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Pesquisa : Psicologia Escolar e Educacional - LILACS
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Id: biblio-1012836
Autor: Guerra-Báez, Sandra Patricia.
Título: Una revisión panorámica al entrenamiento de las habilidades blandas en estudiantes universitarios / Uma revisão panorâmica ao treinamento das habilidades simples em estudantes universitários / A panoramic review of soft skills training in university students
Fonte: Psicol. esc. educ;23:e186464, 2019. graf.
Idioma: es.
Resumo: Las universidades en la actualidad asumen un reto fundamental en la construcción de sociedad, por lo que están llamadas a prestar especial interés en el entrenamiento de las habilidades blandas como parte esencial de la formación integral. El presente estudio teórico tiene como objetivo suministrar al pedagogo una conceptualización clara a partir de una revisión panorámica de la literatura de autores clásicos, por lo que se precisa la definición general del concepto y de cada una de las habilidades, se revisa la teoría del aprendizaje social como modelo referencial para el entrenamiento y se presentan las principales prácticas y estrategias a fomentar en los contexto de educación superior para desarrollarlas. Se concluye destacando la necesidad de construir, modificar o trasformar la práctica docente con la finalidad de propiciar un escenario de educación superior interesado en el desarrollo paralelo del ser y el hacer.

As universidades na atualidade assumem um desafio fundamental na construção da sociedade, pelo que são chamadas a prestar especial interesse no treinamento das habilidades simples como parte essencial da formação integral. O presente estudo teórico tem como objetivo fornecer ao pedagogo uma conceitualização clara a partir de uma revisão panorâmica da literatura de autores clássicos, pelo que se precisa a definição geral do conceito e de cada uma das habilidades, se revisa a teoria da aprendizagem social como modelo referencial para o treinamento e se apresentam as principais práticas e estratégias a fomentar nos contextos de educação superior para serem desenvolvidas. Conclui-se destacando a necessidade de construir, modificar ou transformar a prática docente com a finalidade de propiciar um cenário de educação superior interessado no desenvolvimento paralelo do ser e o fazer.

Universities are currently assuming a fundamental challenge in the construction of society, for which they are called upon to pay special attention in the training of soft skills as an essential part of the integral formation. The aim of this theoretical study is to provide the pedagogue with a clear conceptualization based on a panoramic review of the literature of classical authors, specifying the general definition of the concept and of each of the skills, reviewing the theory of social learning as a reference model for training, and presenting the main practices and strategies to be promoted in the context of higher education to develop them. It is concluded emphasizing the need to build, modify or transform teaching practice in order to promote a scenario of higher education focusing on the parallel development of being and doing.
Descritores: Universidades
Revisão
Aprendizagem
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Id: biblio-1012835
Autor: Menotti, Ana Rubia Saes; Domeniconi, Camila; Benitez, Priscila.
Título: Atividades aplicadas pelos pais para ensinar leitura para filhos com autismo / Actividades aplicadas por los padres para enseñar lectura a hijos con autismo / Activities implemented by parents to teach reading their children with autism
Fonte: Psicol. esc. educ;23:e185073, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: A criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode apresentar dificuldades na aquisição da leitura. Implementar procedimentos de ensino eficazes que possam envolver a família pode garantir aprendizagem às crianças e a instrumentalização dos familiares acerca de estratégias de ensino. O presente estudo teve como objetivo avaliar a eficácia de um pacote instrucional para o ensino de leitura de quinze palavras dissílabas (isoladas) para crianças com TEA, baseado no modelo de leitura como rede de relações. Participaram do estudo três crianças com TEA e seus pais. Em cada etapa de ensino eram ensinadas três palavras diferentes e compostas por: o ensino de um jogo com a pesquisadora, o ensino informatizado e a realização de um jogo com os pais. De modo geral, as crianças obtiveram ganhos na leitura das palavras ensinadas e os pais aprenderam a utilizar reforço e dica durante os jogos.

