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Pesquisa : PSICO (PORTO ALEGRE) - LILACS
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Id: biblio-1026770
Autor: Ferreira, Tahena Silva; Campos, Bárbara Camila de; Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim.
Título: Depressão pós-parto e variáveis sociodemográficas em mães de bebês com e sem Síndrome de Down / Postpartum depression and sociodemographic variables in mothers of babies with and without Down's Syndrome / Depresión post-parto y variables sociodemográficas en madre de bebés con y sin Síndrome de Down
Fonte: Psico (Porto Alegre);50(3):32867, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: A depressão que se inicia no puerpério é denominada como depressão pós-parto materna (DPP-M). A Síndrome de Down (SD) é uma cromossomopatia de alta incidência que ocasiona manifestações físicas, clínicas e intelectuais específicas. Objetivou-se descrever e comparar a frequência da DPP-M e de características sociodemográficas em mães de bebês com e sem SD e identificar possíveis preditores da DPP-M entre as variáveis sociodemográficas maternas, do bebê e familiares. Participaram 60 díades. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e a Edinburgh Postpartum Depression Scale (EPDS). Os resultados não indicaram diferença significativa nos índices de DPP-M dos grupos, sendo esses mais elevados em mães de bebês sem SD. Comparando as variáveis sociodemográficas, o número de filhos e a idade do bebê foram maiores entre mães de bebês com SD e mais mães de bebês sem SD trabalham fora. A escolaridade, o tipo de família e a idade do bebê foram preditores para DPP-M.

Depression that initiates at puerperium is denominated maternal depressive post-partum disorder (M-DPPD). Down Syndrome (DS) is a chromosopathy of high incidence that occasionates specific physical, clinical and intellectual manifestations. This study aimed to describe and compare the frequency of M-DPPD and sociodemographic characteristics in mothers of babies with and without DS and identify possible predictors of M-DPPD among maternal, baby and family sociodemographic variables. Participants were 60 dyads. A sociodemographic questionnaire and the Edinburgh Postpartum Depression Scale (EPDS) were used. The results did not showed a significant difference in the M-DPPD indices of the groups, being these higher in mothers of infants without SD. Comparing the sociodemographic variables, the number of children and the age of the baby were higher among mothers of babies with SD and more mothers of babies without SD working outside. Schooling, family type, and baby's age were predictors for DPP-M.

La depresión que se inicia en el puerperio es denominada depresión posparto materna (DPP-M). El síndrome de Down es una cromosomopatía de alta incidencia que ocasiona un conjunto de manifestaciones físicas, clínicas y intelectuales específicas. Se objetivó describir y comparar la frecuencia de la DPP-M y de características sociodemográficas en madres de bebés con y sin SD e identificar posibles predictores de la DPP-M entre las variables sociodemográficas maternas, del bebé y familiares. Participaron 60 diadas. Se utilizó un cuestionario sociodemográfico y la Edinburgh Postpartum Depression Scale (EPDS). Los resultados señalaron que no hubo diferencia significativa en el índice de DPP-M de los grupos, siendo este índice más elevado en madres de bebés sin SD. Comparando las variables sociodemográficas, el número de hijos y la edad del bebé fueron mayores entre madres de bebés con SD y más madres de bebés sin SD trabajan fuera. La escolaridad, el tipo de familia y la edad del bebé fueron predictores para DPP-M.
Descritores: Depressão Pós-Parto
-Síndrome de Down
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


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Id: biblio-1026769
Autor: Costa, Rafaelle Carolynne Santos; Komatsu, André Vilela; Oliveira, Alana Batistuta Manzi de; Bazon, Marina Rezende.
Título: Avaliação psicológica em delinquência juvenil: precisão e validade do Inventário de Jesness: revisado brasileiro / Evaluación psicológica en delincuencia juvenil: precisión y validad del Inventário de Jesness: revisado brasileiro / Psychological assessment in juvenile offenders: reliability and validity of Inventário de Jesness: revisado brasileiro
Fonte: Psico (Porto Alegre);50(3):32336, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O Inventário de Jesness ­ revisado brasileiro (IJ-R-Br) avalia aspectos do funcionamento psicológico de adolescentes em conflito com a lei. O objetivo deste estudo foi obter suas evidências de precisão e de validade de critério de duas de suas medidas. Foram analisadas as respostas de 928 adolescentes escolares do sexo masculino ao IJ-R-Br e ao Questionário de Comportamento Juvenis (QCJ). A precisão foi calculada pelo alfa de Cronbach e coeficiente de Spearman-Brown. A validade de critério, por meio do teste t de Student, de qui-quadrado e análise risco relativo, para verificar associação entre altos escores nas medidas e altos indicadores de engajamento infracional (medidos pelo QCJ). Os resultados de precisão foram insatisfatórios somente para três de 12 escalas do Inventário. Quanto à validade de critério, há mais adolescentes com indicadores altos de engajamento infracional no grupo com escores elevados. É oportuno realizar pesquisas com população de adolescentes infratores.

El Inventario de Jesness - revisado brasileiro (IJ-R-Br) evalua aspectos del funcionamiento de adolescentes en conflicto con la ley. El objetivo de este estudio fue obtener sus evidencias de precisión y de validez de criterio de dos de sus medidas. Se analizaron las respuestas de 928 adolescentes escolares del sexo masculino al IJ-R-Br y al Questionário de Comportamento Juvenis (QCJ). La precisión fue calculada por el alfa de Cronbach y el coeficiente de Spearman-Brown. La validez de criterio, por medio del test t de Student, de chi-cuadrado y análisis de riesgo relativo, para verificar la asociación entre altos escores en las medidas y altos indicadores de compromiso infraccional (medidos por el QCJ). Los resultados de precisión fueron insatisfactorios sólo para tres de 12 escalas del inventario. En cuanto a la validez de criterio, hay más adolescentes con indicadores altos de compromiso infraccional en el grupo con puntuaciones elevadas. Es oportuno realizar investigaciones con población de adolescentes infractores.

The Inventário de Jesness ­ revisado brasileiro (IJ-R-Br) assess psychological aspects of adolescent offenders. The objective of this study was to obtain evidence of reliability and criterion validity of two IJ-R-Br's subscales. The responses of 928 male adolescents to the IJ-R-Br and the Questionário de Comportamento Juvenis (QCJ) were analyzed. Reliability was calculated by Cronbach's alpha and SpearmanBrown coefficient. The criterion validity, through the Student's t-test, of chi-squared and relative risk analysis, was used to verify the association between high scores on measures and high indicators of infractional engagement (measured by QCJ). The accuracy scores were unsatisfactory only for three of 12 Inventory scales. Regarding the criterion validity, there are more adolescents with high indicators of infractional engagement in the group with high scores. It is opportune to conduct research with a population of teenage offenders.
Descritores: Delinquência Juvenil/psicologia
-Inventário de Personalidade
Delinquência Juvenil
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


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Id: biblio-1026768
Autor: Paveltchuk, Fernanda de Oliveira; Borsa, Juliane Callegaro; Damásio, Bruno Figueiredo.
Título: Indicadores de bem-estar subjetivo e saúde mental em mulheres de diferentes orientações sexuais / Subjective well being and mental health of women of diverse sexual orientations / Bienestar subjetivo y salud mental de mujeres de diferentes orientaciones sexuales
Fonte: Psico (Porto Alegre);50(3):31616, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Mulheres lésbicas e bissexuais apresentam altos índices de psicopatologias, como depressão e ansiedade. Este estudo buscou comparar os índices de felicidade subjetiva, satisfação com a vida, depressão, ansiedade e estresse em mulheres lésbicas, bissexuais e heterossexuais. Participaram desse estudo 736 mulheres (heterossexuais = 414; lésbicas = 143; bissexuais = 194), maiores de 18 anos (M = 27,37; DP = 13,44). As participantes responderam a um questionário online composto por questionário sociodemográfico e escalas para avaliação das variáveis psicológicas citadas. Lésbicas e bissexuais apresentaram menores níveis de bem-estar e maiores de psicopatologias do que as heterossexuais. Bissexuais apresentaram menores índices de bem-estar e maiores de psicopatologias comparadas a lésbicas e a heterossexuais. Acredita-se que esses indicadores podem ser explicados pela condição de vulnerabilidade psicossocial a qual as mulheres não heterossexuais se encontram. Pesquisas mais amplas devem ser conduzidas para a obtenção maior compreensão das variáveis preditoras dos desfechos de saúde mental nesse grupo.

Lesbian and bisexual women present high rates of psychopathologies, such as depression and anxiety. This study aimed to compare the subjective happiness, life satisfaction, depression, anxiety, and stress levels in lesbian, bisexual and heterosexual women. Participated in this study 736 women (heterosexuals = 414, lesbian = 143, bisexuals = 194), older than 18 years (M = 27.37, SD = 13.44). Participants answered an online questionnaire composed of a sociodemographic questionnaire and scales for the evaluation of the mentioned psychological variables. Lesbians and bisexuals had lower levels of well-being and greater psychopathologies than heterosexuals. Bisexuals had lower rates of well-being and higher rates of psychopathology when compared to lesbians and heterosexuals. It is believed that these indicators can be explained by the condition of psychosocial vulnerability to which non-heterosexual women meet. Larger research should be conducted to gain a better understanding of the predictors of mental health outcomes in this group.

Mujeres lesbianas y bisexuales presentan altos índices de psicopatologías. Este estudio comparó los índices de felicidad subjetiva, satisfacción con la vida, depresión, ansiedad y estrés en mujeres lesbianas, bisexuales y heterosexuales. Las participantes fueran 736 mujeres (heterosexuales = 414, lesbianas = 143, bisexuales = 194), mayores de 18 años (M = 27,37, DP = 13,44). Fue respondido un cuestionario online compuesto por cuestionario sociodemográfico y escalas para la evaluación de las variables psicológicas citadas. Lesbianas y bisexuales presentaron menores niveles de bienestar y mayores de psicopatologías que heterosexuales. Bisexuales presentaron menores índices de bienestar y mayores de psicopatologías cuando comparadas a lesbianas y heterosexuales. Se cree que estos indicadores pueden ser explicados por la condición de vulnerabilidad psicosocial a la que se encuentran las mujeres no heterosexuales. Investigaciones más amplias deben ser conducidas para obtener mayor comprensión de las variables predictoras de los resultados de salud mental en ese grupo.
Descritores: Mulheres/psicologia
Saúde Mental
-Comportamento Sexual
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


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Id: biblio-1026767
Autor: Cavalcanti, Jaqueline Gomes; Paiva, Tamyres Tomaz; Pimentel, Carlos Eduardo; Pinto, Adriele Vieira de Lima; Moura, Giovanna Barroca de.
Título: Parâmetros psicométricos das escalas florence de cyber agressão: cyber vitimização / Psychometric parameters of the florence scale cyberbullying-cybervitimization / Parámetros psicométricos de la escala florencia cyberbullying-cybervitimização
Fonte: Psico (Porto Alegre);50(3):31520, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo objetivou adaptar a Escala Florence de Cyber Agressão ­ Cyber Vitimização (FCBVSs) para o contexto brasileiro, reunindo evidências de validade (fatorial e convergente); bem como de consistência interna. Para isso, contou-se com uma amostra de 315 estudantes, com idades entre 13 a 20 anos (M= 16,80; DP= 0,99), sendo a maior parte do sexo feminino (54%), de classe média (45,1%), do terceiro ano (54,9%). Esses responderam os seguintes instrumentos: FCBVSs, Escala de Comportamentos de Bullying (ECB) e um Questionário Sociodemográfico. A Análise Fatorial Confirmatória apontou o modelo com três fatores como o mais adequado, tendo os três fatores correspondentes Alfas de Cronbach e Ômegas de McDonald superiores a 0,70. Desse modo, verifica-se que a FCBVSs se apresenta como uma medida válida e fidedigna, podendo ser utilizada em estudos futuros para avaliar o cyberbullying e os seus correlatos.

The aim of this study was to adapt CyberVictimization Cybernetics (FCBVSs) to the Brazilian context, combining fatal evidence and internal consistency, as well as the invariable factorial by the measure in relation to the participants' sex. There were 315 students aged 13 to 20 years (M = 16.80, SD = 0,99), the majority of whom were female (54%), middle class (45.1%), of the third year (54.9%). These responded to (FCBVSs), Bullying Behavior Scale (ECB) and the sociodemographic Questionnaire. The factorial confirming the modeling with more parameters as the most appropriate, plus the corresponding references of Cronbach and McDonald gamma masses higher than 0.70. In this way, it verifies if a FCBVSs presents a valid and reliable measurement, and can be used in future studies to know the correlates of cyberbullying.

El presente estudio objetivó adaptar la Escala Florence Cyberbullying-Cybervitimización (FCBVSs) para el contexto brasileño, reuniendo evidencias de validez (factorial y convergente); así como de consistencia interna. Para ello, se contó con una muestra de 315 estudiantes, con edades entre 13 a 20 años (M = 16,80, DP = 0,99), siendo la mayor parte del sexo femenino (54%), de clase media (de media) 45,1%), del tercer año (54,9%). Estos respondieron los siguientes instrumentos: FCBVSs, Escala de Comportamientos de Bullying (ECB) y un Cuestionario Sociodemográfico. El Análisis Factorial Confirmatorio apuntó el modelo con tres factores como el más adecuado, teniendo los tres factores correspondientes Alfas de Cronbach y Ômegas de McDonald superiores a 0,70. De este modo, se verifica que la FCBVS se presenta como una medida válida y fidedigna, pudiendo ser utilizada en estudios futuros para evaluar el cyberbullying y sus correlatos.
Descritores: Psicologia do Adolescente
FREUDIAN THEORYABBREVIATIONS AS TOPIC
-Adolescente
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


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Id: biblio-1026735
Autor: Fiorini, Guilherme Pacheco; Gastaud, Marina Bento; Ramires, Vera Regina Röhnelt.
Título: Comparando a psicoterapia psicodinâmica de uma menina com modelos de psicoterapia psicodinâmica e terapia cognitivo-comportamental / Comparing the psychodynamic psychotherapy of a girl with models of psychodynamic psychotherapy and cognitive-behavioral therapy / Comparando la psicoterapia psicodinámica de una niña con modelos de psicoterapia psicodinámica y terapia cognitivo-conductual
Fonte: Psico (Porto Alegre);50(3):30464, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Esse estudo teve como objetivo comparar o processo da Psicoterapia Psicodinâmica (PP) de uma criança com sintomas internalizantes aos protótipos brasileiros de terapia cognitivo-comportamental (TCC) e de PP para crianças com transtornos internalizantes e externalizantes. Para isso, pares de juízes avaliaram todas as sessões (n=40) da psicoterapia de uma menina com sintomas internalizantes utilizando o Child Psychotherapy Q-Set (CPQ). Os graus de similaridade das sessões aos protótipos brasileiros de psicoterapia foram calculados via correlação de Pearson. Como resultado, o tratamento apresentou similaridade significativa simultaneamente aos protótipos da TCC e da PP para crianças com transtornos internalizantes. Não foi encontrada similaridade significativa ao protótipo da PP para crianças com transtornos externalizantes. Verificou-se que os protótipos brasileiros de psicoterapia de crianças mostraram-se uma ferramenta útil na avaliação desse processo terapêutico. Os dados apresentados indicam que, na prática, as características das psicoterapias de crianças se sobrepõem e os processos apresentam um caráter integrativo.

This study aimed to compare the psychodynamic psychotherapy (PDT) process of a child with internalising symptoms to Brazilian prototypes of Cognitive-behavioural therapy (CBT) and PDT for children with internalizing and externalizing disorders. For that purpose, pairs of judges rated all PDT sessions (n=40) of a girl with internalising symptoms using the Child Psychotherapy Q-Set (CPQ). The degrees of similarity to the Brazilian prototypes were assessed via Pearson correlation. The results indicated that the treatment presented simultaneous significant similarity to the prototypes of CBT and PDT for children with internalising disorders. The similarity to the prototype of PDT for children with externalising disorders was not significant in this treatment. The findings suggest that the Brazilian prototypes of child psychotherapy were a useful assessment tool for this psychotherapeutic process. The data presented indicate that, on clinical practice, psychotherapies features overlap, and child psychotherapy processes have an integrative nature.

Este estudio tuvo por objetivo comparar el proceso de la psicoterapia psicodinámica (PP) de una niña con síntomas internalizantes con prototipos brasileños de terapia cognitiva-conductual (TCC) y PP para niños con trastornos internalizantes y externalizantes. Para eso, pares de jueces calificaron todas las sesiones de la PP (n=40) de una niña con síntomas internalizantes utilizando el Child Psychotherapy Q-Set (CPQ). Los grados de similitud con los prototipos brasileños se evaluaron mediante la correlación de Pearson. Como resultado, el tratamiento presentó una similitud significativa simultánea con los prototipos de TCC y PP para niños con trastornos internalizantes. La similitud con el prototipo de la PP para niños con trastornos externalizantes no fue significativa en este tratamiento. Los prototipos brasileños de psicoterapia infantil demostraron ser una herramienta útil para la evaluación de este proceso psicoterápico. Los datos presentados indican que, en la práctica clínica, las psicoterapias se superponen, y los procesos de psicoterapia infantil tienen una naturaleza integradora.
Descritores: Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva
Psicologia da Criança
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Id: biblio-1026733
Autor: Campos, João Oliveira Cavalcante; Trentini, Clarissa Marceli.
Título: Medindo o crescimento proveniente do enfrentamento de situações adversas: a influência da centralidade da memória autobiográfica / Measuring growth through adversity: the influence of the autobiographical memory centrality / Midiendo el crecimiento proveniente del enfrentamiento de situaciones adversas: influencia de la centralidad de la memoria autobiográfica
Fonte: Psico (Porto Alegre);50(3):30211, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O crescimento pós-traumático (CPT) refere-se à mudança positiva em algum aspecto da experiência humana como resultado do enfrentamento de situações adversas. O presente trabalho investigou se as evidências de validade externa do Inventário de Crescimento PósTraumático (PTGI) são mais consistentes quando se compara os resultados de um subgrupo que pontuou alto na Escala de Centralidade de Eventos (ECE) com os de um subgrupo que pontuou baixo. A ECE avalia em que medida o evento de referência contribuiu na formação da identidade dos indivíduos. Participaram do estudo 317 indivíduos que passaram por situações adversas variadas. As correlações entre CPT e suporte social, sentido de vida, satisfação com a vida, religiosidade e desajuste psicológico apresentaram maior magnitude e coerência no subgrupo pontuou alto na ECE. Os resultados fortalecem a concepção de que apenas eventos que levam a uma reavaliação das crenças centrais dos indivíduos devem ser incluídos nos estudos de CPT.

Posttraumatic growth (PTG) is the experience of positive change that occurs as a result of facing highly challenging adverse situations. The present work investigated whether the external validity evidence of the Post Traumatic Growth Inventory (PTGI) is more consistent when considering the events in which individuals scored high on the Centrality of Events Scale (CES) versus events in which individuals scored low. The CES assesses to what extent the reference event contributed to the formation of individuals' identity. Participated in the study 317 individuals who had been through a variety of adverse events. The correlations between PTGI scores and social support, meaning in life, life satisfaction, religiosity, and psychological distress became larger and more coherent in the subgroup that scored high in ECE. The results corroborate the conception that only events that lead to a reassessment of individuals' central beliefs should be included in the PTG studies.

Crecimiento postraumático (CPT) se refiere al cambio positivo en algún aspecto de la experiencia humana como resultado del enfrentamiento de situaciones adversas. Este trabajo investigó si las evidencias de validez externa del Inventario de Crecimiento PostTraumático (PTGI) son más consistentes cuando se compara los resultados de un subgrupo punteado alto en la Escala de Centralidad de Eventos (ECE) con los de un que punteaba bajo. La ECE evalúa en qué medida el evento de referencia contribuyó en la formación de la identidad de los individuos. Participaron del estudio 317 individuos que pasaron por situaciones adversas variadas. Las correlaciones entre CPT y las demás variables de interés presentaron mayor magnitud y coherencia en el subgrupo puntuó alto en la ECE. Los resultados fortalecen la concepción de que sólo los eventos que conducen a una reevaluación de las creencias centrales deben ser incluidos en los estudios de CPT.
Descritores: Estresse Psicológico
Memória Episódica
-Memória
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Id: biblio-1026731
Autor: Tavernard, Edimeire Pastori de Magalhães; Florêncio, Cybelle Bezerra Sousa; Ramos, Maély Ferreira Holanda; Brito, Jeisiane Lima; Silva, Simone Souza da Costa.
Título: Metas de socialização e estratégias de ação de pais de crianças com e sem TDAH / Socialization goals and strategies of parents of children with and without ADDH / Metas de socialización y estrategias de acción de padres de niños con y sin TDAH
Fonte: Psico (Porto Alegre);50(3):30129, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Metas de socialização e estratégias de ação consistem em um conjunto de ideias e crenças culturalmente construídas pelos pais como objetivos a serem alcançados no futuro para seus filhos. A pesquisa objetivou investigar as metas de socialização e estratégias de ação de pais de crianças com e sem Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Participaram 78 pais, sendo 39 de crianças com TDAH (Grupo Experimental) e 39 sem TDAH (Grupo Controle). Foi utilizado um questionário para levantamento dos dados sociodemográficos, além de duas questões qualitativas. As respostas foram transcritas e categorizadas conforme o modelo teórico das metas de socialização e estratégias de ação. Resultados indicaram que os pais dos dois grupos têm as suas principais metas relacionadas ao autoaperfeiçoamento. Em relação às estratégias de ação no GE, a mais frequente foi a centrada em si e no contexto e, no GC, a centrada em si.

Socialization goals and action strategies consist of a set of ideas and beliefs culturally constructed by parents as goals to be achieved in the future for their children. The research aimed to investigate the socialization goals and action strategies of parents of children with and without Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). 78 parents participated, of which 39 were children with ADHD (Experimental Group) and 39 without ADHD (Control Group). A questionnaire was used to collect socio-demographic data, as well as two qualitative questions. The answers were transcribed and categorized according to the theoretical model of socialization goals and action strategies. Results indicated that the parents of both groups had their main goals related to self-improvement. Regarding the strategies of action in the EG, the most frequent was the self-centered and in the context and the focused self-centered GC.

Metas de socialización y estrategias de acción consisten en un conjunto de ideas y creencias culturalmente construidas por los padres como objetivos a ser alcanzados en el futuro para sus hijos. La investigación objetivó investigar las metas de socialización y estrategias de acción de padres de niños con y sin trastorno de déficit de atención / hiperactividad (TDAH). Participaron 78 padres, siendo 39 de niños con TDAH (Grupo Experimental) y 39 sin TDAH (Grupo Control). Se utilizó un cuestionario para el levantamiento de los datos sociodemográficos, además de dos cuestiones cualitativas. Las respuestas fueron transcritas y categorizadas conforme el modelo teórico de las metas de socialización y estrategias de acción. Los resultados indicaron que los padres de los dos grupos tienen sus principales metas relacionadas con el autoaperraje. En relación a las estrategias de acción en el GE la más frecuente fue la centrada en sí y en el contexto y en el GC la centrada en sí.
Descritores: Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade
Psicologia da Criança
-Socialização
Educação
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Souza, Luciana Karine de
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Id: biblio-1026728
Autor: Cortez, Marilene Tavares; Souza, Luciana Karine de; Pinheiro, Ângela Maria Vieira.
Título: É mesmo (só) Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)?: avaliando TDAH e encontrando dislexia / Is it really (just) Attention Deficit-Hyperactivity Disorder (ADHD)?: assessing ADHD and finding dyslexia / Es mismo (sólo) Transtorno de Déficit de Atención/Hiperatividad (TDAH)?: avaliando TDAH y encontrando dislexia
Fonte: Psico (Porto Alegre);50(3):29924, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Dado que déficits na velocidade de processamento são fator de risco para TDAH e dislexia, investigou-se o perfil cognitivo de indivíduos com TDAH e com indicadores de dislexia. Compuseram a amostra escolares com idade entre 7 e 15 anos (62% masculino), sendo 23 diagnosticados com TDAH, 17 em risco para TDAH e 31 crianças em grupo controle. A avaliação incluiu os subtestes do WISC e tarefas tais como Stroop Palavra-Cor, nomeação seriada rápida, fluência verbal, repetição de pseudopalavras, e supressão de fonemas. Após, os participantes foram reclassificados: 45 sem TDAH nem risco para dislexia; 9 com TDAH; 6 com sinais de dislexia; e 11 com TDAH e sinais de dislexia. Os sérios déficits cognitivos apresentados pelo último grupo confirmam os achados sobre o seu fracasso escolar. A comorbidade TDAH-dislexia necessita ser melhor investigada na avaliação diagnóstica de escolares com queixas de dificuldades de aprendizagem.

Given that processing speed deficits are a risk factor for ADHD and dyslexia, we investigated the cognitive profile of individuals with ADHD and with indicators of dyslexia. The sample comprised children between the ages of 7 and 15 (62% male), 23 of whom were diagnosed with ADHD, 17 were at risk for ADHD, and 31 formed the control group. The evaluation included WISC subtests and tasks such as Word-Color Stroop, rapid automatized naming, verbal fluency, pseudowords repetition, and phoneme suppression. After this procedure, the participants were reclassified: 45 without ADHD or signs of dyslexia; 9 with ADHD; 6 with signs of dyslexia; and 11 with ADHD and signs of dyslexia. The serious cognitive deficits presented by the latter justify the findings on school failure to which it is subject. ADHDdyslexia comorbidity needs to be better investigated in the diagnostic evaluation of schoolchildren with complaints of learning difficulties.

Dado que los déficits en la velocidad de procesamiento son factor de riesgo para TDAH y dislexia, se investigó el perfil cognitivo de individuos con TDAH y con indicadores de dislexia. Compusieron la muestra escolares con edad entre 7 y 15 años (62% masculino), siendo 23 diagnosticados con TDAH, 17 en riesgo para el TDAH y 31 para grupo controle. La evaluación incluyó las subpruebas del WISC y tareas tales como Stroop Palabra-Color, nombramiento seriado rápido, fluencia verbal, repetición de pseudopalabras, y supresión de fonemas. Después de ese procedimiento los participantes fueron reclasificados: 45 sin TDAH ni signos de dislexia; 9 con TDAH; 6 con signos de dislexia; y 11 con TDAH y signos de dislexia. Los serios déficits cognitivos presentados por el último grupo confirman los hallazgos sobre su fracaso escolar. La comorbilidad TDAH-dislexia necesita ser mejor investigada en la evaluación diagnóstica de escolares con quejas de dificultades de aprendizaje.
Descritores: Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade
Psicologia da Criança
-Educação Infantil
Dislexia
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


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Id: biblio-1026725
Autor: Lampert, Claudia Daiane Trentin; Scortegagna, Silvana Alba.
Título: Autopercepção no Rorschach-SC de idosos com depressão em uma perspectiva idiográfica / Self-perception in the Rorschach-CS of the elderly with depression in a idiographic perspective / Autopercepción en el Rorschach-SC de los ancianos con depresión en una perspectiva idiográfica
Fonte: Psico (Porto Alegre);50(3):29884, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O uso de instrumentos de autoexpressão pode trazer contribuições na apreensão do trabalho mental. Este estudo propõe avaliar a autopercepção no Rorschach-SC de idosos com depressão em uma perspectiva idiográfica. Foram analisados 31 protocolos de idosos entre 60 e 86 anos de idade, 29 mulheres e dois homens. A análise qualitativa contemplou respostas codificadas com conteúdo mórbido (MOR), Sombreado Vista (SumV), Representação Humana de Má qualidade (PHR) com qualidade formal distorcida (FQ-), e codificadas com PHR, Códigos Especiais (Sum6) e Códigos Especiais Críticos (WSum6). Os resultados demonstraram: a) respostas com MOR sugestivas de uma autoimagem negativa e desqualificada; b) respostas SumV indicando para autocritica e autoaversão; c) respostas PHR com FQ- sugerindo uma autopercepção distorcida e inadequada; e d) respostas de PHR com Sum6 e WSum6 reportando para alterações cognitivas e autoperceptivas. Os achados do Rorschach permitiram analisar configurações típicas de idosos com depressão e indicam perspectivas para o seguimento psicoterapêutico.

The use of self-expression can bring contributions to the apprehension of mental work. This study proposes to evaluate the self-perception in the Rorschach-SC of the elderly with depression in an idiographic perspective. Thirty-one protocols for the elderly between 60 and 86 years of age, 29 women and two men were analyzed. The qualitative analysis included morphic content (MOR), Shaded Vista (SumV), Poor Quality Human Representation (PHR) with distorted formal quality (FQ-), and coded with PHR, Special Codes (Sum6) and Critical Special Codes (WSum6). The results demonstrated: a) responses with MOR suggestive of a negative and disqualified self-image; B) SumV responses indicating for self-criticism and self-aversion; C) PHR responses with CF - suggesting distorted and inadequate self-perception; D) PHR responses with Sum6 and WSum6 reporting for cognitive and self-perceptual changes. The Rorschach findings allowed us to analyze typical configurations of elderly people with depression and indicate perspectives for psychotherapeutic.

El uso de la herramientas de auto de expresión puede aportar contribuciones en la aprehensión de trabajo mental. Este estudio propone evaluar la autopercepción en el Rorschach SC de los ancianos con depresión desde una perspectiva idiográfica. Se analizaron 31 protocolos de edad entre 60 y 86 años de edad, 29 mujeres y dos hombres. El análisis cualitativo incluyó respuestas codificadas contenido mórbida (MOR), Shaded View (SumV), Representación humana de mala calidad (PHR) con distorsionada calidad formal (FQ-), con PHR, códigos especiales (SUMA6) y los códigos especiales críticos (WSum6). Los resultados mostraron: a) respuestas con MOR sugerente de una negativa del uno mismo - imagen y descalificados; b) SumV respuestas que indican para la auto-crítica y auto-odio; c) respuestas PHR con FQ- que sugiere una distorsionada e inadecuada auto - percepción; d) respuestas a PHR con SUMA6 y WSum6 refiriéndose a los cambios cognitivos y autoperceptivas. Los hallazgos del Rorschach permitieron analizar configuraciones típicas de ancianos con depresión e indican perspectivas para el seguimiento psicoterapéutico.
Descritores: Envelhecimento
-Teste de Rorschach
Doença Crônica
Depressão
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


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Id: biblio-1026723
Autor: Monteiro, Marcia Cristina; Soares, Adriana Benevides.
Título: Análise da estrutura dimensional da escala de automonitoria / Analysis of the dimensional structure of the self-monitoring scale / Análisis de la estructura dimensional de la escala de auto-monitoreo
Fonte: Psico (Porto Alegre);50(3):28544, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: As relações na universidade provavelmente são responsáveis por redes que facilitam os processos de aprendizagem e a permanência no Ensino Superior. O conceito de automonitoria pressupõe que as pessoas regulam a autoapresentação, adaptando ações de acordo com as pistas situacionais, o que muito facilitaria o processo de integração. Este estudo teve o objetivo de analisar a estrutura dimensional da Escala de Automonitoria por meio da análise de network. Participaram 500 alunos de instituições públicas e privadas de Ensino Superior, de ambos os sexos e idade entre 18 a 38 anos. Os dados foram coletados em sala de aula e os participantes assinaram o TCLE. A análise preservou os 18 itens e manteve dois fatores se aproximando do modelo em inglês. A escala apresenta evidências de validade que permite a utilização no contexto brasileiro. Estudos prospectivos podem viabilizar a análise das associações entre automonitoria e outras variáveis da adaptação acadêmica.

Relationships at the university are probably responsible for networks that facilitate learning processes and permanence in higher education. The concept of self-monitoring assumes that people regulate self-presentation, adapting actions according to situational cues, which would greatly facilitate the process of integration. This study had the objective of analyzing the dimensional structure of the Self-Monitoring Scale through network analysis. 500 students from public and private higher education institutions of both sexes and aged between 18 and 38 years participated. The data were collected in the classroom and the participants signed the CF. The analysis preserved the 18 items and maintained two factors approaching the English model. The scale presents evidence of validity that allows the use in the Brazilian context. Prospective studies may facilitate the analysis of the associations between self-monitoring and other variables of academic adaptation. Keywords: academic adaptation, self-monitoring, factor analysis.

Las relaciones en las universidades son probablemente responsables de las redes que faciliten el aprendizaje de los procesos y la permanencia en la educación superior. El concepto de automonitoramento asume que las personas regulan la auto-presentación, adaptando las acciones según la situación, que haría que el proceso de integración. Este estudio tuvo el objetivo de distinguir la dimensión estructural de la Escala de Auto-monitoreo a través de la red de análisis. De los estudiantes de edad y de edad entre 18 y 38 años y los participantes firmaron el FCI. El análisis conserva los 18 elementos y se mantiene dos factores acercándose al modelo inglés. La escala presenta evidencia de validación que permite utilizar en el contexto brasileño. Los estudios prospectivos pueden llevar el análisis de las asociaciones entre a auto-monitoreo y otras variables de la adaptación académica.
Descritores: Estudantes
-Educação Superior
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão



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