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Pesquisa : Revista de Terapia Comportamental e Cognitiva - LILACS
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Id: lil-439104
Autor: Vermes, Joana Singer; Zamignani, Denis Roberto.
Título: A perspectiva analítico-comportamental no manejo do comportamento obsessivo-compulsivo: estratégias em desenvolvimento / The behavioral-analytic perspective handling the obsessive-compulsive behavior: ongoing strategies
Fonte: Rev. bras. ter. comport. cogn;4(2):135-149, jul.-dez. 2002.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 10, Campinas, set. 2001.
Resumo: Os problemas relacionados ao diagnóstico de transtorno obsessivo-compulsivo têm sido analisados por terapeutas comportamentais preferencialmente a partir dos conceitos de fuga e esquiva. As propostas de tratamento decorrentes deste tipo de análise envolvem basicamente procedimentos de exposição aos estímulos desencadeantes de ansiedade e/ou obsessões. Este trabalho parte da premissa de que os padrões de resposta envolvidos neste tipo de quadro abarcam outras contingências além da fuga-esquiva de estímulos ansiogênicos. São considerados, sob essa perspectiva, diversos eventos do ambiente que podem contribuir para a instalação e manutenção do problema, tais como o reforçamento social, esquiva de tarefas e condições de privação e estimulação aversiva. A partir da análise destas possíveis contingências, são apresentadas algumas propostas alternativas aos procedimentos usualmente preconizados para o manejo do comportamento obsessivo-compulsivo, envolvendo principalmente a alteração de contingências no ambiente natural e na relação terapêutica
Descritores: Comportamento Obsessivo/psicologia
Terapia Comportamental
Transtorno Obsessivo-Compulsivo/psicologia
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-691699
Autor: Pessôa, Candido V. B. B; Tomanari, Gerson Yukio.
Título: Medidas de Controle de estímulos: fixações do olhar como respostas de observação naturais / Measurement of stimulus control: eye fixations as natural observing responses
Fonte: Rev. bras. ter. comport. cogn;14(3):34-50, dez. 2012. ilus, tab.
Idioma: pt.
Projeto: FAPESP; . CNPq.
Resumo: Análises dos movimentos dos olhos frequentemente apresentam resultados inconclusivos sobre a função discriminativa dos estímulos que estes movimentos produzem. Esta pesquisa objetivou apresentar a análise da primeira fixação dos olhos de participantes em cada componente de uma tarefa de discriminação simples sucessiva como indicadora das funções discriminativas de dois conjuntos de estímulos. Quatro universitários foram submetidos a tarefas de discriminação em que respostas em um teclado produziram pontos quando emitidas diante de um conjunto de estímulos, mas não de outro. O olhar dos participantes foi rastreado. Realizaram-se análises da frequência total, duração total, duração média e duração da primeira fixação dos olhos dos participantes sobre os SDs. A duração da primeira fixação se mostrou mais preditiva das diferentes funções dos conjuntos de estímulos antecedentes à tarefa manual. Os resultados são discutidos em termos das características dinâmicas dos estímulos e da importância de análises dos movimentos dos olhos no âmbito aplicado.

Behavior analyses of eye movements frequently present non-conclusive results about discriminative functions of the stimuli produced by these movements in relation to following responses. This paper presents an analysis of the first fixation of the eyes of the participants on each component during a simple, successive discrimination task as indicative of discriminative functions of two stimuli sets. Four undergraduate students were separately submitted to a simple, successive discrimination task in which space bar pressing on a computer keyboard produced points when emitted during presentation of stimuli of one set but not during presentation of stimuli of a second set. After discriminative control of bar pressing was achieved discriminative functions were reverted. Eye movements of participants were tracked during session. Analyses of total frequency, total duration, average duration, and first duration of eye fixations of the participants toward each set of discriminative stimuli were made. Duration of first fixation was more predictive of the different discriminative functions of antecedent stimuli to manual task. Results are discussed in terms of dynamic characteristics of stimuli and of the relevance of eye movements for applied sets.
Descritores: Atenção
Observação
Visão Ocular
Limites: Seres Humanos
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Id: lil-691800
Autor: Simonassi, Lorismário Ernesto; Pinto, Mychelle Borges Pereira; Tizo, Marcileyde.
Título: Procedimento alternativo para produção de correspondência / Alternative procedure for production of correspondence
Fonte: Rev. bras. ter. comport. cogn;13(3):34-51, dez. 2011. ilus, tab.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq.
Resumo: As relações entre classes de operantes verbais e não-verbais foram estudadas em uma área denominada de correspondência: dizer-fazer; fazer-dizer. O presente estudo verificou: (1) se manipulações sucessivas de reforçadores e punições contingentes a classes de operantes dependentes e independentes (classes dizer/fazer) influenciam umas às outras; (2) os efeitos da apresentação dos reforçadores e da punição de classes de operantes independentes e (3) se reforçando e punindo classes de operantes dependentes, ocorre correspondência entre essas classes de operantes. No experimento I participaram oito universitárias, expostas a cinco fases experimentais. Os resultados do experimento I demonstraram que contingências de reforçamento foram efetivas para promover correspondência entre classes de operantes independentes para seis das oito participantes. As duas outras participantes não fizeram correspondência em todas as fases. No experimento II participaram nove universitárias, expostas a três fases experimentais. Os resultados mostraram que as contingências de reforçamento de punição durante a fase 2 foram efetivas para promover correspondência entre classes de operantes dependentes. Neste experimento foram manipuladas duas variáveis ao mesmo tempo. Para resolver este problema foi delineado o experimento III, no qual participaram oito universitários expostos a três fases experimentais. Os resultados demonstraram que as contingências de reforçamento e punição durante a Fase 2 foram efetivas para promover correspondência entre classes de operantes dependentes. No experimento III foi demonstrado que a variável controladora foi a relação de dependência funcional. O conjunto de experimentos possibilitou verificar que quando se organizam as contingências de dependência entre classes operantes, aumenta-se a possibilidade de ocorrer correspondência entre Fazer e Dizer.

The relations between verbal and non-verbal operant classes have been studied by an area called "say-do; do-say correspondence". The present study verified (1) if successive manipulations of reinforcers and punishments contingent to dependent and independent operants (say/do classes), influence each other; (2) the effects of the application of reinforcers and punishment on independent operant classes and (3) if when reinforcing and punishing dependent operant classes occurs correspondence between these operant classes. In experiment I eight female university students participated, being exposed to five experimental phases. The results of experiment I showed that contingencies of reinforcement were effective to promote correspondence between independent operant classes for six of the eight participants. The two other participants did not show correspondence in all phases. In experiment II nine female university students participated, being exposed to three experimental phases. The results showed that the contingencies of reinforcement and punishment during phase 2 were effective in promoting correspondence between dependent operant classes. In this experiment two variables were manipulated at the same time. To solve this problem experiment III was designed. In experiment III, eight university students participated, being exposed to three experimental phases. The results showed that the contingencies of reinforcement and punishment during phase 2 were effective in promoting correspondence between dependent operant classes. Experiment III was designed to identify which variable controlled participants' behavior. The results showed that the controlling variable was the relation of functional dependence. Together, these experiments made possible to verify that when dependency contingencies between operant classes are organized, the probability of correspondence between say and do occurs.
Descritores: Dependência (Psicologia)
Reforço Verbal
-Barreiras de Comunicação
Comunicação Social
Reforço (Psicologia)
Relações Interpessoais
Limites: Seres Humanos
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Id: biblio-869631
Autor: Martins, Tatiana Evandro Monteiro; Carvalho Neto, Marcus Bentes de; Mayer, Paulo César Morales.
Título: Walden Two: uma sociedade utópica não aversiva? / Walden Two: a non-aversive utopian society?
Fonte: Rev. bras. ter. comport. cogn;19(1):78-93, 2017.
Idioma: pt.
Resumo: A ficção Walden Two (Skinner, 1948/1975) retrata uma sociedade cujas práticas sociais são baseadas em princípios científicos da Análise do Comportamento. A proposta envolve basicamente o uso de reforço positivo em contraste, com as sociedades reais, nas quais o controle aversivo seria um traço quase onipresente. Seria Walden Two de fato uma sociedade culturalmente planejada apenas em contingências de reforçamento positivo? O controle aversivo estaria ausente das relações sociais? O presente trabalho teve como objetivo geral investigar sistematicamente a presença ou não de controle aversivo no livro Walden Two. A obra foi examinada identificando-se os trechos que continham palavras-chave relacionadas ao controle aversivo. Observou-se que em três momentos específicos o controle aversivo é prescrito. Discute-se o uso inapropriado de Walden Two como um representante de uma sociedade não coercitiva assim como a necessidade de se reavaliar o papel (científico e ético) do próprio controle aversivo nas relações sociais, planejadas ou não.

The fiction novel Walden Two (Skinner, 1948/1975) depicts a society in which the social practices are based in the scientific principles of Behavior Analysis. It involves, basically, the use of positive reinforcement, in contrast to the real societies where aversive control is ubiquitous. Would 'Walden Two' really be a culturally planned society based strictly on positive reinforcement contingencies? The present essay is a systematic investigation of the presence or absence of aversive control in Walden Two. The novel was examined, identifying excerpts with key words related to aversive control. Three specific situations were identified, described and analyzed. We argue the inappropriate use of Walden Two as a model of non-coercive society and the need of reevaluating the role of aversive control itself in social relationships, planned or not.
Descritores: Obras de Ficção
Psicologia
Tipo de Publ: Revisão
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Id: biblio-869630
Autor: Luiz, André; Correio, Josiane de Fatima Farias Knaut.
Título: Um diálogo entre a análise do comportamento e a psicologia evolucionista sobre a influência da filogênese no surgimento do comportamento religioso / A dialogue between behavior analysis and evolutionary psychology regarding the influence of phylogenesis on the emergence of religious behavior / Un Dialogo entre el análisis de la conducta y la psicología evolutiva sobre la influencia de la filogénesis en el surgimiento de la conducta religiosa
Fonte: Rev. bras. ter. comport. cogn;19(1):71-77, 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este ensaio visou discorrer, por meio do diálogo entre a Análise do Comportamento e a Psicologia Evolucionista, sobre a influência dos aspectos filogenéticos no surgimento do comportamento religioso. Concluiu-se que a filogênese está intimamente ligada ao processo de aprendizagem do comportamento religioso devido à espécie humana ter desenvolvido um aparato biológico que permite exercer atribuições animistas sobre o ambiente sendo, muitas vezes, reforçadas por aumentar a probabilidade de sobrevivência da espécie. Por fim, hipotetiza-se que o comportamento religioso surgiu por meio da associação de outras funções comportamentais (como sistemas de alerta) ligadas à sobrevivência da espécie e não à própria religiosidade e desenvolveu-se devido a uma capacidade biológica da espécie do comportamento ser reforçado.

This essay aimed to discuss the influence of phylogenetic aspects in the emergence of religious behavior through a dialogue between Behavior Analysis and Evolutionary Psychology. It's concluded that the phylogenesis is closely linked to learning processes related to religious behavior, because the human species has developed a biological apparatus that allows animists attributions to the environment, which are often reinforced by increasing the probability of species survival. Lastly, it's hypothesized that religious behavior emerged in association with other behavioral functions (such as warning systems) linked to species survival, which was not necessarely linked to religiosity, but a biological capacity (of the species) to be reinforced.

Este estudio tuvo como objetivo analizar, a través del diálogo entre el Análisis de la Conducta y la Psicología Evolutiva, sobre la influencia de los aspectos filogenéticos en la aparición del comportamiento religioso. Se concluyó que la filogenia está estrechamente vinculada con el proceso de aprendizaje del comportamiento religioso, porque la especie humana ha desarrollado un aparato biológico necesario para practicar poderes animistas sobre el medio ambiente a menudo se ve reforzada por el aumento de la probabilidad de supervivencia de la especie. Por último, se plantea la hipótesis de que el comportamiento religioso surgió a través de la asociación de otras funciones de comportamiento (tales como los sistemas de alerta) vinculados a la supervivencia de la especie y no muy religiosa y desarrollado debido a la capacidad biológica (de la especie) para ser fortalecido.
Descritores: Aprendizagem
Psicologia
Religião
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-869629
Autor: Flores, Eileen Pfeiffer.
Título: Análise do comportamento: contribuições para a psicologia escolar / Behavior analysis: contributions to school psychology
Fonte: Rev. bras. ter. comport. cogn;19(1):115-127, 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta possíveis contribuições da Análise do Comportamento para a Psicologia Escolar. Discutem-se algumas das análises críticas de B.F. Skinner acerca das questões educacionais amplas de sua época que ainda são pertinentes para problemas contemporâneos enfrentados pelo psicólogo escolar. Em seguida, exemplifica-se como a abordagem analítico-comportamental pode se concretizar na atuação do psicólogo escolar. Espera-se contribuir para um maior diálogo entre a Análise do Comportamento e a psicologia escolar, ainda incipiente no contexto brasileiro.

This paper presents potential contributions of Behavior Analysis to School Psychology. We discuss B.F. Skinner´s critical analyses of some of the broader educational issues of his time which are still relevant to contemporary issues faced by school psychologists. We then offer examples of how the behavioral-analytical approach translates into the practice of school psychologist. We hope to contribute to an improvement in the dialogue between behavior analysis and school psychology, which is still incipient in the Brazilian context.
Descritores: Terapia Comportamental
Educação
Psicologia Educacional
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-869628
Autor: Strapasson, Bruno Angelo; Zuge, Paula Rebeca; Cruz, Robson Nascimento da.
Título: O isolamento da análise do comportamento no Brasil: uma análise bibliométrica / El aislamiento del análisis de la conducta en Brasil: un análisis bibliométrico / The isolation of behavioral analysis in Brazil: a bibliometric analysis
Fonte: Rev. bras. ter. comport. cogn;19(1):94-114, 2017. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo relata uma pesquisa bibliométrica sobre a comunicação entre Análise do Comportamento e outras áreas da Psicologia na literatura brasileira. Foram analisadas as referências dos três principais periódicos nacionais de Análise do Comportamento e de um relevante periódico nacional generalista de Psicologia, utilizado como base comparativa. Nos periódicos de Análise do Comportamento foi encontrada porcentagem similar de referências a textos de Análise do Comportamento e a textos de outras áreas do conhecimento (45,4% e 45,9%, respectivamente). No periódico generalista 89,7% das referências foram feitas a textos de outras áreas do conhecimento e apenas 2,9% das referência foram feitas a textos de Análise do Comportamento, a maioria delas em artigos da própria área. Os resultados sugerem que a literatura generalista em Psicologia praticamente ignora as contribuições da Análise do Comportamento, constituindo uma forma de isolamento específica da Análise do Comportamento na literatura nacional. Sugestões são apresentadas a respeito de como diminuir esse isolamento.

This paper describes bibliometric research on the communication of Behavioral Analysis and other areas of psychology in the Brazilian literature. The references of the three major national journals on Behavioral Analysis and one relevant general national journal of psychology, were analyzed and used as a comparative analysis. In journals of behavioral analysis it was found a similar percentage of references to texts on Behavioral Analysis and to texts on other areas of knowledge (45,4% and 45,9%, respectively). In the general journal, 89.7% of the references were made to texts from other areas of knowledge and only 2.9% of references were made to texts on Behavioral Analysis, the majority of them in articles on this same area. The results suggest that the general literature on psychology practically ignore the contributions of Behavioral Analysis, constituting a specific form of isolation of the Behavior Analysis, in the national literature. Suggestions are presented as to how to reduce this isolation.

Este artículo hace referencia a una investigación bibliométrica sobre la comunicación entre el Análisis de la Conducta y otras áreas de la Psicología en la literatura brasileña. Se analizaron las referencias de las tres principales revistas nacionales de Análisis de la Conducta y de una importante publicación periódica nacional de ámbito general sobre Psicología, utilizada como base comparativa. En las publicaciones sobre análisis del comportamiento se encontró un porcentaje similar de referencias de textos sobre Análisis de la Conducta y de textos sobre otras áreas del conocimiento (45,4% y 45,9%, respectivamente). En la publicación de carácter general el 89,7% de las referencias apuntaban a textos de otras áreas del conocimiento y apenas el 2,9% de las referencias apuntaban a textos sobre Análisis de la Conducta, la mayoría de ellas en artículos de la misma área. Los resultados sugieren que la literatura de ámbito general sobre Psicología prácticamente ignora las contribuciones del Análisis de la Conducta, lo que constituye una forma de aislamiento del Análisis de la Conducta en la literatura nacional. Se presentan sugerencias para reducir este aislamiento.
Descritores: Terapia Comportamental
Bibliometria
Psicologia
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-869627
Autor: Nóbrega, Letícia Guedes; Britto, Ilma A Goulart de Souza.
Título: Avaliação e tratamento de comportamentos problemas de duas pessoas com o diagnóstico de depressão / Evaluation and treatment of problem behavior of two peoplewith depression
Fonte: Rev. bras. ter. comport. cogn;19(1):128-145, 2017. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo envolveu a avaliação e tratamento de comportamentos-problema de duas pessoas com o diagnóstico de depressão em que eventos motivadores antecedentes e reforçadores consequentes para os comportamentos-problema consistiram em atenção social e fuga de demandas. As participantes eram do sexo feminino e relataram ter recebido esse diagnóstico desde a adolescência. Para avaliar os relatos de comportamentos-problema, foram empregadas estratégias de avaliação funcional por observação indireta, por observação direta e a análise funcional com quatro condições principais: atenção, fuga de demanda, sozinho e controle. As participantes exibiram altos índices de comportamentos-problema nas condições de atenção e fuga de demandas, o que evidencia o controle do responder pelos eventos motivadores antecedentes e pelos reforços consequentes. Na condição de controle foi possível observar a eficácia da densidade de reforçadores, e na condição sozinho os comportamentos-problema não ocorreram. Para tratar os relatos de comportamentos-problema, o programa de intervenção incluiu o reforço diferencial (DRA), mais a extinção (EXT), com uso do delineamento de reversão-replicação seguido por follow-up. Observou-se que o uso do DRA mais EXT diminuiu os relatos de comportamentos-problema e aumentou os relatos de comportamentos desejados de forma confiável.

This study concerns the assessment and treatment of problem behaviors of two people diagnosed with depression in which the events motivating antecedents and consequent for problem behaviors consisted of social attention and escape demands. The participants were women who reported receiving this diagnosis since adolescence. To evaluate the reports of problem behaviors, functional assessment strategies were employed, such as indirect observation, direct observation and functional analysis with four especially conditions: attention, escape demand, control and alone. The participants exhibited high rates of problem behaviors during the attention and escape demands condition showing the control of motivating antecedents and of consequent reinforcements. In the control condition, it was possible to observe the effectiveness of density of reinforces, and in the alone condition the behavior-problem did not occur. To treat the reports of problem behaviors the intervention program included a differential reinforcement (DRA), plus extinction (EXT) procedure, using the reverse-replication design followed by follow-up. It was observed that the DRA plus EXT decreased reports of problem behaviors and increased reliable reports of desired behavior.
Descritores: Terapia Cognitiva
Depressão
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adulto
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Id: biblio-869626
Autor: Dias, Katarina Kataoka; Barros, Romariz da Silva.
Título: Classes funcionais e de equivalência em crianças diagnosticadas com autismo / Functional and equivalence classes in children diagnosed with autism
Fonte: Rev. bras. ter. comport. cogn;19(1):18-30, 2017. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A possível identidade entre classe de equivalência e classes funcionais é condizente com a proposta de que todos os elementos arbitrariamente relacionados nas contingências podem participar das classes. O presente trabalho investigou a formação de classes de estímulos por meio do procedimento de reversões de discriminações simples – RRDS - e sua expansão tanto via RRDS quanto por matching-to-sample (MTS). Participaram do estudo duas crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. Foram realizados os treinos de RRDS (estímulos A, B, C e D); teste de formação de classes funcionais e teste de relações de equivalência; treino de MTS e RRDS com estímulos novos e testes de expansão de classes nos dois procedimentos. Ambos os participantes mostraram evidências da formação e expansão de classes. Esse conjunto de dados sugere que achados documentando classes funcionais e classes de equivalência refletem o mesmo fenômeno comportamental (substituibilidade de elementos arbitrariamente relacionados) via procedimentos diferentes.

The possible identity between functional and equivalence classes is consistent with the proposal that all elements arbitrarily related in the contingence can participate in the classes. The present study investigated stimulus class formation via repeated reversals of simple discrimination procedure - RRSD - and its expansion through both RRSD and matching to sample (MTS) procedure. Two children diagnosed with Autism Spectrum Disorder participated in this study. We carried out RRDS training stimulus sets A, B, C, and D); tests for functional class and equivalence class formation; MTS and RRSD training with new stimuli; and tests for class expansion in both procedures. Both participants showed evidence of class formation and expansion. This data suggest that findings documenting functional and equivalence classes reflect the same behavioral phenomena (substitutability of arbitrarily related elements) via different procedures.
Descritores: Transtorno Autístico
Criança
Limites: Seres Humanos
Masculino
Criança
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-869625
Autor: Silva, Maria Cecília de Abreu e; Silveira, Jocelaine Martins da.
Título: Verificação dos prováveis efeitos da metáfora em um processo terapêutico analítico-comportamental / Verification of probable effects of metaphot in a behavioral analytic therapy
Fonte: Rev. bras. ter. comport. cogn;19(1):4-17, 2017. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O tato, especialmente na sua extensão metafórica, relaciona-se com elementos fundamentais do contexto clínico como a emoção, a descrição de eventos privados e o relato de situações adversas. A literatura indica ao menos cinco importantes funções da metáfora na clínica: 1) permitir o acesso a variáveis controladoras do comportamento do cliente; 2) possibilitar tatos de eventos privados; 3) promover o surgimento de emoções; 4) aumentar a eficácia do comportamento verbal, e 5) facilitar a emissão de respostas que passaram por uma história anterior de punição. O presente estudo teve os objetivos de avaliar as relações entre: 1) a emissão de metáforas e os comportamentos de uma cliente e de sua terapeuta em um processo terapêutico analítico-comportamental, considerando as prováveis funções indicadas pela literatura; e 2) avaliar a emissão de metáforas e suas relações com indicadores de melhora clínica do cliente, conforme a conceituação do caso, comparando-a nas sessões com e sem recursos para evocá-la. Nove sessões de terapia analítico-comportamental foram registradas e analisadas, com a apresentação de uma atividade para evocar metáforas na sexta sessão. Os resultados indicam que as metáforas emitidas pelo terapeuta e pela cliente descreveram variáveis do comportamento da cliente e que as metáforas emitidas pela cliente também promoveram tatos de eventos privados e descreveram eventos de conteúdo aversivo. Discute-se a relação entre a emissão de metáforas e os comportamentos de melhora clínica e o papel da metáfora ao promover descrição de variáveis controladoras do comportamento, tato de eventos privados e emissão de resposta verbal com conteúdo aversivo.

The tact, particularly in its metaphorical extension, is related with central elements in the clinical context such as the emotion, and the private and aversive events reports. Studies indicate at least five functions of the metaphor in the clinical context: 1) it allows the access to controlling variables of the client´s behavior; 2) it makes possible to tact private events ; 3) it promotes emotions; 4) it increases the verbal behavior efficacy, and 5) it facilitates the emission of responses that have been punished before. This study objectives were: 1) evaluate the relationship between the emission of metaphors and the client and therapist behaviors in a behavioral analytic therapy, considering the probable functions indicated by the literature, and 2) assess the metaphors and their relationships with indicators of clinical improvement, according to case conceptualization, comparing it between sessions with and without an activity aimed to evoke methaphors. Nine sessions were recorded and analyzed, an activity to enhance methaphors was introduced at the 6th session. Results suggests that the introduced activity increased considerably the emission of metaphors. Therapist and client metaphors had the function of describing client behavior variables. The metaphors emitted by the client had also described tacts of private events and aversive content. The metaphor verbalizations and clinical improvement behaviors were discussed. The results suggest that the metaphor has a significant role in describing behaviors variables, promote tacts of private events, and in an increase in the emission of verbal responses of aversive content.
Descritores: Terapia Cognitiva
Comunicação
Metáfora
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



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