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Pesquisa : Revista Brasileira de Orientação Profissional - LILACS
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Id: biblio-985321
Autor: Almeida, Bruno Rocha; Teixeira, Maria Odília.
Título: Bem-estar e adaptabilidade de carreira na adaptação ao ensino superior / Well-being and career adaptability in adaptation to college / Bienestar y adaptabilidad de carrera en la adaptación a la educación superior
Fonte: Rev. bras. orientac. prof;19(1):19-30, jan.-jun. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: No âmbito da adaptação ao ensino superior, é analisado o bem-estar subjetivo considerando adaptabilidade de carreira e outras variáveis vocacionais, académicas e sociais. Os participantes são universitários (n = 273) do 1º e 2º anos, em Escolas de Lisboa, sendo 82% mulheres, que responderam às Escalas de Adaptabilidade de Carreira, de Desenvolvimento e Bem-estar, e Questionário de Ajustamento e Adaptação ao Ensino Superior. Os resultados mostram como preditores de Bem-estar a Adaptabilidade de Carreira, designadamente Controlo e Confiança e fatores adaptativos de Perspetiva de Carreira, Gestão Tempo, Relação com Pares, sendo Ansiedade à Avaliação fator negativo. A estatística inferencial, evidencia índices de maior adaptação dos estudantes do 2º ano, comparativamente aos do 1º ano. São discutidas implicações nas intervenções.

In the context of adaptation to higher education, subjective well-being is analyzed, considering career adaptability and other vocational, academic and social variables. The participants are first- and second-year undergraduates (n = 273), from Lisbon schools, among which 82% are female. They responded to the Career Adaptability Scale, Development and Well-being Scale and the Adjustment and Adaptation to Higher Learning Questionnaire. The results show that Career Adaptability, namely Control and Confidence, and the adaptive factors of Career Perspective, Time Management, Relationship with Peers, and Evaluation Anxiety as a negative factor, are predictors of well-being. Furthermore, inferential statistics shows greater adaptation in second year students in comparison with first year students. Implications for interventions are discussed.

En el ámbito de la adaptación a la enseñanza superior, se analiza el bienestar subjetivo considerando la adaptabilidad de carrera y otras variables vocacionales, académicas y sociales. Los participantes son universitarios (n = 273) de primer y segundo año de universidades de Lisboa (82% mujeres), que respondieron las Escalas de Adaptabilidad de Carrera, de Desarrollo y de Bienestar; y el Cuestionario de Ajuste y Adaptación a la Educación Superior. Los resultados mostraron, como predictores del Bienestar, la Adaptabilidad de Carrera, específicamente el Control y la Confianza, y factores adaptativos de Perspectiva de Carrera, Gestión del Tiempo, Relación con Iguales, siendo la ansiedad ante las evaluaciones un factor negativo. La estadística inferencial evidencia índices de mayor adaptación en los estudiantes de segundo año con relación a los de primer año. Son analizadas las implicaciones de las intervenciones.
Descritores: Prática Profissional
Estudantes
Adaptação Psicológica
Educação Superior
Ajustamento Emocional
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-985320
Autor: Heringer, Rosana.
Título: Democratização da educação superior no Brasil: das metas de inclusão ao sucesso acadêmico / Democratization of higher Education in Brazil: from inclusion targets to academic success / Democratización de la educación superior en Brasil: de las metas de inclusión al éxito académico
Fonte: Rev. bras. orientac. prof;19(1):7-17, jan.-jun. 2018. graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo aborda aspectos sobre a democratização da educação superior no Brasil, discutindo alguns dos desafios para o cumprimento das metas de inclusão propostas no início do século XXI, em especial as políticas de ação afirmativa adotadas a partir de 2002. Aborda também questões importantes em relação às políticas de permanência na educação superior brasileira, que influenciam nos diferentes percursos em direção ao sucesso acadêmico dos estudantes. O texto parte de pesquisa bibliográfica, da análise de dados secundários e também de resultados de pesquisas realizadas pela autora e por outros integrantes do seu grupo de pesquisa, o LEPES (Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior).

The paper addresses aspects about the democratization of higher education in Brazil, discussing some of the challenges for the fulfillment of inclusion targets proposed at the beginning of the 21st century, especially affirmative action policies adopted since 2002. It also addresses important issues related to the retention policies in Brazilian higher education, which influence in different ways the direction of students´ academic success. The paper starts with a bibliographic research, an analysis of secondary data and the results of researches conducted by the author and other participants from her research group, LEPES (Laboratory of Studies and Research on Higher Education).

El artículo aborda aspectos sobre la democratización de la educación superior en Brasil, debatiendo algunos desafíos para el cumplimento de las metas de inclusión propuestas al inicio del siglo XXI, en especial las políticas de acción afirmativa adoptadas a partir del 2002. También se abordan cuestiones importantes con relación a las políticas de permanencia en la educación superior brasileña y su influencia en las diferentes trayectorias para el éxito académico de los estudiantes. El texto parte de una investigación bibliográfica, análisis de datos secundarios y de resultados de estudios realizados por la autora y por otros integrantes del grupo científico Laboratorio de Estudios e Investigaciones sobre Educación Superior (LEPES).
Descritores: Inclusão Educacional
Brasil
Política de Educação Superior
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-985319
Autor: Egron-Polak, Eva.
Título: Why bother with values in Higher Education?
Fonte: Rev. bras. orientac. prof;19(1):3-6, jan.-jun. 2018.
Idioma: en.
Descritores: Avaliação Educacional
Política de Educação Superior
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-985318
Autor: Polydoro, Soely Aparecida Jorge; Melo-Silva, Lucy Leal; Oliveira, Manoela Ziebel de.
Título: Editorial / xxx
Fonte: Rev. bras. orientac. prof;19(1):1-2, jan.-jun. 2018.
Idioma: pt.
Descritores: Educação Superior
Ocupações
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-985329
Autor: Murakami, Karolina; Barros, Gisele Curi de; Peres, Cristiane Martins; Flauzino, Rodrigo Humberto; Colares, Maria de Fátima Aveiro.
Título: Atuações de um centro educacional e psicológico junto a estudantes universitários / Activities of an educational and psychological center with university students / Acciones de un centro educativo y psicológico para estudiantes universitarios
Fonte: Rev. bras. orientac. prof;19(1):109-119, jan.-jun. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O Centro de Apoio Educacional e Psicológico tem como atribuições o planejamento e execução de programas de apoio e prevenção de dificuldades emocionais e acadêmicas durante a formação do estudante de graduação. Este relato de experiência descreve o funcionamento do CAEP, resgatando sua história e apresentando suas experiências e perspectivas de intervenções na assistência aos estudantes, e assessoria aos docentes e aos cursos. Verifica-se a importância da existência desse centro, que desde sua implementação leva em conta a percepção integral na formação dos futuros profissionais. Neste contexto, as universidades precisam reconhecer suas realidades, de modo a construir estratégias institucionais para ajudar os estudantes a lidarem com os múltiplos desafios que a vivência no ensino superior possa acarretar.

The Psychological and Educational Support Center is responsible for the planning and execution of programs to support and prevent emotional and academic difficulties during undergraduate education. This experience report describes the operation of CPES, rescuing the history and presenting experiences and perspectives of interventions in the assistance to students, and advice to teachers and courses. It is emphasized the importance of the existence of this center, which since its implementation considers the integral perception in the training of future professionals. In this context, universities need to recognize their realities in order to build institutional strategies to help students cope with the multiple challenges that higher education experiences may entail.

El Centro de Apoyo Educacional y Psicológico (CAEP) tiene como atribuciones la planificación y ejecución de programas de apoyo y prevención de dificultades emocionales y académicas durante la formación de estudiantes de grado. Este relato de experiencia describe el funcionamiento del CAEP, retomando su historia y presentando sus experiencias y perspectivas de intervención en la asistencia a los estudiantes y asesoría a los docentes y carreras universitarias. Se constata la importancia de la existencia de este centro que, desde su implementación, tiene en cuenta una percepción integral en la formación de los futuros profesionales. En este contexto, las universidades necesitan reconocer sus realidades para construir estrategias institucionales que auxilien a los estudiantes a lidiar con los múltiples desafíos que se pueden presentar en la enseñanza superior.
Descritores: Estudantes
Saúde Mental
Educação Superior
Educação Médica
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
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Id: biblio-985328
Autor: Matos, Mayara da Mota; Iaochite, Roberto Tadeu.
Título: Associações entre autoeficácia docente e escolha pela docência por pós-graduandos em Engenharia / Associations between teacher self-efficacy and teaching choice by graduate students in Engineering / Relaciones entre autoeficacia docente y elección de la docencia en postgraduados de Ingeniería
Fonte: Rev. bras. orientac. prof;19(1):97-107, jan.-jun. 2018. graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Esse estudo objetivou identificar fatores que influenciam na escolha de pós-graduandos em Engenharia pela docência no ensino superior, a autoeficácia docente e relacionar essas variáveis. Participaram 340 pós-graduandos de 33 programas de Engenharias do Brasil. Ao realizar a correlação de Pearson entre a autoeficácia docente e as dimensões da Escala de Fatores que Influenciam o Ensino, encontrou-se correlações positivas indicando que conforme aumentaram os níveis de crenças de autoeficácia docente proporcionalmente houve aumento na motivação. Esses resultados permitiram refletir sobre o papel das experiências de ensino nos programas de pós-graduação, com foco na formação de futuros professores do ensino superior.

This study aimed to identify factors that influence the choice of graduate students in Engineering for teaching in higher education, teaching self-efficacy and to relate these variables. 340 postgraduate students from 33 engineering programs in Brazil participated. Pearson's correlation between teacher self-efficacy and the dimensions of the Factors Influencing Teaching Scale showed positive correlations, indicating that as the levels of teacher self-efficacy beliefs proportionally increased, there was an increase in motivation. These results allowed us to reflect on the role of teaching experiences in graduate programs, focusing on the training of future higher education teachers.

Este estudio tuvo como objetivo identificar factores que influyen en la elección de la docencia en la enseñanza superior por parte de postgraduados de Ingeniería, la autoeficacia docente y relacionar esas variables. Participaron 340 postgraduados de 33 programas de Ingeniería de Brasil. Al realizar la correlación de Pearson entre la autoeficacia docente y las dimensiones de la Escala de Factores que Influyen en la Enseñanza, se encontraron correlaciones positivas, indicando que a medida que aumentaron los niveles de creencias de autoeficacia docente, proporcionalmente hubo un aumento en la motivación. Estos resultados nos permitieron reflexionar sobre el papel de las experiencias de enseñanza en los programas de postgrado, con foco en la formación de futuros profesores.
Descritores: Escolha da Profissão
Autoeficácia
Educação de Pós-Graduação
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
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Id: biblio-985327
Autor: Fior, Camila Alves; Mercuri, Elizabeth.
Título: Envolvimento acadêmico no ensino superior e características do estudante / Academic involvement in higher education and students' characteristics / Involucramiento académico en la educación superior y características de los estudiantes
Fonte: Rev. bras. orientac. prof;19(1):85-95, jan.-jun. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O envolvimento acadêmico é um preditor da aprendizagem, desenvolvimento e permanência do estudante no ensino superior e é influenciado por diversas variáveis. O objetivo deste estudo é analisar as diferenças no envolvimento acadêmico, levando-se em consideração variáveis pessoais dos estudantes. Os dados, coletados através da Escala de Envolvimento Acadêmico, com 1000 universitários matriculados em uma instituição confessional, foram analisados através de estatística multivariada. Destaca-se a existência de diferenças estatisticamente significantes entre o envolvimento acadêmico com as atividades obrigatórias e com as não obrigatórias em função de características pessoais dos estudantes. Reafirma-se o dinamismo do envolvimento e a importância de conhecer suas características para o planejamento institucional.

Academic involvement is a predictor of learning, development and permanence of higher-education students and is influenced by several variables. This study aims to analyze the differences in academic involvement, considering students' personal variables. The data, collected using the Academic Involvement Scale with 1000 college students enrolled in a confessional institution, was analyzed using multivariate statistics. It is important to point out the existence of statistically significant differences between the academic involvement with mandatory and non-mandatory activities considering the students' personal variables. The results reinforce the dynamic aspect of involvement, and the importance of knowing its characteristics for institutional planning.

El involucramiento académico está determinado por diversas variables y es un predictor del aprendizaje, desarrollo y permanencia del estudiante en la educación superior. El objetivo de este estudio es analizar las diferencias con relación al involucramiento académico, teniendo en cuenta variables personales del estudiante. Los datos recolectados a través de la Escala de Involucramiento Académico con mil universitarios matriculados en una institución confesional fueron analizados por medio de la estadística multivariada. Se destaca la existencia de diferencias estadísticamente significativas entre el involucramiento académico con las actividades obligatorias y con las no obligatorias en función de características personales de los estudiantes. Se reafirma el dinamismo del involucramiento y la importancia de conocer sus características para la planificación institucional.
Descritores: Estudantes
Educação Superior
Engajamento no Trabalho
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
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Id: biblio-985326
Autor: Dalbosco, Simone Nenê Portela; Ferraz, Adriana Satico; dos Santos, Acácia Aparecida Angeli.
Título: Metas de realização, autorregulação da aprendizagem e autopercepção de desempenho em universitários / Achievement goals, self-regulation of learning and self-perception of performance in undergraduates / Metas de realización, autorregulación del aprendizaje y autopercepción de desempeño en universitarios
Fonte: Rev. bras. orientac. prof;19(1):75-84, jan.-jun. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A presente pesquisa aferiu as correlações e o nível preditivo entre as metas de realização e a autorregulação da aprendizagem e, também, verificou as suas diferenças em razão da autopercepção de desempenho dos estudantes. Participaram do estudo 404 universitários ingressantes (Midade = 19,62; DP = 4,870). Foram aplicados coletivamente um Questionário Sociodemográfico, Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem-IPAA e Escala de Avaliação da Motivação para a Aprendizagem-EMAPRE-U. Identificou-se correlação entre o IPAA e a meta aprender (r = 0,24). As metas aprender e performance aproximação se mostraram preditoras dos escores do IPAA. Os estudantes com alta percepção de desempenho acadêmico obtiveram maior média na meta aprender e para aqueles com baixa autopercepção a maior média foi na meta performance evitação.

The present study assessed the correlations and the predictive level between achievement goals and self-regulated learning, and verified the differences in self-perception of undergraduates' academic performance in both constructs. Participated in this study 404 undergraduates (Mage = 19.62, SD = 4.870). The instruments used in the collective data collection were the Sociodemografic Questionnaire, the Inventory of Learning Self-Regulation Processes-IPAA and the Motivation for Learning Assessment Scale-EMAPRE-U. A correlation was identified between the IPAA and the learning goal (r = 0.24). The learning goal and performance-approach goal proved to be predictors of the IPAA. Undergraduates with high perceptions of academic achievement scored higher on the learning goal, while those with low self-perception scored higher on performance-avoidance goal.

La presente investigación evaluó las correlaciones y el nivel predictivo entre las metas de realización y autorregulación del aprendizaje; verificó además sus diferencias con relación a la autopercepción del desempeño de los estudiantes. En el estudio participaron 404 universitarios de reciente ingreso (Medad = 19,62; DP = 4,870). Se aplicaron colectivamente un Cuestionario Sociodemográfico, Inventario de Procesos de Autorregulación del Aprendizaje-IPAA y Escala de Evaluación de la Motivación para el Aprendizaje-EMAPRE-U. Se identificó correlación entre el IPAA y la meta aprender (r = 0,24). Las metas aprender y la meta performance aproximación se mostraron predictores de las puntuaciones del IPAA. Los estudiantes con alta percepción de desempeño académico obtuvieron mayor promedio en la meta aprender y para aquellos con baja autopercepción la mayor media fue en la meta performance evitación.
Descritores: Estudantes
Educação Superior
Aprendizagem
Motivação
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-985325
Autor: Barbosa, Marcela de Moura Franco; Oliveira, Marina Cardoso de; Melo-Silva, Lucy Leal; Taveira, Maria do Céu.
Título: Delineamento e avaliação de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior / Design and evaluation of a higher education academic adaptation program / Diseño y evaluación de un programa de adaptación académica en la enseñanza superior
Fonte: Rev. bras. orientac. prof;19(1):61-74, jan.-jun. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A adaptação acadêmica é um processo complexo e seu êxito relaciona-se com a satisfação com a vida e sucesso na carreira. Este estudo buscou delinear e apresentar os resultados de um programa de adaptação acadêmica no ensino superior. Participaram 22 universitários com dificuldades de adaptação. Para o delineamento recorreu-se ao método da pesquisa-ação e para a avaliação dos resultados inspirou-se no método quase-experimental com a avaliação antes e após a intervenção. Os resultados mostraram que com o delineamento foi possível disponibilizar um modelo de oficina que atende às demandas do público-alvo. Em relação aos resultados da intervenção constatou-se que os participantes conseguiram melhorar seus escores após a intervenção em importantes dimensões da Escala de Ajustamento Acadêmico e de Adaptabilidade de Carreira.

Academic adaptation is a complex process and its success is related to life satisfaction and career success. This study aimed to design and evaluate the results of an Academic Adaptation Program in higher education. Twenty-two university students, with problems of adaptation, participated in the study. For the design stage, the action-research method was applied. For the assessment, we were inspired by the quasi-experimental method with the comparison before and after the intervention. As a result, in the design stage was offered a workshop model that met the demands of the target group. Regarding the assessment of the intervention, participants were able to improve their scores after the intervention in important dimensions of the Academic Adjustment Scale and Career Adaptability.

La adaptación académica es un proceso complejo y su éxito se relaciona con la satisfacción con la vida y el éxito en la carrera. Este estudio buscò delinear y evaluar los resultados de un Programa de Adaptación Académica en la enseñanza superior. Participaron 22 universitarios con problemas de adaptación. Para cumplir los objetivos, se recurrió al método de investigación-acción y al diseño cuasi-experimental con evaluación antes y después de la intervención. Los resultados mostraron que con el programa fue posible disponibilizar un modelo de intervención grupal en correspondencia con las demandas del grupo meta. En relación con los resultados de la intervención, se constató que los participantes lograron mejorar sus puntuaciones después de la intervención em importantes dimensiones de la Escala de Adaptación Académica y de Adaptabilidad de Carrera.
Descritores: Ajustamento Social
Estudantes
Mentores
Educação Superior
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-985324
Autor: Monteiro, Marcia Cristina; Soares, Adriana Benevides.
Título: Adaptação acadêmica de estudantes cotistas e não cotistas / Academic adaptation of quota and non-quota students / Adaptación académica de estudiantes con y sin cuota
Fonte: Rev. bras. orientac. prof;19(1):51-60, jan.-jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: A adaptação acadêmica é um fenômeno multideterminado e supõe-se que haja diferença no ajustamento dos alunos que ingressam pelo sistema de cotas daqueles que ingressam pelo caminho tradicional. O objetivo foi investigar o impacto das variáveis Habilidades Sociais, Resolução de Problemas Sociais e Coping na Adaptação Acadêmica de estudantes cotistas e não cotistas. Participaram 637 estudantes e a coleta de dados se deu pela aplicação de instrumentos relativos aos construtos e utilizou-se equações estruturais. Os resultados sugerem que o estudante cotista confronta as adversidades, procura suporte para superá-las e acredita ser capaz de se organizar e concluir com sucesso a graduação. O estudo contribuiu com o conhecimento sobre variáveis que impactam na adaptação acadêmica. Pesquisas prospectivas podem considerar dados sociodemográficos.

Academic adaptation is a multi-determined phenomenon and it is assumed that there is a difference in the adjustment process of students enrolled by the quota system of those enrolled by the traditional way. This study aimed to investigate the impact of the variables Social Skills, Social Problem Solving and Coping on Academic Adaptation of quota and non-quota students. A total of 637 students participated and the data collection was carried out by the application of instruments related to the constructs and used structural equations. The results suggest that the quota student confronts adversities, seeks support to overcome them and believes he or she is able to organize and successfully complete the course. The study contributed with the knowledge of variables that impact on academic adaptation. Prospective studies may consider sociodemographic data.

La adaptación académica es un fenómeno multideterminado y se supone que existen diferencias en el proceso de adaptación entre los alumnos que ingresan a la universidad por el sistema de cuotas y aquellos que acceden por el sistema tradicional. El objetivo del estudio fue investigar el impacto de las variables Habilidades Sociales, Resolución de Problemas Sociales y Afrontamiento en la Adaptación Académica de estudiantes con cuota y sin cuota. Participaron 637 estudiantes y la recolección de datos se realizó mediante la aplicación de instrumentos relativos a los constructos, utilizando ecuaciones estructurales. Los resultados indican que el estudiante que ingresa por el sistema de cuotas enfrenta adversidades, busca apoyo para superarlas y considera ser capaz de organizarse académicamente y terminar exitosamente la carrera universitaria. El estudio aportó al conocimiento sobre el impacto de variables que inciden en la adaptación académica. Estudios prospectivos pueden considerar datos sociodemográficos.
Descritores: Ajustamento Social
Estudantes
Educação Superior
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central



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