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Id: biblio-1012726
Autor: Steil, Andrea Valéria; Floriani, Eduarda Vieira; Bello, Janine da Silva Alves.
Título: Antecedents of Intention to Leave the Organization: A Systematic Review / Antecedentes da Intenção de Sair da Organização: uma Revisão Sistemática / Los antecedentes de la Intención de Salir de la Organización: una Revisión Sistemática
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);29:e2910, 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: CNPq; . Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES).
Resumo: Abstract The intention to leave the organization is a cognitive, deliberate and conscious process of a person quitting the organization he or she works in a near future. This study was designed to systematize the antecedents of the intention to leave the organization in empirical studies published in Portuguese between 2000-2015. We used a systematic review method to research 31 journals, proceedings of the Encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD), ScIELO database, Google Scholar, and Theses and Dissertations Catalog - CAPES. Thirty-five publications were selected for analysis, where 18 antecedents were identified. Based on these results and on the theory of planned behavior, a model is proposed for understanding the relationships between the intention to leave, its antecedents, and the actual voluntary behavior of leaving organizations. The article indicates different paths to improve the understanding of behavioral variance related to the intention to leave the organization.

Resumo A intenção de sair da organização é um processo cognitivo, deliberado e consciente da pessoa deixar a organização na qual trabalha em um futuro próximo. Este estudo teve por objetivo sistematizar os antecedentes da intenção de sair da organização em pesquisas empíricas de língua portuguesa, publicadas entre 2000 e 2015. Utilizou-se o método de revisão sistemática de literatura para pesquisar 31 periódicos, anais dos Encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD), SciELO, Google Acadêmico e Banco de Teses CAPES. Foram analisadas 35 publicações, nas quais foram identificados 18 antecedentes. A partir destes resultados e da teoria do comportamento planejado, propõe-se um modelo para a compreensão da relação entre a intenção de sair da organização, seus antecedentes e o comportamento de saída voluntária de organizações. O artigo indica diferentes caminhos para que se possa aumentar a explicação da variância do comportamento relacionado à intenção de sair da organização.

Resumen La intención de salir de la organización donde trabaja es un proceso cognitivo, deliberado y consciente de uno para el futuro. Este estudio tuvo como objetivo sistematizar los antecedentes de la intención de salir de la organización en estudios empíricos en portugués, publicados entre 2000 y 2015. Se utilizó el método de revisión sistemática de literatura para investigar 31 periódicos, anales de los Encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD), en las bases de datos SciELO, Google Académico y Banco de Tesis Capes. Se analizaron 35 publicaciones, en las cuales se identificaron 18 antecedentes. Desde los resultados y la teoría del comportamiento planeado, se propone un modelo para el entendimiento de la relación entre la intención de salir de la organización, sus antecedentes, y el comportamiento de salida voluntaria de las mismas. El estudio apunta diferentes caminos para que se pueda explicar más la varianza del comportamiento relacionado con la intención de salir de la organización.
Descritores: Reorganização de Recursos Humanos
Intenção
Satisfação no Emprego
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Id: lil-536354
Autor: Silva, Ana Daniela; Taveira, Maria do Céu; Ribeiro, Eugénia.
Título: Mudanças no self de carreira em estudantes universitários / Changes in the career self of college students / Cambios del self de carrera en estudiantes universitarios
Fonte: Paidéia (Ribeiräo Preto);19(44):283-292, set.-dez. 2009. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Apresenta-se um estudo que tem como objectivo avaliar as mudanças no self de carreira de estudantes universitários do início para o final do último ano de graduação. Para tal recorreu-se a um estudo de medidas repetidas dos índices de uma Grelha de Repertório da Carreira (GRC), desenvolvido para este propósito. Esta grelha avalia a relação estabelecida pelos estudantes entre construtos vocacionais, aspectos do self e figuras determinantes da construção da sua identidade. Do estudo participaram 80 estudantes de graduação da Universidade do Minho, no noroeste de Portugal, inscritos pela primeira vez no último ano do curso de licenciatura, dos quais 49 são mulheres (61,25 por cento) e 31 são homens (38,75 por cento), com idades compreendidas entre os 21 e os 45 anos (M=23,9, DP=4,31). Os resultados evidenciam variações intraindividuais, na flexibilidade cognitiva e definição do self de carreira, inferiores no segundo momento de avaliação.

This study aimed to assess changes in the career self of college students, from the beginning to the end of the last year of the program. For that, a study of repeated measures of the indices of a Career Repertory Grid (GRC), specially developed for this purpose, was conducted. This grid assesses the relationships established by students between vocational constructs, aspects of the self and determinant people in the construction of their identity. A total of 80 undergraduate students from the University of Minho, Northwest of Portugal, who where registered for the first time in the last year of the program participated in the study. Of these, 49 were women (61.25 percent) and 31 were men (38.75 percent) with ages ranging from 21 to 45 years old (M=23.9; SD=4.31). Results evidence intra-individual changes in cognitive flexibility and in the definition of the career self, which decreased in the second assessment.

Estudio que tuvo como objetivo evaluar los cambios del self de carrera profesional de los estudiantes del comienzo al final del último año de diplomatura. Para tal, se llevó a cabo un estudio de mediciones repetidas de los índices de una Rejilla de la Carrera (GRC) desarrollada para el propósito. Esta Rejilla evalúa la relación establecida por los estudiantes entre constructos vocacionales, dimensiones del self y de relación con los otros envueltos en la construcción de su identidad. En el estudio participaron 80 estudiantes de postgrado de la Universidad de Miño, en el noroeste de Portugal, inscripto por primera vez en el último año del curso de licenciatura de los cuales 49 son mujeres (61,25 por ciento) y 31 son hombres (38,75 por ciento), de 21 a 45 años de edad (M=23,9, SD=4,31). Los resultados muestran variaciones intra individuales en la flexibilidad cognitiva y la definición del self de carrera, inferiores en el segundo momento de la evaluación.
Descritores: Capacitação Profissional
Educação Superior
Estudantes
Mobilidade Ocupacional
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Meia-Idade
Adulto Jovem
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Wagner, Adriana
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Id: biblio-1012725 LILACS-Express
Autor: Wagner, Adriana; Mosmann, Clarisse Pereira; Scheeren, Patrícia; Levandowski, Daniela Centenaro.
Título: Conflict, Conflict Resolution and Marital Quality / Conflito, Estratégias de Resolução e Qualidade Conjugal / Conflicto, Estrategias de Resolución y Calidad Conyugal
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);29:e2919, 2019. tab.
Idioma: en.
Projeto: FAPERGS and CNPq.
Resumo: Abstract Studies on conflict and marital quality are important for clinical practice involving couples. We analyzed the predictive power of motives and conflict resolution styles on marital quality in a sample from Southern Brazil. The following were applied to 750 men and 750 women aged 40 years old on average (SD = 11.07): sociodemographic data sheet, Marital Conflict Scale, Conflict Resolution Style Inventory and The Golombok Rust Inventory of Marital State. Marital quality was associated with how the couples solve their conflicts and the reasons for which they discuss. The use of constructive conflict resolution strategies was a predictor of marital quality, as were the motives related to financial issues, household chores, and time spent together. The results reveal the importance of the professionals paying attention to the nature of the marital conflicts reported by the couples and the strategies employed to solve them as factors involved in the evaluation of marital quality.

Resumo Estudos sobre conflito e qualidade conjugal são importantes para a prática clínica com casais. Analisou-se o poder preditivo dos motivos e estilos de resolução de conflito sobre a qualidade conjugal em uma amostra do sul do Brasil. Foram aplicados em 750 homens e 750 mulheres com idade média de 40 anos (SD = 11.07): ficha de dados sociodemográficos, Marital Conflict Scale, Conflict Resolution Style Inventory e The Golombok Rust Inventory of Marital State. A qualidade conjugal associou-se à forma como os casais resolvem seus conflitos e aos motivos pelos quais discutem. O uso de estratégias construtivas de resolução de conflito foi preditor da qualidade conjugal, assim como os motivos relacionados às questões financeiras, tarefas domésticas e tempo juntos. Os resultados revelam a importância dos profissionais atentarem para a natureza dos conflitos conjugais reportados pelos casais e as estratégias empregadas para resolvê-los como fatores implicados na avaliação da qualidade conjugal.

Resumen Son importantes los estudios sobre conflicto y calidad conyugal en la práctica clínica con parejas. Se analizó el poder predictivo de los motivos y estilos de resolución de conflictos sobre la calidad conyugal en una muestra de la región Sur de Brasil. Se aplicó a 750 hombres y a 750 mujeres con un promedio de edad de 40 años (SD = 11.07) la ficha de datos sociodemográficos Marital Conflict Scale, Conflict Resolution Style Inventory y The Golombok Rust Inventory of Marital State. La calidad conyugal se asoció con el modo con el cual las parejas resuelven sus conflictos y con sus motivos de discusión. El uso de estrategias constructivas de resolución de conflictos fue el predictor de la calidad conyugal, así como los motivos relacionados con las cuestiones financieras, las tareas domésticas y el tiempo juntos. Los resultados apuntan la importancia de que los profesionales tengan en cuenta la naturaleza de los conflictos conyugales reportados por las parejas y las estrategias utilizadas para resolverlos como los factores implicados en la evaluación de la calidad conyugal.
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Id: biblio-1012724 LILACS-Express
Autor: Hernandez, Jose Augusto Evangelho; Voser, Rogério da Cunha.
Título: Validity Evidence for the Flow State Scale-2 with University Athletes / Evidências de Validade para a Flow State Scale-2 com Atletas Universitários / Evidencias de Validez para la Flow State Scale-2 en Atletas Universitarios
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);29:e2909, 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Flow is an optimal psychological state, a very positive experience associated with high levels of performance in various areas of human activity such as sports. This study sought evidence for the construct validity of the Brazilian version of FSS-2 and, in this way, contribute with theoretical and empirical resources for the research and professional practice of Brazilian psychologists in the field of sports and physical exercise. This instrument provides a global measure and specifically measures nine dimensions of the flow experience. The participants were 366 athletes, men and women, 16-41 years of age, who played futsal, handball, volleyball and rugby and disputed the University Games Gaúchos 2015. The scores of the subjects were subjected to Confirmatory Factor Analysis. Indices of content, factorial, convergent and discriminant validities and internal consistency were found, discussed according to theoretical and empirical data from this line of research. We conclude that the general adjustments of the model were close to those obtained in the original studies.

Resumo O flow é uma experiência muito positiva, um estado psicológico ótimo que está associado a elevados níveis de desempenho em várias áreas de atuação humana como o esporte. Este estudo buscou evidências de validade de construto para a versão brasileira da FSS-2 e, desta forma, contribuir com subsídios teóricos e empíricos para a pesquisa e a prática profissional do psicólogo brasileiro no âmbito do desporto e do exercício físico. Participaram da pesquisa 366 atletas, homens e mulheres, de 16 a 41 anos de idade, do futsal, handebol, voleibol e rugby, que disputavam os Jogos Universitários Gaúchos 2015. Os escores da FSS-2 foram submetidos à Análise Fatorial Confirmatória. Foram encontrados indicativos de validades de conteúdo, fatorial, convergente e discriminante e de consistência interna e discutidas baseadas nos dados teóricos e empíricos dessa linha de pesquisa. Conclui-se que os ajustes gerais do modelo testado foram próximos aos obtidos nos estudos originais.

Resumen El flow es un excelente estado psicológico, una experiencia muy positiva, asociado con altos niveles de rendimiento en diversas áreas de la actividad humana como la del deporte. Este estudio buscó evidencias de validez del constructo para la versión brasileña de la FSS-2 y, de esta forma, contribuir con los subsidios teóricos y empíricos para la investigación y la práctica profesional del psicólogo brasileño en el ámbito del deporte y del ejercicio físico. El instrumento proporciona nueve medidas específicas y una medida global de flow. En el estudio participaron 366 personas, hombres y mujeres, con edad de entre 16-41 años, jugadores de fútbol sala, balonmano, voleibol y rugby, que competían en los Juegos Universitarios Gaúchos 2015. Las puntuaciones de FSS-2 se sometieron a análisis factorial confirmatorio. Se encontraron indicios de validez de contenido, factorial, convergente y discriminante y de consistencia interna, que fueron analizados a partir de los datos teóricos y empíricos de esa línea de investigación. Se concluye que los ajustes generales del modelo comprobado fueron cercanos a los obtenidos en los estudios originales.
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1012723 LILACS-Express
Autor: Pereira, Michelle Morelo; Ferreira, Maria Cristina; Valentini, Felipe.
Título: Occupational Satisfaction of Physicians: The Impact of Demands and Resources / Satisfação Laboral dos Médicos: O Impacto de Demandas e Recursos / Satisfacción Laboral de Médicos: El Impacto de Demandas y Recursos
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);29:e2920, 2019. graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract According to the Work Demands and Resources Model, work demands exhaust workers while personal and work resources contribute to their growth. The present study aimed to identify the impact of a work resource (work-family enrichment) and a work demand (overload) on the occupational satisfaction of physicians, as well as the role of a personal resource (harmonious passion for work) as mediator of these relationships. A total of 284 Brazilian physicians participated in the study, of which 52.1% were females. The results of the structural equation modeling showed that work-family enrichment was positively related to occupational satisfaction, while overload was negatively related to this variable. Both relationships were partially mediated by passion for work. It was concluded that the identification and strengthening of the feelings of passion for work of physicians can contribute to the improvement of their occupational well-being, and, consequently, that of their families and customers.

Resumo O Modelo de Demandas e Recursos do Trabalho preconiza que as demandas do trabalho exaurem o trabalhador enquanto os recursos pessoais e do trabalho contribuem para seu crescimento. O presente estudo teve como objetivo identificar o impacto de um recurso do trabalho (enriquecimento trabalho-família) e de uma demanda (sobrecarga) sobre a satisfação laboral dos médicos, bem como o papel mediador de um recurso pessoal (paixão harmoniosa pelo trabalho) nessas relações. Participaram do estudo 284 médicos brasileiros, sendo 52,1% do sexo feminino. Os resultados da modelagem de equações estruturais apontaram que o enriquecimento trabalho-família relacionou-se positivamente à satisfação laboral, enquanto a sobrecarga relacionou-se negativamente com tal variável. Ambas as relações foram parcialmente mediadas pela paixão pelo trabalho. Concluiu-se que a identificação e o fortalecimento do sentimento de paixão pelo trabalho dos médicos pode contribuir para a melhoria de seu bem-estar laboral e, em consequência, o de seus familiares e clientes.

Resumen El Modelo de Demandas y Recursos Laborales apunta que las demandas del trabajo agotan al trabajador, mientras que los recursos personales y del trabajo contribuyen a su crecimiento. El presente estudio tuvo como objetivo identificar el impacto de un recurso del trabajo (enriquecimiento trabajo-familia) y de una demanda (sobrecarga) sobre la satisfacción laboral de los médicos, así como el papel mediador de un recurso personal (pasión armoniosa por el trabajo) en estas relaciones. En el estudio participaron 284 médicos brasileños, siendo el 52,1% del sexo femenino. Los resultados del modelado de ecuaciones estructurales apuntan que el enriquecimiento trabajo-familia se asoció positivamente con la satisfacción laboral, mientras que la sobrecarga se relacionó negativamente con dicha variable. Ambas relaciones se mediaron parcialmente mediante la pasión por el trabajo. Se concluyó que identificar y fortalecer el sentimiento de la pasión por el trabajo de los médicos puede contribuir a mejorar su bienestar laboral y, en consecuencia, el de sus familiares y clientes.
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Id: biblio-1012722 LILACS-Express
Autor: Maciel, Silvana Carneiro; Pereira, Cicero Roberto; Lima, Tiago Jessé Souza de; Souza, Luana Elayne Cunha de; Camino, Leoncio; Silva, Giselli Lucy Souza.
Título: Social Exclusion of People Who Suffer from Mental Disorders: A Proposal for an Explanatory Model / Exclusão Social de Pessoas que Sofrem com Transtornos Mentais: Uma Proposta de Modelo Explicativo / Exclusión Social de Personas que Sufren de Trastornos Mentales: una Propuesta de Modelo Explicativo
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);29:e2915, 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: CAPES / FCT.
Resumo: Abstract Beliefs about the nature of social groups may motivate people to exclude members of minority groups from their conviviality. This process is analyzed in this article by proposing an explanatory model for the social exclusion of people suffering from mental disorders wherein beliefs about the nature of mental disorder, the perception of threat and prejudice contribute to social exclusion. Two studies (Study 1, N = 254; Study 2, N = 236) were conducted with university students who answered the following questions about beliefs and prejudices regarding mental disorders, perceived threat and social exclusion. Regression analyses have shown that exclusion is motivated by prejudice, whose impact is mediated by perceived threat. The results also indicated that prejudice is anchored in participants' beliefs on the nature of mental disorders, especially those with a religious basis.

Resumo As crenças sobre a natureza dos grupos sociais podem motivar as pessoas a excluírem membros de grupos minoritários do seu convívio. Este artigo analisa esse processo propondo um modelo explicativo da exclusão social de pessoas que sofrem com transtornos mentais no qual as crenças sobre a natureza do transtorno mental, a percepção de ameaça e o preconceito contribuem para a exclusão social. Para tanto foram realizados dois estudos (Estudo 1, N = 254; Estudo 2, N = 236) com estudantes universitários que responderam os seguintes perguntas sobre crenças e preconceito acerca dos transtornos mentais, percepção de ameaça e exclusão social. Análises de regressão demonstraram que a exclusão é motivada pelo preconceito, sendo o impacto do preconceito mediado pela percepção de ameaça. Os resultados também indicaram que o preconceito está ancorado nas crenças que os participantes mantêm sobre a natureza dos transtornos mentais, especialmente aquelas de base religiosa.

Resumen Las creencias de las personas sobre la naturaleza de los grupos sociales pueden motivar la exclusión de su convivencia de miembros de grupos minoritarios. El presente artículo analiza este proceso y propone un modelo explicativo de exclusión social de las personas que sufren de trastornos mentales, en que las creencias sobre la naturaleza del trastorno mental, la percepción de amenaza y el prejuicio contribuyen a la exclusión social. Para ello, se realizaron dos estudios (Estudio 1, N = 254; Estudio 2, N = 236) con estudiantes universitarios que respondieron las preguntas sobre creencias y prejuicios acerca de los trastornos mentales, sobre percepción de amenaza y sobre exclusión social. Los análisis de regresión demostraron que la motivación de la exclusión es el prejuicio, siendo que el impacto del prejuicio es mediado por la percepción de amenaza. Los resultados también apuntan que el prejuicio tiene por base las creencias que mantienen los participantes sobre la naturaleza de los trastornos mentales, especialmente aquellas religiosas.
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Alvarenga, Patricia
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Id: biblio-1002736
Autor: Paixão, Catiele; Alvarenga, Patrícia.
Título: Effects of an Intervention on Social Competence of Children Surviving Brain Tumors / Efeitos de Intervenção na Competência Social de Crianças Sobreviventes de Tumor Cerebral / Efectos de una Intervención Sobre la Competencia Social de Niños Sobrevivientes de Tumores Cerebrales
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);29:e2914, 2019.
Idioma: en.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Brazil (FAPESB).
Resumo: Abstract Pediatric brain tumors often generate problems in social-emotional development. This study evaluated the effects of an intervention on the social competence of children surviving brain tumors through a multiple-case design. Two mother-child dyads received three home visits for the pre-intervention assessment and another three home visits two months after the intervention for the post-intervention assessment. The collection of evidence pre- and post-intervention involved the child's clinical data and semi-structured interviews with the mother and the child regarding social adjustment and social interaction components. The intervention lasted from seven to nine sessions, which mother and child attended separately. The data were subjected to logic model analysis. The results show an improvement in social competence in both cases, especially in the pattern of social interaction with peers. We discuss the implications of the sequels from the illness in terms of deficits in and promotion of social competence.

Resumo Tumores cerebrais pediátricos, frequentemente, acarretam agravos ao desenvolvimento socioemocional. Este estudo objetivou avaliar os efeitos de uma intervenção sobre a competência social de crianças sobreviventes de tumor cerebral por meio do delineamento de estudo de casos múltiplos. Duas díades mãe-criança receberam três visitas domiciliares para a avaliação pré-intervenção, e outras três visitas domiciliares, dois meses após a intervenção, para a avaliação pós-intervenção. A coleta de evidências pré e pós-intervenção envolveu informações clínicas da criança e entrevistas semiestruturadas com a mãe e com a criança sobre os componentes ajustamento social e interação social. A intervenção durou de sete a nove sessões, sendo mãe e criança atendidas separadamente. Os dados foram submetidos à análise de modelos lógicos. Os resultados revelaram melhora na competência social de ambos os casos, especialmente no padrão de interação social com pares. Discutem-se as implicações das sequelas do adoecimento nos déficits e na promoção da competência social.

Resumen Tumores cerebrales pediátricos a menudo generan problemas en el desarrollo socioemocional. Este estudio evaluó los efectos de una intervención sobre la competencia social de los niños sobrevivientes de tumores cerebrales, mediante el diseño de estudio de casos múltiples. Dos diadas madre-hijo recibieron tres visitas domiciliarias para la evaluación preintervención y tres visitas, dos meses después de la intervención, para la evaluación post-intervención. La recojida de evidencias pre y post-intervención incluyó informaciónes clínicas del niño y entrevistas semiestructuradas con la madre y el niño sobre los componentes de ajuste y interacción social. La intervención duró de siete a nueve sesiones, siendo madre e hijo asistidos separadamente. Los datos fueron sometidos al análisis de modelos lógicos. Los resultados mostraron mejora en la competencia social en ambos casos, especialmente en el patrón de interacción social con los pares. Discutimos las implicaciones de las secuelas de la enfermedad en los déficits y en la promoción de la competencia social.
Descritores: Psicoterapia
Neoplasias Encefálicas
Relatos de Casos
Perfil de Impacto da Doença
Habilidades Sociais
Relações Mãe-Filho
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1002735
Autor: Oliveira, Marina Cardoso de; Melo-Silva, Lucy Leal; Taveira, Maria do Céu; Postigo, Flávia Leandra Jorge.
Título: Career Success According to New Graduates: Implications for Counseling and Management / Sucesso na Carreira na Perspectiva de Recém-Formados: Implicações para Aconselhamento e Gestão / Êxito Profesionale en la Perspectiva de los Nuevos Graduados: Implicaciones para Asesoramiento y Gestión
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);29:e2913, 2019.
Idioma: en.
Resumo: Resumo Qualitative research on career success has been encouraged across different category of workers. This qualitative research sought to explore how do new graduates define career success and also highlight some implications for career counseling and Human Resources management. Sample included nine new graduates from two different regions of Brazil, divided in two focus groups. Discourse analysis based on interpretative repertoire approach was used for the data analyses. The graduates' definitions emphasized both subjective (confidence in the future, career planning, professional identity construction, work adjustment, and satisfaction with the career path) and objective (work in the area of graduation with a good salary, financial independence, social recognition) career outcomes. The meanings identified in this study reinforced the multidimensional nature of the construct and also could help career counselors and human resources managers better plan their interventions contributing to new graduates' career success during university-to-work transition.

Abstract Pesquisas qualitativas sobre sucesso na carreira têm sido recomendadas com o intuito de descrevê-lo na perspectiva de diferentes grupos de trabalhadores. Este estudo teve como objetivo explorar como recém-formados definem sucesso na carreira e, a partir das conceituações, apontar implicações para o aconselhamento e a gestão. A amostra incluiu nove recém-formados, de duas regiões do Brasil, subdivididos em dois grupos focais. As respostas foram analisadas por meio da análise do discurso. Os recém-formados descreveram o sucesso baseados em indicadores subjetivos (confiança no futuro, elaboração planos de carreira, construção da identidade profissional, adaptação ao trabalho e satisfação com a trajetória de carreira) e objetivos (conseguir trabalho na área de formação, independência financeira e reconhecimento social). As definições apresentadas reforçaram a natureza multidimensional do constructo e podem ser úteis para profissionais de orientação e gestores de pessoas planejarem suas intervenções, contribuindo para o sucesso dos recém-formados durante a transição para o trabalho.

Resumen Éxito en la carrera es un concepto con múltiples sentidos. Estudios cualitativos ha sido recomendados con distintos colectivos de los trabajadores. Esta investigación cualitativa buscó explorar cómo los nuevos graduados definen éxito en la carrera y también resaltar algunas implicaciones para la orientación profesional y la gestión de recursos humanos. La muestra incluyó nueve nuevos graduados de dos regiones diferentes de Brasil, divididos en dos grupos focales. Se utilizó el análisis del discurso basado en el enfoque de repertorio interpretativo para el análisis de datos. Las definiciones de los graduados hicieron hincapié tanto subjetivo (la superación de miedos e incertidumbres y construir confianza en el futuro, el progreso en metas y planeamiento de la carrera, la construcción de la identidad profesional, la adaptación al trabajo, y la satisfacción con la carrera) y objetiva (trabajo en el área de la graduación con un buen sueldo, independencia financiera, reconocimiento social). Los significados identificados en este estudio reforzaron la naturaleza multidimensional del constructo y podrían ayudar a orientadores profesionales y responsables de recursos humanos a planificar mejores intervenciones que contribuyen al éxito en la carrera de nuevos graduados.
Descritores: Orientação Vocacional
Mobilidade Ocupacional
Recursos Humanos
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
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Id: biblio-1002734
Autor: Vaz, Aline Melina; Schmidt, Andréia.
Título: Learning of Pseudowords by Children of Different Ages in a Shared Book Reading Context / Aprendizagem de Pseudopalavras por Crianças de Diferentes Idades em Contexto de Leitura Compartilhada de Livros / Aprendizaje de Pseudopalabras en Niños de Diferentes Edades en Contexto de Lectura Compartida de Libros
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);29:e2912, 2019. graf.
Idioma: en.
Projeto: São Paulo Research Foundation (FAPESP; . Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Sobre Comportamento, Cognição e Ensino (CNPq; . Fapesp.
Resumo: Abstract Shared book reading favors incidental learning of vocabulary; however, studies indicate that the previous vocabulary level of the child interferes with learning. The aim of this study was to compare the learning relations between pseudowords and figures of children aged 3 and 7 years in a shared book reading situation and to investigate the possible occurrence of the Matthew Effect. A book with four pseudowords developed for this study was read three consecutive times to 10 children of each age group. Matching-to-sample, exclusion, naming, and description of the use probes were applied immediately after the reading and one week later. No significant differences were found between the performances of both groups, except for the exclusion probes, without incidence of the Matthew Effect. Learning words is a continuous process that involves frequency and contexts of exposure to the words.

Resumo A leitura compartilhada de histórias favorece a aprendizagem incidental de vocabulário, mas estudos indicam que o nível de vocabulário prévio da criança interfere nessa aprendizagem. O objetivo deste estudo foi comparar a aprendizagem de relações entre pseudopalavras e figuras por crianças de 3 e 7 anos em situação de leitura compartilhada de histórias e a possível ocorrência do Matthew Effect. Um livro especialmente elaborado para esta pesquisa foi lido por três vezes consecutivas para 10 crianças de cada grupo etário, apresentando quatro pseudopalavras. Sondas de emparelhamento ao modelo, exclusão, nomeação e descrição da utilidade foram aplicadas logo após a leitura e uma semana depois. Não foram encontradas diferenças significativas entre os desempenhos dos dois grupos, exceto nas sondas de exclusão, sem o registro de ocorrência do Matthew Effect. A aprendizagem de palavras é um processo contínuo e envolve condições como a frequência e os contextos de exposição às palavras.

Resumen La lectura compartida de libros favorece el aprendizaje incidental de vocabulario; sin embargo, los estudios apuntan que el nivel de vocabulario previo del niño interfiere en este aprendizaje. El presente estudio buscó comparar el aprendizaje de relaciones entre pseudopalabras y figuras en niños de entre 3 y 7 años en situación de lectura compartida de cuentos, así como la posible ocurrencia del Matthew Effect. Un libro no comercial se leyó tres veces consecutivas a 10 niños de cada grupo de edad, presentándoles cuatro pseudopalabras. Se aplicaron pruebas de igualación a la muestra, exclusión y denominación inmediatamente después de la lectura y una semana después de la misma. No se hallaron diferencias significativas en los desempeños de ambos grupos, a excepción de las pruebas de exclusión, y no se registró la ocurrencia del Matthew Effect. El aprendizaje de palabras es un proceso continuo e involucra condiciones como la frecuencia y los contextos de exposición a las palabras.
Descritores: Aprendizagem Verbal
Vocabulário
Análise do Comportamento Aplicada
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1002733
Autor: Fernandes, Helenita de Araujo; Mourão, Luciana; Gondim, Sônia Maria Guedes.
Título: Professional Development: Proposition of a Trans-occupational Model from a Qualitative Study / Desenvolvimento Profissional: Proposição de um Modelo Transocupacional a Partir de Estudo Qualitativo / Desarrollo Profesional: una Propuesta de Modelo Transocupacional a partir de un Estudio Cualitativo
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);29:e2916, 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES).
Resumo: Abstract Knowing the perceptions of people from different professions about their professional development is one of the current changes in the field of Labor Psychology. The objective of this study was to construct a Trans-occupational theoretical model of professional development based on the grounded theory. To this end, 25 interviews were conducted in depth with five professional categories, namely: lawyers, entrepreneurs, engineers, physicians and psychologists. Data collection instrument was an open script for interviews, which were then recorded and transcribed. Analysis of results was supported by the software Alceste. Results point to similarities and specificities in the career trajectories inter-professions, and we opted for the non-inclusion of entrepreneurs in the model due to their significant difference when compared to the other categories. As a conclusion, we proposed a trans-occupational model of professional development with five key elements: Work Context, Motivation, Training/Learning, Relational Elements and Lived Experiences. The model, although it requires research for validation, offers relevant contributions and reflections to professionals and researchers working in the area.

Resumo Conhecer as percepções das pessoas de diferentes profissões acerca do seu desenvolvimento profissional é um dos desafios atuais da área de Psicologia do Trabalho. O objetivo deste estudo foi construir um modelo teórico transocupacional de desenvolvimento profissional baseado na teoria fundamentada (Grounded Theory). Para tanto, foram realizadas 25 entrevistas em profundidade, com cinco categorias profissionais, a saber: advogados, empresários, engenheiros, médicos e psicólogos. O instrumento de coleta de dados foi um roteiro aberto para entrevistas, que foram gravadas e transcritas. A análise dos resultados foi apoiada pelo software Alceste. Os resultados apontam para similitudes e especificidades nas trajetórias de carreira interprofissões e optou-se pela não inclusão dos empresários no modelo pela expressiva diferença em relação às demais categorias. Como conclusão, propusemos um modelo transocupacional de desenvolvimento profissional, com cinco elementos centrais: Contexto de trabalho, Motivação, Formação/aprendizagem, Elementos relacionais e Experiências vividas. O modelo, embora careça de pesquisas que o valide, oferece contribuições e reflexões relevantes para os profissionais e pesquisadores que atuam na área.

Resumen Uno de los desafíos actuales del campo de Psicología del Trabajo es conocer las percepciones de individuos de diferentes profesiones acerca de su desarrollo profesional. El presente estudio propone construir un modelo teórico transocupacional de desarrollo profesional desde la teoría fundamentada (Grounded Theory). Para ello, se realizaron 25 entrevistas en profundidad con las siguientes cinco categorías profesionales: abogados, empresarios, ingenieros, médicos y psicólogos. En la recopilación de datos se utilizó como instrumento un guion abierto para las entrevistas, que fueron grabadas y transcriptas. En el análisis de los resultados se utilizó el software Alceste. Los resultados apuntan similitudes y especificidades en las trayectorias de carreras interprofesiones, y en el modelo se optó por la no inclusión de la categoría empresarios debido a la expresiva diferencia en relación con las demás categorías. Como conclusión, proponemos un modelo transocupacional de desarrollo profesional con cinco ejes centrales: Contexto laboral, Motivación, Formación/Aprendizaje, Elementos relacionales y Experiencias. Aunque necesita más investigaciones para validarlo, el modelo ofrece aportes y reflexiones relevantes a los profesionales e investigadores que actúan en este campo.
Descritores: Mobilidade Ocupacional
Gerenciamento da Prática Profissional
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central



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