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Pesquisa : Psico USF - LILACS
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Id: biblio-842102
Autor: Rocha, Glaucia Mitsuko Ataka da; Peixoto, Evandro Morais; Nakano, Tatiana de Cassia; Motta, Ivonise Fernandes da; Wiethaeuper, Daniela.
Título: The experiences in close relationships - relationship structures questionnaire (ecr-rs): validity evidence and reliability / Questionário de estruturas relacionais (ecr-rs): evidências de validade de construto e precisão / Cuestionario de estructuras relacionales (ecr-rs): evidencias de validez de constructo y precisión
Fonte: Psico USF;22(1):121-132, jan.-abr. 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: The ECR-RS assesses attachment in close relationships: father, mother, romantic partners and friends. Each relationship is assessed by a scale that theoretically comprises two factors: anxious and avoidant attachment. The main goals of this research was to estimate the first evidences of internal structure validity and reliability of the ECR-RS Brazilian version, and describe the item parameters and participants’ characteristics. The sample comprised 251 participants (mean age: 28.21 ± 10.29; 81.95% women). The categorical Exploratory Factor Analysis revealed two-dimensional structure of the scales, as theoretically hypothesized, with desirable internal consistency indexes. The Rasch-Masters Partial Credit Mode indicated that the instrument items have a level of difficulty close to the mean and suitable adjustments indexes (Infit/Outfit), and summarized description of participants’ theta levels. The results suggest that the instrument is an appropriate measure of attachment in adults.

O ECR-RS avalia os estilos de vínculo estabelecidos em relacionamentos com pessoas próximas: pai, mãe, companheiro(a) e amigo(a). Cada relacionamento é avaliado por uma escala que teoricamente compreende dois fatores: apego ansioso e evitativo. Essa pesquisa teve como principais objetivos estimar as primeiras evidências de validade da estrutura interna e precisão da versão brasileira do ECR-RS e descrever os parâmetros dos itens e características dos participantes. A amostra foi composta por 251 participantes (idade média: 28,21 ± 10,29; 81,95% mulheres). Análise Fatorial Exploratória categórica revelou estrutura bidimensional das escalas, conforme hipótese teórica, com índices desejáveis de consistência interna. O Modelo de Créditos Parciais demostrou índices de dificuldade próximos da média e ajustes adequados (Infit/Outfit) para os itens do ECR-RS, bem como descrição sumarizada dos níveis de theta dos participantes. Os resultados sugerem que o instrumento é uma medida adequada de apego em adultos.

El ECR-RS evalúa los estilos de vínculo establecidos en las relaciones con personas cercanas: padre, madre, compañero(a) y amigo(a). Cada relación es evaluada por una escala que teóricamente comprende dos factores: vínculo ansioso y vínculo evitativo. Esta investigación tuvo como principales objetivos estimar las primeras evidencias de validez de la estructura interna y precisión de la versión brasileña del ECR-RS, y describir los parámetros de los ítems y características de los participantes. La muestra fue realizada por 251 participantes (edad promedio: 28,21±10,29; 81,95% mujeres). El Análisis Factorial Exploratorio categórico reveló estructura bidimensional de las escalas, conforme a la hipótesis teórica, con índices de consistencia interna deseables. El Modelo de Créditos Parciales indicó que los ítems del instrumento tienen índices de dificultad promedio y ajustes adecuados (Infit/outfit)para los ítems del EC-RS, así como una descripción resumida de los niveles theta de los participantes. Los resultados sugieren que el instrumento es una medida adecuada para evaluar el vínculo en adultos.
Descritores: Relações Interpessoais
Apego ao Objeto
-Psicometria
Reprodutibilidade dos Testes
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adolescente
Adulto
Meia-Idade
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-842101
Autor: Andrade, Viviane Milan Pupin; Cardoso, Cármen Lúcia.
Título: Visitas domiciliares de agentes comunitários de saúde: concepções de profissionais e usuários / Home visits by community health agents: professionals' and users' conceptions / Visitas domiciliarias de agentes comunitarios de salud: concepciones de profesionales y usuarios
Fonte: Psico USF;22(1):87-98, jan.-abr. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivou-se analisar concepções que profissionais e usuários da Estratégia Saúde da Família (ESF) tem a respeito da finalidade das visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Neste estudo qualitativo foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com sete profissionais e dezoito usuários de duas Unidades de Saúde da Família numa cidade de médio porte do interior paulista e observação participante de atividades realizadas pelos ACS. Por meio da análise temática de conteúdo, percebeu-se que apesar do suporte social que o ACS oferece à comunidade, as concepções dos participantes caracterizam as visitas como um trabalho protocolar, voltado ao indivíduo e à doença, distanciando-se das propostas de transformações da assistência em saúde, evidenciando as contradições de tal trabalho. O estudo possibilitou ampliar o olhar sobre as visitas domiciliares e tecer considerações sobre a importância de rever tais práticas, visando construir a ESF mais afinada com os pressupostos da Reforma Sanitária.

The objective of this study was to analyse the conceptions of workers and users& of the Family Health Strategy (FHS) program regarding home visits by Community Health Agents (CHAs). In this qualitative research, individual semi-structured interviews were performed with seven professionals and eighteen users from two Health and Family Units in a mid-sized city in the countryside of São Paulo and participant observation of the CHAs’ activities were carried out. Thematic content analysis revealed that, despite the social support provided by the CHAs, participants see home visits as mechanical activities with bureaucratic purposes, aimed at the individual and the disease, thus deviating from the original purpose of healthcare transformation and exposing a contradictory aspect of such work. This study broadened the view regarding home visits by CHAs and highlighted the importance of reviewing this activity, to achieve a FHS in better alignment with the premises of the Health Reform.

El objetivo de este estudio fue analizar los conceptos que profesionales y usuarios de la Estrategia Salud de la Familia (ESF) tienen respecto a la finalidad de visitas a domicilio realizadas por Agentes Comunitarios de Salud (ACS). En este estudio cualitativo fueron realizadas entrevistas individuales semiestructuradas, con siete profesionales y dieciocho usuarios en dos Unidades de Salud de la Familia, en una ciudad de tamaño medio del interior paulista, y se observaron las actividades realizadas por los ACS. Mediante análisis de contenido temático se determinó que, a pesar del apoyo social comunitario ofrecido por los ACS, los participantes consideran las visitas como un trabajo protocolar, orientado al individuo y la enfermedad, alejándose de las propuestas de transformación de la asistencia de la salud, evidenciándose las contradicciones de tal trabajo. El estudio permitió ampliar la visión sobre las visitas a domicilio y realizar consideraciones acerca de la importancia de revisar esas prácticas, con la intención de construir una ESF más adecuada a los presupuestos de la Reforma Sanitaria.
Descritores: Saúde da Família
Pessoal de Saúde/psicologia
Agentes Comunitários de Saúde
Visita Domiciliar
-Entrevistas como Assunto
Pesquisa Qualitativa
Serviços de Saúde
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-842100
Autor: França-Freitas, Maria Luiza Pontes de; Prette, Almir Del; Prette, Zilda A P Del.
Título: Habilidades sociais e bem-estar subjetivo de crianças dotadas e talentosas / Social skills and subject well-being of gifted and talented children / Habilidades sociales y el bienestar subjetivo de niños dotados y talentosos
Fonte: Psico USF;22(1):1-12, jan.-abr. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O desenvolvimento socioemocional de crianças dotadas e talentosas ainda é objeto de controvérsias na literatura especializada. Este estudo visou avaliar a relação entre habilidades sociais e bem-estar subjetivo de crianças dotadas e talentosas e identificar o poder preditivo da primeira variável sobre a segunda. Participaram 269 crianças, de ambos os sexos, identificadas como dotadas e talentosas, de oito a 12 anos, que responderam a instrumentos padronizados de medida das habilidades sociais e de bem-estar subjetivo. Os resultados mostraram que um repertório elaborado de habilidades sociais está associado à percepção de maior bem-estar subjetivo, podendo inclusive predizê-lo, ou seja, aumentando a probabilidade de relato de afetos positivos, autoconfiança, autoestima e bom-humor, entre outros aspectos.

