Base de dados : LILACS
Pesquisa : TEMAS EM PSICOLOGIA - LILACS
Referências encontradas : 294 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 30 ir para página                         

  1 / 294 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-869971
Autor: Moreira, Márcio Borges; Oliveira, Adriana; Hanna, Elenice S.
Título: Arranjo de estímulos em treino discriminativo simples com compostos e emergência de classes de estímulos equivalentes / Arreglo de estímulo en compuestos simples con entrenamiento discriminativo y la clase equivalente de estímulos / Stimulus arrangement in simple discriminative training with compound and emergence of stimulus equivalence classes
Fonte: Temas psicol. (Online);25(1):351-367, mar. 2017. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O treino discriminativo simples simultâneo com compostos (DSSi) tem produzido variabilidade nos resultados de testes de estímulos equivalentes. O presente trabalho investigou em dois estudos o papel de variáveis metodológicas, que alteram as chances de controle por aspectos não definidos como relevantes, sobre a formação de classes de estímulos equivalentes. O Estudo 1 avaliou o efeito da utilização de um composto incorreto (S-) para cada composto correto (S+) em cada tentativa do DSSi que garantia o contexto de discriminação condicional sem redundância (e.g., A1B1 com A1B2 ou A1B1 com A2B1). Cinco estudantes universitários aprenderam as discriminações básicas e mostraram relações simétricas e transitivas. O Estudo 2 verificou o efeito da inclusão de um elemento redundante (mancha preta) nos compostos de uma das classes, utilizando um delineamento intra-sujeito. Avaliou-se o efeito dessa manipulação em um procedimento de treino de relações condicionais arbitrárias com DSSi sobre os desempenhos nos testes de relações emergentes, utilizando-se MTS e DSSi. Os doze universitários mostraram relações simétricas, mas apenas cinco apresentaram relações transitivas. Esses resultados expandem as evidências de que configurações das tentativas de treino e as características irrelevantes dos estímulos podem gerar falso positivo nos treinos discriminativos.

El entrenamiento discriminativo sencilla simultáneamente con compuestos (DSSi) han producido variabilidad en los resultados de las pruebas de estímulos equivalentes. Este estudio investigó en dos estudios el papel de las variables metodológicas que alteran las posibilidades de control por parte de los aspectos no definidos como relevantes, sobre la formación de las clases de equivalencia de estímulo. Estudio 1 evaluó el efecto del uso de un compuesto incorrecta (S+) para cada compuesto correcta (S +) en cada intento de garantía DSSi que el contexto discriminación condicional sin redundancia (por ejemplo, A1B1 con A1B2 A1B1 o con A2B1). Cinco estudiantes universitarios aprendieron la discriminación básica y mostraron relaciones simétricas y transitivas. El segundo estudio evaluó el efecto de la inclusión de un elemento redundante (punto negro) en los compuestos de las clases utilizando un diseño intrasujeto. Se evaluó el efecto de esta manipulación en un procedimiento de formación de las relaciones condicionales arbitrarias con DSSi sobre actuaciones en relaciones emergentes pruebas, utilizando MTS y DSSi. Los doce estudiantes mostraron relaciones simétricas, pero sólo cinco tenido relaciones transitivas. Estos resultados amplían la evidencia de que los intentos de formación configuraciones y características irrelevantes de los estímulos pueden generar falsos positivos en la práctica discriminatoria.
Descritores: Condicionamento (Psicologia)
Estudantes
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Responsável: BR1338.1 - Biblioteca Central Prof. Eurico Back


  2 / 294 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-869975
Autor: Baseggio, Denice Bortolin; Dias, Marta Priscila Schneider; Brusque, Simone Rodigheri; Donelli, Tagma Marina Schneider; Mendes, Patricia.
Título: Vivências de mães e bebês prematuros durante a internação neonatal / Mothers and premature infants experiences during neonatal hospitalization / Las experiencias de las madres y los bebés prematuros durante la hospitalización neonatal
Fonte: Temas psicol. (Online);25(1):153-167, mar. 2017. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O significativo aumento de nascimentos de bebês prematuros no Brasil, principal causa de morte até os 28 dias de vida do bebê, tem preocupado os diferentes profissionais da área de saúde. Diante desta realidade, investigou-se como as mães e bebês prematuros vivenciam o período de internação em uma Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, em um Hospital do Interior do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com delineamento de estudos de casos múltiplos. Participaram três bebês prematuros que nasceram com menos de 37 semanas e com peso inferior a 2.500 Kg, de ambos os gêneros, que necessitaram permanecer em atendimento na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN) entre o primeiro mês de vida, e suas respectivas mães. Os instrumentos foram: entrevista semiestruturada; prontuário médico dos bebês e sessões de observação da dupla. A partir dos dados coletados foi construída a história clínica do bebê. Cada caso foi analisado de forma individual a partir de sete eixos norteadores, depois foram comparados entre si, a partir da premissa metodológica da Síntese dos Casos Cruzados. Constatou-se que a vivência de internação da mãe e do bebê em uma UTIN interfere negativamente na separação da díade mãe-bebê e nos sentimentos vivenciados pelas mães.

The significant increase in births of premature babies in Brazil, the leading cause of death up to 28 days old baby, has worried the different health professionals. Given this reality it was investigated how mothers and premature babies experience the hospitalization in a Neonatal Intensive Care Unit in a hospital interior of Rio Grande do Sul This is a qualitative research design with case studies multiple. Three premature babies born under 37 weeks and weighing less than 2,500 kg weight, of both genders, who required to remain in attendance at the Neonatal Intensive Care Unit (NICU) between the first month of life, and their mothers participated. The instruments were semi-structured interview; medical records of babies and observation of double sessions. From the collected data was constructed medical history of the baby. Each case was analyzed individually from seven guiding principles, were then compared, from the methodological premise of Synthesis Affairs Crusaders. It was found that the experiences of hospitalization of the mother and baby in a NICU impairs the separation of the mother-infant dyad and the feelings experienced by mothers.

El aumento significativo de nacimientos prematuros en Brasil, la principal causa de muerte hasta los 28 días después de su nacimiento, ha preocupado a los diferentes profesionales de la salud. Ante esta realidad investigó cómo las madres y los bebés prematuros experiencia hospitalización en la Unidad de Cuidados Intensivos Neonatales, en un Hospital de Interior de Río Grande do Sul. Se trata de una investigación cualitativa con estudios de caso de diseño múltiple. Los participantes fueron tres bebés prematuros nacidos con menos de 37 semanas y un peso de menos de 2.500 kg, de ambos sexos, que necesitaban para mantenerse en la atención en la Unidad de Cuidados Intensivos Neonatales (UCIN) entre el primer mes de vida, y sus madres. Los instrumentos fueron entrevistas semi-estructuradas; historias clínicas de los bebés y la observación de las sesiones dobles. Los datos recogidos se construyó la historia clínica del bebé. Cada caso fue analizado individualmente de siete principios rectores, a continuación, se compararon, de la premisa Resumen metodológica de los casos de los cruzados. Se encontró que las experiencias de hospital de la madre y el bebé en un impacto negativo UCIN en la separación madre-hijo de la díada y sentimientos experimentados por las madres.
Descritores: Recém-Nascido Prematuro
Acontecimentos que Mudam a Vida
Relações Mãe-Filho
Neonatologia
Psicologia Clínica
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Adulto
Responsável: BR1338.1 - Biblioteca Central Prof. Eurico Back


  3 / 294 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-869974
Autor: Silva, Julia Montazzolli; Reis, Maria Elizabeth Barreto Tavares dos.
Título: Psicoterapia psicanalítica infantil: o lugar dos pais / Psychoanalytical child psychotherapy: the parent's role
Fonte: Temas psicol. (Online);25(1):235-250, mar. 2017. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: A compreensão da relação dos pais com a psicoterapia do filho desenvolveu-se consideravelmente desde o início da psicanálise com crianças, elevando a importância da participação ativa da família no tratamento, bem como da atenção do analista ou terapeuta diante de suas manifestações inconscientes que se fazem presentes nesse contexto. O presente trabalho consiste numa revisão narrativa da literatura psicanalítica sobre a presença dos pais na psicoterapia infantil, tendo como objetivo analisar a maneira pela qual autores que trabalham com a perspectiva psicanalítica na atualidade compreendem a participação dos pais no tratamento. Foram consultados inicialmente livros de autores considerados clássicos na psicanálise e um livro específico sobre o lugar dos pais na psicanálise de crianças de autores mais contemporâneos. Em seguida foi realizada uma busca nas bases de dados eletrônicas SciELO (Scientific Electronic Library Online), PePsic (portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia) e LILACS (Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde), a respeito do assunto. Foram selecionados para a análise 19 artigos publicados em periódicos on line. Verificou-se que os textos abordaram especialmente a postura analista/psicoterapeuta e as relações estabelecidas com os pais da criança atendida, sendo enfatizada, principalmente, a necessidade de acolhimento das angústias parentais e da transferência dirigida ao analista, proporcionando aos pais um espaço de continência, reflexão e possibilidades de ressignificação da problemática da criança.

La comprensión de la relación de los padres con la psicoterapia del hijo se desarrolló considerablemente desde el comenzo del psicoanálisis de niños, elevando la importancia de la participación activa de la familia en el tratamiento, así como de la atención del analista o terapeuta delante de las manifestaciones inconscientes de ella que se hacen presentes en esto contexto. Lo presente trabajo corresponde a una revisión narrativa de la literatura psicoanalítica sobre la presencia de los padres en la psicoterapia de niños, teniendo como objetivo analizar la manera pela cual autores que trabajan con la perspectiva del psicoanálisis en la actualidad comprenden la participación de los padres en la psicoterapia de los niños. Fueron consultados, inicialmente, libros conteniendo de autores considerados clásicos en el psicoanálisis y un libro de autores más contemporáneos sobre el mismo tema. Después, se realizó una búsqueda en las bases de datos electrónicas SciELO (Scientific Electronic Library Online), PePsic (portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia) y LILACS (Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde), sobre el tema. Fueron seleccionados para análisis 19 artículos publicados en periódicos electrónicos. Se ha verificado que los textos abordaban especialmente la postura del analista/psicoterapeuta y las relaciones establecidas con los padres del pequeño paciente, teniendo sido enfatizada, sobretodo, la necesidad de una acogida de las angustias de los padres y de la transferencia dirigida al analista, proporcionando a estos un espacio de continencia, reflexión y posibilidad de resignificación de los problemas presentados por el niño.
Descritores: Pais
Psicanálise
Psicoterapia
Relações Familiares/psicologia
Limites: Seres Humanos
Criança
Responsável: BR1338.1 - Biblioteca Central Prof. Eurico Back


  4 / 294 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-869973
Autor: Gomes, Máyra Laís de Carvalho; Benitez, Priscila; Domeniconi, Camila; Verdu, Ana Claudia Moreira Almeida.
Título: Efeitos do ensino do ecoico aliado a repertórios básicos de leitura sobre a nomeação de palavras em crianças com deficiência intelectual / Efectos de la enseñanza del ecoico asociada a repertorios básicos de lectura sobre el nombramiento de palabras en niños con discapacidad intellectual
Fonte: Temas psicol. (Online);25(1):319-334, mar. 2017. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Os repertórios discriminativos básicos podem ser considerados importantes pré-requisitos para a aquisição da leitura. O presente trabalho verificou a influência do ensino gradual de repertórios discriminativos prévios ao repertório de leitura sobre a aquisição desta habilidade para crianças com deficiência intelectual, destacando o ensino de ecoico aliado à nomeação de figuras. Participaram duas crianças com Síndrome de Down e deficiência intelectual, com dificuldades para oralizar. Foram ensinadas relações entre estímulos baseadas em seleção de figuras e palavras impressas mediante palavra ditada; e entre estímulos e respostas como ecoar conforme palavra ditada, nomear figuras e construir palavra impressa. Após este ensino foram testadas a nomeação das palavras impressas e as relações de equivalência entre palavra impressa e figura e vice versa. Os desempenhos nas tarefas relacionais emergentes passaram de 45% de acertos, em média, avaliados no pré-teste, para a média de 77% de acertos no pós-teste. Os participantes que antes apresentavam repertório nulo de nomeação passaram a ler. O ensino de ecoico pôde auxiliar na nomeação mais precisa de palavras impressas e o planejamento gradual do ensino de habilidades relacionais básicas de nomeação proporcionou a ampliação deste repertório.

Los repertorios discriminativos básicos pueden ser considerados importantes requisitos para la adquisición de la lectura. Este estudio investigó la influencia de la enseñanza gradual de repertorios discriminativos previos al repertorio de lectura sobre la adquisición de esta habilidad para niños con discapacidad intelectual, destacando la enseñanza de ecoicos asociada al nombramiento de imágenes. Participaron dos niños con Síndrome de Down y discapacidad intelectual, con dificultades para oralizar. Se les enseñaron relaciones entre estímulos basadas en selección de imágenes y palabras mediante palabra dictada; y entre estímulos y respuestas como hacer eco según la palabra dictada, nombrar imágenes y construir palabra impresa. Terminada la etapa de enseñanza, se pusieron a prueba el nombramiento de las palabras impresas y las relaciones de equivalencia entre palabra impresa e imagen y viceversa. Los desempeños en tareas relacionales emergentes aumentaron de 45% de aciertos, en media, evaluados en la prueba previa, a la media de 77% de aciertos en el post-test. Los participantes que presentaban repertorio nulo de nombramiento empezaron a leer. La enseñanza de ecoicos puede contribuir para el nombramiento más preciso de palabras impresas y la planificación gradual de la enseñanza de habilidades relacionales básicas de nombramiento proporcionó la expansión de este repertorio.
Descritores: Síndrome de Down
Dislexia
Deficiência Intelectual
-Transtornos da Articulação
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1338.1 - Biblioteca Central Prof. Eurico Back


  5 / 294 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-869972
Autor: Oliveira, Isabel Fernandes de; Amorim, Keyla Mafalda de Oliveira; Paiva, Rafaele dos Anjos; Oliveira, Kamilla Sthefany Andrade de; Nascimento, Marília Noronha Costa do; Araújo, Rafaella Lopes.
Título: A atuação do psicólogo nos NASF: desafios e perspectivas na atenção básica / El papel del psicólogo en los NASF: retos y perspectivas en la atención primaria
Fonte: Temas psicol. (Online);25(1):291-304, mar. 2017. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Os Núcleos de Apoio a Saúde da Família visam elevar a resolutividade, abrangência e escopo da Estratégia Saúde da Família e para isso se estruturam em nove áreas estratégicas, dentre as quais a saúde mental. Por meio dessa, os psicólogos ocupam espaço de destaque nas equipes dos núcleos, cujo trabalho deve priorizar o apoio matricial. Esta pesquisa objetivou analisar a atuação psicológica nesses núcleos no estado do RN, no tocante aos modelos de atuação empregados e sua consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde para o nível de complexidade em questão. Foram realizadas 24 entrevistas semiestruturadas com psicólogos dos núcleos de 16 microrregiões de saúde do estado. Após análise de conteúdo temática, os principais resultados apontam que os psicólogos realizam atividades socioeducativas, visitas domiciliares e atendimentos clínicos. Não há clareza sobre seu papel nos núcleos, mas identificam-se reflexões sobre seu trabalho e a necessidade de modelos de atuação diferentes dos tradicionais para a profissão.

Los Núcleos de Apoyo a la Salud de la Familia tienen como objetivo aumentar la resolución, rango y alcance de la Estrategia de Salud de la Familia y está estructurado en nueve áreas estratégicas, entre las cuales la salud mental. A través de ella, los psicólogos ocupan un espacio importante en los equipos cuyo trabajo debe priorizar el apoyo matricial. Esta investigación tuvo como objetivo analizar la actuación psicológica en los núcleos en Rio Grande do Norte con respecto a los modelos de actuación empleados y a su coherencia con los principios del sistema de salud pública de Brasil para el nivel de complejidad apuntado. Se realizaron 24 entrevistas semi-estructuradas con los psicólogos de los núcleos de 16 micro-regiones de salud de la provincia. Después del análisis de contenido temático, los principales resultados muestran que los psicólogos realizan actividades socio-educativas, visitas a domicilio y atendimientos clínicos. No está claro su papel en el núcleo pero se identifican reflexiones sobre su trabajo y la necesidad de modelos diferentes de los tradicionales para la profesión.
Descritores: Saúde da Família
Estratégia Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Psicologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Responsável: BR1338.1 - Biblioteca Central Prof. Eurico Back


  6 / 294 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-846319 LILACS-Express
Autor: Garcia, Renata Parente; Borsa, Juliane Callegaro.
Título: A prática da avaliação psicológica em contextos esportivos / The practice of psychological assessment in sport settings / La práctica de la evaluación psicológica en el ámbito deportivo
Fonte: Temas psicol. (Online);24(4):1549-1560, dez. 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO O presente trabalho tem por objetivo discutir a utilização da avaliação psicológica na prática da psicologia do esporte no Brasil. Para tanto, foram entrevistados seis psicólogos esportivos no intuito de verificar suas opiniões a respeito da avaliação psicológica em sua rotina de trabalho. Foi utilizado um questionário contendo cinco perguntas semi-dirigidas contemplando a compreensão pessoal acerca da avaliação psicológica no esporte, a importância atribuída à sua realização no início do trabalho, os procedimentos adotados, o uso de testes psicológicos e as dificuldades encontradas. A partir dos relatos, discutidos com base na literatura de ambas as áreas - Psicologia do Esporte e Avaliação Psicológica, pode-se observar a relevância da utilização da avaliação psicológica em contextos esportivos para o conhecimento do atleta, de suas relações e de seu contexto, além de sua importância como norteadora das intervenções do psicólogo. A respeito dos procedimentos utilizados, aparecem majoritariamente as entrevistas, a observação e a aplicação de testes psicológicos. Estes últimos são referidos, ainda, como uma das maiores dificuldades encontradas pelos entrevistados, dada a inexistência de instrumentos como estes, específicos para a realidade esportiva, devidamente validados e adaptados à população brasileira.

