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Pesquisa : Psic: Revista da Vetor Editora - LILACS
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Id: lil-522785
Autor: Ledesma, Rubén; Poó, Fernando; Peltzer, Raquel.
Título: Análisis de la producción en psicología del tránsito mediante PsycINFO (2000-2006) / Traffic psychology research through the PsycInfo data base (2000-2006)
Fonte: Psic rev. psicol. vetor ed;9(1):11-24, jan.-jun. 2008. graf, tab.
Idioma: es.
Resumo: Este trabalho oferece uma visão geral da literatura científica publicada no âmbito da Psicologia do Trânsito. A revisão se baseia no estudo extensivo de referências, se analiza a evolução da produção no período, se identificam as publicações mais representativas da área e os paises mais produtivos. Assim, analizam-se as palavras-chave dos artigos com a finalidade de identificar e descrever os principais temas e áreas de investigação. Esta análise completa-se com a revisão dos resumos e artigos completos publicados na revista Transportation Research Part F: Traffic Psychology & Behaviour, que pode ser considerado o principal âmbito de publicação na área. Espera-se que este trabalho contribua para um maior conhecimento e difusão da Psicología do Trânsito e permita o desenvolvimento de áreas de investigação na América Latina.

This paper offers a general overview of the scientific literature published in the area of Traffic Psychology. The review is based on a study of bibliographic references gathered from the PsycINFO, data base from 2000 to 2006. The evolution of the production in the period is analyzed, and the most representative publications of the area and the most productive countries are identified. Also, the key words of the papers are analyzed in order to identifying the main research topics. This analysis is complemented with a review of the abstracts and the full text papers published in 'Transportation Research Part F: Traffic Psychology & Behaviour', which is the most representative journal in the area. The intention is to contribute to a greater knowledge of the Traffic Psychology and stimulate the Latin American researchers to initiate research projects in the area.
Descritores: Comportamento
Publicações Periódicas
Psicologia Aplicada
Indicadores de Produção Científica
Responsável: BR65.1 - Biblioteca Dr Milton Soldani Afonso


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Id: lil-522784
Autor: Garcia, Agnaldo; Pereira, Paula Coimbra da Costa.
Título: Amizade na infância: um estudo empírico / Friendship in childhood: an empirical study
Fonte: Psic rev. psicol. vetor ed;9(1):25-34, jan.-jun. 2008.
Idioma: pt.
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo investigar diferentes aspectos da amizade de crianças de 7 a 10 anos tendo em vista contribuir para a formulação de um modelo teórico visando à compreensão da amizade como um sistema complexo de relações. Foram entrevistadas 40 crianças (7 a 10 anos). Os resultados referem-se à rede de amigos (incluindo o melhor amigo), à base espacial e temporal, às atividades e comunicação com os amigos, aos processos psicossociais (apoio social, competição, agressão e reconciliação), processos cognitivos e afetivos (percepção dos amigos e do relacionamento e emoções e amizade) e ao desenvolvimento da amizade. Esses aspectos foram discutidos à luz da possibilidade de sua integração em um modelo teórico sobre a amizade na infância. Conclui-se que modelos teóricos amplos da amizade e do relacionamento interpessoal são necessários para orientar a pesquisa na área.

This research aimed at investigating different aspects of friendship in childhood to contribute and to organize a theoretical model in order to the understanding of the friendship as a complex relations system. 40 children (from seven to 10 years old) were interviewed. Results refer to friendship network (including best friend), space and time coordinates, activities and communication with the friends, psychosocial processes (social support, competition, aggression and reconciliation), cognitive and affective processes (perception of the friends and the relationship and emotions and friendship) and the development of a friendship. These aspects have been discussed based on the possibility of their integration in a theoretical model about childhood friendship. It was concluded that wide theoretical models of friendship and interpersonal relationships are necessary to guide research in the area.
Descritores: Criança
Amigos
Relações Interpessoais
Psicologia da Criança
-Entrevista Psicológica
Limites: Seres Humanos
Criança
Responsável: BR65.1 - Biblioteca Dr Milton Soldani Afonso


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Id: lil-522783
Autor: Cunha, Neide de Brito; Santos, Acácia Aparecida Angeli dos.
Título: Habilidades lingüísticas no ensino fundamental em escolas públicas e particulares / Linguistic abilities of public and private elementary education schools
Fonte: Psic rev. psicol. vetor ed;9(1):35-44, jan.-jun. 2008. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo teve por objetivo averiguar as habilidades lingüísticas tal como mensuradas pela Escala de Avaliação de Dificuldades na Aprendizagem da Escrita (ADAPE), a Escala de Reconhecimento de Palavras e o teste de Cloze. Foi investigada também a variável tipo de instituição, levantando-se a hipótese de que os alunos das escolas públicas teriam mais dificuldades que os das escolas particulares. Participaram 266 crianças, de ambos os sexos, entre 8 e 13 anos, de terceiras e quartas séries, do Ensino Fundamental de escolas públicas, particulares e do SESI, em cidade do interior de São Paulo. O grupo foi classificado com DA média, de acordo com os critérios do ADAPE. Também se evidenciaram problemas quanto ao reconhecimento da grafia correta das palavras e quanto ao Cloze, as crianças ficaram no nível independente. Os resultados permitiram encontrar diferenças significativas entre os tipos de instituição nos escores dos sujeitos, nos três instrumentos.

The aim of this study was to search for linguistic abilities assessed by the Escala de Avaliação de Dificuldades na Aprendizagem da Escrita (ADAPE), the Escala de Reconhecimento de Palavras and Cloze. The kind of school was also investigated, arising the hypothesis that the students from private would be worse than the public schools. The sample was composed by 266 children, boys and girls, aging from 8 to 13 years old, attending at the third and fourth grades of the elementary education of public, private and SESI schools in São Paulo, Brasil. The group was classified with average difficulty in accordance with ADAPE criteria. It was evidenced problems with the recognition of correct graphics of the words, and to the Cloze test the children was in independent level. The results showed significant differences between the kinds of school in the scores of the three instruments.
Descritores: Aptidão
Educação Infantil
Escrita Manual
Transtornos de Aprendizagem
Testes Psicológicos
Leitura
Limites: Seres Humanos
Criança
Adolescente
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Id: lil-522782
Autor: Mota, Márcia da; Mota, Daniela Cristina Belchior; Cunha, Natália; Calzavara, Átila; Cota, Junia; Mansur, Stella; Lima, Simone; Banhato, Eliane.
Título: Escolarização, alfabetização e consciência sintática / Schooling literacy and syntactic awareness
Fonte: Psic rev. psicol. vetor ed;9(1):45-51, jan.-jun. 2008. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo descreve um estudo que investigou o papel da escolarização no desenvolvimento da consciência sintática. Quarenta e três adultos brasileiros divididos em três grupos de acordo com o seu nível de alfabetização participaram do estudo. Eles realizaram três testes de consciência metalingüística: julgamento de sentenças corretas, julgamento de sentenças incorretas e uma tarefa de correção. Os resultados não apresentaram evidências para um efeito da escolarização do desenvolvimento metassintático. No entanto, eles indicam que diferentes níveis de habilidade metalingüísticas são necessários para a realização de diferentes testes de consciência sintática.

This paper reports a study that investigated the role of schooling in syntactic awareness development. Forty-three Brazilian adults divided in three groups according to their literacy level participated in the study. They were given three syntactic awareness tasks: judgement of correct sentences, judgement of incorrect sentences and a correction task. The results showed no evidence for the effects of schooling in syntactic awareness development. However, they suggest that different levels of metalinguistic awareness are required for performing different syntactic awareness tasks.
Descritores: Adulto
Consciência
Escolaridade
Desenvolvimento da Linguagem
Testes Psicológicos
Limites: Seres Humanos
Adulto
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Id: lil-522781
Autor: Piovezan, Nayane Martoni; Castro, Nelimar Ribeiro de.
Título: Compreensão e estratégias de leitura no ensino fundamental / Comprehension and reading strategies in elementary school
Fonte: Psic rev. psicol. vetor ed;9(1):53-62, jan.-jun. 2008. graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O uso eficiente de estratégias de leitura tem sido associado a um melhor desempenho de compreensão em leitura em todos os níveis de escolarização. A proposta deste estudo foi avaliar a compreensão em leitura e o uso de estratégias de leitura em alunos do ensino fundamental. A amostra foi constituída por 67 alunos da 2ª à 4ª série do ensino fundamental de uma escola pública. Desses, 50,70% eram do sexo feminino e 49,3% masculino, entre 7 e 13 anos (M= 9,04; DP= 1,38). Utilizaram-se um teste Cloze e a Escala de Estratégias Metacognitivas de Leitura. Os alunos mais velhos e de séries mais avançadas apresentaram melhor desempenho na compressão em leitura e menor uso de estratégias de leitura. O desempenho em compreensão em leitura das meninas foi maior, assim como o uso de estratégias de leitura. A associação entre as variáveis compreensão e o uso de estratégias de leitura foi nula.

The efficient use of reading strategies has been associated with a better performance on reading comprehension in each schooling levels. The purpose of this study was to evaluate the reading comprehension and the use of reading strategies on elementary school students. The sample was constituted of 67 students of the second to fourth grade of the public elementary school, of these, 50,70% were female and 49,3% male, between 7 and 13 years old (M = 9,04; SD = 1,38). It was used the Cloze test and the Metacognitive Reading Strategies Scale. The oldest students and on more advanced grades presented better performance in the compression of reading and a less use of reading strategies. The performance of reading comprehension in girls was better, as well as your use of reading strategies. The association between the reading comprehension variable and the use of reading strategies was null.
Descritores: Compreensão
Testes Psicológicos
Leitura
Limites: Seres Humanos
Criança
Adolescente
Responsável: BR65.1 - Biblioteca Dr Milton Soldani Afonso


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Id: lil-522780
Autor: Seben, Gabriela; Gauer, Gabriel Jose Chittó; Giovelli, Grazielly Rita Marques; Vieira, Renata Gastal.
Título: Adultos jovens portadores de HIV: análise dos processos subjetivos no enfrentamento da doença / Young adults with HIV: an analysis of the subjective processes facing the illness
Fonte: Psic rev. psicol. vetor ed;9(1):63-72, jan.-jun. 2008.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo procura investigar de que forma adultos jovens portadores do vírus HIV, em processo de tratamento anti-retroviral, pensam e encaram o problema da AIDS. A partir de uma abordagem qualitativa, torna-se possível problematizar questões subjetivas relativas a preconceito, exclusão social, métodos preventivos, enfrentamento da doença e adesão ao tratamento, entre outros temas referentes ao ser e sentir-se portador. Procura-se analisar quais são as perspectivas de vida desses sujeitos e, se constatadas, quais mudanças, físicas ou psíquicas, ocorreram a partir da adesão ao tratamento medicamentoso. A pesquisa mostrou que os sujeitos têm uma expectativa positiva ante o tratamento com anti-retrovirais. A possibilidade de uma melhor qualidade de vida no que se refere à longevidade e aos aspectos físicos e/ou psíquicos é o ponto fundamental, apesar dos possíveis efeitos colaterais que o tratamento pode causar.

This study aims to review how the, who were pharmacologically treated, face their illness problems. Based on a qualitative approach, it is possible to detect problems regarding prejudices, social exclusion, prevention methods, coping strategies, and other issues related to an HIV patient. The perspectives of these patients' life are analyzed as well as the psychological and bodily changes concerning to the treatment adherence. The research showed that those subjects have a positive expectation to the treatment. The chance of a better quality of life involving de longevity and physical or psychical characteristics is very important, despite of the possible collateral effects caused by the treatment.
Descritores: Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Comportamento
HIV
Papel do Doente
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
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Id: lil-522779
Autor: Sengik, Aline Sberse; Scortegagna, Silvana Alba.
Título: Consumo de drogas psicoativas em adolescentes escolares / The use of psychoactive drugs by teenagers students
Fonte: Psic rev. psicol. vetor ed;9(1):73-80, jan.-jun. 2008. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo investigou a prevalência do consumo de drogas psicoativas e o uso de medicamentos sem orientação médica em adolescentes de escolas públicas e privadas no interior do Estado do Rio Grande do Sul. Os participantes da pesquisa foram 178 estudantes do ensino médio, de ambos os sexos, entre 14 e 19 anos de idade. O instrumento utilizado foi um questionário de avaliação do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID), de autopreenchimento, que foi adaptado, sendo constituído por 15 questões. Os resultados evidenciaram que as substâncias mais consumidas foram: maconha (10,7%), anfetamínicos (7,3%), ansiolíticos (3,4%), solventes (2,2%), anabolizantes (1,7%), cocaína (1,7%) e alucinógenos (1,1%). O relevante índice de usuários de maconha, bem como a facilidade com que o universo da droga se espalha, leva à necessidade de novas pesquisas e programas de intervenção para um trabalho mais adequado com essa população.

This study researched the prevalence of psychoactive drugs, and their use without the guidance of a professional of health, by teenagers attending at the high school of public and private schools in the countryside of Rio Grande do Sul. 178 participants, boys and girls aged from 14 to 19 years old, were studied. The instrument used was a self responding questionnaire of assessment of CEBRID (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas), which was adapted, and with 15 specific questions. The results showed that the drugs most used are: cannabis (10%), amphetamines (7.3%), anxiolytics (3.4%), solvents (2.2%), anabolic-androgenic steroids (1.7%), cocaine (1.7%), and hallucinogens (1.1%). The relevant rate of the users of Cannabis, as well as the drug universe spreads facilities, leads to the necessity of new researches and intervention programs adequated to this population.
Descritores: Drogas Ilícitas
Estudantes
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias/epidemiologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR65.1 - Biblioteca Dr Milton Soldani Afonso


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Id: lil-522778
Autor: Abal, Facundo Juan Pablo; Lozzia, Gabriela Susana; Galibert, María Silvia; Aguerri, María Ester; Attorresi, Horacio Félix.
Título: El modelo multiple choice y su utilidad para reducir distractores / The multiple choice model and its usefulness to reduce distractors
Fonte: Psic rev. psicol. vetor ed;9(1):81-87, jan.-jun. 2008.
Idioma: es.
Resumo: A redução dos distratores pode ser uma ferramenta útil para melhorar a qualidade psicométrica de um teste ou reduzi-lo sem que a validade de conteúdo seja prejudicada. O objetivo deste trabalho é apresentar critérios para a redução dos distratores surgidos da análise das curvas características de um modelo da Teoria de Resposta ao Item: A Múltipla Escolha de Thissen e Steinberg (1997). Foram registrados possíveis comportamentos inadequados dos distratores em dois grupos: curva crescente e curva horizontal. Estas categorias permitem decidir qual a alternativa que é possivel eliminar, baseado no grau de inadequação do funcionamento do distrator. Este procedimento permite ter um conjunto de opções mais homogêneo e mais plausível. Se discute as vantagens de fazer implementações destes critérios em diferentes etapas de elaboração e adaptação de um teste.

The reduction in the number of distractors may be a useful tool to improve the psychometric quality of a test or to shorten it without affecting content validity. The purpose of this study is to put forward criteria for the reduction of distractors as suggested in the characteristic curves analysis of an Item Response Theory model: Thissen and Steinberg's Multiple Choice (1997). Possible unsuitable distractor behaviors were classified in two groups: growing curve and horizontal curve. These categories allow to make a decision on which alternative to remove based on the degree of unsuitability of the distractor. This procedure leads to a more homogeneous whole with more plausible options. It is discussed which advantages there are in the implementation of these guidelines at different moments in the test construction or adaptation.
Descritores: Testes Psicológicos
Psicometria
Responsável: BR65.1 - Biblioteca Dr Milton Soldani Afonso


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Id: lil-522777
Autor: Tormin, Malba Cunha; Cunha, Cláudia Araújo; Lopes, Renata Ferrarez Fernandes.
Título: Adaptação do Teste Pictórico de Memória para avaliação da memória de trabalho em musicistas / Adaptation of the psictorial test of memory for evaluation of the working memory in musician
Fonte: Psic rev. psicol. vetor ed;9(1):89-98, jan.-jun. 2008. graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: As habilidades musicais requerem desenvolvimento de memórias visuo-espacial e verbal, que podem ser estudadas por meio do modelo de memória de trabalho de Alan Baddeley. Esse estudo utiliza adaptações no Teste Pictórico de Memória (TEPIC-M), com o objetivo de avaliar memórias visuo-espaciais e fonológicas de estudantes de música por meio de tarefas de recordação. A pesquisa foi realizada com alunos do curso técnico de música de um conservatório de música de Minas Gerais, totalizando 41 participantes de ambos os sexos e faixa etária entre 14 a 57 anos. Os resultados mostraram que houve melhor desempenho na recordação quando a tarefa não exigiu a localização do objeto, que o estímulo mais recordado foram palavras escritas comparativamente aos mesmos estímulos apresentados em forma de desenho e que houve diferenças no desempenho dos alunos em relação à memória visuo-espacial.

The musical abilities request the development of visual-spatial and verbal memories that can be studied through the model of Baddeley, named the working memory model. This study uses adaptations of the Pictorial Test of Memory (TEPIC-M), with the objective of assessing the visual-spatial and phonological memories of music students through tasks of recalling memory. The research was accomplished with 41 students of both sexes and aged from 14 to 57 years old, attending at the technical course of music of a Center of Music of Minas Gerais. The results showed that there was better recall when the task did not require the object location, that the stimuli more recalled was the written word comparing with the same stimuli showed as in picture form, and that the visual-spatial memory showed differences among the students.
Descritores: Memória de Curto Prazo
Música
Testes Psicológicos
Estudantes
Limites: Seres Humanos
Adolescente
Adulto
Meia-Idade
Responsável: BR65.1 - Biblioteca Dr Milton Soldani Afonso


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Id: lil-522776
Autor: Coutinho, Maria Chalfin; Diogo, Maria Fernanda; Joaquim, Emanuelle de Paula.
Título: Sentidos do trabalho e saber tácito: estudo de caso em universidade pública / Senses of work and tacit knowledge: study case in a public university
Fonte: Psic rev. psicol. vetor ed;9(1):99-108, jan.-jun. 2008.
Idioma: pt.
Resumo: Dentro do quadro de transformações nas relações de trabalho observado nas últimas décadas, podem-se destacar aquelas decorrentes da crise do Estado e suas implicações para os trabalhadores públicos. Nesse contexto, realizou-se uma pesquisa com o objetivo de investigar os sentidos atribuídos ao trabalho por servidores técnico-administrativos de uma universidade pública. Foram entrevistados 12 trabalhadores que atuam na manutenção. A análise de conteúdo do material coletado possibilitou a sua organização em quatro categorias, das quais são apresentadas aqui duas: sentidos do trabalho e conhecimento adquirido na prática. Os entrevistados associaram o saber à prática profissional adquirida pela tutoria dos colegas mais antigos. Os servidores atribuíram sentidos positivos aos seus trabalhos, tais como: estabilidade profissional bem como sustento pessoal e familiar. Os participantes relataram que os usuários, muitas vezes, ignoram ou consideram que suas atividades interferem na rotina da universidade. Entretanto, consideram seus desempenhos como base para as atividades fins da instituição.

Among all changes observed in the relations of work in the last few decades, it can be emphasized those originated from the crisis of the State and its implications to public workers. In this context, a research was made interviewing 12 servers who work in the maintenance of a public university in order to investigate the senses of work attributed for them. The content analysis of the data made possible its organization in four categories. Two of them are presented here: senses of work and knowledge acquired through practice. The interviewed people associated their knowledge of the professional practice acquired with their oldest colleagues. They attributed positives senses to their works such as professional stability, as well as personal and familiar sustenance. Participants revealed that the users usually ignore or consider that their activities intervene the routine of the university. However, they consider its performances as a support to the main activities of the institution.
Descritores: Conhecimento
Universidades
Trabalhadores
-Relatos de Casos
Entrevista Psicológica
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR65.1 - Biblioteca Dr Milton Soldani Afonso



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