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Pesquisa : JORNAL DE PSICANÁLISE - LILACS
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Id: biblio-984683 LILACS-Express
Autor: Green, André; Nichile, Tradução de Felípe Ferreira De(TR).
Título: Introdução ao pensamento clínico / Introduction to clinical thinking / Introducción al pensamiento clínico / Introduccion à la pensée clinique
Fonte: J. psicanal;51(95):319-334, jul.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho é uma tradução do texto de Green que introduz a sua obra denominada O pensamento clínico. Nela, o autor considera a importância de se pensar a clínica psicanalítica por meio da riqueza do encontro da dupla analítica, desde as proposições de Freud, desenvolvendo conceitos originais que darão certa luminosidade contemporânea aos temas abordados.

This article is a translation of Green's text that introduces his work denominated The clinical thought. In this work, the author considers the importance of thinking the psychoanalytic clinic through the richness of the encounter of the analytical pair, from the propositions of Freud, developing original concepts that will give a certain contemporary luminosity to the themes addressed.

Este trabajo es una traducción del texto de Green que introduce su obra denominada El pensamiento clínico. En esta obra, el autor considera la importancia de pensar la clínica psicoanalítica por medio de la riqueza del encuentro del doble analítico, desde las proposiciones de Freud, desarrollando conceptos originales que darán cierta luminosidad contemporánea a los temas abordados.

Cet ouvrage est une traduction du texte de Green qui présente son travail dénommé La pensée clinique. Dans ce travail, l'auteur considère l'importance de penser la clinique psychanalytique à travers la richesse de la rencontre du couple analytique, à partir des propositions de Freud, en développant des concepts originaux qui donneront une certaine luminosité contemporaine aux thèmes abordés
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-984682 LILACS-Express
Autor: Lobo, Silvia.
Título: A recriação da mãe winnicottiana: o gesto espontâneo ameaçado / The recreating of the winnicottian mother: the threatened spontaneous gesture / La recreación de la madre winnicottiana: el gesto espontáneo amenazado / La réinvention de la mère winnicottienne: le geste spontané menacé
Fonte: J. psicanal;51(95):307-316, jul.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho traz uma inquietação quanto ao destino dos bebês. Winnicott assinala que, para a mãe sair-se bem em sua tarefa, basta-lhe ser uma mulher comum. Não precisa ser inteligente, não necessita ser culta, nem assessorada, e menos ainda ser atrapalhada por teorias ou prescrições. A devoção materna basta para permitir a seus bebês que sigam espontâneos e capazes de uma expressividade própria. Hoje, contudo, essa mãe sobre a qual aprendemos a pensar na constituição do humano, que com sua existência e seus cuidados detém a função especial de apresentar o mundo externo ao bebê, tornando possível a ilusão, está em vias de desaparecimento. Deu-se uma ruptura nesse edifício sólido, coerentemente construído e experienciado, da antiga e preciosa unidade de mães-bebês-ambiente, que, ameaçada, corre risco de extinção. Assim, como pensar a experiência de maternagem constituinte do gesto espontâneo nas condições de busca e consolidação dos novos espaços ocupados pela mulher nas sociedades modernas? Como prescindir dela? Como receber os bebês que estão chegando? Donde recriar a mãe pensada por Winnicott?

This work brings a concern about the destiny of babies. Winnicott points out that for a mother to do well in her task, she simply needs to be an ordinary woman. She does not have to be intelligent; she does not need to be educated, advised or let alone be muddled by theories or prescriptions. The maternal devotion is enough to allow their babies to remain spontaneous and able to develop their own expressiveness. Today, however, this mother who we have learned to think about in the constitution of what is human, whose existence and care have detained the special function of presenting the external world to the baby, making illusion possible, is in the process of disappearing. There has been a rupture in this solid and coherently constructed building that lived on the old and accurate unit of mothers-babies-environment, which is endangered, threatened of extinction. Thus, how can we think of the experience of motherhood constituted in the spontaneous gesture in the conditions of a search for consolidation of new spaces occupied by women in modern societies? How to do without it? How to welcome the babies who are coming? Where can we recreate the mother conceived by Winnicott?

El presente trabajo presenta una inquietud al respecto del destino de los bebés. Winnicott señala que, para que a la madre le salga bien su función, es suficiente con que ella sea una mujer común. No es necesario que sea inteligente, no precisa ser culta ni asesorada y menos todavía tener que ser molestada por teorías y prescripciones. La dedicación materna es lo bastante para permitir que el bebé siga siendo espontáneo y capaz de tener una expresividad propia. Sin embargo, hoy en día, esa madre sobre la que aprendemos a pensar en la constitución de lo humano, que con su existencia y sus cuidados ejerce la función especial de presentarle el mundo externo a su bebé, haciendo posible así la ilusión, esta madre está en vías de desaparición. Se ha dado una ruptura en el edificio sólido, coherentemente construido y vivenciado de la antigua y preciosa unidad madre-bebé-ambiente, que al estar amenazada corre el peligro de extinguirse. De esta manera, ¿cómo podemos pensar el ejercicio de la experiencia de maternaje que es constitutiva del gesto espontáneo en las condiciones de búsqueda y consolidación de nuevos espacios ocupados por la mujer en las sociedades modernas? ¿Se puede prescindir de ellas? ¿Cómo recibir a los bebés que están llegando? ¿Desde dónde se puede recrear a la madre que ha sido pensada por Winnicott?

Cet article part d'une certaine inquiétation quant à l'avenir des bébés. Pour que la mère mène à bien sa tâche, souligne Winnicott, il ne lui suffit que d'être une "femme ordinaire". Elle n'a pas besoin d'être intelligente, d'avoir reçu une bonne éducation, d'être conseillée et encore moins d'être encombrée par des théories ou des prescriptions. Sa seule dévotion permettrait à son bébé d'être un sujet spontané et capable de manifester sa propre expressivité. Aujourd'hui toutefois cette mère - laquelle nous disons être à la base de la constitution de l'humain et qui, avec son existence et ses soins, a pour fonction spéciale de présenter le monde extérieur au bébé, lui permettant de rêver - est en voie de disparition. Il y a eu une rupture dans cette "construction solide", et érigée de manière cohérente, de l'ancienne et précieuse unité mère-bébé-environnement; elle est menacée à présent, voire en danger d'extinction. Comment peut-on alors penser l'expérience de la maternité [maternagem], qui constitue ce geste spontané, dans des conditions de recherche et d'occupation de nouveaux espaces par les femmes dans les sociétés modernes? Comment s'en passer? Comment "accueillir" les bébés qui arrivent? Comment réinventer la mère pensée par Winnicott?
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Id: biblio-984681 LILACS-Express
Autor: Levinzon, Gina Khafif.
Título: Thirteen reasons why: suicídio em adolescentes / Thirteen reasons why: suicide in adolescents / Thirteen reasons why: suicidio en adolescentes / Thirteen reasons why: le suicide chez les adolescents
Fonte: J. psicanal;51(95):297-306, jul.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Tomando como ilustração o enredo da série televisiva Thirteen reasons why, este trabalho discute o suicídio em adolescentes. O universo psíquico do adolescente é examinado, assim como sua relação com as fantasias e motivações possíveis para o suicídio. Levantam-se questões como de que forma distinguir o que é manifestação da crise de adolescência e o que é sinal de patologia grave que pode levar ao suicídio. A necessidade de ouvir o adolescente e compreender sua linguagem própria é enfatizada, assim como a ajuda multidisciplinar a ser realizada nesses casos.

Taking as an illustration the plot of the television series "Thirteen reasons why", this paper discusses suicide in adolescents. The psychical panorama of the adolescent is examined, as well as its relation with the possible fantasies and motivations for suicide. Questions arise as to how to distinguish what is a manifestation of the crisis of adolescence and what is a sign of serious pathology that can lead to suicide. The need to listen to teenagers and understand their own language is emphasized, as well as the multidisciplinary help to be carried out in these cases.

Tomando como ilustración la trama de la serie televisiva Thirteen reasons why, este trabajo discute el suicidio en adolescentes. El universo psíquico del adolescente es examinado, así como su relación con las fantasías y motivaciones posibles para el suicidio. Se plantean cuestiones como de qué forma distinguir lo que es manifestación de la crisis de adolescencia y lo que es signo de patología grave que puede llevar al suicidio. La necesidad de oír al adolescente y comprender su lenguaje propio es enfatizada, así como la ayuda multidisciplinaria a ser realizada en esos casos.

Prenant comme illustration l'intrigue de la série télévisée Thirteen reasons why, cet ouvrage traite du suicide chez les adolescents. L'univers psychique de l'adolescent est examiné, de même que sa relation avec les fantasmes et les motivations possibles du suicide. Des questions se posent quant à la manière de distinguer ce qui est une manifestation de la crise de l'adolescence et ce qui est un signe de pathologie grave pouvant conduire au suicide. L'accent est mis sur la nécessité d'écouter l'adolescent et de comprendre sa propre langue, ainsi que sur l'aide multidisciplinaire à apporter dans ces cas.
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Id: biblio-984680 LILACS-Express
Autor: Nichile, Felípe F. De.
Título: Somos mais selvagens diante do novo? / Are we wilder in the face of the new? / ¿Somos más salvajes frente al nuevo? / Sommes-nous plus sauvages face au nouveau?
Fonte: J. psicanal;51(95):287-294, jul.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Neste artigo busquei, por meio de um formato epistolar, manifestar minhas reflexões a respeito dos temas que pude experimentar no Encontro Internacional de Psicanálise: Bion 2018, e que, conforme pude sentir e realizar, estavam atravessados por uma reflexão sobre o velho e o novo em psicanálise.

In this article I have tried to express my reflections on the themes that I could try at the International Encounter of Psychoanalysis: Bion 2018, which, as I could feel, was crossed by a reflection on the old and the new in psychoanalysis.

En este artículo busqué, por medio de un formato epistolar, manifestar mis reflexiones acerca de los temas que pude experimentar en el Encuentro Internacional de Psicoanálisis: Bion 2018, que, como pude sentir, estaban atravesados por una reflexión sobre lo viejo y lo nuevo en psicoanálisis.

Dans cet article, j'ai tenté d'exprimer mes réflexions sur les thèmes que je pourrais essayer lors de la Rencontre Internationale de Psychanalyse: Bion 2018, qui a été, comme je l'ai senti, traversée par une réflexion sur l'ancien et le nouveau en psychanalyse.
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Id: biblio-984679 LILACS-Express
Autor: Machado Jr, Péricles Pinheiro.
Título: A ruptura do tempo na experiência do luto:: um aprendizado / The rupture of time in the experience of mourning: an apprenticeship / La ruptura del tiempo en la experiencia del duelo: un aprendizaje / La rupture du temps dans l'expérience du deuil: un apprentissage
Fonte: J. psicanal;51(95):273-284, jul.-dez. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Com base em duas experiências particularmente dolorosas de perdas, o autor dedica-se a uma reflexão sobre o impacto da morte em como o tempo é experimentado durante o trabalho do luto. Este trabalho de caráter autoral, quase biográfico, foi escrito no decorrer de longos meses entremeados por momentos de silêncio e inspiração, buscando-se deixar que lembranças de diferentes naturezas pudessem vir a formar uma rede de conexões afetivas que favorecessem a continência, a transformação e a sobrevivência às perdas experimentadas. Passagens teóricas de Freud e Klein sobre o trabalho do luto e a experiência estética da transitoriedade são convocadas para dialogar com o autor na tentativa de esclarecimento acerca da percepção do tempo durante a elaboração de perdas afetivas. Este trabalho é dedicado à memória de Paola Magnani e Pérsio Nogueira.

Taking from two particularly painful experiences of loss, the author devotes himself to a reflection on the impact of death on the way time is experienced during the work of mourning. This authorial, almost biographical, paper was written over long months interspersed by moments of silence and inspiration, whilst attempting to let memories of different natures come to form a network of affective connections that favoured continence, transformation and survival to the losses experienced. Theoretical passages from Freud and Klein on the work of mourning and the aesthetic experience of transience are summoned to dialogue with the author in an attempt to clarify the perception of time during the elaboration of affective losses. This work is dedicated to the memories of Paola Magnani and Pérsio Nogueira.

A partir de dos experiencias particularmente dolorosas de pérdidas, el autor se dedica a una reflexión sobre el impacto de la muerte en la manera como el tiempo se experimenta durante el trabajo del duelo. Este trabajo de carácter autoral, casi biográfico, fue escrito a lo largo de luengos meses entremezclados por momentos de silencio e inspiración, buscando dejar que recuerdos de diferentes naturalezas pudieran formar una red de conexiones afectivas para favorecer la continencia, la transformación y la supervivencia a las pérdidas experimentadas. Los pasajes teóricos de Freud y Klein sobre el trabajo del luto y la experiencia estética de la transitoriedad son convocados para dialogar con el autor en el intento de esclarecimiento acerca de la percepción del tiempo durante la elaboración de pérdidas afectivas. Este trabajo está dedicado a las memorias de Paola Magnani y Pérsio Nogueira.

De deux expériences particulièrement douloureuses de pertes, l'auteur se livre à une réflexion sur l'impact de la mort sur la manière dont le travail de deuil est vécu. Cette œuvre d'auteur, presque biographique, a été écrite pendant de longs mois entrecoupés de moments de silence et d'inspiration, essayant de laisser des souvenirs de natures différentes former un réseau de connexions affectives qui favorisaient la continence, la transformation et la survie aux pertes subies. Les passages théoriques de Freud et Klein sur le travail de deuil et l'expérience esthétique de l'éphémère destinée sont invités à dialoguer avec l'auteur pour tenter de clarifier la perception du temps lors de l'élaboration des pertes affectives. Ce travail est dédié aux mémoires de Paola Magnani et Pérsio Nogueira.
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Id: biblio-984678 LILACS-Express
Autor: Salomão, Maria Luiza.
Título: A literatura na construção da linguagem do analista / The literature in the construction of analyst language / La literatura en la construcción del lenguaje del analista / La littérature dans la construction du langage de l'analyste
Fonte: J. psicanal;51(95):259-272, jul.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Ao refletir sobre a construção da linguagem analítica, tomo o conceito de Ferro (2008), que vê nos relatos do paciente uma narrativa: enfatiza a escuta do como o paciente narra, e não o conteúdo propriamente dito (sintomas). Reflito sobre como Freud, em seus historiais clínicos, concede-se liberdade para criar uma narrativa sobre seus pacientes, criando conceitos iluminadores da prática psicanalítica. Dou como exemplo o conceito de cena primária, presente em seu trabalho com o paciente russo Sergei Pankejeff (Freud, 1918/2010), o Homem dos Lobos, que rejeita ter tido a experiência descrita por Freud, dizendo ser uma invenção do pai da psicanálise. Freud, ao comunicar suas descobertas, constrói, audaz, uma linguagem e um léxico, que permite ao leitor um desdobramento fértil de ideias e de percepções. Ao transmitir sua experiência analítica, não cuida de seguir literalmente o relato do paciente, mas cria uma narrativa que permite ir além do vivido na dupla, construindo conceitos com base em sua potência investigativa e imaginativa. Considero, neste texto, a leitura de textos psicanalíticos como experiências emocionais, semelhantes às leituras que faço de poesias e de prosas literárias. Reflito brevemente sobre as vicissitudes que os analistas enfrentam na transmissão de suas experiências clínicas nos encontros entre pares; assim como na interferência da personalidade do analista na experiência e no relato da experiência da dupla analítica.

In reflecting on the construction of analytical language, I take up Ferro's concept (2008), in which he considers that, the patient's account is a narrative: he emphasizes listening to how the patient re-counts his/her narrative and not the content itself (symptoms). I reflect on how Freud, in his clinical histories, gives himself the freedom to create a narrative about his patients, creating illuminating concepts of psychoanalytic practice. I give as an example the concept of primary scene, present in his work with the Russian patient Sergei Pankejeff (Freud, 1918/2010), the Wolf Man (der Wolfsmann), who rejects having had that experience, claiming to be an invention of the father of psychoanalysis. Freud, in communicating his discoveries, constructs, boldly, a language and a lexicon, which allows the reader a fertile unfolding of ideas and perceptions. In conveying his analytical experience, he does not literally follow patient's account, but creates a narrative that allow him to go beyond what was experienced by the analytic pair, constructing concepts based on his investigative and imaginative power. I consider, in this text, the reading of psychoanalytic texts as emotional experiences, similar to my readings of poetry and literary prose. I briefly reflect on the vicissitudes that analysts face in transmitting their clinical experiences in peer meetings; as well as in the interference of the analyst's personality in the experience and the account of the experience of the analytic pair.

Al reflexionar sobre la construcción del lenguaje analítico, me baso en el concepto de Ferro (2008) que nota en los relatos del paciente una narrativa: enfatiza la escucha de como el paciente narra y no el contenido propiamente dicho (síntomas). Reflexiono sobre el modo como Freud, en sus historias clínicas, se concede la libertad para crear una narrativa sobre sus pacientes, creando conceptos iluminadores de la práctica psicoanalítica. Doy como ejemplo el concepto de escena primaria, presente en su trabajo con el paciente ruso Sergei Pankejeff (Freud, 1918/2010) el Hombre de los Lobos, que rechaza haber tenido la experiencia descripta por Freud, diciendo ser una invención del padre del psicoanálisis. Freud, al comunicar sus descubrimientos, construye, audaz, un lenguaje y un léxico, que permite al lector un desdoblamiento fértil de ideas y de percepciones. Al transmitir su experiencia analítica, no cuida de seguir literalmente el relato del paciente, pero crea una narrativa que permite ir más allá de lo vivido en la relación terapéutica, construyendo conceptos con base en su potencia investigadora e imaginativa. Considero, en este texto, la lectura de textos psicoanalíticos como experiencias emocionales, semejantes a las lecturas que hago de poesías y de prosas literarias. Reflexiono brevemente sobre las vicisitudes que los analistas enfrentan en la transmisión de sus experiencias clínicas en los encuentros entre pares; así como la interferencia de la personalidad del analista en la experiencia y en el relato de la experiencia de la relación terapéutica.

En réfléchissant à la construction du langage analytique, je prends le concept de Ferro (2008), qui voit dans les rapports du patient une narration: il met l'accent sur l'écoute du récit du patient et pas sur le contenu lui-même (symptômes). Je réfléchis à la manière dont Freud, dans ses histoires cliniques, se donne la liberté de créer une narration de ses patients, en produisant des concepts éclairants de la pratique psychanalytique. Je donne comme exemple la notion de scène primaire, présente dans son travail avec le patient russe Sergei Pankejeff (Freud, 1918/2010), L'Homme des Loups, qui rejette avoir eu l'expérience décrite par Freud, prétendant être une invention du père de la psychanalyse. Freud, en communiquant ses découvertes, construit audacieusement un langage et un lexique permettant au lecteur un déploiement fertile d'idées et de perceptions. En transmettant son expérience analytique, il ne prend pas soin de suivre littéralement le récit du patient, mais conçoit un récit qui lui permet d'aller au-delà de la vie en couple, et construit des concepts basés sur son pouvoir d'investigation et d'imagination. Je considère, dans ce document, la lecture de textes psychanalytiques comme des expériences émotionnelles, similaires aux lectures que je fais de la poésie et de la prose littéraire. Je réfléchis brièvement aux vicissitudes des analystes lors de la transmission de leurs expériences cliniques au moment des réunions avec des pairs. ainsi que dans l'ingérence de la personnalité de l'analyste dans l'expérience et le récit de l'expérience du duo analytique.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-984677 LILACS-Express
Autor: Ricci, Francesca.
Título: Território próprio: um chão que se desloca / Territoriality: a shifting ground / Territoralidad: un terreno en movimento / Territorialité: un terrain mouvant
Fonte: J. psicanal;51(95):245-258, jul.-dez. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho tece uma reflexão baseada em lembranças de experiências emocionais com um paciente. A autora aborda a problemática do entrar em contato com a realidade psíquica: o deslocar da observação do mundo externo para um mundo interno, neste caso, povoado de emoções assustadoras. Partindo da afirmação de Bion, pela qual a observação da realidade psíquica resulta na modificação da mesma realidade, é feita a hipótese de que a possibilidade de desenvolvimento da mente estaria associada à percepção desta como um espaço interno passível de observação e conhecimento. Fatores que podem influenciar o processo são considerados: frustração, intuição, conhecimento, trabalho psíquico, todos implicados no processo do pensar.

This work weaves a reflection based on memories of emotional experiences with a patient. The author addresses the problem of getting in touch with psychic reality: the shifting of observation from the outside world to an internal world, in this case likely to be populated with frightening emotions. Starting from the assertion of Bion, whereby the observation of the psychic reality results in the modification of it, it is made the hypothesis that the possibility of the development of a mind would be associated with the perception of the same as an internal space capable of observation and knowledge. Factors that can influence the process are considered: frustration, intuition, knowledge, psychic work all implicated in the process of thinking.

Este trabajo teje una reflexión basada en memorias de experiencias emocionales con un paciente. El autor aborda el problema de entrar en contacto con la realidad psíquica: el desplazamiento de la observación desde el mundo exterior hacia un mundo interno, en este caso probable que esté poblada de emociones aterradoras. A partir de la afirmación de Bion, mediante la cual la observación de la realidad psíquica resulta en la modificación de la misma, se hace la hipótesis de que la posibilidad del desarrollo de una mente se asociaría a la percepción de la misma como un espacio interno capaz de observación y conocimiento. Se consideran factores que pueden influir en el proceso: frustración, intuición, conocimiento, trabajo psíquico, todo implicado en el proceso de pensar.

Ce travail tisse une réflexion basée sur des souvenirs d'expériences émotionnelles avec un patient. L'auteur aborde le problème de la mise en contact avec la réalité psychique: le déplacement de l'observation du monde extérieur vers un monde intérieur, dans ce cas susceptible d'être peuplé d'émotions effrayantes. À partir de l›affirmation de Bion, auquel cas l›observation de la réalité psychique aboutit à la modification, il est fait l›hypothèse que la possibilité du développement d›un esprit serait associée à la perception du même comme un espace interne capable d›observation et connaissances. Les facteurs qui peuvent influencer le processus sont considérés: la frustration, l'intuition, la connaissance, le travail psychique tous impliqués dans le processus de la pensée.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-984676 LILACS-Express
Autor: Scappaticci, Anne Lise S..
Título: A autobiografia de Wilfred Bion: psicanálise, uma atividade autobiográfica / Wilfred Bion's autobiography: psychoanalysis, an autobiographical activity / La autobiografía de Wilfred Bion: psicoanálisis, una actividad autobiográfica / Autobiographie de Wilfred Bion: psychanalyse, une activité autobiographique
Fonte: J. psicanal;51(95):229-242, jul.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: A autora expõe algumas reflexões sobre a autobiografia de Wilfred Bion, especialmente do livro The long weekend. Faz uma analogia com a atividade do analista, considerando a psicanálise uma experiência autobiográfica para a dupla, uma descoberta na relação entre o analista e o analisando.

The author exposes some reflections on the Autobiography of Wilfred Bion especially of the book The long weekend. The author also makes an analogy with the analyst's activity while psychoanalysis is an autobiographical experience for the pair, a finding in the relationship between analyst and analysand.

La autora expone algunas reflexiones acerca de la autobiografía de Wilfred Bion especialmente del libro The long weekend. Hace una analogía con la actividad del analista mientras que el psicoanálisis es una experiencia autobiográfica para la pareja, un descubrimiento en la relación entre el analista y el analizando.

L'auteur expose quelques réflexions sur l'autobiographie de Wilfred Bion, en particulier du livre The long weekend. Il fait une analogie avec l'activité de l'analyste alors que la psychanalyse est une expérience autobiographique pour le couple, une découverte dans la relation entre analyste et analysant.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-984675 LILACS-Express
Autor: Hardt Jr, Orlando.
Título: Dezenove semanas em Paris / Nineteen weeks in Paris / Diecinueve semanas en Paris / Dix-neuf semaines à Paris
Fonte: J. psicanal;51(95):213-228, jul.-dez. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Freud passou 19 semanas em Paris, concluiu suas pesquisas sobre neurologia e aprendeu muito com Charcot. Elaborou um instrumento que usaria para descobrir fatos novos e, munido de uma nova articulação para a teoria desse aprendizado, atirou-se a fazer especulações para além do conhecido.

As a young doctor, Freud spent nineteen weeks in Paris, concluded his research in neurology and learned a lot from Charcot. He developed a technique with which he would discover new facts, and along with these concepts he set himself beyond the unknown.

Freud pasó diecinueve semanas en París, concluyó sus investigaciones sobre la neurología, y aprendió mucho con Charcot. Elaboró un instrumento que usara para descubrir hechos nuevos y, provisto de una nueva articulación para la teoría de este aprendizaje, se arrojó a hacer especulaciones más allá de lo conocido.

Quand jeune, Freud a passé dix-neuf semaines à Paris, où il a terminé ses recherches en neurologie et beaucoup appris avec Charcot. Il adéveloppé une technique qui lui amènerait à des nouvelles découvertes et, avec un regard frais en face de la théorie, il s'est mis à faire des spéculation au-delà de ce qui était connu.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-984674 LILACS-Express
Autor: Minerbo, Marion.
Título: Núcleos neuróticos e não neuróticos / Neurotic and non-neurotic nuclei / Núcleos neuróticos y no neuróticos / Noyaux névrotiques et non névrotiques
Fonte: J. psicanal;51(95):193-210, jul.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Escrito na forma de diálogo com um jovem colega, o artigo tem como ponto de partida material clínico ligado a núcleos neuróticos e não neuróticos em uma mesma paciente. O objetivo é discutir como se constituem esses núcleos, como se dá sua repetição na transferência e como trabalhar com eles na situação analítica.

Written in the form of a dialogue with a young colleague, the article has as its starting point clinical material related to neurotic and non-neurotic nuclei in the same patient. My purpose is to discuss how do these nuclei originate, how their repetition occurs in transference and how to work with them in the analytic situation.

Escrito en forma de diálogo con un joven colega, el artículo tiene como punto de partida material clínico ligado a núcleos neuróticos y no neuróticos en una misma paciente. El objetivo es discutir cómo se constituyen esos núcleos, como se da su repetición en la transferencia y cómo trabajar con ellos en la situación analítica.

Rédigé sous la forme d'un dialogue avec une jeune collègue, l'article a pour point de départ d matériel clinique lié aux noyaux névrotiques et non névrotiques chez une même patiente. L'objectif est de discuter la façon dont se constituent ces noyaux, comment leur répétition apparaît dans le transfert et la manière de travailler avec eux dans la situation analytique.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



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