicionais e a percepção da morte dos filhos como sem sentido. Na busca pela coerência para a memória e para a identidade, essas mulheres têm encontrado na saudade uma estratégia para o não esquecimento dos filhos em um contexto no qual se espera que a dor dessa perda seja vivida em silêncio...
Descritores: Morte
Pesar
Mães
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adulto
Responsável: BR628.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-790918
Autor: Pereira, Lorena Mirele; Kohisdorf, Marina.
Título: Ansiedade, depressão e qualidade de vida de pais no tratamento da paralisia cerebral infantil / Anxiety, depression and quality of life of parentes in cerebral palsy treatment
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);18(1):37-46, jan.-abr.2014. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A Paralisia Cerebral é uma disfunção sensorial e motora que exige dos pais intensos cuidados com o filho. Este estudo avaliou a depressão, ansiedade e qualidade de vida de 27 pais de crianças portadoras de Paralisia Cerebral. Foram utilizados dois questionários (Inventários Beck de Ansiedade e Depressão) e um roteiro de entrevista. Os resultados mostraram que dezoito participantes apresentaram ansiedade leve ou mínima e a depressão foi verificada em dez pais. As entrevistas destacaram dificuldades de ordem financeira e profissional como moderadoras relevantes da adaptação ao tratamento. Tornam-se necessárias ações em políticas públicas que possam minimizar os custos operacionais e dificuldades financeiras associados ao tratamento da paralisia cerebral...
Descritores: Depressão/psicologia
Paralisia Cerebral/psicologia
Qualidade de Vida
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adulto
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Id: lil-790917
Autor: Wathier-Abaid, Josiane Lieberknecht; Dell'Aglio, Débora Dalbosco.
Título: Exposição a fatores de risco de adolescentes em acolhimento institucional no sul do Brasil / Exposure to risk factors of adolescents in residential care in the south of Brazil
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);18(1):47-57, jan.-abr.2014. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo buscou identificar a exposição a fatores de risco em adolescentes que vivem em instituições de acolhimento, em duas cidades do sul do Brasil. Participaram 113 adolescentes de 12 a 18 anos (M=14,82; dp=1,47), sendo 60,2% meninas, que responderam individualmente a um questionário para investigar fatores de risco e proteção. Foi observada uma permanência média de mais de seis anosnas instituições de acolhimento, embora com manutenção do contato familiar para mais de 70% dos participantes. Foram identificados diversos fatores de risco ao desenvolvimento, como repetência escolar e exposição à violência intra e extrafamiliar, entre outros. Evidencia-se o desafio à instituição que acolhe e a necessidade de investimento em políticas públicas que auxiliem na recuperação e fortalecimento dos laços familiares...
Descritores: Adolescente Institucionalizado
Risco
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
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Id: lil-790916
Autor: Lins, Manuela Ramos Caldas.
Título: Estratégias de aprendizagem empregadas por estudantes universitários / Learning strategies used by a group of students of university
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);18(1):59-68, jan.-abr.2014. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Buscou-se identificar evidências de validade de uma escala de estratégias de aprendizagem para universitários, bem como o repertório de estratégias utilizado por tais estudantes. Participaram 341 alunos, de ambos os sexos, matriculados em uma universidade pública, com idade média de 19 anos e 7 meses (DP = 1,8). Os resultados foram obtidos mediante a aplicação individual de uma escala de estratégias de aprendizagem e indicaram a presença de 4 fatores, capazes de explicar 35,02% da variabilidade da escala. O Alfa de Cronbach revelou índice de consistência interna aceitável (0,78). O teste t apontou diferenças quanto ao uso de estratégias no que concerne ao sexo dos alunos. Sugere-se que novos estudos sejam realizados visando aprofundar os resultados ora apresentados...
Descritores: Estudantes/psicologia
Aprendizagem
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
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Id: lil-790915
Autor: Alves, Vera Lucia Pereira; Espinha, Tatiana Gomez.
Título: Compreensão de distúrbio psicossomático a partir da vivência de médicos / Understanding of the psychosomatic disorder from the experience of physicians
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);18(1):71-81, jan.-abr.2014.
Idioma: pt.
Resumo: Com o objetivo de conhecer a vivência de médicos no atendimento de pacientes por eles considerados psicossomáticos, foi realizada uma pesquisa qualitativa de perspectiva fenomenológica em que quatro profissionais foram entrevistados. Como resultado, os médicos não referiram formação teórico-prática sobre o tema, mas apontaram para um conhecimento construído a partir de suas experiências clínicas, em função de como entendem: aformação do sintoma; a caracterização destes pacientes e as doenças consideradas psicossomáticas e o tratamento vislumbrado. Estes médicos refletiram o mesmo mosaico conceitual encontrado entre os estudos científicos de psicossomática os quais revelam a temática atravessada pelo raciocínio determinista do modelo biomédico. Conclui-se que novos modelos são necessários tanto no campo da medicina como da psicossomática...
Descritores: Educação Médica
Padrões de Prática Médica
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
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Id: lil-790914
Autor: Peixoto Júnior, Carlos Augusto.
Título: Personalidade, relações objetais e esquizoidia na obra de Ronald Fairbairn / Personality, object relations and schizoid experience in the work of Ronald Fairbairn
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);18(1):86-94, jan.-abr.2014.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo pretende, primeiramente, analisar alguns princípios e conceitos básicos da teoria psicanalítica da personalidade criada por Ronald Fairbairn, tais como os de ego central, ego libidinal, ego antilibidinal, objeto excitante e objeto rejeitante, dentre outros.A partir desta análise, avalia-se em seguida o modo pelo qual estes conceitos contribuíram para a elaboração de uma perspectiva estrutural dinâmica do psiquismo, assim como para uma concepção de psicopatologia baseada em um ponto de vista estritamente relacional-objetal. Por último, discutem-se algumas das principais características e traços fundamentais da esquizoidia elencadas pelo autor, tanto no que se refere ao seu aspecto teórico quanto clínico...
Descritores: Apego ao Objeto
Personalidade
Transtorno da Personalidade Esquizoide
Limites: Seres Humanos
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Id: lil-790913
Autor: Carmelier, Joana Lopes D'Almeida; Winograd, Monah; Rocha, Maurício.
Título: Polindo lentes: ressonância entre a Potência Spinozana e a pulsão freudiana / Polishing lenses: the Spinozan Power and the Freudian Drive
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);18(1):95-108, jan.-abr.2014.
Idioma: pt.
Resumo: Nosso objetivo é apontar ressonâncias entre o conceito freudiano de pulsão e o conceito spinozano de potência para que este último amplifique a leitura do primeiro. Assim, começamos pela apresentação do conceito de Deus-natureza na filosofia de Spinoza para circunscrever o conceito de potência. Após demonstrar que o ser humano é expressão modal singular da substância infinita, verificamos em que pontos se poderia aproximarpotência de pulsão. Para tanto, relacionamos a definição de pulsão como exigência de trabalho que o corpo faz ao psiquismo à ideia spinozana da mente ser a ideia do corpo. Após apresentarmos o aspecto relacional e a dimensão de alteridade em ambos os conceitos, finalizamos discutindo as problemáticas do dualismo pulsional e da pulsão de morte...
Descritores: Teoria Freudiana
Psicanálise
Limites: Seres Humanos
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Id: lil-790912
Autor: Bastos, André Goettems.
Título: Diagnóstico psiquiátrico e clínica psicanalítica / Psychiatric diagnostics and psychoanalytical clinics
Fonte: Interaçao psicol = Interação psicol. (Online) = Interaçao psicol. (Impr.);18(1):109-117, jan.-abr.2014.
Idioma: pt.
Resumo: O presente trabalho visa debater o problema do diagnóstico psiquiátrico quando inserido na clínica psicanalítica. Partindo de questões e impasses da visão de psicopatologia nosológica psiquiátrica e da teoria clínica psicanalítica, busca-se demonstrar as diferentes visões epistemológicas que norteiam a questão. Os contrapontos entre esses enfoques são debatidos, apontando-se qualidades e problemas em ambos. Finalmente, considera-se um aspecto crucial para a discussão: a pessoa do paciente que busca atendimento psicoterápico e sua complexidade, enquanto indivíduo único e singular, acometido de sintomas comuns a outros sujeitos. Conclui-se propondo uma visão clínica e diagnóstica fenomenológica, onde o sujeito não é um objeto inanimado, nem um sistema fechado em si mesmo...
Descritores: Diagnóstico
Conhecimento
Psicanálise
Psicoterapia
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR628.1 - Biblioteca Central



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