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Pesquisa : Psicologia Revista - LILACS
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Id: biblio-909450
Autor: Vergueiro, Paola Vieitas.
Título: Arte do terceiro setor como símbolo de transformação sociocultural / Third sector art as a sociocultural transformation symbol
Fonte: Psicol. rev;25(1):191-210, jun. 2016.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: XXI congresso da Associação Junguiana do Brasil: Símbolos de Transformação: perspectivas para um mundo em crise, s.l, 25-27 outubro 2013.
Resumo: Este artigo investiga, a partir da teoria junguiana, possíveis sentidos de ações promovidas pelo terceiro setor que se utilizam de linguagem artística. Para realiza-lo explora, a partir das postulações de Jung, a relação entre arte e consciência coletiva. Aborda o sentido social e cultural dos fundamentos teóricos junguianos. Apresenta o conceito de energia psíquica, esclarecendo a importância do seu emprego como pulsão pela atividade, reflexão ou criatividade para o desenvolvimento humano. Analisa a crise social atual, a partir da referência teórica junguiana. Com base nos fundamentos teóricos apresentados, realiza uma leitura das ações promotoras de inclusão social de organizações do terceiro setor mediante uso de linguagens artísticas observadas no mundo contemporâneo, compreendendo-as como novas vias para a transformação da psique sociocultural. Propõe, finalmente, que este fato seja visto como símbolo de uma transformação própria à realidade sociocultural brasileira.

Based on Jungian theory, this paper investigates possible collective meanings of third sector activities that engage in the use of artistic language. Jungian postulations are used to explore the relationship between art and collective consciousness. The psychic energy concept is introduced and is considered to be of utmost importance as a driving force for human development activity, reflection and creativity. The current social crisis is also analyzed from a Jungian perspective. Based on the theoretical foundations presented, this paper presents the interpretation that third sector organization initiatives that promote social inclusion through the use of art, as observed in the contemporary world, are the new sociocultural psyche change agents. It concludes that these actions are a symbol of Brazilian sociocultural reality.
Descritores: Arte
Mudança Social
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: lil-764878
Autor: Oliveira, Isabel Cristina Vasconcelos; Menezes, Angela Christina Souza.
Título: Avaliação dos contextos de atuação, atribuições e mercado profissional: opinião da população sobre a Psicologia e o Psicólogo / Evaluation of the contexts of performance, assignments, and professional market: the population's opinion on Psychologist and Psychology
Fonte: Psicol. rev;22(1):119-139, 2013.
Idioma: pt.
Resumo: Identificar como as pessoas percebem uma prática profissional possibilita o reconhecimento de seus aspectos positivos e debilidades, seja no processo de formação acadêmica, ou no próprio exercício da profissão. É nesse contexto que este estudo visa verificar a opinião da população sobre o profissional de Psicologia, principalmente quanto ao contexto de atuação, atribuições e mercado profissional. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo, que analisou 102 respostas hospedadas em um sítio eletrônico na internet. Os resultados sugerem o reconhecimento de quatro contextos de atuação (clínica, organizacional, escolar e hospitalar), no entanto, com atribuições esperadas da prática clínica, por meio das categorias: facilita o autoconhecimento, cura, aumento da qualidade de vida, escuta e aconselhamento psicológico. Opiniões opostas quanto ao mercado de trabalho foram observadas: alguns percebem a Psicologia como um campo flexível e em crescimento, enquanto outros destacam a saturação do mercado e desvalorização do profissional.

