Base de dados : LILACS
Pesquisa : Revista Brasileira de Psicodrama - LILACS
Referências encontradas : 126 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 13 ir para página                         

  1 / 126 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-959204 LILACS-Express
Autor: Perazzo, Sergio.
Título: [cartas]
Fonte: Rev. bras. psicodrama;24(1):98-99, jun. 2016.
Idioma: pt.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


  2 / 126 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-959203 LILACS-Express
Autor: Motta, Júlia Maria Casulari.
Título: [cartas]
Fonte: Rev. bras. psicodrama;22(2):86-87, 2014.
Idioma: pt.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


  3 / 126 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-899347 LILACS-Express
Autor: Anon.
Título: Relatório anual do editor, 2017
Fonte: Rev. bras. psicodrama;25(2):117-119, dez. 2017. ilus.
Idioma: pt.
Responsável: BR49.1 - Biblioteca Comunitária


  4 / 126 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-899346 LILACS-Express
Autor: Azevêdo, Ana Carolina Costa.
Título: Humanização na assistência obstétrica: o psicodrama como instrumento nos processos de aprendizagem / Humanization in obstetric care: psychodrama as an instrument in the learning processes / Humanización en la asistencia obstétrica: el Sicodrama como instrumento en los procesos de aprendizaje
Fonte: Rev. bras. psicodrama;25(2):100-106, dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta relatos de uma experiência de role playing e de sociodramas inseridos no desenvolvimento de equipes na assistência obstétrica, realizados entre 2000 e 2002, como parte integrante do programa do Ministério da Saúde na Assistência Humanizada à Mulher. Objetivou-se qualificar, com os princípios da Humanização, os profissionais de nível médio e superior que atuavam nos serviços de pré-natal, parto e puerpério em maternidades públicas de Recife, João Pessoa e Macapá.

This article presents reports of a role-playing and sociodrama experience used in the development of teams in obstetric care, carried out between 2000 and 2002, as an integral part of the Ministry of Health program in Humanized Assistance to Women. The objective was to qualify, with the principles of Humanization, the mid- and senior-level professionals who worked in prenatal, childbirth and puerperium services in Brazilian public maternity hospitals in Recife, João Pessoa and Macapá.

Este artículo presenta relatos de una experiencia de role playing y de sociodramas incluidos en el desarollo de equipos en la asistencia obstétrica, realizados entre 2000 y 2002, como parte integrante del programa del Ministerio de Salud en la Asistencia Humanizada a la Mujer. Se pretendió calificar, con los principios de la Humanización, a los profesionales de nivel medio y superior que actuaban en los servicios de prenatal, parto y puerperio de maternidades públicas brasileñas de Recife, João Pessoa y Macapá.
Responsável: BR49.1 - Biblioteca Comunitária


  5 / 126 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-899345 LILACS-Express
Autor: Siqueira, Paulo Cesar Alves; Martins, Alberto Mesaque; Campos, Maria das Graças Carvalho.
Título: Do cenário de dor ao encontro consigo: abordagem psicodramática no bloco cirúrgico oncológico / From pain scenario to the encounter with oneself: a psychodramatic approach in the oncological surgery room / Del escenario de dolor al encuentro consigo: abordaje psicodramático en el bloque quirúrgico oncológico
Fonte: Rev. bras. psicodrama;25(2):93-99, dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão sobre uma prática de estágio curricular em Psicologia, realizada em um hospital filantrópico, referência em oncologia. As técnicas psicodramáticas foram utilizadas no contexto de um bloco cirúrgico, voltadas para pacientes submetidos ao tratamento oncológico e seus cuidadores familiares. A experiência relatada revela a importância da utilização de técnicas psicodramáticas no contexto hospitalar. As técnicas psicodramáticas proporcionaram aos protagonistas do cenário de dor em que se encontravam, experiências significativas com base nas demandas apresentadas.

This article presents a reflection about an experience of Psychologist's curricular internship in a philanthropic oncology hospital. The psychodramatic techniques were used in surgery room for oncologic patients and their family carers. This experience shows the importance of psychodramatic techniques's application in a hospital setting. The psychodramatic techniques provided to protagonists of pain scenario in which they were, important experiences based on the needs presented.

Este artículo presenta una reflexión sobre una práctica curricular en Psicología, realizada en un hospital filantrópico, referencia en oncología. Las técnicas psicodramáticas fueron utilizadas en el contexto de un bloque quirúrgico, dirigidas a pacientes sometidos al tratamiento oncológico y sus cuidadores familiares. La experiencia relatada revela la importancia de la utilización de técnicas psicodramáticas en el contexto hospitalario. Las técnicas psicodramáticas proporcionaron a los protagonistas del escenario de dolor en que se encontraban, experiencias significativas a partir de las demandas presentadas.
Responsável: BR49.1 - Biblioteca Comunitária


  6 / 126 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-899344 LILACS-Express
Autor: Freitas, Andreia da Silva; Medeiros, Maíra Lima de; Barreto, Viviane Nunes.
Título: Teatro-debate: uma modalidade de teatro espontâneo / Debate-theater: a modality of spontaneous theater / Teatro-debate: una modalidad de teatro espontáneo
Fonte: Rev. bras. psicodrama;25(2):86-92, dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este texto visa apresentar o potencial da modalidade de Teatro Espontâneo, nomeada Teatro-Debate (T-D), desenvolvida pelo psicodramatista Moysés C. de Aguiar Netto e outros profissionais da época, aplicada e difundida pela Companhia do Teatro Espontâneo, também criada pelo próprio autor no Brasil. Assim, discorre-se aqui perspectivas acerca do Teatro Espontâneo, do Teatro-Debate e também é apresentado um breve relato da experiência de um Teatro-Debate realizado no espaço educacional com um público, em sua maioria, não psicodramatista.

This text aims to present the potential of the Spontaneous Theater modality, named Debate-Theatre (T-D), developed by the psychodramatist Moysés C. de Aguiar Netto and other professionals of the time, applied and diffused by the Companhia do Teatro Espontâneo, also created by the author in Brazil. Thus, perspectives on the Spontaneous Theater and the Debate-Theatre are discussed here and then a brief report of the experience of a Debate-Theatre carried out in the educational space is presented with a mostly non-psychodramatist audience.

Este texto presentará el potencial de la modalidad de Teatro Espontáneo, llamada Teatro-Debate (T-D), desarrollada por el psicodramatista Moysés C. de Aguiar Netto y otros profesionales contemporaneos al mismo, aplicado y difundido por la Companhia do Teatro Espontâneo, también creada por el própio autor del T-D en Brasil. Así, se discuten aquí perspectivas acerca del Teatro Espontáneo, del Teatro-Debate y, luego, se presenta un breve relato de experiencia de un Teatro-Debate hecho en un espacio educativo con un público, en su mayoría, no psicodramatista.
Responsável: BR49.1 - Biblioteca Comunitária


  7 / 126 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-899343 LILACS-Express
Autor: Rodrigues, Rosane Avani; Aguiar, Alexandre de Oliveira e; Coutinho, Eduardo Tessari; Nakayama, Luciana Souza; Timoner, Adriana Glock.
Título: Três artes no Teatro de Reprise em um psicodrama público / Three arts at Teatro de Reprise in a public psychodrama / Tres artes en el Teatro de Reprise en un psicodrama público
Fonte: Rev. bras. psicodrama;25(2):77-85, dez. 2017. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Esta comunicação descreve um psicodrama público, realizado em São Paulo - SP, no projeto de Psicodramas Públicos que acontecem no Centro Cultural São Paulo. Foi utilizada metodologia do Teatro de Reprise e o tema proposto foi CRIsE, buscando a criatividade que pode surgir de uma crise ou quanto essa oportuniza criar. Como experimentação um artista gráfico esteve presente durante todo o evento criando e registrando suas impressões. Teatro, música e arte gráfica se completaram no evento.

This communication describes a public psychodrama held in São Paulo - SP, in the project of Public Psychodramas that takes place at Centro Cultural São Paulo. The Teatro de Reprise methodology was used and the proposed theme was CRIsE (a pun in Portuguese for CRISIS/CREATE), seeking the creativity that can arise from a crisis or how it brings opportunity for creation. As experimentation a graphic artist was present throughout the event creating and recording his impressions. Theater, music and graphic art have completed each other at the event.

Esta comunicación describe un psicodrama público realizado en São Paulo - SP, en el proyecto de Psicodramas Públicos que ocurren en el Centro Cultural São Paulo. Se utilizó la metodología del Teatro de Reprise y el tema propuesto fue CRIsE, buscando la creatividad que puede surgir de una crisis o lo que esta permite crear. Como experimentación un artista gráfico estuvo presente durante todo el evento creando y registrando sus impresiones. Teatro, música y arte gráfico se completaron en el evento
Responsável: BR49.1 - Biblioteca Comunitária


  8 / 126 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-899342 LILACS-Express
Autor: Santos, Gleidson Jordan dos; Santos, Larissa Medeiros Marinho dos.
Título: Interlocuções entre Moreno e Bronfenbrenner no contexto de grupos musicais / Dialogue between Moreno and Bronfenbrenner in musical groups's context / Diálogo entre Moreno y Bronfenbrenner en el contexto de los grupos musicales
Fonte: Rev. bras. psicodrama;25(2):66-75, dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo visa a um debate dos possíveis diálogos entre as ideias de Moreno e o modelo Bioecológico de Bronfenbrenner com base na discussão dos processos de interação e suas influências para o desenvolvimento da pessoa. São trabalhados conceitos como processos proximais, transições ecológicas e relações grupais utilizando como contexto os grupos musicais. Essa interlocução pode contribuir para o conhecimento dos autores e dos contextos dos grupos musicais e suas possíveis contribuições para o desenvolvimento humano.

This article aims at a debate on possible dialogues between Moreno's ideas and Bronfenbrenner's bioecological theory based on the discussion of interaction processes and its influences for human development. Concepts such as proximal processes, ecological transitions and group relations are worked on using as context the musical groups. This interlocution can contribute to the knowledge of the authors and contexts of musical groups and its possible contributions to human development.

Este artículo pretende debatir los posibles diálogos entre las ideas de Moreno y el modelo bioecológico de Bronfenbrenner a partir de la discusión de los procesos de interacción y sus influencias para el desarrollo de la persona. Conceptos tales como procesos proximales, transiciones ecológicas y relaciones grupales se trabajan utilizando como contexto los grupos musicales. Tal interlocución puede contribuir al conocimiento de los autores y de los contextos de los grupos musicales y sus posibles contribuciones al desarrollo humano.
Responsável: BR49.1 - Biblioteca Comunitária


  9 / 126 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-899341 LILACS-Express
Autor: Moreira, Bruno Haroldo; Bernardes, Márcia Pereira.
Título: O Sociodrama como método para o desenvolvimento de competências gerenciais / Sociodrama as a method for the development of management skills / El Sociodrama como método para el desarrollo de competencias gerenciales
Fonte: Rev. bras. psicodrama;25(2):55-64, dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo objetiva refletir sobre as contribuições do Sociodrama no desenvolvimento de competências gerenciais. Visando avaliar a capacidade de o Sociodrama contribuir ou não para o desenvolvimento de competências gerenciais em uma instituição pública federal, procedeu-se a uma intervenção em um grupo de 20 gestores de seu quadro gerencial. Como método de pesquisa, foi realizada uma sessão sociodramática cujo aquecimento foi baseado nas competências já mapeadas pela instituição. A dramatização refletiu entraves vivenciados pelos gestores no desempenho de seus papéis profissionais, resultando na produção de respostas novas e transformadoras de situações cotidianas, levando à conclusão de que o Sociodrama é capaz de contribuir para o desenvolvimento de competências gerenciais quando aplicado em uma instituição pública federal.

This paper aims to reflect on the Sociodrama contributions to the development of management skills. Aiming to evaluate the ability of Sociodrama to contribute or not to the development of management skills in a federal public institution, an intervention was made in a group of 20 managers of its managerial staff. As research method, a sociodramatic session was held, whose warming-up was based on the skills already mapped out by the institution. The dramatization reflected the obstacles experienced by the managers in the performance of their professional roles, resulting in the production of new and transforming responses of daily situations, leading to the conclusion that Sociodrama is able to contribute to the development of management skills when applied in a federal public institution.

Este artículo reflexiona sobre las contribuciones del Sociodrama en el desarrollo de competencias gerenciales. Con el fin de evaluar la capacidad del Sociodrama contribuir o no al desarrollo de competencias gerenciales en una institución pública federal, se procedió una intervención grupal con 20 gestores de su cuadro gerencial. Como método de investigación, se realizó una sesión sociodramática cuyo calentamiento se basó en competencias ya asignadas por la institución. La dramatización reflejó obstáculos vivenciados por los gestores en el desempeño de sus papeles profesionales, resultando en la producción de respuestas nuevas y transformadoras de situaciones cotidianas, llevando a la conclusión de que el Sociodrama es capaz de contribuir al desarrollo de competencias gerenciales cuando se aplica en una institución pública federal.
Responsável: BR49.1 - Biblioteca Comunitária


  10 / 126 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-899340 LILACS-Express
Autor: Vasconcelos, Saskia Andrade de.
Título: O jogo dramático na gestão por competência / Psychodramatic games as competence-based management / El juego dramático en la gestión por competencia
Fonte: Rev. bras. psicodrama;25(2):47-54, dez. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir a aplicabilidade de um instrumento de desenvolvimento e avaliação de aptidões em uma instituição financeira. Visa especificamente validar o jogo dramático na Gestão por Competência, que propiciou a 360 participantes de grupos focais liberar a espontaneidade e a criatividade, essenciais para o aprendizado, o desenvolvimento, a avaliação e o aperfeiçoamento de suas habilidades e atitudes, bem como identificar colaboradores com maior aderência às sete capacidades consideradas mais expressivas para o melhor desempenho institucional. Demonstramos como resultados que esta metodologia permite o aprofundamento das reflexões sobre a inovadora atuação de colaboradores em grupos operacionais, aliado ao aprimoramento do papel de direção em Psicodrama com utilização de jogos dramáticos no âmbito organizacional.

The purpose of this article is to discuss the applicability of a tool used for the development and evaluation of skills in a financial organization. Specifically, it aims to validate the dramatic game in the Competence-based Management, which provided 360 focus groups participants to express spontaneity and creativity, essentials for learning, development, evaluation and improvement of their skills and behavior, as well as identifying the employees with greater adherence to the seven skills considered the most expressive for great institutional performance. We show as a result that this method allows the deepening of the discussions on the new performance of employees in working groups, together with the improvement of the direction role in Psychodrama using dramatic games in the organizational context.

Este artículo pretende discutir la aplicabilidad de un instrumento de desarrollo y evaluación de competencias en una institución financiera. Se pretende validar específicamente el juego dramático en la Gestión por Competencia, que propició a 360 participantes de grupos focales liberar la espontaneidad y la creatividad esenciales para el aprendizaje, el desarrollo, la evaluación y la mejora de sus habilidades y sus actitudes, así como identificar colaboradores con mayor adherencia a las siete capacidades más expresivas para el mejor rendimiento institucionale. Demostramos como resultados que esta metodología permite la profundización de las reflexiones sobre el desempeño innovador de los colaboradores en grupos operativos, aliado al perfeccionamiento de la función de dirección en Psicodrama con juegos dramáticos en las organizaciones.
Responsável: BR49.1 - Biblioteca Comunitária



página 1 de 13 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde