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Pesquisa : Psicologia em Estudo - LILACS
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Id: biblio-984834 LILACS-Express
Autor: Lima, Vinícius Moreira; Belo, Fábio Roberto Rodrigues.
Título: Gênero, sexualidade e o sexual: o sujeito entre butler, foucault e laplanche / Género, sexualidad y lo sexual: el sujeto entre butler, foucault y laplanche / Gender, sexuality and the sexual: the subject between butler, foucault, and laplanche
Fonte: Psicol. estud;24:e41962, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Neste trabalho, articulamos um debate crítico entre Butler, Foucault e Laplanche para pensar a constituição do sujeito a partir das categorias centrais utilizadas por esses pensadores: o gênero, a sexualidade e o sexual. Primeiro, desenvolvemos a ideia de jogos libidinais de poder: os jogos de poder foucaultianos não se sustentam sem um suporte libidinal subjetivo. Em seguida, após introduzir as leiturasde Butler e Laplanche, tentamos abrir caminho para uma releitura laplancheana sobre um mal-estar na teoria butleriana da performatividade de gênero. Para isso, aproximamos a performatividade, como repetição citacional de uma norma sem fundamento ontológico, aos conceitos laplancheanos de código tradutivos e mensagens enigmáticas. Como pano de fundo do debate, concebemos que a verdade recalcada dos arranjos normativos de gênero é o sexual, que desafia as tentativas de cristalizar, de forma clara e distinta, o binário tradicional homem-mulher. Do ponto de vista da constituição do sujeito, concluímos apontando a possibilidade de pensar em tratamentos menos mortíferos e menos rígidos para opulsional.

RESUMEN En este estudio, articulamos un debate entre Butler, Foucault y Laplanche para pensar la constitución del sujeto a partir de las categorías centrales utilizadas por esos pensadores: el género, la sexualidad, lo sexual. Primero, desarrollamos la idea de juegos libidinales de poder: los juegos de poder foucaultianos no se sustentan sin un suporte libidinal subjetivo. Después de introducir las teorías de Butler y Laplanche, intentamos abrir camino a una relectura laplancheana de la teoría butleriana de la performatividad de género. Para eso, acercamos la performatividad, como repetición citacional de una norma sin estatuto ontológico, a los conceptos laplancheanos de mensajes enigmáticos y códigos traductivos. Como paño de fondo del debate, concebimos la verdad recalcada de arreglos normativos de género como siendo lo sexual, que desafía los intentos de cristalizar, de una forma clara y distinta, el binario tradicional hombre-mujer. Del punto de vista de la constitución del sujeto, concluimos apuntando la posibilidad de pensar en tratamientos menos mortíferos y menos rígidos para lo pulsional.

ABSTRACT In this study, we articulate a debate between Butler, Foucault, and Laplanche to think the constitution of the subject through central categories used by these thinkers: gender, sexuality, and the sexual. First, we develop the notion of libidinal games of power, in that power games only sustain themselves with a libidinal subjective support. Then, after introducing Butler's and Laplanche's theories, we sought to open the way for a Laplanchean re-reading of Butler's theory of gender performativity. Thus, we approximate performativity, as the citational repetition of a norm that has no ontological status, to the Laplanchean concepts of translational codes and enigmatic messages. As the background of this debate, we conceive the repressed truth of normative arrangements of gender as the sexual, which defies the attempts to crystalize, in a clear and distinct way, the traditional binary man-woman. From the point of view of the subject's constitution, we conclude by pointing the possibility of thinking about less-deathly and less-rigid treatments for the drive.
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Pontes, Fernando Augusto Ramos
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Id: biblio-984833 LILACS-Express
Autor: Silva, Ísis de Cássia Palheta da; Cunha, Katiane da Costa; Ramos, Edson Marcos Leal Soares; Pontes, Fernando Augusto Ramos; Silva, Simone Souza da Costa.
Título: Estresse parental em famílias pobres / Estrés parental en familias pobres / Parental stress in poor families
Fonte: Psicol. estud;24:e40285, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO O objetivo deste estudo foi investigar possíveis associações entre a pobreza, suas dimensões e o estresse parental. Essa pesquisa teve caráter quantitativo, delineamento transversal e amostra probabilística, constituída por 433 participantes cadastrados no Cadastro Único do Governo Federal. Foram aplicados o Inventário Sociodemográfico, o Índice de Pobreza Familiar (IPF) e o Índice de Estresse Parental (PSI). Para relacionar as variáveis dividiram-se os participantes em dois grupos a partir dos instrumentos de pobreza (mais e menos pobres) e estresse (estresse normal e alto). Foram encontradas associações fortemente significativas entre as categorias 'mais pobres' e 'estresse alto', tanto na pobreza multidimensional como em algumas de suas dimensões (acesso a conhecimento, renda e desenvolvimento infantil). Os resultados relacionaram maiores dificuldades nas atividades parentais a aspectos de vulnerabilidade tradicionalmente identificados em estudos de famílias pobres, como renda e conhecimento, e ainda, apontam para as mazelas trazidas pela pobreza às crianças e aos adolescentes.

RESUMEN El objetivo de este estudio fue investigar posibles asociaciones entre la pobreza, sus dimensiones y el estrés parental. Esta investigación tuvo carácter cuantitativo, delineamiento transversal y muestra probabilística, constituida por 433 participantes registrados en el Catastro Único del Gobierno Federal. Se aplicaron el Inventario Sociodemográfico, el Índice de Pobreza Familiar (IPF) y el Índice de Estrés Parental (PSI). Para relacionar las variables se dividieron los participantes en dos grupos a partir de los instrumentos de pobreza (más y menos pobres) y estrés (estrés normal y alto). Se encontraron asociaciones fuertemente significativas entre las categorías más pobres y el estrés alto, tanto en la pobreza multidimensional como en algunas de sus dimensiones (acceso a conocimiento, renta y desarrollo infantil). Los resultados relacionaron las mayores dificultades en las actividades parentales a aspectos de vulnerabilidad tradicionalmente identificados en estudios de familias pobres, como ingresos y conocimiento y, además, apuntan a las molestias traídas por la pobreza a los niños y adolescentes.

ABSTRACT This study's purpose was to investigate possible relationships between poverty, its dimensions and parental stress. This research was quantitative, with a cross-sectional design and probabilistic sample of 433 participants registered in the Federal Government's CadastroÚnico. The instruments used were the Sociodemographic Inventory, the Family Poverty Index (IPF) and the Parental Stress Index (PSI). To assess the relationship between the variables, the participants were divided into two groups based on the instruments measuring poverty (more and less poor) and stress (normal and high stress). Strongly significant associations were found between the poorer categories and high stress, in terms of both multidimensional poverty and some of its dimensions (access to knowledge, income and child development). The results related major difficulties in parenting practices to vulnerability aspects traditionally identified in studies about poor families, such as income and knowledge, and also highlight the hardships inflicted by poverty on children and adolescents.
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-984832 LILACS-Express
Autor: Caropreso, Fátima.
Título: O conhecimento e o sentido de realidade no pensamento de sándor ferenczi / Conocimiento y sentido de realidad en el pensamiento de sándor ferenczi / Knowledge and sense of reality in sándor ferenczi's thought
Fonte: Psicol. estud;24:e42588, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Nas últimas décadas, a obra do psicanalista húngaro, Sándor Ferenczi, tem sido redescoberta e a importância de suas ideias vem sendo reconhecida. No entanto, o autor é lembrado, sobretudo, por suas inovações técnicas e suas reflexões sobre o trauma, embora sua obra comporte muitas contribuições diversas. Pode-se encontrar, em seus escritos, uma sofisticada teoria epistemológica e metapsicológica, ainda pouco estudada e reconhecida. Trata-se de uma teoria que vai além da de Freud e permite um aprofundamento da compreensão dos processos psíquicos e da própria possibilidade do conhecimento. Esse artigo tem como objetivo analisar e discutir as hipóteses de Ferenczi sobre o desenvolvimento do sentido de realidade, elaboradas em 'O desenvolvimento do sentido de realidade e seus estágios', de 1913, e 'O problema da afirmação do desprazer', de 1926. Procura-se demonstrar como ele desenvolve as hipóteses freudianas sobre a transição do princípio do prazer para o princípio de realidade e argumenta, de maneira original, que a autodestruição é condição para o conhecimento, enriquecendo as concepções metapsicológicas e a compreensão dos processos psíquicos fundamentais.

RESUMEN. En las últimas décadas, la obra del psicoanalista húngaro Sándor Ferenczi ha sido redescubierta y la importancia de sus ideas ha sido reconocida. Sin embargo, el autor es recordado, sobre todo, por sus innovaciones técnicas y sus reflexiones sobre el trauma, aunque su obra conlleva muchas otras contribuciones diversas. Se puede encontrar, en sus escritos, una sofisticada teoría epistemológica y metapsicológica, todavía poco estudiada y reconocida. Se trata de una teoría que va más allá de la de Freud y permite una profundización de la comprensión de los procesos psíquicos y de la propia posibilidad del conocimiento. En este artículo se tiene como objetivo analizar y discutir las hipótesis de Ferenczi sobre el desarrollo del sentido de realidad, elaboradas en 'O desenvolvimento do sentido de realidade e seus estágios', de 1913, y 'O problema da afirmação do desprazer', de 1926. Se busca demostrar cómo él desarrolla las hipótesis freudianas sobre la transición del principio del placer hacia el principio de realidad y argumenta de manera original que la autodestrucción es condición para el conocimiento, enriqueciendo las concepciones metapsicológicas y también la comprensión de los procesos psíquicos fundamentales.

ABSTRACT Over recent decades, the work of the Hungarian psychoanalyst Sándor Ferenczi has been rediscovered and the importance of his ideas has been acknowledged. However, he is remembered mainly for his technical innovations and his reflections on trauma, even though his work contains many other different contributions. A sophisticated epistemological and metapsychological theory can be found in his writings, which is as yet little studied and appreciated. It is a theory that goes beyond Freud and allows for a deeper understanding of mental processes and the possibility of knowledge itself. This article aimed to analyze and discuss Ferenczi's hypotheses on the development of the sense of reality as they are elaborated in 'O desenvolvimento do sentido de realidade e seus estágios' (1913) and 'O problema da afirmação do desprazer' (1926). It is demonstrated how Ferenczi further develops Freud's hypotheses on the transition from the pleasure principle to the reality principle. He argues, in an original manner, that self-destruction is the condition for knowledge, thus enriching metapsychological views and the understanding of fundamental mental processes as well.
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-984831 LILACS-Express
Autor: Amar-Amar, José Juan; Real, Clara Inés De la Hoz-Del; Martínez-González, Marina Begoña; López-Muñoz,, Laura.
Título: Estrategias de adaptación y prácticas de cuidado en comunidades desplazadas climáticas: caso colombiano / Estratégias de adaptação e práticas de cuidados em comunidades deslocadas pelo clima: caso colombiano / Adaptation strategies and care practices among climate-displaced communities: colombian case
Fonte: Psicol. estud;24:e41489, 2019.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN. El desplazamiento climático puede constituir un desafío para el desarrollo infantil, dado que las estrategias adoptadas por las familias y la comunidad, así como aquellas iniciativas o medidas institucionales para garantizar la supervivencia en este nuevo orden, no siempre se orientan al desarrollo integral de los infantes. Las prácticas de cuidado se ven afectadas por los dramáticos cambios a los que se enfrentan las familias en situación de desplazamiento, traduciéndose en la ruptura o transformación repentina de la cotidianidad. En ese sentido, el proyecto que se presenta, buscó conocer los retos en materia de cuidado infantil tras la ola invernal de 2010-2011, tomando como caso de estudio, las comunidades afectadas en el sur del departamento del Atlántico en Colombia.

RESUMO. As mudanças climáticas podem constituir um agravamento para o desenvolvimento infantil, dado que as estratégias adotadas pelas famílias e comunidade, assim como as iniciativas e medidas institucionais para garantir a sobrevivência nesta nova ordem, nem sempre são adequadas ao desenvolvimento integral das crianças. As práticas de cuidados são afetadas pelas mudanças dramáticas enfrentadas pelas famílias em situações de deslocamento, resultando na quebra repentina ou transformação da vida cotidiana. Neste sentido, o projeto apresentado, procurou conhecer os desafios da assistência à infância após o inverno de 2010-2011, tomando como estudo de caso, as comunidades afetadas no sul do departamento do Atlântico na Colômbia.

ABSTRACT. Climate displacement may be challenging to child development, since strategies adopted by families and communities, as well as those public initiatives and measures in order to ensure survival in this new order, are not always oriented to infants' full development. Care practices are affected by the dramatic changes faced by displaced families, resulting in a sudden rupture or transformation in everyday life. In this regard, the following project seeks to identify the challenges in terms of care after the 2010-2011 rainy season, taking as its point of reference the case of the communities affected in the South of the department of Atlántico in Colombia.
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Id: biblio-984830 LILACS-Express
Autor: Bruzamarello, Diogo; Patias, Naiana Dapieve; Cenci, Cláudia Mara Bosetto.
Título: Ascensão profissional feminina, gestação tardia e conjugalidade / Ascensión profesional femenina, embarazo tardío y relación conyugal / Female professional growth, late pregnancy, and conjugal relationship
Fonte: Psicol. estud;24:e41860, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO A ascensão profissional feminina, dentre outras mudanças sociais e culturais, tem modificado os padrões das famílias na contemporaneidade. Um dos padrões refere-se ao adiamento da maternidade e como os casais vivenciam esta decisão, na relação conjugal. O objetivo desse estudo é compreender a decisão dos casais, principalmente da mulher, de adiar a parentalidade e como esta decisão impacta na relação conjugal. A pesquisa é de cunho qualitativo, transversal e descritivo. Participaram 16 indivíduos heterossexuais casados que responderam a uma entrevista semiestruturada. A análise das entrevistas foi realizada por meio da análise de conteúdo, da qual emergiram três categorias: (a) questão financeira no processo parental: 'ter filho com que dinheiro?', (b) tentativa de controle versus surpresa da gestação, e (c) gestação tardia e calmaria na conjugalidade. Evidenciou-se uma preocupação significativa quanto à seguridade financeira para gestar, assim como o desejo de controle dos casais com relação ao momento adequado da gestação e da maturidade emocional vivenciada pelos entrevistados quanto à gestação tardia. No que diz respeito à conjugalidade, os casais manifestam que a mesma trouxe união e compreensão.

RESUMEN La ascensión profesional femenina, entre otros cambios sociales y culturales, ha modificado los patrones de las familias en la contemporaneidad. Uno de dichos patrones se refiere a la prórroga de la maternidad y cómo las parejas experimentan, en la relación conyugal, esa decisión. El objetivo de este estudio ha sido comprender la decisión de las parejas, principalmente de la mujer, de posponer la etapa parental y cómo esa decisión impacta en la relación conyugal. La investigación posee cuño cualitativo, transversal y descriptivo. Participaron dieciséis individuos heterosexuales casados que respondieron a una entrevista semiestructurada. Las entrevistas se han evaluado según el análisis de su contenido, del cual surgieron tres categorías: (a) La cuestión financiera en el proceso parental: '¿es asumible económicamente tener un hijo?', (b) La tentativa de control versus la sorpresa del embarazo, y (c) El embarazo tardío y la tranquilidad en la relación conyugal. Se ha evidenciado una preocupación significativa en cuanto a la seguridad financiera para la gestación, así como el deseo de control de las parejas con respecto al momento adecuado del embarazo, y de la madurez emocional vivenciada por los entrevistados en función del embarazo tardío. En lo que se refiere a la relación conyugal, las parejas manifiestan que la misma trae unión y comprensión.

ABSTRACT Women professional growth, among other social and cultural changes, has modified the standards of families in the contemporary world. One of these standards refers to the postponement of motherhood, and how couples experience this decision in the marital relationship. This study aimed to understand the decision of couples, especially women, to delay parenting, and how this decision influences the marital relationship. The research is qualitative, cross-sectional, and descriptive. Sixteen heterosexual married individuals participated in a semi-structured interview. The analysis of the interviews was performed through content analysis, from which emerged three categories: (a) Financial issue in the parental process: 'can we afford having a child?', (b) Attempt of control versus surprise of pregnancy, and (c) Late pregnancy and calmness in the conjugal relationship. There was a significant concern with respect to the financial security to get pregnant, besides the couples' desire to control the appropriate time to pregnancy, and emotional maturity experienced by the interviewees related to late pregnancy. Regarding the conjugal relationship, couples manifested that it brought unity and understanding.
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Id: biblio-984829 LILACS-Express
Autor: Ambra, Pedro; Silva Jr, Nelson da; Laufer, Laurie.
Título: O ser sexual só se autoriza por si mesmo e por alguns outros / El ser sexual sólo se autoriza por sí mismo y por algunos otros / The sexed being is only authorized by him/herself and by some others
Fonte: Psicol. estud;24:e41497, 2019. graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO. Pela constatação dos desafios colocados pelas teorias de gênero à psicanálise, o artigo discute a reformulação da teoria da sexuação por meio da máxima, enunciada por Lacan (1974, p. 187), "{...} o ser sexual só se autoriza por si mesmo e por alguns outros". Baseando-se nesse dizer, o texto explora a relação entre os polos 'alguns outros' e 'si mesmo' por meio do resgate de desenvolvimentos lacanianos anteriores ao período de hegemonia estruturalista de sua obra. Em primeiro lugar, a relevância de uma alteridade plural na estruturação subjetiva é discutida a partir da análise de 'O tempo lógico', texto no qual o psicanalista concebe o advento do sujeito como um processo indissociável da lógica de uma coletividade indeterminada. Demonstra-se de que maneira o ato antecipado que parte do erro rumo à certeza é central também em 'O estádio do espelho', em que a ideia da constituição de um si mesmo é apresentada como uma unificação de caráter singular. Propõe-se, por meio de uma discussão sobre o júbilo, da retomada da relação entre imaginário e real feita por Lacan em 'A terceira' e da poesia de Fernando Pessoa, uma nova leitura da noção de gozo do Outro, amparada por uma compreensão mais ampla da teoria da sexuação. Conclui-se que tal releitura lacaniana da sexuação permite tomá-la na qualidade de um processo que não só articula diversos períodos de seu ensino como coloca o debate da psicanálise com questões de gênero em outros termos.

RESUMEN A partir de la constatación de los desafíos planteados por las teorías de género al psicoanálisis, el artículo discute la reformulación de la teoría de la sexuación por medio de la máxima, enunciada por Lacan, "{...} el ser sexual sólo se autoriza por sí mismo y por algunos otros" (Lacan, 1974, p. 187). Con base en ese decir, el texto explora la relación entre los polos 'algunos otros' y 'sí mismo' a través del rescate de desarrollos lacanianos anteriores al período de hegemonía estructuralista de su obra. En primer lugar, la relevancia de una alteridad plural en la estructuración subjetiva es discutida a partir del análisis de O tempo lógico, texto en el cual el psicoanalista concibe el advenimiento del sujeto como un proceso indisociable de la lógica de una colectividad indeterminada. Se demuestra de qué manera el acto anticipado que parte del error llega a la certeza es central también en O estádio do espelho, donde la idea de la constitución de un sí mismo es presentada como una unificación de carácter singular. Se propone, por medio de una discusión sobre el júbilo, de la retomada de la relación entre imaginario y real hecha por Lacan en A terceira y de la poesía de Fernando Pessoa, una nueva lectura de la noción de goce del Otro, amparada por una comprensión más amplia de la teoría de la sexuación. Se concluye que tal relectura lacaniana de la sexuación permite tomarla en calidad de un proceso, que no sólo articula diversos períodos de su enseñanza como coloca el debate del psicoanálisis con cuestiones de género en otros términos.

ABSTRACT Considering the challenges presented to psychoanalysis by the gender theories, the paper discusses the sexuation theory's reformulation through the proposition, uttered by Lacan, "The sexed being is only authorized by him/herself and by some others" (Lacan, 1974, p. 187). From that enunciation, the text explores the relation between the poles 'some others' and 'him/herself' through the return to early lacanian developments, before the structuralism's hegemony on his work. First, the relevance of a plural alterity on the subject's structuration is discussed by the analysis of the O tempo lógico, text in which the French psychoanalyst conceives the rise of the subject as inseparable of a logic of undetermined collectivity. We then demonstrate how the anticipated act that goes from an error to a certitude is central also at the O estádio do espelho, where the idea of a constitution of a oneself is presented as a singular unification. We propose, considering a discussion on the child's jubilant state, Lacan's review on the relation between imaginary and real at A terceira and Fernando Pessoa's poetry, a new reading of the notion of 'jouissance' of the Other, based on a broader comprehension of the sexuation theory. We conclude that such a rereading of Lacan's sexuation allow considering it as a process, that not only articulates different stages of his teaching but put the debate with the gender questions in other terms.
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Id: lil-359557
Autor: Yunes, Maria Angela Mattar.
Título: Psicologia positiva e resiliência: o foco no indivíduo e na família / Positive psychology and resilience: focus on the individual and families
Fonte: Psicol. estud;8(n.esp):75-84, 2003. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo apresenta a psicologia positiva como movimento de investigação de aspectos potencialmente saudáveis dos seres humanos, em oposição à psicologia tradicional e sua ênfase nos aspectos psicopatológicos. Dentre os fenômenos indicativos de vida saudável destaca-se a resiliência, por referir-se a processos que explicam a superação de adversidades, cujo discurso hegemônico foca o indivíduo. As pesquisas quantitativas colaboram para naturalizar a resiliência como capacidade humana, e os estudos em famílias trazem contribuições de pesquisas qualitativas realizadas na visão sistêmica, ecológica e de desenvolvimento. Consideradas as dificuldades metodológicas e as controvérsias ideológicas do conceito, sugere-se uma cautelosa investigação de sentido antes da aplicação do termo.
Descritores: Família
Resiliência Psicológica
-Psicologia
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-835209
Autor: Ferreira, Cintia Bragheto.
Título: A construção do cuidado emem psico-oncologia em um projeto de extensão universitária / The construction of psycho-oncology aren in a university extension project
Fonte: Psicol. estud;20(4):521-527, oct.-dec.2015.
Idioma: en; pt.
Resumo: O câncer é uma doença que acomete de forma crescente a população mundial, o que logicamente aumenta a demanda por serviços de saúde, dentre eles, os serviços de apoio psicológico. A partir disso, foi criado o projeto de extensão em psico-oncologia, vinculado a um curso de psicologia de uma universidade pública, localizada em Goiás. O projeto, ancorado na perspectiva construcionista social, objetiva a capacitação de discentes para o trabalho na área da psico-oncologia, visando a: uma assistência comprometida com o cuidado integral; ao empoderamento dos participantes, assim como à construção de saúde mesmo em meio à enfermidade. A demanda é encaminhada para o serviço escola de psicologia da universidade pública, por duas organizações municipais, que auxiliam os usuários no deslocamento e estadia nos municípios de realização dos acompanhamentos e tratamentos para o câncer. Parte dos atendimentos é feita na clínica escola, e os doentes mais debilitados são atendidos em suas próprias residências. Os atendimentos psicológicos são realizados nas modalidades individual e grupal. Os registros, produzidos a partir de cada atendimento realizado, mostram que os participantes têm construído possibilidades mais positivas de vivência da enfermidade, com diminuição do medo do câncer; sentidos de vida; possibilidades de participação no autocuidado; reafirmação da superação e fortalecimento de laços afetivos. Além desses resultados, o projeto também tem contribuído para a formação de futuros profissionais de saúde comprometidos com a humanização da assistência

Cancer is a disease that affects increasingly affects the world's population, which logically increases the demand for health services, including the psychological support services. From this, the outreach Psycho-Oncology project was created, linked to a Psychology course at a public university located in Goiás. The project, anchored in the social constructionist perspective, aims to train students to work in the area of Psycho-Oncology order: a committed assistance with comprehensive care and the empowerment of participants as well as the health of construction even in the midst of illness. The demand is forwarded to the clinic school of the public university by two local organizations that assist users in travel and stay in the cities of achieving the accompaniments and treatments for cancer. Part of care is given at clinic school, and more debilitated patients are cared for in their homes. Psychological services are offered in individual and group modalities. The data from each performed service show that participants have built more positive possibilities for the disease experience with decreased fear of cancer, life senses, participation opportunities in self-care, reaffirmation of overcoming and strengthening emotional ties. In addition to these results, the project has also contributed to the training of future health professionals committed to the humanization of care

El cáncer es una enfermedad que afecta cada vez más a la población mundial, lo que aumenta, lógicamente, la demanda de servicios de salud, entre ellos los servicios de apoyo psicológico. A partir de esto, el proyecto de extensión en Psico-Oncologia fue creado, vinculado un curso de Psicología em una universidad pública ubicada en Goiás. El proyecto, anclado en la perspectiva del construccionismo social, tiene como objetivo la formación de estudiantes para trabajar en el área de Psicooncología, buscando: una asistencia comprometida con la atención integral; el empoderamiento de los participantes, así como la construcción de la salud, incluso en medio a la enfermedad. La demanda se envía al clínica escuela la universidad por dos organizaciones locales, que ayudan a los usuarios en el viaje y en la estancia en los municipios de realización de los acompañamientos y tratamientos parael cáncer. Parte de la atención se hace en el clínica escuela, y los pacientes más debilitados son atendidos en sus propias casas. Los atendimientos psicológicos son ofrecidos en las modalidades individuales y de grupo. Los registros producidos a partir de cada servicio realizado muestran que los participantes han creado posibilidades más positivas de vivencia de la enfermedad, con una disminución del miedo al cáncer; sentidos de la vida; oportunidades de participación en el autocuidado; reafirmación de lasuperación y fortalecimiento de los lazos emocionales. Además de estos resultados, el proyecto también ha contribuido a la formación de futuros profesionales de la salud comprometidos con la humanización de la atención
Descritores: Oncologia
Psicologia Médica
-Serviços de Atendimento
Psicologia
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Entrevista
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-835208
Autor: Melo, Thainara Granero de; Scopinho, Rosemeire Aparecida.
Título: Participação em cooperativas de assentamentos rurais: estudo sobre os sentidos do trabalho / Participation in rural settlement cooperatives: a studt of labor senses
Fonte: Psicol. estud;20(4):529-541, oct.-dec.2015.
Idioma: en; pt.
Resumo: Pesquisas de diferentes áreas têm constatado uma série de problemas no processo organizativo de empreendimentos autogestionários em assentamentos rurais da reforma agrária, entre eles, a dificuldade dos trabalhadores rurais de participarem ativamente dessas organizações. Para pensar sobre esse problema, o objetivo do estudo apresentado neste artigo foi o de investigar as forças psicossociais e os sentidos atribuídos ao trabalho por assentados da reforma agrária organizados em cooperativas, que podem explicar as formas de participação dos cooperados na gestão dessas organizações. Foi realizado um estudo de caso em uma cooperativa localizada no Assentamento Mário Lago, região administrativa de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo. A pesquisa qualitativa foi construída em três momentos: o levantamento teórico/bibliográfico/documental, as observações das reuniões da cooperativa e as entrevistas semiestruturadas com nove cooperados. A análise se deu pela triangulação entre as diferentes fontes de informações. Dos resultados, destaca-se que predominava aparticipação instrumental, produzida por uma conjunção de forças psicossociais que reforçavam as dependências econômicas e simbólicas do grupo. Por outro lado, a cooperativa cumpria a função de pertencimento para os sujeitos, mas sem ligação com a participação real na organização. Essas diferentes forças foram construídas na desproporcionalidade entre as vivências do cotidiano dos trabalhadores, as suas trajetórias de vida e o modo como o cooperativismo é institucionalizado e imputado aos sujeitos, tendo como pano de fundo a reafirmação de interesses hegemônicos no mundo rural.

Researches from different areas have shownmany problems in the organizational process of self-managed enterprises at rural settlements of the agrarian reform, including a difficulty for rural workers to participate actively in them. Thinking about this problem, our aim was to investigate psychosocial forces and senses given to labor by settled rural workers organized in cooperatives, which may explain modes of participation in these organizations. A case study was conducted in a cooperative located at Mário Lago Rural Settlement, in the Administrative region of Ribeirão Preto, state of Sao Paulo, Brazil. The qualitative research was built in three moments: theoretical/bibliographic/documental research, observation of meetings in the cooperative and semi-structured interviews with nine members. We analyzed the results through a triangulation between different sources of information. About the results, we highlight that instrumental participation was predominant in the cooperative, because there was an articulation of psychosocial forces that reinforced the group's economic and symbolic dependence. On the other hand, the cooperative gave its members a sense of belonging, but without connection with actual participation in the organization. Inconsistencies between the workers' everyday experiences and the way the cooperative movement was institutionalized and presented to cooperative members have brought about these different forces, which have as backdrop the reaffirmation of hegemonic interests in the rural world.

Investigaciones en diferentes áreas han mostrado una serie de problemas en el proceso de organización de empresas de autogestión en asentamientos rurales de reforma agraria. Uno de estos problemas trata de la dificultad de los trabajadores rurales en participar activamente en tales organizaciones. Para pensar acerca de este problema, este estudio tiene como objetivo investigar las fuerzas psicosociales y los significados dado por los trabajadores rurales de reforma agraria organizados en cooperativas, y que pueden explicar las formas de participación de los miembros en la gestión de la organización. Se realizó un estudio con una cooperativa del asentamiento Mario Lago, región administrativa de Ribeirão Preto, Estado de Sao Paulo, Brasil. La investigación cualitativa fue diseñada en tres etapas: la investigación teórica / bibliográfica / documental, las observaciones de las reuniones de los miembros de la cooperativa y entrevistas semiestructuradas con nueve miembros. Los resultados se analizaron por la triangulación entre las distintas fuentes de información. Destacamos que prevalecía entre los miembros la participación instrumentalpor la combinación de fuerzas psicosociales que han reforzado las dependencias económicas y simbólicas del grupo. Por otra parte, la cooperativa tenía la función de pertenencia para los miembros, pero sin relación con la participación real en la organización. Estas diferentes fuerzas se producían por la desproporcionalidad entre las experiencias cotidianas de los trabajadores y sus historias de vida, y por la forma como el cooperativismo se institucionalizó, tiendo como contexto la reafirmación de los intereses hegemónicos en el mundo rural.
Descritores: Psicologia Social
Saúde da População Rural
-Assentamentos Rurais
Sensação
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-835207
Autor: Franco, Adriana de Fátima; Gonzalez Leal, Záira Fátima de Rezende.
Título: Editorial / Edition
Fonte: Psicol. estud;20(4):519-520, oct.-dec.2015.
Idioma: en; pt.
Resumo: Apresentamos, pois, aos leitores, o presente número, que contou com a colaboração de autores de diferentes instituições e diferentes Estados brasileiros que, com suas pesquisas e por meio da produção de um conhecimento que se propõe acessível, contribuíram para a realização de mais um número, entre tantos já produzidos, e que almejamampliar o alcance da psicologia e das áreas afins, por meio de temáticas tão variadas, como psico-oncologia, representação materna no contexto do HIV, cooperativas de assentamento rural, intervenção em planejamento para aposentadoria, plantão institucional, idosos em instituições de longa permanência, socioeducação, medicalização nas relações saber-poder, motivação na aprendizagem, crack como mecanismo de exclusão, cuidado ambiental, subjetivação no trabalho, parentalidade, cuidado compartilhado em saúde mental, brincar e cultura popular.
Descritores: HIV
Oncologia
-Cultura
Psicologia Social
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central



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