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Pesquisa : REVISTA DE PSICOLOGIA (todos os anos) - LILACS
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Id: lil-522444
Autor: Barros, Bruna Paes de; Souza, Camila Bernardes de; Mastroianni-Kirsztajn, Gianna.
Título: Aspectos psicológicos de pacientes com lúpus eritematoso sistêmico: uma revisão / Phychological a´spects in patients with systemic lupus erythematosus: a review
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Impr.) = Rev. psicol;22(1):9-14, jan.-jun. 2004.
Idioma: pt.
Resumo: Esta revisão de artigos científicos a respeito dos aspectos psicológicos de pacientes com Lúpus eritematoso Sistêmico (LES) teve a intenção de mostrar aos profissionais de saúde mental a necessidade de complementação da abordagem e de novas possibilidades intervencionistas, da prevenção à reabilitação desses paciente. Em se tratando de uma doença multifatorial e crônica, como profissionais da saúde, devemos atentar não somente para aspectos neurológicos, psiquiátricos e psicológicos, mas também para o contexto biopsicossocial desses pacientes sua condição social, cultural, econômica, biológica e espiritual, de acordo com o que propõe a definição de saúde da Organização Mundial de Saúde. Mostramos que diversos estudos sobre pacientes com LES concluem que o tratamento multidisciplinar deve ser fornecido a esses pacientes, que são portadores de uma doença sistêmica e crônica.

This review study about psychological aspects of patients with Systemic Lupus Erythematosus (SLE) has the intention to show to the mental health professionals that there is a need of complementing the approach to the SLE patients, and that there are new applicable interventions, from prevention to rehabilitation of these patients. As this desease is multifactorial and chronic, the health professionals have to be aweare of neurologic, psyquiatric, psychossomatic and psychologic aspects, but also of the full context of the patient, as social, cultural, economic, biologic and spiritual condition, according to the definition of health of World Health Organization. We show that many studies about patients with SLE conclude that the multidisciplinary treatment should be provided to the patients.
Descritores: Lúpus Eritematoso Sistêmico
Saúde Mental
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas


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Id: lil-522443
Autor: Almeida, Thiago de.
Título: A gênese e a escolha no amor romântico: alguns princípios regentes / The generation and the choice in the romantic love: some leading-principles
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Impr.) = Rev. psicol;22(1):15-22, jan.-jun. 2004.
Idioma: pt.
Resumo: Carências afetivas, encontros, desencontros e reencontros afetivos, são temas comuns, que povoam pensamentos e permeiam, com dúvidas, a sociedade ao se tratar do amor.

Afective lacks, meetings, unfulfils and news meetings, are common subjects, that are in the thinkings and are between, with doubts the society, when it is a question of love. But, after all, what the love components and which the principles that orientate the choises that are made? This article, une bibliographic view, will try to discover that doubts.
Descritores: Afeto
Amor
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas


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Id: lil-522442
Autor: Bohm, Carlos Henrique.
Título: Discussão sobre a concepção de Japiassu a respeito de uma ideologia skinneriana do reforço / Discussion about the conception of Japiassu regarding a skinner's ideology of reinforcement
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Impr.) = Rev. psicol;22(1):23-26, jan.-jun. 2004.
Idioma: pt.
Resumo: O epistemólogo Hilton Japiassu, no livro As paixões da Ciência (1994), faz uma análise da teoria Skinneriana e aponta, nela, a existência de uma ideologia do reforço. Ao discorrer sobre esta, afirma que Skinner apresenta a concepção de que todos os comportamentos são produtos exclusivamente do reforço, Japiassu atribui a Skinner a tese de que os comportamentos são função unicamente do reforço. Essa atribuição, contudo, vai de encontro ao modelo Skinneriano de seleção dos comportamentos por consequências. Explica-se que esse modelo considera o repertório comportamental como produto da filogênese, ontogênese e da sociogênese. Na filogênese há a possibilidade de comportamentos inatos, e estes não tem origem no reforço. Isso permite sugerir uma refutação da idéia de Japiassu de que o comportamentalismo radical possui uma ótica de que os comportamentos são determinados apenas pelo reforço...

The epistemologist Hilton Japiassu, in his book AS Paixõs da Ciência (1991), makes an analysismof Skinner's theory. And he says that there is an ideology of reinforcement in that theory. When he discourses about the ideology, he affirms that Skinner shows a conception whereupon all behaviors are poducts just of reinforcement.
Descritores: Comportamento
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas


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Id: lil-522441
Autor: Gomes, Antonia Maria Gurgel.
Título: Da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho: trajetórias da escola francesa / From psychopathology to work psychodynamic: the french school approaches
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Impr.) = Rev. psicol;22(1):27-31, jan.-jun. 2004.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo pretende traçar panorama histórico sobre o surgimento e desenvolvimento da psicodinâmica do trabalho como disciplina, visualizando sua proposta de compreensão dos fenômenos da saúde relacionados com o trabalho e principais conceitos teóricos.

This article intends to presents a brief historic panorama concerning the beginning and development of work psychodynamic while a discipline. At the same time it treats the proposition of this field for the comprehension of health reality related to work and the main theoretic concepts.
Descritores: Saúde Mental
Trabalho
Condições de Trabalho
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas


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Id: lil-522440
Autor: Carrasco, Pablo Javier Castro.
Título: Interação Social: influência no desenvolvimento representativo e linguístico / Social interaction: influence in the representational and linguistic development
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Impr.) = Rev. psicol;22(1):32-37, jan.-jun. 2004.
Idioma: pt.
Resumo: O propósito deste trabalho é mostrar as distintas considerações realizadas sobre a importância da interação social no desenvolvimento representacional em geral, e especificamente no da linguagem. Para tanto, três autores são principalmente revisados Alison Garton, Josef Perner e Jerome Bruner. Especificamente, são integradas e contrastadas as perspectivas presentes nos autores destacados, mostrando as diferentes ênfases dadas à função representacional e a linguagem como constituintes do desenvolvimento cognitivo. E, finalmente, argumenta-se como Gaston e Bruner se diferenciam de Perner quanto a importância outorgada à interação social sobre o desenvolvimento psicológico.

El propósito de este trabajo es mostrar las distintas consideraciones realizadas respecto de la importancia de la interación social en el desarrollo representacional en general, y especificamente en el del lenguaje. Para ello se revisan aqui principalmente a tre autores, Alison Garton, Josef Perner y Jerome Bruner. Especificamente, se integra y contrasta las perspectivas presentes en los autores señalados, mostrando los distintos énfasis dados por um lado a la funcion representational, como por otro al lenguaje com constituyentes del desarrollo cognitivo. Para finalmente argumentar como Gartony Bruner se diferencian de Perner en cuanto a la importancia otorgada a la interción social sobre el desarrollo psicológico.
Descritores: Relações Interpessoais
Linguagem
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas


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Id: lil-522439
Autor: Zanello, Valeska.
Título: Subjetividade e filosofia com crianças: um relato de experiência e reflexão / Subjectivity and philosophy with children: a report and a reflection about an experience
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Impr.) = Rev. psicol;22(1):38-47, jan.-jun. 2004.
Idioma: pt.
Resumo: O presente texto visa analisar a experiência da autora no programa Filosofia na escola, desenvolvido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília , junto à Fundação Educacional do Distrito Federal. Propõe-se uma leitura a partir da perspectiva dos processos de subjetivação para a compreensão das dinâmicas ocorridas desde a implementação do programa até os modos de funcionamento das comunidades de investigação tanto do corpo docente quanto discente, bem como suas possíveis imbricações. O amálgama escolhido como fio condutor na compreensão é a idéia de sentido, que engloba tanto a dimensão cognitiva quanto a afetividade do sujeito, ou seja, o modo como é afetado (o seu sentir). Procura-se apontar a partir destas reflexões, um papel específico para o psicólogo neste tipo de programa.

This article aims to analy ze the author experience in the Philosophy in School program, developed by the University of Brasília and Educational Foundation in Federal District. It proposes a point-of-view of the subjectivity processes for the comprehension of the dynamics happened from the program beginning until yhe inquiry communities operation ways - including, teaching staff and student body-and theirs implications. The amalgam chosen as principal way in the idea of 'sense' , which comprises the cognitive and affective (manner how the subject is affeted) dimensions. It searches then to point out a specific role to the psychologist in this kind of program.
Descritores: Criança
Educação Infantil
Filosofia
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas


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Id: lil-522438
Autor: Oliveira, Hilda Coutinho d.
Título: O grupo como estratégia de sobrevivência: configurações vinculares de crianças na favela / The group while surviving strategy the connecting configurations of children in slums
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Impr.) = Rev. psicol;22(1):48-66, jan.-jun. 2004.
Idioma: pt.
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender, através do método qualitativo - clínico e da observação participante, as configurações vinculares engendradas por crianças que frequentavam a Escola Comunitária e habitavam a Favela do Pirambu, localizada em Fortaleza, no Ceará. O estudo de seus conteúdos foi baseado na teoria grupanalítica e, mais especificamente, nas idéias winnicotianas concernentes a: a) o grupo como espaço potencial e transacional; b) a tendencia anti-social. O grupo escolar e, de forma mais ampla, o corpo social do Pirambu, onde se estabeleceu o Projeto de Saúde Mental Comunitária 4 Varas, afiguram-se como universos que reativaram âmbitos primordiais do 'holding' materno no que se refere à estrutura física e suporte afetivo. Colegas, professoras e comunitários pareceram ter instigado transicionalidade num espaço que se transmutou em lúdico e terapêutico ao propiciar criação e reciprocidade. Observei que o grupo reconstruiu afetos e preservou para se mesmo uma grata possibilidade humana de restruturação.

The research seeked to understand, through clinic, qualitative method and participant observation, the link configurations engendered by children, who attended the Communitarian School, and who lived in the slum of Pirambu, located in Fortaleza, Ceará. The study of its contents was based on groupanalysis and more specifically, winncott's ideas concerning to: a) the group as transicional and potential space; and b) the objection-social tendency. The scholar group and the bigger social body of Pirambu, where the Project of Mental Health four sticks were established, shaped, as universes that reactivated primordial ambits of motherly holoding, related to the physics structure and affective support again. Friends, teachers and communitarians apperead to have instigating transition in the space that transformed itself in joyful and therapeutic because it propitates creation and reciprocality. I observed the group reconstructed affections and preservd for itself a grateful human possibility of new restructure.
Descritores: Criança
Família
Psicanálise
Comunidade Terapêutica
Violência
Limites: Seres Humanos
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Id: lil-522437
Autor: Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro.
Título: A psicologia política no México: contribuições atuais para a construção de novos espaços / Political psychology in Mexico: present contributions to the development of new perspectives
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Impr.) = Rev. psicol;22(1):72-81, jan.-jun. 2004.
Idioma: pt.
Descritores: Participação da Comunidade
Educação
Política
Pós-Modernismo
Psicologia
-México
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas


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Id: lil-522436
Autor: Costa, Evaldo Ferreira da; Rodrigues, Sávio Azevedo.
Título: Os desafios iniciais de um trabalho de psicologia em um asilo público / Initial challenges for psychology in a public asylum
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Impr.) = Rev. psicol;22(1):67-71, jan.-jun. 2004.
Idioma: pt.
Resumo: Em um asilo público, as necessidades são enormes; além da constatação do declínio do ser humano quando nos deparamos com idosos em estado de abandono. A instituição pesquisada pertence ao Estado e acolhe todo tipo de idoso, sem discriminação. O trabalho de Psicologia nesse local ainda é iniciante e cheio de possibilidades, as primeiras impressões já falam que um enorme campo aguarda profissionais dispostos e abnegados.

In a public asylum the necessites are enormous material lack, staff lack, beyond the constation of decline of the human being, when in we come across them with aged in abandonment state. The searched institution belongs to th State and receives the all type of aged, without discrimination. The work in Psychology in this place still is beginnig: and it's full of possibilities, the first impressions already speak that an enormous field waits made use end self-professionals.
Descritores: Instituição de Longa Permanência para Idosos
Psicologia
Psicoterapia
Qualidade de Vida
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas


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Id: lil-491092
Autor: Longo, Cristiano da Silveira.
Título: A permanência no Brasil de discursos ético pedagógicos disciplinares favoráveis às punições corporais domesticas na infância / The continuing existence of pedagogical-ethical-disciplinary discourse in brazil favorable to the domestic corporal punishment of children
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Impr.) = Rev. psicol;22(2):9-21, jul.-dez. 2004.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo recupera parte das raízes da Punição Corporal e Adolescentes(PCD) no Brasil, através da análise de manuais de educação familiar. A partir da segunda metade do séculoXX esses manuais ganham evidência junto ao mercado editorial, e constata-se atualmente a presença de autores que posicionam-se favoravelmente à respeito das punições.

The present study reconstructs the origins of Domestic Corporal Punishment of Children and Adolescents(PCD) in Brazil by analyzing of manuals on family education. In the second half of the twentieth century this manual become known in the publications market, it further shows that there are authors who take a favorable position toward corporal punishment.
Descritores: Criança
Educação
Família
Punição/psicologia
Violência Doméstica/psicologia
Limites: Criança
Adolescente
História do Século XXI
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas



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