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Pesquisa : Psicologia Escolar e Educacional - LILACS
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Id: biblio-1040868
Autor: Yacoman, Macarena; Diaz, Claudio.
Título: Utilização do Inglês Oral na Aprendizagem Baseada em Projetos / Utilización del Inglés Oral en el Aprendizaje Basado en Proyectos / Use of Oral English in Project Based Learning
Fonte: Psicol. esc. educ;23:e185835, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo centra-se no uso de tarefas orais para desenvolver a vontade de comunicação dos alunos na Aprendizagem Baseada em Projetos. Os participantes foram 31 alunos da 10ª série de uma escola particular no Chile. Os dados desta pesquisa foram coletados através de aulas gravadas por áudio e uma escala de classificação de percepção. Os resultados mostram que, sempre que os alunos foram expostos a tarefas orais específicas, eles usaram o inglês com mais frequência para solicitar informações, em oposição ao L1, espanhol. Os alunos também se inclinam a dar mais informações em inglês ao responder a perguntas de sim/não, em oposição a perguntas de conteúdo de respostas completas. Além disso, os alunos usaram sua L1 poucas vezes; no entanto, o espanhol ainda era usado quando o professor não estava monitorando as tarefas. O estudo também revelou que os estudantes perceberam que usavam o inglês em diferentes frequências para diferentes funções do idioma.

Este estudio se centra en el uso de tareas orales para desarrollar las ganas de comunicación de los alumnos en el Aprendizaje Basada en Proyectos. Los participantes eran treinta y un alumnos de la 10º grado de una escuela particular en Chile. Se recolectaron los datos de esa investigación por intermedio de clases grabadas por audio y una escala de clasificación de percepción. Los resultados apuntan que, siempre que los alumnos fueron expuestos a tareas orales específicas, ellos usaron el inglés con más frecuencia para solicitar información, en oposición al L1, español. Los alumnos también se inclinan a dar más información en inglés al contestar preguntas del tipo sí/no, en oposición a preguntas de contenido de respuestas completas. Además, los alumnos usaron su L1 pocas veces; sin embargo, el español aún era usado cuando el profesor no estaba monitoreando las tareas. El estudio también apuntó a que los estudiantes percibieron que usaban el inglés en distintas frecuencias para diferentes funciones del idioma.

This study focuses on the use of oral tasks to develop students' willingness to communicate (WTC) under a Project Based Learning (PBL) approach. The participants were thirty-one 10th graders from a private school in Chile. The data of this research was collected through audio-recorded lessons and a students' perception rating scale. The findings show that whenever the students were exposed to specific oral tasks, they used English more frequently to ask for information, as opposed to their L1, Spanish. The students also inclined to give more information in English when answering yes/no questions, as opposed to wh- questions. Moreover, the students used their L1 very few times; however, Spanish was still used when the teacher was not monitoring the tasks. The study also revealed that the students perceived they used English in different frequencies for different language functions.
Descritores: Ensino
Projetos
Aprendizagem
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Id: biblio-1040867
Autor: Silva, Soraya Sousa Gomes Teles; Guzzo, Raquel Souza Lobo.
Título: Escola, Família e Psicologia: Diferentes Sentidos da Violência no Ensino Fundamental / Escuela, familia y psicología: diferentes sentidos de la violencia en la enseñanza primaria / School, Family, and Psychology: Different Senses of Violence in Elementary Education
Fonte: Psicol. esc. educ;23:e189983, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo visa conhecer o que professores de escola pública de ensino fundamental e as famílias dos estudantes entendem sobre violência. Como fontes de informações utilizaram-se: questionário com os professores e entrevistas com as famílias. Esses instrumentos possibilitaram compreender os sentidos e significados dado a violência, por meio das perguntas: 1) "O que é violência? "; 2) "Você já viveu e o que sentiu em uma situação de violência? "; 3) "Quais ações de encaminhamentos nesta situação de violência? ". Os resultados foram analisados pela Metodologia Construtiva-Interpretativa buscando-se entender o processo de tomada de consciência por três dimensões: pensar, sentir e agir. As famílias apresentaram a violência apontando os tipos de manifestação, perpassando a própria história de vida, apresentando uma (re)produção ideologicamente naturalizada. A escola percebeu a violência como ação direcionada ao outro, instrumentalizada e tipificada. Diante disso, pela perspectiva da Psicologia Crítica percebemos uma desarticulação dos sentidos atribuídos à violência, entre a escola e a família, desfavorecendo o processo de desenvolvimento integral da criança e adolescente e a tomada de consciência.

Este artigo tiene por objetivo conocer lo que profesores de escuela pública de enseñanza primaria y las familias de los estudiantes entienden sobre violencia. Como fuentes de informaciones se utilizó: cuestionario con los profesores y entrevistas con las familias. Esos instrumentos posibilitaron comprender los sentidos y significados dado a la violencia, por intermedio de las preguntas: 1) "¿Lo que es violencia?"; 2) "¿Usted ya vivió y lo que sintió en una situación de violencia?"; 3)"¿Cuáles acciones de encaminamientos en esta situación de violencia?". Se analizó los resultados por la Metodología Constructiva-Interpretativa y se buscó entender el proceso de toma de consciencia por tres dimensiones: pensar, sentir y actuar. Las familias presentaron la violencia apuntando los tipos de manifestación, creando la propia historia de vida, presentando una (re)producción ideológicamente naturalizada. La escuela percibió la violencia como acción direccionada al otro, instrumentalizada y tipificada. Delante de esto, por la perspectiva de la Psicología Crítica percibimos una desarticulación a los sentidos atribuidos a la violencia, entre escuela y familia, desfavoreciendo el proceso de desarrollo integral del niño y adolescente y la toma de consciencia.

This article aims to know what teachers of public elementary school and student families understand about violence. As sources of information had used: questionnaire with teachers and interviews with families. These instruments made it possible to understand the meanings and meanings given to violence through the questions: 1) "What is violence?" 2) "Have you ever lived and what did you feel in a situation of violence?"; 3) "What actions of referrals in this situation of violence?". Constructive-Interpretative Methodology analyzed the results and the process of awareness had sought through three dimensions: thinking, feeling and acting. The families presented the violence pointing out the types of manifestation, passing through their own life history, presenting an ideologically naturalized (re) production. The school perceived violence as directed action to the other, as an instrument and typified. Given this, from the perspective of Critical Psychology we perceive a disarticulation of the meanings attributed to violence, between school and family, disfavouring the process of integral development of children and adolescents and awareness.
Descritores: Psicologia
Violência
Família
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Id: lil-796248
Autor: Possato, Beatris Cristina; Rodríguez-Hidalgo, Antonio J; Ortega-Ruiz, Rosario; Zan, Dirce Djanira Pacheco.
Título: O mediador de conflitos escolares: experiências na América do Sul / The mediator of school conflicts: experiences in South America / El mediador de conflictos escolares: experiencias en América del Sur
Fonte: Psicol. esc. educ;20(2):357-366, mai.-ago. 2016.
Idioma: pt.
Projeto: CAPES.
Resumo: Este artigo discute a mediação de conflitos, como forma para amenizar as violências escolares, que nasce nos meios jurídicos nos Estados Unidos, difunde-se pela Europa e posteriormente pela América do Sul, inclusive no Brasil. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, buscando documentos oficiais, investigações e livros publicados sobre essas experiências em diversos países. Há uma expansão de programas e projetos que utilizam a mediação de conflitos ao longo da última década nos países da América do Sul. Analisando esses programas podemos perceber que há muito investimento nesse tipo de estratégia, que é apenas uma entre outras para auxiliar as escolas com a problemática da violência. Mesmo assim, a mediação de conflitos torna-se elemento central dos programas educacionais. Para definir-se a melhor atuação em determinada sociedade ou realidade escolar seria necessária uma investigação extensa para avaliar a melhor estratégia, porém, a mediação de conflitos vem expandindo-se cada vez mais, indiscriminadamente.

This article discusses the conflict mediation as a way to ease the school violence, that was born in legal circles in the United States, diffuses through Europe and later in South America, including Brazil. The literature search was conducted, seeking official documents, investigations and books published on these experiences in different countries. There is an expansion of programs and projects that use the mediation of conflicts over the past decade in the countries of South America. By analyzing these programs it was possible to notice that there is a lot of investment in this type of strategy, which is only one among others to assist schools with the problem of violence. Nevertheless, conflict mediation becomes the central element of the educational programs. To set up the best performance in a given society or school reality would be an extensive research needed to assess what would be the best strategy, however, conflict mediation is expanding increasingly indiscriminately.

Este artículo discute la mediación de conflictos, como forma para amenizar las violencias escolares, que nace en los medios jurídicos en los Estados Unidos, se difunde por Europa y posteriormente por América del Sur, incluso en Brasil. Se realizó una investigación bibliográfica, buscando documentos oficiales, investigaciones en libros publicados sobre esas experiencias en diversos países. Hay una expansión de programas y proyectos que utilizan la mediación de conflictos a lo largo de la última década en los países de América del Sur. Analizando esos programas podemos percibir que hay mucha inversión en ese tipo de estrategia, que es sólo una entre otras para auxiliar las escuelas con la problemática de la violencia. Aun así, la mediación de conflictos se vuelve elemento central de los programas educacionales. Para definirse la mejor actuación en determinada sociedad o realidad escolar sería necesaria una investigación extensa para evaluar la mejor estrategia, pero, la mediación de conflictos viene expandiéndose cada vez más, indiscriminadamente.
Descritores: Violência
Negociação
Conflito (Psicologia)
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Id: biblio-895831
Autor: Poker, Rosimar Bortolini; Valentim, Fernanda Oscar Dourado; Garla, Isadora Almeida.
Título: Inclusão no ensino superior: a percepção de docentes de uma instituição pública do interior do estado de São Paulo / Inclusion in higher education: the perception of teachers of a public institution in the interior of the state of São Paulo / Inclusión en la enseñanza universitaria: percepción de docentes de una institución pública del interior del estado de São Paulo
Fonte: Psicol. esc. educ;22(spe):127-134, 2018.
Idioma: pt.
Projeto: Obeduc; . Capes.
Resumo: Na última década, o movimento da educação inclusiva alcançou o ensino superior e exigiu mudanças em suas condições de acesso e de permanência. Nesse contexto, a pesquisa buscou investigar e analisar a percepção de docentes de uma universidade sobre o processo de inclusão de alunos com deficiência. Foram considerados fatores que poderiam interferir na sua percepção, tais como contato com aluno com deficiência, atitudes tomadas na sala de aula, conhecimento sobre inclusão e, também, o suporte e apoios oferecidos pela instituição. Teve como base o estudo de caso dos docentes da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Unesp, Campus de Marília/SP. Os dados coletados a partir de um questionário indicaram que os docentes têm uma percepção favorável quanto ao processo de inclusão; entretanto, reconhecem que suas atitudes são falhas e sua formação na área é incipiente, o que os leva a sentir insegurança e despreparo. A instituição também foi foco de críticas pelos professores.

In the last decade, the inclusive education movement has reached higher education and demanded changes in its conditions of access and permanence. In this context, the research sought to investigate and analyze the perception of university teachers about the inclusion process of students with disabilities. It was considered factors that could interfere with their perception, such as contact with students with disabilities, attitudes have taken in the classroom, knowledge about inclusion and also the support and support offered by the institution. It was based on the case study of the professors of the Faculty of Philosophy and Sciences (FFC), Unesp, Marília Campus / SP. The data collected from a questionnaire indicated that teachers have a favorable perception regarding the inclusion process; however, they recognize that their attitudes are flawed and their training in the area is incipient, which leads them to feel insecure and unprepared. The institution was also the focus of criticism by teachers.

En la última década, el movimiento de la educación inclusiva alcanzó la enseñanza universitaria y exigió cambios en sus condiciones de acceso y de permanencia. En ese contexto, la investigación ha buscado indagar y analizar la percepción de docentes de una universidad sobre el proceso de inclusión de alumnos con deficiencia. Se consideró factores que podrían interferir en su percepción, tales como contacto con alumno con deficiencia, actitudes adoptadas en la sala de clase, conocimiento sobre inclusión y, también, el soporte y apoyos ofrecidos por la institución. Se tuvo como base el estudio de caso de los docentes de la Facultad de Filosofía y Ciencias (FFC), Unesp, Campus de Marília/SP. Los datos recolectados a partir de un cuestionario indicaron que los docentes tienen una percepción favorable cuanto al proceso de inclusión; sin embargo, reconocen que sus actitudes son fallas y su formación en el área es incipiente, lo que los lleva a sentir inseguridad y falta de preparación. La institución también fue enfoque de críticas por los profesores.
Descritores: Inclusão Educacional
Pessoas com Deficiência
Instituições de Ensino Superior
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


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Id: biblio-895828
Autor: Gómez, Andrea Jimena Viera; Fernández, Yliana Zeballos.
Título: Políticas de inclusión educativa en la universidad pública uruguaya / Educational inclusion policies at uruguayan public university / Políticas de inclusão educativa na universidade pública uruguaia
Fonte: Psicol. esc. educ;22(spe):97-104, 2018.
Idioma: es.
Projeto: OBEDUC/CAPES.
Resumo: Este artículo tiene por finalidad presentar resultados del relevamiento documental y bibliográfico sobre políticas de inclusión educativa de personas con discapacidad en la Educación Superior pública uruguaya, específicamente en la Universidad de la República. Se realizó un estudio documental a partir del relevamiento y análisis de la legislación vinculada a la inclusión de personas con discapacidad en la Educación Superior pública uruguaya. Se recopiló documentación oficial correspondiente a la normativa de Estado así como otros documentos universitarios. Se integran en el análisis otros artículos y textos académicos que permiten ampliar la discusión en relación con esta temática. De los resultados obtenidos a través de esta primera aproximación, observamos la limitada producción de documentos que abordan la problemática de la inclusión educativa de las personas en situación de discapacidad en la Educación Superior pública en Uruguay.

This article aims to present results of the documentary and bibliographic survey on policies of educational inclusion of persons with disabilities in Uruguayan public higher education, specifically at the Universidad de la República. A documentary study was carried out based on the survey and analysis of the legislation related to the inclusion of persons with disabilities in Uruguayan public higher education. Official documentation corresponding to State regulations and other university documents were compiled. Other articles and academic texts are integrated in the analysis that allow to broaden the discussion in relation to this subject. From the results obtained through this first approximation, we observe the limited production of documents that address the issue of the educational inclusion of people with disabilities in public higher education in Uruguay.

Este artigo tem por objetivo apresentar resultados do levantamento documental e bibliográfico sobre políticas de inclusão educativa de pessoas com deficiência na Educação Superior pública uruguaia, especificamente na Universidade de la República. Realizou-se um estudo documental a partir do levantamento e análise da legislação vinculada à inclusão de pessoas com deficiência na Educação Superior pública uruguaia. Coletou-se documentação oficial correspondente à normativa de Estado assim como outros documentos universitários. Integraram-se na análise outros artigos e textos acadêmicos que permitem ampliar a discussão em relação com esta temática. Dos resultados obtidos por meio desta primeira aproximação, observamos a limitada produção de documentos que abordam a problemática da inclusão educativa das pessoas em situação de deficiência na Educação Superior pública no Uruguai.
Descritores: Pessoas com Deficiência
Educação Superior
Política de Educação Superior
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
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Id: biblio-895827
Autor: Nozu, Washington Cesar Shoiti; Bruno, Marilda Moraes Garcia; Cabral, Leonardo Santos Amâncio.
Título: Inclusão no Ensino Superior: políticas e práticas na Universidade Federal da Grande Dourados / Inclusion in Higher Education: policies and practices at the Federal University of Grande Dourados / Inclusión en la enseñanza superior: políticas y prácticas en la universidad federal de la Gran Dourados
Fonte: Psicol. esc. educ;22(spe):105-113, 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: OBEDUC/CAPES.
Resumo: Considerando os desdobramentos da proposta de inclusão no âmbito do Ensino Superior, este trabalho objetiva investigar as ações da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) voltadas, nos últimos 10 anos, aos acadêmicos tidos como Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Sob a abordagem do estudo de caso exploratório, de caráter descritivo, os dados da pesquisa evidenciam políticas, práticas organizacionais e estratégias, aqui apresentadas e discutidas em três eixos temáticos: a) Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão; b) Serviços ofertados ao PAEE; c) Inclusão na UFGD: desafios e perspectivas. Os resultados alcançados reforçam, no microcontexto investigado, a necessidade contínua de uma responsabilidade compartilhada, coletiva e colaborativa, no sentido de desalojar as mais diversas barreiras que se interpõem, quotidianamente, no percurso de estudantes universitários com necessidades educacionais específicas.

Considering the implications of the proposal for inclusion in Higher Education, this work aims to investigate the actions of the Federal University of Grande Dourados (UFGD), which have been focused in the last 10 years on the Academic Special Education Target (PAEE). Under the descriptive exploratory case study approach, the research data show policies, organizational practices and strategies, presented and discussed here in three thematic axes: a) Teaching, Research and Extension Actions; b) Services offered to PAEE; c) Inclusion in the UFGD: challenges and perspectives. The results achieved reinforce, in the microcontext investigated, the continuing need for a shared, collective and collaborative responsibility, in order to dislodge the most diverse barriers that are interposed, daily, in the course of university students with specific educational needs.

Considerando los desdoblamientos de la propuesta de inclusión en el ámbito de la Enseñanza Superior, en este estudio se tiene el objetivo de investigar las acciones de la Universidad Federal de la Gran Dourados (UFGD) volcadas, en los últimos 10 años, a los académicos considerados como Público-Objetivo de la Educación Especial (PAEE). Bajo el abordaje del estudio de caso exploratorio, de carácter descriptivo, los datos de la investigación evidencian políticas, prácticas organizacionales y estrategias, aquí presentadas y discutidas en tres ejes temáticos: a) Acciones de Enseñanza, Pesquisa y Extensión; b) Servicios ofrecidos al PAEE; c) Inclusión en la UFGD: desafíos y perspectivas. Los resultados alcanzados refuerzan, en el micro-contexto investigado, la necesidad continua de una responsabilidad compartida, colectiva y colaborativa, en el sentido de desalojar las más diversos obstáculos que se interponen, cotidianamente, en el recorrido de estudiantes universitarios con necesidades educacionales específicas.
Descritores: Inclusão Educacional
Educação Superior
Educação Especial
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


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Id: biblio-895825
Autor: Anache, Alexandra Ayach; Cavalcante, Lysa Duarte.
Título: Análise das condições de permanência do estudante com deficiência na Educação Superior / Analysis the conditions of the permanence of academics with disabilities in higher education / Análisis de las condiciones de permanencia del estudiante con discapacidad en la educación universitaria
Fonte: Psicol. esc. educ;22(spe):115-125, 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: UNESP; . OBEDUC; . CAPES.
Resumo: Considerando que nos últimos quinze anos houve a ampliação do acesso de estudantes com deficiência na educação superior, torna-se necessário que se efetivem políticas institucionais que visem promover a acessibilidade. O objetivo deste trabalho foi analisar as condições de permanência de acadêmicos com deficiência, em cursos de educação superior de uma instituição federal. A metodologia empregada foi de natureza exploratória, aproximando-se da técnica de estudo de caso. Os procedimentos adotados previram a análise dos conteúdos dos documentos institucionais e a realização de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa foi desenvolvida em uma universidade pública, coma participação de 11 acadêmicos com deficiência e 11 diretores de unidades. A análise dos conteúdos das informações coletadas permite concluir que, conquanto se tenham alcançado alguns avanços para tornar a universidade mais acessível aos estudantes, ainda se evidencia a necessidade de investimentos em infraestrutura, em mudança de concepção do currículo, na formação dos professores e demais profissionais, na produção e veiculação de informações para disseminar a cultura da educação inclusiva, de modo a tornarem viáveis as condições para que os estudantes com deficiência concluam com êxito os seus cursos de educação superior.

Considering that in the last fifteen years there has been an increase in the access of students with disabilities to higher education, it is necessary to implement institutional policies aimed at promoting accessibility. The objective of this study was to analyze the conditions of the permanence of academics with disabilities in higher education courses of a federal institution. The methodology used was exploratory in nature, approaching the case study technique. The procedures adopted foreseen the analysis of the contents of the institutional documents and the accomplishment of semistructured interviews. The research was developed in a public university, with the participation of 11 academics with disabilities and 11 directors of units. The analysis of the contents of the collected information allows to conclude that, although some advances have been made to make the university more accessible to the students, it is still evident the need of investments in infrastructure, in change of curriculum conception, in the training of teachers and other professionals , in the production and dissemination of information to disseminate the culture of inclusive education, so as to make feasible the conditions for students with disabilities to successfully complete their higher education courses.

Considerando que en los últimos quince años hubo la expansión del acceso de estudiantes con discapacidad en la educación universitaria, se vuelve necesario que se efectivice políticas institucionales que persigan promover la accesibilidad. El objetivo de este estudio fue analizar las condiciones de permanencia de académicos con discapacidad, en cursos de educación universitaria de una institución federal. Se empleó la metodología de naturaleza exploratoria, acercándose de la técnica de estudio de caso. Los procedimientos adoptados previeron el análisis de los contenidos de los documentos institucionales y la realización de entrevistas semiestructuradas. Se desarrolló la investigación en una universidad pública, con la participación de 11 académicos con discapacidad y 11 directores de unidades. El análisis de los contenidos de las informaciones recolectadas permite concluir que, aunque se tengan alcanzado algunos avances para volver la universidad más accesible a los estudiantes, aun se evidencia la necesidad de inversiones en infraestructura, en cambios de concepción del currículo, en la formación de los profesores y demás profesionales, en la producción y vinculación de informaciones para diseminar la cultura de la educación inclusiva, de modo a volver viables las condiciones para que los estudiantes con discapacidad concluyan con éxito sus cursos de educación universitaria.
Descritores: Evasão Escolar
Inclusão Educacional
Educação Superior
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


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Id: biblio-1040866 LILACS-Express
Autor: Gutiérrez, Melchor; Tomás, José Manuel; Gómez, Antoni; Moll, Adrián.
Título: Clima motivacional, satisfacción, compromiso y éxito académico en estudiantes angoleños y dominicanos / Clima motivacional, satisfação, engajamento e sucesso acadêmico em estudantes angolanos e dominicanos / Motivational climate, satisfaction, engagement, and academic success in Angolan and Dominican students
Fonte: Psicol. esc. educ;23:e188764, 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: Resumen El objetivo fue triple: validar las versiones portuguesa y española de la Escala de Orientación y Clima Motivacional (MOC), evaluar la invarianza métrica en muestras de estudiantes dominicanos y angoleños, y estudiar las relaciones de las orientaciones y climas motivacionales con aspectos educativos relevantes. Participaron 2302 estudiantes dominicanos y 2028 angoleños de 14 a 18 años. Mediante Análisis Factorial Confirmatorio se comprobó que las cuatro dimensiones hipotetizadas del MOC se ajustaban bien a los datos de ambas muestras. Los resultados más relevantes mostraron que las percepciones de los estudiantes sobre el clima de maestría se relacionaron positivamente con el compromiso escolar y el éxito académico en ambas muestras, mientras que las percepciones del clima de ejecución se relacionaron negativamente con estas variables escolares. Los resultados se discuten en el marco de la teoría de las metas de logro (TML) y en relación con las implicaciones para la práctica educativa.

Resumo O objetivo do estudo foi triplo: validar as versões em português e espanhol da Escala de Orientação e Clima Motivacional (MOC); avaliar a sua invariância métrica em amostras de estudantes dominicanos e angolanos; e estudar as relações das orientações e climas motivacionais com os aspectos educacionais relevantes. Participaram 2.302 estudantes dominicanos e 2.028 angolanos, de 14 a 18 anos. A Análise Fatorial Confirmatória mostrou que as quatro dimensões da hipótese do MOC se ajustaram bem aos dados de ambas as amostras. Os resultados mais relevantes mostraram que as percepções dos alunos sobre o clima de ensino estavam positivamente relacionadas ao engajamento escolar e ao sucesso acadêmico em ambas as amostras, enquanto as percepções do clima de desempenho estavam negativamente relacionadas com ditas variáveis. Os resultados são discutidos no âmbito da teoria das metas de realização e com relação às implicações para a prática educacional.

Abstract The aim was threefold: to validate the Portuguese and Spanish versions of the Motivational Orientation and Climate Scale (MOC), to test for measurement invariance across large Dominican and Angolan students' samples, and to study the relationships of motivational orientations and climates with relevant educational outcomes. Participants were 2302 Dominican and 2028 Angolan students from 14 to 18 years old. Confirmatory Factor Analyses were used to study factorial structure of the MOC. Main results showed that the hypothesized four dimensions fitted the data from both samples well. Regarding the relationships analyzed, the most relevant results shown that students' perceptions of mastery class climate was positively related with school engagement and academic success in both Dominican and Angolan samples, while perceptions of performance class climate was negatively related to these school variables. Results are discussed within the achievement goal framework and in regard to the implications for educational practices.
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1040865 LILACS-Express
Autor: Hamann, Cristiano; Consoni, Mariana; Alcântara, Renata; Gamalho, Andressa; Dipp, Renata Plácido.
Título: Consultoria em Psicologia Escolar: Relato de Experiência em Curso Pré-Vestibular / Asesoría en psicología escolar: relato de experiencia en curso pre-selectividad / Consultancy in School Psychology: Experience Report in Preparation Course for College Admission Exam
Fonte: Psicol. esc. educ;23:e188505, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Neste trabalho busca-se refletir sobre uma pesquisa/intervenção realizada em um Curso Pré-Vestibular, através de uma proposta de Consultoria Escolar vinculada a um Serviço Escola de Psicologia. A Consultoria tem como prerrogativa instrumentalizar as escolas criando dispositivos para minorar os problemas existentes, estimulando um espaço de prevenção e promoção de saúde mental descentrada de alguns dos cânones tradicionais em Psicologia Escolar e Educacional. Procurou-se, no presente estudo, elaborar tanto um movimento de intervenção como de pesquisa, seguindo como pressuposto metodológico a etnografia. Em termos de resultados vemos que um dos maiores entraves para o processo de implementação de estratégias de promoção de saúde foi a perspectiva da Psicologia enquanto sustentáculo de demandas exclusivamente clínicas. Nesse sentido, se operou tendo em vista a desconstrução dessa noção - o que envolveu confrontar tradicionais visões do aluno problema e do atendimento individual psicológico que se acoplava nessa perspectiva de setting tradicional.

Resumen En este estudio se busca reflexionar sobre una investigación/intervención realizada en un Curso Pre-Selectividad, por intermedio de una propuesta de Asesoría Escolar vinculada a un Servicio Escuela de Psicología. La Asesoría tiene como prerrogativa instrumentalizar las escuelas creando dispositivos para disminuir los problemas existentes, estimulando un espacio de prevención y promoción de salud mental descentrada de algunos de los patrones tradicionales en Psicología Escolar y Educacional. De modo a elaborar un movimiento de intervención y de investigación, se eligió como presupuesto metodológico, en este estúdio, la perspectiva etnográfica. En términos de resultados se nota que uno de los mayores obstáculos para el proceso de implementación de estrategias de promoción de salud fue la perspectiva de la Psicología como sustentáculo de demandas exclusivamente clínicas. En este sentido, se actuó teniendo en vista la desconstrucción de esa noción - lo que abarcó confrontar tradicionales visiones del alumno problema y de la atención individual psicológica que se acoplaba en esa perspectiva de setting tradicional.

Abstract In this study we sought to reflect on a research/intervention carried out in a Preparation Course for College Admission Exam, through a proposal of School Consulting linked to a Psychology School Service. The Consultancy's prerogative is to instrumentalize schools by creating devices to alleviate existing problems, stimulating a space for prevention and promotion of decentralized mental health of some of the traditional canons in School and Educational Psychology. In the present study, we sought to elaborate both an intervention and a research movement, following ethnography as a methodological assumption. In terms of results, it was possible to notice that one of the major obstacles to the process of implementing health promotion strategies was the perspective of Psychology as the basis of exclusively clinical demands. In this sense, it was operated in view of the deconstruction of this notion - which involved confronting traditional visions of the problem student and the individual psychological care that was coupled in this traditional setting perspective.
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1040864 LILACS-Express
Autor: Vectore, Celia; Tormin, Malba Cunha; Silva, Ana Caroline Dias; Silva, Isis Graziele da; Piccolo, Patrícia Alves Dal; Pavanin, Thaís Vectore.
Título: Linguagem musical em instituições infantis: avaliação de duas propostas para formação docente / Lenguaje musical en instituciones infantiles: evaluación de dos propuestas para formación docente / Musical language in institutions of child education: assessment of two proposals for teacher formation
Fonte: Psicol. esc. educ;23:e189263, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Trata-se de dois estudos visando avaliar duas propostas de intervenção utilizando a linguagem musical na formação de professores de Educação Infantil. As intervenções ocorreram em instituições infantis públicas, de cidades e metodologias distintas, porém com o objetivo de qualificar o desenvolvimento da linguagem musical das crianças, simultaneamente à complementação da formação inicial do professor com os conhecimentos pertinentes. O Estudo 1 se deu pela criação e aplicação de um material psicopedagógico, organizado num programa de formação, acrescido do acompanhamento individual das professoras. Para o Estudo 2 elaborou-se um programa baseado na Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon, que foi trabalhado com professoras de uma escola apoiada por pesquisadores de uma instituição de ensino superior. Os resultados indicaram ligeira melhora na performance das professoras do Estudo 1 e expressivas diferenças no comportamento das professoras do Estudo 2. O trabalho lança luz sobre processos de formação em serviço em contextos infantis.

Resumen Se trata de dos estudios visando evaluar dos propuestas de intervención utilizando el lenguaje musical en la formación de profesores de Educación Infantil. Las intervenciones sucedieron en instituciones infantiles públicas, de ciudades y metodologías distintas, sin embargo, con el objetivo de calificar el desarrollo del lenguaje musical de los niños, simultáneamente a la complementación de la formación inicial del profesor con los conocimientos pertinentes. El Estudio 1 se dio por la creación y aplicación de un material psicopedagógico, organizado en un programa de formación acrecido del acompañamiento individual de las profesoras. Para el Estudio 2, se elaboró un programa basado en la Teoría del Aprendizaje Musical de Edwin Gordon, que fue desarrollado con profesoras de una escuela apoyada por investigadores de una institución de enseñanza universitaria. Los resultados indicaron ligera mejora en el rendimiento de las profesoras del Estudio 1 y, expresivas diferencias en el comportamiento de las profesoras del Estudio 2. El estudio lanza luz sobre procesos de formación en servicio en contextos infantiles.

Abstract This article assesses two studies evaluating two proposals of intervention employing the language of music in the formation of teachers for Child Education. The interventions took place in public institutions of child education from distinct cities and methodologies with the objective of developing musical language in children, and simultaneously complementing the initial formation of teachers by means of relevant knowledge. Study 1 was based on the creation and application of psycho-pedagogical material, organized by a formation program plus individual support for each one of the teachers. For Study 2, a program was produced based on the Music Learning Theory by Edwin Gordon, which was applied on teachers at a school supported by researchers from a university. The results pointed at a slight improvement in the performance of teachers from Study 1 in contrast with expressive differences in the behaviors of teachers in Study 2. This work sheds light on the formation processes currently employed in child education.
Responsável: BR1.1 - BIREME



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