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Id: biblio-1040667
Autor: Silva, Milena Oliveira da; Branco, Angela Uchoa.
Título: Obesity, Prejudice, Self, and Culture: A Longitudinal Case Study / Obesidade, Preconceito, Self e Cultura: Um Estudo de Caso Longitudinal / Obesidad, Prejuicio, Self y Cultura: Un Estudio de Caso Longitudinal
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);29:e2926, 2019.
Idioma: en.
Projeto: CAPES/DS e CAPES/Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior.
Resumo: Abstract With the increasing number of obese individuals in Brazil, the importance of studies aimed at researching the social and psychological impact of obesity is also increased. This study aimed to trace and analyze the processes of subjective construction of the obesity experience. This is a longitudinal case study with a 29-year-old obese woman submitted to bariatric surgery. The characteristics and power of explicit and implicit messages that operate in specific cultural contexts were investigated, analyzing the construction of meanings of self in the development of the dialogical self. Qualitative data analysis shows important aspects of the dynamics of fatphobia, its power to channel the subjective trajectory of the obese subject and the importance of alterity in the development of self. The study contributes to the advancement of knowledge about the relations between obesity, self, and prejudice, seeking to provide inputs for the performance of psychologists, educators, and health professionals.

Resumo Com o número crescente de obesos no Brasil aumenta também a importância de estudos dedicados à investigação do impacto social e psicológico da obesidade. Esse estudo objetivou identificar e analisar os processos de construção subjetiva da experiência de obesidade. Trata-se de um estudo de caso longitudinal com uma mulher obesa de 29 anos submetida à cirurgia bariátrica. Foram investigadas as características e poder das mensagens explícitas e implícitas que operam em contextos culturais específicos, analisando a construção de significados de si no desenvolvimento do self dialógico. A análise qualitativa dos dados revela aspectos importantes da dinâmica da gordofobia, seu poder de canalização da trajetória subjetiva do obeso e a importância da alteridade no desenvolvimento do self. O estudo contribui com o avanço do conhecimento sobre as relações entre obesidade, self e preconceito, buscando oferecer subsídios para a atuação de psicólogos, educadores e profissionais de saúde.

Resumen Con el creciente número de obesos en Brasil, también hay un incremento de la importancia de estudiar el impacto social y psicológico de la obesidad. Este estudio propone identificar y evaluar los procesos de construcción subjetiva de la experiencia de obesidad. Se trata de un estudio de caso longitudinal en el cual participó una mujer obesa de 29 años sometida a la cirugía bariátrica. Se investigaron las características y el poder de los mensajes explícitos e implícitos que operan en contextos culturales específicos, analizando la construcción de significados de sí mismo en el desarrollo del self dialógico. El análisis cualitativo de los datos reveló aspectos importantes de la dinámica de la fobia a la gordura, su poder de concentración en la trayectoria subjetiva del obeso y la importancia de la alteridad en el desarrollo del self. El estudio contribuye a ampliar el conocimiento sobre las relaciones entre obesidad, self y prejuicio, buscando ofrecer aportes para el trabajo de psicólogos, de educadores y de profesionales de salud.
Descritores: Autoavaliação
Imagem Corporal
Características Culturais
Cirurgia Bariátrica
Obesidade
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adulto
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Id: biblio-1020096
Autor: Campos, Maria Isabel de; Rueda, Fabián Javier Marín.
Título: Authentic Leadership: A Theoretical Thematic Analysis of the Contemporary Brazilian Leader's Speech / Liderança Autêntica: uma Análise Temática Teórica do Discurso do Líder Brasileiro Contemporâneo / Liderazgo Auténtico: un Análisis Temático Teórico del Discurso del Líder Brasileño Contemporáneo
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);29:e2924, 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Resumo: Abstract Authentic leadership has been prominent in research of organizational behavior since the beginning of this century. This study aimed to investigate the congruence between the theory of authentic leadership, in the form as condensed by some scholars of the area, and the discourse of the contemporary Brazilian leader. Ten professionals with experience in leadership positions participated. This is a qualitative study that used a structured interview for data collection and theoretical thematic analysis for the treatment of the data. The testimonies allowed to discriminate typical discourses of authentic and non-authentic leaders in a congruent way to the theory, regarding the definitions of the components of authentic leadership. We concluded that the findings contribute to the evolution of the construct and provide insights for the continuity of research in the area, suggesting a focus on longitudinal studies.

Resumo A liderança autêntica tem se destacado em pesquisas do comportamento organizacional desde o início deste século. Este estudo objetivou investigar a congruência entre a teoria da liderança autêntica, na forma como condensada por alguns estudiosos da área, e o discurso do líder brasileiro contemporâneo. Participaram dez profissionais com experiência em cargos de liderança. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou entrevista estruturada na coleta de dados e análise temática teórica no tratamento dos dados. Os depoimentos possibilitaram discriminar discursos típicos de líderes autênticos e não autênticos de forma congruente à teoria no que diz respeito às definições dos componentes da liderança autêntica. Concluiu-se que os achados contribuem para a evolução do construto e fornecem insights para a continuidade de pesquisas na área, sugerindo-se foco em estudos longitudinais.

Resumen El liderazgo auténtico viene destacándose en investigaciones del comportamiento organizacional a comienzos de este siglo. Este estudio propone investigar la congruencia entre la teoría del liderazgo auténtico, como algunos estudiosos del área la condensaron, y el discurso del líder brasileño contemporáneo. Participaron diez profesionales con experiencia en cargos de liderazgo. Se trata de un estudio cualitativo que utilizó entrevista estructurada en la recolección de datos y análisis temático teórico en el tratamiento de los datos. Las declaraciones posibilitaron discriminar discursos típicos de líderes auténticos y no auténticos de forma congruente a la teoría, en lo que se refiere a las definiciones de los componentes del liderazgo auténtico. Se concluyó que los hallazgos contribuyen a la evolución del constructo y aportan insights para seguir con las investigaciones en el área, con la recomendación de enfocarse en estudios longitudinales.
Descritores: Cultura Organizacional
Pesquisa Qualitativa
Liderança
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Idoso
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Id: biblio-1020094
Autor: Queluz, Francine Náthalie Ferraresi Rodrigues; Barham, Elizabeth Joan; Prette, Zilda Aparecida Pereira Del.
Título: The Relationship Between Social Skills and Psychosocial Adjustment Among Those who Care for Older Adults / A Relação Entre as Habilidades Sociais de Cuidadores de Idosos e seu Ajustamento Psicossocial / La Relación entre las Habilidades Sociales de Cuidadores de Ancianos y su Ajuste Psicosocial
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);29:e2917, 2019. tab.
Idioma: en.
Projeto: FAPESP; . CNPq.
Resumo: Abstract Many caregivers of older adults report distressing interpersonal difficulties. Training in social skills could be a valid strategy for helping these people. In this study, evidence was examined concerning the relationship between the social skills repertoire of caregivers of older adults and indicators of their psychosocial adjustment. Based on a literature review in seven databases, using search terms in Portuguese, English and Spanish, 11 articles on this relationship were found, published by November, 2016. It was observed that: (1) the study of social skills in caregivers of older adults is recent; (2) caregivers who used social skills more often felt less burdened; and (3) social skills can strengthen the interpersonal relationships of caregivers, contributing to better psychosocial adjustment. Thus, it may be useful to develop and evaluate programs to promote the use of social skills in this context, to verify the impacts of improved social skills on caregivers' well-being.

Resumo Muitos cuidadores de idosos relatam dificuldades interpessoais desgastantes e o treinamento em habilidades sociais junto a essas pessoas pode ser uma estratégia válida. Esse estudo objetivou examinar evidências sobre a relação entre o repertório de habilidades sociais de cuidadores de idosos e indicadores de seu ajustamento psicossocial. Por meio de um levantamento bibliográfico em sete bases de dados, usando termos de busca em português, inglês e espanhol, foram encontrados 11 artigos, publicados até novembro de 2016. Observou-se que: (1) o estudo de habilidades sociais em cuidadores de idosos é recente; (2) cuidadores que usavam habilidades sociais mais frequentemente se sentiam menos sobrecarregados; e (3) as habilidades sociais podem fortalecer as relações interpessoais dos cuidadores, contribuindo para um melhor ajustamento psicossocial. Concluiu-se que pode ser útil desenvolver e avaliar programas para promover o uso de habilidades sociais neste contexto, verificando os impactos da melhora nas habilidades sociais de cuidadores no seu bem-estar.

Resumen Muchos cuidadores de ancianos relatan dificultades interpersonales agotadoras, y el entrenamiento en habilidades sociales junto a esas personas les puede resultar en una estrategia válida. El presente estudio propone examinar las evidencias sobre la relación entre el repertorio de habilidades sociales de cuidadores de ancianos y los indicadores de su ajuste psicosocial. Se hizo una recogida bibliográfica en siete bases de datos utilizando los términos de búsqueda en portugués, inglés y español; y se encontró 11 artículos publicados hasta noviembre de 2016. Se observó que: (1) el estudio de las habilidades sociales de los cuidadores de ancianos es reciente; (2) los cuidadores que usaban habilidades sociales con más frecuencia se sentían menos sobrecargados; y (3) las habilidades sociales pueden fortalecer las relaciones interpersonales de los cuidadores y contribuir a un mejor ajuste psicosocial. Se concluyó que pueden ser útiles el desarrollo y la evaluación de programas para promover el uso de habilidades sociales en este contexto verificando los impactos en la mejora de las habilidades sociales de cuidadores en su bienestar.
Descritores: Qualidade de Vida
Assertividade
Estresse Psicológico
Cuidadores
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
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Id: biblio-1012726
Autor: Steil, Andrea Valéria; Floriani, Eduarda Vieira; Bello, Janine da Silva Alves.
Título: Antecedents of Intention to Leave the Organization: A Systematic Review / Antecedentes da Intenção de Sair da Organização: uma Revisão Sistemática / Los antecedentes de la Intención de Salir de la Organización: una Revisión Sistemática
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);29:e2910, 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: CNPq; . Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES).
Resumo: Abstract The intention to leave the organization is a cognitive, deliberate and conscious process of a person quitting the organization he or she works in a near future. This study was designed to systematize the antecedents of the intention to leave the organization in empirical studies published in Portuguese between 2000-2015. We used a systematic review method to research 31 journals, proceedings of the Encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD), ScIELO database, Google Scholar, and Theses and Dissertations Catalog - CAPES. Thirty-five publications were selected for analysis, where 18 antecedents were identified. Based on these results and on the theory of planned behavior, a model is proposed for understanding the relationships between the intention to leave, its antecedents, and the actual voluntary behavior of leaving organizations. The article indicates different paths to improve the understanding of behavioral variance related to the intention to leave the organization.

Resumo A intenção de sair da organização é um processo cognitivo, deliberado e consciente da pessoa deixar a organização na qual trabalha em um futuro próximo. Este estudo teve por objetivo sistematizar os antecedentes da intenção de sair da organização em pesquisas empíricas de língua portuguesa, publicadas entre 2000 e 2015. Utilizou-se o método de revisão sistemática de literatura para pesquisar 31 periódicos, anais dos Encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD), SciELO, Google Acadêmico e Banco de Teses CAPES. Foram analisadas 35 publicações, nas quais foram identificados 18 antecedentes. A partir destes resultados e da teoria do comportamento planejado, propõe-se um modelo para a compreensão da relação entre a intenção de sair da organização, seus antecedentes e o comportamento de saída voluntária de organizações. O artigo indica diferentes caminhos para que se possa aumentar a explicação da variância do comportamento relacionado à intenção de sair da organização.

Resumen La intención de salir de la organización donde trabaja es un proceso cognitivo, deliberado y consciente de uno para el futuro. Este estudio tuvo como objetivo sistematizar los antecedentes de la intención de salir de la organización en estudios empíricos en portugués, publicados entre 2000 y 2015. Se utilizó el método de revisión sistemática de literatura para investigar 31 periódicos, anales de los Encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD), en las bases de datos SciELO, Google Académico y Banco de Tesis Capes. Se analizaron 35 publicaciones, en las cuales se identificaron 18 antecedentes. Desde los resultados y la teoría del comportamiento planeado, se propone un modelo para el entendimiento de la relación entre la intención de salir de la organización, sus antecedentes, y el comportamiento de salida voluntaria de las mismas. El estudio apunta diferentes caminos para que se pueda explicar más la varianza del comportamiento relacionado con la intención de salir de la organización.
Descritores: Reorganização de Recursos Humanos
Intenção
Satisfação no Emprego
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Wagner, Adriana
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Id: biblio-1012725
Autor: Wagner, Adriana; Mosmann, Clarisse Pereira; Scheeren, Patrícia; Levandowski, Daniela Centenaro.
Título: Conflict, Conflict Resolution and Marital Quality / Conflito, Estratégias de Resolução e Qualidade Conjugal / Conflicto, Estrategias de Resolución y Calidad Conyugal
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);29:e2919, 2019. tab.
Idioma: en.
Projeto: FAPERGS and CNPq.
Resumo: Abstract Studies on conflict and marital quality are important for clinical practice involving couples. We analyzed the predictive power of motives and conflict resolution styles on marital quality in a sample from Southern Brazil. The following were applied to 750 men and 750 women aged 40 years old on average (SD = 11.07): sociodemographic data sheet, Marital Conflict Scale, Conflict Resolution Style Inventory and The Golombok Rust Inventory of Marital State. Marital quality was associated with how the couples solve their conflicts and the reasons for which they discuss. The use of constructive conflict resolution strategies was a predictor of marital quality, as were the motives related to financial issues, household chores, and time spent together. The results reveal the importance of the professionals paying attention to the nature of the marital conflicts reported by the couples and the strategies employed to solve them as factors involved in the evaluation of marital quality.

Resumo Estudos sobre conflito e qualidade conjugal são importantes para a prática clínica com casais. Analisou-se o poder preditivo dos motivos e estilos de resolução de conflito sobre a qualidade conjugal em uma amostra do sul do Brasil. Foram aplicados em 750 homens e 750 mulheres com idade média de 40 anos (SD = 11.07): ficha de dados sociodemográficos, Marital Conflict Scale, Conflict Resolution Style Inventory e The Golombok Rust Inventory of Marital State. A qualidade conjugal associou-se à forma como os casais resolvem seus conflitos e aos motivos pelos quais discutem. O uso de estratégias construtivas de resolução de conflito foi preditor da qualidade conjugal, assim como os motivos relacionados às questões financeiras, tarefas domésticas e tempo juntos. Os resultados revelam a importância dos profissionais atentarem para a natureza dos conflitos conjugais reportados pelos casais e as estratégias empregadas para resolvê-los como fatores implicados na avaliação da qualidade conjugal.

Resumen Son importantes los estudios sobre conflicto y calidad conyugal en la práctica clínica con parejas. Se analizó el poder predictivo de los motivos y estilos de resolución de conflictos sobre la calidad conyugal en una muestra de la región Sur de Brasil. Se aplicó a 750 hombres y a 750 mujeres con un promedio de edad de 40 años (SD = 11.07) la ficha de datos sociodemográficos Marital Conflict Scale, Conflict Resolution Style Inventory y The Golombok Rust Inventory of Marital State. La calidad conyugal se asoció con el modo con el cual las parejas resuelven sus conflictos y con sus motivos de discusión. El uso de estrategias constructivas de resolución de conflictos fue el predictor de la calidad conyugal, así como los motivos relacionados con las cuestiones financieras, las tareas domésticas y el tiempo juntos. Los resultados apuntan la importancia de que los profesionales tengan en cuenta la naturaleza de los conflictos conyugales reportados por las parejas y las estrategias utilizadas para resolverlos como los factores implicados en la evaluación de la calidad conyugal.
Descritores: Casamento
Conflito (Psicologia)
Promoção da Saúde
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
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Id: biblio-1012722
Autor: Maciel, Silvana Carneiro; Pereira, Cicero Roberto; Lima, Tiago Jessé Souza de; Souza, Luana Elayne Cunha de; Camino, Leoncio; Silva, Giselli Lucy Souza.
Título: Social Exclusion of People Who Suffer from Mental Disorders: A Proposal for an Explanatory Model / Exclusão Social de Pessoas que Sofrem com Transtornos Mentais: Uma Proposta de Modelo Explicativo / Exclusión Social de Personas que Sufren de Trastornos Mentales: una Propuesta de Modelo Explicativo
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);29:e2915, 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: CAPES / FCT.
Resumo: Abstract Beliefs about the nature of social groups may motivate people to exclude members of minority groups from their conviviality. This process is analyzed in this article by proposing an explanatory model for the social exclusion of people suffering from mental disorders wherein beliefs about the nature of mental disorder, the perception of threat and prejudice contribute to social exclusion. Two studies (Study 1, N = 254; Study 2, N = 236) were conducted with university students who answered the following questions about beliefs and prejudices regarding mental disorders, perceived threat and social exclusion. Regression analyses have shown that exclusion is motivated by prejudice, whose impact is mediated by perceived threat. The results also indicated that prejudice is anchored in participants' beliefs on the nature of mental disorders, especially those with a religious basis.

Resumo As crenças sobre a natureza dos grupos sociais podem motivar as pessoas a excluírem membros de grupos minoritários do seu convívio. Este artigo analisa esse processo propondo um modelo explicativo da exclusão social de pessoas que sofrem com transtornos mentais no qual as crenças sobre a natureza do transtorno mental, a percepção de ameaça e o preconceito contribuem para a exclusão social. Para tanto foram realizados dois estudos (Estudo 1, N = 254; Estudo 2, N = 236) com estudantes universitários que responderam os seguintes perguntas sobre crenças e preconceito acerca dos transtornos mentais, percepção de ameaça e exclusão social. Análises de regressão demonstraram que a exclusão é motivada pelo preconceito, sendo o impacto do preconceito mediado pela percepção de ameaça. Os resultados também indicaram que o preconceito está ancorado nas crenças que os participantes mantêm sobre a natureza dos transtornos mentais, especialmente aquelas de base religiosa.

Resumen Las creencias de las personas sobre la naturaleza de los grupos sociales pueden motivar la exclusión de su convivencia de miembros de grupos minoritarios. El presente artículo analiza este proceso y propone un modelo explicativo de exclusión social de las personas que sufren de trastornos mentales, en que las creencias sobre la naturaleza del trastorno mental, la percepción de amenaza y el prejuicio contribuyen a la exclusión social. Para ello, se realizaron dos estudios (Estudio 1, N = 254; Estudio 2, N = 236) con estudiantes universitarios que respondieron las preguntas sobre creencias y prejuicios acerca de los trastornos mentales, sobre percepción de amenaza y sobre exclusión social. Los análisis de regresión demostraron que la motivación de la exclusión es el prejuicio, siendo que el impacto del prejuicio es mediado por la percepción de amenaza. Los resultados también apuntan que el prejuicio tiene por base las creencias que mantienen los participantes sobre la naturaleza de los trastornos mentales, especialmente aquellas religiosas.
Descritores: Preconceito
Cultura
Marginalização Social
Transtornos Mentais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
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Alvarenga, Patricia
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Id: biblio-1002736
Autor: Paixão, Catiele; Alvarenga, Patrícia.
Título: Effects of an Intervention on Social Competence of Children Surviving Brain Tumors / Efeitos de Intervenção na Competência Social de Crianças Sobreviventes de Tumor Cerebral / Efectos de una Intervención Sobre la Competencia Social de Niños Sobrevivientes de Tumores Cerebrales
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);29:e2914, 2019.
Idioma: en.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Brazil (FAPESB).
Resumo: Abstract Pediatric brain tumors often generate problems in social-emotional development. This study evaluated the effects of an intervention on the social competence of children surviving brain tumors through a multiple-case design. Two mother-child dyads received three home visits for the pre-intervention assessment and another three home visits two months after the intervention for the post-intervention assessment. The collection of evidence pre- and post-intervention involved the child's clinical data and semi-structured interviews with the mother and the child regarding social adjustment and social interaction components. The intervention lasted from seven to nine sessions, which mother and child attended separately. The data were subjected to logic model analysis. The results show an improvement in social competence in both cases, especially in the pattern of social interaction with peers. We discuss the implications of the sequels from the illness in terms of deficits in and promotion of social competence.

Resumo Tumores cerebrais pediátricos, frequentemente, acarretam agravos ao desenvolvimento socioemocional. Este estudo objetivou avaliar os efeitos de uma intervenção sobre a competência social de crianças sobreviventes de tumor cerebral por meio do delineamento de estudo de casos múltiplos. Duas díades mãe-criança receberam três visitas domiciliares para a avaliação pré-intervenção, e outras três visitas domiciliares, dois meses após a intervenção, para a avaliação pós-intervenção. A coleta de evidências pré e pós-intervenção envolveu informações clínicas da criança e entrevistas semiestruturadas com a mãe e com a criança sobre os componentes ajustamento social e interação social. A intervenção durou de sete a nove sessões, sendo mãe e criança atendidas separadamente. Os dados foram submetidos à análise de modelos lógicos. Os resultados revelaram melhora na competência social de ambos os casos, especialmente no padrão de interação social com pares. Discutem-se as implicações das sequelas do adoecimento nos déficits e na promoção da competência social.

Resumen Tumores cerebrales pediátricos a menudo generan problemas en el desarrollo socioemocional. Este estudio evaluó los efectos de una intervención sobre la competencia social de los niños sobrevivientes de tumores cerebrales, mediante el diseño de estudio de casos múltiples. Dos diadas madre-hijo recibieron tres visitas domiciliarias para la evaluación preintervención y tres visitas, dos meses después de la intervención, para la evaluación post-intervención. La recojida de evidencias pre y post-intervención incluyó informaciónes clínicas del niño y entrevistas semiestructuradas con la madre y el niño sobre los componentes de ajuste y interacción social. La intervención duró de siete a nueve sesiones, siendo madre e hijo asistidos separadamente. Los datos fueron sometidos al análisis de modelos lógicos. Los resultados mostraron mejora en la competencia social en ambos casos, especialmente en el patrón de interacción social con los pares. Discutimos las implicaciones de las secuelas de la enfermedad en los déficits y en la promoción de la competencia social.
Descritores: Psicoterapia
Neoplasias Encefálicas
Relatos de Casos
Perfil de Impacto da Doença
Habilidades Sociais
Relações Mãe-Filho
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Relatos de Casos
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Id: biblio-1002734
Autor: Vaz, Aline Melina; Schmidt, Andréia.
Título: Learning of Pseudowords by Children of Different Ages in a Shared Book Reading Context / Aprendizagem de Pseudopalavras por Crianças de Diferentes Idades em Contexto de Leitura Compartilhada de Livros / Aprendizaje de Pseudopalabras en Niños de Diferentes Edades en Contexto de Lectura Compartida de Libros
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);29:e2912, 2019. graf.
Idioma: en.
Projeto: São Paulo Research Foundation (FAPESP; . Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Sobre Comportamento, Cognição e Ensino (CNPq; . Fapesp.
Resumo: Abstract Shared book reading favors incidental learning of vocabulary; however, studies indicate that the previous vocabulary level of the child interferes with learning. The aim of this study was to compare the learning relations between pseudowords and figures of children aged 3 and 7 years in a shared book reading situation and to investigate the possible occurrence of the Matthew Effect. A book with four pseudowords developed for this study was read three consecutive times to 10 children of each age group. Matching-to-sample, exclusion, naming, and description of the use probes were applied immediately after the reading and one week later. No significant differences were found between the performances of both groups, except for the exclusion probes, without incidence of the Matthew Effect. Learning words is a continuous process that involves frequency and contexts of exposure to the words.

Resumo A leitura compartilhada de histórias favorece a aprendizagem incidental de vocabulário, mas estudos indicam que o nível de vocabulário prévio da criança interfere nessa aprendizagem. O objetivo deste estudo foi comparar a aprendizagem de relações entre pseudopalavras e figuras por crianças de 3 e 7 anos em situação de leitura compartilhada de histórias e a possível ocorrência do Matthew Effect. Um livro especialmente elaborado para esta pesquisa foi lido por três vezes consecutivas para 10 crianças de cada grupo etário, apresentando quatro pseudopalavras. Sondas de emparelhamento ao modelo, exclusão, nomeação e descrição da utilidade foram aplicadas logo após a leitura e uma semana depois. Não foram encontradas diferenças significativas entre os desempenhos dos dois grupos, exceto nas sondas de exclusão, sem o registro de ocorrência do Matthew Effect. A aprendizagem de palavras é um processo contínuo e envolve condições como a frequência e os contextos de exposição às palavras.

Resumen La lectura compartida de libros favorece el aprendizaje incidental de vocabulario; sin embargo, los estudios apuntan que el nivel de vocabulario previo del niño interfiere en este aprendizaje. El presente estudio buscó comparar el aprendizaje de relaciones entre pseudopalabras y figuras en niños de entre 3 y 7 años en situación de lectura compartida de cuentos, así como la posible ocurrencia del Matthew Effect. Un libro no comercial se leyó tres veces consecutivas a 10 niños de cada grupo de edad, presentándoles cuatro pseudopalabras. Se aplicaron pruebas de igualación a la muestra, exclusión y denominación inmediatamente después de la lectura y una semana después de la misma. No se hallaron diferencias significativas en los desempeños de ambos grupos, a excepción de las pruebas de exclusión, y no se registró la ocurrencia del Matthew Effect. El aprendizaje de palabras es un proceso continuo e involucra condiciones como la frecuencia y los contextos de exposición a las palabras.
Descritores: Aprendizagem Verbal
Vocabulário
Análise do Comportamento Aplicada
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
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Id: biblio-1002733
Autor: Fernandes, Helenita de Araujo; Mourão, Luciana; Gondim, Sônia Maria Guedes.
Título: Professional Development: Proposition of a Trans-occupational Model from a Qualitative Study / Desenvolvimento Profissional: Proposição de um Modelo Transocupacional a Partir de Estudo Qualitativo / Desarrollo Profesional: una Propuesta de Modelo Transocupacional a partir de un Estudio Cualitativo
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);29:e2916, 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES).
Resumo: Abstract Knowing the perceptions of people from different professions about their professional development is one of the current changes in the field of Labor Psychology. The objective of this study was to construct a Trans-occupational theoretical model of professional development based on the grounded theory. To this end, 25 interviews were conducted in depth with five professional categories, namely: lawyers, entrepreneurs, engineers, physicians and psychologists. Data collection instrument was an open script for interviews, which were then recorded and transcribed. Analysis of results was supported by the software Alceste. Results point to similarities and specificities in the career trajectories inter-professions, and we opted for the non-inclusion of entrepreneurs in the model due to their significant difference when compared to the other categories. As a conclusion, we proposed a trans-occupational model of professional development with five key elements: Work Context, Motivation, Training/Learning, Relational Elements and Lived Experiences. The model, although it requires research for validation, offers relevant contributions and reflections to professionals and researchers working in the area.

Resumo Conhecer as percepções das pessoas de diferentes profissões acerca do seu desenvolvimento profissional é um dos desafios atuais da área de Psicologia do Trabalho. O objetivo deste estudo foi construir um modelo teórico transocupacional de desenvolvimento profissional baseado na teoria fundamentada (Grounded Theory). Para tanto, foram realizadas 25 entrevistas em profundidade, com cinco categorias profissionais, a saber: advogados, empresários, engenheiros, médicos e psicólogos. O instrumento de coleta de dados foi um roteiro aberto para entrevistas, que foram gravadas e transcritas. A análise dos resultados foi apoiada pelo software Alceste. Os resultados apontam para similitudes e especificidades nas trajetórias de carreira interprofissões e optou-se pela não inclusão dos empresários no modelo pela expressiva diferença em relação às demais categorias. Como conclusão, propusemos um modelo transocupacional de desenvolvimento profissional, com cinco elementos centrais: Contexto de trabalho, Motivação, Formação/aprendizagem, Elementos relacionais e Experiências vividas. O modelo, embora careça de pesquisas que o valide, oferece contribuições e reflexões relevantes para os profissionais e pesquisadores que atuam na área.

Resumen Uno de los desafíos actuales del campo de Psicología del Trabajo es conocer las percepciones de individuos de diferentes profesiones acerca de su desarrollo profesional. El presente estudio propone construir un modelo teórico transocupacional de desarrollo profesional desde la teoría fundamentada (Grounded Theory). Para ello, se realizaron 25 entrevistas en profundidad con las siguientes cinco categorías profesionales: abogados, empresarios, ingenieros, médicos y psicólogos. En la recopilación de datos se utilizó como instrumento un guion abierto para las entrevistas, que fueron grabadas y transcriptas. En el análisis de los resultados se utilizó el software Alceste. Los resultados apuntan similitudes y especificidades en las trayectorias de carreras interprofesiones, y en el modelo se optó por la no inclusión de la categoría empresarios debido a la expresiva diferencia en relación con las demás categorías. Como conclusión, proponemos un modelo transocupacional de desarrollo profesional con cinco ejes centrales: Contexto laboral, Motivación, Formación/Aprendizaje, Elementos relacionales y Experiencias. Aunque necesita más investigaciones para validarlo, el modelo ofrece aportes y reflexiones relevantes a los profesionales e investigadores que actúan en este campo.
Descritores: Mobilidade Ocupacional
Gerenciamento da Prática Profissional
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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1002732
Autor: Stenzel, Gabriela Quadros de Lima; Lisboa, Carolina Saraiva de Macedo.
Título: Life History and Personality Characteristics of Marital Aggressors: Psychoanalytic Contributions / História de Vida e Características de Personalidade de Agressores Conjugais: Contribuições Psicanalíticas / Historia de Vida y Características de Personalidad de Agresores Conjugales: Contribuciones Psicoanalíticas
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);29:e2918, 2019. tab.
Idioma: en.
Projeto: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Resumo: Abstract Research indicates that trauma (sexual, physical, and emotional abuse) is a factor commonly present in the life of marital abusers. This study aimed to investigate the life history characteristics and personality of men who perpetrated violence against women and were detained in the Central Prison of Porto Alegre, Brazil. We also identified sociodemographic characteristics, the presence of psychopathological symptoms and understood the intrapsychic dynamics involved in the participants' marital choice, as well as their perception regarding the experience of detention. Three participants filled out a personal data sheet, answered the Rorschach method, the MINI Interview, and participated in three semi-structured interviews. The interviews were examined from the interpretative analysis technique based on psychoanalytic theory. The results allow us to understand the violence committed by the participants as a result from a life story marked by traumatic experiences that produced narcissistic flaws and the expression of aggressiveness.

Resumo Pesquisas indicam que o trauma (abuso emocional, físico e sexual) é um fator comumente presente ao longo da vida de agressores conjugais. Este estudo objetivou investigar as características da história de vida e de personalidade de homens que perpetraram violência contra a mulher e estavam detidos no Presídio Central de Porto Alegre. Identificou-se também características sociodemográficas, a presença de sintomas psicopatológicos e se compreendeu a dinâmica intrapsíquica envolvida na escolha conjugal dos participantes, bem como a percepção deles a respeito da vivência de detenção. Três participantes preencheram uma ficha de dados pessoais, responderam ao Método de Rorschach, a Entrevista MINI e participaram de três entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram examinadas a partir da técnica de análise interpretativa baseada na teoria psicanalítica. Os resultados permitem compreender a violência cometida pelos participantes como decorrente de uma história de vida marcada por vivências traumáticas que produziram falhas narcísicas e a expressão da agressividade.

Resumen Los estudios apuntan que el trauma -ocasionado por abuso emocional, físico y sexual- es un factor comúnmente presente a lo largo de la vida de los agresores conyugales. El presente estudio objetivó investigar las características de la historia de vida y de personalidad de hombres quienes habían cometido violencia contra la mujer y que estaban detenidos en el Presidio Central de Porto Alegre. También se identificaron las características sociodemográficas, la presencia de síntomas psicopatológicos, y se comprendió la dinámica intrapsíquica involucrada en la elección conyugal de los participantes, así como su percepción acerca de la vivencia en la prisión. Tres participantes llenaron una hoja con datos personales, respondieron al método de Rorschach, la entrevista MINI y participaron en tres entrevistas semiestructuradas. Se analizaron las entrevistas por medio del análisis interpretativo con base en la teoría psicoanalítica. Los resultados permiten apuntar que la violencia cometida por los participantes es consecuencia de una historia de vida marcada por vivencias traumáticas que les produjeron fallas narcisistas y la manifestación de agresividad.
Descritores: Personalidade
Características da Família
Violência Doméstica
Relações Familiares
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central



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