Identifying how people perceive a professional practice enables the recognition of their strengths and weaknesses, whether in the academic learning process, or in the exercise of the profession. In this context, this study aims to verify the population's opinion on the Psychology professional, mainly in the context of performance, assignments, and professional market. For this purpose, we conducted a descriptive study, which analyzed 102 responses hosted on an electronic site on the Internet. The results suggest mainly the recognition of four contexts of activity (clinic, organization, school, and hospital), however, with assignments expected in the clinical practice, expressed by the categories: facilitating the process of self-knowledge, healing, increased quality of life, listening and counseling. Opposing views on the labor market have been observed in this study: some perceive psychology as a flexible and growing field, while others emphasize the market saturation and profession devaluation.
Descritores: Avaliação de Desempenho Profissional
Competência Profissional
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-1007171
Autor: Garcia, Carla Cristina.
Título: O gênero e as práticas esportivas das mulheres. Alguns pontos de discussão em psicologia social e do esporte / The Gender and Female Sporting Practices. Points of discussion in Social and Sport psychology / El género y las prácticas deportivas de las mujeres. Algunos puntos de discusión en psicología social y del deporte
Fonte: Psicol. rev;27(n.esp):497-517, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: O aumento na prática de esportes por parte das mulheres na sociedade ocidental atual é um fato de inegável importância. Entretanto, os esportes e as práticas esportivas ainda são um campo no qual os homens estão em maior número e continuam a ser mais valorizados e mais bem remunerados do que as atletas. Se praticar esportes traz benefícios para o desenvolvimento integral do ser humano, entre os quais se destacam os aspectos físicos, psicológicos e sociais (transmissão de valores, trabalho em equipe, respeito, autoestima, autoconceito etc.), quando se impede ou se dificulta o acesso da mulher no âmbito esportivo, impõe-se uma posição de inferioridade em relação ao homem. Neste artigo, fazemos uma breve análise das justificativas científicas e sociais utilizadas para dificultar o acesso das mulheres às práticas esportivas na sociedade ocidental por razões de gênero, bem como refletir sobre como o próprio desenvolvimento desse conceito pode influenciar na transformação dessa condição. Essas reflexões se inscrevem tanto no campo da psicologia quanto no da sociologia do esporte com enfoque feminista, que têm como objetivo questionar a discriminação de gênero nas práticas esportivas.

The increase in women's sports practice in current Western society is a fact of undeniable importance. However, sports and sporting practices are still fields in which men greatly outnumber women and are also more valued and better paid than the female athletes. Playing sports is extremely beneficial to human development in terms of the physical, psychological and social aspects (such as learning and passing along values, team work, respect, self-esteem, self--concept). When prevented from participating in sports, female athletes are being put in an inferior position to their male colleagues. This article provides a brief analysis of the scientific and social justifications that were used as obstacles to women's access in Western Society sporting practices. There is also reflection on how the very development of this concept may influence changes in this area. These views on the Psychology and the Sociology of sports are based on a feminist assumption that aims to question gender discrimination in sports practices.

El aumento de la práctica de deportes por parte de las mujeres en la sociedad occidental actual es un hecho de innegable importancia. Sin embargo, los deportes y las prácticas deportivas todavía son un ámbito en el que los hombres no sólo están en mayor número como siguen siendo más valorados y mejor remunerados que las atletas. Practicar deportes trae innumerables beneficios para el desarrollo integral del ser humano, de los cuales se pueden destacar los físicos, psicológicos y sociales (transmisión de valores, trabajo en equipo, respeto, autoestima, autoconcepto), así que cuando se impide o dificulta el acceso de la mujer al ámbito deportivo, lo que se está imponiendo es una posición de inferioridad en relación con el hombre. En este artículo, haremos un breve análisis de las justificaciones científicas y sociales que se utilizaron para dificultar el acceso de las mujeres a las prácticas deportivas en la sociedad occidental por razones de género, así como reflexionar sobre cómo el propio desarrollo de ese concepto puede influir en la transformación de esa condición. Estas reflexiones se inscriben en el campo de la Psicología y de la Sociología del deporte con enfoque feminista que tiene como objetivo cuestionar la discriminación de género en las prácticas deportivas.
Descritores: Esportes
Mulheres
Feminismo
Psicologia do Esporte
Identidade de Gênero
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-1007164
Autor: Santos, Alberto da Silva; Amaral, Sofia Caldeira do; Gianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alvez.
Título: De Carvalhaes à Copa de 2018: análise de publicações sobre psicologia do esporte e futebol / From Carvalhaes to the 2018 World Cup: analysis of publications on the psychology of sport and football / De Carvalhaes a la Copa de 2018: análisis de publicaciones sobre psicología del deporte y fútbol
Fonte: Psicol. rev;27(n.esp):469-496, 2018. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: A psicologia do esporte é uma área em expansão e é instada a participar da preparação de atletas, iniciando seu trabalho no Brasil a partir do futebol. O objetivo deste trabalho foi caracterizar publicações em periódicos científicos com textos completos em português, disponíveis on-line e com acesso livre, nos portais de busca CAPES, LILACS, PEPsic e SciELO, com foco na psicologia do esporte e futebol. Foram analisados 18 trabalhos publicados em revistas da área da Psicologia e da Educação Física. Os artigos se distribuem entre 2003 e 2017 e a metade foi publicada nos anos de grandes eventos esportivos. Quinze artigos são pesquisas não-experimentais descritivas e correlacionais estudando atletas e treinadores, ex-atletas e psicólogo do esporte. Fenômenos que a Psicologia tem tratado especialmente foram, ainda, objetos de estudo: fatores emocionais, estresse, julgamento moral, atitudes agressivas, estilos de liderança e sentidos de celebrização de atleta notável; e a relação entre ansiedade e pensamentos automáticos em jogadores, e entre insatisfação e comportamento alimentar inadequado em jovens futebolistas. Embora fique evidente que grande parte dos esforços são voltados para o alto rendimento, deve-se salientar que a psicologia do esporte se dedica, primariamente, à promoção de saúde no âmbito do esporte.

Sport psychology is an increasingly popular field that participates in the preparation of athletes. In Brazil, this science was firstly introduced in the work with soccer players. The objective of this paper was to characterize publications in scientific journals with full texts in Portuguese, available online and with free access, in the search portals CAPES, LILACS, PEPsic and SciELO, focused on Sport Psychology and Soccer. Eighteen papers published in journals in the area of Psychology and Physical Education were selected and analyzed. The articles ranged from between 2003 and 2017, and half of them were published in the years of major sporting events. Fourteen articles are non-experimental and correlational researches centered on the verbal reports of the athletes, coaches and sport psychologists. The issues dealt with included housing, professionalization and career projects. This paper also aimed to study psychological phenomena such as emotional factors, stress, moral judgment, aggressive attitudes, leadership styles and how athletes celebrate their victories and face their losses; anxiety and automatic thoughts in players, dissatisfaction and inappropriate eating behavior in young soccer players. Although it is evident that a great deal of effort is focused on high performance, it should be pointed out that sport psychology is primarily devoted to fostering health in the sports field.

La psicología del deporte es un área creciente la cual es solicitada a participar en la preparación de deportistas, y el inicio de su actuación en Brasil comenzó a partir del fútbol. El objetivo de este estudio fue identificar publicaciones en revistas con texto completo en portugués, disponible online y gratis, en los portales de búsqueda CAPES, LILACS, PEPsic Y SciELO, centrándose en la psicología del deporte y el fútbol. Fueron analizados 18 artículos publicados en revistas en el área de Psicología y educación física. Los artículos se distribuyeron entre 2003 y 2017 y la mitad fue publicado en los años en que acontecieron grandes eventos deportivos. Quince artículos son investigaciones descriptivas no experimentales y correlacionales, estudiando atletas y entrenadores; ex atletas y el psicólogo del deporte. Fenómenos que la psicología ha investigado, también fueron objetos de estudio: factores emocionales, estrés, juicio moral, actitudes agresivas, estilos de liderazgo, el sentido del atleta notable tornarse célebre; y la relación entre ansiedad y pensamientos automáticos en jugadores, y entre insatisfacción y la conducta alimentar inadecuada en jóvenes futbolistas. Aunque es evidente que gran parte de los esfuerzos están direccionados para el alto rendimiento, se debe señalar que la psicología del deporte se dedica, principalmente a la promoción de la salud en el ámbito deportivo.
Descritores: Futebol
Revisão
Psicologia do Esporte
Limites: Seres Humanos
Masculino
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-1007928
Autor: Furtado, Rafael Nogueira; Camilo, Juliana Aparecida de Oliveira; Camilo, Rafael Cordeiro.
Título: Implicações da popularização e profissionalização do MMA no Brasil: uma análise biopsicossocial / Implications of the popularization and professionalization of MMA in Brazil: a Biopsychosocial analysis / Implicaciones de la popularización y profesionalización del MMA en Brasil: un análisis biopsicosocial
Fonte: Psicol. rev;27(n.esp):707-724, 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Desde seu surgimento na década de 1990, o Mixed Martial Arts (MMA) tem crescido como esporte de combate no Brasil e mundialmente. Tal crescimento é evidenciado pelo número de eventos organizados, a presença do esporte na mídia, o faturamento de alguns atletas e o interesse do público. Este artigo tem como objetivo avaliar a popularização e profissionalização do MMA no Brasil, refletindo sobre suas implicações. Como ferramenta para a coleta de dados, utiliza-se o portal de eventos Sherdog (em sua versão web), o qual consiste em um localizador eletrônico de combates. Procura-se determinar o número de eventos ocorridos no Brasil, e sua distribuição geográfica, entre os anos de 2016 e 2017. A partir deste levantamento, o artigo analisa um aspecto ambivalente do crescimento do esporte no território nacional: por um lado, a disseminação do ideal de vigor e invencibilidade, representado pelos lutadores de MMA; por outro lado, a precarização das condições de trabalho em que estes atletas estão inseridos. Espera-se, assim, oferecer contribuições da psicologia para os debates sobre esta modalidade de esporte.

Since its emergence in the 1990s, Mixed Martial Arts (MMA) has spread as a combat sport in Brazil and all over the world. This growth is made evident by the number of events, the presence of the sport in the media, the athletes' income and the interest of the public. This article aims to assess the popularization and professionalization of MMA in Brazil, reflecting on its biopsychosocial implications. As a tool for collecting data, we used the Sherdog event portal (in its web version) that consists of an electronic combat locator. It sought to determine the number of events occurring in Brazil, and its geographical distribution, between 2016 and 2017. From this assessment, the article discusses an ambivalent aspect of the growth of this sport in the country: on one hand, the expansion of an ideal of vigor and invincibility, represented by the MMA fighters; on the other, the precariousness of the working conditions these athletes face. This study aims to offer contributions from the psychology field to the debates about this sport.

Desde su aparición en la década de 1990, Mixed Martial Arts (MMA) se ha expandido como un deporte de combate en Brasil y en todo el mundo. Este crecimiento es evidenciado por la cantidad de eventos organizados, la presencia de deportes en los medios de comunicación, la facturación de los atletas y el interés del público. Este artículo tiene como objetivo evaluar la popularización y profesionalización de MMA en Brasil, reflexionando sobre sus implicaciones biopsicosociales. Como herramienta para recopilar datos, usamos el portal de eventos Sherdog (en su versión web), que consiste en un localizador de combates. Se procuró determinar el número de eventos que ocurrieron en Brasil, y su distribución geográfica, entre 2016 y 2017. A partir de este levantamiento, el artículo analiza un aspecto ambivalente del crecimiento del deporte en el territorio nacional. Por un lado, la difusión del ideal de vigor e invencibilidad, representado por los combatientes del MMA. Por otro lado, la precariedad de las condiciones de trabajo en las que estos atletas están inseridos. Se espera, por lo tanto, ofrecer contribuciones de la psicología a los debates sobre esta modalidad de deporte.
Descritores: Artes Marciais
Psicologia do Esporte
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-1007922
Autor: Fiochi-Marques, Manoella; Oliveira, Marina Cardoso de; Melo-Silva, Lucy Leal.
Título: Construção da carreira do universitário-atleta: percepções e expectativas na transição universidade-trabalho / College athlete´s career building: perceptions and expectations in the transition from university to work / Construcción de la carrera del universitarioatleta: percepciones y expectativas en la transición universidad-trabajo
Fonte: Psicol. rev;27(n.esp):679-706, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: As pesquisas que se dedicam a compreender a construção da carreira de estudantes universitários que têm participação esportiva destacam as dificuldades que eles enfrentam por terem de lidar com mais uma prioridade ao mesmo tempo: atividades acadêmicas e esportivas, além de outros desafios inerentes à vida universitária. Assim, este estudo objetiva descrever as percepções e expectativas de universitários-atletas sobre a construção de suas carreiras no processo de transição universidade-trabalho, por meio da análise das trajetórias e projetos de vida/carreira. Para tanto, realizou-se um grupo focal com quatro universitários-atletas concluintes do ensino superior. Os dados foram tratados por meio da análise do discurso e organizados em repertórios interpretativos. Os resultados apontam trajetórias marcadas pelo envolvimento esportivo desde criança, como critério de escolha do curso superior, e pela dinâmica da saliência dos papéis que demarca diferenças na identidade. Além disso, observou-se que as aprendizagens decorrem em habilidades transferíveis, ainda que haja falta de apoio institucional. Os projetos refletem as dificuldades em planejar o futuro e o interesse em continuar estudando após a graduação. Implicações teóricas, práticas e para futuras pesquisas são discutidas.

Research dedicated to understanding the college athlete's career building underscores the difficulties these students face as they have to manage their studies, athletic obligations and the challenges inherent to the college life. This study thereby aimed to describe the college athlete perception and expectations in terms of career building in the university-to-work transition process. This was carried out through the analysis of their life journey and life/career projects. A focus group was conducted with four senior college athletes. The chosen activities were discourse analysis and its organization in interpretive repertoires. The results render life journeys marked by childhood experience with sports as a criterion for choosing a college course, and by the dynamics of roles that demonstrate how sports shaped their identities. Furthermore, their learning process was based on transferable skills even if there was a lack of institutional support. The projects reflect the difficulties in planning for the future and the desire to continue studying after graduation. There is also discussion about the implications for theory, practice and future research.

Los estudios que se dedican a comprender la construcción de la carrera de estudiantes universitarios que tienen participación deportiva destacan las dificultades que estos individuos enfrentan por tener que lidiar con más de una prioridad al mismo tiempo: estudios y actividades deportivas, además de los desafíos inherentes al contexto académico universitario. Así, esta investigación tiene como objetivo describir las percepciones y expectativas de universitarios-atletas sobre la construcción de sus carreras en el proceso de transición universidad-trabajo, a través del análisis de las trayectorias y proyectos de vida. Por lo tanto, fue realizado un grupo focal con universitarios-atletas próximos a graduarse, cuyos datos fueron analizados bajo el análisis del discurso. Los resultados apuntaron trayectorias marcadas por la participación en actividades deportivas desde la infancia, como criterio de selección de la carrera universitaria Y por la dinámica sobresaliente de los papeles que demarca diferencias en la identidad. Además, se observó que el aprendizaje resulta en habilidades trasferibles, aunque haya falta de apoyo institucional. Los proyectos reflejan las dificultades en planear el futuro y el interés en continuar estudiando después de la graduación. planificación para el futuro y el deseo de seguir estudiando después de la graduación. Se discuten las implicaciones teóricas y prácticas, para futuras investigaciones.
Descritores: Universidades
Atletas
Psicologia do Esporte
Esportes Juvenis
Limites: Seres Humanos
Adulto
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-1007917
Autor: Nascimento Júnior, José Roberto Andrade do; Granja, Carla Thamires Laranjeira; Santos, Mauro Moreira dos; Santos, Maria de Lara da Costa; Silva, Glauber Castelo Branco; Melo, Gislane Ferreira de; Oliveira, Daniel Vicentini de.
Título: Estresse pré-competitivo e experiência esportiva em adolescentes de Petrolina-PE / Pre-competitive stress and sporting experience in adolescents from Petrolina-PE / Estrés precompetitivo y la experiencia deportiva en adolescentes en Petrolina-PE
Fonte: Psicol. rev;27(n.esp):615-631, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo investigou o estresse pré-competitivo e a experiência esportiva de 77 adolescentes participantes de uma competição estudantil de Petrolina-PE. Os instrumentos utilizados foram a Lista de Sintomas de Estresse Pré-Competitivo Infanto-Juvenil e o Questionário de Experiência Esportiva de Jovens. Para análise dos dados foram utilizados o teste de Mann-Whitney e a correlação de Spearman. Os resultados evidenciaram que as meninas sentem mais os sintomas de estresse pré-competitivo do que os meninos. Verificou-se que os adolescentes de 13 a 15 anos ficam mais preocupados com a presença dos pais na competição e vivenciam mais situações negativas do que os de 16 e 17 anos. Verificou-se associação linear entre o estresse pré-competitivo e as experiências esportivas. Concluiu-se que no contexto do esporte escolar as meninas e os adolescentes mais jovens sentem mais o estresse provocado pela competição esportiva. Além disso, o esporte parece ser uma experiência mais negativa para adolescentes mais jovens.

This study investigated the pre-competitive stress and sporting experience among 77 adolescents participating in a student competition in Petrolina-PE. The instruments used were the List of Pre-Competitive Stress Symptoms for Children and Youth and the Youth Experience Survey for Sport. Data analysis was conducted through the Mann-Whitney test and the Spearman correlation. The results showed that girls showed higher level of precompetitive stress than boys. It was verified that adolescents aged between 13 to 15 years are more concerned about their parents' presence in the competition and experienced more negative situations than 16 and 17 year olds. A linear association was found between pre-competitive stress and sporting experience. It was concluded that in the context of school sports, girls and younger adolescents feel more stress caused by sports competition. In addition, sport seems to be more of a negative experience for younger teenagers.

Este estudio investigó el estrés precompetitivo y la experiencia deportiva de 77 adolescentes participantes de una competencia estudiantil en Petrolina-PE. Los instrumentos utilizados fueron la Lista de Síntomas de Estrés Precompetitivo Infanto-Juvenil y el Cuestionario de Experiencia Deportiva de Jóvenes. Para el análisis de los datos se utilizó el test de Mann-Whitney y la correlación de Spearman. Los resultados evidenciaron que las chicas sienten más los síntomas de estrés precompetitivo que los chicos. Se verificó que los adolescentes de 13 a 15 años se preocupan más con la presencia de los padres en la competición y experimentan más situaciones negativas que los jóvenes de 16 y 17 años. Se comprobó la asociación lineal entre el estrés precompetitivo y las experiencias deportivas. Concluyéndose que en el contexto del deporte escolar las chicas y los chicos más jóvenes sienten más el estrés provocado por la competición deportiva. Además, el deporte parece ser una experiencia más negativa para los adolescentes más jóvenes.
Descritores: Estresse Psicológico
Atletismo/psicologia
Adolescente
Limites: Seres Humanos
Adolescente
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Malerbi, Fani Eta Korn
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Id: biblio-1007834
Autor: Abuchacra, Marcelo Correa; Malerbi, Fani Eta Korn.
Título: Intervenção comportamental para melhorar a precisão do "chute no gol" em jogadores de futebol / Behavioral intervention to improve the accuracy of "kicking the ball into the goal" in soccer players / Intervención conductual para mejorar la precisión del "tiro hacia la portería" en jugadores de fútbol
Fonte: Psicol. rev;27(n.esp):661-678, 2018. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo teve por objetivo investigar os efeitos do reforçamento condicionado sobre a precisão do comportamento do "chute no gol" em jogadores de futebol em formação. A pesquisa foi realizada com dois participantes e compreendeu duas fases: 1) Linha de Base (LB) e 2) Fase de Reforçamento. Foram colocados quatro alvos no gol (inferior direito, inferior esquerdo, superior direito e superior esquerdo) para indicar aos participantes onde deveriam chutar. Na LB apenas foram registrados os acertos ou erros dos "chutes no gol" de cada participante. Na Fase de Reforçamento cada acerto fazia com que o participante ganhasse um ponto que, ao final das sessões, era trocado por dinheiro. Para um dos participantes aumentou-se a quantidade de reforços para a precisão num dos alvos (Ref.+ bônus). Com o objetivo de verificar se a porcentagem de acertos retornaria aos níveis basais foi possível repetir o procedimento empregado na LB1, suspendendo o reforçamento condicionado aos acertos nos alvos IE e SE para o participante P1 e nos alvos SE, ID e SD para o participante P2. Os resultados mostraram que ambos os participantes elevaram seus índices de acerto na Fase de Reforçamento em comparação aos dados da Linha de Base.

The aim of this article was to investigate the effects of conditioned reinforcement on the accuracy of the "kicking the ball into the goal" behavior in soccer players in training. The research was carried out with two participants and comprised two phases: 1)Base Line (LB) and 2) Reinforcement Phase. Four targets were placed on the goal (lower right, lower left, upper right and upper left) to indicate to the participants where they should kick. In LB only the hits or errors of the "kicking the ball into the goal" of each participant were recorded. In the Reinforcement Phase each hit scored one point that at the end of the sessions was exchanged for money. For one of the participants, the amount of reinforcement for the precision in one of the targets was increased (Ref. + Bonus). With the objective of verifying if the percentage of correct "kicks that made it into the goal" would return to Base Line levels it was possible to repeat the procedure used in LB1 for the participant P1 withdrawing the reinforcement to the hits in IE and SE targets and, for P2, to SE, ID and SD targets The results showed that both participants increased their hit rates in the Reinforcement Phase compared to the Base Line data.

El presente artículo tuvo por objetivo investigar los efectos del refuerzo condicionado sobre la precisión del comportamiento del "tiro hacia la portería" en jugadores de fútbol en formación. La investigación fue realizada con dos participantes y comprendió dos fases: 1) Línea de Base (LB) y 2) Fase de Refuerzo. Se colocaron cuatro blancos (inferior derecha, inferior izquierda, superior derecha y superior izquierda) en la portería para indicar a los participantes donde debían patear. En la LB sólo se registraron los aciertos o errores de los "tiros en la portería" de cada participante. En la Fase de refuerzo, cada acierto hacía que el participante ganará un punto, que al final de las sesiones, era intercambiado por dinero. Para uno de los participantes se aumentó la cantidad de refuerzos para la precisión en uno de los blancos (Ref. + Bonificación). Con el objetivo de verificar si el porcentaje de aciertos retornaría a los niveles basales, fue posible repetir el procedimiento realizado en la LB1, suspendiendo el reforzamiento condicionado en los aciertos en los blancos Inferior izquierda y superior izquierda para el participante P1, y en los blancos superior izquierda, inferior derecha y superior derecha para el participante P2. Los resultados mostraron que ambos participantes aumentaron sus índices de acierto en la fase de reforzamiento en comparación a los dados de la Línea de Base.
Descritores: Futebol
Eficiência
Treinamento de Resistência
Limites: Seres Humanos
Masculino
Adolescente
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-1007828
Autor: Cristofolli, Natali; Moraes, Mak Alisson Borges de; Telles, Thabata Castelo Branco.
Título: A experiência vivida de surfar: um estudo fenomenológico / The lived experience of surfing: a phenomenological study / La experiencia vivida de surfear: un estudio fenomenológico
Fonte: Psicol. rev;27(n.esp):633-659, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O surfe é uma atividade amplamente praticada, que se constitui em deslizar na parede de uma onda sobre uma prancha. Entretanto, nota-se que a vivência com essa prática vai além de suas técnicas. O objetivo deste estudo foi compreender como é a experiência vivida de surfar por meio das percepções dos próprios praticantes. A metodologia de inspiração fenomenológica foi utilizada como meio de acesso a essas vivências, com o auxílio de entrevistas abertas, norteadas por pergunta disparadora. Foram entrevistados 8 participantes, todos amadores, que relataram experiências vividas apresentadas em 3 movimentos: antes de entrar no mar, vivenciando o mar com uma prancha e saída do mar. Nestes, evidenciou-se a necessidade de preparação para a prática, percepções mistas de medo, coragem, prazer e contemplação durante a experiência e a demonstração do quanto essa vivência extrapola os limites da praia para suas vidas pessoais. A partir dos resultados do presente estudo, entende-se que essa prática se apresenta de modo peculiar, e exige do profissional que se proponha a trabalhar com o surfe uma reflexão sobre os aspectos que o envolvem. Defende-se aqui uma psicologia do esporte que seja sensível às experiências vividas de seus praticantes para, posteriormente, ocupar-se de regras e técnicas.

Surfing is a widely practiced activity based on sliding up or down the wall of a wave on a surfboard. However, this study established that the experience with this practice goes beyond this technique. The aim of this study was to understand the lived experience of surfing based on practitioners' perceptions. The methodology was based on a phenomenologically inspired assumption and was used as a way to access these experiences with the support of open interviews guided by a trigger question. Eight participants were interviewed, and they reported the lived experience of surfing based on three moments: before entering the sea, experiencing the sea with a board and out of the sea. What came to light was the preparation for this practice, mixed perceptions of fear, courage, pleasure and contemplation during the experience and the descriptions of how much this experience goes beyond the limits of the beach and how it touches their personal lives. From these results, we understand this is a singular activity that requires reflection by those who intend to work with it. We claim that sport psychology must include the lived experiences of the practitioners in order to later focus on rules and techniques.

El surf es una actividad ampliamente practicada, que consiste en deslizar en la pared de una ola sobre una plancha de surf. Sin embargo, la vivencia con esta practica va mucho más allá de sus técnicas. El objetivo de este estudio fue comprender como es la experiencia de surfear con base en las percepciones de los propios practicantes. La metodología de inspiración fenomenológica fue utilizada como medio de acceso a esas vivencias, junto con el auxilio de entrevistas abiertas, guiadas por una pregunta disparadora. Fueron entrevistados 8 participantes amateurs, los cuales relataron experiencias vividas en 3 movimientos: antes de entrar en el mar, vivenciando el mar con una plancha y la salida del mar. Evidenciando, así, la necesidad de la preparación para la practica, percepciones de miedo, coraje, placer y contemplación durante la experiencia y la demostración del cuanto esa vivencia extrapola los limites de la playa para sus vidas personales. A partir de los resultados del presente estudio, se entiende que esa modalidad se presenta de forma peculiar, y exige del profesional que se propone a trabajar con el surf una reflexión sobre los aspectos que están implicados. Se defiende aquí una psicología del deporte quesea sensible, inicialmente, a las experiencias vividas de sus practicantes para así, después, ocuparse de reglas y técnicas.
Descritores: Psicologia do Esporte
Esportes Aquáticos
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-1007303
Autor: Melo, Cristina Carvalho de; Pereira, Joyce Kimarce do Carmo; Pachêco, Tereza Nair de Paula; Boletini, Tatiana Lima; Belo, Fábio Roberto Rodrigues; Noce, Franco.
Título: Os efeitos de uma prova de corrida no estado de humor de praticantes amadores / How Running Races affect the mood of an Amateur Runner / Los efectos de una prueba de carrera callejera en el estado de humor de los practicantes aficionados
Fonte: Psicol. rev;27(n.esp):591-614, 2018. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar o estado de humor de praticantes amadores de corrida de rua nos períodos pré e pós-prova, a partir da Escala Brasileira de Humor (BRAMS). Participaram da pesquisa 37 praticantes filiados a grupos de corrida de rua. Auferiu-se, em relação aos estados de humor dos participantes, que a tensão, o vigor e a confusão apresentaram valores inferiores após a prova. A fadiga foi a única dimensão com aumento no período pós-prova. Em relação à qualidade do sono, pôde-se observar que os indivíduos que tiveram um sono satisfatório na noite anterior estavam mais bem preparados para a prova. Realizou-se, ainda, uma análise de acordo com o nível de experiência, na qual se verificou que os praticantes menos experientes sofreram mais os efeitos da competição, o que afetou significativamente os escores de tensão, vigor, fadiga e confusão.

The aim of this study was to verify the state of mind of amateur runners during both, pre- and post-competition periods, according to the Brazilian Mood Scale (BRAMS). The sample was comprised of 37 amateur runners affiliated with racing groups. It was observed that tension, vigor and confusion levels decrease after the competition. Fatigue was the only aspect that effectively increased in the post-competitive period. Regarding the quality of sleep, it was noted that individuals who had satisfactory sleep quality during the previous night were better prepared for the race. An analysis was performed according to the level of experience and showed that less experienced runners suffer more from the effects of competition, significantly affecting mood states (tension, vigor, fatigue and confusion).

El objetivo de este estudio fue verificar el estado de humor de practicantes aficionados de carreras de calle durante los periodos pre y post-prueba, a partir de la Escala Brasileña de Humor (BRAMS). Participaron en la investigación 37 practicantes de corridas afiliados a grupos de carreras callejeras. Se confiere en relación a los estados de humor de los participantes que la tensión, el vigor y la confusión presentaron valores inferiores después de la prueba. La fatiga fue la única dimensión con aumento en el período post-prueba. En cuanto a la calidad del sueño, se puede observar que los individuos que tuvieron un sueño satisfactorio la noche anterior estaban mejor preparados para la prueba. Se realizó un análisis de acuerdo con el nivel de experiencia, donde se verificó que los practicantes menos experimentados sufren más los efectos de la competición, afectando significativamente los escores de tensión, vigor, fatiga y confusión.
Descritores: Corrida
Humorismo
Psicologia do Esporte
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri



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