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Pesquisa : Psicologia Revista - LILACS
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Id: biblio-910281
Autor: Brito, Nelly; Caldas, Heloisa.
Título: A escrita do sinthoma segundo a lógica não toda fálica / The sinthome writings according to the not all phallic logic / La escritura del sínthoma de acuerdo con la lógica no toda fálica
Fonte: Psicol. rev;26(2):403-419, dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: As questões que pautam o presente texto surgem da experiência de trabalho como psicóloga em diferentes serviços da rede pública de saúde mental e são desdobradas em uma pesquisa acadêmica vinculada ao Programa de Pós-graduação em Psicanálise: Clínica e Pesquisa, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O texto objetiva desenvolver pontos da teoria psicanalítica para pensar a operação de sexuação como modo singular de tratamento de gozo para cada ser falante. Para tanto, a distância entre o real da coisa e suas representações é abordada. Explora-se o erro comum que acopla distintos modos de gozo à existência de dois sexos. Em seguida são investigados os limites implicados nas tentativas de compartilhar questões indizíveis acerca do que se passa no corpo a partir do gozo sexual. Depois de passar pelos efeitos de uma sexuação sintomática ligada ao erro comum, a discussão toca outras possibilidades de tratamento do gozo, principalmente com base nas elaborações lacanianas acerca de James Joyce. Como conclusão, são apresentadas questões que destacam a lógica do não todo fálico como via que aponta para uma singularidade radical na escrita do sinthoma.

The issues that guide this text arise from work experience as a psychologist in different public mental health services and are further developed in the academic production of research linked to the Postgraduate Program Psicanálise: Clínica ePesquisa, at Universidade do Estado do Rio do Janeiro (UERJ - Rio de Janeiro State University). The text aims to expand points in psychoanalysis theory in order to consider the sexuation operation as a unique mode of the treatment of jouissance for every speaking being. The distance between the real in itself, and it's symbolic representations is broached. The common misconception that pairs up distinct modalities of jouissance with cultural established sex difference is also explored.Then, the limits in sharing unspeakable issues about what happens in the body, concerning to sexual jouissance, are investigated. Next, considering the effects of a symptomatic sexuation connected to that common mistake, the discussion reaches other possibilities of treatment of jouissance, based mainly on the Lacanian elaborations regarding James Joyce. In conclusion, issues are presented that emphasize the not all phallic logic as a pathway that goes beyond the barriers of what is possible to shareand points to a radical uniqueness in the writing of the sinthome.

Las preguntas que guían este texto surgen de la experiencia de trabajo como psicóloga en diferentes servicios de la red públicos de salud mental y se despliegan en una investigación académica vinculada al posgrado en Psicoanálisis: Clínica e Investigación, de la Universidad del Estado de Rio de Janeiro (UERJ). El texto tiene como objetivo desarrollar puntos de la teoría psicoanalítica para pensar la operación de sexuación como forma singular de tratar el goce para cada ser hablante. Para eso, fue abordada la distancia entre lo real de la cosa y sus representaciones. Se explora el error común que hace un emparejamiento entre distintos modos de goce y la existencia de dos sexos. Seguidamente son investigados los límites implicados en los intentos de compartir cuestiones indecibles acerca de lo que pasa en el cuerpo a partir del goce sexual. Después de pasar por los efectos de una sexuación sintomática relacionada con el error común, la discusión toca otras posibilidades de tratamiento del goce, basados principalmente en las elaboraciones de Lacan sobre James Joyce. En conclusión, se presentan cuestiones que resaltanla lógica del no todo fálico como vía a la escritura del sínthoma.
Descritores: Prazer
Sexualidade
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-910264
Autor: Nobre, Thalita Lacerda.
Título: Algumas notas sobre a dimensão positiva da histeria feminina / Some notes on the positive dimension of female hysteria / Algunas notas sobre la dimensión positiva de la histeria femenina
Fonte: Psicol. rev;26(2):385-402, dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo é resultado do trabalho de doutorado que traz a tese de que em alguns casos de histeria, a falicidade, ao se articular à força de Eros, promove uma condição sublimatória, denominada pela pesquisadora como condição de positividade. A fim de aprofundar o entendimento acerca desta questão, utilizou-se como objeto de estudo a estilista francesa Gabrielle "Coco" Chanel, que pode ser reconhecida até os dias atuais como uma das mais criativas estilistas. O estudo traz a compreensão de que na base dos sintomas histéricos está uma tentativa de comunicação ao outro, seja pelo corpo, seja pelos excessos apresentados nessa patologia. A dimensão positiva reside na consideração de que nos casos de histeria em que a fixação da libido na fase fálica se sobrepõe a fixação na fase oral há uma saída pela via da produtividade que lhe permitiria a coincidência do Eu com o ideal do Eu, sendo assim, uma vez que promove reconhecimento social e possibilita o fortalecimento identificatório do Eu, os sintomas são enfraquecidos.

This article is the result of the doctoral work that presents the thesis that in some cases of hysteria, the phallacism, when joined to Eros, furthers a sublimatory condition, denominated by the researcher as a condition of positivity. In order to deepen the understanding on this issue, the French designer Gabrielle "Coco" Chanel was used as an object of study, as she is still recognized today as one of history's most creative designers. The study brings the understanding that hysterical symptoms are based on an attempt to communicate with another person, either through body, or through the excesses presented in this pathology. The positive dimension lies in the consideration that in cases of hysteria in which the fixation of the libido in the phallic phase overlaps the fixation in the oral phase there is an exit through the productivity path that would allow the coincidence of the I with the ideal of the Self. Since it fosters social recognition and enables the identification of the Self, the symptoms are weakened.

Este artículo es el resultado del trabajo de doctorado que trae la tesis de que, en algunos casos de histeria, la falicidad, al articularse con la fuerza de Eros, promueve una condición sublimatoria, denominada por la investigadora como condición de positividad. A fin de profundizar el entendimiento sobre esta cuestión, se utilizó como objeto de estudio la estilista francesa Gabrielle "Coco" Chanel, que puede ser reconocida hasta los días actuales como una de las más creativas estilistas. Este estudio trae la comprensión de que en la base de los síntomas histéricos está un intento de comunicación al otro, ya sea por el cuerpo, o por los excesos presentados en esa patología. La dimensión positiva reside en la consideración de que en los casos de histeria en que la fijación de la libido en la fase fálica se superpone a la fijación en la fase oral hay una salida por la vía de la productividad que le permitiría la coincidencia del Yo con el ideal del Yo, siendo así, una vez que se promueve el reconocimiento social y se posibilita el fortalecimiento identificatorio del Yo, los síntomas se debilitan.
Descritores: Feminilidade
Histeria
Limites: Seres Humanos
Feminino
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Custódio, Eda Marconi
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Id: biblio-910240
Autor: Benincasa, Miria; Resende, Manuel Morgado; Heleno, Maria Geralda Viana; Custódio, Eda Marconi.
Título: Qualidade de vida e resiliência em estudantes do ensino médio: um estudo epidemiológico na cidade de São Paulo / Quality of life and resilience in high school students: an epidemiological study / Calidad de vida y resiliencia en estudiantes de escuela secundaria: un estudio epidemiológico en la ciudad de São Paulo
Fonte: Psicol. rev;26(2):363-383, dez. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O Objetivo deste estudo foi identificar os estudantes resilientes em uma amostra de 2434 alunos matriculados no ensino médio, na cidade de São Paulo. Considerou-se resiliente o participante que se destacou em comportamentos de saúde e que, frente à adversidade consegue supera-la, otimizando seus recursos pessoais e sociais. Estes estudantes foram selecionados a partir dos instrumentos aplicados, sendo eles: dois questionários de qualidade de vida, um sobre uso de droga e um sobre raciocínio verbal. Identificaram-se 11 resilientes que apresentaram desempenho acima da média geral da amostra total tantos nos instrumentos de qualidade de vida quanto no de raciocínio verbal. Por outro lado, mostraram consumo de substancia psicoativa abaixo da média. Verificou-se que os resilientes tem mais acesso à atividade de lazer; e obtiveram resultados mais elevados na análise da autoestima e do relacionamento com a mãe. Os programas de promoção de saúde devem levar em conta o fortalecimento das capacidades individuais, apoio às famílias, mobilização de recursos coletivos, medidas intersetoriais de lazer, cultura e segurança pública.

The goal of this study was to identify the resilient students in a sample of 2,434 high school students. The participants considered to be resilient stood out in terms of healthy behavior and that were able to overcome adversities, optimizing personal and social resources. The following tools were applied to select the students: two questionnaires on quality of life, one on drug use and another on verbal reasoning. Eleven teenagers were identified as resilient through their overall performance in the quality of life and verbal reasoning tools. They also demonstrated below average psychoactive substance intake. The resilient have more access to leisure activities and demonstrated higher results in the self-esteem analysis and in the relationship with their mothers. Health programs must consider the strengthening of individual abilities, thesupport for the families, the mobilization of collective resources and leisure, culture and public safety actions.

El objetivo de este estudio fue identificar a los estudiantes resilientes en una muestra de 2434 alumnos matriculados en la escuela secundaria, en la ciudad de San Paulo. Fueron considerados resilientes los participantes que se destacaron en comportamientos de salud y que, frente a la adversidad, lograron superarla, optimizando sus recursos personales y sociales. Estos estudiantes fueron seleccionados a partir de dos instrumentos aplicados, siendo estos: dos cuestionarios de calidad de vida, uno sobre el uso de drogas y uno sobre raciocinio verbal. Fueron identificados once (n=11) estudiantes resilientes, que presentaron desempeño por encima del promedio general de la muestra total tanto en los instrumentos de calidad de vida como en el de raciocinio verbal. Por otro lado, ellos mostraron consumo de sustancia psicoactiva abajo de la media. Se verificó que aquellos más resilientes tienen más acceso a la actividad de ocio y obtuvieron resultados más elevados en el análisis de la autoestima y del relacionamiento con la madre. Los programas de promoción de salud deben tener en cuenta el fortalecimiento de las capacidades individuales, el apoyo a las familias, la movilización de recursos colectivos, las medidas intersectoriales de ocio, la cultura y seguridad pública.
Descritores: Adolescente
Avaliação de Processos e Resultados (Cuidados de Saúde)
Resiliência Psicológica
Limites: Seres Humanos
Adolescente
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-910231
Autor: Silva, Andressa Melina Becker da; Silva, Mariana Luiza Becker da; Enumo, Sônia Regina Fiorim.
Título: Relações entre o hormônio cortisol e comportamentos de adolescentes: Uma revisão sistemática / Relationship between cortisol hormone and adolescent behavior: A systematic review / Las relaciones entre la hormona cortisol y los comportamientos de adolescentes: Una revisión sistemática
Fonte: Psicol. rev;26(2):337-362, dez. 2017. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: A adolescência é um período do desenvolvimento com diversas alterações hormonais, físicas, emocionais, comportamentais e sociais. Há poucos estudos sobre as relações entre o hormônio cortisol e o comportamento de adolescentes, tema desta revisão sistemática. Consultaram-se as bases eletrônicas do Portal Periódicos da CAPES, com os descritores: "cortisol" or "hidrocortisona" or "corticosteroides" and "adolescente", em inglês, espanhol e português, no período de 2000 a 2015. Foram analisados 19 artigos em inglês, com coleta de dados. Avaliou-se a presença de controle do ciclo circadiano por este interferir nas medidas do cortisol. Os estudos abordaram temas relacionando o cortisol com desenvolvimento do adolescente, problemas emocionais e comportamentais, destacando os problemas externalizantes, abuso de substâncias, e impactos da violência (estresse pós-traumático por abuso sexual, suicídio e automutilação). Conclui-se que o cortisol está relacionado ao desenvolvimento humano e apresenta mudanças durante a adolescência, segundo o crescimento puberal e o gênero. Também está associado a problemas emocionais e comportamentais, como a ansiedade e depressão, e a problemas de socialização. Sua mensuração poderia fazer parte de exames de rotina de adolescentes, auxiliando no diagnóstico de problemas de saúde física e mental. Novos estudos, com diferentes bases de dados e descritores, poderiam comparar os resultados encontrados.

Adolescence is a period of human development with several hormonal, physical, emotional, behavioral and social changes. There are, however, few studies on the relationship between the cortisol hormone and behavior of adolescents, subject of this systematic review. This study referred to the electronic databasesin the CAPES Journal Portal, with the key words: "cortisol" or "hydrocortisone" or "corticosteroids" and "teenager" in English, Spanish and Portuguese, from the years 2000 to 2015. We analyzed 19 articles in English, with data collection. We evaluated the presence of circadian rhythms controland its interference with cortisol levels. The studies covered topics relating cortisol with adolescent development, emotional and behavioral problems, highlighting the external problems, substance abuse and impact of violence (PTSD sexual abuse, suicide and self-mutilation). We conclude that cortisol is related to human development and presents changes during adolescence, according to the pubertal growth and gender. It is also associated with emotional and behavioral problems such as anxiety and depression, and socialization problems. Its measurement could be part of the routine screening of adolescents, aiding in the diagnosis of physical and mental health problems. Further studies with different databases and descriptors could compare the results.

La adolescencia es un período del desarrollo con diversas alteraciones hormonales, físicas, emocionales, conductuales y sociales. Hay pocos estudios sobre las relaciones entre la hormona cortisol y el comportamiento de los adolescentes, tema de esta revisión sistemática. Se consultaron las bases electrónicas del Portal Periódicos de la CAPES, con los descriptores: "cortisol" o "hidrocortisona" o "corticosteroides" y "adolescente", en inglés, español y portugués, en el período de 2000 a 2015. Se analizaron diecinueve artículos en inglés, con recolección de datos. Se evaluó la presencia del control del ciclo circadiano por éste interferir en las medidas del cortisol. Los estudios abordaron temas relacionando el cortisol con el desarrollo del adolescente: problemas emocionales y comportamentales, destacando los problemas externalizantes, abuso de sustancias, e impactos de la violencia (estrés postraumático por abuso sexual, suicidio y automutilación). Se concluye que el cortisol está relacionado al desarrollo humano y presenta cambios durante la adolescencia, según el crecimiento puberal y el género. También está asociado a problemas emocionales y comportamentales, como la ansiedad y la depresión, y los problemas de socialización. Su medición podría formar parte de exámenes de rutina de adolescentes, ayudando en el diagnóstico de problemas de salud física y mental. Nuevos estudios, con diferentes bases de datos y descriptores, podrían comparar los resultados encontrados.
Descritores: Comportamento do Adolescente
Hidrocortisona
Limites: Seres Humanos
Adolescente
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-910211
Autor: Lages, Sônia Regina Corrêa; Silva, Verônica de Paiva Perroni; Soares, Natália Caroline de Freitas.
Título: Os saberes e fazeres dos psicólogos no campo das violações dos direitos humanos na infância / The knowledge and practices of psychologists in the field of childhood human rights abuse / Los conocimientos y las prácticas de los psicólogos en el campo de las violaciones de los derechos humanos en la infancia: un estudio exploratorio
Fonte: Psicol. rev;26(2):323-335, dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este texto revisa a produção da psicologia sobre as práticas dos seus profissionais no campo da violação dos direitos humanos na infância, considerando que crianças e adolescentes no Brasil, apesar do ECA, ainda não se tornaram sujeitos de direitos. Enfatiza-se a importância dos saberes e práticas da psicologia nesse campo, no sentido de que sua atuação seja pautada por uma visão crítica da construção das desigualdades e da reprodução de estigmas que impedem a transformação social. O corpus onde incidiu a pesquisa é composto pelas teses e dissertações publicadas no Portal Domínio Público, na Biblioteca de Teses e Dissertações da USP e nas revistas de psicologia indexadas na Qualis-Capes e na Rede Scielo. Este estudo preliminar apontou para uma baixa produção no referido tema, o que limita a atuação da psicologia nas políticas públicas para a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes.

This paper reviews the psychological literature on psychological practices in the field of human rights abuse during childhood, considering that children and adolescents in Brazil, despite the ECA, do not yet have the rights they are entitled to. It emphasizes the importance of knowledge and psychology practices in this field, in the sense that its performance is guided by a critical view of inequalities and reproduction of stigmas that hinder social transformation. The research centered on theses and dissertations published in the Domínio Público(Public Dominion portal) and in the Biblioteca de Teses e Dissertações da USP (Library for Theses and Dissertations at São Paulo University)and psychology journals indexed in Qualis-Capes and RedeScielo. This study indicated low production in the topic, which thereforelimits the role of psychology in the pursuit of effectiveness regarding children and adolescents rights.

Este texto revisa la producción de la psicología sobre las prácticas de sus profesionales en el campo de la violación de los derechos humanos en la infancia, considerando que niños y adolescentes en Brasil, a pesar del ECA, aún no se han convertido en sujetos de derechos. Se enfatiza la importancia de los conocimientos y de las prácticas de la psicología en este campo, de forma que su actuación sea pautada por una visión crítica de la construcción de las desigualdades y de la reproducción de estigmas que impiden la transformación social. El corpus donde se centró la investigación es compuesto por las tesis y disertaciones publicadas en el Portal Dominio Público, en la Biblioteca de Tesis y Disertaciones de la USP y en las revistas de psicología indexadas en Qualis-Capes y en la Red Scielo. Ese estudio preliminar apuntó una baja producción en el referido tema, lo que limita la actuación de la psicología en las políticas públicas para la efectuación de los derechos de niños y adolescentes.
Descritores: Criança
Defesa da Criança e do Adolescente
Violações dos Direitos Humanos
Psicologia
Atividades Científicas e Tecnológicas
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-910205
Autor: Andrade, Pamela Fabíola de; Giongo, Carmem Regina.
Título: Cuidadores de idosos institucionalizados: vivências de prazer e sofrimento / Caregivers for institutionalized elderly: experiences of pleasure and suffering / Cuidadores del adulto mayor institucionalizado: vivencias de placer y de sufrimiento
Fonte: Psicol. rev;26(2):303-321, dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as vivências de trabalho de cuidadores que atuam em lares geriátricos. Foram entrevistadas cinco cuidadoras, com idade entre 26 e 54 anos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, com perguntas abertas, possibilitando ao entrevistado falar livremente sobre as questões indicadas. Concluiu-se que estes profissionais têm uma ampla jornada de trabalho, fazendo muito além do trabalho prescrito e doando-se inteiramente para atender às necessidades apresentadas pelos idosos. Além disso, as cuidadoras entrevistadas pareceram não refletir sobre a prática do trabalho e afirmaram não ter escolhido esta profissão, mas vivenciado circunstâncias que as levaram a exercer tal atividade. Foi observado que neste campo de atuação não existem capacitações ou aprimoramento para o desempenho da função, implicando em riscos para a saúde física e mental destes profissionais.

This research aims to analyze the processes of health and illness in caregivers who work in geriatric homes.Five caregivers, aged between 26 and 54 years old, were interviewed. Data was collected through semi-structured interviews with open-ended questions, allowing the interviewees to speak freely aboutthe issues at hand. It was established that these professionals have an extensive working day, doing much more than the work assigned to them and that they dedicate themselves entirely to serve the elderly. Moreover, the caregivers who were interviewed did not seem to reflect about the work and stated they had not chosen this profession, but had faced circumstances that led them to perform this activity. It was observed that in this field of activity there is no training to improve their performance, resulting in risks to the professionals' physical and mental health.

El objetivo de esta investigación es analizar las vivencias de trabajo de los cuidadores que actúan en las residencias geriátricas. Para ello, han sido entrevistadas cinco cuidadoras, con edades entre 26 y 54 años. Los datos han sido recolectados a través de entrevistas semiestructuradas, con preguntas abiertas, permitiendo a los entrevistados hablar libremente sobre las cuestiones planteadas. Se ha concluido que estos profesionales poseen una extensa jornada laboral, desarrollando muchas actividades que van más allá del trabajo prescrito y entregándosetotalmente para atender a las necesidades de los adultos mayores. Además, parece que los cuidadores entrevistados no reflexionan sobre su práctica laboral y han afirmado, incluso, no haber elegido dicha profesión, solamente han ido vivenciando las circunstancias que las llevaron a ejercer esta actividad. Se ha observado que en este campo de actuación no hay capa- citaciones para el desempeño de dicha función, lo que resulta en riesgos para la salud física y mental de estos profesionales.
Descritores: Cuidadores
Instituição de Longa Permanência para Idosos
Saúde Mental
Trabalho
Limites: Seres Humanos
Adulto
Meia-Idade
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-910005
Autor: Pfeil, Natalia Vodopives; Azevedo, Creuza da Silva.
Título: Na fronteira da psicanálise: a dimensão intersubjetiva do cuidado ao bebê no contexto de internações prolongadas e condições crônicas de saúde / On the border of psychoanalysis: the intersubjective dimension of care for the baby in the context of prolonged hospitalization and chronic illness / En la frontera del psicoanálisis: la dimensión intersubjetiva del cuidado para el bebé en el contexto de una hospitalización prolongada y las condiciones de salud crónicas
Fonte: Psicol. rev;26(2):281-302, dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo compreender a dimensão intersubjetiva do cuidado ao paciente pediátrico no contexto de internações prolongadas e adoecimento crônico. Trata-se de um estudo clínico-qualitativo realizado em uma unidade pediátrica de cuidados semi-intensivos de um hospital público materno-infantil no Rio de Janeiro. As técnicas de pesquisa adotadas foram observação participante e entrevistas tendo sido realizadas entre junho e outubro de 2015. Os pacientes observados tinham entre quatro meses e dois anos de idade com pelo menos quatros meses de tempo de internação. Foram entrevistados 15 profissionais de saúde, sendo oito médicos, quatro enfermeiros e três técnicos de enfermagem. A análise das entrevistas foi realizada a partir das contribuições da abordagem clínica psicossociológica e da psicanálise. Para expressar a complexidade que envolve a prática em questão, optamos por relatar algumas cenas da rotina observadas no decorrer da pesquisa. Concluiu-se que o cuidado em questão, implica não só um conhecimento técnico, mas também uma disponibilidade emocional para atender às demandas emocionais dos bebês e suas famílias. Por fim, embora haja um esforço humano e tecnológico em reparar as condições de adoecimento e sofrimento dos bebês, o contexto em si, possui um potencial traumático para os bebês e seus cuidadores.

This study aims to understand the inter-subjective dimension of care for pediatric patients in the context of prolonged hospitalization and chronic illness. It is a clinical-qualitative study in the semi intensive care ward of the pediatric unit at a maternity and children's public hospital in Rio de Janeiro. The research techniques used were participant observation and interviews. The age of the patients under observation was between four months and two years old. Fifteen health professionals were interviewed, including eight doctors, four nurses and three nursing technicians. The data analysis was performed based on the contributions of the psychosocial clinical approach. To express the complexity that involves the practice in question, we chose to report some routine scenes observed during the research. It was concluded that the care in question involves not only technical knowledge, but also an emotional availability to meet the emotional needs of babies and their families. Finally, although there is a human and technological effort to heal and mitigate the conditions of illness and suffering of babies, the context itself is potentially traumatic for babies and their caregivers.

El presente estudio tuvo como objetivo comprender la dimensión intersubjetiva del cuidado al paciente pediátrico en el contexto de una hospitalización prolongada y enfermedad crónica. Se trata de un estudio clínico-cualitativo en una unidad pediátrica de cuidados semi-intensivos de un hospital público materno infantil en Río de Janeiro. Las técnicas de investigación utilizadas fueron la observación participante y las entrevistas, las cuales fueron realizadas entre junio y octubre del 2015. Los pacientes observados tenían entre cuatro meses y dos años de edad y llevaban como mínimo cuatro meses internados. Fueron entrevistados quince profesionales de la salud, siendo ocho médicos, cuatro enfermeras y tres técnicos de enfermería. El análisis de las entrevistas se realizó a partir de las contribuciones del enfoque clínico psicosocial y el psicoanálisis. Para relatar la complejidad que implica esta práctica, se optó por informar de algunas escenas de la rutina observadas durante la investigación. Se concluyó que el cuidado en sí, implica no solo un conocimiento técnico, sino también una disponibilidad emocional para atender las demandas emocionales de los bebés y sus familiares. Finalmente, a pesar de que hay un esfuerzo humano y tecnológico para reparar las condiciones de la enfermedad y el sufrimiento de los bebés, el contexto en sí tiene un potencial traumático para los bebés y sus cuidadores.
Descritores: Cuidado da Criança/psicologia
Doença Crônica
Hospitalização
Pediatria
Limites: Seres Humanos
Lactente
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-909996
Autor: Effgem, Virginia; Rossetti, Claudia Broetto.
Título: Representação de TDAH em meninos diagnosticados com o transtorno / ADHD representation in boys diagnosed with the disorder / Representación del TDAH en niños diagnosticados con dicho trastorno
Fonte: Psicol. rev;26(2), dez. 2017. graf, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Esta pesquisa de caráter qualitativo descritivo busca investigar a representação do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) de meninos diagnosticados com o transtorno em situações por eles vividas. As principais características do TDAH são: desatenção, hiperatividade e impulsividade; sintomas que costumam afetar o desempenho acadêmico e os relacionamentos familiares e sociais dessas crianças. O diagnóstico geralmente é realizado a partir do relato dos pais e dos professores e de uma avaliação multidisciplinar na área da saúde, mas sem que se ouça a criança durante o processo. Participaram do estudo 20 meninos, com idades entre nove e 11 anos, diagnosticados com TDAH, já em tratamento. Metodologicamente, utilizou-se entrevista semiestruturada e histórias em quadrinhos como instrumentos. Como resultado, nota-se que meninos com TDAH apresentam relacionamentos de amizade positivos; cerca de 95% (n=19), tomam medicamentos para tratamento do TDAH e não possuem uma rotina organizada para suas atividades. A pesquisa nos levou a perceber que, de fato, a criança não participa ativamente do processo de diagnóstico e tratamento do TDAH em nosso meio.

This qualitative and descriptive study aims to investigate what the Attention Deficit and Hyperactivity Disorder (ADHD) represents to boys diagnosed with the disorder in the situations they are faced with. The main characteristics of ADHD are: lack of attention, hyperactivity and impulsiveness; symptoms that usually affect the child's academic performance and his social and family relationships. The diagnosis is usually based on the account of parents and teachers and an interdisciplinary evaluation in the health area; however without hearing the child during the process. Twenty boys between the ages of nine and eleven, previously diagnosed with ADHD already under treatment took part in the study. The methodology used included semi-structured interviews and comic strips as instruments. As a result it's possible to observe that boys with ADHD present positive relationships with friends. Around 95% (n=19), take medication for ADHD treatment and do not have an organized routine for their activities. The study shows that, indeed, the child does not take part actively in the process of diagnosis and treatment of ADHD in our context.

Este estudio de carácter cualitativo y descriptivo, tiene como finalidad investigar la representación del Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad (TDAH) en niños diagnosticados con dicha enfermedad en situaciones vividas por ellos. Las características principales del TDAH son: déficit de atención, hiperactividad e impulsividad; síntomas que suelen afectar el desarrollo del aprendizaje, las relaciones familiares y sociales de los niños. El diagnostico por lo general es realizado a partir del relato de los padres, de los docentes y por unaevaluación multidisciplinar en el área de la salud, sin embargo, en todo este procedimiento, los niños no son escuchados. Participaron del estudio veinte niños, con edades entre nueve y once años, diagnosticados con el TDAH que ya se encontraban en tratamiento. Metodológicamente, fue utilizado como instrumentos la entrevista semiestructurada y tanto historietas como tiras cómicas. Como resultado, percibimos que los niños con TDAH presentan relacionamientos con amistades positivas; cerca del 95% (n=19)hacen uso de fármacos para su tratamiento y no poseen una rutina estructurada para sus actividades diarias. Esta investigación expuso que realmente los niños no participan activamente del proceso diagnóstico y tratamiento del TDAH en nuestro ambiente.
Descritores: Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade
Criança
Diagnóstico
Terapêutica
Limites: Seres Humanos
Masculino
Criança
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


  9 / 242 LILACS  
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Id: biblio-909980
Autor: Lacet, Cristine; Rosa, Miriam Debieux.
Título: Diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e sua história no discurso social: desdobramentos subjetivos e éticos / Attention deficit/hyperactivity disorder (ADHD) diagnosis and its history in the social discourse: subjective and ethical ramifications / Diagnóstico del Trastorno de Déficit de Atención e Hiperactividad (TDAH) y su historia en el discurso social: desdoblamientos subjetivos y éticos
Fonte: Psicol. rev;26(2):231-253, dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: O diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) apresentou um expressivo crescimento durante a última década, tornando-se o mais frequente dos transtornos psiquiátricos tratados em jovens. Dados epidemiológicos apontam para prevalência mundial de 4% a 10% entre crianças. O discurso médico contemporâneo, representado pela psiquiatria biológica e pelas neurociências, estabelece o diagnóstico de TDAH baseado na noção de déficit, incapacidade e disfunções atencional, motora e do controle da impulsividade. As disfunções são colocadas em primeiro plano e as funções psíquicas e orgânicas entendidas de maneira desarticulada entre si e em relação ao processo de constituição da subjetividade. Este artigo tem como objetivo a análise crítica do diagnóstico de TDAH, a partir do referencial teórico, ético e clínico da psicanálise, situando sua construção no discurso social, seus avanços e influências. O diagnóstico de TDAH apresentou um deslizamento diacrônico de nomenclatura associado às ordens político-econômicas e jurídicas. A objetivação dos quadros psicopatológicos como proposta pelo DSM e pela CID-10 reduz a criança ao saber médico e à nomeação diagnóstica, excluindo sua singularidade e ocultando tanto o aspecto diacrônico de sua constituição subjetiva, como a articulação do sujeito aos traços identificatórios de sua filiação.

There has been a dramatic growth in the diagnosis of attention deficit/ hyperactivity disorder (ADHD) over the last decade, making it the most common psychiatric disorder treated among young people. Epidemiological data indicates a global prevalence of 4% to 10% amongst children. The contemporary medical discourse, represented by biological psychiatry and the neurosciences, establishes the diagnosis of ADHD based on the notions of deficit, disability, and attention, motor and impulse control disorders. Dysfunctions are placed at the forefront and the psychic and bodily functions studied in a disjointed manner with each other and in relation to the subjectivity process. This article aims for a critical analysis of theADHD diagnosis, drawing on the theory, ethics and psychoanalysis clinic, and placing its construction within the social discourse, its advances and influences. ADHD diagnosis presented a diachronic slip of nomenclature associated with political, economic and legal systems. The objectification of psychopathology - as proposed by DSM and ICD-10 - reduces the child to a mere subject of medical knowledge and diagnostic nomination, excluding his/her uniqueness and hiding both the diachronic aspect of his/her subjective constitution, and the subject's connection with his/herfamily traits.

El diagnóstico del Trastorno de déficit de Atención e Hiperactividad (TDAH) presentó un crecimiento expresivo a lo largo de la última década, convirtiéndose así, en el trastorno psiquiátrico tratado más frecuente en jóvenes. Datos epidemiológicos muestran una prevalencia mundial de 4% a 10% en niños. El discurso médico contemporáneo, representado por la psiquiatría biológica y por las neurociencias, establece el diagnóstico del TDAH basado en la noción del déficit, incapacidad y disfunciones motoras, atencionales y del control de impulsividad. Las disfunciones son puestas en primer plano y las funciones psíquicas y orgánicas entendidas de forma desarticuladas entre sí y en relación al proceso de constitución de la subjetividad. Este artículo tiene como objetivo el análisis clínico del diagnóstico del TDAH, desde el referencial teórico, ético y clínico del psicoanálisis, ubicando su construcción en el discurso social, sus avances e influencias. El diagnóstico del TDAH presentó un deslizamiento diacrónico en la nomenclatura, asociado a las órdenes político-económicas y jurídicas. La objetivación de los cuadros psicopatológicos propuesta por el DSM y por el CID-10 reduce el niño al saber médico y a la nominación diagnóstica, excluyendo su singularidad y ocultando tanto el aspecto diacrónico de su constitución subjetiva, como la articulación del sujeto a los trazos de identificación de su filiación.
Descritores: Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade
Diagnóstico
Psicanálise
-Epidemiologia
Limites: Seres Humanos
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-909972
Autor: Pinheiro-Carozzo, Nádia Prazeres; Oliveira, Jena Hanay Araújo de.
Título: Práticas alimentares parentais: a percepção de crianças acerca das estratégias educativas utilizadas no condicionamento do comportamento alimentar / Parental feeding practices: the children's perception about the educational strategies used to condition eating behavior / Practicas alimentares parentales: la percepción de niños acerca de las estrategias educativas utilizadas en el condicionamiento del comportamiento alimentar
Fonte: Psicol. rev;26(1):187-209, jun. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: As práticas alimentares parentais são comportamentos ou estratégias utilizadas pelos pais para extinguir comportamentos alimentares inadequados e incentivar a ocorrência de comportamentos alimentares adequados em seus filhos. Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção das crianças acerca das práticas alimentares utilizadas pelos seus pais, quais sejam: controle da alimentação feito pela criança, uso de comida para o controle das emoções, incentivo ao equilíbrio e variedade alimentícia, ambiente com presença de alimentos saudáveis, alimento como recompensa, envolvimento, modelo, monitoramento, pressão para comer, restrição alimentar por saúde, restrição alimentar para controle do peso e ensino sobre nutrição. Cento e quatorze crianças responderam o Questionário de Verificação das Práticas Alimentares (QVPA) ­ Versão Filhos. Os resultados indicam que os pais usam um rol de práticas adequadas como envolvimento, ensino sobre nutrição, incentivo ao equilíbrio e variedade, modelo e monitoramento, ao mesmo tempo em que utilizam práticas inadequadas, tais como alimentos como recompensa e para controle das emoções. Ademais, os pais utilizam práticas semelhantes na educação alimentar do filho indicando acordo e homogeneidade no condicionamento desse comportamento.

Parental feeding practices are behaviors or strategies used by parents to eliminate inappropriate eating behaviors and encourage the occurrence of appropriate eating behaviors in their children. This study aimed to evaluate the perception of children about food practices used by their parents: child control, emotion regulation, encouragement of balance and variety, environment, food as reward, involvement, modeling, monitoring, pressure to eat, restriction for health, restriction for weight control and teaching about nutrition. One hundred and fourteen children answered to the Comprehensive Feeding Practices Questionnaire (CFPA) ­ Child Version. The results indicate that parents use a list of appropriate practices such as involvement, teaching about nutrition, encourage balance and variety, modeling and monitoring, while using inappropriate practices, such as food as reward and emotion regulation. In addition, parents use similar practices in children's feeding education indicating agreement and uniformity in conditioning this behavior.

Las practicas alimentares parentales son comportamientos o estrategias utilizadas por los padres para extinguir comportamientos alimentares inadecuados en sus hijos. Este estudio tuvo como objetivo evaluar la percepción de los niños acerca de las practicas alimentares utilizadas por sus padres, pudiendo ser: el control de la alimentación hecho por el niño, uso de comida para el control de las emociones, incentivo al equilibrio y variedad alimenticia, ambiente con presencia de alimentos saludables, alimento como recompensa, participación, modelo, seguimiento, presión para comer, restricción alimentar por salud, restricción alimentar para controlar el peso y aprendizaje sobre nutrición. Ciento y catorce niños respondieron el cuestionario de Verificación de las Practicas Alimentares (CVPA)- versión hijos. Los resultados indican que los padres usan un rol de prácticas adecuadas como forma de participación, así como enseñan sobre nutrición, incentivan el equilibrio y variedad, modelo y seguimiento, al mismo tiempo em que utilizan practicas inadecuadas, tales como alimentos como recompensa y para controlar las emociones. Además, los padres utilizan practicas semejantes en la educación alimentar del hijo indicando acuerdo y homogeneidad en el condicionamiento de ese comportamiento.
Descritores: Criança
Comportamento Alimentar
Educação Alimentar e Nutricional
Limites: Seres Humanos
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri



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