Base de dados : LILACS
Pesquisa : Psicologia Escolar e Educacional - LILACS
Referências encontradas : 673 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 68 ir para página                         

  1 / 673 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955708 LILACS-Express
Autor: Libâneo, Lígia Carvalho; Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto.
Título: A atividade criadora do psicólogo escolar na educação superior / The creative activity of the school psychologist in higher education / La actividad creadora del psicólogo escolar en la educación superior
Fonte: Psicol. esc. educ;22(2):395-401, maio-ago. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão teórica sobre a ação profissional do psicólogo escolar como atividade criadora, contextualizando essas reflexões para a prática desse profissional na educação superior. Partimos das produções vygotskyanas sobre atividade criadora e o suplício da criação, o que nos orientou na busca de referências contemporâneas na perspectiva histórico-cultural sobre a temática proposta por Vygotsky. Refletimos sobre o ato criador do psicólogo escolar que atua na educação superior como necessidade ontológica e como compromisso político de transformação das condições sociais de injustiça e de desigualdade. Questionamos as práticas psicológicas de adaptação e de normatização das pessoas ao processo educativo. Propomos a perspectiva histórica, relacional e dialética como possibilidade de transmutação da leitura e da vivência institucionais em intervenção subjetivo-institucional concreta no transcorrer da própria experiência. Por fim, assumimos a potência coletiva da comunidade acadêmica em planejar, projetar e construir suas próprias condições de existência.

Abstract The objective of this article is to present a theoretical reflection on the professional activities of the school psychologist as a creative activity, contextualizing these reflections for the practice of this professional in higher education. We start from the Vygotskian productions about creative activity and the punishment of creation, which guided us in the search for contemporary references in the historical-cultural perspective on the theme proposed by Vygotsky. We reflect on the creative act of the school psychologist who acts in higher education as an ontological necessity and as a political commitment to transform the social conditions of injustice and inequality. We question the psychological practices of adaptation and normalization of people to the educational process. We propose the historical, relational and dialectical perspective as a possibility of transmutation of institutional reading and experience into concrete subjective-institutional intervention in the course of our own experience. Finally, we assume the collective power of the academic community to plan, design, and build their own conditions of existence.

Resumen En este artículo se tuvo por objetivo presentar una reflexión teórica sobre la acción profesional del psicólogo escolar como actividad creadora, contextualizando esas reflexiones a la práctica de ese profesional en la educación universitaria. Partimos de las producciones vygotskyanas sobre actividad creadora y tormento de la creación, lo que nos orientó en la búsqueda de referencias contemporáneas en la perspectiva histórico-cultural sobre la temática propuesta por Vygotsky. Reflexionamos sobre el acto creador del psicólogo escolar que actúa en la educación universitaria como necesidad ontológica y como compromiso político de transformación de las condiciones sociales de injusticia y de desigualdad. Cuestionamos las prácticas psicológicas de adaptación y de normalización de las personas al proceso educativo. Proponemos la perspectiva histórica, relacional y dialéctica como posibilidad de transmutación de la lectura y de las vivencias institucionales en intervención subjetivo-institucional concreta en el transcurso de la propia experiencia. Por fin, asumimos la potencia colectiva de la comunidad académica en planear, proyectar y construir sus propias condiciones de existencia.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  2 / 673 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955707 LILACS-Express
Autor: Calado, Vânia Aparecida; Campos, Herculano Ricardo.
Título: A formação inicial do pedagogo e o enfrentamento da medicalização na educação / The pedagogue's initial training and the confrontation of the medicalization in education / La formación inicial del pedagogo y el enfrentamiento de la medicalización en la educación
Fonte: Psicol. esc. educ;22(2):435-438, maio-ago. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Estudantes com dificuldades na escolarização têm sido medicalizados, embora a principal causa dessas dificuldades seja deficiências do sistema educacional. Eles são duplamente punidos, com graves reflexos para sua vida escolar e social.Os professores, pela importância na escola,devem receber formação que aborde criticamente a medicalização, desde a formação inicial. Nessa perspectiva, realizou-se atividade pedagógica em disciplina de uma turma de graduação em Pedagogia de universidade de Natal/RN, visando transformar sua compreensão sobre a temática e pensara adoção do brincar como estratégia de enfrentamento do fenômeno. O diagnóstico inicial da compreensão dos estudantes revelou pouca ou nenhuma informação sobre medicalização e restrita compreensão do brincar, limitada à contribuição para a aprendizagem das crianças. A avaliação realizada depois de compartilhar diferentes brincadeiras, leitura de textos, poemas e estudos de casos sobre medicalização na educação revelou que essa mediação pedagógica contribuiu para qualificar a compreensão dos estudantes.

