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Pesquisa : Psicologia Revista - LILACS
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Id: biblio-1007928
Autor: Furtado, Rafael Nogueira; Camilo, Juliana Aparecida de Oliveira; Camilo, Rafael Cordeiro.
Título: Implicações da popularização e profissionalização do MMA no Brasil: uma análise biopsicossocial / Implications of the popularization and professionalization of MMA in Brazil: a Biopsychosocial analysis / Implicaciones de la popularización y profesionalización del MMA en Brasil: un análisis biopsicosocial
Fonte: Psicol. rev;27(n.esp):707-724, 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Desde seu surgimento na década de 1990, o Mixed Martial Arts (MMA) tem crescido como esporte de combate no Brasil e mundialmente. Tal crescimento é evidenciado pelo número de eventos organizados, a presença do esporte na mídia, o faturamento de alguns atletas e o interesse do público. Este artigo tem como objetivo avaliar a popularização e profissionalização do MMA no Brasil, refletindo sobre suas implicações. Como ferramenta para a coleta de dados, utiliza-se o portal de eventos Sherdog (em sua versão web), o qual consiste em um localizador eletrônico de combates. Procura-se determinar o número de eventos ocorridos no Brasil, e sua distribuição geográfica, entre os anos de 2016 e 2017. A partir deste levantamento, o artigo analisa um aspecto ambivalente do crescimento do esporte no território nacional: por um lado, a disseminação do ideal de vigor e invencibilidade, representado pelos lutadores de MMA; por outro lado, a precarização das condições de trabalho em que estes atletas estão inseridos. Espera-se, assim, oferecer contribuições da psicologia para os debates sobre esta modalidade de esporte.

Since its emergence in the 1990s, Mixed Martial Arts (MMA) has spread as a combat sport in Brazil and all over the world. This growth is made evident by the number of events, the presence of the sport in the media, the athletes' income and the interest of the public. This article aims to assess the popularization and professionalization of MMA in Brazil, reflecting on its biopsychosocial implications. As a tool for collecting data, we used the Sherdog event portal (in its web version) that consists of an electronic combat locator. It sought to determine the number of events occurring in Brazil, and its geographical distribution, between 2016 and 2017. From this assessment, the article discusses an ambivalent aspect of the growth of this sport in the country: on one hand, the expansion of an ideal of vigor and invincibility, represented by the MMA fighters; on the other, the precariousness of the working conditions these athletes face. This study aims to offer contributions from the psychology field to the debates about this sport.

Desde su aparición en la década de 1990, Mixed Martial Arts (MMA) se ha expandido como un deporte de combate en Brasil y en todo el mundo. Este crecimiento es evidenciado por la cantidad de eventos organizados, la presencia de deportes en los medios de comunicación, la facturación de los atletas y el interés del público. Este artículo tiene como objetivo evaluar la popularización y profesionalización de MMA en Brasil, reflexionando sobre sus implicaciones biopsicosociales. Como herramienta para recopilar datos, usamos el portal de eventos Sherdog (en su versión web), que consiste en un localizador de combates. Se procuró determinar el número de eventos que ocurrieron en Brasil, y su distribución geográfica, entre 2016 y 2017. A partir de este levantamiento, el artículo analiza un aspecto ambivalente del crecimiento del deporte en el territorio nacional. Por un lado, la difusión del ideal de vigor e invencibilidad, representado por los combatientes del MMA. Por otro lado, la precariedad de las condiciones de trabajo en las que estos atletas están inseridos. Se espera, por lo tanto, ofrecer contribuciones de la psicología a los debates sobre esta modalidad de deporte.
Descritores: Artes Marciais
Psicologia do Esporte
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-1007922
Autor: Fiochi-Marques, Manoella; Oliveira, Marina Cardoso de; Melo-Silva, Lucy Leal.
Título: Construção da carreira do universitário-atleta: percepções e expectativas na transição universidade-trabalho / College athlete´s career building: perceptions and expectations in the transition from university to work / Construcción de la carrera del universitarioatleta: percepciones y expectativas en la transición universidad-trabajo
Fonte: Psicol. rev;27(n.esp):679-706, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: As pesquisas que se dedicam a compreender a construção da carreira de estudantes universitários que têm participação esportiva destacam as dificuldades que eles enfrentam por terem de lidar com mais uma prioridade ao mesmo tempo: atividades acadêmicas e esportivas, além de outros desafios inerentes à vida universitária. Assim, este estudo objetiva descrever as percepções e expectativas de universitários-atletas sobre a construção de suas carreiras no processo de transição universidade-trabalho, por meio da análise das trajetórias e projetos de vida/carreira. Para tanto, realizou-se um grupo focal com quatro universitários-atletas concluintes do ensino superior. Os dados foram tratados por meio da análise do discurso e organizados em repertórios interpretativos. Os resultados apontam trajetórias marcadas pelo envolvimento esportivo desde criança, como critério de escolha do curso superior, e pela dinâmica da saliência dos papéis que demarca diferenças na identidade. Além disso, observou-se que as aprendizagens decorrem em habilidades transferíveis, ainda que haja falta de apoio institucional. Os projetos refletem as dificuldades em planejar o futuro e o interesse em continuar estudando após a graduação. Implicações teóricas, práticas e para futuras pesquisas são discutidas.

Research dedicated to understanding the college athlete's career building underscores the difficulties these students face as they have to manage their studies, athletic obligations and the challenges inherent to the college life. This study thereby aimed to describe the college athlete perception and expectations in terms of career building in the university-to-work transition process. This was carried out through the analysis of their life journey and life/career projects. A focus group was conducted with four senior college athletes. The chosen activities were discourse analysis and its organization in interpretive repertoires. The results render life journeys marked by childhood experience with sports as a criterion for choosing a college course, and by the dynamics of roles that demonstrate how sports shaped their identities. Furthermore, their learning process was based on transferable skills even if there was a lack of institutional support. The projects reflect the difficulties in planning for the future and the desire to continue studying after graduation. There is also discussion about the implications for theory, practice and future research.

Los estudios que se dedican a comprender la construcción de la carrera de estudiantes universitarios que tienen participación deportiva destacan las dificultades que estos individuos enfrentan por tener que lidiar con más de una prioridad al mismo tiempo: estudios y actividades deportivas, además de los desafíos inherentes al contexto académico universitario. Así, esta investigación tiene como objetivo describir las percepciones y expectativas de universitarios-atletas sobre la construcción de sus carreras en el proceso de transición universidad-trabajo, a través del análisis de las trayectorias y proyectos de vida. Por lo tanto, fue realizado un grupo focal con universitarios-atletas próximos a graduarse, cuyos datos fueron analizados bajo el análisis del discurso. Los resultados apuntaron trayectorias marcadas por la participación en actividades deportivas desde la infancia, como criterio de selección de la carrera universitaria Y por la dinámica sobresaliente de los papeles que demarca diferencias en la identidad. Además, se observó que el aprendizaje resulta en habilidades trasferibles, aunque haya falta de apoyo institucional. Los proyectos reflejan las dificultades en planear el futuro y el interés en continuar estudiando después de la graduación. planificación para el futuro y el deseo de seguir estudiando después de la graduación. Se discuten las implicaciones teóricas y prácticas, para futuras investigaciones.
Descritores: Universidades
Atletas
Psicologia do Esporte
Esportes Juvenis
Limites: Seres Humanos
Adulto
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-1007917
Autor: Nascimento Júnior, José Roberto Andrade do; Granja, Carla Thamires Laranjeira; Santos, Mauro Moreira dos; Santos, Maria de Lara da Costa; Silva, Glauber Castelo Branco; Melo, Gislane Ferreira de; Oliveira, Daniel Vicentini de.
Título: Estresse pré-competitivo e experiência esportiva em adolescentes de Petrolina-PE / Pre-competitive stress and sporting experience in adolescents from Petrolina-PE / Estrés precompetitivo y la experiencia deportiva en adolescentes en Petrolina-PE
Fonte: Psicol. rev;27(n.esp):615-631, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo investigou o estresse pré-competitivo e a experiência esportiva de 77 adolescentes participantes de uma competição estudantil de Petrolina-PE. Os instrumentos utilizados foram a Lista de Sintomas de Estresse Pré-Competitivo Infanto-Juvenil e o Questionário de Experiência Esportiva de Jovens. Para análise dos dados foram utilizados o teste de Mann-Whitney e a correlação de Spearman. Os resultados evidenciaram que as meninas sentem mais os sintomas de estresse pré-competitivo do que os meninos. Verificou-se que os adolescentes de 13 a 15 anos ficam mais preocupados com a presença dos pais na competição e vivenciam mais situações negativas do que os de 16 e 17 anos. Verificou-se associação linear entre o estresse pré-competitivo e as experiências esportivas. Concluiu-se que no contexto do esporte escolar as meninas e os adolescentes mais jovens sentem mais o estresse provocado pela competição esportiva. Além disso, o esporte parece ser uma experiência mais negativa para adolescentes mais jovens.

This study investigated the pre-competitive stress and sporting experience among 77 adolescents participating in a student competition in Petrolina-PE. The instruments used were the List of Pre-Competitive Stress Symptoms for Children and Youth and the Youth Experience Survey for Sport. Data analysis was conducted through the Mann-Whitney test and the Spearman correlation. The results showed that girls showed higher level of precompetitive stress than boys. It was verified that adolescents aged between 13 to 15 years are more concerned about their parents' presence in the competition and experienced more negative situations than 16 and 17 year olds. A linear association was found between pre-competitive stress and sporting experience. It was concluded that in the context of school sports, girls and younger adolescents feel more stress caused by sports competition. In addition, sport seems to be more of a negative experience for younger teenagers.

Este estudio investigó el estrés precompetitivo y la experiencia deportiva de 77 adolescentes participantes de una competencia estudiantil en Petrolina-PE. Los instrumentos utilizados fueron la Lista de Síntomas de Estrés Precompetitivo Infanto-Juvenil y el Cuestionario de Experiencia Deportiva de Jóvenes. Para el análisis de los datos se utilizó el test de Mann-Whitney y la correlación de Spearman. Los resultados evidenciaron que las chicas sienten más los síntomas de estrés precompetitivo que los chicos. Se verificó que los adolescentes de 13 a 15 años se preocupan más con la presencia de los padres en la competición y experimentan más situaciones negativas que los jóvenes de 16 y 17 años. Se comprobó la asociación lineal entre el estrés precompetitivo y las experiencias deportivas. Concluyéndose que en el contexto del deporte escolar las chicas y los chicos más jóvenes sienten más el estrés provocado por la competición deportiva. Además, el deporte parece ser una experiencia más negativa para los adolescentes más jóvenes.
Descritores: Estresse Psicológico
Atletismo/psicologia
Adolescente
Limites: Seres Humanos
Adolescente
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Malerbi, Fani Eta Korn
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Id: biblio-1007834
Autor: Abuchacra, Marcelo Correa; Malerbi, Fani Eta Korn.
Título: Intervenção comportamental para melhorar a precisão do "chute no gol" em jogadores de futebol / Behavioral intervention to improve the accuracy of "kicking the ball into the goal" in soccer players / Intervención conductual para mejorar la precisión del "tiro hacia la portería" en jugadores de fútbol
Fonte: Psicol. rev;27(n.esp):661-678, 2018. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo teve por objetivo investigar os efeitos do reforçamento condicionado sobre a precisão do comportamento do "chute no gol" em jogadores de futebol em formação. A pesquisa foi realizada com dois participantes e compreendeu duas fases: 1) Linha de Base (LB) e 2) Fase de Reforçamento. Foram colocados quatro alvos no gol (inferior direito, inferior esquerdo, superior direito e superior esquerdo) para indicar aos participantes onde deveriam chutar. Na LB apenas foram registrados os acertos ou erros dos "chutes no gol" de cada participante. Na Fase de Reforçamento cada acerto fazia com que o participante ganhasse um ponto que, ao final das sessões, era trocado por dinheiro. Para um dos participantes aumentou-se a quantidade de reforços para a precisão num dos alvos (Ref.+ bônus). Com o objetivo de verificar se a porcentagem de acertos retornaria aos níveis basais foi possível repetir o procedimento empregado na LB1, suspendendo o reforçamento condicionado aos acertos nos alvos IE e SE para o participante P1 e nos alvos SE, ID e SD para o participante P2. Os resultados mostraram que ambos os participantes elevaram seus índices de acerto na Fase de Reforçamento em comparação aos dados da Linha de Base.

The aim of this article was to investigate the effects of conditioned reinforcement on the accuracy of the "kicking the ball into the goal" behavior in soccer players in training. The research was carried out with two participants and comprised two phases: 1)Base Line (LB) and 2) Reinforcement Phase. Four targets were placed on the goal (lower right, lower left, upper right and upper left) to indicate to the participants where they should kick. In LB only the hits or errors of the "kicking the ball into the goal" of each participant were recorded. In the Reinforcement Phase each hit scored one point that at the end of the sessions was exchanged for money. For one of the participants, the amount of reinforcement for the precision in one of the targets was increased (Ref. + Bonus). With the objective of verifying if the percentage of correct "kicks that made it into the goal" would return to Base Line levels it was possible to repeat the procedure used in LB1 for the participant P1 withdrawing the reinforcement to the hits in IE and SE targets and, for P2, to SE, ID and SD targets The results showed that both participants increased their hit rates in the Reinforcement Phase compared to the Base Line data.

El presente artículo tuvo por objetivo investigar los efectos del refuerzo condicionado sobre la precisión del comportamiento del "tiro hacia la portería" en jugadores de fútbol en formación. La investigación fue realizada con dos participantes y comprendió dos fases: 1) Línea de Base (LB) y 2) Fase de Refuerzo. Se colocaron cuatro blancos (inferior derecha, inferior izquierda, superior derecha y superior izquierda) en la portería para indicar a los participantes donde debían patear. En la LB sólo se registraron los aciertos o errores de los "tiros en la portería" de cada participante. En la Fase de refuerzo, cada acierto hacía que el participante ganará un punto, que al final de las sesiones, era intercambiado por dinero. Para uno de los participantes se aumentó la cantidad de refuerzos para la precisión en uno de los blancos (Ref. + Bonificación). Con el objetivo de verificar si el porcentaje de aciertos retornaría a los niveles basales, fue posible repetir el procedimiento realizado en la LB1, suspendiendo el reforzamiento condicionado en los aciertos en los blancos Inferior izquierda y superior izquierda para el participante P1, y en los blancos superior izquierda, inferior derecha y superior derecha para el participante P2. Los resultados mostraron que ambos participantes aumentaron sus índices de acierto en la fase de reforzamiento en comparación a los dados de la Línea de Base.
Descritores: Futebol
Eficiência
Treinamento de Resistência
Limites: Seres Humanos
Masculino
Adolescente
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-1007828
Autor: Cristofolli, Natali; Moraes, Mak Alisson Borges de; Telles, Thabata Castelo Branco.
Título: A experiência vivida de surfar: um estudo fenomenológico / The lived experience of surfing: a phenomenological study / La experiencia vivida de surfear: un estudio fenomenológico
Fonte: Psicol. rev;27(n.esp):633-659, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O surfe é uma atividade amplamente praticada, que se constitui em deslizar na parede de uma onda sobre uma prancha. Entretanto, nota-se que a vivência com essa prática vai além de suas técnicas. O objetivo deste estudo foi compreender como é a experiência vivida de surfar por meio das percepções dos próprios praticantes. A metodologia de inspiração fenomenológica foi utilizada como meio de acesso a essas vivências, com o auxílio de entrevistas abertas, norteadas por pergunta disparadora. Foram entrevistados 8 participantes, todos amadores, que relataram experiências vividas apresentadas em 3 movimentos: antes de entrar no mar, vivenciando o mar com uma prancha e saída do mar. Nestes, evidenciou-se a necessidade de preparação para a prática, percepções mistas de medo, coragem, prazer e contemplação durante a experiência e a demonstração do quanto essa vivência extrapola os limites da praia para suas vidas pessoais. A partir dos resultados do presente estudo, entende-se que essa prática se apresenta de modo peculiar, e exige do profissional que se proponha a trabalhar com o surfe uma reflexão sobre os aspectos que o envolvem. Defende-se aqui uma psicologia do esporte que seja sensível às experiências vividas de seus praticantes para, posteriormente, ocupar-se de regras e técnicas.

Surfing is a widely practiced activity based on sliding up or down the wall of a wave on a surfboard. However, this study established that the experience with this practice goes beyond this technique. The aim of this study was to understand the lived experience of surfing based on practitioners' perceptions. The methodology was based on a phenomenologically inspired assumption and was used as a way to access these experiences with the support of open interviews guided by a trigger question. Eight participants were interviewed, and they reported the lived experience of surfing based on three moments: before entering the sea, experiencing the sea with a board and out of the sea. What came to light was the preparation for this practice, mixed perceptions of fear, courage, pleasure and contemplation during the experience and the descriptions of how much this experience goes beyond the limits of the beach and how it touches their personal lives. From these results, we understand this is a singular activity that requires reflection by those who intend to work with it. We claim that sport psychology must include the lived experiences of the practitioners in order to later focus on rules and techniques.

El surf es una actividad ampliamente practicada, que consiste en deslizar en la pared de una ola sobre una plancha de surf. Sin embargo, la vivencia con esta practica va mucho más allá de sus técnicas. El objetivo de este estudio fue comprender como es la experiencia de surfear con base en las percepciones de los propios practicantes. La metodología de inspiración fenomenológica fue utilizada como medio de acceso a esas vivencias, junto con el auxilio de entrevistas abiertas, guiadas por una pregunta disparadora. Fueron entrevistados 8 participantes amateurs, los cuales relataron experiencias vividas en 3 movimientos: antes de entrar en el mar, vivenciando el mar con una plancha y la salida del mar. Evidenciando, así, la necesidad de la preparación para la practica, percepciones de miedo, coraje, placer y contemplación durante la experiencia y la demostración del cuanto esa vivencia extrapola los limites de la playa para sus vidas personales. A partir de los resultados del presente estudio, se entiende que esa modalidad se presenta de forma peculiar, y exige del profesional que se propone a trabajar con el surf una reflexión sobre los aspectos que están implicados. Se defiende aquí una psicología del deporte quesea sensible, inicialmente, a las experiencias vividas de sus practicantes para así, después, ocuparse de reglas y técnicas.
Descritores: Psicologia do Esporte
Esportes Aquáticos
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-1007303
Autor: Melo, Cristina Carvalho de; Pereira, Joyce Kimarce do Carmo; Pachêco, Tereza Nair de Paula; Boletini, Tatiana Lima; Belo, Fábio Roberto Rodrigues; Noce, Franco.
Título: Os efeitos de uma prova de corrida no estado de humor de praticantes amadores / How Running Races affect the mood of an Amateur Runner / Los efectos de una prueba de carrera callejera en el estado de humor de los practicantes aficionados
Fonte: Psicol. rev;27(n.esp):591-614, 2018. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar o estado de humor de praticantes amadores de corrida de rua nos períodos pré e pós-prova, a partir da Escala Brasileira de Humor (BRAMS). Participaram da pesquisa 37 praticantes filiados a grupos de corrida de rua. Auferiu-se, em relação aos estados de humor dos participantes, que a tensão, o vigor e a confusão apresentaram valores inferiores após a prova. A fadiga foi a única dimensão com aumento no período pós-prova. Em relação à qualidade do sono, pôde-se observar que os indivíduos que tiveram um sono satisfatório na noite anterior estavam mais bem preparados para a prova. Realizou-se, ainda, uma análise de acordo com o nível de experiência, na qual se verificou que os praticantes menos experientes sofreram mais os efeitos da competição, o que afetou significativamente os escores de tensão, vigor, fadiga e confusão.

The aim of this study was to verify the state of mind of amateur runners during both, pre- and post-competition periods, according to the Brazilian Mood Scale (BRAMS). The sample was comprised of 37 amateur runners affiliated with racing groups. It was observed that tension, vigor and confusion levels decrease after the competition. Fatigue was the only aspect that effectively increased in the post-competitive period. Regarding the quality of sleep, it was noted that individuals who had satisfactory sleep quality during the previous night were better prepared for the race. An analysis was performed according to the level of experience and showed that less experienced runners suffer more from the effects of competition, significantly affecting mood states (tension, vigor, fatigue and confusion).

El objetivo de este estudio fue verificar el estado de humor de practicantes aficionados de carreras de calle durante los periodos pre y post-prueba, a partir de la Escala Brasileña de Humor (BRAMS). Participaron en la investigación 37 practicantes de corridas afiliados a grupos de carreras callejeras. Se confiere en relación a los estados de humor de los participantes que la tensión, el vigor y la confusión presentaron valores inferiores después de la prueba. La fatiga fue la única dimensión con aumento en el período post-prueba. En cuanto a la calidad del sueño, se puede observar que los individuos que tuvieron un sueño satisfactorio la noche anterior estaban mejor preparados para la prueba. Se realizó un análisis de acuerdo con el nivel de experiencia, donde se verificó que los practicantes menos experimentados sufren más los efectos de la competición, afectando significativamente los escores de tensión, vigor, fatiga y confusión.
Descritores: Corrida
Humorismo
Psicologia do Esporte
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-1007242
Autor: Peixoto, Evandro Morais; Viana-Meireles, Livia Gomes; Campos, Carolina Rosa; Oliveira, Leonardo Pestillo; Palma, Bartira Pereira.
Título: Indicadores de motivação e paixão para prática esportiva em atletas brasileiros: um estudo sob a ótica da autodeterminação / Motivation and passion indicators for sports practice in Brazilian athletes: a study based on the perspective of self-determination / Indicadores de motivación y pasión para la práctica deportiva en atletas brasileños: un estudio bajo la óptica de la autodeterminación
Fonte: Psicol. rev;27(n.esp):563-589, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A motivação é uma variável de suma importância às práticas físicas e esportivas, exercendo considerável influência à adesão e manutenção destas atividades. Esta pesquisa teve como objetivo descrever os indicadores de motivação e paixão para a prática esportiva em atletas brasileiros. Participaram 709 atletas com idades entre 12 e 36 anos (16,62 ± 3,20; 58,4% masculino), de diferentes modalidades, níveis competitivos e tempo de experiência. Todos responderam à Escala de Motivação no Esporte e à Escala de Paixão. Para as análises foram empregados teste t de Student e MANOVA. Os resultados indicaram que atletas do sexo masculino apresentaram níveis superiores em motivação e paixão para prática esportiva. Atletas envolvidos em níveis mais elevados de participação esportiva (nacional e internacional) apresentam níveis superiores em indicadores de motivação intrínseca e extrínseca, e atletas com maior tempo de experiência (entre 5 e 10 anos e superior a 10 anos) apresentaram níveis mais elevados de indicadores de paixão. Os resultados encontrados vão na direção da literatura em Psicologia do Esporte. Adicionalmente, os resultados foram discutidos à luz dos fatores sociais nos quais o esporte brasileiro se estrutura, possibilitando melhor compreensão dos indicadores de motivação e paixão pela atividade esportiva entre atletas brasileiros.

Motivation is highly important for physical and sports practices. It exerts considerable influence on adherence and maintenance of these activities. The aim of this research was to describe the indicators of motivation and passion for sports practice in Brazilian athletes. The sample consisted of 709 athletes with ages ranging from 12 to 36 years (16.62 ± 3.20, 58.4% male). The athletes were of different modalities, competitive level and level of experience. All subjects responded to the Sports Motivation Scale and the Passion Scale. Student's t-test and MANOVA were used for statistical analysis. The results showed that male athletes presented higher levels in motivation and passion for sports practice. Athletes involved in higher levels of sports participation (national and international) showed higher levels of intrinsic and extrinsic motivation indicators, and athletes with longer experience (between 5 and 10 years and above 10 years) presented higher levels of passion. These results point to the same direction as the literature on Sports Psychology, and they were also discussed in light of the social factors in which Brazilian sport is structured, allowing for a better understanding of the motivation and passion for sports among Brazilian athletes.

La motivación es una variable de suma importancia para las prácticas físicas y deportivas, ejerciendo considerable influencia en la adhesión y mantenimiento de estas actividades. Esta investigación tuvo como objetivo describir los indicadores de motivación y pasión para la práctica deportiva en atletas brasileños. Para eso, participaron del estudio 709 atletas con edades entre 12 y 36 años (16,62 ± 3,20; 58,4% masculino) de diferentes modalidades, nivel competitivo y tiempo de experiencia. Los participantes respondieron la Escala de Motivación en el Deporte y la Escala de Pasión. Para los análisis se utilizaron el test t de Student y MANOVA. Los resultados indicaron que los atletas hombres presentaron niveles superiores en motivación y pasión por la práctica deportiva. Los atletas con niveles más altos de participación deportiva (nacional e internacional) presentaron niveles superiores en indicadores de motivación intrínseca y extrínseca, y atletas con mayor tiempo de experiencia (entre 5 y 10 años y superior a 10 años) presentaron niveles más elevados de indicadores de pasión. Los resultados encontrados van en la misma dirección de la literatura en Psicología del Deporte. Adicionalmente, los resultados fueron discutidos a la luz de los factores sociales en los cuales el deporte brasileño se estructura, posibilitando una mejor comprensión de los aspectos motivacionales y de la pasión por la actividad deportiva entre atletas brasileños.
Descritores: Autonomia Pessoal
Psicologia do Esporte
Motivação
-Prazer
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Adulto
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


  8 / 269 LILACS  
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Id: biblio-1007228
Autor: Trevelin, Fernanda; Alves, Cássia Ferrazza.
Título: Psicologia do esporte: revisão de literatura sobre as relações entre emoções e o desempenho do atleta / Sports psychology: literature review about relationships between emotions and athlete performance / Psicología del deporte: revisión de la literatura sobre la relación entre emociones y el rendimiento del atleta
Fonte: Psicol. rev;27(n.esp):545-562, 2018. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi, através de uma revisão de literatura, investigar a influência das emoções no desempenho do atleta de alto rendimento. A busca foi realizada nas bases de dados Scielo, Lilacs e Science Direct, sendo encontrados 56 artigos. Sete atenderam os critérios de inclusão definidos neste estudo e abordavam os temas de Psicologia do Esporte e emoções. Foi constatado uma produção predominantemente internacional, a ausência de artigos na abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental, a relação de bidirecionalidade entre desempenho e emoções e a emoção vivenciada de acordo com a percepção do atleta diante do evento ocorrido. Foi possível identificar que a psicologia pode contribuir na preparação do atleta de forma que ele possa compreender e aprender a lidar com suas emoções.

This study aims to investigate the influence of emotions on the effectiveness of high-performance athletes through a literature review. The search was conducted in the databases Scielo, Lilacs and Science Direct. Of the 56 articles that were found, seven articles filled the inclusion criteria and broached the themes of Sport Psychology and emotions. The literature is predominantly international and it was verified that there is a lack of articles based on the Cognitive-Behavioral Therapy approach. Bidirectional relation between performance and emotions and also the emotion experienced according to the perception of the athlete during a determined event were found. It was identified that psychology can contribute to athletic training in order to help the athlete understand and deal with emotions.

El objetivo de este estudio fue, investigar la influencia de las emociones en el rendimiento del atleta de alto desempeño, a través de la revisión de la literatura. Las bases de datos utilizadas fueron Scielo, Lilac y Science Direct, siendo encontrados 56 artículos, de los cuales siete cumplían con los criterios de inclusión previamente establecidos y abordaban los temas de la psicología del deporte y emociones. Se constató una producción predominantemente internacional, la falta de artículos con enfoque cognitivo-conductual, la relación de bidireccionalidad entre rendimiento y emociones, y por ultimo, la emoción vivenciada de acuerdo con la percepción del atleta frente al evento. Fue posible identificar que la psicología puede contribuir en la preparación del atleta para que comprenda y maneje sus emociones.
Descritores: Terapia Cognitiva
Revisão
Emoções
Psicologia do Esporte
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-1007190
Autor: Vieira, Talita Machado; Justo, José Sterza; Mansano, Sonia Regina Vargas.
Título: Mulheres e futebol: análise de documentos do mundo esportivo brasileiro no Século XX / Women and Soccer: Documents Analysis of the Brazilian Sports World in the 20th Century / Mujeres y Fútbol: Análisis de Documentos del Mundo Deportivo Brasileño en el Siglo XX
Fonte: Psicol. rev;27(n.esp):519-543, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: A prática futebolística de mulheres no Brasil ainda pode ser considerada limitada e envolta de preconceitos os mais diversos. O presente estudo teórico e documental visa a problematizar a inserção de mulheres no campo futebolístico, dando especial atenção às primeiras políticas públicas elaboradas para promover e permitir o acesso da mulher à prática do futebol. Adotando uma perspectiva foucaultiana, a pesquisa buscou dar visibilidade ao conjunto heterogêneo de forças sociais veiculadas em documentos de domínio público que evidenciaram a dificuldade dessa prática desportiva profissional entre mulheres. Para tanto, o estudo foi dividido em dois momentos. Primeiro, é apresentando o cenário teórico-metodológico do qual se partiu para, em seguida, apresentar uma série de documentos nos quais está demonstrado como tal prática entre mulheres sofreu intervenções limitadoras e preconceituosas em nosso país. Nas considerações finais, foi possível mostrar a discrepância do trato entre gêneros no contexto futebolístico brasileiro, imerso em uma série de naturalizações sobre os corpos de homens e mulheres, que colocam estas últimas em evidente desvantagem. A análise crítica de tais naturalizações pode abrir espaços de debate, inclusão e potencialização das mulheres na esfera do futebol.

The practice of women's soccer in Brazil can still be considered limited and shrouded in the most diverse prejudices. The present theoretical study aims to discuss the introduction of women in the field of soccer dedicating special attention to the first public policies designed to foster and allow the access of women in the practice of soccer. Adopting a perspective inspired on the work of Foucault, the research sought to give visibility to the heterogeneous set of social forces presented in public domain documents that render the difficulties women face on practicing this sport. The study was divided into two phases. At first, we presented the theoretical methodological scenario and then on to a series of documents that demonstrate the biased and limiting interventions women suffered. In the final considerations, it was possible to demonstrate the discrepancy between genders in the context of Brazilian soccer, immersed in a series of assumptions about the male and female bodies that put women in clear disadvantage. The critical analysis of such assumptions may lead to debates, the inclusion and the development of women in the sphere of soccer.

La práctica del fútbol femenino en Brasil todavía puede ser considerada limitada y cubierta de los más diversos prejuicios. El presente estudio analizó, de modo documental y teórico, la inserción de las mujeres en el campo futbolístico prestando especial atención a las primeras políticas públicas elaboradas para promover y permitir el acceso de la mujer a la práctica del fútbol. Desde una perspectiva de inspiración foucaultiana, la presente investigación buscó dar visibilidad al conjunto heterogéneo de fuerzas sociales presentes en documentos de dominio público que muestran la dificultad de esta práctica profesional por parte de las mujeres. Para tal fin, la investigación fue dividida en dos momentos. Primero, será presentado el escenario teórico y metodológico del cual se inició, para así, presentar una serie de documentos, en los cuales está demostrado como tal practica entre mujeres sufrió intervenciones limitantes y prejuiciosas en Brasil. En las consideraciones finales, se mostrará la discrepancia en el trato entre los géneros en el contexto futbolístico brasileño, inmerso en una serie de naturalizaciones sobre los cuerpos de hombres y mujeres, que colocan estas ultimas en evidente desventaja. El análisis critico de estas naturalizaciones pueden abrir espacios de debate, inclusión y potencialización de las mujeres en el ámbito del fútbol.
Descritores: Futebol
Mulheres
Psicologia do Esporte
FRAUDABDOMEN
-Política Pública
Limites: Seres Humanos
Feminino
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-998698
Autor: Guerra, Barbara Trevizan; Almeida-Verdu, Ana Cláudia Moreira; Pessenda, Bruna; Alvarez, Maria Fernanda Cazo.
Título: Ensino de repertórios requisitos e os efeitos sobre comportamentos incompatíveis com aprendizagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista / The teaching of repertoires and its effects on behavior incompatible with learning in children with on the Autism Spectrum Disorder / Enseñanza de repertorios requisitos y los efectos sobre comportamientos incompatibles con el aprendizaje en niños con Trastorno del Espectro Autista
Fonte: Psicol. rev;27(2):377-400, dez. 2018. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem apresentar déficits significativos no repertório básico requisito para receber programas de ensino e se engajar com frequência em comportamentos repetitivos e inadequados. Considerando-se que tais comportamentos são incompatíveis com o ensino e resultam em consequências negativas, sejam sociais e/ou acadêmicas, esta pesquisa teve por objetivo ensinar sistematicamente operantes requisitos, como sentar, permanecer sentado, olhar, imitar, imitação generalizada e rastreamento visual para duas crianças com TEA, e verificar o efeito do procedimento sobre os comportamentos inadequados e estereotipias. Os resultados demonstraram que um participante aprendeu todos os comportamentos alvo de ensino enquanto o outro não atingiu o critério de aprendizagem em imitação. Houve redução dos comportamentos incompatíveis com a aprendizagem, logo após a introdução das contingências para os comportamentos de ensino, para ambos. Os resultados demonstram a aquisição de repertórios requisitos importantes em crianças com TEA severo e demonstram que a redução de comportamentos incompatíveis com aprendizagem pode ocorrer mediante ensino de comportamentos desejados.

People with Autism Spectrum Disorder (ASD) may have significant deficits in basic repertoire to accept teaching programs and may engage frequently in repetitive and inappropriate behaviors. Considering that such behavior is incompatible with learning and results in negative consequences, whether social and/or academic, this study aimed to systematically teach operational requirements such as sit, stay seated, look, imitation, generalized imitation and visual tracking to two children with ASD, and check the effect of the procedure on the inappropriate and stereotypical behavior. The results demonstrated that one participant learned all the target behavior that was taught whilst the other participant did not reach the learning criterion in imitation. There was a reduction of behavior incompatible with learning after the introduction of the contingencies for teaching behaviors for both. The results demonstrate the acquisition of important repertoire requirements in children with severe ASD and show that the rebate of incompatible behavior with learning is possible through the teaching of desired behaviors.

Las personas con Trastorno del Espectro Autista (TEA) pueden presentar déficit significativo en el repertorio básico necesario para recibir programas de aprendizaje formal, presentando con frecuencia comportamientos repetitivos e inadecuados. Considerando que tales comportamientos son incompatibles con el sistema formal de educación, trayendo consecuencias negativas, ya sean sociales e/o académicas. La presente investigación tuvo como objetivo enseñar sistemáticamente operantes requisitos, como sentarse, permanecer sentado, mirar, imitar, imitación generalizada y rastreo visual para dos niños con TEA, y verificar el efecto del procedimiento sobre los comportamientos inadecuados y estereotipias. Los resultados demostraron que uno de los participantes aprendió todos los comportamientos propuestos mientras que el otro no alcanzó el criterio de aprendizaje en el quesito imitación. En ambos participantes hubo una reducción de los comportamientos incompatibles con el aprendizaje después de la introducción de las contingencias para los comportamientos enseñados. Los resultados demuestran la adquisición de repertorios necesarios en niños con TEA grave y demuestran que la reducción de comportamientos incompatibles con el aprendizaje puede ocurrir mediante la enseñanza de comportamientos deseados.
Descritores: Transtorno Autístico
Instrução Programada
Comportamento Problema
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri



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