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Pesquisa : Psicologia Argumento - LILACS
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Id: biblio-973021
Autor: Coelho Filho, João Ferreira; Lima, Deyseane Maria de Araújo.
Título: Luto parental e construção identitária: compreendendo o processo após a perda do filho / Parental grief and identity construction: understanding the process after the loss of the child
Fonte: Psicol. argum;35(88):16-32, jan.-abr. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A morte de um filho é um fato inesperado pelos pais, geralmente é visto como algo contrário à natureza, incitando um luto muito particular. As manifestações desse luto são diversas e dependem de fatores biológicos, culturais, sociais, dentre outros. Neste contexto, o presente estudo visa compreender a interface entre o processo do luto dos pais após a perda de um filho e a construção da identidade. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura de artigos científicos publicados nas bases SciELO e PePSIC, a busca ocorreu utilizando os descritores: luto, pais, filho e identidade. Os artigos selecionados foram lidos na íntegra para análise em profundidade, assim, os dados foram organizados e discutidos em categorias: “Perda e luto: apresentação e desdobramentos”, “Fases do luto”, “Luto saudável e o luto patológico: manifestações frente a morte”, “Luto dos Pais: compreendendo o processo”, “A perda do filho e a construção da identidade dos pais”. Os resultados apontam os reflexos que a perda de um filho ocasiona na vida dos pais, dentre eles, impactos psicossociais, construção da identidade, vale salientar a influência da sociedade sobre o processo do luto no que se refere ao comportamento, expressão de sentimentos, e vivência da dor. Por fim, ressaltamos a importância de que mais estudos sejam realizados para compreender as expressões do luto na contemporaneidade e as identidades construídas frente a esse fenômeno.

The death of a child is an unexpected fact by parents, is generally seen as something oppose to nature, inciting a very particular mourning, the manifestations of this grief are diverse and depend on biological, cultural, social factors among others. In this context, the present study aims to comprehend the interface between the mourning process of the parents after a loss of a child and the construction of the identity. An integrative review of the literature was carried out in scientific papers published in the SciELO and PePSIC bases using the descriptors: mourning, parents, child, identity. The selected articles were read in full for in-depth analysis, and then, the data was organized and discussed in categories: “Lost and mourning: presentation and development”, “Stages of mourning”, “Healthy mourning and the pathological mourning: manifestations in front of death”, “The mourning of parents: understanding the process”, “The lost of a child and the reconstruction of the parent's identity”. The results point to the consequences that the loss of a child causes in the life of the parents, between them, psycho-social impacts, construction of an identity, It is worth emphasizing the influence of society on the process of mourning in relation to behavior, expression of feelings, and experience of pain. Finally, we emphasize the importance that more studies are performed to comprehend the expressions of mourning in contemporaneity and the identities built in front of this phenomenon.
Descritores: Atitude Frente à Morte
Luto
Ego
Pesar
Pais
Relações Pais-Filho
-Psicologia Social
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-973020
Autor: Jesus, Juliana Soares de; Souza, Vera Lucia Trevisan de.
Título: Os sentidos da dificuldade de aprendizagem para professores: reflexões da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural / The meanings of learning desability for teachers: reflections from the perspective of Cultural-Historical Psychology
Fonte: Psicol. argum;35(88):33-44, jan.-abr. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Com o aporte teórico-metodológico da Psicologia Histórico-Cultural, este artigo apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os sentidos da dificuldade de aprendizagem para professores do Ensino Fundamental da rede pública estadual de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro docentes do 7º ano do ensino fundamental, das disciplinas de Ciências, Português, Educação Física e Inglês, dois professores recém formados e um estudante de Pedagogia. Os resultados indicam que há pouca clareza sobre o que se denomina de dificuldade de aprendizagem, sendo-lhe atribuídos diversos sentidos associados ao comportamento, a afetos negativos e a não apropriação pelos alunos dos conteúdos ensinados. Constatou-se, ainda, que em geral os professores relacionam a “dificuldade de aprendizagem ” a causas externas, como as relações familiares, a história, condição de vida do aluno ou mesmo o modo como a própria escola se organiza.

This article is grounded theoretically and methodologically on the Historical-Cultural Psychology, and it presents the partial results of a research that aimed to analyze the meanings of learning disabilities for Elementary School Teachers from the public educational system of a city located in the State of São Paulo. For this purpose, semi-structured interviews were conducted with four 7th grade teachers from the following disciplines: Science, Portuguese, Physical Education, and English. Two of them were recently graduated, and one was still a Pedagogy student. The results indicate that there is a lack of comprehension about what learning disability is, being attributed several meanings associated with behavior, negative affection, and students' non-appropriation of taught contents. It was still observed that teachers commonly relate learning disabilities with external causes, such as family interaction, student's life history, life's condition, or even the school's organizational structure.
Descritores: Ensino Fundamental e Médio
Instituições Acadêmicas
Transtornos de Aprendizagem
-Educação
Psicologia
Limites: Masculino
Feminino
Seres Humanos
Adulto
Responsável: BR495.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-973019
Autor: Medeiros, Thaís Juliana; Aguiar, Joyce; Barham, Elizabeth Joan.
Título: Entre o conflito e o equilíbrio: ferramentas para examinar a relação trabalho-família / Between conflict and balance: reflections on work-family reconciliation
Fonte: Psicol. argum;35(88):45-62, jan.-abr. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: A conciliação entre o trabalho e a família é uma das principais questões da sociedade, diante de um cenário de profundas transformações tanto no mundo do trabalho quanto na instituição familiar. Assim, o objetivo deste estudo foi examinar a integração entre teorias, instrumentos e estratégias de conciliação relatadas na literatura visando apontar caminhos para pesquisas futuras. Método: A pesquisa bibliográfica foi realizada nos portais eletrônicos Scielo e Lilacs utilizando os descritores “equilíbrio trabalho família” e “conflito trabalho família”. Os critérios utilizados foram: estudos em português, inglês e espanhol publicados entre 2011 e 2016 cujos objetivos eram a descrição, avaliação ou reflexão sobre a questão do equilíbrio ou do conflito na conciliação trabalho-família. Resultados: Os 23 artigos selecionados abordaram: a) conceitos sobre trabalho e família, b) efeitos pessoais e familiares, c) efeitos no trabalho, d) avaliação e e) estratégias e políticas de conciliação entre o trabalho e a família. Discussão: Infere-se que: a) as teorias atuais unem aspectos positivos e negativos da interface trabalho-família; b) a redução de conflitos trabalho-família traz benefícios para o bem-estar; c) trabalhadores que relatam menos conflitos apresentam maior comprometimento e satisfação no trabalho; d) há dois instrumentos para avaliar a relação trabalho-família, validados para o Brasil; e) estratégias individuais, familiares e organizacionais contribuem para melhorar a integração entre estes dois papéis. Considerações Finais: Em investigações futuras, recomenda-se a realização de trabalhos em contextos de vulnerabilidade social, visando aumentar a abrangência de acesso às estratégias que permitem melhorar o equilíbrio entre o trabalho remunerado e familiar.

Introduction: The reconciliation between work and family is one of the main issues of society, facing a scenario of profound changes in both the work and the family. Thus, the objective of this study was to examine the integration between theories, instruments and conciliation strategies reported in the literature aiming to point the way to future research. Method: The bibliographic research was carried out on the electronic portals Scielo and Lilacs using the descriptors "work family balance" and "work family conflict". The criteria used were: studies in Portuguese, English and Spanish published between 2011 and 2016 whose objectives were to describe, evaluate or reflect on the issue of balance or conflict in work-family conciliation. Results: The 23 articles selected addressed: a) concepts about work and family, b) personal and family effects, c) effects on work, d) evaluation and e) strategies and policies for reconciling work and family. Discussion: It is inferred that: a) current theories link positive and negative aspects of the work-family interface; b) the reduction of work-family conflicts brings benefits to the well-being; c) workers who report fewer conflicts present greater commitment and job satisfaction; d) there are two instruments to evaluate the work-family relationship, validated for Brazil; e) individual, family and organizational strategies contribute to improving integration between these two roles. Final Considerations: In future research, it is recommended to carry out work in contexts of social vulnerability, in order to increase the scope of access to strategies to improve the balance between paid and family work.
Descritores: Conflito (Psicologia)
Relações Profissional-Família
Trabalho
Psicologia Social
-Política Pública
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR495.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-973018
Autor: Pacheco, Eduardo Felipe Hennerich; Filipak, Sirley Terezinha.
Título: Relações de gênero e diversidade sexual na educação / Gender relations and sexual diversity in education
Fonte: Psicol. argum;35(88):63-81, jan.-abr. 2017. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo tem como foco principal do seu interesse discutir e analisar os mecanismos de exclusão que permeiam as relações de gênero e diversidade sexual na educação. Optou-se metodologicamente pela pesquisa documental e bibliográfica. A partir da escolha metodológica foi realizada uma discussão acerca do conceito de gênero como categoria histórica e social e o papel da educação na desconstrução de estereótipos e preconceitos que permeiam essas relações. Também se realizou um levantamento no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para se verificar se essas temáticas estavam sendo contempladas nas pesquisas de pós-graduação. As conclusões do estudo apontam que as instituições escolares são locais ambíguos. Ambíguos porque ao mesmo tempo em que podem construir e/ou reproduzir as hegemonias excludentes presentes na sociedade, elas podem transformá-las. E que apesar de se tratar de um tema complexo e de fundamental importância nosso mapeamento bibliográfico constatou que a problemática ainda é pouco pesquisada e trabalhada, o que decerto modo sugere que ainda as questões de identidade, sexualidade e relações de gênero são tratadas como tabus.

The main focus of this article is to discuss and analyze the mechanisms of exclusion that permeate gender relations and sexual diversity in education. Methodologically, the documentary and bibliographic research was chosen. From the methodological choice, a discussion was held about the concept of gender as a historical and social category and the role of education in the deconstruction of stereotypes and prejudices that permeate these relations. A survey was also carried out in the theses and dissertations bank of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) to verify if these subjects were being contemplated in the postgraduate research. The findings of the study point out that school institutions are ambiguous places. Ambiguous because at the same time they can build and / or reproduce the exclusionary hegemonies present in society, they can transform them. And although it is a complex subject and of fundamental importance, our bibliographic mapping found that the problem is still little researched and worked, which in a way suggests that still the questions of identity, sexuality and gender relations are treated as taboos.
Descritores: Identidade de Gênero
Educação
Relações Interpessoais
Psicologia Social
Sexualidade
-Política Pública
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
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Id: biblio-973017
Autor: Silva, Ellen Fernanda Gomes da.
Título: Sofrimento humano e medicalização: considerações para a clínica psicológica / Human suffering and medicalization: considerations for the psycho-logical clinic
Fonte: Psicol. argum;35(88):82-97, jan.-abr. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: O horizonte histórico atual, denominado por Heidegger de “Era da técnica”, é atravessado pelo saber técnico-explicativo, pela crença nas certezas e intervenções eficazes. Frente a esse contexto de avanços científicos e, simultaneamente, de crescente desamparo, o presente ensaio teórico pretende contribuir com a reflexão a respeito do sofrimento humano em ressonância com o fenômeno da medicalização. Para tanto, inicialmente, iremos contextualizar o sofrimento e a medicalização na contemporaneidade. Em seguida, almejamos indicar outros caminhos para compreensão e acolhimento do sofrimento na clínica psicológica, a partir de um diálogo com algumas dimensões do pensamento de Heidegger, principalmente quando se refere a crítica à essência da técnica moderna e a hegemonia do pensamento científico. Como considerações possíveis, realçamos que, ao ir se revelando a insuficiência da ação técnica científica em termos de representações diagnósticas e intervenções predominantemente medicamentosas para acolher o sofrimento, ressaltamos a importância de pensar a ação clínica como um modo de acompanhar/disponibilizar-se ao outro.

The current historical horizon, which Heidegger calls the "Age of Technique", is crossed by technical-explanatory knowledge, by the belief in certainties and effective interventions. In this context of scientific advances and simultaneously of increasing helplessness, the present theoretical essay intends to contribute with the reflection on the human suffering and its relation with the phenomenon of the medicalization. For this, initially, we will contextualize the suffering and the medicalization in the contemporaneity. Next, we aim to indicate other ways to understand and welcome suffering in the psychological clinic, starting from a dialogue with some dimensions of Heidegger's thinking, especially when referring to criticism of the essence of modern technique and hegemony of thought scientific. As possible considerations, it is argued that, as the insufficiency of the scientific technical action in terms of diagnostic representations and hegemonically intervention interventions to receive the suffering is revealed, we emphasize the importance of thinking the clinical action, in dialogue with the thought of Heidegger, as a way of accompanying / making them-selves available to the other.
Descritores: Comportamento
Estresse Psicológico
Medicalização
Psicanálise
-Psicopatologia
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR495.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-973016
Autor: Schibulski, Cláudia Benites; Oliveira, Janaína P L Pietro de; Sardá Jr, Jamir; Maximo, Carlos Eduardo; Arinõ, Daniela.
Título: Atuação do psicólogo frente às demandas em unidades dos CRAS / Psychologist´s role and demands in units of CRAS
Fonte: Psicol. argum;35(88):98-113, jan.-abr. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Esta pesquisa visou examinar a atuação do psicólogo em unidades dos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e descrever os desafios encontrados pelo psicólogo nesta área de atuação. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, realizada em uma amostra de conveniência, utilizando como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Foram entrevistadas nove psicólogas lotadas nas unidades do CRAS da região do Vale do Itajaí e Florianópolis – SC. A análise do material foi realizada através da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a atuação do psicólogo no CRAS, ainda é recente e permeada por limitações na formação e dificuldades na delimitação do seu papel na instituição. Foi possível também identificar a insatisfação do profissional com a gestão pública. Os resultados sugerem que é necessário ampliar a formação do psicólogo para subsidiar a atuação na rede de atenção psicossocial organizada a partir das políticas públicas, bem como, construir outras formas de atuação, mais coadunadas com as demandas da população atendida.

This research aimed to examine the psychologist role in units of CRAS (Reference Center for Social Assistance) and describe the challenges faced by the psychologist in this area of activity. This is a qualitative, exploratory and descriptive, conducted with in a convenience sample, using as a data collection technique a semi-structured interview. Nine psychologists were interviewed at CRAS units of Itajai Valley region and Florianópolis - SC. The analysis of the material was performed by content analysis. The results showed that the psychologist role in CRAS is a novel area and permeated by limitations during graduation and difficulties in defining its role in the institution. It was also possible to identify professional dissatisfaction with public management. The results suggest that it is necessary to expand the training of psychologists to support the activities in the network of psychosocial care organized from public policies, as well as build other forms of action, more coadunated with the demands of the population served.
Descritores: Apoio Social
Serviço Social
Política Pública
Prática Profissional
Mulheres Trabalhadoras
-Psicologia
Limites: Feminino
Seres Humanos
Adulto
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Monteiro, Janine Kieling
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Id: biblio-973015
Autor: Borowski, Silvia Von; Sobrosa, Gênesis Marimar Rodrigues; Henrich, Patrícia; Monteiro, Janine Kieling.
Título: Mobilização subjetiva e estratégias defensivas de trabalhadores metalúrgicos à luz da psicodinâmica do trabalho / Subjective mobilization and defensive strategies of metallurgical workers in the light of psychodynamics of work
Fonte: Psicol. argum;35(88):1-15, jan.-abr. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O trabalho metalúrgico é antigo na história e de suma importância para a evolução tecnológica. Mesmo com a melhora das condições de trabalho, continua sendo marcado por riscos à saúde física e mental. Este estudo objetivou analisar a mobilização subjetiva e as estratégias defensivas de trabalhadores diante do sofrimento psíquico no trabalho metalúrgico de uma indústria no sul do Brasil, segundo a Psicodinâmica do Trabalho. A metodologia empregada possui delineamento qualitativo exploratório-descritivo e a coleta foi realizada através de grupo focal. Participaram sete trabalhadores da indústria. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Os conteúdos expressos nas falas dos trabalhadores indicam que na organização do trabalho desta indústria existe um conjunto de regras e sistemas que a diferenciam da maioria de indústrias do setor – um exemplo é a utilização de uma hierarquia não convencional – chamada “chefe zero”. Tais particularidades têm garantido experiências bem peculiares no que concerne às vivências de prazer e sofrimento laboral. Destacamos a mobilização do grupo, os modos como articulam suas responsabilidades laborais e a forma que apoiam a formação de mecanismos de proteção para os eventos da organização. O grupo descreve que é muito comum a articulação dos colegas para o cumprimento de metas na organização e também para o processo de adaptação dentro da organização. Tais elementos possibilitam levantar hipóteses de que modelos de gestão pautados no toyotismo podem representar novas formas de sofrimento, mas também, gerar alternativas benéficas à promoção de saúde laboral.

Metallurgical work is ancient and of great importance for technological evolution. Even with the improvement of working conditions, physical and mental health risks remain. The objective of this study is to analyze the subjective mobilization and the defensive strategies of workers in the face of the psychic suffering in the metallurgical work of an industry in the south of Brazil, according to the Psychodynamics of Work. The methodology used has qualitative exploratory-descriptive design and the collection was done through a focal group. Seven industry workers participated. For the data analysis, the Bardin content analysis was used. The contents expressed in the workers' statements indicate that in the work organization of this industry there is a set of rules and systems that differentiate it from most industries in the sector - an example is the use of an unconventional hierarchy - called "zero boss". These particularities have guaranteed very peculiar experiences in what concerns the experiences of pleasure and labor suffering. We highlight the mobilization of the group, the ways they articulate their work responsibilities and the way they support the formation of protection mechanisms for the organization's events. The group describes that peer articulation is very common for meeting organizational goals and also for the process of adaptation within the organization. These elements make it possible to hypothesize that management models based on toyotism may represent new forms of suffering, but also generate beneficial alternatives for the promotion of occupational health.alth; Psychodynamics of Work; Metallurgy, Health and Safety at Work.
Descritores: Condições de Trabalho
Estresse Psicológico
Indústria Metalúrgica
Promoção da Saúde
Saúde do Trabalhador
-Psicologia
Limites: Masculino
Feminino
Seres Humanos
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Id: biblio-835192
Autor: Pereira, Eliane França; Tolfo, Suzana da Rosa.
Título: Estudos sobre sentidos e significados do trabalho na psicologia: uma revisão das suas bases teóricoepistemológicas / Studies senses and meanings of work in psychology: a review of its theoretical and epistemological bases
Fonte: Psicol. argum;34(87):302-317, out.-dez. 2016. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem por objetivos identificar as principais bases teórico-epistemológicas dos estudos sobre sentidos e significados do trabalho na Psicologia e estabelecer possíveis aproximações com os paradigmas sociológicos de Burrel e Morgan (1979). Com base na literatura se verifica o predomínio do paradigma funcionalista, representado por autores como Hackman e Oldhan, MOW, Borges e Morin. Existem também vertentes teóricas que, em parte, estão relacionadas ao paradigma interpretativista (Morin, 2001;Dejours, 1987). A maioria das perspectivas baseia-se em pressupostos da Sociologia da Regulação. Entretanto,há abordagens mais críticas que enfatizam o papel da sociedade, condizentes com a Sociologia da Mudança Radical (Spink & Medrado, 2004; Vygotski, 2001). É possível perceber modificações no modo de compreender os sentidos e os significados do trabalho em cada momento histórico, expressas através da evolução das abordagens teórico-epistemológicas e nas mudanças dos paradigmas que orientam a sociedade,o ethos predominante do trabalho e a constituição da subjetividade.

This article aims to identify the main theoretical and epistemological bases of studies about senses and meanings of work in Psychology and establish possible approaches with the sociological paradigms of Burrell and Morgan (1979). Based on the literature, we can see the predominance of the functionalist paradigm, represented by authors such as Hackman and Oldhan, MOW, Borges and Morin. There are also theoretical aspects that, in part, relate to the interpretive paradigm (Morin, 2001; Dejours, 1987). Most prospects are based on assumptions of Sociology of Regulation. However, there are more critical approaches that emphasize the role of society, consistent with the Sociology of Radical Change (Spink & Medrado, 2004; Vygotski, 2001). It is possible to perceive changes in the way of understanding the senses and meanings of work in each historical moment, expressed through the evolution of the theoretical and epistemological approaches and the changes of the paradigms that guide society, the prevailing ethos of labor and the constitution of subjectivity.
Descritores: Conhecimento
Vida
Psicologia
Trabalho
-Sociologia
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-835191
Autor: Alves, Daniele Cristina Brock; Albanese, Luciana.
Título: A produção de subjetividade em programas de aprendizagem profissional / The production of subjectivity in apprenticeship programs
Fonte: Psicol. argum;34(87):318-332, out.-dez. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo objetiva identificar as relações produzidas entre aprendizagem profissional e subjetividade no discurso de jovens aprendizes entrevistados numa entidade formadora do sul do país. O estudo é fruto de uma pesquisa qualitativa baseada no método da Análise Institucional do Discurso, na qual entrevistaram se,individualmente, 10 participantes do Programa Adolescente Aprendiz desenvolvido em tal entidade. Corroborando outras pesquisas, os resultados mostram que as práticas institucionais de um programa de aprendizagem profissional têm implicações nas imagens que os jovens constroem de si, tais como: reconhecerem-se mais responsáveis, maduros, obedientes, autoconfiantes e orientados em relação a um projeto de vida. Constatou-se também que os entrevistados raramente mencionam implicações negativas do programa, aceitando suas práticas como algo necessário para uma vida bem sucedida. Assim, se, por um lado, confirma-se a pertinência de tal política pública, por outro, observa-se uma acomodação às exigências do mercado de trabalho e ao “destino” usualmente suposto a estes jovens: de inserção profissional logo após a conclusão do ensino médio.

This article aims to identify the relationships produced between apprenticeship and subjectivity in the speech of young apprentices interviewed in a training entity of the South of Brazil. The study is the result of a qualitative research based on the method of Institutional Discourse Analysis, in which were individually interviewed 10 participants of Adolescent Apprentice Program, developed in such entity. Corroborating other studies, the results show that institutional practices of an apprenticeship program have implications on the images that young people build about themselves such as: recognize up more responsible, mature, obedient, self-confident and oriented toward a project life. It was also found that respondents rarely mention negative implications of the program, accepting their practices as something necessary for a successful life. Thus, if, on the one hand confirms the relevance of such public policy, on the other, there is the adaptation to the demands of the labor market and the "fate" usually supposed to these young people: entering to the workforce immediately after finishing high school.
Descritores: Adolescente
Mobilidade Ocupacional
Aprendizagem
Capacitação Profissional
Política Pública
-Psicanálise
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
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Id: biblio-835190
Autor: Amorim, Cloves Antonio de Amissis; Filipak, Sirley Terezinha; Moro, Catarina; Setin, Joaquim Francisco Dias.
Título: Liderança e gestão democrática na educação infantil / Leadership and democratic management in early education
Fonte: Psicol. argum;34(87):333-349, out.-dez. 2016. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A experiência profissional dos gestores é fator influente na qualidade do atendimento na educação infantil. Esse estudo teve como objetivos realizar uma breve revisão bibliográfica da gestão da educação infantil no Brasil e analisar a práxis de formação continuada desenvolvida junto a gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Participaram do estudo 180 gestores, todos do sexo feminino, em duas fases, no período de um ano letivo. Utilizou-se da metodologia da pesquisa-ação colaborativa e foram realizadas reuniões em grupos no Centro de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação, divididos por núcleos regionais, com a apresentação e a discussão coletiva dos projetos realizados nos CMEIs. Os resultados indicaram que a gestão democrática na educação infantil demanda a compreensão da criança pequena como cidadão de direitos, bem como a própria concepção de gestão democrática. A educação infantil tem peculiaridades importantes, como organização do ambiente e planejamento das práticas educativas, incluindo o cuidado de rotinas. A revisão bibliográfica apontou para escassez na produção nacional específica de gestão educacional na educação infantil e múltiplas compreensões do significado de gestão democrática. Conclui-se que tem ocorrido avanços no campo da gestão democrática e que a participação da comunidade contribui para a transparência das decisões tomadas, mas ainda necessita ampliar o conceito de autonomia, bem como a participação das crianças. A superficialidade do conhecimento teórico sobre gestão democrática demanda formação continuada dos gestores e o permanente abandono do improviso no exercício da função.

The professional experience of school managers is an influential factor in the quality of care in children's education. Objectives of this study: to carry out a brief bibliographical review of the management of early childhood education in Brazil and to analyze the praxis of continued-education developed with pedagogical teams of the Municipal Centers for Early Childhood Education (CMEI). A total of 180 female managers participated in the study; In two phases, in the period of one academic year. The method used was the Collaborative Action Research Methodolog; Meetings were held in groups at the Center for Continuing Education of the Municipal Education Department, divided by regional centers with the presentation and collective discussion of the projects carried out at the CMEI's. The results indicated that democratic management in early childhood education demands the understanding of the young child as a citizen of rights as well as the conception of democratic management. The early childhood education has important peculiarities such as organization of the environment and planning of routines. The literature review pointed to scarcity in the specific national production of educational management in early childhood education and multiple understandings of the meaning of democratic management. It is concluded that there have been advances in the field of democratic management, and that community participation contributes to the transparency of decisions taken, but still needs to expand the concept of autonomy as well as the participation of children. The superficiality of the theoretical knowledge about democratic management demands continuous formation of the managers and the permanent abandonment of the subterfuges in the exercise of educational function.
Descritores: Criança
Educação Infantil
Educação Continuada
Liderança
Organização e Administração
Melhoria de Qualidade
-Educação
Limites: Seres Humanos
Feminino
Criança
Responsável: BR495.1 - Biblioteca Central



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