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Pesquisa : Psicologia: Teoria e Pesquisa - LILACS
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Id: lil-540959
Autor: Santos, Natanael Antonio dos; França, Valtenice de Cássia Rodrigues de Matos; Alves, Príscilla Anny de Araújo.
Título: Diferenças na detecção de frequências espaciais e radiais em crianças / Differences in detection of spatial and radial frequencies in children
Fonte: Psicol. teor. pesqui;25(4):581-587, out.-dez. 2009. ilus.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, XXI,
Projeto: CNPq.
Resumo: O objetivo deste estudo foi comparar curvas de sensibilidade ao contraste para estímulos radiais (FSCr) e grades senoidais (FSC) de 0,25, 0,5, 1 e 2 cpg em crianças de 6 a 13 anos. Foram mensurados limiares de contraste para 40 crianças, utilizando o método psicofísico da escolha forçada e níveis baixos de luminância. Todas estavam livres de doenças oculares e tinham acuidade visual normal. Os resultados mostraram que a sensibilidade das crianças foi maior para grades senoidais (FSC) do que para estímulos radiais (FSCr). Esses resultados sugerem que esses estímulos podem ser processados por áreas visuais distintas.

The aim of this work was to compare contrast sensitivity curves for radial (rCSF) and sine-wave gratings (CSF) stimuli of 0.25, 0.5, 1 and 2 cpd in 6 to 13 year-old-children. It was measured the contrast thresholds of 40 children using the psychophysical forced-choice method and low luminance levels. All children were free of identifiable ocular diseases and had normal acuity. The results showed that contrast sensitivity of the children was higher for spatial frequencies (CSF) than radial frequencies (rCSF). The results suggest that these stimuli can be processed by different visual cortical areas.
Descritores: Percepção Visual
Sensibilidades de Contraste
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR19.1 - Biblioteca Central da Universidade de Brasília


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Albuquerque, Francisco Jose Batista de
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Id: lil-508899
Autor: Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda; Albuquerque, Francisco José Batista de; Martins, Cíntia Ribeiro; D'Albuquerque, Henrique Barboza; Neves, Maria Tereza de Souza.
Título: Coping em jovens frente à expectativa de inserção ocupacional e indicadores de depressão / Coping in young adults facing expectation of finding a job and depression indicators
Fonte: Psicol. teor. pesqui;24(4):527-534, out.-dez. 2008. ilus, tab.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq; . CAPES. bolsa de mestrado.
Resumo: O objetivo do presente trabalho consistiu em investigar o papel do pensamento construtivo e da estratégia de coping frente à expectativa de inserção ocupacional e suas conseqüências em relação a indicadores de depressão em uma população não clínica de estudantes. Participaram deste estudo 413 estudantes, sendo 35,7 por cento do terceiro ano do ensino médio e 24,4 por cento do ensino superior da cidade de Areia (área rural), e 14,4 por cento do terceiro ano do ensino médio e 25,4 por cento do ensino superior da cidade de João Pessoa (área urbana). De acordo com os resultados, os jovens que utilizam os recursos de coping, tais como coping comportamental e emocional (dimensões do pensamento construtivo) e coping direto (dimensão das estratégias de coping), são os que melhor enfrentam as pressões da transição da escola/universidade para o mercado de trabalho, com menores níveis de depressão e melhores expectativas de inserção ocupacional.

The purpose of the present research was to investigate the role of constructive thinking and the coping strategy of facing the expectation of job insertion, and their consequences regarding depression indicators in a non-clinical student population. Four hundred and thirteen students participated in this study: 35.7 percent of them were in the last year of high school and 24.4 percent were university students from the city of Areia (rural area), and 14.4 percent were in the last year of high school and 25.4 percent were university students from the city of João Pessoa (urban area). According to the results, students who use coping resources such as behavioral and emotional coping (constructive thinking dimensions) and direct coping (coping strategies dimension) are those ones who best face transition pressures from school/university to the workplace with lower levels of depression and better expectations of job insertion.
Descritores: Depressão/psicologia
Trabalho/psicologia
-Saúde do Adolescente
Responsável: BR19.1 - Biblioteca Central da Universidade de Brasília


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Id: lil-548960
Autor: Brandão, Hugo Pena; Borges-Andrade, Jairo Eduardo; Freitas, Isa Aparecida de; Vieira, Fernanda Teles.
Título: Desenvolvimento e estrutura interna de uma escala de competências gerenciais / Development and internal structure of a management competencies scale
Fonte: Psicol. teor. pesqui;26(1):171-182, jan.-mar. 2010. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo objetivou desenvolver uma escala para avaliar competências gerenciais. Buscou-se identificar competências relevantes ao desempenho de gestores de um banco, bem como verificar em que medida tais gestores expressam essas competências no trabalho. Os dados foram coletados por meio de levantamento documental, entrevistas e questionários estruturados. Estes foram respondidos por 331 gestores da organização estudada, sendo os dados submetidos a análises descritiva e fatorial. Os resultados revelaram 31 competências gerenciais, agrupadas em seis fatores denominados "estratégia e operações", "resultado econômico", "clientes", "comportamento organizacional", "processos internos" e "sociedade". Na autoavaliação, em geral, os participantes indicaram expressar razoavelmente tais competências no trabalho, a exceção daquelas associadas ao fator "sociedade", que parecem necessitar de aprimoramento.

This study aimed at developing a scale to evaluate management competencies. It was intended to identify competencies that would be relevant to the performance of bank managers, as well as to verify whether such managers express those competencies at work. The data were collected through documental search, interviews and structured questionnaires. The questionnaires were answered by 331 bank managers, and the data were submitted to descriptive and factorial analysis. Results revealed 31 management competencies, which were grouped into six factors named "strategy and operations", "economic output", "customers", "organizational behavior", "internal processes" and "society". In the participant's self-evaluation, in general, they indicated to reasonably express those competencies at work, except for those associated to the "society" factor, which seem to need improvement.
Descritores: Avaliação de Desempenho Profissional
Competência Profissional
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR19.1 - Biblioteca Central da Universidade de Brasília


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Prado, Euthymia Brandäo de Almeida
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Id: biblio-1012900 LILACS-Express
Autor: Faria, Marcello de Abreu; Prado, Euthymia Brandão de Almeida; Souza, Wânia Cristina de; Martins, Vaneila Ferreira; Ferreira, Vania Moraes.
Título: A utilização do Método de Rorschach no diagnóstico diferencial da Esquizofrenia e Transtorno Dissociativo de Identidade / Using the Rorschach Method in The Differential Diagnosis of Schizophrenia and Dissociative Identity Disorder
Fonte: Psicol. teor. pesqui;35:e3521, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO O objetivo deste artigo foi investigar a prevalência do Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI) em dez pacientes diagnosticados com esquizofrenia com característica paranóide, com base no Método de Rorschach. Foram registrados indicadores ou sintomas psicológicos que caracterizaram o diagnóstico diferencial desses pacientes, analisadas diferenças clínicas específicas e verificado o enquadramento dos dados obtidos, com a aplicação da Técnica de Rorschach. Para fins de diagnóstico diferencial, observou-se que dois pacientes apresentaram sintomas diferenciais aos da esquizofrenia, sendo que um deles apresentou sintomas dissociativos, não sendo confirmada a prevalência do TDI entre os esquizofrênicos. No caso da esquizofrenia e do TDI, devido às características similares que apresentam, avaliações multidisciplinares são indicadas para se fazer o diagnóstico diferencial entre eles.

ABSTRACT The aim of this article was to investigate the prevalence of the Dissociative Identity Disorder (DID) in ten patients diagnosed with schizophrenia with paranoid characteristic, based on the Rorschach approach. Psychological symptoms that characterize the differential diagnosis of these patients were registered, specific clinical differences were analyzed and the framework of the data obtained with the application of the Rorschach approach. For purposes of differential diagnosis, it was observed that two patients had differential symptoms to schizophrenia, one of which showed dissociative symptoms, not confirmed the prevalence of DID among schizophrenics. In the case of schizophrenia and DID due to exhibit similar characteristics, multidisciplinary evaluations are set to make a differential diagnosis between them.
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1012899 LILACS-Express
Autor: Frizzo, Giana Bitencourt; Martins, Letícia Wilke Franco; Silva, Eduarda Xavier de Lima e; Piccinini, Cesar Augusto; Diehl, Angela Maria Polgati.
Título: Maternidade Adolescente: A Matriz de Apoio e o Contexto de Depressão Pós-Parto / Teenage Motherhood: Support Systems in the Context of Postpartum Depression
Fonte: Psicol. teor. pesqui;35:e3533, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este estudo investigou as principais figuras de apoio referidas pelas mães adolescentes, evidenciando as possíveis funções atribuídas a essas figuras e as diferenças entre mães com e sem indicadores de depressão, de acordo com a Escala de Depressão Pós-parto de Edimburgo (EPDS). Participaram do estudo oito mães adolescentes, quatro apresentavam indicadores de depressão e quatro não. Análise de conteúdo das entrevistas revelou que as mães com indicadores citaram menos figuras de apoio do que as sem indicadores, seja porque a depressão possa ter afetado a percepção materna quanto ao apoio recebido, seja porque sua matriz de apoio mostrou-se insuficiente nesse contexto. O fato das participantes estarem vivenciando a adolescência concomitantemente à maternidade pode potencializar as ambivalências características dessas etapas desenvolvimentais.

Abstract The present study investigated the main figures in the support system of teenage mothers, showing their possible roles and the differences between mothers with and without indicators of depression according to the Edinburgh Postnatal Depression Scale (EPDS). Eight teenage mothers participated in the study, four with indicators of depression and four without. Interview content analysis revealed that mothers with the indicators mentioned fewer supportive figures than the others, either because depression may have affected the maternal perception of the mother's support system or because support for the mother was insufficient. The fact that the participants were experiencing adolescence concurrently with motherhood could possibly heighten the ambivalences of these developmental stages.
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1012898 LILACS-Express
Autor: Rehbein, Mauro Pioli; Chatelard, Daniela Scheinkman.
Título: Questões Críticas do Estatuto da Feminilidade na Contemporaneidade e suas Repercussões / Critical questions of the Femininity Statute in contemporaneity and repercussions thereof
Fonte: Psicol. teor. pesqui;35:e35411, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este artigo trata das questões críticas do estatuto da feminilidade na contemporaneidade e destaca as suas dificuldades com a feminilidade e a maternidade. Para abordar esse assunto, foi necessário antes apresentar o estatuto do grande Outro, pois a psicanálise considera o declínio da função paterna simbólica como a principal premissa para investigação das mutações culturais. A partir desse declínio, o grande Outro da modernidade caracteriza-se pelo esvaziamento das referências simbólicas e da mudança da sociedade patriarcal para a matriarcal. Caracterizado pelo domínio materno, o estatuto da feminilidade resulta na primazia do gozo feminino e do supereu, bem como nas condições críticas da falta, do desejo, das dificuldades com a maternidade e do mal-estar na cultura.

Abstract This paper addresses the critical questions of the Femininity Statute in contemporaneity and emphasizes its difficulties concerning both Femininity and maternity. Before that task is accomplished the Statute of the big Other is presented for psychoanalysis regards the decline in the symbolic paternal function as the main premise to investigate cultural mutations. Upon that decline the big Other in modernity is characterized by emptying of the symbolic references and the transition from a patriarchal to matriarchal society. Under maternal dominance the Femininity Statute results in the primacy of the female and superego jouissance as well as in the lack critical conditions, desire, difficulties with maternity and cultural discontent.
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Souza, Airle Miranda de
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Id: biblio-1012897 LILACS-Express
Autor: Souza, Christiane Pantoja de; Souza, Airle Miranda de.
Título: Rituais Fúnebres no Processo do Luto: Significados e Funções / Funeral Rituals in The Process of Mourning: Meaning and Functions
Fonte: Psicol. teor. pesqui;35:e35412, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Os estudos acerca dos rituais humanos têm mostrado que as mudanças ao longo da vida, incluindo a morte de entes queridos, precisam ser marcadas, pontuadas, de forma que estes acontecimentos recebam a consideração necessária. Neste estudo, são abordados os significados e funções dos rituais fúnebres como benignos para a elaboração da perda por morte de uma pessoa significativa. Sustenta-se que o caráter expressivo dos rituais possibilita descrever o que não se consegue expressar em palavras, estimulando o trabalho de luto e desempenhando importante função de maturação social e psicológica diante da perda. Possibilita também a contextualização da experiência da perda, oferecendo à família enlutada o suporte de pertencer a uma cultura e a uma compreensão compartilhada sobre a morte.

ABSTRACT The studies about human rituals have shown that changes throughout life, including the death of loved ones, need to be marked, receiving the necessary consideration. In this study, the meanings and the functions of funeral rituals are approached as resources for the elaboration of the death of a significant person. It is sustained that the expressive character of the rituals allows to describe what we can not express in words, stimulating the work of mourning and exerting an important role to the social and psychological maturity at the loss. It also allows the contextualization the loss experience, while offering to the bereaved family the support to be part of the culture and a shared understanding of death.
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Id: biblio-1012896 LILACS-Express
Autor: Santos, Manoel Antônio dos; Souza, Carolina de.
Título: Intervenções Grupais para Mulheres com Câncer de Mama: Desafios e Possibilidades / Group Interventions for Women with Breast Cancer: Challenges and Possibilities
Fonte: Psicol. teor. pesqui;35:e35410, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este estudo teve por objetivo analisar a produção científica nacional e internacional sobre os grupos de reabilitação psicossocial para mulheres com câncer de mama. O levantamento bibliográfico foi realizado a partir das bases indexadoras LILACS, PubMed, PsycINFO e CINAHL. Foram selecionados 28 artigos, publicados no período de 2000 a 2015, que constituíram o corpus do estudo. Os achados foram agrupados por meio de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que os grupos de apoio podem resultar em benefícios psicossociais, como redução de estresse, incremento da qualidade de vida, melhora do humor e compartilhamento de informações sobre as diversas opções de tratamentos disponíveis. Conclui-se que participar de grupos de apoio está associado a melhores desfechos psicológicos, contudo, não há evidências que comprovem aumento na expectativa de vida das mulheres.

Abstract This study aimed to analyze the national and international scientific literature on the topic of psychosocial rehabilitation groups for women with breast cancer. The literature review was conducted from LILACS, PubMed, PsycINFO and CINAHL database. 28 articles published in the period 2000-2015, which constituted the corpus of the study, were selected. The results showed that, in most cases, support groups bring psychosocial benefits, stress reduction, increased and quality of life, mood enhancement and sharing information about different options of treatment available for breast cancer. We conclude that participating in support groups is associated with better psychological outcomes, however, there is no evidence to support an increase in life expectancy of women.
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Bock, Ana Mercês Bahia
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Id: biblio-1012895 LILACS-Express
Autor: Rechtman, Raizel; Bock, Ana Mercês Bahia.
Título: Formação do Psicólogo para a Realidade Brasileira: Identificando Recursos para Atuação Profissional / Training Psychologists for the Brazilian Reality: Identifying Social Aspects for the Professional Practice
Fonte: Psicol. teor. pesqui;35:e3551, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Esta pesquisa objetivou verificar quais recursos foram percebidos pelos alunos do último ano de psicologia, como facilitadores para atuação profissional com o que consideravam ser questões da realidade brasileira. Esse processo se desenvolveu a partir de um questionário composto por perguntas fechadas e abertas, disponibilizado via plataforma online. Os resultados permitiram concluir que há uma preocupação por parte dos estudantes com uma formação voltada para as questões sociais e que também há uma valorização significativa dos espaços já existentes no currículo que caminham nesta direção. Este estudo pretendeu contribuir com os debates sobre a formação em Psicologia, considerando as exigências para uma formação mais crítica e comprometida com as necessidades sociais brasileiras.

Abstract The objective of this research was to identify the features indicated by students of the last year of the Psychology course as facilitators of the new ways of acting professionally in major areas of psychology within the Brazilian reality. An online questionnaire with closed-ended and open-ended questions was made available to the students. The answers showed that there is an awareness regarding the need for training focused on social issues, while great importance was attributed to areas in their curriculum that already go in that direction. These results can contribute to the conversation about training in psychology, considering that there is a demand for a more critical education committed to the demands of the Brazilian society.
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Id: biblio-1012894 LILACS-Express
Autor: Becker, Scheila Machado da Silveira; Piccinini, Cesar Augusto.
Título: Impacto da Creche para a Interação Mãe-Criança e para o Desenvolvimento Infantil / Effects of Childcare Centers on Mother-Child Interaction and Child Development
Fonte: Psicol. teor. pesqui;35:e3532, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Buscou-se investigar o impacto da creche na interação mãe-criança e no desenvolvimento infantil nos dois primeiros anos de vida da criança. Participaram 44 crianças (M= 6,4 meses; DP= 1,6) e suas mães (M= 34,1 anos; DP= 5,2), divididas em dois grupos: Grupo Creche (21 crianças que frequentavam a creche) e Grupo Não Creche (23 que não frequentavam). Avaliou-se o desenvolvimento aos 6, 12 e 18 meses da criança e a interação mãe-criança aos 12 e 18 meses. Os resultados revelaram que a frequência à creche não interferiu na qualidade da interação mãe-criança e não diferenciou os grupos quanto ao desenvolvimento infantil (cognitivo, linguagem, socioemocional), indicando que famílias de classes média e alta e creches com qualidade suficiente podem se igualar em seus eventuais benefícios.

Abstract The present study investigated the impact of childcare centers on mother-child interaction and on child development in the first two years of a child's life. The study was comprised of 44 children (M=6.4months, SD=1.6) and their mothers (M=34.1years, SD=5.2) divided into two groups: Childcare Center Group (N=21) and Non-Childcare Center Group (N=23). The infant development was evaluated at 6, 12 and 18 months and mother-child interaction was assessed at the 12th and 18th months. The results revealed that childcare centers did not affect the quality of mother-child interaction and did not set apart the groups in relation to child development (cognitive, language, socioemotional), indicating that middle and upper class families and qualified childcare centers can be equally beneficial.
Responsável: BR1.1 - BIREME



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