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Id: biblio-955208
Autor: Zanardo, Gabriela Lemos de Pinho; Moro, Larissa Moraes; Ferreira, Guilherme Severo; Rocha, Kátia Bones.
Título: Factors Associated with Psychiatric Readmissions: A Systematic Review / Fatores Associados às Reinternações Psiquiátricas: Uma Revisão Sistemática / Factores Asociados con los Reinternamientos Psiquiátricos: Una Revisión Sistemática
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2814, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Frequent Psychiatric Readmission (FPR) (revolving door phenomenon) is characterized by repeated and frequent hospitalizations that occur shortly after discharge. The aim was to analyze the criteria of FPR and associated factors: sociodemographic, clinic and care network data. We performed a systematic review in PubMed, VHL, and PsycINFO, using "readmission" and "mental disorder". We selected empirical studies of adult populations, published in 2010-2014 in English,Portuguese and Spanish. Twenty-six articles were analyzed through the PRISMA protocol. High prevalence rates of FPR were found, between 9% (one month) and 84% (two years). Nevertheless, the different criteria used may have influenced contradictory results. The most consistent results indicate that young, single people, with less social support and involuntary admissions have higher chances of FPR, while community interventions seem to reduce FPR. We highlight the importance of establishing a consensus on the FPR criterion to develop future studies and interventions.

Resumo Reinternações psiquiátricas frequentes (RPF) (fenômeno da porta giratória) caracterizam-se por repetidas e frequentes internações em pouco tempo após alta. Objetivou-se analisar os critérios que definem RPF e fatores associados: dados sociodemográficos, clínicos e rede de atenção. Procedeu-se uma revisão sistemática nas bases de dados PubMed, BVS, PsycINFO, utilizando "readmission" e "mental disorder". Selecionou-se estudos empíricos com população adulta, publicados entre 2010-2014, em inglês, português e espanhol. Analisou-se 26 artigos através do protocolo PRISMA. Encontrou-se altas prevalências de RPF variando entre 9% (um mês) e 84% (dois anos). Porém, diferentes critérios utilizados podem ter influenciado resultados contraditórios. Os resultados mais consistentes apontam que pessoas jovens, solteiras, com menor apoio social e com internações involuntárias têm maior chance de apresentar RPF. Em contrapartida, as intervenções comunitárias parecem reduzir as RPF. Destaca-se a importância de estabelecer um consenso sobre o critério de RPF para o desenvolvimento de futuros estudos e intervenções.

Resumen Los Reinternamientos Psiquiátricos Frecuentes (RPF) (fenómeno de la puerta giratoria) son repetidos y frecuentes internamientos que ocurren poco tiempo después de acontecida el alta. Este estudio tuvo como objetivo analizar los criterios que definen los RPF y los factores asociados, tales como los datos sociodemográficos, clínicos y de la red de atención. Se efectuó una revisión sistemática en las bases de datos PubMed, BVS, PsycINFO, utilizando "readmisión" y "desorden mental". Fueron seleccionados estudios empíricos realizados con población adulta, publicados entre 2010 y 2014, en inglés, portugués y español. Se analizaron 26 artículos a través del protocolo PRISMA. Además, fueron apreciadas altas prevalencias de RPF, variando entre el 9% (un mes) y el 84% (dos años). En cambio, los diferentes criterios utilizados pueden haber influido en resultados contradictorios. Los resultados más consistentes indican que las personas jóvenes, solteras, con menor apoyo social y con internamientos involuntarios, son más propensas a presentar RPF. Es importante establecer un consenso sobre el criterio de RPF para el desarrollo de futuros estudios e intervenciones.
Descritores: Saúde Mental
Pessoas Mentalmente Doentes
Tratamento Involuntário
Transtornos Mentais
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-955207
Autor: Palma, Emanuel Missias Silva; Gondim, Sônia Maria Guedes; Aguiar, Carolina Villa Nova.
Título: Epistemic Orientation Short Scale: Development and Validity Evidence in a Sample of Psychotherapists / Escala Breve de Orientação Epistêmica: Desenvolvimento e Evidência de Validade em uma Amostra de Psicoterapeutas / Escala Breve de Orientación Epistémica: Desarrollo y Evidencia de Validez en una Muestra de Psicoterapeutas
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2817, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Epistemic orientation refers to the preferred mode of accessing and using knowledge and is a construct of growing interest in psychotherapy research. In this context, the main objective of this study was to develop and provide initial validity evidence for a brief measure of epistemic orientation in a sample of Brazilian psychotherapists. Participants were 674 Brazilian psychotherapists (78.5% female), aged between 22 and 78 years. Exploratory and confirmatory factor analyses were conducted on different subsamples to establish the structure of the measure. Results revealed an instrument consisting of three factors (Rationalism, Intuitionism, and Empiricism) with good psychometric properties and fit indices (X 2 = 1.92, GFI = 0.94, CFI = 0.95 and RMSEA = 0.06). Factors exhibited good internal consistency and convergent and discriminant validity. Criterion validity was evaluated by examining the scale's ability to detect differences in the epistemic orientation dimensions as a function of therapist's theoretical approach. Overall, the scale proved to be a valid self-report measure for investigating personal epistemology.

Resumo A orientação epistêmica refere-se ao modo preferido de acesso e uso do conhecimento, sendo um construto de crescente interesse em pesquisa em psicoterapia. Nesse contexto, o objetivo principal do estudo foi desenvolver uma medida breve de orientação epistêmica e fornecer evidências iniciais de sua validade em uma amostra de psicoterapeutas brasileiros. Participaram 674 psicoterapeutas brasileiros (78,5% mulheres), com idades entre 22 e 78 anos. Conduziram-se análises fatoriais exploratória e confirmatória em diferentes subamostras para estabelecer a estrutura da medida. Os resultados revelaram um instrumento composto por três fatores (Racionalismo, Intuicionismo e Empiricismo) com boas propriedades psicométricas e índices de ajustamento (X 2 = 1,92, GFI = 0,94, CFI = 0,95 e RMSEA = 0,06). Os fatores apresentaram boa consistência interna, validade convergente e discriminante. Avaliou-se a validade critério mediante a identificação de diferenças nas dimensões de orientação epistêmica em função da abordagem teórica do terapeuta. Em geral, a escala demonstrou ser um instrumento de autorrelato válido para investigação da epistemologia pessoal.

Resumen Orientación epistémica se refiere a la forma preferida de acceder y usar el conocimiento, siendo un constructo de creciente interés en investigación en psicoterapia. En ese contexto, el objetivo principal del estudio fue desarrollar y proporcionar evidencia inicial de validez para una corta medida de orientación epistémica en una muestra de psicoterapeutas brasileños. Participaron 674 psicoterapeutas brasileños (78.5% mujeres), con edades entre 22 y 78. Análisis factoriales exploratorio y confirmatorio fueron realizados en diferentes sub-muestras para establecer su estructura. Resultados revelaron un instrumento con tres factores (Racionalismo, Intuicionismo y Empiricismo), buenas propiedades psicométricas e índices de ajuste (X 2 = 1.92, GFI = 0.94, CFI = 0.95 y RMSEA = 0.06). Los factores demostraron buena consistencia interna, validez convergente y discriminante. La validez de criterio se evaluó mediante su capacidad para detectar diferencias en las dimensiones de orientación epistémicas como función del enfoque teórico del terapeuta. En general, la escala demostró ser una medida de autoinforme válida para investigar la epistemología personal.
Descritores: Psicoterapia
Medidas, Métodos e Teorias
Conhecimento
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-955206
Autor: Lopes, Nahara Rodrigues Laterza; Górni, Suélen Mariana; Mattar, Victor Oliver; Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque.
Título: Assessment of a Brief Intervention with Parents to Prevent Shaken Baby Syndrome / Avaliação de Intervenção Breve com Pais para Prevenção da Síndrome do Bebê Sacudido / Evaluación de Intervención Breve con Padres para Prevención del Síndrome del Bebé Sacudido
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2823, 2018. tab.
Idioma: en.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo: Abstract Shaken Baby Syndrome (SBS) is a form of physical abuse, which may result in serious consequences for child development. Despite its severity, SBS can be prevented through parent training. This study aimed to evaluate the effectiveness of a brief intervention to increase knowledge on SBS with 252 parents. Participants were randomly assigned into two conditions: Experimental Group (EG) and a waiting Control Group (CG). The intervention consisted of exhibition of an educational video and reading a pamphlet on SBS. To measure parental knowledge, the Attitudes towards the Infant Crying Scale was used. An increase in participants' knowledge about consequences of shaking, caregiver's wellbeing, caregiver strategies to deal with crying, beliefs about infant care and about characteristics of infant crying were observed in the EG at posttest, indicating the effectiveness of the intervention.

