Base de dados : LILACS
Pesquisa : Psicologia e Sociedade (online)- LILACS
Referências encontradas : 574 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 58 ir para página                         

  1 / 574 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955888
Autor: Santos, Margarida; Batel, Susana; Gonçalves, Maria Eduarda.
Título: Participar está na moda: uma abordagem psicossocial dos orçamentos participativos / Participar está de moda: un enfoque psicosocial de los presupuestos participativos / Participation is trendy: a social psychological approach to the participatory budget
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e165726, 2018. tab.
Idioma: pt.
Projeto: FCT/Portugal; . SFRH; . Cis-IUL, ISCTE-IUL.
Resumo: RESUMO Autores têm apontado para como os processos de participação institucionalizados poderão não ser verdadeiramente participativos. Este estudo analisa factores estruturais condicionantes destes processos, tendencialmente esquecidos nos estudos sobre a participação no âmbito da Psicologia Social, através de análise exploratória das sessões de Orçamento Participativo (OP) em três municípios em Portugal. Partindo de uma perspectiva etnográfica, procurámos perceber que factores estão relacionados com os modelos de OP e em que medida os contextos social, cultural e político de cada município poderão explicar as diferenças verificadas na participação local; em que medida a organização espacial das sessões, os recursos utilizados e o tipo de comunicação poderão estar associados às mesmas. As análises sugerem uma relação complexa entre a natureza mais ou menos deliberativa/consultiva do procedimento e o nível de participação, demonstrando que a retórica institucional participativa utilizada pelos decisores nem sempre corresponde a práticas mais ou menos participativas por parte dos cidadãos.

RESUMEN Autores han señalado cómo los procesos de participación institucionalizados pueden no ser verdaderamente participativos. Se analizam factores estructurales condicionantes de estos procesos, tendencialmente olvidados en los estudios sobre la participación en la Psicología Social, a través de análisis exploratorio de las sesiones de Presupuesto Participativo (PP) en tres municipios en Portugal. A partir de una perspectiva etnográfica, intentamos percibir qué factores están relacionados con los modelos de PP y en qué medida los contextos social, cultural y político de cada municipio pueden explicar las diferencias en la participación local; en qué medida la organización espacial de las sesiones, los recursos utilizados y el tipo de comunicación podrán estar asociados a las mismas. Los análisis sugieren una relación compleja entre la naturaleza más o menos deliberativa/consultiva del procedimiento y el nivel de participación, donde la retórica institucional participativa utilizada por los decisores no siempre corresponde a prácticas más o menos participativas por parte de los ciudadanos.

ABSTRACT Institutionalized participatory processes may not be truly participative. This study aims to analyze structural factors underlying participation, often neglected by social psychology. An exploratory study was carried out on participatory budgeting sessions in three municipalities in Portugal. From an ethnographic perspective, we have compared contextual factors related to different participatory budgeting models; differences in citizens' participation which may be attributed to the social, cultural and political contexts of each municipality; and how the spatial organization, the resources applied and the type of communication used in the different budgeting sessions may possibly shape the ways different agents interact. Results suggest that there is a complex relation between the deliberative/consultative natures of the participatory budgeting and the level of the citizens' participation, showing that the participatory institutional rhetoric used by policymakers does not always correspond to citizens' participatory practices.
Descritores: Fatores Socioeconômicos
Orçamentos
Participação da Comunidade/tendências
Institucionalização
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


  2 / 574 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955887
Autor: Neves, Robson da Fonseca; Nunes, Mônica de Oliveira; Lima, Mônica Angelim Gomes de.
Título: A abordagem fenomenológica na investigação do retorno ao trabalho nos casos de transtorno mental / El enfoque fenomenológico en la investigación del retorno al trabajo en los casos de trastorno mental / The phenomenological approach in the investigation of the return to work in cases of mental disorder
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e176687, 2018.
Idioma: pt.
Projeto: CAPES.
Resumo: RESUMO O objetivo deste estudo é apresentar e discutir as bases metodológicas que fundamentam as escolhas analíticas adotadas para estudar as experiências e significados do retorno ao trabalho nos casos de transtorno mental. Para isso, adotaram-se os fundamentos da teoria fenomenológica de Alfred Schutz sobre experiência significativa, mundo da vida e estoque de conhecimento, bem como se articularam esses conceitos à abordagem de Paul Ricoeur sobre a ação transformada em texto. Essa articulação pode fazer avançar o processo interpretativo, visto que incita o fortalecimento da experiência individual como elemento capaz de revelar aspectos sociais, políticos, culturais, econômicos, dentre outros, bem como aponta para a possibilidade da crítica com vistas à transformação do meio social, do participante e do próprio pesquisador.

