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Pesquisa : Psicologia Clínica - LILACS
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Id: lil-538915
Autor: Daure, Ivy; Reveyrand-Coulon, Odile.
Título: Transmissão cultural entre pais e filhos: uma das chaves do processo de imigração / Cultural transmission between parents and their children: one of the keys for the immigration process
Fonte: Psicol. clín;21(2):415-429, 2009.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta resultados parciais da pesquisa sobre a transmissão cultural na construção das identidades do imigrante e de seus descendentes. Nove famílias de origem brasileira, portuguesa e italiana participaram deste trabalho em encontros individuais e familiares, mediados por entrevistas estruturadas e semiestruturadas, para verificar de que maneira a cultura de origem dos pais integra o cotidiano dos filhos na França, analisando-se o impacto desta transmissão cultural na construção identitária. Os resultados evidenciam que os filhos de imigrantes vivem a situação de dupla cultura como valor a preservar e se inscrevem mais facilmente na vida do país de imigração, quando a cultura de origem está presente no cotidiano de sua educação em paralelo com a do país de acolhimento.

This paper presents partial results of a doctoral research on cultural transmission and the construction of identity of immigrants and their descendents. Nine families of Brazilian, Portuguese and Italian origin participated in this study, through individual and family meetings mediated by structured and semi-structured interviews, aiming to verify how parental culture of origin influences children's daily lifestyle in a foreign country and to analyze the impact of cultural transmission on the construction of identity among children of immigrants. Results show that children of immigrants appraise their "double-culture" situation as a value to preserve and integrate more easily to the country of immigration when the culture of origin is present in their day-to-day and parallel to that of the host country.
Descritores: Emigração e Imigração
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR527.1 - Divisão de Bibliotecas e Documentação


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Id: lil-557264
Autor: Kupermann, Daniel.
Título: Humor, desidealização e sublimação na psicanálise / Humor, de-idealization and sublimation in psychoanalysis
Fonte: Psicol. clín;22(1):193-207, jun. 2010.
Idioma: pt.
Resumo: A motivação principal deste artigo é demonstrar que a metapsicologia do humor se oferece, na obra freudiana, como o paradigma a partir do qual se podem compreender as operações em jogo no processo da sublimação. Percebe-se, assim, que a associação entre duas problemáticas sombreadas pela tradição psicanalítica - o humor e a sublimação - contribui para o esclarecimento de ambas. Ao longo do texto são enfatizados o trabalho de desidealização promovido pelo humor, a modalidade identificatória envolvida na sua produção, a referência do humor negro à condição de orfandade que caracteriza o sujeito moderno, bem como a política que acompanha a anunciação do dito humorístico e, mesmo, do Witz (espirituosidade) de modo geral. Finalmente, demonstra-se a filiação do humor ao realismo grotesco, amplamente analisado por Mikhail Bakhtin, indicando como, na enunciação humorística, é preciso considerar a participação da alegria, sua força motriz.

This article's main motivation is to demonstrate that the metapsychology of humor offers itself, in the Freudian work, as a paradigm from which we can understand the operations at work in the process of sublimation. Thus, we can notice that the associations between two traditional psychoanalytical problems - humor and sublimation - contribute to its explanation. The text emphasizes the process of de-idealization through humor - as well as the aspect of identification involved in its production -, the reference of dark humor to the condition of "orphan" which characterizes the modern individual, and the politics that accompany the announcement of an amusing word (and even the Witz in general). Finally, it demonstrates the affinity of humor to grotesque realism, widely analyzed by Mikhail Bakhtin, showing how, in enunciating humor, it is necessary to consider the role of joy, its driving force.
Descritores: Política
Sublimação Psicológica
Senso de Humor e Humor como Assunto
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR527.1 - Divisão de Bibliotecas e Documentação


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Id: lil-557257
Autor: Brandão Junior, Pedro Moacyr Chagas; Ramos, Patrício Lemos.
Título: Abuso sexual: do que se trata?: cotribuições da psicanálise à escuta do sujeito / Sexual abuse: which treatment?: contributions of psychoanalysis to the listening of the subject
Fonte: Psicol. clín;22(1):71-84, jun. 2010.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo é parte da Dissertação de Mestrado "O sujeito abusado da psicanálise". A partir de uma revisão crítica da bibliografia sobre o tema do abuso sexual, enfatiza a questão do manejo psicanalítico nesses casos e pretende sustentar um diálogo da psicanálise com outros campos de saber, diferenciando a proposta psicanalítica das demais abordagens encontradas na literatura. A tendência contemporânea de normalização e patologização dos casos é outro ponto de questionamento. Tendo como premissa que o manejo clínico não se define previamente à escuta do sujeito, sem levar em conta sua responsabilidade pelo que lhe ocorreu, verificamos que, muitas vezes, em nome de uma "cientificidade" e do "bem-estar" da criança, corre-se o risco de reforçar uma dimensão policial, de vigilância administrativa, e deixar de lado a implicação subjetiva de cada um.

