Base de dados : LILACS
Pesquisa : Psico USF - LILACS
Referências encontradas : 689 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 69 ir para página                         

  1 / 689 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955560 LILACS-Express
Autor: Gouveia, Valdiney Veloso; Moura, Hysla Magalhães de; Oliveira, Isabel Cristina Vasconcelos de; Ribeiro, Maria Gabriela Costa; Rezende, Alessandro Teixeira; Brito, Tátila Rayane de Sampaio.
Título: Emotional Regulation Questionnaire (ERQ): Evidence of Construct Validity and Internal Consistency / Questionário de Regulação Emocional (QRE): Evidências de Validade de Construto e Consistência Interna / Cuestionario de Regulación Emocional (CRE): Evidencias de Validez de Constructo y Consistencia Interna
Fonte: Psico USF;23(3):461-471, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Gather evidence of construct and convergent validity and internal consistency of the Emotion Regulation Questionnaire (ERQ). A total of 441 students, mostly female (54.6%), with a mean age of 16 years (SD = 1.14), answered the ERQ and demographic questions. They were randomly distributed in two databases, which were submitted to exploratory (sample 1) and confirmatory factor analysis (sample 2). The exploratory results indicated a three-factor structure: Cognitive Reappraisal, Redirection of Attentional Focus and Emotional Suppression, which together explained 59.3% of the total variance (α = 0,67; α = 0,63; α = 0,64). For the confirmatory analyses, the following goodness-of-fit indices were found: χ² (24) = 67.02, p <0.001; χ² / df = 2.79, GFI = 0.93; AGFI = 0.88; CFI = 0.88 and RMSEA = 0.08 (IC 90% = 0.064-0.100). Thus, it is concluded that the ERQ possesses satisfactory psychometric indices, being the promising instrument for evaluation of emotion regulation.

Resumo Verificar evidências de validade de construto, validade convergente e consistência interna do Questionário de Regulação Emocional (QRE). Participaram 441 estudantes, a maioria do sexo feminino (54,6%), com idade média de 16 anos (DP = 1,14), respondendo ao QRE e dados sociodemográficos. Distribuíram-se aleatoriamente em dois bancos de dados, nos quais foram submetidos à análise fatorial exploratória (amostra 1) e confirmatória (amostra 2). Os resultados exploratórios apontaram uma estrutura trifatorial: Reavaliação Cognitiva, Redirecionamento do foco de atenção e Supressão Emocional, que explicaram conjuntamente 59,3% da variância total (α= 0,67; α =0,63; α= 0,64). Nas análises confirmatórias, foram encontrados os respectivos índices de bondade de ajuste: χ²(24) = 67,02, p < 0,001; χ²/gl = 2,79, GFI = 0,93; AGFI = 0,88; CFI = 0,88 e RMSEA = 0,08 (IC90% = 0,064 - 0,014). Desse modo, conclui-se que o QRE possui índices psicométricos satisfatórios, sendo um instrumento promissor para avaliação da regulação emocional.

Resumen El objetivo de este estudio fue verificar evidencias de validez de constructo, validez convergente y consistencia interna del Cuestionario de Regulación Emocional (CRE). Participaron 441 estudiantes, en su mayoría de sexo femenino (54,6%) con edad promedio de 16 años (DE = 1,14), que respondieron el CRE y datos sociodemográficos. Ellos fueron distribuídos aleatoriamente en dos bancos de datos en los cuales fueron sometidos a análisis factorial exploratorio (muestra 1) y confirmatorio (muestra 2). Los resultados exploratorios señalaron una estructura trifactorial: Reevaluación Cognitiva, Redireccionamiento de foco de Atención y Supresión Emocional, que en conjunto explicaron 59,3% de la varianza total (α= 0,67; α =0,63; α= 0,64). En los análisis confirmatorios, se encontraron respectivamente los índices de bondad de ajuste: χ²(24) = 67,02, p < 0,001; χ²/gl = 2,79, GFI = 0,93; AGFI = 0,88; CFI = 0,88 e RMSEA = 0,08 (IC90% = 0,064 - 0,014). Por lo tanto, se concluye que el CRE posee índices psicométricos satisfactorios, siendo un instrumento prometedor para evaluar la regulación emocional.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  2 / 689 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Loureiro, Sônia Regina
Texto completo
Id: biblio-955559 LILACS-Express
Autor: Bolsoni-Silva, Alessandra Turini; Barbosa, Rommel Melgaço; Brandão, Alessandra Salina; Loureiro, Sonia Regina.
Título: Prediction of course completion by students of a university in Brazil / Predição de conclusão de curso por estudantes de uma universidade no Brasil / Predicción de conclusión de la carrera por estudiantes de una Universidad de Brasil
Fonte: Psico USF;23(3):425-436, 2018. tab.
Idioma: en.
Projeto: Fapesp.
Resumo: Abstract The conclusion of the undergraduate course by university students in the time predicted by the curriculum is desirable for young people and for society. The aim was to verify the reliability, sensitivity and specificity of a broad set of predictors for academic performance of university students, who completed the undergraduate course within the time predicted by the curricula, through data mining methodology, provided by the Support Vector Machines algorithm. A simple approach is proposed for the prediction of course completion by students in a university in Brazil. The dataset has 170 students who finished the course and 117 who did not finish. With the proposed methodology, it was possible to predict the course completion by students with an accuracy of 79.5% when using the 19 original variables. An accuracy of 75% was found using only 05 variables: Course, year of the course, gender, initial and final academic performance.

Resumo A conclusão do curso de graduação por estudantes universitários no tempo previsto pelo currículo é desejável para os jovens e para a sociedade. O objetivo foi verificar a confiabilidade, sensibilidade e especificidade de um amplo conjunto de indicadores sobre o desempenho acadêmico de estudantes universitários, que completaram o curso de graduação dentro do tempo previsto pelo currículo, por meio de metodologia de mineração de dados, fornecida pelo algoritmo Vector Machines Suporte. Uma abordagem simples é proposta para a previsão da conclusão do curso por estudantes de uma universidade no Brasil. O conjunto de dados tem 170 alunos que concluíram o curso e 117 que não terminaram. Com a metodologia proposta, foi possível prever a conclusão do curso pelos alunos com uma precisão de 79,5% quando se utiliza as 19 variáveis originais. Uma precisão de 75% foi encontrada usando apenas cinco variáveis: curso, ano do curso, o sexo, o desempenho inicial e final acadêmico.

Resumen La conclusión del curso de graduación de los estudiantes universitarios en el tiempo previsto por el plan de estudios es deseable para los jóvenes y para la sociedad. El objetivo fue verificar confianza, sensibilidad y especificidad de un amplio conjunto de indicadores sobre el desempeño académico de los estudiantes universitarios, que completaron el curso de graduación dentro del tiempo previsto por los planes de estudio, a través de la metodología de minería de datos, proporcionada por el algoritmo Vector Machines Suporte. Se propone un abordaje simple para previsión de la finalización de la carrera por estudiantes en una Universidad de Brasil. El conjunto de datos tiene 170 estudiantes que concluyeron la carrera y 117 que no terminaron. Con la metodología propuesta, fue posibe prever la finalización de la carrera por los estudiantes con una precisión de 79,5% cuando se utilizan las 19 variables originales. Una precisión de 75% fue encontrada usando apenas 5 variables: Curso, duración de la carrera, sexo, desempeño inicial y final académico.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  3 / 689 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955558 LILACS-Express
Autor: Cardoso, Lucila Moraes; Gomes, Gabriel Vitor Acioly; Vieira, Thalita Sena.
Título: Validity Evidence of the Zulliger-SC Test to children's assessment / Evidências de Validade do Zulliger-SC para Avaliação de Crianças / Evidencias de validez del Test Zulliger-SC para evaluación de niños
Fonte: Psico USF;23(3):451-460, 2018. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Due to the demand for instruments to assess aspects of the personality of children, we aimed find evidence for the validity of the Zulliger test in the Comprehensive System (ZSC). 173 children participated in this study of Fortaleza-CE with ages between 6 years and 11 years and 6 months, 48.5% were from public schools and 53.1% female. The children were divided into three age groups, 6 and 7 years, 8 and 9 years and 10 and 11 years. The instruments used were the Zulliger test and the test of Raven's Coloured Progressive Matrices - Special Scale. We made the analysis of descriptive statistics and compared the variables of Zulliger test through the One Way ANOVA test. The significant variables were FQu (p<0.005) and R, ma, D, Xu%, Na, Ls, Fd, (T), GHR and (2) (p<0.05), which contributed with validity evidences of ZSC with children.

Resumo Devido à demanda de instrumentos que avaliem aspectos da personalidade de crianças, objetivou-se buscar evidências de validade para o teste de Zulliger pelo Sistema Compreensivo (ZSC). Participaram dessa pesquisa 173 crianças de Fortaleza-CE com a idade entre 6 e 11 anos e 6 meses, sendo 48,5% de escolas públicas e 53,1% do sexo feminino. As crianças foram divididas em três faixas etárias, a saber, 6 e 7 anos, 8 e 9 anos e 10 e 11 anos. Os instrumentos utilizados foram o teste ZSC e o teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven - Escala Especial. Foram feitas as análises de estatística descritiva e a comparação das variáveis do teste ZSC por meio do teste One Way ANOVA. As variáveis significativas foram FQu (p < 0,005) e R, ma, D, Xu%, Na, Ls, Fd, (T), GHR e (2) (p < 0,05), dados que contribuíram com evidências de validade do ZSC com crianças.

Resumen Debido a la demanda de instrumentos para evaluar aspectos de la personalidad de los niños, el objetivo de este estudio fue encontrar evidencias de validez del test Zulliger por el Sistema Comprensivo (ZSC). Participaron de esta investigación 173 niños de Fortaleza-CE con edades entre 6 y 11 años y 6 meses, siendo 48,5% de escuelas públicas y 53,1% de sexo femenino. Los niños fueron divididos en tres grupos por edad, a saber, 6 y 7, 8 y 9, 10 y 11 años. Los instrumentos utilizados fueron el test ZSC y el test de las Matrices Progresivas Coloridas de Raven - Escala Especial. Se hicieron análisis de estadística descriptiva y comparación de las variables del test ZSC por medio del test One Way ANOVA. Las variables significativas fueron FQu (p<0,005) y R, ma, D, Xu%, Na, Ls, Fd, (T), GHR y (2) (p<0,05), datos que contribuyeron con evidencias de validez del ZSC con los niños.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  4 / 689 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955557 LILACS-Express
Autor: Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo; Noronha, Ana Paula Porto; Carvalho, Lucas de Francisco.
Título: Escrever ciência: como o manual da APA pode auxiliar?
Fonte: Psico USF;23(3):iii-iv, 2018.
Idioma: pt.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  5 / 689 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955556 LILACS-Express
Autor: Silva, Jorge Luiz da; Bazon, Marina Rezende.
Título: School Experience During Adolescence: A Comparative Study Between Adolescent Offenders and Not Offenders / A Experiência Escolar Na Adolescência: Estudo Comparativo Entre Adolescentes Judicializados e Não-Judicializados / Experiencia Escolar en Adolescencia: Un Estudio Comparativo entre Adolescentes con juicios y sin juicios
Fonte: Psico USF;23(3):437-449, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract This study aimed to test the school control model, inherent to the Social and Personal Control Theory, verifying which context variables and mechanisms would distinguish offender adolescents from non-offenders adolescents, aiming to understand their school experience. Sixty male adolescents (15 school-dropouts-offenders/15 student-offenders, 15 school-dropouts-non-offenders/15 students-non-offenders), aged 14 to 18 participated (M=16,6; SD=0,78). All responded a scale formulated in the light of the theoretical framework. Data were analyzed by the Kruskall-Wallis test, with Dunn post-test. The results showed that everyone would be to some extent vulnerable to negative school-experience, depending on the context variables, and also indicated that "performance" and "school-bond" would be more associated with school-dropout, while "school constraints" with involvement in infractions. The identification of these problematic aspects in the schooling of the offender adolescents helps to think about the interventions, in the socio-educational accompaniment, aiming at an adequate (re)insertion in the school.

