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Pesquisa : Psicologia: Ciência e Profissão - LILACS
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Id: biblio-955640
Autor: Miranda, Luciana Lobo; Oliveira, Priscila Sanches Nery; Souza Filho, José Alves de; Sousa, Suzana Kérzia Rocha Bezerra.
Título: A Relação Universidade-Escola na Formação de Professores: Reflexões de uma Pesquisa-Intervenção / The University-School Relationship in Teacher Training: Reflections of a Research-Intervention Project / La Relación Universidad-Escuela en la Formación de Profesores: Reflexiones de una Investigación-Intervención
Fonte: Psicol. ciênc. prof;38(2):301-315, abr.-jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O presente trabalho traz uma reflexão crítica acerca da relação normalmente construída dentro dos muros acadêmicos a ser aplicada no cotidiano escolar. O artigo tem como objetivo discutir a formação de professores de educação básica como possível analisador da relação Universidade-Escola, a partir de uma pesquisa-intervenção realizada numa escola pública estadual no município de Fortaleza-CE. A partir das bases epistemológicas, políticas e éticas da pesquisa-intervenção, sobretudo da Análise Institucional e da Cartografia, discute-se a possibilidade de pesquisar COM a escola e não SOBRE a escola, enfatizando a micropolítica de seu cotidiano institucional. Com base na análise de implicação dos pesquisadores, os resultados envolvem a um só tempo, a reflexão acerca de como normalmente ocorre a entrada da universidade na escola como locusde pesquisa, e por outro lado, como a escola também acaba por habitar a universidade durante o processo de pesquisa. Tal discussão pretende contribuir para a formação de profissionais e pesquisadores psi. Logo, analisam-se as reverberações da pesquisa-intervenção sobre as mudanças nas práticas pedagógicas dos professores participantes e na formação universitária dos psicólogos....(AU)

Abstract This article poses a critical reflection on the relationship usually built inside the academic walls to be applied to the school routine. This article analyzes the training of basic education teachers as a possible analyzer of the University-School relationship, based on an intervention project carried out in a public school in the city of Fortaleza, Brazil. From the epistemological, political and ethical bases of intervention research, especially from Institutional Analysis and Cartography, we discussed the possibility of researching WITH a school and not ABOUT a school, while researching the micropolitics of its institutional daily life. Based on the researcher's analysis of implication, the results involve, on the one hand, a reflection on the entrance of the university into the school routine, and on the other, how a school can also inhabit a university. This discussion contributes to the training of both Psychology students and researchers. Thus, we presented an analysis of the intervention-research reverberations on the school teachers' pedagogical practices and also on the University's Psychology program....(AU)

Resumen El presente trabajo trae una reflexión crítica acerca de la relación normalmente construida dentro de los muros académicos a ser aplicada en el cotidiano escolar. El artículo tiene como objetivo discutir la formación de profesores de educación básica como posible analizador de la relación Universidad-Escuela, a partir de una investigación-intervención realizada en una escuela pública estatal en el municipio de Fortaleza-CE. A partir de las bases epistemológicas, políticas y éticas de la investigación-intervención, sobre todo del Análisis Institucional y de la Cartografía, se discute la posibilidad de investigar COM la escuela y no SOBRE la escuela, enfatizando la micropolítica de su cotidiano institucional. Con base en el análisis de implicación de los investigadores, los resultados involucran a la vez, la reflexión acerca de cómo normalmente ocurre la entrada de la universidad en la escuela comolocus de investigación, y por otro lado, cómo la escuela también acaba por habitar la universidad durante el proceso de investigación.Tal discusión pretende contribuir a la formación de profesionales e investigadores psi. Luego, se analizan tanto las reverberaciones de la investigación-intervención sobre los cambios en las prácticas pedagógicas de los profesores participantes como en la formación universitaria de los psicólogos....(AU)
Descritores: Pesquisa
Universidades
Professores Escolares
-Psicologia
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-955639
Autor: Guareschi, Neuza Maria de Fátima.
Título: Formação em Psicologia, Práticas Profissionais e Produção de Saberes / Training in Psychology, Professional Practices and Knowledge Production / Formación en Psicología, Prácticas Professionales y Producción de Conocimientos
Fonte: Psicol. ciênc. prof;38(2):191-195, abr.-jun. 2018.
Idioma: pt.
Descritores: Prática Profissional
Psicologia
Atuação (Psicologia)
Editorial
Atividades Científicas e Tecnológicas
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-955638
Autor: Feijó, Luan Paris; Silva, Nathália Bohn; Benetti, Silvia Pereira da Cruz.
Título: Experiência e Formação Profissional de Psicoterapeutas Psicanalíticos na Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação / Experience and Professional Training of Psychoanalytic Psychotherapists in the Use of Information and Communication Technologies / Experiencia y Formación Profesional de Psicoterapeutas Psicoanalíticos en la Utilización de las Tecnologías de Información y Comunicación
Fonte: Psicol. ciênc. prof;38(2):249-261, abr.-jun. 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A crescente utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs) em psicoterapia psicanalítica presencial faz com que seja necessário refletir sobre como os profissionais da área clínica têm percebido o ingresso desses recursos na sua prática e como eles se preparam para manejar com essas tecnologias de forma ética e segura em psicoterapia. Portanto, os objetivos deste estudo foram os de compreender a percepção de psicoterapeutas de orientação psicanalítica sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação com os seus pacientes; identificar o uso das TICs em diferentes níveis de funcionamento psicopatológicos e verificar os conhecimentos científicos dos psicoterapeutas sobre as suas formações profissionais. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória com 11 psicólogos com especialização em psicoterapia psicanalítica. Eles responderam a uma ficha de dados sociodemográficos e à entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio de análise temática. Os resultados demonstraram que as tecnologias de informação e comunicação podem servir tanto como uma ferramenta de trabalho como também apresentar entraves à prática profissional. Somado a isso, a falta de instrumentalização pode dificultar a adesão à prática de psicoterapia nesses novos meios tecnológicos. O estudo contribuiu para identificar diferentes formas de se usar as mídias sociais em psicoterapia e auxiliar na ampliação das discussões sobre a temática....(AU)

Abstract The increasing use of information and communication technologies (ICTs) in face-to-face psychoanalytic psychotherapy makes it necessary to reflect on how clinical professionals have perceived the inflow of these resources into their practice and how they prepare to handle these technologies in an ethical and safe manner in psychotherapy. In this context, the aim of this study was to understand psychotherapists' perceptions regarding the use of information and communication technologies on their patients, identify the use of ICTs at different psychic functioning levels and verify psychotherapists' scientific knowledge concerning their professional training. Qualitative and exploratory research was carried out with 11 psychologists specialized in psychoanalytic psychotherapy. The psychologists filled out a sociodemographic data sheet and answered a semi-structured interview. Data was analyzed through a thematic analysis. The results indicate that information and communication technologies can serve both as a work tool and as a barrier to professional practice. In addition, lack of instrumentation may hinder psychotherapy practice adherence in these new technological environments. This study contributed to identifying different ways of using social media in psychotherapy and aided in broadening discussions on the subject....(AU)

Resumen La creciente utilización de las tecnologías de información (TIC) y comunicación en psicoterapia psicoanalítica presencial hace que sea necesario reflexionar sobre cómo los profesionales del área clínica han percibido el ingreso de esos recursos en su práctica y cómo ellos se preparan para manejar con esas tecnologías de forma ética y segura en psicoterapia. Por lo tanto, los objetivos de este estudio fueron los de comprender la percepción de psicoterapeutas de orientación psicoanalítica sobre la utilización de las tecnologías de información y comunicación con sus pacientes; identificar el uso de las TIC en diferentes niveles de funcionamiento psicopatológicos y verificar los conocimientos científicos de los psicoterapeutas sobre sus formaciones profesionales. Se realizó una investigación cualitativa y exploratoria con 11 psicólogos con especialización en psicoterapia psicoanalítica. Ellos respondieron a una ficha de datos sociodemográficos y a la entrevista semiestructurada. Los datos se analizaron mediante análisis temáticos. Los resultados demostraron que las tecnologías de la información y la comunicación pueden servir tanto como una herramienta de trabajo, así como para obstaculizar la práctica profesional. Sumado a ello, la falta de instrumentalización puede dificultar la adhesión a la práctica de psicoterapia en esos nuevos medios tecnológicos. El estudio contribuyó a identificar diferentes formas de usar los medios sociales en psicoterapia y auxiliar en la ampliación de las discusiones sobre la temática....(AU)
Descritores: Psicanálise
Psicologia Clínica
Psicoterapia
Mídias Sociais
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-955637
Autor: Passos, Eduardo; Eirado, André do; Barros, Leticia Maria Renault de; Sade, Christian.
Título: A Entrevista Cartográfica na Investigação da Experiência Mnêmica / Cartographic Interviews in the Investigation of Remembering / La Entrevista Cartográfica en la Investigación de la Experiencia Mnémica
Fonte: Psicol. ciênc. prof;38(2):275-290, abr.-jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este artigo apresenta uma pesquisa que objetivou comparar metodologias de pesquisa no campo de estudos da memória, no contexto da retomada do tema da consciência e da experiência na Psicologia cognitiva. Assumindo a perspectiva da teoria da enação de Francisco Varela, entendemos que a experiência não é representação de um mundo pré-dado e que sujeito e objeto são coemergentes. O projeto pretendeu comparar as metodologias quanto às suas possibilidades de acesso à experiência. Para tanto, buscamos comparar uma metodologia de terceira pessoa e uma de primeira pessoa no estudo do fenômeno denominado "falsa lembrança". Utilizamos como metodologia de terceira pessoa um protocolo experimental baseado num experimento de desinformação formulado por Belli e, como metodologia de primeira pessoa, desenvolvemos uma técnica de entrevista inspirada na Entrevista de Explicitação de Pierre Vermersch, denominada entrevista cartográfica. Este artigo apresenta alguns dos resultados desse projeto, sobretudo no que diz respeito ao acesso à experiência de lembrar nas entrevistas. A metodologia de terceira pessoa mostra restrições no acesso à experiência mesma do lembrar, uma vez que ela não se refere diretamente à experiência, mas às variáveis de "tempo de reação" e "escore de acertos" a questões pré-definidas. Há, portanto, uma tendência judicativa em relação à experiência subjetiva. Já nas entrevistas, pudemos observar diferentes movimentos de maior ou menor acolhimento da coemergência. Definimos três categorias como indicadores desses movimentos: automatismo, controle egoico e autonomia coletiva, que são descritas no artigo....(AU)

Abstract This article presents a study aimed at comparing research methodologies in the field of memory studies, in the context of the rediscovery of consciousness and experience in cognitive psychology. Adopting the enaction theory perspective of Francisco Varela, we understand that the experience is not a representation of a pre-given world and also that the subject and the object are co-emergent. The project intended to compare the methodologies in respect of their ability to access the experience. Therefore, we aimed to compare a first-person methodology with a third-person methodology in the study of a phenomenon called "false memory". As a third-person methodology, we used an experimental protocol based on an experiment on misinformation developed by Belli. As a first-person methodology, we developed an interviewing technique inspired by the Explicitation Interview of Pierre Vermersch called "cartographic interview". This article presents some of the results of the project, mainly with respect to the access to the remembering experience in the interviews. The third-person methodology has limitations in the access of the experience itself, insofar as it does not refer directly to the experience, but to the "reaction time" and "score of hits" variables in predetermined questions. Consequently, there is a judicative tendency towards the subjective experience. In the interviews, instead, we could observe different movements to embrace co-emergence, to a greater or lesser degree. We defined three categories as indicators of these movements: automatism, egoic control, and collective autonomy, which are described in this article....(AU)

Resumen Este artículo presenta una investigación que objetivó comparar metodologías de investigación en el campo de estudios de la memoria, en el contexto de la retomada del tema de la conciencia y de la experiencia en la psicología cognitiva. Asumiendo la perspectiva de la teoría de la enación de Francisco Varela, entendemos que la experiencia no es representación de un mundo pre-dado y que sujeto y objeto son coemergentes. El proyecto pretendió comparar las metodologías en cuanto a sus posibilidades de acceso a la experiencia. Para ello, buscamos comparar una metodología de tercera persona y una de primera persona en el estudio del fenómeno denominado "falso recuerdo". Utilizamos como metodología de tercera persona un protocolo experimental basado en un experimento de desinformación formulado por Belli y, como metodología de primera persona, desarrollamos una técnica de entrevista inspirada en la Entrevista de Explicitación de Pierre Vermersch, denominada entrevista cartográfica. Este artículo presenta algunos de los resultados de este proyecto, sobre todo en lo que se refiere al acceso a la experiencia de recordar en las entrevistas. La metodología de tercera persona muestra restricciones en el acceso a la experiencia misma del recordar, ya que no se refiere directamente a la experiencia, sino a las variables de "tiempo de reacción" y "puntuación de aciertos" a cuestiones predefinidas. Hay, por lo tanto, una tendencia judicativa en relación a la experiencia subjetiva. Ya en las entrevistas, pudimos observar diferentes movimientos de mayor o menor acogimiento de la coemergencia. Definimos tres categorías como indicadores de estos movimientos: automatismo, control egoico y autonomía colectiva, que se describen en el artículo....(AU)
Descritores: Entrevista
Cognição
Metodologia
-Psicologia
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-955636
Autor: Oliveira-Silva, Ligia Carolina; Leite, Cibele Dayana de Souza Werneck; Carvalho, Pablo Stuart Fernandes; Anjos, Alex da Costa dos; Brandão, Helena Isabel Martins.
Título: Desvendando o Coaching: uma Revisão sob a Ótica da Psicologia / Unfolding Coaching: a Literature Review from the Perspective of Psychology / Desvendando el Coaching: Una Revisión bajo la Óptica de la Psicología
Fonte: Psicol. ciênc. prof;38(2):363-377, abr.-jun. 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o coaching a partir da ótica da Psicologia, ao contemplar suas principais definições, tipos e abordagens, e analisar o status prático e acadêmico do tema a nível internacional e nacional. Constatou-se a diversidade conceitual dos pressupostos teóricos do coaching, acompanhada de variadas aplicabilidades e uma prática profissional em ascensão, paradoxalmente ao desenvolvimento juvenil da literatura acadêmica sobre o tema, principalmente a nível nacional. O presente estudo contribui para nivelar os conhecimentos dos interessados pelo tema, uma vez que proporciona a compreensão de aspectos básicos do coaching, assim como permite que se enxergue além ao evidenciar as lacunas existentes e propor uma agenda para a pesquisa brasileira. Adicionalmente, diante dos aspectos cognitivos, comportamentais, afetivos e atitudinais do coaching, propõe-se que a Psicologia reforce seu domínio sobre a área, fornecendo subsídios teórico-práticos válidos e confiáveis. Diante da grande disseminação e comercialização do coaching, este artigo ajuda, principalmente, a "desvendar" o aparente quebra-cabeças do coaching, seus elementos, bases teóricas, aplicabilidade e pesquisas....(AU)

Abstract The main goal of this study was to carry out a literature review about coaching from the standpoint of Psychology, addressing its main definitions, types and approaches, as well as analyzing its academic and practical status in both Brazilian and international scope. Conceptual diversity regarding coaching theoretical assumptions was identified, followed by miscellaneous applications and ascending professional practice, oppositely to the juvenile development of its academic literature, especially regarding the Brazilian scope. The present study adds to knowledge leveling for those interested in coaching, as it provides comprehension of coaching basic aspects, going even further when it evidences the existing gaps and proposes a research agenda for Brazilian researchers. Additionally, concerning cognitive, behavioral, affective and attitudinal aspects of coaching, we propose that Psychology as a science can reinforce its domain over the field, providing valid and reliable theoretical-practical basis. Facing the great dissemination and commercialization of coaching in human resources management, this paper contributes to "unfolding" the puzzle of coaching, its elements, theoretical basis, applicability and research....(AU)

Resumen Este estudio tuvo como objetivo realizar una revisión de literatura sobre el coaching desde la óptica de la Psicología, contemplando sus principales definiciones, tipos y enfoques, así como analizando el status práctico y académico del tema a nivel internacional y nacional. Se constató la diversidad conceptual de los presupuestos teóricos del coaching, acompañada de variadas aplicabilidades y una práctica profesional en ascenso, paradójicamente al desarrollo juvenil de la literatura académica sobre el tema, principalmente a nivel nacional.. El presente estudio contribuye a nivelar los conocimientos de los interesados por el tema, ya que proporciona la comprensión de aspectos básicos del coaching, así como permite que se vea más allá, al evidenciar las carencias existentes y proponer una agenda para la investigación brasileña. Además, ante los aspectos cognitivos, de comportamiento, afectivos y de actitud del coaching, se propone que la Psicología refuerce su dominio sobre el área, proporcionando subsidios teórico-prácticos válidos y confiables. Frente a la amplia difusión y comercialización del coaching en el contexto de la gestión de personas, este artículo ayuda, principalmente, a "desvelar" el aparente rompecabezas del coaching, sus elementos, bases teóricas, aplicabilidad e investigaciones....(AU)
Descritores: Psicologia
Revisão
Tutoria
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-955635
Autor: Souza, Laura Vilela e.
Título: Aconselhamento Psicológico como Construção Social / Counselling Psychology as Social Construction / Asesoramiento Psicológico como Construcción Social
Fonte: Psicol. ciênc. prof;38(2):262-274, abr.-jun. 2018.
Idioma: pt.
Projeto: FAPESP.
Resumo: Resumo Este trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições da perspectiva construcionista social para se pensar o campo do Aconselhamento Psicológico. Os principais pressupostos construcionistas sociais na área da psicologia social e da terapia familiar são colocados em diálogo com as definições contemporâneas de Aconselhamento Psicológico a partir da crise pós-moderna vivida nessa disciplina. Considerando-se a inexistência de estudos nacionais no tema, as teorias construcionistas sociais utilizadas no campo do aconselhamento em outros países são brevemente apresentadas e as produções internacionais da área cujos autores assumem o uso de aconselhamento em uma perspectiva construcionista social são discutidas. Esses aspectos servem de base para o tecer de algumas considerações críticas sobre o uso dessa perspectiva no campo do Aconselhamento e para proposição do Aconselhamento Psicológico como uma prática de produção de sentidos sobre um plano de ação de reconexão de pessoas, redes e instituições, com a inclusão de múltiplos protagonistas e com o profissional como facilitador desse processo conectivo, como parceiro na redescrição do sofrimento individual em termos de agenda de transformação social....(AU)

Abstract This paper aims to present the contributions of the social constructionist perspective to the understanding of Counselling Psychology. The main social constructivist assumptions in the field of social psychology and family therapy are put into dialogue with the contemporary definitions of Counselling Psychology, in view of the postmodern crisis experienced by this discipline. Considering the lack of Brazil-wide studies on the subject, we briefly present some social constructionist theories used in the field of counselling in other countries. Additionally, we discuss international studies whose authors address the use of counselling from a social constructionist perspective. These aspects provide the basis for critical considerations on the use of this perspective in the field of Counselling. They also enable us to propose Counselling Psychology as a way to produce meaning in an action plan for reconnecting people, networks and institutions, with the inclusion of multiple protagonists and professionals acting as facilitators of this connective process and as partners in the redescription of individual suffering in a social transformation agenda....(AU)

Resumen Este trabajo tiene como objetivo presentar las contribuciones de la perspectiva construccionista social para pensar el campo del Asesoramiento Psicológico. Los principales supuestos del construccionismo social en el área de la psicología social y de la terapia familiar se ponen en diálogo con las definiciones contemporáneas de Asesoramiento Psicológico a partir de la crisis posmoderna vivida en esa disciplina. Al considerar la inexistencia de estudios nacionales en el tema, las teorías construccionistas sociales utilizadas en el campo del asesoramiento en otros países son brevemente presentadas y las producciones internacionales del área cuyos autores asumen el uso de asesoramiento en una perspectiva construccionista social son discutidas. Estos aspectos sirven de base para el tejer de algunas consideraciones críticas sobre el uso de esa perspectiva en el campo del asesoramiento y para la proposición del asesoramiento psicológico como una práctica de producción de sentidos sobre un plan de acción de reconexión de personas, redes e instituciones, inclusión de múltiples protagonistas y con el profesional como facilitador de ese proceso conectivo, como aliado en la re descripción del sufrimiento individual en términos de agenda de transformación social....(AU)
Descritores: Aconselhamento
Construção Social da Identidade
-Psicologia
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-955634
Autor: Fierro, Catriel.
Título: La Historiografía en la Institucionalización de la Psicología Académica. Estados Unidos, 1890-1989 / Historiography Amidst the Institutionalization of Academic Psychology. United States, 1890-1989 / Historiografia na Institucionalização da Psicologia Acadêmica. Estados Unidos, 1890-1989
Fonte: Psicol. ciênc. prof;38(2):196-217, abr.-jun. 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Los cursos de historia de la Psicología datan de las primeras décadas del siglo pasado. Para comprender las características de los mismos debe reconocerse el particular ambiente intelectual y socio-profesional en que dichas asignaturas proliferaron. Si asumimos una perspectiva social o socio-profesional de la historia de la ciencia psicológica, Estados Unidos cobra rápidamente relieve como la cuna de la Psicología moderna. Considerando esto, este trabajo se centra en la faz pedagógica o propedéutica de la historiografía: es decir, su transmutación, inserción y secuenciación como contenido curricular en las instituciones y modalidades de formación oficial académica de los psicólogos. Con el objetivo de analizar los cambios de dichos cursos a lo largo del siglo XX y focalizando en Estados Unidos, se ofrece una periodización de la historia de tales asignaturas en sus vínculos y relaciones con el desarrollo e institucionalización de la Psicología académica y con la producción historiográfica de dicho país. El relevamiento y análisis de fuentes arrojaría un conjunto de tres períodos: uno inicial (1890-1929) marcado por la tensión historiográfica y curricular entre la legitimación filosófica de la Psicología y su refinamiento científico, uno posterior (1929-1960) caracterizado por la aparición de manuales y obras históricas enraizadas en el proyecto positivista y experimentalista de la Psicología y un incipiente apoyo oficial a la implementación de asignaturas históricas en currículos psicológicos, y un período final (1960-1989) de profesionalización de la propia historiografía, con apoyo oficial sistemático a la enseñanza de la historia y debates y tensiones a nivel de la sub-disciplina....(AU)

Abstract The appearance of undergraduate history of psychology courses goes back to the first decades of the twentieth century. To understand their characteristics, one must recognize the particular intellectual and socio-professional environment in which these courses proliferated. If we assume a social or socio-professional perspective on the history of psychological science, the United States then becomes the cradle of modern psychology. This work focuses on the pedagogical or propaedeutic side of historiography: that is, its transmutation, insertion and use of historiography as a curricular content within official institutions and modes of psychologists' formal academic education. With the aim of analyzing these courses' changes throughout the twentieth century in the United States, we offer a periodization of the history of such courses, linking them with the development and institutionalization of academic psychology and with North-American historiography of psychology. Sources' retrieval and analysis would yield a set of three periods: an initial period (1890-1929) marked by a historiographical and curricular tension between the philosophical legitimation of psychology and its scientific refinement, a second period (1929-1960) characterized by the appearance of historical textbooks, manuals and works rooted in the positivist and experimentalist project of psychology and by an incipient official support on the implementation of historical courses in psychology curricula, and a final period (1960-1989) marked by the professionalization of psychological historiography, by systematic, official support to undergraduate historical education, and by debates and tensions at a sub-disciplinary level....(AU)

Resumo Os cursos de história da Psicologia datam das primeiras décadas do século passado. Para compreender as suas características, deve-se reconhecer o ambiente intelectual e socioprofissional particular em que esses assuntos proliferaram. Se assumimos uma perspectiva social ou socioprofissional da história da ciência psicológica, os Estados Unidos rapidamente se tornam o berço da psicologia moderna. Considerando isso, este trabalho centra-se na face pedagógica ou propedêutica da historiografia: isto é, sua transmutação, inserção e sequenciamento como conteúdo curricular nas instituições e modalidades de formação acadêmica formal de psicólogos. Com o objetivo de analisar as mudanças desses cursos ao longo do século XX concentrados nos Estados Unidos, oferecemos uma periodização da história de tais assuntos em seus vínculos e relacionamentos com o desenvolvimento e institucionalização da Psicologia e produção acadêmica historiografia desse país. A pesquisa e análise de fontes renderia um conjunto de três períodos: um inicial (1890-1929), marcado pela tensão historiográfica e curricular entre a legitimidade filosófica da psicologia e seu refinamento científico, um posterior (1929-1960), caracterizado pela aparência de manuais e trabalhos históricos enraizados no projeto positivista e experimentalista de Psicologia e um apoio oficial incipiente à implementação de temas históricos em currículos psicológicos e um período final (1960-1989) de profissionalização da própria historiografia, com apoio oficial sistemático para o ensino da história, debates e tensões ao nível da subdisciplina....(AU)
Descritores: Ensino
Currículo
Historiografia
-Psicologia
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Autor: Guareschi, Neuza Maria de Fátima.
Título: Ética, Política e Práticas Profissionais / Ethics, Politics and Professional Practices / Ética, Política y Prácticas Profesionales
Fonte: Psicol. ciênc. prof;38(1):3-7, jan.-mar.2018.
Idioma: pt.
Descritores: Política
Prática Profissional
Editorial
Ética
-Psicologia
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-955642
Autor: Rink, Anita; Vasques-Menezes, Ione; Mettrau, Marsyl Bulkool.
Título: Estudo Fotográfico da Arte Urbana: da Aventura Proibida ao Engajamento Político / Photographic Study of Urban Art: from Forbidden Adventure to Political Engagement / Estudio Fotográfico del Arte Urbano: de la Aventura Prohibida al Compromiso Político
Fonte: Psicol. ciênc. prof;38(2):332-346, abr.-jun. 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Expressões semióticas constituem-se por imagens carregadas de valores e conceitos que estão amplamente presentes no meio urbano e tornaram-se um fenômeno cultural da atualidade. A arte de rua é uma das formas de semiótica que tende a modificar o cotidiano social da cidade, embelezando, denunciando ou mesmo sendo incompreensível ao transeunte em geral. Este estudo, partindo de uma perspectiva histórico-social, tem o objetivo de indicar como as interferências da arte urbana produzem cultura e influenciam a construção do processo societário. Os dados foram coletados por meio de 100 fotografias feitas em municípios do Rio de Janeiro entre os meses de março de 2013 e abril de 2015 e entrevistas com 17 artistas de rua, tratadas pela análise de sentido. Os resultados sugerem que, embora exista uma codificação semiótica dominante nos espaços urbanos, a atuação dos artistas de rua expõe inúmeras outras vozes sociais que apresentam novas linguagens artísticas e atuações no espaço público que funcionam como micropolítica. Conclui-se que a arte de rua influencia a sociedade e ajuda a desnaturalizar a semiótica capitalista, democratizando as cidades e favorecendo que se entendam os locais públicos como sendo de uso comum....(AU)

Abstract Semiotic expressions are constituted by images which carry values and concepts that are widely present in urban areas and have become a cultural phenomenon these days. Street art is one of the forms of semiotics that tends to modify the social daily life of the cities, beautifying, denouncing, or even being incomprehensible to the passerby. This study, using a historical-social perspective, aims to indicate how the interferences of urban art produce culture in general and influence the construction of society itself. Data was collected through 100 photographs taken in cities around Rio de Janeiro State between March 2013 and April 2015 and interviews with 17 street artists studied by the analysis of meaning method. The results suggest that although there is a dominant semiotic form of codification of the urban spaces, the performance of street artists exposes countless other social voices that introduce new artistic languages and performances in the public spaces and act as micropolitics. We conclude that street art influences society and helps to denaturalize capitalist semiotics by democratizing cities and favoring the understanding of public places as places of common use....(AU)

Resumen Las expresiones semióticas se constituyen por imágenes cargadas de valores y conceptos que están ampliamente presentes en el medio urbano y se han convertido en un fenómeno cultural de la actualidad. El arte de calle es una de las formas de semiótica que tiende a modificar el cotidiano social de la ciudad, embelleciendo, denunciando, o aun siendo incomprensible al transeúnte en general. Este estudio, partiendo de una perspectiva histórico-social, tiene el objetivo de indicar cómo las interferencias del arte urbano producen cultura e influencian la construcción del proceso societario. Los datos fueron recolectados por medio de 100 fotografías tomadas en municipios de Río de Janeiro entre los meses de marzo de 2013 y abril de 2015 y entrevistas con 17 artistas callejeros, tratadas por el análisis de sentido. Los resultados sugieren que aunque existe una codificación semiótica dominante en los espacios urbanos, la actuación de los artistas callejeros expone innumerables otras voces sociales que presentan nuevos lenguajes artísticos y actuaciones en el espacio público que funcionan como micropolítica. Se concluye que el arte de calle influye en la sociedad y ayuda a desnaturalizar la semiótica capitalista, democratizando las ciudades y favoreciendo que se entiendan los lugares públicos como de uso común....(AU)
Descritores: Singularidades
Área Urbana
Criatividade
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-955641
Autor: Carvalho, João Paulo Mendes; Meireles, Jacqueline; Guzzo, Raquel Souza Lobo.
Título: Políticas de Participação de Estudantes: Psicologia na Democratização da Escola / Students' Participation Policies: the Role of Psychology in the Democratization of the School / Políticas de Participación de Estudiantes: Psicología en la Democratización de la Escuela
Fonte: Psicol. ciênc. prof;38(2):378-390, abr.-jun. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este trabalho objetiva realizar levantamento e descrição das políticas de participação de estudantes na escola, identificar os métodos propostos para a efetivação destas políticas e traçar reflexões sobre como a Psicologia Escolar pode contribuir no desenvolvimento destas propostas. Articula as contribuições da educação dialógica defendida por Paulo Freire e os pressupostos da Psicologia Crítica Alemã, a fim de construir um referencial para a atuação do psicólogo na escola com vistas ao fortalecimento e autonomia dos sujeitos. Trata-se de uma pesquisa de caráter documental que usou como fonte de dados, leis e planos de educação das esferas Federal, Estadual e Municipal e o regimento escolar da cidade de Campinas. Os resultados evidenciaram que, apesar da existência de leis específicas que assegurem a participação de estudantes como necessária para a gestão democrática, a efetivação destas práticas ainda precisa encontrar caminhos para se concretizar. A partir disso, refletiu-se sobre como as ações da Psicologia na escola têm potencialidades para favorecer o fortalecimento dos espaços participativos, visando o desenvolvimento das capacidades de diálogo, negociação e resolução não violenta dos problemas cotidianos....(AU)

Abstract This work aims at carrying out a survey and description of students' participation policies in schools, in addition to identifying methods for the implementation of these policies and reflecting on how School Psychology can contribute to the development of these proposals. It articulates the contributions of the dialogical education defended by Paulo Freire and the assumptions of the German Critical Psychology in order to build a framework for psychologists in schools and thus help them strengthen and promote the autonomy of the subjects. The data sources for this documental study were the educational plans of the federal, state and municipal levels and the school charter of the city of Campinas, Brazil. The results showed that, despite the existence of specific laws that deem students' participation necessary for democratic management, the implementation of these practices still needs to find ways to come about. With that in mind, we reflected on how psychologists' actions in schools can strengthen participatory spaces and thus develop capabilities like dialogue, negotiation and non-violent resolution of daily problems....(AU)

Resumen Este trabajo tiene como objetivo realizar el levantamiento y descripción de las políticas de participación de estudiantes en la escuela, identificar los métodos propuestos para la efectividad de estas políticas y trazar reflexiones sobre cómo la Psicología Escolar puede contribuir en el desarrollo de estas propuestas. Articula las contribuciones de la educación dialógica defendida por Paulo Freire y los presupuestos de la Psicología Crítica Alemana, a fin de construir un referencial para la actuación del psicólogo en la escuela con vistas al fortalecimiento y autonomía de los sujetos. Se trata de una investigación de carácter documental que usó como fuente de datos, leyes y planes de educación de las esferas Federal, Estadual y Municipal y el regimiento escolar de la ciudad de Campinas. Los resultados evidenciaron que, a pesar de la existencia de leyes específicas que aseguran la participación de estudiantes como necesaria para la gestión democrática, la efectividad de estas prácticas todavía necesita encontrar caminos para concretarse. A partir de eso, se reflexionó sobre cómo las acciones de la Psicología en la escuela tienen potencialidades para favorecer el fortalecimiento de los espacios participativos, visando el desarrollo de las capacidades de diálogo, negociación y resolución no violenta de los problemas cotidianos....(AU)
Descritores: Organização e Administração
Psicologia Educacional
Democracia
-Psicologia
Responsável: BR1.1 - BIREME



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