Base de dados : LILACS
Pesquisa : Paidéia (Ribeirão Preto) - LILACS
Referências encontradas : 688 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 69 ir para página                         

  1 / 688 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-976316 LILACS-Express
Autor: Howat-Rodrigues, Anna Beatriz Carnielli; Tokumaru, Rosana Suemi; Izar, Patrícia.
Título: Modeling Risk-Taking from Different Measurement Instruments / Modelando a Propensão ao Risco a partir de Diferentes Instrumentos de Medida / Modelando la Propensión al Riesgo a Partir de Diferentes Medidas
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2828, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Fapesp.
Resumo: Abstract Risk-taking researches have presented different forms of construction measurements. First, we aimed at evaluating the evidence of validity of the instruments/methods based on external criteria by contrasting the groups on their gender under the three different risk-taking measures: a domain-specific scale and two decision-making tasks in risky situations (Driving a Car game and card games). After that, we aimed at constructing a risk-taking model from the analysis of the relationship between the instruments/methods. The 211 participants (121 women; M = 21.60 years old; SD = 2.19; and 91 men; M = 21.46 years old; SD = 2.0) answered the research in a single experimental session with an average duration of 30 min. Individually, the instruments presented criterion validity for contrasting groups. There was no correlation between the scores obtained for the different instruments in the risk-taking model. In conclusion, the data was designed in a three-factor structure indicating the multidimensionality of the risk-taking construct.

Resumo Este estudo teve por objetivo avaliar evidências de validade dos instrumentos/métodos com base em critérios externos, contrastando os grupos pelo sexo nas três diferentes medidas de propensão ao risco: Escala de Propensão ao Risco Específico (EPRE-DE), jogo de dirigir um carro e jogo de cartas. Objetivou-se também construir um modelo de propensão ao risco a partir da análise das relações entre os três instrumentos/métodos. Os 211 participantes (121 mulheres; M = 21.60 anos; DP = 2.19; e 91 homens; M = 21.46 anos; DP = 2.0) responderam à pesquisa em uma única sessão experimental com média de duração de 30 minutos. Individualmente, os instrumentos apresentaram validade de critério para grupos contrastantes. Não houve correlações significativas entre os diferentes instrumentos no modelo de propensão ao risco. Concluímos que os dados foram modelados em uma estrutura de três fatores indicando a multidimensionalidade do construto propensão ao risco.

Resumen La investigación de propensión al riesgo presenta distintas formas de medición del constructo. Primero, se objetivó evaluar evidencias de validez de los instrumentos/métodos sobre la base de criterios externos, contrastando los grupos por el sexo en las tres diferentes medidas de propensión al riesgo: escala de propensión al riesgo, y dos tareas de toma de decisiones. Luego, se objetivó construir un modelo de toma de riesgos a partir del análisis de la relación entre los instrumentos/métodos. Los 211 participantes (121 mujeres; M = 21.60 años, DE = 2.19; y 91 hombres; M = 21.46 años, DE = 2.0) respondieron la investigación en una sola sesión experimental con una duración promedio de 30 min. Los instrumentos presentados validez por el grupos de contraste. No se encontraron correlaciones significativas entre los diferentes instrumentos. Los datos se modelan en una estructura de tres factores indicando la multidimensionalidad de lo constructo propensión al riesgo.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  2 / 688 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-976315 LILACS-Express
Autor: Schmidt, Fernanda Munhoz Driemeier; Gastaud, Marina Bento; Ramires, Vera Regina Röhnelt.
Título: Child Psychodynamic Psychotherapy and Therapist Pregnancy: Systematic Case Study / Psicoterapia Psicodinâmica de Crianças e Gravidez da Terapeuta: Estudo de Caso Sistemático / Psicoterapia Psicodinámica de Niños y Embarazo de Terapeuta: Estudio de Caso Sistemático
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2836, 2018. tab.
Idioma: en.
Projeto: CAPES; . CNPq.
Resumo: Abstract The present study aimed to describe the characteristics of the psychodynamic psychotherapeutic process of a child with a pregnant therapist and to identify possible repercussions of this pregnancy in the treatment. A descriptive, longitudinal study was conducted, based on systematic single case study procedure. The participants were an eight-year-old girl and her therapist who became pregnant during treatment. Forty psychotherapeutic sessions were analyzed through Child Psychotherapy Q-Set procedure. The therapeutic process was divided into four periods related to the therapist's pregnancy: (1) the therapist was not pregnant; (2) therapist knew of her pregnancy but the topic had not been verbalized; (3) the pregnancy was treated in the therapeutic setting; (4) return of maternity leave. The results demonstrated that the therapist has adopted a less neutral stance, used less limits, and breaks and pauses in treatment were increasingly discussed. It was concluded that the therapist´s pregnancy influences the therapeutic setting in a marked way.

Resumo O presente estudo buscou descrever as características do processo psicoterápico psicodinâmico de uma criança com uma terapeuta grávida e identificar possíveis repercussões dessa gravidez no tratamento. Realizou-se um estudo descritivo, longitudinal, baseado no procedimento de estudo de caso único sistemático. Participaram uma menina de oito anos de idade e sua terapeuta que engravidou durante o tratamento. Foram analisadas 40 sessões da psicoterapia por meio do Child Psychotherapy Q-Set. O processo terapêutico foi dividido em quatro períodos de acordo com a gravidez da terapeuta: (1) terapeuta não estava grávida; (2) terapeuta sabia de sua gestação, mas o assunto não havia sido verbalizado; (3) assunto foi tratado no setting terapêutico; (4) retorno da licença maternidade. Os resultados demonstraram uma diminuição da neutralidade e da colocação de limites, discussão de pausas e interrupções no tratamento. Concluiu-se que a gravidez da terapeuta influencia o setting terapêutico de forma acentuada.

Resumen El presente estudio buscó describir las características del proceso psicoterápico psicodinámico de una niña con una terapeuta embarazada e identificar posibles repercusiones de ese embarazo en el tratamiento. Se realizó un estudio descriptivo, longitudinal, basado en el procedimiento de estudio de caso único sistemático. Participaron una niña de ocho años de edad y su terapeuta que se quedó embarazada durante el tratamiento. Se analizaron 40 sesiones de la psicoterapia a través del Child Psychotherapy Q-Set. El proceso terapéutico se dividió en cuatro períodos de acuerdo con el embarazo de la terapeuta: (1) terapeuta no estaba embarazada; (2) terapeuta sabía de su gestación, pero el asunto no había sido verbalizado; (3) tema fue tratado en el setting terapéutico; (4) retorno de la licencia por maternidad. Los resultados demostraron una disminución de la neutralidad y de la colocación de límites, y discusión de pausas e interrupciones en el tratamiento. Se concluyó que el embarazo de la terapeuta influye en el setting terapéutico de forma acentuada.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  3 / 688 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-976314 LILACS-Express
Autor: Santos, Manoel Antônio dos.
Título: Paidéia: Management Report - 2017 / Paidéia: Relatório de Gestão - 2017 / Paidéia: Informe de Administración - 2017
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2801, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  4 / 688 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-976313 LILACS-Express
Autor: Shimabuku, Rose Helen; Mendonça, Helenides.
Título: Moderating Role of Social Support on the Relationship Between Job Demand and Presenteeism / O Papel Moderador do Apoio Social na Relação entre Demanda de Trabalho e Presenteísmo / El Papel Moderador del Apoyo Social en la Relación entre Demanda de Trabajo y Presentismo
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2830, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract The pressures of contemporaneity and the increase of unemployment cause employees to attend work when sick, becoming presenteeist. The purpose of this study was to investigate the influence of psychological demands on presenteeism, considering the support of the bosses and the control of work as moderators of this relationship. A quantitative cross-sectional study was developed at a Public Institution of Higher Education. 204 technical-administrative servants who responded to the Stanford Presenteeism Scale - SPS6 and the Job Content Questionnaire - JCQ participated in the study. The results indicate that the greater the support of the boss and the control that the employee has of his/her work the less the presenteeism, even in the face of high psychological demands of the work. This study contributes to the investigation of organizational antecedents (demands of work and social support) and personal (control) of presenteeism.

Resumo As pressões da contemporaneidade e o aumento do desemprego fazem com que os empregados compareçam ao trabalho quando doentes, tornando-se presenteístas. O objetivo deste estudo foi investigar a influência das demandas psicológicas sobre o presenteísmo, considerando o apoio da chefia e o controle do trabalho como moderadores dessa relação. Desenvolveu-se um estudo quantitativo de corte transversal em uma Instituição de Educação Superior pública. Participaram do estudo 204 servidores técnico-administrativos que responderam à Escala de Presenteísmo de Stanford - SPS6 e ao Job Content Questionnaire - JCQ. Os dados foram analisados por meio de análise fatorial confirmatória e regressões múltiplas. Os resultados indicam que quanto maior for o apoio da chefia e o controle que o empregado tem do seu trabalho menor é o presenteísmo, mesmo diante de altas demandas psicológicas do trabalho. Este estudo contribui para a investigação dos antecedentes organizacionais (demandas do trabalho e apoio social) e pessoais (controle) do presenteísmo.

Resumen Las presiones de la contemporaneidad y el aumento del desempleo hacen que los empleados asistan al trabajo cuando enfermos, haciéndose presentistas. El objetivo de este estudio fue investigar la influencia de las demandas psicológicas sobre el presentismo, considerando el apoyo de la jefatura y el control del trabajo como moderadores de esa relación. Se desarrolló un estudio cuantitativo de corte transversal en una Institución de Educación Superior pública. Participaron del estudio 204 servidores técnico-administrativos que respondieron a la Escala de Presentismo de Stanford - SPS6 y al Job Content Questionnaire - JCQ. Los datos fueron analizados por medio de análisis factorial confirmatorio y regresiones múltiples. Los resultados indican que cuanto mayor sea el apoyo de la jefatura y el control que el empleado tiene de su trabajo, menor es el presentismo, incluso ante altas demandas psicológicas del trabajo. Este estudio contribuye a la investigación de los antecedentes organizacionales (demandas del trabajo y apoyo social) y personales (control) del presentismo.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  5 / 688 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-976312 LILACS-Express
Autor: Aggio, Natalia Maria; Rose, Julio César de.
Título: Failure to Produce False Memories Through the Stimulus Equivalence Paradigm / Fracasso em Produzir Falsas Memórias por Meio do Paradigma da Equivalência de Estímulos / Fracaso en Producir Falsas Memorias por el Paradigma de la Equivalencia de Estímulos
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2826, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Stimulus equivalence has been adopted as a behavioral explanation for false memories. The present study aimed to test false memories using lists compound of equivalent stimuli. 10 undergraduate students learned three 4-member (Classes 1, 2, 3) and three 12-member equivalence classes (Classes 4, 5, 6). A week later these participants performed a recognition test. Participants first saw a study list comprising 10 of the 12 stimuli from Classes 4, 5 and 6. Later, they saw a list comprising all stimuli from study list (targets), the remaining stimuli from the Classes 4, 5 and 6 (critical lures) and nine stimuli from Classes 1, 2 and 3 (non-related lures). Due to the equivalence relation between targets and critical lure, it was expected that the second would be recognize as much as the first, but results indicated critical and non-related lures where equally recognized and at low levels.

Resumo Equivalência de estímulos tem sido adotada como uma explicação comportamental das falsas memórias. Este estudo teve por objetivo testar falsas memórias usando listas compostas por estímulos de classes de equivalência. No presente estudo, 10 estudantes universitários aprenderam três classes de equivalência com quatro estímulos (Classes 1, 2, 3) e três com 12 estímulos (Classes 4, 5 e 6). Uma semana depois esses participantes realizaram um teste de reconhecimento. Primeiro viram uma lista de estudo composta de 10 dos 12 estímulos das Classes 4, 5 e 6. Depois viram uma lista com todos os estímulos da lista de estudos (alvos), os demais estímulos das Classes 4, 5 e 6 (distratores críticos), e nove estímulos das Classes 1, 2 e 3 (distratores não-relacionados). Devido à relação de equivalência entre os alvos e os distratores críticos, era esperado que os participantes reconhecessem os segundos na mesma proporção dos primeiros, porém os resultados indicaram que os críticos e não relacionados foram reconhecidos na mesma proporção e em níveis baixos.

Resumen Equivalencia de estímulos ha sido adoptada como explicación conductual de las falsas memorias. El presente estudio tuvo por objetivo probar falsas memorias usando listas compuestas por estímulos de clases de equivalencia. 10 estudiantes universitarios aprendieron tres clases de equivalencia con cuatro estímulos (Clases 1, 2, 3) y tres con 12 estímulos (Clases 4, 5, 6). Una semana después, realizaron un test de reconocimiento. Primero, vieron una lista de estudio con 10 de los 12 estímulos de las Clases 4, 5 y 6. Después, vieron una lista con todos los estímulos de la lista de estudios (targets), los demás estímulos de las Clases 4, 5 y 6 (distractores críticos), y nueve estímulos de las Clases 1, 2 y 3 (distractores no-relacionados). Debido a la relación de equivalencia entre targets y distractores críticos, era esperado que fuesen reconocidos los segundos en la misma proporción de los primeros, pero los resultados indicaron que fueron reconocidos en cantidades semejantes y en niveles bajos los críticos y no-relacionados.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  6 / 688 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-976311 LILACS-Express
Autor: Gaspodini, Icaro Bonamigo; Falcke, Denise.
Título: Sexual and Gender Diversity in Clinical Practice in Psychology / Diversidade Sexual e de Gênero na Prática Clínica em Psicologia / Diversidad Sexual y de Género en la Práctica Clínica en Psicología
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2827, 2018. graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Clinical psychologists should foster the health promotion for people affected by prejudice and discrimination. This study aimed to investigate how issues of sexual and gender diversity appear and are experienced by professionals of clinical practice in Psychology. Participants in this qualitative and exploratory study were 14 female psychologists (aged between 24 and 60 years old) living in five cities of the state of Rio Grande do Sul, in Brazil. Three focus groups were performed and the dialogues were submitted to thematic analysis. It was noted that clinical practices of depathologization were motivated by: belief in a psychosocial nature about diversity, concern with stereotypes and inadequate language, clinical training via knowledge based on depathologization and interpersonal contact with LGBT people. On the other hand, pathological practices are motivated by: belief in a biological, psychological, religious or ethical-moral nature about diversity, non-observance of stereotypes and inappropriate language reproduction, clinical training via pathological knowledge (explicit and implicit), silencing, and none or little interpersonal contact with LGBT people.

Resumo Psicólogos(as) clínicos(as) devem oportunizar promoção de saúde para pessoas atingidas por preconceito e discriminação. Este estudo teve por objetivo investigar como questões de diversidade sexual e de gênero aparecem e são vivenciadas por profissionais da prática clínica em Psicologia. Participaram deste estudo qualitativo e exploratório 14 psicólogas (24 a 60 anos) residentes em cinco cidades do Rio Grande do Sul. Três grupos focais foram realizados e os diálogos transcritos foram submetidos à análise temática. Observou-se que práticas clínicas despatologizantes são motivadas por: crença em uma natureza psicossocial sobre a diversidade, preocupação com estereótipos e linguagem inadequada, formação clínica via conhecimentos despatologizantes e contato interpessoal com pessoas LGBT. Por outro lado, práticas patologizantes são motivadas por: crença em uma natureza biológica, psicológica, religiosa ou ético-moral sobre a diversidade, inobservância da reprodução de estereótipos e linguagem inadequada, formação clínica via conhecimentos patologizantes (explícitos e implícitos), silenciamentos e nenhum ou pouco contato interpessoal com pessoas LGBT.

Resumen Los psicólogos(as) clínicos(as) deben fomentar la promoción de la salud para las personas afectadas por prejuicio y discriminación. Este estudio tuvo como objetivo el estudio de cómo las cuestiones de diversidad sexual y de género aparecen y son experimentadas por profesionales de la práctica clínica en Psicología. Participaron de este estudio cualitativo y exploratorio 14 psicólogas (de 24 a 60 años) residentes en cinco ciudades del estado de Rio Grande do Sul, Brasil. Tres grupos focales se realizaron y los diálogos transcritos se sometieron al análisis temático. Se observó que las prácticas clínicas despatologizantes están motivadas por: creencia en una naturaleza psicosocial sobre la diversidad, preocupación por estereotipos y lenguaje inadecuado, formación clínica vía conocimientos despatologizantes y contacto interpersonal con personas LGBT. Por otro lado, las prácticas patologizantes son motivadas por: creencia en una naturaleza biológica, psicológica, religiosa o ético-moral sobre la diversidad, inobservancia de la reproducción de estereotipos y lenguaje inadecuado, formación clínica vía conocimientos patologizantes (explícitos e implícitos), silenciamientos y ninguno o poco contacto interpersonal con personas LGBT.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  7 / 688 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-976310 LILACS-Express
Autor: Monteiro, Erika Pizziolo; Gomide, Henrique Pinto; Costa, Pedro Henrique Antunes da; Silveira, Pollyanna Santos da; Ronzani, Telmo Mota.
Título: Barriers and Facilitators to Implement Preventive Practices to Drug Abuse / Barreiras e Facilitadores para Implementação de Práticas Preventivas ao Abuso de Drogas / Barreras y Facilitadores para la Aplicación de Prácticas Preventivas al Abuso de Drogas
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2835, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: CAPES; . FAPEMIG; . CNPq.
Resumo: Abstract In the Brazilian context, the Prevention Course to Drug Use for Public School Educators is developed. This study seeks to identify factors cited by the educators as favorable or unfavorable to the implementation of prevention projects. Data collection was carried out in three stages: in the first stage (T0), a sample consisted of 1494 course participants, in the second stage (T1), 2153 teachers participated and in the third stage (T2), 1017 educators answered the questions. Text mining techniques and content analyses were used. The results were categories proposed for the axes barriers and favorable aspects: training of school team, students and school community relationship and participation of the community and perceived dysfunctional family aspects, violence and drug trafficking, personal characteristics of adolescents and the school environment, respectively. The identification of these aspects is relevant to the development of prevention programs, allowing barriers to be anticipated and solutions to be proposed.

Resumo No contexto brasileiro, desenvolve-se o Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. O presente estudo teve por objetivo identificar fatores citados pelos educadores-cursistas como favoráveis ou desfavoráveis à implementação de projetos de prevenção. A coleta de informações foi realizada em três momentos: no primeiro momento (T0), a amostra foi composta por 1494 cursistas. No segundo momento (T1), 2153 cursistas participaram e no terceiro momento (T2), 1017 educadores responderam às questões. Foram utilizadas técnicas de mineração de texto e análise de conteúdo. Como resultados foram propostas as categorias barreiras e aspectos favoráveis, sendo essas: capacitação da equipe escolar, relação entre alunos, comunidade escolar e participação da comunidade, aspectos familiares disfuncionais, violência e tráfico de drogas, características pessoais dos adolescentes e o ambiente escolar, respectivamente. A identificação destes aspectos é relevante ao desenvolvimento de programas de prevenção, permitindo que barreiras sejam antecipadas, propondo-se soluções para elas.

Resumen En el contexto brasileño, se desarrolla el Curso de Prevención de Consumo de Drogas para Educadores Públicos. Se busca identificar los factores citados por los educadores como favorables o desfavorables para la realización de proyectos de prevención. La recolección de datos se sucedió en tres etapas: la primeira (T0), con 1494 participantes, en la segunda etapa (T1), 2153 educadores participaron y en la tercera etapa (T2), con 1017 educadores. Se utilizaron técnicas de minería de texto y análisis de contenido. Se propusieron categorías para barreras y aspectos favorables: la formación del personal escolar, relación entre estudiantes y la comunidad escolar, la participación de la comunidad y, aspectos disfuncionales de la familia, la violencia y el tráfico de drogas, las características personales de los adolescentes y el entorno escolar, respectivamente. Esta identificación es relevante para el desarrollo de programas de prevención, permitiendo que las barreras sean anticipadas, proponiéndose soluciones a ellas.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  8 / 688 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-976309 LILACS-Express
Autor: Dresch, Virginia; Sánchez-López, María del Pilar; Saavedra, Ana Isabel.
Título: Gender and Health in Spanish Nurses / Gênero e Saúde em Enfermeiras Espanholas / Género y Salud en Enfermeras Españolas
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2829, 2018. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract gender exercises a powerful effect on determining health status: it may limit different rates of exposure to certain risks, different patterns in the quest for treatment or differential impacts of the social economic determinants of health. The object of this study has been to discover the relationships between gender and health in a special group of the Spanish population, male/female nurses. Spanish male (n = 98) and female (n = 98) nurses completed measures of gender norms, and health behavior variables. The analysis of correlations between health variables and gender norms indicates that registering a higher score in gender norms correlates with lower scores in physical and mental health and lifestyles. The logistical regression equations (self-perceived health, mental health and the number of illnesses suffered) identify differences between male and female nurses, with the only common variable being the level of perceived stress.

