Base de dados : LILACS
Pesquisa : Revista Brasileira de Psicanálise - LILACS
Referências encontradas : 992 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 100 ir para página                         

  1 / 992 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-505874
Autor: Dreher, Anna Ursula.
Título: Pluralismo na teoria e na pesquisa: e agora? / Pluralismo en la teoría y en la investigación: y ahora? / Pluralism in theory and research: and what now?
Fonte: Rev. bras. psicanál;42(2):131-153, jun. 2008.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Forum der Psychoanalyse 2007: “Pluralismus in Theorie und Forschun: was nun?”,
Resumo: Há bastante tempo tem havido discussões a respeito de um pluralismo nas teorias psicanalíticas. A autora afirma existir um segundo pluralismo, a saber: aquele que se dá no campo da pesquisa analítica. Observações introdutórias sobre o desenvolvimento da pesquisa conceitual servem de referência para iluminar os dois pluralismos, relacionando-os ao debate entre Green e Wallerstein a propósito do common ground em psicanálise e também a considerações sobre o status científico da psicanálise, bem como sobre certos entendimentos atuais a respeito da pesquisa analítica. A psicanálise, na condição de ciência ôentre natureza e culturaõ (nos termos de Green e Wallerstein), precisa levar em conta tanto a natureza quanto a cultura, e não só no âmbito dos conceitos teóricos, mas também na pesquisa e na metodologia. Seria desejável, então, tomar a existência desses dois pluralismos de forma positiva, compreendendo um e outro como recursos na busca da melhor solução dos problemas. A autora critica a idéia de um common ground imutável em psicanálise. Vê a obra freudiana como um common ground ôhistóricoõ, entendendo a imagem de homem de Freud [Menschenbild] e seu interesse pelo conhecimento [Erkenntnisinteresse] como possíveis pontos de apoio para um discurso analítico construtivo, a partir do qual um common ground deveria estar em constante elaboração. São discutidos os pré-requisitos para tal ôdiscussão controversaõ sistemática e para uma visão conexionista, sendo esta última vista como alternativa, a ser trabalhada ainda, ao fundamentalismo ou à aceitação resignada de um pluralismo arbitrário.

Hace un buen tiempo venimos teniendo una discusión analítica sobre el pluralismo en las teorías. La autora afirma existir un segundo pluralismo, a saber: aquel que ocurre en el campo de la investigación analítica. Observaciones introductorias sobre el desarrollo de la investigación conceptual sirven de referencia para iluminar los dos pluralismos, relacionándolos con el debate de Green y Wallerstein sobre el common ground en psicoanálisis y también con consideraciones sobre el status científico del psicoanálisis, así como sobre algunos entendimientos actuales sobre la investigación analítica. El psicoanálisis como una ciencia ôentre la naturaleza y la culturaõ (en las palabras de Green y Wallerstein) precisa tener en cuenta tanto la naturaleza como la cultura, y no solamente en el ámbito de los conceptos teóricos, pero también en la investigación y en la metodología. Sería deseable, entonces, tomar la existencia de estos dos pluralismos de manera positiva, ambos como recursos para buscar la mejor solución de los problemas. La autora critica la idea de un common ground inmutable en psicoanálisis. Destaca la obra freudiana como un common ground histórico, entendiendo la imagen del hombre de Freud [Menschenbild] y su interés en el conocimiento [Erkenntnisinteresse] como posibles puntos de apoyo para un discurso analítico constructivo, a partir del cual un common ground debería ser elaborado repetidamente. Se discuten los pré-requisitos para una tal ôdiscusión controvertidaõ sistemática y para una visión conexionista, siendo esta última vista como alternativa, a ser trabajada, al fundamentalismo o a la aceptación resignada de un pluralismo arbitrario.

For a long time there has been discussion about the pluralism of analytic theories. The author proposes that there is a second pluralism, namely the one in the analytic research field. Introductory remarks on the development of conceptual research serve as reference to highlight the two pluralisms, relating to the Green-Wallerstein debate about the common ground in psychoanalysis, and relating to considerations about the scientific status of psychoanalysis, and also about some current understandings of analytic research. Psychoanalysis as a science ôbetween nature and cultureõ (in Green's and Wallerstein's words) would have to take both nature and culture into account, not only in its theoretical concepts, but also in research and methodology. In doing so it would be desirable to understand both pluralisms positively, as resources in the search for the best problem solutions. The author criticises the idea of an unchangeable common ground in psychoanalysis. She points to Freudian work as historical ground, understanding Freud's image of man [Menschenbild] and his interest in knowledge [Erkenntnisinteresse] as a possible common backdrop for a constructive analytic discourse- from which a common ground would have to be worked out anew again and again. The prerequisites for such systematic ô'controversial discussionsõ and for a connectionist view are discussed, which is seen as a workable alternative to fundamentalism or to a resigning acceptance of an arbitrary pluralism.
Descritores: Psicanálise
Teoria Psicanalítica
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


  2 / 992 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-693139
Autor: Fonseca, Felipe Lessa da.
Título: O masoquismo masculino nos sujeitos: a repetição inconsciente / El masoquismo masculino en los sujetos: la repetición inconsciente / The masculine masochism in subjects: unconscious repetition
Fonte: Rev. bras. psicanál;44(3):145-156, 2010.
Idioma: pt.
Resumo: O masoquismo nos homens é refletido tendo em vista a compulsão à repetição que, nas neuroses obsessivas, pode ser caracterizada para além do sentimento inconsciente de culpa, tal como Freud o descreveu. Diferente das fantasias de castração do masoquismo feminino, o masoquismo masculino implica o narcisismo fálico dos sujeitos que teimam em escolhas de cujo mal-estar tem pressentimento. A despeito da vergonha causada pela suposição do olhar dos outros, o prazer envolvido na atitude autodestrutiva de muitos homens configura a possibilidade de um estilo rude e falacioso na posição amorosa masculina. Como exemplo apresenta-se o caso de uma jovem mulher

El masoquismo en los hombres se refleja teniendo en vista la compulsión a la repetición que, en las neurosis obsesivas, puede ser caracterizada fuera del sentimiento inconsciente de culpa, tal como Freud lo describió. A diferencia de las fantasías de castración del masoquismo femenino, el masoquismo masculino implica el narcisismo fálico de los sujetos que insisten en elecciones de las que anticipan un malestar. A pesar de la verguenza causada por la suposición de la mirada de los otros, el placer envuelto en la actitud autodestructiva de muchos hombres configura la posibilidad de un estilo rudo y falaz en la posición amorosa masculina. Como ejemplo, se presenta el caso de una joven mujer

Masochism in men is reflected in view of the repetition compulsion that, in obsessive neuroses, can be characterized beyond the unconscious feeling of guilt, as described by Freud. Different from the castration fantasies of feminine masochism, masculine masochism implies the phallic narcissism of subjects who persist in choices in which the malaise is foreseen. Despite the shame caused by the supposition of the look of others, the pleasure involved in the self-destructive attitude of many men configures the possibility of a rude and fallacious style in the man's position in love. As an example, a case of a young woman is presented
Descritores: Masculinidade
Masoquismo
Narcisismo
Limites: Seres Humanos
Masculino
Responsável: BR1896.1 - Biblioteca


  3 / 992 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-693138
Autor: Rezze, Cecil José.
Título: O dia a dia de um psicanalista teorias fracas. teorias fortes / El día a día de un psicoanalista. teorías débiles. teorías fuerte / The day-to-day of a psychoanalyst. weak theories. strong theories
Fonte: Rev. bras. psicanál;44(3):127-144, 2010.
Idioma: pt.
Resumo: O autor propõe teorias fracas como meio de investigação psicanalítica, tanto para a clínica quanto para os conceitos. Inicia com as dificuldades em grupos psicanalíticos, tanto em discutir a situação clínica quanto os conceitos. Como instrumento de trabalho descreve quatro situações clínicas que são acompanhadas de comentários, tanto os feitos durante a sessão quanto as reflexões que essas situações suscitaram e que desaguaram nas teorias fracas, como as do despontar da criatividade, prudência, hipnotismo, de causalidade e outras. Estas serviram de instrumento para o exame de uma teoria forte - transformação em alucinose - e permitiram sugerir que está ligada ao vínculo de ódio, enquanto com o uso das teorias fracas, salienta-se a importância dos vínculos de amor e conhecimento. A correlação destes fatos vai determinar um novo posicionamento teórico e clínico. Com o exame do fator probabilidade encaminha-se para a conclusão sobre a pluralidade das teorias na psicanálise atual, por enquanto mantendo uma unidade. Breve exame das teorias cognitivas e neurociências trazem perspectivas de enriquecimento, embora de difícil uso para um psicanalista comum, sendo que estes acréscimos não mudam a situação de pluralidade

El autor propone teorías débiles como medio de investigación psicoanalítica, tanto para la clínica cuanto para los conceptos. Inicia con las dificultades en grupos psicoanalíticos, tanto en discutir la situación clínica cuanto los conceptos. Como instrumento de trabajo describe cuatro situaciones clínicas acompañadas de comentarios, tanto los hechos durante la sesión cuanto las reflexiones que éstas situaciones despertaron y desembocaron en las teorías débiles, como las de despuntar de la creatividad, prudencia, hipnotismo, de causalidad y otras. Estas sirvieron de instrumento para el examen de una teoría fuerte - transformación en alucinosis - y permitieron sugerir que está ligada al vínculo de odio, mientras que, con el uso de las teorías débiles, resalta la importancia de los vínculos de amor y conocimiento. La correlación de estos hechos va a determinar un nuevo posicionamiento teórico y clínico. Con el examen del factor probabilidad se encamina para la conclusión manteniendo la unidad. Breve examen de las teorías cognitivas y neurociencias traen perspectivas de enriquecimiento, a pesar de difícil uso para un psicoanalista común, siendo que estos acrecimos no cambian la situación de pluralidad

The author proposes weak theories as a mean of psychoanalytical investigation, both for clinical purposes and for the concepts. It starts out with the difficults in psychoanalytical groups, both in discussing the clinical situation and the concepts. As work tool, it describes four clinical situations that are followed by comments, both those made during the session, and the reflections that these situations have evoked and that flown into weak theories, as well as those belonging to the drawn of creativity, caution, hypnotism, causality and others. These have served as a tool for the examination of a strong theory - transformation in hallucinosis - and allowed the suggestion that it is connected to the bond of hatred, while, with the use of weak theories, the importance of the bonds of love and knowledge is highlighted. The correlation of these facts will establish a new theoretical and clinical positioning. With the examination of the probability factor, one walks toward the conclusion on the plurality of present psychoanalysis theories, while keeping a unity. A brief review of the cognitive theories and neurosciences bring perspectives of enrichment, albeit of difficult use for the ordinary psychoanalyst, when these additions do not change the situation of plurality
Descritores: Prática Profissional
Teoria Psicanalítica
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1896.1 - Biblioteca


  4 / 992 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-693137
Autor: Paim Filho, Ignácio Alves.
Título: Compulsão à repetição: pulsão de morte "trans-in-vestida" de libido / Compulsión a la repetición: pulsión de muerte "trans-in-vestidura" de la libido / Repetition compulsion: death instinct "trans-in-vested" with libido
Fonte: Rev. bras. psicanál;44(3):117-126, 2010. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O autor tem por meta neste escrito repensar a compulsão à repetição. Toma como ponto de partida o seguinte interrogante: Compulsão à repetição: pulsão de morte ou tentativa de simbolização? Diante dessa questão, busca retificar o que julga ser equívoco, no sentido de propor que no processo da repetição "com+pulsão" estão implicadas a pulsão de morte e a pulsão sexual. Propõe que o que determina o destino em compulsão à repetição é a ineficácia da pulsão sexual para domesticar a pulsão de morte. Seguindo o caminho proposto por Freud, entende que a compulsão à repetição sofre uma dicotomia, fazendo surgir dois grupos: uma compulsão impulsionada pelo princípio do prazer e a outra impulsionada pelo além do princípio do prazer. Decorrente desse processo compreende que a pulsão de morte e sua manifestação clínica, via compulsão à repetição, vai ser a resultante do estar transvestida ou investida pela libido

El autor tiene por objetivo repensar la compulsión a la repetición. Toma como punto de partida la siguiente pregunta: ¿Compulsión a la repetición: pulsión de muerte o intento de simbolización? Ante esta densa cuestión, busca rectificar lo que juzga ser equívoco, en el sentido de proponer que en el proceso de repetición "Com+pulsión" están implicadas la pulsión de muerte y la pulsión sexual. Proponer lo que determina el destino en la compulsión a la repetición y la ineficacia de la pulsión sexual para disminuir la pulsión de muerte. Siguiendo el camino propuesto por Freud, entiende que la compulsión a la repetición sufre una dicotomía, haciendo surgir dos grupos: una compulsión impulsión dada por el principio del placer y otra impulsión dada por el más allá del principio del placer. Derivado de este proceso, comprender que la pulsión de muerte y su manifestación clínica, vía compulsión a la repetición, va ser la resultante del estar travestida o invertida por la libido

The author has as his objective, in this paper, the rethinking of repetition compulsion. He takes as a starting point the following question: Repetition compulsion: death instinct or attempt at symbolization? In face of this inquiry, he attempts to rectify that which he considers a misconception, in terms of proposing that in the process of repetition "com+pulsion" ("com" meaning "with", in Portuguese), death instinct and sexual pulsion (drive) are implied. The author proposes that what determines the destiny in repetition compulsion is the inefficiency of the sexual instinct in domesticating the death instinct. Following the path proposed by Freud, he understands that repetition compulsion presents a dichotomy, causing the emergence of two groups: a compulsion driven by the pleasure principle and another driven by beyond the pleasure principle. As a result of this process, he comprehends that the death instinct and its clinical manifestations, through repetition compulsion, will be the resultant of being trans-invested or invested with libido
Descritores: Psicanálise
Sexualidade
Libido
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1896.1 - Biblioteca


  5 / 992 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-693136
Autor: Filho, Homero Vettorazzo.
Título: O respeito à alteridade e sua importância na constituição do ideal-do-eu: uma reflexão clínica a partir de formas de vinculação na transferência / La importancia del respeto de la alteridad en la constitución de Ideal del yo: una reflexión desde las formas clínicas de vinculación en la transferencia / Alterity and its importance in establishing the ideal system: a reflection on the clinical forms of binding present in the transfer
Fonte: Rev. bras. psicanál;44(3):105-116, 2010.
Idioma: pt.
Resumo: O autor discutirá a ética e as legalidades do ideal-do-eu, considerado em sua condição de instância psíquica. Retoma as origens do ideal a partir de sua relação com a implantação do narcisismo e com os processos identificatórios. A raiz da ética é pensada considerando-se as formas de apropriação do corpo e dos sentimentos do infante pelo adulto sexualizado e, portanto, não apenas como consequência da resolução edípica. O autor apresenta o caso clínico de uma paciente com graves oscilações de humor. Apoia suas intervenções na hipótese de que a ética vigente nas formas da analisanda vincular- se ao seu ideal, e ao analista, se "apresenta" em tais oscilações. O conceito freudiano de regressão é retomado pelo autor que discute a "desidentificação" como possibilidade regressiva, sexualizante, que decompõe o "ideal" na "sombra do objeto". A distinção entre desejo de análise e desejo do analista é considerada sob o vértice da ética do ideal.

El autor discutirá la Ética e las legalidades del Ideal del yo, considerado en su dimensión de instancia psíquica. Así, va retomar los orígenes de lo Ideal dentro del proceso de implementación del narcisismo y del proyecto de identificación. La Ética no es pensada como simple consecuencia de la resolución del complexo de Edipo. El autor la considera, en sus raíces, como consecuencia de la forma por la cual el niño fue apropiado en su cuerpo y en sus sentimientos por el adulto sexualizado. Un caso clínico de una paciente con serias oscilaciones de humor es discutido. El autor tiene como hipótesis, en la cual apoya sus intervenciones, que las oscilaciones afectivas expresan la ética que prevalece en las maneras de la paciente vincularse a su Ideal y a lo analista. Se trabajará aquí con el concepto de regresión de Freud como un proceso de identificación al revés, en el sentido de un proceso regresivo de sensualizar lo "Ideal" degradándolo en "la sombra del objeto". La distinción entre un deseo de análisis y un deseo del analista será discutida desde el punto de vista de la ética del Ideal.

The author will discuss the Ethics and the mandates of the Ideal ego taking into consideration its psychic instance dimension. In this context he will resume the Ideal origin in the process of the implantation of narcissism and in the identification project. Thus the author intends to think about ethics not merely as a consequence of the Oedipus resolution. He considers that ethics is, in its roots, a consequence of the manner through which the infant will have his/her body and feelings appropriated by the sexualized adult. A clinical case of a patient with serious affective oscillations is discussed and the author's hypothesis, in which he supports his speeches, is that such fluctuations express the ethics prevailing in the forms of the patient bind itself to its Ideal and to the analyst. The concept of regression, according to Freud, will be resumed as well as the reverse of the process of identification as a regressive sexualized possibility or, in other words, as the degradation of the "Ideal ego" into "the shadow of the object". The distinction between a wish upon the analysis and a wish upon analyst will be discussed regarding the role of the ideal's ethics.
Descritores: Ego
Identificação (Psicologia)
Narcisismo
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1896.1 - Biblioteca


  6 / 992 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-693135
Autor: Friaça, Amâncio César Santos.
Título: Subjetividade no reconhecimento da vida no universo / Subjetividad en el reconocimiento de la vida en el universo / Subjectivity in the recognition of life in the universe
Fonte: Rev. bras. psicanál;44(3):93-101, 2010.
Idioma: pt.
Resumo: A vida é primeiramente reconhecida como tal com base em considerações subjetivas a priori. A riqueza das relações subjetivas complexas da vida conosco é a "bioassinatura" mais fundamental, que nos permite construir estratégias para a busca de vida no universo.

la vida se reconoce como tal según consideraciones subjetivas a priori. La riqueza de las relaciones subjetivas complejas con nosotros es la biofirma más fundamental, que nos permite construir estrategias para la búsqueda de la vida en el universo.

Life is primarily recognized as such based on priori subjective considerations. The richness of complex subjective exchanges with us is the most fundamental biosignature, which allows us to build strategies for the search of life in the universe.
Descritores: Exobiologia
Meio Ambiente Extraterreno
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1896.1 - Biblioteca


  7 / 992 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-693134
Autor: Meneses, Adélia Bezerra de.
Título: Sob o signo de Hermes / Bajo el signo de Hermes / Under the sign of Hermes
Fonte: Rev. bras. psicanál;44(3):81-91, 2010.
Idioma: pt.
Resumo: Partindo da "etimologia" do Crátilo de Platão para o termo Hermenêutica, propõe-se a complexa figura de Hermes (deus encarregado das mensagens, cujo principal atributo é a circulação entre mundos) como metáfora do movimento - mercurial… - que se espera de um intérprete. Na sequência, são vistas as ideias fundantes da prática analítica do Mestre da Estílística, Spitzer, que adota o "Círculo hermenêutico" (Schleiermacher), o movimento circular do conhecimento. Finalmente, são elencadas semelhanças e diferenças entre a práxis psicanalítica e a literária.

Partiendo de la "etimología" de Crátilo de Platón para el término Hermenéutica, se propone la compleja figura de Hermes, (dios encargado de los mensajes, cuyo principal atributo es la circulación entre mundos), como metáfora del movimiento, mercurial, que se espera de un intérprete. En la secuencia, son vistas las ideas que fundamentan la práctica analítica del Maestro de la Estilística, Spitzer, que adopta el "Círculo hermenéutico" (Schleiermacher), el movimiento circular del conocimiento. Por último, se presentan semejanzas y diferencias entre la praxis psicoanalítica y la literaria.

Considering the "etymology" of Plato's Cratylus for the term Hermeneutics, the complex figure of Hermes (the god in charge of messages, whose main attribute is circulating between worlds) is proposed as a metaphor for the - mercurial… - movement expected from an interpreter. In sequence, founding ideas in literary analysis by master of stylistic criticism Spitzer - who adopts the "hermeneutic circle" (Schleiermacher) and the circular movement of knowledge - are acknowledged. Finally, similarities and differences between the psychoanalytic and literary praxis are enumerated.
Descritores: Psicanálise
Mitologia
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1896.1 - Biblioteca


  8 / 992 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-693133
Autor: Almeida, Miguel Calmon du Pin e.
Título: Para clinicar, clinico (parafraseando Pablo Neruda em "Para nascer, nasci" ) / Para clinicar, clinico / In my Practice, I practice
Fonte: Rev. bras. psicanál;44(3):75-78, 2010.
Idioma: pt.
Resumo: Um relato subjetivo da experiência vivida pelo autor no Grupo de Trabalho "Especificidades", mediado por Leopoldo Bleger e Ruggero Levy no congresso da Fepal em Bogotá. O autor traça paralelos entre a clínica contemporânea e a experiência do grupo, em especial no corpo a corpo a partir do qual as representações se dão.

Este texto es el relato subjetivo de la experiencia vivida por el autor en el Grupo de Trabajo "Especificidades", mediado por Leopoldo Bleger y Ruggero Levy, en el XXVIII Congreso de Fepal, en Bogotá. El autor traza paralelos entre la clínica contemporánea y la experiencia del grupo, especialmente en el cuerpo a cuerpo a partir del cual tienen origen las representaciones.

This paper is a subjective report of the author's experience in one of the Working Parties held during the Fepal Congress in Bogota, Colombia, namely the one entitled "Specificities", mediated by Leopoldo Bleger and Ruggero Levy. In this paper the author describes the parallels between contemporary clinical practice and group experience, mainly in the direct, hand-to-hand experience from which the representations are originated.
Descritores: Psicologia Clínica
Grupo Social
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1896.1 - Biblioteca


  9 / 992 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-693132
Autor: Calich, José Carlos.
Título: Os grupos de trabalho na América Latina: minha experiência pessoal e breves reflexões sobre suas possibilidades na América Latina / Los grupo de trabajo en América Latina: mi experiencia personal y breves reflexiones sobre sus posibilidades en América Latina / Working parties in Latin America: my personal experience and brief thoughts on their possibilities in Latin America
Fonte: Rev. bras. psicanál;44(3):71-74, 2010.
Idioma: pt.
Resumo: O autor, a pedido dos editores da Revista Brasileira de Psicanálise, relata suas experiências pessoais com os Grupos de Trabalho (GT - Working Parties) que, criados na Federação Europeia de Psicanálise (FEP) como proposta para avanços na metodologia de investigação em psicanálise, com base eminentemente clínica, estão agora sendo implementados na América Latina, atraindo a atenção de um grande número de colegas. Apresenta também algumas reflexões sobre a contextualização desses grupos na realidade latino-americana e sobre suas possíveis aplicações em outras áreas da prática e da formação psicanalítica.

El autor, por solicitación de los editores de la RBP, narra sus experiencias personales con los Grupo de Trabajo (GT - Working Parties), creados en la Federación Europea de Psicoanálisis (FEP), como propuesta para avances en la metodología de investigación en psicoanálisis, con base eminentemente clínica, que están siendo implementados en América Latina, llamando la atención de un buen número de colegas. También presenta algunas reflexiones sobre la contextualización de estos grupos en la realidad de América Latina y sobre sus posibles aplicaciones en diferentes áreas de la formación y la práctica psicoanalíticas.

The author, upon a request from RBP editors, narrates his personal experience with the Working Parties which, created in the European Psychoanalysis Federation (FEP) as a proposal for the advancement of the methodology of psychoanalytical investigation, with an eminent clinical basis, are now being implemented in Latin-America, catching the attention of a good number of colleagues. He also presents some reflections on the contextualization of these groups in Latin-American reality and on their possible applications in different areas of psychoanalytic training and practice.
Descritores: Psicanálise
Psicologia Clínica
Grupos de Pesquisa
América Latina
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1896.1 - Biblioteca


  10 / 992 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-693131
Autor: Menezes, Luís Carlos.
Título: A prática clínica e os grupos de trabalho / La práctica clínica y los grupos de trabajo / Clinical practice and the working parties
Fonte: Rev. bras. psicanál;44(3):67-70, 2010.
Idioma: pt.
Resumo: O autor, responsável por coordenar a implantação dos Grupos de Trabalho - Working Parties - na América Latina por intermédio da FEPAL, faz uma breve descrição dos princípios comuns às diferentes modalidades dos mesmos, notando que objetivos fundamentalmente diferentes foram buscados com estas práticas, criadas e desenvolvidas na Europa. Discute-os brevemente e afirma a política de estímulo e receptividade equitativa da FEPAL com relação a todas as iniciativas e modalidades.

El autor, encargado de la coordinación de la implantación de los Grupos de Trabajo - Working Parties - en América Latina formula una breve descripción de los principios compartidos por las diferentes modalidades. Destaca que estos grupos, creados y desarrollados en Europa tienen objetivos diferentes. Describe brevemente estas prácticas y afirma la política de estimulo y equitativa receptividad por parte de Fepal en relación a estas iniciativas.

The author, responsible for the coordination and implementation of the Working Parties in Latin America through Fepal, makes a brief description ranging from their common principles to the different modalities in each of them. He notes that each of these groups, originally created and developed in Europe, pursue essentially different objectives in their group practices. The author presents a brief discussion on these groups and affirms the stimulating and receptive policy of Fepal in respect to all the different modalities and initiatives proposed within Latin America.
Descritores: Psicanálise
Grupo Social
América Latina
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1896.1 - Biblioteca



página 1 de 100 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde