Base de dados : LILACS
Pesquisa : Temas Desenvolvimento - LILACS
Referências encontradas : 381 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 39 ir para página                         

  1 / 381 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-753338
Autor: Galego, Priscila Amanda Ramos; Gomes, Cristiane Faccio.
Título: O uso do copo na alimentação de lactentes: existe um modelo ideal? / Infant cup feeding: is there an ideal mode?
Fonte: Temas desenvolv;19(104):73-76, jan.-mar. 2013. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo teve como objetivo comparar a utilização do copo Suzana® ao copo descartável e identificar a eficácia de ambos durante o oferecimento da dieta a lactentes. Participaram do estudo 20 lactentes a termo, ambos os gêneros, com até cinco dias de vida, em alojamento conjunto de um Hospital Maternidade filantrópico. Os lactentes receberam um babador de tecido que foi pesado antes e após o oferecimento da dieta com cada copo; a alimentação foi filmada e as informações obtidas foram anotadas em um Protocolo de Observação. Pôde-se observar, diante dos dados coletados, que o copo Suzana® foi mai favorável a alimentação dos lactentes, pois com ele o escape de leite foi menor, não ocorreram engasgos ou aspirações, os sinais de estresse apresentados pelos bebês foram reduzidos, o lábio inferior se manteve evertido e o superior livre em todos os lactentes e a dificuldade de oferta com o copo Suzana® foi muito inferior se comparado ao corpo descartável. Concluiu-se, portanto, que o copo Suzana® foi mais favorável ao lactente que necessitou de tal método quando comparado ao uso do copo descartável, utilizado largamente nos hospitais em todo o Brasil.

The objective of this study was to compare the use of the Suzana® cup with a disposable cup and identify the efficacy of both methods during infant feeding. A group of 20 full-term male and female newborns up to five days old who stayed in their mother´s room in a philanthropic maternity hospital participate in the study. The infants received a cloth bib that was weighed before and after cup feeding. Feeding was filmed and data were recorded in an Observation Protocol. Data indicated that the Suzana® cup was better adapted for infant feeding because less milk escaped, there were no incidences of choking or aspiration, there were fewer signs of stress, the lower lip was everted and the upper lip free in all infants in this group, and the difficulty in use was much less that with the disposable cup. It was concluded, therefore, that for infants in need of cup feeding the Suzana® cup is preferable than disposable cups, which are widely used in hospitals throughout Brazil.
Descritores: Alimentação Artificial
Lactente
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Lactente
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá


  2 / 381 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-750138
Autor: Seabra, Alessandra Gotuzo.
Título: A criança com dislexia: conceituação teórica e direcionamento para avaliação e intervenção / The child with dyslexia: theoretical concept and guidelines for assessment and intervention
Fonte: Temas desenvolv;18(103):121-132, out.-dez. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo descreve o conceito de dislexia do desenvolvimento como resultante da interação entre fatores biológicos (genéticos e neurológicos), cognitivos e ambientais. São abordadas as principais teorias cognitivas explicativas da dislexia e suas implicações em termos de avaliação e intervenção. Questões teóricas relativas a avaliação e instrumentos disponíveis para uso são apresentadas, assim como propostas de intervenção tanto remediativa quanto preventiva. Alguns sinais qualitativos são descritos para servir como referência a pais e professores, e sugestões para lidar com o aluno com dislexia são fornecidas...

The paper describes the concept of developmental dyslexia as a result of the interaction among biological (genetic and neurological), cognitive and environmental factors. The major theories about dyslexia are described, and their consequences in terms of assessment and intervention. Theoretical issues concerning the evaluation and available tests are presented, as well as intervention programs for prevention and remediation. Some signals of dyslexia are described in order to help parents and teacher, and some suggestions for dealing with dyslexic student are provided...
Descritores: Cognição
Dislexia/prevenção & controle
Dislexia/terapia
Estudantes
Limites: Seres Humanos
Criança
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá


  3 / 381 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-750137
Autor: Regen, Mina.
Título: Relações humanas: base para um novo modelo de trabalho em reabilitação / Human relationships: the basis of a new model of rehabilitation
Fonte: Temas desenvolv;18(103):132-139, out.-dez. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Este texto refere-se a palestra de abertura do Seminário do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo - CRER, realizado em Goiânia em novembro de 2011. Após um breve histórico sobre os modelos de atenção as pessoas com deficiência, procurou-se demonstrar que todo ser humano é resultado de um processo social, cultural, histórico e, ao mesmo tempo, um indivíduo único e irrepetível. Cada pessoa é um ser singular, o conjunto de singularidades constitui a diversidade que, por sua vez, é constituída por indivíduos diferentes, com necessidades e desejos específicos. Ao final, procurou-se mostrar aos dirigentes, funcionários, pessoas com deficiência e seus familiares que o respeito mútuo e a diversidade humana e condutas éticas devem permear as relações que se estabelecem entre todos os atores envolvidos no atendimento da instituição...

This paper refers to the oppening speech in the seminar held by the Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo - CRER, realized in Goiânia, in November 2011. After a brief history about the models of attention given to disabled people, we tried to demonstrate that every human being is a result of a social, cultural, historical process and, at the same time, a unique individual. Each person is singular, the ensemble of singularities constitute the diversity, which is composed by different individuals, with specific needs and desires. At the end, we demonstrate to directors, employees, disabled people and their families that respect for each other, for human diversity, and ethics behavior must prevail among all the actors implicated in the institution´s attention...
Descritores: Pessoas com Deficiência
Humanização da Assistência
Reabilitação
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá


  4 / 381 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-750136
Autor: Figueiredo, Amanda Casagrande; Müller, Alessandra Bombarda.
Título: Estimulação tátil-cinestésica em bebês prematuros / Tactile-kinesthetic stimulation in preterm babies
Fonte: Temas desenvolv;18(103):139-142, out.-dez. 2011. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Nos últimos anos, vem crescendo a taxa de prematuridade no Brasil, assim como pesquisas com o intuito de traçar melhores condutas, aumentar a sobrevida, diminuir comorbidades, favorecer o desenvolvimento mais adequado desses bebês e, sobretudo, proporcionar melhor qualidade de vida para essa população. A estimulação tátil-cinestésica pode ser uma ferramenta de baixo custo, de fácil aplicação, não invasiva e não farmacológica que auxilia nos cuidados e na evolução dos prematuros que necessitam permanecer internados em centros de terapia intensiva neonatal, privados de contato adequado com os pais e, consequentemente, de toques positivos e aconchegantes. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi verificar, por meio de revisão de literatura publicada nos últimos 10 anos, os efeitos da estimulação tátil-cinestésica em relação ao ganho de peso de bebês prematuros, no intuito de contribuir para possíveis modificações futuras, já baseadas em evidências, nas rotinas e cuidados desses bebês. A estimulação tátil-cinestésica parece favorecer o ganho de peso de bebês prematuros estáveis, sem causar prejuízos, e, sobretudo, pode ser um instrumento de humanização nos centros de terapia intensiva neonatal e de fortalecimento de vínculo dos país como o bebê...

In the last few years the prematurity rate has been growing in Brazil, as well as researches which aim at establishing better conducts, increasing survival, reducing comorbidities, favoring the most adequate development for these babies and, foremost, promoting a better quality of life for this population. The tactile-kinesthetic stimulation in preterm may be a low cost tool, easy to use non-invasive and non-pharmacological intervention which assists the care and evolution of premature babies who need to stay in neonatal intensive care unit, deprived of adequate contact with parents, and, consequently, of positive and comforting touch. In this context, the aim of this study was to review 10 years of literature on the effects of the tactile-kinesthetic stimulation on preterm babies in relation to weight gain, contributing for possible future based on evidence modifications in routine and care of these babies. The tactile-kinesthetic stimulation seems to favor weight gain in stable premature babies, with no risk for them. Moreover, it can be a humanizing tool in neonatal intensive care units and strengthen the bond of parents with the baby...
Descritores: Desenvolvimento Infantil
Recém-Nascido Prematuro
Estimulação Física
Ganho de Peso
Limites: Seres Humanos
Recém-Nascido
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá


  5 / 381 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-750135
Autor: Castellano, Giuliana Bonucci; Freire, Regina Maria A. de Camargo.
Título: Comunicação suplementar e/ou alternativa: a presença de símbolos gráficos na clínica de sujeitos com paralisia cerebral / Augmentative and alternative communication: the presence of graphical symbols in the clinics of individuals with cerebral palsy
Fonte: Temas desenvolv;18(103):142-148, out.-dez. 2011. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo defender a presença dos símbolos gráficos na clínica fonoaudiológica de pessoas com paralisia cerebral (PC), argumentando a favor de sua inclusão em um método clínico que se sustenta na interação dialógica. O método escolhido para atingir o objetivo proposto é o discursivo argumentativo. O ponto de partida retoma a definição de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA) para introduzir o leitor aos vários sistemas gráficos visuais e as diferentes técnicas de designação dos símbolos. A seguir, apresenta e descreve algumas formas de escolha dos símbolos gráficos usadas pela clínica fonoaudiológica de sujeitos com PC, salientando que a CSA não se reduz a atividade de ensinar símbolos e que não falar não implica estar fora da linguagem. A guisa de fechamento parcial, afirma-se que a linguagem está presente na terapêutica sob a forma de diálogo e como possibilidade de fazer laço social, sendo entendida como essencialmente opaca e polissêmica e conjugada ao corpo, a língua e a fala pela propriedade de ser significante...

This paper aims at defending the presence of graphic symbols in the speech and language clinics of individuals with cerebral palsy (CP), arguing for its inclusion in a clinical method, which relies on dialogical interaction. To achieve the proposed objective the argumentative discursive method has been chosen. The starting point takes the definition of Augmentative and Alternative Communication (AAC), introducing the reader to various graphic visual systems and different techniques for designation of symbols. It then presents and describes some ways to choose the graphic symbols used by speech and language clinics of individuals with CP, noting that the AAC cannot be reduced to the activity of teaching and that not speaking does not mean to be out of language. By way of partial closure, says that language is included in therapy as dialogue and possibility of social bond, to be taken as essentially opaque and polysemic, coupled to the body, to the language and to the speech by the property of being significant...
Descritores: Paralisia Cerebral
Linguagem
Comunicação não Verbal
Fala
Fonoaudiologia
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá


  6 / 381 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-750134
Autor: Oliveira, Alyne Kalyane Câmara de; Alves, Ana Cristina de Jesus.
Título: Atividades de autocuidado em crianças com paralisia cerebral e a percepção dos cuidadores / Self-care activities in children with cerebral palsy and the caregivers´ perception
Fonte: Temas desenvolv;18(103):149-153, out.-dez. 2011. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar o desempenho de atividades funcionais de autocuidado em crianças com paralisia cerebral (PC), a partir do julgamento de cuidadores e a partir da execução de tarefas pelas crianças. Participaram três cuidadoras e suas crianças com PC espástica, nível motor III e IV, segundo o Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS). As cuidadoras responderam aos itens de autocuidado do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI), aplicado sob a forma de entrevista, e as crianças foram observadas em domicílio, por um avaliador, durante a realização das tarefas do teste. Os resultados mostraram que houve diferença, em dois casos, entre a pontuação obtida em entrevista com a cuidadora e a obtida da observação de criança, e que, em um caso, as avaliações forma semelhantes. Cada caso foi analisado e hipóteses foram levantadas, considerando-se as singularidades da criança, sua família e o contexto no qual está inserida. Tais achados sugerem que a análise funcional da criança com PC por meio de entrevista com cuidador e por observação direta da criança podem ser formas complementares no direcionamento de estratégias terapêuticas...

This paper aimed at identifying the performance in functional activities of self-care in children with cerebral palsy (PC), from the caregivers´point of view and from the activities developed by the children. Three caregivers and their children with spastic PC, motor levels III and IV, according to the Gross Motor Function Classification System (GMFCS), participated in the study. The caregivers answered to the self-care items of the Pediatric Evaluation Disability Inventory (PEDI) test applied as an interview, and children were observed at home, by a professional, during the tasks proposed by the test. Results showed that there were differences between the score obtained by interviewing the caregiver and observing the child in two cases, and in one case the assessments were similar. Each case was analyzed and hypotheses were brought up considering the uniqueness of each child, their family and the context in which they operate. These findings suggest that the functional analysis of children with PC through interviews with caregivers and direct observation of the child, may be complementary ways to the development of therapeutic strategies...
Descritores: Atividades Cotidianas
Cuidadores
Paralisia Cerebral
Limites: Seres Humanos
Criança
Adulto
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá


  7 / 381 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-750133
Autor: Karolkievicz, Raquel C. Tixiliski; Gomes, Cristiane Faccio.
Título: A atuação fonoaudiológica pode prevenir o desmame precoce em bebês de risco? / Can the speechtherapy performance prevent the early weaning for infants at risk?
Fonte: Temas desenvolv;18(103):154-160, out.-dez. 2011. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi descrever o processo de amamentação de bebês de risco e verificar a eficácia da atuação fonoaudiológica na prevenção do desmame precoce. Foram utilizados questionários, protocolos de avaliação e materiais descartáveis. Participaram 15 díades mãe-bebê de risco. Os bebês de ambos os gêneros tinham idade entre zero e cinco meses. A coleta de dados ocorreu em duas Unidades Básicas de Saúde localizadas em Maringá, PR, considerando os critérios de risco adotados pelo município. Os participantes foram divididos em dois grupos: grupo de estudo (G1), com realização de avaliação, intervenção e orientação, e grupo-controle (G2), com realização de avaliação e observação. Observou-se que existem dificuldades iniciais para amamentar essa população, que decorrem de algumas características de imaturidade do lactente e falta de prática no manejo da amamentação por parte das mães; além disso, há a inserção precoce dos leites artificiais na mamadeira. No G1 houve um bebê (12,5%) desmamado precocemente, enquanto no G2, cinco bebês (71,4%) tiveram desmame precoce. A atuação fonoaudiológica com a população do G1 mostrou-se favorável ao aleitamento materno em 87,5% dos casos, do que se conclui que, com manejo e orientações adequadas, é possível estabelecer e manter o aleitamento exclusivo nesses bebês, prevenindo o desmame precoce...

The objective of this study was to describe the process of breastfeeding infants at risk and to verify the effectiveness of speech-language intervention in the prevention of early weaning. Questionnaires, evaluation protocols and disposables were used. 15 mother-infant dyads at risk were followed. Infants of both gendersa were zero to five months old. Data collection occurred in two Basic Health Units located in Maringá, PR, considering the risk criteria adopted by the municipality. Participants were divided into two groups: study group (G1), with assessment, intervention and guidance; control group (G2), with assessment and observation. It was observed that there are initial difficulties to feed this population, which derive from some characteristics of the infant´s immaturity and lack of practice in the management of breastfeeding by mothers. In addition, there is the early introduction of artificial milk in the bottle. In G1 there was a baby (12.5%) who was weaned early, and in G2 there were five enfants (71.4%). The speech-language intervention with the population of G1 was favorable in 87.5% of cases, evidencing that the management and appropriate guidance can help to establish and maintain exclusive breastfeeding in these infants, preventing early weaning...
Descritores: Aleitamento Materno
Recém-Nascido Prematuro
Desmame
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Lactente
Adulto
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá


  8 / 381 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-750132
Autor: Pimenta, Ricardo de Almeida; Alano, Valéria da Rosa; Silva, Cláudio José Krõitts; Weiss, Silvio.
Título: Avaliação da aptidão física e motora de escolares com dificuldade de aprendizagem eutróficos e com sobrepeso / Evaluation of physical fitness and motor skills of eutrophic and overweight students with learning difficulties
Fonte: Temas desenvolv;18(103):161-165, out.-dez. 2011. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Diversos fatores podem afetar o desempenho motor, físico e mesmo cognitivo da criança em fase de escolarização, trazendo prejuízos a aprendizagem dos conteúdos escolares e das habilidades motoras. O objetivo da pesquisa foi avaliar a aptidão física e motora de escolares eutróficos e com sobrepeso com dificuldades de aprendizagem. A pesquisa contou com dois grupos de 17 escolares com idades entre 7 e 11 anos classificados com "Eutróficos" e com "Sobrepeso/Obesidade" que apresentavam queixas de dificuldades na aprendizagem. O desenvolvimento motor foi avaliado segundo a Escala Desenvolvimento Motor (EDM), e para mensurar a aptidão física foi utilizada a escala do PROESP-BR. Como resultado, ambos os grupos obtiveram classificação "normal baixo" para a maioria dos quocientes motores, incluindo o "quociente motor geral", sendo significativamente inferior no grupo "Sobrepeso/Obesidade" apenas para o "quociente equilíbrio". Nos testes de aptidão física os resultados foram significativamente superiores para o grupo "Eutróficos" nas variáveis força de membros inferiores e capacidade aeróbica. Os achados sugerem que os escolares com dificuldades de aprendizagem apresentam, de maneira geral, níveis de desenvolvimento motor abaixo do esperado para sua idade e, associados a outros fatores de risco, podem acarretar prejuízos secundários relacionados a sua interação social e ao seu desempenho escolar...

Several factors can affect motor performance, physical and even cognitive development in children at school age, causing losses in the process of learning the content and motor skills. The aim of this research was to evaluate physical fitness and motor skills of eutrophic and overweight schoolchildren with learning difficulties. The research included two groups of 17 students aged between 7 and 11 years classified as "Eutrophic" and "Overweight/Obesity" that showed signs of learning difficulties. Motor development was assessed according to the Motor Development Scale (EDM), and physical fitness was measured using the PROESP-BR scale. As a result, both groups were classified as "low normal" for most of motor index, including "general motor", and only "balance" index was significantly lower in the group "Overweight/Obesity". Results of physical fitness tests were significantly better in "Eutrophic" group for lower limb strength and aerobic capacity variables. The findings suggest that students with learning difficulties generally have lower motor development levels that expected for their age, and associated with other risk factors can result in secondary damage related to their social interaction and academic performance...
Descritores: Desenvolvimento Infantil
Transtornos de Aprendizagem
Destreza Motora
Obesidade
Aptidão Física
Limites: Seres Humanos
Criança
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá


  9 / 381 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-750131
Autor: Momo, Aline R. Bueno; Silvestre, Claudia; Graciani, Zodja.
Título: Desenvolvimento do processamento sensorial / Sensory processing development
Fonte: Temas desenvolv;18(103):111-120, out.-dez. 2011. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Neste artigo, apresenta-se o processamento sensorial no decorrer do desenvolvimento típico do ser humano, e sua influência nas aquisições de habilidades e capacidades para aprendizagem...

Sensory processing along the typical human development as well as its influences on the abilities and capabilities for learning are presented and discussed in this paper...
Descritores: Desenvolvimento Humano
Aprendizagem
Sensação
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá


  10 / 381 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-683383
Autor: Alves, Luciana Mendonça; Gomes, Adriana Martins; Triginelli, Érika Razetti; Silva, Regiane Ferreira da.
Título: A compreensão do texto por crianças deficientes auditivas profundas oralizadas e sinalizadoras / The comprehension of text by oralized and signalizer children with deep hearing deficit
Fonte: Temas desenvolv;17(100):159-162, jan.-mar. 2011. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo verifica a capacidade de interpretação de texto por crianças surdas oralizadas e crianças surdas sinalizadoras. A amostra se constituiu de 18 indivíduos surdos com perda auditiva profunda bilateral congênita, sendo 10 sinalizadores e 8 oralizados. Texto para leitura silenciosa foi apresentado aos participantes do estudo. Em seguida, eles responderam a um questionário objetivo, sem consulta ao texto, para verificação da sua capacidade de interpretação. Os dois grupos obtiveram boa porcentagem de acertos quanto à análise individual. Já em relação ao número de questões respondidas corretamente, o grupo dos oralizados apresentou mais acertos que os sinalizadores. Confirmou-se que pessoas surdas oralizadas possuem melhor desempenho em habilidades de interpretação de texto do que os surdos sinalizadores, provavelmente pelo contato prévio com a Língua portuguesa.

The ability for text comprehension was verified in 18 deaf individuals with deep hearing loss (10 sinalizers and 8 oralized). A text was presented to them for silent reading, and after reading it the individuals answered an objective questionnaire with no consulting to the text to verify the ability of interpretation. Both groups had a good percentage of right answers in the individual analysis. Right answers were significantly more frequent in the group of oralized individuals. Oralized deafs had better performance in text interpretation than the signalizers probably because of the previous contact with the Portuguese language.
Descritores: Compreensão
Surdez
Linguagem
Pessoas com Deficiência Auditiva
Leitura
Limites: Seres Humanos
Criança
Responsável: BR13.2 - Biblioteca Central de Gragoatá



página 1 de 39 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde