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Id: 794450
Autor: Cristino, Aline Cabral; Lopes, Rinna Rocha; Diógenes, Kátia Castelo Branco Machado.
Título: Sofrimento crônico: Percepção de mães de crianças dependentes de ventilação mecânica / Chronic suffering: mother’s perception of children dependent on mechanical ventilation
Fonte: Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) = Braz. j. health promot;28(2):­-­, jan-mar.2015.
Idioma: pt.
Resumo: Conhecer a percepção das mães sobre as principais dificuldades na assistênciaa uma criança com necessidades especiais, dependente de ventilação mecânica. Métodos:Pesquisa qualitativa, desenvolvida de agosto a novembro de 2013 no Hospital Dr. WaldemarAlcântara, em Fortaleza-CE. Os informantes foram sete mães de crianças sob ventilaçãomecânica. A coleta de dados deu-se através de questionários sociodemográficos e questõesnorteadoras, das quais emergiram categorias temáticas, analisadas pela análise de conteúdo,sendo os dados discutidos pela literatura pertinente. Resultados: A média das idadesmaternas variou de 18 a 36 anos. Seis eram casadas ou viviam união estável. O nível deescolaridade variou de analfabeta ao segundo grau completo. A renda familiar foi de nomáximo um salário mínimo. As mães mencionaram angústia e medo diante do impacto inicialdo diagnóstico, com pouca compreensão da linguagem biomédica e muitos questionamentosdurante todo o período após o diagnóstico e durante a internação hospitalar. Conclusão: Asdificuldades envolvem aspectos relacionados ao abandono familiar, ao distanciamento dosdemais filhos em detrimento do cuidado ao filho deficiente, ao obstáculo em se relacionarsocialmente e acerca do prognóstico e cuidados com seu filho. O ambiente hospitalar gerarepercussões psicológicas diante da expectativa e da falta de esperança em relação à curado filho, sabendo que este poderá ir a óbito. Os profissionais de saúde podem favorecertransformações incríveis, gerando um novo “cuidar”, mais amplo e humanizado, facilitandoa recuperação/reestruturação familiar diante desse novo universo...(AU)
Descritores: Fisioterapia
Criança Hospitalizada
Humanização da Assistência
Relações Mãe-Filho
Ventilação Pulmonar
Limites: Humanos
Feminino
Criança
Adulto Jovem
Adulto
Meia-Idade
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Id: 790528
Autor: Issi, Helena Becker.
Título: O mundo vivido da enfermagem pediátrica: trajetória de cuidado / The world experienced by the pediatric nursing: care trajectories.
Fonte: Porto Alegre; s.n; 2015. 390 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: A concepção existencial de cuidado revela uma dimensão temporal peculiar e imanente à condição humana. Nesta pesquisa, utilizou-se o enfoque existencial de Martin Heidegger, e de outros filósofos existencialistas, para a compreensão do acontecer da Enfermagem Pediátrica, no devir da trajetória de cuidado. Estudo qualitativo de natureza fenomenológico-hermenêutica, com o objetivo de desvelar e compreender, na perspectiva da temporalidade, o fenômeno cuidado à criança, adolescente e família no mundo da Enfermagem Pediátrica de um hospital-escola, e conhecer as percepções das enfermeiras sobre o modo de cuidar no mundo da hospitalização. A coleta das informações ocorreu mediante entrevista fenomenológica, adotando-se a hermenêutica de Ricoeur e Heidegger para interpretação das informações. O mundo vivido da Enfermagem Pediátrica, no devir do tempo e na temporalização de seu acontecer, revela-se como “ser-aí” lançado no mundo do hospital. A experiência existencial de cuidar em Enfermagem Pediátrica revela que o sentido do cuidado à criança e à família tem seu fio condutor na concepção criadora do Sistema de Permanência Conjunta. A contribuição deste estudo reside na compreensão do movimento de transcendência que permite desvelar a temporalidade da Enfermagem Pediátrica em sua trajetória de cuidado. A filosofia do Sistema de Permanência Conjunta mantém-se como o fio condutor e ampliam-se os modelos de cuidado que podem ser difundidos e replicados em outros contextos do cuidado à saúde da criança, adolescente e família na perspectiva do cuidado, ensino e pesquisa.

The existential concept of care discloses a time dimension which is peculiar and immanent to the human condition. This research utilized the existential focus of Martin Heidegger and other existentialist philosophers in order to understand what happens within the Pediatric Nursing in comings of the care trajectory. It is a qualitative study of phenomenological and hermeneutic approach aimed at unveiling and understanding, in the temporality perspective, the phenomenon of child, adolescent and family care in the world of the Pediatric Nursing of a school hospital as well as learning the nurses ́ perceptions about the way of care taking in the hospital admission world. It is a study carried out in the Pediatric Nursing Service of Hospital de Clínicas de Porto Alegre, RS, Brazil, with the participation of nine assistant nurses and one teacher. The information was collected by means of phenomenological interview and interpreted by adopting the hermeneutics of Ricoeur and Heidegger. The following dimensions have emerged: Pediatrics Joint Permanence System: in the time; Transformation of Units in Service Pediatrics; The Being and the Time of the Pediatric Nurse; The multiple faces of care; The dimensions of care in Pediatric Nursing: in the perspective of the child and family; Pediatric Nursing in the Present: programs in the care perspective; and, Future Projects. The world experienced by the Pediatric Nursing, in the time to come and in its happening temporality, discloses itself as “being there” launched in the hospital world. The Pediatric Nursing is conceived having as care model the Joint Permanence System –care to the child and to the family, founded beyond the biologic vision of health. The presence of the Nursing School of the Federal University of Rio Grande do Sul in the model of Teaching/Assistance Integration in the school hospital was decisive both in this moment...(AU)

La concepción existencial del cuidado revela una dimensión temporal peculiar e inmanente a la condición humana. En esta investigación, se utilizó el enfoque existencial de Martin Heidegger, y de otros filósofos existencialistas, para la comprensión del suceder de la Enfermería Pediátrica, en el devenir de la trayectoria del cuidado. Estudio cualitativo de naturaleza fenomenológica y hermenéutica con el objetivo de desvelar y comprender, en la perspectiva de la temporalidad, el fenómeno cuidado al niño, al adolescente y a la familia en el mundo de la Enfermería Pediátrica de un hospital-escuela, y conocer a las percepciones de las enfermeras acerca del modo de cuidar en el mundo de la hospitalización. Se trata de un estudio realizado en el Servicio de Enfermería Pediátrica del Hospital de Clínicas de Porto Alegre, RS, Brasil con la participación de nueve enfermeras asistentes y una docente. La recolección de las informaciones ocurrió por medio de entrevista fenomenológica, adoptándose la hermenéutica de Ricoeur y Heidegger para interpretación de las informaciones. Emergieron como dimensiones: Sistema de Permanencia Conjunta en Pediatría: siendo en el tiempo; Transformación de Unidades Pediátricas en Servicio; El Ser y Tiempo de la Enfermera Pediátrica; Las múltiples faces del cuidado; Las...(AU)
Descritores: Enfermagem Pediátrica
Cuidados de Enfermagem
Saúde da Criança
Criança Hospitalizada
-Família
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Gravidez
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR546.1 - Biblioteca


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Id: 790288
Autor: Delgado Reque, Jorge Raúl.
Título: Variabilidad estacional de hospitalizaciones por tos ferina en el INSN, 2005-2013, Lima-Perú / Seasonal variability of hospitalizations for whooping cough in the INSN, 2005-2013, Lima-Peru.
Fonte: Lima; s.n; 2015. 30 p. tab, graf.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Facultad de Medicina para obtenção do grau de Especialista.
Resumo: Objetivo: Evaluar la variabilidad estacional de las hospitalizaciones de los casos de tos ferina en el Instituto Nacional de salud de Niño desde el 2005 al 2013. Material y Métodos: Estudio observacional, descriptivo, retrospectivo, se estudiaran a las hospitalizaciones por tos ferina o coqueluche como diagnóstico clínico según protocolo DGE.MINSA, atendidos en el INSN del Perú, país con implementación de la vacunación contra la tos ferina. Se obtendrá información de la oficina de estadísticas del Instituto Nacional de Salud del Niño y se analizaran los variables como el número de casos por años, mes de hospitalización, sexo, edad; con ello analizaremos frecuencias, medidas de tendencia central y de dispersión. Se realizará también una curva de frecuencias de hospitalizaciones por tos ferina por tiempo, señalizamos la tendencia al incremento o decremento por año. Resultados: Se estudiaron a 833 niños, la mediana de edad por año fue de 3 meses (RIQ 3 meses y 4 meses). Siendo el grupo de edad de 1 mes a 6 meses representa el 85.7 por ciento de los casos. Con respecto al sexo, el masculino representó el 53.1 por ciento (442). Se evidencia 02 picos en la frecuencia de casos en los años 2007-2008, y entre 2012-2013; se observa en el gráfico de frecuencias por meses mayores casos de tos ferina entre los meses de octubre a marzo. Conclusiones: La tendencia de presentación de casos de tos ferina en el INNS-Breña es de incremento, siendo cíclica con tendencia al incremento de casos cada 4 años. Los casos se presentan de forma estacional entre los meses de noviembre, diciembre, enero y febrero, correspondiendo a las estaciones entre primavera y verano. Los casos de tos ferina presentan una mediana de edad de 3 meses con rango intercuartiles entre 2 meses y 4 meses. El grupo de edad más frecuente pertenece de 30 días a 6 meses. No existe variación de grupo de edad más frecuente en el tiempo. El sexo masculino representó el 53.1 por ciento (442)...(AU)

Objective: To evaluate the seasonal variability of hospitalizations of cases of whooping cough in the National Institute of Child Health from 2005 to 2013. Material and Methods: An observational, descriptive, retrospective study, hospitalizations are studied by pertussis or whooping cough as a clinical diagnosis according DGE.MINSA protocol, served in the INSN of Peru, a country with implementation of vaccination against pertussis. Information from the statistical office of the National Institute of Child Health and variables will be obtained as the number of cases per year, month of hospitalization, sex, and age were analyzed; thereby analyze frequencies, measures of central tendency and dispersion. A curve frequency of hospitalizations was also made by pertussis by time, noted the tendency to increase or decrease per year. Results: We studied 833 children, median age per year was 3 months (IQR 3 months and 4 months). As the group aged 1 month to 6 months represents 85.7 per cent of cases. Regarding gender, male accounted for 53.1 per cent (442). 02 peaks is evident in the frequency of cases in the years 2007-2008 and between 2012-2013; Shown in the chart higher frequencies months pertussis cases among the months October to March. Conclusions: The trend of bringing cases of pertussis in the INNS-Brena is increased, being prone to cyclical increase in cases every four years. Cases occur seasonally between the months of November, December, January and February, corresponding to the spring and summer seasons. Cases of whooping cough have a median age of 3 months with interquartile range between 2 months and 4 months. The most frequent age group belongs to 30 days to 6 months. No variation of more frequent age group over time. The males accounted for 53.1 per cent (442)...(AU)
Descritores: Coqueluche/epidemiologia
Mudança Climática
Criança Hospitalizada
-Estudos Observacionais como Assunto
Estudos Retrospectivos
Limites: Humanos
Masculino
Adolescente
Feminino
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Responsável: PE13.1 - Oficina de Biblioteca, Hemeroteca y Centro de Documentación


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Id: 790019
Autor: Santiago Lemos, Izabel Cristina; Dimas de Oliveira, Joseph; Bezerra Gomes, Emiliana; Leite da Silva, Kelly Vanessa; Sousa da Silva, Prycilla Karen; Pimentel Fernandes, George.
Título: Brinquedo terapêutico no procedimento de punção venosa: estratégia para reduzir alterações comportamentais / Juguete terapéutico durante el procedimiento de punción venosa: estrategia para reducir alteraciones de comportamiento / Therapeutic toy during the procedure of venipuncture: a strategy to reduce behavioral changes
Fonte: rev. cuid. (Bucaramanga. 2010);7(1):1163-1170, ene.-jun. 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: A enfermagem pediátrica deve estar atenta aos subsídios da assistência que tornem possível um melhor manejo da dor e da ansiedade oriundas da hospitalização infantil, geralmente, causadas pela realização de procedimentos invasivos como a punção venosa. O uso do Brinquedo Terapêutico Instrucional (BTI) pode representar uma intervenção eficaz para lidar com os efeitos negativos da hospitalização. Objetivo: Comparar as reações manifestadas pela criança frente ao preparo para punção venosa antes e após o uso do BTI. Materiais e Métodos: A pesquisa é analítica, exploratória e de abordagem quantitativa. Para análise dos dados foi utilizado o teste de McNemar. A amostra consistiu de 21 crianças hospitalizadas, pré-escolares e escolares, a coleta deu-se entre junho e agosto de 2012, em unidade de internação pediátrica do Crato, CE (Brasil). Resultados e Discussão: Após o uso do BTI, observou-se uma redução na frequência de variáveis comportamentais que indicam menor adaptação ao procedimento, com significância estatística em especial para: “Solicita a presença Materna” e “Evita olhar para o Profissional” (p<0,001). A realização das sessões também potencializou a frequência de, praticamente, todos os comportamentos associados a uma melhor aceitação ao preparo ou realização da punção venosa, com destaque para “Observa o Profissional” (p<0,001) e “Sorri” (p<0,005). Conclusões: O BTI constitui relevante intervenção para a enfermagem pediátrica, sendo necessário, para sua aplicação sistematizada, articular ações que visem uma maior sensibilização dos órgãos gestores dos serviços de pediatria, maior capacitação dos profissionais envolvidos e melhor abordagem do ensino do brinquedo terapêutico nos cursos de graduação de enfermagem. (AU)

Introducción: La enfermería pediátrica debe conocer los recursos de asistencia que permitan mejor manejo del dolor y la ansiedad ocasionada de una hospitalización infantil, generalmente, causadas por realización de procedimientos invasivos, como la punción venosa. El uso del Juego Terapéutico Instruccional (JTI) puede representar una intervención eficaz para hacer frente a efectos negativos de la hospitalización. Objetivo: Comparar las reacciones manifestadas por el niño sometido a punción venosa antes y después del uso del JTI. Materiales y Métodos: El estudio es analítico, exploratorio y cuantitativo. Para el análisis de datos se empleó el test de McNemar. La muestra consistió en 21 niños hospitalizados, pre-escolares y escolares, la recolección de datos ocurrió entre junio y agosto de 2012 en unidad pediátrica de Crato, CE (Brasil). Resultados y Discusión: Después del uso del JTI, se observó una reducción en la frecuencia de las variables de comportamiento que indican una adaptación menor al procedimiento de punción venosa, estadísticamente significativo: “Solicita la presencia Materna” y “Evita mirar el Profesional” (p <0,001). La realización de las sesiones también potencializó la frecuencia de prácticamente todos los comportamientos asociados a una mejor aceptación a la preparación o realización de la punción venosa: “Observa el Profesional” (p <0,001) y “Sonríe” (p <0,005). Conclusiones: El JTI constituye una intervención relevante para la enfermería pediátrica, siendo necesario para su aplicación, articular acciones destinadas a aumentar la sensibilización entre los administradores de los servicios de pediatría, mayor capacitación de los profesionales y un mejor abordaje en la educación del juguete terapéutico en los pregrados de enfermería. (AU)

Introduction: Pediatric nurses should always be attentive to the care subsidies that make possible a better control of pain and anxiety generated by infant hospitalization. Generally, these adverse feeling in children are caused by the realization of intrusive procedures, such as venipuncture. The use of the Therapeutic Toy Instructional (TTI) may represent an effective intervention to deal with the negatives effects of hospitalization. Objective: To compare the reactions expressed by the child, exposed to venipuncture, before and after the use of TTI. Materials and Methods: The research is analytical, exploratory and quantitative approach. For analysis of the data was employed the McNemar test. The sample consisted of 21 hospitalized children, pre-school and school ages, the process of data was collected between June and August of 2012 in a pediatric unit from Crato, CE (Brazil). Results and Discussion: After using the TTI, there was a reduction in frequency of behavioral variables that indicate less adaptation to the procedure, particularly for “Require the presence of mother" and "Try not to look for the Professional" (p <0.001). The realization of the sessions also increased the frequency of many behaviors associated with better acceptance of the procedure, especially: "Look for the Professional" (p <0.001) and "Smile" (p <0.005). Conclusions: The TTI is a relevant intervention for pediatric nursing; to use it in a systematic way is needed: planning actions aimed at increasing awareness among managers of pediatric services, better training of professionals and the inclusion of teaching of therapeutic toy in nursing courses. (AU)
Descritores: Ludoterapia/normas
Punções/instrumentação
Criança Hospitalizada
Comportamento Infantil/psicologia
Adaptação Psicológica/fisiologia
-Punções/normas
Hospitais Privados/normas
Condutas Terapêuticas
Enfermagem Pediátrica
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Responsável: CO646.9 - UDES - Universidad de Santander


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Id: 789246
Autor: Mendes, Tatiane.
Título: Experiência sensível e sociabilidade no IPPMG: quando o cinema vai ao hospital / Sensory experience and sociability in IPPMG: when the film goes to hospital / La experiencia sensible y sociabilidad en IPPMG: cuando la película va al hospital
Fonte: RECIIS (Online);10(2):1-10, abr.-jun.2016.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo toma como base o método cartográfico de Virginia Kastrup (2009) para analisar a experiência do cinema em atividades realizadas pelo projeto educacional Cinema para Aprender e Desaprender(Cinead) com as crianças internadas nas enfermarias do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG). Associando a cartografia à revisão bibliográfica, intenciona-se observar e debater as práticas socioculturais que têm como cerne a fruição e a produção fílmica. Para tanto, admite-se que essas práticas se aproximam da experiência sensível - como Michel Maffesoli (1998) denominou os fatos sociais contemporâneos, feitos de empatia e sensibilidade - que atravessa o espaço do hospital. A questão norteadora do presente estudo é se as vivências com o cinema possibilitam a construção da sociabilidade entre os participantes do projeto e a ressignificação simbólica do espaço em um ambiente onde as relações são marcadas cotidianamente pela imprevisibilidade...(AU)

This article uses the cartographic method of Virginia Kastrup (2009) to analyze the cinema experience at activitiesrealized by the educational project Cinema para Aprender e Desaprender – Cinead (Cinema for Learning andUnlearning – Cinead), which works with children hospitalized in the wards of the Instituto de Puericultura ePediatria Martagão Gesteira – IPPMG (Institute of Pediatrics Martagão Gesteira – IPPMG). With the mappingmethod and the literature review, our intent is to observe and discuss the socio-cultural practices whose heart is theenjoyment and the filmic production. To carry them out, it is assumed that those practices are close to the sensoryexperience - like Michel Maffesoli (1998) called the contemporary social facts, whose empathy and sensitivity arefundamental aspects - found in that hospital. The main question of this study is whether the experiences with filmallow the construction of sociability among the participants of the project and the symbolic redefinition of spacein an environment where relationships are marked by unpredictability daily...(AU)

Este artículo está basado en el método cartográfico de Virginia Kastrup (2009) para analizar la experiencia del cine en las actividades llevadas a cabo por el proyecto educativo Cinema para Aprender e Desaprender– Cinead (Cine para Aprender y Desaprender – Cinead), con los niños hospitalizados en las enfermerías del Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira – IPPMG (Instituto de Pediatría Martagão Gesteira– IPPMG). Asociaciando la cartografía y de la revisión de la literatura tiene la intención de observar las prácticas socioculturales cuyo núcleo es la fruición y la producción fílmica. Para hacer esto posible, se supone que las prácticas están cerca de la experiencia sensorial – como Michel Maffesoli (1998) denominó los hechos sociales contemporáneos que tienen la empatía y la sensibilidad como factores fundamentales– encontradas en aquel hospital. La pregunta principal de este estudio es si las experiencias con el cine permiten la construcción de la sociabilidad entre los participantes del proyecto y la redefinición simbólica del espacio en un ambiente donde las relaciones están marcadas cotidianamente por la imprevisibilidad...(AU)
Descritores: Pacientes Internados
Socialização
Cinema como Assunto/utilização
Criança Hospitalizada/psicologia
-Pesquisa
Comunicação em Saúde
Assistência Hospitalar
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: 786864
Autor: Barreto, Thaís Sena Mombach; Sakamoto, Victória Tiyoko Moraes; Magagnin, Jardel Scremin; Coelho, Débora Fernandes; Waterkemper, Roberta; Canabarro, Simone Travi.
Título: Experience of parents of children with congenital heart disease: feelings and obstacles / Vivência de pais de crianças com cardiopatia congênita: sentimentos e obstáculos
Fonte: Rev. RENE;17(1):128-136, jan.-fev. 2016.
Idioma: en.
Resumo: Objective: understand the meaning of the experiences of parents of children with congenital heart disease regarding feelings, obstacles and expectations. Methods: qualitative study conducted at a pediatric intensive care unit of a reference hospital. Participants corresponded to seven mothers and four fathers of children with congenital heart defect, surgically corrected and with more than 8 hours of admission, totalling 11 participants. Data collection was performed through semi-structured individual recorded interviews. Data were described according to thematic content analysis. Results: five thematic categories emerged: (1) unpreparedness to face the problem; (2) feelings involved (3) factors that make difficult to face the problem; (4) factors that facilitate facing the problem; (5) spirituality. Conclusion: each family is unique and needs support to better face the disease and its process. It is essential to develop interdisciplinary network support, providing comprehensive care. (AU)

Objetivo: compreender o significado das vivências de pais de crianças com cardiopatia congênita com relação asentimentos, obstáculos e expectativas. Métodos: estudo qualitativo realizado em unidade de terapia intensivapediátrica de hospital de referência. Participaram sete mães e quatro pais de crianças com cardiopatia congênitacorrigida cirurgicamente e com mais de 8 horas de internação, totalizando 11 participantes. Coleta de dadosfoi realizada por entrevista semiestruturada individual e gravada. Os dados foram descritos segundo análisede conteúdo do tipo temática. Resultados: foram construídas cinco categorias temáticas: (1) despreparopara o enfrentamento; (2) sentimentos envolvidos (3) fatores que dificultam o enfrentamento; (4) fatoresque facilitam o enfrentamento; (5) espiritualidade. Conclusão: cada família é única e necessita de apoio paramelhor enfrentamento frente à doença e seu processo. É essencial desenvolver rede de suporte interdisciplinar, proporcionando assistência integral. (AU)
Descritores: Cardiopatias Congênitas
Criança Hospitalizada
Anormalidades Congênitas
Pais
Limites: Humanos
Criança
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Id: 781670
Autor: Romero, Claudia; Hernández, Henry; Falcón, Néstor.
Título: Costos de hospitalización de los accidentes por mordedura de canes en un hospital de niños en Lima-Perú, periodo 2006-2010 / Cost of hospitalization for dogs bite accidents in a children's hospital in Lima, Peru, 2006-2010 period
Fonte: Salud tecnol. vet;1(2):26-32, jul.-dic.2013. tab.
Idioma: es.
Resumo: Determinar los costos de los pacientes hospitalizados por mordedura de canes atendidos en el Instituto Nacional de Salud del Niño Lima- Perú (INSN), periodo 2006-2010. Material y Métodos: Se revisó las historias clínicas de 72 pacientes con diagnóstico de mordedura canina de las cuales se obtuvo información tal como sexo, procedencia, edad, estancia hospitalaria, medicamentos usados, exámenes auxiliares y procedimientos médicos. Los costos fueron proporcionados por el Servicio de Farmacia y el Servicio de Cirugía Plástica del INSN. Resultados: Del total de hospitalizados, 68% pertenecieron al sexo masculino y 32% al femenino. El 79% de pacientes asumieron los costos hospitalarios mediante financiamiento propio, mientras, que en el 21% de los pacientes el costo fue subvencionado por el INSN. El 78% de los casos pertenecieron a Lima y Callao y el 22% a regiones del interior del país. El rango de edad de los pacientes afectados fue de 1 a 4 años (53%) y el promedio de estancia hospitalaria fue de 7 días, con un rango de 1 a 32 días. Se obtuvo que el costo total fue de 15 181,5 US dólares y el costo promedio por día fue de 30,6 US dólares. El rubro en el que se produjo el mayor costo es el de farmacia en el que se encuentra incluido principalmente materiales quirúrgicos y productos de fluidoterapia. Conclusiones: Los accidentes por mordedura canina producen costos de hospitalización elevados, por lo que se debe establecer programas de control a fin de disminuir su incidencia...(AU)

Dog bites are an important problem in public health which involves physical and physiological injuries, zoonotics diseases and mean a high cost in the community. For this reason the objective of this research was to define the costs of hospitalization for patients at Instituto Nacional de Salud del Niño Lima-Perú (INSN), during the 2006-2010 period. Material and methods: Medical history of 72 patients diagnosed with dog bites were reviewed in which we obtained information about sex, place of origin, age, hospital staying, drugs used, tests, and surgical procedures. Cost information was provided by the Pharmacy Service and Plastic Surgery Service of INSN. Results: From all the hospitalized, 68% were male and 32% were female. 79% of patients assumed the cost of hospitalization through their own funding and for 21% of the patients the cost was subsidized by the INSN. 78% of the cases belonged to Lima and Callao and 22% to the countryÆs interior regions. The age range of affected patients was from 1 to 4 years (53%). The average hospital staying was 7 days, with a range from 1 to 32 days. The total cost was 15 181,5. US dollars and the average cost per day was 30,6 US dollars. The item which produces the major cost is the pharmacy (involving surgical and fluid products). Conclusions: Dog bites accidents produce high hospital cost, so it must be established control programs to reduce its incidence...(AU)
Descritores: Custos de Cuidados de Saúde
Criança Hospitalizada
Cães
Mordeduras e Picadas
-Epidemiologia Descritiva
Estudos Retrospectivos
Estudo Observacional
Peru
Limites: Humanos
Pré-Escolar
Responsável: PE1.1 - DUGIC - Dirección Universitária de Gestión de la Información Científica


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Id: 776776
Autor: da Silva, Andréia Damasceno; de Souza, Angela Lins; Arcanjo, Luciana Pereira; Ferreira, Maria Alice; Riyuzo, Maria Paula C; de Macedo, Sudiane Cardoso.
Título: Mediando para despertar: Biblioteca Viva em Hospitais / Mediating for awakening: Living Library in Hospitals.
Fonte: São Paulo; s.n; 2005. 85 p. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho partiu do estudo sobre mediação de leitura em hospitais públicos,buscando abordar a interatividade, humanização, causas e efeitos que esta leituracausa em crianças hospitalizadas. Como fator primordial, relatamos em que a mediaçãoimpacta nas crianças e nos mediadores e de que forma este impacto transforma suasvidas. Diante disto, apresentamos as ações efetuadas dentro do Projeto Biblioteca Vivaem Hospitais, a atuação do profissional bibliotecário para a colaboração outransformação do atual modelo de Projeto e como as ações interativas podem minimizaro processo evolutivo das doenças. Vimos ainda a multiplicação da mediação, seuauxílio além dos hospitais, abrangendo amigos e familiares e ajudando na qualidade doatendimento hospitalar, minimizando a indiferença que neste existe...(AU)
Descritores: Criança Hospitalizada
Biblioterapia
Leitura
-Brasil
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Vieira, Neiva Francenely Cunha
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Id: 776737
Autor: Martins, Álissan Karine Lima; Silva, Rogéria Gomes da; Fernandes, Cláudia Maria; Souza, Ângela Maria Alves e; Vieira, Neiva Francenely Cunha.
Título: Repercussões da clownterapia no processo de hospitalização da criança / Repercusiones de la clownterapia en proceso de hospitalización de niño / Effects of clown therapy in the child's hospitalization process
Fonte: Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online);8(1):3968-3978, jan.-mar.2016.
Idioma: en; pt.
Resumo: To know the effects of clown therapy in the child's hospitalization. Method: Descriptive exploratory study with qualitative approach, carried out from August to September 2012 with the nursing staff of a pediatric hospital in the city of Cajazeiras, PB, Brazil. Results: The main problems inherent to the hospitalization process, in the view of nursing professionals, consisted in changing the natural environment of the child and the length of stay in the hospital. Among the modifications caused by clown therapy, we identified the spontaneous bonding between the nursing staff, children and their respective guardians, facilitating the understanding and their cooperation in all stages of care. Conclusion: Clown therapy was proved to be a facilitator of specific nursing practices and in the individual and collective aspect of hospitalized children, bringing them the prospect of health promotion...(AU)

Analisar as repercussões da Clownterapia no processo de hospitalização da criança. Método: Estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido no período de agosto a setembro de 2012 junto à equipe de Enfermagem de hospital pediátrico do município de Cajazeiras, PB. Resultados: Os principais problemas inerentes ao processo de hospitalização da criança, na ótica dos profissionais de enfermagem, consistiram na mudança do ambiente natural da criança e no tempo de permanência no hospital. Dentre as modificações dadas a partir da Clownterapia, notou-se a formação espontânea de vínculos entre a equipe de enfermagem, as crianças e seus respectivos responsáveis, facilitando a compreensão e colaboração destes em todas as etapas do cuidar. Conclusão: A Clownterapia mostra-se como facilitadora das práticas específicas da enfermagem no aspecto individual e coletivo das crianças hospitalizadas, trazendo a perspectiva de promoção da saúde para estes sujeitos...(AU)

Conocer las repercusiones de Clownterapia en proceso de hospitalización de niño. Método: Estudio exploratorio y descriptivo, cualitativo, desarrollado de agosto a septiembre de 2012 con el equipo de enfermería del hospital pediátrico de Cajazeiras-PB, Brasil. Resultados: Los principales problemas inherentes a la hospitalización, a juicio de los profesionales de enfermería, consistieron en cambiar el entorno natural del niño y la duración de la estancia en el hospital. Entre las modificaciones dadas por la Clownterapia, se observó la formación espontánea de los lazos entre el personal de enfermería, los niños y sus respectivos responsables, lo que facilita la comprensión y cooperación de éstos en las etapas de la atención. Conclusión: La Clownterapia aparece como facilitadora de prácticas específicas de la enfermería y en el aspecto individual y colectivo de niños hospitalizados, presentándose la perspectiva de la promoción de la salud para estos sujetos...(AU)
Descritores: Ludoterapia/métodos
Ludoterapia/tendências
Criança Hospitalizada
Enfermagem Pediátrica/métodos
-Brasil
Limites: Humanos
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR1208.1 - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Vieira, Neiva Francenely Cunha
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Id: 776208
Autor: Martins, Álissan Karine Lima; Silva, Rogéria Gomes da; Fernandes, Cláudia Maria; Souza, Ângela Maria Alves e; Vieira, Neiva Francenely Cunha.
Título: Repercussões da clownterapia no processo de hospitalização da criança / Repercusiones de la clownterapia en proceso de hospitalización de niño / Effects of clown therapy in the child's hospitalization process
Fonte: Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online);8(1):3968-3978, jan.-mar. 2016.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objective: To know the effects of clown therapy in the child's hospitalization. Method: Descriptive exploratory study with qualitative approach, carried out from August to September 2012 with the nursing staff of a pediatric hospital in the city of Cajazeiras, PB, Brazil. Results: The main problems inherent to the hospitalization process, in the view of nursing professionals, consisted in changing the natural environment of the child and the length of stay in the hospital. Among the modifications caused by clown therapy, we identified the spontaneous bonding between the nursing staff, children and their respective guardians, facilitating the understanding and their cooperation in all stages of care. Conclusion: Clown therapy was proved to be a facilitator of specific nursing practices and in the individual and collective aspect of hospitalized children, bringing them the prospect of health promotion.(AU)

Objetivo: Analisar as repercussões da Clownterapia no processo de hospitalização da criança. Método: Estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido no período de agosto a setembro de 2012 junto à equipe de Enfermagem de hospital pediátrico do município de Cajazeiras, PB. Resultados: Os principais problemas inerentes ao processo de hospitalização da criança, na ótica dos profissionais de enfermagem, consistiram na mudança do ambiente natural da criança e no tempo de permanência no hospital. Dentre as modificações dadas a partir da Clownterapia, notou-se a formação espontânea de vínculos entre a equipe de enfermagem, as crianças e seus respectivos responsáveis, facilitando a compreensão e colaboração destes em todas as etapas do cuidar. Conclusão: A Clownterapia mostra-se como facilitadora das práticas específicas da enfermagem no aspecto individual e coletivo das crianças hospitalizadas, trazendo a perspectiva de promoção da saúde para estes sujeitos.(AU)

Objetivo: Conocer las repercusiones de Clownterapia en proceso de hospitalización de niño. Método: Estudio exploratorio y descriptivo, cualitativo, desarrollado de agosto a septiembre de 2012 con el equipo de enfermería del hospital pediátrico de Cajazeiras-PB, Brasil. Resultados: Los principales problemas inherentes a la hospitalización, a juicio de los profesionales de enfermería, consistieron en cambiar el entorno natural del niño y la duración de la estancia en el hospital. Entre las modificaciones dadas por la Clownterapia, se observó la formación espontánea de los lazos entre el personal de enfermería, los niños y sus respectivos responsables, lo que facilita la comprensión y cooperación de éstos en las etapas de la atención. Conclusión: La Clownterapia aparece como facilitadora de prácticas específicas de la enfermería y en el aspecto individual y colectivo de niños hospitalizados, presentándose la perspectiva de la promoción de la salud para estos sujetos.(AU)
Descritores: Ludoterapia/métodos
Ludoterapia/tendências
Criança Hospitalizada
Enfermagem Pediátrica/métodos
-Brasil
Limites: Humanos
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR1208.1 - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição



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