Resumo Este estudo objetivou testar o modelo da regulação escolar, inerente à Teoria da Regulação Social e Pessoal da Conduta, verificando quais variáveis de contexto e mecanismos distinguiriam significativamente adolescentes infratores de não infratores, visando à compreensão de sua experiência escolar. Participaram 60 adolescentes do sexo masculino (15 infratores-evadidos/15 infratores-estudantes, 15 não infratores evadidos/15 não infratores estudantes), com idades entre 14 e 18 anos (M = 16,6; DP = 0,78). Todos responderam a uma Escala formulada à luz do referencial teórico. Os dados foram analisados pelo teste de Kruskall Wallis, com pós-teste de Dunn. Além de mostrar que todos seriam, em alguma medida, vulneráveis a uma experiência escolar negativa, em função das variáveis de contexto, os resultados também indicaram que "desempenho" e "vínculo escolar" estariam mais associados à evasão, e "constrangimentos escolares" ao envolvimento em atos infracionais. A identificação destes aspectos problemáticos na escolaridade dos adolescentes infratores ajuda a pensar as intervenções, no escopo do acompanhamento socioeducativo, visando uma adequada (re)inserção escolar.

Resumen Este estudio tuvo como objetivo comprobar el modelo de regulación escolar, inherente a la Teoría de Regulación Social y Personal de la Conducta, verificando que variables de contexto y mecanismos distinguirían significativamente adolescentes infractores de no-infractores, buscando la comprensión de su experiencia escolar. Participaron 60 adolescentes de sexo masculino (15 infractores-evadidos/15 infractores-estudiantes, 15 no-infractores-evadidos/15 no-infractores-estudiantes), con edades entre 14 y 18 años (M=16,6; DP=0,78). Todos respondieron una Escala basada en referencial teórico. Los datos fueron analizados por el test de Kruskall-Wallis Test y Post-Test de Dunn. Además de mostrar que todos serían, en alguna medida, vulnerables a una experiencia escolar negativa, en función de las variables de contexto, los resultados también indicaron que "desempeño" y "vínculo escolar" estarían más asociados a evasión y "constreñimientos escolares" y a participación en actos de infracción. La identificación de estos aspectos problemáticos en la escolaridad de los adolescentes infractores ayuda a pensar en las intervenciones, en el objetivo de acompañamiento socio-educativo, buscando una adecuada (re)inserción escolar.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  6 / 689 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955555 LILACS-Express
Autor: Matias, Neyfsom Carlos Fernandes.
Título: Relações entre Nível Socioeconômico, Atividades Extracurriculares e Alfabetização / Relations between Socioeconomic Status, Extracurricular Activities and Literacy / Las Relaciones entre el Nivel Socioeconómico, las Actividades Extracurriculares y la Alfabetización
Fonte: Psico USF;23(3):567-578, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este estudo investigou as implicações do nível socioeconômico (NSE) na alfabetização, na inserção de crianças em atividades oferecidas por organizações não governamentais (ONGs) e os impactos dessas ações no desempenho escolar. A amostra da pesquisa foi composta por 560 estudantes do segundo ano de escolarização de oito escolas municipais de Belo Horizonte (MG), sendo que 301 eram do sexo masculino e 259 do sexo feminino. Os dados utilizados foram os resultados da Provinha Brasil e os NSEs das escolas. Os resultados indicaram que a taxa de alunos alfabetizados não ultrapassou 62,00% do total da amostra, a interferência do NSE no rendimento acadêmico e na vinculação dos estudantes com as ONGs. Conclui-se que o NSE impacta no desempenho escolar no início da alfabetização, na busca das famílias por locais para deixar suas crianças em segurança, como as ONGs, e as ações dessas instituições influenciaram indiretamente o processo de alfabetização.

Abstract This study investigated the implications of socioeconomic status (SES) on literacy, in the inclusion of children in activities offered by non-governmental organizations (NGOs), and the impact of these actions on school performance. The research sample consisted of 560 students attending the second year of elementary school in eight municipal schools in Belo Horizonte, state of Minas Gerais, including 301 male and 259 female participants. The data used were the results of Provinha Brasil and the SES of the schools. The results indicated that the rate of literacy in students did not exceed 62% of the total sample and the interference of SES in the academic performance and in the students' association with NGOs. It is concluded that SES impacts school performance at the beginning of literacy, on the search by families for places to leave their children safely, such as NGOs, and the actions of these institutions indirectly influenced the literacy process.

Resumen Este estudio investigó implicaciones del nivel socioeconómico (NSE) en la alfabetización, también en la inclusión de niños en actividades que ofrecen las organizaciones no gobernamentales (ONGs) y el impacto de esas acciones en el desempeño escolar. La muestra fue compuesta por 560 estudiantes de segundo año escolar de ocho escuelas públicas de Belo Horizonte (MG), siendo 301 de sexo masculino y 259 de sexo femenino. Los datos utilizados fueron los resultados de la Provinha Brasil y los NSEs de las escuelas. Los resultados indicaron que el índice de alumnos alfabetizados no superó el 62,00% del total de la muestra, la interferencia del NSE en el desempeño escolar y la vinculación de los estudiantes con las ONGs. Se concluye que el impacto del NSE en el desempeño escolar en la alfabetización temprana, la búsqueda de las familias por lugares para dejar a sus hijos seguros, tales como las ONG, y las acciones de esas instituciones, indirectamente influyeron en el processo de alfabetización.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  7 / 689 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955554 LILACS-Express
Autor: Barbieri, Daniel; Pilati, Ronaldo.
Título: Julgamento Moral do Aborto: Influência da Atitude Prévia, Princípios Deontológicos e Utilitaristas / Abortion Moral Judgement: Influence of Previous Attitude, Deonthological and Utilitarian Principles / Juicio Moral del Aborto: Influencia de la Actiud Previa, Principios Deontológicos y Utilitaristas
Fonte: Psico USF;23(3):527-537, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Julgamentos morais fazem parte do cotidiano das pessoas e processos cognitivos são utilizados como base para a formulação de um julgamento moral. Este trabalho tem como objetivo mensurar o efeito covariante da atitude prévia em relação a um tema moral na relação entre a sobrecarga cognitiva e o julgamento de um cenário moral. O Experimento 1 testou a relação direta entre princípios morais (i.e., deontológico e utilitarista) e sobrecarga cognitiva em uma tarefa de julgamento moral. No Experimento 2, foi testada a interferência da atitude prévia em tarefa de julgamento moral. Em ambos os experimentos, a amostra foi composta por estudantes universitário, em sua maioria homens. Os resultados sugerem que a sobrecarga cognitiva induz um julgamento de origem deontológica e que a atitude prévia em relação a um objeto moral interfere significativamente na tarefa de julgamento moral independente do cenário.

Abstract Moral judgments are part of everyday life and cognitive processes are used as a basis for formulating them. The objective of this study is to measure the covariant effect of prior attitude toward a moral issue in the relationship between cognitive overload and judgment of a moral issue. The first experiment tests the direct relationship between moral principles (i.e. deontological and utilitarian) and cognitive overload in a moral judgment task. The second experiment tests the interference of prior attitude in a moral judgment task. In both experiments the sample was composed by undergraduate students, mostly men. The results suggest that cognitive overload induces a deontological judgment and that prior attitude toward a moral object interferes significantly in the moral judgment task, regardless of the context.

Resumen Juicios morales hacen parte de lo cotidiano de las personas y procesos cognitivos son utilizados como base para la formulación de un juicio moral. Este estudio tiene como objetivo medir el efecto covariable de la actitud previa con relación a un tema moral en la relación entre la sobrecarga cognitiva y el juicio de un escenario moral. El primer experimento pone a prueba la relación directa entre los principios morales (i.e. deontológico y utilitarista) y sobrecarga cognitiva en una tarea de juicio moral. El segundo experimento pone a prueba la interferencia de la actitud previa en la tarea de juicio moral. En ambos experimentos la muestra fue compuesta por estudiantes universitarios, en su mayoría hombres. Los resultados sugieren que la sobrecarga cognitiva induce a un juicio de origen deontológico y que la actitud previa con relación a un objeto moral interfiere significativamente en la tarea de juicio moral independiente del escenario.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  8 / 689 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955553 LILACS-Express
Autor: Silva, Andressa Melina Becker da; Machado, Wagner de Lara; Bellodi, Anita Colletes; Cunha, Kainara Silva da; Enumo, Sônia Regina Fiorim.
Título: Jovens Insatisfeitos com a Imagem Corporal: Estresse, Autoestima e Problemas Alimentares / Young People Dissatisfied with Body Image: Stress, Self-Esteem and Eating Problems / Jóvenes Insatisfechos con la Imagen Corporal: Estrés, Autoestima y Problemas Alimentarios
Fonte: Psico USF;23(3):483-495, 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Jovens correm riscos para transtornos alimentares. Este estudo verificou as relações entre imagem corporal (IC), estresse percebido, autoestima, comportamento alimentar e Índice de Massa Corporal (IMC) em 238 adolescentes e jovens (14-20 anos; 62,2% meninas), respondendo ao Eating Atittudes Test, Escala de Estresse Percebido, Silhouette Matching Task e Inventário de Autoestima, medindo-se peso e altura (IMC). Meninas apresentaram riscos para distúrbios alimentares, maior preocupação com IC, mais estresse e menor autoestima; meninos desejam ser mais musculosos. Pela análise de redes, comportamento alimentar e IMC não se associaram, divergindo de outros estudos. Houve relações positivas entre IC e IMC e, entre fator dieta e fator bulimia; foram negativas as relações entre autoestima e estresse, e entre IC e sexo. Foram identificadas relações que podem subsidiar intervenções preventivas e centradas em variáveis, como a preocupação em emagrecer, estresse e autoestima em meninas, e o desejo de aumentar a massa corporal nos meninos.

Abstract Young people are at risk for eating disorders. This study verified the relationships between body image (BI), perceived stress, self-esteem, eating behavior, and Body Mass Index (BMI) in 238 adolescents and young adults (14-20 years; 62.2% girls), using the Eating Attitudes Test, Perceived Stress Scale, Silhouette Matching Task, and Self-Esteem Inventory, measuring weight and height (BMI). Girls were at risk for eating disorders, greater concern about BI, more stress and lower self-esteem; boys showed desire to be more muscular. Results indicated that eating behavior and BMI were not associated, diverging from other studies; there were positive relationships between BI and BMI, and between diet factor and bulimia factor; and there were negative relationships between self-esteem and stress, and between BI and sex. We identified relations that may support preventive interventions, centered on variables such as anxiety about weight loss, stress and self-esteem in girls, and the desire to increase body mass in boys.

Resumen Los jóvenes corren riesgos con los trastornos alimentarios. Este estudio verificó las relaciones entre imagen corporal (IC), estrés percibido, autoestima, comportamiento alimentario e Índice de Masa Corporal (IMC) en 238 adolescentes y jóvenes (14-20 años; 62,2% niñas), respondiendo el Eating Atittudes Test, Escala de Estrés Percibido, Silhouette Matching Task y el Inventario de Autoestima, midiendo peso y altura (IMC). Las niñas presentaron riesgo para disturbios alimentarios, mayor preocupación con IC, más estrés y menor autoestima; los niños desean ser más musculosos. Por el análisis de redes, comportamiento alimentario e IMC no se asociaron, discrepando de otros estudios; hubo relaciones positivas entre IC e IMC, y entre factor dieta y factor bulimia; fueron negativas las relaciones entre autoestima y estrés, y entre IC y sexo. Se identificaron relaciones que pueden subsidiar intervenciones preventivas y centradas en variables, como preocupación en adelgazar, estrés y autoestima en niñas, y deseo de aumentar masa corporal en los niños.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  9 / 689 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955552 LILACS-Express
Autor: Ribeiro, Laís Claudino Moreira; Luna, Verônica Lúcia do Rego; Medeiros, Katruccy Tenório.
Título: Estratégias de Enfrentamento das Doenças por Idosas Hospitalizadas / Coping Strategies of Disease by Elderly Hospitalized Women / Estrategias de Enfrentamiento de las Enfermedades por Ancianas Hospitalizadas
Fonte: Psico USF;23(3):473-482, 2018. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Objetiva-se analisar as estratégias de enfrentamento de doenças por idosas hospitalizadas. Participaram desta pesquisa dez idosas internas na clínica médica de um hospital. As idades variaram entre 60 a 73 anos, sendo a amostra intencional e por conveniência. Para coleta de dados, utilizou-se questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada. A análise de dados foi realizada pelo software Iramuteq, por meio da Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados identificaram que as participantes utilizam mecanismos adaptativos de enfrentamentos focalizados no problema, representado pela descrição da rotina médica e do cuidado com o corpo; e focalizados na emoção, caracterizado por estratégias de religiosidade, resiliência e suporte socioafetivo. A rejeição ou negação da morte emergiu enquanto mecanismo para lidar com a ideia de finitude. Conhecer as estratégias de enfrentamento da doença e seus desdobramentos pode auxiliar na assistência à saúde, visando implementar ações que resultem na melhoria da qualidade de vida dos idosos.

Abstract The objective of the present study was to analyze the strategies for coping with disease by elderly hospitalized women. Participants included 10 elderly women hospitalized in the medical clinic of a hospital, aged 60 to 73, and sample selection was intentional or convenience-based. For data collection we used a social demographic questionnaire and a semi-structured interview. Data analysis was performed by the software Iramuteq and the Hierarchic Descendent Classification. The results revealed that participants used adaptation mechanisms of confrontation focused on the problem, represented by the description of the medical routine and care with the body; and focused on the emotion, characterized by strategies of religiosity, resilience and by the social affective support. Rejection or denial of death emerged as a mechanism to deal with the idea of finitude. Knowing the strategies of confrontation of the disease and their repercussions can help in health assistance, aiming to implement actions that lead to the improvement of the quality of life for the elderly.

Resumen El objetivo de este estudio fue analizar las estrategias para enfrentar las enfermedades por ancianas hospitalizadas. Participaron de esta investigación, diez ancianas internadas en una clínica médica de un hospital, con edades que variaban de 60 a 73 años, siendo la muestra, intencional y por conveniencia. Para recolectar los datos, fue utilizado un cuestionario socio demográfico y una entrevista semiestructurada. El análisis de datos fue realizado por el software Iramuteq, por medio de Clasificación Jerárquica Descendiente. Los resultados revelaron que los participantes utilizan mecanismos adaptativos de enfrentamiento, enfocados en el problema, representado por la descripción de rutina médica y cuidado con el cuerpo; y con foco en la emoción, caracterizado por estrategias de religión, resiliencia y apoyo socio afectivo. El rechazo o negación de muerte surgió como mecanismo para hacer frente a la idea de finitud. Conocer las estrategias de enfrentamiento de la enfermedad y sus desdoblamientos puede auxiliar en la asistencia a la salud, con la intención de implementar acciones que resulten en la mejoría de la calidad de vida de los ancianos.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  10 / 689 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955551 LILACS-Express
Autor: Guilland, Romilda; Cruz, Roberto Moraes; Kaszubowski, Erikson.
Título: Propriedades Psicométricas do Inventário de Fatores Psicológicos de Doenças Relacionadas ao Trabalho: Um Estudo com Trabalhadores de Frigoríficos / Psychometric Properties of the Psychological Factors of Deseases Related Work Inventory: A Study with Workers of the Meat Processing Industry / Propiedades Psicométricas do Inventario de Factores Psicológicos de las Enfermedades Relacionadas al Trabajo: Un Estudio con Trabajadores de Frigoríficos
Fonte: Psico USF;23(3):539-554, 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este estudo avaliou as propriedades psicométricas do Inventário de Fatores Psicológicos em Doenças Relacionadas ao Trabalho (IP-T), com base em indicadores de validade de critério, validade de construto e fidedignidade. A amostra foi composta por 355 trabalhadores de indústrias de abate de suínos, aves e outros pequenos animais, da região oeste do Paraná. Foram também utilizados: o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) e a Escala de Ansiedade e Depressão (HADS). As subescalas do IP-T se mostraram preditoras positivas da condição de afastamento por doença ocupacional, com sensibilidade e especificidade razoáveis. A matriz de correlação entre as escalas mostrou-se uniforme, com coeficientes entre 0,80 e 0,91, sugerindo convergência entre as subescalas do IP-T e outras escalas, mas indicando fraco poder discriminativo. Os índices de fidedignidade das subescalas do IP-T mostraram-se satisfatórios: entre 0,95 (Ansiedade) e 0,78 (Habilidades Sociais).

Abstract This study assesses the psychometric properties of the Inventory of Psychological Factors in Work-Related Illnesses (IP-T), based on the following indicators: criterion validity, construct validity, and reliability. The sample consisted of 355 workers in the meatpacking industry of pork, poultry and other small animals in the west of the state of Paraná. The Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) and the Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS) were also used. All sub-scales of the IP-T proved positive predictors of sick leave due to occupational disease, with moderate sensitivity and specificity. The correlation matrix between the scales was uniform, with coefficients between 0.80 and 0.91, suggesting convergence between the subscales of the IP-T and other scales, but indicating a weak discriminative power. The reliability indices of the sub-scales of the IP-T proved satisfactory: between 0.95 (Anxiety IP-T) and 0.78 (Social Abilities).

Resumen Se evaluaron las propiedades psicométricas del Inventario de Factores Psicológicos de Enfermedades Relacionadas al Trabajo (IP-T), con base en indicadores de validez de criterio, validez de constructo y fidedignidad. La muestra fue compuesta por 355 trabajadores de un frigórifico de cerdos, aves y otros pequeños animales de la región oeste de Paraná. Fueran también utilizados: el Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) y la Escala de Ansiedad y Depresión (HADS). Las subescalas de IP-T se mostraran predictores positivos de la condición de alejamiento del trabajo por enfermedad ocupacional con sensibilidad y especificidad razonables. La matriz de correlación entre las escalas se mostró uniforme, con coeficientes entre 0,80 y 0,91, sugiriendo convergencia entre las subescalas de IP-T y otras escalas, pero indicando un débil poder discriminativo. Los índices de fidedignidad de las subescalas del IP-T se mostraron satisfactorios: entre 0,95 (Ansiedad) y 0,78 (Habilidades Sociales).
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 69 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde