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Pesquisa : Revista da Abordagem Gestáltica - LILACS
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Id: lil-693382
Autor: Alt, Fernanda; Campos, Carolina Mendes; Barata, André.
Título: Dificuldades, desafios e possibilidades para uma clínica Sartreana / Difficulties, challenges and possibilities for a Sartrean clinic / Dificultades, retos y posibilidades para una clínica Sartreana
Fonte: Rev. abordagem gestál. (Impr.);17(2):198-204, dez. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Refletir sobre a possibilidade de uma clínica fenomenológico-existencial é ainda hoje um grande desafio para os profissionais e estudiosos deste campo. Por se tratar de um trabalho que parte da filosofia, este se revela por vezes mais árduo, ao se mostrar carente de pressupostos psicológicos. No entanto, esta carência, longe de ser um impedimento, abre espaço para pensarmos em uma clínica desembaraçada das amarras cientificistas e positivistas que impregnaram a psicologia desde o seu nascimento. Frente a essa possibilidade, destacamos dentre as filosofias fenomenológicas e existenciais a de Jean-Paul Sartre, devido à constante preocupação presente em sua extensa obra de considerar criticamente as teorias psicológicas. É diante deste panorama que pretendemos, neste artigo, levantar algumas considerações sobre o desafio de pensar e realizar uma psicologia fenomenológico- existencial, tendo em vista a importância de sustentar o caráter crítico do qual ela é oriunda. Para tal, discutimos o problema da "importação" de conceitos por via de noções fundamentais do pensamento de Sartre, como liberdade e má-fé

Reflecting on the possibility of a phenomenological-existential clinical is still a great challenge for professionals and scholars of such field. Because it is a work that stems from philosophy, it sometimes proves to be more difficult, as it shows to have a lack of psychological assumptions. However, this gap, far from being an impediment, opens our minds up for thinking about a clinical cleared of its scientistic and positivist ties that have permeated psychology since its birth. Faced with this possibility, we highlight among the existential and phenomenological philosophies the one of Jean-Paul Sartre, owing to his constant concern during his extensive work to critically consider psychological theories. It is before this scenario that we intend in this article to raise some considerations about the challenge of thinking and realizing an existential-phenomenological psychology keeping in mind, at the same time, the importance of preserving the critical character of which it is originated. To this end, we discussed the problem of the "importation" of concepts by considering some fundamental notions of Sartre's thought, like freedom and bad faith

Reflexionar sobre la posibilidad de una clínica fenomenológica-existencial es todavía un gran desafío para los profesionales y estudiosos en este campo. Teniendo en cuenta que este es un trabajo que parte de la filosofía, esto a veces resulta ser más difícil, por mostrar la carencia de los presupuestos psicológicos. Sin embargo, esta carencia, lejos de ser un impedimento, deja un espacio abierto para pensarnos en una clínica libre de las amarras del cientificismo y del positivismo que ha impregnado la psicología desde su nacimiento. Ante esta posibilidad, destacamos entre las filosofías existenciales y fenomenológicos a de Jean-Paul Sartre, debido a la constante preocupación presente en su extensa obra de considerar críticamente las teorías psicológicas. Es en este contexto que pretendemos en este artículo plantear algunas consideraciones sobre el desafío de pensar y realizar una psicología existencial-fenomenológica teniendo en cuenta la importancia de sustentar el carácter crítico de lo cual proviene. Con este fin, hemos discutido el problema de la "importación" de conceptos a través de las nociones fundamentales del pensamiento de Sartre, como la libertad, y la mala fe
Descritores: Psicologia Clínica
Existencialismo/psicologia
Liberdade
Terapia Centrada na Pessoa
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-693381
Autor: Moreira, Virginia.
Título: A contribuição de Jaspers, Binswanger, Boss e Tatossian para a psicopatologia fenomenológica / The contribution of Jaspers, Binswanger, Boss and Tatossian to phenomenological psychopathology / La contribución de Jaspers, Binswanger, Boss y Tatossian para la psicopatología fenomenológica
Fonte: Rev. abordagem gestál. (Impr.);17(2):172-184, dez. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir as contribuições de quatro grandes nomes da tradição da Psicopatologia Fenomenológica: Karl Jaspers, que através de um método descritivo-compreensivo fundou a psicopatologia enquanto área específica do conhecimento com sua Psicopatologia Geral; Ludwig Binswanger, o criador da Psicopatologia Fenomenológica; Medard Boss que se propôs a desenvolver uma psicopatologia de inspiração Daseinsanalítica e, finalmente, Arthur Tatossian que desenvolve uma psicopatologia do Lebenswelt (mundo vivido)

This article aims to discuss the contributions of four big names of the Phenomenological Psychopathology tradition: Karl Jaspers, whom through a descriptive comprehensive method funded psychopathology as an specific area of knowledge with his General Psychopathology; Ludwig Binswanger, the creator of the Phenomenological Psychopathology; Medard Boss whom tried to develop a psychopathology from a Daseinsanalytic inspiration, and finally, Arthur Tatossian, whom develops a psychopathology of the Lebenswelt (lived world)

Este artículo tiene como objetivo discutir las contribuciones de cuatro grandes nombres de la tradición de la Psicopatología Fenomenológica: Karl Jaspers, que a través de un método descriptivo comprensivo ha fundado la psicopatología en cuanto área específica del conocimiento con su Psicopatología General; Ludwig Binswanger, el creador de la Psicopatología Fenomenológica; Medard Boss que se ha propuesto a desarrollar una psicopatología de inspiración Daseinanalítica y, finalmente, Arthur Tatossian que desarrolla una psicopatología del Lebenswelt (mundo vivido)
Descritores: Psicopatologia/história
Existencialismo/psicologia
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-693380
Autor: Fernandes, Marcos Aurélio.
Título: O cuidado como amor em Heidegger / Care like love in Heidegger's thought / Cuidado como amor en Heidegger
Fonte: Rev. abordagem gestál. (Impr.);17(2):158-171, dez. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo procura compreender uma indicação dada por Heidegger a Medard Boss, segundo a qual "Sorge" (cura, cuidado) não pode ser diferenciada em contraposição ao amor, como fizera Binswanger, por ser o nome para a constituição extático-temporal do traço fundamental da presença (Dasein), ou seja, da compreensão do ser. O artigo analisa cada momento desta indicação e busca compreender em que sentido cuidado é, ontologicamente, o mesmo que amor

This article seeks to understand a statement given by Heidegger to Medard Boss, according to which "Sorge" (cure, care) can not be differentiated as opposed to love, as had Binswanger, because it is the name for the constitution ecstatic and temporal of the fundamental trace of presence (Dasein), or, the understanding of being. The article analyzes every moment of this statement and seeks to understand the sense in which care is ontologically the same as love

Este artículo trata de comprender una declaración dada por Heidegger a Medard Boss, según el cual "Sorge" (cura, la atención) no se pueden diferenciar en lugar de amor, como lo había hecho Binswanger, por ser el nombre para la constitución extática-temporal del trazo fundamental de la presencia (Dasein), es decir, la comprensión del ser. El artículo analiza en cada momento de esta declaración y trata de comprender el sentido en que la atención es ontológicamente lo mismo que el amor
Descritores: Afeto
Existencialismo/psicologia
Amor
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-693379
Autor: Dutra, Elza.
Título: Pensando o suicídio sob a ótica fenomenológica hermenêutica: algumas considerações / Thinking about suicide under the phenomenolocial hermeneutics: some considerations / Pensal el suicidio en la hermenéutica fenomenológica: algunas consideraciones
Fonte: Rev. abordagem gestál. (Impr.);17(2):152-157, dez. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo desenvolver algumas reflexões sobre o suicídio a partir da perspectiva fenomenológica hermenêutica heideggeriana. As noções heideggerianas de ser-aí, ser-no-mundo, angústia e ser-para-morte nortearão as reflexões aqui iniciadas. Para isso utilizamos as narrativas de seis adolescentes que tentaram suicídio, apresentadas em nossa pesquisa de doutorado. Pretende-se, a partir da experiência desses jovens, alcançar uma compreensão mais profunda do suicídio, uma vez que as considerações terão como horizonte a concretude da experiência vivida. Entendendo o ser-aí, o Dasein, como um ser de abertura e, portanto, de possibilidades, a morte se apresenta como a última possibilidade existencial. Na realidade, a morte representa a possibilidade mais concreta com a qual o homem pode contar, como propõe Martin Heidegger. A morte afirma a finitude da vida e da existência. Sobretudo, representa a única certeza para o ser humano. Nesse sentido, interrogamos se o suicídio poderia ser pensado como a falta de sentido de si mesmo e um modo impessoal de se lidar com a angústia, eliminando-a. Significaria o desespero por não suportar a finitude da existência? Os questionamentos representam um esforço no sentido de pensar o suicídio a partir de um olhar que contemple a dimensão existencial que caracteriza o Dasein em sua busca de sentido como ser-no-mundo. Esperamos, assim, contribuir para a construção de um olhar desprovido de rótulos e categorizações, como histórica e cientificamente o suicídio tem sido abordado

This work aims to develop some thoughts about suicide from the perspective of phenomenological-hermeneutics. The Heideggerian notions of being there, being in the world, anguish and death-to-be will guide the discussions started here. For that use the stories of six teenagers who attempted suicide, presented in our doctoral research. We intend, from the experience of these young people, achieve a deeper understanding of suicide, since the horizon considerations will have the concreteness of lived experience. Understanding the being-there, Dasein, as being an opening and, therefore, opportunities, death is presented as the ultimate existential possibility. In fact, death represents the most concrete possibility with which the man can count, as proposed by Heidegger. Death claims the finitude of life and existence. Above all, the only certainty is that you have in life. In this sense, we question whether the suicide could be thought of as a lack of sense of self and an impersonal way of dealing with anxiety, eliminating it. Despair would not support the finitude of existence? The questions represent an effort to think of suicide from a look that encompasses the existential dimension that characterizes Dasein in its search for meaning as being in the world. We hope thus to contribute to building a look devoid of labels and categorizations, as historically and scientifically suicide has been discussed

Este trabajo tiene como objetivo desarrollar algunas reflexiones sobre el suicidio desde la perspectiva de la hermenéutica fenomenológica-. Las nociones de Heidegger de estar ahí, estar en el mundo, la angustia y la muerte-a-ser guiará las discusiones iniciadas aquí. Para obtener que el uso de la historia de seis adolescentes que intentaron suicidarse, se presentan en nuestra investigación doctoral. Se pretende, a partir de la experiencia de estos jóvenes, lograr una comprensión más profunda de suicidio, ya que las consideraciones tendrá en el horizonte la concreción de la experiencia vivida. La comprensión del ser-ahí, Dasein, como una apertura y, por tanto, las oportunidades, la muerte se presenta como la posibilidad existencial final. De hecho, la muerte representa la posibilidad más concreta con la que el hombre puede contar, según lo propuesto por Heidegger. La muerte reclama la finitud de la vida y la existencia. Por encima de todo, es la única certeza que el ser humano tiene en la vida. En este sentido, nos preguntamos si el suicidio podría ser considerado como una falta de sentido del yo y de una manera impersonal de tratar con la ansiedad, eliminando la misma. La desesperación no apoyaría la finitud de la existencia? Las preguntas representan un esfuerzo para pensar en el suicidio de una mirada que abarca la dimensión existencial que caracteriza el Dasein en su búsqueda de un sentido como ser en el mundo. Esperamos contribuir así a la construcción de una mirada desprovista de etiquetas y categorías, como histórica y científicamente, el suicidio se ha discutido
Descritores: Suicídio/psicologia
Morte
Existencialismo/psicologia
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-693378
Autor: Alvim, Monica Botelho.
Título: A ontologia da carne em Merleau-Ponty e a situação clínica na Gestalt-terapia: entrelaçamentos / The ontology of the flesh in Merleau-Ponty and clinical situation in the perspective of Gestalt-therapy / La ontología de la carne en Merleau-Ponty y la situación psicoterápica desde la perspectiva de la terapia Gestalt
Fonte: Rev. abordagem gestál. (Impr.);17(2):143-151, dez. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Neste trabalho discutimos a clínica da Gestalt-Terapia como campo de experiência, buscando ampliar sua compreensão por meio do diálogo com Merleau-Ponty. Nosso ponto central é a experiência no mundo com o outro e o lugar dessa experiência no processo de significação da existência. Sublinhando na Gestalt-Terapia: a) as noções de campo organismo-ambiente e fronteira de contato como concepções descritivas da experiência no mundo, um processo de desdobramento temporal que envolve diferença e criação de sentidos; b) a proposta metodológica de que a psicoterapia deve buscar concentrar-se na situação, na estrutura da experiência aqui e agora; c) a consideração da psicoterapia como uma situação que envolve eu e outro em diálogo. Considerando que Merleau-Ponty comunga com a Gestalt-Terapia raízes e influências e que faz um retorno ao mundo e à experiência na busca do sentido, buscamos fazer aproximações com seus últimos escritos, quando propõe uma ontologia da carne e pensa a experiência como fissão, diferença e reversibilidade, introduzindo com a noção de intercorporeidade a possibilidade de "sentir com", ou seja, encontrar o outro não no espaço objetivo, da reflexão, mas no campo do irrefletido e da experiência em estado bruto

In this work we discuss Gestalt therapy clinical practice as a field of experience, seeking to broaden its understanding through dialogue with Merleau-Ponty. Our focal point is experience with the other in the world and the place of experience in the process of signification of existence. Underlining in Gestalt-Therapy: a) the notions of environment-organism field and contact boundary as descriptive conception of the human experience, an unfolding temporal process that involves difference and meaning-making; b) Its methodological proposal that psychotherapy should seek to focus on the situation, ie, the structure of experience here and now; c) The consideration of psychotherapy as a situation involving self and other in dialogue. Considering that Merleau-Ponty shares with Gestalt Therapy roots and influences and both propose a return to the world and experience in the search for meaning, we seek to make comparisons with his late thought, when he proposes an ontology of the flesh and thinks experience as fission, difference and reversibility, to introduce by the notion of intercorporeality, the possibility of "feeling with", ie, find the other not in the objective space of reflection, but in the realm of thoughtless

Hablamos de la atención clínica de la terapia Gestalt como un campo de experiéncia, tratando de ampliar su comprensión mediante el diálogo con Merleau-Ponty. Nuestro punto central es la experiencia con otros en el mundo y el lugar de la experiencia en el proceso de significación de la existencia. Destacando en la terapia gestalt: a) las nociones de campo organismo-entorno y el frontera-contacto como concepción descriptiva de La experiencia en el mundo, un proceso de desarrollo temporale que implica la diferencia y la producion de significado; b) la metodología propuesta que la psicoterapia debe tratar de centrarse en la situación, la estructura de la experiencia aquí y ahora; c) la consideración de la psicoterapia como una situación de diálogo entre yo y el otro. Teniendo en cuenta que Merleau-Ponty comparte con las raíces de la Terapia Gestalt e influencias y ofrece regreso al mundo y la experiencia en la búsqueda de sentido, tratamos de hacer comparaciones con sus últimos escritos, cuando el filósofo propone una ontología de la carne y piensa en la experiencia como fisión, diferencia y reversibilidad. Ali introduce la posibilidad de "sentir con" a través de la noción de intercorporeidad , es decir, encontrar el otro en el espacio oscuro de la irreflexión
Descritores: Terapia Gestalt
Terapia Centrada na Pessoa
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-693377
Autor: Goto, Tommy Akira.
Título: Fenomenologia e experiência religiosa em Paul Tillich / Paul Tillich's phenomenology and religious experience / Fenomenología y experiencia religiosa en Paul Tillich
Fonte: Rev. abordagem gestál. (Impr.);17(2):137-142, dez. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste artigo é explicitar a presença da fenomenologia filosófica no pensamento filosófico e teológico de Paul Tillich, tanto na questão metodológica quanto na investigação do fenômeno religioso. Apesar de Paul Tillich ter tido uma metodologia própria em sua teologia - tal como o método de correlação e do círculo teológico ­ também se encontra vários comentários sobre a fenomenologia em suas principais obras e a sua aplicabilidade na investigação da experiência religiosa. A fenomenologia que se afirma estar presente no pensamento de Tillich não é nem uma fenomenologia "pura" ­ de acordo com o conceito de Edmund Husserl, nem uma fenomenologia hermenêutica concebida por Martin Heidegger, apesar de ter sido influenciado por ambos os autores ­, mas uma fenomenologia crítica, como sugerida pelo teólogo, que seria a união de ambos os elementos: o intuitivo-descritivo (fenomenologia clássica) e o crítico-existencial. Neste sentido, tem-se como ponto de partida da análise os comentários feitos por Tillich sobre a fenomenologia, entendendo o que o teólogo quis dizer sobre esta metodologia e destacando a relevância dessas observações para a construção de sua teologia e filosofia

The aim of this text is to point out the presence of the philosophical phenomenology in Paul Tillich's philosophical and theological thought, either concerning the methodological issue or the religious phenomenon investigation. In spite of Paul Tillich having had a methodology of his own in his theology ­ such as the correlation method and the theological circle ­ we can also find in his main works comments about phenomenology and its applicability in the investigation of the religious experience. The phenomenology that we assert to be present in Tillich's thought is neither a "pure" phenomenology ­ according to Edmund Husserl's concept nor a hermeneutic phenomenology inspired by Martin Heidegger, in spite of having been influenced by both authors ­, but a critical phenomenology, as suggested by the theologian, that would be the union of both elements: the intuitive-descriptive (phenomenology classical) and the critical-existencial. In this sense, we shall start from the comments made by Tillich on phenomenology, understanding what he meant about this methodology and emphasizing the relevance of those comments for the construction of his theology and philosophy

Este texto tiene como objetivo mostrar la presencia de la fenomenología filosófica en el pensamiento filosófico y teológico de Paul Tillich, sea en la cuestión metodológica, sea en la investigación del fenómeno religioso. A pesar de Paul Tillich haber tenido una metodología propia en su teología ­ como el método de la correlación y el círculo teológico ­ también puede encontrar, en sus obras principales, comentarios sobre la fenomenología y su aplicabilidad en la investigación de la experiencia religiosa. La fenomenología que afirma estar presente en el pensamiento de Tillich, no es una fenomenología "pura" en el sentido de Edmund Husserl y tampoco una fenomenología hermenéutica inspirada en Martin Heidegger ­ aunque fue influenciada por ambos autores ­ sino una fenomenología crítica, como lo ha sugerido el propio teólogo, que sería la unión del elementos: el intuitivo-descriptivo (fenomenología clásica) con el existencial-crítico. En este sentido, tienes como punto de partida los comentarios hechos por Tillich sobre la fenomenología entendiendo lo que quiso decir sobre esa metodología y destacando la relevancia de estos comentarios para la construcción de su teología y filosofía
Descritores: Religião
Filosofias Religiosas/psicologia
Existencialismo/psicologia
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-693376
Autor: Tourinho, Carlos Diógenes Cortes.
Título: A crítica da fenomenologia de Husserl à visão positivista nas ciências humanas / The critique of Husserl's phenomenology the positivist view in humanities / La crítica de la fenomenología de Husserl la visión positivista en humanidades
Fonte: Rev. abordagem gestál. (Impr.);17(2):131-136, dez. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo concentra-se em torno da especificidade da atitude fenomenológica, bem como da metodologia adotada pela fenomenologia de Edmund Husserl no começo do século XX. Tal atitude consiste em uma atitude reflexiva e analítica, a partir da qual se busca fundamentalmente elucidar, determinar e distinguir o sentido íntimo das coisas. Já o método fenomenológico é, por sua vez, um método de evidenciação dos fenômenos, cuja estratégia consiste no exercício da suspensão de juízo em relação à posição de existência das coisas, viabilizando a recuperação destas em sua pura significação. Contrastando a atitude fenomenológica com o que Husserl chamou de “atitude natural” (atitude na qual se encontra mergulhada a consciência das ciências positivas), o artigo abordará, em seguida, a crítica da fenomenologia à perspectiva positivista nas Ciências Humanas

The present paper focuses around the specificity of the phenomenological attitude and the methodological strategy adopted by the phenomenology of Edmund Husserl in the Twentieth Century. Such attitude is reflective and analitical, from which one seeks to fundamentally elucidate, identify and distinguish the sense of things. Impelled by the slogan of the “return to the things itself”, the phenomenology of Husserl adopts, through a methodological point of view, the call “phenomenological reduction”, that is, the suspension of the judgement in relation to the natural world, to recover it, in the consciousness, in an indubitable way, in his pure meaning. Contrasting the attitude phenomenological with what Husserl called “natural attitude”, the paper addressed then the critique of phenomenology to perspective positivist in humanities

El presente artículo tiene como objetivo abordar la especificidad de la actitud fenomenológica, así como de la metodología adoptada por la fenomenología de Edmund Husserl a principios del siglo XX. Esta actitud consiste en una actitud reflexiva y analítica, de la cual se busca aclarar, identificar y distinguir el significado íntimo de las cosas. El método fenomenológico es un método de aclaración de los fenómenos, cuya estrategia consiste en el ejercicio de la suspensión del juicio en relación la posición de la existencia de las cosas, lo que permite la recuperación de estos en su significación pura. Por último, se abordará la crítica de la fenomenología la concepción positivista de las humanidades
Descritores: Existencialismo/psicologia
Ciências Humanas
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-985175 LILACS-Express
Autor: Mattos, Carlos Lopes de.
Título: Heidegger e o problema da filosofia: parte I
Fonte: Rev. abordagem gestál. (Impr.);25(1):12-116, jan.-abr. 2019.
Idioma: pt.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-985174 LILACS-Express
Autor: Cunha, Gabriela Gibson; Dutra, Elza Maria Do Socorro.
Título: Um olhar fenomenológico para mães de crianças vítimas de abuso sexual: uma revisão de literatura / A phenomenological view for mothers of child victims of sexual abuse: a literature review / Una mirada fenomenológica a las madres de los niños víctimas de abuso sexual: una revisión de la literatura
Fonte: Rev. abordagem gestál. (Impr.);25(1):103-110, jan.-abr. 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo lançar um olhar fenomenológico para como as mães de crianças vítimas de abuso sexual são representadas na literatura científica brasileira. Dessa forma, foi realizada uma revisão integrativa de literatura, na qual os estudos foram procurados no banco de dado da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), que inclui outros bancos como o SciElo (Scientific Electronic Library Online), o PePsic (Periódicos Eletrônicos em Psicologia) e a LILACS(Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Com isso, foram selecionados 19 artigos no período entre 2006 e 2016. Observou-se que poucos estudos que tivessem como objetivo de pesquisa investigar as mães de vítimas de abuso sexual infantil, além de uma alta concentração desse material no estado do Rio Grande do Sul, sendo o local onde as pesquisas foram mais realizadas. Além disso, não foram encontrados estudos que contemplassem a interface entre o assunto e a fenomenologia. Aponta-se a necessidade de mais estudos que possam contribuir para ampliar a discussão sobre o lugar da mãe diante da vitimização dos filhos.

This work aims to present a phenomenological look at how mothers of child victims of sexual abuse are represented in the brazilian scientific literature. An integrative literature review was conducted, in which the studies were searched in the Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) database, which includes other banks such as SciELO (Scientific Electronic Library Online), PePsic (Periódicos Eletrônicos em Psicologia) and LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). We selected 19 articles in the period between 2006 and 2016. It was observed that few studies had the objective of investigating the mothers of victims of child sexual abuse, in addition to a high concentration of this material in the state of Rio Grande do Sul, being the place where the surveys were most performed. Furthermore, no studies were found that contemplated the interface between the subject and the phenomenology. It is pointed out the need for more studies that can contribute to broaden the discussion about the place of the mother in relation to the victimizationof their children.

Este trabajo tiene como objetivo presentar una mirada fenomenológica sobre cómo las madres de niños víctimas de abuso sexual están representadas en la literatura científica brasileña. Por lo tanto, se realizó una revisión integrativa de la literatura, en la cual se realizaron búsquedas en los estudios de la base de datos de la Biblioteca Virtual em Saúde(BVS), que incluye a otros bancos como SciELO (Scientific Electronic Library Online), PePsic (Periódicos Eletrônicos em Psicologia) y LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Se seleccionaron 19 artículosen el período comprendido entre 2006 y 2016. Se observó que pocos estudios tenían el objetivo de investigar a las madres de víctimas de abuso sexual infantil, además de tener una alta concentración de este material en el estado de Rio Grande do Sul, siendo el lugar donde se realizaron las encuestas más. Además, no se encontraron estudios que contemplaran la interfase entre el sujeto y la fenomenología. Se señala la necesidad de más estudios que puedan contribuir a ampliar la discusión sobre el lugar de la madre en relación con la victimización de sus hijos.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-985173 LILACS-Express
Autor: Calsavara, Vanessa Jaqueline; Scorsolini-Comin, Fabio; Corsi, Carlos Alexandre Curylofo.
Título: A comunicação de más notícias em saúde: aproximações com a abordagem centrada na pessoa / The communication of bad news in health: approximations with the person-centered approach / La comunicación de malas noticias en salud: aproximaciones con el enfoque centrado en la persona
Fonte: Rev. abordagem gestál. (Impr.);25(1):92-102, jan.-abr. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: A forma de comunicar más notícias impacta diretamente na adesão ao tratamento por parte do paciente. Frente às dificuldades em comunicar más notícias, foram elaborados protocolos que auxiliassem os profissionais de saúde nesses momentos de maior vulnerabilidade. Este estudo teórico teve por objetivo aproximar as atitudes/condições facilitadoras descritas originalmente por Carl Rogers no contexto psicoterápico a três protocolos de comunicação de más notícias frequentemente relatados na literatura da área: SPIKES, CLASS e P-A-CI-E-N-T-E. Diversas etapas desses protocolos emergem como ações que se aproximam ora da congruência/autenticidade, ora da consideração positiva incondicional ou da empatia, tornando lícito afirmar que a comunicação de más notícias também possibilita o estabelecimento de uma relação de ajuda. Conclui-se que esta associação entre os protocolos e as três atitudes elaboradas por Rogers pode contribuir para a formação acadêmica dos profissionais de saúde e também no estabelecimento de um melhor vínculo entre médico, paciente e familiares.

The way of communicating bad news directly impacts in the treatment adherence of the patient. In light of the difficulties of communicating bad news, protocols were developed to assist the health care professionals in these moments of major vulnerability. This theoretical study aimed to approach the core conditions/attitudes described originally by Carl Rogers in the psychotherapic context to three bad news communication protocols reported from the field specific literature: SPIKES, CLASS and P-A-C-I-E-N-T-E. Diverse steps of these protocols emerge as actions that approximate one moment to congruency/authenticity and another moment to unconditional positive consideration or empathy. It makes licit to affirm that the communication of bad news also approaches to the establishment of a help relation. It can be concluded that this approach between the protocols and the three attitudes developed by Rogers can contribute to the academic training of the health care professionals and also to the better connection between doctor, patient and family.

La forma de comunicar malas noticias impacta directamente en la adhesión al tratamiento por parte del paciente. Frente a las dificultades en comunicar malas noticias, se elaboraron protocolos que auxiliar a los profesionales de salud en esos momentos de mayor vulnerabilidad. Este estudio teórico tuvo por objetivo aproximar las actitudes / condiciones facilitadoras descritas originalmente por Carl Rogers en el contexto psicoterápico con tres protocolos de comunicación de malas noticias a menudo relatados en la literatura del área: SPIKES, CLASS y P-A-C-I-E-N-T-E. Diversas etapas de esos protocolos emergen como acciones que se aproximan a la congruencia / autenticidad, ya la consideración positiva incondicional o de la empatía, haciendo lícito afirmar que la comunicación de malas noticias también posibilita el establecimiento de una relación de ayuda. Se concluye que esta asociación entre los protocolos y las tres actitudes elaboradas por Rogers puede contribuir a la formación académica de los profesionales de la salud y también en el establecimiento de un mejor vínculo entre médico, paciente y familiares.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



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