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Id: biblio-1057230
Autor: Scorsolini-Comin, Fabio; Gabriel, Carmen Silvia.
Título: O que pode ser considerado inovador no Ensino superior contemporâneo?: Considerações sobre o acolhimento estudantil / xxx
Fonte: Rev. SPAGESP;20(2):1-5, jul.-dez. 2019.
Idioma: pt.
Descritores: Serviços de Saúde Escolar
Estudantes
Universidades
Política de Educação Superior
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1057231
Autor: Navarro, Paula; Féres-Carneiro, Terezinha; Mello, Renata.
Título: Filhos da parentalidade tardia: Infância e adolescência / Children of late parenting: childhood and adolescence / Hijos de la parentalidad tardía: infancia y adolescencia
Fonte: Rev. SPAGESP;20(2):6-23, jul.-dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar a repercussão da parentalidade tardia na infância e adolescência dos filhos, sob a percepção dos mesmos. Foram realizadas entrevistas com seis sujeitos, entre 25 e 29 anos, sem filhos, que nasceram quando ao menos um de seus pais tinha mais de 40 anos. A partir da análise de conteúdo do material obtido, emergiram as categorias: convivência familiar; desencontros geracionais; liberdade e autonomia; e conflitos. Concluiu-se que, por um lado, os filhos da parentalidade tardia valorizam a história de vida dos pais, atribuindo, inclusive, aspectos positivos; por outro, reconhecem que a diferença geracional pode se traduzir em conflitos e distância afetiva, além disto, em dificuldade de compreensão cultural e em práticas educativas distintas da atualidade.

This study aimed to investigate the repercussion of late parenting in childhood and adolescence under the perception of late children. Interviews were conducted with six subjects with ages between 25 and 29 years old, without children, who were born when at least one of their parents is over 40 years old. From the content analysis of the material obtained, emerged as categories: family coexistence; generational mismatches; freedom and autonomy; and conflicts. It was concluded that, on the one hand, the children of late parenting value a life history of the parents, attributing even positive points; on the other hand, recognize that the generational difference can be translated into conflicts and affective distance, in addition, in difficulty of cultural understanding and in educational practices different from the present time.

Este estudio tuvo como objetivo investigar la repercusión de la parentalidad tardía en la infancia y adolescencia de los hijos, bajo la percepción de los mismos. Se realizaron entrevistas con seis sujetos, entre 25 y 29 años, sin hijos, que nacieron cuando al menos uno de sus padres tenia más de 40 años. A partir del análisis de contenido del material obtenido, emergieron como categorías: convivencia familiar; desencuentros generacionales; libertad y autonomía; y conflictos. Se concluyó que, por un lado, los hijos de la parentalidad tardía valoran una historia de vida de los padres, atribuyendo, incluso, aspectos positivos; por otro, reconocen que la diferencia generacional puede traducirse en conflictos y distancia afectiva, además, en dificultad de comprensión cultural y en prácticas educativas distintas de la actualidad.
Descritores: Percepção
Núcleo Familiar
Poder Familiar
Autonomia Pessoal
Relações Familiares
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
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Id: biblio-1057232
Autor: Melo, Lucas Pereira de.
Título: Sofrimentos que "adoçam" o sangue: diabetes, gênero e o trabalho do tempo / Sufferings that "sweeten" the blood: diabetes, gender, and the work of time / Sufrimientos que "endulzam" el sangre: diabetes, género y el trabajo del tiempo
Fonte: Rev. SPAGESP;20(2):24-36, jul.-dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo objetiva compreender as possibilidades explicativas para o diabetes a partir da perspectiva de mulheres que vivem com essa doença. Trata-se de um estudo de caso sobre a trajetória de vida de uma interlocutora, suas relações familiares, de vizinhança e o seu jeito 'doce' de ser. O foco aqui são as explicações causais do diabetes de 'tipo emocional' como resultado da corporificação de sofrimento social produzido no imbricamento de relações entre gênero, família, vizinhança e emoções. O conceito de trabalho do tempo de Veena Das foi utilizado para compreender os agenciamentos da interlocutora no cotidiano. Por fim, o diabetes é apresentado como um idioma para traduzir sofrimento social, ampliando, assim, as explicações etiológicas da biomedicina.

This article aims to understand the explanatory possibilities for diabetes from the perspective of women living with this illness. This is a case study about the life trajectory of an interlocutor, her family, neighbourhood relationships and her 'sweet' way of being. The focus here is on the causal explanations of the diabetes 'emotional type' as a result of the embodiment of social suffering produced in the interweaving of relationships between gender, family, neighbourhood, and emotions. Veena Das's concept of work of time was used to understand the interlocutor's agency in everyday life. Finally, diabetes is presented as a language to translate social suffering, thus expanding the etiological explanations of biomedicine.

Este artículo tiene como objetivo comprender las posibilidades explicativas de el diabetes desde la perspectiva de las mujeres que viven con esta enfermedad. Este es un estudio de caso sobre la trayectoria de la vida de una interlocutora, su familia, las relaciones en el vecindario y su 'dulce' forma de ser. El enfoque aquí está en las explicaciones causales de el diabetes de 'tipo emocional' como resultado de la encarnación del sufrimiento social producido en el entrelazamiento de las relaciones entre género, familia, vecindario y emociones. El concepto de trabajo del tiempo de Veena Das fue utilizado para comprender la agencia de la interlocutora en la vida cotidiana. Finalmente, el diabetes se presenta como un lenguaje para traducir el sufrimiento social, expandiendo así las explicaciones etiológicas de la biomedicina.
Descritores: Estresse Psicológico
Características de Residência
Causalidade
Diabetes Mellitus/psicologia
Emoções
Relações Familiares
Angústia Psicológica
Identidade de Gênero
Estilo de Vida
Antropologia
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Relatos de Casos
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Id: biblio-1057233
Autor: Silva, Luciana Francielle e; Casarini, Karin Aparecida.
Título: Roteiro norteador de perguntas dos familiares: Um recurso de comunicação em UTI / Guideline script of family members' questions: An ICU communication resource / Guión de preguntas orientadoras de los familiares: Un recurso de comunicación en una UCI
Fonte: Rev. SPAGESP;20(2):37-54, jul.-dez. 2019. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: A comunicação entre familiares e profissionais apresenta-se como principal fonte de informações sobre adoecimento e internação de pacientes em UTI. Este estudo, de metodologia qualitativa, objetivou elaborar um roteiro de perguntas norteadoras da comunicação em UTI a partir de dúvidas identificadas com familiares e profissionais. Foram realizadas dez entrevistas com profissionais que trabalham em uma UTI de hospital público de Minas Gerais e 11 com familiares de pacientes. Os resultados foram organizados na forma de 21 perguntas norteadoras para a facilitação de comunicação, abarcando dúvidas relacionadas a estrutura da UTI e a aspectos da evolução do paciente. O roteiro de perguntas norteadoras pode contribuir para identificação das necessidades de informação dos familiares, planejamento e avaliação da transmissão das informações.

Communication between family members and professionals is the main source of information about illness and hospitalization of patients in ICU. This qualitative study aimed to develop a guideline script of family members' questions, from doubts identified with family and professionals. Were carried out ten interviews with professionals working in public hospital ICU in Minas Gerais and 11 with family members. The results were organized in the form of 21questions were defined for the facilitation of communication, covering questions related to the structure of ICU and aspects of the patient's evolution. The guideline script of family members' questions can contribute to indentify the information needs of family members, to the planning and evaluation of transmission of information.

La comunicación entre familiares y profesionales se presenta como la principal fuente de información sobre la enfermedad y la hospitalización de pacientes en una UCI. Este estudio de metodología cualitativa, tiene como objetivo elaborar un guión de preguntas orientadoras de la comunicación en la UCI, basada en las dudas identificadas con familiares y profesionales. Fueron realizadas diez entrevistas con profesionales que trabajaban en una UCI de un hospital público en Minas Gerais y 11 con familiares de los pacientes. Los resultados fueron organizaron en 21 preguntas orientadoras para facilitar la comunicación, abarcando las dudas relacionadas a las estructuras de la UCI y a los aspectos de la evolución del paciente. El guión de preguntas puede contribuir para la identificación de las necesidades de información de los parientes, la planificación y evaluación de la transmisión de las informaciones.
Descritores: Relações Médico-Paciente
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Hospitalização
Pacientes Internados
Unidades de Terapia Intensiva
Relações Interpessoais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
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Id: biblio-1057234
Autor: Wagner, Marcia Fortes; Piccinini, Jéssica; Piccinini, Juliana; Patias, Naiana Dapieve.
Título: Empatia, sintomas de depressão, ansiedade e estresse em professores do Ensino Superior / Empathy, symptoms of depression, anxiety and stress in higher education teachers / Empatía, síntomas de depressión, ansiedad y estrés en professores de educación superior
Fonte: Rev. SPAGESP;20(2):55-67, jul.-dez. 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo objetivou caracterizar a empatia e a presença de sintomas depressivos, de ansiedade e de estresse em professores do Ensino Superior, bem como identificar as correlações existentes entre esses construtos. Participaram 50 professores, de 25 a 57 anos (M=34,92; DP=6,95). Foram utilizados o "Inventário de Empatia" (IE) e a "Depression, Anxiety and Stress Scale" (DASS-21). Análises descritivas, correlação de Spearman e teste U de Mann-Whitney foram realizados. Os fatores do IE apresentaram valores médios, indicando empatia desenvolvida. Identificaram-se sintomas depressivos, de ansiedade e de estresse em pequena parcela da amostra, com associação estatisticamente significativa entre estresse e tomada de perspectiva (rho= -0,47; p=0,001), constatando-se que variações no humor ocasionaram alteração nos componentes da empatia.

This study aimed to characterize empathy, and the presence of symptoms of depression, anxiety, and stress in Higher Education teachers. In addition, it aimed to investigate the correlations between these variables. Participated in this study 50 professors, aged between 25 to 57 years (M = 34.92; SD = 6.95). The "Empathy Inventory" (EI) and the "Depression, Anxiety, and Stress Scale" (DASS-21) were used. Descriptive analyzes, Spearman correlation, and Mann-Whitney U test were performed. The EI factors presented average values, indicating developed empathy. Symptoms of depression, anxiety, and stress were identified in a small portion of the sample, with a statistically significant correlation between stress and "perspective-taking" (rho = -0.47; p = 0.001), showing that variations in the mood caused changes in the empathy components.

El estudio tuvo como objetivo caracterizar la empatía y la presencia de síntomas de depresión, ansiedad y estrés en profesores de Enseñanza Superior. Además, el estudio tuvo como objetivo investigar las correlaciones entre esas variables. Participaron en el estudio 50 profesores, con edades entre 25 y 57 años (M = 34,92, DT = 6,95). Fueron utilizados el "Inventario de Empatía" (IE) y la "Depression, Anxiety, and Stress Scale" (DASS-21). Fueron realizados análisis descriptivos, de correlación de Spearman y de la prueba U de Mann-Whitney. Los factores del IE presentaron valores medios, indicando empatía desarrollada. Fueron identificados síntomas de depresión, ansiedad y estrés en una pequeña parte de la muestra, con una asociación estadísticamente significativa entre estrés y "toma de perspectiva" (rho = -0,47; p = 0,001), constatando que variaciones en el humor ocasionaron alteración en los componentes de la empatía.
Descritores: Ansiedade
Sinais e Sintomas
Estresse Psicológico
Saúde do Trabalhador
Educação Superior
Depressão
Empatia
Docentes
Doenças Profissionais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
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Id: biblio-1057235
Autor: Fernandes, Maira Julyê Mota; Carvalho, Gabriela Borges; Ferreira, Cintia Bragheto.
Título: Repercussões do diagnóstico de câncer para homens e mulheres: um estudo comparativo / Impact of the diagnosis of cancer for men and women: a comparative study / Repercusiones del diagnóstico de cáncer para hombres y mujeres: un estudio comparativo
Fonte: Rev. SPAGESP;20(2):68-83, jul.-dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo objetivou identificar e descrever as repercussões do diagnóstico de câncer para homens e mulheres, buscando compreender suas similaridades e diferenças. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com oito homens com câncer de próstata e oito mulheres com câncer de mama, residentes em Goiás. As entrevistas foram gravadas, transcritas, lidas exaustivamente e organizadas a posteriori, ancoradas no construcionismo social, nas seguintes temáticas: significados do processo saúde-doença-cuidado, o diagnóstico e o tratamento e suas implicações. Os resultados mostraram que o diagnóstico de câncer despertou sentimentos negativos e questionamentos profissionais e pessoais nos grupos, os quais foram enfrentados por meio da religiosidade/espiritualidade e no relacionamento com pessoas queridas. Além disso, demonstrou que questões de gênero precisam ser consideradas na assistência direcionada aos grupos pesquisados.

The current study aimed to identify and describe the impact of the diagnosis of cancer for men and women, finding out to understand the similarities and differences between the two groups. Semi-structured interviews were carried out with eight men with prostatic cancer and eight women with breast cancer, who have living in Goiás. The interviews were recorded, transcribed, read exhaustively and posteriori organized, anchored in social constructionism, in the themes: the meanings of the health-disease-care process, the diagnosis, and the treatment and its implications. The results showed that the diagnosis of cancer caused negative feelings for both groups. Other factors were questions related to personal professional dimensions that were coping with religiosity/spirituality and in the relationship with loved ones. In addition, it was demonstrated that gender issues need to be considered in health care directed to the two groups researched.

El estudio tuvo como objetivo identificar y describir las repercusiones del diagnóstico de cáncer para hombres y mujeres, buscando entender sus similitudes y diferencias. Se realizaron entrevistas semi estructuradas con ocho hombres con cáncer de próstata y ocho mujeres con cáncer de mama, residentes en Goiás. Las entrevistas fueron grabadas, transcritas, leídas exhaustivamente y organizadas a posteriori, ancladas en el construccionismo social, en las temáticas: significado del proceso salud-enfermedad-cuidado, el diagnóstico y el tratamiento y sus implicaciones. Los resultados muestran que el diagnóstico de cáncer despertó en ambos grupos sentimientos negativos y preguntas relacionadas a las dimensiones profesional y personal, las cuales fueron enfrentadas por la religiosidad/espiritualidad y en la relación con sus seres queridos. Además, demostró que cuestiones de género deben ser consideradas en la asistencia en salud dirigida a esa población.
Descritores: Estresse Psicológico
Processo Saúde-Doença
Perfil de Impacto da Doença
Espiritualidade
Assistência à Saúde
Emoções
Avaliação do Impacto na Saúde
Relações Interpessoais
Neoplasias/diagnóstico
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
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Id: biblio-1057236
Autor: Pires, Luciana Costa; Moreira, Jacqueline de Oliveira.
Título: O manifesto do funk ostentação: Uma leitura psicanalítica do discurso de dois adolescentes e a sua relação com o funk / The manifest of funk ostentação: a psychoanalytic reading of the discourse of two adolescents and their relation with brazilian funk music / El manifiesto del funk ostentação: una lectura psicoanalítica del discurso de dos adolescentes y su relación con el funk
Fonte: Rev. SPAGESP;20(2):94-98, jul.-dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo se propõe fazer uma reflexão teórica movida a partir de fragmentos de falas de dois adolescentes que vivem em um contexto social de criminalidade violenta proeminente e suas singulares relações com o funk ostentação. Fundamentadas na teoria psicanalítica, buscamos compreender como as composições deste gênero musical podem ocupar um lugar privilegiado na dinâmica psíquica desses adolescentes. Nestas circunstâncias, lançamos mão de contribuições importantes da psicanálise sobre a intrínseca vinculação entre o sujeito e a civilização. A análise das duas falas nos conduziu aos conceitos freudianos de "narcisismo" e de "sublimação". Os adolescentes relatam um laço particular com a música que pode se apresentar como confirmação do envolvimento com a criminalidade ou, em oposição, como uma construção sublimatória para o excesso de agressividade, via a composição musical.

This article proposes to make a theoretical reflection based on fragments of speeches by two adolescents living in a social context of violent criminality and their unique relations with funk ostentação (Brazilian music genre which has ostentation as its lyrics' main subject). Based on psychoanalytical theory, we sought to comprehend how compositions associated to this musical genre can occupy a privileged place in these adolescents' psychic dynamic. In these circumstances, important psychoanalytical contributions regarding the intrinsic bond between individuals and civilization have been considered. The analysis of the two speeches led us to the Freudian concepts of "narcissism" and "sublimation". Both adolescents report a particular bond with music that may present itself as confirmation of the link with criminality or, in opposition, as a sublimatory construction for the excess of aggressiveness by way of musical composition.

Este artículo se propone a hacer una reflexión teórica movida a partir de fragmentos de discurso de dos adolescentes que viven en un contexto social de criminalidad violenta prominente y sus singulares relaciones con el funk ostentação (género de la música brasileña que tiene ostentación como tema principal de sus letras). Desde una orientación fundamentada en la teoría psicoanalítica, buscamos comprender cómo las composiciones de este género musical pueden ocupar un lugar privilegiado en la dinámica psíquica de esos adolescentes. En estas circunstancias, utilizamos contribuciones importantes del psicoanálisis sobre la intrínseca vinculación entre el sujeto y la civilización. El análisis de los dos discursos nos condujo a los conceptos freudianos "narcisismo" y "sublimación". Los adolescentes relatan un lazo particular con la música que puede presentarse como confirmación de la participación con la criminalidad o, en oposición, como una construcción sublimatoria para el exceso de agresividad vía la composición musical.
Descritores: Psicanálise
Teoria Psicanalítica
Sublimação Psicológica
Agressão
Relatório de Pesquisa
Identidade de Gênero
Música
Narcisismo
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1057237
Autor: Reis, Daniela Castro dos; Cavalcante, Lília Iêda Chaves.
Título: Avaliação de distorção cognitiva de autores de agressão sexual de criança e adolescente (aascas): Revisão sistemática da literatura / Cognitive distortion assessment of sexual offender of children and adolescents: review of systematic literature / Evaluación de distorción cognitiva de agresor sexual de niño y adolescente: revisión de la literatura sistemática
Fonte: Rev. SPAGESP;20(2):99-116, jul.-dez. 2019. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: A distorção cognitiva (DC) é um tema que vem sendo estudado amplamente quando se avalia os autores de agressão sexual de criança e adolescente (AASCA). Assim, esta revisão sistemática teve como objetivo identificar e sintetizar os resultados de pesquisas que utilizaram instrumentos de DC nesta população. Utilizando os critérios de inclusão e exclusão de busca no Periódico CAPES, foram encontrados 64 artigos, sendo 56 selecionados, um escrito em português e os outros 55 em inglês. Nestes estudos, identificaram-se 92 instrumentos, sendo nove deles em seis artigos. Os resultados demonstraram que a DC é utilizada na literatura como fator preditor para o cometimento da agressão sexual de criança; correlaciona-se a variáveis como negação/minimização da agressão sexual; tem sido estratégica para avaliar perfis distintos entre grupos de análise; e, por fim, usada como uma medida a ser avaliada no tratamento de risco de reincidência de AASCAs. Sendo assim, conclui-se que os estudos de DC e seus instrumentos apresentam grande heterogeneidade de resultados, mas confirmam-na como uma variável essencial a ser considerada para avaliar AASCAs.

Cognitive distortion (CD) is a subject that has been extensively studied when assessing the authors of sexual aggression of children and adolescents (AASCA). Thus, this systematic review had the objective of identifying, analyzing and synthesizing the results of researches that used DC instruments in this population. Using the search inclusion and exclusion criteria in the CAPES Journal, 64 articles were found, of which 56 were selected, one is in Portuguese and the others 55 in English. In these studies, we identified 92 instruments was used, nine of them in six articles. The results showed that CD is used in the literature as a predictor for sexual aggression of child; correlates with variables such as denial/insignificantion of sexual aggression; has been strategic to evaluate distinct profiles between analysis groups; and, finally, used as a measure to be evaluated in the treatment of risk of recurrence of AASCAs. Thus, it is concluded that the CD studies and their instruments present a great heterogeneity of results, but confirm it as an essential variable to be considered to evaluate AASCAs.

La distorsión cognitiva (DC) es un tema que viene siendo estudiado ampliamente cuando se evalúa a los autores de agresión sexual de niño y adolescente (AASCA). Así, esta revisión sistemática tuvo como objetivo identificar, analizar y sintetizar los resultados de investigaciones que utilizaron instrumentos de (DC) en esta población. Utilizando los criterios de inclusión y exclusión en búsqueda en el Periódico CAPES, se encontraron 64 artículos, siendo 56 seleccionados, uno escrito en portugués y los otros 55 en Inglés. En estos estudios, se identificaron 92 instrumentos, siendo nueve de ellos en seis artículos. Los resultados demostraron que la DC se utiliza en la literatura como factor predictor para la comisión de la agresión sexual de niño; se correlaciona con variables como negación / minimización de la agresión sexual; ha sido estratégica para evaluar perfiles distintos entre grupos de análisis; y, por último, se utiliza como una medida a evaluar en el tratamiento del riesgo de reincidencia de AASCA. Siendo así, se concluye que los estudios de DC y sus instrumentos presentan gran heterogeneidad de resultados, pero la confirman como una variable esencial a ser considerada para evaluar AASCA.
Descritores: Recidiva
Delitos Sexuais
Sistema Único de Saúde
Risco
Violência Doméstica
Agressão
Criminosos
Reincidência
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1057238
Autor: Bernardes, Jade Wagner; Marin, Angela Helena.
Título: Intervenção com educadoras sociais no contexto de acolhimento institucional: relato de experiência / Intervention with social educators in the context of shelters: report of experience / Intervención con educadoras sociales en el contexto de acogida institucional: relato de experiencia
Fonte: Rev. SPAGESP;20(2):117-130, jul.-dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste relato de experiência é apresentar uma intervenção realizada com educadoras sociais de uma casa de acolhimento localizada na região metropolitana de Porto Alegre/RS, cujo objetivo foi promover um espaço de escuta e reflexão sobre o trabalho com crianças em situação de acolhimento. Considerando os pressupostos da inserção ecológica, realizaram-se seis encontros quinzenais, com duração de 60 a 90 minutos, dos quais participaram de oito a 12 educadoras. Os dados foram registrados por meio de diário de campo. Constatou-se que a interação do grupo propiciou reflexões sobre o papel do educador social no acolhimento, concepções a respeito do trabalho e da criança acolhida. A presença de estigmas sobre o serviço e as crianças em situação de acolhimento permeou o discurso das participantes, que também destacaram a escassez de assistência e investimento em educação continuada, o que indica a necessidade de intervenções neste contexto.

The aim of this report is to present an intervention performed with social educators from a shelter located in the metropolitan region of Porto Alegre / RS, whose proposal was to reflect about the work with sheltered children. Considering the assumption of the ecological insertion, six fortnightly meetings were held, lasting 60-90 minutes, attending about eight to 12 educators. The data were registered per field diaries. It was found that the interaction of the group promoted reflections about the role of the social educator on shelters, conceptions about work and the sheltered child. The presence of stigmas about sheltering and sheltered child permeated the discourse of the participants, as well as the shortage of assistance and investment in permanent/continuing education they face, which highlights the relevance of interventions in this context.

El objetivo de este relato es presentar una intervención realizada con educadoras sociales de una casa de acogida ubicada en la región metropolitana de Porto Alegre/RS, cuya propuesta fue reflexionar sobre el trabajo con niños acogidos. Considerando los presupuestos de la inserción ecológica, se realizaron seis encuentros quincenales, con uma duración de 60 a 90 minutos, de los cuales participaron de ocho a 12 educadoras. Los datos se registraron a través de diarios de campo. Se constató que la interacción del grupo propició reflexiones sobre el papel del educador social en la acogida, sobre concepciones acerca del trabajo y del niño acogido. La presencia de estigmas sobre el servicio de acogida y sobre los niños acogidos permeó el discurso de las participantes, así como la escasez de asistencia e inversión en educación permanente que enfrentan, lo que destaca la relevancia de intervenciones en este contexto.
Descritores: Papel (figurativo)
Adolescente Institucionalizado
Cuidadores
Abrigo
Albergado
Alojamento
Educação Continuada
Acolhimento
Docentes
Criança Acolhida
Respeito
Investimentos em Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1057239
Autor: Azevedo, Luciana Jaramillo Caruso de.
Título: Sintoma infantil: do trauma à transmissão / Child symptom: from trauma to transmission / Síntoma del niño: de el trauma a la transmisión
Fonte: Rev. SPAGESP;20(2):131-142, jul.-dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O presente ensaio visa refletir sobre as particularidades do sintoma infantil, entre elas podemos destacar a influência do trauma e do conteúdo genealógico na sua constituição. Segundo a teoria psicanalítica, destacamos a intrínseca relação entre o sintoma da criança e o desejo e discurso parentais, observando no sintoma infantil a abertura e a presença de resquícios dos conteúdos genealógicos. A compreensão do sintoma infantil é apresentada tendo como base a articulação entre o trauma e a transmissão psíquica. O sintoma aponta para uma escolha inconsciente do sujeito e um caminho para a sua historicização. Ressalta-se a importância do trabalho com os pais na condução da análise de crianças, bem como a escuta perspicaz do analista aos significantes que atravessam gerações.

The present study intends to reflect about the particularities of the infant symptom, among them we can highlight the influence of the trauma and the genealogical constitution. According to the psychoanalytic theory, we highlight the intrinsic relation between the child's symptom and the parental desire and discourse, observing in the children's symptom the opening and presence of remnants of the genealogical contents. The understanding of the child symptom is presented on the basis of the articulation between trauma and psychic transmission. The symptom points to an unconscious choice of the subject and a path to its historicization. The importance of working with parents in conducting the analysis of children, as well as the insightful listening of the analyst to the signifiers that cross generations, is emphasized

Este ensayo tiene como objetivo reflexionar sobre las particularidades de los síntomas del niño, entre ellos podemos destacar la influencia del trauma y del contenido genealógico. De acuerdo con la teoría psicoanalítica, señalamos la relación intrínseca entre los síntomas del niño y el deseo de los padres y el habla, viendo la apertura de los síntomas de los niños y la presencia de restos de contenidos genealógicos. La comprensión de los síntomas del niño se presenta sobre la base de la relación entre el trauma y la transmisión psíquica. Hacemos hincapié en la importancia de trabajar con los padres para llevar a cabo el análisis de los niños, así como una escucha perspicaz del analista para los significantes que cruzan las generaciones.
Descritores: Pais
Sinais e Sintomas
Sintomas Comportamentais
Características da Família
Compreensão
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central



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