Resumo O gênero exerce um efeito poderoso na determinação do estado de saúde. Ele pode limitar diferentes níveis de exposição a certos riscos, diferentes padrões na busca por tratamento ou diferentes impactos de determinantes socioeconômicos na saúde. Este estudo teve por objetivo descobrir as relações entre gênero e saúde em um grupo especial da população espanhola, enfermeiros e enfermeiras. Enfermeiros (n = 98) e enfermeiras (n = 98) completaram medidas de normas de gênero e comportamentos de saúde. A análise das correlações entre variáveis de saúde e normas de gênero indicaram que um alto escore nas normas de gênero se correlaciona com baixos escores de saúde física/mental e estilos de vida. As equações de regressão logística (saúde auto percebida, saúde mental e número de dolências) identificaram diferenças entre enfermeiros e enfermeiras; estresse percebido foi a única variável em comum.

Resumen el género ejerce un efecto poderoso en la determinación del estado de salud y puede limitar diferentes niveles de exposición a ciertos riesgos, diferentes patrones en la búsqueda por tratamiento o diferentes impactos de determinantes socioeconómicos en la salud. El objetivo de este estudio fue descubrir las relaciones entre género y salud en un grupo especial de la población española, enfermeros y enfermeras. Enfermeros (n = 98) y enfermeras (n = 98) completaron medidas de normas de género y comportamientos de salud. El análisis de las correlaciones entre variables de salud y de género indicaron que un alto escore en las normas de género se correlaciona con bajos escores de salud física/mental y estilos de vida. Las ecuaciones de regresión logística (salud autopercibida, salud mental y número de dolencias) identificaron diferencias entre enfermeros y enfermeras; estrés percibido ha sido la única variable en común.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  9 / 688 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-976308 LILACS-Express
Autor: Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo; Moreira, Thaline da Cunha; Oliveira, Dianniffer Aparecida; Pereira, Edson Cardoso; Hernandez, Débora Noemi.
Título: Self-efficacy, Adaptability and Intention of Searching for Vocational Guidance in Adolescents / Autoeficácia, Adaptabilidade e Intenção de Busca de Orientação Profissional em Adolescentes / Autoeficacia, Adaptabilidad e Intención de Búsqueda de Orientación Profesional en Adolescentes
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2840, 2018. tab.
Idioma: en.
Projeto: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES).
Resumo: Abstract Vocational guidance (VG) involves several variables that can help the individual to make a professional choice and build his or her career. The purpose of this study was to analyze the relationship between self-efficacy for professional choice and career adaptability in high school students, as well as to verify possible differences regarding the intention or not to participate in a VG process. 272 students participated in this study, from a public school, aged between 14 and 19 years, 51.5% female. A Sociodemographic Questionnaire, the Self-efficacy Scale for Professional Choice (EAE-EP) and the Career Adapt-Abilities Scale (CAAS-Brazil) were applied. From the Pearson correlation analysis, ANOVA and Cohen's d, the results indicated positive correlations between the constructs, in addition, it was observed the difference between the students who would like or not to undergo a VG process. Implications for the practice are discussed.

Resumo A orientação profissional (OP) envolve diversas variáveis que podem auxiliar o indivíduo a realizar uma escolha profissional e construir sua carreira. O objetivo desse estudo foi analisar a relação entre a autoeficácia para escolha profissional e a adaptabilidade de carreira em estudantes do ensino médio, além de verificar possíveis diferenças quanto à intenção ou não em participar de um processo de OP. Participaram 272 alunos, de uma escola pública, com idade entre 14 e 19 anos, sendo 51,5% do sexo feminino. Foram aplicados um Questionário sociodemográfico, a Escala de Autoeficácia para Escolha Profissional (EAE-EP) e a Career Adapt-Abilities Scale (CAAS-Brasil). A partir das análises de correlação de Pearson, ANOVA e d de Cohen, os resultados indicaram correlações positivas entre os construtos, além disso, foi observada a diferença entre os alunos que gostariam ou não de passar por um processo de OP. As implicações para a prática são discutidas.

Resumen La orientación profesional (OP) engloba diversas variables que pueden ayudar al individuo a realizar una elección profesional y construir su carrera. El objetivo de este estudio fue analizar la relación entre la autoeficacia para elección profesional y la adaptabilidad de carrera en estudiantes de enseñanza secundaria, además de verificar posibles diferencias en cuanto a la intención o no de participar en un proceso de OP. En este estudio participaron 272 alumnos, de una escuela pública, con edad entre 14 y 19 años, siendo el 51,5% del sexo femenino. Se aplicó un Cuestionario sociodemográfico, la Escala de Autoeficacia para Elección Profesional (EAE-EP) y la Career Adapt-Abilities Scale (CAAS-Brasil). A partir de los análisis de correlación de Pearson, ANOVA y d de Cohen, los resultados indicaron correlaciones positivas entre los constructos, además, se observó la diferencia entre los alumnos que quisieran o no pasar por un proceso de OP. Las implicaciones para la práctica se discuten.
Responsável: BR1.1 - BIREME


  10 / 688 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-976307 LILACS-Express
Autor: Borba, Bruna Mainardi Rosso; Marin, Angela Helena.
Título: Indicators of Emotional and Behavioral Problems in Adolescents: Evaluation among Multiple Informants / Indicadores de Problemas Emocionais e de Comportamento em Adolescentes: Avaliação entre Múltiplos Informantes / Indicadores de Problemas Emocionales y del Comportamiento en Adolescentes: Evaluación entre Múltiples Informantes
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2825, 2018. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract The prevalence rates of emotional and behavioral problems in adolescence suggest that their identification through different informants is relevant for the treatment and prevention of clinical conditions. Therefore, the objective of this study was to evaluate the association and agreement pattern regarding the indicators of internalizing and externalizing problems and total problems among adolescents, their families and teachers. Seventy adolescents, 70 family members and 21 teachers, who answered, respectively, the Youth Self Report and the Child Behavior Checklist in their version for parents and teachers participated in this study. There was greater concordance in the evaluation of adolescents and relatives than of teachers and adolescents and lack of agreement between family members and teachers. In addition, adolescents showed more indicators of internalizing problems. Thus, it is confirmed the need to contemplate multiple informants in the evaluation of emotional/behavioral difficulties of adolescents, with a view to its better understanding and detailing.

Resumo As taxas de prevalência dos problemas emocionais e de comportamento na adolescência sugerem que sua identificação por meio de diferentes informantes é relevante com vistas ao tratamento e prevenção de quadros clínicos. Portanto, este estudo teve como objetivo avaliar a associação e o padrão de concordância quanto aos indicadores de problemas internalizantes, externalizantes e total de problemas entre adolescentes, seus familiares e professores. Participaram 70 adolescentes, 70 familiares e 21 professores que responderam, respectivamente, ao Inventário de Comportamentos Autorreferidos para jovens e ao Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes em sua versão para pais e para professores. Houve maior concordância na avaliação de adolescentes e familiares do que de professores e adolescentes e ausência de concordância entre familiares e professores. Além disso, os adolescentes evidenciaram mais indicadores de problemas internalizantes. Assim, confirma-se a necessidade de contemplar múltiplos informantes na avaliação de dificuldades emocionais/comportamentais de adolescentes, com vistas a sua melhor compreensão e detalhamento.

Resumen Las tasas de prevalencia de los problemas emocionales y de comportamiento en la adolescencia sugieren que su identificación por medio de diferentes informantes es relevante con vistas al tratamiento y prevención de cuadros clínicos. Por lo tanto, este estudio tuvo como objetivo evaluar la asociación y el patrón de concordancia con relación a los indicadores de problemas internalizantes, externalizantes y total de problemas entre adolescentes, sus familiares y profesores. En este estudio participaron 70 adolescentes, 70 familiares 21 profesores que respondieron, respectivamente, al Inventario de Comportamientos Autorreferidos para Jóvenes y el Inventario de los Comportamientos de Niños y Adolescentes en su versión para padres y para profesores. Se observó una concordancia en la evaluación de adolescentes y familiares que de profesores y adolescentes y ausencia de concordancia entre familiares y profesores. Además, los adolescentes evidenciaron más indicadores de problemas internalizantes. Así, se confirma la necesidad de contemplar múltiples informantes en la evaluación de dificultades emocionales / comportamentales de adolescentes, con miras a su mejor comprensión y detalle.
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 69 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde