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Pesquisa : Interações - Estudos em Psicologia - LILACS
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Id: lil-514949
Autor: Martins, Edna; Szymanski, Heloisa.
Título: Brincadeira e práticas educativas familiares: um estudo com famílias de baixa renda / Children play and family educational practices: a study with low income families
Fonte: Interaçöes estud. pesqui. psicol;11(21):143-164, jan.-jun. 2006.
Idioma: pt.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo compreender a utilização da brincadeira como prática educativa familiar em uma comunidade da periferia da cidade de São Paulo. Seguiu-se, como referência, as propostas teóricas de Bronfenbrenner. Foram consideradas questões relativas à importância do brinquedo nas práticas educativas dessas famílias, os tipos de brincadeiras que fazem parte do cotidiano de suas crianças e as múltiplas relações entre educação não formal, criança e brincadeira. Os resultados apontaram que o brincar entre adultos e crianças integram-se às práticas educativas das famílias, mostrando-se como um poderoso instrumento de socialização e de transmissão de valores e práticas.
Descritores: Educação Infantil/psicologia
Relações Familiares
Jogos e Brinquedos/psicologia
Pobreza/psicologia
Limites: Seres Humanos
Criança
Adulto
Responsável: BR860.1 - Sistema de Bibliotecas da Universidade São Marcos


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Id: lil-514948
Autor: Diogo, Maria Fernanda; Coutinho, Maria Chalfin.
Título: A dialética da inclusão/exclusão e o trabalho feminino / The dialectic of inclusion/exclusion and the women's work
Fonte: Interaçöes estud. pesqui. psicol;11(21):121-142, jan.-jun. 2006.
Idioma: pt.
Resumo: Tendo como base a concepção de que o sujeito se constitui de maneira histórico-dialética, discutiremos neste artigo as categorias trabalho e gênero, articulando-as à dialética da inclusão/exclusão. Diante das atuais mudanças no mundo do trabalho, em um cenário dominado pelo desemprego, subemprego e precarização, inúmeros/as trabalhadores/as foram excluídos/as do círculo produtivo. As mulheres pertencem a uma categoria chave para este estudo, pois algumas especificidades limitam, desvalorizam e desqualificam sua inserção no mercado de trabalho. A nova ordem econômica não propiciou igualdade de condições entre os gêneros. Ao contrário, reforçou hierarquias, desigualdades e assimetrias. Este artigo propõe-se discutir os mecanismos de inclusão e exclusão que enredam as trabalhadoras e como se processam historicamente as regras de dominação de gênero produzidas e reproduzidas nas várias instâncias sociais. Desnaturalizar estas tramas pode possibilitar às mulheres conquistar poder de ação e representação para questionarem o lugar social que ocupam.
Descritores: Mercado de Trabalho
Mulheres Trabalhadoras
-Condições Sociais
Limites: Seres Humanos
Feminino
Responsável: BR860.1 - Sistema de Bibliotecas da Universidade São Marcos


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Massimi, Marina
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Id: lil-514947
Autor: Massimi, Marina.
Título: Sermões quaresmais e conhecimento de si mesmo / Lent sermons and knowledge of self
Fonte: Interaçöes estud. pesqui. psicol;11(21):97-120, jan.-jun. 2006.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo da oratória sagrada no Brasil colonial é um campo heurístico de grande interesse para a história cultural, sendo os sermões uma importante fonte de transmissão doutrinária e de modelos de comportamento numa sociedade na qual a palavra era a modalidade comum de transmissão do conhecimento. Este artigo aponta para a importância e a finalidade da pregação quaresmal no contexto do Brasil colonial dos séculos XVII à XVIII. O artigo mostra entre as funções assumidas por esta prática, a de contribuir ao auto –conhecimento e à reforma dos costumes dos ouvintes e dos pregadores.
Descritores: Evolução Cultural
Conhecimento
-Brasil
Comportamento Social
Limites: Seres Humanos
História do Século XVII
História do Século XVIII
Responsável: BR860.1 - Sistema de Bibliotecas da Universidade São Marcos


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Id: lil-514946
Autor: Salztrager, Ricardo.
Título: Os paradoxos da fantasia / Paradoxes of fantasy
Fonte: Interaçöes estud. pesqui. psicol;11(21):79-96, jan.-jun. 2006.
Idioma: pt.
Resumo: A proposta do artigo é analisar as diversas circunscrições da figura da fantasia, objetivando o destaque do seguinte paradoxo: a fantasia pode se apresentar como uma estrutura articulada ao campo discursivo do sujeito, ou então, como o que justamente escapa a tal encadeamento. A base para a discussão é o modelo de aparelho psíquico da Carta 52.
Descritores: Fantasia
Psicanálise
Interpretação Psicanalítica
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR860.1 - Sistema de Bibliotecas da Universidade São Marcos


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Id: lil-514945
Autor: Peixoto Junior, Carlos Augusto.
Título: Trauma, vida nua e estado de exceção: notas sobre clínica e política / Trauma, bare life and the state of exception: notes on clinic and politics
Fonte: Interaçöes estud. pesqui. psicol;11(21):57-78, jan.-jun. 2006.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo tem como objetivo principal refletir sobre algumas relações possíveis entre clínica e política. Neste sentido, partimos primeiramente da análise das concepções ferenczianas a propósito do trauma, cotejando-as de forma concisa com o modelo freudiano. Em seguida, passamos a discussão dos conceitos de vida nua e estado de exceção, tal como abordados por Giorgio Agamben, supondo que eles possam servir de paradigma para pensar os aspectos traumáticos da política contemporânea. Por último, procuramos avaliar a incidência destas experiências traumáticas considerando o modo de produção de subjetividade vigente no mundo atual, buscando ainda refletir sobre os seus aspectos clínicos na prática psicanalítica cotidiana. Abordando esta ultima por um viés político acreditamos ser possível analisar o sofrimento contemporâneo como uma forma de resistência às estratégias do poder, fundadas prioritariamente na serialização das subjetividades.
Descritores: Política
Psicanálise
Transtornos de Estresse Traumático/psicologia
Responsável: BR860.1 - Sistema de Bibliotecas da Universidade São Marcos


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Id: lil-514944
Autor: Guerra, Andréa Máris Campos; Silva, Carlos André Moreira da; Chaia, Fabiana Caires; Elias, Fernanda Moreira; Sarkis, Thiago Pinto Côrrea.
Título: A função da obra na estabilização psicótica: análise do caso do Profeta Gentileza / Art function in psychotic stabilization: analysis of Profeta Gentileza's case
Fonte: Interaçöes estud. pesqui. psicol;11(21):29-56, jan.-jun. 2006.
Idioma: pt.
Resumo: Partindo da Reforma Psiquiátrica, investigamos a possibilidade de construção de enlaçamento social e simbólico por psicóticos, via criação artística, a fim de contribuir na elaboração de estratégias clínicas inclusivas e de reinserção social. Estudamos o caso do Profeta Gentileza, que pintou as pilastras do Viaduto do Caju-RJ com símbolos e grafias inéditas. Concluímos que a construção de seu processo de estabilização se deu via metáfora delirante, tendo sua obra funcionado enquanto contorno estético ao excesso de gozo que restou insignificantizável do trabalho com o delírio, permitindo uma saída que prescindiu do ato. Esse trabalho sustentou sua inserção social, tendo sua obra se tornado patrimônio cultural do Rio de Janeiro. Como efeito de aprendizado para os trabalhadores da saúde mental, se destacou a importância de acompanhar o estilo do sujeito na sua tentativa de cura, sustentando os movimentos deste diante do campo do Outro junto ao trabalho de reinserção social.
Descritores: Terapia pela Arte
Ajustamento Social
Transtornos Psicóticos/psicologia
-Reforma dos Serviços de Saúde
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR860.1 - Sistema de Bibliotecas da Universidade São Marcos


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Ramos, Conrado
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Id: lil-514900
Autor: Ramos, Conrado.
Título: O ressentimento do guerreiro: reflexões sobre corpo e educação a partir do pensamento de Theodor Adorno e da psicanálise / The resentment of the warrior: reflections on the body and education based on the works of Theodor Adorno and the psychoanalysis
Fonte: Interaçöes estud. pesqui. psicol;11(21):9-28, jan.-jun. 2006.
Idioma: pt.
Resumo: A partir da Psicanálise e da Teoria Crítica, discute-se a dominação social do corpo. Sustenta-se que não há educação que não atue sobre as pulsões e que não se inscreva no corpo do indivíduo. As aulas de educação física são pensadas como espaço privilegiado para o aparecimento do “ressentimento do guerreiro” (T.W.Adorno), isto é, a desforra da força física, separada do intelecto e menosprezada na divisão social do trabalho. Propõe-se que compreender o ressentimento em questão como “memória” da dominação, dificulta o surgimento da violência como um acting out e permite a consciência da dominação do corpo.
Descritores: Consciência
Corpo Humano
Educação Física e Treinamento
Valores Sociais
-Sexualidade/psicologia
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR860.1 - Sistema de Bibliotecas da Universidade São Marcos


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Ramos, Conrado
Id: lil-502898
Autor: Ramos, Conrado.
Título: O “ressentimento do guerreiro”: reflexões sobre corpo e educação a partir do pensamento de Theodor Adorno e da psicanálise / The “resentment of the warrior”: reflections on the body and education based on the works of Theodor Adorno and the psychoanalysis
Fonte: Interaçöes estud. pesqui. psicol;11(21):9-28, jan.-jun. 2006.
Idioma: pt.
Resumo: A partir da Psicanálise e da Teoria Crítica, discute-se a dominação social do corpo. Sustenta-se que não há educação que não atue sobre as pulsões e que não se inscreva no corpo do indivíduo. As aulas de educação física são pensadas como espaço privilegiado para o aparecimento do “ressentimento do guerreiro” (T.W.Adorno), isto é, a desforra da força física, separada do intelecto e menosprezada na divisão social do trabalho. Propõe-se que compreender o ressentimento em questão como “memória” da dominação, dificulta o surgimento da violência como um acting out e permite a consciência da dominação do corpo.
Descritores: Consciência
Corpo Humano
Educação Física e Treinamento
Valores Sociais
-Sexualidade/psicologia
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR860.1 - Sistema de Bibliotecas da Universidade São Marcos


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Id: lil-463582
Autor: Santos, Viviane Amaral dos; Costa, Liana Fortunato.
Título: O papel desempenhado pela justiça na história de uma família com denúncia de violência sexual / The role performed by justice in the history of a family with sexual violence denounce
Fonte: Interaçöes estud. pesqui. psicol;9(17):133-154, jan.-jun. 2004.
Idioma: pt.
Resumo: Este texto apresenta parte dos resultados obtidos em uma pesquisa realizada no contexto da justiça, mais especificamente no âmbito de um estudo psicossocial de uma família com crianças que sofreram violência sexual. O objetivo foi apreender quais os possíveis significados atribuídos à justiça, às experiências vividas pela família e, finalmente, qual o papel desempenhado pela justiça na história de vida dessa família. Para tanto, buscou-se focalizar a narrativa da família, constituída a partir da fala e dos comportamentos dos sujeitos. A discussão teve como base os resultados obtidos por meio da aplicação da técnica projetiva de colagem. A análise das informações foi realizada segundo a proposta da hermenêutica de profundidade; os resultados apontam para o valor simbólico e objetivo do papel desempenhado pela justiça na história da família participante da pesquisa
Descritores: Abuso Sexual na Infância
Legislação
Violência Doméstica/psicologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Adulto
Meia-Idade
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-463581
Autor: Salles, Jerusa Fumagalli de; Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta; Machado, Simone da Silva.
Título: As dislexias de desenvolvimento: aspectos neuropsicológicos e cognitivos / The developmental dyslexia: neuropsychological and cognitive aspects
Fonte: Interaçöes estud. pesqui. psicol;9(17):109-132, jan.-jun. 2004.
Idioma: pt.
Resumo: Esta revisão de literatura discute várias pesquisas sobre dislexias de desenvolvimento, focalizando as dificuldades de sua definição. Os fatores causais foram classificados em extrínsecos (correlações com o funcionamento cerebral, fatores genéticos, características constitucionais) e intrínsecos (cognitivo-lingüísticos) às dislexias. A concepção teórica adotada é da psicologia cognitiva e da neuropsicologia cognitiva. A partir dessa revisão da literatura, analisamos a possibilidade dessa perspectiva teórica fornecer maiores subsídios para uma intervenção efetiva com as crianças disléxicas
Descritores: Terapia Cognitiva
Dislexia
Neuropsicologia
-Transtornos de Aprendizagem
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



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