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Pesquisa : Psicologia: Ciência e Profissão - LILACS
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Id: biblio-1016345
Autor: Dias, Vanina Costa; Lima, Nadia Laguardia de; Kelles, Natalia Fernandes; Gomes, Patricia da Silva; Silva, Candida Rosa da.
Título: Adolescentes na Rede: Riscos ou Ritos de Passagem? / Teens in the Network: Risks or Rites of Passage? / Adolescentes en la Red: ¿Riesgos o Ritos de Paso?
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39:1-15, jan.-mar.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Os adolescentes estão cada vez mais conectados às redes sociais, especialmente com o surgimento dos dispositivos digitais móveis. O uso intenso desses aparelhos pelos jovens tem gerado preocupação nos pais, familiares e educadores. Orientadas pela psicanálise, compreendemos a adolescência como um tempo lógico de elaboração simbólica do real da puberdade, trabalho psíquico que requer o desligamento da autoridade dos pais e a inserção no laço social. Nas sociedades tradicionais, a passagem da vida infantil para a vida adulta conta com marcadores sociais estabelecidos, como os ritos de passagem, que auxiliam a inclusão do jovem na comunidade. Nas sociedades ocidentais contemporâneas, a rarefação dos referentes simbólicos dificulta essa transição do espaço familiar para o grupo social mais amplo. Assim, buscamos, neste artigo, empreender uma discussão teórica relacionando os riscos na internet com os ritos de passagem no tempo lógico da adolescência. Como apoio para esta reflexão, utilizamos fragmentos de conversação realizada com adolescentes. Consideramos que, na atualidade, os impasses dessa operação de passagem se exprimem pela profusão de atos de caráter sacrificial que a juventude apresenta, contando com o papel decisivo da visibilidade proporcionada pelas tecnologias digitais....(AU)

Adolescents are increasingly connected to social networks, especially with the appearance of mobile devices. The intense use of such devices has generated worry for parents, family and educators. Guided by psychoanalysis, we understand that adolescence is a logical time of subjective elaboration of "the real" of puberty, psychic work that requires the detachment of parental authority and insertion into the social environment. In traditional societies, the passage from childhood to adult life has established social markers, such as rites of passage, which help to include the young person in the community. In contemporary western societies, the rarefaction of symbolic references creates difficulties for that transition from the family space towards the general social group. Therefore, we intend in this article to undertake a theoretical discussion that relates the risks on the internet with the rites of passage in the logical time of adolescence. In support of this reflection, we used fragments of the Methodology of the Conversation with adolescents. We consider that, at present, the impasses of this operation of passage are expressed by the profusion of sacrificial acts that the youth presents, counting on the decisive role of the visibility provided by digital technologies....(AU)

Los adolescentes están cada vez más conectados a las redes sociales, especialmente con el surgimiento de los dispositivos digitales móviles. El uso intenso de estos aparatos por los jóvenes ha generado preocupación en los padres, familiares y educadores. Orientadas por el psicoanálisis, comprendemos la adolescencia como un tiempo lógico de elaboración simbólica de lo real de la pubertad, trabajo psíquico que requiere el desligamiento de la autoridad de los padres y la inserción en el lazo social. En las sociedades tradicionales, el paso de la vida infantil a la vida adulta cuenta con marcadores sociales establecidos, como los ritos de paso, que auxilian la inclusión del joven en la comunidad. En las sociedades occidentales contemporáneas, la rarefación de los referentes simbólicos dificulta esa transición del espacio familiar al grupo social más amplio. Así, buscamos, en este artículo, emprender una discusión teórica relacionando los riesgos en Internet con los ritos de paso en el tiempo lógico de la adolescencia. Como apoyo para esta reflexión, utilizamos fragmentos de conversación realizada con adolescentes. Consideramos que en la actualidad los impases de esa operación de paso se expresan por la profusión de actos de carácter sacrificial que la juventud presenta, contando con el papel decisivo de la visibilidad proporcionada por las tecnologías digitales....(AU)
Descritores: Psicanálise
Adolescente
Rede Social
-Psicologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1016270
Autor: Leal, Maria Alice Ramos Ferreira; Castelar, Marilda.
Título: Abortamento na Adolescência: Atuação de Psicólogas em Hospitais-Maternidade Públicos de Salvador, Bahia / Abortion in Adolescence: Practice of Psychologists in Public Maternity Hospitals in Salvador, Bahia / Aborto en la Adolescencia: Actuación de Psicólogas en Hospitales-Maternidades de Salvador, Bahía
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39:1-15, jan.-mar.2019.
Idioma: pt.
Resumo: O abortamento configura-se em um grave problema de saúde pública. Estudos realizados nos serviços de atenção obstétrica terciária em Salvador, Bahia, sobre o desempenho dos profissionais de saúde junto a adolescentes em situação de abortamento, revelaram que pesam sobre elas uma série de estereótipos e desconhecimento de suas características. Contudo, tais investigações não abordaram de forma particularizada a prática da Psicologia. A presente pesquisa buscou caracterizar a atuação de psicólogas junto a adolescentes em situação de abortamento. Realizou-se um estudo qualitativo de caráter exploratório, mediante a Análise de Discurso de 14 entrevistas com psicólogas de seis hospitais-maternidade de Salvador. Pôde-se constatar que a atuação das psicólogas estava sustentada por referenciais teórico-conceituais, que possibilitavam lidar com a singularidade das adolescentes, em cada ato de escuta. A prática das psicólogas mostrou-se sintonizada com as diretrizes do Ministério da Saúde para humanização da assistência, todavia, parte das entrevistadas não conhecia integralmente os documentos oficiais produzidos pelo Ministério da Saúde, norteadores das práticas nesses espaços, sugerindo que os textos relativos às políticas públicas não estavam no rol dos seus principais interesses. Ao mesmo tempo, esse desconhecimento interroga o próprio empenho institucional na difusão de políticas públicas mais democratizantes. A pesquisa evidenciou que as psicólogas estão atentas às peculiaridades das adolescentes, mantendo-as em um campo de grande visibilidade. Foram também capazes de realizar uma leitura precisa de diferentes aspectos da violência institucional que incide sobre essas usuárias, em situação de abortamento. Assim, as atuações relatadas indicam um paradigma mais humanizador de assistência em saúde....(AU)

Abortion is a serious public health problem. Studies about the performance of health professionals with adolescents in situations of abortion, carried out in the tertiary obstetric care services in Salvador, Bahia, have shown that a series of stereotypes and a lack of knowledge about their characteristics lay upon those adolescents. However, such studies have not dealt with the praxis of Psychology in a particularized manner. The current research aimed to characterize the performance of psychologists on adolescents in situations of abortion. A qualitative exploratory study was carried out through the Discourse Analysis of 14 interviews with psychologists from six maternity hospitals in Salvador. It became evident that the performance of the psychologists was supported by theoretical-conceptual references, which enabled them to deal with the singularity of the adolescents, in each act of listening. It was determined that the practice of the psychologists is in tune with the guidelines of the Ministry of Health for the humanization of assistance. 3,026036Nevertheless, some of the interviewees did not fully know the documents produced by the Ministry of Health ­ guidelines for the practice in these spaces - suggesting that the texts related to public policies were not among their main interests. At the same time, this lack of knowledge ,questions the institutional commitment for the diffusion of more democratizing public policies. The research showed that the psychologists are sensitive to the peculiarities of the adolescents, making them visible in the psychology field. They were also able to perform a precise reading on different aspects of institutional violence that affects these attendees in situations of abortion. Thus, the reported actions indicated a more humanizing paradigm of healthcare....(AU)

El aborto se configura en un grave problema de salud pública. Los estudios realizados en los servicios de atención obstétrica terciaria en Salvador-Bahía, sobre el desempeño de los profesionales de salud junto a adolescentes en situación de aborto, revelaron que pesan sobre ellas una serie de estereotipos y desconocimiento de sus características. Sin embargo, esas investigaciones no abordaron de forma particularizada la práctica de la Psicología. La presente investigación buscó caracterizar la actuación de psicólogas junto a adolescentes en situación de aborto. Fue realizado un estudio cualitativo de carácter exploratorio, mediante el Análisis de Discurso de 14 entrevistas con psicólogas de seis hospitales-maternidad de Salvador. Se pudo constatar que la actuación de las psicólogas estaba sustentada por referencial teórico-conceptuales, que les posibilitaban lidiar con la singularidad de las adolescentes, en cada acto de escucha. La práctica de las psicólogas se mostró sintonizada con las directrices del Ministerio de Salud para humanización de la asistencia, sinembargo, parte de las entrevistadas no conocía integralmente los documentos oficiales producidos por el Ministerio de Salud, orientadores de las prácticas en esos espacios, sugiriéndonos que los textos relativos a las políticas públicas no estaban en el rol de sus principales intereses. Al mismo tiempo, ese desconocimiento interroga el propio empeño institucional en la difusión de políticas públicas más democratizadores. La investigación evidenció que las psicólogas están atentas a las peculiaridades de las adolescentes, manteniéndolas en un campo de gran visibilidad. También fueron capaces de realizar una lectura precisa de diferentes aspectos de la violencia institucional que incide sobre esas usuarias, en situación de aborto. Así, las actuaciones relatadas indican un paradigma más humanizado de asistencia en la salud....(AU)
Descritores: Psicologia
Política Pública
Adolescente
Aborto
Limites: Seres Humanos
Feminino
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1016198
Autor: Fam , Bárbara Morais; Ferreira Neto, João Leite.
Título: Análise das Práticas de uma Clínica-Escola de Psicologia: Potências e Desafios Contemporâneos / Analysis of Practices of a Psychology Training-Clinic: Current Potentials and Challenges / Análisis de Las Prácticas de una Clínica-Escuela de Psicología: Potencias y Desafíos Cotemporáneos
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39:1-16, jan.-mar.2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo buscou identificar as potências e os desafios da experiência formativa em uma clínica-escola de Psicologia, investigando como essa instituição atende as demandas da formação dos alunos no contexto contemporâneo. Realizou-se um estudo de caso na clínicaescola da PUC Minas. Os procedimentos metodológicos contemplaram uma triangulação de métodos, envolvendo as seguintes estratégias: pesquisa documental, observação participante, questionários e entrevistas. As contribuições de Michel Foucault inspiraram o processo de produção e análise dos dados. Os resultados mostraram que, embora a clínica estudada seja um espaço de aprendizado potente e privilegiado para se atender às demandas formativas atuais ­ por competências, plurais, éticas, que articulam teoria-prática e ensino-pesquisa-extensão ­, muitos desafios perpassam em seu cotidiano, dificultando operacionalizações. Na instituição em questão ainda existem dificuldades para se superar um enfoque conteudista, a busca por especializações precoces e a baixa conexão entre teoria e prática, o que inibe articulações mais precisas e práticas menos fragmentadas. A maioria dos entrevistados apontou como desafio a falta de uma articulação mais bem estruturada, efetiva e continuada extramuros, com a rede de saúde pública, e intramuros, com os demais serviços da Universidade. Conclui-se que a clínica-escola é muito bem-vista e avaliada, mas seu cotidiano evidencia controvérsias diversas, o que indica a necessidade de que suas práticas sejam repensadas, principalmente devido às novas configurações sociais....(AU)

