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Pesquisa : Psicologia Argumento - LILACS
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Id: biblio-835192
Autor: Pereira, Eliane França; Tolfo, Suzana da Rosa.
Título: Estudos sobre sentidos e significados do trabalho na psicologia: uma revisão das suas bases teóricoepistemológicas / Studies senses and meanings of work in psychology: a review of its theoretical and epistemological bases
Fonte: Psicol. argum;34(87):302-317, out.-dez. 2016. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem por objetivos identificar as principais bases teórico-epistemológicas dos estudos sobre sentidos e significados do trabalho na Psicologia e estabelecer possíveis aproximações com os paradigmas sociológicos de Burrel e Morgan (1979). Com base na literatura se verifica o predomínio do paradigma funcionalista, representado por autores como Hackman e Oldhan, MOW, Borges e Morin. Existem também vertentes teóricas que, em parte, estão relacionadas ao paradigma interpretativista (Morin, 2001;Dejours, 1987). A maioria das perspectivas baseia-se em pressupostos da Sociologia da Regulação. Entretanto,há abordagens mais críticas que enfatizam o papel da sociedade, condizentes com a Sociologia da Mudança Radical (Spink & Medrado, 2004; Vygotski, 2001). É possível perceber modificações no modo de compreender os sentidos e os significados do trabalho em cada momento histórico, expressas através da evolução das abordagens teórico-epistemológicas e nas mudanças dos paradigmas que orientam a sociedade,o ethos predominante do trabalho e a constituição da subjetividade.

This article aims to identify the main theoretical and epistemological bases of studies about senses and meanings of work in Psychology and establish possible approaches with the sociological paradigms of Burrell and Morgan (1979). Based on the literature, we can see the predominance of the functionalist paradigm, represented by authors such as Hackman and Oldhan, MOW, Borges and Morin. There are also theoretical aspects that, in part, relate to the interpretive paradigm (Morin, 2001; Dejours, 1987). Most prospects are based on assumptions of Sociology of Regulation. However, there are more critical approaches that emphasize the role of society, consistent with the Sociology of Radical Change (Spink & Medrado, 2004; Vygotski, 2001). It is possible to perceive changes in the way of understanding the senses and meanings of work in each historical moment, expressed through the evolution of the theoretical and epistemological approaches and the changes of the paradigms that guide society, the prevailing ethos of labor and the constitution of subjectivity.
Descritores: Conhecimento
Vida
Psicologia
Trabalho
-Sociologia
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR495.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-835191
Autor: Alves, Daniele Cristina Brock; Albanese, Luciana.
Título: A produção de subjetividade em programas de aprendizagem profissional / The production of subjectivity in apprenticeship programs
Fonte: Psicol. argum;34(87):318-332, out.-dez. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo objetiva identificar as relações produzidas entre aprendizagem profissional e subjetividade no discurso de jovens aprendizes entrevistados numa entidade formadora do sul do país. O estudo é fruto de uma pesquisa qualitativa baseada no método da Análise Institucional do Discurso, na qual entrevistaram se,individualmente, 10 participantes do Programa Adolescente Aprendiz desenvolvido em tal entidade. Corroborando outras pesquisas, os resultados mostram que as práticas institucionais de um programa de aprendizagem profissional têm implicações nas imagens que os jovens constroem de si, tais como: reconhecerem-se mais responsáveis, maduros, obedientes, autoconfiantes e orientados em relação a um projeto de vida. Constatou-se também que os entrevistados raramente mencionam implicações negativas do programa, aceitando suas práticas como algo necessário para uma vida bem sucedida. Assim, se, por um lado, confirma-se a pertinência de tal política pública, por outro, observa-se uma acomodação às exigências do mercado de trabalho e ao “destino” usualmente suposto a estes jovens: de inserção profissional logo após a conclusão do ensino médio.

This article aims to identify the relationships produced between apprenticeship and subjectivity in the speech of young apprentices interviewed in a training entity of the South of Brazil. The study is the result of a qualitative research based on the method of Institutional Discourse Analysis, in which were individually interviewed 10 participants of Adolescent Apprentice Program, developed in such entity. Corroborating other studies, the results show that institutional practices of an apprenticeship program have implications on the images that young people build about themselves such as: recognize up more responsible, mature, obedient, self-confident and oriented toward a project life. It was also found that respondents rarely mention negative implications of the program, accepting their practices as something necessary for a successful life. Thus, if, on the one hand confirms the relevance of such public policy, on the other, there is the adaptation to the demands of the labor market and the "fate" usually supposed to these young people: entering to the workforce immediately after finishing high school.
Descritores: Adolescente
Mobilidade Ocupacional
Aprendizagem
Capacitação Profissional
Política Pública
-Psicanálise
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR495.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-835190
Autor: Amorim, Cloves Antonio de Amissis; Filipak, Sirley Terezinha; Moro, Catarina; Setin, Joaquim Francisco Dias.
Título: Liderança e gestão democrática na educação infantil / Leadership and democratic management in early education
Fonte: Psicol. argum;34(87):333-349, out.-dez. 2016. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A experiência profissional dos gestores é fator influente na qualidade do atendimento na educação infantil. Esse estudo teve como objetivos realizar uma breve revisão bibliográfica da gestão da educação infantil no Brasil e analisar a práxis de formação continuada desenvolvida junto a gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Participaram do estudo 180 gestores, todos do sexo feminino, em duas fases, no período de um ano letivo. Utilizou-se da metodologia da pesquisa-ação colaborativa e foram realizadas reuniões em grupos no Centro de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação, divididos por núcleos regionais, com a apresentação e a discussão coletiva dos projetos realizados nos CMEIs. Os resultados indicaram que a gestão democrática na educação infantil demanda a compreensão da criança pequena como cidadão de direitos, bem como a própria concepção de gestão democrática. A educação infantil tem peculiaridades importantes, como organização do ambiente e planejamento das práticas educativas, incluindo o cuidado de rotinas. A revisão bibliográfica apontou para escassez na produção nacional específica de gestão educacional na educação infantil e múltiplas compreensões do significado de gestão democrática. Conclui-se que tem ocorrido avanços no campo da gestão democrática e que a participação da comunidade contribui para a transparência das decisões tomadas, mas ainda necessita ampliar o conceito de autonomia, bem como a participação das crianças. A superficialidade do conhecimento teórico sobre gestão democrática demanda formação continuada dos gestores e o permanente abandono do improviso no exercício da função.

The professional experience of school managers is an influential factor in the quality of care in children's education. Objectives of this study: to carry out a brief bibliographical review of the management of early childhood education in Brazil and to analyze the praxis of continued-education developed with pedagogical teams of the Municipal Centers for Early Childhood Education (CMEI). A total of 180 female managers participated in the study; In two phases, in the period of one academic year. The method used was the Collaborative Action Research Methodolog; Meetings were held in groups at the Center for Continuing Education of the Municipal Education Department, divided by regional centers with the presentation and collective discussion of the projects carried out at the CMEI's. The results indicated that democratic management in early childhood education demands the understanding of the young child as a citizen of rights as well as the conception of democratic management. The early childhood education has important peculiarities such as organization of the environment and planning of routines. The literature review pointed to scarcity in the specific national production of educational management in early childhood education and multiple understandings of the meaning of democratic management. It is concluded that there have been advances in the field of democratic management, and that community participation contributes to the transparency of decisions taken, but still needs to expand the concept of autonomy as well as the participation of children. The superficiality of the theoretical knowledge about democratic management demands continuous formation of the managers and the permanent abandonment of the subterfuges in the exercise of educational function.
Descritores: Criança
Educação Infantil
Educação Continuada
Liderança
Organização e Administração
Melhoria de Qualidade
-Educação
Limites: Seres Humanos
Feminino
Criança
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Id: biblio-835189
Autor: Oliveira-Monteiro, Nancy Ramacciotti de; Ramos, Rayssa Yussif Abou Nassif Menezes.
Título: Condições psicológicas e comportamentos sexuais de adolescentes / Psychological condition and sexual behavior of adolescents
Fonte: Psicol. argum;34(87):350-363, out.-dez. 2016. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo apresenta um estudo sobre condições psicológicas e comportamentos sexuais de adolescentes em condição de vulnerabilidade social. Foram avaliados problemas psicológicos, competências e estados de identidade de 40 adolescentes, 12 a 18 anos, atendidos por um equipamento público de cidade da Baixada Santista (SP), voltado para desenvolvimento integral de jovens através de atividades socioculturais. Avaliação de comportamentos sexuais ocorreu com as meninas da amostra (N=33). Os instrumentos utilizados foram o YSR (Youth Self-Report for Ages 11-18), o EOMEIS-II-II (Extended Objective Measure of the Ego Identity Status) e o QSJ (Questionário de percepções e práticas sobre comportamento sexual em jovens). Resultados indicaram tendências positivas na avaliação de competências e estados de identidade. Resultados de problemas psicológicos distribuíram-se em faixas não clínicas, limítrofes e clínicas. Quase metade das meninas referiu já ter tido relação sexual, início aos 15 e 16 anos, com indicativos de conhecimentos e práticas voltadas à contracepção. Os resultados apontaram para a importância de estratégias de apoio cultural para desenvolvimento positivo de adolescentes inseridos em contextos socialmente deficitários.

This article presents a study about psychological condition and sexual behavior of adolescents in a circumstance of social vulnerability. Were evaluated psychological problems, competences and states of identity of 40 adolescents, between 12 and 18 years of age, served by public equipment from a city in the region of Santos (SP), directed to the integral development of youngsters through social and cultural activities. The evaluation of the sexual behavior occurred with the girls in the sample (N=33). The instruments used were YSR (Youth Self-Report for Ages 11-18), the EOMEIS-II-II (Extended Objective Measure of the Ego Identity Status) and the QSJ (questionnaire of perception and experience about sexual behavior in youngsters). The results indicated positive trends in the evaluation of competences and states of identity. Results indicating psychological problems were distributed in bands as non clinical, adjacent and clinical. Almost half the girls indicated having had sexual intercourse, beginning at 15 or 16, reporting previous knowledge of contraceptive practice. Results pointed to the importance of cultural support strategies for the positive development of adolescents inserted in contexts socially deficient.
Descritores: Adolescente
Desenvolvimento Humano
Competência Mental
Comportamento Sexual
Vulnerabilidade Social
-Psicologia Social
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR495.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-835188
Autor: Moreira, Janice Strivieri Souza.
Título: Direito e psicologia: duas faces de Jano? / Law and psychology: the two faces of Janus?
Fonte: Psicol. argum;34(87):364-377, out.-dez. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: O presente texto aborda a temática da interface entre as áreas do conhecimento Direito e Psicologia, especialmente no que tange a importância de um trabalho com característica interdisciplinar. Pautando-se na metáfora das faces do deus Jano, cuja origem é indoeuropéia, o texto tem como objetivo refletir a respeito da relevância dessa parceria na medida em que os impasses e conflitos com os quais o sistema de justiça tem que se a ver, apresentam relação direta com aspectos da condição humana que envolve sua subjetividade. O aumento da judicialização nas relações humanas tem indicado a necessidade desse duplo olhar para as demandas em questão. A proposta que aqui se apresenta, justifica-se pela complexidade das problemáticas que se anunciam ao sistema de justiça, entendendo que a objetividade característica dos estudos do campo do direito e a subjetividade idiossincrática nas realidades humanas quando concebidas como complementares podem ensejar uma parceria de grande relevância social.

The following text approaches the theme of the interface between the knowledge areas of Law and Psychology, especially in what measures the importance of a job with an interdisciplinary characteristic. Based on the metaphor of god Janus two faces, which origin is Indo-European, the text has as its objective to reflect about the relevance of this partnership as the conflicts and impasses with which the justice system has to do with, present a straight relation with the aspects of the human condition that involves its subjectivities. The increase of the judicialization in human relations has indicated the need of this double look at the demands in question. The propose here presented, is justified by the complexity of the problematics that are presented to the justice system, understanding that the characteristic objectivity of the studies in the field of law and the idiosyncratic subjectivity in human realities when conceived as complementary might lead to a partnership of great social relevance.
Descritores: Direitos Civis
Sistema de Justiça
Jurisprudência
Psicologia
-Política Pública
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-835187
Autor: Santos, Fernanda Cristina Wandal dos; Radaelli, Juliana.
Título: Alienação e separação: impasses da relação mãe e filha / Alienation and separation: impasses of mother and daughter relationship
Fonte: Psicol. argum;34(87):378-394, out.-dez. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo objetiva abordar a alienação e a separação enquanto operações da relação entre mãe e filha, bem como os conflitos que a permeiam. À luz da psicanálise, utiliza-se revisão bibliográfica como metodologia para reunir conteúdos relativos à temática proposta. Analisam-se, paralelamente, fragmentos clínicos de duas pacientes para ilustrar o processo de distinção entre mãe e filha. Ademais, o conceito edipiano e o conceito de fantasia são retomados para possibilitar a interpretação dos recortes clínicos. Observa-se que o processo de singularização de mãe e filha não ocorre de maneira simples, tendo em vista que a filha recorre a uma invenção singular para lidar com o conflito de uma fantasia construída e responder à pergunta “O que o Outro materno quer de mim?”.

This article aims to approach alienation and separation as operations of the relationship between mother and daughter as well as its conflicts. In light of psychoanalysis, a bibliographic review will be used to gather content related to the theme. In parallel, clinical fragments of two patients are analyzed to illustrate the process of distinction between mother and daugther. Additionally, the Oedipus complex and the concept of fantasy are used to interpret clinical extracts. It is observed that the process of singularization in the mother-daughter relationship does not occur in a simple manner, as the daughter resorts to a singular invention to cope with a conflict generated by a conflict and to respond to the question: “What does the maternal Other want from me?”.
Descritores: Ansiedade de Separação
Fantasia
Feminilidade
Relações Mãe-Filho
Complexo de Édipo
-Psicanálise
Limites: Seres Humanos
Feminino
Tipo de Publ: Estudos de Avaliação
Responsável: BR495.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-835186
Autor: Serafim, Thaís; Mezzomo, Frank Antonio; Pátaro, Cristina Satiê de Oliveira.
Título: Projetos de vida e constituição de identidades juvenis na interface com a religião e a política / Life projects and constitution of youth identities in relation to religion and politics
Fonte: Psicol. argum;34(87):289-301, out.-dez. 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Compreendendo o projeto como a prefiguração de ações em um cenário de valores, a pesquisa analisa os projetos de vida de jovens ingressantes em 2014 na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), nas interfaces com o engajamento e pertencimento religioso e político. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado aos 282 ingressantes do câmpus de Campo Mourão, bem como de entrevistas semi estruturadas realizadas junto a 3 jovens de diferentes pertencimentos religiosos. Os resultados indicam que os projetos de vida dos jovens denotam um sentimento de insegurança e incerteza, e se articulam a preocupações específicas quanto ao futuro e ao mundo do trabalho. Ademais, chama atenção a relevância da religiosidade na vida dos jovens, sendo que os valores transmitidos pela religião perpassam pelas vidas e projetos dos participantes. A análise indica ainda uma maior participação e vinculação religiosa se comparada à participação em atividades da política institucional, sobretudo aquelas atreladas ao Estado. Foi ainda expressiva a participação dos jovens em atividades de cunho social e assistencial, muitas delas incentivadas pela própria religião, o que permite especular acerca de novas formas e estratégias de participação política e social.

Understanding the project as a foreshadowing of shares in a scenario of values, the research analyzes the life projects of entering young students in 2014 at the State University of Paraná (Unespar), in relation to the religious belonging and the political engagement. A survey was conducted to 282 university students at the Campo Mourão campus, as well as semi-structured interviews with three youths from different religions. The results indicate that the youth life projects reflect a sense of insecurity and uncertainty, and are linked to specific concerns about the future and the world of work. Furthermore, it is highlighted the relevance of religion to young people, in face of the influence of the religious values in the participants' life projects. The analysis also indicates a greater participation and religious belonging compared to participation in activities of institutional policy, especially those linked to the state. It was also significant the youth participation in social and welfare nature activities, many of them encouraged by the religion, making possible to speculate about new paths and strategies of political and social participation.
Descritores: Adolescente
Política
Religião
Estudantes
-Psicologia Social
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto Jovem
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Id: biblio-835184
Autor: Dionísio, Gustavo Henrique.
Título: A carne é fraca? violência e ironia, psicanálise e arte contemporânea / A really soft flesh? violence and irony, psychoanalysis and contemporary art
Fonte: Psicol. argum;34(86):202-217, jul.-set. 2016. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O ensaio almeja discutir a problemática da violência contemporânea a partir de duas referências básicas:por um lado, pretendo refletir sobre a violência em função de sua maior ou menor proximidade com a categoria de pulsão, em psicanálise, articulando-a, enfim, à questão da crueldade; por outro, retomo dois trabalhos de Carmela Gross e Artur Barrio, artistas contemporâneos que “figurabilizaram” dois momentos, jamais cabalmente elaborados, de extrema violência vivida em nosso país: a ditadura militar dos anos 1960 e 70 e o regime escravocrata do Brasil Colônia. Desse modo, a análise destaca a fina ironia que tais imagens dão a ver, configurando uma dimensão crítica que muito interessa à história da arte, mas, também, à reflexão psicanalítica mais atual que se debruça sobre o assunto.

This paper intends to discuss some problematic issues towards the contemporary violence, but in this case, linking my analysis to two basic references: in one hand, the text will based on the psychoanalytical category of drive and its articulations with violence and cruelty; in the other hand, I'll bring the work of two contemporary artists, Carmela Gross and Arthur Barrio, that “figurabilicizes” two of the most violent episodes of our Brazilian history: the military dictatorship of 1960's and 1970's and the slavery regime of our Colonial Period. In this way, the analysis highlights the fine irony of these images, setting us a dimension of one critical paradigm which interests art history, but also the contemporary psychological thinking which focuses on this subject.
Descritores: Estética
Psicanálise
Violência
-Filosofia
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-835183
Autor: Figueiredo, Alessandra Aniceto Ferreira de; Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita; Pereira, Estephane Enadir Lucena Duarte; Silveira, Natércia Janine Dantas da.
Título: Compreensão leitora e estratégias de estudo: estudo correlacional com universitários / Reader understand and study skills: correlational study with university's students
Fonte: Psicol. argum;34(86):218-229, jul.-set. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: A compreensão leitora e as estratégias de estudo constituem competências fundamentais para o processo de aprendizagem, visto que contribuem para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. Nesse sentido, o presente estudo buscou investigar a relação entre compreensão leitora e estratégias de estudo de universitários. Para obter os dados necessários a investigação, foram aplicadas a Técnica de Cloze e a Escala de Identificação de Estratégias de Estudo (Study Skills Checklists-SSC) em 300 estudantes ingressantes e concluintes das universidades públicas e privadas de Campina Grande-PB e João Pessoa-PB. Os resultados demonstraram uma baixa proficiência em leitura e pouco uso de estratégias de estudo. Não foi constatada relação significativa entre compreensão em leitura e estratégias de estudo e não houve diferenças no desempenho de ingressantes e concluintes nas variáveis mencionadas. Ressalta-se que a realização deste trabalho contribuiu para a ampliação do conhecimento acerca dos construtos compreensão e estratégia, acarretando em implicações educacionais e recomendações para futuras pesquisas.

Reading comprehension strategies and study skills are fundamental to the learning process, as they contribute to the development of meaningful learning. The present study aims at investigating the relationship between reading comprehension and study strategies for college. To obtain the data necessary for the research, the Cloze Technique and Scale Identification Strategies Study (Study Skills Checklists-SSC) were applied to 300 students entering and graduating from public and private universities of Cam-pina Grande-PB and João Pessoa. The results show a low reading proficiency and little use of study strategies. There is no significant relationship between reading comprehension and study strategies and there are no differences in the performance of freshmen and the variables mentioned. It needs to be emphasized that this work has contributed to the expansion of knowledge and understanding of the constructs strategy, resulting in educational implications and recommendations for future research.
Descritores: Compreensão
Aprendizagem
Programas de Estudo
Leitura
Estratégias
-Educação
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto Jovem
Meia-Idade
Responsável: BR495.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-835182
Autor: Conti, Patricia Cristina de; Faria, Durval Luiz de.
Título: Empreendedorismo: um caminho para a ampliação da consciência / Entrepreneurship: a path to awareness expansion
Fonte: Psicol. argum;34(86):230-242, jul.-set. 2016. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem por objetivo iluminar os aspectos psíquicos envolvidos no empreendedorismo; assim como apresentar informações colhidas em uma pesquisa qualitativa de base junguiana, na qual foram feitas entrevistas individuais semi dirigidas com três empreendedores. Entre os principais aspectos psicológicos identificados e abordados nesse artigo destacam-se a busca dos empreendedores pela auto realização e por algo que dê sentido a suas vidas; o consumo e o comércio como elementos de relação e expressão da alma; os conflitos entre os desejos e possibilidades; a força movimentadora, propulsora e transformadora dos símbolos; o movimento reflexivo; a ampliação da consciência e a proximidade com omito do herói.

This article aims to highlight the psychological aspects involved in the entrepreneurship, as well as share information gathered in a qualitative research Jungian based, in which semi directed interviews were made with three entrepreneurs. Among the major psychological issues identified and addressed in this article, we can include the pursuit of entrepreneurs through self realization and something that gives meaning to their lives; consumption and trade as elements of expression of the soul; conflicts between wishes and possibilities; mover strength; propelling and transforming of symbols; the reflexive movement, the expansion of consciousness and the proximity to the hero myth.
Descritores: Consciência
Determinação da Personalidade
Poder (Psicologia)
Competência Profissional
Psicologia do Self
-Psicologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Responsável: BR495.1 - Biblioteca Central



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