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Pesquisa : Estudos e Pesquisas em Psicologia - LILACS
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Id: biblio-996791
Autor: Dadalto, Elâine Cristina Vargas; Rosa, Edinete Maria.
Título: Vivências e expectativas de mães com recém nascidos pré-termo Internados em Unidade de terapia intensiva neonatal / Experience and expectations of mothers of preterm newborns hospitalized in neonatal intensive care unit / Vivencias y expectativas de madres con recién nacidos pretérminos internados en unidad de terapia intensiva neonatal
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;15(3):814-834, set.-dez. 2015. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi o de conhecer vivências e expectativas de mães com recém-nascidos pré-termo internados em unidades de terapia intensiva neonatal (UTINs) avaliando processos proximais iniciais mãe-filho. O planejamento foi pela Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, com a participação de 62 mães. A maioria delas nunca tinha pensado na possibilidade da hospitalização do filho. A UTIN foi descrita como ambiente de cuidado e atenção, mas a vivência foi avaliada como evento impactante, independente da escolaridade, classe econômica, tipo de UTIN e idade gestacional (p>0,05), relatando tristeza e preocupação (45,2%), rotina cansativa, mas necessária (24,2%) e, mesmo diante da felicidade pela recuperação, o período inicial foi difícil e doloroso (30,6%). Para a maioria não terá consequência negativa na relação mãe-bebê (66,2%) e os processos proximais iniciais combinaram contato físico, conversa e amamentação. As mães estavam enfrentando a hospitalização do bebê sob perspectiva positiva, a partir dos próprios recursos biopsicológicos, apoio familiar e profissional

The purpose was understand mothers' experiences and expectations towards preterm newborns hospitalized at neonatal intensive care units (NICUs), evaluating the initial proximal processes between mother-child. Planning was based on Bioecological Theory of Human Development, with participation of 62 mothers. Most mothers had never thought about the possibility of child's hospitalization. NICU was described as an environment of care and attention, but the experience was evaluated as a shocking event, regardless of educational background, social class, type of NICU and gestational age (p>0.05); they reported sadness and concern (45.2%), tiring but necessary routine (24.2%); and, even in face of happiness about recovery, the initial period was hard and painful (30.6%). For the majority there will be no negative consequences in mother-infant relationship (66.2%) and initial proximal processes combined physical contact, conversation and breastfeeding. Mothers were facing infant hospitalization under positive perspective, from their own bio-psychological resources, family and professional support

El objetivo fue conocer vivencias y expectativas de madres con recién nacidos pretérminos internados en unidades de terapia intensiva neonatal (UTINs) para evaluar procesos proximales iniciales madre-hijo. Planificación hecha con la Teoría Bioecológica del Desarrollo Humano, con participación de 62 madres. La mayoría nunca pensó hospitalizar al hijo. La UTIN fue descrita como ambiente de cuidado y atención, pero la vivencia fue evaluada como evento impactante, sin importar el nivel de escolarización, clase económica, tipo de UTIN y edad gestacional (p>0,05); relata tristeza y preocupación (45,20%); rutina agotadora, pero necesaria (24,2%) y, a pesar de la felicidad por la recuperación, el período inicial fue difícil y doloroso (30,6%). Para la mayoría no habrá consecuencia negativa en la relación madre-bebé (66,2%) e procesos proximales iniciales combinaron contacto físico, conversación y lactancia. Las madres enfrentaron la hospitalización del bebé positivamente, a partir de los propios recursos biopsicológicos, apoyo familiar y profesional
Descritores: Recém-Nascido
Desenvolvimento Infantil
Serviços de Saúde da Criança
Psicologia da Criança
Nascimento Prematuro
Relações Mãe-Filho
Limites: Seres Humanos
Recém-Nascido
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Wagner, Adriana
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Id: biblio-996787
Autor: Scheeren, Patrícia; Delatorre, Marina Zanella; Neumann, Angélica Paula; Wagner, Adriana.
Título: O papel preditor dos estilos de apego na resolução do conflito conjugal / The predictor role of attachment styles in marital conflict resolution / El papel predictor de los estilos de apego en la resolución de conflictos conyugales
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;15(3):835-852, set.-dez. 2015. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo avaliou o papel preditor dos estilos de apego na resolução do conflito conjugal. Foram investigados 428 homens e mulheres com idades entre 18 e 75 anos, de diferentes níveis socioeconômicos, residentes na região sul do Brasil. Os participantes responderam a um questionáriosociodemográfico, ao The Conflict Resolution Style Inventory (CRSI) e àEscala de Apego Adulto (EAA). Realizou-se uma análise de regressão linearmúltipla para testar as hipóteses. Os resultados apontam que os estilos deapego inseguros foram preditores dos estilos de resolução de conflitos destrutivos, enquanto que o estilo de apego seguro foi preditor da resoluçãode conflitos construtiva. Esses achados apontam para a importância de considerar os estilos de apego dos membros do casal na compreensão dopadrão de relacionamento conjugal diante de situações conflitivas

This article evaluated the predictive role of attachment styles in marital conflict resolution. Sample was composed by 428 men and women aged between 18 and 75 years old, from different socioeconomic levels, residents in southern Brazil. Participants completed a sociodemographic questionnaire, The Conflict Resolution Style Inventory (CRSI) and the Adult AttachmentScale (AAS). The data was analyzed by multiple linear regression. The results indicated that the insecure attachment styles were predictors of destructive conflict resolution styles, while secure attachment style was a predictor of constructive resolution of conflicts. These findings point out the importance of considering the attachment styles of the partners in understanding the pattern of marital relationships in conflict situations

En este artículo se evalúa el papel predictivo de los estilos de apego en laresolución de conflictos de pareja. Se investigaron 428 hombres y mujeres con edades entre 18 y 75 años, de diferentes niveles socioeconómicos, residentes en el sur de Brasil. Los participantes respondieron a un cuestionario sociodemográfico, al The Conflict Resolution Style Inventory(CRSI) y la Escala de Apego Adulto (EAA). Se realizó un análisis de regresión múltiple para probar las hipótesis. Los resultados indican que los estilos de apego inseguro eran predictores de la resolución del conflicto destructiva, mientras que el estilo de apego seguro fue un predictor de la resolución constructiva de conflictos. Estos resultados apuntan a la importancia de considerar los estilos de apego de los miembros de la pareja en la comprensión de la estructura de las relaciones conyugales ante situacionesde conflicto
Descritores: Conflito Familiar
Desenvolvimento Humano
Relações Interpessoais
Apego ao Objeto
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: biblio-996785
Autor: Valente, Fernanda Pinheiro Rebouças; Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de.
Título: Para além da punição: (re)construindo o conceito de responsabilização socioeducativa / Going beyond the punishment: (re)building the responsibility socioeducacional concept / Más allá de la sanción: (re)construyendo el concepto de responsabilidad socioeducacional
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;15(3):853-870, set.-dez. 2015. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo discute o conceito de responsabilização juvenil, a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), da Lei 12.594 que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo e da filosofia, e considera os impactos da polissemia do termo sobre a apropriação que dele fazem os operadores do sistema socioeducativo. Os documentos normativos fazem menção a diferentes formas de responsabilização, vistas como alternativas não punitivas no processo socioeducativo, sem que apresentem uma definição clara desses termos. A imprecisão do conceito pode estar contribuindo, no processo histórico, para a manutenção do caráter coercivo, aflitivo e punitivo, frequentemente presentes na execução de medidas socioeducativas. Para chegar a uma compreensão mais clara da questão, procedeu-se inicialmente a análise documental de textos legais que tratam do processo de responsabilização socioeducativa. No segundo momento,realizou-se pesquisa quali-quantitativa, em que um instrumento do tipo escala Lickert foi aplicado entre operadores do sistema socioeducativo. Os resultados evidenciam que a vinculação entre punição e culpabilização e as práticas promotoras de responsabilização socioeducativa, diz mais sobre ascrenças e as representações que seguem existindo dentro do sistema socioeducativo do que a um não conhecimento das leis e normas que regem o sistema socioeducativo pelos profissionais

This article discusses the concept of juvenile responsibility, from the Childand Adolescent Statute, the Law no. 12594, which established the NationalSystem of Socioeducational Care and the philosophy. Normative documentsmention the different forms of responsibility, seen as non-punitivealternatives in socioeducational process without presenting a clear definitionof these terms. The vagueness of the concept may be contributing, in the historical process, to maintain the coercive character, distressing andpunitive, often present in the execution of educational measures. To get a clearer understanding of the issue, we proceeded initially desk review of legal texts that address the socio responsibility process. In the secondphase, there was qualitative and quantitative research, in which a scaleLikert type instrument was applyto the professionals of the teen care system.The results show that the link between punishment, guilt and practices thatpromote socio responsibility, says more about the ideologies and representations continue to exist within the childcare system to a nonknowledgeof the laws and regulations governing childcare system by professionals

Este artículo aborda el concepto de responsabilidad juvenil, del Estatuto delNiño y del Adolescente, la Ley 12.594 establece el Sistema Nacional de Servicios y la filosofía socio-educativo, y considera que la polisemia plazo de los impactos sobre la apropiación incluido en el mismo la los operadores de sistemas de cuidado de los niños. Documentos normativos mencionan lasdiferentes formas de rendición de cuentas, vistos como alternativas nopunitivas en proceso socio-educativo sin presentar una clara definición de estos términos. La vaguedad del concepto puede estar contribuyendo, en elproceso histórico, para mantener el carácter coercitivo, angustiante ypunitiva, a menudo presente en la ejecución de medidas educativas. Paraobtener una comprensión más clara de la cuestión, se procedió inicialmenteexamen teórico de los textos legales que abordan el proceso de responsabilidad socio. En la segunda fase, hubo una investigación cualitativa y cuantitativa, en la que se aplicó un instrumento tipo Likert de escala entre los operadores del sistema de cuidado de niños. Los resultados muestran que el vínculo entre el castigo y la culpa y prácticas que promueven la responsabilidad socio, dice más acerca de las ideologías y representaciones siguen existiendo en el sistema de cuidado de niños a un no-conocimiento de las leyes y reglamentos que rigen el sistema de cuidado de niñosprofesionales
Descritores: Defesa da Criança e do Adolescente
Responsabilidade Legal
Desenvolvimento do Adolescente
Delinquência Juvenil
Limites: Seres Humanos
Adolescente
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Id: biblio-996781
Autor: Schmidt, Beatriz; Bolze, Simone Dill Azeredo; Vieira, Mauro Luis; Crepaldi, Maria Aparecida.
Título: Relacionamento conjugal e características sociodemográficas de casais heteroafetivos / Marital relationship and sociodemographic characteristics ofhetero-affective couples / Relación conyugal y características sociodemográficas de parejas heterosexuales
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;15(3):871-890, set.-dez. 2015. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo objetivou descrever a relação entre relacionamento conjugal e características sociodemográficas em arranjos familiares heteroafetivos. Participaram da pesquisa 208 adultos (104 mulheres e 104 homens), com média de 30 a 40 anos de idade e 10 anos de relação conjugal. Os instrumentos utilizados foram o Questionário Sociodemográfico e o Questionário Floreal. Os dados da pesquisa foram submetidos ao Statistical Package for Social Sciences e analisados de forma descritiva e inferencial. A relação de casal dos respondentes se caracterizou, em média, por harmonia conjugal. Identificou-se que quanto menor a renda e menor a escolaridade, mais os cônjuges referiram interações permeadas por reciprocidade negativa e evitação. No mesmo sentido, o número de pessoas residentes no domicílio familiar também se apresentou positivamente relacionado à emergência de brigas, discussões, trocas de acusações e sentimentos de desigualdade entre o casal, bem como à retração feminina com o intento de evitar conflitos conjugais. As mulheres pareceram mais sensíveis às relações entre conjugalidade e variáveis sociodemográficas em comparação aos homens

The present study aimed to describe the relationship between marital relationship and sociodemographic characteristics in hetero-affective family arrangements. Participated in the survey 208 adults (104 women and 104 men), with average from 30 to 40 years old and 10 years of marital relationship. The instruments used were the Sociodemographic Questionnaire and the Floreal Questionnaire. The survey data were submitted to the Statistical Package for Social Sciences and analyzed descriptively and inferentially. The marital relation of the respondents was characterized, on average, by marital harmony. It was found that the lower the income and the education were, more the spouses reported interactions permeated by negative reciprocity and avoidance. Similarly, the amount of people living in the family home also performed positively related to the emergence of fights, arguments, exchanges of accusations and feelings of inequality between the couple and the female retraction with intent to avoid marital conflicts. Women appeared to be more sensitive to the relationship betwee

Este estudio tuvo como objetivo describir la relación entre la relación conyugal y características socio demográficas de los arreglos heteroafectivos familiares. Participaron de la investigación 208 adultos (104 mujeres y 104 hombres), con media de 30 a 40 años de edad y 10 años de relación conyugal. Los instrumentos utilizados fueron el Cuestionario Sociodemográfico y el Cuestionario Floreal. Los datos de la encuesta fueron introducidos en el programa Statistical Package for Social Sciences y analizados de forma descriptiva y por inferencia. La relación de pareja de los encuestados se caracterizó, en promedio, por la armonía conyugal. Se identificó que cuanto menor la renta y menor la escolaridad, más los conyugues refirieron interacciones permeadas por reciprocidad negativa y evitación. En el mismo sentido, la cantidad de personas residentes en el domicilio familiar también se presentó positivamente relacionada a la aparición de peleas, discusiones, intercambios de acusaciones y sentimientos de desigualdad entre la pareja, así como a la retracción femenina con el intento de evitar conflictos conyugales. Las mujeres parecieron más sensibles a las relaciones entre conyugalidad y variables socio demográficas en comparación a los hombres
Descritores: Demografia
Heterossexualidade
Desenvolvimento Humano
Relações Interpessoais
Limites: Seres Humanos
Adulto
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: biblio-996748
Autor: Paiva, Rosa Lucia Soares; Zamora, Maria Helena Rodrigues Navas; Vilhena, Junia de; Silva, Sergio Gomes da.
Título: Violência, delinquência e tendência antissocial. Sobre a experiência de um atendimento a crianças vítimas da violência em uma favela do Rio de Janeiro / Violence, delinquency and antisocial tendency. The experience of treating children victimized by violence in a slum in Rio de Janeiro / La violencia, la delincuencia y la tendencia antisocial. Sobre laexperiencia de la asistencia a niños víctimas de la violencia en una favela de Río de Janeiro
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;15(3):891-915, set.-dez. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: Considerando nossa inserção em um projeto social realizado dentro de uma favela do Rio de Janeiro, o presente trabalho objetiva analisar os alcances e limites de nossa atuação profissional no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência e de comportamento antissocial, à luz do pensamento de Winnicott. O projeto objetiva a socialização de crianças e adolescentes vítimas de violência, a partir de atividades circenses, lúdicas, criação de figurinos, aprendizagem de danças e capoeira, acompanhadas por uma equipe de assistentes sociais, pedagogos e psicólogos. O atendimento evidenciou a violência que incide sobre as vidas das crianças e dos adolescentes em suas várias manifestações. Dois estudos de casos são apresentados para ilustrar o trabalho desenvolvido no projeto. Concluiu-se que, malgrado todos os esforços das equipes, que ofereciam um espaço de escuta e acolhimento a esses atores sociais, nem todos puderam encontrar uma saída criativa para suas vidas diante do seu sofrimento psíquico. A possibilidade de construção e reconstrução só foi possível quando estas puderam encontrar no projeto social "Circo" uma "luz no fim do túnel", ou seja, um lugar, um espaço ou "continente suficientemente bom" às suas demandas psíquicas e às da própria vida

Considering our insertion in a social program held in a slum in Rio de Janeiro, this work aims at analyzing the range and limits of our professional action in treating children and teenagers victimized by violence and presenting antisocial demeanor, according to Winnicott's thinking. The project aims at the socialization of children and teenagers victimized by violence through activities such as: circus, playing, fashion creation, dancing and "capoeira" practice, while accompanied by a team of social workers, pedagogues and psychologists. The sessions evidenced several manifestations of violence taking place on children and teenagers´ lives. Two case studies are presented. The conclusion was that, although all the efforts made by the teams, offering a listening and refuge space to those social actors, not all of them were able to find a creative way out to their lives, in face of their psychological suffering. The possibility of constructing and reconstructing was only possible whenever they could find hope within the social program called "Circus", that is, a place, a space or a "good enough continent" to their psychological demands and of their own lives

Teniendo en cuenta nuestra inserción en un proyecto social llevado a cabo en una favela de Río de Janeiro, el presente trabajo tiene como objetivo analizar el alcance y los límites de nuestra práctica profesional en el cuidado de los niños víctimas de la violencia y el comportamiento antisocial, luz de el pensamiento de Winnicott. El proyecto socializa a los niños y adolescentes víctimas de la violencia, con el: circo, actividades de juego, creación de trajes, bailes de aprendizaje, capoeira y acompañado por un equipo de trabajadores sociales, educadores y psicólogos. La asistencia mostró la violencia que se centra en la vida de niños y adolescentes en diversas manifestaciones. Se presentan dos casos de estudio, se concluyó que, a pesar de todos los esfuerzos de un espacio de escucha y refugio a estos niños, no todo el mundo podía encontrar una salida creativa para sus vidas antes de que su sufrimiento mental. La posibilidad de la construcción y la reconstrucción fue posible sólo cuando se podían encontrar en el proyecto social "Circus" a "la luz al final del túnel", es decir, un lugar o una "buena continente suficiente" a sus demandas psicológicas y la vida misma
Descritores: Violência
Áreas de Pobreza
Desenvolvimento Infantil
Transtorno da Conduta
Delinquência Juvenil
Limites: Seres Humanos
Criança
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: biblio-996745
Autor: Alves, Amanda Pansard; Arpini, Dorian Mônica; Cúnico, Sabrina Daiana.
Título: Guarda compartilhada: perspectivas e desafios diante da responsabilidade parental / Shared guardianship: perspectives and challenges regarding parental responsibility / Custodia compartida: perspectivas y desafíos frente a la responsabilidad parental
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;15(3):916-935, set.-dez. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: A guarda compartilhada, apesar de ser compreendida como um avanço nas relações parentais pós-divórcio, ainda é recente no ordenamento jurídico brasileiro. Diante disso, este estudo buscou conhecer o relato de pais e mães a partir de suas vivências em relação a esta modalidade de guarda. Para tanto, integraram esta pesquisa três mães e dois pais que estabeleceram em acordo, realizado em uma assistência judiciária gratuita, a guarda compartilhada. Esse estudo teve caráter qualitativo, sendo executado a partir de entrevistas semidirigidas de questões abertas. Como resultados alcançados foi possível identificar que os participantes tinham entendimento claro acerca de como deve funcionar a guarda compartilhada. Contudo, foram relatadas dificuldades para o exercício desta modalidade de guarda, com destaque para a ausência paterna, a entrada de um terceiro ­ nova companheira do pai ­ e o conflito entre os ex-companheiros após o fim da relação. Diante desses impasses apresentados para o exercício da parentalidade conjunta após o término do relacionamento, entende-se necessário um acompanhamento aos pais com relação ao exercício dos cuidados parentais após a separação, para com isso auxiliar no fortalecimento da relação entre pais e filhos após o desenlace conjugal

The shared custody, although it is understood as a breakthrough in postdivorce parental relationships, is still fresh in the Brazilian legal system. Given this fact, this study aimed to comprehend the report of fathers and mothers about their experiences related to children guardianship. Three mothers and two fathers who had established agreement related to shared guardianship through a free legal assistance integrated the research. Such qualitative study was carried out based on semi-directed interviews, with open-ended questions. The results evidence that the participants clearly acknowledged how the shared guardianship should work. However, difficulties concerning the exercise of such type of guardianship were reported, highlighting the absence of the father, the entrance of a third party in the relationship ­ the new partner of the father ­ and the conflict among ex-partners after the end of the relationship. In face of the challenges presented as regards the exercise of joint parenting after the end of the relationship, it is necessary to monitor the parents, as relates to parenting care, so as to help strengthening the relationships among parents and children after marital separation

La custodia compartida, aunque se entiende como un gran avance en las relaciones parentales después del divorcio, es todavía reciente en el sistema jurídico brasileño.Teniendo en cuenta esto, este estudio tuvo como objetivo conocer la historia de padres y madres sobre sus experiencias en relación a la custodia de los hijos. Para ello, esta investigación integra tres madres y dos padres que establecieron un acuerdo de custodia compartida, firmado en una asistencia jurídica gratuita. El estudio tuvo carácter cualitativo, y fue ejecutado a través de entrevistas semi-estructuradas con preguntas abiertas. Con los resultados obtenidos, fue posible identificar que los participantes tenían claro entendimiento de cómo debería funcionar la custodia compartida. Sin embargo, fueron relatadas dificultades para el ejercicio de esta modalidad de custodia. Entre ellas, se destacan la ausencia paterna y la presencia de una nueva persona ­ nueva pareja del padre - y el conflicto entre los excompañeros después del final del matrimonio. Delante de los problemas presentados para el ejercicio de la parentalidad conjunta después del término de la relación conyugal, se entiende que es necesario el acompañamiento a los padres con respecto al ejercicio de los cuidados parentales, para auxiliar en el fortalecimiento de la relación entre padres e hijos después del desenlace matrimonial
Descritores: Psicologia Social
Custódia da Criança
Divórcio
Família
Relações Familiares
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: biblio-996739
Autor: Nascimento, Maria Livia do; Arello, Maria Isabel Rosa da Silva; Santiago, Gláucia Helena de Paula.
Título: Lógicas de controle e marcos legais: a proteção no campo da infância e da adolescência / Control logic and legal guidelines: the protection in the field of childhood and adolescence / Lógicas de control y marcos legales: la protección en el campo de la infancia y de la adolescencia
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;15(3):936-947, set.-dez. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: A pesquisa teve como objetivo colocar em análise os sentidos de proteção, presentes nos documentos reguladores das políticas públicas, destinadas a crianças e adolescentes. Como suportes teórico-epistemológicos utilizamos a história como uma ferramenta de análise e as discussões sobre as relações de saber/poder, proposições trabalhadas por Michel Foucault, e o conceito de situação analisadora da análise institucional, na qual acontecimentos são tomados como disparadores que levam ao questionamento de verdades instituídas e de crenças engessadas. O encontro dessas linhas de pensamento com os documentos oficiais estudados possibilitou o levantamento de quatro analisadores: a afirmação da família como o lugar ideal para o cuidado de crianças e adolescentes (analisador família), as lógicas do controle e da vigilância presentes no contemporâneo (analisador controle), as teorias psicológicas do desenvolvimento atreladas à ideia de prevenção, risco e vulnerabilidade da infância (analisador teorias do desenvolvimento) e a força do discurso especialista (analisador especialismo). Para esse relato destacamos o analisador controle. A lógica presente nos discursos de proteção opera através de mecanismos de poder pautados nas noções de vulnerabilidade, risco e periculosidade, criando a necessidade de gestão e de controle de uma parcela específica da população

The main goal of this research was to analyze the meaning of protection present in the regulatory documents of the public policy destined to children and youth. As theoretical and epistemological supports were applied history as a tool of analysis and the discussions about know/power relations, propositions worked by Michel Foucault, and the concept of analyzer status of institutional analysis in which events are taken as triggers that leads to questioning of instituted truths and stagnant beliefs. The meeting of those lines of thoughts with the official documents that have been studied, enabled the survey of four analyzers: the affirmation of family as being the ideal place for caring of children and teenagers (family analyzer), the logics of control and vigilance set in the contemporary (control analyzer), the psychological theories of development attached to the idea of prevention, risk and vulnerability of childhood (theories of development analyzer) and the power of the specialized speech (specialism analyzer). In this report will be featured the analyzer control. The logic present on the speeches of protection works through mechanisms of power based on notions of vulnerability, risk and dangerousness, creating the necessity of management and control of a specific share of population

La investigación tuvo como objetivo colocar en análisis los sentidos de la protección presentes en los documentos reguladores de las políticas públicas destinadas a niños y adolescentes. Como soportes teórico-epistemológicos utilizamos la historia como herramienta de análisis y las discusiones sobre las relaciones de saber/poder, propuestas por Michel Foucault, así como el concepto de situación analisadora proveniente del análisis institucional, según la cual acontecimientos son tomados como disparadores que llevan al cuestionamiento de verdades instituidas y de creencias enyesadas. El encuentro de esas líneas de pensamiento con los documentos oficiales estudiados posibilitó el planteamiento de cuatro analisadores: la afirmación de la familia como el lugar ideal para el cuidado de niños y adolescentes (analisador familia), las lógicas de control y de vigilancia presentes en la sociedad contemporanea (analisador control), las teorías psicológicas del desarrollo vinculadas a la idea de prevención, riesgo y vulnerabilidad de la infancia (analisador teorías del desarrollo) y la fuerza del discurso especializado (analisador especialismo). Para este relato destacamos el analisador control. La lógica presente en los discursos de protección opera por medio de mecanismos de poder basados en las nociones de vulnerabilidad, riesgo y periculosidad, creando la necesidad de gestión y de control de una parcela específica de la población
Descritores: Psicologia Social
Poder (Psicologia)
Defesa da Criança e do Adolescente/psicologia
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: biblio-996735
Autor: Ayres, Lygia Santa Maria; Carvalho, Cíntia de Sousa; Barreira, Mariana Chaves Botelho.
Título: Discursos dos psicólogos no contexto da comissão de orientação e ética / Psychologists's speech within the context of orientation and ethics comission / Discursos de psicólogos en el contexto de la orientación y la ética
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;15(3):948-964, set.-dez. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: Buscamos, neste artigo, analisar os discursos escritos, e encaminhados por psicólogos, denunciados à Comissão de Orientação e Ética em denúncias e/ou processos éticos, tramitados no Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro. Nosso objetivo, ao problematizar práticas/discursos veiculados pelos psicólogos denunciados em seu conselho de classe, consiste em colocar em análise alguns argumentos, lógicas e premissas que atravessam os discursos desses profissionais num momento em que sua atuação/intervenção é questionada. Pautadas nas contribuições de Foucault, Bakhtin, Guattari e outros teóricos, as autoras em suas indagações transpõem o universo do psicólogo denunciado levantando discursos/práticas para além dos argumentos desses profissionais, colocando em cena a própria constituição da comissão de orientação e ética. Esse trabalho, de modo algum, pretende expor, rechaçar ou mesmo intimidar colegas de profissão, mas contribuir por meio de reflexões para a construção de uma psicologia mais comprometida com a população, ao tentar desconstruir conceitos e pilares que ainda sustentam uma psicologia dita neutra, objetiva e científica e, por efeito, psicólogos descontextualizados

This article aims to analyse the speeches written and submitted by psychologists to the Regional Psychology Council of the State of Rio de Janeiro in relation to allegations and/or law suits forwarded through legal channels by the Regional Psychology Council of the State of Rio de Janeiro. Our goal is to bring into light problematic practices/speeches used by the psychologists denounced by their class councils consists of analyzing some arguments, logics and premises contained in the speech of such professionals in a moment where their actions/interventions are being questioned. Based on the contributions by Foulcault, Bakhtin, Guattari and others, the authors in their enquiries transpose the denounced psychologist's universe by raising speeches/practices to a point beyond these professionals' arguments, placing them in the realm of the contitution of the orientation and ethics comission. This work does not intend to expose, defy or intimidate colleagues in any way, but to contribute through considerations to the formation of psychology as a field concerned with the population by bringing down concepts and foundations that still sustain psychology said to be neutral, objective and scientific and as a result, such professionals

En este artículo analizamos los discursos escritos y transmitidos por los psicólogos denunciados a la Comisión de Orientación y Ética en los informes o procesos éticos que tramitan en el Consejo Regional de Psicología de Río de Janeiro. Nuestra meta, al problematizar prácticas y discursos presentados por psicólogos denunciados en el colegio de su asociación, consiste en analizar algunos argumentos, razonamientos y suposiciones que se muestran a través de los discursos de estos profesionales en un momento en que se cuestiona su acción e intervención. Basadas en las aportaciones de Foucault, Bakhtin, Guattari y otros teóricos, las autoras en sus indagaciones transponen el universo del psicólogo denunciado y enseñan discursos y prácticas más allá de los argumentos de estos profesionales, lo que pone en tela de juicio la propia constitución de la Comisión de Orientación y Ética. Este trabajo no pretende de manera alguna exponer, defender o incluso intimidar a colegas de profesión, sino contribuir a través de reflexiones a la institución de una psicología más comprometida con la población, mientras que intenta deshacer conceptos y pilares que aún mantienen una psicología dicha neutral, objetiva y científica y, por consiguiente, psicólogos alejados del contexto profesional
Descritores: Prática (Psicologia)
Psicologia Social
Psicologia
Declarações
Ética
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: biblio-996698
Autor: Peres, Sávio Passafaro.
Título: A fenomenologia de Husserl no contexto da psicologia na virada para o século XX / Husserl's phenomenology in the context of psychology at the turn of the twentieth century / La fenomenología de Husserl en el contexto de la psicología a la vuelta del siglo XX
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;15(3):986-1005, set.-dez. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: Neste artigo buscamos esclarecer como a fenomenologia de Husserl situa-se no contexto da psicologia na passagem para o século XX. Focamos especialmente na obra Investigações Lógicas, que marca a virada de Husserl à fenomenologia. Inicialmente, examinamos o surgimento da Psicologia Experimental na Alemanha para, posteriormente, examinarmos a influência que Husserl exerceu em algumas dessas escolas na primeira década do século XX e, em particular, nas escolas de Würzburg, Göttingen, Berlim e Munique. Constatamos que a fenomenologia de Investigações Lógicas foi recebida como uma forma de psicologia descritiva, cujo intuito seria a preparação conceitual para a elaboração de uma psicologia empírica

In this article we aim to clarify how Husserl's phenomenology is situated in the context of psychology at the turn of the twentieth century. We focus especially on the work Logical Investigations, which marks the breaking of Husserl to the phenomenology. Initially, we examine the emergence of experimental psychology in Germany. Then we examine the influence of Husserl in various schools of psychology in the first decade of the twentieth century, particularly in schools of Würzburg, Göttingen, Berlim and Munich. It is observed that the phenomenology of Logical Investigations was received as a form of descriptive psychology, whose aim would be the conceptual preparation for the development of an empirical psychology

En este artículo nos proponemos aclarar cómo la fenomenología de Husserl se sitúa en el contexto de la psicología a la vuelta del siglo XX. Nos centramos especialmente en las Investigaciones Lógicas de trabajo, ya que esto marca la ruptura de la fenomenología de Husserl. Inicialmente, se examina el surgimiento de la psicología experimental en Alemania. Después se examina la influencia de Husserl en diversas escuelas de psicología en la primera década del siglo XX, sobre todo en las escuelas de Würzburg, Gotinga, Berlín y Munich. Se observa que la fenomenología de Investigaciones lógicas fue recibido como una forma de psicología descriptiva, cuyo objetivo sería la preparación conceptual para el desarrollo de una psicología empírica
Descritores: Filosofia
Psicologia/história
Existencialismo
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: biblio-996694
Autor: Carlotto, Mary Sandra; Barcinski, Mariana; Fonseca, Rosália.
Título: Transtornos mentais comuns e associação com variáveis sociodemográficas e estressores ocupacionais: uma análise de gênero / Common mental disorders and its association with sociodemographic variables and occupational stressors: a gender analysis / Trastornos mentales comunes y asociación con variables sociodemográficas y estresores ocupacionales: un análisis de género
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;15(3):1006-1026, set.-dez. 2015. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo teve por objetivo identificar a prevalência de Transtornos Mentais Comuns (TMC) em servidores públicos da Justiça Estadual e verificar a existência de associações entre variáveis sociodemográficas e estressores ocupacionais entre homens e mulheres. A amostra aleatória constituiu-se de 541 servidores públicos, 354 mulheres e 187 homens, pertencentes a uma instituição do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul, em 2011. Os instrumentos utilizados foram o Self Reporting Questionnaire (SRQ-20) para avaliar os Transtornos Mentais Comuns e um questionário composto por questões sobre dados sociodemográficos, laborais e estressores ocupacionais. Os resultados evidenciaram que as mulheres apresentam maior prevalência de TMC. Na relação entre TMC e variáveis sociodemográficas e estressores ocupacionais, de acordo com o sexo, verifica-se relação com o tempo de trabalho e com os estressores carga horária, diversidade, complexidade do trabalho e relação com chefia, colegas e ambiente social. Os dados foram discutidos a partir da compreensão sobre o mercado de trabalho contemporâneo e sua interface com as relações de gênero. Os resultados apontam a necessidade de intervenções diferenciadas nos grupos pesquisados

This study aimed at investigating the prevalence of common mental disorders (CMD) in public servants of the State Court, as well as to verify the associations between sociodemographic variables and occupational stressors among men and women. The random sample was composed by 541 public servants, 354 women and 187 men, working in an institution of the Judiciary in Rio Grande do Sul, in 2011. The adopted instruments were the Self Reporting Questionnaire (SRQ-20), to evaluate common mental disorders and a questionnaire composed by items containing sociodemographic, work and occupational stressors data. Results showed that women present a higher prevalence of CMD. Regarding the relationship between sociodemographic variables and occupational stressors, according to sex, there is a relation with both working time and the following stressors: workload, work diversity, work complexity, and the relationship with bosses, colleagues, and social environment. The data were discussed from the understanding of contemporary work market, and its interface with gender relations. The results point to the need of distinct interventions with the researched groups

Este estudio tuvo por objetivo identificar la prevalencia de Trastornos Mentales Comunes (TMC) en funcionarios públicos de la Justicia Estadual y verificar la existencia de asociaciones entre variables sociodemográficas y estresores ocupacionales entre varones y mujeres. La muestra aleatoria se constituyó de 541 funcionarios públicos, 354 mujeres y 187 varones pertenecientes a una institución del poder judiciario del Estado del Rio Grande do Sul, en 2011. Los instrumentos utilizados fueron el Self Reporting Questionnaire (SRQ-20) para evaluar trastornos mentales comunes y un cuestionario compuesto por datos sociodemográficos, laborales y de estresores ocupacionales. Los resultados evidenciaron que las mujeres presentan mayor prevalencia de TMC. En la relación entre TMC y variables sociodemográficas y estresores ocupacionales, conforme el sexo, verificase relación con el tiempo de trabajo y con los estresores carga horaria, diversidad, complexidad del trabajo y relación con el jefe, compañeros y entorno social. Los datos fueron discutidos a partir de la comprensión del mercado de trabajo contemporáneo y su interface con las relaciones de género. Los resultados apuntan la necesidad de intervenciones diferenciadas en los grupos investigados
Descritores: Psicologia Social
Esgotamento Profissional/psicologia
Transtornos Dissociativos/psicologia
Identidade de Gênero
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A



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