El niño con Trastorno del Espectro Autista (TEA) puede presentar dificultades en la adquisición de la lectura. Implementar procedimientos de enseñanza eficaces que puedan abarcar la familia, puede garantizar aprendizaje a los niños y la instrumentalización de los familiares acerca de estrategias de enseñanza. En el presente estudio se tuvo como objetivo evaluar la eficacia de un paquete instruccional para la enseñanza de lectura de quince palabras bisílabas (aisladas) para niños con TEA, basado en el modelo de lectura como red de relaciones. Participaron del estudio tres niños con TEA y sus padres. Cada etapa de enseñanza era enseñada tres palabras distintas y compuesta por: la enseñanza de un juego con la investigadora, la enseñanza informatizado y la realización de un juego con los padres. De modo general, los niños obtuvieron mejoras en la lectura de las palabras enseñadas y los padres aprendieron a utilizar refuerzo y sugerencias durante los juegos.

The child with Autistic Spectrum Disorder (ASD) may present difficulties in reading acquisition. Implementing effective teaching procedures that can involve the family can ensure learning for the children and the instrumentalisation of family members about teaching strategies. The present study aimed to evaluate the efficacy of an instructional package for the teaching of fifteen dissyllable (isolated) words for children with ASD, based on the model of reading as a network of relationships. Three children with ASD and their parents participated in the study. Each teaching stage had taught three different words and comprised: teaching a game with the researcher, computerized teaching and playing a game with parents. Overall, children obtained gains in reading the words taught and parents learned to use reinforcement and hint during the games.
Descritores: Pais
Leitura
Transtorno Autístico
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Id: biblio-1012834
Autor: Firbida, Fabíola Batista Gomes; Vasconcelos, Mário Sérgio.
Título: A construção do conhecimento na Psicologia: a legitimação da medicalização / La construcción del conocimiento en la psicología: la legitimación de la medicalización / The construction of knowledge in psychology: the legitimation of medicalization
Fonte: Psicol. esc. educ;23:e016120, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: A medicalização é um processo ideológico que transforma problemas de ordem social em biológicos e tem sido legitimado pela Medicina e pela Psicologia em vários momentos históricos para ocultar desigualdades sociais, colocando sobre o indivíduo a responsabilidade pelo seu fracasso. Na área da Educação é alarmante o número de crianças diagnosticadas com transtornos de aprendizagem e medicalizadas, evidenciando, assim, um período denominado de "Era dos Transtornos". Tendo por referência autores que analisam aspectos da aproximação entre a Medicina e a história da Psicologia no Brasil, buscamos, neste artigo, desvelar o papel que as relações entre essas duas áreas do conhecimento desempenharam historicamente para a construção do processo medicalizante no contexto educacional brasileiro.

La medicalización es un proceso ideológico que transforma problemas de orden social en biológicos y ha sido legitimado por la Medicina y por la Psicología en diversos momentos históricos para ocultar desigualdades sociales, poniendo sobre el individuo la responsabilidad por su fracaso. En el área de la Educación es alarmante el número de niños diagnosticadas con trastornos de aprendizaje y medicadas, evidenciando, así, un período denominado de "Era de los Trastornos". Teniendo por referencia autores que analizan aspectos del acercamiento entre la Medicina y la historia de la Psicología en Brasil, se buscó, en este artículo, desvelar el papel que las relaciones entre estas dos áreas de conocimiento han desempeñado históricamente para la construcción del proceso de medicalización en el contexto educacional brasileño.

The medicalization is an ideological process that transforms social problems into biological ones and has legitimated by Medicine and Psychology in several historical moments to hide social inequalities, placing on the individual the responsibility for its failure. In the area of Education, the number of children diagnosed with learning and medical disorders is alarming, evidencing a period called the "Age of Disorders". In this article, we seek to uncover the role that relations between these two areas of knowledge historically played in the construction of the medicalization process in the Brazilian educational context
Descritores: Educação Continuada
Medicalização
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Id: biblio-1012833
Autor: Lima, Thatiana Helena de; Cunha, Neide de Brito; Suehiro, Adriana Cristina Boulhoça.
Título: Produção Científica em avaliação psicológica no contexto escolar/educacional / Producción científica en evaluación psicológica en el contexto escolar/educacional / Scientific production in psychological evaluation in the school/educational context
Fonte: Psicol. esc. educ;23:e178897, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo investigou a produção científica em avaliação psicológica no contexto escolar/educacional entre 2005 e 2015. Foram analisados 94 artigos de 11 periódicos científicos classificados como A1 e A2. Os resultados evidenciaram que as revistas Psico-USF, Psicologia: Reflexão e Crítica e Revista Brasileira de Orientação Profissional, se destacaram. Pesquisas desenvolvidas em parceria e, por ambos os sexos, foram as mais frequentes, assim como a temática propriedades psicométricas/construção de instrumentos. Observou-se, ainda, que 36,6% dos trabalhos envolviam até 200 participantes e que os estudos foram realizados predominantemente com o Ensino Superior e com base em avaliações do tipo psicométrica/fatorial. Os artigos empregaram uma grande variabilidade de técnicas nas avaliações realizadas, sendo que o instrumento mais utilizado foi a Escala de Aconselhamento Profissional (EAP).

En el presente estudio se investigó la producción científica en evaluación psicológica en el contexto escolar/educacional entre 2005 y 2015. Se analizaron 94 artículos de 11 periódicos científicos clasificados como A1 y A2. Los resultados evidenciaron que las revistas Psico-USF, Psicología: Reflexión y Crítica y Revista Brasileña de Orientación Profesional, se destacaron. Investigaciones desarrolladas en alianza y, por ambos sexos, fueron las más frecuentes, así como la temática propiedades psicométricas/construcción de instrumentos. Se observó, aún, que el 36,6% de los estudios abarcaban hasta 200 participantes y que los estudiosse realizaron predominantemente con la Enseñanza Universitaria y con base en evaluaciones del tipo psicométrica/factorial. Los artículos emplearon una gran variabilidad de técnicas en las evaluaciones realizadas, siendo que el instrumento más utilizado fue la Escala de Asesoramiento Profesional (EAP).

The present study investigated the scientific production in psychological evaluation in the school / educational context between 2005 and 2015. We analyzed 94 articles from 11 scientific journals classified as A1 and A2. The results showed that the journals Psico-USF, Psychology: Reflection and Criticism, and Brazilian Journal of Professional Orientation, stood out. Researches developed in partnership and, by both sexes, were the most frequent, as well as the thematic psychometric properties / instrument construction. It had also observed that 36.6% of the work involved up to 200 participants and that the studies had carried out predominantly with Higher Education and based on psychometric / factorial type evaluations. The articles used a great variability of techniques in the evaluations carried out, and the most used instrument was the Professional Counseling Scale (EAP).
Descritores: Psicologia
Atividades Científicas e Tecnológicas
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-1012840
Autor: Tavares, Vinicius dos Santos; Melo, Rosane Braga de.
Título: Possibilidades de aprendizagem formal e informal na era digital: o que pensam os jovens nativos digitais? / Posibilidades de aprendizaje formal e informal en la era digital: ¿lo que piensan los jóvenes nativos digitales? / Possibilities for formal and informal learning in the digital era: what does the digital native youth think?
Fonte: Psicol. esc. educ;23:e183039, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Atualmente, as transformações no cenário escolar vêm sendo proporcionadas pelo avanço tecnológico e uma delas é a relação que a escola estabelece com a nova geração de alunos Nativos Digitais. O trabalho tem por objetivo avaliar a relação entre a aprendizagem informal digital e a aprendizagem formal escolar através da percepção de alunos sobre a influência das tecnologias digitais nos seus processos de aquisição de conhecimento. A pesquisa empírica foi realizada a partir da aplicação de um roteiro de entrevista semi-estruturada a alunos entre 14 e 18 anos do ensino médio de quatro escolas do Rio de Janeiro. Os dados revelam que os jovens estão hiperconectados às tecnologias digitais utilizando-as tanto para o lazer quanto para fins educacionais, o que torna tais tecnologias uma ferramenta a favor da escola e do processo de ensino-aprendizagem. Constata-se ainda que os jovens não desqualificam a experiência escolar, uma experiência que se mostra vantajosa principalmente pela relação professor-aluno e pela formação de laços sociais.

Actualmente, transformaciones en el escenario escolar sigue siendo proporcionadas por el avance tecnológico y una de ellas es la relación que la escuela establece con la nueva generación de alumnos Nativos Digitales. En el estudio se tiene por objetivo evaluar la relación entre el aprendizaje informal digital y el aprendizaje formal escolar por intermedio de la percepción de alumnos sobre la influencia de las tecnologías digitales en sus procesos de adquisición de conocimiento. La investigación empírica fue realizada a partir de la aplicación de un plan de entrevista semiestructurado a alumnos entre 14 y 18 años de la enseñanza secundaria de cuatro escuelas del Rio de Janeiro. Los datos apuntaron que los jóvenes están muy conectados a las tecnologías digitales utilizándolas tanto para el ocio como para fines educacionales, lo que vuelve tales tecnologías una herramienta a favor de la escuela y del proceso de enseñanza-aprendizaje. Se constata también que los jóvenes no descalifican la experiencia escolar, una experiencia que se muestra ventajosa principalmente por la relación profesor-alumno y por la formación de lazos sociales.

Nowadays, the technological advance is providing transformations in the school scenario and one of them is the relationship that the school establishes with the new generation of Digital Native students. The aim of this study was to evaluate the relationship between informal digital learning and formal school learning through the perception of students about the influence of digital technologies on their processes of knowledge acquisition. The empirical research was performed with the application of a semi-structured interview script to students between 14 and 18 years old from four high schools in the city of Rio de Janeiro. The data showed that young people are hyper-connected to digital technologies, which makes these technologies a tool in favor of school and the teaching-learning process. It is also observed that the young do not devalue the school experience, an experience that is advantageous mainly by the teacher-student relationship and the formation of social bonds.
Descritores: Educação
Mídias Sociais
Aprendizagem
Limites: Seres Humanos
Adolescente
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Id: biblio-1012839
Autor: Fluminhan, Carmem Silvia Lima; Murgo, Camélia Santina.
Título: Autorregulação acadêmica e estratégias de aprendizagem avaliadas em estudantes do ensino fundamental / Autorregulación académica y estrategias de aprendizaje evaluadas en estudiantes de lo enseñanza primaria / Academic self-regulation and learning strategies assessed in elementary school students
Fonte: Psicol. esc. educ;23:e189190, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Os objetivos deste estudo foram: 1) identificar em que medida os alunos participantes recorrem ao uso de estratégias no momento da aprendizagem; 2) verificar se houve alteração dos valores obtidos entre a primeira e a segunda aplicação da escala; e 3) analisar possíveis diferenças nos escores das duas aplicações considerando a variável sexo. Participaram do estudo 16 alunos de sexto ano do ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio da Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF). Os resultados revelaram que os alunos fazem uso insatisfatório de estratégias de aprendizagem no momento do estudo, não houve diferença estatisticamente significativa entre a primeira e a segunda aplicação, as meninas demonstraram que fazem mais uso das estratégias de aprendizagem em relação aos meninos. Os dados foram discutidos à luz da literatura e foram extraídas implicações educacionais, bem como sugestões para futuras pesquisas.Palavras-chave: Autorregulação; aprendizagem; ensino fundamental.

Los objetivos de este estudio fueron: 1) identificar en qué medida los alumnos participantes recurren al uso de estrategias en el momento del aprendizaje; 2) verificar si hubo alteración de los valores obtenidos entre la primera y la segunda aplicación de la escala; y 3) analizar posibles diferencias en los escores de las dos aplicaciones considerando la variable sexo. Participaron del estudio 16 alumnos de sexto año de la enseñanza primaria. Se recolectaron los por intermedio de la Escala de Evaluación de las Estrategias de Aprendizaje para la Enseñanza Primaria (EAVAP-EF). Los resultados revelaron que los alumnos hacen uso insatisfactorio de estrategias de aprendizaje en el momento del estudio, no hubo diferencia estadísticamente significativa entre la primera y la segunda aplicación, las niñas demostraron que hacen más uso de las estrategias de aprendizaje en relación a los niños. Se discutieron los discutidos a la luz de la literatura y fueron extraídas implicaciones educacionales, así como sugerencias para futuras investigaciones.

The aims of this study were: 1) to identify the extent to which participating students resort to the use of strategies at the time of learning; 2) to verify if there was change of the values obtained between the first and second application of the scale; and 3) to analyze possible differences in the scores of the two applications considering the gender variable. Sixteen sixth grade students participated in the study. The data was collected through the Learning Strategies Assessment Scale for Elementary Education (EAVAP-EF). The results showed that students make unsatisfactory use of learning strategies at the time of the study, there was no statistically significant difference between the first and second application, the girls demonstrated that they make more use of learning strategies in relation to boys. The data had discussed in light of the literature and educational implications has extracted as well as suggestions for future research
Descritores: Ensino Fundamental e Médio
Aprendizagem
Limites: Seres Humanos
Criança
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Id: biblio-1012838
Autor: Supervía, Pablo Usán; Bordás, Carlos Salavera.
Título: Relación entre orientaciones intrínsecas y burnout académico en estudiantes / Relação entre orientações intrínsecas e burnout acadêmico em estudantes / Relationship between intrinsic orientations and academic burnout in students
Fonte: Psicol. esc. educ;23:e188061, 2019. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo del presente trabajo fue analizar la relación entre las orientaciones de meta y el burnout académico en una población de 3512 alumnos (M=14.55; DT=1.68) pertenecientes a 18 centros de Educación Secundaria Obligatoria (ESO). Los instrumentos que se utilizaron fueron las versiones españolas del Perception of Success Questionnaire (POSQ), el Maslach Burnout Inventory - Student Survey (MBI-SS) y la Intrinsic Satisfaction Classroom Scale (ISC). Los resultados mostraron relaciones significativas entre las orientaciones de meta hacia la tarea, eficacia académica y la diversión, en una clara línea de comportamientos más adaptativos así como, por otra parte, la relación de las orientaciones de meta hacia el ego con el agotamiento físico/emocional, cinismo y aburrimiento, en línea más desadaptativa. Se dedujo la importancia de la promoción de comportamientos adaptativos orientados al esfuerzo, trabajo y autoeficacia que mejoren el bienestar y la vida académica de los estudiantes en colegios.

O objetivo do presente estudo foi analisar a relação entre as orientações de meta e o burnout acadêmico em uma população de 3512 alunos (M=14.55; DT=1.68) pertencentes a 18 centros de Educação Secundária Obrigatória (ESO). Os instrumentos utilizados foram as versões espanholas do Perception of Success Questionnaire (POSQ), o Maslach Burnout Inventory-Student Survey (MBI-SS) e a Intrinsic Satisfaction Classroom Scale (ISC). Os resultados mostraram relações significativas entre as orientações de meta para a tarefa, eficácia acadêmica e a diversão, em uma clara linha de comportamentos mais adaptativos assim como, por outro lado, a relação das orientações de meta para o ego com o esgotamento físico/emocional, cinismo e tédio, em linha mais mal adaptativa. Deduziu-se a importância da promoção de comportamentos adaptativos orientados ao esforço, trabalho e auto eficácia que melhorem o bem-estar e a vida acadêmica dos estudantes em colégios.

The aim of the study was to analyze the relationship between burnout and engagement in a sample of 3512 students (M=14.55; DT=1.68) belonging to 12 secondary education highschools. The instruments used were the Spanish version of the Perception of Success Questionnaire (POSQ) and the Maslach Burnout Inventory-Student Survey (MBI-SS) and the Intrinsic Satisfaction Classroom Scale (ISC). The results showed significant relationships between task orientations with academic efficacy and fun, in a more self-determined behavior than the relationship of ego orientations with physical/emotional exhaustion, cynicism and boredom, in a less self-determined behavior. Its revealed the importance of promoting adaptive behaviors oriented to the effort, engagement and self-efficacy that improve the well-being and academic life of the students in their high schools.
Descritores: Orientação
Estudantes
FREEZE FRACTURINGABDOMEN
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-1012837
Autor: Melo, Letícia Cavalieri Beiser de; Leonardo, Nilza Sanches Tessaro.
Título: Sentido do ensino médio para estudantes de escolas públicas estaduais / Sentido de la enseñanza secundaria para estudiantes de escuelas públicas estaduales / The High school sense for students in state public schools
Fonte: Psicol. esc. educ;23:e177542, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Neste estudo objetivamos suscitar a discussão acerca do sentido do ensino médio para os estudantes da rede estadual de ensino, tendo como referencial teórico a Psicologia Histórico-Cultural. Os dados empíricos foram coletados por meio de entrevistas individuais, realizadas com oito estudantes do ensino médio, pertencentes a dois colégios estaduais. As análises pautaram-se em teorizações de autores que tratam da temática em questão, em especial nos estudos de Lev Semenovich Vigotski e Alexei Nikolaievich Leontiev. Os resultados apontam para a ausência de sentidos vinculados à atividade de estudo, pois os estudantes não atribuem valor à aprendizagem em si. Eles apontam as relações pessoais (amizades) e as expectativas de alcançarem sucesso profissional no futuro, como fatores motivacionais para frequentarem o ensino médio. Embora os participantes afirmem que cursar o ensino médio é relevante para suas vidas, eles não têm clareza acerca da importância do que aprendem nele para o seu desenvolvimento, o que resulta no não estabelecimento da atividade de estudo, no sentido defendido por Leontiev.

En este estudio se tuvo por objetivo suscitar la discusión acerca del sentido de la enseñanza secundaria para los estudiantes de la red estadual de enseñanza, teniendo como referencial teórico la Psicología Histórico-Cultural. Los datos empíricos fueron recolectados por intermedio de entrevistas individuales, realizadas con ocho estudiantes de la enseñanza secundaria, pertenecientes a dos colegios estaduales. Los análisis se efectuaron en teorizaciones de autores que tratan de la temática en cuestión, en especial en los estudios de Lev Semenovich Vygotsky y Alexei Nikolaievich Leontiev. Los resultados apuntan para la ausencia de sentidos vinculados a la actividad de estudio, pues los estudiantes no atribuyen valor al aprendizaje en sí mismo. Ellos apuntan las relaciones personales (amistades) y, las expectativas de alcanzar éxito profesional en el futuro, como factores motivacionales para acudir a la enseñanza secundaria. Aunque los participantes afirmen que cursar la enseñanza secundaria es relevante para sus vidas, ellos no tienen clareza acerca de la importancia de lo que aprenden en él para su desarrollo, lo que resulta en el no establecimiento de la actividad de estudio, en el sentido defendido por Leontiev.

In this study, we aimed to raise the discussion about the meaning of secondary education for the students of the state educational network, having as theoretical reference the Historical-Cultural Psychology. Empirical data collected through individual interviews with eight high school students from two state colleges. The analyzes were based on theorizations of authors who deal with the subject in question, especially in the studies of Lev Semenovich Vigotski and Alexei Nikolaievich Leontiev. The results point to the absence of meanings related to the study activity, since the students do not attribute value to the learning itself. They point to personal relationships (friendships) and expectations of career success in the future as motivational factors for attending high school. Although participants say that attending high school is relevant to their lives, they are not clear about the importance of what they learn in it for their development, which results in the non-establishment of study activity, in the sense advocated by Leontiev.
Descritores: Psicologia
Instituições Acadêmicas
Ensino Fundamental e Médio
Limites: Seres Humanos
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Id: lil-680835
Autor: Pérez, J. Carola; Astudillo, Javiera; Varela T. , Jorge; Lecannelier A. , Felipe.
Título: Evaluación de la efectividad del Programa Vínculos para la prevención e intervención del Bullying en Santiago de Chile / Assessment of the efectiveness of an intervention called "Vínculos" to prevent Bullying in Santiago de Chile / Avaliação da eficácia do Programa Vínculos para prevenção e intervenção sobre o Bullying em Santiago do Chile
Fonte: Psicol. esc. educ;17(1):163-172, jun. 2013. graf, tab.
Idioma: es.
Resumo: El Bullying, por sus características y consecuencias, se ha transformado en una preocupación central en los colegios, los cuales han desarrollado diferentes formas de afrontarlo. El objetivo principal de este artículo es evaluar la efectividad de un programa de prevención e intervención de Bullying y Ciberbullying, en una muestra de 320 alumnas en un colegio de Santiago de Chile, a través de un diseño pre-post. El programa utilizó estrategias preventivas e integrales orientadas a realizar intervenciones en los distintos niveles del sistema escolar: colegio, sala de clases, individuo y familia. Los resultados demostraron que el programa es efectivo en disminuir el reporte de ser testigos de Bullying y la victimización de manotaje a través de internet. La efectividad del programa se debería a que se respetaron los lineamientos de los programas que han demostrado ser efectivos.

Bullying, by its nature and consequences, has become a central concern in schools, which have developed different ways of facing it. The main objective of this paper is to assess the effectiveness of a prevention and intervention program of bullying and cyberbullying in a sample of 320 students in a school for girls in Santiago de Chile, through a pre-post design. The program used preventive and comprehensive strategies aimed to perform interventions at the different levels in the school system: school, classroom, individual and family. Results showed that the program is effective in diminishing the report of witnessing bullying and victimization from bullying via Internet. The effectiveness of the program could be due to the multi-level targets of the program that taps different aspects, actors and domain of this pervasive problem.

O Bullying, por suas características e conseqüências, tornou-se uma preocupação central nas escolas, e estas desenvolveram diferentes formas de enfrentamento. O principal objetivo deste trabalho é avaliar a eficácia de um programa de prevenção e de intervenção sobre o bullying e cyberbullying em uma amostra de 320 alunas de uma escola em Santiago do Chile. A proposta de avaliação realizou-se através de aplicação de instrumentos antes e depois à implementação do programa. O programa utilizou estratégias preventivas e abrangentes destinadas a realizar intervenções em vários níveis do sistema escolar: escola, sala de aula, indivíduos e familias. Os resultados mostraram que o programa é eficaz na redução de relatos de testemunhar bullying e vitimização através da internet. A eficácia do programa dever-se-ia ao respeito das diretrizes dos programas que têm se mostrado eficazes.
Descritores: Bullying
FREUDIAN THEORYABBREVIATIONS AS TOPIC
Limites: Seres Humanos
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Bzuneck, José Aloyseo
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Id: lil-680834
Autor: Bzuneck, José Aloyseo; Megliato, Jucyla Guimarães Peres; Rufini, Sueli Édi.
Título: Engajamento de adolescentes nas tarefas escolares de casa: uma abordagem centrada na pessoa / Adolescent's engagement in math homework: a person-centered approach / Envolvimiento de adolescentes en tareas escolares de casa: un abordaje centrado en la persona
Fonte: Psicol. esc. educ;17(1):151-161, jun. 2013. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar relações entre uso de estratégias de aprendizagem e perfis motivacionais de adolescentes para a realização das tarefas de casa de matemática. Responderam ao instrumento de autorrelato com 34 itens, em escala tipo Likert, 513 alunos de sétimas e oitavas séries de escolas públicas. Pela análise de clusters identificaram-se quatro perfis combinando escores em desmotivação, motivação autônoma e motivação controlada. Os alunos com pontuação alta em motivação autônoma e controlada e baixa em desmotivação relataram uso de estratégias metacognitivas. O inverso ocorreu entre os alunos com escores altos em desmotivação. Também foram descobertas diferenças em função de gênero. Os resultados foram discutidos em relação à teoria da autodeterminação e extraíram-se implicações educacionais.

In this study we aim at identifying the relation between the use of learning strategies and adolescents' motivational profiles to carry out math homework. Participants were 513 seventh and eighth grades students from public schools. Data were collected through 34 items Lykert-type scale. Cluster analysis revealed four distinct motivational profiles that combined different scores in amotivation and autonomous and controlled motivation. Results indicated that students of the profile characterized by high scores in both autonomous and controlled motivation and low in amotivation reported higher use of metacognitive strategies. An inverse outcome appeared in the profile with high scores in amotivation and low in both motivational types. Gender differences were found as well. Results were discussed in light of self-determination theory and educational implications were drawn.

El objetivo de este estudio fue identificar relaciones entre el uso de estrategias de aprendizaje y perfiles motivacionales de adolescentes para realizar las tareas de casa de matemática. Respondieron al instrumento de auto-reporte con 34 items, en escala tipo Likert, 513 alumnos de séptimos y octavos años de escuelas públicas. Mediante el análisis de clusters se identificaron cuatro perfiles combinando puntajes en desmotivación, motivación autónoma y motivación controlada. Los alumnos con puntaje alto en motivación autónoma y controlada y baja en desmotivación relataron uso de estrategias metacognitivas. Lo contrario ocurrió entre los alumnos con puntajes altos en desmotivación. Se descubrieron también diferencias en función del género de los alumnos. Los resultados fueron discutidos en relación a la teoría de la autodeterminación y se extrajeron implicaciones educacionales.
Descritores: Autonomia Pessoal
Matemática
Motivação
Limites: Adolescente
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