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Pesquisa : Psicologia em Estudo - LILACS
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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-359557
Autor: Yunes, Maria Angela Mattar.
Título: Psicologia positiva e resiliência: o foco no indivíduo e na família / Positive psychology and resilience: focus on the individual and families
Fonte: Psicol. estud;8(n.esp):75-84, 2003. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo apresenta a psicologia positiva como movimento de investigação de aspectos potencialmente saudáveis dos seres humanos, em oposição à psicologia tradicional e sua ênfase nos aspectos psicopatológicos. Dentre os fenômenos indicativos de vida saudável destaca-se a resiliência, por referir-se a processos que explicam a superação de adversidades, cujo discurso hegemônico foca o indivíduo. As pesquisas quantitativas colaboram para naturalizar a resiliência como capacidade humana, e os estudos em famílias trazem contribuições de pesquisas qualitativas realizadas na visão sistêmica, ecológica e de desenvolvimento. Consideradas as dificuldades metodológicas e as controvérsias ideológicas do conceito, sugere-se uma cautelosa investigação de sentido antes da aplicação do termo.
Descritores: Família
Resiliência Psicológica
-Psicologia
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-835209
Autor: Ferreira, Cintia Bragheto.
Título: A construção do cuidado emem psico-oncologia em um projeto de extensão universitária / The construction of psycho-oncology aren in a university extension project
Fonte: Psicol. estud;20(4):521-527, oct.-dec.2015.
Idioma: en; pt.
Resumo: O câncer é uma doença que acomete de forma crescente a população mundial, o que logicamente aumenta a demanda por serviços de saúde, dentre eles, os serviços de apoio psicológico. A partir disso, foi criado o projeto de extensão em psico-oncologia, vinculado a um curso de psicologia de uma universidade pública, localizada em Goiás. O projeto, ancorado na perspectiva construcionista social, objetiva a capacitação de discentes para o trabalho na área da psico-oncologia, visando a: uma assistência comprometida com o cuidado integral; ao empoderamento dos participantes, assim como à construção de saúde mesmo em meio à enfermidade. A demanda é encaminhada para o serviço escola de psicologia da universidade pública, por duas organizações municipais, que auxiliam os usuários no deslocamento e estadia nos municípios de realização dos acompanhamentos e tratamentos para o câncer. Parte dos atendimentos é feita na clínica escola, e os doentes mais debilitados são atendidos em suas próprias residências. Os atendimentos psicológicos são realizados nas modalidades individual e grupal. Os registros, produzidos a partir de cada atendimento realizado, mostram que os participantes têm construído possibilidades mais positivas de vivência da enfermidade, com diminuição do medo do câncer; sentidos de vida; possibilidades de participação no autocuidado; reafirmação da superação e fortalecimento de laços afetivos. Além desses resultados, o projeto também tem contribuído para a formação de futuros profissionais de saúde comprometidos com a humanização da assistência

Cancer is a disease that affects increasingly affects the world's population, which logically increases the demand for health services, including the psychological support services. From this, the outreach Psycho-Oncology project was created, linked to a Psychology course at a public university located in Goiás. The project, anchored in the social constructionist perspective, aims to train students to work in the area of Psycho-Oncology order: a committed assistance with comprehensive care and the empowerment of participants as well as the health of construction even in the midst of illness. The demand is forwarded to the clinic school of the public university by two local organizations that assist users in travel and stay in the cities of achieving the accompaniments and treatments for cancer. Part of care is given at clinic school, and more debilitated patients are cared for in their homes. Psychological services are offered in individual and group modalities. The data from each performed service show that participants have built more positive possibilities for the disease experience with decreased fear of cancer, life senses, participation opportunities in self-care, reaffirmation of overcoming and strengthening emotional ties. In addition to these results, the project has also contributed to the training of future health professionals committed to the humanization of care

El cáncer es una enfermedad que afecta cada vez más a la población mundial, lo que aumenta, lógicamente, la demanda de servicios de salud, entre ellos los servicios de apoyo psicológico. A partir de esto, el proyecto de extensión en Psico-Oncologia fue creado, vinculado un curso de Psicología em una universidad pública ubicada en Goiás. El proyecto, anclado en la perspectiva del construccionismo social, tiene como objetivo la formación de estudiantes para trabajar en el área de Psicooncología, buscando: una asistencia comprometida con la atención integral; el empoderamiento de los participantes, así como la construcción de la salud, incluso en medio a la enfermedad. La demanda se envía al clínica escuela la universidad por dos organizaciones locales, que ayudan a los usuarios en el viaje y en la estancia en los municipios de realización de los acompañamientos y tratamientos parael cáncer. Parte de la atención se hace en el clínica escuela, y los pacientes más debilitados son atendidos en sus propias casas. Los atendimientos psicológicos son ofrecidos en las modalidades individuales y de grupo. Los registros producidos a partir de cada servicio realizado muestran que los participantes han creado posibilidades más positivas de vivencia de la enfermedad, con una disminución del miedo al cáncer; sentidos de la vida; oportunidades de participación en el autocuidado; reafirmación de lasuperación y fortalecimiento de los lazos emocionales. Además de estos resultados, el proyecto también ha contribuido a la formación de futuros profesionales de la salud comprometidos con la humanización de la atención
Descritores: Oncologia
Psicologia Médica
-Serviços de Atendimento
Psicologia
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Entrevista
Responsável: BR513.1 - BCE - Biblioteca Central


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Id: biblio-835208
Autor: Melo, Thainara Granero de; Scopinho, Rosemeire Aparecida.
Título: Participação em cooperativas de assentamentos rurais: estudo sobre os sentidos do trabalho / Participation in rural settlement cooperatives: a studt of labor senses
Fonte: Psicol. estud;20(4):529-541, oct.-dec.2015.
Idioma: en; pt.
Resumo: Pesquisas de diferentes áreas têm constatado uma série de problemas no processo organizativo de empreendimentos autogestionários em assentamentos rurais da reforma agrária, entre eles, a dificuldade dos trabalhadores rurais de participarem ativamente dessas organizações. Para pensar sobre esse problema, o objetivo do estudo apresentado neste artigo foi o de investigar as forças psicossociais e os sentidos atribuídos ao trabalho por assentados da reforma agrária organizados em cooperativas, que podem explicar as formas de participação dos cooperados na gestão dessas organizações. Foi realizado um estudo de caso em uma cooperativa localizada no Assentamento Mário Lago, região administrativa de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo. A pesquisa qualitativa foi construída em três momentos: o levantamento teórico/bibliográfico/documental, as observações das reuniões da cooperativa e as entrevistas semiestruturadas com nove cooperados. A análise se deu pela triangulação entre as diferentes fontes de informações. Dos resultados, destaca-se que predominava aparticipação instrumental, produzida por uma conjunção de forças psicossociais que reforçavam as dependências econômicas e simbólicas do grupo. Por outro lado, a cooperativa cumpria a função de pertencimento para os sujeitos, mas sem ligação com a participação real na organização. Essas diferentes forças foram construídas na desproporcionalidade entre as vivências do cotidiano dos trabalhadores, as suas trajetórias de vida e o modo como o cooperativismo é institucionalizado e imputado aos sujeitos, tendo como pano de fundo a reafirmação de interesses hegemônicos no mundo rural.

Researches from different areas have shownmany problems in the organizational process of self-managed enterprises at rural settlements of the agrarian reform, including a difficulty for rural workers to participate actively in them. Thinking about this problem, our aim was to investigate psychosocial forces and senses given to labor by settled rural workers organized in cooperatives, which may explain modes of participation in these organizations. A case study was conducted in a cooperative located at Mário Lago Rural Settlement, in the Administrative region of Ribeirão Preto, state of Sao Paulo, Brazil. The qualitative research was built in three moments: theoretical/bibliographic/documental research, observation of meetings in the cooperative and semi-structured interviews with nine members. We analyzed the results through a triangulation between different sources of information. About the results, we highlight that instrumental participation was predominant in the cooperative, because there was an articulation of psychosocial forces that reinforced the group's economic and symbolic dependence. On the other hand, the cooperative gave its members a sense of belonging, but without connection with actual participation in the organization. Inconsistencies between the workers' everyday experiences and the way the cooperative movement was institutionalized and presented to cooperative members have brought about these different forces, which have as backdrop the reaffirmation of hegemonic interests in the rural world.

Investigaciones en diferentes áreas han mostrado una serie de problemas en el proceso de organización de empresas de autogestión en asentamientos rurales de reforma agraria. Uno de estos problemas trata de la dificultad de los trabajadores rurales en participar activamente en tales organizaciones. Para pensar acerca de este problema, este estudio tiene como objetivo investigar las fuerzas psicosociales y los significados dado por los trabajadores rurales de reforma agraria organizados en cooperativas, y que pueden explicar las formas de participación de los miembros en la gestión de la organización. Se realizó un estudio con una cooperativa del asentamiento Mario Lago, región administrativa de Ribeirão Preto, Estado de Sao Paulo, Brasil. La investigación cualitativa fue diseñada en tres etapas: la investigación teórica / bibliográfica / documental, las observaciones de las reuniones de los miembros de la cooperativa y entrevistas semiestructuradas con nueve miembros. Los resultados se analizaron por la triangulación entre las distintas fuentes de información. Destacamos que prevalecía entre los miembros la participación instrumentalpor la combinación de fuerzas psicosociales que han reforzado las dependencias económicas y simbólicas del grupo. Por otra parte, la cooperativa tenía la función de pertenencia para los miembros, pero sin relación con la participación real en la organización. Estas diferentes fuerzas se producían por la desproporcionalidad entre las experiencias cotidianas de los trabajadores y sus historias de vida, y por la forma como el cooperativismo se institucionalizó, tiendo como contexto la reafirmación de los intereses hegemónicos en el mundo rural.
Descritores: Psicologia Social
Saúde da População Rural
-Assentamentos Rurais
Sensação
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - BCE - Biblioteca Central


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Id: biblio-835207
Autor: Franco, Adriana de Fátima; Gonzalez Leal, Záira Fátima de Rezende.
Título: Editorial / Edition
Fonte: Psicol. estud;20(4):519-520, oct.-dec.2015.
Idioma: en; pt.
Resumo: Apresentamos, pois, aos leitores, o presente número, que contou com a colaboração de autores de diferentes instituições e diferentes Estados brasileiros que, com suas pesquisas e por meio da produção de um conhecimento que se propõe acessível, contribuíram para a realização de mais um número, entre tantos já produzidos, e que almejamampliar o alcance da psicologia e das áreas afins, por meio de temáticas tão variadas, como psico-oncologia, representação materna no contexto do HIV, cooperativas de assentamento rural, intervenção em planejamento para aposentadoria, plantão institucional, idosos em instituições de longa permanência, socioeducação, medicalização nas relações saber-poder, motivação na aprendizagem, crack como mecanismo de exclusão, cuidado ambiental, subjetivação no trabalho, parentalidade, cuidado compartilhado em saúde mental, brincar e cultura popular.
Descritores: HIV
Oncologia
-Cultura
Psicologia Social
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR513.1 - BCE - Biblioteca Central


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Id: biblio-835206
Autor: Leandro-França; Murta, Sheila Giardini.
Título: Intervenção breve como estratégia de planejamento para aposentadoria: transformando intenções em ações / Brief intervention as a strategy for retirement planning: turning intentions into actions / Intervención breve como estrategia de planeamiento para la jubilación: transformando intenciones en acciones
Fonte: Psicol. estud;20(4):543-553, oct.-dec.2015.
Idioma: en; pt.
Resumo: A literatura tem demonstrado que o planejamento prévio e a participação em intervenções representam estratégias eficazes aos indivíduos para que vivenciem uma aposentadoria bem-sucedida. A proposta deste artigo foi investigar mudanças relevantes nos comportamentos dos participantes de uma intervenção breve sobre planejamento para aposentadoria. A intervenção foi fundamentada no modelo transteórico de mudança e na teoria de implementação de intenções. O delineamento da pesquisa foi pré-experimental com follow-up de dois, quatro e 11 onze meses. Dez servidoras públicas entre 47 e 60 anos (M=56, DP=4,06) participaram da intervenção breve em grupo e, para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Como resultados, destaca-se que a intervenção breve favoreceu mudanças cognitivas, motivacionais e comportamentais, com maior frequência de relatos nos estágios de ação e manutenção da saúde, da rede social e da ocupação

The literature has shown that prior planning and participation in interventions are effective strategies for individuals to experience a successful retirement. The aim of this paper was to investigate relevant changes in the participants' behavior of a brief intervention group on retirement planning. The intervention was based on the transtheoretical model of change and in the implementation intentions theory. The study design was pre-experimental with two, four and eleven months of follow-up. Ten women public employees from 47 to 60 years-old (M = 56, SD = 4.06) participated in the brief intervention group. Content analysis was used to deal with research data. The results showed that the brief intervention enhanced cognitive, motivational and behavioral changes and the most frequent reports were related to the action and maintenance stages in health, social network and occupation. Limitations and recommendations for new studies are discussed

La literatura ha demostrado que el planeamiento y la participación en intervencionesson estrategias efectivas para que los individuos experimenten una jubilación exitosa. El propósito de este estudio fue investigar los cambios significativos en el comportamiento de los participantes de una intervención breve de planificación para la jubilación. La intervención se basa en el modelo transteórico del cambio y en la teoría de implementación de 2015intenciones. El diseño del estudio fue pre-experimental con un seguimiento de dos, cuatro y once meses. Diez funcionarias públicas entre 47 y 60 años (M=56, DP=4,06) participaron en el grupo de intervención y, para el tratamiento de los datos, se realizó el análisis de contenido. Como resultado, la intervención breve facilitó cambios cognitivos, motivacionales y comportamentales, con una mayor frecuenciaen las etapas de acción y mantenimiento de la salud, del soporte social y de la ocupación
Descritores: Comportamento
Ensaio Clínico
Aposentadoria
-Planejamento
Trabalho
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR513.1 - BCE - Biblioteca Central


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Id: biblio-835205
Autor: Pan, Miriam; Tovar, Alexander; Zonta, Graziele Aline.
Título: Plantão institucional: relato de experiência de uma intervernção psicológica na UFPR / Institutional emergency service: experience report of a psychological intervention at the UFPR / Plantón institucional: relato de experiencia de una intervención psicológica en la UFPR
Fonte: Psicol. estud;20(4):555-562, oct.-dec.2015.
Idioma: en; pt.
Resumo: O presente trabalho relata a experiência de implantação de um modelo de atuação do psicólogo na Universidade Federal do Paraná -UFPR. O Plantão Institucional, desenvolvido na forma de um projeto de ensino, pesquisa e extensão, utiliza-se de Entrevistas de Acolhimento para acolher os estudantes que buscam apoio psicológico. Fundamentada em uma perspectiva histórico-cultural, tal prática institui espaços para a circulação da palavra entre os estudantes, sendo conduzida por estagiários de psicologia, sob supervisão. Apresentam-se a implantação do projetoe seu acompanhamento comestudantes acolhidos. Foram entrevistados 27 estudantes de graduação, objetivando-se compreender os sentidos atribuídos à prática proposta, e sua pertinência para a continuidade do projeto. Como resultados, evidenciam-sea significação positiva do acolhimento pelos pares, o reconhecimento do espaço do plantão como lugar institucional onde as questões são ouvidas e valorizadas. Destaca-se, por fim, o desafio à implantação de modelos de assistência estudantil alternativos ao modelo clínico individual.

This work describes the implementation and execution of a psychological practice model at the Federal University of Paraná –UFPR. The emergency psychological service was developed as an education, research and extension project conducted through interviews with students who seek for psychological support, performed by fellow trainees. From a historical and cultural perspective, this practice enables the sharing of experiences between students. Psychology apprentices under supervision conduct the project. Twenty-seven undergraduate students were interviewed so the senses attributed by them to the proposed psychological practice model were grasped, which allowed assessing the relevance of continuing with the projects. Results showed a positive sense attributed to peer counseling and the acknowledgement of an institutional emergency psychological care in which the students' issues are listened and given importance. Finally, results also highlight the challenges to the implementation of alternative student assistance services as opposed to the regular individual clinical model

El presente estudio relata la experiencia de implementación de un modelo de actuación del psicólogo en la Universidad Federal de Paraná -UFPR. El Plantón Institucional, desarrollado en forma de un proyecto de enseñanza, investigación y extensión, utiliza la estrategia de Entrevistas de Acogimiento para acoger los estudiantes que buscan apoyo psicológico. Fundamentada en una perspectiva histórico-cultural, tal práctica instituye espacios para la circulación de la palabra entre los estudiantes, siendo conducida por monitores de psicología, bajo supervisión. Se presenta la implementación del proyecto y su acompañamiento junto a los estudiantes acogidos. Fueron entrevistados 27 estudiantes de pregrado, buscando comprender los sentidos atribuidos a la práctica propuesta, y su pertinencia para la continuidad del proyecto. Como resultados, se destaca la significación positiva del acogimiento por los pares, el reconocimiento del espacio del Plantón como lugar institucional donde las problemáticas son escuchadas y valoradas. Se destaca, finalmente, el desafío a la implementación de modelos de asistencia estudiantil alternativos al modelo clínico individual
Descritores: Psicoterapia
Ambiente de Trabalho
-Psicologia Educacional
Universidades
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Entrevista
Responsável: BR513.1 - BCE - Biblioteca Central


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Id: biblio-835204
Autor: Bentes, Ana Claudia de Oliveira; Pedroso, Janari da Silva; Falcão, Deusivania Vieira da Silva.
Título: Vivências de idosos não dependentes em instituições de longa permanência / Experiences of the elderly not dependents in a long stay institutions
Fonte: Psicol. estud;20(4):563-573, oct.-dec.2015.
Idioma: en; pt.
Resumo: Este artigo analisa as percepções no que se refere à vivência pessoal de idosos não dependentes em uma instituição de longa permanência. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos. A produção de dados foi realizada por meio de várias fontes de evidência: diário de campo, roteiro para coleta de informações do prontuário dos idosos e entrevista com roteiro semiestruturado. Para sistematização dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Foram estudados quatro casos, sendo doisdo sexo feminino e dois domasculino, definidos a partir do critério de seleção de maior tempo de permanência e não dependência. Os principais resultados indicaram que três idosos procuraram a instituição como residência, pois estavam com os vínculos familiares fragilizados e manifestavam insegurança em morar sozinhos; outro idoso não tinha vínculo familiar e foi encaminhado à instituição por estar em situação de risco social. As percepções dos idosos sobre a instituição centralizavam-se na segurançae no processo de acolhimento, visto como fator de proteção.

This article analyzes the perceptions about personal experiences of non-dependent elderly in a long-term care institution. The study uses a qualitative approach: Multiple Case Study. The data production was carried out through several sources of evidence: field diary, script to collect information from medical records of the elderly, and semi-structured interview. The content analysis technique proposed by Bardin was used for data systematization. Four cases were studied, two male and two female, chosen by the criteria of longer stay in the institution and non-dependence. The main results indicate that three of them sought the institution to have it as their residence, since they had fragile family bonds and they were insecure to live by themselves; the other one had no family bonds and was referred to the institution because he was at social risk situation. The perceptions of the elderly about the institution are centered in the safety and in the welcoming process, seen as a protective factor.responsible for implementing socio-educational services must discuss crystallized and reductionist meanings in order to consider the perpetration of offenses as a complex and multi-determined phenomenon through which socio-educational activities of critical and emancipatory nature can cause transformative breaks.

Este artículo analiza las percepciones con respecto a la experiencia personal de los ancianos no dependientes en un Centro de Larga Estadía. El estudio utiliza un enfoque cualitativo, el Estudio de los Casos Múltiples. La producción de datos fue realizada por intermedio de diversas fuentes de evidencia: diario de campo, guía para recolección de informaciones delprontuario de los ancianos y la entrevista con guion semiestructurado. Para la sistematización de los datos se utilizó la técnica de análisis del contenido propuesto por Bardin. Se estudiaron cuatro casos, dos personas del sexo femenino y dos del sexo masculino, definidos a partir del criterio de la selección de más tiempo de permanencia y de no dependencia. Los principales resultados indicaron que tres ancianos buscaron la institución como su residencia, pues estaban con los lazos familiares debilitados ydemostraron la inseguridad de vivir solos; otro anciano no tenía lazos familiares y fue encaminado a la institución por estar en situación de riesgo social. Las percepciones de las personas mayores sobre la institución están centradas en la seguridad y enel proceso de acogida, visto como un factor de protección.
Descritores: Idoso
Instituição de Longa Permanência para Idosos
-Relações Familiares
Segurança
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR513.1 - BCE - Biblioteca Central


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Id: biblio-835203
Autor: Bisinoto, Cynthia; Oliva, Olga Brigitte; Arraes, Juliana; Galli, Carolina Yoshii; Amorim, Gustavo Galli de; Stemler, Luana Alves de Souza.
Título: Socioeducação: origem, significado e implicações para o atendimento socioeducativo / Socio-education: origin, meaning and implications for socio-educational services
Fonte: Psicol. estud;20(4):575-585, oct.-dec.2015.
Idioma: en; pt.
Resumo: The notion of socio-education emerged with the implementation of socio-educational measures set forth by the Brazilian Child and Adolescent Statute, representing an important achievement for the assistance to and work with adolescents who have committed offenses. However, despite being a breakthrough, said statute was not clear as to the conception of socio-educational support that can effectively promote the development of activities with adolescents subjected to socio-educational measures. In order to overcome the fragility and inaccuracy of what is meant by socio-education, this paper presents and discusses conceptual and theoretical elements relating to socio-education and socio-educational practices, aiming to bring greater clarity to the professional practices of those who work daily with adolescents under socio-educational measures. Socio-education is a set of programs, services and activities developed through the articulation between educational practices, social demands and human rights in order to allow for new stances among youths, without, however, breaking with ethical and social rules. This leads to the understanding that, beyond the judicial process, the socio-educational measure includes a network of actionswhich, by means of pedagogical and intentional practices, has potential to redefine trajectories marked by offenses and build up new life projects. Managers and professionals responsible for implementing socio-educational services must discuss crystallized and reductionist meanings in order to consider the perpetration of offenses as a complex and multi-determined phenomenon through which socio-educational activities of critical and emancipatory nature can cause transformative breaks

La noción de socio educación apareció en el Estatuto del Niño y del Adolescente con la aplicación de medidas socioeducativas, lo que representa un logro importante en la atención e intervención con adolescentes que han cometido delitos. A pesar de que representa un gran avance, el estatuto no aclaró sobre la concepción de socio educación que puede promover las intervenciones con los adolescentes en el cumplimiento de las medidas socioeducativas. Con el fin de superar la vaguedad de lo que se entiende por socio educación, en este estudio se presentan los elementos conceptuales y teóricos relativos al socio educación y las prácticas socioeducativas, con el objetivo de contribuir a una mejor claridad de las prácticas profesionales de los que trabajan a diario con adolescentes. Partiendo del concepto de la educación social, socio educación es un conjunto articulado de programas, servicios y actividades desarrollados a partir de la vinculación entre las prácticas educativas, las demandas sociales y los derechos humanos con el fin de movilizar a las nuevas posiciones jóvenes, pero sin romper las reglas éticas y sociales. Aparte del proceso judicial, la medida socioeducativa incluye acciones conjuntas y la creación de redes que a través de acciones educativas e intencionales posibiliten la redefinición de las trayectorias ofensivas y el desarrollo de nuevos proyectos de vida. Los gestores y los profesionales encargados de la ejecución del servicio socioeducativo deben discutir los significados acerca de los actos ilegales con el fin de considerar su complejidad, en el que las actividades socioeducativas pueden generar roturas transformadoras
Descritores: Adolescente
Política Pública
-Defesa da Criança e do Adolescente
Medidas de Segurança
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR513.1 - BCE - Biblioteca Central


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Id: biblio-835202
Autor: Ferreira, Rodrigo Ramires.
Título: A Medicalização nas relações saber-poder: um olhar acerca da infância medicalizada / Medicalization in power-knowledge relations: a look at medicalize childhood
Fonte: Psicol. estud;20(4):587-598, oct.-dec.2015.
Idioma: en; pt.
Resumo: O presente trabalho foi realizado por meio de pesquisa de revisão bibliográfica que tem como foco o estudo da medicalização na sociedade construída por meio de estratégias normatizadoras. Visa compreender os processos de medicalização na sociedade, pautados principalmente nas relações de poder-saber, e os discursos que delas advêm. Pretende-se traçar um histórico da construção desse conceito, compreendendo-se suas delimitações e ações que refletem no grande consumo de medicamentos no intuito de acabar ou diminuir um sofrimento da forma mais rápida possível. Além disso, almeja-se discutir a presença desses processos no universo infantil, compreendendo-se os processos diagnósticos que tendem a biologizaras relações sociais e afetivase a legitimação destes nas escolas, famílias e sociedade. Pôde ser observado, por meio destas análises, que os processos medicalizantes delimitam o indivíduo,normatizam-no, minando sua possibilidade de posicionar-se histórica e politicamente. Autores como Michel Foucault, Ivan Illich, Peter Conrad, Ian Hacking, seus comentadores e outros autores serviramde base para o presente artigo

This work was carried out through a literature review of researches addressing the medicalization of society by means of normalizing strategies. It aims to understand medicalization processes in society by exploring discourses created by power-knowledge relations. This article analyzes the historical construction of this concept, its limitations and consequences, in addition to the very high rates of medicine consumption as a way to find relief from suffering as quick as possible. Furthermore, it attempts to understand the presence of such processes in childhood in order to comprehend diagnostic processes that tend to biologize social and affective relationships, as well as the legitimization of such processes in schools, families and society. These analyses allowed observing that medicalizing processes define and standardize individuals, undermining their ability to take a stand historically and politically. Authors such as Michel Foucault, Ivan Illich, Peter Conrad, Ian Hacking, their commentators, among others, provided the basis for this article

Este estudio se llevó a cabo por medio de revisión de la literatura de la investigación apoyada en los estudios de la medicalización de la sociedad construida por intermedio de estrategias normalizadoras. Su objetivo es entender el proceso de medicalización de la sociedad guiada principalmente en las relaciones de poder-saber, y los discursos que provienen de ellos. Se pretende dibujar una historia de la construcción de este concepto, sus límites y acciones que reflejan el gran consumo de medicamentos con el fin de eliminar o reducir el sufrimiento lo más rápido posible. Además, su objetivo es discutir la presencia de estos procesos en el universo infantil, tratando de entender los procesos diagnósticos que tienden a biologización de las relaciones sociales y emocionales, y la legitimidad en las escuelas, las familias y la sociedad. Podría ser observado por medio de estos análisis, los procesos de medicalización delimitan el individuo, o normalizan, minando su capacidad de posicionarse histórica y políticamente. Autores como Michel Foucault, Ivan Illich, Peter Conrad, Ian Hacking, sus comentaristas y otros han servido de base para este artículo
Descritores: Criança
Medicalização
-Filosofia
Psicologia Social
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR513.1 - BCE - Biblioteca Central


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Id: biblio-835201
Autor: Bolarin Martinez, Maria José; Porto Currás, Monica; Martinez Valcárcel, Nicolás Martinez; Méndez Garcia, Rosa.
Título: Dimensiones de la motivación desde la perspectiva del alumnado: 20 ãnos investigación / Dimensions of motivation towards learning, students´s perspective: 20 years of research
Fonte: Psicol. estud;20(4):599-610, oct.-dec.2015.
Idioma: en; es.
Resumo: Este artículo tiene como objetivo identificar y analizar qué dimensiones se constituyen como factores de motivación o desmotivación hacia el aprendizaje, en la materia de Historia de segundo curso de Bachillerato, desde el punto de vista de los estudiantes. La información para responder a estas cuestiones surge de una línea de investigación iniciada hace más de dos décadas, desde cuyo marco se han realizado diversas recogidas de datos a través de cuestionarios a 1523 estudiantes de la Región de Murcia y entrevistas a 200 estudiantes de diferentes titulaciones universitarias, repartidos por las provincias de Alicante, Almería, Barcelona, Murcia y Sevilla.Los resultados indican una constancia a lo largo de los cursos y ponen de manifiesto una dimensión ligada a aspectos relacionales que contribuyen, en gran medida, a la motivación del alumnado hacia el aprendizaje de la Historia. Así, el clima del aula y el profesor se consideran agentes de motivación, sugiriendo que un profesor capaz de planificar, organizar y proponer tareas lejos de la metodología tradicional y más próximo a crear ambientes dinámicos, a través de actividades cooperativas en un clima de confianza, puede contribuir a fomentar el interés, enganchar y despertar el gusto por la Historia, así como aumentar la calidad académica

This article aims to identify and analyze dimensions that can be seen as motivating or demotivating factors for the learning of History in the 2nd year of “Bachillerato” (Spanish post-compulsory secondary education stage) according to the students' views. The information necessary to answer these questions arises from a line of research started more than two decades ago. For such a purpose, several questionnaires for information collection were handed out to 1,523 students from the Region of Murcia, and interviews were conducted with 200 students attending different undergraduate courses from Alicante,Almeria, Barcelona, Murcia and Seville. Results indicate a certain level of perseverance along school years and show a dimension linked to relational aspects which, to a great extent, contribute to boosting the students' motivation to learn History. In this way, the atmosphere of the classroom and the teacher can be considered as motivating agents; it is worth pointing out that a teacher able to plan, organize and propose tasks that can overcome the traditional methodology and a teacher capable of creatinga dynamic space by using cooperative activities in an environment of trust can promote the interest of students and make them acquire a taste for History, while raising academic quality.

Este artigo tem como objetivo identificar e analisar que dimensões se constituem como fatores de motivação ou desmotivação para a aprendizagem, na matéria de História, do ponto de vista dos estudantes do segundo ano de bacharelado. A informação para responder a estas questões surge de uma linha de investigação iniciadahá mais de duas décadas; desde a então foram realizadas diversas coletas de dados por meiode questionários aplicados a 1523 estudantes da Região de Múrcia e entrevistas a 200 estudantes de diferentes cursos universitários, pertencentes às províncias de Alicante, Almería, Barcelona, Múrcia e Sevilla. Os resultados mostram uma constância ao longo dos anos e põem em evidência uma dimensão unida a aspectos relacionais que contribuem, em grande parte, à motivação do alunado para a aprendizagem da História. Assim, o clima da sala e o professor consideram-se como agentes de motivação, sugerindo que um professor capaz de planificar, organizar e propor tarefas longe da metodologia tradicional e mais próximo de criar ambientes dinâmicos, a partir de atividades cooperativas em um clima de confiança, pode contribuir parafomentar o interesse, captar e fazer acordar o gosto pela História, bem como aumentar a qualidade acadêmica
Descritores: Motivação
Estudantes
-Docentes
Pesquisa
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - BCE - Biblioteca Central



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