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Pesquisa : Revista Psicologia: Organizações e Trabalho - LILACS
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Id: biblio-1043305 LILACS-Express
Autor: Borges-Andrade, Jairo Eduardo; Sampaio, Nara Saddi de Paiva.
Título: Aprendizagem e Desenho do Trabalho / Learning and Work Design / Aprendizaje y Diseño del Trabajo
Fonte: Rev. psicol. organ. trab;19(4):859-866, out.-dez. 2019. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Ambientes de trabalho complexos exigem contínua capacitação, promovida pelos próprios profissionais, se aqueles ambientes são favoráveis. As relações entre desenho do trabalho, estratégias de aprendizagem utilizadas por indivíduos e desenvolvimento profissional são o foco deste artigo. A coleta de dados ocorreu em três momentos, durante seis meses. Envolveu 91 participantes em três organizações privadas. Primeiro foi medido o desenvolvimento profissional atual. No segundo momento foram avaliadas as dimensões de desenho do trabalho. No terceiro, foram mensuradas as estratégias de aprendizagem e o desenvolvimento evolutivo e atual. Análises de correlação de Pearson sugerem que o uso das estratégias de aprendizagem de aplicação prática e reflexão ativa parece estar associado a características anteriores de desenho do trabalho que incluem autonomias de decisão e de uso de métodos, em tarefas variadas que demandam solução de problemas com o uso de habilidades diversificadas, mas que proveem feedback. Implicações práticas e para pesquisas são discutidas.

Complex work environments require continuous development, promoted by professionals themselves, when those environments are favorable. The relationships between work design, learning strategies used by individuals, and professional development are the focus of this article. Data collection took place in three moments over six months. It involved 91 participants in three privately owned organizations. Current professional development was first measured. In the second moment, data on dimensions of work design was collected. In the third moment, learning strategies and evolutionary and current professional development were measured. Pearson correlations suggest that the use of practical application and active reflection, two types of learning strategies, seems to be associated with prior characteristics of work design that include autonomies of decision and use of methods, in varied tasks that require problem solving using diversified skills, but that provide feedback. Practical and research implications are discussed.

Ambientes de trabajo complejos requieren formación continua, promovida por profesionales, si los ambientes son favorables. Relaciones entre el diseño del trabajo, estrategias de aprendizaje y el desarrollo profesional son el foco de este artículo. La recolección de datos se produjo en tres momentos, durante seis meses. Fueron involucrados 91 participantes en tres empresas. Primero se midió el desarrollo profesional actual. En el segundo momento, se evaluaron dimensiones de diseño del trabajo. En el tercero, se mensuraron las estrategias de aprendizaje y el desarrollo evolutivo. actual. Análisis de correlación de Pearson indican que el uso de estrategias de aprendizaje de aplicación práctica y de reflexión activa parece estar asociado con características de diseño del trabajo que incluyen autonomía de decisión y del uso de métodos, en tareas variadas que requieren solución de problemas con el uso de diversas habilidades, pero que proporcionan feedback. Se discuten implicaciones prácticas y para la investigación.
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Id: biblio-1043304 LILACS-Express
Autor: Montañez-Juan, María Isabel; García-Buades, María Esther; Sora-Miana, Beatriz; Ortiz-Bonnín, Silvia; Caballer-Hernández, Amparo.
Título: Work Design and Job Satisfaction: the moderating role of organizational justice / Desenho do trabalho e satisfação: o papel moderador da justiça organizacional / Diseño del trabajo y satisfacción: el rol modulador de la justicia organizacional
Fonte: Rev. psicol. organ. trab;19(4):853-858, out.-dez. 2019. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: The economic crisis has entailed a general increase in job demands and reduction in compensating factors, modifying the fairness of the employment relationship. In this longitudinal study, we analyze the effects of the moderating role of organizational justice on the job characteristics - job satisfaction relationship. A total of 593 employees working for 42 Spanish companies answered the questionnaires at two points in time. Results showed that the job and the social characteristics, as well as distributive justice, in time 1 predict job satisfaction in time 2. Additionally, interactional justice moderated the relationship between job characteristics and job satisfaction. In conclusion, work design, as well as fair interactions at work, may increase job satisfaction.

A crise econômica implicou em um aumento geral nas demandas de emprego e redução nas compensações, modificando a equidade nas relações de trabalho. Neste estudo longitudinal, analisamos os efeitos moderadores da justiça organizacional entre as características do trabalho e a satisfação laboral. Um total de 593 trabalhadores de 42 empresas espanholas responderam aos questionários em dois momentos temporais. Os resultados mostraram que as características da tarefa e as sociais assim como a justiça distributiva em tempo 1 prediz a satisfação laboral em tempo 2. Além disso, encontrou-se um efeito de interação entre as características da tarefa e a justiça interacional sobre a satisfação laboral. Conclui-se que além do desenho do trabalho é importante levar em consideração que interações justas no trabalho podem incrementar a satisfação laboral.

La crisis económica ha implicado un aumento general de las demandas laborales y una reducción de las compensaciones, modificando la equidad en las relaciones laborales. En este estudio longitudinal, analizamos los efectos moduladores de la justicia organizacional entre las características del trabajo y la satisfacción laboral. 593 empleados de 42 empresas españolas contestaron el cuestionario en dos momentos temporales distintos. Los resultados mostraron que las características de la tarea y las sociales, así como la justicia distributiva en tiempo 1 predicen la satisfacción laboral en tiempo 2. Además, se encontró un efecto de interacción entre las características de tarea y la justicia interaccional sobre la satisfacción laboral. En conclusión, además del diseño del puesto es importante tener en cuenta que interacciones justas en el trabajo pueden incrementar la satisfacción laboral.
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Id: biblio-1043303 LILACS-Express
Autor: Puente-Palacios, Katia Elizabeth; Côrtes, Marcela Guimarães; Nascimento, Thiago Gomes.
Título: Desenho do trabalho e aprendizagem de equipes: identificação do poder preditivo / Work design and team learning: identification of predictive power / Diseño del trabajo y aprendizaje de equipos: identificación del poder predictivo
Fonte: Rev. psicol. organ. trab;19(4):846-852, out.-dez. 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: A aprendizagem de equipes constitui temática que tem despertado enorme interesse, mas o conhecimento construído até o momento ainda não responde claramente os questionamentos sobre os seus principais antecedentes. Assim, o objetivo deste estudo foi mensurar o poder preditivo do desenho do trabalho em relação à aprendizagem de equipes. Participaram do estudo 362 pessoas organizadas em 106 equipes. As informações foram levantadas mediante a aplicação de duas escalas: desenho do trabalho e aprendizagem de equipes. Os resultados mostraram que os fatores Características das tarefas e Características do conhecimento têm efeito significativo (R² = 17%) sobre a aprendizagem das equipes. Esses resultados demonstram que gestores de equipes devem atentar a aspectos como autonomia ou variedade de tarefas assim como às demandas e complexidade do conhecimento, pois esses afetam o quanto a equipe adota comportamentos de aprendizagem.

Team learning constitutes a subject that has aroused great interest, but the knowledge built up so far still does not clearly answer the questions about its main antecedents. Thus, the objective of this study was to measure the predictive power of work design in relation to team learning. An empirical study was carried out with a sample of 362 individuals organized in 106 teams. The information was collected through the application of questionnaires with previously obtained validity evidence. The results showed that the factors, Characteristics of the tasks and Characteristics of knowledge, two dimensions of work design, have a significant effect (R² = 17%) on team learning. These results demonstrate that team managers should pay attention to aspects such as autonomy or variety of tasks, as well as to the demands and complexity of knowledge, since these aspects affect to what extent teams adopt learning behavior.

Aprendizaje de equipos es un tema que ha despertado gran interés, pero el conocimiento construido hasta este momento no responde claramente a las preguntas sobre los principales antecedentes. El objetivo de este estudio fue mensurar el poder predictivo del diseño del trabajo en relación con el aprendizaje de equipos. El estudio empírico fue realizado a partir de una muestra de 362 personas organizadas en 106 equipos. Las informaciones se recolectaron mediante cuestionarios con evidencias de validez. Los resultados mostraron que los factores Características de las tareas y Características del conocimiento -dos dimensiones del diseño del trabajo- tienen efecto significativo (R² = 17%) sobre el aprendizaje de los equipos. Esos resultados demuestran que los gestores de equipos deben estar atentos a aspectos como autonomía o variedad de tareas, así como a demandas relativas a la complejidad del conocimiento, pues estos afectan lo mucho o poco que adopta el equipo con respecto a comportamientos de aprendizaje.
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Id: biblio-1043302 LILACS-Express
Autor: Francisco, Ediwagner Nunes Saveia Daniel; Peixoto, Adriano de Lemos Alves.
Título: Adaptação e Validação do Questionário de Desenho do Trabalho (QDT) em Angola / Adaptation and Validation of the Work Design Questionnaire for Angola / Adaptación e Validación del Cuestionario de Diseño del Trabajo (CDT) en Angola
Fonte: Rev. psicol. organ. trab;19(4):836-845, out.-dez. 2019. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi adaptar e buscar evidências de validade para a versão em português do Questionário de Desenho do Trabalho (QDT) para o contexto angolano. Inicialmente composto por 77 itens, o instrumento foi aplicado a 505 trabalhadores ligados a organizações de diferentes atividades econômicas. Os dados foram submetidos a uma análise fatorial exploratória revelando uma estrutura de 15 fatores (62 ítens), com o alfas variando entre ) 0,69 e 0,85, distribuídos nas quatro dimensões latentes do instrumento, com níveis adequados de validade convergente e discriminante. Possíveis interpretações dessas relações são discutidas e, como suporte adicional para a validade do construto, foram avaliadas as diferenças entre três categorias ocupacionais (administrativa, gerencial e operacional), sendo encontradas diferenças significativas em 7 dimensões. Conclui-se que o estudo fornece evidências de construto e discriminate de uma versão em português da escala e apresenta um suporte adicional para a generalização da estrutura de 15 fatores em Angola.

The purpose of this study was to adapt and gather evidence of validity for the Portuguese version of the Work Design Questionnaire (WDQ) in Angola. Initially composed of 77 items, the instrument was administered to 505 workers from different organizations. The data were submitted to exploratory factor analysis. The results revealed a structure of 15 factors (62 items) distributed among the four latent dimensions of work design, with adequate levels of convergent and discriminant validity. Cronbach's alpha varies between 0.69 and 0.85. Possible interpretations of these relationships are discussed. As an additional support for the validity of the construct, differences between three occupational categories (administrative, managerial, and operational) were evaluated, with significant differences detected in 9 factors. It is concluded that the study provides evidence for the construct and divergent validity of a Portuguese version of the scale and presents an additional support for the generalization of the 15-factor structure to Angola.

El objetivo de este estudio fue adaptar y validar la versión portuguesa del Cuestionario de Diseño del Trabajo (CDT) para el contexto angoleño. Inicialmente compuesto por 77 ítems, el instrumento fue aplicado a 505 trabajadores vinculados a organizaciones de diferentes actividades económicas. Los datos fueron sometidos a un análisis factorial exploratorio, y revelaron una estructura de 15 factores (62 ítems) con el alfa variando entre 0,69 y 0,85, distribuidos en las cuatro dimensiones latentes del instrumento, con niveles adecuados de validez convergente y discriminante. Se discuten posibles interpretaciones de estas relaciones y, como soporte adicional para la validez de constructo, se evaluaron las diferencias entre tres categorías ocupacionales (administrativa, gerencial y operacional) con diferencias significativas identificadas en 7 dimensiones. Llegamos a la conclusión de que el estudio proporciona evidencia de la validez de una versión en portugués de la escala y proporciona apoyo adicional para la generalización de la estructura de 15 factores en Angola.
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Autor: Porto, Juliana Barreiros; Martins, Elis Calcagno; Oliveira-Silva, Lígia Carolina.
Título: Quanto mais melhor? O efeito da compatibilidade pessoa-trabalho no engajamento / The more the better? The effect of person-job fit on work engagement / ¿Cuánto más, mejor? El efecto de la compatibilidad persona-trabajo en el engagement
Fonte: Rev. psicol. organ. trab;19(4):827-835, out.-dez. 2019. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: As preferências do indivíduo têm papel relevante na relação entre desenho do trabalho e engajamento, mas são pouco exploradas. Este estudo adota um enfoque da psicologia positiva e se propõe a investigar duas hipóteses contraditórias, a primeira advinda da teoria de autodeterminação, que indica que a interação entre a característica do trabalho e as preferências do indivíduo não são relevantes para explicar o grau de engajamento (H1) e a segunda advinda das teorias de fit que afirma que essa interação acrescenta à explicação do fenômeno (H2). Foram testadas as características do desenho do trabalho de conhecimento, autonomia e suporte social. A amostra de 341 trabalhadores respondeu as escalas de Engajamento e Desenho do Trabalho. Foram realizadas análises fatoriais confirmatórias, regressões polinomiais e análises de superfície do padrão de respostas. As características do trabalho explicaram significativamente o nível de engajamento. A interação entre o desenho do trabalho e as preferências do indivíduo acrescentou explicação ao modelo, com exceção do suporte social. Conclui-se que, a depender do tipo de característica, é preciso analisar a preferência do trabalhador ao se promover redesenho do trabalho ou para fazer a alocação de pessoal.

The individual's needs play a relevant role in the relationship between work characteristics and engagement, but they are little explored. This study aims to analyze the interaction between individual and context to predict engagement, testing hypotheses derived from Self-Determination Theory and fit studies. A sample of 341 workers responded to the Engagement at Work and Work Design scales. Confirmatory factor analysis, polynomial regression, and response surface analysis were used to test the hypotheses. Knowledge characteristics, autonomy, and social support significantly explained the level of engagement. The interaction between work characteristics and the worker's desire added explanation to the model, except for social support. In conclusion it is necessary to analyze the workers' desire for a given characteristic to develop work designs that promote higher engagement.

Las necesidades del individuo tienen importante papel en la relación entre características del trabajo y engagement, pero son poco exploradas. Este estudio analizó la interacción entre el individuo y el contexto para predecir el engagement, probando hipótesis derivadas de la teoría de la autodeterminación y de los estudios de fit. La muestra de 341 trabajadores respondió las escalas de Engagement y Diseño del Trabajo. Se realizaron análisis factoriales confirmatorios, regresiones polinomiales y análisis de superficie de las respuestas para comprobar las hipótesis. Las características del conocimiento, autonomía y soporte social en el trabajo explicaron significativamente el nivel de engagement. La interacción entre las características del trabajo y el deseo del trabajador añadió explicación al modelo, con excepción del soporte social. Se concluye que, a depender del tipo de característica, es necesario examinar el grado de deseo del trabajador por aquella característica para desarrollar dibujos del trabajo que promuevan más engagement.
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Id: biblio-1043300 LILACS-Express
Autor: Buso, Isabela Cortopassi; Pérez-Nebra, Amalia Raquel; Tordera, Núria; Kohlsdorf, Marina.
Título: Work redesign: intervention based on the social information processing approach / Redesenho do trabalho: intervenção baseada no paradigma de processamento de informação social / Rediseño del trabajo: una intervención basada en el paradigma del procesamiento de la información social
Fonte: Rev. psicol. organ. trab;19(4):818-826, out.-dez. 2019. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: The objective of this study was to measure the impact of a work redesign intervention based on the social information processing approach in an emotional work context. The research used a quasi-experimental panel design with pretest and post-test measurement, with intervention and control groups. A hundred and one health professionals participated in the study. Data were collected in 15-month intervals and 12 months after the intervention. We analyzed intergroup, intragroup, and psychological networks differences. Intergroup and intragroup analyses showed differences in the Information Processing category. The psychological network analysis suggested it was a protective, promising, and low-cost intervention for work redesign. The use of dynamic psychological network measures for intervention studies was discussed.

O objetivo deste trabalho foi medir o impacto de uma intervenção de redesenho do trabalho a partir da proposta de processamento de informação social em um contexto de trabalho emocional. A pesquisa utilizou delineamento quase experimental de painel em dois momentos de coleta de dados, antes e depois da intervenção, em dois grupos, intervenção e controle. Participaram da pesquisa 101 profissionais de saúde com intervalos de 15 meses entre coletas de dados e 12 meses após a intervenção. Foram analisadas diferenças entre-grupos, intragrupos e nas redes psicológicas. Os resultados com as análises entre-grupos e intragrupos apresentaram diferença na categoria Processamento de informação. A análise de rede psicológica sugere que a intervenção foi protetiva, promissora e de baixo custo para o redesenho do trabalho. Discute-se o uso de medidas dinâmicas de rede psicológica para estudos de intervenção.

El objetivo de este trabajo fue mensurar el impacto de una intervención de rediseño del trabajo a partir de la propuesta de procesamiento de información social en un contexto de trabajo emocional. La investigación utilizó un diseño casi experimental de panel con dos momentos de recogida de datos, antes y después de la intervención, en dos grupos, intervención y control. Participaron de la investigación 101 profesionales de salud. Los datos fueron recolectados en un intervalo de 15 meses y 12 meses después de la intervención. Se analizaron diferencias entre grupos, intra-grupo y de redes psicológicas. Los resultados del análisis entre grupos e intra-grupo mostraron diferencias en la categoría Procesamiento de información. El análisis de red psicológica sugiere que la intervención fue protectora, prometedora y de bajo coste para el rediseño del trabajo. Se discute el uso de medidas dinámicas de red psicológica para estudios de intervención.
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Id: biblio-1043299 LILACS-Express
Autor: Marcon, Silvana Regina Ampessan; Kanan, Lilia Aparecida; Lucas, João Ignacio Pires; Madalozzo, Magda Macedo.
Título: Work Design: características da tarefa na perspectiva de gestores e não-gestores / Work Design: job characteristics from the perspective of managers and non-managers / Work Design: características de la tarea según la perspectiva de gestores y no-gestores
Fonte: Rev. psicol. organ. trab;19(4):809-817, out.-dez. 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Na contemporaneidade, estudos sobre Design do Trabalho aumentam em relevância por ampliar conhecimentos sobre fatores de salubridade individual e organizacional. O estudo objetivou conhecer o Design do Trabalho na perspectiva de gestores e não-gestores, especificamente sobre as 'Características da Tarefa'. Estudo se caracteriza como quantitativo, tipo survey. Foi realizado em sete organizações públicas e privadas brasileiras. Foram participantes 1262 trabalhadores; destes, 18% eram gestores. Questões relativas a categoria 'Características da Tarefa' do Work Design Questionnaire foram utilizadas à coleta de dados. Como resultados encontrou-se que as 'Características da Tarefas' não são consideradas em sua totalidade, sob a mesma perspectiva de entendimento de gestores e não-gestores. Há diferenças entre ambos nas dimensões "Autonomia na Planificação do trabalho', 'Autonomia de decisão e realização', 'Variedade de tarefas' e 'Significado da tarefa'. Entretanto, gestores e não-gestores perspectivam a 'Identificação da Tarefa' e o 'Feedback do Trabalho' de modo semelhante.

In contemporary times, studies on work design increase in relevance by expanding knowledge about individual and organizational health factors. The study aimed to understand work design from the perspective of managers and non-managers, specifically about 'Job Characteristics'. This study is characterized as quantitative, survey type. It was conducted in seven Brazilian public and private organizations. Participants were 1,262 workers; of these, 18% were managers. Questions concerning the category 'Job Characteristics' of the Work Design Questionnaire were used for data collection. Its findings were that the 'Job Characteristics' are not considered entirely from the same perspective of understanding of managers and non-managers. There are differences between the two in the dimensions 'Autonomy in Work Planning', 'Decision and Achievement Autonomy', 'Variety of Tasks', and 'Meaning of the Job'. However, managers and non-managers view 'Job Identification' and 'Work Feedback' in a similar way.

En la contemporaneidad, estudios sobre Diseño del Trabajo aumentan su relevancia por ampliar conocimientos sobre factores de salubridad individual y organizacional. El estudio tuvo como objetivo conocer el diseño del trabajo según la perspectiva de gestores y no gestores, específicamente sobre las 'Características de la Tarea'. El estudio se caracteriza como cuantitativo, tipo survey. Se realizó en siete organizaciones públicas y privadas brasileñas. Participaron 1262 trabajadores; de entre ellos, el 18% eran gestores. Las cuestiones relativas a la categoría 'Características de la Tarea' del Work Design Questionnaire se utilizaron para la recolección de datos. Los resultados revelaron que las 'Características de las Tareas' no son consideradas en su totalidad, bajo la misma perspectiva de entendimiento de gestores y no-gestores. Hay diferencias entre ambos en las dimensiones "Autonomía en la Planificación del trabajo", "Autonomía de decisión y realización", "Variedad de tareas" y "Significado de la tarea". Sin embargo, los gestores y los no gestores tienen en cuenta la "Identificación de la Tarea" y el "Feedback del Trabajo" de manera similar.
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Id: biblio-1043298 LILACS-Express
Autor: Viana, Priscila de Jesus; Mourão, Luciana.
Título: Características da tarefa e do conhecimento como preditoras do desenvolvimento profissional / Task and knowledge characteristics as professional development predictors / Características de la tarea y del conocimiento como predictoras del desarrollo profesional
Fonte: Rev. psicol. organ. trab;19(4):800-808, out.-dez. 2019. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O desenho do trabalho é um construto com ampla influência sobre diversas variáveis organizacionais. O objetivo deste estudo foi investigar a associação entre as variáveis desenho do trabalho (características da tarefa e características do conhecimento) e a percepção de desenvolvimento profissional. A amostra foi composta por 389 trabalhadores (71% mulheres) de diferentes categorias ocupacionais. O instrumento de coleta de dados continha duas escalas já utilizadas em amostras brasileiras e com bons indicadores psicométricos. A análise de dados foi feita por modelagem de equações estruturais. Os resultados confirmaram relação positiva entre a dimensão características da tarefa e a percepção de desenvolvimento profissional e relação negativa entre tal percepção de desenvolvimento e as características do conhecimento. Os resultados obtidos são discutidos à luz da literatura revisitada e são apresentadas implicações práticas para aconselhamento de carreira e gestão de pessoas.

Work design is a construct with wide influence on several organizational variables. The objective of this study was to investigate the association between the variables work design (task characteristics and knowledge characteristics) and perception of professional development. The sample comprised 389 workers (71% women) from different occupational categories. The data collection instrument contained two scales already used in Brazilian samples and with good psychometric indicators. Data analysis was carried out using structural equation modeling. The results confirmed a positive relationship between the task characteristics dimension and the perception of professional development, and a negative relationship between such perception of development and the knowledge characteristics dimension. The results obtained are discussed in light of the literature reviewed and practical implications are presented for career counseling and personnel management.

El diseño del trabajo es un constructo con amplia influencia sobre diversas variables organizacionales. El objetivo de este estudio fue investigar la asociación entre las variables de diseño del trabajo (características de la tarea y características del conocimiento) y la percepción de desarrollo profesional. La muestra fue compuesta por 389 trabajadores (71% mujeres) de diferentes categorías ocupacionales. El instrumento de recolección de datos contenía dos escalas ya utilizadas en muestras brasileñas y con buenos indicadores psicométricos. El análisis de datos fue realizado por modelado de ecuaciones estructurales. Los resultados confirmaron una relación positiva entre la dimensión características de la tarea y la percepción de desarrollo profesional y una relación negativa entre tal percepción de desarrollo y las características del conocimiento. Los resultados obtenidos se discuten a la luz de la literatura revisitada y se presentan implicaciones prácticas para el asesoramiento de carrera y gestión de personas.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-1043297 LILACS-Express
Autor: Ramírez-Vielma, Raúl; Nazar, Gabriela.
Título: Factores motivacionales de diseño del trabajo y su relación con desempeño laboral / Motivational work design factors and their relationship with work performance / Fatores motivacionais do desenho do trabalho e sua relação com o desempenho
Fonte: Rev. psicol. organ. trab;19(4):791-799, out.-dez. 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: El estudio aborda la relación entre las características motivacionales de diseño del trabajo y diferentes dimensiones de desempeño laboral, adoptando un enfoque ampliado respecto a su multidimensionalidad. Trabajadores de dos organizaciones chilenas (N = 197, 12.7 % mujeres, 87.3 % hombres, M = 35.63 años) reportaron sus percepciones del diseño del trabajo y recibieron una valoración de desempeño de sus superiores directos. Se encontró que la expansión del significado y número de criterios del desempeño más allá del desempeño de tarea puede jugar un rol clave en esta relación. La relación entre las variables de diseño motivacional del trabajo y el desempeño individual se modifican al considerar las dimensiones emergentes de desempeño (contextual, adaptativo y proactivo). Además, la autonomía, en cuanto componente motivacional del diseño, presenta mayor relación con desempeño adaptativo y desempeño proactivo que las otras variables motivacionales de diseño, demostrando también su potencial predictivo sobre el desempeño.

The study addresses the relationship between motivational work design characteristics and different dimensions of individual work performance, adopting an expanded approach to its multidimensionality. Workers from two Chilean organizations (N = 197, 12.7% women, 87.3% men, M = 35.63 years) reported their perceptions of work design and received a performance appraisal by their direct superiors. It was found that the expansion of the meaning and number of performance criteria beyond task performance can play a key role in this relationship. The relationship between the variables of motivational work design and individual performance is modified when considering the emerging dimensions of performance (contextual, adaptive, and proactive). Furthermore, autonomy, as a motivational component of work design, has a greater relationship with adaptive performance and proactive performance than the other motivational work design variables, also demonstrating its predictive potential with respect to performance.

O estudo aborda a relação entre as características motivacionais do desenho do trabalho e as dimensões do desempenho no trabalho, adotando uma abordagem ampliada à sua multidimensionalidade. Trabalhadores de duas organizações chilenas (N = 197, 12,7% mulheres, 87,3% homens, M = 35,63 anos) relataram suas percepções sobre o desenho do trabalho e receberam uma avaliação de desempenho de seus superiores diretos. Verificou-se que a expansão do significado e o número de critérios de desempenho além do desempenho da tarefa podem desempenhar um papel fundamental nesse relacionamento. A relação entre as variáveis de desenho motivacional do trabalho e desempenho individual é modificada quando se consideram as dimensões emergentes do desempenho (contextual, adaptativo e proativo). Além disso, a autonomia, como componente motivacional do desenho, apresenta maior relação com o desempenho adaptativo e o desempenho proativo do que as outras variáveis motivacionais do desenho, demonstrando também seu potencial preditivo sobre o desempenho.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: biblio-1043296 LILACS-Express
Autor: Carvalho-Freitas, Maria Nivalda de; Tette, Raissa Pedrosa Gomes; Souza, Graceane Coelho de; Bentivi, Daiane Rose Cunha; Oliveira, Marcos Santos de.
Título: Percepção de desempenho de pessoas com deficiência e desenho do trabalho / Perceived performance of persons with disabilities and work design / Percepción de desempeño de personas con discapacidad y diseño del trabajo
Fonte: Rev. psicol. organ. trab;19(4):781-790, out.-dez. 2019. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi avaliar o poder preditivo dos fatores do desenho do trabalho sobre a percepção que pares e gestores têm em relação ao desempenho das pessoas com deficiência. A amostra foi composta por 72 funcionários (entre docentes e técnicos administrativos) de uma universidade pública federal que responderam ao Questionário Sociodemográfico, ao Work Design Questionnaire (WDQ) e ao Inventário de Percepção do Desempenho no Ambiente de Trabalho. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 20 funcionários. Verificou-se que a autonomia na planificação da tarefa, variedade de tarefas, identificação da tarefa e as demandas físicas justificam 40% das variações na percepção acerca do desempenho das pessoas com deficiência no contexto investigado. Esses resultados indicam que o desenho do trabalho tem um papel essencial na percepção do desempenho das pessoas com deficiência, visto que amplia as evidências empíricas existentes sobre as possibilidades de atuação desses indivíduos, corroborando assim para um mercado de trabalho mais inclusivo.

The aim of the present research was to evaluate the predictive power that the factors of work design have about the perception that colleagues and managers have regarding the performance of people with disabilities. The sample consisted of 72 employees (including teachers and administrative technicians) from a federal public university, who answered the sociodemographic questionnaire, the Work Design Questionnaire (WDQ), and the Inventory of Perceived Performance in the Work Environment. In addition, semi-structured interviews were conducted with 20 employees. It was verified that autonomy in planning tasks, the variety of tasks, identification of the task and the physical demands explain 40% of the variation of the perceived performance of people with disabilities in the context investigated. These results indicate that work design has an essential role in the perceived performance of people with disabilities, extending the empirical evidence about the possible performance of these people, thus supporting a more inclusive labor market.

El objetivo de la presente investigación fue evaluar el poder predictivo de los factores del diseño del trabajo sobre la percepción que tienen los colegas y gerentes con relación al desempeño de las personas con discapacidades. La muestra consistió en 72 empleados (entre maestros y técnicos administrativos) de una universidad pública federal, los cuales respondieron al Cuestionario Sociodemográfico, al Cuestionario de Diseño del Trabajo (WDQ) y el Desempeño de Percepción en el Inventario del Entorno Laboral. Además, se realizaron entrevistas semiestructuradas con 20 empleados. Se verificó que la autonomía en la planificación de la tarea, la variedad de tareas, la identificación de la tarea y las demandas físicas explican el 40% de la percepción de la variación en el rendimiento de las personas con discapacidad en el contexto investigado. Estos resultados indican que el diseño del trabajo tiene un papel relevante en la percepción del desempeño de las personas con discapacidades, extendiendo la evidencia empírica de las posibilidades de desempeño de estas personas.
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



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