Resumo A Síndrome do Bebê Sacudido (SBS) é uma forma de maus-tratos físicos que pode acarretar consequências gravíssimas para o desenvolvimento infantil, podendo ser prevenida pela educação parental. Este estudo teve por objetivo avaliar a eficácia de uma intervenção breve para o aumento de conhecimento sobre a SBS em 252 pais. Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos: Experimental e Controle de Espera. A intervenção consistiu na exibição de vídeo educativo e leitura de panfleto sobre a SBS. Para avaliação do conhecimento foi utilizada a Escala de Atitudes Frente ao Choro do Bebê. Após a intervenção foi observado no grupo experimental o aumento do conhecimento sobre as consequências de se sacudir o bebê, estratégias para o bem-estar do cuidador, estratégias para lidar com o choro relacionadas ao cuidador, crenças sobre o cuidado do bebê e características do choro do bebê nos primeiros meses de vida, indicando a efetividade da intervenção.

Resumen El Síndrome del Bebé Sacudido (SBS) es una forma de abuso físico que puede resultar en consecuencias muy graves para el desarrollo infantil y puede ser prevenido mediante la educación de los padres. Este estudio evaluó la eficacia de una intervención breve para aumentar el conocimiento sobre el SBS con 252 padres. Los participantes fueron divididos aleatoriamente en dos grupos: Grupo experimental y Grupo de control de espera. La intervención consistió en la proyección de un vídeo educativo y de la lectura de un folleto sobre el SBS. Para evaluar el conocimiento se utilizó la Escala de Actitudes Frente al Llanto del Bebé. Después de la intervención, se observó que el grupo experimental obtuvo mayor conocimiento sobre las consecuencias de sacudir a los bebes, estrategias para el bienestar del cuidador, estrategias del cuidador para lidiar con el llanto del bebé, las creencias sobre el cuidado del bebé y las características del llanto del bebé en los primeros meses de vida, indicando la efectividad de la intervención.
Descritores: Relações Pais-Filho
Saúde da Criança
Violência Doméstica
Choro
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Roazzi, Antonio
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Id: biblio-955205
Autor: Attili, Grazia; Pentima, Lorenza Di; Toni, Alessandro; Roazzi, Antonio.
Título: High Anxiety Attachment in Eating Disorders: Intergenerational Transmission by Mothers and Fathers / Apego de Alta Ansiedade em Transtornos Alimentares: Transmissão Intergeracional por Mães e Pais / Apego de Ansiedad Alta en Trastornos de la Alimentación: La Transmisión Intergeneracional de las Madres y los Padres
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2813, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Research on eating disorders (ED) has shown in patients a prevalence of insecure attachment working models (IWMs). Nevertheless, the issue of a prevalence, in patients, of high anxiety IWMs (HAIWMs) has rarely been addressed. This study aimed to investigate the prevalence in ED patients of high anxiety IWMs and their transmission by parents. The Separation Anxiety Test was administered to 55 patients with an ED, a control sample (n = 80), their mothers and fathers. The two groups differed significantly, with a prevalence of HAIWMs in the patients and their parents compared to the controls; in ED no significant difference appeared in mother-patient versus father-patient matching for HAIWMs. The implication is that patients with an ED might benefit more from individual attachment-based therapy and/or a family therapy than from other types of psychotherapeutic approaches.

Resumo A pesquisa sobre transtornos alimentares (TA) tem demonstrado em pacientes um predomínio de modelos operacionais internos (MOI) inseguros. No entanto, a questão da prevalência de MOI de alta ansiedade (MOIAA) em pacientes raramente tem sido investigada. Este estudo teve como objetivo investigar a prevalência em pacientes TA (com distúrbios alimentares) de MOI com alta ansiedade e sua possível transmissão por parte dos pais. O Separation Anxiety Test foi administrado a 55 pacientes com TA, uma amostra de controle (n = 80), suas mães e pais. Os dois grupos diferiram significativamente com prevalência de MOIAA nos pacientes e seus pais em comparação com os sujeitos de controle. No grupo TA nenhuma diferença significativa foi encontrada na díade mãe-paciente versus pai-paciente similares quanto à MOIAA. A implicação é que os pacientes com TA podem se beneficiar mais por uma terapia individual e/ou familiar baseada no apego do que outros tipos de abordagens psicoterapêuticas.

Resumen La investigación sobre los trastornos de la alimentación (TA) ha demostrado en pacientes un predominio de Modelos Operativos Internos (MOI) inseguros. Sin embargo, la cuestión de la prevalencia en pacientes de MOI que se caracteriza por altos niveles de ansiedad (MOIAA) se ha investigado raras veces. Este estudio tuvo como objetivo investigar la prevalencia en pacientes TA (con trastornos alimentarios) de MOI con alta ansiedad y su posible transmisión por parte de los padres. El Separation Anxiety Test de Bowlby se administró a 55 pacientes con un trastorno de la alimentación (TA), una muestra de control (n = 80), sus padres y madres. Los dos grupos difirieron significativamente, con una prevalencia de MOIAA en los pacientes y sus padres, en comparación con los sujetos de control; en el grupo TA, no se encontró ninguna diferencia significativa en la madre-paciente frente a la relación padre-paciente similares con relación a MOIAA. La implicación es que los pacientes con TA pueden beneficiarse más de una terapia individual y/o familiar basado en el apego que otros tipos de enfoques psicoterapéuticos.
Descritores: Ansiedade
Transtornos da Alimentação e da Ingestão de Alimentos
Apego ao Objeto
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-955204
Autor: Neves, Lurdes; Coimbra, Joaquim Luís.
Título: Validation Study in the Educational Context of the Portuguese Version of the Multidimensional Work Motivation Scale / Estudo de Validação em Contexto Educativo da Versão Portuguesa da Escala Multidimensional de Motivação no Trabalho / Estudio de Validación en Contexto Educativo de la Versión Portuguesa de la Escala Multidimensional de Motivación en el Trabajo
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2803, 2018. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstrac The self-determination theory proposes a multidimensional concept of motivation and distinguishes how different types of motivation can be promoted or discouraged. For the application of the theory of self-determination to the educational context, this study aimed to adapt and validate the Multidimensional Work Motivation Scale (MWMS) in the educational context. The scale was answered by 419 teachers from 30 schools from the North and Center of Portugal. Factor analysis indicated that the 19-item scale has the same factor structure as that obtained in the original study. In this study, it was possible to identify that the items that constitute the MWMS are good indicators of constructs to be measured in an educational context and the factors are properly individualized. The scale showed five robust dimensions that permit a broad understanding of motivation, similar to the studies of the original scale. The dimension with the best internal consistency is demotivation, while introjected regulation obtained the lowest coefficient.

Resumo A teoria da autodeterminação propõe uma conceptualização multidimensional da motivação e distingue como os diferentes tipos de motivação podem ser promovidos ou desencorajados. Para a sua aplicação ao contexto educativo, o presente estudo teve como objetivo a adaptação e validação da Escala Multidimensional de Motivação no Trabalho (MWMS). A escala foi respondidapor 468 professores em 30 agrupamentos de escolas do norte e centro de Portugal. A análise fatorial indicou uma escala de 19 itens com estrutura de fatores semelhante à obtida nos estudos originais. Neste estudo foi possível constatar que os itens que constituem o MWMS são bons indicadores dos construtos que se pretendem medir em contexto educativo e que os fatores se encontram devidamente individualizados. A escala demonstrou cinco dimensões robustas que admitem um entendimento lato da motivação, comuns aos estudos da escala original. A dimensão com melhor consistência interna é a desmotivação e a regulação introjetada é a mais baixa.

Resumen La teoría de la autodeterminación propone una conceptualización multidimensional de la motivación y distingue como los diferentes tipos de motivación pueden ser promovidos o desalentados. Para su aplicación en el contexto educativo, la presente investigación tuvo como objetivo la adaptación e validación de la Escala Multidimensional de Motivación en el Trabajo (MWMS). La escala fue aplicada a 468 profesores en 30 Escuelas del Norte y Centro de Portugal. El análisis factorial indicó una escala de 19 ítems con una estructura de factores semejante a la obtenida en los estudios originales. En esta investigación fue posible constatar que los ítems que constituyen el MWMS son buenos indicadores de los constructos que se pretenden medir en contexto educativo y que los factores se encuentran debidamente individualizados. La escala demostró cinco dimensiones robustas que admiten una comprensión amplia de la motivación, comunes a los estudios de la escala original. La dimensión con mejor consistencia interna es la desmotivación, mientras que la regulación introyectada es la más baja.
Descritores: Inquéritos e Questionários
Autonomia Pessoal
Professores Escolares
Motivação
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-955203
Autor: Ferreira, Heloísa Gonçalves; Barham, Elizabeth Joan.
Título: Relationships between Pleasant Events, Depression, Functionality and Socio-demographic Variables in the Elderly / Relações entre Atividades Prazerosas, Depressão, Funcionalidade e Variáveis Sociodemográficas em Idosos / Relaciones entre las Actividades Placenteras, Depresión, Funcionalidad y Variables Sociodemográficas en Ancianos
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2815, 2018. tab.
Idioma: en.
Projeto: São Paulo Research Foundation.
Resumo: Abstract Involving the elderly in pleasant activities plays an important role in the prevention and treatment of depression. In addition to the influence of mental health benefits, the frequency of involvement in pleasant activities is also affected by the level of functional dependence and socioeconomic conditions of the elderly. The objective of this study was to investigate relationships between scores of the Brazilian version of an instrument to evaluate the involvement of the elderly in pleasant events (OPPES-BR) and depressive symptoms, functional dependence and socio-demographic variables, to verify the external validity of the OPPES-BR. The sample consisted of 337 non-institutionalized elderly individuals without cognitive impairments, who completed the Beck Depression Inventory, Pfeffer's Functional Activities Questionnaire, Brazil's Economic Classification Criterion and the OPPES-BR. The frequency of involvement in potentially pleasant activities was negatively correlated with depressive symptoms, functional dependence and less favorable socio-demographic conditions, suggesting evidence for the external validity of the OPPES-BR.

Resumo O envolvimento de idosos em atividades agradáveis desempenha importante papel na prevenção e tratamento da depressão. Além da influência da saúde mental, a frequência de envolvimento em atividades agradáveis é afetada pelo nível de dependência funcional e pelas condições socioeconômicas dos idosos. O objetivo deste estudo foi investigar relações entre os escores da versão brasileira de um instrumento para avaliar o envolvimento de idosos em atividades prazerosas (OPPES-BR) e sintomas depressivos, dependência funcional e variáveis sociodemográficas, com o propósito de verificar evidências de validade externa do OPPES-BR. A amostra foi composta por 337 idosos não-institucionalizados e sem comprometimento cognitivo. Foram aplicados o Inventário de Depressão de Beck, a Escala de Atividades Instrumentais da Vida Diária de Pfeffer, o Critério de Classificação Econômica Brasil e o OPPES-BR. A frequência de envolvimento em atividades potencialmente agradáveis apresentou correlações negativas com sintomas depressivos, dependência funcional e condições sociodemográficas menos favoráveis, sugerindo evidências de validade externa do OPPES-BR.

Resumen La participación de los ancianos en actividades agradables desempeña un importante papel en la prevención y el tratamiento de la depresión. La frecuencia de participación en actividades agradables también se ve afectada por el nivel de dependencia funcional y las condiciones socioeconómicas de los ancianos. El objetivo de este estudio fue investigar relaciones entre los escores de la versión brasileña de un instrumento para evaluar la participación de ancianos en actividades placenteras (OPPES-BR) y síntomas depresivos, dependencia funcional y variables sociodemográficas, además de verificar evidencias de validez externa del OPPES BR. La muestra fue compuesta por 337 ancianos no institucionalizados y sin compromiso cognitivo. Fueron aplicados el Inventario de Depresión de Beck, la Escala de Actividades Instrumentales de la Vida Diaria de Pfeffer, el Criterio de Clasificación Económica Brasil y el OPPES-BR. La frecuencia de participación en actividades potencialmente agradables presentó correlaciones negativas con síntomas depresivos, dependencia funcional y condiciones sociodemográficas menos favorables, sugiriendo evidencias de validez externa del OPPES-BR.
Descritores: Reprodutibilidade dos Testes
Depressão
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Idoso
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Id: biblio-955222
Autor: Carvalho, Renato Gomes; Abreu, Carolina Castro.
Título: Students' Characteristics and Teachers' Estimates about Their Academic Achievement / Características dos Estudantes e Estimativas dos Professores acerca do seu Desempenho Acadêmico / Características de los Estudiantes y la Estimación de sus Logros Académicos por los Profesores
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2808, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract The relation between teachers' expectations and students' academic achievement has received considerable interest in the education and psychology domains. In this study, we analyze the extent to which the information about students influences the formulation of teachers' estimates about their achievement. The sample consisted of 491 Portuguese teachers, aged between 26 and 82 years old (M age = 43 years). To assess the teachers' estimates, we created excerpts containing information about hypothetical students, in relation to whom an estimate of academic success was required. Each excerpt had two versions (A and B), according to the more or less favorable information regarding students' intellectual, family, self-regulation, and previous performance variables. The results show moderate differences between the estimates of the participants that received version A and those that received version B. The results are discussed considering the importance of a set of student characteristics for the way teachers develop estimates about student performance.

Resumo A relação entre as expectativas dos professores e o desempenho acadêmico dos estudantes tem recebido muito interesse da investigação. Neste estudo, analisamos a extensão em que a informação sobre os estudantes influencia as estimativas docentes acerca do seu potencial desempenho acadêmico. A amostra consistiu em 491 professores, com idades entre 26 e 82 anos (M idade = 43). Para avaliar as estimativas, foram criados diferentes excertos contendo informação sobre estudantes hipotéticos, acerca dos quais era solicitada estimativa de sucesso escolar. Cada excerto tinha duas versões (A e B), conforme a informação sobre o estudante fosse mais ou menos favorável, relativamente a variáveis intelectuais, sociodemográficas, autorregulação e desempenho anterior. Os resultados mostram diferenças moderadas entre as estimativas dos participantes que receberam a versão A, comparativamente aos que receberam a versão B, permitindo concluir que aquelas características são relevantes na forma como os docentes desenvolvem estimativas acerca do desempenho acadêmico dos estudantes.

Resumen La relación entre las expectativas de los profesores y el rendimiento académico de los estudiantes ha sido investigada con gran interés. En este estudio se analiza la influencia de la información sobre los estudiantes, en la formulación de estimaciones docentes acerca de sus rendimientos académicos. La muestra estuvo compuesta por 491 profesores, comprendidos entre los 26 y 82 años de edad (M edad = 43). Para evaluar las estimaciones, fueron creados diferentes extractos con información sobre estudiantes hipotéticos, acerca de los cuales era solicitada una estimación de éxito académico. Cada extracto poseía dos versiones (A y B), sobre la información del estudiante, más o menos favorable sobre variables intelectuales, sociodemográficas, familiares, autorregulación y rendimiento académico anterior. Los resultados muestran diferencias moderadas entre las estimaciones de los participantes que recibieron la versión A y las efectuadas por los que recibieron la versión B. Lo anterior, permite arribar a la conclusión de que aquellas características son relevantes para los profesores para realizar sus estimaciones, relativas al desempeño académico de los estudiantes.
Descritores: Estudantes
Capacitação de Professores
Sucesso Acadêmico
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
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Pontes, Fernando Augusto Ramos
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Id: biblio-955221
Autor: Ramos, Maély Ferreira Holanda; Pontes, Fernando Augusto Ramos; Silva, Simone Souza da Costa; Ramos, Edson Marcos Leal; Casanova, Daniela Couto Guerreiro; Azzi, Roberta Gurgel.
Título: Characterization of Basic Education Teachers Based on the Social Cognitive Model of Job Satisfaction / Caracterização de Docentes da Educação Básica a partir do Modelo Social Cognitivo de Satisfação no Trabalho / Caracterización de los Docentes de Educación Básica a partir de la Satisfacción del Modelo Social Cognitivo Social en el Trabajo
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2811, 2018. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Teachers' job satisfaction and the factors that contribute to it are important in the school context as theycanaffect teachers' motivation and performance. This study aims to identify the dimensions associated with the degree of satisfaction amongbasic education teachers based on the Social Cognitive Model of Teacher Job Satisfaction and the degree of collective teacher efficacy. This study applied quantitative research methods to a sample of 495 basic education teachers within a network of private schools in three Brazilian states. The results indicate that positive affect and life satisfaction were the factors most strongly associated with job satisfaction. There was no association between efficacy beliefs (self-efficacy and collective efficacy) and job satisfaction. Elementary school teachers had the most negative perceptions of teaching. Specific aspectsof the school environment, such as a lack of student discipline, may have contributed to this result.

Resumo A satisfação no trabalho docente e seus elementos influenciadores são fatores importantes no contexto escolar, pois podem afetar os estados motivacionais e o nível de desempenho do professor. Este estudo tem como objetivo identificar as dimensões associadas ao grau de satisfação de professores da Educação Básica, a partir do Modelo Social Cognitivo de Satisfação no Trabalho Docente, e ao grau da eficácia coletiva docente. Consta de uma pesquisa quantitativa aplicada numa amostra de 495 docentes da Educação Básica de uma rede privada de ensino, em três estados brasileiros. Os resultados indicaram que o afeto positivo e a satisfação com a vida foram os fatores mais fortemente associados à satisfação com o trabalho. Não houve associação entre as crenças de eficácia (auto eficácia e eficácia coletiva) e a satisfação no trabalho. Os professores do Ensino Fundamental apresentaram as percepções mais negativas sobre a docência. Circunstâncias específicas do contexto escolar, tais como a indisciplina discente, podem ter contribuído para esse resultado.

Resumen La satisfacción en el trabajo y sus elementos de influencia, son factores importantes en el contexto escolar, porque pueden afectar los estados de motivación y el nivel de desempeño del docente. Este estudio tiene como objetivo identificar las dimensiones asociadas al grado de satisfacción de los profesores de Educación Básica, a partir del Modelo Social Cognitivo de Satisfacción en el Trabajo y el grado de eficacia colectiva docente. Asimismo, constituye una investigación cuantitativa aplicada a una muestra de 495 docentes de Educación Básica, provenientes de escuelas privadas de tres Estados brasileños. Los resultados indicaron que los factores más influyentes en la satisfacción con el trabajo son el afecto positivo y la satisfacción con la vida. No hubo asociación entre las creencias de eficacia (autoeficacia y eficacia colectiva) y la satisfacción en el trabajo. Los profesores de Enseñanza Fundamental presentaron las percepciones más negativas respecto a la docencia. Esta situación tal vez esté determinada por la concurrencia de circunstancias específicas del contexto escolar, que pueden haber contribuído a este resultado, tales como la indisciplina de los estudiantes.
Descritores: Orientação
Professores Escolares
Satisfação no Emprego
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-955220
Autor: Guerson, Luciana Raybolt da S. C; França, Lucia Helena de F. P; Amorim, Silvia Miranda.
Título: Satisfação com a Vida em Aposentados que Continuam Trabalhando / Life Satisfaction in Retirees Who are still Working 1 / Satisfacción con la vida en jubilados que permanecen trabajando
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2812, 2018. tab.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq; . FAPERJ.
Resumo: Resumo Nem sempre a aposentadoria significa a saída definitiva do mercado de trabalho. O trabalho é um dos aspectos mais relevantes na vida das pessoas adultas e parece haver uma relação entre a continuidade do trabalho durante a aposentadoria e a satisfação com a vida. Este estudo avaliou a percepção de 230 aposentados que ainda estavam trabalhando e a satisfação com suas vidas. Os participantes responderam a um questionário contendo escalas de Satisfação com a Vida, Percepção do Trabalho e Motivos para o Retorno ao Trabalho. As correlações e a regressão linear múltipla apontaram que a percepção do trabalho, a satisfação com a renda e os motivos intrínsecos, como o sentimento de produtividade, influenciaram a satisfação com a vida desses aposentados que retornaram ao trabalho. Tais resultados apontam para a necessidade de políticas públicas e organizacionais visando a retenção de aposentados que desejam permanecer trabalhando.

Abstract Retirement does not always represent the final exit from the labor market. Work is one of the most important aspects in people's lives, and a relationship seems to exist between continuity of work during retirement and life satisfaction. This study evaluated the perception of life satisfaction among 230 retirees who were still working. Participants completed a questionnaire containing scales for Life Satisfaction, Job Perception and Reasons for Returning to Work. Correlations and multiple linear regression indicated that perception of the work, satisfaction with income and intrinsic reasons (such as the feeling of productivity) influenced life satisfaction of retirees who returned to work. Our results reinforce the adoption of public and organizational policies to maintain retirees who wish to continue working.

Resumen La jubilación no siempre representa la salida definitiva del mercado laboral. El trabajo es uno de los aspectos más importantes en la vida de las personas adultas y parece haber una relación entre la continuidad del trabajo durante la jubilación y la satisfacción con la vida. Este estudio evaluó la percepción de 230 jubilados que aun trabajan y su satisfacción con la vida. Los participantes respondieron a un cuestionario que contiene las escalas de Satisfacción con la Vida, Percepción del Trabajo y Razones para el Regreso al Trabajo. Las correlaciones y la regresión linear múltiple, demostraron que la percepción del trabajo, la satisfacción con la renta y las razones intrínsecas - como la sensación de la productividad - influyeron en la satisfacción con la vida de estos jubilados. Estos resultados refuerzan la necesidad de políticas públicas y organizacionales que permitan la permanencia de jubilados que deseen seguir trabajando.
Descritores: Aposentadoria
Mercado de Trabalho
Satisfação no Emprego
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-955219
Autor: Noronha, Ana Paula Porto; Zanon, Cristian.
Título: Strenghts of Character of Personal Growth: Structure and Relations with the Big Five in the Brazilian Context / Forças de Caráter do Crescimento Pessoal: Estrutura e Relações com o Big Five no Contexto Brasileiro / Fuerzas de Carácter del Crescimento Personal: Estrutura y Relaciones com los Big Five em el Contexto Brasileño
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2822, 2018. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract The structure of character strengths and virtues in different cultural contexts across the globe has failed to recover the six-factor solution originally proposed by Peterson and Seligman. This study aims to assess the structure of the Character Strengths Scale, a test created to assess character strengths and virtues and the association between these strengths and personality factors in the Brazilian context. The sample was made up of 981 undergraduate students (60.5% female) aged between 17 and 26 years (M = 20.7, SD = 2.2), who responded the Character Strengths Scale and Personality Factors Battery. Exploratory factor analysis indicated that the three-factor solution was the most theoretically appropriate, identifying the following factors: Intellectual Strengths, Intrapersonal Strengths and Collectivism, and Transcendence. Regression analysis showed that three personality factors (conscientiousness, extraversion and neuroticism) are relevant predictors of these strengths, explaining a considerable amount of variance. The implications of the findings are presented, suggesting that high levels of neuroticism may impair the flourishing of strengths.

Resumo A estrutura de forças e virtudes em todo o mundo não tem conseguido recuperar a solução de seis fatores proposta originalmente por Peterson e Seligman. Este estudo tem como objetivo avaliar a estrutura da Escala de Força de Caráter, teste criado para avaliar forças e virtudes no contexto brasileiro e suas relações com fatores de personalidade. Participaram 981 estudantes de graduação (60,5% do sexo feminino), com idade entre 17 e 26 anos (M = 20,7, DP = 2,2) que responderam a Escala de Força de Caráter e Bateria Fatorial de Personalidade. A análise fatorial exploratória indicou a solução de três fatores como a mais apropriada teoricamente, identificando os fatores: Intelecto, Intrapessonal e Coletivismo e Transcendência. Modelos de regressão apontaram que três fatores de personalidade (conscienciosidade, extroversão e neuroticismo) constituem preditores relevantes dessas forças. Implicações destes resultados são apresentadas, sugerindo que altos níveis de neuroticismo podem prejudicar o florescimento das forças.

Resumen La estructura de fuerzas y virtudes en todo el mundo no ha podido recuperar la solución de seis factores originalmente propuesta por Peterson y Seligman. Este estudio tiene como objetivo evaluar la estructura de la Escala de Fortalezas de Carácter - una prueba creada para el contexto brasileño para evaluar fuerzas y virtudes y evaluar sus relaciones con factores de personalidad. Los participantes fueron 981 estudiantes de pregrado (60,5% mujeres), de edades comprendidas entre los 17 y los 26 años (M = 20,7, SD = 2,2) que respondieron a la Escala de Fuerzas de Carácter ya la Batería Factorial de Personalidad. El análisis factorial exploratorio indicó la solución de tres factores como la más apropiado (identificando los factores: Intelecto, Intrapersonal y Colectivismo, y Transcendencia) y los modelos de regresión apuntaran que tres factores de personalidad (conciencia, extraversión y neuroticismo) constituyen predictores relevantes de estas fuerzas. Las implicaciones de estos resultados se presentan sugiriendo que altos niveles de neuroticismo pueden afectar el florecimiento de las fuerzas.
Descritores: Personalidade
Determinação da Personalidade
Psicologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME



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