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Id: biblio-976311
Autor: Gaspodini, Icaro Bonamigo; Falcke, Denise.
Título: Sexual and Gender Diversity in Clinical Practice in Psychology / Diversidade Sexual e de Gênero na Prática Clínica em Psicologia / Diversidad Sexual y de Género en la Práctica Clínica en Psicología
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2827, 2018. graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Clinical psychologists should foster the health promotion for people affected by prejudice and discrimination. This study aimed to investigate how issues of sexual and gender diversity appear and are experienced by professionals of clinical practice in Psychology. Participants in this qualitative and exploratory study were 14 female psychologists (aged between 24 and 60 years old) living in five cities of the state of Rio Grande do Sul, in Brazil. Three focus groups were performed and the dialogues were submitted to thematic analysis. It was noted that clinical practices of depathologization were motivated by: belief in a psychosocial nature about diversity, concern with stereotypes and inadequate language, clinical training via knowledge based on depathologization and interpersonal contact with LGBT people. On the other hand, pathological practices are motivated by: belief in a biological, psychological, religious or ethical-moral nature about diversity, non-observance of stereotypes and inappropriate language reproduction, clinical training via pathological knowledge (explicit and implicit), silencing, and none or little interpersonal contact with LGBT people.

Resumo Psicólogos(as) clínicos(as) devem oportunizar promoção de saúde para pessoas atingidas por preconceito e discriminação. Este estudo teve por objetivo investigar como questões de diversidade sexual e de gênero aparecem e são vivenciadas por profissionais da prática clínica em Psicologia. Participaram deste estudo qualitativo e exploratório 14 psicólogas (24 a 60 anos) residentes em cinco cidades do Rio Grande do Sul. Três grupos focais foram realizados e os diálogos transcritos foram submetidos à análise temática. Observou-se que práticas clínicas despatologizantes são motivadas por: crença em uma natureza psicossocial sobre a diversidade, preocupação com estereótipos e linguagem inadequada, formação clínica via conhecimentos despatologizantes e contato interpessoal com pessoas LGBT. Por outro lado, práticas patologizantes são motivadas por: crença em uma natureza biológica, psicológica, religiosa ou ético-moral sobre a diversidade, inobservância da reprodução de estereótipos e linguagem inadequada, formação clínica via conhecimentos patologizantes (explícitos e implícitos), silenciamentos e nenhum ou pouco contato interpessoal com pessoas LGBT.

Resumen Los psicólogos(as) clínicos(as) deben fomentar la promoción de la salud para las personas afectadas por prejuicio y discriminación. Este estudio tuvo como objetivo el estudio de cómo las cuestiones de diversidad sexual y de género aparecen y son experimentadas por profesionales de la práctica clínica en Psicología. Participaron de este estudio cualitativo y exploratorio 14 psicólogas (de 24 a 60 años) residentes en cinco ciudades del estado de Rio Grande do Sul, Brasil. Tres grupos focales se realizaron y los diálogos transcritos se sometieron al análisis temático. Se observó que las prácticas clínicas despatologizantes están motivadas por: creencia en una naturaleza psicosocial sobre la diversidad, preocupación por estereotipos y lenguaje inadecuado, formación clínica vía conocimientos despatologizantes y contacto interpersonal con personas LGBT. Por otro lado, las prácticas patologizantes son motivadas por: creencia en una naturaleza biológica, psicológica, religiosa o ético-moral sobre la diversidad, inobservancia de la reproducción de estereotipos y lenguaje inadecuado, formación clínica vía conocimientos patologizantes (explícitos e implícitos), silenciamientos y ninguno o poco contacto interpersonal con personas LGBT.
Descritores: Preconceito
Psicologia
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Sexismo
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adulto
Meia-Idade
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Id: biblio-976310
Autor: Monteiro, Erika Pizziolo; Gomide, Henrique Pinto; Costa, Pedro Henrique Antunes da; Silveira, Pollyanna Santos da; Ronzani, Telmo Mota.
Título: Barriers and Facilitators to Implement Preventive Practices to Drug Abuse / Barreiras e Facilitadores para Implementação de Práticas Preventivas ao Abuso de Drogas / Barreras y Facilitadores para la Aplicación de Prácticas Preventivas al Abuso de Drogas
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2835, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: CAPES; . FAPEMIG; . CNPq.
Resumo: Abstract In the Brazilian context, the Prevention Course to Drug Use for Public School Educators is developed. This study seeks to identify factors cited by the educators as favorable or unfavorable to the implementation of prevention projects. Data collection was carried out in three stages: in the first stage (T0), a sample consisted of 1494 course participants, in the second stage (T1), 2153 teachers participated and in the third stage (T2), 1017 educators answered the questions. Text mining techniques and content analyses were used. The results were categories proposed for the axes barriers and favorable aspects: training of school team, students and school community relationship and participation of the community and perceived dysfunctional family aspects, violence and drug trafficking, personal characteristics of adolescents and the school environment, respectively. The identification of these aspects is relevant to the development of prevention programs, allowing barriers to be anticipated and solutions to be proposed.

Resumo No contexto brasileiro, desenvolve-se o Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. O presente estudo teve por objetivo identificar fatores citados pelos educadores-cursistas como favoráveis ou desfavoráveis à implementação de projetos de prevenção. A coleta de informações foi realizada em três momentos: no primeiro momento (T0), a amostra foi composta por 1494 cursistas. No segundo momento (T1), 2153 cursistas participaram e no terceiro momento (T2), 1017 educadores responderam às questões. Foram utilizadas técnicas de mineração de texto e análise de conteúdo. Como resultados foram propostas as categorias barreiras e aspectos favoráveis, sendo essas: capacitação da equipe escolar, relação entre alunos, comunidade escolar e participação da comunidade, aspectos familiares disfuncionais, violência e tráfico de drogas, características pessoais dos adolescentes e o ambiente escolar, respectivamente. A identificação destes aspectos é relevante ao desenvolvimento de programas de prevenção, permitindo que barreiras sejam antecipadas, propondo-se soluções para elas.

Resumen En el contexto brasileño, se desarrolla el Curso de Prevención de Consumo de Drogas para Educadores Públicos. Se busca identificar los factores citados por los educadores como favorables o desfavorables para la realización de proyectos de prevención. La recolección de datos se sucedió en tres etapas: la primeira (T0), con 1494 participantes, en la segunda etapa (T1), 2153 educadores participaron y en la tercera etapa (T2), con 1017 educadores. Se utilizaron técnicas de minería de texto y análisis de contenido. Se propusieron categorías para barreras y aspectos favorables: la formación del personal escolar, relación entre estudiantes y la comunidad escolar, la participación de la comunidad y, aspectos disfuncionales de la familia, la violencia y el tráfico de drogas, las características personales de los adolescentes y el entorno escolar, respectivamente. Esta identificación es relevante para el desarrollo de programas de prevención, permitiendo que las barreras sean anticipadas, proponiéndose soluciones a ellas.
Descritores: Desenvolvimento de Programas
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias/prevenção & controle
Capacitação de Professores
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
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Id: biblio-976309
Autor: Dresch, Virginia; Sánchez-López, María del Pilar; Saavedra, Ana Isabel.
Título: Gender and Health in Spanish Nurses / Gênero e Saúde em Enfermeiras Espanholas / Género y Salud en Enfermeras Españolas
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2829, 2018. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract gender exercises a powerful effect on determining health status: it may limit different rates of exposure to certain risks, different patterns in the quest for treatment or differential impacts of the social economic determinants of health. The object of this study has been to discover the relationships between gender and health in a special group of the Spanish population, male/female nurses. Spanish male (n = 98) and female (n = 98) nurses completed measures of gender norms, and health behavior variables. The analysis of correlations between health variables and gender norms indicates that registering a higher score in gender norms correlates with lower scores in physical and mental health and lifestyles. The logistical regression equations (self-perceived health, mental health and the number of illnesses suffered) identify differences between male and female nurses, with the only common variable being the level of perceived stress.

Resumo O gênero exerce um efeito poderoso na determinação do estado de saúde. Ele pode limitar diferentes níveis de exposição a certos riscos, diferentes padrões na busca por tratamento ou diferentes impactos de determinantes socioeconômicos na saúde. Este estudo teve por objetivo descobrir as relações entre gênero e saúde em um grupo especial da população espanhola, enfermeiros e enfermeiras. Enfermeiros (n = 98) e enfermeiras (n = 98) completaram medidas de normas de gênero e comportamentos de saúde. A análise das correlações entre variáveis de saúde e normas de gênero indicaram que um alto escore nas normas de gênero se correlaciona com baixos escores de saúde física/mental e estilos de vida. As equações de regressão logística (saúde auto percebida, saúde mental e número de dolências) identificaram diferenças entre enfermeiros e enfermeiras; estresse percebido foi a única variável em comum.

Resumen el género ejerce un efecto poderoso en la determinación del estado de salud y puede limitar diferentes niveles de exposición a ciertos riesgos, diferentes patrones en la búsqueda por tratamiento o diferentes impactos de determinantes socioeconómicos en la salud. El objetivo de este estudio fue descubrir las relaciones entre género y salud en un grupo especial de la población española, enfermeros y enfermeras. Enfermeros (n = 98) y enfermeras (n = 98) completaron medidas de normas de género y comportamientos de salud. El análisis de las correlaciones entre variables de salud y de género indicaron que un alto escore en las normas de género se correlaciona con bajos escores de salud física/mental y estilos de vida. Las ecuaciones de regresión logística (salud autopercibida, salud mental y número de dolencias) identificaron diferencias entre enfermeros y enfermeras; estrés percibido ha sido la única variable en común.
Descritores: Identidade de Gênero
Enfermagem do Trabalho
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
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Id: biblio-990215
Autor: Gesser, Marivete; Martins, Reginaldo Medeiros.
Título: Contributions of a Teacher Training Program to Inclusive Education / Contribuições de um Programa de Formação de Professores para a Educação Inclusiva / Contribuciones de un Programa de Formación de Profesores a la Educación Inclusiva
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);29:e2907, 2019.
Idioma: en.
Resumo: Abstract This study aimed to identify the contributions of the discipline of "Disabilities and Inclusion" offered by the Specialization Course on Gender and Diversity at School (GDS) to promote inclusive educational processes for people with disabilities in basic education. Nine GDS students who were professionals from educational area participated in the research. The information was obtained through a focus group, recorded with the participants' consent and analyzed based on the thematic content analysis method. The results indicated that there was a change in conception of disability, previously based in charitable and/or in biomedical conceptions, now more in line with the Social Model of Disability and with the precepts of the Convention on the Rights of Persons with Disabilities. In addition, the knowledge obtained by the participants contributed to the construction of pedagogical strategies more focused on the inclusion of people with disabilities considering their specificities.

Resumo Este estudo teve como objetivo identificar as contribuições da disciplina "Deficiências e Inclusão" do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola (GDE) para a promoção de processos educativos inclusivos às pessoas com deficiência na educação básica. Participaram da pesquisa nove profissionais da área da educação, que foram cursistas do GDE. As informações foram obtidas por meio de grupo focal, gravadas com autorização dos participantes e analisadas com base no método de análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram que houve mudança na concepção sobre a deficiência - de predominantemente fundamentada nas concepções caritativa/assistencial e/ou biomédica para mais em consonância com o Modelo Social da Deficiência e com os preceitos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Além disso, os conhecimentos obtidos pelos participantes contribuíram para a construção de estratégias pedagógicas mais voltadas à inclusão das pessoas com deficiência considerando suas especificidades.

Resumen Este estudio tuvo como objetivo identificar las contribuciones de la disciplina Discapacidad e Inclusión del curso de especialización en Género y Diversidad en Escuela (GDE) a la promoción de procesos de educación inclusiva para personas con discapacidad en la educación básica. Los participantes en el estudio eran nueve profesionales de la educación, estudiantes de lo GDE. Las informaciones se obtuvieron por intermedio de grupos focales, siendo grabadas con el permiso de los participantes y analizadas mediante el método de análisis de contenido. Los resultados indicaron que hubo un cambio en la percepción de la discapacidad -antes mayormente basada en concepciones de caridad/asistencia y/o biomédica para estar más en línea con el modelo social de la discapacidad y de las disposiciones de la Convención sobre los Derechos de las Personas con Discapacidad. Además, los conocimientos adquiridos por los participantes contribuyeron a la construcción de estrategias pedagógicas más inclusivas.
Descritores: Educação Especial
Capacitação de Professores
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
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Id: biblio-990214
Autor: Pessôa, Luciana Fontes; Ramos, Dandara; Vivas, Lenise.
Título: Profiles and Developmental Goals in Different Families of Rio de Janeiro / Perfis e Metas de Desenvolvimento em Diferentes Arranjos Familiares do Rio de Janeiro / Perfiles y Metas de Desarrollo en Diferentes Tipos de Familia de Rio de Janeiro
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);29:e2906, 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Carlos Chagas Filho Foundation (FAPERJ).
Resumo: Abstract The study of child development goals has been of interest in psychology for decades, however, little is known about the goals of non-nuclear families. The objective of this study was to analyze inter and intragroup differences in the profiles of autonomy, interdependence and related autonomy of couples in different family arrangements in the city of Rio de Janeiro, as well as to investigate the association of these profiles with the development goals they have for their families' children. Fathers and mothers of children up to two years old were interviewed in 50 families (10 single-parent, 20 reconstituted and 20 nuclear). The results indicated an association between the autonomy and valorization of heteronomy goals in reconstituted families and higher interdependence scores in non-nuclear families. It is concluded that the family configuration can influence the relationship between autonomy and goals, and that the autonomy trajectories vary between family arrangements.

Resumo O estudo das metas de desenvolvimento infantil tem sido alvo de interesse na psicologia há décadas, no entanto, pouco se sabe sobre as metas de famílias não nucleares. O objetivo desse estudo foi analisar diferenças inter e intragrupos nos perfis de autonomia, interdependência e autonomia relacionada de casais em diferentes arranjos familiares na cidade do Rio de Janeiro, assim como investigar a associação destes perfis com as metas de desenvolvimento que estes possuem para os seus filhos. Foram entrevistados pais e mães de crianças de até dois anos em 50 famílias (10 monoparentais, 20 reconstituídas e 20 nucleares). Os resultados indicaram associação entre autonomia e valorização de metas de heteronomia em famílias reconstituídas e os escores mais elevados de interdependência em famílias não nucleares. Conclui-se que a configuração familiar pode influenciar a relação entre autonomia e metas, e que as trajetórias de autonomia variam entre os arranjos familiares.

Resumen El estudio de las metas de desarrollo infantil ha sido objeto de interés en la psicología desde hace décadas, sin embargo, se sabe poco sobre las metas de familias no nucleares. El objetivo de este estudio fue analizar diferencias inter e intragrupos en los perfiles de autonomía, interdependencia y autonomía relacionada de parejas en diferentes tipos familiares en la ciudad de Río de Janeiro, así como investigar la asociación de estos perfiles con las metas de desarrollo que poseen para sus niños. Se entrevistaron a padres y madres de niños de hasta dos años en 50 familias (10 monoparentales, 20 reconstituidas y 20 nucleares). Los resultados indicaron asociación entre autonomía y valorización de metas de heteronomía en familias reconstituidas y las puntuaciones más elevados de interdependencia en familias no nucleares. Se concluye que la configuración familiar puede influenciar en la relación entre autonomía y metas, y que las trayectorias de autonomía varían entre los arreglos familiares.
Descritores: Socialização
Características da Família
Autonomia Pessoal
Psicologia do Desenvolvimento
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
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Id: biblio-990213
Autor: Said, Amanda Pinheiro; Costa, Liana Fortunato.
Título: Family Dynamics of Boys Victims of Sexual Abuse / Dinâmicas Familiares de Meninos Vítimas de Abuso Sexual / Las Dinámicas Familiares de Chicos Víctimas de Abuso Sexual
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);29:e2908, 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract The family represents a privileged place for the detection of signs and symptoms of violence against children and adolescents, especially against boys, phenomenon underreported. The purpose of this paper was to broaden the understanding about issues related to family dynamics in sexual violence against boys by the use of qualitative method; in order to do so, it was made a documentary research of three cases of boys attended at a health service. Three main axes were highlighted in this article: the importance of family in the disclosure of sexual abuse, stigmas and prejudices, and the proximity of the offenders to the boys. It was observed that family dynamics actively influenced the abusive processes because of its possibility to favor protective or unprotected settings and also for the presence of issues such as transgenerationality and confusion in the family role plays. Thus, it is essential that interventions are also directed to the families, so that they are instructed to better protect the boys.

Resumo A família representa estrutura privilegiada para a detecção de sinais e sintomas de violências contra crianças e adolescentes, especialmente contra meninos, em que há grande subnotificação. O objetivo deste estudo foi o de ampliar a compreensão acerca de questões da dinâmica familiar da violência sexual contra meninos por meio da utilização de método qualitativo. Foi realizada uma análise documental de três casos de meninos atendidos em serviço de saúde. Três grandes eixos temáticos destacaram-se nos resultados: importância da família para a revelação do abuso sexual, estigmas e preconceitos que circundam o universo masculino e proximidade dos ofensores com as vítimas representando importante barreira para a revelação. Observou-se que as dinâmicas familiares influenciaram ativamente os processos abusivos, pela possibilidade de favorecer ambientes protetivos ou desprotetivos e também pela presença de aspectos como transgeracionalidade e confusão no exercício dos papéis relacionais. Assim, considera-se fundamental que também às famílias sejam direcionadas intervenções com intuito de instrumentalizá-las para exercerem proteção de maneira mais ampla.

Resumen La familia representa una estructura privilegiada en la detección de signos y síntomas de violencias contra niños y adolescentes, sobre todo contra chicos, en que hay una gran subnotificación. Este estudio se propone ampliar el entendimiento acerca de aspectos de la dinámica familiar de la violencia sexual contra chicos, para ello se utilizó el método cualitativo. Se hizo un análisis documental de tres casos de chicos atendidos en un servicio de salud. Se destacaron tres grandes ejes temáticos en los resultados: Importancia de la familia para la revelación del abuso sexual, Estigmas y prejuicios en el universo masculino y Proximidad de los agresores a las víctimas representando una gran barrera para la revelación. Se observó que las dinámicas familiares influyen activamente en los procesos abusivos, debido a la posibilidad de facilitar ambientes protectores o no protectores y también por la presencia de aspectos como la transgeneracionalidad y la confusión en el ejercicio de los papeles relacionales. Se considera fundamental que a las familias también se les dirijan intervenciones con el fin de instrumentalizarlas para ejercer una protección de manera más amplia.
Descritores: Delitos Sexuais
Família
Violência Doméstica
Identidade de Gênero
Limites: Seres Humanos
Masculino
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
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Id: biblio-984767
Autor: Bortolini, Marcela; Piccinini, Cesar Augusto.
Título: Mothers' Experiences with their Own Caregivers and Child's Behaviors Attachment / Experiências Maternas com os Próprios Cuidadores e os Comportamentos de Apego do Filho / Experiencias Maternas con los propios Cuidadores y los Comportamientos de Apego del Hijo
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2837, 2018. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Early experiences of mothers with their own caregivers tend to influence later relationships, particularly with future children. Thus, the objective of this study was to investigate the mothers' experiences with their own caregivers and the relation with the child's current attachment behaviors. Participants were 48 mothers and their children (M = 28.1m; SD = 4.3). The mothers' experience with their own caregivers was investigated through their perceptions of the care received from their caregivers (Parental Bonding Instrument), and by the representations of attachment (Attachment Script Assessment). The attachment behaviors of the child were investigated by Attachment Q-Sort. Analyzes revealed a reasonable consistency between the mothers' perceptions about received care, their representations of attachment, and the attachment behaviors of their children. The results support the literature on the relation between mother' experiences with their own caregivers and the attachment behaviors of the child and bring contributions when presenting evidences in a Brazilian sample.

Resumo As experiências iniciais maternas com os próprios cuidadores tendem a influenciar as relações posteriores, particularmente com os futuros filhos. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi investigar as experiências das mães com os próprios cuidadores e a relação com os comportamentos atuais de apego do filho. Participaram 48 mães e seus filhos/as (M = 28,1m; DP = 4,3). A experiência das mães com os próprios cuidadores foi investigada através das suas percepções sobre os cuidados recebidos de seus cuidadores (Parental Bonding Instrument), e pelas representações de apego (Attachment Script Assessment). Os comportamentos de apego da criança foram investigados pelo Attachment Q-Sort. Análises revelaram consistência razoável entre as percepções das mães sobre os cuidados recebidos, as suas representações de apego e os comportamentos de apego dos filhos. Os resultados apoiam a literatura sobre a relação entre experiências maternas com os próprios cuidadores e os comportamentos de apego do filho e traz contribuições ao apresentar evidências em uma amostra brasileira.

Resumen Las experiencias iniciales maternas con sus propios cuidadores tienden a influir en las relaciones posteriores, particularmente con los futuros hijos. De esta forma, el objetivo de este estudio fue investigar las experiencias de las madres con los propios cuidadores y la relación con los comportamientos actuales de apego del hijo. Participaron 48 madres y sus hijos (M = 28,1m, DP = 4,3). La experiencia de las madres con los propios cuidadores fue investigada por medio de sus percepciones sobre los cuidados recibidos de sus cuidadores (Parental Bonding Instrument), y por las representaciones de apego (Attachment Script Assessment). Los comportamientos de apego del niño fueron investigados por el Attachment Q-Sort. Los análisis revelaron consistencia razonable entre las percepciones de las madres sobre los cuidados recibidos, sus representaciones de apego y los comportamientos de apego de los hijos. Los resultados apoyan la literatura sobre la relación entre experiencias maternas con sus propios cuidadores y los comportamientos de apego del hijo y aportan contribuciones al presentar evidencias en una muestra brasileña.
Descritores: Cuidadores
Relações Mãe-Filho
Apego ao Objeto
Limites: Seres Humanos
Feminino
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Id: biblio-976316
Autor: Howat-Rodrigues, Anna Beatriz Carnielli; Tokumaru, Rosana Suemi; Izar, Patrícia.
Título: Modeling Risk-Taking from Different Measurement Instruments / Modelando a Propensão ao Risco a partir de Diferentes Instrumentos de Medida / Modelando la Propensión al Riesgo a Partir de Diferentes Medidas
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2828, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Fapesp.
Resumo: Abstract Risk-taking researches have presented different forms of construction measurements. First, we aimed at evaluating the evidence of validity of the instruments/methods based on external criteria by contrasting the groups on their gender under the three different risk-taking measures: a domain-specific scale and two decision-making tasks in risky situations (Driving a Car game and card games). After that, we aimed at constructing a risk-taking model from the analysis of the relationship between the instruments/methods. The 211 participants (121 women; M = 21.60 years old; SD = 2.19; and 91 men; M = 21.46 years old; SD = 2.0) answered the research in a single experimental session with an average duration of 30 min. Individually, the instruments presented criterion validity for contrasting groups. There was no correlation between the scores obtained for the different instruments in the risk-taking model. In conclusion, the data was designed in a three-factor structure indicating the multidimensionality of the risk-taking construct.

Resumo Este estudo teve por objetivo avaliar evidências de validade dos instrumentos/métodos com base em critérios externos, contrastando os grupos pelo sexo nas três diferentes medidas de propensão ao risco: Escala de Propensão ao Risco Específico (EPRE-DE), jogo de dirigir um carro e jogo de cartas. Objetivou-se também construir um modelo de propensão ao risco a partir da análise das relações entre os três instrumentos/métodos. Os 211 participantes (121 mulheres; M = 21.60 anos; DP = 2.19; e 91 homens; M = 21.46 anos; DP = 2.0) responderam à pesquisa em uma única sessão experimental com média de duração de 30 minutos. Individualmente, os instrumentos apresentaram validade de critério para grupos contrastantes. Não houve correlações significativas entre os diferentes instrumentos no modelo de propensão ao risco. Concluímos que os dados foram modelados em uma estrutura de três fatores indicando a multidimensionalidade do construto propensão ao risco.

Resumen La investigación de propensión al riesgo presenta distintas formas de medición del constructo. Primero, se objetivó evaluar evidencias de validez de los instrumentos/métodos sobre la base de criterios externos, contrastando los grupos por el sexo en las tres diferentes medidas de propensión al riesgo: escala de propensión al riesgo, y dos tareas de toma de decisiones. Luego, se objetivó construir un modelo de toma de riesgos a partir del análisis de la relación entre los instrumentos/métodos. Los 211 participantes (121 mujeres; M = 21.60 años, DE = 2.19; y 91 hombres; M = 21.46 años, DE = 2.0) respondieron la investigación en una sola sesión experimental con una duración promedio de 30 min. Los instrumentos presentados validez por el grupos de contraste. No se encontraron correlaciones significativas entre los diferentes instrumentos. Los datos se modelan en una estructura de tres factores indicando la multidimensionalidad de lo constructo propensión al riesgo.
Descritores: Risco
Tomada de Decisões
Comportamentos de Risco à Saúde
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
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Id: biblio-976315
Autor: Schmidt, Fernanda Munhoz Driemeier; Gastaud, Marina Bento; Ramires, Vera Regina Röhnelt.
Título: Child Psychodynamic Psychotherapy and Therapist Pregnancy: Systematic Case Study / Psicoterapia Psicodinâmica de Crianças e Gravidez da Terapeuta: Estudo de Caso Sistemático / Psicoterapia Psicodinámica de Niños y Embarazo de Terapeuta: Estudio de Caso Sistemático
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2836, 2018. tab.
Idioma: en.
Projeto: CAPES; . CNPq.
Resumo: Abstract The present study aimed to describe the characteristics of the psychodynamic psychotherapeutic process of a child with a pregnant therapist and to identify possible repercussions of this pregnancy in the treatment. A descriptive, longitudinal study was conducted, based on systematic single case study procedure. The participants were an eight-year-old girl and her therapist who became pregnant during treatment. Forty psychotherapeutic sessions were analyzed through Child Psychotherapy Q-Set procedure. The therapeutic process was divided into four periods related to the therapist's pregnancy: (1) the therapist was not pregnant; (2) therapist knew of her pregnancy but the topic had not been verbalized; (3) the pregnancy was treated in the therapeutic setting; (4) return of maternity leave. The results demonstrated that the therapist has adopted a less neutral stance, used less limits, and breaks and pauses in treatment were increasingly discussed. It was concluded that the therapist´s pregnancy influences the therapeutic setting in a marked way.

Resumo O presente estudo buscou descrever as características do processo psicoterápico psicodinâmico de uma criança com uma terapeuta grávida e identificar possíveis repercussões dessa gravidez no tratamento. Realizou-se um estudo descritivo, longitudinal, baseado no procedimento de estudo de caso único sistemático. Participaram uma menina de oito anos de idade e sua terapeuta que engravidou durante o tratamento. Foram analisadas 40 sessões da psicoterapia por meio do Child Psychotherapy Q-Set. O processo terapêutico foi dividido em quatro períodos de acordo com a gravidez da terapeuta: (1) terapeuta não estava grávida; (2) terapeuta sabia de sua gestação, mas o assunto não havia sido verbalizado; (3) assunto foi tratado no setting terapêutico; (4) retorno da licença maternidade. Os resultados demonstraram uma diminuição da neutralidade e da colocação de limites, discussão de pausas e interrupções no tratamento. Concluiu-se que a gravidez da terapeuta influencia o setting terapêutico de forma acentuada.

Resumen El presente estudio buscó describir las características del proceso psicoterápico psicodinámico de una niña con una terapeuta embarazada e identificar posibles repercusiones de ese embarazo en el tratamiento. Se realizó un estudio descriptivo, longitudinal, basado en el procedimiento de estudio de caso único sistemático. Participaron una niña de ocho años de edad y su terapeuta que se quedó embarazada durante el tratamiento. Se analizaron 40 sesiones de la psicoterapia a través del Child Psychotherapy Q-Set. El proceso terapéutico se dividió en cuatro períodos de acuerdo con el embarazo de la terapeuta: (1) terapeuta no estaba embarazada; (2) terapeuta sabía de su gestación, pero el asunto no había sido verbalizado; (3) tema fue tratado en el setting terapéutico; (4) retorno de la licencia por maternidad. Los resultados demostraron una disminución de la neutralidad y de la colocación de límites, y discusión de pausas e interrupciones en el tratamiento. Se concluyó que el embarazo de la terapeuta influye en el setting terapéutico de forma acentuada.
Descritores: Interpretação Psicanalítica
Psicoterapia
Processos Psicoterapêuticos
Limites: Criança
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Autor: Santos, Manoel Antônio dos.
Título: Paidéia: Management Report - 2017 / Paidéia: Relatório de Gestão - 2017 / Paidéia: Informe de Administración - 2017
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);28:e2801, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Descritores: Publicações Periódicas como Assunto
Psicologia
Relatórios Anuais
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