This study aimed to identify the potentials and challenges of the training experience in a psychology training clinic, investigating how this institution meets the demands of students' training in the current context. A case study was carried out at PUC Minas training-clinic. The methodological procedures included a triangulation of methods, involving the following strategies: documentary research, participant observation, surveys and interviews. Michel Foucault's contributions inspired the process of producing and analyzing data. Although the training clinic studied, is a powerful and privileged learning space to face the current training demands ­ for competencies, plural, ethical, that articulate both theory-practice and teaching-researchextension ­ many challenges pervade in its daily activities, and thus make operationalizations difficult. In this institution there are still difficulties in overcoming: the exclusive focus on content, the search for early specializations, and the low connection between theory and practice, and this inhibits more precise articulations and less fragmented practices. Most of the interviewees pointed out the lack of a more structured, effective and continuous articulation outside the walls, with the public health network, and intramural, with the other University services. Finally, the schoolclinic is very well regarded and evaluated, but its daily life evidences diverse controversies, which indicates the need for its practices to be rethought, mainly due to the new social configurations....(AU)

Ese estudio buscó identificar las potencias y los retos de la experiencia formativa en una clínica escuela de psicología, investigando cómo esa institución atiende las demandas de formación de los alumnos en el contexto contemporáneo. Fue realizado un estudio de caso en la clínica-escuela de la universidad PUC Minas. Los procedimientos metodológicos contemplaron una triangulación de métodos, involucrando las siguientes estrategias: investigación documental, observación participante, encuestas y entrevistas. Las contribuciones de Michael Foucault inspiraron el proceso de producción y análisis de datos. Se concluyó que, aunque la clínica-escuela estudiada sea un espacio de aprendizaje de gran alcance y privilegiado para atender a las demandas formativas actuales ­ por competencia, general, plural, ética, que articulan la teoría práctica y la enseñanza-investigación-extensión ­ muchos retos transcurren en su cotidiano, lo que entorpece las operacionalizaciones. En la institución en cuestión, todavía hay dificultades para superar la enseñanza tradicional, la busca por especialización precoz y la poca conexión entre teoría y práctica, lo que inhibe articulaciones más exactas y prácticas menos fragmentadas. La mayoría de los entrevistados indicó como reto la falta de una articulación mejor estructurada, efectiva y continua con, extramuros, la red pública de salud y, intramuros, con los otros servicios de la universidad. Se concluye que la clínica-escuela es muy bien vista y evaluada, pero su cotidiano evidencia controversias diversas, lo que indica la necesidad de que sus prácticas sean repensadas, principalmente debido a las nuevas configuraciones sociales....(AU)
Descritores: Estágio Clínico
Capacitação Profissional
-Psicologia
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-1016145
Autor: Oliveira, Dhiene Santana Araújo; Cavalcante, Luciana Suelly Barros; Carvalho, Ricardo Tavares de.
Título: Sentimentos de Pacientes em Cuidados Paliativos sobre Modificações Corporais Ocasionadas pelo Câncer / Feelings of Patients in Palliative Care about Corporal Modifications Caused by Cancer / Sentimientos de Pacientes en Cuidados Paliativos sobre Modificaciones Corporales Ocasionadas por el Cáncer
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39:1-13, jan.-mar.2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Atualmente verifica-se uma alteração no perfil de morbimortalidade brasileiro. Diminuem as mortes por doenças infectocontagiosas e aumentam as mortes por doenças crônico-degenerativas, como o câncer. O diagnóstico de câncer representa a possibilidade de morte, que para alguns configura-se como realidade, não sendo raro que pacientes oncológicos estejam sob Cuidados Paliativos (CP). CP são uma abordagem que busca melhorar a qualidade de vida de pacientes e famílias que enfrentam uma doença ameaçadora da vida. Adoecimento e tratamento oncológico trazem intensa mudança no corpo e vida do paciente. Considerando que tais modificações podem ser causa de sofrimento, este estudo investiga efeitos psicológicos das modificações corporais decorrentes do adoecimento oncológico em pacientes sob CP. Tratasse de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo. Foram entrevistados quatro pacientes com diagnóstico de câncer internados numa enfermaria de CP. As entrevistas foram gravadas e transcritas, a análise dos dados baseou-se na análise do discurso. O discurso dos sujeitos evidencia que as mudanças corporais são potenciais geradoras de sofrimento, configurando-se também como disparadores para o tema da finitude. O estigma negativo ligado ao câncer também aparece, sendo que os CP recebidos contribuíram para o resgate da subjetividade dos entrevistados. Assim, este estudo sugere que a vivência do câncer no corpo repercute numa perda para além da física, numa perda de si. Sendo que, a incorporação das modificações corporais possibilita a reconstrução da visão que o paciente tem de si e este processo é facilitado pelo encontro intersubjetivo do paciente com os profissionais que cuidam singularmente dele....(AU)

In recent decades, Brazil has been changing its morbidity and mortality profile. In this transition, mortality from infectious diseases declined followed by an increase of deaths due to chronic-degenerative diseases, such as cancer. The diagnosis of cancer represents the possibility of death, which for some people really occurs, and it is not uncommon for cancer patients to be under Palliative Care. PC is an approach that seeks to improve the quality of life of patients and families facing a life-threatening illness. Sickness and oncological treatment bring intense change in the body and life of patients. Considering that such modifications may cause suffering, this study aims to investigate the psychological effects of the corporal modifications resulting from the oncologic illness in patients under PC. In this exploratory qualitative research, four patients diagnosed with cancer hospitalized in a PC ward of a public hospital in São Paulo were interviewed. The interviews were recorded and transcribed; data analysis was based on discourse analysis. Subjects' discourse shows that the corporal changes are potential generators of suffering, also configuring as triggers for the theme of finitude. The negative stigma associated with cancer also appears in the participants' discourse, and the care received contributed to the recovery of the subjectivity of the patients. Thus, this study suggests that the experience of cancer in the body extends beyond the physical body loss, to a loss of the self. Moreover, the incorporation of corporal modifications allows the reconstruction of the patient's view of himself and this process is facilitated by the intersubjective encounter of the patient with the professionals who care for him singularly....(AU)

In recent decades, Brazil has been changing its morbidity and mortality profile. In this transition, mortality from infectious diseases declined followed by an increase of deaths due to chronic-degenerative diseases, such as cancer. The diagnosis of cancer represents the possibility of death, which for some people really occurs, and it is not uncommon for cancer patients to be under Palliative Care. PC is an approach that seeks to improve the quality of life of patients and families facing a life-threatening illness. Sickness and oncological treatment bring intense change in the body and life of patients. Considering that such modifications may cause suffering, this study aims to investigate the psychological effects of the corporal modifications resulting from the oncologic illness in patients under PC. In this exploratory qualitative research, four patients diagnosed with cancer hospitalized in a PC ward of a public hospital in São Paulo were interviewed. The interviews were recorded and transcribed; data analysis was based on discourse analysis. Subjects' discourse shows that the corporal changes are potential generators of suffering, also configuring as triggers for the theme of finitude. The negative stigma associated with cancer also appears in the participants' discourse, and the care received contributed to the recovery of the subjectivity of the patients. Thus, this study suggests that the experience of cancer in the body extends beyond the physical body loss, to a loss of the self. Moreover, the incorporation of corporal modifications allows the reconstruction of the patient's view of himself and this process is facilitated by the intersubjective encounter of the patient with the professionals who care for him singularly....(AU)
Descritores: Cuidados Paliativos
Psicologia
Imagem Corporal
Neoplasias
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-1016128
Autor: Souza , Ronaldo Santhiago Bonfim de; Oliveira, Júlia Costa de; Teodoro, Maycoln Leôni Martins.
Título: Construção de um Instrumento para Avaliar o Uso de Bebidas Alcóolicas em uma Etnia Indígena de Minas Gerais / Construction of an Instrument to Evaluate the Use of Alcoholic Beverages in an Indigenous Ethnic Group of Minas Gerais / Construcción de un Instrumento para Evaluar el Uso de Bebidas Alcohólicas en una Etnia Indígena de Minas Gerai
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39:1-11, jan.-mar.2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O uso abusivo de bebidas alcoólicas é um grave problema de saúde pública em indígenas brasileiros. O objetivo deste estudo foi desenvolver uma entrevista de avaliação que entendesse a frequência do uso e os prejuízos do álcool nessas comunidades, e utilizá-la em uma avaliação inicial. Tal entrevista de avaliação foi desenvolvido a partir de uma revisão sistemática de instrumentos já utilizados nacional e internacionalmente. No estudo piloto, seis lideranças indígenas foram avaliadas por entrevistas individuais, que foram submetidas à análise de conteúdo e categorização das respostas. Dos indígenas avaliados, todos relataram ter consumido bebida alcoólica, três apresentaram comportamentos de beber muito e dois reconheceram a necessidade de buscar tratamento para seu consumo de bebida. Os resultados encontrados demonstram ser possível avançar na avaliação do uso de álcool em indígenas no Brasil. O aperfeiçoamento da avaliação desenvolvida possibilitará a elaboração de projetos de intervenção adequados para o enfrentamento do abuso de álcool nas comunidades indígenas. A Psicologia, de forma técnica e ética, deve estar presente nessa problemática, cara às necessidades biopsicossociais dessas populações....(AU)

The alcohol abuse represents a serious public health problem in Brazilian indigenous groups. The aim of this research is to develop an interview to evaluate alcohol use, seeking to understand its frequency and damages in indigenous communities, making an initial evaluation. This evaluation interview was developed from a systematic review of instruments already used nationally and internationally. In the pilot study, six indigenous leaders were evaluated by individual interviews, which were subjected to content analysis and categorization of answers. It was found that all evaluated indigenous leaders reported having consumed alcohol and three of them presented heavy drinkers behavior. The results indicates the possibility to advance in the evaluation of alcohol use in indigenous populations in Brazil. The improvement of the evaluation created will enable the development of appropriate projects to reduce the losses of alcohol abuse in indigenous communities. Psychology, in a technical and ethical way, must be present in this problematic, important to the biopsychosocial needs of these populations....AU)

El uso abusivo de bebidas alcohólicas es un grave problema de salud pública en indígenas brasileños. El objetivo de este estudio fue desarrollar una entrevista de evaluación que entendiera la frecuencia del uso y los perjuicios del alcohol en esas comunidades, y utilizarla en una evaluación inicial. Esta entrevista de evaluación fue desarrollada a partir de una revisión sistemática de instrumentos ya utilizados nacional e internacionalmente. En el estudio piloto, seis líderes indígenas fueron evaluados por entrevistas individuales, que fueron sometidas al análisis de contenido y categorización de las respuestas. De los indígenas evaluados, todos relataron haber consumido bebida alcohólica, tres presentaron comportamientos de beber mucho y dos reconocieron la necesidad de buscar tratamiento para su consumo de bebida. Los resultados encontrados demuestran que es posible avanzar en la evaluación del uso de alcohol en indígenas en Brasil. El perfeccionamiento de la evaluación desarrollada posibilitará la elaboración de proyectos de intervención adecuados para el enfrentamiento del abuso de alcohol en las comunidades indígenas. La psicología, de forma técnica y ética, debe esta....(AU)
Descritores: Avaliação em Saúde
Alcoolismo
População Indígena
-Psicologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
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Id: biblio-1016153
Autor: Cunha, Olívia Rodrigues da; Vandenberghe, Luc.
Título: Manifestações Emocionais do Terapeuta Durante as Sessões: Por que Arriscar-se e Quais Benefícios Esperar? / Emotional Manifestations of the Therapist During Sessions: Why Take Risks and What Benefits to Expect? / Manifestaciones Emocionales del Terapeuta Durante las Sesiones: ¿Por qué Arriesgarse y qué Beneficios Esperar?
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39:1-12, jan.-mar.2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A teorização contemporânea enfatiza o envolvimento emocional do terapeuta no relacionamento terapêutico. O objetivo desse estudo é compreender como esse envolvimento se dá na prática clínica e por que terapeutas escolham esse caminho. Foi desenvolvido um estudo a partir de entrevistas a 14 terapeutas, com perguntas sobre como utilizam suas emoções em sessão e quais benefícios visam com essa ação. A análise e categorização dos dados encontrados foram pautadas nos preceitos da Grounded Theory Analysis. Os resultados sugerem que terapeutas expõem suas emoções em sessão com objetivo de diagnóstico e como intervenção terapêutica, promovendo comportamentos alvo e maior consciência de processos interpessoais no cliente. Para o terapeuta, trabalhar com suas emoções pode acarretar em transformações tanto pessoais quanto profissionais. Em uma relação emocionalmente próxima, aberta e genuína no consultório, não só o cliente, mas também o terapeuta é transformado. Assim, a mudança que ocorre no processo terapêutico não deve ser pensada como um processo unilateral....(AU)

Contemporary theory emphasizes the therapist's emotional involvement in the relationship with the client. The aim of this study is to explore how this emotional involvement happens in practice and why therapists choose this option. A study questioned 14 therapists in semi-structured interviews about how they use their emotions and what gains they attribute to this intervention. The analysis and categorization of the data obtained followed the principles of Grounded Theory Analysis. The results suggest that the disclosure of the therapist's emotions in session can help diagnosis and serve as a tool for therapeutic progress, including development of client target behaviors, and increased interpersonal process awareness. For therapists, working with their emotions can promote both personal and professional change. Not only the client, but the therapist as well, is transformed with each open and genuine close relationship in the therapist's office. As such, the change in treatment should not be thought of as a one-way process....(AU)

La teorización contemporánea enfatiza la implicación emocional del terapeuta en la relación terapéutica. El objetivo de este estudio es comprender cómo esta implicación se da en la práctica clínica y por qué los terapeutas eligen ese camino. Se desarrolló un estudio a partir de entrevistas a 14 terapeutas, con preguntas sobre cómo utilizan sus emociones en sesión y cuáles beneficios visan con esa acción. El análisis y categorización de los datos encontrados se basó en los preceptos de Grounded Theory Analysis. Los resultados sugieren que los terapeutas exponen sus emociones en sesión con objetivo de diagnóstico y como intervención terapéutica, promoviendo comportamientos objetivo y mayor conciencia de procesos interpersonales en el cliente. Para el terapeuta, trabajar con sus emociones puede acarrear en transformaciones tanto personales como profesionales. En una relación emocionalmente cercana, abierta y genuina en el consultorio, no sólo el cliente, pero también el terapeuta es transformado. Así, el cambio que ocurre en el proceso terapéutico no debe ser pensado como un proceso unilateral....(AU)
Descritores: Comportamento
Diagnóstico
Emoções
Terapeutas Ocupacionais
-Psicologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
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Id: biblio-1015909
Autor: Silva, Carlos Alexandre Araújo Benício da Costa e.
Título: Da Hipnose à Interpretação: Aspectos da Gênese e Evolução de uma Prática / From Hypnosis to the Interpretation: Aspects of the Genesis and Evolution of a Practice / De la Hipnosis a la Interpretación: Aspectos de la Génesis y Evolución de una Práctica
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39:1-11, jan.-mar.2019.
Idioma: pt.
Resumo: O presente trabalho busca articular aspectos conceituais relativos à evolução da prática psicanalítica freudiana no que tange, fundamentalmente, ao trajeto compreendido entre a utilização da hipnose e o balizamento da interpretação. Em constantes articulações da técnica freudiana com as perspectivas de autores atuais, delimitam-se os alcances e destacam-se as transformações e inflexões cruciais da práxis ao longo do percurso freudiano. Inicia-se tendo por foco os primeiros escritos produzidos por Freud, numa retrospectiva do progresso técnico rumo à consolidação do método interpretativo, discutindo-se a evolução da técnica psicanalítica, seus limites, e a própria eficácia da hipnose e da interpretação enquanto recursos técnicos. O texto fornece ainda outros subsídios, auxiliando na pontuação de questões significativas do arcabouço psicanalítico e contemplando: (1) o motivo pelo qual o psiquismo por tantas vezes mostra-se impenetrável, (2) como a retirada do material recalcado move o afeto e (3) como são delineados os limites da evolução técnica da psicanálise....(AU)

The present paper searches to articulate conceptual aspects of the evolution of the Freudian psychoanalytic practice regarding, fundamentally, the path between the use of hypnosis and the beaconing of interpretation. In constant joints of the Freudian technique with perspectives of current authors, scopes are delimited and transformations and crucial inflections of the praxis throughout the Freudian passage are distinguished. Initially, the text focuses on the first writings produced by Freud, in a retrospect of the technic progress to the consolidation of the interpretative method. The evolution of the psychoanalysis technique, its limits, and the proper effectiveness of the hypnosis and interpretation as a technic resource are discussed. The text still provides important subsidies, assists on the points of significant questions of psychoanalysis structure, contemplating (1) the reason for which the psyche for as many times reveals itself as impenetrable, (2) how the removal of the repressed material moves the affection and (3) how the limits of the technique of psychoanalysis evolution are outlined....(AU)

El presente trabajo tiene por objetivo articular aspectos conceptuales relacionados con la evolución de la práctica psicoanalítica freudiana con respecto, fundamentalmente, al camino comprendido entre la utilización de la hipnosis y el balizamiento de la interpretación. En constantes articulaciones de la técnica freudiana con las perspectivas de autores actuales, se delimitan los alcances y se destacan transformaciones e inflexiones cruciales de la praxis a lo largo del recorrido freudiano. El comienzo se concentra en los primeros escritos producidos por Freud, en una retrospectiva de progreso técnico hacia a la consolidación del método interpretativo, examinando la evolución de la técnica psicoanalítica, sus límites, y la propia eficacia de la hipnosis y la interpretación como recursos técnicos. El texto proporciona todavía otros subsidios, auxiliando en la puntuación de cuestiones significativas del esquema psicoanalítico y contemplando (1) el motivo por lo cual el psiquismo por tantas veces se muestra impenetrable, (2) como la retirada del material recalcado mueve el afecto y (3) como se detallan los límites de la evolución técnica del psicoanálisis....(AU)
Descritores: Psicanálise
Interpretação Psicanalítica
Teoria Freudiana
-Psicologia
Hipnose
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Id: biblio-1015901
Autor: Ciribelli, Carlos José de Moura; Rasera, Emerson Fernando.
Título: Construções de Sentido sobre a Diversidade Sexual: Outro Olhar para a Educação Infantil / Constructions of Meaning on Sexual Diversity: Another Look at Early Childhood Education / Construcciones de Sentido sobre la Diversidad Sexual: Otra Mirada a la Educación Infantil
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39:1-15, jan.-mar.2019.
Idioma: pt.
Resumo: A partir de uma perspectiva social, o conceito de sexualidade deixa de fazer referência à biologia dos corpos para se referir a processos históricos de construção da identidade. As diversas formas de vivência da sexualidade são significadas a partir dos contextos e instituições sociais. A escola é uma das instituições que promove a manutenção dos preconceitos relativos à diversidade sexual, bem como possui a potencialidade para quebrar tais preconceitos. Esse trabalho teve o objetivo de compreender como ocorrem as construções de sentido sobre a diversidade sexual no contexto da educação infantil, dividindo-se em duas etapas: a primeira realizou observações participantes nas turmas de educação infantil de uma escola da cidade de Uberlândia; e a segunda realizou rodas de conversa com as educadoras da mesma escola. Como resultados, o trabalho identificou os processos de testagem e exploração, enquanto movimentos das crianças em relação a diversidade sexual; as diferenças de sentido entre adulto e criança dadas às experiências da educação infantil; e a construção refinada do gênero, que ressalta o processo de construção da sexualidade normatizada. Por fim, conclui-se que a escola participa dos processos de aprendizagem da sexualidade, assim como pode contribuir para criar novas significações sobre a diversidade sexual, dado que ocupa um lugar privilegiado nas construções sociais....(AU)

From a social perspective, the concept of sexuality does not refer anymore to the biology of bodies and refers to historical processes of identity construction. The various forms of sexuality experiences are meant from contexts and social institutions. The school is one of the institutions that promotes the maintenance of prejudice relating to sexual diversity, but also has the potential to change these prejudices. This study aimed to understand how the construction of meaning of sexual diversity in the context of childhood education happens. It was divided into two stages: the first stage included participant observations in childhood education classrooms of a school in the city of Uberlândia; and the second comprised conversation circles with the teachers of the same school. As a result, the study identified: testing and exploration processes as movements of children to deal with sexual diversity; differences of meaning between adult and child that are given to experiences of childhood education; and refined construction of gender, which emphasizes a standardized sexuality process of construction. Finally, it is concluded that the school participates in the learning process of sexuality, and even can help to create new meanings about sexual diversity, as it occupies a privileged place in the social constructions....(AU)

A partir de una perspectiva social, el concepto de sexualidad deja de hacer referencia a la biología de los cuerpos para referirse a procesos históricos de construcción de la identidad. Las diversas formas de vivencia de la sexualidad se significan a partir de los contextos e instituciones sociales. La escuela es una de las instituciones que promueve el mantenimiento de los prejuicios relativos a la diversidad sexual, así como posee la potencialidad para romper tales prejuicios. Este trabajo tuvo el objetivo de comprender cómo ocurren las construcciones de sentido sobre la diversidad sexual en el contexto de la educación infantil, dividiéndose en dos etapas: la primera realizó observaciones de participantes en las clases de educación infantil de una escuela de la ciudad de Uberlândia; y la segunda realizó ruedas de conversación con las educadoras de la misma escuela. Como resultados, el trabajo identificó los procesos de prueba y exploración, en cuanto movimientos de los niños en relación a la diversidad sexual; las diferencias de sentido entre adulto y niño dadas las experiencias de la educación infantil; y la construcción refinada del género, que resalta el proceso de construcción de la sexualidad normalizada. Por último, se concluye que la escuela participa en los procesos de aprendizaje de la sexualidad, así como puede contribuir a crear nuevas significaciones sobre la diversidad sexual, dado que ocupa un lugar privilegiado en las construcciones sociales....(AU)
Descritores: Educação Infantil
Sexualidade
Identidade de Gênero
-Psicologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Mello, Marcelo Feijó de
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Id: biblio-1015827
Autor: Emygdio, Nathalia Balloni; Fuso, Simone Freitas; Mozzambani, Adriana Cristine Fonseca; Acedo, Natália Alves; Rodrigues, Camila Cruz; Mello, Marcelo Feijó de.
Título: Efeitos do Transtorno de Estresse Pós-Traumático na Memória / Effects of Post Traumatic Stress Disorder in Memory / Efectos del Trastorno de Estrés Postraumático en la Memoria
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39:1-13, jan.-mar.2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) é frequentemente associado a déficits cognitivos, porém ainda existem divergências com relação as funções cognitivas afetadas. O objetivo do presente estudo foi avaliar o impacto do TEPT na memória operacional, na memória visual de curto prazo, na memória episódica de longo prazo, na memória semântica de longo prazo e na memória prospectiva. A amostra foi composta por 20 mulheres com idades entre 20 e 60 anos, sendo 10 mulheres provenientes do Programa de Atendimento e Pesquisa em Violência da Universidade Federal de São Paulo (PROVE) com diagnóstico de TEPT (GTEPT) e 10 mulheres controle com a mesma idade e escolaridade (GC). O instrumento utilizado foi o Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve (NEUPSILIN). Os dados foram analisados por teste t de Student para amostras dependentes e o nível de significância adotado foi de 5%. Os resultados obtidos a partir da análise do NEUPSILIN apontam para prejuízos na memória operacional (p = 0,04) e na memória prospectiva (p = 0,02) associados ao TEPT. Porém não foram observadas diferenças entre os grupos no que diz respeito aos outros tipos de memória investigados (p > 0,05). Os achados deste estudo, com relação aos prejuízos na memória operacional e na memória prospectiva associados ao TEPT estão de acordo com a literatura. Ambas funções são de extrema importância para o desempenho de atividades cotidianas, portanto, a intervenção e reabilitação destas funções no sujeito com TEPT podem auxiliar significativamente na melhora da qualidade de vida....(AU)

Posttraumatic Stress Disorder (PTSD) is often associated with cognitive deficits, but there are still some differences regarding cognitive functions affected. Therefore, the aim of this study was to evaluate the impact of PTSD on working memory, visual shortterm memory, long-term episodic memory, long-term semantic memory and prospective memory. The sample consisted of 20 women aged between 20 and 60 years, ten women from the Program of Assistance and Research on Violence of the Federal University of São Paulo (PROVE) diagnosed with PTSD and overlapping violence (GTEPT) and ten women control of the same age and educational level (GC). The instrument used was the Brief Neuropsychological Assessment Instrument (NEUPSILIN). Data were analyzed by Student's t-test for dependent samples, and the significance level was 5%. The results obtained from the analysis NEUPSILIN point to the losses in working memory (p = 0.04) and prospective memory (p = 0.02) associated with PTSD. Differences between groups were not observed on other types of memory investigated (p > 0.05). The findings of this study on losses in working memory and prospective memory associated with PTSD are in agreement with the literature. Both functions are critical to the performance of daily activities. Therefore, intervention and rehabilitation of these functions in the subject with PTSD can help significantly in improving the quality of life....(AU)

El trastorno de estrés postraumático (TEPT) suele asociarse a déficits cognitivos, pero todavía existen divergencias con las funciones cognitivas afectadas. El objetivo del presente estudio fue evaluar el impacto del TEPT en la memoria operativa, en la memoria visual de corto plazo, en la memoria episódica de largo plazo, en la memoria semántica de largo plazo y en la memoria prospectiva. La muestra fue compuesta por 20 mujeres conedades entre 20 y 60 años, siendo 10 mujeres provenientes del Programa de Atención e Investigación en Violencia de la Universidad Federal de São Paulo (PROVE) con diagnóstico de TEPT (GTEPT) y 10 mujeres control con la misma edad y escolaridad (GC). El instrumento utilizado fue el Instrumento de Evaluación Neuropsicológica Breve (NEUPSILIN). Los datos fueron analizados por test t de Student para muestras dependientes y el nivel de significancia adoptado fue del 5%. Los resultados obtenidos a partir del análisis del NEUPSILIN apuntan a pérdidas en la memoria operativa (p = 0,04) y en la memoria prospectiva (p = 0,02) asociados al TEPT. Sin embargo, no se observaron diferencias entre los grupos en lo que se refiere a los otros tipos de memoria investigados (p > 0,05). Los hallazgos de este estudio, con relación a los perjuicios en la memoria operativa y en la memoria prospectiva asociados al TEPT están de acuerdo con la literatura. Ambas funciones son de extrema importancia para el desempeño de actividades cotidianas, por lo tanto, la intervención y rehabilitación de estas funciones en el sujeto con TEPT pueden auxiliar significativamente en la mejora de la calidad de vida....(AU)
Descritores: Violência
Mulheres
Memória
-Psicologia
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1015480
Autor: Bonfim, Flavia.
Título: Psicanálise e Reabilitação Física / Psychoanalysis and Physical Rehabilitation
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39:1-11, jan.-mar.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este ensaio é fruto da experiência de trabalho desenvolvido na Associação Fluminense de Reabilitação. O trabalho no campo da reabilitação é realizado por meio de equipe multidisciplinar e baseia-se em um modelo adaptativo e normatizador. Tendo em vista que cada sujeito tem uma relação subjetiva própria com seu corpo, logo, reage e lida de maneira particular com o adoecimento, a psicanálise se insere na tentativa de conferir uma escuta e uma forma de abordar o paciente que não olha o doente, mas o sujeito, o particular. O comprometimento do corpo se apresenta como uma perda de objeto e como consequências não é difícil constatar reações psíquicas que vão do luto à depressão. Nesse sentido, a função do psicanalista neste campo acaba tendo em seu horizonte o favorecimento do processo de elaboração das perdas, além de produzir deslocamentos sobre um possível congelamento da identidade do sujeito aos significantes "doente", "deficiente"....(AU)

This article is the result of an experience of work at Associação Fluminense de Reabilitação. The work in the field of rehabilitation is performed by a multidisciplinary team and is based on an adaptive model and normative practice. Given that each individual has a subjective relationship with his own body, and then, reacts and deals in a particular way with illness, psychoanalysis is part of the attempt to give a listening and a way to address the patient not looking at the sick person, but at the subject, the individual. The physical damage presents itself to the subject as a loss of the object and, as a result, it is not hard to see psychic reactions ranging from grief to depression. In this sense, the role of the psychoanalyst in this field ends up favoring the process of elaboration of losses, as well as producing displacements about a possible freezing and restriction of the identity of the subject to the significants: "sick" or "disabled" person....(AU)

Este ensayo es fruto de la experiencia de trabajo desarrollado en la "Asociación Fluminense de Rehabilitación". El trabajo en el campo de la rehabilitación es realizado por medio de un equipo multidisciplinario y se basa en un modelo adaptativo y normalizador. El psicoanálisis se inserta en el intento de conferir una escucha y una forma de abordar al paciente que no mira al enfermo, teniendo en vista que cada sujeto tiene una relación subjetiva propia con su cuerpo, luego, reacciona y lee de manera particular con el enfermo, el psicoanálisis se inserta en el intento de conferir una escucha y una forma de abordar al paciente que no mira al enfermo, pero el sujeto, el particular.. El compromiso del cuerpo se presenta como una pérdida de objeto y como consecuencia no es difícil constatar reacciones psíquicas que van del luto a la depresión. En este sentido, la función del psicoanalista en este campo acaba teniendo en su horizonte el favorecimiento del proceso de elaboración de las pérdidas, además de producir desplazamientos sobre un posible congelamiento de la identidad del sujeto a los significantes "enfermo", "discapacitado"....(AU)
Descritores: Psicanálise
Luto
Organizações
Terapia por Exercício
-Psicologia
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central



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