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Id: biblio-1007221
Autor: Brandão, Juliana Mendanha; Nascimento, Elizabeth do.
Título: Resiliência psicológica: da primeira fase às abordagens baseadas em trajetória / Psychological resilience: from the first phase to trajectory-based approaches
Fonte: Memorandum;36:1-31, jun. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O presente trabalho é um estudo teórico que tem por objetivo traçar um panorama do campo de pesquisas sobre resiliência para situar as contribuições atuais das investigações realizadas a partir das Abordagens baseadas em Trajetórias. São retomadas quatro fases das pesquisas e discutidos conceitos relevantes associados a cada uma delas, como adversidades e risco; fatores de resiliência; coping; critérios de avaliação, como competência ou ausência de psicopatologia; e trajetórias de enfrentamento. Considerações são apresentadas sobre as diferenças entre os estudos que focalizam os enfrentamentos de condições estressantes crônicas e aqueles que abordam os enfrentamentos de adversidades pontuais agudas, discutindo as implicações dessas diferenças para os estudos sobre resiliência. Por fim, são discutidas as contribuições que as chamadas Abordagens baseadas em Trajetórias oferecem, com a explanação acerca das várias possibilidades de trajetórias percorridas pelos sujeitos antes e após o enfrentamento de adversidades

The present work is a theoretical study which aims to outline the field of research on resilience, to locate the current contributions of the investigations carried out using the trajectories-based o approaches. Four phases of research are taken up and the associated relevant concepts were discussed, such as adversity and risk; resilience factors; coping; evaluation criteria of competence or of the absenceof psychopathology; and coping trajectories. We present considerations on the differences between studies that focus on coping with chronic stress conditions, and those which focus on coping strategies for acute adversities. We also discuss the implications of these differences for resilience studies. Finally, the contributions of the so-called Trajectories-based Approaches are explored, with an explanation of the various possibilities of trajectories covered by the subjects before and after facing adversities
Descritores: Resiliência Psicológica
-Estresse Psicológico
Adaptação Psicológica
Responsável: BR654.1 - BIB - Biblioteca Universitária


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Id: biblio-1007216
Autor: FerreiraEsch, Cristiane; Jacó-Vilela, Ana Maria.
Título: A gestalt-terapia chega ao Brasil: recepção e desenvolvimento inicial / Gestalt-Therapy comes to Brazil: reception and initial development
Fonte: Memorandum;36:1-29, jun. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: A Gestalt-Terapia surge nos EUA no ano de 1951 e chega ao Brasil no início da década de 1970. O presente artigo tem como objetivo apresentar a história e o desenvolvimento da Gestalt-Terapia no Brasil. Para tanto, aborda a recepção dessa abordagem psicoterapêutica em nosso país, considerando os elementos históricos que permitiram sua chegada, sobretudo o contexto sócio-político e a situação da psicologia como ciência e profissão na década de 1970. Discorre ainda sobre o desenvolvimento inicial desta abordagem no Brasil, apresentando sua difusão, crescimento e consolidação enquanto teoria e prática psicoterápicas. Por fim, assinala a expansão dos princípios gestálticos para outras áreas da psicologia, o que justifica a designação recente do termo abordagem gestáltica

Gestalt therapy emergedin the USA in 1951 and arrived in Brazil in the early 1970s. This paper aims to present the history and the development of Gestalt therapy in Brazil. To this end, it addresses the receptionof such psychotherapeutic approach in our country, considering the historical factors which enabled it, especially the socio-political context and the situation of Psychology as a science and a profession in the 1970s. It alsopresentsthe early development of this approach in Brazil, with its spread, growth and consolidation as a psychotherapeutic theory and practice. Finally, the article marks the expansion of Gestalt principles in other areas of Psychology, explainingthe recent designation of the term gestalt approach
Descritores: História
-Psicoterapia
Terapia Gestalt
Responsável: BR654.1 - BIB - Biblioteca Universitária


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Id: biblio-1007210
Autor: Queiroga, Luanda do Carmo; Nascimento, Adriano Roberto Afonso do.
Título: Senhora das águas e da canção: representação social de Iemanjá na música popular brasileira / Lady of the waters and the song: Iemanja's social representation in Brazilian popular music
Fonte: Memorandum;36:1-21, jun. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Adotando como fonte de investigação o cancioneiro popular, este trabalho pretendeu investigar como, ao longo da história da música brasileira, a figura e aspectos da orixá Iemanjá foram transportados dos terreiros e incorporados como elementos da própria cultura brasileira, tornando-se presentes nas letras de canções como algo habitual, cotidiano. Para tanto, utilizamos a técnica da análise temática de conteúdo. Um total de 193 músicas foi submetido à análise. Em geral, é possível afirmar que as descrições de Iemanjá nas músicas analisadas se distanciaram da cosmovisão religiosa e da mitologia. As variações ocorridas entre 1933 e 2014 contribuíram para a popularização de Iemanjá na canção popular, e, ao mesmo tempo, para sua reapresentação enquanto figura autônoma em relação às religiões afro-brasileiras

Using Brazilian popular songs as its research basis, this paper intended to investigate how, throughout the history of the country'smusic, the image and aspects of the Iemanjá orisha where taken from the ceremonial yards and incorporated as Brazilian cultural elements, becoming present in songlyrics as something common, usual. For this, we used the Thematic Content Analysis technique. A total of 193 songs were submitted to the analysis. In general, it is possible to claim that the descriptions of Iemanjá in the analyzed songs were distanced from a religious and mythological cosmovision. The variation occurred between 1933 and 2014 contributed tothe popularization of Iemanjá in the popular music and, at the same time, toher representation as an autonomous figure in relationto the Afro-Brazilian religions
Descritores: Ciências Sociais
-Música
Responsável: BR654.1 - BIB - Biblioteca Universitária


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Id: biblio-1007199
Autor: Bovo, Ana Carolina de Lima; Kunzler, Ana Paula; Toassa, Gisele.
Título: Da "Escola" ao "Círculo" de Vigotski: uma perspectiva historiográfica crítica / From "Vygotsky's School" to "Vygotsky's Circle": a critical historiographical perspective
Fonte: Memorandum;36:1-23, jun. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Discutir o contexto histórico de produção científica é tarefa para uma historiográfica crítica das ciências que tem sido levada a cabo em relação à psicologia soviética. Assim, teve-se como objetivo discutir o conceito de Círculo deVigotski (cunhado por Anton Yasnitsky) em oposição à ideia de Escola contida em trabalhos brasileiros, vvidenciando as consequências disso no país. Procurou-se apreender as configurações deste Círculo no contexto histórico da URSS e a partir de uma leitura marxista do trabalho destes autores. Como método, resulta de uma pesquisa bibliográfica acerca do Círculo de Vigotski na obra de Anton Yasnitsky e sobre o contexto histórico da URSS, além da revisão bibliográfica em artigos e livros disponíveis no Google Acadêmico em língua portuguesa. Os resultados salientam que o conceito de Círculo de Vigotski evidenciaria uma dimensão dialógica e polifônica da pesquisa científica na psicologia soviética em oposição à ideia de "Escola de Vigotski" e à percepção de que a pesquisa era feita de forma centralizada e hierarquizada

Discussing the historical context of the scientific production is a task for a critical historiography of the sciences, currently performed by a number of researchers on the Soviet Psychology. The main objective of this article is to expose the concept of Vygotsky's Circle, by Anton Yasnitsky, in opposition to the commonplace idea of Vygotsky ́s School, which is present in most Brazilian works, highlighting the consequences of this second ideain the country. Henceforth, the research sought to apprehend the different settings of Vygotsky ́s Circle in the historical context of USSR (1924-1941), from a Marxist perspective of thoseworks. The method was a bibliographic research about theconcept of Vygotsky's Circleon the works of Yasnitsky and the historical context of USSR, followed by a bibliographic review ofarticles and books available inScholar Google. The results show that the concept of Vygotsky's Circleemphasizes the dialogical and polyphonic dimension of the scientific research in soviet psychology
Descritores: Psicologia
-Psicologia Social
Ciências Sociais
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Id: biblio-1007194
Autor: Brasil, Júlia Alves; Cabecinhas, Rosa; Bonomo, Mariana.
Título: Entre o passado e o presente: representações sociais da história da América Latina para estudantes de três países latino-americanos / Between the past and the present: social representations of Latin American history for students from three Latin American countries
Fonte: Memorandum;36:1-31, jun. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Neste estudo, objetivou-se analisar as representações sociais da história da América Latina para latino-americanos. Os dados foram coletados por meio de questionário online, contendo questões de evocação livre sobre acontecimentos e personalidades importantes na história latino-americana. Participaram do estudo 213 estudantes brasileiros, chilenos e mexicanos, com idades entre 18 e 35 anos. Seguindo orientação teórico-metodológica da análise estrutural da Teoria das Representações Sociais, os dados foram processados com o Programa EVOC. Os resultados indicaram que, para os participantes, os eventos mais centrais à memória social da América Latina são a colonização e as independências, enquanto as principais personalidades mencionadas foram Cristóvão Colombo e Simón Bolívar, em consonância com a dinâmica nuclear conquista/descobrimento, colonização e independências.Discute-se a articulação entre memória, identidade e representações sociais para a compreensão da forma como os grupos lidam com o seu passado, a partir do presente

In this study, the aim was to analyse social representations of the history of Latin America among Latin Americans. Data were collected through an online questionnaire, containing free-recall questions about important events and historical figures in Latin American history. A total of 213 Brazilian, Chilean and lexican students, aged 18 to 35 years old, participated in the study. Following the theoretical-methodological orientation of the structural approach of Social Representations Theory, data were processed with the EVOC software. The results indicated that, for the participants, the most central events to the social memory of Latin America are colonizationand independence, while the main historical figures mentioned were Christopher Columbus and Simón Bolívar, in line with the nuclear dynamics conquest/discovery, colonization and independence. The articulation between memory, identity and social representations is discussed in order to understand the way groups deal with their past, in the present
Descritores: América Latina
-Identificação Social
História
Responsável: BR654.1 - BIB - Biblioteca Universitária


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Id: biblio-1007065
Autor: Verissimo, Danilo Saretta.
Título: Fundamentos estrutural - fenomenológicos da percepção a partir de Merleau-Ponty / Ponty Structural - phe nomenological foundations of perception based on Merleau - Ponty
Fonte: Memorandum;36:1-19, jun. 2019.
Idioma: pt.
Descritores: Terapia Gestalt
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Id: biblio-1007080
Autor: Dias, Paulo Henrique Curi; Safra, Gilberto.
Título: A vocação mística da psicanálise / The mystical vocation of psychoanalysis
Fonte: Memorandum;36:1-20, jun. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Esse estudo pretende pensar na psicanálise enquanto uma prática clínica essencialmente compatível com certas características dos fenômenos místicos, os que lhe permite abordá-los clinicamente. Iniciamos o texto apresentando nossa compreensão de mística como um fenômeno de alteridade ontológica, ao contrário de uma produção subjetiva do ser humano. A partir disso, abordamos três características da psicanálise que a tornam relevantes para uma clínica dos fenômenos místicos: seu método apofático, sua prática de desconstrução identitária do "eu" e sua inscrição antropológica entre o universal e o particular. Finalizamos o estudo, dessa maneira, pensando na possível função clínica da psicanálise ao abordar a mística, a partir da ideia de adoecimentos espirituais

This study intends to reflect on psychoanalysis as a clinical practice essentially compatible with certain characteristics of mystical phenomena, wich enables it to clinically approach them. We start the text introducing our understanding of mysticism as a phenomenon of alterity, rather than a subjective production of the human being. Through such idea, we approach three characteristics of apophatic method, its practice of deconstructing the identity of the "I" and its anthropological inscription between the universal and the particular. Thus, we finalize the study, thinking about the possible clinical function of psychoanalysis when approaching the mystic, based on the idea of spiritual illness
Descritores: Psicologia Clínica
-Psicanálise
Religião e Psicologia
Misticismo
Responsável: BR654.1 - BIB - Biblioteca Universitária


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Id: biblio-1007050
Autor: Rota - Júnior, César; Cirino, Sérgio Dias; Gutierrez, Laurent.
Título: Medindo o que não se conhece: o conceito de inteligência no contexto educacional brasileiro nas décadas de 1920 e 1930 / Measuring the unknown: the concept of intelligence in the Brazilian educational context in the 1920s and 1930s
Fonte: Memorandum;36:1-18, jun. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Os testes de inteligência desenvolvidos no início do XX tiveram papel decisivo no processo de reorganização da educação escolar brasileira. Em Belo Horizonte, à Escola de Aperfeiçoamento de Professores cabia a função de capacitar os professores para práticas modernas e científicas. O objetivo da presente pesquisa foi analisar os conceitos de inteligências que circularam em Minas Gerais nas décadas de 1920 e 1930, sob a influência do ensino dos testes aos alunos da Escola de aperfeiçoamento. Como metodologia, partimos do conceito de recepção/circulação, que se refere ao processo de apropriação dos instrumentos, ideias e conceitos produzidos em outros locais. Como resultado, pudemos demonstrar que a utilização prática dos testes teve supremacia sobre o debate teórico sobre a noção de inteligência. Concluímos que a experiência da Escola de Aperfeiçoamento deu ênfase à utilização pragmática dos testes, em detrimento da discussão teórica sobre a inteligência.

The intelligence tests developed at the beginning of the XX century played a decisive role in the reorganization process of Brazilian school education. The Belo Horizonte Teachers College had the function of training teachers for modern and scientific practices. The aim of this research was to analyze the concepts of intelligence that circulated in the state of Minas Gerais in the 1920s and 1930s, under the influence of the teaching of tests to the students from the Teachers College. Methodologically, we started from the concept of reception/circulation, which refers to the process of appropriation of instruments, ideas and concepts produced in other places. As a result, we were able to demonstrate that the practical use of the tests had supremacy over the theoretical debate about the notion of intelligence. We concluded that the experience of the Belo Horizonte Teachers College focused on the pragmatic use of tests, in detriment of the theoretical discussion about intelligence.
Descritores: GASTROENTERITIS, TRANSMISSIBLE, OF SWINE0
-Psicologia Educacional
Inteligência
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Id: biblio-1007046
Autor: Gibim, Gabriela de Sousa; Gomes, Cláudia Aparecida Valderramas.
Título: Processos mediadores na formação do leitor: uma análise histórico - cultural / Mediator processes in the formation of the reader: a historical - cultural analysis
Fonte: Memorandum;36:1-21, jun. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta o relato de uma pesquisa em psicologia que buscou identificar nas mediações presentes na história de um sujeito, da infância à adolescência, características do seu processo de formação como leitor. O estudo consistiu na entrevista de uma adolescente utilizando, como procedimentos metodológicos, a História Oral associada à interpretação por Núcleos de Significação, compondo, assim, um campo de análise entre a história da entrevistada em contraponto e complemento às produções científicas que discorrem sobre a leitura e sobre seus modos de subjetivação, segundo a teoria Histórico-Cultural. Os resultados evidenciaram que a categoria atividade foi capaz de explicar a mediação interposta entre a linguagem escrita, representativa do patrimônio humano-genérico, e sua consolidação na formação humana singular de um sujeito leitor. O estudo reitera a função da educação escolar, notadamente nos espaços da educação infantil e do ensino fundamental, na configuração desses processos mediadores.

This article presents the report of a psychological research that sought to identify in the mediations present in the history of an individual, from childhood to adolescence, characteristics of his formation process as a reader. The study consisted of an interview of an adolescent, using, as methodological procedures, the Oral History associated with the Interpretation by Core of Meaning, thus composing a field of analysis between the story of the interviewee in counterpoint and as a complement to the scientific productions which talk about reading and its modes of subjectivation, according to the Historical-Cultural theory. The results showed that the category activity was able to explain the intermediation between the written language, representative of the human-generic heritage, and its consolidation in the singular human formation of a reader. The study reiterates the role of school education, especially in the areas of early childhood and elementary education, in the configuration of these mediating processes.
Descritores: Psicologia
-Leitura
Mudança Social
Responsável: BR654.1 - BIB - Biblioteca Universitária


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Id: biblio-967778
Autor: Ribeiro, Sarug Dagir; Belo, Fábio.
Título: Falo passivo e sedução originária / Passive phallus and originary seduction
Fonte: Memorandum;35:205-223, nov. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: A partir da teoria da sedução generalizada, propomos um resgate históricoepistemológico da noção de "falo passivo", elaborada por Loewenstein e Bonaparte. Criticamos as teorias dos autores para mostrar que a castração e as narrativas de gênero como códigos tradutivos permitem compreender o falo passivo como uma possível resposta às seduções precoces. Concluímos demonstrando que a noção poderia apontar para a diversidade do pulsional, mas tal como apresentada por ambos autores, reproduz a operação de recalcamento na medida em que é conceituada em termos de diferença.

From the generalized seduction theory, we propose an historical and epistemological rescue of the notion passive phallus, elaborated by Loewenstein and Bonaparte. We criticize the theories of both authors in order to show that castration and gender narratives as traductives codes allow to understand the passive phallus as a possible response to the early seductions. We conclude demonstrating that the notion could point to the drive diversity, but as showed by both authors, reproduces the repression operation inasmuch as conceptualized in terms of difference
Descritores: Psicologia
Responsável: BR654.1 - BIB - Biblioteca Universitária



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