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Pesquisa : Psicologia e Sociedade (online)- LILACS
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Id: biblio-976644
Autor: Urpia, Ana Maria de Oliveira; Sampaio, Sônia Maria Rocha.
Título: Cenas e cenários de "primeira vez" na experiência de gerações distintas / Escenas y escenarios de la "primera vez" en la experiencia de generaciones distintas / "first time" scenes and sceneries in the experience of different generations
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e183092, 2018.
Idioma: pt.
Projeto: CAPES; . PDSE.
Resumo: Resumo Neste artigo, propomos uma leitura compreensiva da primeira experiência afetivo-sexual com intercurso genital - "primeira vez" - de universitários/as de duas gerações distintas, através das categorias analíticas ator/atriz, cena, cenário e roteiro. Com esse propósito, realizamos, inicialmente, uma breve apresentação dessas categorias, conforme as entendemos a partir da Teoria Dramatúrgica de Erving Goffman e da Teoria dos Scripts Sexuais de Jonh Gagnon e William Simon, ambas herdeiras da tradição interacionista da Escola de Chicago. Em seguida, compartilhamos alguns dos resultados de uma pesquisa de cunho etnográfico, que teve como um de seus objetivos a compreensão dos significados construídos pelos/as entrevistados/as em torno de suas primeiras experiências afetivo-sexuais, bem como dos cenários culturais que guiaram suas cenas de "primeira vez", conforme sua posição geracional e de gênero.

Resumen En este artículo, proponemos una lectura comprensiva de la primera experiencia afectivo-sexual con intercambio genital - "primera vez" - de universitarios/as de dos generaciones distintas, a través de las categorías analíticas actor/actriz, escena, escenario y guión. Con este propósito, realizamos, inicialmente, una breve presentación de estas categorías, conforme las entendemos a partir de la Teoría Dramatúrgica de Erving Goffman y de la Teoría de los Scripts Sexuales de Jonh Gagnon y William Simon, ambas herederas de la tradición interaccionista de la Escuela de Chicago. En seguida, compartiremos algunos de los resultados de una investigación de cuño etnográfico, que tuvo como uno de sus objetivos la comprensión de los significados construidos por los/las entrevistados/as en torno a sus primeras experiencias afectivo-sexuales, así como de los escenarios culturales que guiaron sus escena de la "primera vez", conforme su posición generacional y de género.

Abstract We propose in this paper a comprehensive reading of the first affective-sexual experience with genital intercourse - the "first time" - of university students from two different generations, using the analytical categories of actor / actress, scene, scenery and scripts. With this purpose, we initially perform a brief presentation of those categories based on our understanding of Erwin Goffman's Dramaturgical Theory and on John Gagnon's and William Simon's Theory on Sexual Scripts, both heirs of the interactionist tradition of the School of Chicago. We then share some of the results of an ethnographic research which aimed, as one of its goals, to understand the meanings constructed by the interviewed subjects of both genders around their first affective-sexual experiences, as well as of the cultural sceneries that guided their "first time" scenes, according to their generational and gender positions.
Descritores: Coito
Sexualidade/psicologia
Intervalo entre Gerações
Identidade de Gênero
-Comportamento Sexual/psicologia
Abstinência Sexual
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-976643
Autor: Crestani, Vanessa; Rocha, Kátia Bones.
Título: Risco, vulnerabilidade e o confinamento da infância pobre / Riesgo, vulnerabilidad y la reclusión de la infancia pobre / Risk, vulnerability and poor childhood confinement
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e177502, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O artigo problematiza as categorias "em risco" e "em vulnerabilidade", utilizadas atualmente como justificativa para a ingerência estatal sobre a infância e adolescência pobres. Aborda os contributos da Psicologia, enquanto dispositivo de saber-poder, para a produção dessas categorias e apresenta uma contextualização histórica das intervenções de assistência à infância. O acolhimento institucional, proposto pela legislação vigente como medida de proteção à infância, é aqui apresentado enquanto um dispositivo de intervenção biopolítica. Nesse cenário, os operadores "risco" e "vulnerabilidade" têm ancorado práticas de cunho moralista e criminalizante, conferindo um caráter seletivo e paliativo às intervenções estatais. Propõe-se que essas categorias, quando utilizadas de forma acrítica, atuam a serviço de um duplo confinamento: dos corpos, que ficam restritos a um espaço que lhes é determinado - o abrigo -, e da subjetividade, que com a insígnia do risco e da vulnerabilidade é capturada e impedida de exercer sua potência.

