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Pesquisa : Psicologia: Teoria e Pesquisa - LILACS
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Maia, Ana Cláudia Bortolozzi
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Id: biblio-990279 LILACS-Express
Autor: Tombolato, Mário Augusto; Maia, Ana Cláudia Bortolozzi; Santos, Manoel Antônio dos.
Título: A Trajetória de Adoção de Uma Criança por um Casal de Lésbicas / The Adoption of a Child by a Lesbian Couple
Fonte: Psicol. teor. pesqui;35:e3546, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Este estudo de caso objetivou conhecer o modo de acesso à parentalidade e analisar a trajetória de adoção na perspectiva de um casal de lésbicas. A entrevista semiestruturada e o questionário foram aplicados a um casal de mulheres, e os dados foram submetidos à análise temática. Os resultados mostram o percurso da adoção marcado por dois momentos: a luta do casal para afirmar a legitimidade do desejo e direito de se tornarem mães, e a surpresa com os rumos tomados pelo processo. A guarda foi concedida desde o início como definitiva, fato incomum nos casos de adoção, mas não em situações de crianças com deficiências. As cônjuges enfrentaram preconceito e discriminação da parte de alguns profissionais e o superaram graças à obstinação, somada ao fortalecimento do enlace afetivo estabelecido com a criança fragilizada.

Abstract This case study aimed to analyze the access to parenthood and the adoption process by a lesbian couple. A semi-structured interview and a questionnaire were used with both women, and the data were subjected to thematic analysis. The findings reveal that the adoption was marked by two stages: the couple's struggle to assert the legitimacy of their desire and their right to become mothers, and the surprise at how the process unfolded. From the start, custody was awarded as a definitive decision, which is an unusual ruling in cases of adoption, but not in circumstances involving disabled children. The couple had to deal with prejudice and discrimination from professionals but were able to overcome such challenges due to their persistence and the strong bond they established with the vulnerable child.
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Id: biblio-990278 LILACS-Express
Autor: Colus, Katia Miguel.
Título: O Estabelecimento da Atenção Conjunta em um Bebê com Deficiência Visual Severa / Establishment of Joint Attention in a Baby with Severe Visual Impairment
Fonte: Psicol. teor. pesqui;35:e3541, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Atenção conjunta é uma capacidade relacional triádica, estabelecida na interação bebê-parceiro-objeto. É verificada pela direção do olhar ao olhar/ação do outro, sendo relatada como atenção visual conjunta. Pergunta-se como seria estabelecida em crianças cegas ou com deficiências visuais. Assim, investigou-se se e como ocorreriam construção, estabelecimento e manutenção da atenção conjunta em bebê com deficiência visual. Conduziu-se um estudo de caso de um bebê (inicialmente com sete meses), com videogravações, por quatro meses, na residência. A análise foi microgenética. Verificou-se que a atenção conjunta estabeleceu-se, foi construída e se manteve a partir de pistas não visuais, como táteis, olfativas, hápticas e sonoras. Adicionalmente, a emoção foi elemento favorecedor da atenção conjunta.

Abstract Joint attention is considered a triadic relational capacity, established in interaction baby-object-partner. It is verified by the direction of the gaze to another's look / action, being reported as joint visual attention. One may wonder how it would be established in blind or visually impaired children. Thus, it was investigated, if and how would occur construction, establishment and maintenance of joint attention in a baby with severe visual impairment. It was conducted a case study of a baby (first seven months), with video recordings, in residence. The analysis was microgenetic. It was verified that joint attention is established and maintained from non-visual cues, like tactile, olfactory, haptic and audible. Emotion was element to facilitate joint attention.
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Id: biblio-990277 LILACS-Express
Autor: Dantas, Cristina Ribeiro Teixeira; Féres-Carneiro, Terezinha; Machado, Rebeca Nonato; Magalhães, Andrea Seixas.
Título: Repercussões da Parentalidade na Conjugalidade do Casal Recasado: Revelações das Madrastas / Repercussions of Parenthood in Marital Relations of Remarried Couples: Revelations of Stepmothers
Fonte: Psicol. teor. pesqui;35:e3545, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Realizou-se uma pesquisa qualitativa com o objetivo de investigar a vivência das madrastas acerca da conjugalidade no recasamento. Participaram do estudo 16 madrastas. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e a análise categorial foi realizada de acordo com o método de análise de conteúdo. A partir das narrativas, emergiram seis categorias de análise: lugar da madrasta na família; denominação madrasta; conjugalidade no recasamento; díade madrasta-enteado; tríade madrasta-enteado-mãe e transmissão geracional. Neste artigo, apresenta-se e discute-se a categoria conjugalidade no recasamento, desdobrada nas subcategorias conjugalidade atravessada pela parentalidade e repercussões da conjugalidade anterior na conjugalidade atual. Constatou-se que a construção da conjugalidade é influenciada por aspectos relativos ao exercício da parentalidade e ao relacionamento conjugal anterior.

Abstract A qualitative research was carried out with the objective of investigating the experience of stepmothers about conjugality in remarriage. A total of 16 stepmothers participated in the study. The data were obtained through semi-structured interviews and analyzed using the content analysis method. Six categories emerged from the content analysis: the stepmother's place within the family; stepmother denomination; conjugality in remarriage; stepmother-stepchild dyad; stepmother-stepchild-mother triad; and psychic generation. This article presents and discusses the category conjugality in remarriage, unfolded in the subcategories conjugality crossed by the parenthood and repercussions of the previous conjugality in the current conjugality. It was found that the construction of conjugality is influenced by aspects related to the exercise of parenthood and to the previous conjugal relationship.
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Id: biblio-990276 LILACS-Express
Autor: Tavares, Sofia; Rosa, Catarina.
Título: Identidade dialógica, alteridade e afetividade / Dialogical self, alterity and affectivity
Fonte: Psicol. teor. pesqui;35:e3542, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Neste artigo teórico, partimos do princípio de que os processos humanos de significação e de conhecimento se consubstanciam e se desenvolvem em interdependência com os outros, para abordarmos a identidade pessoal como um espaço dialógico entre um Eu e um Outro (uma pessoa, um grupo, uma comunidade, uma sociedade), dinamicamente regulado por afetos. A inerência dialógica da vida psicológica é abordada - i.e., o papel dos outros na constituição da subjetividade humana - e, particularmente, as dimensões afetivas e motivacionais desse processo.

Abstract In this theoretical paper we assume that human processes of meaning-making and knowledge are embodied and developed in interdependence with the Other(s) in order to approach personal identity as a dialogical space between the I and the Other (an I-position, a person, a group, a community, a society) dynamically regulated by affection. The dialogical inherence of psychological life is addressed, i.e., the role of otherness in the constitution of human subjectivity and particularly the affective and motivational dimensions of this process.
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Id: biblio-976697 LILACS-Express
Autor: Borges, Clarissa Nogueira; Fleith, Denise de Souza.
Título: Uso da Tecnologia na Prática Pedagógica: Influência na Criatividade e Motivação de Alunos do Ensino Fundamental / Use of Technology in Teaching Practice: Influence on Elementary School Students' Creativity and Motivation
Fonte: Psicol. teor. pesqui;34:e3435, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Este estudo comparou alunos de escolas que usam tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas e de instituições que não fazem uso desses recursos. Participaram 76 alunos do 5º ano do ensino fundamental, os quais responderam a três instrumentos sobre criatividade, clima de sala de aula para criatividade e motivação para aprender. Os resultados indicaram médias mais altas em criatividade figural e motivação extrínseca entre alunos cujos professores utilizavam tecnologia. Os alunos das escolas sem uso da tecnologia relataram maior interesse pela aprendizagem. Este estudo contribuiu para desmistificar a ideia de que a utilização de tecnologias na prática docente é uma condição essencial para o desenvolvimento da criatividade e da motivação do aluno.

ABSTRACT This study compared students from schools that use and that do not use information and communication technologies on their teaching practices. Seventy-six 5th grade-students participated in the study and answered three instruments on creativity, classroom creativity climate, and motivation to learn. The results indicated higher means in figural creativity and extrinsic motivation among students whose teachers use technology. The students from the schools that do not use technology reported more interest for learning. This study contributed to demystify the idea that the use of technology in teaching practice is an essential condition for the development of student's creativity and motivation.
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Id: biblio-976696 LILACS-Express
Autor: Barros, Naiara Alves de; Tucci, Adriana Marcassa.
Título: Percepções dos Usuários de Crack sobre as suas Relações Familiares na Infância e Adolescência / Perceptions of Crack Users on their Family Relationships in Childhood and Adolescence
Fonte: Psicol. teor. pesqui;34:e34418, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O objetivo principal deste estudo foi compreender a percepção dos usuários de crack sobre suas famílias de origem durante a infância e a adolescência. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, da qual participaram 29 usuários de crack de ambos os sexos. Os dados oriundos das entrevistas semiestruturadas foram analisados de acordo com o conteúdo temático e organizados em categorias. Os resultados revelaram que os usuários de crack percebem os vínculos familiares como frágeis. Além disso, mencionaram a vivência de situações de violência e consumo de drogas entre os membros da família. Os dados indicam a necessidade de cuidado dos familiares, os quais, muitas vezes, também enfrentam problemas com o uso de substâncias, e o desenvolvimento de ações educativas preventivas na infância e na adolescência.

Abstract The main objective of this study was to analyze the perceptions of crack users on their family relationships in childhood and adolescence. In this qualitative study, 29 crack users of both sexes participated. Data from the semi-structured interviews were analyzed according to thematic content and organized into categories. Results show that the crack users perceive their family bonds during childhood and adolescence as fragile. In addition, they mention the experience of violence and drug use among family members. The data indicate the need to strengthen the care of family members, who often also face problems related to substance use, and the development of preventive educational activities in childhood and adolescence.
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Id: biblio-976695 LILACS-Express
Autor: Brasilense, Izabel Cristina da Silva; Flores, Eileen Pfeiffer; Barros, Romariz da Silva; Souza, Carlos Barbosa Alves de.
Título: Aprendizagem Observacional em Crianças com Autismo: Efeitos do Ensino de Respostas de Monitoramento via Videomodelação / Observational Learning in Children with Autism: Effects of Teaching Monitoring Responses via Video Modeling
Fonte: Psicol. teor. pesqui;34:e3424, 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq; . FAPESP.
Resumo: Resumo O presente estudo investigou o estabelecimento de respostas de monitoramento via videomodelação em duas crianças com transtorno do espectro autista e se essas respostas favoreceriam a aprendizagem observacional de tatos e textuais nessas crianças. Foram realizados pré e pós-testes de aprendizagem observacional via videomodelação. O treino de monitoramento foi realizado em três etapas: (1) ensino da resposta de monitoramento; (2) desenvolvimento de controle do responder do participante pelo responder do modelo e (3) controle do responder do participante pela consequência para o modelo. As duas crianças aprenderam a resposta de monitoramento em quatro sessões e houve a aquisição de tatos e textuais por aprendizagem observacional para um dos participantes. Discute-se o potencial da videomodelação para treinar comportamentos precorrentes necessários para a aprendizagem observacional.

Abstract This study investigated the establishment of monitoring responses via video modeling of two children with autism spectrum disorder and whether those responses stimulate observational learning of tacts and textual behavior for these children. Pre-and post-tests of observational learning via video modeling were performed. Then, monitoring responses were trained in three steps: (1) teaching of monitoring responses; (2) establishment of stimulus control by the model´s behavior and (3) establishment of stimulus control by the consequences of the model´s behavior. The two participants acquired monitoring responses in four sessions. One participant acquired tacts and textual behavior via observational learning. We discuss the potential of video modeling as a tool to train precurrent behavior necessary for observational learning.
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Id: biblio-976694 LILACS-Express
Autor: Sani, Ana Isabel; Carvalho, Cristiana.
Título: Violência Doméstica e Crianças em Risco: Estudo Empírico com Autos da Polícia Portuguesa / Domestic Violence and Children at Risk: Empirical Study of Portuguese Police Records
Fonte: Psicol. teor. pesqui;34:e34417, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Apresenta-se um estudo exploratório misto baseado na análise de autos de notícia e denúncia por crime de violência doméstica, reportados em 2010 à Polícia de Segurança Pública (Porto, Portugal). O objetivo do estudo foi examinar a presença de crianças, direta ou indiretamente envolvidas nessas situações. A análise estatística de 167 autos revelou que 45% referiam-se a famílias com filhos, admitindo-se que, em 29%, a violência era presenciada por crianças. A análise de conteúdo de 141 autos revelou existir também violência física e psicológica incidindo diretamente sobre as crianças e jovens, incluindo instrumentalização dos filhos. Conclui-se pela evidência do fenômeno de exposição de crianças à violência doméstica e pela necessidade de os agentes policiais reforçarem a sua formação para o atendimento a crianças em situação de risco.

Abstract We present a mixed exploratory study based on the analysis of news reports and denunciations for domestic violence, reported in 2010 to the Public Security Police (Porto, Portugal). The purpose of this study was to examine the presence of children, directly or indirectly involved in these situations. Statistical analysis of 167 reports revealed that 45% were from families with children, and in 29% the violence was witnessed by children. Content analysis of 141 reports also revealed physical and psychological violence directly on children and young people, including their manipulation. We concluded that there is evidence of exposure of children to domestic violence and there is a need of police officers to reinforce their specialized training on children at risk.
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Id: biblio-976693 LILACS-Express
Autor: Silva, Renata de Lourdes Miguel da; Rodrigues, Marisa Cosenza.
Título: Exploração das Relações entre Teoria da Mente e Linguagem em Alunos de Escolas Públicas / Exploration of the Relationship between Theory of Mind and Language in Students of Public Schools
Fonte: Psicol. teor. pesqui;34:e3434, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A pesquisa avaliou e também explorou algumas das possíveis relações entre a teoria da mente e a linguagem. Participaram deste estudo 85 alunos do primeiro ano do ensino fundamental de duas escolas públicas mineiras com média de idade de 6,8 anos (DP= 3,0). Utilizou-se uma escala de tarefas de teoria da mente e um livro com narrativa por imagem. Os resultados mostraram uma associação positiva entre a teoria da mente e linguagem, que mesmo sendo discreta, é um achado convergente com pesquisas anteriores. Além disso, possíveis variáveis que podem motivar diferenças no desenvolvimento sociocognitivo infantil foram discutidas.

Abstract The aim of this research was to evaluate and explore some of the possible relationships between theory of mind and language referring to mental states. The participants were 85 first graders of two public elementary schools in Minas Gerais, with an average age of 6.8 years (SD=3.0). The instruments used were a scale with theory of mind tasks and a picture story book. The results showed a positive but weak association between theory of mind and language, a finding which converges with previous research. Possible variables that may motivate differences in children's social cognitive development are discussed.
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Id: biblio-976692 LILACS-Express
Autor: Vieira, Mara Farias Chaves; Oliveira, Maria Liz Cunha de.
Título: Protocolo de Atendimento Psicológico em um Serviço de Reprodução Humana Assistida do Sistema Único de Saúde - SUS / Psychological Assistance Protocol in a Human Reproductive Service of Brazilian Unified Health System
Fonte: Psicol. teor. pesqui;34:e3449, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo: Este trabalho apresenta uma solução otimizada para atender casais submetidos a tratamentos de infertilidade em um serviço público. O objetivo foi a construção de um protocolo de atendimento psicológico. A metodologia foi baseada em técnicas da pesquisa operacional, sendo o protocolo elaborado em cinco etapas: 1) construção do fluxograma de atendimento; 2) elaboração do instrumento de entrevista semiestruturada; 3) aplicação de instrumentos de avaliação; 4) criação do grupo de apoio aos casais; 5) estabelecimento da rotina de atuação da psicologia. Como resultado, apresenta-se o protocolo criado. A criação desse protocolo busca contribuir para a necessária sistematização da entrevista psicológica, melhorando a qualidade da assistência integral a esses casais.

Abstract This paper presents an improved solution for the care of couples undergoing infertility treatments in a public service. The purpose of the study was to develop a psychological treatment protocol. The methodology used was based on techniques of operations research and protocol elaborated of five steps: 1) construction of service flowchart; 2) preparation of semi-structured interview tool; 3) application of assessment tools; 4) creation of a support group for couples;; 5) establishment of psychological intervention routine. As a result the elaborated protocol is presented. The creation of this protocol aims to contribute to the necessary systematization, improving the quality of comprehensive care to these couples.
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