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Pesquisa : Psicologia em Pesquisa - LILACS
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Id: biblio-982759
Autor: Brando, Olavo Smanio; Brum, Jéssica; Carquejeiro, Rodrigo; Maciel, João.
Título: O movimento do pensamento de sigmund freud segundo Luiz Roberto Monzani / The movement of the thought of sigmund freud according to Luiz Roberto Monzani
Fonte: Psicol. pesq;9(1):105-107, jun. 2015.
Idioma: pt.
Descritores: Psicanálise
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1338.1 - Biblioteca Central Prof. Eurico Back


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Id: biblio-984845 LILACS-Express
Autor: Couto, Daniela Paula do; Silva, Mardem Leandro.
Título: A Psicanálise De Crianças No Brasil: Um Relato Histórico / The Psychoanalysis Of Children In Brazil: A Historical Account
Fonte: Psicol. pesq;12(3):94-102, set.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Apresenta-se um relato histórico sobre os primórdios da Psicanálise de crianças no Brasil, com destaque para os fatores políticos, culturais e sociais que influenciaram o surgimento e desenvolvimento desse campo. Destaca-se o modo como a Psiquiatria, juntamente com a medicina social do século XIX, orientou os pioneiros da Psicanálise de crianças, a partir da concepção da higiene mental escolar e sua ideologia normativa. Conclui-se que apesar da adesão a um discurso adaptacionista em seu surgimento, a Psicanálise de crianças, na atualidade, não comunga mais com um ideal normativo, haja vista que a dimensão pulsional em cada sujeito é incontrolável e responde pela singularidade do sintoma de cada criança, o que impede uma adaptação ao social como almejavam os higienistas.

A historical account of the origins of the psychoanalysis of children in Brazil is presented, highlighting the political, cultural and social factors that influenced the emergence and development of this field. We highlight the way in which Psychiatry, along with social medicine of the nineteenth century, guided the pioneers of Psychoanalysis of children, from the conception of school mental hygiene and its normative ideology. It is concluded that despite the adherence to an adaptational discourse in its emergence, the Psychoanalysis of children, today, no longer communes with a normative ideal, given that the drive dimension in each subject is uncontrollable and responds by the singularity of the symptom of each child, which prevents an adaptation to the social as hygienists.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-984844 LILACS-Express
Autor: Messias, Maria Cláudia Novaes; Jacó-Vilela, Ana Maria.
Título: Relações de gênero e poder na Belle Époque: entre discursos e práticas / Gender and power relations in Belle Époque: between speeches and practices
Fonte: Psicol. pesq;12(3):84-93, set.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho busca analisar as relações de gênero e poder que atravessavam as experiências das mulheres no período conhecido como Belle Époque, entre 1889 e 1922, na cidade do Rio de Janeiro, sendo resultado de revisão da literatura. A partir do contexto social, político, econômico e cultural da cidade, analisam-se os espaços sociais e discursos disponíveis para as mulheres de então, buscando compreender as múltiplas faces do ser mulher que acompanha o tecido social dessa trama. Assim, discute-se a questão feminina sob o ponto de vista dos médicos, o problema da educação, o ideal de família e o trabalho “fora do lar”. A perspectiva teórico-metodológica deste trabalho se insere no campo da história das mulheres e das relações de gênero.

This work seeks to analyze the gender and power relations that crossed the experiences of women in the period known as Belle Époque, between 1889 and 1922, in the city of Rio de Janeiro, being the result of a review of the literature. From the social, political, economic and cultural context of the city, we analyze the social spaces and discourses available to the women of the time, seeking to understand the multiple faces of being a woman that accompanies the social fabric of this plot. Thus, the female question is discussed from the point of view of physicians, the problem of education, the family ideal and work “outside the home”. The theoretical-methodological perspective of this work is inserted in the field of women's history and gender relations.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Amorim, Katia de Souza
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Id: biblio-984843 LILACS-Express
Autor: Costa, Natália Meireles Santos da; Amorim, Katia de Souza.
Título: A co-construção do fluxo locomotor em processos interativos bebê-bebê / Co-construction of locomotor flow in infant-peer interactive process
Fonte: Psicol. pesq;12(3):73-83, set.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: O desenvolvimento locomotor do bebê é modulado por processos perceptuais/sociais/interativos. Porém, articulação desses elementos e sua complexidade em ambientes naturalísticos de creche, onde pares de bebês são importantes parceiros, faz-se pouco claro. Assim, objetivou-se estudar o entrelaçamento de processos locomotores relacionados a interações de bebês pares de idade. Foram conduzidos estudos de caso múltiplos, baseados em pressupostos histórico-culturais, analisando-se videogravações de bebês em creche. Dois episódios são analisados: um em que três bebês engatinham/param em função do movimento de uma bola; outro em que o andar com apoio é dificultado/reconfigurado na presença do par. A triangulação atencional associado às (in)capacidades motoras conferem dinâmicas diferenciadas ao movimento, dando-se como fluxo relacional. Mediação do espaço físico e concepções educativas são discutidas.

Infant locomotor development is modulated by perceptual / social / interactive processes. However, articulation of these elements and their complexity in naturalistic environments of daycare, where infant-peers are important partners, is unclear. Thus, we aimed to study the interweaving of locomotor processes related to infant-peers interactions. Multiple case studies were conducted, based on historical-cultural approach, through video recordings analysis of infants in daycare. Two episodes are analyzed: one in which three babies crawl / stop depending on the movement of a ball; another in which cruising is hampered / reconfigured in the presence of peer. Attentional triangulation associated with motor (in)capacities impart different dynamics for movement, constituting a relational flow. Mediation of physical space and educational conceptions are discussed.
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Id: biblio-984842 LILACS-Express
Autor: Negreiros, Fauston; Rocha, Janaina Oliveira.
Título: Resiliência e Escolarização: processo de enfrentamento das adversidades vivenciadas no Ensino Médio / Resilience and Schooling: a process of coping with adversities experienced in High School
Fonte: Psicol. pesq;12(3):62-72, set.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo objetiva analisar a emergência da resiliência em meio à resolução de problemas no processo de escolarização de estudantes do Ensino Médio. Participaram 204 estudantes, 54,4% do sexo feminino e 44,6% do sexo masculino, com idade média de 15 anos. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e uma pergunta norteadora. As análises foram feitas pelo software IramuteQ®. Os resultados indicam que os estudantes utilizam diversas estratégias de enfrentamento das adversidades, a maioria delas mediadas pela relação com o outro. Pontua-se a necessidade de investimento na formação docente, para que estes apreendam os sentidos do desenvolvimento da resiliência e na parceria família e escola, pois podem atuar como redes de proteção e promoção de uma educação integral e contextualizada.

This study aims to analyze the resilience emergence in the midst of solving problems in schooling process of High School students. There were 204 students, 54, 4% female and 44, and 6% male, with average age of 15 years old. A sociodemographic questionnaire and a guiding question were used. The analyses were carried out through SPSS and IramuteQ® Softwares. The results suggest that the students use different strategies of coping with adversities, most of them mediated by the relationship with the other. There is the need to invest in teacher training, so that they can understand the meaning of resilience development and the family and school partnership, since they can act as networks of protection and promotion of a whole and contextualized education.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-984841 LILACS-Express
Autor: Silva, Emily Ribeiro da; Pereira, Melina Carvalho.
Título: A criança em foco: conversando sobre práticas parentais e estratégias de negociação / The child in focus: talking about parental practices and negotiation strategies
Fonte: Psicol. pesq;12(3):53-61, set.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo considera a criança como ser social e produtor de cultura. Apesar do adultocentrismo ainda existente, mudanças recentes nas relações intrafamiliares contribuíram para a crescente participação da criança nos processos decisórios da família. Assim, investigou-se como as crianças entendiam, avaliavam e lidavam com as práticas educativas, e suas estratégias de negociação. Dezesseis crianças, de 7 a 10 anos, participaram desta pesquisa qualitativa, que contou com entrevistas individuais semiestruturadas, grupos focais e posterior análise de conteúdo. A maioria afirmou já ter feito escolhas no contexto familiar e se sentiram satisfeitos com isso. Picos de autoritarismo, permissividade e inconsistências entre as figuras parentais foram percebidos pelos infantes. Dessa forma, o estudo fornece subsídios para avançar na qualidade das relações parentais.

This study considers the child as a social being and producer of culture. In spite of the still existing adultcentrism, recent changes in intrafamilial relationships have contributed to the child's increasing participation in family decision-making processes. Thus, investigated how children understood, assessed and dealt with educational practices, and their negotiation strategies. Sixteen children, aged 7 to 10 years, participated in this qualitative research, which included semi-structured individual interviews, focus groups and later content analysis. Most said they had already made choices in the family context and felt satisfied with it. Peaks of authoritarianism, permissiveness, and inconsistencies among parental figures were perceived by infants. In this way, the study provides subsidies to advance the quality of parental relationships.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-984840 LILACS-Express
Autor: Ariño, Daniela Ornellas; Bardagi, Marúcia Patta.
Título: Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários / Relations Between Academic Factors and Mental Health of University Students
Fonte: Psicol. pesq;12(3):44-52, set.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: A literatura refere que os graduandos estão vulneráveis ao desenvolvimento de transtornos mentais. Este estudo teve como objetivo analisar as relações entre ansiedade, depressão e stress com a qualidade das vivências acadêmicas e a autoeficácia. A coleta de dados foi realizada por meio de um protocolo digital, disponibilizado e divulgado através de recursos eletrônicos. Um total de 640 graduandos brasileiros participou do estudo. Os resultados demonstram uma correlação negativa, estatisticamente significativa, entre ansiedade, stress e depressão e as vivências acadêmicas e, também, com a autoeficácia. Dada a relação entre adoecimento e fatores acadêmicos e de carreira, é necessário estabelecer instrumentos para a detecção precoce de sintomas de transtornos mentais nesta população, assim como ações que favoreçam experiências acadêmicas mais positivas.

The literature reports that undergraduates are vulnerable to the development of mental disorders. This study aimed to analyze the relations between Anxiety, Depression and Stress with the Quality of Academic Experience and Self-efficacy. Data collection was performed through a digital protocol, made available and disseminated through electronic resources. A total of 640 Brazilian undergraduates participated in the study. The results demonstrate a statistically significant negative correlation between Anxiety, Stress and Depression and Academic Experiences, as well as Self-efficacy. Given the relationship between illness and academic and career factors, it is necessary to establish instruments for the early detection of Mental Disorder symptoms in this population, as well as actions that favor more positive academic experiences.
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Id: biblio-984839 LILACS-Express
Autor: Neufeld, Carmem Beatriz; Godoi, Katherine; Rebessi, Isabela Pizzarro; Maehara, Nívea Passos; Mendes, Ana Irene Fonseca.
Título: Programa de Orientação de Pais em Grupo: Um estudo exploratório na abordagem Cognitivo-Comportamental / Group Parent Orientation Program: An Exploratory Study on the Cognitive-Behavioral Approach
Fonte: Psicol. pesq;12(3):33-43, set.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: As atuais dificuldades enfrentadas pelos pais na educação dos filhos os levam cada vez mais a buscar ajuda especializada. O Programa de Orientação de Pais da USP-RP (PROPAIS), fundamentado na Terapia Cognitivo Comportamental, objetiva promover a melhoria no convívio familiar. Os pais participantes do programa têm seus filhos atendidos por estagiários da Terapia Cognitivo Comportamental, e a orientação de pais é complementar ao tratamento da criança. O objetivo do estudo é avaliar de forma preliminar os efeitos destas intervenções, com um delineamento quantitativo de pré e pós-teste, baseando-se nos escores do Inventário de Estilos Parentais (IEP) de uma amostra de 17 pais, identificando se houve diferenças entre pré e pós-teste no que tange ao estilo parental. As análises indicaram diferença significativa entre os testes, sendo que os pais, no geral, conseguiram melhorar seu estilo parental e apresentar diminuição nas práticas parentais negativas e, embora sejam necessários estudos com amostras ampliadas, os resultados sugerem que o programa tem atingido o seu propósito.

The current difficulties faced by parents in raising their children lead them to seek more specialized help. The USP-RP Parent Guidance Program (PROPAIS), based on Cognitive-Behavioral Therapy, aims to promote the improvement of family life. Parents participating in the program have their children attended by trainees of Behavioral Cognitive Therapy I, and parental guidance is complementary to the child's treatment. The objective of the study is to preliminarily evaluate the effects of these interventions, with a quantitative pre and post test design, based on the scores of the Parenting Styles Inventory (IEP) of 17 participants, identifying if there were differences between pre and post test regarding parental style. The analyzes indicated a significant difference between the tests, being that parents, in general, were able to improve their parental style and present a decrease in negative parental practices and, although studies with enlarged samples are required, the results suggest that the program has achieved its purpose.
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Id: biblio-984838 LILACS-Express
Autor: Freires, Leogildo Alves; Sousa, Erlândio Andrade de; Loureto, Gleidson Diego Lopes; Monteiro, Renan Pereira; Gouveia, Valdiney Veloso.
Título: Estresse Acadêmico: Adaptação e evidências psicométricas de uma medida / Academic Stress: Adaptation and psychometric evidence of a measure
Fonte: Psicol. pesq;12(3):22-32, set.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: O estresse acadêmico tem sido relacionado a variáveis de importante influência no contexto universitário. Nesse sentido, o presente estudo objetivou investigar as propriedades psicométricas da Escala de Estresse Acadêmico (EEA) através de dois estudos. O Estudo 1 contou com a participação de 200 estudantes universitários, os quais responderam a EEA e perguntas demográficas. Uma análise fatorial revelou uma solução unifatorial, indicando consistência interna adequada. Ademais, via teoria de resposta ao item, os itens da EEA mostraram-se discriminativos, exigindo baixa e moderada quantidade de traço latente para serem endossados. No Estudo 2, 207 estudantes universitários responderam aos mesmos instrumentos. Através da análise fatorial confirmatória corroborou-se a estrutura unifatorial preconizada. Conclui-se que esta medida mostrou-se psicometricamente adequada para utilização em futuras pesquisas acerca do estresse acadêmico no Brasil, podendo fomentar ações de assistência psicológica aos estudantes.

The academic stress is related to important outcomes in university context. Thus, the study aimed to investigate the psychometric properties of the Academic Stress Scale (ASS) through two studies. In study 1, 200 undergraduate students answered the ASS and demographic questions. A factorial exploratory analysis revelead one-factor solution and satisfactory reliability indexes. In addition, through item response theory, the items of ASS discriminate participants properly and require low and moderate levels of latent trait to be endorsed. In study 2, 207 undergraduate students answered to the same instruments. The previously one-factor solution of ASS was corroborated by a confirmatory factor analysis. In conclusion, the ASS presented satisfactory psychometric evidence and can be used in future investigations about academic stress in Brazil as a basis for actions towards psychological assistance to students.
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Id: biblio-984837 LILACS-Express
Autor: Cunha, Kainara Silva da; Machado, Wagner de Lara; Andrade, André Luiz Monezi; Enumo, Sônia Regina Fiorim.
Título: Risco psicossocial familiar, coping do tratamento da obesidade infantil e controle parental da alimentação / Family psychosocial risk, coping with child obesity treatment and parental feeding control
Fonte: Psicol. pesq;12(3):11-21, set.-dez. 2018.
Idioma: en.
Resumo: Este estudo analisou variáveis parentais relacionadas ao tratamento do sobrepeso/obesidade de crianças em tratamento ambulatorial, como o controle alimentar, estressores e enfrentamento (coping) da doença, e risco psicossocial familiar. Dezenove cuidadores responderam os instrumentos: Caracterização do Participante, Entrevista de Coping Parental, Psychosocial Assessment Tool 2.0 (PAT 2.0) e Comprehensive Feeding Practices Questionnaire (CFPQ). A maioria das famílias apresentou risco psicossocial médio-alto (Alvo = 52,6%; Clínico = 21,1%) e as práticas parentais de controle alimentar mais comuns foram o Incentivo ao Equilíbrio e à Variedade de alimentos, e a Restrição da alimentação. O controle alimentar é o maior estressor para os cuidadores, que reagem com raiva e tristeza, apesar de apresentarem um coping mais adaptativo. Os resultados indicam a necessidade de intervenções específicas para essa população em risco.

This study evaluated parental variables involved in the outpatient treatment of overweight/obese children, in variables included food control, stressors and coping, as well as family psychosocial risk. Nineteen caregivers filled out instruments such as Participant Characterization, Parental Coping Interview, Psychosocial Assessment Tool 2.0 (PAT 2.0) and Comprehensive Feeding Practices Questionnaire (CFPQ). Most families showed medium-high psychosocial risk (Targeted = 52.6%, Clinical = 21.1%) and the most common parental practice of food control was to Encourage Balance and Variety, and the Restriction of food. Food control is the major stressor for caregivers, who react with anger and sadness, despite having a more adaptive coping. The results indicate the need for specific interventions for this population at risk.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



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