Base de dados : LILACS
Pesquisa : Psicologia: Teoria e Pesquisa - LILACS
Referências encontradas : 1378 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 138 ir para página                         

  1 / 1378 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-976697 LILACS-Express
Autor: Borges, Clarissa Nogueira; Fleith, Denise de Souza.
Título: Uso da Tecnologia na Prática Pedagógica: Influência na Criatividade e Motivação de Alunos do Ensino Fundamental / Use of Technology in Teaching Practice: Influence on Elementary School Students' Creativity and Motivation
Fonte: Psicol. teor. pesqui;34:e3435, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Este estudo comparou alunos de escolas que usam tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas e de instituições que não fazem uso desses recursos. Participaram 76 alunos do 5º ano do ensino fundamental, os quais responderam a três instrumentos sobre criatividade, clima de sala de aula para criatividade e motivação para aprender. Os resultados indicaram médias mais altas em criatividade figural e motivação extrínseca entre alunos cujos professores utilizavam tecnologia. Os alunos das escolas sem uso da tecnologia relataram maior interesse pela aprendizagem. Este estudo contribuiu para desmistificar a ideia de que a utilização de tecnologias na prática docente é uma condição essencial para o desenvolvimento da criatividade e da motivação do aluno.

ABSTRACT This study compared students from schools that use and that do not use information and communication technologies on their teaching practices. Seventy-six 5th grade-students participated in the study and answered three instruments on creativity, classroom creativity climate, and motivation to learn. The results indicated higher means in figural creativity and extrinsic motivation among students whose teachers use technology. The students from the schools that do not use technology reported more interest for learning. This study contributed to demystify the idea that the use of technology in teaching practice is an essential condition for the development of student's creativity and motivation.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  2 / 1378 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-976696 LILACS-Express
Autor: Barros, Naiara Alves de; Tucci, Adriana Marcassa.
Título: Percepções dos Usuários de Crack sobre as suas Relações Familiares na Infância e Adolescência / Perceptions of Crack Users on their Family Relationships in Childhood and Adolescence
Fonte: Psicol. teor. pesqui;34:e34418, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O objetivo principal deste estudo foi compreender a percepção dos usuários de crack sobre suas famílias de origem durante a infância e a adolescência. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, da qual participaram 29 usuários de crack de ambos os sexos. Os dados oriundos das entrevistas semiestruturadas foram analisados de acordo com o conteúdo temático e organizados em categorias. Os resultados revelaram que os usuários de crack percebem os vínculos familiares como frágeis. Além disso, mencionaram a vivência de situações de violência e consumo de drogas entre os membros da família. Os dados indicam a necessidade de cuidado dos familiares, os quais, muitas vezes, também enfrentam problemas com o uso de substâncias, e o desenvolvimento de ações educativas preventivas na infância e na adolescência.

Abstract The main objective of this study was to analyze the perceptions of crack users on their family relationships in childhood and adolescence. In this qualitative study, 29 crack users of both sexes participated. Data from the semi-structured interviews were analyzed according to thematic content and organized into categories. Results show that the crack users perceive their family bonds during childhood and adolescence as fragile. In addition, they mention the experience of violence and drug use among family members. The data indicate the need to strengthen the care of family members, who often also face problems related to substance use, and the development of preventive educational activities in childhood and adolescence.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  3 / 1378 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-976695 LILACS-Express
Autor: Brasilense, Izabel Cristina da Silva; Flores, Eileen Pfeiffer; Barros, Romariz da Silva; Souza, Carlos Barbosa Alves de.
Título: Aprendizagem Observacional em Crianças com Autismo: Efeitos do Ensino de Respostas de Monitoramento via Videomodelação / Observational Learning in Children with Autism: Effects of Teaching Monitoring Responses via Video Modeling
Fonte: Psicol. teor. pesqui;34:e3424, 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq; . FAPESP.
Resumo: Resumo O presente estudo investigou o estabelecimento de respostas de monitoramento via videomodelação em duas crianças com transtorno do espectro autista e se essas respostas favoreceriam a aprendizagem observacional de tatos e textuais nessas crianças. Foram realizados pré e pós-testes de aprendizagem observacional via videomodelação. O treino de monitoramento foi realizado em três etapas: (1) ensino da resposta de monitoramento; (2) desenvolvimento de controle do responder do participante pelo responder do modelo e (3) controle do responder do participante pela consequência para o modelo. As duas crianças aprenderam a resposta de monitoramento em quatro sessões e houve a aquisição de tatos e textuais por aprendizagem observacional para um dos participantes. Discute-se o potencial da videomodelação para treinar comportamentos precorrentes necessários para a aprendizagem observacional.

Abstract This study investigated the establishment of monitoring responses via video modeling of two children with autism spectrum disorder and whether those responses stimulate observational learning of tacts and textual behavior for these children. Pre-and post-tests of observational learning via video modeling were performed. Then, monitoring responses were trained in three steps: (1) teaching of monitoring responses; (2) establishment of stimulus control by the model´s behavior and (3) establishment of stimulus control by the consequences of the model´s behavior. The two participants acquired monitoring responses in four sessions. One participant acquired tacts and textual behavior via observational learning. We discuss the potential of video modeling as a tool to train precurrent behavior necessary for observational learning.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  4 / 1378 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-976694 LILACS-Express
Autor: Sani, Ana Isabel; Carvalho, Cristiana.
Título: Violência Doméstica e Crianças em Risco: Estudo Empírico com Autos da Polícia Portuguesa / Domestic Violence and Children at Risk: Empirical Study of Portuguese Police Records
Fonte: Psicol. teor. pesqui;34:e34417, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Apresenta-se um estudo exploratório misto baseado na análise de autos de notícia e denúncia por crime de violência doméstica, reportados em 2010 à Polícia de Segurança Pública (Porto, Portugal). O objetivo do estudo foi examinar a presença de crianças, direta ou indiretamente envolvidas nessas situações. A análise estatística de 167 autos revelou que 45% referiam-se a famílias com filhos, admitindo-se que, em 29%, a violência era presenciada por crianças. A análise de conteúdo de 141 autos revelou existir também violência física e psicológica incidindo diretamente sobre as crianças e jovens, incluindo instrumentalização dos filhos. Conclui-se pela evidência do fenômeno de exposição de crianças à violência doméstica e pela necessidade de os agentes policiais reforçarem a sua formação para o atendimento a crianças em situação de risco.

Abstract We present a mixed exploratory study based on the analysis of news reports and denunciations for domestic violence, reported in 2010 to the Public Security Police (Porto, Portugal). The purpose of this study was to examine the presence of children, directly or indirectly involved in these situations. Statistical analysis of 167 reports revealed that 45% were from families with children, and in 29% the violence was witnessed by children. Content analysis of 141 reports also revealed physical and psychological violence directly on children and young people, including their manipulation. We concluded that there is evidence of exposure of children to domestic violence and there is a need of police officers to reinforce their specialized training on children at risk.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  5 / 1378 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-976693 LILACS-Express
Autor: Silva, Renata de Lourdes Miguel da; Rodrigues, Marisa Cosenza.
Título: Exploração das Relações entre Teoria da Mente e Linguagem em Alunos de Escolas Públicas / Exploration of the Relationship between Theory of Mind and Language in Students of Public Schools
Fonte: Psicol. teor. pesqui;34:e3434, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A pesquisa avaliou e também explorou algumas das possíveis relações entre a teoria da mente e a linguagem. Participaram deste estudo 85 alunos do primeiro ano do ensino fundamental de duas escolas públicas mineiras com média de idade de 6,8 anos (DP= 3,0). Utilizou-se uma escala de tarefas de teoria da mente e um livro com narrativa por imagem. Os resultados mostraram uma associação positiva entre a teoria da mente e linguagem, que mesmo sendo discreta, é um achado convergente com pesquisas anteriores. Além disso, possíveis variáveis que podem motivar diferenças no desenvolvimento sociocognitivo infantil foram discutidas.

Abstract The aim of this research was to evaluate and explore some of the possible relationships between theory of mind and language referring to mental states. The participants were 85 first graders of two public elementary schools in Minas Gerais, with an average age of 6.8 years (SD=3.0). The instruments used were a scale with theory of mind tasks and a picture story book. The results showed a positive but weak association between theory of mind and language, a finding which converges with previous research. Possible variables that may motivate differences in children's social cognitive development are discussed.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  6 / 1378 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-976692 LILACS-Express
Autor: Vieira, Mara Farias Chaves; Oliveira, Maria Liz Cunha de.
Título: Protocolo de Atendimento Psicológico em um Serviço de Reprodução Humana Assistida do Sistema Único de Saúde - SUS / Psychological Assistance Protocol in a Human Reproductive Service of Brazilian Unified Health System
Fonte: Psicol. teor. pesqui;34:e3449, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo: Este trabalho apresenta uma solução otimizada para atender casais submetidos a tratamentos de infertilidade em um serviço público. O objetivo foi a construção de um protocolo de atendimento psicológico. A metodologia foi baseada em técnicas da pesquisa operacional, sendo o protocolo elaborado em cinco etapas: 1) construção do fluxograma de atendimento; 2) elaboração do instrumento de entrevista semiestruturada; 3) aplicação de instrumentos de avaliação; 4) criação do grupo de apoio aos casais; 5) estabelecimento da rotina de atuação da psicologia. Como resultado, apresenta-se o protocolo criado. A criação desse protocolo busca contribuir para a necessária sistematização da entrevista psicológica, melhorando a qualidade da assistência integral a esses casais.

Abstract This paper presents an improved solution for the care of couples undergoing infertility treatments in a public service. The purpose of the study was to develop a psychological treatment protocol. The methodology used was based on techniques of operations research and protocol elaborated of five steps: 1) construction of service flowchart; 2) preparation of semi-structured interview tool; 3) application of assessment tools; 4) creation of a support group for couples;; 5) establishment of psychological intervention routine. As a result the elaborated protocol is presented. The creation of this protocol aims to contribute to the necessary systematization, improving the quality of comprehensive care to these couples.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  7 / 1378 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Roso, Adriane
Texto completo
Id: biblio-976691 LILACS-Express
Autor: Romanini, Moises; Roso, Adriane.
Título: Usuários de Cocaína-Crack e Recepção de uma Campanha Televisiva Antidrogas / Crack-Cocaine Users and Reception of an Anti-drug Television Campaign
Fonte: Psicol. teor. pesqui;34:e34410, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O objetivo deste artigo é discutir como a recepção e a apropriação das formas simbólicas interferem no cotidiano das pessoas. Pretende-se mostrar algumas das representações sociais que usuários de cocaína-crack têm em relação às formas simbólicas presentes em uma campanha televisiva antidrogas. O campo de pesquisa foi em um Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS AD) localizado em uma cidade do interior do Brasil. Para colher informações, foram utilizadas diferentes estratégias: observação participante, diário de campo e grupos focais. Os resultados sugerem que o conteúdo da mídia modifica e é modificado pelo self do receptor e que a mídia de massa tem colaborado com a criação e manutenção de relações de dominação de diferentes ordens.

Abstract The aim of this paper is to discuss how the reception and appropriation of symbolic forms interfere in daily life. We intend to show some of the social representations that crack-cocaine users have in relation to the symbolic forms presented on an anti-drug television campaign. The fieldwork was a Psychosocial Care Center - Alcohol and Drugs (CAPS AD) located in a countryside city in Brazil. To gather information, we used different strategies: participant observation, field diary and focus groups. The results suggest that the content of the media modifies and is modified by the self of the receptor and that the mass media have contributed to the creation and maintenance of relations of dominance of different types.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  8 / 1378 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-976690 LILACS-Express
Autor: Oliveira-Cardoso, Érika Arantes; Coimbra, Anne Caroline; Santos, Manoel Antônio.
Título: Qualidade de Vida em Pacientes com Anorexia e Bulimia Nervosa / Quality of Life of Patients with Anorexia and Bulimia Nervosa
Fonte: Psicol. teor. pesqui;34:e34411, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Este estudo teve por objetivo avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) de pacientes com transtornos alimentares (TAs). A amostra foi composta por 40 pacientes consecutivos, em sua maioria mulheres jovens e adultas, com diagnóstico de Anorexia Nervosa e em tratamento ambulatorial. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um instrumento de QVRS (SF-36) e do Teste de Atitudes Alimentares (EAT-26). Os resultados evidenciaram QVRS rebaixada, especialmente nos Componentes Mentais. Constatou-se prejuízo em seis dos oito domínios de QV avaliados naqueles pacientes com maior pontuação no EAT-26, em cinco domínios nos pacientes com idade acima de 22 anos, nos domínios Estado Geral de Saúde (p = 0,02) e Saúde Mental (p = 0,03) naqueles pacientes com menos de cinco anos de tratamento e no domínio Aspectos Físicos (p = 0,02) naqueles que receberam diagnóstico de Bulimia Nervosa.

ABSTRACT This study aimed to evaluate the health-related quality of life (HRQoL) of patients with eating disorders (ED). The sample consisted of 40 predominantly young and adult female patients diagnosed with anorexia in outpatient treatment. A HRQoL instrument (SF-36) and the Eating Attitudes Test (EAT-26) were used. Results showed lowered HRQoL, especially in Mental Components. Impairments were observed in six of the eight domains evaluated regarding HRQoL of patients with higher scores on EAT-26, in five domains in patients with 22 years old or more, in General Health Perceptions (p = 0.02) and Mental Health domain (p = 0.03) in patients with less than five years of treatment and in Physical Functioning domain (p = 0.02) of patients with Bulimia Nervosa.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  9 / 1378 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-976689 LILACS-Express
Autor: Lenzi, Luana; Tonin, Fernanda Stumpf; Souza, Vanessa Rodrigues de; Pontarolo, Roberto.
Título: Suporte Social e HIV: Relações Entre Características Clínicas, Sociodemográficas e Adesão ao Tratamento / Social support and HIV: Relationship between Clinical and Sociodemographic Characteristics and Treatment Adherence
Fonte: Psicol. teor. pesqui;34:e34422, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Este estudo investigou a relação entre suporte social, características sociodemográficas, clínicas e adesão ao Tratamento Antirretroviral (TARV) utilizando o questionário Social Support Inventory for People who are HIV Positive or Have AIDS. Para isso, foram avaliados 119 usuários HIV-positivos - dos quais 53,8% eram homens. Em relação à disponibilidade e satisfação, os valores médios foram de 3,37 (DP=1,00) para o suporte instrumental e 3,48 (DP=1,06) para o suporte emocional. Observaram-se diferenças significativas na disponibilidade e satisfação do suporte social com variáveis sociodemográficas e clínicas. Verificou-se que, quanto maior a disponibilidade e a satisfação com o suporte social, maior o OR para a adesão ao tratamento. O desenvolvimento de estratégias de apoio social pode contribuir positivamente para o controle da doença e melhor qualidade de vida dos usuários.

ABSTRACT This study aimed to assess the relationship between social support, sociodemographic and clinical characteristics and treatment adherence using the Social Support Inventory for People who are HIV Positive or Have AIDS. Thus, it were evaluated 119 HIV-positive patients, of which 53.8% were men. Regarding the availability and satisfaction mean values were 3.37 (DP=1.00) for the instrumental support and 3.48 (DP=1.06) for emotional support. Significant differences were found in the availability and satisfaction of social support with clinical and sociodemographic variables. It was found that the greater the availability and satisfaction with social support, the greater the OR for adherence to treatment. The development of social support strategies can positively contribute to disease control and better quality of life of HIV-positive patients.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  10 / 1378 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-976688 LILACS-Express
Autor: Stocker, Joana; Faria, Luisa.
Título: Concepções Pessoais de Competência e Rendimento Acadêmico: Estudo Longitudinal no Ensino Secundário Português / Personal Conceptions of Competence and Academic Achievement: Longitudinal Study in Portuguese Secondary School
Fonte: Psicol. teor. pesqui;34:e3433, 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Resumo: Resumo As concepções pessoais de competência (CPC) influenciam o rendimento escolar e/ou o contrário? Com base nesse questionamento, neste estudo pretendeu-se analisar a relação entre CPC (concepções pessoais de inteligência, atribuições causais, autoconceito, autoeficácia e competência emocional) e o rendimento escolar ao longo do ensino secundário, especificamente em Português. Com esse objetivo, administrou-se o Questionário Compósito de Competência Percebida (162 itens) para 433 alunos, entre os quais estão 52,8% de meninas com idade entre 14 e 18 anos (M=15,3; DP=0,63), num desenho longitudinal com três momentos separados por um ano de intervalo. Globalmente, os resultados revelaram relações recíprocas: o rendimento de um ano influenciou as CPC no ano seguinte e o autoconceito e a autoeficácia foram os principais preditores do rendimento escolar.

Abstract Do personal conceptions of competence (PCC) influence academic achievement and/or academic achievement influences PCC? In this context we sought to examine the relationship between PCC (personal conceptions of intelligence, causal attributions, self-concept, self-efficacy and emotional competence) and academic achievement throughout secondary school in Portugal. With this aim, the Composite Questionnaire of Perceived Competence (162 items) was administered to a sample of 433 students, 52.8% girls, aged between 14 and 18 years (M=15.3; SD=.63), in a three-wave longitudinal design separated by a gap of one year. Overall, the results evidenced reciprocal relationships: the achievement in the first year influenced PCC in the following year and self-concept and self-efficacy were the main predictors of academic achievement.
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 138 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde