Base de dados : LILACS
Pesquisa : Psico USF - LILACS
Referências encontradas : 724 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 73 ir para página                         

  1 / 724 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Loureiro, Sônia Regina
Texto completo
Id: biblio-948239
Autor: Bolsoni-Silva, Alessandra Turini; Barbosa, Rommel Melgaço; Brandão, Alessandra Salina; Loureiro, Sonia Regina.
Título: Prediction of course completion by students of a university in Brazil / Predição de conclusão de curso por estudantes de uma universidade no Brasil / Predicción de conclusión de la carrera por estudiantes de una Universidad de Brasil
Fonte: Psico USF;23(3):425-436, 2018. tab.
Idioma: en.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Resumo: The conclusion of the undergraduate course by university students in the time predicted by the curriculum is desirable for young people and for society. The aim was to verify the reliability, sensitivity and specificity of a broad set of predictors for academic performance of university students, who completed the undergraduate course within the time predicted by the curricula, through data mining methodology, provided by the Support Vector Machines algorithm. A simple approach is proposed for the prediction of course completion by students in a university in Brazil. The dataset has 170 students who finished the course and 117 who did not finish. With the proposed methodology, it was possible to predict the course completion by students with an accuracy of 79.5% when using the 19 original variables. An accuracy of 75% was found using only 05 variables: Course, year of the course, gender, initial and final academic performance. (AU)

A conclusão do curso de graduação por estudantes universitários no tempo previsto pelo currículo é desejável para os jovens e para a sociedade. O objetivo foi verificar a confiabilidade, sensibilidade e especificidade de um amplo conjunto de indicadores sobre o desempenho acadêmico de estudantes universitários, que completaram o curso de graduação dentro do tempo previsto pelo currículo, por meio de metodologia de mineração de dados, fornecida pelo algoritmo Vector Machines Suporte. Uma abordagem simples é proposta para a previsão da conclusão do curso por estudantes de uma universidade no Brasil. O conjunto de dados tem 170 alunos que concluíram o curso e 117 que não terminaram. Com a metodologia proposta, foi possível prever a conclusão do curso pelos alunos com uma precisão de 79,5% quando se utiliza as 19 variáveis originais. Uma precisão de 75% foi encontrada usando apenas cinco variáveis: curso, ano do curso, o sexo, o desempenho inicial e final acadêmico. (AU)

La conclusión del curso de graduación de los estudiantes universitarios en el tiempo previsto por el plan de estudios es deseable para los jóvenes y para la sociedad. El objetivo fue verificar confianza, sensibilidad y especificidad de un amplio conjunto de indicadores sobre el desempeño académico de los estudiantes universitarios, que completaron el curso de graduación dentro del tiempo previsto por los planes de estudio, a través de la metodología de minería de datos, proporcionada por el algoritmo Vector Machines Suporte. Se propone un abordaje simple para previsión de la finalización de la carrera por estudiantes en una Universidad de Brasil. El conjunto de datos tiene 170 estudiantes que concluyeron la carrera y 117 que no terminaron. Con la metodología propuesta, fue posibe prever la finalización de la carrera por los estudiantes con una precisión de 79,5% cuando se utilizan las 19 variables originales. Una precisión de 75% fue encontrada usando apenas 5 variables: Curso, duración de la carrera, sexo, desempeño inicial y final académico. (AU)
Descritores: Estudantes/psicologia
Previsões
Desempenho Acadêmico/psicologia
-Saúde Mental
Educação Superior
Mineração de Dados
Máquina de Vetores de Suporte
Habilidades Sociais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


  2 / 724 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-910510
Autor: Carvalho, Thaís Ramos de; Barham, Elizabeth Joan; Souza, Carolina Duarte de; Böing, Elisangela; Crepaldi, Maria Aparecida; Vieira, Mauro Luís.
Título: Cross-cultural adaptation of an instrument to assess coparenting: Coparenting Relationship Scale / Adaptação transcultural de um instrumento para avaliar a coparentalidade: Coparenting Relationship Scale / Adaptación transcultural de un instrumento para evaluar coparentalidad: Coparenting Relationship Scale
Fonte: Psico USF;23(2):215-227, 2018. tab, il.
Idioma: en.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Resumo: Coparenting refers to mothers and fathers articulating their efforts to raise their children. Currently, there are no instruments to measure this construct in Brazil. In this study, the adequacy of a cross-cultural adaptation of the Coparenting Relationship Scale (CRS) (Escala da Relação Coparental - ERC) was evaluated, examining evidence of semantic, conceptual, cultural, idiomatic, operational and measurement equivalence, and face validity. Two independent research groups adapted the CRS and then produced a unified version, completed by 171 couples with at least one child between 4 to 6 years of age. The precision of the subscales, measured using Cronbach's alpha, varied between .16 ­ .83. Four subscales had good precision in the Brazilian sample, but the precision of the "Division of Labor", "Coparenting Closeness", and "Coparenting Agreement" subscales needs to be improved and additional evidence of the validity of this instrument must be examined, so the CRS can be used in Brazil. (AU)

A coparentalidade envolve a articulação entre mães e pais para criar os filhos. Ainda não existem instrumentos para mensurar este construto, no Brasil. Nesse estudo, foi verificada a adequação de uma adaptação transcultural do Coparenting Relationship Scale (CRS) (Escala da Relação Coparental - ERC), por meio da avaliação das equivalências semântica, conceitual, cultural, idiomática, operacional e de mensuração e da validade aparente. Dois grupos de pesquisa independentes adaptaram a CRS e, depois, produziram uma versão unificada, respondida por 171 casais, com pelo menos um filho de 4 a 6 anos. Os índices de precisão, mensurados por meio do alfa de Cronbach para cada subescala, variaram entre 0,16 e 0,83. Quatro subescalas apresentaram boa precisão de mensuração da coparentalidade no contexto brasileiro, mas será necessário reformular as subescalas "Divisão de Tarefas", "Proximidade Coparental" e "Concordância Coparental", além de avaliar evidências adicionais de validade, para que a ERC possa ser usada no Brasil. (AU)

La coparentalidad implica articulación entre madres y padres para criar a los hijos. Todavía en Brasil no existen instrumentos para medir este constructo. En este estudio fue verificada la adecuación de una adaptación transcultural del Coparenting Relationship Scale (CRS) (Escala da Relação Coparental - ERC), por medio de evaluación de equivalencias semántica, conceptual, cultural, idiomática, operativa, de medición y validez aparente. Dos grupos de investigación independientes adaptaron CRS y, después, produjeron una versión unificada, respondida por 171 parejas con por lo menos un hijo de 4 a 6 años. Los índices de precisión, medidos por medio de alfa de Cronbach para cada subescala, oscilaron entre 0,16 y 0,83. Cuatro subescalas presentaron buena precisión de medición de coparentalidad en el contexto brasileño, pero será necesario reformular las subescalas "División de Tareas", "Proximidad Coparental" y "Concordancia Coparental", además de evaluar evidencias adicionales de validez, para que la ERC pueda ser utilizada en Brasil. (AU)
Descritores: Relações Pais-Filho
Reprodutibilidade dos Testes
Poder Familiar
-Tradução
Comparação Transcultural
Limites: Seres Humanos
Pré-Escolar
Criança
Adulto
Tipo de Publ: Estudos de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


  3 / 724 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-842094
Autor: Modesto, João Gabriel; Figueredo, Vanessa; Gama, Guilherme; Rodrigues, Matheus; Pilati, Ronaldo.
Título: Escala pessoal de crenças no mundo justo: adaptação e evidências de validade / Personal belief in a just world scale: adaptation and evidence of validity / Escala personal de creencias en el mundo justo: adaptación y evidencias de validez
Fonte: Psico USF;22(1):13-22, jan.-abr. 2017. tab.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq.
Resumo: As crenças no mundo justo (CMJ) têm permitido a compreensão de uma série de fenômenos sociais, o que tem levado ao desenvolvimento de medidas para sua mensuração. O presente artigo tem como objetivo apresentar evidências de validade de uma versão adaptada da Escala Pessoal de CMJ (CMJ-P). 146 participantes, em sua maioria mulheres (69%), com idades variando de 17 a 66 anos (M = 27,79, DP = 13,67) responderam ao instrumento de CMJ-P, a quatro escalas (CMJ-global, autoestima, bem-estar, religiosidade) para o teste de validade convergente e informaram dados sociodemográficos. Assim como no estudo original, foi encontrada uma solução unifatorial e consistência interna satisfatória (α = 0,83). Adicionalmente, como esperado, foram encontrados relacionamentos positivos da CMJ-P com CMJ-G, autoestima e bem-estar, mas apenas marginalmente significativo com a religiosidade. Verificou-se ainda relação positiva da CMJ-P com a renda e nível de escolaridade. Esta versão adaptada demonstra-se adequada para uso em pesquisas.

Belief in a just world (BJW) has allowed for the comprehension of a series of social phenomena, which has lead to the development of measures for its measurement. The present article has the aim to present evidence of validity for a Portuguese version of Personal BJW Scale (BJW-P). 146 participants, most of them women (69%), with ages varying from 17 to 66 years (M = 27.79, DP = 13.67) answered PBJWP scale, four other scales (BJW-global, self-esteem, well-being, religiosity) for the convergent validity test and informed socio-demographic data. As in the original study, a uni-factorial solution and satisfactory internal consistency (α = 0.83) were found. Additionally, as expected, positive relations were found between PBJW and GBJW, self-esteem, and well-being, but only marginally significant with religiosity. Furthermore, positive relations of PBJW with income, as well as education, were found. The adapted version seems useful for research purposes.

Las creencias en un mundo justo (CMJ) han permitido la comprensión de una serie de fenómenos sociales, que han llevado al desarrollo de medidas para su medición. El presente artículo tiene como objetivo presentar evidencias de validez de una versión adaptada de la Escala Personal de CMJ (CMJ-P). Participaron 146 personas, en su mayoría mujeres (69%), con edades entre 17 a 66 años (M = 27,79, DP = 13,67) que respondieron el instrumento de CMJ-P, a cuatro escalas (CMJ-global, autoestima, bienestar, religiosidad) para el test de validez convergente e informaron datos sociodemográficos. Así como en el estudio original, se encontró una solución unifactorial y consistencia interna satisfactoria (α=0,83). Además, se encontraron relaciones positivas de la CMJ-P con la CMJ-G, autoestima y bienestar, pero sólo marginalmente significativa con la religiosidad. Se encontró también, una relación positiva de la CMJ-P con los ingresos y el nivel de escolaridad. Esta versión adaptada es adecuada para su uso en investigaciones.
Descritores: Religião
Justiça Social/psicologia
-Reprodutibilidade dos Testes
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adolescente
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR1.1 - BIREME


  4 / 724 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-829346
Autor: Leme, Vanessa Barbosa Romera; Fernandes, Luana de Mendonça; Jovarini, Neidiany Vieira; Achkar, Ana Maria El; Del Prette, Zilda Aparecida Pereira.
Título: Social skills program for adolescents in vulnerable social contexts / Programa de habilidades sociais para adolescentes de contextos sociais vulneráveis / Programa de habilidades sociales para adolescentes de contextos sociales vulnerables
Fonte: Psico USF;21(3):595-608, Sept.-Dec. 2016. tab.
Idioma: en.
Projeto: FAPERJ.
Resumo: The study aims at examining the process indicators and evaluating the effects of a Social Skills program in social skills, self-efficacy and social support appraisals of 10 adolescents (age 13-17 years), of communities (slums) of Rio de Janeiro. An exploratory and promotion program in health was conducted with 10 sessions and process evaluation measures and results. The evaluation process included the record of behaviors in a protocol. The participants answered, before and after the intervention, the Social Skills Inventory for Adolescents, the Self-Efficacy Scale and the Social Support Appraisals Scale. The evaluation process revealed confidence indicators between adolescents and researchers. The results showed increased levels of social skills, social support of teachers and self-efficacy. Experimental and follow-up studies should be conducted to confirm the effectiveness of the program.

O estudo examinou indicadores de processo e avaliou os efeitos de um programa de Habilidades Sociais no repertório de habilidades sociais, autoeficácia e percepção de apoio social de 10 adolescentes (idade de 13 a 17 anos), de comunidades (favelas) do Rio de Janeiro. Foi realizado um programa exploratório e com foco na promoção de saúde, composto por 10 encontros, com medidas de avaliação de processo e de resultados finais. A avaliação de processo incluiu o registro de comportamentos em um protocolo. Os participantes responderam, antes e após a intervenção, ao Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes, à Escala de Autoeficácia e à Escala de Percepção de Apoio Social. A avaliação de processo revelou indicadores de confiança entre os adolescentes e os pesquisadores. Os resultados indicaram aumento nos níveis de habilidades sociais, apoio social dos professores e autoeficácia. Estudos experimentais e de seguimento devem ser realizados para confirmar a efetividade do programa.

El estudio examinó los indicadores de proceso y evaluó los efectos de un programa de Habilidades Sociales en el repertorio de habilidades sociales, autoeficacia y percepción de apoyo social de 10 adolescentes (13 a 17 años), de barrios marginales de Río de Janeiro. Un programa de exploración y promoción de la salud se llevó a cabo, y constó de 10 encuentros, con medidas de evaluación de proceso y resultados finales. La evaluación de proceso incluyó el registro de comportamientos en un protocolo. Los participantes respondieron, antes y después de la intervención, el Inventario de Habilidades Sociales para Adolescentes, la Escala de Autoeficacia y la Escala de Percepción de Apoyo Social. La evaluación del proceso reveló indicadores de confianza entre los adolescentes y los investigadores. Los resultados mostraron aumento en los niveles de habilidades sociales, apoyo social de los profesores y autoeficacia. Deben llevarse a cabo estudios experimentales y de seguimiento para confirmar la efectividad del programa.
Descritores: Percepção Social
Fatores de Risco
Autoeficácia
Promoção da Saúde
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR1.1 - BIREME


  5 / 724 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1040782
Autor: Côrtes, Marcela Guimarães; Souza, Maira Gabriela Santos de; Puente-Palacios, Katia Elizabeth.
Título: Qualidade da relação líder-membro: evidências de validade da escala multidimensional / Multidimensional measure of leader-member exchange: psychometric properties of its brazilian version / Calidad de relación líder-miembro: evidencias de validez de escala multidimensional
Fonte: Psico USF;24(3):569-581, jul.-set. 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo objetivou identificar evidências de validade da estrutura interna da versão brasileira da escala multidimensional da qualidade da relação líder-membro (LMX-MDM). Aplicou-se a LMX-MDM a 363 pessoas. Realizou-se análise fatorial exploratória e confirmatória, e análise da correlação com outros construtos. A escala apresentou nove itens distribuídos em três fatores de primeira ordem que se agrupam em um fator global: Respeito Profissional (α=0,93), Afeto (α=0,92) e Lealdade (α=0,90), explicando 69,39% da variância do fenômeno. Os indicadores de ajuste foram satisfatórios (χ²/g.l.=2,20; GFI=0,97; CFI=0,99; RMSEA=0,06). A LMX-MDM se associou positivamente à satisfação no trabalho (r=0,11 a 0,76; p<0,05) e às competências gerenciais (r=0,60 a 0,80; p<0,01), e negativamente à intenção de rotatividade (r=-0,33 a -0,36; p<0,01). A partir desses resultados, observa-se a adequação da LMX-MDM para mensurar a qualidade da relação líder-membro, a qual demonstra associação com outros fenômenos organizacionais. (AU)

This paper aimed to identify evidences of validity of the internal structure of the Brazilian version of the multidimensional Leader-Member Exchange scale (LMX-MDM), which was administered to 363 people. Exploratory and confirmatory factorial analysis and correlation analysis with other constructs were performed. The scale presented nine items distributed in three loworder factors grouped into a higher-order LMX factor: Professional Respect (α = 0.93), Affect (α=0.92) and Loyalty (α=0.90), explaining 69.39% of the variance of the phenomenon. Adjustment indicators were satisfactory (χ²/g.l=2.20, GFI=0.97, CFI=0.99, RMSEA=0.06). LMX-MDM was positively associated to job satisfaction (r=0.11 to 0.76, p <0.05) and managerial skills (r=0.60 to 0.80, p <0.01), and negatively to turnover intention (r=-0.33 to -0.36, p <0.01). These findings suggest that the LMX-MDM presents evidences of validity for use in measuring quality of the leader-member relationship, which is associated to other organizational phenomena. (AU)

El objetivo de este artículo fue identificar evidencias de validez de estructura interna de la versión brasileña de la escala multidimensional de calidad de relación líder-miembro (LMX-MDM). Se aplicó la LMX-MDM a 363 personas. Se realizó análisis factorial exploratorio y confirmatorio, y análisis de correlación con otros constructos. La escala presentó nueve ítems distribuidos en tres factores de primer orden que se agrupan en un factor global: Respeto Profesional (α=0,93), Afecto (α=0,92) y Lealtad (α=0,90) explicando 69,39% de la varianza del fenómeno. Los indicadores de ajuste fueron satisfactorios (χ²/g.l.=2,20; GFI=0,97; CFI=0,99; RMSEA=0,06). La LMX-MDM se asoció positivamente a satisfacción en el trabajo (r=0,11 a 0,76, p<0,05) y a las competencias gerenciales (r=0,60 a 0,80, p<0,01), y negativamente a la intención de rotatividad (r=-0,33 a -0,36, p<0,01). A partir de estos resultados, se observa la adecuación de la LMX-MDM para medir la calidad de relación líder-miembro, la cual demuestra asociación con otros fenómenos organizacionales. (AU)
Descritores: Empregados do Governo/psicologia
Satisfação no Emprego
Liderança
-Reprodutibilidade dos Testes
Análise Fatorial
FUCOSIDOSISABDOMINAL INJURIES
Limites: Seres Humanos
Masculino
Adulto
Tipo de Publ: Estudos de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


  6 / 724 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1040781
Autor: Lima, Tiago Jessé Souza de; Souza, Luana Elayne Cunha de.
Título: Rosenberg Self-Esteem Scale: method effect and gender invariance / Escala de Autoestima de Rosenberg: efeito do método e invariância de gênero / Escala de Autoestima de Rosenberg: efecto del método e equivalencia a través de género
Fonte: Psico USF;24(3):517-528, jul.-set. 2019. tab, il.
Idioma: en.
Resumo: This study aimed to evaluate the dimensionality of the Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES), by testing the adjustment of eight factorial models: a one-factor and two-factor model and six single-factor models controlling for the method effect associated with the wording of negative and positive items, through the correlated traits-correlated uniqueness (CTCU) and correlated traits-correlated methods (CTCM) approaches. We also tested measurement invariance across gender. A total of 689 participants took part in the study, with ages between 18 and 70 years (M = 25.5; SD = 8.06), mainly females (77.1%), who answered the RSES and sociodemographic questions. The results showed that single-factor models controlling for the effect of negative items alone or positive and negative items together best fit the data. The results also indicated that the RSES is invariant across gender, presenting the same theoretical structure and psychological meaning for men and women. (AU)

O presente estudo objetivou avaliar a dimensionalidade da Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR), testando o ajuste de oito modelos fatoriais: unifatorial, bifatorial, e seis modelos unifatoriais controlando-se o efeito do método associado à redação dos itens negativos e positivos através das estratégias correlated traits-correlated uniqueness (CTCU) e correlated traits-correlated methods (CTCM). Ademais, avaliou-se se a EAR é invariante quanto ao gênero. Compuseram a amostra 689 participantes com idades variando entre 18 e 70 anos (M = 25,5; SD = 8,06), sendo a maioria do sexo feminino (77,1%), os quais responderam a EAR e perguntas sociodemográficas. Os resultados indicaram que modelos unifatoriais, controlando-se o efeito do método associado aos itens negativos ou aos itens negativos e positivos conjuntamente, são os mais ajustados aos dados. Observou-se também que a EAR é invariante em relação ao gênero, apresentando a mesma estrutura teórica e significado psicológico para homens e mulheres. (AU)

Este estudio objetivó evaluar la dimensionalidad de la Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR), probando el ajuste de ocho modelos factoriales: unifactorial, bifactorial, y seis modelos unifactoriales controlando el efecto del método de redacción de los ítems negativos y positivos a través de las estrategias correlated traits-correlated uniqueness (CTCU) y correlated traits-correlated methods (CTCM). Además, se evaluó si la EAR es equivalente a través de género. La muestra se conformó por 689 personas, con edades variando entre 18 y 70 años (M=25,5, DE=8,06), la mayoría mujeres (77,1%), que respondieron a la EAR y las preguntas sociodemográficas. Los resultados indicaron que los modelos unifactoriales, controlando el efecto del método asociado a los ítems negativos o a los ítems negativos y positivos conjuntamente, son los más ajustados a los datos. Se observó también que la EAR es equivalente a través de género, presentando la misma estructura teórica y significado psicológico para hombres y mujeres. (AU)
Descritores: Autoimagem
FREE RADICALSABDOMEN
-Reprodutibilidade dos Testes
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adolescente
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Tipo de Publ: Estudos de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


  7 / 724 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1040780
Autor: Barbosa, Marcus Levi Lopes; Balbinotti, Marcos Alencar Abaide; Saldanha, Ricardo Pedroso; Diehl, Aline Bonini Reis Pedroso; Balbinotti, Carlos Adelar Abaide.
Título: Validade do modelo hierárquico da motivação intrínseca e extrínseca no esporte escolar / Validity of the hierarchical model of intrinsic and extrinsic motivation in school sports / Validez de modelo jerárquico de motivación intrínseca y extrínseca en el deporte escolar
Fonte: Psico USF;24(3):529-540, jul.-set. 2019. tab, il.
Idioma: pt.
Resumo: O tema do presente estudo é a autodeterminação. O objetivo foi testar o Modelo hierárquico da motivação intrínseca e extrínseca ­ MHMIE. Trata-se de um modelo teórico-explicativo linear, sequencial e unidirecional baseado na Teoria da Autodeterminação, que pressupõe a relação causal entre 'fatores sociais', 'mediadores psicológicos', 'autodeterminação' e 'consequências'. A amostra foi composta de 517 alunos (nm = 303; nf = 214) praticantes de esporte escolar, da faixa etária de 13 a 19 anos (X = 15,32; σ = 1,46), regularmente matriculados em turmas que vão do último ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e privadas do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi aprovada pelo CEP-UFRGS, 2008055. O MHMIE foi testado com path analysis e equações estruturais. Os resultados obtidos indicaram que o modelo apresenta índices adequados de validade na amostra estudada. (AU)

The theme of the present study is self-determination. The objective was to test the Hierarchical model of intrinsic and extrinsic motivation ­ HMIEM. It is a linear, sequential and unidirectional theoretical-explanatory model based on the Self-Determination Theory, which presupposes the causal relationship between 'social factors', 'psychological mediators', 'self-determination', and 'consequences'. The sample consisted of 517 students (nm = 303; nf = 214) who practiced school sports, aged 13 to 19 years (X = 15.32; σ = 1.46), regularly enrolled in classes ranging from the last year of primary education to the third year of high school in public and private schools in the state of Rio Grande do Sul. The research was approved by CEP - UFRGS, under approval number 2008055. The HMIEM was tested with path analysis and structural equations. The results indicated that the model has adequate indexes of validity in the studied sample. (AU)

El tema de este estudio es la autodeterminación. El objetivo fue testar el modelo jerárquico de motivación intrínseca y extrínseca - MJMIE. Se trata de un modelo teórico-explicativo lineal, secuencial y unidireccional basado en la Teoría de Autodeterminación, que presupone la relación causal entre 'factores sociales', 'mediadores psicológicos', 'autodeterminación' y 'consecuencias'. La muestra fue compuesta de 517 alumnos (nm = 303; nf = 214) practicantes de deporte escolar, con edades entre 13 a 19 años (X = 15,32; σ = 1,46), regularmente matriculados en grupos que van del último año de Enseñanza Primaria hasta el tercer año de Enseñanza Secundaria, pertenecientes a escuelas públicas y privadas del estado de Rio Grande del Sur. La investigación fue aprobada por el CEP - UFRGS, 2008055. El MJMIE fue testado con path analysis y ecuaciones estructurales. Los resultados obtenidos indicaron que el modelo presenta índices adecuados de validez en la muestra estudiada. (AU)
Descritores: Desejabilidade Social
Esportes/psicologia
Autonomia Pessoal
Motivação
-Reprodutibilidade dos Testes
AMERICAN HEART ASSOCIATIONABDOMINAL INJURIESABDOMEN
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Tipo de Publ: Estudos de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


  8 / 724 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1040779
Autor: Anunciação, Luis; Chen, Chieh-Yu; Pereira, Danilo Assis; Landeira-Fernandez, J.
Título: Factor structure of a social-emotional screening instrument for preschool children / Estrutura fatorial de um instrumento de rastreio socioemocional em crianças pré-escolares / Estructura factorial de un instrumento de investigación socio-emocional en niños en edad preescolar
Fonte: Psico USF;24(3):449-461, jul.-set. 2019. tab, il.
Idioma: en.
Resumo: Screening tools in health and education provide quick indicators that anticipate diagnostic evaluation and treatment. Faced with the socio-emotional competences of children, the Ages & Stages Questionnaires: Social-Emotional (ASQ:SE) was used in the population of children enrolled in public pre-schools in the city of Rio de Janeiro during 2011. The objective of this work was to investigate aspects of its validity and reliability. Data from 23,334 children (50.6% boys) being an average age of 5 years old (SD: 3 months) and enrolled in 625 pre-schools were analyzed. After an intensive data analysis, the Exploratory and Confirmatory Factor Analysis, the results were favorable to the multidimensional model with a social and emotional dimension: χ2 (463) = 46363.495, p <0.001; RMSEA = 0.067; CFI = 0.918; TLI = 0.913. Reliability indicators were adequate. The results confirmed validity aspects of the ASQ:SE, thereby verifying its use for children aged 5 years old. (AU)

Instrumentos de rastreio em saúde e educação oferecem indicadores rápidos que antecipam a avaliação diagnóstica e o tratamento. Frente às competências socioemocionais infantis, o Ages & Stages Questionnaires: Social-Emotional (ASQ:SE) foi utilizado na população de crianças matriculadas em pré-escolas públicas do município do Rio de Janeiro durante 2011. Posto isso, o objetivo desse trabalho foi investigar aspectos de validade e fidedignidade desse instrumento. Dados de 23.334 crianças (50.6% meninos), com idade média de 5 anos de idade (DP: 3 meses) e matriculadas em 625 pré-escolas foram analisados. A partir da Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória, os resultados foram favoráveis ao modelo com um fator emocional e outro social: χ2 (463) = 46363.495, p < 0,001; RMSEA = 0,067; CFI = 0,918; TLI = 0,913. Indicadores de fidedignidade foram adequados. Os resultados evidenciaram aspectos de validade do ASQ:SE e possibilitam seu uso em crianças com 5 anos de idade. (AU)

Instrumentos de rastreo en salud y educación ofrecen indicadores rápidos que anticipan la evaluación de diagnóstico y tratamiento. Ante las competencias socio-emocionales infantiles, el Ages & Stages Cuestionarios: Social-Emocional (ASQ:SE) fue utilizado con la población de niños preescolares de escuelas públicas del municipio de Rio de Janeiro en el año 2011. El objetivo de este trabajo fue investigar aspectos de validez y veracidad de este instrumento. Fueron analizados datos de 23.334 niños (50.6% de sexo masculino) con edad promedio de 5 años(DE: 3 meses) matriculados en 625 escuelas preescolares. A partir del Análisis Factorial Exploratorio y Confirmatorio, los resultados fueron favorables al modelo con un factor emocional y otro social: X2(463) = 46363.495, p<0,001;RMSEA = 0,067;CFI =0,918;TLI =0,913. Los indicadores de veracidad fueron adecuados y los resultados señalaron aspectos válidos del ASQ:SE que posibilitan su uso en niños con 5 años de edad. (AU)
Descritores: Desenvolvimento Infantil
-Reprodutibilidade dos Testes
Análise Fatorial
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Tipo de Publ: Estudos de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


  9 / 724 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1040778
Autor: Carlotto, Mary Sandra; Câmara, Sheila Gonçalves.
Título: Burnout syndrome in public servants: prevalence and association with occupational stressors / Síndrome de burnout em funcionários públicos: prevalência e associação a estressores ocupacionais / Síndrome de burnout en funcionarios públicos: prevalencia y asociación a estresores ocupacionales
Fonte: Psico USF;24(3):425-435, jul.-set. 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: The objectives of this study were to identify the prevalence of Burnout Syndrome (BS) and the predictive power of occupational stressors for its dimensions - Enthusiasm toward the job (inverse), Psychological Exhaustion, Indolence and Guilt. This study assessed a random sample of 538 public servants from a State Court of Justice (RS/Brazil) who answered the Spanish Burnout Inventory, a sociodemographic questionnaire, a work-related questionnaire and and occupational stressors questionnaire. The prevalence identified was 6.5% for Profile 1 BS (Enthusiasm toward the job - inverse, Psychological Exhaustion, Indolence) and 4.4% for Profile 2 BS (Enthusiasm toward the job - inverse, Psychological Exhaustion, Indolence, Guilt). Stressors that predicted Burnout Syndrome were work content, work organization, type of public served, social environment of work, physical conditions of the workplace, work hours, workload, relationship with heads, and relationship with colleagues. Results suggest a need for intervention in occupational stressors present in work organization. (AU)

Os objetivos do estudo foram identificar a prevalência da Síndrome de Burnout (SB) e o poder preditivo dos estressores ocupacionais para as suas dimensões - Ilusão pelo trabalho (inversa), Desgaste Psíquico, Indolência e Culpa. Este estudo avaliou uma amostra aleatória de 538 servidores públicos de um tribunal de justiça (RS/Brasil) que responderam ao Spanish Burnout Inventory, um questionário sociodemográfico, um questionário de dados laborais e um questionário de estressores ocupacionais. A prevalência identificada foi de 6,5 % para SB-Perfil 1 (Ilusão pelo trabalho - inversa, Desgaste Psíquico, Indolência) e de 4,35% para SB-Perfil 2 (Ilusão pelo trabalho - inversa, Desgaste Psíquico, Indolência, Culpa). Os estressores que predisseram a Síndrome de Burnout foram o conteúdo do trabalho, a organização do trabalho, o tipo do público atendido, ambiente social do trabalho, as condições físicas do local de trabalho, o horário de trabalho, a carga horária, a relação com a chefia, e a relação com os colegas. Os resultados sugerem a necessidade de intervenção nos estressores ocupacionais presentes na organização do trabalho. (AU)

El objetivo del estudio fue identificar la prevalencia del síndrome de Burnout (SB) y el poder predictivo de los estresores ocupacionales para sus dimensiones - Ilusión por el trabajo (inversa), Desgaste Psíquico, Indolencia y Culpa. Ese estudio evaluó una muestra aleatoria de 538 funcionarios públicos de un tribunal de justicia (RS / Brasil) que respondieron el Spanish Burnout Inventory, un cuestionario sociodemográfico, un cuestionario de datos laborales y un cuestionario de estresores ocupacionales. La prevalencia identificada fue de 6,5% para SB Perfil 1 (Ilusión por el trabajo - inversa, Desgaste Psíquico, Indolencia) y de 4,35% para SB Perfil 2 (Ilusión por el trabajo-inversa, Desgaste Psíquico, Indolencia, Culpa). Los estresores que predijeron el síndrome de Burnout fueron: contenido de trabajo, organización de trabajo, tipo de público atendido, ambiente social de trabajo, condiciones físicas de local de trabajo, horario de trabajo, carga horaria, relación con los superiores y relación con los compañeros. Los resultados sugieren la necesidad de intervención en los estresores ocupacionales presentes en la organización del trabajo. (AU)
Descritores: Estresse Ocupacional
/psicologia
FREEZE FRACTURINGABDOMEN/psicologia
-Saúde do Trabalhador
Empregados do Governo/psicologia
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Estudos de Validação
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


  10 / 724 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1040777
Autor: Monteiro, Mayla Cosmo; Magalhães, Andrea Seixas; Féres-Carneiro, Terezinha; Dantas, Cristina Ribeiro.
Título: The decision-making process in families of terminal ICU patients / O processo de tomada de decisão da família na terminalidade em UTI / Proceso de toma de decisiones de la familia al término de la vida en la UCI
Fonte: Psico USF;24(3):437-448, jul.-set. 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: The objective of this research is to investigate family members' perceptions as to the end-of-life decision-making process in an ICU. The authors conducted a qualitative descriptive study in which they interviewed six family members of critically ill patients admitted to the ICU of a private hospital. Five categories of analysis emerged from the examination of the material. This study will discuss two of those categories: the decision-making process and the relationship with the medical staff. The results indicate that family members were satisfied with communication with the medical staff, an important aspect for the decision-making process. Within this context, the shared model, prioritization of palliative care and identification of futile treatments prevailed, aimed at ensuring the patient's comfort and dignity at the end of life. The results also reveal the need for integration of palliative care in ICUs, particularly in end-of-life situations. (AU)

O presente estudo tem como objetivo investigar a percepção dos familiares acerca do processo de tomada de decisão na terminalidade em UTI. Realizou-se uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo, na qual foram entrevistados seis familiares de pacientes gravemente enfermos, internados na UTI de um hospital privado. Do estudo do material emergiram cinco categorias de análise. Neste trabalho serão discutidas duas categorias: processo de tomada de decisão e relação com a equipe médica. Os resultados indicam que os familiares se mostraram satisfeitos com a comunicação com os membros da equipe de saúde, aspecto importante para o processo de tomada de decisão. Neste contexto prevaleceram o modelo compartilhado, a priorização de medidas paliativas e a identificação de medidas fúteis, a fim de garantir o conforto e a dignidade no processo de morrer do paciente. Evidenciou-se a busca de integração dos cuidados paliativos em UTI, principalmente em situações finais de vida. (AU)

El presente estudio tiene como objetivo investigar la percepción de los familiares sobre el proceso de toma de decisiones en el estado terminal de vida en la UCI. Se realizó una investigación descriptiva de carácter cualitativo, en la cual fueron entrevistados seis familiares de pacientes gravemente enfermos, internados en la UCI de un hospital privado. Del estudio del material surgieron cinco categorías de análisis. En este trabajo serán discutidas dos categorías: proceso de toma de decisiones y relación con el equipo médico. Los resultados indican que los familiares se mostraron satisfechos con la comunicación con los miembros del equipo de salud, aspecto importante para el proceso de toma de decisiones. En este contexto prevalecieron el modelo compartido, la priorización de medidas paliativas y la identificación de medidas inútiles, con el fin de garantizar comodidad y dignidad en el proceso de muerte del paciente. Se evidenció la búsqueda de integración de los cuidados paliativos en la UCI, principalmente en situaciones finales de vida. (AU)
Descritores: Cuidados Intermitentes/psicologia
Tomada de Decisões
Unidades de Terapia Intensiva
-Médicos/psicologia
Relações Profissional-Família
Pesquisa Qualitativa
Comunicação em Saúde
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Tipo de Publ: Entrevista
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas



página 1 de 73 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde