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Base de dados : LILACS
Pesquisa : Aval. Psicológica (todos os anos) - LILACS
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Id: biblio-1350171
Autor: Cunha, Neide de Brito; Ferraz, Adriana Satico; Santos, Acácia Aparecida Angeli dos.
Título: Estudo psicométrico do Questionário de Avaliação da Consciência Metatextual / Psychometric study of the Metatextual Awareness Assessment Questionnaire / Estudio psicométrico del Cuestionario de Evaluación de la Conciencia Metatextual
Fonte: Aval. psicol;20(4):401-409, out.-diez. 2021. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar as propriedades psicométricas do Questionário de Avaliação da Consciência Metatextual (QACM). A amostra contabilizou 618 alunos do 3º ao 5º ano de escolas públicas, com idades entre 8 e 13 anos. Os instrumentos utilizados foram o QACM e dois testes de Cloze, que avaliam a compreensão de leitura. Verificou-se a evidência de validade baseada na estrutura interna para a versão com 15 itens do QACM (RMSEA = 0,03; CFI e TLI = 0,98). A evidência de validade baseada na relação com outras variáveis, tipo critério, foi estabelecida pela identificação de diferenças no desempenho no QACM para a variável ano escolar. O QACM apresentou 42% e 38% da variância explicada para o Cloze 1 e 2, respectivamente, conferindo a evidência de validade baseada na relação com outras variáveis, tipo convergente. Implicações psicopedagógicas são discutidas, mostrando possíveis alternativas de uso para o instrumento. (AU)

This study aimed to investigate the psychometric properties of the Metatextual Awareness Assessment Questionnaire (Questionário de Avaliação da Consciência Metatextual; QACM). The sample consisted of 618 students from the 3rd to the 5th year of public schools, aged between 8 and 13. The instruments used were the QACM and two Cloze tests, which assess reading comprehension. There was evidence of validity based on the internal structure for the 15-item version of the QACM (RMSEA = .03; CFI and TLI = .98). Evidence of validity based on the relationship with other variables, criterion type, was established by identifying differences in performance in the QACM according to the school year variable. The QACM presented 42% and 38% of the variance explained by Cloze 1 and 2, respectively, providing evidence of validity based on the relationship with other variables, convergent type. Psychopedagogical implications are discussed, considering possible alternative uses for the instrument. (AU)

El objetivo de esta investigación fue pesquisar las propiedades psicométricas del Cuestionario de Evaluación de la Conciencia Metatextual (QACM). La muestra contó con 618 alumnos de 3º a 5º año de escuelas públicas, con edades comprendidas entre 8 y 13 años. Los instrumentos utilizados fueron el QACM y dos tests Cloze, para evaluar la comprensión lectora. Hubo evidencias de validez basadas en la estructura interna de la versión de 15 ítems del QACM (RMSEA = 0,03; CFI e TLI = 0,98). Las evidencias de la validez relacionadas con las variables externas, como los criterios, se establecieron mediante la identificación de diferencias estadísticamente significativas en el rendimiento del QACM en cada año escolar. El QACM presentó 42% y 38% de la varianza explicada para el Cloze 1 y 2, respectivamente, proporcionando evidencias de validez relacionadas con otras variables, tipo convergente. Se discuten las implicaciones psicopedagógicas, mostrando posibles alternativas para el uso del instrumento. (AU)
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Id: biblio-1350172
Autor: Rosa, Helena Rinaldi; Migliorini, Walter José Martins; Silva, Marlene Alves da; Manhani, Giulia Burgos.
Título: O Desenho da Figura Humana com História (DFH-H) e crianças com dificuldades de aprendizagem / Draw-A-Person with A Story (DAP-S) Test and children with learning difficulties / Dibujo de la Figura Humana con História (DFH-H) y niños con dificultades de aprendizaje
Fonte: Aval. psicol;20(4):410-416, out.-diez. 2021. graf.
Idioma: pt.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo: As dificuldades de aprendizagem (DA) representam um desafio para as áreas da educação, social e da saúde. O objetivo é avaliar a aplicabilidade do Desenho da Figura Humana com História (DFH-H) na compreensão de crianças com DA. Foram avaliadas, individualmente, 20 crianças da terceira série do Ensino Fundamental público de São Paulo/SP, identificadas pela coordenação da escola como sofrendo algum tipo de DA. Os desenhos foram avaliados segundo os indicadores emocionais (IE) e maturacionais (IM) propostos por Koppitz e também pelo método de livre inspeção do material projetivo, gráfico e narrativo. A média dos IM foi menor, e a dos IE foi superior ao resultado esperado para a idade. A correlação entre os indicadores foi inversa e significante, ainda que moderada. O DFH-H contribuiu para uma compreensão singular das crianças com DA e possibilitou levantar hipóteses sobre os motivos de suas dificuldades, esclarecendo os dados fornecidos pelos IM e IE. (AU)

Learning disabilities (LD) represent a challenge for the educational, social and health fields. The aim was to evaluate the applicability of the Draw-a-Person with a Story (DAP-S) test considering the understanding of children with learning disabilities. Twenty children from the third grade of a Public Elementary School in São Paulo-SP, identified by the school coordination as suffering some type of LD were individually evaluated. Their drawings were analyzed according to the emotional indicators (EI) and maturational indicators (MI) proposed by Koppitz and also through the free inspection method of the projective (graphic/narrative) material. The mean for the MI was lower, and the mean for the EI was higher than the result expected for the age. The correlation between the indicators was inverse and significant, although moderate. The DAP-S contributed to a singular understanding of children with LD and made it possible to raise hypotheses about the reasons for their difficulties, clarifying the data provided by the MI and EI. (AU)

Las dificultades de aprendizaje (DA) representan un reto para las áreas de educación, social y salud. El objetivo es evaluar la aplicabilidad del Diseño de la Figura Humana con Historia (DFH-H) en la comprensión de las DA. Fueron evaluados individualmente veinte niños del tercer año de primaria de una escuela pública de São Paulo-SP, identificados por la coordinación de la escuela como portadores de algún tipo de DA. Sus dibujos fueron evaluados según los indicadores emocionales (IE) y madurativos (IM) propuestos por Koppitz y por el método de libre exploración del material proyectivo, gráfico y narrativo. La media del IM fue menor y la media del IE fue mayor que el resultado esperado para la edad. La correlación entre los indicadores fue inversa y significativa, aunque moderada. El DFH-H contribuyó a una comprensión singular de los niños con DA y permitió plantear hipótesis sobre sus dificultades, aclarando los datos aportados por los IM y IE. (AU)
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Autor: Oliveira, Camila Rosa de; Moret-Tatay, Carmen; Argimon, Irani Iracema de Lima.
Título: Perfiles de estrategias de aprendizaje y autoeficacia académica en estudiantes de primaria / Perfil de estratégias de aprendizagem e autoeficácia acadêmica em estudantes do ensino fundamental / Profile of learning strategies and academic self-efficacy in elementary school students
Fonte: Aval. psicol;20(4):417-425, out.-diez. 2021. ilus, graf, tab.
Idioma: es.
Resumo: El estudio investigó la asociación entre estrategias de aprendizaje y autoeficacia académica en estudiantes de primaria, identificar perfiles de acuerdo con estas variables y compararlos en comparación a los síntomas psicopatológicos. La muestra contó con un total de 252 participantes (126 estudiantes de primaria y 126 padres/tutores). Los instrumentos utilizados fueron el cuestionario sociodemográfico, la Guía para Evaluación del Sentido de Autoeficacia (RASA), Escala de Evaluación de Estrategias de Aprendizaje para la Escuela Primaria (EEVAP-EF) y Child Behavior Checklist. Las correlaciones mostraron que las subescalas de RASA se relacionan con las subescalas de EEVAP-EF. El análisis de conglomerados identificó dos perfiles: 1) altas puntuaciones en RASA y EEVAP-EF y 2) bajas puntuaciones en los mismos instrumentos, lo que demuestra una mayor ocurrencia de síntomas psicopatológicos. Comprender cómo se relacionan estas variables en los estudiantes de primaria contribuirá a la promoción de intervenciones tempranas centradas en el rendimiento escolar y la motivación en el aprendizaje. (AU)

O estudo investigou a associação entre estratégias de aprendizagem e autoeficácia acadêmica em alunos do ensino fundamental, identificar perfis de acordo com essas variáveis e compará-los quanto à ocorrência de sintomas psicopatológicos. A amostra incluiu 252 participantes (126 alunos do ensino fundamental e 126 pais/responsáveis). Utilizaram-se os instrumentos questionário sociodemográfico, Roteiro de Avaliação do Senso de Autoeficácia (RASA), Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF) e Child Behavior Checklist. A análise de correlação demonstrou que as subescalas do RASA relacionaram-se com as subescalas da EAVAP-EF. A análise de cluster identificou dois perfis: 1) pontuações altas no RASA e na EAVAP-EF e 2) pontuações baixas nos mesmos instrumentos, o qual demonstrou maior ocorrência de sintomas psicopatológicos. Compreender como essas variáveis se relacionam em estudantes do ensino fundamental contribui para a promoção de intervenções mais precoces e centradas no rendimento acadêmico e na motivação para a aprendizagem. (AU)

The study investigated the association between learning strategies and academic self-efficacy in elementary school students, identified profiles according to these variables and compared them in relation to psychopathological symptoms. The sample included 252 participants (126 elementary school students and 126 parents/guardians). The instruments used were a sociodemographic questionnaire, Script for the Assessment of the Sense of Self-efficacy (SASS), Learning Strategies Assessment Scale for Elementary Education (LSAS-EE) and Child Behavior Checklist. There was an association between the SASS subscales and the LSAS-EE subscales. The cluster analysis identified two profiles: 1) high scores in the SASS and LSAS-EE and 2) low scores in these instruments, which demonstrated a higher occurrence of psychopathological symptoms. Understanding how these variables relate to elementary school students contributes to the promotion of earlier interventions focused on academic performance and motivation for learning. (AU)
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Autor: Barroso, Sabrina Martins.
Título: Sobrecarga e satisfação com curso: há efeito indireto de fatores emocionais dos universitários? / Burden and satisfaction with sourse: Is there an indirect effect of the emotional factors of university students? / Sobrecarga y satisfacción con la carrera: ¿hay un efecto indirecto de los factores emocionales de los estudiantes universitarios?
Fonte: Aval. psicol;20(4):426-434, out.-diez. 2021. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O presente trabalho avaliou a relação entre a percepção de sobrecarga universitária e a satisfação com cursos de graduação quando analisada de forma independente ou mediada por sintomas depressivos, solidão e resiliência dos estudantes. Participaram do estudo 317 estudantes de graduação, que responderam um questionário e as escalas: Questionário sobre a Saúde dos Pacientes, Escala Brasileira de Solidão UCLA e Escala Breve de Resiliência. Observou-se relação da sobrecarga com a satisfação com os cursos de graduação quando considerada de forma isolada (rho = - 0,13), mas, ao ser analisada como mediada por fatores emocionais (solidão, depressão ou resiliência), a sobrecarga deixou de ser significativa. Conclui-se que a influência da sobrecarga sobre a satisfação dos estudantes pode mascarar efeitos indiretos de outros fatores emocionais. (AU)

The present study evaluated the relationship between the perception of university burden and satisfaction with undergraduate courses when analyzed independently or mediated by the depressive symptoms, loneliness and resilience of students. Study participants were 317 undergraduate students, who responded to the following instruments: Patients Health Questionnaire, Brazilian Loneliness Scale and Brief Scale of Resilience. There was a relationship between burden and satisfaction with undergraduate courses when considered independently (rho = -0.13), however, when the mediation of the emotional factors (loneliness, depression or resilience) was analyzed the burden was no longer significant. It was concluded that the influence of burden on student satisfaction can mask the indirect effects of other emotional factors. (AU)

El presente estudio evaluó la relación entre la percepción de sobrecarga universitaria y la satisfacción con las carreras de grado cuando se analiza de forma independiente o mediada por síntomas depresivos, soledad y resiliencia de los estudiantes. En el estudio participaron 317 estudiantes, quienes respondieron un cuestionario y las escalas: Cuestionario sobre la Salud de los Pacientes, Escala de Soledad Brasileña UCLA y Escala Breve de Resiliencia. Hubo relación entre la sobrecarga y la satisfacción con las carreras de grado cuando se consideró de forma aislada (rho = - 0,13), pero cuando se analizó cómo mediada por factores emocionales (soledad, depresión o resiliencia) la sobrecarga dejó de ser significativa. Se concluye que la influencia de la sobrecarga en la satisfacción del estudiante universitario puede enmascarar efectos indirectos de otros factores emocionales. (AU)
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Baptista, Makilim Nunes
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Id: biblio-1350175
Autor: Baptista, Makilim Nunes; Cardoso, Hugo Ferrari.
Título: Do organizational support and occupational stressors influence Burnout in teachers? / O suporte laboral e os estressores ocupacionais Influenciam o Burnout em professores? / ¿El apoyo laboral y los factores de estrés ocupacionales influyen en el Burnout de los docentes?
Fonte: Aval. psicol;20(4):435-444, out.-diez. 2021. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: This study evaluated the relationship between perceived work support, occupational stressors and burnout in a sample of 102 teachers, testing a model based on structural equations. The Labor Support Scale (ESUL), the Workplace Stress Vulnerability Scale (EVENT) and the Brazilian Burnout Scale (EBB) were applied. From the results, the EBB correlated positively and moderately with the EVENT and negatively and with a weak magnitude with the ESUL. The EVENT and ESUL presented a negative and weak correlation. Using the path analysis model, stressors at work mediated the relationship between work support and burnout. The social interaction dimension (ESUL) predicted the climate and organizational functioning (EVENT), which in turn directly impacted emotional exhaustion/professional frustration and depersonalization/detachment (EBB). The study demonstrates the importance of investigating these constructs in the school context, aiming to support the planning of interventions and the reduction of stressors and burnout indicators. (AU)

Esta pesquisa avaliou a relação entre percepção de suporte laboral, estressores ocupacionais e burnout em uma amostra de 102 professores, testando um modelo baseado em equações estruturais. A Escala de Suporte Laboral (ESUL), Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho (EVENT) e Escala Brasileira de Burnout (EBB) foram aplicadas. Dos resultados, a EBB correlacionou positiva e moderadamente com EVENT, e negativamente e de magnitude fraca com ESUL. EVENT e ESUL correlacionaram negativamente e com magnitude fraca. Pelo modelo de path analysis, estressores no trabalho mediaram a relação entre suporte laboral e burnout. A dimensão interação social (ESUL) prediz o clima e funcionamento organizacional (EVENT), que, por sua vez, impacta diretamente na exaustão emocional/frustração profissional e despersonalização/distanciamento (EBB). O estudo demonstra a importância de se investigar os referidos construtos no contexto escolar, visando tanto o planejamento de intervenções quanto a diminuição dos estressores e indicadores de burnout. (AU)

Esta investigación evaluó la relación entre el apoyo laboral percibido, los estresores ocupacionales y el burnout en una muestra de 102 profesores, probando un modelo basado en ecuaciones estructurales. Se aplicaron la Escala de Apoyo Laboral (ESUL), la Escala de Vulnerabilidad al Estrés Laboral (EVENT) y la Escala Brasileña de Burnout (EBB). A partir de los resultados, EBB se correlacionó positiva y moderadamente con EVENT y negativamente y de magnitud débil con ESUL. EVENT y ESUL se correlacionaron negativamente y con magnitud débil. A través del modelo path analysis, los factores de estrés en el trabajo mediaron la relación entre el apoyo laboral y el burnout. La dimensión de interacción social (ESUL) predice el clima y el funcionamiento organizacional (EVENT), que a su vez, impacta directamente en el agotamiento emocional/frustración profesional y en la despersonalización/distanciamiento (EBB). El estudio demuestra la importancia de investigar estos constructos en el contexto escolar, indicando tanto a la planificación de intervenciones como a la reducción de factores estresantes e indicios de burnout. (AU)
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Id: biblio-1350176
Autor: Souza, Rodrigo Rodrigues de; Faiad, Cristiane; Rueda, Fabián J. M.
Título: Construction and validity evidence of a Socioemotional Skills Scale for University Students / Construção e evidências de validade de uma Escala de Competências Socioemocionais para Universitários / Construcción y evidencias de validez de una Escala de Habilidades Socioemocionales para Estudiantes Universitarios
Fonte: Aval. psicol;20(4):445-454, out.-diez. 2021. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: The aim of this study was to construct and investigate validity evidence for a measure of socioemotional skills for university students. Of the 60 items initially designed to represent six factors of the construct, 42 of them showed theoretical consistency. To analyze the structure of the instrument, exploratory factor analysis was carried out, based on the application of the instrument with 365 students. The analysis revealed six factors that presented groupings of items theoretically consistent with the definitions of the proposed hypothetical model: Self-Management of Emotions, Social Awareness, Responsible Decision-Making, Perseverance, Emotional Self-Awareness and Relationship Skills. The final structure, with 35 items, was able to explain 45.16% of the total variance. Confirmatory factor analysis was performed, based on the application of the instrument with 712 undergraduate students. The proposed structural model was confirmed, with adequate fit indices. Precision indices varied between .69 and .78. It is suggested that further studies investigate other types of validity evidence. (AU)

O objetivo deste estudo foi construir e buscar evidências de validade de uma medida de competências socioemocionais para estudantes universitários. Dentre 60 itens inicialmente elaborados para representar seis fatores do construto, 42 deles apresentaram consistência teórica. Para análise da estrutura fatorial do instrumento, realizou-se uma análise fatorial exploratória, a partir da aplicação do instrumento em 365 estudantes universitários. A análise revelou seis fatores que apresentaram agrupamentos de itens teoricamente consistentes com as definições do modelo hipotético proposto: Autogerenciamento das Emoções, Consciência Social, Tomada de Decisão Responsável, Perseverança, Autoconsciência Emocional e Habilidades de Relacionamento. A estrutura final foi capaz de explicar 45,16% da variância total, a partir de 35 itens. Posteriormente, procedeu-se a uma análise fatorial confirmatória, a partir da aplicação do instrumento em 712 estudantes de graduação. O modelo estrutural proposto foi confirmado, apresentando índices de ajuste adequados. Os índices de precisão variaram entre 0,69 e 0,78. Sugere-se que novos estudos busquem outros tipos de evidências de validade. (AU)

El objetivo de este estudio fue construir y buscar evidencias validez de una medida de habilidades socioemocionales para estudiantes universitarios. Entre los 60 ítems inicialmente desarrollados para representar seis factores del constructo, 42 de ellos mostraron consistencia teórica. Para analizar la estructura factorial del instrumento, se realizó un análisis factorial exploratorio, basado en la aplicación del instrumento a 365 estudiantes. El análisis reveló seis factores que presentaron agrupaciones de ítems teóricamente consistentes con las definiciones del modelo propuesto: Autogestión de las Emociones, Conciencia Social, Toma Responsable de Decisiones, Perseverancia, Autoconciencia Emocional y Habilidades de Relación. La estructura final fue capaz de explicar el 45,16% de la varianza total, basada en 35 ítems. Posteriormente, se realizó un análisis factorial confirmatorio, basado en la aplicación del instrumento a 712 estudiantes de grado. Los índices de precisión variaron entre 0,69 y 0,78. Se confirmó el modelo estructural, con índices de ajuste adecuados. Se sugiere que los estudios adicionales busquen otros tipos de evidencias de validez. (AU)
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Id: biblio-1350177
Autor: Inácio, Amanda Lays Monteiro; Schelini, Patrícia Waltz; Noronha, Ana Paula Porto.
Título: Avaliação da motivação para aprender com base na teoria da autodeterminação / Motivation to learn assessment based on the theory of self-determination / Evaluación de la motivación para aprender basada en la teoría de la autodeterminación
Fonte: Aval. psicol;20(4):455-462, out.-diez. 2021. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo buscou estimar indicadores de validade com base na estrutura interna e estimativa de precisão da versão adaptada do Continuum de motivação, por meio de uma análise fatorial confirmatória (AFC). Participaram 391 alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino médio (M = 17,6; DP = 2,7), ambos os sexos, provenientes de duas instituições do estado do Paraná. Os resultados da AFC indicaram a presença dos cinco fatores do Continuum, todos com a mesma quantidade de itens. Os índices de consistência interna foram considerados aceitáveis e o instrumento apresentou bons índices de ajuste. Foram encontradas correlações positivas e negativas entre os fatores, significativas e com magnitude variando de pequena a grande. Por fim, os estudantes mostraram-se mais motivados extrinsecamente por regulação identificada. Os resultados evidenciam importantes avanços no que concerne a medidas com bons indicadores psicométricos para avaliação do construto motivacional, haja vista sua contribuição para a aprendizagem dos estudantes. (AU)

The present study sought to estimate validity indicators based on the internal structure and precision estimate of the adapted version of the Motivation Continuum, through Confirmatory Factor Analysis (CFA). Participants were 391 students from the first to the third year of high school (M=17.6 years of age; SD=2.7), of both sexes, from two institutions in the state of Paraná. The CFA indicated the presence of the five factors in the Continuum, all with the same number of items. The internal consistency indices were considered acceptable and the instrument presented good fit indices. Significant positive and negative correlations were found between the factors, with magnitudes varying from small to large. The students were more extrinsically motivated by identified regulation. The results show important advances with regard to the psychometric indicators of a measure for assessing the motivational construct, considering its contribution to student learning. (AU)

El presente estudio buscó estimar indicadores de validez a partir de la estructura interna y estimación de precisión de la versión adaptada del Continuum de Motivación, mediante un Análisis Factorial Confirmatorio (AFC). Participaron 391 estudiantes de ambos sexos del primero al tercero año de secundaria (M=17.6; DS=2.7) de dos instituciones de la provincia de Paraná. Los resultados de AFC indicaron la presencia de los cinco factores en Continuum, todos con el mismo número de ítems. Los índices de consistencia interna se consideraron aceptables y el instrumento presentó buenos índices de ajuste. Se encontraron correlaciones positivas y negativas entre los factores, significativas y con variación de magnitud de pequeñas a grandes. Finalmente, los estudiantes estaban motivados de manera más extrínseca por la regulación identificada. Los resultados muestran importantes avances en cuanto a medidas con buenos indicadores psicométricos para evaluar el constructo motivacional, dada su contribución al aprendizaje de los estudiantes. (AU)
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Boruchovitch, Evely
Bzuneck, José Aloyseo
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Id: biblio-1350178
Autor: Beluce, Andrea Carvalho; Oliveira, Katya Luciane de; Boruchovitch, Evely; Bzuneck, José Aloyseo.
Título: Escala de Estratégias de Aprendizagem e Tecnologias Digitais: ensinos médio e universitário / Learning Strategies and Digital Technologies Scale: high school and university teaching / Escala de Estrategias de Aprendizaje y Tecnologías Digitales: educación secundaria y universitaria
Fonte: Aval. psicol;20(4):463-474, out.-diez. 2021. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Identificar as estratégias que favorecem os alunos a estudarem com o uso das tecnologias digitais é um dos grandes desafios desta sociedade atual. Este estudo buscou evidências de validade da estrutura interna dos itens de um instrumento para mensurar as estratégias de aprendizagem empregadas pelos alunos quando estudam utilizando as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Para tanto, elaborou-se a Escala de Estratégias de Aprendizagem com o Uso das TDIC (EEA-TDIC) para os estudantes dos ensinos médio e superior. Participaram desta pesquisa 822 alunos. As três dimensões do instrumento, estruturadas após análise fatorial exploratória, confirmaram-se nos resultados alcançados com a análise confirmatória. As propriedades psicométricas da EEA-TDIC foram evidenciadas, estabelecendo a escala como medida válida e confiável. Acredita-se que a escala será útil para avaliação e diagnóstico psicoeducacional de forma a orientar ações formativas no contexto educativo. (AU)

Identifying the strategies that help students to study using digital technologies is one of the great challenges for society today. This study sought evidence for the validity of the internal structure of the items of an instrument to measure the learning strategies employed by students when they study using digital information and communication technologies (DICT). Accordingly, the Learning Strategies with the use of DICT Scale (EEA-TDIC) was developed for students in High School and Higher Education. Study participants were 822 students. The three dimensions of the instrument, structured after exploratory factor analysis, were confirmed in the results of the confirmatory analysis. The psychometric properties of the EEA-TDIC were found to be acceptable, establishing the scale as a valid and reliable measure. The scale will be useful for psychoeducational assessment and diagnosis, in order to guide study actions in the educational context. (AU)

Identificar las estrategias que favorezcan a los estudiantes a estudiar con el uso de tecnologías digitales es uno de los grandes desafíos de la sociedad actual. Este estudio buscó evidencias de validez de la estructura interna de los ítems de un instrumento para medir las estrategias de aprendizaje empleadas por el alumnado cuando estudian utilizando tecnologías digitales de la información y la comunicación (TDIC). Para ello, se desarrolló la Escala de Estrategias de Aprendizaje con el uso de TDIC (EEA-TDIC) para estudiantes de Educación Secundaria y Superior. 822 estudiantes participaron en esta investigación. Las tres dimensiones del instrumento, estructuradas tras el análisis factorial exploratorio, se confirmaron en los resultados obtenidos con el análisis confirmatorio. Se evidenciaron las propiedades psicométricas del EEA-TDIC, estableciendo la escala como una medida válida y confiable. Se cree que la escala será de utilidad para la evaluación y el diagnóstico psicoeducativo con el fin de orientar las acciones formativas en el contexto educativo. (AU)
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Id: biblio-1350179
Autor: Silva, Vera Alice Pereira; Costa, Dalton Breno; Farina, Marianne; Oliveira, Manoela Ziebell de; Irigaray, Tatiana Quarti.
Título: Indecisão e maturidade vocacional, autoeficácia e personalidade em adolescentes com e sem superdotação / Vocational and maturity indecision, self-efficacy, and personality in gifted and non-gifted adolescents / Indecisión y madurez vocacional, autoeficacia y personalidad en adolescentes superdotados y no superdotados
Fonte: Aval. psicol;20(4):475-485, out.-diez. 2021. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi comparar as características sociodemográficas, nível de indecisão vocacional (EIV), autoeficácia geral percebida (EAGP), personalidade (BFP) e maturidade para a escolha profissional (EMEP) de adolescentes com e sem superdotação. A amostra foi composta por 31 adolescentes com idade média de 16,29 anos (DP = 1,21), 12 com superdotação e 19 sem superdotação. Os superdotados foram recrutados em um Núcleo Estadual de Altas Habilidades/Superdotação e os sem superdotação em uma escola particular. Os dois grupos de adolescentes responderam os mesmos instrumentos: ficha de dados sociodemográficos, EMEP, EIV, BFP e EAGP. Os sem superdotação apresentaram menores níveis de autoeficácia (EAGP) e maiores níveis de neuroticismo (BFP) e responsabilidade (EMEP). Já os adolescentes com superdotação obtiveram maiores níveis de realização (BFP), autoeficácia (EAGP), determinação (EMEP), extroversão e abertura (BFP) e autoconhecimento (EMEP). Os resultados contribuem para que orientadores profissionais e de carreira desenhem intervenções mais assertivas para adolescentes superdotados. (AU)

The aim of the study was to compare the sociodemographic characteristics, level of vocational indecision (EIV), perceived general self-efficacy (EAGP), personality (BFP) and maturity for professional choice (EMEP), of adolescents with and without giftedness. The sample consisted of 31 adolescents with a mean age of 16.29 years (SD = 1.21), 12 with giftedness and 19 without. The gifted students were recruited from a State Center for High Skills/Giftedness and the non-gifted students from a private school. The two groups of adolescents answered the same instruments, including a sociodemographic data form, the EMEP, EIV, BFP and EAGP. The non-gifted students presented lower levels of self-efficacy (EAGP) and higher levels of neuroticism (BFP) and responsibility (EMEP). The gifted adolescents presented higher levels of achievement (BFP), self-efficacy (EAGP), determination (EMEP), extraversion and openness (BFP), and self-knowledge (EMEP). The results can help professional and career counselors to design more assertive actions for gifted adolescents. (AU)

El objetivo del estudio fue comparar las características sociodemográficas, nivel de indecisión vocacional (EIV), autoeficacia general percibida (EAGP), personalidad (BFP) y madurez para la elección profesional (EMEP), de adolescentes con y sin superdotación. La muestra se compuso por 31 adolescentes con una edad media de 16,29 años (DS = 1,21), 12 con superdotación y 19 sin superdotación. Los superdotados fueron reclutados de un Centro Estatal de Altas Habilidades/Superdotación y aquellos sin superdotación de una escuela privada. Los dos grupos de adolescentes respondieron los mismos instrumentos: ficha sociodemográfica, EMEP, EIV, BFP y EAGP. Los niveles más bajos de autoeficacia (EAGP) y niveles más altos de neuroticismo (BFP) y responsabilidad (EMEP). Los adolescentes superdotados, por su parte, tenían niveles más altos de logro (BFP), autoeficacia (EAGP), determinación (EMEP), extraversión y apertura (BFP) y autoconocimiento (EMEP). Los resultados ayudan a los consejeros profesionales y de carrera a diseñar acciones más asertivas para los adolescentes superdotados. (AU)
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas


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Id: biblio-1350180
Autor: Sani, Ana Isabel; Vieira, Ana Paula; Dinis, Maria Alzira Pimenta.
Título: Social networks, the Internet, and risks: portuguese parents' perception of online grooming / As redes, a Internet e os riscos: perceções de pais portugueses sobre o online grooming / Las redes, Internet y los riesgos: percepciones de los padres portugueses sobre el online grooming
Fonte: Aval. psicol;20(4):486-494, out.-diez. 2021. tab.
Idioma: en.
Projeto: Foundation for Science and Technology; . University of Minho. Research Centre for Child Studies.
Resumo: The paper presents an exploratory and descriptive quantitative study, involving 560 Portuguese parents with school children, aged between 6 and 17 years. Data collection was carried out through a questionnaire that was made available online and focused on the use of social networks, the Internet and the risk of online grooming. The results showed that about half of the participants did not know the term 'online grooming'. After defining the phenomenon, 97% of the participants considered it very seriously. To prevent risk, 52% of the participants reported talking with their children about online risks and taking precautions to reduce the children's vulnerability. Approximately 89% of the respondents said they knew where to report cybercrime. The study aimed to contribute to a greater awareness of the risks associated with the Internet, involving parents and caregivers in the prevention of situations of victimization of children and adolescents. (AU)

O artigo apresenta um estudo quantitativo exploratório e descritivo, envolvendo 560 pais portugueses que tinham filhos em idade escolar entre 6 e 17 anos. A recolha de dados foi feita por meio de um inquérito por questionário, disponibilizado online, focado no uso das redes, da internet e no risco do online grooming. Os resultados mostraram que cerca de metade dos participantes não conhecia o termo "online grooming". Depois de definir o fenómeno, cerca de 97% dos participantes consideram-no muito grave. Para prevenir, 52% dos participantes disseram conversar com seus filhos sobre os riscos online e tomar precauções para reduzir a vulnerabilidade das crianças. Cerca de 89% dos entrevistados disseram saber onde denunciar crimes cibernéticos. O estudo visa contribuir para uma maior conscientização dos riscos associados à internet, envolvendo pais e cuidadores na prevenção de situações de vitimação de crianças e adolescentes. (AU)

El artículo presenta un estudio cuantitativo exploratorio y descriptivo, en el que participaron 560 padres portugueses que tenían hijos en edad escolar entre 6 y 17 años. La recolección de datos se llevó a cabo a través de una encuesta, disponible en línea, enfocada en el uso de redes, Internet y el riesgo del online grooming. Los resultados mostraron que aproximadamente la mitad de los participantes no conocían el término "online grooming". Tras definir el fenómeno, alrededor del 97% de los participantes lo consideró muy grave. Para prevenirlo, el 52% de los encuestados afirmaron hablar con sus hijos sobre los riesgos digitales y tomar precauciones para reducir la vulnerabilidad de los niños. Alrededor del 89% de los encuestados dijeron que sabían dónde denunciar los delitos cibernéticos. El estudio tiene como objetivo contribuir a una mayor conciencia de los riesgos asociados a Internet, involucrando a los padres y cuidadores en la prevención de situaciones de victimización infantil y adolescente. (AU)
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas



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