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Pesquisa : Psicologia e Sociedade (online)- LILACS
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Id: biblio-1012881
Autor: Valadão, Alberto Dias; Backes, José Licínio.
Título: A produção das identidades/diferenças pela pedagogia da alternância no ceffa de ji-paraná/ro / La producción de las identidades / diferencias por la pedagogía de la alternancia en el ceffa de ji-paraná/ro / The production of identities/differences by the pedagogy of alternation at ceffa in ji-paraná/ro
Fonte: Psicol. soc. (Online);31:e188427, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO O artigo analisa o processo de produção das identidades/diferenças no contexto da Pedagogia da Alternância. O estudo está inscrito nos Estudos Culturais, em sua interface com a Psicologia Social. No primeiro momento, argumenta-se que as identidades/diferenças não são naturais, mas produzidas; no segundo, mostram-se os caminhos investigativos e instrumentos utilizados (entrevistas, observações e análise de documentos curriculares); por fim, apresentam-se os resultados, que indicam que a Pedagogia da Alternância, ao ter como objetivo valorizar o sujeito do campo e sua identidade, produz algumas diferenças como indesejáveis e desviantes, portanto, a serem corrigidas ou excluídas.

RESUMEN El artículo analiza el proceso de producción de las identidades/diferencias en el contexto de la Pedagogía de la Alternancia. El estudio está inscripto en los Estudios Culturales, en su interfaz con la Psicología Social. En primer momento, se argumenta que las identidades/diferencias no son naturales, sino producidas; en el segundo, se muestran los caminos investigativos e instrumentos utilizados (entrevistas, observaciones y análisis de documentos curriculares); finalmente se presentan los resultados, que indican que, al tener como objetivo valorizar al sujeto del campo y su identidad, la Pedagogía de la Alternancia produce algunas diferencias como indeseables y desviantes, y por lo tanto, deberán ser corregidas o excluidas.

ABSTRACT This paper analyzes the process of production of identities/differences in the context of the Pedagogy of Alternation. The study is situated in the field of Cultural Studies, in its intersection with Social Psychology. Firstly, it is argued that identities/differences are not natural; rather, they are produced. Secondly, the investigation paths and the instruments used (interviews, observations and analysis of the curriculum documents) are presented. Finally, the results are shown, evidencing that the Pedagogy of Alternation, whose objective is to value the rural subjects and their identity, has produced some differences as undesirable and deviant, hence, they should be either corrected or excluded.
Descritores: Identificação Social
Zona Rural
Diversidade Cultural
Educação/métodos
Responsável: BR1896.1 - Biblioteca


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Id: lil-796926
Autor: Moscheta, Murilo; Souza, Laura Vilela; Casarini, Karin Aparecida; Scorsolini-Comin, Fabio.
Título: Da (Im)possibilidade do diálogo: conversações públicas e os direitos LGBTS / La (Im)posibilidad de dialogo: conversaciones públicas y los derecho / The (Im)possibility of dialogue: public conversations and LBGT rights
Fonte: Psicol. soc. (Online);28(3):516-525, set.-dez. 2016. tab.
Idioma: pt.
Projeto: FAPEMIG.
Resumo: RESUMO Este estudo tem como objetivo discutir o uso das estratégias do Projeto de Conversações Públicas (PCP) na promoção de diálogos relacionados aos direitos de pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgênero (LGBT). Quatro encontros de grupo foram áudio-gravados e posteriormente transcritos literal e integralmente. A análise privilegiou a identificação de quatro momentos marcantes nas conversas grupais discutidas a partir de sua articulação com os fundamentos técnicos do PCP, o construcionismo social e as discussões contemporâneas acerca de ética e direitos humanos. Destaca-se que a estrutura da conversa do PCP tem o benefício de criar uma condição favorável ao diálogo ao suspender a necessidade de produção de soluções ou acordos imediatos. Dada a artificialidade desse contexto conversacional, tal estratégia deve ser entendida como um recurso de sensibilização, focado na expansão da compreensão do outro e sem substituir outras formas de atuação social.

RESUMEN Este estudio tiene como objetivo discutir el uso de estrategias del Proyecto de Conversaciones Públicas (PCP) en la promoción de diálogos acerca de los derechos de las personas lesbianas, gay, bisexuales y transexuales. Cuatro reuniones de grupos fueron grabadas en audio y posteriormente transcritas textualmente y en su totalidad. El análisis identifico cuatro momentos importantes en el grupos que fueran discutidos a partir de los fundamentos técnicos del PPC, el construccionismo social y las discusiones contemporáneas sobre la ética y los derechos humanos. Es de destacar que la estructura PPC tiene la ventaja de crear una condición favorable para el diálogo suspendiendo la necesidad de producir soluciones o acuerdos inmediatos. Dada la artificialidad de este contexto conversacional, esta estrategia debe ser entendida como un recurso de sensibilización, permitiendo la ampliación de la comprensión del otro sin reemplazar otras formas de acción social.

ABSTRACT This study discusses the use of the Public Conversation Project (PCP) strategies in the promotion of dialogues about civil rights of lesbian, gay, bisexual and transgender people. Four group meetings were audio-recorded and fully literally transcribed afterwards. The analysis focused on the identification of arresting moments, which were discussed in the articulation with PCP technique, social constructionism and contemporary discussions about ethics and human rights. PCP conversational structure favors the creation of conditions appropriate to dialogue once it adjourns the necessity of producing immediate solutions and agreements. Therefore, considering the artificiality of this conversational context, this strategy should be better understood as a resource for sensitization, focused on the expansion of descriptions about the other and without substituting other forms of social activism.
Descritores: Preconceito
Minorias Sexuais e de Gênero
Direitos das Minorias
Relações Interpessoais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-796925
Autor: Jacó-Vilela, Ana Maria; Degani-Carneiro, Filipe; Oliveira, Dayse de Marie.
Título: A formação da psicologia social como campo científico no Brasil / La formación de la psicología social como campo científico en Brasil / The formation of social psychology as a scientific field in Brazil
Fonte: Psicol. soc. (Online);28(3):526-536, set.-dez. 2016.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq; . CAPES; . FAPERJ.
Resumo: RESUMO Este trabalho apresenta uma reflexão historiográfica sobre as condições e os processos que possibilitaram a emergência da Psicologia Social como uma disciplina ou campo de estudo/intervenção delimitado no Brasil. Aponta sua institucionalização no cenário brasileiro desde o denominado pensamento social, seguida de sua forma "interdisciplinar" (ou pré-disciplinar), até seu surgimento nas primeiras universidades nacionais, localizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde foi alocada nos Departamentos de Psicologia. Continua com as críticas estadunidenses e europeias dos anos 1960 em relação à sua relevância social. Encerra apresentando o sentido desta crítica no caso brasileiro e as respostas oferecidas a tal questão.

RESUMEN Este trabajo presenta una reflexión historiográfica sobre las condiciones y procesos que posibilitaron la emergencia de la Psicología Social como una disciplina o campo de estudio/intervención delimitado en Brasil. Se señala su institucionalización en el escenario brasilero desde el denominado pensamiento social, seguido de su forma "interdisciplinar" (o pre-disciplinar) hasta su surgimiento en las primeras universidades nacionales, localizadas en Rio de Janeiro y en São Paulo, donde fue ubicada en los Departamentos de Psicología. Se continúa con las críticas estadounidenses y europeas de los años '60 en relación a su relevancia social. Se concluye presentando el sentido de esta crítica y las respuestas ofrecidas a esta cuestión.

ABSTRACT This work is a historiographic analysis of the conditions and processes that made possible the emergence of Social Psychology as a discipline or field of study /intervention in Brazil. It indicates how it was involved in the Brazilian context, starting from the so-called "social thought", followed by an interdisciplinary form (or pre-disciplinary) until its emerging as a separate field in the Departments of Psychology of the first national universities situated in Rio de Janeiro and São Paulo. This article continues with a presentation of the critiques originated in the United States and Europe, on the social relevance of this discipline. Finally, it discusses the meaning of this critique and the different answers that were given to the Brazilian case.
Descritores: Psicologia/história
Psicologia Social
Ciência/história
-Brasil
Domínios Científicos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Castro, Lucia Rabello de
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Id: lil-796924
Autor: Bacelar, Rafael Prosdocimi; Castro, Lucia Rabello de.
Título: Modos de subjetivação de jovens em um território de conflito socioambiental / Modos de subjetivación de jóvenes en un territorio de conflicto social y ambiental / Modes of subjectivation of young people in a territory of socio-environmental conflict
Fonte: Psicol. soc. (Online);28(3):463-472, set.-dez. 2016.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq.
Resumo: RESUMO A instalação de um grande empreendimento de mineração transformou a dinâmica social e ambiental na região próxima à Conceição do Mato Dentro, interior de Minas Gerais. A proposta extrativista alterou profundamente as relações históricas entre sujeitos, comunidades e territórios. A partir de uma pesquisa de orientação etnográfica analisamos como os jovens se subjetivam frente aos deslocamentos provocados na região. Os modos de subjetivação se constituem na configuração de formas de ser, sentir e agir frente às mudanças objetivas no território. Embora os jovens se queixem do empreendimento em razão dos problemas socioambientais causados, os mesmos reconhecem que a mineradora gerou o aumento de renda, a oferta de empregos e a promessa de desenvolvimento. Ao escutar as palavras dos jovens, vemos como eles são sujeitos que refletem e se posicionam frente aos conflitos em curso na região.

RESUMEN La instalación de un gran proyecto empresarial de minería transformó la dinámica social y ambiental en la región cercana al municipio de Conceição do Mato Dentro, en el interior del estado de Minas Gerais. La propuesta extractiva alteró profundamente las relaciones históricas entre los sujetos, comunidades y territorios. A través de una investigación de orientación etnográfica, analizamos como los jóvenes se subjetivan frente a los desplazamientos causados en la región. Los modos de subjetivación se constituyen en las configuraciones de las formas de ser, sentir y actuar frente a los cambios objetivos en el territorio. Mientras los jóvenes se quejan del proyecto debido a los problemas ambientales causados, ellos también reconocen que la minería ha generado aumento del ingreso, oferta de empleos y la promesa de desarrollo. Al escuchar las palabras de los jóvenes vemos como ellos son sujetos que reflexionan y se posicionan frente a los conflictos en curso en la región.

ABSTRACT The installation of a big mining project transformed the social and environmental dynamics in the region around Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais. The new enterprise "dislocated" the historical relations between individuals, communities and territories. From an ethnographic research orientation we have analyzed how young people subjectivate themselves when facing displacement caused in the region. The forms of subjectivization are established on the articulation between the objective changes and ways of interpretation of this process. While young people complain about the project due to various social and environmental problems, they recognize that the presence of mining has generated an increase in income and job opportunities, in addition to the promise of development. The words of young people show us how they are subjects that reflect and take decisions about the ongoing conflicts in the region.
Descritores: Territorialidade
Adolescente
Conflito (Psicologia)
Meio Ambiente
Zona de Conflito Cultural
Mineração
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-796922
Autor: Santos, Luana Carola dos; Carvalho, Ana Berlado; Amaral, Julião Gonçalves; Borges, Larissa Amorim; Mayorga, Claudia.
Título: Gênero, feminismo e psicologia social no Brasil: análise da revista Psicologia & Sociedade (1996-2010) / Género, feminismo y psicología social en Brasil: análisis de la revista Psicologia & Sociedade (1996-2010) / Gender, feminism and social psychology in Brazil: analysis of the journal Psicologia & Sociedade (1996-2010)
Fonte: Psicol. soc. (Online);28(3):589-603, set.-dez. 2016. graf.
Idioma: pt.
Projeto: FAPEMIG; . CNPq.
Resumo: RESUMO Os estudos de gênero e feministas têm sido desenvolvidos em diversas áreas das ciências humanas e sociais no Brasil, contribuindo para a consolidação de um campo de pesquisa amplo, marcado por uma heterogeneidade epistemológica, teórica e metodológica. Entretanto, a literatura indica que o campo do gênero tem vivido uma crise significativa, principalmente a partir das críticas que tal noção recebeu das feministas da terceira onda. Interessou-nos analisar se e como no contexto brasileiro tais críticas têm marcado a produção em psicologia social. Para tanto, identificamos e analisamos as produções sobre gênero publicadas na revista Psicologia & Sociedade, no período de 1996 a 2010. Apresentamos características gerais dos artigos com foco em aspectos quantitativos e analisamos, em termos qualitativos, as formas de utilização da noção de gênero. Foi possível concluir que gênero é uma categoria multidimensional que exige especificações quando utilizada como categoria analítica.

RESUMEN Los estudios de género y feministas se han desarrollado en diversas áreas de las ciencias humanas y sociales en Brasil, lo que contribuye a la consolidación de un campo de investigación amplio, marcado por una heterogeneidad epistemológica, teórica y metodológica. Sin embargo, la literatura indica que el campo de género ha experimentado una crisis significativa, principalmente por las críticas que recibió esta noción de las feministas de la tercera ola. Analizamos si y cómo en el contexto brasileño tales críticas han marcado la producción en la psicología social. Para ello, se identifican las producciones de género publicados en la revista Psicología y Sociedad, de 1996 a 2010. Se presentan las características generales de los artículos con foco en los aspectos cuantitativos y analizamos, en términos cualitativos, las formas de uso del concepto de género. Se concluyó que género es una categoría multidimensional que requiere especificaciones cuando se utiliza como una categoría analítica.

ABSTRACT Gender and feminist studies have been developed in several areas of the humanities and social sciences in Brazil, contributing to the consolidation of a wide field of research, marked by an epistemological, theoretical and methodological heterogeneity. However, the literature indicates that the gender field has experienced a significant crisis, mainly from the criticism that has been coming from the feminists of the third wave. We became interested in analyzing whether and how such criticisms have marked production in social psychology in the Brazilian context. For this, we identified and analyzed the productions on gender published in Psychology & Society magazine, from 1996 to 2010. In this article we present general characteristics of the articles focused on quantitative aspects and analyzed in qualitative terms, the forms of use of the gender concept. It was concluded that gender is a multidimensional category that requires specifications when used as an analytical category.
Descritores: Psicologia Social
Mulheres
Feminismo
-Publicações Periódicas como Assunto/história
Limites: História do Século XX
História do Século XXI
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-796919
Autor: Veiga, Marcia Regina Medeiros; Ferreira, Sónia Cristina Mairos; Cordeiro, António Manuel Rochette.
Título: Construção de identidade(s) na velhice: os territórios enquanto marcos identitários / Construction of identity(ties) in old age: the territories as identitarian landmarks / Construcción de identidad(es) en la vejez: los territorios como puntos de referencia de identidad
Fonte: Psicol. soc. (Online);28(3):453-462, set.-dez. 2016. tab.
Idioma: pt.
Projeto: CAPES.
Resumo: RESUMO Este artigo tem por objetivo refletir sobre o contributo específico dos territórios - a casa, a rua, o entorno - enquanto referência fundamental na construção identitária de pessoas idosas. Nossa base reflexiva foi construída a partir de observações e descrições do território conhecido como "Alta", no casco histórico de Coimbra, Portugal; entrevistas semiestruturadas, com 12 de seus residentes; e com notas de campo, sistematizadas num diário de bordo da pesquisa, construído para o efeito. A construção identitária de grande parte das pessoas idosas encontra-se profundamente ancorada nos territórios onde vivem, principalmente quando estas pessoas residem há muito tempo em um mesmo espaço geográfico, no qual vivenciam uma parte muito substantiva do seu cotidiano. Esta centralidade é, ainda, reforçada quando apresentam mobilidades reduzidas ou condicionadas, quer pelas dificuldades de acessibilidade dos próprios territórios, quer por limitações pessoais, iniciadas e/ou acentuadas na velhice.

RESUMEN Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre la contribución específica de los territorios - la casa, la calle, el entorno - como un referente clave en la construcción de la identidad de las personas mayores. Nuestra reflexión fue construida sobre a base observaciones y descripciones del territorio conocido como "Alto" en el centro histórico de Coimbra, Portugal. Este material fue colectado mediante entrevistas semi-estructuradas con 12 de sus residentes, y notas de campo de quien investiga; los datos de la investigación fueron sistematizados en el formato libro de registro, construido para tal propósito. El análisis devela que la construcción de la identidad de gran parte de las personas mayores está profundamente anclada en los territorios en los que viven, sobre todo cuando estas personas viven mucho tiempo en la misma zona geográfica en la que experimentan una parte muy importante de su vida cotidiana. Este aspecto central se refuerza aún más en aquellos casos que han reducido o condicionado sus movilidades, ya sea por las dificultades de accesibilidad a los mismos, territorio o por las limitaciones personales, que comenzaron o se agudizaron en la vejez.

ABSTRACT This article aims to reflect on the specific contribution of the territories - the house, the street, the surroundings - as a key reference in the identity construction of the elderly. Our reflective base was built from observations and descriptions of the territory known as "Alta", situated in the historical core of Coimbra, Portugal, and semi-structured interviews with 12 of its residents as well as from field notes, systematized in a research logbook, built for this purpose. The identity construction of much of the elderly is deeply anchored in the territories where they live, especially when these people have been living for a long time in the same geographic area in which they have experienced a substantial part of their daily lives. This centrality is further reinforced when they have reduced or conditioned mobility, either by the accessibility difficulties of the territories themselves, or by personal limitations, initiated and /or intensified in old age.
Descritores: Territorialidade
Idoso
Identificação Social
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Boarini, Maria Lúcia
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Id: lil-796916
Autor: Cunha, Carolini Cássia; Boarini, Maria Lucia.
Título: A medicina com o voto de Minerva: o louco infrator / La medicina con el voto de calidad / Medicine with the binding vote: the criminally insane
Fonte: Psicol. soc. (Online);28(3):442-452, set.-dez. 2016.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq.
Resumo: RESUMO O presente artigo discute a inserção da medicina no ordenamento jurídico no que tange à pessoa que comete delito em estado de loucura no Brasil no período compreendido entre 1890 a 1940. A compreensão dessa inserção se justifica pela premente necessidade de se colocar em debate o atual encaminhamento destinado a essa parcela da população, a fim de lançar luz aos processos históricos que construíram o mesmo. O material analisado aponta a construção de uma identidade da ciência médica enquanto capaz de desvelar o enigma da loucura e do crime e fornecer respostas quando esses dois fenômenos chegam juntos ao tribunal. Assim, supostamente detentora desta capacidade, a medicina alça importante papel no processo jurídico referente ao louco infrator, responsabilizando-se pela determinação da imputabilidade e a cessação de periculosidade, que, salvaguardadas as devidas proporções, nos faz lembrar o "voto de Minerva".

RESUMEN En el presente artículo se analiza la inserción médica en el sistema legal con respecto a la persona que comete el delito en un estado de locura en Brasil en el período de 1890 a 1940. La comprensión de esta inclusión se justifica por la necesidad acuciante de poner en debate el actual recorrido para esta parte de la población con el fin de arrojar luz a los procesos históricos que han construido la misma. El material analizado muestra la construcción de una identidad de la ciencia médica mientras capaz de descubrir el enigma de la locura y el crimen, y proporcionar respuestas cuando estos dos fenómenos se unen a los tribunales. Por lo tanto, supuestamente titular de esta capacidad, la medicina alza importante papel em el proceso jurídico conn relación al delincuente loco, asumiendo la autoridad por la determinación de la responsabilidad y la decisión respeto a la peligrosidad, que salvaguardada las proporciones adecuadas, a nosotros nos acuerda el "voto de calidad".

ABSTRACT This article discusses the insertion of medicine in the legal order concerning crimes committed by person in state of insanity in Brazil in the period comprehended between 1890 and 1940. The comprehension of this insertion is justified for the necessity of debating the present treatment dispensed to this population, in order to understand the historical processes that built it. The studied material points to a medical science identity capable of unveiling the enigma of insanity and crime, providing answers when the two phenomena occur simultaneously in the court. Therefore, allegedly holder of this capability, medicine has an important role in the juridical process regarding the insane offender, being responsible for determining the accountability and the ceasing of dangerousness, resembling, in certain measure, Athena's binding vote in Orestes´ trial.
Descritores: Saúde Mental/história
Crime
Medicina Legal/história
Transtornos Mentais/história
-Direitos Civis
Direito Penal
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-796912
Autor: Pizzinato, Adolfo; Hamann, Cristiano; Maracci-Cardoso, João Gabriel; Cezar, Marcelo Moreira.
Título: Jovens mulheres do âmbito rural: gênero, projetos de vida e território em fotocomposições / Jóvenes mujeres del medio rural: género, proyectos de vida y territorio en fotocomposiciones / Young women in the rural context: gender, life projects and territory in photocomposition
Fonte: Psicol. soc. (Online);28(3):473-483, set.-dez. 2016. graf.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq.
Resumo: RESUMO Este artigo analisa interfaces de gênero e território como marcadores identitários presentes nas falas e produções de imagens sobre projetos de vida de jovens mulheres de zonas rurais. O processo de pesquisa contemplou narrativas de caráter autobiográfico e fotocomposições realizadas pelas participantes, em que se buscou integrar aspectos de suas trajetórias acadêmicas, projetos vitais e profissionais, escolhas de vida e demandas culturais e comunitárias que influenciam no processo de construção de seus itinerários vitais. A aproximação a este grupo, comumente à margem da produção do saber em Psicologia, permitiu compreender como tais marcadores despontam de maneira dialógica em suas narrativas, questionando as formas de manifestação relacionadas aos antagonismos normativos entre o urbano/rural, o presente/passado, e das atribuições sociais ao ser mulher/homem.

RESUMEN Este artículo analiza las interfaces entre género y territorio como marcadores identitarios que se encuentran presentes en las verbalizaciones e imaginario de los proyectos de vida de las mujeres rurales jóvenes. El proceso de investigación ha contemplado narrativas de carácter autobiográfico y fotocomposiciones realizadas por las participantes, donde se ha buscado integrar aspectos de sus trayectorias académicas, elecciones de vida, proyectos profesionales y demandas culturales y comunitarias, considerando la influencia de estos aspectos ejercen en el proceso de construcción de sus itinerarios vitales. La aproximación a este colectivo, que comúnmente se encuentra al margen de la producción de saber en psicología, ha permitido comprender cómo tales marcadores despuntan de manera dialógica en sus narrativas, cuestionando las formas en que se manifiestan en relación los antagonismos normativos urbano/rural, presente/pasado, y las atribuciones sociales de ser mujer/hombre.

ABSTRACT This article analyzes the interface between gender and territory as identity markers present in the speeches and pictures about life projects of young women from rural areas. The research process included autobiographical narratives interviews and photo compositions made by the participants, which sought to integrate aspects of their academic trajectories, vital and professional projects, life choices and cultural and community demands that influence in the process of defining their vital projects. The approach to this group, often on the margins of production of knowledge in Psychology, allows us to understand how the identity markers emerge dialogically in their narratives, discussing the manifestations related to the normative antagonisms between urban/rural, present/past, and social assignments related to being woman/man.
Descritores: População Rural
Territorialidade
Fotografia
Adolescente
Identidade de Gênero
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
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Crochik, José Leon
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Id: lil-796911
Autor: Alves, Cecilia Pescatore; Crochík, José Leon.
Título: Notas sobre um recomeço: revista Psicologia & Sociedade (1996 - 2001) / Notas sobre un recomienzo: periódico Psicologia & Sociedade (1996 - 2001) / Notes about a restart: journal Psicologia & Sociedade (1996 - 2001)
Fonte: Psicol. soc. (Online);28(3):616-621, set.-dez. 2016.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq.
Resumo: RESUMO O presente artigo tem o objetivo de destacar dados e princípios subjacentes à política editorial da revista Psicologia & Sociedade no período entre 1996 e 2001. A análise foi realizada no sentido de indicar a coerência das diretrizes e finalidades da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) com a política editorial assumida nesse período. A reflexão possibilitou identificar que a política editorial daquele período buscou a concretude do compromisso firmado na fundação da entidade. Comprometida com a realidade brasileira, a política editorial se manifestou marcada pelo caráter interdisciplinar na busca do saber, pelas relações democráticas na produção do conhecimento, pela crítica ao preestabelecido e hegemônico nas relações cotidianas, assim como, pelo desafio diante da necessidade de assumir posições contrárias às imposições mercantilistas na produção do conhecimento.

RESUMEN Este artículo tiene como objetivo destacar datos y principios subyacentes a la política editorial de la revista Psicología & Sociedad durante el período de 1996-2001. El análisis fue realizado con el intuito de indicar la coherencia de las directrices y finalidades de la Asociación Brasileña de Psicología Social (ABRAPSO) con la política editorial asumida en ese período. Con la reflexión fue posible identificar que la política editorial de aquél período buscó concretizar el compromiso firmado en la fundación de la entidad. Comprometida con la realidad brasileña, la política editorial fue marcada por el carácter interdisciplinar en la búsqueda del saber, por las relaciones democráticas en la producción del conocimiento, por críticas a lo preestablecido y hegemónico en las relaciones humanas, así como por el desafío frente a la necesidad de asumir posiciones contrarias a las imposiciones mercantilistas en la producción del conocimiento.

ABSTRACT The present article aims to highlight implicit data and principles in the editorial policy of the journal Psicologia & Sociedade in the period between 1996 and 2001. The analysis was performed in order to indicate the consistency of the guideline and goals of Brazilian Association of Social Psychology (ABRAPSO) with the editorial policy adopted that period. The reflection identified that the editorial policy of that period sought to accomplish the commitment made at the organization's foundation. Committed to the Brazilian reality, the editorial policy manifested their reflections marked by an interdisciplinary character in the search of knowledge, by democratic relations in the production of knowledge, by the criticism of the pre-established and hegemonic in everyday relationships, as well as by the challenge facing the need to take contrary positions to mercantilism impositions in the knowledge production.
Descritores: Publicações Periódicas como Assunto/história
Psicologia Social
Políticas Editoriais
Limites: História do Século XIX
História do Século XX
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-784273
Autor: Meira, Everton Faria; Palassi, Marcia Prezotti; Silva, Alfredo Rodrigues Leite da.
Título: Configurações subjetivas da participação política de dirigentes do PSDB/ES / Configuraciones subjetivas de la participación politica de los líderes del PSDB/ES / Subjective configurations of political participation of leaders of PSDB/ES
Fonte: Psicol. soc. (Online);28(2):278-287, mai.-ago. 2016.
Idioma: pt.
Projeto: FAPES.
Resumo: Resumo Este artigo tem por objetivo compreender as configurações subjetivas da participação política de dirigentes partidários do Partido da Social Democracia Brasileira no Espírito Santo - PSDB/ES. Adota-se uma abordagem histórico-cultural, associada à discussão sobre participação política em partidos políticos. Trata-se de um estudo de caso baseado na epistemologia qualitativa de Gonzalez Rey (2003a). Os dados foram obtidos entre abril/2011 e março/2013, por meio de questionário, redação, observação participante, conversações grupais e individuais com dirigentes do PSDB/ES. Os resultados revelam configurações subjetivas da participação política singulares, construídas em torno de aspectos como: o constrangimento em assumir a participação política; sentir-se e não sentir-se dirigente; admirar ou criticar os quadros do partido; decepções com o sistema partidário brasileiro; desejo de adequações na gestão do partido e da política no Brasil. Conclui-se que motivações, barreiras e constrangimentos dos dirigentes geram ambiguidades, levando-os ao dilema entre participar (de maneiras distintas) ou não da política.

Resumen Este artículo tiene como objetivo comprender las relaciones entre las manifestaciones de configuraciones subjetivas y la participación política de los líderes del Partido da Social Democracia Brasileira en el Espirito Santo - PSDB/ES. Articula la teoría de la subjetividad y de la Epistemología y Metodología Cualitativa de González Rey (1999; 2003b; 2004; 2005), con aportaciones teóricas sobre la participación política en los partidos políticos. Los sujetos de la investigación son los líderes del PSDB/ES. Los datos se produjeron alrededor de ellos en el contexto investigado a través de conversaciones individuales y de grupo, un ensayo producido por los sujetos de investigación, cuestionario con preguntas abiertas y cerradas y observación participante. El análisis de datos se basa en identificación de los indicadores de sentidos agrupados que originó significado central. Se concluye que las manifestaciones de las configuraciones subjetivas relacionadas con la participación política revelan motivaciones, obstáculos y las limitaciones de los líderes de insertarlos en la ambigüedad que rodea el dilema entre participantes o no de la política.

Abstract This article aims to understand the relationships between manifestations of subjective configurations and the political participation of party leaders of the Partido da Social Democracia Brasileira in Espirito Santo - PSDB/ES. A historical-cultural approach was adopted for this article, combined with discussion of political participation in political parties. It is a qualitative case study based on qualitative epistemology of Gonzalez Rey (2003a). The data was collected between April/2011 and March/2013 by means of questionnaire, writing, participant observation and group and individual conversations with leaders of the PSDB/ES. The results revealed subjective configurations of individual political participation, built around issues such as: the embarrassment of assuming political participation; to feel and to not feel ruling; to admire or criticize the party leaders; disappointments with the Brazilian party system; to wish for adjustments in the management of the party and politics in Brazil. In conclusion, motivations, barriers and constraints of leaders drive them to the dilemma of participate (in different ways) or not participating of politics.
Descritores: Política
Democracia
Ativismo Político
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME



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