ABSTRACT The following paper has the goal to discuss the role of psychological evaluation in the exercise of sports psychology in Brazil. Therefore, six sports psychologists were interviewed in order to bring forth their opinions about psychological evaluation in their daily work. A survey containing five semi-directed questions, regarding the personal comprehension about psychological evaluation in sports, the importance given to its application at the beginning of the work, the adopted procedures, the usage of psychological evaluation and the hardships found. The reports were discussed in light of the literature of both areas - Sports Psychology and Psychological Evaluation. The relevance of the psychological evaluation in sports' context to the athlete knowledge of its relations and its context has been observed, as well as its importance as guide to psychological interventions. Interviews, observation and application of the psychological tests show themselves as majority, regarding the adopted procedures in the psychological evaluations. The latter are referred as the most difficult by the reports given by the interviewed, given to the inexistence of specific psychological tests to the sportive reality thoroughly proved and adapted to the Brazilian population.

RESUMEN Este trabajo tiene como finalidad analizar el papel de la evaluación psicológica en la práctica de la psicología deportiva en Brasil. Para esto, se entrevistaron a seis psicólogos especializados en deporte y se analizaron sus opiniones sobre la evaluación psicológica en su rutina laboral. Se les hizo un cuestionario que constaba de cinco preguntas semiestructuradas a su opinión personal sobre la evaluación psicológica deportiva, a la importancia que le dan a su realización en el inicio del trabajo, a los procedimientos adoptados, el uso de test psicológicos y a las dificultades encontradas. Los resultados fueron analizados en base a las literaturas de ambas áreas (psicología deportiva y evaluación psicológica). Se observó la importancia de la evaluación psicológica en el ámbito deportivo para el conocimiento del atleta de sus relaciones y de su contexto, además de la importancia que tiene como guía de las intervenciones psicológicas. Sobre los procedimientos aplicados en las evaluaciones psicológicas, Los resultados dictan que mayormente se utilizan entrevistas y la observación y aplicación de test psicológicos, los cuales fueron reportados como una de las mayores dificultades según los entrevistados, debido a la inexistencia de test psicológicos especificos sobre la realidad deportiva ni debidamente adaptados a la población brasileña.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


  7 / 294 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-846318 LILACS-Express
Autor: Sbicigo, Juliana Burges; Janczura, Gerson Américo; Salles, Jerusa Fumagalli de.
Título: Considerações metodológicas na elaboração de experimentos com priming de repetição / Methodological considerations in the elaboration with repetition priming experiments / Consideraciones metodológicas en la preparación de experimentos con priming de repetición
Fonte: Temas psicol. (Online);24(4):1533-1547, dez. 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO O paradigma experimental do priming permite lançar luz sobre diferentes aspectos dos processos de memória e possui diversas aplicações. Priming é um efeito de memória implícita, no qual há a recuperação não consciente de informação experienciada recentemente. No Brasil, o volume de pesquisas utilizando esta metodologia é pouco expressivo se comparado à literatura internacional. Buscando incentivar estudos nesse paradigma, o presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir aspectos metodológicos relevantes à elaboração de experimentos com priming de repetição, com ênfase na seleção de materiais (software, estímulos normatizados para o Brasil e relevância de fatores psicolinguísticos) e na manipulação de variáveis (instruções e tempo de exposição dos estímulos, por exemplo). Concluiu-se que: a) PsycoPy é uma excelente opção de software de acesso livre, enquanto E-prime é uma excelente opção com exigência de licença; b) estímulos dos testes de priming precisam dispor de normas brasileiras, considerando aspectos psicolinguísticos e normas para as propriedades de estímulos pictórios; c) Stimulus Onset Asynchrony (SOA) curtos (menores que 300 ms) associados à máscara são excelentes para investigar ativações automáticas e não conscientes de priming; e d) técnicas para reduzir a influência explícita devem ser utilizadas, como o Critério da Intencionalidade da Recuperação. São apresentadas recomendações para pesquisas futuras.

ABSTRACT The priming experimental paradigm sheds light on different aspects of memory processes and has several applications. Priming is an implicit memory effect, in which there is no conscious retrieval information recently experienced. In Brazil, very few studies using this methodology comparing to the international literature is observed. Aiming to encourage studies to use this paradigm, the goal of this paper is to present and discuss methodological aspects relevant to the elaboration of repetition priming experiments emphasizing the selection of materials (software, standardized stimuli lists for Brazil and the relevance of psycholinguistic factors) and the manipulation of variables (instructions and exposure time of the stimuli, for example). The conclusion was that: a) PsycoPy is an excellent free software access option, while E-prime is an excellent option to license requirement; b) priming stimuli tests must have Brazilian norms, considering psycholinguistic aspects and norms for property pictorial stimuli; c) short Stimulus Onset Asynchrony - SOA (less than 300 ms) associated with the mask are excellent to investigate automatic and not conscious priming activations; and d) techniques to reduce the explicit influence should be used as the Retrieval Intentionality Criterion. Finally, recommendations for future research are presented.

RESUMEN El paradigma experimental de priming permite arrojar luz sobre diferentes aspectos de los procesos de memoria y tiene muchas aplicaciones. En Brasil, el volumen de investigación utilizando esta metodología es pequeño si se compara con la literatura internacional. Tratando de fomentar los estudios en este paradigma, este artículo tiene como objetivo presentar y discutir aspectos metodológicos relacionados con la preparación de los experimentos con cebado repetición, con énfasis en la selección de materiales (software, estímulos estandarizados a Brasil y la pertinencia de los factores psicolingüísticos) y la manipulación variables (instrucciones y tiempo de exposición del estímulo, por ejemplo). Se concluyó que: a) PsycoPy es una opción excelente software de libre acesso , mientras que E-Prime es una excelente opción para requisito de licencia; b) pruebas de priming estímulos deben tener normas brasileñas, t eniendo en cuenta los aspectos psicolingüísticos y normas para los estímulos de propiedad pictórios; c) SOAs cortas (menos de 300 ms) con la máscara asociada son excelentes para investigar las activaciones automáticas y no conscientes de priming; y d) técnicas para reducir la influencia explícita deben utilizarse como la I ntencionalidad de R ecuperación C riterio. Se presentan recomendaciones para la investigación futura .
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


  8 / 294 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Turato, Egberto Ribeiro
Texto completo
Id: biblio-846317 LILACS-Express
Autor: Siegel, Pamela; Turato, Egberto Ribeiro.
Título: A possible dialogue between analytical psychology and complementary and alternative medicine / Um possível diálogo entre a psicologia analítica e a medicina alternativa e complementar / Un diálogo posible entre la psicología analítica y la medicina alternativa y complementaria
Fonte: Temas psicol. (Online);24(4):1519-1532, dez. 2016. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: The purpose of this paper is to present the results of an integrative literature review of Analytical Psychology linked to complementary and alternative medicine. The objective of the study was to find out if there is any evidence that C. G. Jung or his followers integrated Analytical Psychology and Complementary and Alternative Medicine (CAM) in their practice. BACKGROUND: Analytical Psychology was thriving when the roots of counter-culture movements and alternative medicine were beginning to gain momentum in the West. METHODS: data sources MEDLINE and Psychological Abstracts were searched using the KEYWORDS: alternative medicine; complementary and alternative medicine; integrative medicine; complementary therapies; acupuncture; homeopathy; yoga; healing. These terms were linked firstly with Carl Gustav Jung and then with Analytical Psychology. The search strategy was not limited to specific languages or time spans and the integrative review of the studies was conducted over a 6-month time period in 2013. RESULTS: the search yielded 10 publications on mandalas; music; kundalini yoga; mindfulness; homeopathy, I Ching; Shamanism; Daoism; biofeedback and traditional healing rituals. In conclusion, despite the use of CAM by some of Jung's followers, Jung was dedicated to understanding the healing mechanism from the psychic perspective and there is no evidence that he integrated body-mind or other CAM techniques, like breathing, stretching, herbal treatment, dieting and fasting, homeopathy and acupuncture, into his clinical practice, although he himself practiced yoga for a short period. Nevertheless, there is no evidence that he recommended yoga to his patients.

O propósito deste estudo é apresentar os resultados de uma revisão integrativa da literatura sobre Psicologia Analítica relacionada à Medicina alternativa e complementar (MAC). OBJETIVO: identificar se há evidências de que C. G. Jung ou seus seguidores integraram a Psicologia Analítica com MAC em suas práticas. CONTEXTUALIZAÇÃO: a Psicologia Analítica estava em pleno desenvolvimento quando as raízes dos movimentos de contracultura e a medicina alternativa ganhavam impulso no ocidente. MÉTODOS: as buscas foram realizadas em 2013 nas bases de dados MEDLINE e Psychological Abstracts com as seguintes PALAVRAS-CHAVE: medicina alternativa; medicina alternativa e complementar; medicina integrativa; terapias complementares; acupuntura; homeopatia; yoga; cura, e cruzados com Carl Gustav Jung e Psicologia Analítica. RESULTADOS: as buscas resultaram em 10 publicações sobre mandalas, música, kundalini yoga, mindfulness, homeopatia, I Ching, xamanismo, taoísmo, biofeedback e rituais de cura tradicionais. CONCLUSÃO: apesar de alguns seguidores de Jung usarem MAC, Jung estava dedicado à compreensão do mecanismo de cura a partir da perspectiva psíquica, e não há evidências de que tenha integrado técnicas mente-corpo ou outras MAC, como respiração, alongamentos, tratamento com plantas medicinais, dietas, jejuns, homeopatia, acupuntura, em sua prática clínica, embora ele tenha praticado yoga por um curto período de tempo.

PROPÓSITO: presentar los resultados de una revisión integrativa de la literatura que abarca la Psicología Analítica relacionada a la Medicina alternativa y complementaria (MAC). OBJETIVO: identificar si hay evidencias de que C. G. Jung o sus seguidores han integrado la Psicología Analítica con MAC en sus prácticas clínicas. CONTEXTUALIZACIÓN: la Psicología Analítica se encontraba en pleno desarrollo mientras que las raíces de los movimientos de contracultura y las MAC florecían en el occidente. MÉTODOS: fueron realizadas búsquedas, en 2013, en las bases de datos MEDLINE y Psychological Abstracts utilizando las siguientes PALABRAS-CLAVE: medicina alternativa; medicina alternativa y complementaria; medicina integrativa; terapias complementarias; acupuntura; homeopatía; yoga; cura, entrecruzándolos con Carl Gustav Jung y con Psicología Analítica. RESULTADOS: fueron encontradas 10 publicaciones sobre mandalas, música, kundalini yoga, mindfulness, homeopatía, I Ching, chamanismo, taoismo, biofeedback y rituales tradicionales de cura. CONCLUSIÓN: aunque algunos seguidores de Jung han utilizado MAC, Jung estaba dedicado a la comprensión del mecanismo de cura partiendo de la perspectiva psíquica, y no hay evidencias de que él tenga integrado técnicas mente-cuerpo u otras MAC, como respiración, estiramientos, tratamiento herbolario, dietas, ayunos, homeopatía y acupuntura, en su práctica clínica, si bien ha practicado yoga durante un corto período de tiempo.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


  9 / 294 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-846316 LILACS-Express
Autor: Pinho, Vanessa Dordron de; Falcone, Eliane Mary de Oliveira; Sardinha, Aline.
Título: O papel preditivo da habilidade empática sobre o perdão interpessoal / The predictive role of empathic skill on interpersonal forgiveness / El papel predictivo de la capacidad empática sobre el perdón interpersonal
Fonte: Temas psicol. (Online);24(4):1507-1518, dez. 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Pesquisas associam benefícios pessoais e interpessoais à empatia, uma habilidade de interação social que abrange aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais. A empatia envolve a capacidade para adotar a perspectiva afetiva e cognitiva do outro (tomada de perspectiva), para importar-se genuinamente com o bem-estar alheio (sensibilidade afetiva) e para comportar-se de forma congruente, expressando ao interlocutor que o compreende e se preocupa com o mesmo. Estudos recentes têm relacionado esta habilidade ao perdão interpessoal, o qual caracteriza-se pela mudança cognitiva, afetiva e comportamental em relação a um ofensor específico, de uma polaridade negativa a outra positiva. Neste estudo, objetivou-se avaliar o valor preditivo da empatia sobre o perdão, a partir de medidas de autorrelato multidimensionais. O Inventário de Empatia e o Enright Forgiveness Inventory foram aplicados a uma amostra brasileira, composta por 172 participantes. Análises de regressão indicaram que três fatores empáticos - Tomada de Perspectiva, Sensibilidade Afetiva e Altruísmo - foram preditores do perdão, nas dimensões afetiva e comportamental. Os resultados encontrados apoiam a importância da empatia para a ocorrência do perdão e sugerem que investir nesta habilidade seja um meio promissor de promoção do perdão em intervenções para superação da mágoa.

Current research point to personal and interpersonal benefits associated to empathy, a social interaction ability that includes cognitive, affective and behavioral aspects. Empathy involves the ability to adopt the other's affective and cognitive perspective (perspective taking), to care genuinely with the welfare of others (affective sensitivity) and to behave in a consistent manner, expressing understanding and concern to the one whom you are talking to. Recent studies have linked this ability to interpersonal forgiveness, which is characterized by cognitive, affective and behavioral change in relation to a specific offender, from a negative polarity to a positive one. This study aimed to evaluate the predictive power of empathy on forgiveness, using self-report multidimensional instruments. The Empathy Inventory and the Enright Forgiveness Inventory were applied to a Brazilian sample composed of 172 participants. Regression analysis indicated three dimensions of empathy - Perspective Taking, Affective Sensitivity and Altruism - as predictors of affective and behavioral aspects of forgiveness. Results support the important role of empathy for the occurrence of forgiveness and they suggest investing in this ability is a promising means of promoting forgiveness in interventions to overcome grief.

Investigaciones han asociado beneficios personales e interpersonales a empatía, una habilidad de interacción social que incluye aspectos cognitivos, afectivos y conductuales. Empatía implica capacidad de adoptar el punto de vista afectivo y cognitivo de los otros (toma de perspectiva), de preocuparse con el bienestar de los demás (sensibilidad afectiva) y de comportarse de manera consistente, expresando al otro comprensión y que el mismo le importa. Estudios recientes han relacionado esta capacidad al perdón interpersonal, que se caracteriza por el cambio cognitivo, afectivo y de comportamiento en relación con un agresor específico, de una polaridad negativa a otra positiva. Este estudio tuvo como objetivo evaluar el valor predictivo de la empatía sobre el perdón, usando medidas multidimensionales de autorreporte. Se aplicaron el Inventario de Empatía y el Enright Forgiveness Inventory a una muestra brasileña de 172 participantes. Los análisis de regresión indicaron que tres factores de la empatía - Toma de Perspectiva, Sensibilidad Afectiva y Altruismo - fueron predictores del perdón en sus dimensiones afectivas y conductuales. Los resultados apoyan la importancia de la empatía para la ocurrencia del perdón y sugieren que la inversión en esta habilidad es un medio prometedor para promover perdón en intervenciones para superar el dolor.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


  10 / 294 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-846315 LILACS-Express
Autor: Oliveira, Karina da Silva; Nakano, Tatiana de Cássia; Wechsler, Solange Muglia.
Título: Criatividade e saúde mental: uma revisão da produção científica na ultima década / Creativity and mental health: a review of scientific production in the last decade / Creatividad y salud mental: una revisión de la producción científica de la última década
Fonte: Temas psicol. (Online);24(4):1493-1506, dez. 2016. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: A relação entre criatividade e saúde mental é foco de debate há mais de cinco séculos, sendo marcada, nos últimos anos pela mudança de paradigma proporcionada pela Psicologia Positiva, cujo foco volta-se à valorização de aspectos sadios e bem desenvolvidos no indivíduo. Buscando investigar melhor o enfoque que tem sido dado à essa relação, o presente estudo analisou a produção científica versada ao tema, publicada no período de 2004 a 2014 nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), PsycARTICLES, Academic Search Premier e Academic Search Elite. A partir da análise de 58 artigos, os resultados indicaram um crescimento não linear das produções, equilíbrio entre estudos do tipo teórico e empírico com metodologia qualitativa, publicados pelas áreas de Psicologia e Medicina com um foco predominantemente psicopatológico. Diante dos achados sugere-se o desenvolvimento de estudos sobre a temática, voltados à investigação dos aspectos sadios presentes na relação entre criatividade e saúde mental dentro da tendência atual da Psicologia Positiva.

The relationship between creativity and mental health is the focus of debate for more than five centuries, being marked in recent years by the paradigm shift provided by Positive Psychology, whose focus back to the recovery of healthy aspects and well developed in the individual. Seeking further investigate the approach that has been given to this relationship, this study analyzed the scientific production versed to the subject, published from 2004 to 2014 in Scientific Electronic Library Online (SciELO) databases, Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), PsycARTICLES, Academic Search Premier and Academic Search Elite. From the analysis of 58 articles, the results indicated a non-linear growth of production, balance between the theoretical and empirical studies with qualitative methodology, published by the areas of Psychology and Medicine, and having a predominantly psychopathological focus. Given the findings suggest the development of studies on the subject, engaged in the study of the healthy aspects in the relationship between creativity and mental health within the current trend of Positive Psychology.

La relación entre la creatividad y la salud mental es el centro del debate durante más de cinco siglos, está marcada en los últimos años por el cambio de modelo proporcionado por la Psicología Positiva, cuyo foco de nuevo a la recuperación de los aspectos saludables y bien desarrollado en el individuo. Buscando investigar más a fondo el enfoque que se ha dado a esta relación, este estudio analiza la producción científica versado con el tema, publicado desde 2004 hasta 2014 en las bases de datos Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), PsycARTICLES, Academic Search Premier y Academic Search Elite. A partir del análisis de 58 artículos, los resultados indicaron un crecimiento no lineal de la producción, el equilibrio entre los estudios teóricos y empíricos con metodología cualitativa, publicado por las áreas de Psicología y Medicina, y que tiene un enfoque predominantemente psicopatológico. Dados los hallazgos sugieren el desarrollo de estudios sobre el tema, que participan en el estudio de los aspectos saludables en la relación entre la creatividad y la salud mental dentro de la tendencia actual de la Psicología Positiva.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



página 1 de 30 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde