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Pesquisa : TEMAS EM PSICOLOGIA - LILACS
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Id: biblio-991706
Autor: Castro, Thiago Gomes de; Pinhatti, Marcelle Matiazo; Rodrigues, Rodrigo Machado.
Título: Avaliação de imagem corporal em obesos no contexto cirúrgico de redução de peso: revisão sistemática / Body image evaluation of the obese population in a surgical weight reduction context: systematic review / Evaluación de la imagen corporal en obesos en el contexto quirúrgico de reducción de peso: revisión sistemática
Fonte: Temas psicol. (Online);25(1):53-65, mar. 2017. ilus, tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: A imagem corporal é amplamente definida como o conjunto de percepções, pensamentos e sentimentos de um indivíduo sobre o seu próprio corpo. A alteração da imagem corporal em quadros de obesidade severa é relatada consistentemente na literatura médica e psicológica. O objetivo da presente pesquisa foi investigar o instrumental de avaliação de imagem corporal utilizado em estudos com obesos no contexto de intervenção cirúrgica de redução de peso. Realizou-se uma revisão sistemática em cinco bases de dados no período de janeiro de 2009 a dezembro de 2014. Artigos em língua inglesa e portuguesa foram incluídos para análise. A busca com os descritores retornou 462 registros dos quais 15 cumpriram os critérios de inclusão. Foram identificados nove instrumentos que mensuram imagem corporal. Destacou-se a prevalência de instrumentos de autorrelato sobre a satisfação com o próprio corpo. Embora a literatura descreva a alteração perceptiva da imagem corporal em obesos, a avaliação prioriza o nível de satisfação subjetiva com o próprio corpo.

Body image is broadly defined as the set of perceptions, thoughts and feelings of an individual about his own body. Changes in body image in severe obesity condition are consistently reported in the medical and psychological literature. The aim of this research was to investigate the set of instrumental assessment applied in studies of body image in obese within the context of surgical intervention for weight loss. We conducted a systematic review in five databases from January 2009 to December 2014. Articles in English and Portuguese were included for analysis. The search with the descriptors returned 462 records of which 15 met the inclusion criteria. Nine instruments that measure body image have been identified. There is a significant trend towards the use of self-report scales on perceived satisfaction of body image. Although the literature describes perceptual changes in body image in obese population, its evaluation prioritizes the level of subjective satisfaction with body image.

La imagen corporal es ampliamente definida como el conjunto de percepciones, pensamientos y sentimientos de un individuo sobre su propio cuerpo. El cambio en la imagen corporal en el marco de la obesidad severa se informa constantemente en la literatura médica y psicológica. El objetivo de la investigación fue investigar el uso de instrumentos de imagen corporal en estúdios en el contexto de la cirugía de reducción de peso en los obesos. Se realizó una revisión sistemática en cinco bases de datos a partir de enero de 2009 a diciembre de 2014. Se incluyeron artículos en Inglés y Portugués para el análisis. La búsqueda con los descriptores devuelto 462 artículos de los cuales 15 cumplieron los criterios de inclusión. Se han identificado nueve instrumentos que miden la imagen corporal. Se destaca el predominio de instrumentos de auto-informe de satisfacción con sus propios cuerpos. Aunque la literatura describe el cambio de percepción de la imagen corporal en los obesos, la evaluación prioriza el nivel de satisfacción subjetiva con la imagen corporal.
Descritores: Imagem Corporal
Peso Corporal
Cirurgia Bariátrica
Obesidade
Responsável: BR1338.1 - Biblioteca Central Prof. Eurico Back


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Id: biblio-991705
Autor: Galdi, Maíra Bittar; Campos, Érico Bruno Viana.
Título: Modelos teóricos em psicossomática psicanalítica: uma revisão / Theoretical models in psychosomatic psychoanalysis: a review / Modelos teóricos en psicosomática psicoanalítica: una revisión
Fonte: Temas psicol. (Online);25(1):29-40, mar. 2017.
Idioma: en; pt.
Resumo: Este artigo é um estudo teórico da literatura psicanalítica sobre o tema da psicossomática que tem por objetivo revisar os modelos de abordagem desse fenômeno buscando a compreensão de suas diferenças e similitudes em termos de fundamentação teórica. Os resultados apontam para duas maneiras distintas de ver as doenças psicossomáticas, ligadas a duas tradições em psicanálise. Na vertente francesa, ligada mais ou menos diretamente à perspectiva lacaniana, cujas principais referências foram Jacques Alain-Miller e Pierre Marty, o fenômeno não constitui um deslocamento representacional, mas sim uma falha nos processos de simbolização. Em uma segunda vertente, que congrega a Escola Psicossomática de Chicago até autores franceses não lacanianos, cujas principais referências foram Joyce McDougall e Christophe Dejours, o fenômeno psicossomático é compreendido em uma linha divergente, relacionando a formação do sintoma a conflitos inconscientes que são simbolizados na doença, mas em uma forma de simbolização mais precária em relação ao modelo da histeria. Apesar das divergências, entende-se que há conciliação quanto aos princípios na direção do tratamento, que consiste em definir um sentido para o sintoma, não por meio do resgate de uma fantasia inconsciente como no modelo clássico da histeria, e sim construindo um sentido onde não havia encadeamento histórico-narrativo.

This article is a theoretical study of the psychoanalytic literature on the subject of psychosomatic that aims to review the approach models this phenomenon seeking to understand their differences and similarities in terms of theoretical basis. The results point to two different ways of looking at psychosomatic illnesses. In the French side, linked more or less directly to the Lacan perspective, the main references were Jacques-Alain Miller and Pierre Marty, the phenomenon is not a representational shift, but a failure in symbolization processes. In a second aspect, which brings together from the Psychosomatic School of Chicago to French authors not Lacanian, the main references were Joyce McDougall and Christophe Dejours, the psychosomatic phenomenon is understood in a divergent line, relating the formation of the symptom the unconscious conflicts. They are symbolized in the disease, but in a more precarious form of symbolization from the model of hysteria. Despite the differences, it is understood that no compromise on the principles towards the treatment, which is to define a meaning for the symptom, not by the rescue of an unconscious fantasy as in the classic model of hysteria, but building a sense where there was no historical narrative thread.

Este artículo es un estudio teórico de la literatura psicoanalítica sobre el tema de psicosomática que tiene como objetivo revisar los modelos de aproximación a este fenómeno que tratan de comprender sus diferencias y similitudes. Los resultados apuntan a dos formas diferentes: En el lado francés, vinculado más o menos directamente a la perspectiva Lacaniana, las referencias principales fueron Jacques-Alain Miller y Pierre Marty, el fenómeno no es un cambio de representación, pero un fallo en los procesos de simbolización. En un segundo aspecto, que reúne en la Escuela Psicosomática de Chicago a los autores franceses no Lacanianos, las referencias principales fueron Joyce McDougall y Christophe Dejours, el fenómeno psicosomático se entiende en una línea divergente, relativa a la formación del síntoma los conflictos inconscientes Ellos están simbolizadas en la enfermedad, pero en una forma más precaria del modelo de la histeria. A pesar de las diferencias, se entiende que hay compromiso en los principios hacia el tratamiento, que consiste en definir un significado para el síntoma, no por el rescate de una fantasía inconsciente como en el modelo clásico de la histeria, pero la construcción de un sentido en que no había ningún hilo narrativo histórico.
Descritores: Psicanálise
Transtornos Somatoformes
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Id: biblio-991704
Autor: Lemes, Carina Belomé; Ondere Neto, Jorge.
Título: Aplicações da psicoeducação no contexto da saúde / Applying psychoeducation in health / Aplicaciones de la psicoeducación en el contexto de la salud
Fonte: Temas psicol. (Online);25(1):17-28, mar. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A psicoeducação é uma técnica que relaciona os instrumentos psicológicos e pedagógicos com objetivo de ensinar o paciente e os cuidadores sobre a patologia física e/ou psíquica, bem como sobre seu tratamento. Assim, é possível desenvolver um trabalho de prevenção e de conscientização em saúde. O presente trabalho tem como objetivo investigar o uso da psicoeducação no âmbito da saúde relatando a sua aplicabilidade nas doenças físicas e mentais, bem como seu envolvimento nessa área. O método consiste em uma revisão sistemática da literatura cuja palavra-chave utilizada foi "psicoeducação" nas bases de dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), PePSIC (Periódicos Eletrônicos de Psicologia) e SciELO (Scientific Electronic Library Online). Em um total de 59 artigos, foram incluídos 29. Destes, 9 artigos eram repetidos, resultando em um total de 20 estudos. A psicoeducação pode ser utilizada tanto para transtornos psicológicos quanto para doenças orgânicas, correspondendo a 85% e 15% dos artigos, respectivamente. Ela pode ser aplicada tanto em cuidadores quanto em pacientes, correspondendo a 40% e 45% dos estudos, respectivamente. A sua técnica pode ser aplicada nos seguintes contextos: cuidados paliativos, doenças crônicas, grupoterapia e saúde pública. A partir dos resultados e da discussão, a psicoeducação é uma técnica que possui aplicações em diversas áreas da saúde, englobando transtornos psicológicos e doenças orgânicas.

Psychoeducation is an approach that relates psychological and pedagogical tools having as its objective the teaching directioned to patients and caregiver about physical and/or psychic pathology and its treatment as well. Thus, it is possible to develop a prevention and awareness work in health. The present work has as its aim to investigate the usage of psychoeducationin the area of health relating its application in mental and physical illnesses and its involvement in the area as well. The method consists of a systematic review of literature whose keyword is "psycho education", and its results were found in the following data basis: LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), PePSIC (Periódicos Eletrônicos de Psicologia) and SciELO (Scientific Electronic Library Online). Totalizing 59 articles, only 29 were used. It is possible to conclude that psycho education can be used for both psychological disorders and organic illnesses, as in 85% and 15% of the articles respectively. It can be applied for both caregivers (30% of the studies) and patients (45% of the studies). Its technique can be practiced in the following contexts: palliative care, chronic diseases, group therapy, and public health. From the results and the discussion it is possible to notice that psycho education is a technique that contains applications in many health areas, covering psychological disorders and organic illnesses.

Psicoeducación es una técnica que relaciona las herramientas psicológicas y pedagógicas con el fin de enseñar a los pacientes y cuidadores sobre la condición física y/o psíquica, así como su tratamiento. Así que se puede desarrollar un trabajo de prevención y de concienciación sobre la salud. Este estudio pretende investigar el uso de la psicoeducación en salud informando sobre su aplicabilidad en las enfermedades físicas y mentales, así como su participación en este ámbito. El método consiste en una revisión sistemática de la literatura, cuya palabra clave "psicoeducación" fue buscada en las siguientes bases de datos: LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), PePSIC (Periódicos Eletrônicos de Psicologia) y SciELO (Scientific Electronic Library Online). En un total de 59 artículos fueron utilizados 29. De estos, nueve artículos se repitieron, dando lugar a un corpus de 20 estudios. Por lo tanto se concluyó que la psicoeducación puede ser utilizada tanto para los trastornos psicológicos cuanto para enfermedades orgánicas, que corresponde a 85% y el 15% de los artículos, respectivamente. Se puede aplicar tanto a los cuidadores (30% de los estudios) y a los pacientes (45% de los estudios). Su técnica se puede practicar en estos contextos: cuidados paliativos, enfermedades crónicas, terapia de grupo y salud pública. A partir de los resultados y de la discusión, parece que la psicoeducación es una técnica que tiene aplicaciones en muchas áreas de la salud, que abarca trastornos psicológicos y enfermedades orgánicas.
Descritores: Psicoterapia
Saúde
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Id: biblio-991703
Autor: Pezzi, Fernanda Aparecida Szareski; Marin, Angela Helena.
Título: Fracasso escolar na educação básica: revisão sistemática da literatura / School failure in elementary school: a systematic literature review / Fracaso escolar en la educación básica: revisión sistemática de la literatura
Fonte: Temas psicol. (Online);25(1):1-15, mar. 2017. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o fracasso escolar na educação básica, considerando o período de janeiro de 2009 a dezembro de 2014, a fim de analisar o ano e o país da publicação, o foco do estudo, o conceito de fracasso escolar adotado, os aspectos metodológicos e os principais resultados. Foram selecionados 44 artigos das bases de dados: Academic Search Complete, Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), PsyINFO, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Web of Science. Os artigos derivaram de 18 países e apresentaram foco e conceitos diferentes sobre o fracasso escolar. Quanto aos aspectos metodológicos, a abordagem quantitativa foi a mais utilizada, os alunos foram os principais participantes das pesquisas e diversos instrumentos foram utilizados, permitindo a triangulação de dados. De modo geral, a revisão de literatura realizada possibilitou conhecer a forma como o fracasso escolar vem sendo estudado e compreendido nas pesquisas atuais, representando uma fonte importante de consulta para profissionais da área da psicologia e da educação.

This study aimed to conduct a systematic literature review on school failure in elementary school, from January 2009 to December 2014, in order to analyze the year and country of publication, the focus of the study, the concept of school failure adopted, the methodological aspects, and the main results. A number of 44 articles were selected, from the following database: Academic Search Complete, Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), PsycINFO, Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Web of Science. The articles came from 18 different countries and presented different concepts and focus on school failure. In terms of methodological issues, most of the articles used a quantitative approach, most of them with the participation of students and the use of different instruments allowing data triangulation. Overall, the literature review conducted helped to understand how school failure has been studied and understood in current researches representing a valuable resource for psychology and education professionals.

El objetivo de este estudio fue realizar una revisión sistemática de la literatura sobre el fracaso escolar en la educación básica, teniendo en cuenta el período de enero de 2009 a diciembre de 2014 con el fin de analizar el año y el país de publicación, el foco del estudio, el concepto de fracaso escolar adoptado, los aspectos metodológicos y los principales resultados. Se seleccionaron 44 artículos de las bases de datos: Academic Search Complete, Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), PsyINFO, Scientific Electronic Library Online (SciELO) y Web of Science. Los artículos derivaron de 18 países y presentaron enfoques y conceptos diversos respecto al fracaso escolar. En cuanto a los aspectos metodológicos, el enfoque cuantitativo fue el más utilizado y hubo una mayor participación de los estudiantes y el uso de diferentes instrumentos, que permitieron la triangulación de datos. En general, la revisión bibliográfica realizada ha permitido conocer la forma en que se ha estudiado y comprendido el fracaso escolar en la investigación actual, lo que representan una fuente importante de consulta para los profesionales de la psicología y de la educación.
Descritores: Baixo Rendimento Escolar
Ensino Fundamental e Médio
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Id: biblio-991731
Autor: Carvalho, Bruno; Dimenstein, Magda.
Título: Análise do discurso sobre redução de danos num CAPSad III e em uma comunidade terapêutica / Discourse analysis about harm reduction in a CAPSad III and a therapeutic comunity / Analisis del discurso sobre la reducción de daños en un CAPSad III y en una comunidad terapéutica
Fonte: Temas psicol. (Online);25(2):647-660, jun. 2017.
Idioma: en; pt.
Resumo: A proposta da Redução de Danos (RD) tem sido utilizada na elaboração de políticas de saúde que não estejam focadas somente na abstinência de substâncias psicoativas. O preconceito moral e a resistência dos profissionais em trabalhar com a proposta é uma dificuldade para sua implementação. Este estudo objetiva investigar concepções e práticas de RD num Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III e uma Comunidade Terapêutica. Trata-se de um estudo qualitativo que realizou 21 entrevistas semiestruturadas com profissionais e 05 rodas de conversa com usuários. Identificamos em ambas as instituições que a RD é uma proposta que recebe pouco apoio e não está incorporada à rotina dos serviços, sendo vista como uma estratégia menos complexa e mais barata. A RD não é operacionalizada no cotidiano pelos profissionais que não informam os usuários sobre diversas possibilidades de tratamento no sistema de saúde. Os usuários mostram-se receptivos à RD no enfrentamento das dificuldades e riscos decorrentes do abuso de substâncias psicoativas; reconhecem os efeitos positivos dessa proposta, especialmente no que diz respeito à adesão ao tratamento e recaídas.

The Harm Reduction proposal has been used for establishing health policies that aren't solely focused on abstinence from psychoactive substances. The moral prejudice and resistance presented by professionals when dealing with the proposal is a difficult in its implementation. We set to investigate the mindset and practice of Harm Reduction in a Psychosocial Care Center for alcohol and drugs (CAPSad III) and in a therapeutic community. This is a qualitative study with 21 semi-structured interviews conducted with the said professionals and 5 group talks with users. We identified in both institutions that Harm Reduction is an idea that receives low support and is not fully incorporated to the service routine. It is also seen as a less complex and cheaper strategy. Harm Reduction is not an operational part of the professionals' repertoire, and they do not inform users of many possible treatments within the health system. The users show themselves to be receptive toward Harm Reduction when it comes to facing the struggles and risks that come from abusing psychoactive substance; they also recognize the positive effects of the Harm Reduction proposal, especially when it comes to adherence to treatment and relapses.

La propuesta de la Reducción de Daños (RD) ha sido utilizada para la elaboración de políticas de salud que no estén enfocadas solamente en la abstinencia de sustancias psicoactivas. El preconcepto moral y resistencia de los profesionales en trabajar con la propuesta es una dificultade para su implantación. Nos proponemos investigar concepciones y prácticas de RD en un Centro de Atención Psicosocial a Alcohol y Drogas III y una Comunidad Terapéutica. Se trata de un estudio cualitativo que realizó 21 entrevistas semiestructuradas con profesionales y 05 ruedas de conversación con usuarios. Identificamos en ambas instituciones que la RD es una propuesta que recibe poco apoyo y no está incorporada a la rutina de los servicios. Es vista como una estrategia menos compleja y más barata. La RD no es operacionalizada en el cotidiano por los profesionales, que no informan a los usuarios sobre diversas posibilidades de tratamiento en el sistema de salud. Los usuarios se muestran receptivos a los principios de la RD en el enfrentamiento de las dificultades y riesgos derivados del abuso de sustancias psicoactivas; reconocen los efectos positivos de la propuesta de RD, especialmente en lo que tiene que ver con la adhesión al tratamiento y recaídas.
Descritores: Comunidade Terapêutica
Redução do Dano
Alcoolismo
Serviços de Saúde Mental
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Meia-Idade
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Cunha, Ana Cristina Barros da
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Id: biblio-991730
Autor: Cunha, Ana Cristina Barros da; Patricio, Solange Frid; Akerman, Laila Pires Ferreira; Maynarde, Paula Sampaio; Saunders, Claudia.
Título: Picamalácia na gestação de risco e aspectos psicológicos relacionados / Pica in the pregnancy and psychological aspects related / Pica en el embarazo y aspectos psicologicos relacionados
Fonte: Temas psicol. (Online);25(2):613-630, jun. 2017. ilus, tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: Com base em delineamento descritivo e exploratório, objetivou-se avaliar indicadores emocionais (sinais de estresse, ansiedade e depressão) e de enfrentamento (coping) em sete gestantes adultas com Diabetes Mellitus e relato de práticas de picamalácia. A prática de picamalácia na gestação atual foi identificada por meio de entrevista validada, antes das participantes responderem aos instrumentos para avaliação psicológica: (a) Inventário de sinais e sintomas de stress de Lipp (ISSL), para avaliar estresse; (b) Escalas BECK, Inventário BAI e BDI, para avaliar ansiedade e depressão; (c) Escalas Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP), para identificas estratégias de enfrentamento frente ao estresse; e (d) Roteiro de entrevista elaborado para pesquisa. As gestantes foram entrevistadas individualmente e seu relato foi analisado em macro-categorias pela metodologia de Bardin. Indicadores de estresse, ansiedade e depressão foram encontrados em todas as gestantes e as práticas de picamalácia mais referidas foram pagofagia (30,8%) e ingestão de fruta com sal (30,8%). Todas as gestantes apresentavam em comum uma sensação de satisfação após a prática da picamalácia. Tendo em vista possíveis associações entre este transtorno alimentar e desfechos desfavoráveis, considera-se importante investigar a picamalacia a fim de propor uma assistência pré-natal mais efetiva na melhora da saúde da díade mãe-filho.

Based on a descriptive and exploratory research design, this study aimed to evaluate emotional (sings of stress, anxiety and depression) and coping indicators in seven pregnant women with diabetes and pica reporting practices. The pica reporting practices in their current pregnancies were identified before they answered the following instruments for psychological evaluation: (a) Inventory of signs and symptoms of stress of Lipp (ISSL), to evaluate stress; (b) BECK Scales, BAI and BDI Inventory, to evaluate anxiety and depression; (c) Scales of Ways of Coping (EMEP), to identify coping strategies to deal with stress; (d) an Interview Guide created for this study. The pregnant women were interviewed individually and their reports were analyzed into macro-categories by the Bardin's methodology. Indicators of stress, anxiety and depression were found in all pregnant women, whose most reported practice was pagofagia (30.8%) and fruit with salt (30.8%). The verbal report revealed that all women had a feeling of satisfaction after the practice of pica. Given that the associations between this eating disorder and unfavorable outcomes, it is important to investigate the pica in order to propose a more effective prenatal care in improving the health of the mother-child dyad.

Basado en un diseño descriptivo y exploratorio, el objetivo del estudio fue evaluar los indicadores de estrés, ansiedad, depresión y afrontamiento en siete mujeres embarazadas diagnosticadas con diabetes y informes de la pica. La práctica de pica fue identificada a través de una entrevista aplicada antes de los siguientes instrumentos de evaluación psicológica: (a) Inventario de los signos y síntomas de estrés Lipp (ISSL), para evaluar el estrés; (b) Escalas de BECK de Ansiedad y Depresión (BAI y BDI), para evaluar la ansiedad y la depresión; (c) Escala Modos de Afrontamiento de Problemas (EMEP), para evaluar las estrategias de afrontamiento delante el estrés y (d) Entrevista individual preparada para la investigación. Las entrevistas fueran analizadas por la metodología de Bardin. Indicadores de estrés, ansiedad y depresión se encontraron en todas ellas, la práctica de pica más reportada fue pagofagia (30,8 %) y las frutas con sal (30,8 %). Las participantes reportaron un sentido de satisfacción después de la práctica. Teniendo en cuenta las asociaciones entre los trastornos alimentarios y desenlaces desfavorables, se considera importante investigar la Pica con el fin de proponer un cuidado prenatal más eficaz para la mejora de la salud de la díada madre-hijo.
Descritores: Ansiedade
Gravidez
Depressão
Diabetes Mellitus
Limites: Seres Humanos
Feminino
Gravidez
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Id: biblio-991729
Autor: Silva, Andressa Melina Becker da; Enumo, Sônia Regina Fiorim.
Título: Descrição e análise de uma intervenção psicológica com bailarinos pelo Software IRAMUTEQ / Description and analysis of psychological intervention with dancers by the Software IRAMUTEQ / Descripción y análisis de intervención psicológica con bailarines por Software IRAMUTEQ
Fonte: Temas psicol. (Online);25(2):577-593, jun. 2017. ilus.
Idioma: en; pt.
Resumo: Bailarinos convivem diariamente com a dor, muitas vezes não sabendo como enfrentá-la adequadamente, o que pode comprometer o desempenho físico e sua qualidade de vida. Baseado nisso, foi desenvolvido um programa de intervenção psicológica no coping da dor para bailarinos, com a duração de oito sessões de aproximadamente 45 minutos, aplicado em 14 bailarinas de Jazz, com idade entre 12 e 17 anos (M= 14,63; DP= 1,42), que competem em nível internacional. Assim, objetivou-se neste estudo apresentar a utilização de um software para avaliação do conteúdo apresentado por bailarinos e mediadora em intervenção psicológica. Através do software IRAMUTEQ, realizou-se análises monotemáticas e temáticas em três corpus textuais. Foram feitas a Análise Hierárquica Descendente e Análise de Similitude. Para o primeiro corpus (relatos da mediadora), foram analisados 417 segmentos de texto (ST), retendo 77,70% desse total, formando 5 classes - Processo sensorial, Registro da dor, Processo de intervenção, Técnicas para controle do estresse, Coping e pós-coping. No segundo corpus (relatos das bailarinas), foram analisados 250 ST, retendo-se 73,20% desse total, formando 5 classes - Desafios no contexto do jogo da dor, Riscos da dança, Dilemas da dor, Treino de imaginação e relaxamento, Ajustamento às opções disponíveis no meio social. Para o terceiro corpus (relatos das bailarinas e da mediadora), foram analisados 667 ST, retendo-se 83,96% desse total, formando 4 classes - Processos de imaginação, Processo de enfrentamento da dor, Técnicas para controle do estresse, Processo de avaliação e intervenção. O software mostrou-se útil e eficaz para análise de conteúdo da intervenção psicológica.

Dancers live daily with pain, but often they do not know how to deal adequately with it. Based on this concern, we developed a psychological intervention for dancers to cope with pain, applied to 14 Jazz dancers, aged between 12 to 17 years old (M= 14.63; SD= 1.42), who have been competing internationally. This study presents the use of a software for analysis of the verbal reports of dancers and the mediator presented along the psychological intervention. Using the IRAMUTEQ software, we did the held monothematic and thematic analysis on three textual corpus by Hierarchic Analysis Descendant and Similarity Analysis. In the first corpus (mediator reports), were resulted in 5 classes -Sensory Process, Pain Register, Intervention Process, Techniques for Stress Management, Coping and Post-Coping. In the second corpus (dancer reports), 5 classes - Challenges in the Pain Game, Dance Risks, Pain Dilemmas, Imagery Training and Relaxing, and Adjustment to the Options Available in the Social Environment. In the third corpus (dancers and mediator reports), 4 classes - Imagination Process, Process of Coping with Pain, Techniques for Stress Management, Process of Evaluation and Intervention. The software showed useful and effective for psychological intervention content analysis.

Bailarines viven diariamente con el dolor, a menudo no saber cómo lidiar con ella correctamente, lo que puede poner en peligro el rendimiento físico y la calidad de vida. Con base en esto, se desarrolló un programa de intervención psicológica en el dolor para los bailarines, con una duración de ocho sesiones de unos 45 minutos, con 14 bailarines de Jazz, con edades comprendidas entre los 12 a 17 años (M= 14.63; DE= 1.42), que compiten a nivel internacional. El objetivo de este estudio es presentar el uso de un software para la evaluación del contenido revelado por bailarines y mediador en la intervención psicológica. A través del software IRAMUTEQ, se hizo análisis monotemático y temático sobre tres corpus textuales. Se les hizo análisis de clasificación jerárquico descendente y análisis de similitud. Para el primer corpus (relatos del mediador), se analizaron 417 segmentos de texto (ST), con la retención de 77,70%, y la formación de las clases 5 - Proceso sensorial, Registro de dolor, Proceso de intervención, Técnicas para el manejo del estrés, Afrontamiento y post-afrontamiento. En el segundo corpus (relatos de los bailarines) se analizaron 250 ST, retuvieran 73,20% del total, formando cinco clases - Desafíos en el contexto del juego del dolor, Riesgos de la danza, Dilemas del dolor, Entrenamiento de la imaginación y la relajación, Adaptación a las opciones disponibles en el entorno social. Por tercer corpus (relatos de los bailarines y el mediador) se analizaron 667 ST, sosteniendo 83,96% del total, por lo que 4 clases - Procesos de imaginación, Proceso de afrontamiento del dolor, Técnicas para el manejo del estrés, Proceso de evaluación e intervención. El software demostró ser útil y eficaz para el análisis de contenido de la intervención psicológica.
Descritores: Esportes/psicologia
Dança
Metodologia
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adolescente
Responsável: BR1338.1 - Biblioteca Central Prof. Eurico Back


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Id: biblio-991728
Autor: Pereira, Annelyse dos Santos Lira Soares; Dia, Susana Maria Pires da Silva; Lima, Tiago Jessé Souza de; Souza, Luana Elayne Cunha de.
Título: As crenças sobre a homossexualidade e o preconceito contra homossexuais no ambiente de trabalho / Beliefs about homosexuality and the prejudice against homosexuals in the workplace / Las creencias sobre la homosexualidad y o prejuicio contra los homosexuales en el lugar de trabajo
Fonte: Temas psicol. (Online);25(2):563-575, jun. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo entender o preconceito contra homossexuais no ambiente de trabalho a partir das crenças que os trabalhadores heterossexuais têm sobre a natureza da homossexualidade. Levantamos a hipótese de que essas crenças estão na base da expressão de atitudes e comportamentos homofóbicos no ambiente de trabalho. Tomaram parte neste estudo 169 trabalhadores heterossexuais, de cinco empresas portuguesas de grande porte, de ambos os sexos, com idade média de 32,8 anos (DP= 8,29), sendo a maioria do sexo feminino (68%). Os resultados obtidos mostraram que o preconceito contra homossexuais no ambiente de trabalho se expressa pela maior adesão a crenças ético-morais como explicação da natureza da homossexualidade. Os homens apresentam maior rejeição à proximidade e expressão de mais emoções negativas em relação aos homossexuais do que as mulheres. A discussão aborda a importância de crenças sobre a natureza dos grupos sociais para melhor se compreender os princípios organizadores do preconceito e da discriminação contra grupos minoritários no contexto de relações laborais.

This study aims to understand the prejudice against homosexuals in the workplace analyzing the role played by individuals' beliefs about the nature of homosexuality. We hypothesize that beliefs about the nature of homosexuality underlie the expression of homophobic attitudes and discriminatory behavior in the workplace. Take part in this study 169 heterosexual workers from five Portuguese companies, of both genders (mostly part of them are female, 68%) with a mean age of 32.8 years (SD= 8.29). The results showed that greater individuals' support for ethical and moral beliefs about the nature of homosexuality predict prejudice against homosexuals in the workplace. Moreover, men expressed a higher rejection of proximity and expressed more negative emotions towards homosexuals than women participants express. The discussion addresses the importance of beliefs about the nature of social groups to better understand the organizing principles of prejudice and discrimination against minority groups in the context of labor relations.

Este estudio tiene como objetivo comprender el prejuicio contra los homosexuales en el lugar de trabajo a partir de las creencias que los empleados heterosexuales tienen sobre la naturaleza de la homosexualidad. La hipótesis testada es que estas creencias son la base de la expresión de actitudes y comportamientos homófobos en el lugar de trabajo. Participaron en este estudio 169 trabajadores heterosexuales, empleados en cinco grandes empresas portuguesas, de ambos sexos, en su mayoría mujeres (68%), con una edad media de 32,8 años (SD= 8.29). Los resultados mostraron que los prejuicios contra los homosexuales en el lugar de trabajo están relacionados con una mayor adhesión a las creencias éticas y morales como una explicación de la naturaleza de la homosexualidad. Los hombres tienen un mayor rechazo de la cercanía y mayor expresión de emociones negativas hacia los homosexuales, comparado a las mujeres. La conclusión discute la importancia de las creencias acerca de la naturaleza de los grupos sociales para comprender mejor los principios de organización de los prejuicios y de la discriminación contra los grupos minoritarios en el contexto de relaciones laborales.
Descritores: Preconceito
Religião
Trabalho
Homossexualidade
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Id: biblio-991727
Autor: Alencar, Eunice M L Soriano de; Fleith, Denise de Souza; Pereira, Nielsen.
Título: Creativity in higher education: challenges and facilitating factors / Criatividade na educação superior: desafios e fatores facilitadores / La creatividad in la educación superior: desafíos y factores facilitadores
Fonte: Temas psicol. (Online);25(2):553-561, jun. 2017.
Idioma: en.
Resumo: The importance of fostering student creativity in higher education has been widely recognized, due to the need for preparing young people for the uncertain and complex world of work, which requires individuals to be able to use their creative abilities. Despite this recognition, the encouragement of creativity in higher education has been a challenge for faculty. Although there is agreement that college students should be creative, college faculty are generally not familiar with learning and teaching environments that promote creativity. Furthermore, many factors impact creativity expression in higher education institutions, such as students' resistance, organizational structure of universities, faculty attributes and pedagogical practices. This article addresses various challenges to creativity blooming in higher education, as well as some factors that facilitate its nurturance in this type of educational setting.

A importância de se estimular a criatividade de estudantes da educação superior tem sido amplamente reconhecida devido à necessidade de preparar os jovens para o mundo incerto e complexo do trabalho, que requer dos indivíduos habilidade para utilizar suas capacidades criativas. Apesar desse reconhecimento, o incentivo à criatividade na educação superior tem se constituído um desafio para os professores. Embora haja consenso de que os estudantes universitários sejam criativos, os professores, em geral, não estão familiarizados com ambientes de ensino-aprendizagem promotores da criatividade. Além disso, muitos fatores impactam a expressão criativa em instituições de ensino superior, tais como resistência dos estudantes, estrutura organizacional das universidades, atributos dos professores e práticas pedagógicas. Este artigo discute vários desafios ao florescimento da criatividade na educação superior, bem como alguns fatores que facilitam seu desenvolvimento nesse tipo de contexto educativo.

La importancia de fomentar la creatividad de los estudiantes en la educación superior ha sido ampliamente reconocida, debido a la necesidad de preparar a los jóvenes para el mundo incierto y complejo del trabajo, que requiere que los individuos sean capaces de utilizar sus capacidades creativas. A pesar de este reconocimiento, el fomento de la creatividad en la educación superior ha sido un desafío para el profesorado. Aunque hay acuerdo en que los estudiantes universitarios deben ser creativos, los profesores universitarios, en general, no están familiarizados con los entornos de aprendizaje y enseñanza que promueven la creatividad. Además, muchos factores afectan la expresión creativa en las instituciones de educación superior, por ejemplo la resistencia de los estudiantes, la estructura organizativa de las universidades, los atributos de los profesores y prácticas pedagógicas. Este artículo aborda varios desafíos para el florescimiento de la creatividad en la educación superior, así como algunos factores que facilitan su desarollo en este tipo de entorno educativo.
Descritores: Estudantes
Criatividade
Educação Superior
Docentes
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Baptista, Makilim Nunes
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Id: biblio-991726
Autor: Borges, Lisandra; Baptista, Makilim Nunes; Serpa, Alexandre Luiz de Oliveira.
Título: Structural analysis of depression indicators scale-children and adolescents (BAID-IJ): a bifactor-ESEM approach / Análise estrutural da bateria de avaliação de indicadores de depresão infantojunenil: uma abordagem ESEM bifactor / Análisis estructural de la depresión indicadores niños escala- y adolescentes: un enfoque bifactorial-ESEM
Fonte: Temas psicol. (Online);25(2):545-552, jun. 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: Depression in children and adolescents has reached alarming levels, evidencing an ever-greater need for early diagnosis of the disorder. Depression is a construct closely related to other indicators and the broad track of symptoms. The Depression Indicator Assessment Battery was developed to measure the core symptoms of depression, loneliness, helplessness, self-esteem and self-concept. Participants were 976 children and adolescents, aged 8-18 years. The data was collect from two public schools and from public mental health care services in Brazil. The internal structure was studied with the comparison of six different exploratory and confirmatory models, each one nest different assumptions. The comparison of models indicated that a latent bifactor explanatory structural equation model better explains the variance of data. The latent structure expected for the battery was confirmed, taking in account the complexity of measure correlated constructs, linking the theory to the measure.

A depressão em crianças e adolescentes tem atingido níveis alarmantes, evidenciando uma necessidade cada vez maior para o diagnóstico precoce da doença. A depressão é um construto intimamente relacionado com indicadores e uma ampla faixa de sintomas. A Bateria de Avaliação de Indicadores de Depressão Infantojuvenil (BAID-IJ) foi desenvolvido para medir os sintomas nucleares da depressão, solidão, desamparo, a autoestima e autoconceito. Participaram da pesquisa 976 crianças e adolescentes de 8-18 anos. Os dados foram coletados a partir de duas escolas públicas e de serviços públicos de saúde mental no Brasil. A estrutura interna foi estudada com a comparação de seis diferentes modelos exploratórios e confirmatórios. A comparação entre os modelos indicou que a modelagem de equação estrutural do fator latente exlicou melhor a variância dos dados. A estrutura latente prevista para a bateria foi confirmada, levando em conta a complexidade da medida correlacionada construções, ligando a teoria à medida.

Depresión en niños y adolescentes ha alcanzado niveles alarmantes, lo que evidencia una cada vez mayor necesidad de un diagnóstico precoz de la enfermedad. La depresión es una construcción muy relacionado con otros indicadores y la pista amplia de síntomas. La Batería de Evaluación de Indicadores Depresión fue desarrollado para medir los principales síntomas de la depresión, la soledad, el desamparo, la autoestima y el autoconcepto. Los participantes fueron 976 niños y adolescentes, con edades entre 8-18 años. Los datos fueron cobrar de dos escuelas públicas y de los servicios públicos de salud mental en Brasil. La estructura interna se estudió con la comparación de seis modelos exploratorio y confirmatorio diferentes, cada uno de anidación supuestos diferentes. La comparación de los modelos indica que un modelo latente bifactorial exploratoria estructural ecuación, con un factor general y de cinco factores correlacionados grupos que explican mejor la varianza del instrumento. La estructura latente esperado para la batería se confirmó, teniendo en cuenta la complejidad de la medida correlacionada construcciones, vinculando la teoría con la medida.
Descritores: Depressão/psicologia
Limites: Criança
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