The article is part of the Master's degree Dissertation "The abused subject of psychoanalysis". From a critical review of the literature on the topic of sexual abuse, it poses questions regarding the psychoanalytic management of these cases, and intends to support a dialog between psychoanalysis and other fields of knowledge, distinguishing the psychoanalytic proposal from other approaches found in the literature. The contemporary trend of normalization and pathologisation of sexual abuse cases is another point of questioning. Our premise is that the clinical management is not defined previously to the listening of the subject, without taking into account his responsibility for what happened. In many cases, in the name of "science" and "child welfare", we can reinforce a police dimension, of administrative vigilance, setting aside the subjective implication of the individual.
Descritores: Abuso Sexual na Infância/psicologia
Psicanálise
Psicologia da Criança
-Brasil
Limites: Seres Humanos
Criança
Responsável: BR527.1 - Divisão de Bibliotecas e Documentação


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Id: lil-488958
Autor: Golse, Bernard.
Título: Os destinos do originário / Destinations of the originary
Fonte: Psicol. clín;20(1):43-56, 2008.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo aborda a questão do destino do originário. São apresentadas três concepções do destino do originário: 1) material-pedestal: o originário como material de base a processos posteriores; 2) material reativável em um segundo tempo: o originário como material reativado por ocasião de etapas mais tardias da vida; 3) tipo de trabalho psíquico retomado em níveis ulteriores: o originário como modalidade de trabalho psíquico duradouramente eficiente por meio de um certo número de transposições ao longo de toda a existência do sujeito. O autor defende que os processos originários - quer eles sejam pensados em termos de pedestal, base de processos psíquicos posteriores, em termos de materiais iniciais reativados em segundo tempo ou em termos de modalidades de trabalho psíquico - só podem ser modelados integrando os efeitos de a posteriori. Trata-se de uma temporalidade não-linear.

This article approaches the issue of the destination of the originary through three different theories: 1) pedestal-material: the originary as a basis material for posterior processes; 2) a material that can be re-activated in a second moment: the originary as an element that can be re-activated in later stages of life; 3) a type of psychic work that can be resumed in ulterior levels: the originary as a type of psychic work that efficiently lasts through a certain number of transpositions that take place throughout an individual's existence. Whichever the theory adopted, the author defends the idea that originary processes can only be modeled integrating the effects of the a posteriori. It is, in this sense, a non-linear temporality.
Descritores: GASTROENTERITIS, TRANSMISSIBLE, OF SWINE0
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR527.1 - Divisão de Bibliotecas e Documentação


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Id: lil-473925
Autor: Habigzang, Luísa F; Hatzenberger, Roberta; Corte, Fabiana Dala; Stroeher, Fernanda; Koller, Sílvia.
Título: Grupoterapia cognitivo-comportamental para meninas vítimas de abuso sexual: descrição de um modelo de intervenção / Cognitive-behavioural group therapy for sexual abused girls: description of an intervention model
Fonte: Psicol. clín;18(2):163-182, 2006.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq. Edital Saúde Mental.
Resumo: O abuso sexual contra crianças e adolescentes é uma forma de violência que pode desencadear disfunções cognitivas, emocionais e comportamentais que necessitam intervenção psicológica. O tratamento das vítimas e suas famílias é um desafio para a prática de psicólogos, devido à complexidade do fenômeno. O presente trabalho tem como objetivo descrever um processo de grupoterapia cognitivo-comportamental desenvolvido para casos de abuso sexual. As técnicas utilizadas são apresentadas a partir da experiência das autoras em uma pesquisa que objetivou avaliar a efetividade deste modelo. Participaram do estudo 10 meninas vítimas de abuso sexual intrafamiliar com idade entre 9 e 13 anos. Os resultados apontaram que o processo de grupoterapia contribui para a reestruturação de crenças, reações emocionais e comportamentais disfuncionais. O grupo representou um elo na rede de apoio social e afetiva das meninas e promoveu melhoras na qualidade de vida.

The sexual abuse against children and adolescents is a violence form that can unchain cognitive, emotional, and behavioural dysfunctions that will need psychological intervention. The victim' and families' treatment are a challenge for the psychologists' practice, due to the complexity of the phenomenon. The present study aims to describe a cognitive behavioral group therapy process developed for cases of sexual abuse. The techniques are based on previous experiences in a research that aimed at to evaluate the effectiveness of the model. Ten 9 to 13 year old girls, victims of intrafamilial sexual abuse participate in the study. The results pointed out to the contribution of the group therapy process to the restructuring of faiths, emotional reactions, and behavioral dysfunctions. The group represented a link in the girls' social and emotional support network and improved their life quality.
Descritores: Terapia Psicanalítica
Abuso Sexual na Infância/psicologia
Limites: Seres Humanos
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR527.1 - Divisão de Bibliotecas e Documentação


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Id: biblio-1002873 LILACS-Express
Autor: Petersen, Mariana Gomes Ferreira; Zamora, Júlia Carvalho; Fermann, Ilana Luiz; Crestani, Pâmela Letícia; Habigzang, Luísa Fernanda.
Título: Psicoterapia cognitivo-comportamental para mulheres em situação de violência doméstica: revisão sistemática / Cognitive behavioral therapy for women in domestic violence situation: systematic review / Psicoterapia cognitivo-conductual para mujeres en situación de violencia doméstica: revisión sistemática
Fonte: Psicol. clín;31(1):145-165, Jan.-Apr. 2019. graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre protocolos de terapia cognitivo-comportamental (TCC) para tratamento psicológico de mulheres em situações de violência doméstica. MÉTODO: Uma busca foi realizada nas bases Scielo, Pepsic, PubMed, PsycINFO, Scopus e Web of Science com os seguintes descritores: "clinical trial" ou "therapy" ou "psychotherapy" ou "psychological treatment" E "violence" ou "mistreatment" ou "domestic violence" ou "conjugal violence" E "women". Foram identificados 1.329 artigos e, após aplicação de critérios de inclusão e exclusão, restaram 11 artigos. Estes foram analisados a partir de aspectos metodológicos, elementos de intervenção e resultados alcançados. RESULTADOS: Nove artigos relataram estudos clínicos randomizados. As intervenções tiveram como foco sintomas de trauma, ansiedade e depressão. CONCLUSÕES: Os artigos destacaram a avaliação de resultado. Identificou-se a necessidade de estudos que detalhem o processo psicoterapêutico, principalmente no contexto brasileiro, para qualificar as redes de atendimento com práticas baseadas em evidências.

This article aimed to carry out a systematic review of the literature about cognitive behavioral therapy protocols (CBT) for psychological treatment of women in situations of domestic violence. METHOD: A search was conducted on the databases Scielo, Pepsic, PubMed, PsycINFO, Scopus and Web of Science with the following descriptors: "clinical trial" or "therapy" or "psychotherapy" or "psychological treatment" AND "violence" or "mistreatment" or "domestic violence" or "conjugal violence" AND "women". A total of 1.329 articles were identified and, after application of inclusion and exclusion criteria, 11 remained. These were analyzed from methodological aspects, intervention elements and results achieved. RESULTS: Nine articles reported randomized clinical trials. The interventions focused on symptoms of trauma, anxiety and depression. CONCLUSIONS: The articles stressed the assessment of results. The need was manifest for studies to detail the psychotherapeutic process, mainly in the Brazilian context, to qualify the service networks with evidence-based practices.

Este artículo ha tenido como objetivo realizar una revisión sistemática de la literatura sobre los protocolos de terapia cognitivo-conductual (TCC) para el tratamiento psicológico de las mujeres en situaciones de violencia doméstica. MÉTODO: Se realizó una búsqueda en las bases Scielo, Pepsic, PubMed, PsycINFO, Scopus y Web of Science con los siguientes descriptores: "clinical trial" o "therapy" o "psychotherapy" o "psychological treatment" Y "violence" o "mistreatment" o "domestic violence" o "conjugal violence" Y "women". Se identificaron 1.329 artículos y después de la aplicación de criterios de inclusión y exclusión, se mantuvieron 11 artículos. Estos fueron analizados a partir de aspectos metodológicos, elementos de intervención y los resultados obtenidos. RESULTADOS: Nueve artículos eran ensayos clínicos randomizados. Las intervenciones se han centrado en los síntomas de trauma, ansiedad y depresión. CONCLUSIONES: Los artículos fueran centrados en el resultado de la evaluación. Se identifica la necesidad de estudios que detallen el proceso psicoterapéutico, especialmente en el contexto brasileño, para mejorar las redes de servicios a partir de prácticas basadas en evidencias.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-1002872 LILACS-Express
Autor: Sales, Camila Ferreira; Rocha, Guilherme Massara.
Título: Repetição e contingência na clínica da psicanálise e na arte da performance / Repetition and contingency in the psychoanalytical clinic and in the art of performance / La repetición y la contingencia en el psicoanálisis clínico y en el arte de la performance
Fonte: Psicol. clín;31(1):189-202, Jan.-Apr. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Tanto Freud quanto Lacan deixaram um legado peculiar no que diz respeito à interface entre psicanálise e arte: utilizar o material estético como recurso para pensar a clínica psicanalítica. Nesta, os processos de subjetivação implicam o atravessamento da repetição significante pela pulsão. Lacan nomeia tiquê (τύχη) o retorno do real que incide sobre a repetição de signos (autômaton). De maneira análoga, há na arte - especialmente a contemporânea - um modo de apresentação de temas que não se atêm à categoria do sentido, mas que se abrem para o universo dos afetos e pulsões. O objeto estético, nesse sentido, pode ser pensado como objeto pulsional. A partir de alguns exemplos da obra de Marina Abramovic, artista sérvia que vem sendo descrita como a avó da arte da performance, veremos como isso se articula.

Both Freud and Lacan have left a peculiar legacy concerning the interface between psychoanalysis and art: the use of aesthetic material as a resource for thinking the clinic. Subjectivation processes in the psychoanalytical clinic imply the pulsion to traverse the repetition as a significant. Lacan names Tyche (τύχη) the return of the real that bears on the repetition of signs (automaton). In an analogous way, in art - especially contemporary art - there is a way of presenting themes not bound by the category of meaning, but open to the universe of affections and pulsions. One can think the aesthetic object, in this sense, as a pulsional one. By taking some examples from the work of Marina Abramovic, a Serbian artist who has been described as the grandmother of performance art, we will see how these processes connect.

Tanto Freud como Lacan han dejado un legado único en relación con la interfaz entre el psicoanálisis y el arte: el material estético empleado como recurso para pensar la clínica. En esta clínica, los procesos de subjetivación implican que la pulsión atraviese la repetición, en su papel de significante. Lacan nombra tyche (τύχη) el regreso de lo real que incide sobre la repetición de signos (autómata). De modo semejante, existe en el arte - sobre todo en el arte contemporáneo - una manera de presentar los temas que no se atienen a la categoría de sentido, sino que se abren al mundo de las emociones y de las pulsiones. El objeto estético, en este sentido, se puede considerar como un objeto pulsional. A partir de algunos ejemplos de la obra de Marina Abramovic, artista serbia que viene siendo descrita como la abuela del arte de la performance, vamos a ver cómo esto se articula.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-1002871 LILACS-Express
Autor: Cattapan, Pedro.
Título: Iluminismo e romantismo na formação psicanalítica / Enlightenment and romanticism in psychoanalytical training / Iluminismo y romanticismo en la formación psicoanalítica
Fonte: Psicol. clín;31(1):167-188, Jan.-Apr. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo versa sobre a adoção por parte da International Psychoanalytical Association (IPA) dos modelos de formação disponíveis quando surgiu a necessidade nesta instituição de formar um grande número de psicanalistas. Sustenta-se que seus modos de formação inspiradores foram a escola moderna iluminista e a concepção romântica de formação. Pretende-se demonstrar os efeitos e os problemas destes legados no modelo adotado pela IPA. Para tanto, examinar-se-á a constituição da escola moderna e as alternativas a ela idealizadas pelo Iluminismo; também se estudará de que modo o pensamento estético de Burke e Goethe orientou as bases para se esboçar uma formação romântica. Finalmente, se demonstrará como o tripé da formação psicanalítica evidencia essa herança híbrida: cursos teóricos (como continuação da escola moderna), análise pessoal (e sua herança da formação "de dentro para fora" romântica) e atendimentos supervisionados (onde os dois legados aparecem, indicando qual deles prevalece em determinada instituição de formação).

This paper deals with the adoption by the International Psychoanalytical Association (IPA) of the models of training available when the need to qualify a large number of psychoanalists arose in this institution. One proposes that its inspiring modes of training were the modern school from Enlightenment and the Romantic conception of formation. One intends to show the effects and problems of these legacies in the model adopted by IPA by focusing on the constitution of the modern school and on the alternatives to it idealized by the Enlightenment, and also on how Burke's and Goethe's aesthetic theories guided the foundation for a Romantic formation. Finally, it will be shown how the psychoanalitical training tripod carries this hybrid legacy: theoretical courses (as an extension of the modern school), personal analysis (and its legacy of the Romantic "inside-out" formation) and supervised treatment (where both are present, indicating which legacy is stronger in a given training institution).

Este trabajo versa sobre la adopción por parte de la International Psychoanalytical Association (IPA) de los modelos de formación disponibles cuando surgió la necesidad en esta institución de formar un gran número de psicoanalistas. Se sostiene que los modos de formación que la inspiraron fueron la escuela moderna iluminista y la concepción romántica de formación. Se pretende demostrar los efectos y los problemas de estos legados en el modelo adoptado por la IPA. Para ello, se centrará em la constitución de la escuela moderna y en las alternativas a ella ideadas por la Ilustración; também se estudiará de qué modo el pensamento estético de Burke y Goethe orientó las bases de uma formación romántica. Finalmente, se demostrará cómo el trípode de la formación psicoanalítica evidencia esta herencia híbrida: cursos teóricos (como continuación de la escuela moderna), análisis personal (y su herencia de la formación "de dentro hacia fuera" romántica) y atendimientos supervisados (donde las dos herencias aparecen, pero donde se indica la predominante).
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-1002870 LILACS-Express
Autor: Carvalho Júnior, Antônio Carlos Nunes de; Amparo, Deise Matos do; Nogueira, Raiane Nunes.
Título: O grupo de escuta como um dispositivo clínico em um centro de atenção psicossocial (CAPS II) / The listening group as a clinical device in a psychosocial care center (CAPS II) / El grupo de escucha como un dispositivo clínico en un centro de atención psicosocial (CAPS II)
Fonte: Psicol. clín;31(1):123-143, Jan.-Apr. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir o cuidado em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) por meio do processo de mediação simbólica proporcionado pelo dispositivo do grupo de escuta em seus aspectos relacionados à apropriação subjetiva de experiências excessivas no contexto da fala que se constrói coletivamente no grupo. A metodologia utilizada foi a da pesquisa participante, com inserção do pesquisador nas reuniões do grupo de escuta e coleta dos dados por meio de registros sistematizados, realizados após as reuniões, em diário de campo. Evidenciou-se a importância do grupo no CAPS, tanto como dispositivo clínico e ambiente maleável, espaço de continência e acolhimento para reconhecimento e elaboração de experiências excessivas, angústia e vivências traumáticas, quanto como portador de efeitos traumáticos. Conclui-se que o grupo é fundamental como espaço de escuta e fala no âmbito do CAPS, e que essa atividade precisa ser melhor enquadrada e integrada enquanto dispositivo.

This article aims to discuss care in a Psychosocial Attention Center (CAPS II) through the process of symbolic mediation provided by the listening group device in its aspects related to the subjective appropriation of excessive experiences in the context of speech that is built collectively in the group. Participant research methodology was used, with insertion of the researcher in the meetings of the listening group and data collection through systematized records, made after each meeting, in field diaries. The importance of the group in the CAPS was manifested, both as a clinical device and malleable environment, space of continence and reception for recognition and elaboration of excessive experiences, anguish and traumatic experiences, as well as a bearer of traumatic effects. In conclusion, the group is fundamental as a space for listening and speaking within the scope of the CAPS, and this activity needs to be better framed and integrated as a device.

Este artículo tiene como objetivo discutir el cuidado en un Centro de Atención Psicosocial (CAPS II) a través del proceso de mediación simbólica proporcionado por el dispositivo del grupo de escucha en sus aspectos relacionados a la apropiación subjetiva de experiencias excesivas en el contexto de la habla que se construye colectivamente en el grupo. La metodología utilizada fue la de la investigación participante, con inserción del investigador en las reuniones del grupo de escucha y recolección de los datos por medio de registros sistematizados, realizados posteriormente a las reuniones, en un diario de campo. Se evidenció la importancia del grupo en el CAPS, tanto como dispositivo clínico y ambiente maleable, espacio de continencia y acogida para reconocimiento y elaboración de experiencias excesivas, angustia y vivencias traumáticas, como portador de efectos traumáticos. Se concluye que el grupo es fundamental como espacio de escucha y habla en el ámbito del CAPS, y que esa actividad necesita ser mejor encuadrada e integrada como dispositivo.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-1002869 LILACS-Express
Autor: Lima, Cláudio de Almeida; Soares, Adriana Benevides; Souza, Marisangela Siqueira de.
Título: Treinamento de habilidades sociais para universitários em situações consideradas difíceis no contexto acadêmico / Social skills training for university students in situations considered difficult in the academic context / Formación en habilidades sociales para los universitarios en situaciones consideradas difíciles en el contexto académico
Fonte: Psicol. clín;31(1):95-121, Jan.-Apr. 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Ao ingressar em uma instituição de ensino superior, o aluno vivencia mudanças substanciais no que se refere ao modo de relacionar-se com a aprendizagem, as novas relações interpessoais e as exigências acadêmicas, o que requer dele inúmeros ajustes. A adaptação aos novos amigos, professores e funcionários tem-se mostrado essencial para o bom desempenho acadêmico. O objetivo deste estudo foi realizar e avaliar a eficácia de um Treinamento de Habilidades Sociais (THS) com universitários em seu período inicial na instituição e verificar a relação entre as habilidades sociais e as vivências acadêmicas e os comportamentos sociais acadêmicos. Participaram 11 universitários de instituições públicas e privadas de ensino superior, todos cursando o primeiro ou segundo período da graduação e com idades entre 18 e 25 anos. O THS foi realizado em 12 sessões semanais com duração de 120 minutos cada e desenvolveu temas como falar em público, lidar com autoridade, lidar com críticas, fazer elogios, entre outros. Foram utilizados como instrumentos o Inventário de Habilidades Sociais (IHS), o Questionário de Vivências Acadêmicas na sua versão reduzida (QVA-r) e o Inventário de Comportamentos Sociais Acadêmicos (ICSA), aplicados antes e depois da intervenção. Os resultados apontaram que todos os participantes tiveram ganhos quanto à aquisição de habilidades sociais e que existe relação associativa positiva entre habilidades sociais, vivências acadêmicas e comportamentos sociais acadêmicos.

Upon entering a higher education institution, the student experiences substantial changes in the way he relates to learning, to new interpersonal relationships and to academic demands, which requires him to make numerous adjustments. Adapting to new friends, teachers, and staff has proven to be essential for good academic performance. The purpose of this study was to perform and evaluate the effectiveness of a Social Skills Training (SST) with university students in their initial period in the institution and to assess the relation of social skills to academic experiences and academic social behavior. Eleven university students from public and private institutions of higher education took part, all of them attending the first or second undergraduate period and aged between 18 and 25 years old. The SST was performed in 12 weekly sessions lasting 120 minutes each and developed topics such as speaking in public, dealing with authority, dealing with criticism, offering praise, among others. The Social Skills Inventory (IHS), the Scholarship Questionnaire in its reduced version (QVA-r) and the Inventory of Academic Social Behaviors (ICSA), applied before and after the intervention, were used as instruments. The results showed gains by all the participants in the acquisition of social skills and it was found that there is a positive associative relationship between social skills, academic experiences and academic social behavior.

Al ingresar en una institución de enseñanza superior, el alumno vive cambios sustanciales con respecto al modo de relacionarse con el aprendizaje, a las nuevas relaciones interpersonales y a las exigencias académicas, lo que requiere de él innumerables ajustes. La adaptación a los nuevos amigos, profesores y empleados se ha mostrado esencial para el buen desempeño académico. El objetivo de este estudio fue el de realizar y evaluar la eficacia de un Entrenamiento de Habilidades Sociales (THS) con universitarios en su período inicial en la institución y verificar la relación entre las habilidades sociales y las vivencias académicas y comportamientos sociales académicos. Participaron 11 universitarios de instituciones públicas y privadas de enseñanza superior, todos cursando el primer o segundo período de la graduación y con edad entre 18 y 25 años. El THS se realizó en 12 sesiones semanales con una duración de 120 minutos cada una y desarrolló temas como hablar en público, lidiar con autoridad, lidiar con críticas, hacer elogios, entre otros. Se utilizaron como instrumentos el Inventario de Habilidades Sociales (IHS), el Cuestionario de Vivencias Académicas en su versión reducida (QVA-r) y el Inventario de Comportamientos Sociales Académicos (ICSA), aplicados antes y después de la intervención. Los resultados apuntan que todos los participantes ganaron con respecto a la adquisición de habilidades sociales y que existe relación asociativa positiva entre habilidades sociales, vivencias académicas y comportamientos sociales académicos.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



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