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Pesquisa : Revista de Terapia Comportamental e Cognitiva - LILACS
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Id: biblio-869631
Autor: Martins, Tatiana Evandro Monteiro; Carvalho Neto, Marcus Bentes de; Mayer, Paulo César Morales.
Título: Walden Two: uma sociedade utópica não aversiva? / Walden Two: a non-aversive utopian society?
Fonte: Rev. bras. ter. comport. cogn;19(1):78-93, 2017.
Idioma: pt.
Resumo: A ficção Walden Two (Skinner, 1948/1975) retrata uma sociedade cujas práticas sociais são baseadas em princípios científicos da Análise do Comportamento. A proposta envolve basicamente o uso de reforço positivo em contraste, com as sociedades reais, nas quais o controle aversivo seria um traço quase onipresente. Seria Walden Two de fato uma sociedade culturalmente planejada apenas em contingências de reforçamento positivo? O controle aversivo estaria ausente das relações sociais? O presente trabalho teve como objetivo geral investigar sistematicamente a presença ou não de controle aversivo no livro Walden Two. A obra foi examinada identificando-se os trechos que continham palavras-chave relacionadas ao controle aversivo. Observou-se que em três momentos específicos o controle aversivo é prescrito. Discute-se o uso inapropriado de Walden Two como um representante de uma sociedade não coercitiva assim como a necessidade de se reavaliar o papel (científico e ético) do próprio controle aversivo nas relações sociais, planejadas ou não.

The fiction novel Walden Two (Skinner, 1948/1975) depicts a society in which the social practices are based in the scientific principles of Behavior Analysis. It involves, basically, the use of positive reinforcement, in contrast to the real societies where aversive control is ubiquitous. Would 'Walden Two' really be a culturally planned society based strictly on positive reinforcement contingencies? The present essay is a systematic investigation of the presence or absence of aversive control in Walden Two. The novel was examined, identifying excerpts with key words related to aversive control. Three specific situations were identified, described and analyzed. We argue the inappropriate use of Walden Two as a model of non-coercive society and the need of reevaluating the role of aversive control itself in social relationships, planned or not.
Descritores: Obras de Ficção
Psicologia
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-869630
Autor: Luiz, André; Correio, Josiane de Fatima Farias Knaut.
Título: Um diálogo entre a análise do comportamento e a psicologia evolucionista sobre a influência da filogênese no surgimento do comportamento religioso / A dialogue between behavior analysis and evolutionary psychology regarding the influence of phylogenesis on the emergence of religious behavior / Un Dialogo entre el análisis de la conducta y la psicología evolutiva sobre la influencia de la filogénesis en el surgimiento de la conducta religiosa
Fonte: Rev. bras. ter. comport. cogn;19(1):71-77, 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este ensaio visou discorrer, por meio do diálogo entre a Análise do Comportamento e a Psicologia Evolucionista, sobre a influência dos aspectos filogenéticos no surgimento do comportamento religioso. Concluiu-se que a filogênese está intimamente ligada ao processo de aprendizagem do comportamento religioso devido à espécie humana ter desenvolvido um aparato biológico que permite exercer atribuições animistas sobre o ambiente sendo, muitas vezes, reforçadas por aumentar a probabilidade de sobrevivência da espécie. Por fim, hipotetiza-se que o comportamento religioso surgiu por meio da associação de outras funções comportamentais (como sistemas de alerta) ligadas à sobrevivência da espécie e não à própria religiosidade e desenvolveu-se devido a uma capacidade biológica da espécie do comportamento ser reforçado.

This essay aimed to discuss the influence of phylogenetic aspects in the emergence of religious behavior through a dialogue between Behavior Analysis and Evolutionary Psychology. It's concluded that the phylogenesis is closely linked to learning processes related to religious behavior, because the human species has developed a biological apparatus that allows animists attributions to the environment, which are often reinforced by increasing the probability of species survival. Lastly, it's hypothesized that religious behavior emerged in association with other behavioral functions (such as warning systems) linked to species survival, which was not necessarely linked to religiosity, but a biological capacity (of the species) to be reinforced.

Este estudio tuvo como objetivo analizar, a través del diálogo entre el Análisis de la Conducta y la Psicología Evolutiva, sobre la influencia de los aspectos filogenéticos en la aparición del comportamiento religioso. Se concluyó que la filogenia está estrechamente vinculada con el proceso de aprendizaje del comportamiento religioso, porque la especie humana ha desarrollado un aparato biológico necesario para practicar poderes animistas sobre el medio ambiente a menudo se ve reforzada por el aumento de la probabilidad de supervivencia de la especie. Por último, se plantea la hipótesis de que el comportamiento religioso surgió a través de la asociación de otras funciones de comportamiento (tales como los sistemas de alerta) vinculados a la supervivencia de la especie y no muy religiosa y desarrollado debido a la capacidad biológica (de la especie) para ser fortalecido.
Descritores: Aprendizagem
Psicologia
Religião
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-869629
Autor: Flores, Eileen Pfeiffer.
Título: Análise do comportamento: contribuições para a psicologia escolar / Behavior analysis: contributions to school psychology
Fonte: Rev. bras. ter. comport. cogn;19(1):115-127, 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta possíveis contribuições da Análise do Comportamento para a Psicologia Escolar. Discutem-se algumas das análises críticas de B.F. Skinner acerca das questões educacionais amplas de sua época que ainda são pertinentes para problemas contemporâneos enfrentados pelo psicólogo escolar. Em seguida, exemplifica-se como a abordagem analítico-comportamental pode se concretizar na atuação do psicólogo escolar. Espera-se contribuir para um maior diálogo entre a Análise do Comportamento e a psicologia escolar, ainda incipiente no contexto brasileiro.

This paper presents potential contributions of Behavior Analysis to School Psychology. We discuss B.F. Skinner´s critical analyses of some of the broader educational issues of his time which are still relevant to contemporary issues faced by school psychologists. We then offer examples of how the behavioral-analytical approach translates into the practice of school psychologist. We hope to contribute to an improvement in the dialogue between behavior analysis and school psychology, which is still incipient in the Brazilian context.
Descritores: Terapia Comportamental
Educação
Psicologia Educacional
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-869628
Autor: Strapasson, Bruno Angelo; Zuge, Paula Rebeca; Cruz, Robson Nascimento da.
Título: O isolamento da análise do comportamento no Brasil: uma análise bibliométrica / El aislamiento del análisis de la conducta en Brasil: un análisis bibliométrico / The isolation of behavioral analysis in Brazil: a bibliometric analysis
Fonte: Rev. bras. ter. comport. cogn;19(1):94-114, 2017. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo relata uma pesquisa bibliométrica sobre a comunicação entre Análise do Comportamento e outras áreas da Psicologia na literatura brasileira. Foram analisadas as referências dos três principais periódicos nacionais de Análise do Comportamento e de um relevante periódico nacional generalista de Psicologia, utilizado como base comparativa. Nos periódicos de Análise do Comportamento foi encontrada porcentagem similar de referências a textos de Análise do Comportamento e a textos de outras áreas do conhecimento (45,4% e 45,9%, respectivamente). No periódico generalista 89,7% das referências foram feitas a textos de outras áreas do conhecimento e apenas 2,9% das referência foram feitas a textos de Análise do Comportamento, a maioria delas em artigos da própria área. Os resultados sugerem que a literatura generalista em Psicologia praticamente ignora as contribuições da Análise do Comportamento, constituindo uma forma de isolamento específica da Análise do Comportamento na literatura nacional. Sugestões são apresentadas a respeito de como diminuir esse isolamento.

This paper describes bibliometric research on the communication of Behavioral Analysis and other areas of psychology in the Brazilian literature. The references of the three major national journals on Behavioral Analysis and one relevant general national journal of psychology, were analyzed and used as a comparative analysis. In journals of behavioral analysis it was found a similar percentage of references to texts on Behavioral Analysis and to texts on other areas of knowledge (45,4% and 45,9%, respectively). In the general journal, 89.7% of the references were made to texts from other areas of knowledge and only 2.9% of references were made to texts on Behavioral Analysis, the majority of them in articles on this same area. The results suggest that the general literature on psychology practically ignore the contributions of Behavioral Analysis, constituting a specific form of isolation of the Behavior Analysis, in the national literature. Suggestions are presented as to how to reduce this isolation.

Este artículo hace referencia a una investigación bibliométrica sobre la comunicación entre el Análisis de la Conducta y otras áreas de la Psicología en la literatura brasileña. Se analizaron las referencias de las tres principales revistas nacionales de Análisis de la Conducta y de una importante publicación periódica nacional de ámbito general sobre Psicología, utilizada como base comparativa. En las publicaciones sobre análisis del comportamiento se encontró un porcentaje similar de referencias de textos sobre Análisis de la Conducta y de textos sobre otras áreas del conocimiento (45,4% y 45,9%, respectivamente). En la publicación de carácter general el 89,7% de las referencias apuntaban a textos de otras áreas del conocimiento y apenas el 2,9% de las referencias apuntaban a textos sobre Análisis de la Conducta, la mayoría de ellas en artículos de la misma área. Los resultados sugieren que la literatura de ámbito general sobre Psicología prácticamente ignora las contribuciones del Análisis de la Conducta, lo que constituye una forma de aislamiento del Análisis de la Conducta en la literatura nacional. Se presentan sugerencias para reducir este aislamiento.
Descritores: Terapia Comportamental
Bibliometria
Psicologia
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-869627
Autor: Nóbrega, Letícia Guedes; Britto, Ilma A Goulart de Souza.
Título: Avaliação e tratamento de comportamentos problemas de duas pessoas com o diagnóstico de depressão / Evaluation and treatment of problem behavior of two peoplewith depression
Fonte: Rev. bras. ter. comport. cogn;19(1):128-145, 2017. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo envolveu a avaliação e tratamento de comportamentos-problema de duas pessoas com o diagnóstico de depressão em que eventos motivadores antecedentes e reforçadores consequentes para os comportamentos-problema consistiram em atenção social e fuga de demandas. As participantes eram do sexo feminino e relataram ter recebido esse diagnóstico desde a adolescência. Para avaliar os relatos de comportamentos-problema, foram empregadas estratégias de avaliação funcional por observação indireta, por observação direta e a análise funcional com quatro condições principais: atenção, fuga de demanda, sozinho e controle. As participantes exibiram altos índices de comportamentos-problema nas condições de atenção e fuga de demandas, o que evidencia o controle do responder pelos eventos motivadores antecedentes e pelos reforços consequentes. Na condição de controle foi possível observar a eficácia da densidade de reforçadores, e na condição sozinho os comportamentos-problema não ocorreram. Para tratar os relatos de comportamentos-problema, o programa de intervenção incluiu o reforço diferencial (DRA), mais a extinção (EXT), com uso do delineamento de reversão-replicação seguido por follow-up. Observou-se que o uso do DRA mais EXT diminuiu os relatos de comportamentos-problema e aumentou os relatos de comportamentos desejados de forma confiável.

This study concerns the assessment and treatment of problem behaviors of two people diagnosed with depression in which the events motivating antecedents and consequent for problem behaviors consisted of social attention and escape demands. The participants were women who reported receiving this diagnosis since adolescence. To evaluate the reports of problem behaviors, functional assessment strategies were employed, such as indirect observation, direct observation and functional analysis with four especially conditions: attention, escape demand, control and alone. The participants exhibited high rates of problem behaviors during the attention and escape demands condition showing the control of motivating antecedents and of consequent reinforcements. In the control condition, it was possible to observe the effectiveness of density of reinforces, and in the alone condition the behavior-problem did not occur. To treat the reports of problem behaviors the intervention program included a differential reinforcement (DRA), plus extinction (EXT) procedure, using the reverse-replication design followed by follow-up. It was observed that the DRA plus EXT decreased reports of problem behaviors and increased reliable reports of desired behavior.
Descritores: Terapia Cognitiva
Depressão
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adulto
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Id: biblio-869626
Autor: Dias, Katarina Kataoka; Barros, Romariz da Silva.
Título: Classes funcionais e de equivalência em crianças diagnosticadas com autismo / Functional and equivalence classes in children diagnosed with autism
Fonte: Rev. bras. ter. comport. cogn;19(1):18-30, 2017. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A possível identidade entre classe de equivalência e classes funcionais é condizente com a proposta de que todos os elementos arbitrariamente relacionados nas contingências podem participar das classes. O presente trabalho investigou a formação de classes de estímulos por meio do procedimento de reversões de discriminações simples – RRDS - e sua expansão tanto via RRDS quanto por matching-to-sample (MTS). Participaram do estudo duas crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. Foram realizados os treinos de RRDS (estímulos A, B, C e D); teste de formação de classes funcionais e teste de relações de equivalência; treino de MTS e RRDS com estímulos novos e testes de expansão de classes nos dois procedimentos. Ambos os participantes mostraram evidências da formação e expansão de classes. Esse conjunto de dados sugere que achados documentando classes funcionais e classes de equivalência refletem o mesmo fenômeno comportamental (substituibilidade de elementos arbitrariamente relacionados) via procedimentos diferentes.

The possible identity between functional and equivalence classes is consistent with the proposal that all elements arbitrarily related in the contingence can participate in the classes. The present study investigated stimulus class formation via repeated reversals of simple discrimination procedure - RRSD - and its expansion through both RRSD and matching to sample (MTS) procedure. Two children diagnosed with Autism Spectrum Disorder participated in this study. We carried out RRDS training stimulus sets A, B, C, and D); tests for functional class and equivalence class formation; MTS and RRSD training with new stimuli; and tests for class expansion in both procedures. Both participants showed evidence of class formation and expansion. This data suggest that findings documenting functional and equivalence classes reflect the same behavioral phenomena (substitutability of arbitrarily related elements) via different procedures.
Descritores: Transtorno Autístico
Criança
Limites: Seres Humanos
Masculino
Criança
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-869625
Autor: Silva, Maria Cecília de Abreu e; Silveira, Jocelaine Martins da.
Título: Verificação dos prováveis efeitos da metáfora em um processo terapêutico analítico-comportamental / Verification of probable effects of metaphot in a behavioral analytic therapy
Fonte: Rev. bras. ter. comport. cogn;19(1):4-17, 2017. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O tato, especialmente na sua extensão metafórica, relaciona-se com elementos fundamentais do contexto clínico como a emoção, a descrição de eventos privados e o relato de situações adversas. A literatura indica ao menos cinco importantes funções da metáfora na clínica: 1) permitir o acesso a variáveis controladoras do comportamento do cliente; 2) possibilitar tatos de eventos privados; 3) promover o surgimento de emoções; 4) aumentar a eficácia do comportamento verbal, e 5) facilitar a emissão de respostas que passaram por uma história anterior de punição. O presente estudo teve os objetivos de avaliar as relações entre: 1) a emissão de metáforas e os comportamentos de uma cliente e de sua terapeuta em um processo terapêutico analítico-comportamental, considerando as prováveis funções indicadas pela literatura; e 2) avaliar a emissão de metáforas e suas relações com indicadores de melhora clínica do cliente, conforme a conceituação do caso, comparando-a nas sessões com e sem recursos para evocá-la. Nove sessões de terapia analítico-comportamental foram registradas e analisadas, com a apresentação de uma atividade para evocar metáforas na sexta sessão. Os resultados indicam que as metáforas emitidas pelo terapeuta e pela cliente descreveram variáveis do comportamento da cliente e que as metáforas emitidas pela cliente também promoveram tatos de eventos privados e descreveram eventos de conteúdo aversivo. Discute-se a relação entre a emissão de metáforas e os comportamentos de melhora clínica e o papel da metáfora ao promover descrição de variáveis controladoras do comportamento, tato de eventos privados e emissão de resposta verbal com conteúdo aversivo.

The tact, particularly in its metaphorical extension, is related with central elements in the clinical context such as the emotion, and the private and aversive events reports. Studies indicate at least five functions of the metaphor in the clinical context: 1) it allows the access to controlling variables of the client´s behavior; 2) it makes possible to tact private events ; 3) it promotes emotions; 4) it increases the verbal behavior efficacy, and 5) it facilitates the emission of responses that have been punished before. This study objectives were: 1) evaluate the relationship between the emission of metaphors and the client and therapist behaviors in a behavioral analytic therapy, considering the probable functions indicated by the literature, and 2) assess the metaphors and their relationships with indicators of clinical improvement, according to case conceptualization, comparing it between sessions with and without an activity aimed to evoke methaphors. Nine sessions were recorded and analyzed, an activity to enhance methaphors was introduced at the 6th session. Results suggests that the introduced activity increased considerably the emission of metaphors. Therapist and client metaphors had the function of describing client behavior variables. The metaphors emitted by the client had also described tacts of private events and aversive content. The metaphor verbalizations and clinical improvement behaviors were discussed. The results suggest that the metaphor has a significant role in describing behaviors variables, promote tacts of private events, and in an increase in the emission of verbal responses of aversive content.
Descritores: Terapia Cognitiva
Comunicação
Metáfora
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-869623
Autor: Leugi, Guilherme Bergo; Guerin, Bernard.
Título: To spark a social revolution behavior analysts must embrace community-based knowledge / Para desencadear uma revolução social analistas do comportamento devem abraçar o conhecimento comunitário / Para provocar una revolución social analistas del comportamiento deben abrazar el conocimiento basado en la comunidad
Fonte: Rev. bras. ter. comport. cogn;18(n.esp):73-83, 2016.
Idioma: en.
Resumo: This article is a critical commentary on the behavior analytical tradition regarding its attempts to deal with and interpret social phenomena and problems, focusing mainly on the choice for research questions that could lead to 'revolutions' both in the way we interpret such phenomena, and also by sparking broader social changes. We explored broader contexts controlling and informing behavior analysts' choices, and provided examples. The present paper suggests that, in order to promote social changes toward a more egalitarian society while using behavior analysis, researchers and practitioners should examine more thoroughly their own decisions on which knowledge sources must be considered when taking action upon our society. Furthermore, the interpretation presented advocates for a radical social analysis of social phenomena, in agreement with radical behaviorism and contextual analysis. Such analysis should take into consideration the knowledge already produced or in production by the population that will participate in it.

O presente artigo é um comentário critico acerca da tradição analítico-comportamental em suas tentativas de lidar com e interpretar fenômenos e problemas sociais, concentrando-se principalmente na escolha por perguntas de pesquisa que poderiam levar a 'revoluções' tanto na maneira como interpretamos tais fenômenos, quanto na promoção de mudanças sociais em larga-escala. Foram explorados contextos amplos que controlam e informam as escolhas dos analistas do comportamento, e exemplos foram apresentados. Este estudo sugere que, para promover mudanças sociais na direção de uma sociedade mais igualitária pelo uso da análise do comportamento, pesquisadores e profissionais deveriam examinar mais meticulosamente suas próprias decisões sobre quais fontes de conhecimento deveriam ser consideradas ao intervir em sociedade. Ademais, a interpretação aqui apresentada defende uma análise social radical de fenômenos sociais, de acordo com o behaviorismo radical e análise contextual. Tal análise deveria considerar o conhecimento já produzido ou em produção pela população que dela fará parte.

Este artículo es un comentario crítico sobre el análisis conductual en sus intentos de interpretar fenómenos y problemas sociales, centrándose principalmente en la elección de temas de investigación que podrían conducir a 'revoluciones', tanto en la forma en que interpretamos esos fenómenos, como promoviendo el cambio social. Fueron investigados contextos amplios que controlan e influyen en las decisiones de los analistas de conducta, y se presentaron ejemplos. Este estudio sugiere que para promover el cambio social hacia una sociedad igualitaria utilizando el análisis conductual, investigadores y profesionales deben considerar con más cuidado sus propias decisiones acerca de qué fuentes de conocimiento deben utilizar para intervenir en sociedad. Además, la interpretación que aquí se presenta aboga por un análisis social radical de los fenómenos sociales, según el conductismo radical y análisis contextual. Dicho análisis debe considerar el conocimiento ya producido o en producción por la población participante.
Descritores: Terapia Comportamental
Behaviorismo
Conhecimento
Mudança Social
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-869621
Autor: Silva, Tatiane Fidelis.
Título: Terapia cognitivo-comportamental em pacientes com púrpura idiopática / Cognitive behavioral therapy in patients with idiopathic purpura
Fonte: Rev. bras. ter. comport. cogn;18(3):58-69, 2016. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Neste estudo, objetivou-se tratar, por meio da terapia cognitivo-comportamental, o transtorno de ansiedade de pacientes que se encontram em tratamento médico, cujo diagnóstico é de púrpura idiopática. Para tanto, participaram, três pacientes, do sexo feminino, com idade entre 27 a 70 anos. O método aplicado durante a realização deste estudo teve por base 10 sessões de psicoterapia e a utilização de uma escala para medir a intensidade dos sintomas de ansiedade, o inventário de ansiedade Beck (BAI), juntamente com a coleta de exames de sangue. Após o acompanhamento psicoterapêutico, independentemente do uso de medicação para controle das quedas de plaquetas, observou-se a redução da ansiedade e aumento de plaquetas nas três participantes. De acordo com os resultados deste estudo, pode-se sugerir a continuidade do mesmo, com um número maior de pacientes, de diferentes idades e gênero.

The present study objective was to treat through the cognitive behavioral therapy, the patient anxiety disorder who are currently in medical treatment, whose diagnosis is idiopathic purpura. Therefore, three patients were part of the study, all of them female, aged 27-70 years. The applied method in this study was based on 10 psychotherapy sessions, and the use of a scale to measure the intensity of the symptoms of anxiety, the Beck Anxiety Inventory (BAI), along with the blood sample exams. After the psychotherapy follow-through, regardless the use of the medication to control the decrease of platelets, it was observed a lower level of anxiety and increased platelets in those three patients. According to the results of this study it may be suggested it's continuity, with a larger number of patients of different ages and gender.
Descritores: Ansiedade
Terapia Comportamental
Terapia Cognitiva
Psicoterapia
Púrpura
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Viana, Milena de Barros
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Id: biblio-869620
Autor: Silva, Juliana Dutra de Araújo; Padovani, Ricardo da Costa; Viana, Milena de Barros.
Título: O emprego do biofeedback como estratégia de manejo do estresse e da ansiedade em atletas: um ensaio clínico / Biofeedback training as a management strategy for stress and anxiety in athletes: a clinical study / La retroalimentación biológica como estrategia de gestión de estrés y ansiedad en atletas: un ensayo clínico
Fonte: Rev. bras. ter. comport. cogn;18(3):17-29, 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo desse estudo foi avaliar a eficácia do treinamento em biofeedback de variabilidade da frequência cardíaca na redução de sintomas de estresse e ansiedade em atletas. Método: Participaram do estudo atletas de uma equipe de handebol de uma cidade do estado de São Paulo. O software de biofeedback utilizado foi o EmWave® Desktop PC e seus efeitos foram avaliados através dos instrumentos: Avaliação da Qualidade de Vida (WHOQOL – BREF), Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL) e Competitive State Anxiety Inventory (CSAI-2). Resultados e Conclusão: O treinamento em biofeedback promoveu melhora na qualidade de vida e redução do estresse e ansiedade competitiva dos atletas, o que sugere sua eficácia como recurso terapêutico nesta população.

The aim of this study was to evaluate the efficacy of a heart rate variability biofeedback-training device in reducing stress and anxiety levels in athletes. Method: Study participants where athletes of a handball team from a city of the state of São Paulo, Brazil. The biofeedback software used was EmWave® Desktop PC and its effects where assessed by the following instruments: The World Health Organization Quality of Life-BREF (WHOQOL – BREF), Beck Anxiety Inventory (BAI), Inventory of Stress Symptoms for Adults (ISSL), and Competitive State Anxiety Inventory (CSAI-2). Results and Conclusion: There was an improvement of quality of life and reduction of stress and competitive anxiety, suggesting the efficacy of biofeedback training as a therapeutic tool for athletes.
Descritores: Ansiedade
Atletas
Estresse Psicológico
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adulto Jovem
Adulto
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



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