Abstract Students with difficulties in schooling have been medicalized, although the main cause of these difficulties is deficiencies of the educational system. They are doubly punished, with serious reflexes for their school and social life. Teachers, for their importance in school, should receive training that critically addresses medicalization, from initial training. From this perspective, a pedagogical proposal was developed with undergraduate students in Pedagogy at the University of Natal / RN, in the context of theoretical discipline, aiming at transforming their understanding of the theme and thinking about the adoption of play as a coping strategy of the phenomenon. The initial diagnosis of student understanding revealed little or no information about medicalization and restricted understanding of play, limited to the contribution to children's learning. The evaluation after sharing different jokes, reading texts, poems and case studies on medicalization in education revealed that this pedagogical mediation contributed to qualify students' understanding.

Resumen Los estudiantes con dificultades en la escolarización han sido medicalizados, aunque la principal causa de esas dificultades es deficiencias del sistema educativo. Ellos son doblemente castigados, con graves reflejos para su vida escolar y social. Los profesores, por la importancia en la escuela, deben recibir formación que aborde críticamente la medicalización, desde la formación inicial. En esta perspectiva, se realizó una propuesta pedagógica con clase de graduación en Pedagogía de universidad de Natal / RN, en el contexto de disciplina teórica, buscando transformar su comprensión sobre la temática y pensar la adopción del juego como estrategia de enfrentamiento del fenómeno. El diagnóstico inicial de la comprensión de los estudiantes reveló poca o ninguna información sobre medicalización y restringida comprensión del juego, limitada a la contribución al aprendizaje de los niños. La evaluación realizada después de compartir diferentes bromas, lectura de textos, poemas y estudios de casos sobre medicalización en la educación reveló que esa mediación pedagógica contribuyó a calificar la comprensión de los estudiantes.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  3 / 673 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955706 LILACS-Express
Autor: Facci, Marilda Gonçalves Dias; Urt, Sonia da Cunha; Barros, Ana Teresa Fernandes.
Título: Professor readaptado: a precarização do trabalho docente e o adoecimento / Readapted teacher: precariousness of teaching and illness / Professor readaptado: la precarizacion de La labor docente y el enfermarse
Fonte: Psicol. esc. educ;22(2):281-290, maio-ago. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Hoje nos deparamos com vários professores que estão adoecendo e por isso sendo readaptados. Com essa perspectiva, objetivamos neste artigo discutir a relação estabelecida entre a precarização do trabalho e o adoecimento do professor readaptado tendo como fundamento os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Para a discussão da temática, discorreremos sobre as relações do trabalho e, na sequência, trataremos sobre a formação da personalidade e adoecimento, com respaldo nos estudos de A. N. Leontiev. Ilustraremos o artigo com dados de entrevistas efetivadas com 20 professores readaptados, da educação básica. Como resultados, observamos que as exigências que são postas ao trabalhador na atualidade, entre eles o professor, têm provocado estranhamento em relação à atividade docente, uma ruptura entre sentido e significado na prática profissional e, como consequência, o adoecimento. Concluindo, entendemos ser necessário trabalhar em prol da emancipação do professor, a fim de possibilitar o desenvolvimento máximo de suas potencialidades.

Abstract Today we are faced with several teachers who are falling ill and therefore being readapted. With this perspective, we aim in this article to discuss the established relationship between the precariousness of work and the illness of the readapted teacher, based on the assumptions of Historical-Cultural Psychology. For the discussion of the subject, we will discuss the labor relations and, afterwards, we will deal with the formation of personality and illness, with support in the studies of A. Leontiev. We will illustrate the article with data from interviews conducted with 20 readapted teachers of basic education. As a result, we observe that the demands that are placed on the worker at the present time, among them the teacher, have caused estrangement in relation to the teaching activity, a rupture between meaning and meaning in professional practice and, as a consequence, illness. In conclusion, we believe that it is necessary to work towards the emancipation of the teacher, in order to enable the maximum development of his potentialities.

Resumen Hoy día nos deparamos con múltiples profesores que se están enfermando y por eso siendo readaptados. Con esta perspectiva, nuestro objetivo en este artículo fue discutir sobre la relación establecida entre la precarización de la labor y el enfermarse del profesor readaptado, se tuvo como fundamento los presupuestos dela Psicología Histórico-Cultural. Para la discusión de la temática, descorreremos sobre las relaciones de la labor y, en la secuencia, trataremos sobre la formación de la personalidad y el enfermarse, con respaldo en los estudios de A. N. Leontiev. Ilustraremos el artículo con datos de entrevistas realizadas con 20 profesores readaptados, de la educación básica. Como resultados, observamos que las exigencias que son puestas al trabajador en la actualidad, entre ellos el profesor, ha provocado extrañamiento en relación a la actividad docente, una ruptura entre sentido y significado en la práctica profesional y, como consecuencia, el enfermarse. Concluyendo, entendemos ser necesario trabajar en beneficio de la emancipación del profesor, a fin de posibilitar el desarrollo máximo de sus potencialidades.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  4 / 673 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955705 LILACS-Express
Autor: Rodríguez, Silvia Guadalupe Argaez; Echeverría, Rebelín Echeverría; Alamilla, Nancy Marine Evia; Trujillo, Carlos David Carrillo.
Título: Prevención de Factores de Riesgo en Adolescentes: Intervención para Padres y Madres / Prevention of Risk Factors in Adolescents: Intervention for Parents and Mothers / Prevenção de Fatores de Risco em Adolescentes: Intervenção para Pais e Mães
Fonte: Psicol. esc. educ;22(2):259-269, maio-ago. 2018. graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Los adolescentes experimentan diversos cambios, los cuales, en ocasiones, pueden ponerlos en riesgo. El objetivo fue conocer los factores de riesgo a los que están expuestos adolescentes de secundaria en Mérida, Yucatán, para posteriormente analizarlos y proponer acciones de prevención en una intervención dirigida a sus padres y madres. La metodología se basó en la investigación acción participativa, en tres fases. En la primera, el diagnóstico social, participaron 191 alumnos de segundo grado y 2 profesoras. En la segunda y la tercera, intervención y evaluación, participaron 30 madres y 6 padres. Las técnicas fueron encuesta, entrevista, grupo de discusión y técnicas participativas. Los principales factores de riesgo identificados son el bullying, la violencia familiar y el alcoholismo. Los padres y madres manifiestan un genuino interés por formarse y tomar medidas preventivas. Se discute la importancia del contexto social y familiar para favorecer la prevención de dichos factores en la adolescencia.

Abstract Adolescents experience various changes, which can sometimes put them at risk. The objective was to know the risk factors to which high school adolescents are exposed in Mérida, Yucatán, to later analyze those risks and propose prevention actions in an intervention addressed to their parents. The methodology was based on participatory action research, in three phases. In the first, the social diagnosis, 191 second grade students and 2 female teachers participated. In the second and third, intervention and evaluation, 30 mothers and 6 fathers participated. The techniques were survey, interview, discussion group and participatory techniques. The main risk factors identified are bullying, family violence and alcoholism. Parents express a genuine interest in informing themselves and taking preventive measures. The importance of the social and family context to favor or limit these risk factors in adolescence is discussed.

Resumo Os adolescentes experimentam diversas mudanças, as quais, em ocasiões, podem colocá-los em risco. O objetivo foi conhecer os fatores de risco aos que estão expostos - adolescentes do ensino médio em Mérida, Yucatán, para posteriormente analisá-los e propor ações de prevenção em uma intervenção dirigida a seus pais e mães. A metodologia se baseou na investigação ação participativa, em três fases. Na primeira, o diagnóstico social, participaram 191 alunos do ensino médio e duas professoras. Na segunda e na terceira, intervenção e avaliação, participaram 30 mães e seis pais. As técnicas foram questionário, entrevista, grupo de discussão e técnicas participativas. Os principais fatores de risco identificados são o bullying, a violência familiar e o alcoolismo. Os pais e mães manifestaram um genuíno interesse por informar-se e tomar medidas preventivas. Discute-se a importância do contexto social e familiar para favorecer a prevenção dos ditos fatores na adolescência.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  5 / 673 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955704 LILACS-Express
Autor: Freitas, Geisa Rodrigues de; Calais, Sandra Leal; Cardoso, Hugo Ferrari.
Título: Estresse, ansiedade e qualidade de vida em professores: efeitos do relaxamento progressivo / Stress, anxiety and quality of life in teachers: effects of progressive relaxation / Estrés, ansiedad y calidad de vida en profesores: efectos del relajamiento progresivo
Fonte: Psicol. esc. educ;22(2):319-326, maio-ago. 2018. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Estudos indicam presença de sintomas de estresse, ansiedade e baixa qualidade de vida ligada à docência no ensino público; entretanto, poucos são de caráter interventivo. O objetivo desta pesquisa foi investigar os efeitos do Relaxamento Progressivo de Jacobson adaptado por Sandor nas medidas de estresse, ansiedade e qualidade de vida (QV) de professores de escolas públicas. Constituíram a amostra 105 professores de escolas públicas estaduais, divididos em três grupos: intervenção, palestra e passagem de tempo. Utilizou-se comparação pré e pós-teste com os instrumentos ISSL, EVENT, WHOQOL, BAI. No grupo experimental, identificou-se redução significativa (p=0,004) no pós-teste para estresse,e alterações na percepção do estresse no trabalho, ansiedade e QV, sem significância estatística, entretanto, indicando tendência de melhora nos sintomas. Verificou-se que esse relaxamento foi favorável aos professores. Sugerem-se outras investigações de caráter interventivo com docentes, possibilitando-se a ampliação do repertório comportamental de respostas saudáveis frente a estímulos ambientais aversivos.

Abstract Studies indicate the presence of symptoms of stress, anxiety and low quality of life linked to teaching in public education; however, few are of an interventional nature. The objective of this research was to investigate the effects of Jacobson's Progressive Relaxation on the stress, anxiety, and quality of life (QOL) measures of public school teachers. The sample consisted of 105 teachers from state public schools, divided into three groups: intervention, lecture, and passage of time. Pre- and post-test comparison has used with ISSL, EVENT, WHOQOL, BAI instruments. In the experimental group, a significant reduction (p = 0.004) has observed in the post-test for stress, and changes in the perception of work stress, anxiety and QoL, without statistical significance, however, indicating a tendency to improve symptoms. It was found that this relaxation was favorable to teachers. Other investigations of an interventional nature with teachers has suggested, making possible the amplification of the behavioral repertoire of healthy responses to aversive environmental stimuli.

Resumen Estudios indican presencia de síntomas de estrés, ansiedad y baja calidad de vida relacionada a la docencia en la enseñanza pública; sin embargo, pocos son de carácter de intervención. El objetivo de esta investigación fue averiguar los efectos del Relajamiento Progresivo de Jacobson adaptado por Sandor en las medidas de estrés, ansiedad y calidad de vida (QV) de profesores de escuelas públicas. Constituyeron la muestra 105 profesores de escuelas públicas estaduales, divididos en tres grupos: intervención, ponencia y pasaje de tiempo. Se utilizó comparación antes y tras test con los instrumentos ISSL, EVENT, WHOQOL, BAI. En el grupo experimental, se identificó reducción significativa (p=0,004) en el post-test para estrés, y alteraciones en la percepción del estrés en el trabajo, ansiedad y QV, sin significancia estadística, sin embargo, indicando tendencia de mejora en los síntomas. Se verificó que este relajamiento fue favorable a los profesores. Se sugiere otras investigaciones de carácter de intervención con docentes, posibilitándose la ampliación del repertorio comportamental de respuestas saludables frente a estímulos ambientales aversivos.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  6 / 673 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955703 LILACS-Express
Autor: Aguilar, Claudia Carrasco; López, Verónica; Ascorra, Paula; Bilbao, M. Angeles; Olmos, Simoné.
Título: Evaluación Cualitativa de un Sistema de Monitoreo de la Convivencia Escolar / Avaliação Qualitativa de um Sistema de Monitoração da Convivência Escolar / Qualitative evaluation of a System for Monitoring School Climate
Fonte: Psicol. esc. educ;22(2):239-247, maio-ago. 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: Resumen En el marco de un proyecto para el diseño, desarrollo y validación de un sistema de monitoreo de la convivencia escolar, el presente estudio evalúa dicho sistema a partir de los significados construidos por sus usuarios, con el fin de mejorar acciones futuras. Se realizaron 17 entrevistas grupales en15 escuelas, más una entrevista en profundidad a la Coordinadora Comunal de Convivencia Escolar. Resultados: Las escuelas participantes señalan que el sistema de monitoreo destaca por la entrega de información válida, pues permite la toma de decisiones basadas en evidencia logrando complejizar la mirada que las escuelas tienen de sí mismas. Discusiones: Las escuelas colocan en el centro de la mejora escolar a la propia escuela, y destacanque la efectividad sólo es posible si la priorización de necesidades surge del propio colegio.

Abstract As part of a project in which we designed, developed, and validated a monitoring system of school climate, the present study evaluates the system based on the meanings constructed by its users, in order to improve future actions. 17 group interviews in 15 schools, plus an in-depth interview to the Community Coordinator School Coexistence were performed. Results: Participating schools indicate that the highlight of the monitoring system is the delivery of valid information that allow evidence-based decision making processes. This in turn allows schools to construe a more complex view of themselves. Discussions: Schools place, in the center of school improvement, the school itself, and emphasize that effectiveness is only possible if the prioritization of needs arises from the school itself.

Resumo No marco de um projeto para a concepção, desenvolvimento e validação de um sistema de monitoração da convivência escolar, o presente estudo avalia tal sistema a partir dos significados construídos por seus usuários, com o fim de melhorar ações futuras. Foram realizadas 17 entrevistas grupais em15 escolas, mais uma entrevista em profundidade à Coordenadora Comunal de Convivência Escolar. Resultados: As escolas participantes relatam que o sistema de monitoração destaca pela entrega de informação válida, pois permite a tomada de decisões baseadas em evidência logrando problematizar a olhada que as escolas têm de si mesmas. Discussões: As escolas colocam no centro da melhora escolar a própria escola e destacam que a efetividade só é possível se a priorização de necessidades surge do próprio colégio.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  7 / 673 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955702 LILACS-Express
Autor: Martins, Lígia Márcia; Carvalho, Bruna; Dangió, Meire Cristina Santos.
Título: O processo de alfabetização: da pré-história da escrita a escrita simbólica / The literacy process: from the prehistory of writing the symbolic writing / Proceso de alfabetización: de la pre-historia de la escritura a la escritura simbólica
Fonte: Psicol. esc. educ;22(2):337-346, maio-ago. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este artigo focaliza a alfabetização à luz da Psicologia Histórico-Cultural, estabelecendo relações entre a mesma e o desenvolvimento cultural do psiquismo destacando os vínculos existentes entre fala e escrita. Objetiva apresentar elementos que corroborem a compreensão dos processos psíquicos que medeiam a aprendizagem da escrita explorando o trânsito cultural que avança das expressões gráficas primevas, denominadas por Alexander Romanovich Luria como "pré-história da escrita", à escrita simbólica. Haja vista que o legado por este autor confere centralidade aos primórdios do desenvolvimento da escrita, identificamos na literatura histórico-cultural a existência de um hiato no tratamento dispensado, especificamente, à transição entre a pré-história e a escrita simbólica, dado que nos conduz à busca de aclaramentos sobre esta.Fundamentando-se no método materialista histórico-dialético, adotaram-se como procedimentos de pesquisa: análise conceitual do referencial bibliográfico adotado e contraposição da referida análise a dados empíricos advindos de registros de campo de duas professoras alfabetizadoras.

Abstract This article focuses on literacy in the light of Historical-Cultural Psychology, establishing relationships between it and the cultural development of the psyche, highlighting the links between speech and writing. It aims to present elements that corroborate the understanding of the psychic processes that mediate the learning of the writing exploring the cultural traffic that advances from the primeval graphic expressions, denominated by Alexander Romanovich Luria like "prehistory of the writing", to the symbolic writing. Since the legacy of this author confers centrality to the early development of writing, we have identified in the historical-cultural literature the existence of a hiatus in the treatment, specifically, of the transition between prehistory and symbolic writing, since it leads us the search for clarifications about it. Based on the historical-dialectical materialist method, we adopted as research procedures: the conceptual analysis of the bibliographic references adopted and the analysis of empirical data derived from the field records of two literacy teachers.

Resumen En este artículo se focaliza la alfabetización a la luz de la Psicología Histórico-Cultural, estableciendo relaciones entre esta y el desarrollo cultural del psiquismo destacando los vínculos existentes entre el habla y la escritura. Se tiene por objetivo presentar elementos que corroboren a la comprensión de los procesos psíquicos que arbitran el aprendizaje de la escritura explotando el tránsito cultural que avanza de las expresiones gráficas primevas, denominadas por Alexander Romanovich Luria como "pre-historia de la escritura", a la escritura simbólica. Haya vista que el legado por este autor confiere centralidad a los principios del desarrollo de la escritura, identificamos en la literatura histórico-cultural la existencia de un hiato en el tratamiento dispensado, específicamente, a la transición entre la pre-historia y la escritura simbólica, dato que nos conduce a la búsqueda de aclaramientos sobre esta. Fundamentándose en el método materialista histórico-dialéctico, se adoptó como procedimientos de investigación: análisis conceptual del referencial bibliográfico adoptado y contraposición del referido análisis a datos empíricos advenidos de registros de campo de profesoras alfabetizadoras.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  8 / 673 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955701 LILACS-Express
Autor: Vieira, Ana Paula Alves; Leal, Záira Fátima de Rezende Gonzalez; Solovieva, Yulia.
Título: A avaliação psicológica da atividade voluntária a partir da Psicologia Histórico-Cultural: os instrumentos desenvolvidos no México / The psychological evaluation of voluntary activity from Historical-Cultural Psychology: the instruments developed in Mexico / La evaluación psicológica de la actividad voluntaria desde la Psicología Histórico-Cultural: los protocolos desarrollados en México
Fonte: Psicol. esc. educ;22(2):271-280, maio-ago. 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Uma das queixas que chegam ao psicólogo escolar/educacional é referente à falta de controle de comportamento expressa pela criança. Diante disso, cobra-se do profissional a realização de avaliação psicológica para diagnóstico das dificuldades, porém muitas dessas avaliações realizam um diagnóstico de forma que rotula a criança sem, contudo, contribuir para seu desenvolvimento. Considerando que o aparato teórico-metodológico da psicologia histórico-cultural permite a compreensão do desenvolvimento humano como de ordem social, buscamos discutir como o psicólogo poderia avaliar as crianças de uma forma condizente com essa teoria. Dessa forma, este artigo, que é parte de uma dissertação de mestrado, apresenta um instrumento de avaliação psicológica no que se refere à atividade voluntária, desenvolvido pela Maestría en Diagnóstico y Rehabilitación Neuropsicológica (Benemérita Universidad Autónoma de Puebla - Puebla, México) à luz da neuropsicologia e psicologia histórico-cultural. Espera-se instrumentalizar psicólogos escolares/educacionais a enfrentar os crescentes diagnósticos estigmatizantes, bem como auxiliar futuras pesquisas.

Abstract One of the complaints that comes to the school and educational psychologist is about children with issues on controlling their own behavior. For this reason, the professional is charged with performing a psychological assessment to diagnose difficulties, but many of these evaluations carry out a diagnostic in a way that labels the child without, therefore, contributing to its development. Considering that the theoretical-methodological apparatus of historical-cultural psychology allows the understanding of human development as a social order, we discuss how to evaluate children based on this theory. Thus, this article, which is part of a Master thesis, it presents a voluntary activity evaluation instrument developed by the Maestría en Diagnóstico y Rehabilitación Neuropsicológica (Benemérita Universidad Autónoma de Puebla - Puebla, México) from the neuropsychology and historical-cultural psychology. It is expected that the research will contribute to instrumentalize school and educational psychologists to face the increasing diagnostic labels and to support future researches.

Resumen Uno de los problemas, a los que se enfrenta psicólogo escolar/educativo, se refiere a la falta de control del comportamiento expresada en el niño. Así pues, el profesional debe realizar una evaluación psicológica para diagnosticar las dificultades, sin embargo, muchas de esas evaluaciones son realizadas de forma que rotula el niño y no contribuye para su desarrollo. La Psicología Histórico-Cultural permite la comprensión del desarrollo humano de forma social, por eso buscamos discutir como el psicólogo puede realizar evaluaciones desde esa teoría. El presente artículo representa una parte de la tesina de Maestría y tiene como objetivo presentar el protocolo de evaluación psicológica de la actividad voluntaria desarrollado desde la Neuropsicología y Psicología Histórico-Cultural por la Maestría en Diagnóstico y Rehabilitación Neuropsicológica (Benemérita Universidad Autónoma de Puebla - Puebla, México). Se espera compartir las herramientas con psicólogos escolares/educativos, para hacer frente al aumento de los diagnósticos estigmatizados, así como ayudar a futuras investigaciones.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  9 / 673 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955700 LILACS-Express
Autor: Rahal, Gustavo Matheus.
Título: Atenção plena no contexto escolar: benefícios e possibilidades de inserção / Mindfulness in the school context: Benefits and possibilities of integration / Atención plena em el contexto escolar: beneficios y posibilidades de inserción
Fonte: Psicol. esc. educ;22(2):347-358, maio-ago. 2018. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O objetivo deste trabalho é investigar a prática da atenção plena em contexto escolar através da análise de trabalhos publicados sobre o tema. O desenvolvimento de habilidades em atenção plena vem ao encontro das iniciativas que visam trabalhar na escola as capacidades sócioemocionais. A prática da atenção plena já foi correlacionada à sensação de felicidade assim como a divagação mental, seu oposto, correlacionada a maiores níveis de insatisfação pessoal. A metodologia adotada para este artigo foi a pesquisa exploratória com coleta de dados por meio de pesquisa bibliográfica e deste levantamento foram identificados cinco programas distintos de intervenção e os mesmos foram descritos e analisados neste trabalho. Conclui-se destacando que as intervenções pesquisadas são bastante diversas em sua estrutura e temática dos encontros, porém, todas demonstram alguma eficácia. A comparação das intervenções entre si a fim de identificar as mais efetivas tornou-se difícil porque mensuram diferentes constructos usando variados instrumentos de medição.

Abstract The objective of this study is to investigate the practice of mindfulness in a school context through the analysis of published works on the subject. The development of abilities in mindfulness meets the initiatives that aim to work in the school the socio-emotional capacities. The practice of mindfulness hás already been correlated with the feeling of happiness as well as the mental ramification, its opposite, correlated to higher levels of personal dissatisfaction. The methodology adopted for this article was the exploratory research with data collection through bibliographical research and from this survey Five distinct intervention programs were identified and the same were described and analyzed in this work. It concluded that the interventions studied are quite diverse in their structure and thematic of the meetings, but all show some effectiveness. Comparing the interventions with each other to identify the most effective ones has become difficult because they measure different constructs using various measuring instruments.

Resumen El objetivo de este estudio es investigar la práctica de la atención plena en contexto escolar por intermédio del análisis de estudios publicados sobre el tema. El desarrollo de habilidades em atención plena viene al encuentro a iniciativas que visan trabajar em la escuela las capacidades socio-emocionales. La práctica de la atención plena ya fue correlacionada la sensación de felicidad, así como la divagación mental, su opuesto, correlacionada a mayores niveles de insatisfacción personal. La metodología adoptada para este artículo fue la investigación exploratória com recolecta de datos por intermedio de investigación bibliográfica y de este levantamiento fueron identificados cinco programas distintos de intervención y estos fueron descritos y analizados en este estudio. Se concluye destacando que las intervenciones investigados son bastante diversas em su estructura y temáticas de los encuentros, sin embargo, todas demuestran alguna eficacia. La comparación de las intervenciones entre sí a fin de identificar las más efectivas se volvió difícil porque mensurar diferentes constructos usando variados instrumentos de medición.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  10 / 673 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955699 LILACS-Express
Autor: Lima, Cárita Portilho de; Sekkel, Marie Claire.
Título: A promoção da atividade de estudo: repercussões para a organização do ensino / The promotion of the study activity: repercussions for the organization of education / Promoción de la actividad de estudio: repercusiones para la organización de la enseñanza
Fonte: Psicol. esc. educ;22(2):403-411, maio-ago. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Com o intuito de contribuir para os debates relacionados à organização do ensino no contexto do ensino fundamental, este artigo apresenta uma análise teórica a respeito da atividade de estudo com vistas a nortear tanto a atividade de ensino como a intervenção do psicólogo escolar neste nível de ensino. A pertinência dessa discussão está vinculada à tese que a Educação deve assumir como um de seus princípios orientadores a promoção da atividade principal de cada período de vida dos estudantes. Esta tese baseia-se na concepção de que a atividade principal é aquela que possibilita as mudanças psicológicas essenciais na personalidade do sujeito em determinado período de sua vida e que, portanto, deve ser entendida como um critério para a organização de um ensino escolar que se aproxime de uma perspectiva humanizadora e emancipatória, pois passa a considerar as especificidades e necessidades de cada período do desenvolvimento humano como um dos fios condutores de suas ações.

Abstract In order to contribute to the debates related to the organization of teaching in the context of primary education, this article presents a theoretical analysis regarding the activity of study with a view to orienting both the teaching activity and the intervention of the school psychologist in this level of teaching. The pertinence of this discussion is linked to thesis that Education must assume as one of its guiding principles, the promotion of the main activity of each period of students life. This thesis is based on't the conception that the main activity is that which enables the essential psychological changes in the personality of the subject in a certain period of his life and that, therefore, should be understood as a criterion for the organization of a school teaching that is approached from a humanizing and emancipatory perspective, since it begins to consider the specificities and needs of each period of human development as one of the guiding threads of its actions.

Resumen Con el objetivo de contribuir para los debates relacionados a la organización de la enseñanza en el contexto de la enseñanza primaria, en este artículo se presenta un análisis teórico a respeto de la actividad de estudio con objetivode nortear tanto la actividad de enseñanza como la intervención del psicólogo escolar en ese nivel de enseñanza. La pertinencia de esa discusión está vinculada a la tesis que la Educación debe asumir como uno de sus principios orientadores de la promoción de la actividad principal de cada período de vida de los estudiantes. Esta tesis se basa en la concepción de que la actividad principal es aquella que posibilita los cambios psicológicos esenciales en la personalidad del sujeto en determinado período de su vida y que, por lo tanto, debe ser entendida como un criterio para la organización de una enseñanza escolar que se acerque de una perspectiva de humanización y libertadora, pues pasa a considerar las especificidades y necesidades de cada período del desarrollo humano como uno de los hilos conductores de sus acciones.
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 68 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde