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Pesquisa : Revista Brasileira de Psicoterapia - LILACS
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Id: lil-661766
Autor: Laks, Débora; Filipouski, Grabriela; Germani, Helena; Valente, Juliana.
Título: Colcha de retalhos: uma breve reflexão sobre o processo de tornar-se observador / Patchwork: a brief reflection on the process of becoming an observer
Fonte: Rev. bras. psicoter;11(3):316-324, 2009.
Idioma: pt.
Resumo: O trabalho analisa o processo de formação do observador no método Bick de observação de bebês. A partir de relatos vivenciados pelas observadoras e discutidos no grupo de supervisão, relaciona as experiências e sentimentos do início da observação de bebês com o processo de tornar-se observador. As lembranças dos primeiros contatos com o método, com o grupo de supervisão, os sentimento, o olhar para si e a necessidade de construir vínculos mais estreitos entre as observadoras são apresentados com o intuito de traduzir os diversos ângulos que o constituem. Como na confecção de uma colcha de retalhos, cada experiência destacada colabora para a constituição da base metodológica formadora de um observador de bebês. O grupo de supervisão, etapa principal no processo de transformação destas experiências em aprendizagem, é destacado como momento importante, fonte de elaboração e exercício propulso da prática clínica do observador.

This work analyses the process of becoming an observer trhough the Bick method of infant observacition. From the observers' reports and the discussions that look place in the supervision groups, the experiences and emotions felt in the beginning of the observation of babies are related to the process of becoming an observer. The memories of the first contacts with this method, with the surpervision group, the feelings, the act of looking at yourself and the need to build closer bounds among the observers are presentd so as to translate the different angles that it is constituted. As in a patchwork, each highlighted experience contributes to the establishment of the methodological basis for the formation of an observer of babies. The supervision group, which is the major step in tranforming these experiences into learning, is highlighted as a key moment, the source of elaboration and the propulsive exersice for the observer's clinical practice.
Descritores: Observação/métodos
Psicoterapia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Lactente
Criança
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR556.1 - Biblioteca Centro de Estudos Luis Guedes


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Id: lil-661765
Autor: Ritter, Fabiana; Zavaschi, Maria Lucrecia.
Título: Momentos de encontro (e desencontro) na psicoterapia de uma criança: elaboração do luto por uma morte anunciada / Moments of meeting (and disagreement) in the psychotherapy of a child: elaboration of mourning for a death foretold
Fonte: Rev. bras. psicoter;11(3):325-347, 2009.
Idioma: pt.
Resumo: Neste trabalho apresentamos o processo da psicoterapia de uma menina de 7 anos que teve a morte de sua mãe anunciada antes de completar um ano de idade. Esta história é contada através de vinhetas clínicas que ilustram a evolução das brincadeiras ao longo do tratamento e que acompanham o trabalho de luto. Costurando esse relato, são realizadas algumas considerações teóricas importantes para a compreensão psicodinâmica do caso, bem como para o entendimento da técnica utilizada. Desta forma, a evolução do tratamento marca a importância dos momentos de encontro intersubjetivo da dupla terapeuta-paciente como fator de mudança.

This paper presents the psychotherapeutic process of a 7 year-old girl who had her mother's death announced before completing one year of age. This story is told through clinical vignettes that illustrate the evolution of the games along treatment and come along the work of mourning. Tailoring this repor, some theoretical considerations, relevant to both the psychodynamic understanding of the case and the understanding of the technique, are presented. Thus, the evolution of the treatment indicates the importance of the moments of intersubjective meeting between the dyad therapist-patient as a factor of change.
Descritores: Atitude Frente à Morte
Criança
Psicoterapia
Limites: Seres Humanos
Lactente
Criança
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR556.1 - Biblioteca Centro de Estudos Luis Guedes


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Id: lil-661764
Autor: Müller, Patrícia Wolff.
Título: O terapeuta iniciante no atendimento de crianças e adolescentes e o risco de desistência: aspectos da contratransferência com os pais / The beginer therapist in the treatment of children and adolescents and the risk of desistance: aspects of countertransference with parents
Fonte: Rev. bras. psicoter;11(3):348-364, 2009.
Idioma: pt.
Resumo: Um dos fatores específicos do tratamento de crianças e adolescentes é a presença dos pais no setting, gerando um campo analítico com múltiplas variáveis. Neste trabalho, a autora descreve vivências contratransferênciais a partir de atendimentos em psicoterapia psicanalítica de crianças e adolescentes. Enfatiza como padrões habituais de relação dos pais com o filho e com seus objetos internos e externos vão se revelar no campo analítico através da transferência. Essa peculiaridade é um fator complicador do tratamento, pois o terapêuta tem de lidar com intensas contratransferências, mas é, ao mesmo tempo, uma fonte de conhecimento que enriquece e orienta o manejo do caso. Além das resistências dos pais e do paciente, é fundamental também perceber as resistências conscientes e inconscientes do terapeuta geradas num campo tão complexo e que podem se tornar um fator de desistência desse trabalho se não forem adequadamente percebidas. A inexperiência traz um complicador inicial que terá de ser equacionando através do estudo teórico, da supervisão e do tratamento pessoal a fim de adquirir maior estrutura para atravessar esse período de incertezas, inseguranças e riscos de desistência.

One of the especific factors in children and teenagers psychoanalytic psychotherapy is the presence of parente in the setting, resulting in an analytic field with multiples variables. In this work, the author describes some counter transference experiences that occurred during the psychoanalytic psychotherapy process with children and teenagers. It is emphasized that the usual relationship patterns between both the parents and their child and their internal and external objects will be revealed in the analytic field through the transference. This peculiarity is a hardening aspect of the treatment, since the therapist has to deal with intense counter transference, whereas it is, at the same time, a source of knowledge which enriches and guides the handling of the case. In addition to the parents' and patient's resistances, it is also fundamental to observer the therapist's own conscious and unconscious resistance generated in such complex field, that can become a factor for fropping out his/her work, if not properly perceived. Inexperience brings a preliminary complication that must be solved, by the therapist, through theoretical study, supervision and personal treatment in order to gain stronger structure to go through this period of uncertainty, insecurity and risk of dropping out.
Descritores: Adolescente
Criança
Contratransferência (Psicologia)
Psicoterapia
Transferência (Psicologia)
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Adulto
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Revisão
Responsável: BR556.1 - Biblioteca Centro de Estudos Luis Guedes


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Id: lil-661763
Autor: Isolan, Luciano.
Título: A aliança terapêutica na psicoterapia de orientação analítica com adolescentes / The alliance therapeutic in psychoanalytical psychotherapy with adolescents
Fonte: Rev. bras. psicoter;11(3):365-380, 2009.
Idioma: pt.
Resumo: A psicoterapia de orientação psicanalítica é uma abordagem psicoterápica frequentemente utilizada na adolescência e o desenvolvimento da aliança terapêutica é um elemento essencial nesse processo terapêutico. O objetivo do presente trabalho é apresentar uma revisão dos principais conceitos relacionados à aliança terapêutica, bem como das especificidades da psicoterapia na adolescência e do papel da aliança terapêutica na psicoterapia de orientação analítica com adolescentes e seus pais. O estabelecimento da aliança terapêutica é uma tarefa desafiadora e fundamental para o bom andamento do processo psicoterapêutico na adolescência e exige do terapeuta uma atitude flexível, ativa e continente.

Psychoanalytically informed psychotherapy is a form of psychotherapy that is frequently used in adolescence and the development of therapeutic alliance is a key element in this therapeutic process. The aim of paper is to present a review of the main concepts related to therapeutic alliance, the specificities of adolescence psychotherapy and the role of therapeutic alliance within psychoanalytically informed psychotherapy with adolescents and their parents. The establischment of therapeutic alliance is a challenging task and also fundamental for a good development of the psychotherapeutic process in adolescence and it requires from the therapist a flexible, active and supporting attitude.
Descritores: Adolescente
Psicanálise
Psicoterapia
Limites: Adolescente
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR556.1 - Biblioteca Centro de Estudos Luis Guedes


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Id: lil-661762
Autor: Sousa, Nyvia.
Título: Aliança terapêutica e vínculo primitivo na psicoterapia de orientação analítica / Therapeutic alliance and primitive bond in psychoanalytic psychotherapy
Fonte: Rev. bras. psicoter;11(3):381-391, 2009.
Idioma: pt.
Resumo: A Aliança Terapêutica (AT) é caracterizada como a base de sustentação do processo psicoterápico a ser conquistada pela dupla paciente-terapeuta e está relacionada com a evolução e o desfecho do processo de tratamento na Psicoterapia de Orientação Analítica. Neste trabalho, busca-se correlacioná-la à qualidade dos vínculos primitivos do paciente. Conclui-se que a base estabelecida nas fases iniciais da vida do indivíduo, através de seus vínculos primordiais, poderia servir como parâmetro para a possibilidade do paciente manter-se em psicoterapia, trabalhar neste enquadre e promover as mudanças desejadas através do estabelecimento da Aliança Terapêutica.

The Therapeutic Alliance (TA) is characterized as a basis of the psychotherapeutic process to be achieved by both the patient and the therapist, being related to the psychoanalytic psychotherapy treatment evolution and outcome. In this paper, the author seek to correlate TA with he patient's primitive bond quality, hence, prior to treatment seeking. It is concluded that the basis established in the early stages of the individual's life through their primordial bonds could be used as a parameter for either the possibility that the patient keeps in treatment, works on this frame and promotes the changes sought by both of them throug the development of a good TA or not.
Descritores: Relações Mãe-Filho
Apego ao Objeto
Psicoterapia
Limites: Recém-Nascido
Lactente
Adulto
Responsável: BR556.1 - Biblioteca Centro de Estudos Luis Guedes


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Id: lil-661761
Autor: Soibelman, Liliana Ramos Amaral.
Título: Harry Potter e a pedra filosofal: a função da fantasia e da literatura infantil na preservação da latência / Harry Potter and the philosopher's stone: the function of fantasy and children's literature in the preservation of latency
Fonte: Rev. bras. psicoter;11(3):392-406, 2009.
Idioma: pt.
Resumo: A autora procura destacar a importância do período de latência no desenvolvimento do indivíduo. Identifica na fantasia e na cultura papel significativo para a manutenção da latência, assim como para seu encurtamento. Procura compreender o fenômeno editorial da literatura infantil - Harry Potter -, relacionando-o à latência, através da fantasia universal que o permeia.

The author tries to highlight the inportance of the latency period in the individual's development. States the fantasy and culture play a significant role both in the maintenance of latency and in its shortening. The author seeks to understand the publishing phenomenon of children's literature - Harry Potter -, relating it to latency, through the universal fantasy that permeates it.
Descritores: Literatura
Psicanálise
Psicologia da Criança
Limites: Lactente
Criança
Responsável: BR556.1 - Biblioteca Centro de Estudos Luis Guedes


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Id: lil-661760
Autor: Araújo, Marlene Silveira.
Título: Pioneiras em psicanálise de crianças e adolescentes: Hermine Von Hug-Hellmuth / Pioneers in children and adolescents psychoanalysis: Hermine Von Hug-Hellmuth
Fonte: Rev. bras. psicoter;11(3):309-315, 2009.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar dados biográficos e considerações em torno da obra de Hermine von Hug-Hellmuth uma das mais importantes figuras da psicanálise de crianças e adolescentes. Provavelmente questões políticas dentro da psicanálise na época e fatos relevantes de sua vida pessoal contribuíram para que esta autora permanecesse muito tempo na obscuridade, não lhe sendo dada a importância merecida, uma vez que foi, verdadeiramente, uma pioneira da psicanálise de crianças e adolescentes. Sua obra é testemunho da contribuição técnica original para psicanálise nessa faixa etária.

The aim of this article is to present biographical data and some considerations about Hermine von Hug-Hellmuth, one of the most important figures in psychoanalysis of children and adolescents. Political issues within psychoanalysis at the time, alongside relevant facts about her personal life are likely to have contributed to this author's long period of obscurity, not being given the importance she deserved, since she had definitely been one of the pioneers of psychoanalysis of children and adolescents. Her work is the testinony of the original tchnical contribution to children and adoscents psychoanalysis.
Descritores: Psicanálise
Psicanálise/história
Psicanálise/métodos
Limites: Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Biografia
Revisão
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Id: lil-661759
Autor: Jadoulle, Vincent.
Título: Os desvios da teoria Psicossomática / The misuses of the psychosomatic thinking
Fonte: Rev. bras. psicoter;12(1):22-33, 2010.
Idioma: pt.
Resumo: Para Alexander, as doenças psicossomáticas constituem uma resposta fisiológica a uma tensão emocional excessiva. Para Marty, esta tensão se descarrega no corpo, no caso de uma carência ou de uma ultrapassagem das capacidades pré-conscientes de representação. Segundo esses autores, não se pode aplicar aqui o modelo da conversão histérica. Através de atalhos simplificadores e interpretações selvagens, o desvio do "psicossomatismo" ignora esta diferença fundamental e atribui ao sintoma psicossomático um sentido metafórico, cultivando um pensamento mágico no qual tudo se explica pelo psíquico. Se a doença psicossomática não parece ter um sentido simbólico, seu aparecimento poderia, no entanto, não ser fruto do acaso, pois ela poderia assinalar o transbordamento do psiquismo em função das vicissitudes precoces e mais recentes do seu desenvolvimento. O trabalho de reinscrição da doença na história psíquica do indivíduo pode então dar um sentido "secundário" que, nem por isso, revela o mistério das origens da lesão orgânica.

According to Alexander, the psychosomatic disease is a psysiological response to excessive emotional tension. According to Marty, this tension discharges into the body in case of inadequacy or overflowing of the preconscious capacities of symbolization. According to him, the model of the hysterical conversion can't be applied to it. Proceeding to simplifications and inopportune interpretations, the "psychosomatism" is a deviation that leaves this fundamental difference out of accout, that gives a metaphoric sense to the psychosomatic symptom and that cultivates a magical thinking explaining everything by psychic considerations. Nevertheless, even if the psychosomatic disease hasn't any symbolic sense, it might not happen by chance: it could be in relation with the overflowing of the psyche through the early and less distant vicissitudes of its development. Ever since, the psychotherapeutic clarification of the inscription of the disease in the psychic history of the subject can produce a "secundary" sense, that doesn't remove the mystery of the origins of the organic lesion.
Descritores: Transtorno Conversivo
Transtornos Somatoformes
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR556.1 - Biblioteca Centro de Estudos Luis Guedes


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Id: lil-661758
Autor: Silva, Flávia Fernando Lima.
Título: A senhora sabe o que é uma maloca? Os nós transgeracionais de uma trama familiar / Do you know what a moloca is? Transgenerational knots of a family plot
Fonte: Rev. bras. psicoter;12(1):34-55, 2010.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo traz uma experiência de encontro com uma família atendida em terapia por cerca de um ano e meio, durante a formação como psiquiatra da infância e adolescência da autora do texto. Convida a pensar sobre transgeracionalidade, herança e repetição. Mas também acena à polifonia e à possibilidade do novo. Propõe um diálogo entre as teorias da psicanálise e as sistêmicas, em especial as teorias construcionistas.

This article offers an encounter with a family who attended therapy for about a year and a half, during my training as child and adolescent psychiatrist. Invites us to think about transgenerationality, inheritance, repetition. But it also beckons us to the possibility of new and the polyphony. I propose a dialogue between psychoanalysis and systemic theories, especially constructionists.
Descritores: Relações Familiares
Relação entre Gerações
Psicoterapia
Limites: Criança
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR556.1 - Biblioteca Centro de Estudos Luis Guedes


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Id: lil-661757
Autor: Bassi, Ana Paula Peukert; Iankilevich, Eneida.
Título: O cheiro da identidade: lendo O Perfume / The smell of identity: reading The Perfume
Fonte: Rev. bras. psicoter;12(1):56-70, 2010.
Idioma: pt.
Resumo: A autora objetiva, com este trabalho, realizar um leitura psicodinamicamente embasada da obra O Perfume, de Patrick Süskind, utilizando seu personagem principal para evocar diferentes vértices teóricos da psicanálise, em busca de possíveis modos de compreender seu desenvolvimento psíquico, e como este o impulsionou a ser um assassino, partindo da privação materna que vivenciou. Crê que este exercício seja similar ao esforço feito pelo terapeuta em busca da compreensão de seu paciente.

The author aims to perform a psychodinamically oriented reading of the work The Perfume, from Patrick Süskind, using the main character to evocate different theoritical vortexes of psychoanalysis and searching for possible ways to understand his pyschic development and how it pushed him into being a murderer, starting from the maternal deprivation experienced by him. The author believes that this exercise is similar to the effort made by the therapist when seeking to understand his/her patient.
Descritores: Privação Materna
Transtornos da Personalidade
Psicanálise
Limites: Seres Humanos
Recém-Nascido
Lactente
Adulto
Responsável: BR556.1 - Biblioteca Centro de Estudos Luis Guedes



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