RESUMEN El objetivo de este estudio es presentar y discutir las bases metodológicas que fundamentan elabordaje analítico adoptado para estudiar las experiencias y significados del retorno al trabajo en casos de trastorno mental. Para ello, se adoptaron los fundamentos de la teoría fenomenológica de Alfred Schutz sobre: experiencia significativa, mundo de la vida y stock de conocimiento, articulándolos al enfoque de Paul Ricoeur sobre la acción transformada en texto. Esta articulación fortalece el proceso interpretativo, ya que permite el fortalecimiento de la experiencia individual como elemento capaz de revelar aspectos sociales, políticos, culturales, económicos, entre otros; así como apunta la posibilidad de la crítica con vistas a la transformación del medio social, de los participantes y del propio investigador.

ABSTRACT The aim of this study is to present and discuss the methodological basis underlying the analytical choices adopted to investigate the experiences and meanings of the return to work in cases of mental disorder. For this, was adopted the fundamentals of the phenomenological theory of Alfred Schutz on meaningful experience, world of life and stock of knowledge, as well as Paul Ricoeur's approach to action transformed into text. This articulation can advance the interpretive process by strengthening the individual experience as an element capable of revealing social, political,cultural and economic aspects, among others. Moreover, it points to the possibility of a critical position to the transformation of the society, the participant and the researcher.
Descritores: Retorno ao Trabalho
Transtornos Mentais/reabilitação
Doenças Profissionais/reabilitação
-Teoria Psicológica
Narrativas Pessoais
Acontecimentos que Mudam a Vida
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  3 / 574 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955889 LILACS-Express
Autor: Pereira, Gloria Maria Santiago; Santos, Benedito Rodrigues dos.
Título: Subjetividades em trânsito: identidade, diáspora africana e cultura imaterial / Subjetividades en tránsito: la identidad, la diáspora y cultura inmaterial / Subjectivities in transit: identity, african diaspora and intangible culture
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e175276, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO A proposta do artigo pretende trazer contribuições para a valorização da memória oral da diáspora africana no contexto latino-brasileiro contemporâneo, com ênfase na relação entre identidade e diáspora africana do início do século XXI. Para o desenvolvimento do artigo foram utilizados os dados etnográficos coletados, entre os anos de 2013 e 2015, no Estado do Rio de Janeiro, com angolanos que vivem na capital carioca e têm interesse pela manutenção de uma memória oral da diáspora africana contemporânea no Brasil. Assim sendo, a potência das ideias e crenças foram analisadas para que se identifiquem as redes de movimento e reprodução social e subjetiva, que mobilizam os sujeitos envolvidos na pesquisa, enfatizando a importância da salvaguarda da memória atlântica contemporânea, para que não seja esquecida e nem silenciada.

RESUMEN El artículo propuesto tiene como objetivo reunir las contribuciones para la valorización de la memoria oral de la diáspora africana en el contexto contemporáneo latinobrasileño, con énfasis en la relación entre la identidad y la diáspora africana de principios del siglo XXI. Para el desarrollo del artículo se utilizaron datos etnográficos recogidos entre 2013 y 2015 en el Estado de Río de Janeiro con los angoleños que viven en la capital carioca y tienen un interés en mantener una memoria oral de la diáspora africana contemporánea en Brasil. Por lo tanto, se analizó el poder de las ideas y creencias con el fin de identificar las redes de circulación y reproducción social y subjetiva que movilizan los sujetos involucrados en la investigación, haciendo hincapié en la importancia de salvaguardar la memoria contemporánea del Atlántico, para que no se la olvide ni silencie.

ABSTRACT The article proposes to contribute to the valorization of the oral memory of the African diaspora in the contemporary Latin-Brazilian context, with emphasis on the relationship between identity and African diaspora of the beginning of the 21st century. Ethnographic data collected between the years of 2013 and 2015 in the State of Rio de Janeiro were used for the development of the article. Interviews with Angolans living in the capital of Rio de Janeiro and interested in maintaining an oral memory of the contemporary African diaspora in Brazil were conducted. Therefore, the power of ideas and beliefs were analyzed to identify the networks of social and subjective movement and reproduction that mobilize the subjects involved in the research, emphasizing the importance of safeguarding the contemporary Atlantic memory, so that it is neither forgotten nor silenced.
-Etnicidade
Construção Social da Identidade Étnica
Diáspora
Angola/etnologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
História do Século XXI
Responsável: BR1.1 - BIREME


  4 / 574 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955886
Autor: Londero, Mário Francis Petry; Paulon, Simone Mainieri.
Título: Por um devir bicicleta no apoio à rede de saúde / Por un devenir bicicleta en el apoyo a la red de salud / Bicicle becoming supporting the healthcare network
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e169755, 2018.
Idioma: pt.
Projeto: CAPES.
Resumo: RESUMO Este artigo investiga práticas de apoio na rede de saúde ao problematizar o cuidado à população em situação de rua. Apoiado pelo conceito de biopoder, o estudo analisa as formações disciplinares e a regulamentação da vida que atravessam a rede de cuidados, que, normalmente, espera receber usuários já padronizados, o que traz como efeito a marginalização de determinadas populações. A pesquisa-intervenção cartográfica norteia o método ao desenhar uma trajetória de cuidado em uma situação experienciada entre Consultório na Rua, Unidade Básica de Saúde e usuário morador de rua. Como resultado, o texto aponta para a necessidade de se multiplicar, cada vez mais, trocas de experiências de apoio na rede de atenção para se abrir espaços de "desaprendizagem" permanente, provocadora de atos de cuidados inventivos, desviantes do padrão excludente de diversas singularidades que se apresentam no cotidiano do trabalho em saúde.

RESUMEN Este trabajo investiga prácticas de apoyo en la red de salud al problematizar el cuidado a la población en situación de calle. Apoyado por el concepto de biopoder, el estudio analiza las formaciones disciplinares y la reglamentación de la vida que atraviesan la red de cuidados, que, normalmente, espera recibir usuarios ya estandarizados, lo que trae como efecto la marginación de determinadas poblaciones. La investigación e intervención cartográfica orienta el método al dibujar una trayectoria de cuidado en una situación experimentada entre Consultorio en la Calle, Unidad Básica de Salud y usuario que vive en la calle. Como resultado, el texto señala la necesidad de multiplicar, cada vez más, cambios de experiencias de apoyo en la red de atención para abrir espacios de "desaprendizaje" permanente, provocador de acciones de cuidados inventivas, desviadas del estándar excluyente de diversas singularidades que se presentan en el cotidiano del trabajo en salud.

ABSTRACT This paper aims to investigate the support practices to the network of healthcare for homeless people. Based on the concept of biopower this study analyzes how the disciplinary formations and life regulamentation impact healthcare, marginalizing certain populations. Through the research methodology of cartographic intervention the trajectory that intertwine Consultation office in the Street, Basic Health Care services and the homeless population is mapped. The results points towards the necessity to continuously increase experience exchange throughout the healthcare network, opening oportunities to permanently "unlearn" misconceptions brought by a standardized care. To be able to welcome the singularity of diverse and marginalized populations, the health care routes need to be inventive and deviant.
Descritores: Pessoas em Situação de Rua
Assistência à Saúde
Políticas Públicas de Saúde
Sistemas de Apoio Psicossocial
Serviços de Saúde
Responsável: BR1.1 - BIREME


  5 / 574 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955885
Autor: Perez, Tatiana Spalding; Palma, Yáskara Arrial.
Título: Amar amores: o poliamor na contemporaneidade / Amar amores: el poliamor en la contemporaneidad / Loves to love: polyamory at contemporaneity
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e165759, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO O amor construiu-se historicamente com base no amor romântico, patriarcal, heteronormativo e de monogamia compulsória. Atualmente, novas construções - dentre elas o poliamor - defendem a possibilidade de amar e/ou se relacionar sexualmente com mais de uma pessoa simultaneamente. O objetivo desta pesquisa - qualitativa descritiva e exploratória - foi compreender as expressões do poliamor. Foram realizadas entrevistas narrativas com seis participantes que se identificaram como poliamoristas ou declararam estar envolvidos em relação amorosa e/ou sexual múltipla consentida por todos. Os dados foram analisados pela análise do discurso sob a perspectiva da psicologia social sócio-histórica e pós- estruturalista. A pesquisa demonstra que o poliamor baseia-se no amor livre, na não monogamia, na responsabilidade, na compersão, no respeito à individualidade, na liberdade sexual, na equidade de gênero e no diálogo. Evidenciou também as dificuldades enfrentadas pelos poliamoristas, tais como insegurança na exposição pública da relação e pressões sociais de estereótipos de gênero.

El amor se construyó históricamente basado en el amor romántico, patriarcal, heteronormativo y de monogamia obligatoria. Actualmente nuevas construcciones - entre ellas el poliamor - defienden la posibilidad de relaciones amorosas y/o sexuales con más de una persona al mismo tiempo. El objetivo de este estudio - cualitativo, descriptivo y exploratorio - fué comprender los fundamentos del poliamor. Se llevaron a cabo entrevistas con seis participantes que se identificaron como poliamoristas o declararon vivir relación amorosa y/o sexual múltiple consentida por todos. Los datos fueron analizados mediante el análisis del discurso por la perspectiva de la psicología social socio-histórica y post estructuralista. La investigación demuestra que el poliamor se basa en el amor libre, no monogamia, responsabilidad, compersión, respeto a la individualidad, libertad sexual, equidad de género y diálogo. Se evidenció también las dificultades enfrentadas por los poliamoristas, como inseguridad con la exposición pública y presiones sociales de estereotipos de género.

ABSTRACT Historically love was built based on the constructs of romantic love, patriarchate, heteronormativity and compulsory monogamy. Currently new constructions - among them polyamory - defend the possibility love and/or sexual relations with more than one person simultaneously. The aim of this qualitative exploratory and descriptive study was to understand polyamory and its constructs. Narrative interviews were conducted with six participants who identified themselves as "polyamorish" or declared to be involved in multiple relationship consent by all. Data were analyzed by discourse analysis from the perspective of post structuralist and socio-historical psychology. As result polyamory constructs identified were non-monogamy, free love, responsibility, compersion, respect for individuality, sexual freedom, gender equality and dialogue. The results also highlighted the difficulties faced at polyamory, as insecurity on public exposure and gender stereotypes social pressures.
Descritores: Relações Interpessoais
Amor
-Psicologia Social
Comportamento Sexual
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
História do Século XXI
Responsável: BR1.1 - BIREME


  6 / 574 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955884
Autor: Castro, Claudia Rabello de; Castro, Monica Rabello de.
Título: Metáforas no processo de objetivação de representações sociais / Metáforas en el proceso de objetivación de representaciones sociales / Metaphor in the process of social representations objectification
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e159429, 2018.
Idioma: pt.
Projeto: CAPES.
Resumo: RESUMO Este trabalho destaca o papel das metáforas no processo de objetivação de representações sociais, considerando-as noções-chave para a compreensão das teorias do senso comum. Hoje, com o surgimento contínuo de novos objetos sociais, as metáforas facilitam e economizam o tempo e o esforço cognitivo da pragmática comunicativa. A articulação proposta exemplifica-se a partir de pesquisa anterior, que utilizou a metodologia do Modelo da Estratégia Argumentativa (MEA) para a análise do discurso sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Essa metodologia busca não só a estrutura do discurso, quer dizer os tipos de argumentos e sua força argumentativa, mas principalmente as intenções dos oradores, quando argumentam buscando persuadir um auditório específico. Os resultados evidenciaram metáforas usadas por diferentes grupos de agentes sociais, p. e, juiz como bombeiro, para organizar e justificar posturas e práxis relacionadas ao objeto ECA.

RESUMEN Este trabajo destaca el papel de las metáforas en el proceso de objetivación de representaciones sociales, considerándolas nociones básicas para la comprensión de las teorías del sentido común. Hoy en día, con el continuo surgimiento de nuevos objetivos sociales, las metáforas facilitan y economizan el tiempo y el esfuerzo cognitivo de la practica comunicativa. La articulación propuesta se ejemplifica a partir de la pesquisa anterior que utilizó la metodología del Modelo de Estrategia Argumentativa (MEA) para el análisis del discurso sobre el Estatuto de los Niños (Crianças) y Adolescentes - ECA. Esa metodología busca no solo la estructura del discurso, o sea los tipos de argumentos y su fuerza argumentativa, sino principalmente las intenciones de los oradores, cuando argumentan buscando persuadir a un auditorio específico. Los resultados ponen en evidencia las metáforas utilizadas por diferentes grupos de agentes sociales, por ejemplo, juez por bombero, para organizar y justificar actitudes y praxis

ABSTRACT This paper highlights the role of metaphors within the process of objectification of social representations, taking in account the key notions for understanding the folk theories. Nowadays, the continuous birth of new social objects the metaphors facilitate and economize time and cognitive effort of communicative pragmatics. Previous research utilized the Model of Strategy Argumentative (MSA) as a methodological way to analyze the discourse about the Child and Adolescent Law (CAL). This methodology seeks not only the structure of discourse, the types and strength of arguments, but also and mainly the speaker intention while arguing trying to persuade a specific auditory. Findings showed that different groups of social agents used metaphors like judge as fireman, to organize, orient and justify their posture and praxis related to the object CAL.
Descritores: Defesa da Criança e do Adolescente
Metáfora
Discursos
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


  7 / 574 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955882
Autor: Santos, Joelma Cristina; Carvalho-Freitas, Maria Nivalda de.
Título: Sentidos do trabalho para pessoas com deficiência adquirida / Significados del trabajo para personas con discapacidades adquiridas / The meanings of work for people with acquired disabilities
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e160054, 2018.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq; . FAPEMIG.
Resumo: RESUMO Tendo em vista que o trabalho pode ter grande impacto no cotidiano e na subjetividade das pessoas e que o processo de aquisição de uma deficiência gera efeitos psicossociais singulares, esta pesquisa buscou compreender os sentidos do trabalho para pessoas com deficiência adquirida. Para isso, foram entrevistadas 13 pessoas com deficiência (física, auditiva ou visual) adquirida, que estavam exercendo atividades remuneradas após a aquisição da deficiência. As entrevistas foram transcritas e analisadas pelo método de análise de conteúdo, o qual permitiu a elaboração de seis categorias temáticas referentes aos sentidos atribuídos ao trabalho: (a) distração, ocupação e realização de atividades, (b) independência e sobrevivência, (c) prazer e satisfação, (d) preenchimento da vida, (e) utilidade e (f) valorização pessoal. Considera-se que esta pesquisa contribuiu para a reflexão e a compreensão dos fatores subjetivos relacionados ao trabalho das pessoas com deficiência adquirida, abrindo perspectivas para estudos mais aprofundados na área.

RESUMEN Teniendo en cuenta que el trabajo puede tener un gran impacto en la vida diaria y la subjetividad de las personas y que el proceso de adquirir una discapacidad genera efectos psicosociales únicos, el presente estudio tuvo como objetivo comprender los significados atribuidos al trabajo por las personas con discapacidades adquiridas. Para ello, se entrevistaron 13 personas con discapacidades (físicas, auditivas o visuales) adquiridas, que estaban insertadas en el mercado laboral después de la adquisición de discapacidad. Las entrevistas fueron transcritas y analizadas por el método de análisis de contenido, que permitió el elaboración de seis categorías temáticas relacionadas con los significados atribuidos al trabajo: (a) distracción, ocupación y realización de actividades, (b) independencia y supervivencia, (c) placer y satisfacción, (d) centralidad de la vida, (e) utilidad y (f) apreciación personal. Se considera que esta investigación ha contribuido a la reflexión y la comprensión de los factores subjetivos relacionados con el trabajo de las personas con discapacidades adquiridas, abriendo nuevas perspectivas para estudios posteriores en la área.

ABSTRACT Considering both the work may have great impact on daily life and the fact that a person is psychosocially affected in an unparalleled way when he or she acquires a disability, this research aims to comprehend the meanings of work for those people. The study was carried out with 13 people with acquired disability who were working before the disability (physical, hearing, or visual) and who stayed in the work market.. The instrument used was an interview which were transcribed and analyzed through method of content analysis. Six thematic categorization of meanings of work were identified (a) distraction, occupation and execution of activities, (b) independence and survival, (c) pleasure and satisfaction, (d) fulfillment of life, (e) utility and (f) self appreciation. The main contribution was to understand subjective aspects related to work for people with acquired disability. Future research should be made to deep these comprehensions.
Descritores: Trabalho/psicologia
Acidentes de Trabalho
Pessoas com Deficiência
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Meia-Idade
Responsável: BR1.1 - BIREME


  8 / 574 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955883
Autor: Lima, Monica; Iñiguez-Rueda, Lupicínio; Nanclares, Ruben Montoya.
Título: La precocidad en la toma de decisión sobre la elección de la carrera universitaria / A precocidade no processo de decisão da carreira universitária / Precocity in making decision about college career
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e165688, 2018. tab.
Idioma: es.
Projeto: CAPES.
Resumo: RESUMEN Este artículo tiene como objetivo problematizar la precocidad en la toma de decisión sobre la elección de la carrera de estudiantes de Psicología, con diferentes edades. Utilizamos la psicología social construccionista y nociones de Pierre Bourdieu (habitus, espacio de las posibilidades, espacio social). Entrevistamos 14 estudiantes de Psicología de una universidad pública de España, con diferentes edades, con distintos tipos de acceso a la universidad y egresos de diferentes bachilleratos. Utilizamos la entrevista narrativa, organizamos los datos con ayuda del programa Atlas-ti; utilizamos el análisis categorial temático. Identificamos tres tipos de trayectorias académicas (precoz, intermedia, tardía), las cuales discutimos a partir de seis categorías. Concluimos que los desafíos en la toma de decisión de la carrera son independientes de la edad -aunque haya particularidades en cada tipo de trayectoria- y de la excesiva formación disciplinaria desde la secundaria hasta la formación superior y no de una dificultad personal e intrínseca a la edad de los sujetos.

RESUMO Este artigo tem como objetivo problematizar o processo de escolha profissional entre estudantes de diferentes faixas etárias. Utilizamos a psicologia social construcionista e noções de Pierre Bourdieu (habitus, espaço de possibilidades, espaço social). Entrevistamos 14 estudantes de Psicologia de uma universidade pública espanhola, como diferentes idades, com distintos tipos de acesso à universidade, egressos do ensino médio (bachilleratos). Utilizamos a entrevista narrativa, organizamos os dados com o auxílio do programa Atlas-ti; realizamos análise categorial temática. Identificamos três tipos de trajetórias académicas (precoce, intermediaria, tardia), as quais discutimos a partir de seis categorias. Concluímos que os desafios do processo de escolha profissional são independentes da faixa etária - ainda que haja particularidades em cada tipo de trajetória - e da excessiva formação disciplinara desde o ensino médio até a formação superior e não uma dificuldade pessoal e intrínseca a idade dos sujeitos.

ABSTRACT This article aims to problematize the process of professional choice among students of different age groups. We use social constructionist psychology and Pierre Bourdieu notions (habitus, space of possibilities, social space). We interviewed 14 Psychology students from a Spanish public university, as different ages, with different types of access to university, graduates of high school (bachilleratos). We used the narrative interview, we organized the data with the help of the Atlas-ti program; we use thematic categorical analysis. We identified three types of academic trajectories (precocious, intermediate, late), which we discuss from six categories. We conclude that the challenges of the process of professional choice are independent of the age group - although there are particularities in each type of trajectory - and excessive disciplinary training from high school to higher education and not a personal and intrinsic difficulty the subjects' age.
Descritores: Escolha da Profissão
Educação Superior
Psicologia
Tomada de Decisões
-Área de Atuação Profissional
Espanha
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


  9 / 574 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955881
Autor: Barros, Suzane Carvalho da Vitória; Mourão, Luciana.
Título: Panorama da participação feminina na educação superior, no mercado de trabalho e na sociedade / Visión general de la participación femenina em la educación superior, el mercado de trabajo y la sociedad / Women, higher education, labor market and society: an overview
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e174090, 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO A sociedade brasileira tem vivenciado mudanças, mas pode-se falar em equidade de condições para homens e mulheres? O objetivo deste artigo foi apresentar um estudo teórico com o panorama da participação feminina na sociedade brasileira, com especial atenção para a educação superior e o mercado de trabalho. São apresentadas estatísticas que permitem comparar e discutir dados femininos e masculinos sobre: a escolha acadêmica; o número médio de horas dedicadas às atividades de trabalho e às atividades domésticas/familiares; e a remuneração média no mercado de trabalho. Os resultados apontam padrões distintos - de acordo com o gênero - na escolha do curso superior, na assunção de responsabilidades relativas às tarefas domésticas/familiares. Além disso, os dados mostram que as áreas predominantemente masculinas apresentam maiores salários e prestígio, e as mulheres, quando exercem essas tarefas, ganham menos. Concluímos com reflexões sobre os fatores que, ainda hoje, levam às diferenças de gênero na sociedade.

RESUMEN La sociedad brasileña ha experimentado cambios, pero ¿se puede hablar de equidad entre hombres y mujeres? El objetivo de este artículo fue presentar un estudio teórico con el panorama de la participación femenina en la sociedad brasileña, subrayando la educación superior y el mercado de trabajo. Se presentan estadísticas que permiten comparar y discutir los datos femeninos y masculinos sobre la elección académica; el promedio de horas dedicadas a las actividades laborales y las actividades del hogar/familiares; y el promedio de los salarios en el mercado de trabajo. Los resultados indican distintos estándares - de acuerdo con el género - al elegir la educación superior y al asumir responsabilidades relativas a las tareas del hogar/familiares. Además de esto, los datos muestran que los sectores predominantemente masculinos presentan más altos salarios y mayor prestigio, y las mujeres, cuando ejercen esas tareas, cobran menores salarios. Concluimos reflexionando sobre los factores que aún hoy llevan a las diferencias de género en la sociedad.

ABSTRACT Brazilian society is undergoing some changes, but can we speak of equal conditions for both men and women? The objective of this article is to present a theoretical study about female participation in Brazilian society, giving special attention to higher education and the labor market. Statistics are presented to compare and discuss female and male data on: academic choice; the average number of hours devoted to work activities and domestic/family activities; and the average remuneration in the labor market. The results point to different patterns - according to gender - in the choice of higher education and in the assumption of responsibilities related to domestic tasks. In addition, the data show that predominantly male areas offer higher wages and prestige, nevertheless women earn less when performing the same tasks. We conclude with reflections on the factors that, even today, lead to gender differences in society.
Descritores: Mulheres
Escolha da Profissão
Educação Superior
Mercado de Trabalho
Identidade de Gênero
Limites: Seres Humanos
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


  10 / 574 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-955879
Autor: Roysen, Rebeca.
Título: O corpo e a adoção de práticas sustentáveis: estudo de caso em uma ecovila / El cuerpo y la adopción de prácticas sustentables: estudio de caso en una ecoaldea / The body and the adoption of sustainable practices: a case study in an ecovillage
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e164236, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Este artigo busca investigar o papel do corpo na adoção de práticas sociais sustentáveis. Apoiando-se nas Teorias das Práticas Sociais, aponta para o papel da rotinização na manutenção de estilos de vida insustentáveis. Com base em um estudo de caso realizado em uma ecovila brasileira, demonstra que a existência de valores ambientais não leva as pessoas a automaticamente modificarem os seus comportamentos. A mudança das práticas cotidianas exige a modificação de hábitos e automatismos incorporados pela socialização na sociedade de consumo. A incorporação intencional de novas práticas é um processo que demanda tempo e um trabalho de percepção consciente, sendo facilitada quando existe um esforço explícito e articulado de mudança, compartilhado por um grupo social.

RESUMEN Este artículo pretende investigar el papel del cuerpo en la adopción de prácticas sociales sostenibles. Basándose en las Teorías de las Prácticas Sociales, señala el papel de la rutinización en el mantenimiento de estilos de vida insustentables. Basado en un estudio de caso realizado en una ecoaldea brasilera, demuestra que la existencia de valores ambientales no conduce a las personas a modificar automáticamente sus comportamientos. El cambio de las prácticas diarias exige la modificación de hábitos y automatismos incorporados por la socialización en la sociedad de consumo. La incorporación intencional de nuevas prácticas es un proceso que requiere tiempo y un trabajo de percepción consciente, facilitada cuando hay un esfuerzo explícito y articulado para el cambio, compartido por un grupo social.

ABSTRACT This article investigates the role of the body in the adoption of sustainable social practices. Based on Social Practice Theories, it indicates the role of routinization in the maintenance of unsustainable lifestyles. Grounded in a case study carried out in a Brazilian ecovillage, it shows that the existence of environmental values does not automatically lead people to change their behaviors. The transformation of daily practices demands a change in habits and automatisms embodied through one's socialization in the consumer society. The intentional embodiment of new practices is a process that demands time and a work of conscious perception, facilitated when there is an explicit and articulated change effort, shared by a social group.
Descritores: Comportamento Social
Ecologia Humana
Conservação dos Recursos Naturais
-Mudança Social
Valores Sociais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 58 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde