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Pesquisa : Rev. Bras. de Desenvolvimento Humano LILACS
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Id: biblio-958485
Autor: Vincenzi, Thaíse; Mario, Débora Nunes; Cericato, Graziela Oro; Portilio, Michele Natara; Rigo, Lilian.
Título: Emergence of cannabis as the second most commonly used psychoactive substance among students / Maconha como a segunda substância psicoativa mais comumente usada entre estudantes
Fonte: Rev. bras. crescimento desenvolv. hum;27(2):244-252, 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: INTRODUCTION: People use psychoactive substances (PAS) historically; however, from the 1960s on, this use has increased considerably, becoming known for compromising health and causing the death of millions of people every year. OBJECTIVE: This study aimed to verify the prevalence of psychoactive substances consumed by dentistry students, as well as to analyze the influence of sociodemographic variables and identify the level of life satisfaction among Dentistry students. METHODS: It is a cross-sectional observational study including 159 students of an educational institution in a city of southern Brazil enrolled in the eight course periods. They were anonymously asked to a self-administered questionnaire regarding sociodemographic variables and use of psychoactive substances (PAS), questions were adapted by the validated instrument called Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST), and the assessment of level of life satisfaction by the Satisfaction With Life Scale (SWLS). RESULTS: The use of PAS at some point in life had prevalence of 90.6%. Alcohol was the most used PAS by students, followed by cannabis. The use of drugs for depression showed association with alcohol and cannabis consumption, cannabis was predominately consumed by male . The majority of students reported dissatisfaction with life. CONCLUSION: The prevalence of PAS use is high among the Dentistry students interviewed. The PAS most consumed by students was alcohol, followed by cannabis, psychoactive drugs, and tobacco.

INTRODUÇÃO: O uso de substâncias psicoativas (SPA) é uma prática utilizada pelo homem desde seus primórdios. Entretanto, a partir dos anos 60, teve seu consumo substancialmente aumentado, e se tornou conhecida por comprometer a saúde e ocasionar a morte de milhões de pessoas todos os anos. OBJETIVO: O uso de substâncias psicoativas é uma prática utilizada há muitos anos, porém, a partir dos anos 60, teve seu consumo substancialmente aumentado. O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência do uso de substâncias psicoativas entre estudantes de Odontologia, bem como analisar a influência das variáveis sociodemográficas e identificar o nível de satisfação com a vida entre os estudantes. MÉTODO: O delineamento é do tipo transversal composto por 159 estudantes de Odontologia de uma instituição de ensino de um município do sul do Brasil matriculados nos oito períodos do curso. Os sujeitos forma submetidos anonimamente a um questionário autoaplicável com perguntas referentes a variáveis sociodemográficas, uso de substâncias psicoativas (SPA) adaptadas pelo instrumento validado Teste de Triagem para Álcool, Tabaco e Substâncias (ASSIST), e a avaliação do grau de satisfação com a vida, a partir da Escala de Satisfação com a Vida (ESVC). RESULTADOS: O uso de SPA em algum momento da vida teve prevalência de 90,6%, sendo, o álcool, a droga mais consumida, seguida pela maconha. O uso de medicamentos para depressão mostrou associação ao consumo de álcool. O consumo de maconha também esteve associado ao uso de antidepressivos, sendo a maconha mais consumida pelos homens. A maior parte da amostra relatou insatisfação com sua vida. CONCLUSÃO: A prevalência do uso PAS é alta entre os estudantes de Odontologia entrevistados. O PAS mais utilizado pelos alunos foi o álcool, seguido de maconha, drogas psicoativas, e tabaco.
Descritores: Satisfação Pessoal
Psicotrópicos
Uso da Maconha
-Drogas Ilícitas
Consumo de Álcool na Faculdade
Limites: Adulto Jovem
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-958482
Autor: Castro, José Flavio de Lima; Araújo, Rodrigo Cappato de; Pitangui, Ana Carolina Rodarti.
Título: Sexual behavior and practices of school adolescents in Recife city, Brazil / Comportamento e práticas sexuais de adolescentes escolares da cidade do Recife, Brasil
Fonte: Rev. bras. crescimento desenvolv. hum;27(2):219-227, 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: INTRODUCTION: The adolescent sexuality should not be understood only from the biological point of view; it is necessary to consider the whole social context. OBJECTIVE: To characterize the adolescents' behavior and sexual practices, according to sex. METHODS: Cross-sectional study with adolescents aged 14 to 19 years registered in the Recife-PE state. A questionnaire with sociodemographic data and sexual behavior was used. The data were analyzed using SPSS, being employed a descriptive analysis and the tests chi-square and Mann-Whitney. RESULTS: The data from 674 adolescents with an average age of 16.07 ± 1.46 years were analyzed. It was verified sexual initiation in 52.9% of boys and 38.7% girls. There was a significant difference between the number of partners (p= 0.001) with the boys showing greater quantitative. The barrier method was the most used in the first (68.8%) and last intercourse (52.2%). There was a significant difference in the first and last intercourse, in use (p= 0.006; p= 0.010) and type of contraceptive method (p= 0.001; p 0.001). Regarding the social network, riends were the most popular. However, it was observed a significant difference (p= 0.026), being the maternal figure more prevalent in girls. There was a significant difference in the absence of sexual initiation (p= 0.001). The lack of opportunity was the most reported condition by boys (52.2%) and marry virgin by the girls (33.9%). CONCLUSION: Most had already had sexual life, with higher prevalence in males. Regarding the sexual practices and behaviors in most conditions analyzed different values between the sexes were observed, with greater freedom and permissiveness in males.

INTRODUÇÃO: A sexualidade do adolescente não deve ser compreendida apenas do ponto de vista biológico, sendo necessário considerar todo contexto social. OBJETIVO: Caracterizar o comportamento e práticas sexuais dos adolescentes, segundo o sexo. MÉTODO: Estudo transversal com adolescentes de 14 a 19 anos matriculados na rede estadual do Recife-PE. Foi empregado um questionário com dados sociodemográficos e sobre comportamento sexual. Os dados foram analisados no SPSS, sendo empregada análise descritiva e os testes Qui-quadrado e Mann-Whitney. RESULTADOS: Foram analisados os dados de 674 adolescentes, com média de idade de 16,07 ± 1,46 anos. Foi verificado iniciação sexual em 52,9% dos meninos e 38,7% das meninas. Houve diferença significativa entre o número de parceiros (p=0,001) com maior quantitativo no sexo masculino. O método de barreira foi o mais empregado na primeira (68,8%) e última relação (52,2%). Foi observado diferença significativa na primeira e última relação, no uso (p=0,006; p=0,010) e tipo de método contraceptivo (p=0,001; p=0,001). Em relação a rede social, os amigos foram os mais procurados. Contudo, houve diferença significativa (p=0,026), sendo a figura materna mais prevalente nas meninas. Houve diferença significativa na ausência da iniciação sexual (p=0,001). A falta de oportunidade foi a condição mais relatada pelos meninos (52,2%) e casar virgem pelas meninas (33,9%). CONCLUSÃO: A maioria dos adolescentes já havia iniciado a vida sexual, com maior prevalência no sexo masculino. Em relação as práticas e condutas foi observado na maior parte das condições analisadas valores distintos entre os sexos, com maior liberdade e permissividade no sexo masculino.
Descritores: Comportamento Sexual
Sexualidade
Limites: Adolescente
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-958481
Autor: Nobre, Francisco Salviano Sales; Bandeira, Paulo Felipe Ribeiro; Valentini, Nadia Cristina.
Título: Academic achievement associated with motor performance and sex in different subcultures / Desempenho escolar associado ao desempenho motor e ao sexo em diferentes subculturas nordestinas
Fonte: Rev. bras. crescimento desenvolv. hum;27(2):213-218, 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: INTRODUCTION: School and motor performances demonstrates achievements of children throughout childhood. Gender and the child's developmental context interfere with the differentiated trends of intensity and direction of school and motor performance. OBJECTIVE: To analyze the association among school performance, motor performance, and the sex of children of different subcultures. METHOD: The study included 233 children aged 7 to 10 years, 127 boys (8.2 ± 0.92 years) and 106 girls (8.4 ± 0.85 years), from three different subcultures (semi-arid, mountainous, and coastal weather) of Northeast Brazil. Data were collected from the School Performance Test and the Test of Gross Motor Development-2. Descriptive statistics, comparisons, and multivariate multiple linear regressions were used for analysis. RESULTS: It was found that school delays were prevalent in boys, and motor delays, specifically in object control skills, were prevalent in girls. Motor performance is positively associated with performance in writing, reading, and arithmetic, but this relationship is specific for each subculture. CONCLUSION: There was an association among school performance, motor performance, and the sex of children in different Northeastern subcultures, evidencing the influence of subcultures and gender on the children's performance.

INTRODUÇÃO: O desempenho escolar e motor retratam conquistas de crianças ao longo da infância. O sexo e o contexto de desenvolvimento da criança interferem nas tendências diferenciadas de intensidade e direções do desempenho escolar e motor. OBJETIVO: Analisar a associação entre o desempenho escolar, o desempenho motor e sexo de crianças de diferentes subculturas. MÉTODO: Participaram da pesquisa 233 crianças oriundas de três diferentes subculturas (semiárido, serrana e litorânea) do Nordeste do Brasil. Os dados foram coletados a partir do Teste de Desempenho Escolar e o Test of Gross Motor Development-2. Para analise utilizaram-se da estatística descritiva, comparações e regressão linear múltipla multivariada. RESULTADOS: Verificou-se que atrasos escolares foram prevalentes nos meninos e os atrasos motores, especificamente em habilidades de controle de objetos, nas meninas. O desempenho motor associou-se positivamente com o desempenho na escrita, leitura e aritmética, sendo, porém, essa relação específica para cada subcultura. CONCLUSÃO: Houve associação entre desempenho escolar, motor e o sexo de crianças nas diferentes subculturas nordestinas, evidenciando a influencia das subculturas e do sexo no desempenho dessas crianças.
Descritores: Desempenho Psicomotor
Desempenho Acadêmico
Limites: Criança
Tipo de Publ: Conjunto de Dados
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-958480
Autor: Barros, Jaqueline dos Santos Valente; Lima, Marcos Venicius Malveira de; Sampaio, Aristéia Nunes; Rocha, Suellem M. B. de Moura; Dantas, Paulo Moreira Silva; Batista, Shirley Regina de Almeida; Silva, Romeu Paulo Martins.
Título: Analysis of motor capacities in the maturational stages of female adolescents / Análise das Capacidades Motoras nos Estágios Maturacionais de Adolescentes do Sexo Feminino
Fonte: Rev. bras. crescimento desenvolv. hum;27(2):206-212, 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: INTRODUCTION: Maturation is a biological phenomenon inherent to the human being that acts alongside environmental factors in its relationship with the development of children and adolescents OBJECTIVE: To analyse the motor skills during maturational stages of female adolescents. METHODS: This study included 133 female adolescents aged between 10 and 17 years from federal schools in the city of Rio Branco, State of Acre, Brazil. Sexual maturation was evaluated using Tanner's self-assessment. Motor skills were assessed using the following tests: strength (Jump Test); coordination (Burpee Test); balance (Flamingo Test); flexibility (Sit and Reach Test); agility (Shuttle Run Test). The data were analyzed using SPSS 20.0 software through analysis of variance. The significance level was fixed at 5%. RESULTS: No significant statistical results were found for strength, agility, balance and flexibility, evidencing that maturational advances did not influence these skills. In the coordination variable, significant results were obtained. CONCLUSION: The results of this study suggest that maturational advancement in adolescents does not influence strength, agility, balance or flexibility. However, it does influence coordination, presenting better performance at stage P2.

INTRODUÇÃO: A maturação é um fenômeno biológico inerente ao ser humano que atua em conjunto com fatores ambientais devido a sua relação com desenvolvimento de crianças e adolescentes OBJETIVO: Analisar as capacidades motoras nos estágios maturacionais de adolescentes do sexo feminino. MÉTODO: Participaram deste estudo 133 adolescentes do sexo feminino, entre os 10 e os 17 anos provenientes de uma escola Federal na cidade de Rio Branco, no Estado do Acre. A maturação sexual foi avaliada através do método da auto avaliação das pranchas de TANNER. As capacidades motoras foram analisadas através dos testes: Força, Jump Test; Coordenação, Teste de Burpee; Equilíbrio, Teste flamingo; Flexibilidade, Teste de Sentar e Alcançar; Agilidade, Teste de Shuttle Run. Os dados foram analisados no programa R através de Análise de Variância (ANOVA). O nível de significância fixou-se em 5%. RESULTADO: Não foram encontrados resultados estatisticamente significativos nos fatores força, agilidade, equilíbrio e flexibilidade. No fator coordenação obtivemos resultados estatisticamente significativos. CONCLUSÃO: O avanço maturacional de adolescentes não influenciou na força, agilidade, equilíbrio e flexibilidade. No entanto, influenciou na coordenação motora, apresentando um melhor desempenho no estágio P2.
Descritores: Desenvolvimento do Adolescente
Destreza Motora
Limites: Feminino
Adolescente
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-958479
Autor: Silva, Cláudia da; Capellini, Simone Aparecida.
Título: Comparison of performance in metalinguistic tasks among students with and without risk of dyslexia / Comparação do desempenho em tarefas metalinguísticas entre estudantes com e sem risco de dislexia
Fonte: Rev. bras. crescimento desenvolv. hum;27(2):198-205, 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: INTRODUCTION: Studies on students at risk for dyslexia have increased as well as the interest in verifying whether tasks involving a phonological basis can favor the performance of these students in the initial literacy process. OBJECTIVE: Evaluate the performance of students with and without risk of dyslexia in metalinguistic tasks. METHODS: Participants of this study were 40 students, aged between 5-6 years, enrolled in the 1st year of elementary school, divided into two groups, GI: composed of 20 students without risk of dyslexia and GII: composed of 20 students at risk of dyslexia, both groups were submitted to the Evaluation Cognitive Linguistic Skills Protocol - collective and individual version (adapted), and phonological intervention composed of tasks of relation letter/sound alphabet in sequence and in random order, rhyme, identification and manipulation of words, identification and production of syllables, syllabic segmentation and analysis, identification and phonemic segmentation, substitution, synthesis, analysis and phonemic discrimination. : Indicated that the students from GI and GII showed statistically superior performance in the post testing compared to the performance obtained in the pre testing. CONCLUSION: The students at risk of dyslexia showed an increase in the mean of performance after the intervention, however, when compared with the performance of the students without risk for dyslexia, they presented inferior performance, indicating that, even after have underwent to the intervention, they did not reach the mean of performance of students without risk for dyslexia in metalinguistic tests.

INTRODUÇÃO: Estudos sobre escolares de risco para a dislexia tem se tornado cada vez mais frequentes, assim como, o interesse em verificar se as tarefas envolvendo uma base fonológica podem favorecer o desempenho desses escolares em processo inicial de alfabetização. OBJETIVO: Avaliar o desempenho de escolares com e sem risco para a dislexia em tarefas metalinguísticas. MÉTODO: Participaram deste estudo 40 escolares, com idade entre 5 a 6 anos, matriculados no 1º ano do ensino fundamental, divididos em dois grupos, GI: composto por 20 escolares sem risco para dislexia e GII: composto por 20 escolares de risco para a dislexia, ambos os grupos foram submetidos ao Protocolo de Avaliação das Habilidades Cognitivo-Liguísticas nas versões coletiva e individual (adaptado), e a intervenção fonológica composta por tarefas de relação letra/som do alfabeto em sequência e em ordem aleatória, rima, identificação e manipulação de palavras, identificação e produção de sílabas, segmentação e análise silábica, identificação e segmentação fonêmica, substituição, síntese, análise e discriminação fonêmica. RESULTADOS: Indicaram que os escolares do GI e GII apresentaram desempenho estatisticamente superior na pós-testagem comparado ao desempenho obtido na pré-testagem. CONCLUSÃO: Os escolares de risco para a dislexia apresentaram aumento das médias de desempenho após a intervenção, no entanto, ao ser comparado com o desempenho dos escolares sem risco para a dislexia, apresentaram desempenho inferior, indicando que, mesmo após, submetidos à intervenção, não alcançaram as médias de desempenho dos escolares sem risco para a dislexia em provas metalinguísticas.
Descritores: Desenvolvimento Infantil
Dislexia
-Alfabetização
Aprendizagem
Tipo de Publ: Ensaio Clínico
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-958484
Autor: Pampolim, Gracielle; Lourenço, Christiane; Silva, Vanezia Gonçalves da; Coelho, Maria Carlota de Rezende; Sogame, Luciana Carrupt Machado.
Título: Prevalence and factors associated with functional dependency in homebound elderly people in Brazil / Prevalência e fatores associados à dependência funcional em idosos restritos ao lar
Fonte: Rev. bras. crescimento desenvolv. hum;27(2):235-243, 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: INTRODUCTION: Population ageing is a worldwide reality that requires attention, and a concern for healthy and functional ageing is increasingly the focus of government policies and programmes. OBJECTIVE: To identify the prevalence of homebound elderly people, and the influence of sociodemographic and economic characteristics on their functional dependency. METHODS: Cross-sectional study with 178 homebound elderly people assisted by a family healthcare unit in Vitória, ES, Brazil. Functional independence was measured by the Functional Independence Measure (FIM) and the sociodemographic and economic variables were collected by a questionnaire developed by the authors. Binary logistic regression was used to determine the influence of the sociodemographic and economic characteristics on the risk of being functionally dependent. RESULTS: Forty-eight percent of the participants were functional dependents, 80% were female, 72% belonged to the fourth age, 74% were white, 63% were widowed, 78% had retired, 90% had children, 83% had a caregiver, 52% had low education and 40% had low income. Logistic regression indicated that having a caregiver increased by 40 times the chance of being functionally dependent (OR = 40.2; 95%CI 4.8-355.4) and having between one to eight years of education decreased the chance of functional dependency (OR = 0.2; 95%CI 0.04-0.9). CONCLUSIONS: The prevalence of functional dependency was very high in this sample, and since the presence of a caregiver was the strongest and significant predictor of functional dependency, we suggest that guidance and support should be offered to caregivers, followed by a family healthcare strategy, to make consistent efforts with the objective of improving functional recovery and independence of homebound elderly.

INTRODUÇÃO: O envelhecimento populacional é uma realidade de proporções mundiais que requer atenção, e a preocupação com o envelhecimento saudável e funcional é cada vez mais o foco de políticas e programas do governo. OBJETIVO: Verificar a prevalência e influência dos fatores sócio demográficos e econômicos na dependência funcional em idosos restritos ao lar. MÉTODO: Estudo transversal com 178 idosos restritos ao lar assistidos por uma Unidade de Saúde da Família de Vitória-ES. Aferiu-se a dependência funcional através da Medida de Independência Funcional e coletou-se variáveis para caracterização o perfil dos idosos. Utilizou-se a Regressão Logística Binária para determinar o nível de predição da dependência funcional. RESULTADOS: Quarenta e oito por cento dos idosos apresentavam dependência funcional, 80% eram do sexo feminino, 72% na 4º idade, 74% brancos, 63% viúvos, 78% aposentados, 90% com filhos, 83% com cuidador, 52% com baixa escolaridade e 40% com baixa renda. A presença de cuidador se comportou como preditor da dependência funcional (OR=40.2; IC95% 4,8-355,4) e a escolaridade entre 1 e 8 anos se mostrou como fator de proteção (OR=0,2; IC95% 0,04-0,9). CONCLUSÃO: A prevalência dependência funcional mostrou-se elevada, e a presença de cuidador figurou como um forte e significante preditor, propõe-se o estabelecimento de 'suporte' para o cuidador mediado pelas equipes da Estratégia Saúde da Família para manutenção/recuperação da funcionalidade dos longevos.
Descritores: Idoso Fragilizado
Estratégia Saúde da Família
Limites: Idoso
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-958483
Autor: Chehab, Maria Aparecida Dix; Paiva, Laércio da Silva; Figueiredo, Francisco Winter dos Santos; Daboin, Blanca Elena Guerrero; Reato, Lígia de Fátima Nóbrega; Adami, Fernando.
Título: Sexual abuse characteristics in Santo André, São Paulo, Brazil: from victims to aggressors, from diagnosis to treatment / Características do abuso sexual em Santo André, São Paulo, Brasil: das vítimas ao agressor, do diagnóstico ao tratamento
Fonte: Rev. bras. crescimento desenvolv. hum;27(2):228-234, 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: INTRODUCTION: Sexual violence against children and adolescents in Brazil is an underreported public health problem. Knowing the profile of the victims and the factors related to each case is a strategy for the development of more effective public policies. OBJECTIVE: To describe the profile of children and adolescent victims of libidinous act, characteristics of aggression and aggressors, consequences for victims, and legal actions related to sexual abuse METHODS: This is a descriptive study. Sociodemographic characteristics of the victims, characteristics of the aggressors and aggression, and clinical, psychological, and legal aspects of 61 sexually abused patients admitted to the specialized outpatient clinic of the Network of Health for Violence and Sexual Abuse located in Santo André, São Paulo State, Brazil, were analyzed. RESULTS: Victims had a mean age of 10.4 years, female (60.7%, n= 37), white (70.5%, n= 43), and admitted to the care network after of 72 hours of having been a victim of abuse (68.3%, n = 40). Most of the aggressions were by a libidinous act (65.6%, n = 40) and by an individual known by the victim (72.1%, n= 44). As a result of libidinous act, the children had a change in family composition (42.6%, n = 26), cognitive disturbances (34.4%, n= 21), emotional disturbances (83.6%, n= 51), and behavioral disorders (54.1%, n= 33). Two-thirds of the cases resulted in a police investigation, only 20% of the offenders were convicted. CONCLUSION: Girls suffer sexual abuse where the perpetrator is known and close to the family; they delay seeking health services and can present mental disorders related to those abuses, but the perpetrators remain unpunished in most cases.

INTRODUÇÃO: Violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil é um problema de saúde pública subnotificado. Conhecer o perfil dos casos e dos fatores relacionados a estes casos é uma estratégia para o desenvolvimento de políticas públicas mais efetivas. OBJETIVO: Descrever o perfil de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, as características das agressões e dos agressores, as consequências para as vítimas e ações jurídicas relacionadas ao abuso sexual. MÉTODO: Foram analisadas características sociodemográficas das vítimas, características dos agressores e agressão, bem como aspectos clínicos, psicológicos e legais, de 61 pacientes que sofreram abuso sexual admitidos no ambulatório especializado da Rede de Atenção à Saúde por Violência e Abuso Sexual, em Santo André, Brasil. RESULTADOS: As vítimas tinham média de idade de 10,4 anos, do sexo feminino (60,7%, n=37), de cor branca (70,5%, n=43) e que foram admitidas na rede de atendimento depois de 72 horas de ter sofrido o abuso (68,3%, n=40). A maior parte das agressões foi por ato sexual (65,6%, n=40) e por indivíduo conhecido (72,1%, n=44). Em consequência de ter sofrido abuso sexual, as crianças tiveram alteração da composição familiar (42,6%, n=26), apresentaram distúrbios cognitivos (34,4%, n=21), distúrbios emocionais (83,6%, n=51) e distúrbios comportamentais (54,1%, n=33). Dois terços dos casos resultaram em investigação policial, apenas 20% dos criminosos foram condenados. CONCLUSÃO: Meninas sofrem atos sexuais onde o agressor é conhecido e próximo, demoram a procurar os serviços de saúde e apresentam distúrbios mentais relacionados a esses abusos, mas os agressores continuam impunes na maior parte dos casos.
Descritores: Abuso Sexual na Infância
-Delitos Sexuais
Políticas Públicas de Saúde
Limites: Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Conjunto de Dados
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Baracat, Edmund Chada
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Id: biblio-898056
Autor: Silva, Adna Thaysa Marcial da; Sousa, Guilherme Dias de; Menezes, Camila Lohmann; Ferreira Filho, Edson Santos; Pinheiro, Walter da Silva; Soares Júnior, José Maria; Baracat, Edmund Chada; Sorpreso, Isabel Cristina Esposito.
Título: Vulnerabilidade na adolescência: Um relato decaso de tentativa de aborto e violência sexual / Vulnerability in adolescence: a case report of attempted abortion and sexual violence
Fonte: Rev. bras. crescimento desenvolv. hum;27(1):117-123, 2017. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: INTRODUCTION: Abortion, even when provided by law in cases of sexual violence, continues to be practiced in an insecure way, since women who suffer violence are not reported or guarded by social, institutional or age vulnerability, as in adolescence. OBJECTIVE: Describe the clinical consequences of unsafe abortion, report this experience as well as sexual violence in situations of social and age vulnerability. METHODS: It is a clinical case report, with the consent of the patient, in the year 2016, of a 16-year-old female adolescent with a personal history of sexual violence by an intimate aggressor. Admitted to the health service with diagnosis of acute abdomen and induced abortion using antibiotic therapy. RESULTS: Laboratory tests revealed altered C reactive protein and presence of leukocytosis, ultrasound showed heterogenic mass, computed tomography showed presence of cylindrical foreign body in vaginal cavity, surgical interventions, sepsis, clinical complications (pulmonary thromboembolism) and prolonged hospitalization. CONCLUSION: The history of violence portrayed in this study reveals an attempt of abortion with self harm, revealing negative clinical repercussions and the health problems of the adolescent. This person has committed an abortion that does not fit into the abortion criteria provided by law. It also revealed the need for further discussion on the topic, highlighting health promotion practices against unsafe abortion.

INTRODUÇÃO: O aborto, mesmo quando previsto por lei nos casos de violência sexual, continua a ser praticado de maneira insegura, uma vez que as mulheres que experimentam essa violência não a relatam ou velam por vulnerabilidade social, institucional ou etária, como na adolescência. OBJETIVO: Descrever as consequências clínicas do aborto inseguro e relatar essa experiência vivenciada bem como a violência sexual em situações de vulnerabilidade social e etária MÉTODO: Trata se de relato de caso clínico, com consentimento da paciente, ocorrido no ano de 2016 de uma adolescente, sexo feminino, 16 anos com antecedente pessoal de violência sexual de agressor íntimo. Admitida em serviço de saúde com diagnóstico de abdome agudo e aborto induzido em uso de antibioticoterapia. RESULTADOS: Laboratoriais revelaram proteína C reativa alterada e presença de leucocitose, ultrassonografia apresentou massa heterogênica, tomográfica computadorizada evidenciou presença de corpo estranho cilíndrico em cavidade vaginal, intervenções cirúrgicas, infecções generalizadas, complicações clínicas. CONCLUSÃO: A história de violência retratada nesse estudo revela uma tentativa de aborto com autolesão, desvelando repercussões clínicas negativas e os agravos à saúde da adolescente. Esta que cometeu um aborto que não se insere nos critérios de aborto previsto por lei. Revelou ainda a necessidade de maior discussão sobre o tema, destacando as práticas de promoção da saúde contra o aborto inseguro.
Descritores: Delitos Sexuais
Adolescente
Aborto Séptico
Aborto
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Gravidez
Adolescente
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-898055
Autor: Scalco, Janaina Cristina; Minsky, Rafaela Coelho; Mucha, Francieli Camila; Schivinski, Camila Isabel Santos.
Título: Repercussão da displasia broncopulmonar na função pulmonar durante infância: revisão sistemática / Impact of bronchopulmonary dysplasia on pulmonary function during childhood: a systematic review
Fonte: Rev. bras. crescimento desenvolv. hum;27(1):109-116, 2017. graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: INTRODUCTION: Bronchopulmonary dysplasia (BPD) is a multifactorial chronic lung disease that contributes to disruption of pulmonary development. It may impair pulmonary function in early childhood and persist throughout school-age, adolescence, and into adulthood. OBJECTIVE: To analyze, through a systematic review, the impact of BPD on pulmonary function in early childhood. : Systematic searches were performed in three electronic databases (Medline, SciELO and PEDro). Two independent examiners analyzed the titles, abstracts and full texts, considering the following study inclusion criteria: studies of pulmonary function in up to 5-year-old children diagnosed with BPD in the neonatal period. RESULTS: Initially, 1789 articles were identified, and the final sample included 22 articles. It could be observed that children diagnosed with BPD in early childhood showed expiratory flow limitation and reduced functional residual capacity. However, pulmonary function in children with a history of BPD remains reduced when compared with healthy full-term children. Moreover, there are no positive responses in pulmonary function values with the use of bronchodilators. CONCLUSION: Children with BPD show changes in pulmonary function, which may improve with growth, and most of them do not respond positively to bronchodilators.

INTRODUÇÃO: A displasia broncopulmonar (DBP) é uma doença pulmonar crônica multifatorial que interrompe o desenvolvimento pulmonar, podendo repercutir em comprometimento da função pulmonar na primeira infância, que pode perdurar durante a idade escolar, adolescência, até a idade adulta. OBJETIVO: Analisar, através de uma revisão sistemática, as repercussões da DBP na função pulmonar de crianças na primeira infância. MÉTODO: Foram realizadas buscas sistematizadas em três bases de dados eletrônicas (Medline, SciELO e PEDro). Dois examinadores independentes analisaram sistematicamente os títulos, resumos e textos na íntegra, considerando os seguintes critérios de inclusão: estudos que avaliaram a função pulmonar de crianças com até 5 anos de idade que apresentaram diagnóstico de DBP no período neonatal RESULTADOS: Inicialmente foram identificados 1789 artigos, sendo que a amostra final foi composta de 22 artigos. Evidenciou-se que crianças com DBP apresentam na primeira infância limitação dos fluxos expiratórios e redução da capacidade residual funcional. Estas alterações podem ser normalizadas ou minimizadas com o crescimento e adequação de peso, porém, a função pulmonar das crianças com história de DBP continua reduzida em comparação a crianças hígidas nascidas a termo. Ainda, a maioria delas não apresenta respostas positivas nos valores de função pulmonar com o uso de broncodilatadores. CONCLUSÃO: Crianças com DBP apresentam alterações na função pulmonar, podendo melhorar com o crescimento, sendo que a maioria não responde positivamente ao broncodilatador.
Descritores: Testes de Função Respiratória
Displasia Broncopulmonar
Criança
Lactente
Pneumopatias
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-898054
Autor: Kasten, Ana Paula; Rosa, Bruna Nichele da; Schmit, Emanuelle Francine Detogni; Noll, Matias; Candotti, Cláudia Tarragô.
Título: Prevalência de desvios posturais na coluna em escolares: revisão sistemática com metanálisemeta-analysis / Prevalence of postural deviations in the spine in schoolchildren: a systematic review with
Fonte: Rev. bras. crescimento desenvolv. hum;27(1):99-108, 2017. graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: INTRODUCTION: The Information Age has had a major impact on citizens' lives. The invention of machinery, automobile, television and computer have induced individuals to adopt the "sitting" body posture in order to adapt to new technological needs. OBJECTIVE: To estimate the prevalence of spine postural deviations in Brazilian schoolchildren. METHODS: Searches were conducted in databases EMBASE, LILACS, PubMed, SCOPUS, SciELO, Science Direct, and Web of Science, as well as manual searches to identify studies that evaluated the prevalence of spine postural deviations in Brazilian schoolchildren. Two independent reviewers realized the study selection, evaluated the methodological quality and the risk of bias and extracted data. The homogeneity between the studies was evaluated and the quality of evidence level using the GRADE system. RESULTS: 29 studies were included, of which extracted the frequency of positive events to changes in cervical, thoracic and lumbar spine, as well as the frequency of scoliosis between schoolchildren. Even performing the meta-analysis separated by subgroups according to the spine region, the heterogeneity level it was up to 90%, it is not possible to perform the meta-analysis to estimate the prevalence of spine postural deviations in Brazilian schoolchildren. CONCLUSION: There is low strength of evidence to establish a consensus about the values of the prevalence of spine postural deviations in Brazilian schoolchildren.

INTRODUÇÃO: A Era da informação e da tecnologia tem causado grande impacto na vida dos cidadãos. As invenções de máquinas, de automóveis, da televisão e do computador, induziram os indivíduos a adotarem a postura corporal "sentada" a fim de se adaptar as novas necessidades tecnológicas. OBJETIVO: Estimar a prevalência de alterações posturais na coluna vertebral de escolares brasileiros. MÉTODO: Foram realizadas buscas nas bases de dados EMBASE, LILACS, PubMed, SCOPUS, SciELO, Science Direct, e Web of Science, além de buscas manuais a fim de identificar estudos que avaliassem a prevalência de alterações posturais na coluna vertebral em escolares brasileiros. Dois revisores independentes realizaram a seleção dos estudos, avaliaram a qualidade metodológica e o risco de viés dos estudos selecionados e extraíram os dados. Foi realizada a análise de homogeneidade interestudos e a qualidade do nível de evidência foi avaliada utilizando o sistema GRADE. RESULTADOS: Foram incluídos 29 estudos, dos quais foram extraídas as frequências de eventos positivos para as alterações na coluna cervical, torácica, lombar, bem como a frequência de escoliose entre os escolares. Mesmo realizando a metanálise separada por subgrupos de acordo com a região vertebral avaliada, o nível de heterogeneidade ficou a cima dos 90%, não sendo possível estipular a prevalência de alterações posturais na coluna vertebral em escolares brasileiros a partir da metanálise. CONCLUSÃO: Existe baixa força de evidência para se estabelecer um consenso acerca dos valores de prevalência de desvios posturais na coluna vertebral de escolares brasileiros.
Descritores: Postura
Coluna Vertebral
Criança
Adolescente
-Metanálise
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência



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