Resumen El artículo analiza las categorías "en riesgo" y "en vulnerabilidad", que se utilizan como justificación para la intervención del Estado en la infancia y adolescencia pobre. Discute los aportes de la Psicologia para la producción de estas categorías y presenta una visión histórica de las intervenciones de cuidado de niños. La atención institucional propuesta por la legislación vigente como medida de protección de la infancia, se representa aquí, como un dispositivo de intervención biopolítica. En este escenario, los operadores "riesgo" y "vulnerabilidad" han anclado prácticas de impresión moralista y penalizante. Se propone que estas categorias, cuando usadas de manera acrítica, actúan al servicio de una doble contención: de los cuerpos, que se encuentran restringidos a un espacio que se les es determinado - el refugio-, y el de la subjetividad, que con la insignia del riesgo y de la vulnerabilidad es capturada y impedida de ejercer su poder.

Abstract The article analyzes the categories "at risk" and "vulnerable" that is currently utilized as a justification for State intervention on poor childhood and adolescence. It discusses the contributions of Psychology as a power-knowledge device that produce the above-mentioned categories and presents a historical overview of child care interventions. The residential care proposed by the existing legislation as a child protection measure is pictured as a biopolitics intervention device. In this scenario, the words "risk" and "vulnerability" has been associated with a moralistic and criminalizing nature, conferring a selective and palliative character to State interventions. It is proposed that these categories act in the service of a double containment: of the bodies, which are restricted to a provisory space - the shelter -, and the subjectivity, now associated to risk and vulnerability, ends up seized and prevented from exercising its power.
Descritores: Psicologia Social
Política Pública
Vulnerabilidade Social
Criança Acolhida
-Grupos de Risco
Defesa da Criança e do Adolescente
Criança Institucionalizada
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Miranda, Fábio Jesus
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Id: biblio-955897
Autor: Lima, Leandra Assis Borges; Miranda, Fábio Jesus.
Título: Análise do trabalho dos cuidadores em saúde nas residências terapêuticas / Análisis del trabajo de los cuidadores en salud en las residencias terapéuticas / Work analysis of health caregivers in therapeutics homes
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e174842, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO As Residências Terapêuticas (RTs) integram os dispositivos de desinstitucionalização criados pela Reforma Psiquiátrica. Este artigo objetiva apresentar uma reflexão sobre o trabalho de cuidadores de saúde inseridos em Residências Terapêuticas (RTs). Foram entrevistados seis cuidadores das RTs e construiu-se, por meio do método de Análise Fenomenológica Interpretativa (AFI), a classe temática nomeada de "Vivências nas Residências". Conclui-se que o trabalho nas RTs envolve complexas relações com os moradores, com a vizinhança e com toda a rede de cuidado do Sistema Único de Saúde (SUS). Essas relações devem ser elaboradas pelas equipes que integram toda a rede de cuidado para que se esclareça, em conjunto com os cuidadores, o cerne da sua função no contexto das RTs. Nesse sentido, ressalta-se a necessidade de instrumentalização, de capacitação, de escuta e de criação de espaços de supervisão que permitam dar suporte ao trabalho dos cuidadores.

RESUMEN Las residencias terapéuticas (RTs) integran los dispositivos de desinstitucionalización creados por la Reforma Psiquiátrica. El artículo reflexiona sobre el trabajo de los cuidadores de salud en las RTs. Se entrevistaron cuidadores y, mediante el método de Análisis Fenomenológica Interpretativa (AFI), se construyó la clase temática Vivencias en las Residencias. Se concluyó que el trabajo en las RTs envuelve complejas relaciones con sus habitantes, la vecindad y toda la red de cuidado del Sistema Único de Salud (SUS). Estas relaciones deben ser elaboradas por los equipos que integran toda la red de cuidado, para que se esclarezca, en conjunto con los cuidadores, el cierne de su función en el contexto de las RTs. Así, se resalta la necesidad de instrumentalización, de capacitación, escucha y creación de espacios de supervisión que permitan dar soporte al trabajo de los cuidadores.

ABSTRACT The Therapeutics Residences (TRs) are part of the dispositions created by the Psychiatric Reform, aiming at the deinstitutionalization. This article aims to present a reflection on the work of health caregivers of the Health System in the TRs. Interviews conducted with the TRs' caregivers led to the creation of a thematic class which we called Living in Homes, through Interpretative Phenomenological Analysis (IPA). It is concluded that the work in the TRs involves complex relationships with the residents, the neighborhood and all the care network of the Universal Health System (SUS). These relationships must be developed by teams that integrate the entire care network to clarify, together with the caregivers, the core of their function in the context of the TRs. Thus, it emphasizes the need for instrumentation, training, listening and creating spaces that allow supervisory support to the caregivers' work.
Descritores: Cuidadores
Desinstitucionalização
Serviços de Assistência Domiciliar
-Prática Profissional
Serviços de Saúde Mental
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Research Support, Non-U.S. Gov't
Research Support, U.S. Gov't, Non-P.H.S.
Research Support, U.S. Gov't, P.H.S.
Estudo Comparativo
Revisão
Artigo Histórico
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-955896
Autor: Dantas, Candida Maria Bezerra; Dimenstein, Magda; Leite, Jáder Ferreira; Torquato, Jaqueline; Macedo, João Paulo.
Título: A pesquisa em contextos rurais: desafios éticos e metodológicos para a psicologia / Investigación en contextos rurales: desafíos éticos y metodológicos para la psicología / Research in rural contexts: ethical and methodological challenges for psychology
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e165477, 2018. graf.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq.
Resumo: RESUMO O contexto rural brasileiro revela um cenário preocupante e desafiador para a psicologia em termos de formação profissional e do seu arsenal teórico-metodológico. Este artigo objetiva discutir as estratégias metodológicas adotadas em uma pesquisa em assentamentos rurais do Rio Grande do Norte e Piauí, além de compartilhar as dificuldades vividas na tomada de decisões e os desafios enfrentados quando se refere às investigações realizadas nesses contextos. Pretende-se contribuir para fomentar produções que, além de denunciar as condições de vulnerabilidade dessas populações, possam gerar conhecimento que amplie o acesso às políticas públicas e subsidie ações profissionais condizentes com as necessidades e características dos territórios, como também qualificar as discussões para que as populações rurais não sejam investigadas apenas sob a ótica de uma psicologia urbano-centrada.

RESUMEN El contexto rural brasileño revela un escenario preocupante y desafiador para la Psicología en lo que concierne a la formación profesional, y, asimismo, de su arsenal teórico-metodológico. Este artículo pretende discutir las estrategias metodológicas adoptadas en una investigación hecha en los asentamientos rurales de Rio Grande do Norte y Piauí, además de compartir las dificultades vividas en la toma de decisiones, yal mismo tiempo, presentar los desafíos enfrentados cuando se refiere a las investigaciones realizadas en esos contextos. Se pretende contribuir para fomentar producciones que, además de denunciar las condiciones de vulnerabilidad de esas poblaciones, puedan generar conocimiento que amplíen el acceso a las políticas públicas y subsidien acciones profesionales que tengan que ver con las necesidades y características de los territorios, como también calificar las discusiones para que las poblaciones rurales no sean investigadas apenas bajo una óptica de una psicología urbano-centrada.

ABSTRACT The Brazilian rural context reveals a disturbing and challenging scenario for psychology in terms of vocational training and its theoretical and methodological arsenal. This article discusses the methodological strategies adopted in a survey in rural settlements of the states of Rio Grande do Norte and Piauí, and shares the difficulties experienced in making decisions and facing challenges when it comes to investigating these contexts. It is intended to help in new works that, in addition to denouncing these population's vulnerable conditions, will also generate knowledge that increases access public policies and subsidize professional actions consistent with the needs and characteristics of territories, as well as qualify the discussions for the rural populations are not investigated just under an optical-centered urban psychology.
Descritores: Psicologia/métodos
Pesquisa
Zona Rural
-População Rural
Assentamentos Rurais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-955895
Autor: Nobre, Maria Teresa; Moreno, Nicole Silva; Amorim, Ana Karenina de Melo Arraes; Souza, Emanuelly Cristina de.
Título: Narrativas de modos de vida na rua: histórias e percursos / Narrativas de modos de vida en la calle: historias y percursos / Narratives of ways of life in the street: stories and routes
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e175636, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Esta pesquisa é de inspiração etnográfica, qualitativa, baseada nos princípios da pesquisa-intervenção e trabalhou com narrativas de vida de três mulheres que vivem da e ou na rua, com o objetivo conhecer seus modos de vida, táticas de sobrevivência e as práticas de resistência frente às diárias violações de direitos. Discute-se como cada uma das narrativas revelam as diversas formas de violação e exclusão, mas também as formas de resistência, operadas em reinvenções do cotidiano, da cidade, da vida. As formas de resistência, além de nos dizerem de outros modos de vida possíveis frente às dificuldades e violências cotidianas, através da arte, do trabalho, da solidariedade e da militância, nos fazem ver a maquinaria do poder operando na vida social em suas perversões na produção de vidas descartáveis.

RESUMEN Esta investigación es etnográfica, cualitativa, basada en los principios de la investigación-intervención y he trabajado con narrativas de vida de tres mujeres que viven en o de la calle, con el fin de conocer sus modos de vida, las tácticas de supervivencia y prácticas de resistencia frente a las diarias violaciones de derechos. Se discute no solo cómo cada uno de los relatos revela las diversas formas de violación y exclusión, sino también las formas de resistencia, operadas en reinvenciones de todos los días, de la ciudad, de la vida. Las formas de resistencia, además, nos cuentan sobre otras maneras posibles de vivir frente a las dificultades y la violencia diaria a través del arte, del trabajo, de la solidaridad y de la militancia, y nos hacen ver la maquinaria de poder trabajar en la vida social en sus perversiones en la producción de vidas desechables.

ABSTRACT This is an ethnographic and qualitative research based on the principles of intervention research and has worked with life narratives of three homeless women, with the objective of knowing their ways of life, survival tactics and practices of resistance to daily violations of rights. It is discussed how each narrative reveals the different forms of violation and exclusion, but also the forms of resistance, operated in reinventions of the city and everyday life. The forms of resistance, besides telling us other possible ways of life in the face of everyday difficulties and violence, through art, work, solidarity and militancy, make us see the mechanism of power operating in social life in its perverse production of disposable lives.
Descritores: Pessoas em Situação de Rua
Resiliência Psicológica
Narrativas Pessoais
Estilo de Vida/etnologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-955894
Autor: Hoffmann, Celina; Marchi, Janaína; Comoretto, Emanuelly; Moura, Gilnei Luiz de.
Título: Relações entre autoconceito profissional e produtivismo na pós-graduação / Relations between professional self-concept and high productivity in the graduate school context / Las relaciones entre el autoconcepto profesional y productivismo en el contexto de postgrado
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e167961, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO As pesquisas que abordam a atividade docente, sobretudo no contexto da pós-graduação, têm acumulado considerável aparato denunciativo acerca da intensificação do trabalho docente, no qual o produtivismo impera. Nesse âmbito, o presente estudo tem como objetivo compreender efeitos do produtivismo sobre o trabalho docente e seus reflexos na estruturação do autoconceito profissional, tendo em vista os aspectos disfuncionais derivados da racionalidade econômica. O estudo de abordagem qualitativa ocorreu por meio de entrevistas em profundidade feitas com a participação de seis docentes pertencentes a programas de pós-graduação distintos. A análise dos resultados ocorreu por meio da elaboração de categorias que emergiram a partir dos relatos coletados. Foi possível verificar a naturalização da sobrecarga de trabalho; a distorção valorativa da atividade de pesquisa em relação às atividades de ensino e extensão; deturpações do autoconceito profissional relacionadas à percepção dissociada entre ensino e pesquisa; além da realização profissional atribuída à figura do aluno.

RESUMEN Las investigaciones sobre la actividad docente, especialmente en el contexto de postgrado, han acumulado aparato denunciativo considerable sobre la intensificación de la enseñanza, en la que reina el productivismo. En este contexto, este estudio tiene como objetivo comprender los efectos del productivismo en la enseñanza y su impacto en la estructuración del autoconcepto profesional, a la vista de los aspectos disfuncionales derivados de la racionalidad económica. El estudio cualitativo se llevó a cabo a través de entrevistas en profundidad realizadas con la participación de seis profesores pertenecientes a los diferentes programas de posgrado. El análisis se llevó a cabo mediante el desarrollo de categorías que surgieron de los informes recogidos, encontramos la naturalización de la sobrecarga de trabajo, la distorsión de evaluación de la actividad investigadora en relación con las actividades de educación y extensión; tergiversaciones de autoconcepto profesional relacionada con la percepción disociado entre la enseñanza y la investigación; Además de la realización profesional atribuido a la figura del estudiante.

ABSTRACT The researches on teaching, especially in the graduate school context, have collected information that shows the intensification of the teacher's work, in which productivism prevails. In this context, this study aims to understand the effects of productivism on the teacher's work and its impact on the structuring of professional self-concept, in view of the dysfunctional aspects derived from economic rationality. The qualitative study was carried out through in-depth interviews made with the participation of six teachers belonging to different graduate programs. The analysis was carried out through the development of categories that emerged from the collected reports, we found the naturalization of work overload, evaluative distortion of research activity in relation to education and extension activities; misrepresentations of professional self-concept related to the perception disassociated between education and research; in addition to the professional achievement attributed to the student figure.
Descritores: Pesquisa
Educação de Pós-Graduação/recursos humanos
Docentes
Desempenho Profissional
-Competência Profissional
Autoimagem
Atividades Científicas e Tecnológicas
Indicadores de Produção Científica
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-955893
Autor: Crochick, José Leon.
Título: Teoria crítica e psicologia social: relevância das pesquisas empíricas / Teoría crítica y psicología social: relevancia de las investigaciones empíricas / Critical theory and social psychology: relevance of empirical research
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e174315, 2018.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq.
Resumo: RESUMO O objetivo deste ensaio é indicar limites e avanços obtidos pela psicologia social, tal como é delimitada pela Teoria Crítica da Sociedade, sobretudo por Theodor. W. Adorno, por meio de estudos empíricos desenvolvidos desde a década de 1990, em nosso meio. Para o cumprimento desse objetivo, foi dividido em três partes; na primeira delas, discute-se acerca da disciplina psicologia social, sob a ótica da Teoria Crítica da Sociedade; na segunda parte, dá-se ênfase à importância da pesquisa empírica para a Teoria Crítica; por fim, na última parte, são apresentados alguns resultados das pesquisas acima referidas, indicando confirmação ou não de resultados anteriores, obtidos pelos autores da Teoria Crítica da Sociedade, e o aporte empírico que esses dados trazem para essa Teoria.

RESUMEN El propósito de este ensayo es indicar límites y avances de la psicología social, tal como se define por la teoría crítica de la sociedad, especialmente por T. W. Adorno, a través de estudios empíricos realizados desde la década de 1990. Para ello, este trabajo se divide en tres partes: la primera discute la disciplina psicología social desde la perspectiva de la Teoría Crítica; la segunda parte hace hincapié en la importancia de la investigación empírica para esa teoría; finalmente, la última parte presenta algunos resultados de investigaciones anteriores, indicando la confirmación o no de los resultados previos obtenidos por los autores de la teoría crítica de la sociedad, y la contribución empírica que estos datos traen a esta teoría.

ABSTRACT The objective of this essay is to indicate limits and advances obtained by social psychology, as it is delimited by the Critical Theory of Society, especially by T.W. Adorno, through some empirical studies developed since the 1990s in our country. To achieve this goal, the essay was divided in three parts. In the first one, we discuss about the discipline of social psychology, from the Critical Theory of Society viewpoint. In the second part, the importance of the empirical research for the Critical Theory is emphasized. Finally, in the last part, some results of the mentioned above researches are presented, indicating confirmation or not of previous results obtained by the authors of the Critical Theory of the Society and the empirical contribution that these data bring to this Theory.
Descritores: Psicologia Social/métodos
Pesquisa Empírica
Teoria Crítica
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-955892
Autor: Cruz, Amanda Pereira de Carvalho; Ferla, Alcindo Antônio; Lemos, Flávia Cristina Silveira.
Título: Alguns aspectos da política nacional de saúde do trabalhador no brasil / Algunos aspectos de la política nacional para el personal sanitario en brasil / Some aspects of national policy for health worker in brazil
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e154362, 2018.
Idioma: pt.
Projeto: CNPQ.
Resumo: RESUMO Esse artigo é sobre um trabalho que objetivou investigar as práticas que produzem o cuidado em saúde do trabalhador, a partir da análise da gestão do cuidado, no Brasil. A análise envolveu a construção das políticas de Saúde do Trabalhador no país até a formulação da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador (2004), enquanto dispositivo de regulação das práticas de saúde, a partir do método de Michel Foucault, com foco na análise documental. Ao longo do processo de construção das políticas de Saúde do Trabalhador, observamos a tensão entre o trabalho como risco e o trabalho como produção de subjetividade, que levam à produção das noções entre saúde-controle e saúde-integralidade. A construção de linhas de cuidado em Saúde do Trabalhador denota a importância deste tema no campo da saúde pública no Brasil, para diminuir a dispersão dos casos de sofrimento dos trabalhadores que ficam no nível não dito.

RESUMEN Este artículo es sobre una obra que tuvo como objetivo investigar las prácticas que producen la atención en salud en el trabajo, a partir del análisis de gestión de la atención, en Brasil. El análisis consistió en la construcción de políticas de salud de los trabajadores en el país hasta que la formulación de la Política Nacional de Seguridad y Salud en el Trabajo (2004), mientras que la regulación del dispositivo de las prácticas de salud, a partir del método de Michel Foucault, centrándose en análisis de documentos. A lo largo de la construcción del proceso de la política de Salud Ocupacional, vemos la tensión entre el trabajo como un riesgo y el trabajo como la producción de la subjetividad, lo que lleva a la producción de ideas entre el control de la salud y la salud-completitud. Líneas de cuidado de la salud del trabajador de la construcción indica la importancia de este tema en el ámbito de la salud pública en Brasil, para disminuir la dispersión de los casos de sufrimiento de los trabajadores que permanecen en el nivel tácito.

ABSTRACT This paper analyzes the practices that produce subjective processes on workers by biopolitical guided devices, through the analysis of care management in Brazil. We sought to analyze the construction of the Occupational Health Policies in the country, focusing on the formulation of National Policy of Security and Occupational Health (2004), based on Michel Foucault's method, focused on documentary analysis. In this process, we can observe the conflict between work as a risk and work as production of subjectivity, which leads to the construction of notions of health-control and health-integrality. The creation of lines of care in Occupational Health in health services allows us to place this issue increasingly in the field of public health in Brazil and reduce the dispersion of worker's cases of suffering, which remain at the level of the unsaid.
Descritores: Saúde do Trabalhador/história
Integralidade em Saúde
Política de Saúde
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-955891
Autor: Rodrigues, Paulo Roberto Grangeiro.
Título: Influência social, minorias ativas e desenvolvimento moral: ensaio teórico sobre a representatividade política brasileira / Influencia social, minorías activas y desarrollo moral: ensayo teórico sobre la representatividad política brasileña / Social influence, active minorities and moral development: theoretical essay on brazilian political representativeness
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e173402, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Apresentamos um ensaio teórico sobre a associação entre as formas de influência social: obediência, identificação e internalização, e o desenvolvimento moral desde a criança até o adulto, passando pelos níveis: Pré-convencional, Convencional e Pós-Convencional - consecutivos em função do desenvolvimento do pensamento, postulando a existência do Pensamento de Grupo (groupthink) entre o pensamento egocêntrico próprio do nível Pré-Convencional da infância e o sociocêntrico próprio do nível Pós-Convencional, possível para o adulto. O groupthink se estabelece no nível Convencional e se perpetua no adulto devido aos processos de dominação, não só no âmbito organizacional, mas também em todos os grupos sociais, a começar pela família. O objetivo foi analisar as consequências de tal predomínio na representatividade política nacional, por meio da análise das "Bancadas" da Câmara dos Deputados, e as possibilidades de sua superação por meio da ação de minorias ativas no Congresso Nacional.

RESUMEN Se presenta un ensayo teórico sobre la asociación entre las formas de influencia social: el cumplimiento, la identificación y la internalización y el desarrollo moral de niño a adulto, a través de los niveles: Pre-convencional, Convencional y Post-convencional - consecutivos con el desarrollo del pensamiento, postulando la existencia del pensamiento de tipo pensamiento de grupo (groupthink) entre el pensamiento egocéntrico proprio del nivel Pre-convencional de la infancia y el pensamiento sociocéntrico propio de lo nivel Post-convencional, posible al adulto. El groupthink se establece en el nivel convencional y se perpetúa en adultos debido a los procesos de dominación, no sólo a nivel de organizaciones, sino también en todos los grupos sociales, empezando por la familia. El objetivo fue analizar las consecuencias de tal predominio en la representatividad política nacional, por medio del análisis de las "Bancadas" de la Cámara de Diputados, y las posibilidades de superarlo a través de la acción de las minorías activas no Congreso Nacional.

ABSTRACT We present a theoretical essay on the association between the forms of social influence: compliance, identification and internalization - and moral development from child to adult, through the levels: Pre-conventional, Conventional and Postconventional - consecutive with the development of thought, postulating the existence of Groupthink between the egocentric thinking - proper of the Pre-conventional level in the infancy, and sociocentric thinking, proper of the Postconventional level, possible to the adult. The Groupthink is established in the Conventional level and is perpetuated in the adults due to processes of domination, not only into the organizations but also in all social groups, beginning within the family. The objective was to analyze the consequences of this predominance in the national political representativeness, through the analysis of the "Bancadas" of the Chamber of Deputies, and the possibilities of overcoming them through the action of active minorities in Congress.
Descritores: Política
Cognição
Desenvolvimento Moral
Infuência dos Pares
-Brasil
Democracia
Processos Grupais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-955890
Autor: Pinto, Juliana de Fátima; Paula, Ana Paula Paes de.
Título: Contribuições da epistemologia qualitativa de gonzález rey para estudos transdisciplinares / Contribuciones de la epistemología cualitativa de gonzález rey para estudios transdisciplinares / Contributions of gonzález rey's qualitative epistemology to transdisciplinary studies
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e166100, 2018.
Idioma: pt.
Projeto: FAPEMIG; . CNPQ.
Resumo: RESUMO Este artigo tem como objetivo refletir sobre a utilização da Epistemologia Qualitativa de González Rey como alternativa para a construção de estudos transdisciplinares. A partir do objetivo proposto, abordamos a transdisciplinaridade e os seus fundamentos, discutindo quais são os caminhos para a construção de uma nova ciência. Além disso, debatemos os conceitos de complexidade, para em seguida evidenciar como a abordagem adotada pelo autor e seu entendimento de subjetividade e de pesquisa qualitativa dialogam com tal perspectiva. Verifica-se que o pensamento de González Rey aponta para uma possibilidade de elaboração transdisciplinar, pois aborda os seus pilares metodológicos: a complexidade e a lógica do terceiro incluído se fazem presentes em suas obras, sendo que o autor também caminha em direção ao entendimento de níveis de realidade. Além disso, ao romper com a simplificação do sujeito e qualquer tipo de dogmatização, o autor estabelece um caminho para a realização de uma pesquisa que questiona os estudos hegemônicos.

RESUMEN Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre la utilización de la Epistemología Cualitativa de González Rey cómo alternativa para la construcción de estudios transdisciplinares. A partir del objetivo propuesto, abordamos la transdisciplinariedad y sus fundamentos, discutiendo cuáles son los caminos para la construcción de una nueva ciencia. Además, debatimos conceptos de complejidad, para enseguida evidenciar cómo el abordaje adoptado por el autor y su comprensión de subjetividad y de investigación cualitativa dialoga con tal perspectiva. Se verifica que el pensamiento de González Rey apunta para una posibilidad de elaboración transdisciplinar, pues aborda sus pilares metodológicos: la complejidad y la lógica del tercero incluido se hacen presentes en sus obras, siendo que el autor también camina en dirección a la comprensión de niveles de realidad. Además, al romper con la simplificación del sujeto y cualquier tipo de dogmatización, el autor establece un camino para la realización de una investigación que cuestiona los estudios hegemónicos.

ABSTRACT This paper aims to reflect about the use of González Rey's Qualitative Epistemology as an alternative to the construction of transdisciplinary studies. From this proposal, it was showed the transdisciplinary and its foundations, discussing the ways to build a new science. In addition, it was debated the concepts of complexity to then evidence how the approach taken by the author and his subjectivity and qualitative research understanding dialogue with such perspective. This article observes that González Rey's thought is a possibility for a transdisciplinary study because it approaches the methodological pillars: the complexity thinking and the Hidden Third are present in his works, and the author also walks towards the understanding of levels of reality. In addition, the author breaks up with the subject simplification and any kind of dogma, and establishes a path for conducting a research that questions the hegemonic studies.
Descritores: Pesquisa Qualitativa
Pesquisa Interdisciplinar/métodos
-Ciência/educação
Conhecimento
Responsável: BR1.1 - BIREME



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