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Pesquisa : Psicologia e Sociedade (online)- LILACS
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Id: biblio-1012882 LILACS-Express
Autor: Waeny, Maria Fernanda Costa; Macêdo, Cibele Mariano Vaz de.
Título: A importância do contexto histórico: el salvador e ignácio martín-baró / La importancia del contexto histórico: el salvador e ignacio martín-baró / The importance of historical context: el salvador and ignácio martín-baró
Fonte: Psicol. soc. (Online);31:e187485, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Os escritos de Ignácio Martín-Baró estão estreitamente vinculados ao contexto histórico e à situação política e social de El Salvador. O alinhamento entre oligarquia, forças armadas e clero, intervenções externas na economia e política e interesses geopolíticos geraram graves conflitos políticos e sociais, guerra civil e profunda crise social nesse país. Esse quadro de forças se alterou ao longo do tempo. O objetivo é apresentar dados históricos sobre El Salvador e região, demonstrar a importância do contexto histórico e como eles podem ampliar a compreensão sobre o pensamento e a obra de Martín-Baró, bem como a sua proposta acerca do papel do psicólogo neste cenário.

RESUMEN Los escritos de Ignacio Martín-Baró están estrechamente vinculados al contexto histórico ya la situación política y social de El Salvador. La alineación entre oligarquía, fuerzas armadas y clero, intervenciones externas en la economía y política e intereses geopolíticos generaron graves conflictos políticos y sociales, guerra civil y profunda crisis social en ese país. Este cuadro de fuerzas se ha alterado a lo largo del tiempo. El objetivo es presentar datos históricos sobre El Salvador y región, demostrar la importancia del contexto histórico y cómo pueden ampliar la comprensión sobre el pensamiento y la obra de Martín-Baró, así como su propuesta acerca del papel del psicólogo en este escenario.

ABSTRACT The writings of Ignácio Martín-Baró are closely linked to the historical context and the political and social situation of El Salvador. The alignment between the oligarchy, the armed forces and the clergy, external interventions in the economy and politics and geopolitical interests have generated serious political and social conflicts, civil war and deep social crisis in that country. This relationship of forces has changed over time. The objective is to present historical data about El Salvador and the region, to demonstrate the importance of the historical context and how they can broaden the understanding about the thought and work of Martín-Baró, as well as his proposal about the role of the psychologist in this scenario.
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Id: biblio-1012881 LILACS-Express
Autor: Valadão, Alberto Dias; Backes, José Licínio.
Título: A produção das identidades/diferenças pela pedagogia da alternância no ceffa de ji-paraná/ro / La producción de las identidades / diferencias por la pedagogía de la alternancia en el ceffa de ji-paraná/ro / The production of identities/differences by the pedagogy of alternation at ceffa in ji-paraná/ro
Fonte: Psicol. soc. (Online);31:e188427, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO O artigo analisa o processo de produção das identidades/diferenças no contexto da Pedagogia da Alternância. O estudo está inscrito nos Estudos Culturais, em sua interface com a Psicologia Social. No primeiro momento, argumenta-se que as identidades/diferenças não são naturais, mas produzidas; no segundo, mostram-se os caminhos investigativos e instrumentos utilizados (entrevistas, observações e análise de documentos curriculares); por fim, apresentam-se os resultados, que indicam que a Pedagogia da Alternância, ao ter como objetivo valorizar o sujeito do campo e sua identidade, produz algumas diferenças como indesejáveis e desviantes, portanto, a serem corrigidas ou excluídas.

RESUMEN El artículo analiza el proceso de producción de las identidades/diferencias en el contexto de la Pedagogía de la Alternancia. El estudio está inscripto en los Estudios Culturales, en su interfaz con la Psicología Social. En primer momento, se argumenta que las identidades/diferencias no son naturales, sino producidas; en el segundo, se muestran los caminos investigativos e instrumentos utilizados (entrevistas, observaciones y análisis de documentos curriculares); finalmente se presentan los resultados, que indican que, al tener como objetivo valorizar al sujeto del campo y su identidad, la Pedagogía de la Alternancia produce algunas diferencias como indeseables y desviantes, y por lo tanto, deberán ser corregidas o excluidas.

ABSTRACT This paper analyzes the process of production of identities/differences in the context of the Pedagogy of Alternation. The study is situated in the field of Cultural Studies, in its intersection with Social Psychology. Firstly, it is argued that identities/differences are not natural; rather, they are produced. Secondly, the investigation paths and the instruments used (interviews, observations and analysis of the curriculum documents) are presented. Finally, the results are shown, evidencing that the Pedagogy of Alternation, whose objective is to value the rural subjects and their identity, has produced some differences as undesirable and deviant, hence, they should be either corrected or excluded.
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Id: biblio-1012880 LILACS-Express
Autor: Motta, Clara Urzedo Rocha; Mizoguchi, Danichi Hausen.
Título: As ontologias do comum e a psicologia social: fragmentos de uma aposta / Las ontologías del común y la psicología social: fragmentos de una apuesta / The ontologies of the common and social psychology: fragments of a bet
Fonte: Psicol. soc. (Online);31:e188475, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo No presente artigo, pretende-se apresentar as bases ontológicas que possibilitam a emergência de um modo específico de performatizar a Psicologia Social a partir daquilo que denominaremos de ontologias do comum.Ao versarmos sobre a ontologia, o fazemos considerando-a um modo de montar o mundo, sempre revestido de uma dimensão ética, estética e política.É a partir dessa indissociabilidade entre ontologia e ética que nos afastamos da tradição filosófica da representação e nos aproximamos principalmente da perspectiva de Baruch de Espinosa e Friedrich Nietzsche - notadamente junto ao modo como os filósofos franceses Gilles Deleuze e Michel Foucault singularizam as respectivas apropriações destes pensadores.Sob este trabalho de revisão bibliográfica é que, a partir de um mosaico conceitual, gostaríamos de entender alguns conceitos-ferramenta como fundamentais para pensarmos a teoria e a prática de uma Psicologia Social específica na qual apostamos.

Resumen En el presente artículo, se pretende presentar las bases ontológicas que posibilitan la emergencia de un modo específico de performatizar la Psicología Social a partir de lo que denominaremos de ontologías de lo común.Al versar sobre la ontología, lo hacemos considerando un modo de montar el mundo, siempre revestido de una dimensión ética, estética y política.Es a partir de esa indisociación entre ontología y ética que nos alejamos de la tradición filosófica de la representación y nos acercamos principalmente a la perspectiva de Baruch de Espinosa y Friedrich Nietzsche, sobre todo al modo en que los filósofos franceses Gilles Deleuze y Michel Foucault singularizan la apropiación de estos pensadores.En este trabajo de revisión bibliográfica es que, a partir de un mosaico conceptual, quisiéramos entender algunos conceptos-herramienta como fundamentales para pensar la teoría y la práctica de una Psicología Social específica en la que apostamos.

Abstract In this article, we intend to present the ontological foundations that enable the emergence of a specific mode of Social Psychology which we refer to as the common ontologies.When we talk about ontology, we consider it to be a way of assembling the world, always coated with an ethical, aesthetics and politics dimension.It is from this inseparability between ontology and ethics that we move away from the philosophical tradition of representation and we come mainly from the perspective of Baruch Spinoza and Friedrich Nietzsche - notably along the way as the French philosophers Gilles Deleuze and Michel Foucault singularize the work of these thinkers.Under this work of literature review, from a conceptual mosaic, we would like to understand some concepts-tool as essential to think about the theory and practice of a specific Social Psychology in which we bet.
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Id: biblio-1012879 LILACS-Express
Autor: Assunção, Júlia Inácia Vieira; Vale, Aléxa Rodrigues; Oliveira, Andrea Alves; Nilo, Daniela Navarro; Mariano, Doriane Santos; Palata, Fernanda Gomes; Fonseca, Marjorie Cristina Santana; Marques, Rafaela Ferreira; Gomes, Thaísa Borges; Santos, Thamires Maria Miranda; Vecchia, Marcelo Dalla.
Título: Eiras e beiras: atenção psicossocial a pessoas com problemas decorrentes do uso de drogas / Eiras y beiras: atención psicosocial a las personas con problemas derivados del uso de drogas / Places and borders: psychosocial care for people with drug abuse
Fonte: Psicol. soc. (Online);31:e178671, 2019.
Idioma: pt.
Projeto: Universidade Federal de São João del-Rei.
Resumo: RESUMO A oferta de estágios acadêmico-profissionalizantes é um recurso para reduzir lacunas relacionadas à formação para a atuação no campo de álcool e outras drogas. Apresentam-se reflexões acerca do projeto terapêutico singular (PTS) como tecnologia de cuidado na atenção psicossocial a pessoas com problemas decorrentes do uso de drogas e os seus efeitos da sua adoção na formação de estudantes de Psicologia. A abordagem da família como unidade de cuidado, o estabelecimento de vínculos e o respeito à autonomia foram ressaltados no decorrer do desenvolvimento da experiência de estágio. Nota-se que o ato de cuidar é central para a consolidação de um modelo de atenção contra-hegemônico. Aponta-se ainda a necessidade de aprofundamento na construção teórica acerca do modelo de atenção de usuários de drogas na perspectiva da saúde pública.

RESUMEN La oferta de prácticas académico-profesionalizantes es un recurso para reducir las ausencias relacionadas con la formación para la actuación en el campo de alcohol y otras drogas. Se presentan reflexiones acerca del proyecto terapéutico singular (PTS) como tecnología de atención en la atención psicosocial a personas con problemas derivados del uso de drogas y los efectos de su adopción en la formación de estudiantes de Psicología. El enfoque de la familia como unidad de cuidado, el establecimiento de vínculos y el respeto a la autonomía se resalta en el curso del desarrollo de la experiencia de práctica. Se observa que el acto de cuidar es central para la consolidación de un modelo de atención contra-hegemónico. Se apunta también la necesidad de profundizar en la construcción teórica acerca del modelo de atención de usuarios de drogas en la perspectiva de la salud pública.

ABSTRACT The provision of academic-professional internships is a resource to reduce training-related gaps in the field of alcohol and other drugs. Reflections on the singular therapeutic project (STP) are presented as a healthcare technology in psychosocial care for people with problems due to drug use, as well as its effects on the training of Psychology students. The approach of the family as a unit of care, the establishment of bonds and respect for autonomy were highlighted in the course of the internship experience. It is noted that the act of caring is central to the consolidation of a counter-hegemonic healthcare model. It is also pointed out the need to deepen the theoretical construction about the attention model of drug users from a public health perspective.
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Id: biblio-1012878 LILACS-Express
Autor: Verissimo, Danilo Saretta.
Título: Fundamentos para a problematização da percepção e da atenção na contemporaneidade / Fundamentos para la problematización de la percepción y de la atención en la contemporaneidad / Fundamentals for the problematization of perception and attention in the contemporary context
Fonte: Psicol. soc. (Online);31:e183355, 2019.
Idioma: pt.
Projeto: FAPESP; . CNPq.
Resumo: RESUMO Buscamos fundamentar a compreensão das condições sociais de subjetivação no mundo contemporâneo à luz de questões referentes à percepção e à atenção. Partimos da hipótese de uma crise das nossas capacidades perceptivas para, em seguida, apresentar bases teóricas do estudo de natureza histórico-social da percepção e da atenção, e discutir, com base em elementos da fenomenologia, relações teóricas entre as dimensões individual, conjunta e coletiva da percepção e da atenção. Destacamos, por fim, o impulso ético que perpassa a abordagem psicossocial do problema da percepção e da atenção no mundo contemporâneo.

RESUMEN Buscamos fundamentar la comprensión de las condiciones sociales de subjetividad en el mundo contemporáneo frente a cuestiones referentes a la percepción de la atención. Partimos de la hipótesis de una crisis de nuestras capacidades perceptivas para, a continuación, presentar bases teóricas del estudio de naturaleza histórica y social de la percepción y de la atención, y discutir, con base en elementos da fenomenología, relaciones teóricas entre las dimensiones individual, conjunta y colectiva de la percepción y de la atención. Finalmente, destacamos el impulso ético que compenetra el abordaje psicosocial del problema de la percepción y de la atención en el mundo contemporáneo.

ABSTRACT We sought to ground understanding concerning the social conditions of subjectivation in the contemporary world in light of issues concerning perception and attention. We consider the hypothesis that there is a crisis in our perceptive abilities to then present the theoretical basis for a study of a historical-social nature of perception and attention, and discuss, based on phenomenology, the theoretical relationships among the individual, joint and collective dimensions of perception and attention. Finally, we highlight the ethical impulse that permeates the psychosocial approach of the problem of perception and attention in the contemporary world.
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Id: biblio-1012877 LILACS-Express
Autor: Lopes, Fábio José Orsini.
Título: Proibicionismo e atenção em saúde a usuários de drogas: tensões e desafios às políticas públicas / Prohibicionismo y la atención de salud a los usuarios de drogas: tensiones y desafíos para las políticas públicas / Prohibition and health care for drug users: tensions and challenges to public policies
Fonte: Psicol. soc. (Online);31:e188088, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O presente trabalho tem como intuito promover discussão acerca da temática de uso e abuso de álcool e outras drogas na sociedade atual. Objetiva refletir sobre os modelos e práticas de atenção a usuários de drogas em meio às políticas públicas atualmente em voga. Parte do reconhecimento sobre a presença do uso de substâncias psicoativas em diferentes contextos e momentos históricos, para, então, discorrer sobre o uso e abuso de drogas. Destaca, ainda, o modelo de atenção psicossocial para usuários de drogas em sua relação com a cultura proibicionista e ações de repressão e intolerância às drogas. Por fim, o artigo conclui que as atuais políticas públicas de atenção aos usuários, incluída a lógica da redução de danos, se encontram em rota de colisão e tensionamento com o ainda predominante proibicionismo e com a velada e desassistida cultura de consumo de drogas.

Resumen El presente trabajo tiene como objetivo promover la discusión sobre uso y abuso de alcohol y otras drogas en nuestra sociedad hoy en día. Así, pretende reflexionar sobre los modelos y prácticas de atención a usuarios de drogas, en medio de las políticas públicas actualmente en boga. Por lo tanto, parte del reconocimiento de la presencia de sustancias psicoactivas utilizar en diferentes contextos y momentos históricos y luego discutir el uso y abuso de drogas en nuestra sociedad hoy en día. Aún así, pone de relieve el modelo de atención psicosocial para los usuarios de drogas, en su relación con la cultura prohibicionista y las acciones de represión e intolerancia a los medicamentos. Por último, el artículo concluye que la actual política pública de atención a usuarios, incluyendo la lógica de reducción de daños, presentase en un curso de colisión y tensión con la prohibición imperante y aún con la cultura con velo y sin ayuda del consumo de drogas.

Abstract The present work aims to promote discussion about the use and abuse of alcohol and other drugs in our current society. It aims to reflect on the models and practices of attention to drug users, in the midst of public policies currently in vogue. The work starts by recognizing the presence of the use of psychoactive substances in different contexts and historical moments, to then discuss the use and abuse of drugs in our current society. Also, it emphasizes the model of psychosocial attention for drug users, in its relation with the prohibitionist culture and actions of drug repression and intolerance. Finally, the article concludes that the current public policies of attention to users, including the harm reduction logic, are on a collision and tensioning route with the still predominant prohibition and with the veiled and unassisted drug consumer culture.
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Id: biblio-1012876 LILACS-Express
Autor: Alonso, Daniela; Brussino, Silvina.
Título: Involucramiento político y representaciones sociales de la democracia en argentina / Envolvimento político e representações sociais de democracia na argentina / Political involvement and social representations of democracy in argentina
Fonte: Psicol. soc. (Online);31:e192956, 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN El objetivo de este trabajo fue conocer las representaciones sociales (RS) de la democracia en función del involucramiento político. Las RS juegan un rol en la conformación de actitudes y comportamientos y pueden ayudarnos a comprender la reconocida desafección política de la ciudadanía (Dahlberg, Linde, & Holberg, 2013). Para ello, se tomó una muestra cuotificada por sexo, edad y nivel socioeconómico de 454 personas de Córdoba (AR). Se aplicó la técnica de asociación de palabras para conocer las RS de democracia y un cuestionario cerrado para evaluar involucramiento político. Los resultados evidenciaron RS restringidas, electoralistas y liberales de la democracia. Además, la percepción de su funcionamiento real fue negativa. Los grupos que se involucraban políticamente generaron RS más sofisticadas y asignaron mayor protagonismo a la ciudadanía.

RESUMO O objetivo deste trabalho foi conhecer as representações sociais (RS) de democracia em função do envolvimento político. As RS desempenham um papel na definição de atitudes e comportamentos e podem nos ajudar a entender o distanciamento político dos cidadãos (Dahlberg, Linde, & Holberg, 2013). Foi realizada uma amostra cuotificada por sexo, idade e status socioeconómico de 454 cidadãos da Córdoba (AR). Para conhecer a RS da democracia aplicamos a técnica de associação de palavras e, para avaliar envolvimento político, um questionário fechado. Os resultados mostraram RS focadas em visões eleitorais restritas e liberais da democracia. Também, a percepção de seu funcionamento real foi negativa. Os grupos mais envolvidos politicamente podem gerar RS mais sofisticados e atribuir maior protagonismo à cidadania que aqueles que não estavam envueltos.

ABSTRACT The main objective of this work was to describe the social representations (SRs) of democracy as a function of political involvement. SRs play a role in shaping attitudes and behaviors and can help us to understand the political disaffection of citizens (Dahlberg, Linde, & Holberg, 2013). We took a sample quoted by sex, age and socioeconomic status of 454 Cordoba's (AR) citizens. The word association technique was applied to access SRs of democracy and a questionnaire to evaluate political involvement. The results showed RS centered on restricted, electoral and liberal views of democracy. In addition, the perception of its actual functioning was mainly negative. The politically involved groups generated more sophisticated SRs and assign greater protagonism to citizenship than noninvolved ones.
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Id: biblio-1012875 LILACS-Express
Autor: Tueros, Luis Fidel Abregú; Mendes, Jussara María Rosa; Arroyo, Lourdes Abregú.
Título: Simbolismo social asociado y actitud manipulativa en niños amazónicos peruanos / Simbolismo social associado e atitude manipulativa em crianças amazônicas peruanas / Associated social symbolism and manipulative attitudes towards children from the peruvian amazon
Fonte: Psicol. soc. (Online);31:e164524, 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: Resumen El Simbolismo Social Asociado (SSA) y la Actitud Manipulativa (AM) están presentes en la mayoría de niños de nueve años de edad de la Amazonía peruana con desarrollo intelectual adecuado (71.2%). El estudio se realizó en 52 niños y sus padres mediante entrevistas en pequeños grupos, aplicándose la prueba TMP y dos guías de entrevista (niños-padres). Los resultados señalan correspondencia significativa entre la preferencia (niños) y la decisión de compra del producto simbolizado (padres), y el 78,5% elegían la misma marca que sus pares. Las dificultades de comprensión del contenido material de la publicidad (CMP) involucran al 78,9% (mayor en área urbana). Existe interdependencia significativa entre AM (niños) y reacciones de compra (padres) y alta discordancia entre respuestas (niños-padres). Educar en la comprensión del CMP a partir de nueve años, podría disminuir las consecuencias del SSA mediante programas psicosociales para la salud mental escolar.

Resumo O Simbolismo Social Associado (SSA) e a Atitude Manipuladora (AM) estão presentes na maioria das crianças de nove anos de idade, da Amazônia Peruana, com desenvolvimento intelectual adequado (71,2%). O estudo foi realizado com 52 crianças e seus pais, por meio de entrevistas em pequenos grupos, aplicando-se o teste TMP e dois roteiros de entrevista (crianças-pais). Os resultados indicam correspondência significativa entre a preferência (crianças) e a decisão de compra do produto simbolizado (pais), e 78,5% escolheram a mesma marca que seus amigos. As dificuldades de compreensão do conteúdo material da publicidade (CMP) envolvem 78,9% (maior na área urbana). Existe interdependência significativa entre AM (crianças) e reações de compra (pais) e alta discordância entre respostas (crianças-pais). Educar, na compreensão do CMP, a partir de nove anos, poderia diminuir as consequências do SSA através de programas psicossociais para a saúde mental escolar.

Abstract Associated social symbolism (ASS) and the manipulative attitude (MA) are present in most nine-year-old children from the Peruvian Amazon with adequate intellectual development (71.2%). The study was conducted in 52 children and their parents through interviews in small groups, applying the TMP test and two interview guides (child-parents). The results indicated significant correspondence between the preference (children) and the decision to purchase the product symbolized (parents), and 78.5% chose the same brand as their peers. Difficulties in understanding the content of advertising material (CAM) involve 78.9% (higher in urban area). There is significant interdependence between MA (children) and buying reactions (parents) and high discordance between responses (children-parents). Educate in the understanding of the CAM from nine years, could reduce the consequences of ASS through psychosocial programs for school mental health.
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Id: biblio-1012874 LILACS-Express
Autor: Carvalho, Daniel Santos de; Bendassolli, Pedro.
Título: Processo de significação no trabalho para trabalhadores artesanais atuando em uma capital do nordeste brasileiro / Proceso de significación en el trabajo para trabajadores artesanales actuando en una capital del nordeste brasileño / Meaning process at work for artisan workers acting in a capital city of the brazilian northeast
Fonte: Psicol. soc. (Online);31:e181444, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO O objetivo desta investigação é contribuir para uma compreensão do processo de significação no trabalho para trabalhadores artesanais em uma capital do Nordeste brasileiro. Tal processo é definido como a articulação entre significados e sentidos mediados pela atividade concreta. Participaram 20 artesãos atuando em distintos ramos da atividade artesanal e com uma média de 16 anos de trabalho nesse setor. As informações foram obtidas por meio de entrevistas, conduzidas por meio de conceitos sensitivos associados ao processo de significação, e por produção fotográfica, pelo próprio participante, acerca de sua atividade. Os resultados indicam, no tocante às entrevistas, três grandes eixos de significados: um relativo à integração do trabalho à vida e à família; outro associado à criação e produção; e um terceiro referente às relações interpessoais e impessoais. As fotografias trouxeram à cena um elemento central à construção do sentido: a criatividade e implicação com o trabalho.

RESUMEN El objetivo de esta investigación es contribuir a una comprensión del proceso de significación en el trabajo para trabajadores artesanales en una capital del Nordeste brasileño. Este proceso se define como la articulación entre significados y sentidos mediados por la actividad concreta. Participaron 20 artesanos actuando en distintas ramas de la actividad artesanal y con una media de 16 años de trabajo en ese sector. Las informaciones fueron obtenidas por medio de entrevistas, conducidas por medio de conceptos sensitivos asociados al proceso de significación, y por producción fotográfica, por el propio participante, acerca de su actividad. Los resultados indi-cam, en cuanto a las entrevistas, tres grandes ejes de significados: uno relativo a la integración del trabajo a la vida ya la familia; Otro asociado a la creación y producción; Y un tercero referente a las relaciones interpersonal e impersonal. Las fotografías trajeron a la escena un elemento central a la construcción del sentido: la creatividad y la implicación con el trabajo.

ABSTRACT The objective of this research is to contribute to an understanding of the process of signification in the work for artisanal workers in a capital city of the Northeast of Brazil. Such a process is defined as the articulation between meanings and senses mediated by concrete activity. Twenty artisans participated in different branches of artisanal activity and with an average of 16 years of work in this sector. The information was obtained through interviews, conducted through sensory concepts associated with the process of signification, and by the participant's photographic production of his activity. The results indicate, in terms of interviews, three main axes of meanings: one concerning the integration of work into life and the family; Another associated with creation and production; And a third concerning interpersonal and impersonal relations. The photographs brought to the scene a central element in the construction of meaning: creativity and involvement with work.
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Id: biblio-1012873 LILACS-Express
Autor: Machado, Jardel Pelissari; Zanella, Andrea Vieira.
Título: Bakhtin, ciências humanas e psicologia: diálogos sobre epistemologia e pesquisa / Bajtín, ciencias humanas y psicología: diálogos sobre epistemología y investigación / Bakhtin, human sciences and psychology: dialogues about epistemology and research
Fonte: Psicol. soc. (Online);31:e166423, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este ensaio teórico, com foco em questões epistemológicas e ontológicas, compõe uma teia de diálogos entre as vozes dos pensadores do Círculo de Bakhtin e as vozes da Modernidade para apresentar, a partir da Filosofia do Círculo, elementos que auxiliem a pensar uma forma outra de pesquisa em Ciências Humanas e, mais especificamente, em Psicologia. Com base nessa incursão discute-se três principais aspectos e seus efeitos à produção de saberes: o lugar do/a pesquisador/a e seu/sua outro/a; o trabalho de escrita de pesquisa e o ideal de verdade do saber.

Resumen Este ensayo, con foco en cuestiones epistemológicas y ontológicas, al componer una red de diálogos entre las voces de los pensadores del Círculo de Bakhtin con las voces de la Modernidad, objetiva presentar, a partir de la Filosofía del Círculo, elementos que ayuden a pensar y hacer una forma otra de investigación en Ciencias Humanas y en Psicología. Con base en esta incursión se discuten tres principales aspectos y sus efectos a la producción de saberes en la Psicología: el lugar del investigador / a y su otro / a; el trabajo de escritura de investigación; y el ideal de verdad del saber.

Abstract This essay, focusing on epistemological and ontological questions, in composing a web of dialogues between the voices of the Bakhtin's Circle and the voices of Modernity, aims to present, from the Philosophy the Circle, elements that support to think another form of research in Humanities and Psychology. Based on this incursion, three main aspects and their effects on the production of knowledge are discussed: the place of the researcher and their other; the writing work research; and the true ideal of knowledge.
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