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Id: biblio-976037 LILACS-Express
Autor: Yoshinaga, Iara Galiás; Galiás, Iraci.
Título: A pele que somos e a pele que sentimos: Pele - símbolo - consciência / The skin we are, the skin we feel: Skin - symbol - consciousness / La piel que somos y la piel que sentimos: Piel - símbolo - conciencia
Fonte: Junguiana;36(2):77-88, jul.-dez. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O sistema somatosensorial humano funciona de forma dinâmica. Nossos órgãos recebem e produzem estímulos que são convertidos em informação biológica, necessária para a formação, maturação e funcionamento global do nosso corpo, mente e espírito. O "sentir-se bem, sentir-se com saúde" é uma consequência de vários fenômenos biológicos que envolvem o sistema nervoso central. Neste contexto, serão abordados os papéis da pele, do tato e do toque no desenvolvimento e estruturação da consciência e do que se chama "pele simbólica" ou "pele psíquica".

The human somatosensory system works in a dynamic way. Our organs receive and produce stimuli that will be converted into biological information, which are necessary for formation, maturation and the overall functioning of the body, mind, and spirit. The "wellbeing sensation" is a result of several biological phenomena that involve the central nervous system. In this context, the role of skin, tact and touch in the development and structuring of our consciousness will be discussed. The concepts of "symbolic skin" and "psychic skin" will be explored.

El sistema somatosensorial humano funciona de forma dinámica. Nuestros órganos reciben y producen estímulos que se convierten en información biológica, necesaria para la formación, maduración y funcionamiento global de nuestro cuerpo, mente y espíritu. El "sentirse bien, sentirse con salud" es una consecuencia de varios fenómenos biológicos que involucran el sistema nervioso central. En este contexto, se abordarán el papel de la piel, del tacto y del toque en el desarrollo y estructuración de la conciencia y de lo que se llama "piel simbólica" o "piel psíquica".
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Id: biblio-976036 LILACS-Express
Autor: Mendonça, Gabriela Perna de; Fortim, Ivelise.
Título: Estudo sobre sonhos de pacientes da oncologia pediátrica / Study on pediatric oncology patients' dreams / Estudio sobre sueños de pacientes de la oncología pediátrica
Fonte: Junguiana;36(2):55-66, jul.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo pretendeu realizar uma breve revisão de literatura da psico-oncologia sobre os efeitos do diagnóstico e tratamento de câncer na vida do indivíduo para, em seguida, relacionarmos com a teoria analítica sobre sonhos, trauma e a doença como símbolo. O objetivo deste trabalho é estudar os sonhos desses pacientes, entre 10 e 12 anos, estejam eles ainda em tratamento ou não, a fim de relacionar os elementos e/ou temáticas comuns aos sonhos deste grupo, com a experiência com a doença, suas sequelas e a teoria analítica. Foram realizadas entrevistas com o paciente e seu responsável, além da coleta dos relatos de sonhos das crianças. A análise do material nos aproximou da situação psíquica dos sujeitos, na qual, a partir dos elementos e estruturas oníricas, foi possível perceber uma fragilidade emocional intensa e a possibilidade de dissociação psíquica. Os temas oníricos remetem à doença e ao seu tratamento apontando para uma tentativa de elaboração dessas vivências.

This article aims to perform a literature review of psycho-oncology on the effects of cancer diagnosis and treatment on the individual's life, and then relate to the analytical theory about dreams, trauma and disease as a symbol. The objective of this study is to study the dreams of these patients, between 10 and 12 years old, whether they are still undergoing treatment or not, in order to study the elements and/or the themes common to the dreams of this group, relating them to the experience with the disease and its sequels and analytical theory. Interviews were conducted with the patient and his / her caregiver, as well as the collection of reports of children's dreams. The analysis of the material brought us closer to the psychic situation of the subjects, where, from the dream elements and structures, it was possible to perceive an intense emotional fragility and the possibility of psychic dissociation. The morbid themes and aspects related to the disease and its treatment point to an attempt to elaborate these experiences.

Este artículo pretendió realizar una revisión de literatura de la psicooncología sobre los efectos del diagnóstico y tratamiento de cáncer en la vida del individuo, para luego relacionarse con la teoría analítica sobre sueños, trauma y la enfermedad como símbolo. El objetivo de este trabajo es estudiar los sueños de estos pacientes, entre 10 y 12 años, estén ellos todavía en tratamiento o no, a fin de relacionar los elementos y/o temáticas comunes a los sueños de este grupo, con la experiencia con la enfermedad, sus secuelas y la teoría analítica. Se realizaron entrevistas con el paciente y su responsable, además de la recolección de los relatos de sueños de los niños. El análisis del material nos acercó a la situación psíquica de los sujetos, donde, a partir de los elementos y estructuras oníricas, fue posible percibir una fragilidad emocional intensa y la posibilidad de disociación psíquica. Los temas oníricos remiten a la enfermedad y su tratamiento apuntando hacia un intento de elaboración de esas vivencias.
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Id: biblio-976035 LILACS-Express
Autor: Caetano, Aurea Afonso M..
Título: O erro na psicologia analítica: sombra ou luz? / Error in analytical psychology: shadow or light? / ¿El error en la psicología analítica: sombra o luz?
Fonte: Junguiana;36(2):39-46, jul.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: A autora resgata a noção do erro na psicologia analítica, revisitando o trabalho inicial de Jung no teste de associação. Busca compreender o que sustenta o processo analítico, tanto do ponto de vista da psicodinâmica quando dos novos modelos de funcionamento cerebral como propostos pelas neurociências. Discute em que medida a busca do certo, do modelo ideal, pode impedir o desenvolvimento propondo que nosso trabalho enquanto psicoterapeutas seria possibilitar a formação de um campo favorável à (re)construção do movimento intrapsíquico, e não corrigir "erros" introduzindo a importante discriminação entre to cure e to heal.

The author rescues the notion of error in analytical psychology, revisiting Jung's early work on the word association test. She tries to understand what supports the analytical process, both from the point of view of psychodynamics and from the new models of brain functioning as proposed by neurosciences. She discusses, to what extent, the search for the right, the ideal model can inhibit development; proposes that our work as psychotherapists is to enable the formation of a field favorable to the (re) construction of the intrapsychic movement and not to correct "errors" introducing the important discrimination between "to cure" and "to heal".

La autora rescata la noción del error en la psicología analítica, revisitando el trabajo inicial de Jung en la prueba de asociación. Se busca comprender lo que sostiene el proceso analítico, tanto desde el punto de vista de la psicodinámica cuando de los nuevos modelos de funcionamiento cerebral como propuestos por las neurociencias. Analiza, en qué medida, la búsqueda de lo cierto, del modelo ideal puede impedir el desarrollo proponiendo que nuestro trabajo como psicoterapeutas es posibilitar la formación de un campo favorable a la (re) construcción del movimiento intrapsíquico y no corregir errores introduciendo la importante discriminación entre to cure y to heal.
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Id: biblio-976034 LILACS-Express
Autor: Alvarenga, Maria Zelia de.
Título: As sete dinâmicas de consciência, a hominização, a inteligência espiritual e o processo de individuação / The seven dynamics of consciousness, hominization, spiritual intelligence and the individual process / Las siete dinámicas de conciencia, la hominización, la inteligencia espiritual y el proceso de individuación
Fonte: Junguiana;36(2):7-22, jul.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo propõe a existência de sete dinâmicas de consciência, e não somente as quatro atualmente descritas pela Psicologia Analítica. A par da proposição de sete dinâmicas, teço comentários sobre a inteligência espiritual e sobre o processo de hominização, dados esses que concorreram para a proposição das sete dinâmicas de Consciência. Alguns dados aqui presentes foram apresentados no VIII Congresso Latino Americano de Psicologia Analítica - julho de 2018, em Bogotá-Colômbia sob o nome de "As sete Dinâmicas de Consciência". O texto atual foi acrescido de descrições pormenorizadas das novas dinâmicas propostas como componentes do elenco de dinâmicas de consciência regentes da personalidade humana, a par de tecer comentários sobre aspectos da sétima dinâmica que passo a nominar como da Compreensão Universal. As dinâmicas elencadas são: da Origem ou Urobórica, sob a regência do arquétipo da Natureza Divina; do Feminino ou da Grande Mãe, sob a regência do arquétipo da Deusa Mãe; do Masculino ou do Pai, sob a regência do arquétipo do Deus Pai; do Encontro, sob a regência do arquétipo da Coniunctio; da Comunicação, sob a regência do arquétipo do Verbo encarnado; da Vidência ou Antevisão do Futuro, sob a regência do arquétipo da Profecia; da Compreensão Universal, sob a regência do arquétipo da Totalidade.

This article proposes the existence of seven dynamics of consciousness, and not only the four currently described by Analytical Psychology. Along with the proposition of seven dynamics, I comment on spiritual intelligence and the process of hominization, data that contributed to the proposition of the seven dynamics of Consciousness. Some data presented here were presented at the VIII Latin American Congress of Analytical Psychology - July 2018, in Bogota-Colombia under the name of "The Seven Dynamics of Consciousness". The present text has been supplemented by detailed descriptions of the new dynamics proposed as components of the list of regent consciousness dynamics of the human personality, as well as commentaries on aspects of the seventh dynamism which I shall now call Universal Understanding. The dynamics listed are: Origin or Uroboric, under the regency of the archetype of the Divine Nature; of the Feminine or of the Great Mother, under the regency of the archetype of the Mother Goddess; of the Masculine or of the Father, under the rule of the archetype of the Father God; of the Meeting, under the regency of the Coniunctio archetype; of the Communication, under the rule of the archetype of the Incarnate Word; of the Seer or Prevision of the Future, under the rule of the archetype of Prophecy; of Universal Understanding, under the regency of the archetype of Wholeness.

Este artículo propone la existencia de siete dinámicas de conciencia, y no sólo las cuatro actualmente descritas por la Psicología Analítica. A la par de la proposición de siete dinámicas, hago comentarios sobre la inteligencia espiritual y sobre el proceso de hominización, dados éstes que concurrieron a la proposición de las siete dinámicas de Conciencia. Algunos datos aquí presentes fueron presentados en el VIII Congreso Latinoamericano de Psicología Analítica - julio de 2018, en Bogotá-Colombia bajo el nombre de "Las siete Dinámicas de Conciencia". El texto actual se ha añadido a descripciones detalladas de las nuevas dinámicas propuestas como componentes del elenco de dinámicas de conciencia regentes de la personalidad humana, a la par de tejer comentarios sobre aspectos de la séptima dinámica que paso a nominar como de la Comprensión Universal. Las dinámicas enumeradas son: del Origen o Urobórica, bajo la regencia del arquetipo de la Naturaleza Divina; de lo Femenino o de la Gran Madre, bajo la regencia del arquetipo de la Diosa Madre; de lo Masculino o del Padre, bajo la regencia del arquetipo del Dios Padre; del Encuentro, bajo la regencia del arquetipo de la Coniúntio; de la Comunicación, bajo la regencia del arquetipo del Verbo encarnado; de la Videncia o Antevisión del Futuro, bajo la regencia del arquetipo de la Profecía; de la Comprensión Universal, bajo la regencia del arquetipo de la Totalidad.
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Id: biblio-976033 LILACS-Express
Autor: Anon.
Título: [editorial]
Fonte: Junguiana;36(2):3-3, jul.-dez. 2018.
Idioma: pt.
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Id: biblio-954873 LILACS-Express
Autor: Torres, Renata Ferraz.
Título: O curador-ferido e a individuação / The wounded healer and individuation / El curador-herido e la individuación
Fonte: Junguiana;36(1):49-58, jan.-jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho tece reflexões a respeito da importância da elaboração do arquétipo do curador-ferido na vida do analista. A autora discorre sobre livros e artigos de periódicos que endereçam o tema.

This article reflects on the importance of the elaboration of the wounded healer archetype in the life of the analyst. The author talks about books and articles that adresses the theme.

Este trabajo hace reflexiones que tratan de la importancia de la elaboración del arquetipo del curador-herido en la vida del analista. La autora escribe sobre libros y textos de periódicos que se dirigen al tema.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-954872 LILACS-Express
Autor: Aufranc, Ana Lia B..
Título: Expressões da sexualidade: um olhar junguiano / Expressions of sexuality: A jungian view / Expresiones de la sexualidad: una mirada junguiana
Fonte: Junguiana;36(1):37-48, jan.-jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Até o início do século XX havia uma definição rígida do que era ser homem e do que era ser mulher, da masculinidade e da feminilidade. Atualmente as questões de identidade de gênero e de orientação sexual vão além do binarismo e configuram uma sexualidade mais fluida que desafia a consciência coletiva. Nossa cultura judaico-cristã levou a uma sobrevalorização do masculino em detrimento do feminino e às repressões daí decorrentes na história de nossa sexualidade. Alguns aspectos dessa história, no Brasil, são revistos a fim de nos situarmos no panorama atual. Ao despirmos os conceitos de anima e de animus de seu viés cultural e de padrões rígidos, podemos compreender que o arquetípico se expressa nas mais diferentes polaridades, no feminino e no masculino, na alma e no corpo, dentro e fora de nós e que a psique individual bem como a coletiva se transforma e desenvolve seu potencial criativo a partir da diferenciação e da integração das diferentes polaridades.

Until the beginning of the 20th century there was a rigid definition of what it was to be a man and what it was to be a woman, of masculinity and femininity. Currently issues of gender identity and sexual orientation go beyond binarism and configure a more fluid sexuality that challenges the collective consciousness. Our Christian Jewish culture led to an overvaluation of the masculine to the detriment of the feminine and to the repressions that derive in the history of our sexuality. Some aspects of this history, in Brazil, are revised in order to situate ourselves in the current panorama. By undoing the concepts of anima and animus from their cultural bias and rigid patterns, we can understand that the archetypal is expressed in the most different polarities, in the feminine and masculine, in the soul and in the body, inside and outside of us and that the individual psyche as well as the collective one is transformed and develops its creative potential, starting from the differentiation and integration of the different polarities.

Hasta principios del siglo XX había una definición rígida de lo que era ser hombre y de lo que era ser mujer, de la masculinidad y de la feminidad. Actualmente las cuestiones de identidad de género y de orientación sexual van más allá del binarismo y configuran una sexualidad más fluida que desafía la conciencia colectiva. Nuestra cultura judía cristiana llevó a una sobrevalorización de lo masculino en detrimento de lo femenino y a las represiones que se derivan en la historia de nuestra sexualidad. Algunos aspectos de esta historia, en Brasil, se revisan a fin de situarnos en el panorama actual. Al deshacer los conceptos de anima y de animus de su sesgo cultural y de patrones rígidos, podemos comprender que el arquetípico se expresa en las más diferentes polaridades, en el femenino y en el masculino, en el alma y en el cuerpo, dentro y fuera de nosotros y que la psique individual así como la colectiva se transforma y desarrolla su potencial creativo, a partir de la diferenciación y de la integración de las diferentes polaridades.
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Id: biblio-954871 LILACS-Express
Autor: Bandeira, Vivian de Freitas; Fortim, Ivelise.
Título: A relação professor-aluno o arquétipo puer-senex: the puer-senex archetype / The teacher-student relationship: el arquétipo puer-senex / La relación profesor-alumno
Fonte: Junguiana;36(1):27-36, jan.-jun. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo objetivou realizar uma revisão de literatura junguiana sobre a relação professor-aluno e as suas interfaces com o arquétipo puer-senex. O estudo se faz relevante na medida em que a qualidade da relação professor-aluno interfere no processo de ensino-aprendizagem. Percebe-se uma modificação na figura do professor como central, assim como na do aluno, para a ênfase na relação que ocorre entre ambos no processo educacional. Observou-se que, quando ocorre uma polarização do arquétipo em que o senex está associado ao mestre-instruído e o puer ao aprendiz-ignorante, existe uma cisão do arquétipo implicando em um professor que cessou o aprender e está livre de imperfeições e um aluno que depende totalmente do mestre para obter conhecimento. Por fim, sugere-se um aumento no número de estudos neste campo, tendo em vista que as pesquisas que estabelecem uma interlocução entre a psicologia analítica e a educação são escassas, e quando existentes, são pouco sistematizadas e consistentes.

This article aimed to perform a review of Jungian literature on the teacher-student relationship and its interfaces with the puer-senex archetype. The study becomes relevant as the quality of the teacher-student relationship interferes in the teaching-learning process. We noticed a change in the figure of the teacher as central, as well as in that of the student, towards greater emphasis of the relationship that occurs between them in the educational process. We observed that when a polarization of the archetype occurs, in which the senex is associated with the learned teacher and the puer is associated with the apprentice-ignorant, there is a split of the archetype implying in a teacher who has ceased learning and is free from imperfections, and a student who depends entirely on the master to gain knowledge. Finally, we suggest an increase in the number of studies in this field, since research that establishes an interlocution between analytical psychology and education is scarce, and when it exists, it is poorly systematized and consistent.

Este artículo objetivó realizar una revisión de literatura Junguiana sobre la relación profesor-alumno y sus interfaces con el arquetipo puer-senex. El estudio se hace relevante a medida que la calidad de la relación profesor-alumno interfiere en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Se percibe una modificación en la figura del profesor como central, así como en la del alumno, para el énfasis de la relación que ocurre entre ambos en el proceso educativo. Se observó que cuando ocurre una polarización del arquetipo, en que el senex está asociado al maestro-instruido y el puer al aprendiz-ignorante, existe una escisión del arquetipo implicando en un profesor que cesó el aprender y está libre de imperfecciones y un alumno, que depende totalmente del maestro para obtener conocimiento. Por último, se sugiere un aumento en el número de estudios en este campo, teniendo en cuenta que las investigaciones que establecen una interlocución entre la psicología analítica y la educación son escasas, y cuando existen, son poco sistematizadas y consistentes.
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Id: biblio-954870 LILACS-Express
Autor: Mello, Elizabeth Christina Cotta; Damião Jr., Maddi.
Título: Reflexões sobre a prática da supervisão na formação profissional: uma perspectiva junguiana / Reflections on the practice of supervision in vocational training: a junguian perspective / Reflexiones sobre la práctica de la supervisión en la formación profesional: una perspectiva junguiana
Fonte: Junguiana;36(1):19-26, jan.-jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este ensaio pretende apresentar uma reflexão inicial a propósito da prática da supervisão, seu papel na formação profissional e da especificidade que possui na formação clínica, a partir do horizonte da teoria junguiana. A supervisão é uma das atividades básicas de integração entre teoria e prática. Entendemos que a supervisão seja fundamental para a formação de uma analista junguiano e precisamos refletir sobre suas especificidades, pois ela insere um dado que é eminentemente qualitativo na formação e no ensino da psicologia junguiana, seja pela singularidade da compreensão e da síntese produzida pelo supervisionando, seja pela referência a um terceiro, à relação terapêutica ou ao campo de atuação que se encontram presentes no processo de ensino-aprendizagem na forma de relato. Por outro lado, há questões que são levantadas quanto à prática do supervisor, como os critérios de avaliação do supervisionando e a eficácia do processo de supervisão.

This essay intends to present an initial reflection on the practice of supervision, its role in the professional training and its specificity in the clinical training, from the standpoint of the Jungian theory. Supervision is one of the basic activities of integration between theory and practice. We understand that supervision is fundamental to the formation of a Jungian analyst and we need to reflect on its specificities because it inserts data that is eminently qualitative in the formation and teaching of Jungian psychology, either because of the singularity of the comprehension and synthesis produced by the supervised person, or because of the reference to a third party, the therapeutic relationship or field of action, which are present in the teaching-learning process in the form of story. On the other hand, some issues are raised regarding the practice of the supervisor, including the evaluation criteria of the supervised person and the effectiveness of the supervision process.

Este ensayo pretende presentar una reflexión inicial a propósito de la práctica de la supervisión, su papel en la formación profesional y especificidad que posee en la formación clínica, a partir del horizonte de la teoría Junguiana. La supervisión es una de las actividades básicas de integración entre teoría y práctica. Entendemos que la supervisión es fundamental para la formación de una analista Junguiano y necesitamos reflexionar sobre sus especificidades, pues inserta un dato que es eminentemente cualitativo en la formación y en la enseñanza de la psicología Junguiana, sea por la singularidad de la comprensión y de la síntesis producida por la supervisión, sea por la referencia a un tercero, la relación terapéutica o el campo de actuación, que se encuentran presentes en el proceso de enseñanza-aprendizaje en la forma de relato. Por otro lado hay cuestiones que se plantean en cuanto a la práctica del supervisor, una de ellas, los criterios de evaluación del supervisor y la eficacia del proceso de supervisión.
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Id: biblio-954869 LILACS-Express
Autor: Ito, Julio César Nunes.
Título: Música: uma possível ampliação de recursos no setting analítico / Music: a possible expansion of resources in the analytical setting / Música: una posible ampliación de recursos en el setting analítico
Fonte: Junguiana;36(1):9-18, jan.-jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Num movimento de resgate do valor terapêutico da música, este artigo procura ampliar as possibilidades de recursos a serem trabalhados no setting clínico junguiano. Através de uma revisão de literatura da psicologia analítica, percebeu-se uma carência de material relacionado à música como um recurso terapêutico. A partir deste ponto, são apresentadas algumas reflexões de como a música e o inconsciente podem se relacionar pela perspectiva da psicologia analítica. A experiência pessoal de C. G. Jung com a música, as relações entre música e imaginação ativa, música e neurociências, assim como algumas implicações da utilização desta arte no setting analítico são discutidas neste trabalho. Inserindo a música na clínica junguiana, ela apresentou-se propícia a: estimular a função transcendente, favorecendo a evocação de imagens da psique; rebaixar as defesas egoicas; complementar o trabalho como uma linguagem não verbal e a induzir ao relaxamento, auxiliando a passagem para um estado alterado de consciência, enriquecendo assim o trabalho terapêutico com material simbólico-musical.

In a movement to recover the therapeutic value of music, this article seeks to expand the possibilities of resources to be worked in the jungian clinical setting. Through a literature review of analytical psychology, it was perceived a lack of material related to music as a therapeutic resource. From this point on, some reflections are presented on how music and the unconscious can be related from the perspective of analytical psychology. C. G. Jung's personal experience with music, the relationships between music and active imagination, music and neurosciences, as well as some implications of the use of this art in the analytical setting are discussed in this paper. Inserting the music in the jungian clinic, it was propitious to: stimulate the transcendent function, favoring the evocation of images of the psyche; to lower egoic defenses; to complement the work as a non-verbal language and to induce relaxation, aiding the transition to an altered state of consciousness, thus enriching the therapeutic work with symbolic-musical material.

En un movimiento de rescate del valor terapéutico de la música, este artículo busca ampliar las posibilidades de recursos a ser trabajados en el setting clínico junguiano. A través de una revisión de literatura de la psicología analítica, se percibió una carencia de material relacionado a la música como un recurso terapéutico. A partir de este punto, se presentan algunas reflexiones de cómo la música y el inconsciente pueden relacionarse por la perspectiva de la psicología analítica. La experiencia personal de C. G. Jung con la música, las relaciones entre música e imaginación activa, música y neurociencias, así como algunas implicaciones de la utilización de este arte en el setting analítico se discuten en este trabajo. Insertando la música en la clínica junguiana, la misma se presentó propicia a: estimular la función trascendente, favoreciendo la evocación de imágenes de la psique; rebajar las defensas egoístas; complementando el trabajo como un lenguaje no verbal y a inducir al relajamiento, ayudando al paso a un estado alterado de conciencia, enriqueciendo así el trabajo terapéutico con material simbólico-musical.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



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