The socioemotional development of gifted and talented children has been an object of controversy in literature. We aimed (1) to assess the relationship between social skills and subjective well-being in gifted and talented children as well as (2) to identify the predictive power of the first variable on the second. The participants were 269 children identified as gifted and talented with a mean age of 11 years (SD=0.91). They answered to standardized instruments of social skills and subjective well-being. One found that an elaborate repertoire of social skills is associated with the perception of greater subjective well-being and may also predict this second variable. Therefore an elaborate repertoire of social skills may increase the likelihood of self reported positive affect, self-confidence, self-esteem and good mood, among other aspects.

El desarrollo socioemocional de los niños dotados y talentosos sigue siendo objeto de controversia en la literatura especializada. Este estudio tuvo como objetivo evaluar la relación entre las habilidades sociales y el bienestar subjetivo de esos niños e identificar el poder predictivo de la primera variable sobre la segunda. Participaron 269 niños de ambos sexos identificados como dotados y talentosos con edades entre 8 y 12 años (DT=0,91). Los niños respondieron instrumentos de medición estandarizados de habilidades sociales y de bienestar subjetivo. Los resultados indicaron que un elaborado repertorio de habilidades sociales se encuentran asociadas a la percepción de un mayor bienestar subjetivo, e incluso pueden predecirlo, o sea aumentando cada vez más la probabilidad de reportar las emociones afectivas, confianza en sí mismo, autoestima y buen humor, entre otros aspectos
Descritores: Qualidade de Vida
Criança Superdotada/psicologia
Afeto
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-842099
Autor: Silva, André Luiz Picolli da; Viana, Terezinha de Camargo.
Título: Caracterização da produção brasileira em artigos científicos sobre arte e psicologia (2004-2014) / Characterization of the brazilian production in scientific papers on art and psychology (2004-2014) / Caracterización de la producción brasileña en artículos científicos sobre arte y psicología (2004-2014)
Fonte: Psico USF;22(1):109-120, jan.-abr. 2017. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A Arte sempre fui objeto de estudo e instrumento de atuação para os profissionais de Psicologia no Brasil. Para ampliar o conhecimento sobre essa relação, o presente estudo tem por objetivo caracterizar como a Arte vem sendo utilizada por profissionais de Psicologia no país. O método utilizado foi o da investigação bibliográfica e exploratória em bases de dados sobre produção de artigos científicos referentes à utilização da Arte pela Psicologia no Brasil no período de 2004 a 2014. Selecionou-se 318 resumos de artigos que foram analisados a partir de seis categorias de análise: ano de publicação, tipo de estudo realizado, referencial teórico, tipo de manifestação artística, campo da Psicologia e objetivo do trabalho. Após a análise, conclui-se que no Brasil existe o predomínio de trabalhos teóricos e epistemológicos sobre artes Literárias e Visuais, com base na teoria psicanalítica, visando à ampliação teórico/conceitual.

Art has always been an object of study and performance tool for Psychology professionals in Brazil. In order to increase the knowledge on this relationship, the present study aims to characterize as Art has been used by psychology professionals in the country. The method used was the bibliographical and exploratory research in databases on production of scientific papers on the use Art by Psychology in Brazil from 2004 to 2014. 318 abstracts from six categories of analysis of articles that had been analyzed were selected: year of publication, type of study, theoretical references, artistic expression type, field in Psychology and objective of the work. After the analysis it was concluded that, in Brazil, there is a predominance of theoretical and epistemological work in literary and visual arts, based on psychoanalytic theory, aimed at theoretical / conceptual expansion.

El arte ha sido siempre objeto de estudio e instrumento de práctica para los profesionales de Psicología en Brasil. Para ampliar el conocimiento sobre esta relación, el presente estudio tuvo por objetivo destacar como el Arte está siendo utilizado por los Psicólogos en Brasil. El método utilizado fue el de la investigación bibliográfica y exploratoria en bases de datos sobre la producción de artículos científicos referentes a la utilización del Arte por la Psicología en Brasil entre 2004 y 2014. Se seleccionaron 318 resúmenes de artículos que fueron analizados a partir de seis categorías: año de publicación, tipo de estudio realizado, referencia teórica, tipo de expresión artística, campo de la Psicología y objetivo del trabajo. Después del análisis se llegó a la conclusión de que en Brasil predominan los trabajos teóricos y epistemológicos sobre artes Literarias y Visuales, con base en la teoría psicoanalítica, destinado a la expansión teórico / conceptual.
Descritores: Arte
Psicologia
Bases de Dados como Assunto
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-842098
Autor: Rafalski, Julia Carolina; Andrade, Alexsandro Luiz De.
Título: Desenvolvimento da escala de percepção de futuro da aposentadoria (epfa) e correlatos psicossociais / Development of the perceptions of future retirement scale (pfrs) and psychosocial correlates / Desarrollo de la escala de percepción de la futura jubilación (epfj) y conexiones psicosociales
Fonte: Psico USF;22(1):49-62, jan.-abr. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A aposentadoria é um tema em ascendência no Brasil, impulsionada por fatores demográficos, socioeconômicos e previdenciários. O processo da aposentadoria admite como primeira etapa a formação de percepções sobre a futura transição. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e apresentar evidências de validade da Escala de Percepção de Futuro da Aposentadoria (EPFA). Foram realizados procedimentos de construção, validade de constructo e conteúdo, seguidos análise fatorial exploratória e confirmatória, além de correlações e comparações com variáveis demográficas. Participaram da pesquisa 982 trabalhadores, maioria do sexo masculino (65,1%, N = 640), com idade média de 40,1 anos (DP = 10,5 anos). Os resultados das aferições psicométricas confirmam a estrutura de cinco dimensões esperada, com subscalas de Percepções de Saúde, Desligamento do Trabalho, Finanças, Relacionamentos Interpessoais e Perdas na Aposentadoria. De forma geral, os resultados apontam que melhores percepções sobre o futuro na aposentadoria relacionaram-se com melhores condições contextuais de vida. São apresentados usos e limitações da medida.

Retirement is a field in ascending importance in Brazil due to demographic, socioeconomic and social security factors. The retirement process states as its first stage the perceptions about the transition. This paper aimed to develop and validate the Perceptions of Future Retirement Scale (PFRS). Development, face and construct validity assessment procedures were performed, followed by exploratory and confirmatory analysis and also comparison and correlation analysis. The participants were 982 workers, mostly male (65.1%, N=640) with mean age of 40.1 years (SD=10.5 years). Results of psychometric measurements confirmed the presumed 5 factors structure, with subscales of Health Perception, Detachment from Work, Finances, Interpersonal Relationships and Losses in Retirement. In general, results show better perceptions to be related to better contextual conditions of life. Uses and limitations of PFRS are presented.

La jubilación es un tema en ascendente importancia en Brasil, impulsada por factores demográficos, socio económicos y de seguridad social. El proceso de jubilación señala como primera etapa la formación de percepciones sobre la futura transición. El objetivo de este trabajo fue desarrollar y presentar evidencias de validez de la Escala de Percepción de la Futura Jubilación (EPFJ). Se realizaron procedimientos de construcción, validez de constructo y contenido, también análisis factorial exploratorio y confirmatorio además de correlaciones y comparaciones con variables demográficas. Participaron de la investigación 982 trabajadores, la mayoría de sexo masculino (65,1%, N = 640) con edad media de 40,1 años (DP = 10,5 años). Los resultados de las mediciones psicométricas confirman la estructura de 5 dimensiones, con sub-escalas de Percepción de la Salud, Alejamiento del Trabajo, Finanzas, Relaciones Interpersonales y Pérdidas en la Jubilación. En general, los resultados señalan que una mejor percepción sobre el futuro de la jubilación se relaciona con mejores condiciones del contexto de vida. Se presentan usos y limitaciones de la medida EPFJ.
Descritores: Qualidade de Vida
Aposentadoria/psicologia
-Reprodutibilidade dos Testes
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
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Id: biblio-842097
Autor: Seize, Mariana de Miranda; Borsa, Juliane Callegaro.
Título: Instrumentos para rastreamento de sinais precoces do autismo: revisão sistemática / Instruments to screen the early signs of autism: systematic review / Instrumentos para el seguimiento de las primeras señales de autismo: revisión sistemática
Fonte: Psico USF;22(1):161-176, jan.-abr. 2017. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O rastreamento dos sinais precoces do autismo é crucial para um diagnóstico também precoce, viabilizando uma intervenção efetiva que possibilite a melhora no desenvolvimento e na qualidade de vida do indivíduo com autismo. O objetivo deste estudo foi identificar os instrumentos disponíveis para rastreamento dos sinais do autismo em crianças com até 36 meses de idade. Para tanto, foi conduzida uma revisão de artigos publicados entre 2004 e 2015 nas bases de dados eletrônicas SciELO, PubMed, PsycINFO e Lilacs. Foram encontrados 11 instrumentos em 34 artigos analisados, sendo que apenas um instrumento foi traduzido para o português, o que indica uma escassez desses instrumentos no Brasil. Considerando a relevância da identificação e do diagnóstico precoce do autismo para a melhoria da qualidade de vida do sujeito, acredita-se que é essencial que estudos sobre instrumentos para rastreamento precoce sejam conduzidos no país.

The screening of early signs of autism is crucial for early diagnosis, allowing an effective intervention that allows an improvement in the development and quality of life of individuals with autism. The aim of this study was to identify the available instruments to screen signs of autism in children under 36 months of age. Therefore, a review of articles published between 2004 and 2015 was conducted in the electronic databases SciELO, PubMed, Lilacs and PsycINFO. 11 instruments were found in 34 articles analyzed, and only one instrument has been translated into Portuguese, indicating an absence of these instruments in Brazil. Considering the importance of early identification and diagnosis of autism for improving the quality of life of individuals with autism, it seems essential that studies of early screening instruments need to be conducted in the country.

Se considera fundamental el seguimiento de las primeras señales de autismo para un diagnóstico precoz, lo que permite una intervención eficaz que posibilite la mejora del desarrollo y la calidad de vida del individuo con autismo. El objetivo de este trabajo fue identificar los instrumentos disponibles para el seguimiento de las señales de autismo en niños con hasta 36 meses de edad. Por lo tanto, se realizó una revisión de los artículos publicados entre 2004 y 2015 en las bases de datos electrónicas Scielo, PubMed, Lilacs y PsycINFO. Se encontraron 11 instrumentos en 34 artículos analizados, y sólo un instrumento ha sido traducido al portugués, señalando escasez de estos instrumentos en Brasil. Considerando la importancia de la identificación y del diagnóstico precoz del autismo para mejorar la calidad de vida del individuo, se considera que es esencial que estudios sobre estos instrumentos de seguimiento de detección precoz sean realizados en el país.
Descritores: Transtorno Autístico/diagnóstico
Transtorno Autístico/psicologia
Diagnóstico Precoce
-Bases de Dados como Assunto
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-842096
Autor: Pimentel, Carlos Eduardo; Moura, Giovanna Barroca de; Cavalcanti, Jaqueline Gomes.
Título: Acceptance of dating violence scale: checking its psychometric properties / Escala de aceitação da violência no namoro: verificando suas propriedades psicométricas / Escala de aceptación de violencia en el noviazgo: comprobación de sus propiedades psicométricas
Fonte: Psico USF;22(1):147-159, jan.-abr. 2017. tab, ilus.
Idioma: en.
Resumo: Violence by intimate partners is a cause of concern in several countries, including Brazil. Although some instruments that measure this phenomenon have been found, the Acceptance of Couple Violence Scale (ACVS) has proven to be a brief measure with satisfactory psychometric properties. For this reason, we have sought to investigate its psychometric properties in Brazilian samples. The ACVS was subjected to two studies. Study 1 indicated a two-factor structure with satisfactory internal consistency. Study 2 showed that a three-factor structure, which is in agreement with the original study, is more plausible than one- and two-factor models, with its reliability varying from 0.61 to 0.80. In addition, a correlation was found between the factor of female violence and social desirability, which suggests that future studies should take this variable into account. It was concluded that the ACVS is a valid and precise measure and that it may be used in future studies.

A violência nas relações íntimas é um fator preocupante em diversos países do mundo, assim como no Brasil. Algumas medidas foram encontradas para medir esse fenômeno, mas a Escala de Aceitação da Violência no Namoro (EAVN) é uma medida curta e com boas qualidades psicométricas. Tendo isso em vista, decidiu-se conhecer seus parâmetros psicométricos em amostras brasileiras. Foram realizados dois estudos com essa medida. O Estudo 1 sugere uma estrutura bi-fatorial com bons índices de consistência interna. O Estudo 2 mostrou que a estrutura tri-fatorial de acordo com o original é mais plausível do que o modelo uni e bi-fatorial com confiabilidades variando de 0,61 a 0,80. Ademais, o fator de violência feminina mostrou-se correlacionado com a desejabilidade social, sugerindo que pesquisas futuras levem em consideração este controle. Conclui-se que a EAVN é uma medida válida e precisa e que pode ser utilizada em pesquisas futuras.

La violencia en las relaciones íntimas es un factor preocupante en varios países del mundo, así como también en Brasil. Algunas medidas fueron encontradas para medir este fenómeno, pero la Escala de Aceptación de Violencia en el Noviazgo (EAVN) es una medida corta y con buenas cualidades psicométricas, por lo tanto, decidimos conocer los parámetros psicométricos en muestras brasileñas. Fueran realizados dos estudios con esta medida. El primer estudio sugiere una estructura bi-factorial con buenos índices de consistencia interna. El segundo estudio mostró que la estructura tri-factorial de acuerdo con el original es más plausible que el modelo uni y bi-factorial con confiabilidad que va de 0,61-0,80. Además, el factor de violencia femenina demostró que se correlaciona con la deseabilidad social, que sugiere que las investigaciones futuras tengan en cuenta este control. Se concluye que la EAVN es una medida válida y confiable que puede ser utilizada en investigaciones futuras.
Descritores: Violência/psicologia
Corte/psicologia
Relações Interpessoais
-Reprodutibilidade dos Testes
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adolescente
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Id: biblio-842095
Autor: Trevisan, Bruna Tonietti; Dias, Natália Martins; Berberian, Arthur de Almeida; Seabra, Alessandra Gotuzo.
Título: Childhood executive functioning inventory: adaptação e propriedades psicométricas da versão brasileira / Childhood executive functioning inventory: adaptation and psychometric properties of the brazilian version / Childhood executive functioning inventory: adaptación y propiedades psicométricas de la versión brasileña
Fonte: Psico USF;22(1):63-74, jan.-abr. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do estudo foi traduzir, adaptar e investigar propriedades psicométricas da Childhood Executive Functioning Inventory (CHEXI) em uma amostra de crianças brasileiras. Após tradução, adaptação transcultural, retrotradução e equivalência semântica, realizada por juízes da área, a versão brasileira da CHEXI foi respondida por pais e professores de 408 crianças, idades entre 4 e 7 anos, também avaliadas com a Escala de Maturidade Mental Colúmbia e SNAP-IV. Elevados índices de consistência interna foram encontrados. A análise fatorial exploratória gerou dois fatores para a versão brasileira: um fator mais geral de funções executivas e um específico de inibição. As pontuações nas subescalas de planejamento, regulação e, marginalmente, memória de trabalho da CHEXI explicaram de modo significativo o indicador de desatenção da SNAP-IV, enquanto a pontuação na subescala de inibição explicou o indicador de hiperatividade/impulsividade. Os resultados fornecem bons parâmetros psicométricos para a CHEXI, além de contribuir para a realização de estudos com funções executivas e indicadores de TDAH no país.

The aim of the study was to translate, adapt and investigate psychometric properties of Childhood Executive Functioning Inventory (CHEXI) for a sample of Brazilian children. After translation, cultural adaptation, back-translation and semantic equivalence performed by area judges, the Brazilian version of CHEXI was answered by parents and teachers of 408 children aged between 4 and 7 years, also evaluated with the Columbia Mental Maturity Scale and SNAP-IV. High internal consistency indices were found. Exploratory factor analysis yielded two factors for the Brazilian version: a more general factor of executive functions and one specific factor of inhibition. The scores on the subscales of planning, regulation and marginally working memory in CHEXI explained significantly the inattention indicator of SNAP-IV, while the score on the inhibition subscale explained the indicator of hyperactivity/impulsivity. The results provide good psychometric parameters for CHEXI, besides contributing to the studies with Executive functions and ADHD signs in Brazil.

El objetivo del estudio fue traducir, adaptar e investigar las propiedades psicométricas del Childhood Executive Functioning Inventory (CHEXI) en una muestra de niños brasileños. Después de la traducción, adaptación transcultural, retro-traducción y equivalencia semántica realizada por jueces del área, la versión brasileña de la CHEXI fue respondida por padres y maestros de 408 niños de edad comprendida entre 4 y 7 años, también evaluados con la Escala de Madurez Mental Columbia y SNAP-IV. Se encontraron altos índices de consistencia interna. El análisis factorial exploratorio generó dos factores para la versión brasileña: un factor más general de las funciones ejecutivas y un factor específico de inhibición. Las puntuaciones en las subescalas de planificación, regulación y marginalmente memoria de trabajo de la CHEXI explicaron significativamente el indicador de falta de atención de la SNAP-IV, mientras que la puntuación en la sub-escala de inhibición explicó el indicador de hiperactividad / impulsividad. Los resultados proporcionaron buenos parámetros psicométricos para la CHEXI, además de contribuir para la realización de estudios con funciones ejecutivas e indicadores de TDAH en el país.
Descritores: Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade/psicologia
Função Executiva
-Traduções
Reprodutibilidade dos Testes
Análise Fatorial
Neuropsicologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
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Id: biblio-842094
Autor: Modesto, João Gabriel; Figueredo, Vanessa; Gama, Guilherme; Rodrigues, Matheus; Pilati, Ronaldo.
Título: Escala pessoal de crenças no mundo justo: adaptação e evidências de validade / Personal belief in a just world scale: adaptation and evidence of validity / Escala personal de creencias en el mundo justo: adaptación y evidencias de validez
Fonte: Psico USF;22(1):13-22, jan.-abr. 2017. tab.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq.
Resumo: As crenças no mundo justo (CMJ) têm permitido a compreensão de uma série de fenômenos sociais, o que tem levado ao desenvolvimento de medidas para sua mensuração. O presente artigo tem como objetivo apresentar evidências de validade de uma versão adaptada da Escala Pessoal de CMJ (CMJ-P). 146 participantes, em sua maioria mulheres (69%), com idades variando de 17 a 66 anos (M = 27,79, DP = 13,67) responderam ao instrumento de CMJ-P, a quatro escalas (CMJ-global, autoestima, bem-estar, religiosidade) para o teste de validade convergente e informaram dados sociodemográficos. Assim como no estudo original, foi encontrada uma solução unifatorial e consistência interna satisfatória (α = 0,83). Adicionalmente, como esperado, foram encontrados relacionamentos positivos da CMJ-P com CMJ-G, autoestima e bem-estar, mas apenas marginalmente significativo com a religiosidade. Verificou-se ainda relação positiva da CMJ-P com a renda e nível de escolaridade. Esta versão adaptada demonstra-se adequada para uso em pesquisas.

Belief in a just world (BJW) has allowed for the comprehension of a series of social phenomena, which has lead to the development of measures for its measurement. The present article has the aim to present evidence of validity for a Portuguese version of Personal BJW Scale (BJW-P). 146 participants, most of them women (69%), with ages varying from 17 to 66 years (M = 27.79, DP = 13.67) answered PBJWP scale, four other scales (BJW-global, self-esteem, well-being, religiosity) for the convergent validity test and informed socio-demographic data. As in the original study, a uni-factorial solution and satisfactory internal consistency (α = 0.83) were found. Additionally, as expected, positive relations were found between PBJW and GBJW, self-esteem, and well-being, but only marginally significant with religiosity. Furthermore, positive relations of PBJW with income, as well as education, were found. The adapted version seems useful for research purposes.

Las creencias en un mundo justo (CMJ) han permitido la comprensión de una serie de fenómenos sociales, que han llevado al desarrollo de medidas para su medición. El presente artículo tiene como objetivo presentar evidencias de validez de una versión adaptada de la Escala Personal de CMJ (CMJ-P). Participaron 146 personas, en su mayoría mujeres (69%), con edades entre 17 a 66 años (M = 27,79, DP = 13,67) que respondieron el instrumento de CMJ-P, a cuatro escalas (CMJ-global, autoestima, bienestar, religiosidad) para el test de validez convergente e informaron datos sociodemográficos. Así como en el estudio original, se encontró una solución unifactorial y consistencia interna satisfactoria (α=0,83). Además, se encontraron relaciones positivas de la CMJ-P con la CMJ-G, autoestima y bienestar, pero sólo marginalmente significativa con la religiosidad. Se encontró también, una relación positiva de la CMJ-P con los ingresos y el nivel de escolaridad. Esta versión adaptada es adecuada para su uso en investigaciones.
Descritores: Religião
Justiça Social/psicologia
-Reprodutibilidade dos Testes
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adolescente
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Wagner, Adriana
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Id: biblio-842093
Autor: Barbosa, Paola Vargas; Neumann, Angélica Paula; Alves, Cássia Ferrazza; Teixeira, Marco Antônio Pereira; Wagner, Adriana.
Título: Autonomia, responsividade/exigência e legitimidade da autoridade parental: perspectiva de pais e adolescentes / Autonomy, responsiveness/demandingness and legitimacy of parental authority to adolescents and their parents / Autonomía, capacidad de respuesta/requisito y legitimidad de la autoridad parental: perspectiva de padres y adolescentes
Fonte: Psico USF;22(1):23-34, jan.-abr. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo comparou a avaliação de pais e filhos sobre as variáveis Autonomia Adolescente, Responsividade e Exigência dos Pais e Legitimidade da Autoridade Parental. Participaram 36 pais ou responsáveis e seus filhos adolescentes. Utilizou-se um questionário sociodemográfico, a Escala de Estilos Parentais, o Questionário de Autonomia e o Questionário de Legitimidade da Autoridade Parental. Realizaram-se análises descritivas e inferenciais. Os resultados denotaram níveis médios de autonomia adolescente e altos de Responsividade e Exigência Parental. Foram encontradas, porém, diferenças nas percepções de pais e filhos quanto ao nível de autonomia dos adolescentes, à responsividade e exigência dos pais e à atribuição de legitimidade da autoridade parental. Os resultados ilustram a dinâmica do desenvolvimento da autonomia em uma amostra de participantes de nível socioeconômico médio a alto e com bons níveis de relacionamento familiar. Evidencia-se a importância do equilíbrio entre afetividade e exigência na dinâmica familiar para o desenvolvimento da autonomia adolescente.

This study compared the assessment of parents and their children on the variables adolescent autonomy, parental responsiveness and demandingness and the legitimacy of parental authority. The participants were 36 parents and their teens. A sociodemographic questionnaire, the Autonomy Questionnaire, the Parenting Styles Scale, and the Legitimacy of Parental Authority Questionnaire were used. Descriptive and inferential analyses were made. Results showed average levels of adolescent autonomy and high levels of parental responsiveness and demandingness. Differences were found in the perceptions of parents and children about the level of adolescent’s autonomy, parental responsiveness and demandingness and assignment of legitimacy of parental authority. Results illustrate the dynamics of the autonomy development in a sample of middle to high socioeconomic status, with good levels of family relation. The importance of balance between affection and demandingness in family dynamics is highlighted for the development of adolescent autonomy.

Este estudio ha buscado comparar la evaluación de los padres y sus hijos con las variables autonomía adolescente, capacidad de respuesta, requisito de los padres y legitimidad de la autoridad parental. Participaron 36 padres o responsables y sus hijos adolescentes. Se utilizó un cuestionario sociodemográfico, la Escala de Estilos de Crianza, el Cuestionario de Autonomía y el Cuestionario de Legitimidad de la Autoridad Parental. Se llevaron a cabo análisis descriptivo e inferencial. Los resultados mostraron niveles medios de autonomía adolescente y niveles altos de capacidad de respuesta y requisitos de los padres. Fueron encontradas, sin embargo, diferencias en las percepciones de padres e hijos en cuanto al nivel de autonomía de los adolescentes, capacidad de respuesta y requisito de los padres y atribución de legitimidad de la autoridad parental. Estos resultados muestran la dinámica del desarrollo de la autonomía en una muestra de participantes de nivel socioeconómico medio y alto y con buenos niveles de relaciones familiares. Se destaca la importancia del equilibrio entre afecto y requisito en la dinámica familiar, para el desarrollo de la autonomía de los adolescentes.
Descritores: Relações Pais-Filho
Poder Familiar/psicologia
Autonomia Pessoal
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR1.1 - BIREME



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