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Pesquisa : Pensando Famílias - LILACS
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Id: biblio-955240 LILACS-Express
Autor: Brito, Carolina Oliveira de; Nascimento, Célia Regina Rangel; Rosa, Edinete Maria.
Título: Conselho tutelar: rede de apoio socioafetiva para famílias em situação de risco? / Guardianship council: socio-affective support network for families at risk?
Fonte: Pensando fam;22(1):179-192, jan.-jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Buscou-se identificar as interações estabelecidas entre profissionais do Conselho Tutelar e famílias de crianças e adolescentes acompanhadas por este serviço, verificando se este órgão atua enquanto rede de apoio social e afetiva para estas famílias. Foram realizadas seis entrevistas com conselheiros (as) e seis com familiares de crianças e adolescentes atendidas por este serviço. Os (as) conselheiros (as) apresentaram bons conhecimentos sobre o Sistema de Garantia de Direitos, embora atribuam exclusivamente às famílias as causas da situação que motivou a busca ao serviço, desconsiderando o papel do Estado e da sociedade na garantia dos direitos. Percebeu-se um afastamento afetivo entre os profissionais e usuários do Conselho Tutelar, o que prejudicou o reconhecimento deste órgão enquanto rede de apoio para as famílias. Corroborou-se a centralidade dos processos proximais enquanto promotor do desenvolvimento humano, já que mudanças nestes processos produziram mudanças em outros aspectos da vida da pessoa.

It was sought to identify the interactions established between professionals of the Guardianship Council and families of children and adolescents accompanied by this service, verifying if this service acts as a social and affective support network for these families. Six interviews were conducted with counselors and six with family members of children and adolescents assisted by this service. The counselors presented good knowledge about the System of Rights' Guarantee, although they attributed exclusively to the families the causes of the situation that motivated the search for the service, disregarding the role of the State and society in guaranteeing their rights. There was an affective gap between professionals and users of the Guardianship Council, which weakened the recognition of this service as a support network for families. The centrality of the proximal processes as a promoter of human development was corroborated, since changes in these processes produced changes in other aspects of the person's life.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-955239 LILACS-Express
Autor: Macarini, Samira Mafioletti; Miranda, Karla Paris.
Título: Atuação da psicologia no âmbito da violência conjugal em uma delegacia de atendimento à mulher / Psychological intervention and conjugal violence at a women's police station
Fonte: Pensando fam;22(1):163-178, jan.-jun. 2018. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo teve como objetivo caracterizar a violência conjugal denunciada por mulheres em uma delegacia de proteção à mulher. Realizou-se uma pesquisa documental, através da análise de boletins de ocorrências registrados no período de agosto de 2012 a agosto de 2015 e que foram encaminhados ao serviço de psicologia da instituição. Os resultados apontaram predominância de denúncias envolvendo mulheres e homens na faixa dos trinta anos, que estavam em um relacionamento estável, que possuíam pelo menos um filho em comum e, no momento do registro, encontravam-se separados de corpos. Houve predomínio da violência psicológica e física. O estudo também constatou alto índice de desistência do processo criminal por parte das mulheres, apontando para o aspecto cíclico da violência conjugal, além de múltiplos fatores envolvidos nesse fenômeno. Os dados auxiliam na compreensão da dinâmica da violência conjugal a partir de uma perspectiva sistêmica, podendo-se pensar em estratégias de enfrentamento e prevenção.

The study aimed to characterize conjugal violence denounced at a women's police station. A documentary research was carried out, through the analysis of bulletins of occurrences registered from August 2012 to August 2015 and which were sent to the psychology department of the institution. The results showed a predominance of reports involving women and men in the 30-year age group who were in a stable relationship, which had at least one child in common and, at the time of the registration, were separated from each other. There was a predominance of the psychological and physical violence. The study also found a high rate of relinquishment of the criminal process by women, pointing to the cyclical aspect of marital violence, as well as multiple factors involved in this phenomenon. The data can help in understanding the dynamics of conjugal violence from a systemic perspective, and also looking for coping strategies and prevention.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-955238 LILACS-Express
Autor: Fiorini, Milena Carolina; Müller, Fernanda Graudenz; Bolze, Simone Dill Azeredo.
Título: Diferenciação do self: revisão integrativa de artigos empíricos internacionais / Differentiation of self: integrative review of international empirical articles
Fonte: Pensando fam;22(1):146-162, jan.-jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: A diferenciação do self refere-se à capacidade para adquirir equilíbrio entre funcionamento emocional, intelectual, intimidade e autonomia nas relações. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar as variáveis associadas ao processo de diferenciação do self em pesquisas empíricas internacionais, publicadas nos últimos cinco anos. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, a partir da busca na base de dados Wef of Science, que resultou em 22 artigos científicos. As publicações foram analisadas em relação ao ano, ao método, à amostra e ao país onde foram produzidas. Efetuou-se, ainda, uma categorização temática, com base na similaridade dos conteúdos abordados pelas pesquisas. Os resultados indicaram associações positivas da diferenciação do self com variáveis ligadas ao bem-estar psicológico e à capacidade de relacionamento interpessoal, e negativas com fenômenos que apresentam relação com sofrimento psicológico e transtornos mentais. Esses achados reforçam a importância da diferenciação do self em intervenções psicoterapêuticas individuais, conjugais e familiares.

The differentiation of self refers to the capacity to obtain balance between the functioning of emotional, intellectual, intimacy and autonomy in relations. The objective of this study was to identify and to analyze the variables associated to the process of differentiation of self in international empirical researches, published in the last five years. It was made an integrative literature review, starting from the search in the data base Wef of Science, which resulted in 22 scientific articles. The publications were analyzed in relation to the year, method, sample and country where they were performed. It was done, yet, a thematic categorization, based in the similarity of the contents covered for the researches. The results indicated positive associations of the differentiation of self with variables related to the psychological welfare and to the capacity of interpersonal relationship, and negative associations with phenomenon that have relation with psychological suffering and mental disorders. These findings reinforce the importance of differentiation of self in individual, marital and family psychotherapeutic interventions.
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Id: biblio-955237 LILACS-Express
Autor: Fonsêca, Patrícia Nunes da; Palitot, Rosicleia Moreira; Machado, Mayara de Oliveira Silva; Santos, Jérssia Laís Fonseca dos; Souza Filho, José Farias de.
Título: Percepção parental acerca do filho adotado: uma análise psicoeducacional / Parental perception about the adotive son: a psychoeducational analysis
Fonte: Pensando fam;22(1):131-145, jan.-jun. 2018. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo objetivou analisar as percepções dos pais acerca do filho adotado. Participaram 20 pais adotivos da cidade de João Pessoa (PB), sendo a maioria do sexo feminino (65%) e casados (85%). Para coleta de dados utilizou-se um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada. Empregou-se o SPSS (versão 21) para realizar as estatísticas descritivas e o software IRAMUTEQ (versão 0.7 alpha 2) para processar o conteúdo das entrevistas. Os resultados revelaram que os filhos adotados apresentam bom relacionamento com colegas, professores e familiares, demonstram sentimentos positivos para com os membros da nova família e exibem um desempenho escolar compatível com sua idade. Conclui-se que deve haver uma maior divulgação midiática das experiências positivas da adoção, especialmente a partir do relato dos pais, para que se construam novas representações sobre a criança adotada.

This study aimed to analyze the parents' perceptions about the adopted child. Twenty adoptive parents from the city of Joao Pessoa (PB) participated, being the majority female (65%) and married (85%). A sociodemographic questionnaire and a semi-structured interview were used to collect data. SPSS (version 21) was used to perform the descriptive statistics and the IRAMUTEQ software (version 0.7 alpha 2) to process the content of the interviews. The results showed that adopted children have good relationships with friends, teachers and family members, show positive feelings with the members of the new family, and exhibit school performance consistent with their age. It is concluded that there should be greater media coverage of the positive experiences of adoption, especially from the parents' report, to build new representations about the adopted child.
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Id: biblio-955236 LILACS-Express
Autor: Passos, Danielly; Cavallari, Marcela; Gomes, Isabel Cristina.
Título: O processo de adoção estrangeira e inter-racial: uma análise sobre a formação vincular / The process of foreign and interracial adoption: an analysis of linking formation
Fonte: Pensando fam;22(1):118-130, jan.-jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Esse artigo visa discutir as questões de vinculação no processo de adoção estrangeira inter-racial segundo um estudo reflexivo teórico; tomando por base a análise documental de uma notícia veiculada na mídia brasileira a respeito de uma adoção nessa modalidade por um casal de atores. A adoção inter-racial continua necessitando de investigações com o intuito de desmitificar preconceitos e transpor barreiras entre as diferentes etnias, além de possibilitar um lugar de reconhecimento para a família multirracial. A psicanálise vincular mostrou-se de grande contribuição, sobretudo por propor um novo entendimento dos processos interpsíquicos envolvendo sujeito e família, bem como a formação de vínculos entre eles. Conclui-se, nesse caso ilustrativo, apesar das diferenças étnico-culturais, há uma possibilidade de remalhagem dos laços vinculares, uma vez que é outorgado à criança adotada um lugar no desejo daqueles que a adotam. Assim, o pertencimento é construído sobre a primazia afetiva e respeitando a alteridade.

This article aims discusses the linkage issues arising from interracial foreign adoption process a throughout theoretical study, based on news from the Brazilian media regarding the adoption under said modality by a couple of actors. The interracial adoption still needs further investigation to demystify prejudices and overcome barriers among different ethnicities, as well as to provide a place of recognition for the multiracial family. Linkage psychoanalysis has shown a significant value, especially because it allows a new understanding of the inter-psychic processes that take place between the individual and the family, as well as the formation of links between them. In conclusion, in this illustrative case, there is a possibility of remolding the family bonds, despite the ethnic-cultural differences, once it is given to the adoptive child a place in the desire of the parents. Thus, the belonging is built on affective primacy and respecting the altherity.
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Id: biblio-955235 LILACS-Express
Autor: Ledel, Kellen Vasconcellos; Razera, Josiane; Haack, Karla Rafaela; Falcke, Denise.
Título: Pais encarcerados: a percepção de mães e crianças sobre a relação pais-filhos / Incarcerated parents: the perception of mothers and children on the parent-child relationship
Fonte: Pensando fam;22(1):104-117, jan.-jun. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivou-se compreender como crianças e suas mães avaliam o aprisionamento paterno e suas repercussões na dinâmica familiar e no desenvolvimento infantil. Participaram três crianças, com faixa etária entre sete e nove anos, sendo duas delas irmãs e as duas mães. Utilizou-se como instrumento uma entrevista semiestruturada e a hora do jogo diagnóstica. A análise foi baseada em estudo de casos múltiplos. Os resultados indicaram que o aprisionamento da figura paterna produz grande impacto na relação entre pais e filhos, seja pelo distanciamento físico, pela carência emocional e até mesmo por questões financeiras. Além disso, o tratamento destinado às mães e às crianças nos presídios, assim como os procedimentos de revista a que são submetidas, merecem atenção dos profissionais da saúde.

This study aimed to understand how children and their mothers assess parental imprisonment and its effects on family dynamics and child development. Participated three children, with ages between seven and nine, being two of them sisters and two mothers. The instruments used were a semi-structured interview and the game time diagnosis. The analysis was based on multiple cases study. The results indicated that the imprisonment of the father figure produces great impact on the relationship between parents and children, either by physical distance, the emotional deprivation and even for financial reasons. In addition, treatment for mothers and children in prisons, as well as inspection procedures to which they are subject, deserve the attention of health professionals.
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Id: biblio-955234 LILACS-Express
Autor: Faria, Ana Paula Simeão; Ponciano, Edna Lucia Tinoco.
Título: Conquistas e fracassos: os pais como base segura para a experiência emocional na adolescência / Achievements and failures: parents as a safe base for the emotional experience in the adolescence
Fonte: Pensando fam;22(1):87-103, jan.-jun. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Na adolescência, a relação pais e filhos(as) sofre mudanças, de acordo com as transformações e o desenvolvimento do(a) adolescente. O(a) adolescente tende a se afastar dos pais para desenvolver sua individualidade e, no entanto, é importante que o vínculo entre pais e filhos(as) tenha continuidade. Nosso objetivo é investigar e discutir a relevância do apoio parental nas experiências emocionais de conquistas e de fracassos durante a adolescência. Participam deste estudo seis rapazes e seis moças, entre 15 e 19 anos de idade, entrevistados seguindo um roteiro semiestruturado. As entrevistas foram transcritas e adotamos a Análise de Conteúdo. Nossa principal conclusão é a de que os(as) adolescentes consideram importante o suporte parental, como uma base segura, para a regulação das experiências emocionais negativas e como reforçadores nas experiências emocionais positivas. Este suporte configura um ambiente familiar facilitador para o processo do desenvolvimento emocional.

In the adolescence, the relationship between parents and children goes through changes along with the transformations and development in the adolescent's life. The adolescent tends to distance himself/herself from his/her parents to develop his/her own individuality. Nevertheless, it is important that the attachment between parents and children has continuity. Our aim is to investigate and discuss the relevance of parental support in emotional experiences of failure and achievements during adolescence. Six boys and six girls participated in this study, between the age of 15 and 19. A semi-structured script interview was used. The interviews were transcribed and Content analysis was made. Our main conclusion is that adolescents consider parental support important, as a safe base, for the regulation of the negative emotional experiences and reinforcement for the positive emotional experiences. This support fosters a family environment that facilitates the process of emotional development.
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Id: biblio-955233 LILACS-Express
Autor: Magnani, Rafaela Mazoroski; Staudt, Ana Cristina Pontello.
Título: Estilos parentais e suicídio na adolescência: uma reflexão acerca dos fatores de proteção / Parenting styles and suicide in adolescence: a reflection on the factors of protection
Fonte: Pensando fam;22(1):75-86, jan.-jun. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A Organização Mundial da Saúde alerta para o crescente número de jovens que se suicidam - segunda causa de óbitos em indivíduos entre 15 e 29 anos em 2012. Considerando o período da adolescência e as transformações da fase torna-se imprescindível pensar em estratégias de enfrentamento ao suicídio. Diante disso, buscou-se compreender os estilos parentais e de que modo as relações entre pais e filhos são estabelecidas, afim de prevenir este fenômeno. Foi realizada revisão narrativa, com material coletado em banco de dados eletrônicos. Como resultado se observou respostas positivas no desenvolvimento dos filhos cujos pais possuíam estilos parentais com níveis de exigência e responsividade, ao passo que pais com estilos parentais negligentes favorecem, nos filhos, comportamentos dependentes e baixa autoestima, facilitando o surgimento de sintomas e comportamento suicida. Sugere-se realizar maiores pesquisas com esse tema com enfoque no desenvolvimento de competências parentais para propiciar níveis de saúde nos adolescentes.

The World Health Organization warns of the growing number of young people who commit suicide - second cause of deaths in individuals between 15 and 29 in 2012. Considering the period of adolescence and the phase transformations it is essential to think of strategies coping suicide. Faced with this, it's sought to understand the parental styles and how the relationships between parents and children are established in order to prevent this phenomenon. It was held narrative review with material collected in electronic database. As a result, it was observed positive responses in the development of children whose parents had parental styles with levels of demand and responsiveness, while parents neglectful parenting styles favor, the children, dependents and low self-esteem behaviors, facilitating the emergence of symptoms and suicidal behavior. It is suggested to carry out further research on this topic focused on the development of parenting skills to promote health levels in adolescents.
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Id: biblio-955232 LILACS-Express
Autor: Brito, Cristiane Camargo de Oliveira; Santos, Marcella Oliveira; Brito, Marcus Vinicius Camargo de; Coelho, Maria Renata Machado.
Título: Relato de experiência da perda ambígua diante de um filho adolescente desaparecido / Case study of ambiguous loss front of a missing teenager son
Fonte: Pensando fam;22(1):59-74, jan.-jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: A Teoria da Perda Ambígua (P.A) coloca que tal perda é uma das mais inquietantes, estressante e traumatizante diante das demais, não há confirmação, fechamento ou rituais de apoio e, portanto, não há uma resolução verdadeira. Este estudo objetivou verificar características da perda ambígua (de primeiro tipo) vivido por uma mãe de um adolescente desaparecido, caracterizada pela ausência física, mas sem comprovação de morte, e com uma presença psíquica permanente. Também investigou interligações das falas da genitora com resultados do Inventário de Percepção de Suporte Familiar. Foi possível identificar baixo nível quanto ao suporte familiar em todos os fatores (afetivo-consistente, autonomia e adaptação familiar), bem como diversos fatores desta perda ambígua, concentrando-se em questões como a esperança e desesperança, presença e ausência, sendo estes, fatores essenciais para novos focos de intervenções transformadoras.

The Theory of Ambiguous Loss (AL) to put that is one of the most disturbing, stressful and traumatizing, in front of the others, aren`t confirmation, closing or supporting rituals, therefore, isn`t a true resolution, this study aimed to verify characteristics of ambiguous loss, (the first kind) Lived by a mother of a missing teenager, characterized by physical absence, but without comprovation of death, and with psychic presence continuous. Also investigated interrelationships between the speaker's giver and the results of the family Support Perception Inventory. was possible to identify low level of family support in all factors (affective-consistent, autonomy and family adaptation), as well as several factors of this ambiguous loss, focusing on issues such as hope and hopelessness, presence and absence, factors for new focuses of transformative interventions.
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Id: biblio-955231 LILACS-Express
Autor: Correa, Wesley; Minetto, Maria de Fatima; Crepaldi, Maria Aparecida.
Título: Família como promotora do desenvolvimento de crianças que apresentam atrasos / Family as a promoter of the development of children with delays
Fonte: Pensando fam;22(1):44-58, jan.-jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo faz uma revisão teórica para compreender a família como um ambiente promotor do desenvolvimento humano. A família corresponde ao principal contexto de inter-relações da criança. A qualidade do ambiente familiar e das relações neste contexto conduz a evolução do desenvolvimento infantil. O bebê, ao chegar ao ambiente familiar, exige mudanças estruturais, e, quando esta criança apresenta atrasos em seu desenvolvimento, o modo como a família enfrenta esta realidade pode propiciar risco à vida da criança. Programas de Intervenção Precoce buscam entender o desenvolvimento infantil a partir de uma visão multidimensional, ou seja, mudar o foco somente na criança e no seu déficit, passando a considerar: família, comunidade e trabalho em equipe interdisciplinar.

This paper makes a theoretical revision to understand the family as an environment that promotes human development. The family corresponds to the main context of a child's interrelationships. In this way, the quality of the family environment and the relationships established in this context directs the evolution of child's development. A baby, when arriving to a familiar environment, demands structural changes, and when this child presents delays in its development, the way the family faces this reality can propitiate risk to the development of the child and the whole family. Early Intervention Programs seek to understand child development from a multidimensional perspective, changing the focus to be only on the child and his / her deficit, to consider three main characteristics: family, community and interdisciplinary teamwork.
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