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Pesquisa : TEMAS EM PSICOLOGIA - LILACS
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Id: biblio-991736
Autor: Modesto, João Gabriel; Pilati, Ronaldo.
Título: "Nem todas as vítimas importam": crenças no mundo justo, relações intergrupais e responsabilização de vítimas / "Not all victims matter": belief in a just world, intergroup relations and victim blaming / "Ni todas las victimas importan": creencia en el mundo justo, relaciones intergrupales y reponsabilizacion de victimas
Fonte: Temas psicol. (Online);25(2):763-774, jun. 2017. ilus.
Idioma: en; pt.
Projeto: CAPES; . CNPq.
Resumo: A presente pesquisa investigou o processo de responsabilização de vítimas no contexto das relações intergrupais a partir da hipótese do mundo justo. Em dois estudos testamos a influência da categoria social da vítima na relação entre crenças no mundo justo (CMJ) explícita/ implícita e a responsabilização de vítimas. No Estudo 1, 102 participantes responderam a medidas explícita e implícita da CMJ e avaliaram o grau de responsabilidade de uma vítima (endogrupo X exogrupo) de bala perdida. No Estudo 2, além da manipulação da categoria social da vítima, incluímos uma manipulação de carga cognitiva. Foram 110 participantes que responderam às medidas da CMJ e avaliaram a responsabilidade de uma vítima (endogrupo X exogrupo) de bala perdida em uma situação de carga cognitiva (baixa X alta). Verificou-se que a categoria social da vítima interfere na relação da CMJ com a responsabilização. Quando a CMJ explícita ou implícita explicou a responsabilização, esse efeito foi restrito para a avaliação da vítima do endogrupo. Os achados da presente pesquisa corroboram a hipótese que vítimas do endogrupo são mais ameaçadoras para a CMJ dos indivíduos, indicando a importância de considerar a categoria social da vítima para um adequado entendimento da hipótese do mundo justo.

The present research investigated the process of victim blaming in the context of intergroup relations through the just world hypothesis. In two studies we tested the influence of the victim's social category in the relationship between explicit and implicit beliefs in a just world (BJW) and victim blaming. In Study 1, 102 participants answered the explicit and implicit measures of BJW and evaluated how much a stray bullet victim (ingroup X outgroup) was to blame. In Study 2, aside from the manipulation of victim social category, we included a manipulation of cognitive load. 110 participants answered the BJW measures and evaluated how much a stray bullet victim (ingroup X outgroup) was to blame in a situation of cognitive load (low X high). It was verified that the victim's social category interferes in the relationship between BJW and victim blaming. When explicit or implicit BJW explained blaming, that effect was restricted to the evaluation of an ingroup victim. The findings of the present research confirm the hypothesis that ingroup victims are more threatening to individual's BJW and indicate the importance of considering the victim's social category for a more adequate understanding of the just world hypothesis.

Esta investigación examino' el proceso de responsabilizacion de victimas en el contexto de las relaciones intergrupales a partir de la hipótesis del mundo justo. En dos estudios investigamos la influencia de la categoría social de la víctima en la relación entre creencias en el mundo justo (CMJ) explicita/implícita y la responsabilizacion de victimas. En el Estudio 1, 102 participantes respondieron medidas explicita y implícita de CMJ y evaluaron el grado de responsabilidad de una víctima (endogrupo X exogrupo) de bala perdida. En el Estudio 2, además de la manipulación de categoría social de la víctima, incluimos una manipulación de carga cognitiva. 110 participantes respondieron las medidas de la CMJ y evaluaron la responsabilidad de una víctima (endogrupo X exogrupo) de bala perdida en una situación de carga cognitiva (baja X alta). Fue encontrado que la categoría social de la víctima interfiere en la relación de la CMJ con la responsabilizacion. Cuando la CMJ explícita o implícita explicó la responsabilizacion, este efecto fue restricto a la evaluación de la víctima del endogrupo. Los resultados de esta investigación confirman la hipótesis de que víctimas del endogrupo son más amenazantes para la CMJ de los individuos y indican la importancia de considerar la categoría social de la victima para una comprensión adecuada de la hipótesis del mundo justo.
Descritores: Religião
Vítimas de Crime
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Meia-Idade
Responsável: BR1338.1 - Biblioteca Central Prof. Eurico Back


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Id: biblio-991732
Autor: Rodrigues, Luciana Oliveira Villarinho; Silva, Carlos Roberto de Castro e; Oliveira, Nara Rejane Cruz de; Tucci, Adriana Marcassa.
Título: Perfil de usuários de crack no município de Santos / Profile of crack users in Santos city / Perfil de los consumidores de crack en la ciudad de Santos
Fonte: Temas psicol. (Online);25(2):675-689, jun. 2017. tab.
Idioma: pt.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo: O uso do crack é uma questão complexa, que exige inovações e articulações intersetoriais na proposição de políticas públicas eficazes. OBJETIVO: descrever o perfil dos usuários de crack do município de Santos/SP. MÉTODO: estudo transversal e de abordagem quantitativa. Participaram 292 sujeitos, de ambos os sexos, com idade acima de dezoito anos. A amostra foi selecionada por meio da técnica da bola de neve. Utilizou-se para a coleta de dados uma versão adaptada do Addiction Severity Index. RESULTADOS: O perfil dos investigados indica maior prevalência de sujeitos do sexo masculino, solteiros, moradores de rua, com idade média de 35 anos, escolaridade média de 8 anos, problemas relacionados aos vínculos familiar e social, presença marcante de sintomas psicológicos e psiquiátricos, início de consumo de crack na vida adulta, poliusuários de substâncias psicoativas e sem histórico de tratamento. CONCLUSÕES: A constatação de tal perfil sugere que as intervenções fundamentadas nas Estratégias de Redução de Danos feitas in loco, com objetivo educativo e preventivo, podem ser as formas mais adequadas de se conseguir inserção e reduzir os danos nesta população. Assim, tais achados podem auxiliar e fortalecer políticas públicas, tal como o consultório na rua, especialmente na área de álcool ou outras drogas.

The use of crack is a complex issue, requiring intersectoral innovations and joints in proposing effective public policies. OBJECTIVE: To describe the profile of crack users in the city of Santos/SP. METHOD: Cross-sectional study with a quantitative approach. Subjects were 292 crack users, from both sexes, over the age of eighteen. The sample was selected through the snowball technique. It was used for data collection an adapted version of the Addiction Severity Index. RESULTS: The profile of subjects investigated indicates a higher prevalence of male, single, homeless, average age 35, average schooling of 8 years, problems related to family and social ties, high presence of psychological and psychiatric symptoms, beginning of crack consumption in adulthood, poliusers of psychoactive substances and no history of treatment. CONCLUSIONS: The finding of such a profile suggests that interventions based on harm reduction strategies made in locus with educational and preventive objective, may be the most appropriate ways to achieve integration and reduce damage in this population. Thus, these findings can help and strengthen public policies, such as Street Outreach Offices, especially in the area of alcohol or other drugs.

El consumo de crack es un tema complejo, que requiere innovaciones intersectoriales y articulaciones para proponer políticas públicas eficaces. OBJETIVO: Describir el perfil de los consumidores de crack en la ciudad de Santos/SP. MÉTODO: Estudio transversal con enfoque cuantitativo. Participaron 292 sujetos de ambos sexos, mayores de dieciocho años. La muestra fue seleccionada por la técnica de bola de nieve. Fue utilizado para la recolección de datos una versión adaptada del Índice de Severidad de la Adicción. RESULTADOS: El perfil investigado indica una mayor prevalencia de varones, solteros, edad media de 35 años, de escolaridad media de 8 años, las problemas relacionados con los vínculos familiares y sociales, marcada presencia de síntomas psicológicos y psiquiátricos, principio del consumo de crack en la edad adulta, poliusers de sustancias psicoactivas y sin antecedentes de tratamiento. CONCLUSIONES: El hallazgo de un perfil de este tipo sugiere que las intervenciones basadas en las estrategias de reducción de daños hechos en locuo, con objetivo educativo y preventivo, pueden ser los medios más apropiados para lograr la integración y reducir los daños en esta población. Por lo tanto, estos resultados pueden ayudar y fortalecer las políticas públicas, como las equipos de salud callejera, sobre todo en el área de alcohol u otras drogas.
Descritores: Cocaína Crack
Cocaína
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
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Id: biblio-991725
Autor: Jesus, Juliana Campos de; Oliveira, Thais Porlan; Rezende, Junio Vieira de.
Título: Generalização de mandos aprendidos pelo PECS (Picture Exchange Communication System) em crianças com transtorno do espectro autista / Generalization of mands learned by PECS (Picture Exchange Communication System) in children with autism / Generalización de mandos aprendidos por PECS (Picture Exchange Communication System) en los niños autistas
Fonte: Temas psicol. (Online);25(2):531-543, jun. 2017. ilus, tab.
Idioma: pt.
Projeto: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; . Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo: O ensino de comportamento verbal com o uso de comunicação alternativa é um instrumento para melhorar a interação social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo do estudo foi ensinar mandos com o Picture Exchange Communication System (PECS) e avaliar a sua generalização entre ambientes. Os mandos treinados consistem na troca de cartões com estímulos visuais pelos próprios itens. Participaram do estudo quatro crianças diagnosticadas com TEA, com idade entre 6 e 12 anos. Após treino do PECS, professora e mães receberam instruções e registraram a emissão de mandos (teste de generalização) nos ambientes escolar e domiciliar. Os resultados mostraram que para três crianças o ensino de mandos foi bem sucedido e que ocorreu a generalização para outros itens nos dois contextos avaliados. É discutida a necessidade de maior controle de variáveis que interfiram no treino para a aquisição de mandos, além de planejamento da generalização pelas crianças para ambientes, pessoas e itens diferentes.

Verbal training with the use of alternative communication is a tool for improving the social interaction of children with Autism Spectrum Disorder (TEA). The aim of this study was to promote generalization of trained mands through the Picture Exchange Communication System (PECS). Trained mands comprise the exchange of pictures with visual stimuli by the items themselves. There were 4 autists aged between 6 and 12 years old, who took part in the study. After the PECS training, the teacher and the mothers were instructed to take notes of the mands performed in school and home settings. Results have shown that 3 children met the learning criterion for PECS and that there was a generalization for other settings. The need for greater control of the variables that interfere with mand acquisitions and the children planning for generalization of environment, people and different items have been discussed.

Entrenamiento verbal con el uso de la comunicación alternativa es una herramienta para mejorar la interacción social de los niños con trastorno del espectro autista (TEA). El objetivo era enseñar a los comandos con el Sistema Picture Exchange Communication (PECS) y evaluar su generalización. Mandos entrenados consisten en el intercambio de cartas con los estímulos visuales por elementos propios. Los participantes del estudio fueron cuatro niños diagnosticados con TEA, de 6 a 12 años. Después del entrenamiento del PECS, profesor y madres fueron instruidos y grabó las exigencias de emisiones (prueba de generalización) en el entorno escolar y el hogar. Los resultados mostraron que a tres hijos demandas del entrenamiento fue un éxito y lo que pasó generalización a otros artículos en los dos contextos evaluados. Se discutió la necesidad de mayores variables de control que interfieren con lo entrenamiento para adquirir comandos y la generalización de la planificación para los niños a los ambientes, personas y diferentes elementos.
Descritores: Transtorno Autístico
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
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Id: biblio-991723
Autor: Alves-Silva, Junia Denise; Scorsolini-Comin, Fabio; Santos, Manoel Antônio dos.
Título: Bodas para uma vida: motivos para manter um casamento de longa duração / Entire life's wedding: reasons to maintain a long-term marriage / Bodas para toda la vida: razones para mantener un matrimonio de largo plazo
Fonte: Temas psicol. (Online);25(2):487-501, jun. 2017. ilus, tab.
Idioma: pt.
Projeto: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; . Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar os motivos que levam as pessoas a manterem casamentos de longa duração. Foram entrevistados sete casais com tempo médio de casamento de 45,7 anos, com média de idade de 68,9 anos e com filhos. A partir de dois roteiros semiestruturados, os participantes foram entrevistados individualmente e em casal, totalizando 21 entrevistas. Por meio da análise de conteúdo temática, foram construídas 19 categorias com os motivos mais frequentes indicados pelos participantes para a manutenção do casamento. A responsabilidade com a família e com o cônjuge, a necessidade de cumprir o que consideram como dever de esposo/esposa e pai/mãe, além dos laços afetivos entre os familiares foram os motivos mais elencados nas entrevistas. Foi possível observar a tentativa de equilíbrio entre individualidades e conjugalidade por parte dos casais entrevistados, bem como a manutenção dos papéis de gênero ao longo dos anos de relacionamento. Devem ser fomentados novos estudos nesse tema, contribuindo para a área da conjugalidade.

The aim of this study is to investigate the reasons why people maintain long-term marriages. We interviewed seven couples with average marriage time of 45.7 years, average age of 68.9 years old and with children. From two semi-structured scripts, the participants were interviewed individually and as a couple, totalizing 21 interviews. Through the thematic analysis of content, 19 categories were made with the most common reasons why the participants maintain the marriage. Responsibility to the family and to the spouse, the need of fulfilling what they consider as duty of a husband/wife and father/mother, in addition to affectional bonds between the relatives were the most important reasons in the interviews. It was possible to notice the interviewed couples' attempt of balance between individualities and conjugality, as well as the maintenance of gender roles throughout the years of relationship. Further researches on this topic should be encouraged, contributing to the study of conjugality.

El objetivo de este estudio fue investigar los motivos que llevan a las personas a mantener matrimonios de larga duración. Fueron entrevistados siete parejas con tiempo medio de matrimonio de 45,7 años, con media de edad de 68,9 años y con hijos. A partir de dos guiones semiestructuradas, los participantes fueron entrevistados individualmente y en pareja, totalizando 21 entrevistas. Por medio del análisis de contenido temática, fueron construidas 19 categorías con los motivos más frecuentes indicados por los participantes para el mantenimiento del matrimonio. La responsabilidad con la familia y con el conyugue, la necesidad de cumplir lo que consideran como deber de esposo/esposa y padre/madre, además de los lazos afectivos entre los familiares fueron los motivos más enumerados en las entrevistas. Fue posible observar el intento de equilibrio entre individualidades e conyugalidad por parte de las parejas entrevistadas, así como la manutención de los papeles de género a lo largo de los años de relacionamiento. Deben ser fomentados nuevos estudios em este tema, contribuyendo para el área de la conyugalidad.
Descritores: Casamento
Motivação
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Idoso
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Id: biblio-1004767 LILACS-Express
Autor: Anon.
Título: Protocolo de evaluación transdiagnóstico para estrés, ansiedad y depresión: un análisis con víctimas colombianas / Transdiagnostic evaluation protocol for stress, anxiety and depression: an analysis with colombian victims / Protocolo de avaliação transdiagnóstica para o estresse, ansiedade e depressão: uma análise com as vítimas colombianas
Fonte: Temas psicol. (Online);26(4):2119-2132, out.-dez. 2018. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Siguiendo el modelo transdiagnóstico, se diseñó un protocolo de evaluación para estrés, ansiedad y depresión. Se realizaron dos estudios. El primero fue de tipo instrumental en el cual se estableció la validez de contenido del protocolo a través del juicio de armonía interjueces, con nueve expertos en evaluación transdiagnóstica, quienes evaluaron los aspectos generales, las variables transdiagnósticas incluidas, las problemáticas clínicas e instrumentos propuestos, mediante la técnica Angoff Modificada. Los coeficientes r wg oscilaron entre .33 y .97 valores que indicaron acuerdo entre jueces. Los indicadores de severidad e indulgencia permiten inferir que la evaluación de los expertos fue favorable. En el segundo estudio se compararon las puntuaciones medias obtenidas en la aplicación del protocolo a 15 víctimas del conflicto armado y 73 personas sintomáticas. No se encontraron diferencias estadísticamente significativas entre las medias de las variables transdiagnósticas entre los dos grupos los valores p oscilaron entre .09 y .95, resultados que permiten inferir que la sensitividad ansiosa, intolerancia a la incertidumbre y afecto positivo-negativo, como variables transdiagnósticas pueden ser identificadas mediante el protocolo, independientemente del tipo de diagnóstico o condición de víctima.

Two studies were undertaken following the transdiagnostic model, an evaluation protocol for stress, anxiety, and depression was designed. The first one was instrumental, in which the validity of the content of the protocol was established through interjudged harmony judgment, with nine experts in transdiagnostic evaluation, who evaluated the general aspects, the transdiagnostic variables included, the clinical problems, and the instruments proposed, using the modified Angoff technique. The r wg coefficients fluctuated between .33 and .97 showing inter-judge agreement. The indicators of severity and indulgence allowed us to infer that the evaluation of the experts was favorable. In the second study, the average scores obtained in the application of the protocol were compared to 15 victims of the armed conflict and 73 symptomatic people. There were no statistically significant differences between the means of the transdiagnostic variables between the two groups, p-values fluctuated between .09 and .95, this results allow us to infer that anxiety sensitivity, intolerance to uncertainty and positive-negative affect as transdiagnostic variables can be identified by means of the protocol regardless of the type of diagnosis or condition of victim.

O objetivo deste estudo foi descrever as propriedades de um protocolo para a avaliação do estresse, a ansiedade e a depressão, elaborado segundo o modelo transdiagnóstico. Realizaram-se dois estudos. No primeiro (do tipo instrumental) foram procuradas evidências de validade de conteúdo por meio da estimação da concordância entre juízes. Nove especialistas na área de avaliação transdiagnóstica analisaram as características gerais, as problemáticas clínicas, os instrumentos propostos e as variáveis transdiagnósticas contidas no protocolo, por meio da técnica Angoff modificada. Os coeficientes r wg mostraram uma boa concordância entre os juízes. A análise dos índices de severidade e indulgencia indica que a avaliação dos especialistas foi favorável. No segundo estudo, o protocolo foi aplicado a 15 vítimas do conflito armado e 73 pessoas sintomáticas, e suas pontuações foram comparadas. Não houve diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos quanto às variáveis transdiagnósticas, esses resultados permitem inferir que o protocolo pode ser utilizado para identificar a sensitividade ansiosa, a intolerância à incerteza e o afeto positivo-negativo, como variáveis transdiagnósticas, independentemente do tipo de diagnóstico ou a condição da vítima.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-1004766 LILACS-Express
Autor: Anon.
Título: Evidências de validade do inventário de organização da personalidade - Brasil (IPO-Br): relação com o modelo dos cinco grandes fatores da personalidade / Validity evidences of the inventory of personality organization - Brasil (IPO-Br): its relation with the five-factor model of personality / Evidencias de validez del inventario de organización de la personalidad - Brasil (IPO-Br): relación con el modelo de los cinco grandes factores de la personalidad
Fonte: Temas psicol. (Online);26(4):1875-1889, out.-dez. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq; . CAPES.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar evidências de validade convergente e incremental da versão brasileira do Inventário de Organização da Personalidade (IPO-Br), sendo este um instrumento que avalia o funcionamento patológico da personalidade. Participaram do estudo 170 indivíduos, sendo 61,2% pacientes em atendimento psiquiátrico ou psicológico. Comparou-se a diferença das médias dos grupos clínico e não-clínico. Foram realizadas também análises correlacionais e multivariadas entre o IPO-Br e as dimensões da Bateria Fatorial da Personalidade (BFP), baseada no modelo dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade. Foram encontradas correlações positivas, moderadas a altas, entre os fatores do IPO-Br com o fator Neuroticismo. Além disso, as facetas da BFP explicaram entre 27 a 68% da variância dos fatores do IPO-Br. O IPO-Br também mostrou-se capaz de diferenciar pessoas com e sem indicadores psicopatológicos, assim como de incrementar explicação para a severidade dos sintomas psiquiátricos para além da explicação dada pelos fatores da BFP, indicando adequadas evidências de validade e utilidade clínica do IPO-Br.

The aim of the present study was to investigate evidences of convergent and incremental validity for the Brazilian version of the Inventory of Personality Organization (IPO-Br), an instrument that evaluates pathological functioning of personality. The sample included 170 individuals of which 61.2% were patients attending psychiatric or psychological treatment. The average difference for clinical and non-clinical groups were compared, and correlational and multivariate analyses were performed between the IPO-Br and of the Bateria Fatorial da Personalidade, a Brazilian measure of the Five-Factor Model (FFM). Moderate to high positive correlations were found between the IPO-Br factors and the Neuroticism dimension. In addition, the FFM explained between 27 and 68% of the variance of the IPO-Br factors. The IPO-Br was also able to differentiate people with and without psychopathological indicators, as well as capable to increment the explanation of psychiatric severity beyond the explanation given by the FFM, indicating adequate evidences of validity and clinical utility of the IPO-Br.

El presente estudio investigó evidencias de validez convergente e incremental de la versión brasileña del Inventario de Organización de la Personalidad (IPO-Br), un instrumento que evalúa el funcionamiento patológico de la personalidad. Participaron 170 personas, siendo el 61,2% pacientes en tratamiento psiquiátrico o psicológico. Se compararon las medias de las diferencias en los grupos clínicos y no clínicos, y se realizaron análisis de correlación y multivariado entre el IPO-Br y la Bateria Fatorial da Personalidade (BFP). Se encontraron correlaciones, positivas moderadas a altas entre los factores del IPO-Br con Neuroticismo. Además, las facetas de BFP explicaron entre el 27-68% de la varianza de los factores del IPO-Br. El IPO-Br también demostró ser capaz de diferenciar personas con y sin indicadores psicopatológicos y de incrementar la explicación para la severidad psiquiátrica de la personalidad más allá de la explicación dada por el BFP, lo que indica una evidencia adecuada de la validez y la utilidad clínica del IPO-Br.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-1004764 LILACS-Express
Autor: Santos, José Victor De Oliveira; Araújo, Ludgleydson Fernandes de; Negreiros, Fauston; Cerqueira-Santos, Elder.
Título: Adoção de crianças por casais homossexuais: as representações sociais / Adoption of children by homosexual couples: the social representations / La adopción de los niños por parejas homosexuales: las representaciones sociales
Fonte: Temas psicol. (Online);26(1):75-91, mar. 2018. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: A presente pesquisa objetivou identificar as representações sociais da adoção por casais homoafetivos na realidade brasileira. Participaram 589 adultos, de ambos os sexos, com idades entre 18 e 69 anos (M= 27,43, DP= 9,0) de diferentes regiões do país. Utilizaram-se entrevistas estruturadas e questionários sociodemográficos que foram analisados pelo software Iramuteq, que por sua vez apreendeu as representações sociais em classes de proximidade lexical. Os resultados apontaram, na Classificação Hierárquica Descendente, duas classes no corpus sobre adoção homoparental e cinco classes no corpus acerca do desenvolvimento infantil. Em sua maioria os resultados apontaram representações sociais positivas, sempre visando o melhor para o adotando como justificativa, por outro lado posicionamentos desfavoráveis encontrados refletem o receio da criança não conseguir lidar com o modelo familiar. Nesse sentido, acredita-se que as representações sociais acerca da adoção por casais homoafetivos documentadas neste estudo apontam conceitos que possam subsidiar medidas sociais que tragam ainda mais direitos para pessoas homossexuais.

This study aimed to identify the social representations of adoption by homosexual couples in the Brazilian reality. Participants where 589 adults of both genders, aged between 18 and 69 years (M=27.43, SD=9.0) from diverse backgrounds. Structured interviews and sociodemographic questionnaires were used and were analyzed using the IRaMuTeQ software, which organized the social representations into classes of lexical proximity. Results showed, a Descending Hierarchical Classification, with two classes in the corpus of same-sex parent adoption and five classes in the corpus about childhood development. These mainly highlighted positive social representations, always seeking the best for the adoptee as the justification, however, unfavorable positions found reflected the fear that the child would not be able to cope with the family model. In this sense, it is believed that the social representations about adoption by homosexual couples documented in this study indicate concepts that could support social interventions that increase the civil rights of homosexual parents.

Esta investigación tuvo como objetivo identificar las representaciones sociales de la adopción por parejas homosexuales en la realidad brasileña. Participaron 589 adultos de ambos sexos, con edades entre 18 y 69 años (M = 27.43, DE = 9.00) en diferentes regiones. Se utilizarón entrevistas estructuradas y cuestionarios sociodemográficos fueron analizados por el software Iramuteq, que se hizo con las representaciones sociales en las clases de proximidad léxicos. Los resultados mostraron, la clasificación jerárquica descendente, dos clases en el corpus de la adopción homoparental y cinco clases en el corpus sobre el desarrollo infantil, en su mayoría han demostrado las representaciones sociales positivas, buscando siempre la mejor para la adopción como justificación, sin embargo posiciones desfavorables encontradas reflejan el miedo del niño no puede manejar el modelo de familia. En este sentido, se cree que las representaciones sociales acerca de la adopción por parte de parejas homosexuales documentados en este studio indican conceptos que pueden apoyar medidas sociales todavía traen más derechos para las personas homosexuales.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Yamamoto, Maria Emília
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Id: biblio-1004762 LILACS-Express
Autor: Shiramizu, Victor Kenji Medeiros; Yamamoto, Maria Emília.
Título: "In x out": revisando o viés de grupo através da perspectiva biológica / "In x out": reviewing the group bias through the biological perspective / "In x out": revisando el sesgo de grupo a través de la perspectiva biológica
Fonte: Temas psicol. (Online);25(3):1427-1439, set. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Os fatores subjacentes ao favorecimento do endogrupo e de indiferença/hostilidade ao exogrupo são amplamente estudados pela psicologia social, onde estudos reportam que, por exemplo, indivíduos confiam mais e associam palavras positivas aos membros do mesmo grupo. O estudo desses fatores pode ajudar na compreensão de fenômenos tais como preconceito e etnocentrismo. As perspectivas evolucionista e neuroendócrina vêm sendo extremamente relevantes nos últimos anos para o estudo do favoritismo ingroup. Todavia, uma busca sistemática nas bases de dados Lilacs, Scielo, Google Scholar e Web of Science por palavras-chave relacionadas ao viés de grupo demonstrou uma carência por publicações nesse tema no Brasil. Dos trabalhos recuperados, apenas um se enquadrava na perspectiva evolucionista e nenhum abordava os mecanismos neuroendócrinos do viés de grupo. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é discutir o viés de grupo através de uma perspectiva biológica, explicitando as hipóteses para a evolução desses comportamentos, os métodos empregados para o estudo dos mesmos e as bases neuroendócrinas e os substratos neurais que os medeiam.

The factors underlying to the ingroup favoritism and outgroup indifference/hostility are broadly studied by social psychology, where studies report that, for example, individuals trust more and associate positive words to members of the same group. The study of these factors can help in understand phenomena such as prejudice and ethonocentrism. However, a systematic search in the databases Web of Science, Google Scholar, Scielo, and Lilacs for the keywords related to group bias showed a studies shortage for this topic in Brazil. Besides, in the studies retrieved, just one fitted into evolutionary perspective and no study has approached the neuroendocrine mechanisms of the group bias. Therefore, the objective of this study was to discuss the group bias through the biological perspective, explaining the evolutionary hypothesis to the evolution of these behaviors, the methods applied to study this topic, and the neuroendocrine basis and neural substrates mediating them.

Los factores subyacentes al favorecimiento del endogrupo y a la indiferencia/hostilidad al exogrupo son ampliamente estudiados por la psicología social, donde estudios informan, por ejemplo, que los indivíduos confian más y asocian palabras positivas a los miembros del mismo grupo. El estúdio de esos factores puede ayudar en la comprensíon de fenómenos tales como el prejuicio y el etnocentrismo. Las perspectivas evolucionista y neuroendócrina han sido extremadamente relevantes en los últimos años para el estúdio del favoritismo ingroup. Sin embargo, una búsqueda sistemática en las bases de datos Lilacs, Scielo, Web of Science y Google Scholar por palabras claves relacionadas al sesgo de grupo demostró una carencia de publicaciones sobre ese tema en Brasil. De los trabajos recuperados sólo uno se ajustaba a la perspectiva evolucionista y ninguno abordaba los mecanismos neuroendocrino del sesgo de grupo. De esta manera, el objetivo del presente estudio es discutir el sesgo de grupo a través de una perspectiva biológica, explicando las hipótesis para la evolución de esos comportamientos, los métodos utilizados para el estúdio de ellos, las bases neuroendocrinas y los sustratos neurales que los median.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-1004761 LILACS-Express
Autor: Pereira, Fabiane da Silva; Lobato, Suelen Nicole da Silva; Oliveira, Juliana Sequeira César de; Yamaguchi, Cyntia Tzue; Cordeiro, José Claudio de Barros; Galvão, Olavo de Faria.
Título: Discriminação auditiva-visual em deficientes auditivos pós-linguais com implante coclear / Auditory-visual discrimination in adults with postlingual hearing impairment and cochlear implants / Discriminación visual-auditiva en adultos con discapacidad auditiva postlocutiva y implante coclear
Fonte: Temas psicol. (Online);25(3):1373-1384, set. 2017. ilus, tab.
Idioma: pt.
Projeto: Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; . Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; . Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo: Com o objetivo de verificar o efeito do treino do comportamento de ouvinte sobre o de falante, e especificamente verificar se deficientes auditivos pós-linguais usuários de implante coclear: (a) aprenderiam discriminações condicionais auditivo-visuais com estímulos convencionais e não convencionais; (b) formariam classes dos estímulos correlacionados; (c) apresentariam desempenho generalizado para outras frequências auditivas; e (d) se estes repertórios afetariam o comportamento de falante, dois adultos com deficiência auditiva pós-lingual usuários de implante coclear foram expostos a um programa de ensino com questões de escolha de acordo com o modelo, em sete fases: 1) Pré-treino de tarefas auditivo-visuais com utilização do fading out; 2) Pré-teste de nomeação para avaliar o comportamento de falante; 3) Ensino das relações entre palavras ditadas e figuras; 4) Ensino das relações entre palavras ditadas e escritas; 5) Teste de formação de classes; 6) Teste de generalização auditiva e 7) Pós-teste de nomeação. Os participantes aprenderam as relações ensinadas, formaram classes dos estímulos correlacionados e generalizaram o desempenho para uma voz de timbre diferente. Comparando-se os pré e pós-testes, observou-se aumento no índice de correspondência do comportamento de falante com a comunidade verbal. Discutem-se as possibilidades dessa metodologia para a reabilitação da fala nessa população.

Aiming the evaluation of listener-behavior training on speaker-behavior, specifically if individuals with hearing impairment and cochlear implant would: (a) learn audio-visual conditional discriminations with conventional and non-conventional words; (b) form stimulus classes; (c) present generalized responses to other audio frequencies; and (d) transfer the acquired hearing competences to speaker repertoires, two adults with post-lingual hearing loss and cochlear implant were exposed to a seven phases' matching to sample conditional discriminations teaching program consisting of: 1) Pre-training of auditory-visual tasks using fading out; 2) Pre-test of naming to evaluate the speaker behavior, 3) Teaching relations between dictated words and figures; 4) Teaching relations between dictated and written words, 5) Test of class formation; 6) Test of hearing generalization; 7) Post-test of naming. The participants learned the directly taught relations, demonstrated class formation and generalization. Comparing pre- and post-tests, they showed higher correspondence between their speaker behavior and verbal community's speaker behavior. The possibilities of this methodology for speaking rehabilitation in this population is discussed.

Con el objetivo de averiguar el efecto del entrenamiento de la conducta de oyente sobre la de hablante, verificar específicamente si discapacitados auditivos post-locutivos usuarios de IC: (a) aprenderían la discriminación condicional auditivo-visual de estímulos convencionales y no convencionales; (b) formarían clases de estímulos; (c) generalizarían a otra frecuencia; (d) si estos repertorios influyen en el comportamiento del orador, dos adultos con discapacidad auditiva post-lingual y usuarios de implante coclear fueron expuestos a un programa de enseñanza con cuestiones de selección por igualación a la muestra, en siete fases: 1) Pre-entrenamiento de tareas visual-auditivas con utilización del desvanecimiento (fading out); 2) Prueba previa de nombramiento para evaluar la conducta de hablante; 3) Entrenamiento de relaciones entre palabras dictadas y figuras; 4) Entrenamiento de relaciones entre palabras dictadas y escritas; 5) Prueba de formación de clases; 6) Prueba de generalización auditiva y 7) Prueba posterior de nombramiento. Los participantes aprendieron las relaciones enseñadas, demostraron formación de clases y generalización. La comparación de los pre y post tests mostró que, ellos presentaran índices de correspondencia más grandes con la comunidad verbal en el comportamiento de hablar. Se discute la importancia de esta metodología para la rehabilitación en esta población.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-1004760 LILACS-Express
Autor: Monteiro, Renan Pereira; Medeiros, Emerson Diógenes de; Pimentel, Carlos Eduardo; Soares, Ana Karla Silva; Medeiros, Hermógenes Acácio de; Gouveia, Valdiney Veloso.
Título: Valores humanos e bullying: idade e sexo moderam essa relação? / Human values and bullying: do age and gender moderate this relationship? / Los valores humanos y el bullying: la edad y el género moderan esta relación?
Fonte: Temas psicol. (Online);25(3):1317-1328, set. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: São perceptíveis as consequências graves que perpassam o bullying, sendo importante conhecer variáveis que possam predizer este padrão de comportamento entre escolares. O presente estudo objetivou conhecer em que medida os valores humanos predizem o bullying, testando o papel moderador das variáveis sexo e idade. Participaram 300 crianças (M = 11,07; DP = 1,31) de escolas públicas e particulares, as quais responderam a Escala de Comportamentos de Bullying, o Questionário dos Valores Básicos - Infantil e perguntas demográficas. Os resultados indicaram que os valores das subfunções interativa (β = -0,21, B = -0,14, IC95% = -0,23/-0,06, p < 0,001) e realização (β = 0,32, B = 0,14, IC95% = 0,09/0,20, p < 0,001) predisseram comportamentos de bullying. Posteriormente, verificou-se que estas relações não foram moderadas por sexo e idade das crianças. Conclui-se que os valores humanos são uma variável importante para compreender este tipo de comportamento agressivo entre pares, favorecendo intervenções que venham a reduzir este problema nas escolas.

The serious consequences that underlie bullying are noticeable and it is important to know the variables that can predict this behavior pattern among students. The aim of the study was to understand to what extent human values predict bullying, testing the moderating role of gender and age. Participants were 300 children (M = 11.07; SD = 1.31) from public and private schools, who answered the Bullying Behaviors Scale, the children version of Basic Values Survey and demographic questions. Results showed that values from the interactive (β = -.21, B =-.14, IC95% = -.23/-.06, p < .001) and promotion (β = .32, B = .14, IC95% = .09/.20, p < .001) subfunctions predict bullying behavior. We found that these relationships were not moderated by the children's gender or age. It may be concluded that human values are an important variable to understand this aggressive behavior among peers, promoting interventions that may reduce the problem at schools.

Son perceptibles las graves consecuencias que perpasan el bullying, siendo importante conocer variables que puedan predecir este comportamiento entre estudiantes. El presente trabajo tuvo como objetivo conocer en que grado los valores humanos predicen el bullying, evaluando el papel moderador de las variables género y edad. Participaron 300 niños (M = 11.07; SD = 1.31) de escuelas publicas y privadas, los cuales responderon la Escala de Comportamentos de Bullying, el Cuestionario de Valores Básicos Infantil y preguntas demográficas. Los resultados indicaron que los valores de las subfunciones interactiva (β = -.21, B = -.14, IC95% = -.23/-.06, p < .001) y realización (β = .32, B = .14, IC95% = .09/.20, p < .001), predicieron comportamientos de bullying. Posteriormente, se verificó que estas relaciones no fueron moderadas por género y edad de los niños. Se concluye que los valores humanos son una variable importante para comprender este tipo de comportamiento, favorecendo intervenciones que vengan a reducir este problema en las escuelas.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



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