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Pesquisa : Psicologia Clínica - LILACS
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Id: biblio-976608 LILACS-Express
Autor: Both, Luciane Maria; Malgarim, Bibiana Godoi; Freitas, Lúcia Helena.
Título: Avaliação psicodinâmica de pacientes com transtorno de estresse agudo e pós-traumático em uma instituição pública / Psychodynamic evaluation of patients with acute and posttraumatic stress disorder in a public institution / Evaluación psicodinámica de pacientes con trastorno de estrés agudo y postraumático en una institución pública
Fonte: Psicol. clín;30(3):579-593, set.-dez. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo avaliou o funcionamento psicodinâmico de pacientes com Transtorno de Estresse por meio do Diagnóstico Operacionalizado Psicodinâmico (OPD-2), no que se refere à estrutura, conflito intrapsíquico e padrão interacional do sujeito. Foram avaliados três pacientes com diagnóstico de Transtorno de Estresse, seja Transtorno de Estresse Agudo, seja Transtorno de Estresse Pós-Traumático. As entrevistas foram transcritas e codificadas conforme o OPD-2, considerando a confiabilidade teste-reteste para a codificação dos itens. Todos os participantes apresentaram níveis moderados de sofrimento subjetivo, com limitações na continuidade de atividades cotidianas. O conflito prevalente foi a necessidade de ser cuidado versus a autossuficiência. O nível de estrutura psíquica foi avaliado como moderado, cujo receio principal é a perda de um objeto importante ou separação significativa de apoio e há dificuldade de regulação emocional. A compreensão dimensional do OPD permitiu uma compreensão do funcionamento psicodinâmico dos pacientes de forma mais clara, o que pode facilitar o entendimento do contexto clínico de estresse.

This study evaluated the psychodynamic functioning of patients with Stress Disorder through Operational Psychodynamic Diagnosis (OPD-2), regarding the structure, intrapsychic conflict and interactional pattern of the subject. Three patients with a diagnosis of Stress Disorder, either Acute Stress Disorder or Posttraumatic Stress Disorder, were evaluated. The interviews were transcribed and coded according to the OPD-2, considering the test-retest reliability for the coding of the items. All participants presented moderate levels of subjective suffering, with limitations in the continuity of daily activities. The prevailing conflict was the need to be cared for versus self-sufficiency. The level of psychic structure was assessed as moderate, in which the main fear is the loss of an important object or significant separation from support and there is difficulty in emotional regulation. By the dimensional understanding of the OPD, an understanding of the patients' psychodynamic functioning was made clearer, which may help in the understanding of the clinical context of stress.

Este estudio evaluó el funcionamiento psicodinámico de pacientes con Trastorno de Estrés a través del Diagnóstico Operacionalizado Psicodinámico (OPD-2), en lo que se refiere a la estructura, conflicto intrapsíquico y patrón interaccional del sujeto. Se evaluaron tres pacientes con diagnóstico de trastorno de estrés, ya sea trastorno de estrés agudo o trastorno de estrés postraumático. Las entrevistas fueron transcritas y codificadas según el OPD-2, considerando la confiabilidad test-retest para la codificación de los ítems. Todos los participantes presentaron moderado nivel de sufrimiento subjetivo, con limitaciones en la continuidad de actividades cotidianas. El conflicto prevalente fue la necesidad de ser cuidado frente la autosuficiencia. El nivel de estructura psíquica fue evaluado como moderado, cuyo temor principal es la pérdida de un objeto importante o separación significativa de apoyo y hay dificultad de regulación emocional. La comprensión dimensional del OPD permitió una comprensión del funcionamiento psicodinámico de los pacientes de forma más clara, que puede facilitar el entendimiento del contexto clínico de estrés.
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Id: biblio-976607 LILACS-Express
Autor: Câmara, Leonardo; Herzog, Regina.
Título: A realidade da perda: considerações sobre o luto e o exame de realidade / The reality of loss: considerations on grief and reality testing / La realidad de la pérdida: consideraciones sobre el luto y el examen de la realidad
Fonte: Psicol. clín;30(3):561-578, set.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste ensaio é desdobrar a afirmação de Freud segundo a qual o trabalho psíquico do luto é iniciado a partir da constatação da realidade da perda objetal por meio da ação do exame (ou teste) de realidade. A discussão deste problema leva os autores a propor uma definição de "exame de atualidade", tendo em conta a formação da capacidade de distinguir a separação da perda. A reflexão a propósito desta distinção tem por consequência, ainda, a postulação de uma condição anterior à capacidade de vivenciar a perda objetal: o estado de perdição. Conclui-se que as construções desenvolvidas neste artigo podem auxiliar no entendimento: de certas características relacionais de pacientes que se enquadram nos chamados "estados-limites"; e do lugar que o luto ocupa na cultura contemporânea.

This essay aims to unfold Freud's statement that the psychic elaboration of grief begins upon the realization of the loss of an object through the act of reality testing. While discussing this problem, the authors propose a definition of "immediacy testing" considering the development of the capacity to distinguish separation from loss. From this distinction, they postulate, also, a prior condition to the ability to experience an object's loss: the "state of perdition". It is concluded that the constructions undertaken in this article can help in the understanding of: certain relational characteristics of patients fitting so-called "borderline states"; and the place taken by the experience of grief in today's culture.

El objetivo de este ensayo es explorar la afirmación de Freud según la cual el trabajo psíquico del luto empieza con la constatación de la realidad de la pérdida objetal por medio de la acción del examen de la realidad. La discusión acerca de este problema lleva los autores a proponer una definición de "examen de la actualidad", llevando en cuenta la formación de la capacidad de distinguir entre la separación y la pérdida. Reflejar sobre esta distinción tiene por consecuencia, además, la postulación de una condición anterior a la capacidad de vivenciar la pérdida objetal: el "estado de perdición". Se concluye que las construcciones desarrolladas en este artículo pueden contribuir a la comprensión: de ciertas características relacionales de pacientes que se encajan en lo que se llama "estados-límites"; y del lugar que el luto ocupa en la cultura contemporánea.
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Id: biblio-976606 LILACS-Express
Autor: Souza, Ana Beatriz de Mota e; Mendes, Deise Maria Leal Fernandes.
Título: Compreensão emocional em crianças e crenças maternas sobre competência emocional / Emotional understanding in children and maternal beliefs about emotional competence / Comprensión emocional en los niños y las creencias maternas sobre la competencia emocional
Fonte: Psicol. clín;30(3):541-559, set.-dez. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Em muitos nichos culturais, pais preocupam-se, sobremaneira, com as competências cognitivas dos filhos, e é relevante sensibilizá-los para a importância da competência emocional no desenvolvimento. Crenças e metas parentais relacionadas ao papel das emoções na vida dos filhos forjam os processos de socialização da emoção. Este estudo examinou a compreensão emocional em crianças e sua relação com crenças maternas sobre competência emocional. Participaram deste estudo 25 crianças e suas mães. Foi realizada uma entrevista com as mães e aplicadas duas tarefas às crianças. As crianças obtiveram um melhor desempenho nas tarefas de reconhecimento de expressões faciais de emoções. Nas entrevistas, a categoria de capacidades relacionadas ao convívio social foi a de maior frequência de evocações (23%) como habilidades desejadas de serem adquiridas pelos filhos, seguida das capacidades da competência emocional (21%). A autonomia surgiu também como uma capacidade almejada (17%), revelando que as mães também valorizam aspectos mais voltados para a autonomia. Espera-se que este estudo contribua para a ampliação da discussão acerca das crenças parentais e da importância das emoções para o desenvolvimento infantil.

In many cultural niches, parents are especially concerned with the cognitive skills of their children and it is relevant to sensitize them to the importance of emotional competence in development. Parental beliefs and goals related to the role of emotions in the lives of children forge the processes of socialization of emotion. This study examined emotional understanding in children and their relation to maternal beliefs about emotional competence. Twenty-five children and their mothers took part in this study. An interview was conducted with the mothers and two tasks were applied to the children. The children performed better on the tasks of recognizing facial expressions of emotions. In the interviews, the category of capacities related to social interaction was the one most often evoked (23%) as desired abilities to be acquired by the children, followed by the capacities of emotional competence (21%). Autonomy also emerged as a desired capacity (17%), revealing that mothers also value aspects more focused on autonomy. It is expected that this study will contribute to broaden the discussion about parental beliefs and the importance of emotions for child development.

En muchos nichos culturales, los padres se preocupan con las competencias cognitivas de los hijos y es relevante sensibilizarlos sobre la importancia de la competencia emocional en el desarrollo. Creencias y metas parentales relacionadas con el papel de las emociones en la vida de los hijos forjan los procesos de socialización de la emoción. Este estudio examinó la comprensión emocional en los niños y su relación con las creencias maternas sobre la competencia emocional. Participaron de este estudio 25 niños y sus madres. Se realizó una entrevista con las madres y se aplicaron dos tareas a los niños. Los niños obtuvieron un mejor desempeño en las tareas de reconocimiento de expresiones faciales de emociones. En las entrevistas, la categoría de capacidades relacionadas con la convivencia social fue la de mayor frecuencia de evocaciones (23%) como habilidades deseadas de ser adquiridas por los hijos, seguida de las capacidades de la competencia emocional (21%). La autonomía surgió como una capacidad anhelada (17%), revelando que las madres valoran también aspectos orientados hacia la autonomía. Se espera que este estudio contribuya a la ampliación de la discusión sobre las creencias parentales y la importancia de las emociones para el desarrollo infantil.
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Id: biblio-976605 LILACS-Express
Autor: Indelli, Pamela; Landeira-Fernandez, J.; Mograbi, Daniel C..
Título: In search of connection: towards a transdiagnostic view of dissociative phenomena through research domain criteria (RDOC) framework / Em busca de conexão: rumo a uma visão transdiagnóstica de fenômenos dissociativos mediante o paradigma do research domain criteria (RDOC) / En busca de conexión: hacia una visión transdiagnóstica de los fenómenos disociativos mediante el paradigma del research domain criteria (RDOC)
Fonte: Psicol. clín;30(3):509-540, set.-dez. 2018. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: Current psychiatric nosological classifications maintain a heterogeneous categorical view of clinical presentations that contribute to overlapping symptoms across different disorders, thus influencing appropriate diagnosis and treatment. The United States National Institute of Mental Health (NIMH) proposed the Research Domain Criteria (RDoC) project as an alternative dimensional approach that comprises different units of analysis across psychopathology. Although it may represent a paradigm shift, investigations of its application for dissociative phenomena that are present in various clinical conditions are still lacking. The present review examines theoretical models of dissociation and their presence in a wide range of clinical conditions. The literature review indicated the suitability of a transdiagnostic concept of altered states of consciousness by considering dimensions of temporality, narrative, embodiment, affect, and intersubjectivity.

As classificações nosológicas psiquiátricas atuais mantêm uma visão categórica heterogênea das apresentações clínicas que contribuem para a sobreposição de sintomas entre diferentes distúrbios, influenciando, assim, o diagnóstico e o tratamento adequados. O United States National Institute of Mental Health (NIMH) propôs o projeto Research Domain Criteria (RDoC) como uma abordagem dimensional alternativa que engloba diferentes unidades de análise para a compreensão da psicopatologia. Embora essa perspectiva possa representar uma mudança de paradigma, ainda faltam investigações sobre sua aplicação para fenômenos dissociativos presentes em várias condições clínicas. A presente revisão analisa modelos teóricos de dissociação e sua presença em uma ampla gama de condições clínicas. A revisão da literatura indicou a adequação de um conceito transdiagnóstico de estados alterados de consciência, considerando dimensões de temporalidade, narrativa, corporificação, afeto e intersubjetividade.

Las clasificaciones nosológicas psiquiátricas actuales mantienen una visión categórica heterogénea de las presentaciones clínicas que contribuyen a la superposición de los síntomas en diferentes trastornos, lo que influye en el diagnóstico y el tratamiento adecuados. El United States National Institute of Mental Health (NIMH) propuso el proyecto Research Domain Criteria (RDoC) como un enfoque dimensional alternativo que comprende diferentes unidades de análisis para la comprensión de la psicopatología. Aunque esta perspectiva puede representar un cambio de paradigma, aún faltan investigaciones sobre su aplicación para los fenómenos disociativos que están presentes en diversas condiciones clínicas. La presente revisión examina modelos teóricos de disociación y su presencia en una amplia gama de condiciones clínicas. La revisión de la literatura indicó la idoneidad de un concepto trans diagnóstico de estados alterados de conciencia al considerar dimensiones de temporalidad, narrativa, corporificación, afecto e intersubjetividad.
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Lima, Maria Celina Peixoto
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Id: biblio-976604 LILACS-Express
Autor: Fontenele, Thalita Castello Branco; Souza, Leonardo Barros de; Lima, Maria Celina Peixoto.
Título: A segregação em lacan cinquenta anos depois / The segregation in lacan fifty years later / La segregación en lacan cincuenta años después
Fonte: Psicol. clín;30(3):493-505, set.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Em 2017 completaram-se cinquenta anos desde que Lacan mencionou a noção de segregação pela primeira vez em seu ensino. Trata-se de um tema importante, que nos permite pensar acerca dos modos de operação e das consequências das práticas e discursos sociais. Partindo de uma revisão apurada da própria obra lacaniana e de alguns de seus comentadores, pretendemos apresentar a definição de segregação para Lacan, demarcando suas diferenças das ideias de discriminação e exclusão, pondo também em pauta os efeitos dessubjetivantes disparados sobre as ditas "figuras da segregação" a partir do discurso totalitário da ciência, que as situa sempre à margem de sua prática. Concluímos que a segregação pode ser interpretada como uma questão central da crise da civilização moderna, científica, a qual revela e acentua o mal-estar inerente a si mesma; daí a importância de discuti-la a partir do que a psicanálise propõe, pois esta, ainda que nascida em tal civilização, nunca pretendeu suprimir o mal-estar, mas tenciona subverter seus efeitos.

In 2017 it has been fifty years since Lacan mentioned the notion of segregation for the first time in his teaching. It is an important theme that allows us to think about the modes of operation and consequences of social practices and discourses. Based on an accurate review of Lacanian works and of some of his commentators, we aim to arrive at a definition of segregation for Lacan, demarcating its differences from the ideas of discrimination and exclusion, and putting into focus the desubjectivant effects aimed at the "figures of segregation" from the totalitarian discourse of science, which always lies at the margins of its practice. We conclude that segregation can be interpreted as a central question in the crisis of modern, scientific civilization, which reveals and stresses the malaise inherent in itself; hence the importance of discussing it from what psychoanalysis proposes, since, although born from such a civilization, psychoanalysis never intended to suppress the malaise, but to subvert its effects.

En 2017 hace cincuenta años desde que Lacan mencionó la noción de segregación por primera vez en su enseñanza. Se trata de un tema importante que nos permite pensar acerca de los modos de operación y consecuencias de las prácticas y discursos sociales. A partir de una revisión apurada de la propia obra lacaniana y de algunos de sus comentadores, intentamos presentar la definición de segregación para Lacan, demarcando sus diferencias con las ideas de discriminación y exclusión, y poniendo en pauta los efectos desubordinantes disparados sobre las "figuras de la segregación" a partir del discurso totalitario de la ciencia, que les sitúa siempre al margen de su práctica. Concluimos que la segregación puede ser interpretada como una cuestión central de la crisis de la civilización moderna, científica, la cual revela y acentúa el malestar inherente a ella misma; de ahí la importancia de discutirla a partir de lo que el psicoanálisis propone, ya que esta, aunque nació en tal civilización, nunca pretendió suprimir el malestar, sino que pretende subvertir sus efectos.
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Id: biblio-976603 LILACS-Express
Autor: Grigorieff, Alexandra Garcia; Macedo, Mônica Medeiros Kother.
Título: Singulares deslocamentos na experiência psíquica de migrar / Singular displacements in the psychic experience of migration / Singulares desplazamientos en la experiencia psíquica de migrar
Fonte: Psicol. clín;30(3):471-492, set.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Após o grave terremoto ocorrido no Haiti em 2010, um expressivo número de haitianos migrou para o Brasil, em busca de novas possibilidades de vida. Este artigo apresenta alguns elementos históricos, políticos e econômicos do Haiti, bem como aborda especificidades sobre o processo de migração haitiana para o Brasil. Tem-se como objetivo central destacar a condições do sujeito na experiência migratória, bem como a relevância da atenção direcionada àquele que migra. Tomando como eixo as proposições freudianas sobre as experiências de luto e melancolia no sentido de modalidades relativas aos investimentos e desinvestimentos psíquicos por parte do sujeito, ilustra-se, a partir da narrativa de um migrante haitiano, aspectos que permitem identificar riscos decorrentes da vulnerabilidade psíquica. A ilustração narrativa integra um corpus de dados derivado de uma pesquisa qualitativa realizada com migrantes haitianos em uma universidade do sul do país. Evidencia-se a relevância da reflexão a respeito da implicação de fatores subjetivos no processo migratório, os quais permitem desvelar um universo marcado por complexidades psíquicas e existenciais, bem como o potencial da prática de pesquisa como modalidade de escuta à singularidade presente em um fenômeno humano.

After the severe earthquake that took place in 2010 in Haiti, a significant number of Haitians has migrated to Brazil, seeking new opportunities in life. This article presents some historical, political and economic facts about Haiti, and considers specifics about the Haitian migration process to Brazil as well. Its main objective is to highlight the subjects' conditions in the migration experience, as well as the relevance of the care towards those who migrate. Having as guidelines the Freudian propositions about grief and melancholy, deemed as modalities related to the psychic investments and disinvestments by the subjects, a Haitian migrant's narrative has been used to exemplify aspects that allow the identification of risks resulting from psychic vulnerability. The sample narrative is part of a data corpus gathered in the course of a qualitative research carried out with Haitian migrants in a university in the South of the country. It makes clear the relevance of taking into consideration the import of subjective factors in the migratory process, which allows the unveiling of a context characterized by psychic and existential complexities, as well as the research practice potential as a modality of listening to the singularity present in a human phenomenon.

Después del grave terremoto ocurrido en Haití en 2010, un expresivo número de haitianos migró a Brasil, en busca de nuevas posibilidades de vida. Este artículo presenta algunos elementos históricos, políticos y económicos de Haití, como también trata de especificidades sobre el proceso de migración haitiana a Brasil. El objetivo central es destacar las condiciones del sujeto en la experiencia migratoria, como también la relevancia de la atención dirigida a aquel que migra. Tomando como eje las proposiciones freudianas sobre las experiencias de luto y melancolía como modalidades referentes a las investiduras y desinvestiduras psíquicas de parte del sujeto, se ilustra, a partir de la narrativa de un migrante haitiano, aspectos que permiten identificar riesgos originados por la vulnerabilidad psíquica. La ilustración narrativa integra un corpus de datos derivado de una investigación cualitativa realizada con inmigrantes haitianos, en una universidad del sur del país. Se pone en evidencia la relevancia de reflexionar al respecto de la implicación de factores subjetivos en el proceso migratorio, los cuales permiten revelar un universo marcado por complejidades psíquicas y existenciales, como también el potencial de la práctica de investigación como modalidad de escucha de la singularidad presente en un fenómeno humano.
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Id: biblio-976602 LILACS-Express
Autor: Pombo, Mariana.
Título: Crise do patriarcado e função paterna: um debate atual na psicanálise / Crisis of patriarchy and paternal function: a current debate in psychoanalysis / Crisis del patriarcado y función paterna: un debate actual en el psicoanálisis
Fonte: Psicol. clín;30(3):447-470, set.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Considerando a crise do patriarcado, que ganha força desde a década de 60 do século passado, este artigo pretende apresentar e problematizar um debate atual no campo da psicanálise sobre a função paterna. Primeiramente, analisaremos como a função paterna é desenvolvida nas teorias de Freud e de Lacan. Em seguida, veremos a posição dos psicanalistas Jean-Pierre Lebrun, Michel Schneider e Charles Melman, que parecem associar a crise do patriarcado à crise da função paterna, entendida como categoria a-histórica. Eles defendem que o exercício da função paterna depende da hierarquia entre os sexos e entre o pai e a mãe. Por fim, exploraremos as ideias dos psicanalistas Michel Tort e Geneviève Delaisi de Parseval, que valorizam e repensam a função paterna na atualidade, compreendida como categoria histórica, sem a dependência da autoridade paterna e da dominação masculina que marcam o patriarcado. De acordo com essa posição, a crise do patriarcado abre espaço para pensarmos em novas formas de subjetivação.

Considering the crisis of patriarchy, which has gathered strength since the 1960s, this article intends to present and examine a current debate in the field of psychoanalysis about paternal function. First, we shall analyse how the paternal function is developed in the theories of Freud and Lacan. After that, we shall consider the stance of the psychoanalysts Jean-Pierre Lebrun, Michel Schneider and Charles Melman, who seem to associate the crisis of patriarchy with the crisis of paternal function, understood as an ahistorical category. They argue that the exercise of paternal function depends on the hierarchy between the sexes and between the father and the mother. Finally, we shall explore the ideas of psychoanalysts Michel Tort and Geneviève Delaisi de Parseval, who prize and rethink the paternal function nowadays, understood as a historical category, independent from paternal authority and masculine domination that brand the patriarchy. According to this stance, the crisis of patriarchy makes room to think about new forms of subjectivation.

Considerando la crisis del patriarcado, que gana fuerza desde la década del 60 del siglo pasado, este artículo pretende presentar y problematizar un debate actual en el campo del psicoanálisis sobre la función paterna. Primero, analizaremos cómo la función paterna es desarrollada en las teorías de Freud y de Lacan. A continuación, veremos la posición de los psicoanalistas Jean-Pierre Lebrun, Michel Schneider y Charles Melman, que parecen asociar la crisis del patriarcado a la crisis de la función paterna, entendida como categoría ahistórica. Ellos defienden que el ejercicio de la función paterna depende de la jerarquía entre los sexos y entre el padre y la madre. Por último, exploraremos las ideas de los psicoanalistas Michel Tort y Geneviève Delaisi de Parseval, que valoran y repiensan la función paterna en la actualidad, comprendida como categoría histórica, sin la dependencia de la autoridad paterna y de la dominación masculina que marcan el patriarcado. Conforme a esa posición, la crisis del patriarcado abre espacio para que pensemos en nuevas formas de subjetivación.
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Id: biblio-976601 LILACS-Express
Autor: Brasil, Marina Valentim; Costa, Angelo Brandelli.
Título: Psicanálise, feminismo e os caminhos para a maternidade: diálogos possíveis? / Psychoanalysis, feminism and the paths towards motherhood: possible dialogues? / Psicoanálisis, feminismo y los caminos para la maternidad: diálogos posibles?
Fonte: Psicol. clín;30(3):427-446, set.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Historicamente, é presente nos estudos feministas a problematização da associação da maternidade como algo inerente à identidade feminina. Como a psicanálise historicamente se constituiu como campo de saber que promoveu diversas visões acerca do papel social da mulher, o presente estudo busca compreender se há possibilidade de uma interlocução entre as produções atuais dos estudos feministas acerca da maternidade e como esta é concebida pela psicanálise, apoiando-se principalmente na teoria winnicottiana. Em outras palavras, busca compreender se a maternidade na posição winnicottiana é possível sob a ótica feminista. Após uma breve consideração histórica da relação entre o feminismo e psicanálise, apresenta-se o conceito de feminilidade e de "mãe suficientemente boa" de Donald W. Winnicott, diferenciando sua teoria das demais no campo da psicanálise, e as possíveis flexibilizações que seus estudos propuseram. Pôde-se identificar termos como inatismo, atenção integral e "mães normais" como percalços para possíveis entrelaçamentos da teoria psicanalítica winnicottiana em geral com os estudos feministas contemporâneos.

Historically, the consideration of the association of motherhood as something inherent to the feminine identity is present in feminist studies. As psychoanalysis has historically constituted a field of knowledge that promoted several views on the social role of women, the present study seeks to understand if there is a possible interlocution between the current output of feminist studies about motherhood and how it is envisioned by psychoanalysis, relying mainly on Winnicottian theory. In other words, it aims to establish whether a "Winnicott's maternity" is possible under a feminist perspective. After a brief historical review of the relation between feminism and psychoanalysis, Donald W. Winnicott's concept of femininity and "good enough mother" is presented, making a distinction between his theories and others as well as possible flexibilities which his studies proposed. It was possible to identify the terms of innatism, full attention, and "regular mother" as obstacles to a possible interweaving between Winnicott's theory and contemporary feminist studies.

Históricamente, la problemática de la asociación de la maternidad como inherente a la identidad femenina es presente en los estudios de género. Como el psicoanálisis ha constituido históricamente un campo de conocimiento que ha promovido varias visiones sobre el papel social de la mujer, el presente estudio busca entender si existe la posibilidad de una interlocución entre las producciones actuales de estudios feministas sobre la maternidad y cómo es concebida por el psicoanálisis, basándose principalmente en la teoría winnicottiana. En otras palabras, busca comprender si la maternidad en la posición winicottiana es posible bajo la óptica feminista. Después de un breve examen histórico de la relación entre el feminismo y el psicoanálisis, se presenta el concepto de la femineidad y de la "madre suficientemente buena" de Donald W. Winnicott, diferenciando su teoría de las demás, y las posibles flexibilizaciones que sus estudios propusieron. Se puede identificar en términos como innatismo, atención integral, y "madres normales" como percances para posibles entrelazamientos de la teoría psicoanalítica winnicottiana en general con los estudios feministas contemporáneos.
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Id: biblio-976600 LILACS-Express
Autor: Lattanzio, Felippe Figueiredo; Ribeiro, Paulo de Carvalho.
Título: Nascimento e primeiros desenvolvimentos do conceito de gênero / Genesis and early developments of the concept of gender / Nacimiento y primeros desarrollos del concepto de género
Fonte: Psicol. clín;30(3):409-425, set.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Partindo da percepção de uma lacuna nos estudos sobre gênero, por desconsiderarem o nascimento e primeiros desenvolvimentos do conceito, os autores resgatam a criação do conceito de gênero por John Money, datada de 1955, e seus primeiros desenvolvimentos teóricos anteriores a 1975, ano em que Gayle Rubin usa o conceito pela primeira vez no âmbito das teorias feministas. Dois outros autores, Ralph Greenson e Robert Stoller, são abordados nesse percurso. O objetivo principal é fornecer subsídios para pesquisadores da área compreenderem a história e a genealogia de um conceito tão difundido na atualidade. Ao final, defende-se que a cisão entre os estudos de viés político e os de viés clínico na área de gênero precisa ser desmontada, sem, contudo, negligenciar tensões e paradoxos entre os campos. Tais tensões devem ser exploradas e mantidas, pois mimetizam a complexidade e a transdisciplinaridade inerentes ao campo de estudos de gênero.

Based on a perceived gap in gender studies, for disregarding the genesis and early developments of the concept, the authors rescue the concept of gender by John Money, proposed in 1955, and its initial theoretical developments prior to 1975, the year in which Gayle Rubin employs the concept for the first time within feminist theories. Two other authors, Ralph Greenson and Robert Stoller, are discussed along the way. The main objective is to provide a basis for researchers in the field to understand the history and genealogy of such a widespread concept. In the end, it is argued that the rift between studies of a political bias and those of a clinical bias in the area of gender must be defused, though without overlooking the tensions and paradoxes between these fields. Such tensions must be explored and maintained, as they reflect the complexity and transdisciplinarity inherent in the field of gender studies.

Partiendo de la percepción de una laguna en los estudios sobre género, por desconsiderar el nacimiento y los primeros desarrollos del concepto, los autores rescatan la creación del concepto de género por John Money, fechada en 1955, y sus primeros desarrollos teóricos anteriores a 1975, año en que Gayle Rubin usa el concepto por primera vez en el ámbito de las teorías feministas. Otros dos autores, Ralph Greenson y Robert Stoller, son enfocados en este recorrido. El objetivo principal es proporcionar un sustrato para los investigadores del área comprender la historia y genealogía de un concepto tan difundido. Al final, se defiende que la escisión entre los estudios de sesgo político y los de sesgo clínico en el área de género, precisa ser desmontada, aunque sin desconsiderar las tensiones y paradojas entre eses campos. Tales tensiones deben ser exploradas y mantenidas, pues mimetizan la complejidad y transdisciplinariedad inherentes al campo de estudios de género.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-976599 LILACS-Express
Autor: Fortes, Isabel; Arantes, Esther.
Título: [editorial]
Fonte: Psicol. clín;30(3):403-406, set.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



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